???global.info.a_carregar???
António Luís Montiel Salas. Concluiu Doutoramento em Filosofia, área de Filosofia da Educação - Universidad de Navarra em 1990. É Professor Auxiliar do ISPA - Instituto Universitário. Possui 3 capítulos de livros e 3 livros publicados. Possui 63 itens de produção técnica. Participou em 3 eventos em Portugal. Orientou 1 dissertação de mestrado nas áreas de Psicologia e Ciências da Educação. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia, Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação, Humanidades com ênfase em Filosofia, Ética e Religião, Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação e Ciências Sociais com ênfase em Economia e Gestão. Nas suas actividades profissionais interagiu com 3 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Aprendizagem, Cognição, Educação, Feuerstein, Psicologia, Mediação, Filosofia, Arbitragem, Ética e Desporto.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
António Luís Montiel Salas

Nomes de citação

  • Montiel Salas, António Luís
  • António Luís Montiel

Identificadores de autor

Ciência ID
2F1A-12CE-B2CC

Moradas

  • R. Jardim do Tabaco 34,, 1100-304, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Filosofia, Ética e Religião
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2009 - 2009
Concluído
Instrumental Enrichment- Trainners (Level 2) Cognitive Intervention Program (Curso médio)
The International Center for the Enhancement of Learning Potential, Israel
2006 - 2006
Concluído
Instrumental Enrichment - Trainners (level 1 Cognitive Intervention Program (Curso médio)
The International Center for the Enhancement of Learning Potential, Israel
2005 - 2005
Concluído
Instrumental Enrichment - Basic (Level 2). Cognitive Intervention Program (Curso médio)
The International Center for the Enhancement of Learning Potential, Israel
2002 - 2002
Concluído
Instrumental Enrichment-Basic (level 1) Cognitive Intervention Program (Curso médio)
The International Center for the Enhancement of Learning Potential, Israel
2001 - 2001
Concluído
Learning Propensity Assessment Device (level 1) (Curso médio)
The International Center for the Enhancement of Learning Potential, Israel
2001 - 2001
Concluído
Certificado de Aptidão Pedagógica (Curso médio)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2000 - 2000
Concluído
Instrumental Enrichment (level 1) Cognitive Intervention Program (Curso médio)
The International Center for the Enhancement of Learning Potential, Israel
2000 - 2000
Concluído
Instrumental Enrichment (Level 2) Cognitive Intervention Program (Curso médio)
The International Center for the Enhancement of Learning Potential, Israel
1982 - 1990
Concluído
Filosofia (Doutoramento)
Universidad de Navarra, Espanha
"Naturaleza y relevancia de la comunicación existencial en educación" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Apto cum laude
1977 - 1982
Concluído
Filosofia (Licenciatura)
Universidad de Navarra, Espanha
"El argumento del orden de la Naturaleza para demostrar la existencia de Dios en Cristian Wolf" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sobresaliente
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/03 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
2001/09/01 - 2020/08/31 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
1991/09 - 1994/07 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2001/09 - 2011/07 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) Escola Superior de Educação de João de Deus, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Montiel Salas, António Luís. "Atitudes, competências e valores para uma aprendizagem ao longo da vida". Treino Desportivo 1 29 (2005): 48-51.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Montiel Salas, António Luís. "Feuerstein e o Programa Básico de Enriquecimento Instrumental". In Infâncias Possíveis, Mundos Reais, 384-385. Braga, Portugal: Instituto de Estudos da Criança. Universidade do MInho, 2008.
    Publicado
  2. Montiel Salas, António Luís. "Conceitos de Filosofia". In Ciência e Ética na Saúde, 24-32. Porto, Portugal: Seciedade Pedro Hispano, 1991.
    Publicado
  3. Montiel Salas, António Luís. "Os Actos Humanos". In Ciência e ´Wtica na Saúde, 57-69. Porto, Portugal: Sociedade Pedro Hispano, 1991.
    Publicado
Livro
  1. Salas, António. Programa de Enriquecimento Instrumental. Ensinar a pensar e sucesso educativo. LISBOA, Portugal: Chiado. 2015.
  2. Montiel Salas, António Luís; Vítor Pereira; João Pina. Arbitragem nas Federações Desportivas em Portugal. Contributos para uma Caracterização Organizacional. lisboa, Portugal: Instituto do Desporto de Portugal. 2005.
    Publicado
  3. Montiel Salas, António Luís. Aprendendo a viver juntos. Fases e Faces da comunicação interpessoal. Lisboa, Portugal: Livros Horizonte. 2004.
    Publicado
  4. Montiel Salas, António Luís. A Arbitragem e o Futebol Profissional. Lisboa, Portugal: Livros Horizonte. 1998.
    Publicado
Manual
  1. Montiel Salas, António Luís; Vítor Pereira. Manual do Árbitro. Portugal. 1998.
Tese / Dissertação
  1. Santos, Carolina Maria Leitão Pinhanços dos. "A Leitura dialógica de histórias no 1º Ciclo". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.12/7163.
  2. Carocho, Catarina da Conceição Pires. "Promoção do desenvolvimento socioemocional em crianças do 3º ano do 1ºCiclo do Ensino Básico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.12/6360.
  3. Manso, Marta Grencho. "Assembleia de turma : a sua importância para a formação pessoal e social". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.12/6702.
  4. Duarte, Ana Rita Severino. "O recurso a materiais didáticos como estratégia de diferenciação pedagógica na aprendizagem da matemática do 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.12/6806.
  5. Gomes, Joana da Fonseca. "O cálculo mental: Atividades didáticas de caráter lúdico". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.12/5812.
  6. Figueiredo, Catarina Isabel dos Santos. "A correção de exercícios como estratégia de diferenciações pedagógica". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.12/5935.
  7. Justo, Ana. "Finalidades e Práticas Educativas em Creche: Bem-Estar e Envolvimento como Processos Centrais". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.26/13247.
  8. Silva, Ana Mafalda. "Materiais manipuláveis no processo de ensino/aprendizagem da matemática no 1ºCEB". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.26/17762.
  9. Pulido, Joana. "Que representações têm professores, pais e alunos acerca do Trabalho para Casa". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.26/12749.
  10. Carido, Rita. "Brincar: um assunto muito sério. De como o Brincar Constitui um Comportamento de Consolidação de Conhecimento e Desenvolvimento do Eu, do Outro e do Mundo". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.26/13239.
  11. Gomes, Lénia. "Alunos Desatentos. Estratégias para a sala de aula". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.26/16851.
  12. Vieira, Susana. "Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, numa turma de 2º ano de 1ºCiclo do ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/16637.
  13. Pedro, Ana. "Motivação intrínseca no processo de ensino/aprendizagem". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/11024.
  14. Félix, Marta. "Gestão de turmas com alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/12377.
  15. Rodrigues, Maria. "Introdução de regras de comportamento no Jardim de Infância: Dificuldades e Estratégias". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/12812.
  16. Seik, Margarida. "Práticas Educativas em Contexto de Risco". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/11026.
  17. Duarte, Ana. "Qual a prática do Educador de Infância perante a suspeita de mau trato familiar a uma criança da sua sala de aula?". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/16553.
  18. Caldas, Sofia. "Livre para aprender: pensamento crítico e criativo". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/11023.
  19. Teixeira, Patrícia. "Gestão de comportamentos dos alunos em turma do 2º ano do Ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/11019.
  20. Palha, Maria do Carmo. "A autoridade do professor e gestão da aula". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/17106.
  21. Alarcão, Maria Madalena. "Formação de Educadores sobre Necessidades Educativas Especiais Exploração dos “Territórios” e “Itinerários” de Aprendizagem das Educadoras e dos Professores do Ensino Regular". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/13743.
  22. Pereira, Madalena. "A autoridade e proximidade na relação pedagógica". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/13418.
  23. Nogueira, Joana. "Trabalho cooperativo numa sala de 1ºano do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/17096.
  24. Gois, António. "A transversalidade da música no desenvolvimento do currículo do 1º ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/16549.
  25. Tomaz, Maria Ana. "Pensar o pensar. Práticas metacognitivas numa sala do 1º ciclo". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/13643.
  26. Costa, Mafalda. "A Influência do Meio (rural ou urbano) na dinâmica da Instituição Pré-escolar". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/13740.
  27. Santos, Susana. "O educador de infância portador de deficiência motora". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/17103.
  28. Lourenço, Teresa. "O dia-a-dia de uma criança com paralesia cerebral numa sala de ensino regular e numa sala de ensino especial". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/13912.

Outros

Outra produção
  1. Re-arbitragem. O Legado de um Mandato. Edição técnica. 2010. Montiel Salas, António Luís.
  2. Junta de Freguesia de São João de Brito- Balanço 1998-2001. Edição técnica. 2001. Montiel Salas, António Luís.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2011 - 2011 Dificuldade de atenção: um projeto de intervenção
Orientador
Dificuldades de Aprendizagem e Desenvolvimento Sociocognitivo (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2009 - 2009 1º Congresso Internacional do Cadin: Perturbações do Desenvolvimento, da Infância à Idade Adulta
Congresso
Perturbações do Desenvolvimento, da Infância à Idade Adulta
Cadin – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil, Portugal
2008 - 2008 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança “Infâncias Possíveis, Mundos Reais”
Congresso
Infâncias Possíveis, Mundos Reais
Instituto de Estudos da Criança. Universidade do Minho, Portugal
1996 - 1996 Descartes, reflexão sobre a modernidade
Encontro
Descartes, reflexão sobre a modernidade
Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2012 Modelo centrado na família - Um contributo da intervenção precoce à educação de infância em contexto de creche Taciana Rodrigues Rasteiro (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 A Importância da Intervenção Precoce na Formação do Autoconceito Maria Celeste de Fonte Corte (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 A importância da parceria com a família nas práticas dos educadores de infancia Márcia Chiolas (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 Envolvimento parental no Jardim de Infância e no Primeiro Ciclo – construindo uma perspetiva preventiva em Intervenção Precoce e Educação Especial Sandra Limpo (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 Modelo centrado na família - Um contributo da intervenção precoce à educação de infância. Valência de jardim de infância Inês Matos Isidoro (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 O Papel do Educador de Educação Regular Numa Equipa de Intervenção Precoce Cláudia Pereira Carvalho Rebelo (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 O Trabalho Cooperativo como Elemento Facilitador da Aprendizagem Ana Cristina Coelho Carapeta Gomes (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 Como estimular a capacidade de concentração em crianças de 5/6 anos? Maria Teresa de Noronha e Andrade de Nápoles Sarmento (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 Como é que o faz de conta em grupo promove e revela o desenvolvimento de competências socias? Bárbara Filipa Ferreira Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 Trabalho final Mafalda Potier (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 Qual a atitude do educador face a uma situação de conflito entre crianças de 3 anos? Marta Filipa Raimundo Almeida (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 Que estratégias pode o educador usar para estimular a expressão de experiências vividas em crianças de 5/6 anos? Filipa Isabel Almeida Baltasar e Knapic (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 O educador enquanto mediador de conflitos entre crianças Elisabete Pereira Roda Moreira Gonçalves (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 Jogo simbólico e a Imitação Patricia Alexandra Fazenda Lopes (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 Entender As Artes Como Mediadoras Entre O Mundo Interior E O Mundo Exterior: Que Desafios Coloca Ao Educador? Marta Vaz de Macedo (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 Como é que a criança, dos 3 aos 5 anos, pode ser protagonista do seu projeto de leitura e escrita? Isabel Sofia Sousa Linhares (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 Como Pode O Educador Promover A Interação De Uma Criança, Com Dificuldades De Comunicação Com O Adulto, Em Ambiente De Sala De Aula? Magda Sofia Jesus (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 Serão as rotinas promotoras de autonomia num grupo etário de dois anos? Ana João Nunes de Oliveira (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 Qual o papel do Educador e dos pares na promoção das competências interpessoais em crianças dos três aos cinco anos? Maria João Nunes de Oliveira (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 Como pode o desenvolvimento pessoal e social de cada criança ser desenvolvido através da interacção com pares num espaço de brincadeira livre? Sara Marina Cardoso Mota (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 Compreender a criança com DDAH: que desafio promove ao educador? Vera de Carvalho Picão Caldeira (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 Como promover a interacção entre a palavra escrita, a imagem e o real na literacia emergente num grupo de crianças heterogéneo, 3, 4 e 5/6 anos? Cibele Maria Jorge Simões Dias Chio (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 Como fundamentar o valor que tem para a criança, ser portadora de um objecto seu, que a ajude a afirmar-se e, progressivamente a partilhar no seu grupo de idade, 4/5 anos? Inês A. Louro dos Santos Alves (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 Que Competências Estimula O Jogo Simbólico Em Crianças Com Idades Compreendidas Entre Os 3 E Os 4 Anos? Soraia Filipa Oliveira Lopes (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 Que estratégias deve o Educador/Orientador usar de forma a promover o autocontrolo num grupo de crianças de 2/3 anos? Vânia Cristina Correia Figueiredo (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 Como É Que A Ligação Do Signigifacod Das Experiências Vivivas Éassociada À Descoberta Da Palavra Escrita? Catarina Varela Dias Marcelino dos Santos (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 De que forma as representações de experiências sociais e familiares podem estimular o desenvolvimento de competências na criança? Vanda Portela (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 Como a criança constrói a sua identidade? Elsa Marina de Almeida Madeira (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 Que estratégias utilizar para integrar as fichas no processo de aprendizagem ativa? Marisa dos Santos Eduardo (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 Trabalhos para casa/tarefas: Promovem a construção da aprendizagem das crianças Ana Cristina Gonçalves Lourenço (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2012 A Identidade em construção na Escola do 1.º CEB Sónia Isabel Antunes (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2011 Dificuldade atenção: um projeto de intervenção Ana Cláudia Leitão Vieira (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2011 A promoção do potencial de aprendizagem pela aplicação do Programa de Enriquecimento Instrumental de Reuven Feuerstein Raquel Carmona (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2011 O Papel do Professor na Gestão do Processo Ensino-Aprendizagem, Face a alunos com Diferentes Ritmos de Aprendizagem Inês Pinto Calado (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2011 Trabalho e Relatório Final Tanya Santos (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2011 Trabalho de Relatório Final Ana Carina S. (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2011 Trabalho de Relatório Final Ana Carina Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2011 Trabalho de Relatório Final Joana Pinho (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2011 Trabalho de Relatóriop Final Ana Idalina (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2011 Trabalho de Relatório Final Sara Peixoto (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2011 Trabalho Relatório Final Patrícia Moura (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2011 Trabalho Relatório Final Diana Rebelo (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2011 Trabalho Relatório Final Ana Rita Santos (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2011 Trabalho Relatório Final Elsa Velez (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2011 Trabalho Relatório Final Ana Filipa Salvado (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2011 Trabalho Relatório Final Paula Ceita (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2011 Trabalho Relatório Final Rita Vale (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2011 Trabalhoi Relatório Final Filomena Dias (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2011 Trabalho Relatório Final Mirian Tito (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2011 Trabalho Relatório Final – Miriam Sampaio (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2011 Trabalho Relatório Final Anabela Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2011 Trabalho Relatório Final Patrícia David (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal
2010 A importância de um projecto educativo de elevada qualidade em educação pré-escolar como componente básica para o sucesso da inclusão educativa Cláudia Cardoso (Mestrado)
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2011 - Atual Relatório de Assessoria: Projeto TEIP - Passos XXI
2011 - Atual Relatório de Assessoria: Acção de Formação Comportamenta. Sozinhos num Trabalho em Equipa

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2012 - 2012 Sessão de Apresentação do Programa de Enriquecimento Instrumental Extensão e divulgação científica (Curso médio) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich – Lisboa, Portugal
2012 - 2012 Formação de Pais: «Ponha os seus filhos a pensar» Extensão e divulgação científica (Curso médio) Colégio Parkids em Oeiras, Portugal
2012 - 2012 Formação de Pais: «Ponha os seus filhos a pensar» Extensão e divulgação científica (Curso médio) Colégio Santiago, Carnaxide, Portugal
2011 - 2011 Curso de Mediação do Processo de Aprendizagem Extensão e divulgação científica (Curso médio) Escola Secundária de Carcavelos – Carcavelos, Portugal
2011 - 2011 Formação de Aplicadores do Programa de Enriquecimento Instrumental (Standard. Nivel 1) Especialização (Curso médio) Espaço Pradis - Lisboa, Portugal
2011 - 2011 Formação de Aplicadores do Programa de Enriquecimento Instrumental (Standard. Nivel 2) Especialização (Curso médio) Espaço Pradis - Lisboa, Portugal
2011 - 2011 Formação de Aplicadores do Programa de Enriquecimento Instrumental (Standard. Nivel 3) Especialização (Curso médio) Espaço Pradis - Lisboa, Portugal
2010 - 2010 Seminário de Apresentação do Programa de Enriquecimento Instrumental Extensão e divulgação científica (Curso médio) 1.º Congresso Europeu: “A dimensão Terapêutica no Acolhimento Institucional”. Instituto Politécnico de Bragança – Bragança, Portugal
2010 - 2010 Sessão de Apresentação do Programa de Enriquecimento Instrumental Extensão e divulgação científica (Curso médio) Escola Secundária de Carcavelos – Carcavelos, Portugal
2009 - 2009 Sessão de Apresentação do Programa de Enriquecimento Instrumental Extensão e divulgação científica (Curso médio) CINEL - Centro de Formação Profissional da Indústria Eletrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias de Informação - Porto, Portugal
2009 - 2009 Sessão de Apresentação do Programa de Enriquecimento Instrumental Extensão e divulgação científica (Curso médio) Escola Secundária Dr. José Afonso - Seixal, Portugal
2009 - 2009 Curso de Mediação do Processo de Aprendizagem Extensão e divulgação científica (Curso médio) Agrupamento Vertical de Escolas da Baixa-Chiado – Lisboa, Portugal
2009 - 2009 Curso de Mediação do Processo de Aprendizagem Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro de Educação, Formação e Certificação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – Lisboa, Portugal
2009 - 2009 Curso de Mediação do Processo de Aprendizagem Extensão e divulgação científica (Curso médio) Espaço Pradis – Lisboa, Portugal
2009 - 2009 Formação de Aplicadores do Programa de Enriquecimento Instrumental (Standard. Nivel 1) Especialização (Curso médio) Agrupamento Vertical de Escolas da Baixa-Chiado -Lisboa, Portugal
2009 - 2009 Formação de Aplicadores do Programa de Enriquecimento Instrumental (Standard. Nivel 1) Especialização (Curso médio) Espaço Pradis - Lisboa, Portugal
2009 - 2009 Formação de Aplicadores do Programa de Enriquecimento Instrumental (Standard. Nivel 2) Especialização (Curso médio) Centro de Formação de Oeiras -Oeiras, Portugal
2009 - 2009 Formação de Aplicadores do Programa de Enriquecimento Instrumental (Standard. Nivel 2) Especialização (Curso médio) Espaço Pradis - Lisboa, Portugal
2009 - 2009 Formação de Aplicadores do Programa de Enriquecimento Instrumental (Standard. Nivel 3) Especialização (Curso médio) Centro de Formação de Oeiras -Oeiras, Portugal
2009 - 2009 Formação de Aplicadores do Programa de Enriquecimento Instrumental (Basic. Nivel 1) Especialização (Curso médio) Espaço Pradis - Lisboa, Portugal
2008 - 2008 Curso de Mediação do Processo de Aprendizagem Extensão e divulgação científica (Curso médio) Escola Secundária Sebastião e Silva – Oeiras, Portugal
2008 - 2008 Curso de Mediação do Processo de Aprendizagem Extensão e divulgação científica (Curso médio) Colégio Vasco da Gama – Sintra, Portugal
2008 - 2008 Formação de Aplicadores do Programa de Enriquecimento Instrumental (Standard. Nivel 1) Especialização (Curso médio) Agrupamento Vertical de Escolas da Baixa-Chiado -Lisboa, Portugal
2008 - 2008 Formação de Aplicadores do Programa de Enriquecimento Instrumental (Standard. Nivel 1) Especialização (Curso médio) Centro de Formação de Oeiras -Oeiras, Portugal
2008 - 2008 Formação de Aplicadores do Programa de Enriquecimento Instrumental (Basic. Nivel 1) Especialização (Curso médio) Agrupamento Vertical de Escolas da Baixa-Chiado -Lisboa, Portugal
2008 - 2008 Formação de Aplicadores do Programa de Enriquecimento Instrumental (Basic. Nivel 1) Especialização (Curso médio) Centro de Formação de Oeiras -Oeiras, Portugal
2007 - 2007 Sessão de Apresentação do Programa de Enriquecimento Instrumental Extensão e divulgação científica (Curso médio) Instituto Piaget, Portugal
2007 - 2007 Sessão de Apresentação do Programa de Enriquecimento Instrumental Extensão e divulgação científica (Curso médio) ICFI-Lagoa. Universidade Moderna, Portugal
2007 - 2007 Sessão de Apresentação do Programa de Enriquecimento Instrumental Extensão e divulgação científica (Curso médio) Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2007 - 2007 Sessão de Apresentação do Programa de Enriquecimento Instrumental Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro de Formação de Oeiras. Escola Secundária Sebastião e Silva - Oeiras, Portugal
2007 - 2007 Sessão de Apresentação do Programa de Enriquecimento Instrumental Extensão e divulgação científica (Curso médio) Escola Superior de Educação - Castelo Branco, Portugal
2007 - 2007 Sessão de Apresentação do Programa de Enriquecimento Instrumental Extensão e divulgação científica (Curso médio) Agrupamento Vertical de Escolas Belém-Restelo – Lisboa, Portugal
2007 - 2007 Curso de Mediação do Processo de Aprendizagem Extensão e divulgação científica (Curso médio) Agrupamento Vertical de Escolas da Baixa-Chiado – Lisboa, Portugal
2007 - 2007 Curso de Mediação do Processo de Aprendizagem Extensão e divulgação científica (Curso médio) Colégio São Tomás – Lisboa, Portugal
2007 - 2007 Formação de Aplicadores do Programa de Enriquecimento Instrumental (Standard. Nivel 1) Especialização (Curso médio) Instituto Piaget - Almada, Portugal
2007 - 2007 Formação de Aplicadores do Programa de Enriquecimento Instrumental (Basic. Nivel 1) Especialização (Curso médio) Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich - Lisboa, Portugal
2007 - 2007 Formação de Pais: «Ponha os seus filhos a pensar» Extensão e divulgação científica (Curso médio) Colégio O Nosso Jardim - Lisboa, Portugal
2006 - 2006 Sessão de Apresentação do Programa de Enriquecimento Instrumental Extensão e divulgação científica (Curso médio) Escola Básica de Celeirós - Braga, Portugal
2006 - 2006 Sessão de Apresentação do Programa de Enriquecimento Instrumental Extensão e divulgação científica (Curso médio) Agrupamento Vertical de Escolas da Baixa-Chiado – Lisboa, Portugal
2006 - 2006 Curso de Mediação do Processo de Aprendizagem Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro de Formação de Associação de Escolas da Raia Centro - Idanha-a-Nova, Portugal
2006 - 2006 Formação de Aplicadores do Programa de Enriquecimento Instrumental (Standard. Nivel 1) Especialização (Curso médio) Instituto Piaget - Almada, Portugal
2006 - 2006 Formação de Aplicadores do Programa de Enriquecimento Instrumental (Standard. Nivel 1) Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro de Formação de Associação de Escolas da Raia Centro - Idanha-a-Nova, Portugal
2006 - 2006 Formação de Aplicadores do Programa de Enriquecimento Instrumental (Standard. Nivel 2) Especialização (Curso médio) Instituto Piaget - Almada, Portugal
2006 - 2006 Formação de Aplicadores do Programa de Enriquecimento Instrumental (Standard. Nivel 3) Especialização (Curso médio) Instituto Piaget - Almada, Portugal
2006 - 2006 Formação de Aplicadores do Programa de Enriquecimento Instrumental (Basic. Nivel 1) Especialização (Curso médio) Instituto Piaget - Almada, Portugal
2005 - 2005 Sessão de Apresentação do Programa de Enriquecimento Instrumental Extensão e divulgação científica (Curso médio) Cadin – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil -, Portugal
2005 - 2005 Sessão de Apresentação do Programa de Enriquecimento Instrumental Extensão e divulgação científica (Curso médio) Escola Salesiana de Manique, Portugal
2005 - 2005 Formação de Aplicadores do Programa de Enriquecimento Instrumental (Standard. Nivel 1) Extensão e divulgação científica (Curso médio) Instituto Piaget - Almada, Portugal
2005 - 2005 Formação de Aplicadores do Programa de Enriquecimento Instrumental (Standard. Nivel 2) Especialização (Curso médio) Instituto Piaget - Almada, Portugal
2005 - 2005 Formação de Aplicadores do Programa de Enriquecimento Instrumental (Standard. Nivel 3) Especialização (Curso médio) Instituto Piaget - Almada, Portugal
2004 - 2004 Curso de Mediação do Processo de Aprendizagem Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro de Formação da Casa Pia de Lisboa - Lisboa, Portugal
2004 - 2004 Formação de Aplicadores do Programa de Enriquecimento Instrumental (Standard. Nivel 1) Especialização (Curso médio) Instituto de Soldadura e Qualidade – Oeiras, Portugal
2004 - 2004 Formação de Aplicadores do Programa de Enriquecimento Instrumental (Standard. Nivel 1) Especialização (Curso médio) Instituto de Soldadura e Qualidade – Grijó, Portugal
2004 - 2004 Formação de Aplicadores do Programa de Enriquecimento Instrumental (Standard. Nivel 2) Especialização (Curso médio) Instituto de Soldadura e Qualidade – Oeiras, Portugal
2004 - 2004 Formação de Aplicadores do Programa de Enriquecimento Instrumental (Standard. Nivel 2) Extensão e divulgação científica (Curso médio) Instituto de Soldadura e Qualidade – Grijó, Portugal
2004 - 2004 Formação de Aplicadores do Programa de Enriquecimento Instrumental (Standard. Nivel 3) Especialização (Curso médio) Instituto de Soldadura e Qualidade – Oeiras, Portugal
2004 - 2004 Formação de Aplicadores do Programa de Enriquecimento Instrumental (Standard. Nivel 3) Especialização (Curso médio) Instituto de Soldadura e Qualidade – Grijó, Portugal
2003 - 2003 Curso de Mediação do Processo de Aprendizagem Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro de Formação da Casa do Professor. Escola Básica de Celeirós- Braga, Portugal
2002 - 2002 Curso de Mediação do Processo de Aprendizagem Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro de Formação de Oeiras. Escola Secundária Sebastião e Silva - Oeiras, Portugal
2002 - 2002 Curso de Mediação do Processo de Aprendizagem Extensão e divulgação científica (Curso médio) Centro de formação Associação de Jardins-Escola João de Deus. Escola Básica do 1º Ciclo de Torres Vedras – Torres Vedras, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2012/10 - Atual The International Center for the Enhancement of Learning Potential

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2001/09 - Atual Presidente do Conselho Científico
Presidente / Vice-presidente
Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal