Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Susana Pinto Gomes
Nomes de citação
- Gomes, S.
- Gomes, S. P.
- Gomes, Susana
- Gomes, Susana Pinto
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 2F19-3CD7-3907
- ORCID iD
- 0000-0002-9317-3052
Endereços de correio eletrónico
- gomessusana@edu.ulisboa.pt (Profissional)
- su.pgomes@gmail.com (Profissional)
Websites
- https://www.researchgate.net/profile/Susana-Gomes-8 (Rede social)
- https://scholar.google.com.br/citations?user=SqgAldIAAAAJ&hl=pt-PT&oi=ao (Rede social)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020/10/01 - 2023/09/30
Frequentou
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Formação de Professores e Supervisão
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
"Processos Participativos na Criação e Desenvolvimento de Comunidades de Aprendizagem" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2017/11
Concluído
|
Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Formação de Professores e Supervisão
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
|
|
2016/09/20
Concluído
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"As Visitas de Estudo no Sistema Educativo Português" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2011/06/17
Concluído
|
Ciências Sociais (Licenciatura)
Especialização em Psicologia
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2007/06/25
Concluído
|
Novas Tecnologias aplicadas à Educação e Formação (Pós-Graduação)
Especialização em Educação
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
|
2004/09/23
Concluído
|
Ciências Sociais (Bacharelato)
Especialização em Ação Social
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2003/02/06
Concluído
|
Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Outros)
Especialização em Aptidão Profissional de Formador
INEPI - Instituto de Ensino Profissional Intensivo, Portugal
|
Percurso profissional
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011 - 2012 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/12 - 2020/09 | Investigadora colaboradora | Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal | ||
2013 - 2016 | Formadora e Mediadora | Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal |
Centro de Formação Profissional de Sintra, Portugal | ||
2008 - 2011 | Formadora | Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal |
Centro de Formação Profissional, Portugal | ||
2002 - 2008 | Formadora de ITIC - Pré-escolar e 1.º CEB | Colégio Monte Flor, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/10/01 - 2023/09/30 | Desenvolvimento Profissional e Formação de Professores
UIDP/04107/2020
UIDB/04107/2020
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
UIDEF/IE/UL - FCT Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/01/01 - 2023/09/30 | The Journey of Schools as Learning Communities for Inclusion
PTDC/CED-EDG/4650/2021
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2020/10/01 - 2023/09/30 | Comunidades de Aprendizagem Transformativa para a Inclusão Educativa (CATIE)
UIDP/04107/2020
UIBD/04107/2020
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação |
2020/10/01 - 2023/09/30 | (Re)Configurações do Ensino-aprendizagem e das Organizações de Ensino Superior num Contexto de Mudança (STORM)
UIDP/04107/2020
UIBD/04107/2020
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
|
|
2019/08/30 - 2020/09/30 | Curricular Innovation and Success in Mathematics
PTDC/CED-EDG/32422/2017
Bolseiro de Investigação
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2018 - 2019/06/30 | BRED - Banco de Recursos Educativos Digitais
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
|
Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo
Concluído
|
2017 - 2018 | ESCXEL Project - School Network for Excellence
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Recurso online |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Propriedade Intelectual
Registo de direitos de autor |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/01/26 | Uma parceria baseada em comunidades de aprendizagem: potencialidades e desafios | XXX COLÓQUIO AFIRSE PORTUGAL - Espaços educativos – políticas, práticas, atores e aprendizagens
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/09/16 | Desenvolvimento profissional a partir de uma comunidade de aprendizagem: contributos de um questionário | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação “Educação e Cidades - Tempos, espaços, atores e culturas”
Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/06/30 | Processos Participativos na Criação e Desenvolvimento de Comunidades de Aprendizagem: um estudo de caso de uma comunidade de aprendizagem transformativa | XII Fórum de Jovens Investigadores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/05/14 | Perceções sobre o sentido de comunidade: um estudo de caso de uma comunidade de aprendizagem transformativa | IV Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Departamento de Ciências Sociais da Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2021/07/02 | Processos Participativos na Criação e Desenvolvimento de Comunidades de Aprendizagem | XI Fórum de Jovens Investigadores
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2020/10/22 | Problematizar local, pensar global: diálogos curriculares com o património | Conferência Internacional Educação Patrimonial em Ação - Tecendo relações entre museus, escolas e territórios
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/07/11 | Visitas de estudo, ABP e Património no Ensino das ciências: aprendizagens a partir do local. | VI Encontro Internacional da Casa das Ciências
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/06/13 | O papel das visitas de estudo no desenvolvimento curricular integrado: o caso prático de um projeto transdisciplinar | II Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) (POrto, Portugal)
|
2018/10/17 | Banco de Recursos Educativos Digitais: um projeto interdisciplinar e a proposta de práticas de aprendizagem integradas do Programa de Visitas de Estudo da CIMT | Jornadas PEDIME - Parcerias pelo Desenvolvimento da Educação no Médio Tejo
Instituto Politécnico de Tomar (Tomar, Portugal)
|
2018/10/13 | A cooperação entre o espaço escolar e o espaço museológico. | Congresso Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Universidade de Coimbra: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. (Coimbra, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/09/07 - 2022/09/09 | Membro da Comissão Organizadora IALIC: Diversity and Epistemological Plurality: Thinking interculturality 'otherwise' (2022/09/07 - 2022/09/09)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
2022/06/29 - 2022/06/30 | XII Fórum de Jovens Investigadores. (2022/06/29 - 2022/06/30)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
2022 - 2022/06/09 | 5.º Seminário Diversidades, Educação e Cidadania - "Comunidades em Movimento" (2022/06/09 - 2022/06/09)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
2021 - 2021/07/02 | XI Fórum de Jovens Investigadores. (2021/07/02 - 2021/07/02)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/03 - 2023/09/30 | Grupo de estudos: Processos Participativos e Artísticos de Investigação e Educação
Outro
|
Grupo de estudos: Processos Participativos e Artísticos de Investigação e Educação
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
|
2023/03 - 2023/07 | Curso Curriculum do Voluntário Universitário - O CVUniversitário pretende promover competências em voluntariado e contribuir
para a implementação, disseminação e reconhecimento desta prática no contexto universitário.
Outro
|
Curso Curriculum do Voluntário Universitário
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2022/01 - 2023/07 | Programa de Mentorado
Outro
|
Programa de Mentorado (GAPE)
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
|
2022/09/07 - 2022/09/09 | Moderação em congresso/sessões paralelas
Conferência
|
IALIC: Diversity and Epistemological Plurality: Thinking interculturality 'otherwise' |
2022/06/29 - 2022/06/30 | Moderação em Encontro/sessões paralelas
Encontro
|
XII Fórum de Jovens Investigadores
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
|
2021/07/02 - 2021/07/02 | Moderação em Encontro/sessões paralelas
Encontro
|
XI Fórum de Jovens Investigadores
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Portugal
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - 2020 | Membro da equipa de monitorização do projeto "Mochila Leve". | Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal |
2019 - 2020 | Membro da equipa de monitorização do projeto "Aprender e Ensinar Matemática com a Khan Academy". | Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal |
2018 - 2018 | Suporte à realização, tratamento e análise das entrevistas para o Plano Estratégico Educativo Municipal (PEEM) Amadora. | Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal |
2018 - 2018 | Suporte à equipa responsável pelo tratamento de dados e organização de relatórios dos resultados escolares da Rede ESCXEL. | Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal |
2017 - 2018 | Participação no diagnóstico educativo e suporte ao desenvolvimento do Plano Estratégico Educativo Municipal (PEEM) de Torres Novas. (https://www.cm-torresnovas.pt/images/documents/Educacao/carta_educativa/PEEM_2019.pdf) | Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal |
2016 - 2017 | Suporte à equipa responsável pelo Diagnóstico educativo do Médio Tejo: Relatório final (Relatório final de projeto). https://www.cics.nova.fcsh.unl.pt/research/publications/relatorios-de-projetos-1/diagnostico-educativo-do-medio-tejo-relatorio-final | Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2017 - 2023/12/31 | Associação dos Bolseiros de Investigação Científica | Associada |
2016 - 2023/12/31 | Acesso Cultura | Associada |
2015 - 2023/12/31 | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) | Associada |