???global.info.a_carregar???
Luís Miguel Carvalhais Figueiredo Borges Coelho. Concluiu o(a) Doutoramento em Música e Musicologia em 2016/06/27 pelo(a) Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada e Licence em Prüfung der Künstlerischen Reife em 1993/12/21 pelo(a) Hochschule für Musik Freiburg. É Professor Adjunto Convidado no(a) Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo e Investigador no(a) Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX. Recebeu 3 prémio(s) e/ou homenagens. Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Artes com ênfase em Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia). No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Scriabin; Prometheus; Mystic Chord; Synaesthesia; Theosophy; Prometeu; Acorde místico; Sinestesia; Teosofia; Bach; Bach-Kurtag; Schubert; Debussy; Milhaud; Shostakovich; Violoncelo; Piano; Sonata; Chopin; Concerto ; Orquestra; Beethoven; Bartok; Schumann; Stravinsky; Messiaen; José Luís Borges Coelho; Gerson Batista; Miguel Bastos; Concerto; Rachmaninov; Mendelssohn; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luís Miguel Carvalhais Figueiredo Borges Coelho

Nomes de citação

  • Borges Coelho, Miguel

Identificadores de autor

Ciência ID
321F-F5E1-5587

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Alemão Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2016/06/27
Concluído
Música e Musicologia (Doutoramento)
Especialização em Musicologia
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
"Alexander Scriabin: the definition of a new sound space in the crisis of tonality" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção e louvor
1993/12/21
Concluído
Prüfung der Künstlerischen Reife (Licence)
Especialização em Piano
Hochschule für Musik Freiburg, Alemanha
Mit Auszeichnung
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/12/31 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1999/11/01 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
1998/10/17 - 1999/10/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2004/09/24 - 2010/09/30 Professor de Piano no Ensino Superior em Espanha Centro Superior de Música del País Vasco Musikene, Espanha
Centro Superior de Música del País Vasco Musikene, Espanha
Produções

Publicações

Tese / Dissertação
  1. Coelho, Luís Miguel Carvalhais Figueiredo Borges. "Alexander Scriabin: the definition of a new sound space in the crisis of tonality". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10174/19157.

Artística / Interpretação

Interpretação musical
  1. Schumann: Quinteto com Piano op. 44, em mi bemol maior.. 2023.
    Instrumentista
  2. Recital de Música de Câmara: Beethoven, Trio op. 70, nº1 em ré maior; Stahl, Nocturno.. 2023.
    Instrumentista
  3. Recital de Violoncelo e Piano: Hindemith, Prokofiev, Cesar Franck. 2023.
    Instrumentista
  4. Asier Polo. Recital de Violoncelo e Piano: Granados, Cesar Franck. 2023.
  5. Asier Polo. Recital de Violoncelo e Piano. Beethoven, Mendelsohn, Brahms e Schumann. 2023.
    Instrumentista
  6. Orquestra Gulbenkian; Maestro Tarmo Peltokoski. Ravel: Concerto em sol maior para piano e orquestra. 2022.
    Instrumentista
  7. Gershwin: Rhapsody in Blue — com a Orquestra Clássica do Centro e o Maestro Sergio Alapont. 2021.
    Instrumentista
  8. I. Stravinsky: Suite do Pássaro de fogo (arr. A. Wastor), Trois Mouvements de Petrouchka (arr. V. Babin), A Sagração da Primavera (arr. I. Stravinsky) — duo de piano com Marta Zabaleta. 2021.
    Instrumentista
  9. Quarteto Wihan. Quinteto com piano op. 44 de Robert Schumann com o Quarteto Wihan. 2021.
    Instrumentista
  10. Recital de piano solo no Festival Cistermúsica em Alcobaça. 2020.
    Instrumentista
  11. Concertos de Bach em dó maior para dois e três instrumentos de tecla, com Pedro Burmester, Hugo Peres, e Orquestra Clássica do Politécnico do Porto. 2020.
    Instrumentista
  12. Zabaleta, Marta. Recital de Piano a quatro mãos com Marta Zabaleta. 2019.
    Instrumentista
  13. Recital de Câmara com o violoncelista Filipe Quaresma. 2019.
    Instrumentista
  14. Recital de piano a quatro mãos com Marta Zabaleta. 2018.
    Instrumentista
  15. Concerto nº 2 em fá menor, op. 21 de Chopin com Orquestra Metropolitana de Lisboa e o Maestro Reinaldo Guerreiro. 2018.
    Instrumentista
  16. Recital de Piano. 2018.
    Instrumentista
  17. Concerto para piano e orquestra nº 1, op. 11, em mi menor de Chopin com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e o Maestro Pedro Amaral. 2017.
    Instrumentista
  18. Recital de Câmara com Afonso Fesch, João Paiva, Filipe Quaresma, António Saiote e Ensemble Clepsidra. 2017.
    Instrumentista
  19. Recital de Piano. 2017.
    Instrumentista
  20. recital de Câmara com o violoncelista Michal Kanka. 2016.
    Instrumentista
  21. recital de piano a quatro mãos com Marta Zabaleta. 2016.
    Instrumentista
  22. Recital de piano a quatro mãos com Marta Zabaleta. 2016.
    Instrumentista
  23. Recital de piano. 2016.
    Instrumentista
  24. Recital de piano. 2016.
    Instrumentista
  25. Recital de câmara com o Quarteto de Matosinhos. 2015.
    Instrumentista
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/11/12 Um Diálogo Ventríloquo entre Análise Interpretativa e Performance Sobre o Nocturno Op. 27, nº 1 de Chopin Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM)
Sociedade Portuguesa de Musicologia (SPIM) (Aveiro, Portugal)
2021/10/29 Scriabin's Promete Sp. 60: a synthetic Sonata-Form Xviii convegno internazionale di analisi e teoria musicale
Gruppo Analisi e Teoria Musicale (GATM) (Rimini, Itália)
2021/05/19 Feuillet d'Album op. 58 de Scribin: uma miniatura para piano no estabelecimento dum novo sistema compositivo Diálogos da teoria —Ciclo em diálogo com Miguel Ribeiro Pereira
ESMAE (Porto, Portugal)
2019/03/21 The impact of the secondary parameters in the perception of harmonic stability: three dialogues between analysis and performance” — co-autoria de Daniel Moreira Porto International Symposium on the Analysis and Theory of music–Música Analítica 2019
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/06/01 - Atual La Lectura a Primera Vista en el piano: Revisión Crítica y Métodos de Estudio
Orientador
Mestrado em Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2022/06/01 - Atual El Foco de la Atención y la Interpretación Pianística
Orientador
Mestrado de interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2019/10/01 - Atual Toru Takemitsu: influências orientais e ocidentais em Rain Tree Sketch e Rain Tree Sketch II — in memoriam Olivier Messiaen
Orientador
Mestrado de Música — Especialização Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2021/10/01 - 2023/11/17 Upper Structures and their Locus within Extended Harmony
Coorientador de Ema da Costa Lecomte
Mestrado em Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2020/10/01 - 2022/11/26 Alkan, un Vanguardista Esquecido
Orientador
Mestrado em Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2020/10/01 - 2022/11/24 Do orgão ao Piano e do Piano ao Órgão — Análise e Interpretação
Orientador
Mestrado em Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/11/16 Mestrado de Interpretação Artística — Recital Final de Piano
Orientador
Ema da Costa Lecomte (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2022/11/26 Alkan, un Vanguardista Esquecido
Orientador
Frederico Miguel Serra André da Conceição Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2022/11/24 Do Órgão ao Piano e do Piano ao Órgão — Análise e Interpretação
Orientador
Fernando Manuel Lopes da Cruz (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2021/11/19 Toru Takemitsu: influências orientais e ocidentais em Rain Tree Sketch e Rain Tree Sketch II — in memoriam Olivier Messiaen
Orientador
Ana Isabel Da Silva Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2019/11/14 Sinestesia em Quatour pour la fin du Temps: o confronto entre a realidade subjetiva de Messiaen e a perceção do público geral
Arguente principal
Dalila Isabel Cardoso Teixeira (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2019/02/13 A sonata op. 35 de Frédéric Chopin
Arguente principal
Martino Simone (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
Distinções

Prémio

1998 Prémio Revelação Ribeiro da Fonte (1ª edição)
Ministério da Cultura, Portugal
1997 XIV Concurso Internacional de Música da Cidade do Porto • Piano: 2º Prémio
1997 XIV Concurso Internacional de Música da Cidade do Porto: Prémio “Conservatório de Música do Porto”, para a melhor interpretação de música contemporânea