Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Luís Miguel Carvalhais Figueiredo Borges Coelho
Nomes de citação
- Borges Coelho, Miguel
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 321F-F5E1-5587
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Alemão | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2016/06/27
Concluído
|
Música e Musicologia (Doutoramento)
Especialização em Musicologia
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
"Alexander Scriabin: the definition of a new sound space in the crisis of tonality" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com distinção e louvor |
1993/12/21
Concluído
|
Prüfung der Künstlerischen Reife (Licence)
Especialização em Piano
Hochschule für Musik Freiburg, Alemanha
|
Mit Auszeichnung |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/12/31 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal |
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1999/11/01 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal | ||
1998/10/17 - 1999/10/31 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2004/09/24 - 2010/09/30 | Professor de Piano no Ensino Superior em Espanha | Centro Superior de Música del País Vasco Musikene, Espanha |
Centro Superior de Música del País Vasco Musikene, Espanha |
Produções
Publicações
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Interpretação musical |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/11/12 | Um Diálogo Ventríloquo entre Análise Interpretativa e Performance Sobre o Nocturno Op. 27, nº 1 de Chopin | Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM)
Sociedade Portuguesa de Musicologia (SPIM) (Aveiro, Portugal)
|
2021/10/29 | Scriabin's Promete Sp. 60: a synthetic Sonata-Form | Xviii convegno internazionale di analisi e teoria musicale
Gruppo Analisi e Teoria Musicale (GATM) (Rimini, Itália)
|
2021/05/19 | Feuillet d'Album op. 58 de Scribin: uma miniatura para piano no estabelecimento dum novo sistema compositivo | Diálogos da teoria —Ciclo em diálogo com Miguel Ribeiro Pereira
ESMAE (Porto, Portugal)
|
2019/03/21 | The impact of the secondary parameters in the perception of harmonic stability: three dialogues between analysis and performance” — co-autoria de Daniel Moreira | Porto International Symposium on the Analysis and Theory of music–Música Analítica 2019
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/06/01 - Atual | La Lectura a Primera Vista en el piano: Revisión Crítica y Métodos de Estudio
Orientador
|
Mestrado em Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2022/06/01 - Atual | El Foco de la Atención y la Interpretación Pianística
Orientador
|
Mestrado de interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2019/10/01 - Atual | Toru Takemitsu: influências orientais e ocidentais em Rain Tree Sketch e Rain Tree Sketch II — in memoriam Olivier Messiaen
Orientador
|
Mestrado de Música — Especialização Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2021/10/01 - 2023/11/17 | Upper Structures and their Locus within Extended Harmony
Coorientador de Ema da Costa Lecomte
|
Mestrado em Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2020/10/01 - 2022/11/26 | Alkan, un Vanguardista Esquecido
Orientador
|
Mestrado em Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2020/10/01 - 2022/11/24 | Do orgão ao Piano e do Piano ao Órgão — Análise e Interpretação
Orientador
|
Mestrado em Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/11/16 | Mestrado de Interpretação Artística — Recital Final de Piano
Orientador
|
Ema da Costa Lecomte (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2022/11/26 | Alkan, un Vanguardista Esquecido
Orientador
|
Frederico Miguel Serra André da Conceição Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2022/11/24 | Do Órgão ao Piano e do Piano ao Órgão — Análise e Interpretação
Orientador
|
Fernando Manuel Lopes da Cruz (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2021/11/19 | Toru Takemitsu: influências orientais e ocidentais em Rain Tree Sketch e Rain Tree Sketch II — in memoriam Olivier Messiaen
Orientador
|
Ana Isabel Da Silva Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2019/11/14 | Sinestesia em Quatour pour la fin du Temps: o confronto entre a realidade subjetiva de Messiaen e a perceção do público geral
Arguente principal
|
Dalila Isabel Cardoso Teixeira (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
2019/02/13 | A sonata op. 35 de Frédéric Chopin
Arguente principal
|
Martino Simone (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
Distinções
Prémio
1998 | Prémio Revelação Ribeiro da Fonte (1ª edição)
Ministério da Cultura, Portugal
|
1997 | XIV Concurso Internacional de Música da Cidade do Porto • Piano: 2º Prémio |
1997 | XIV Concurso Internacional de Música da Cidade do Porto: Prémio “Conservatório de Música do Porto”, para a melhor interpretação de música contemporânea |