???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Raquel Pereira Henriques

Nomes de citação

  • Henriques, Raquel Pereira
  • Henriques, Raquel

Identificadores de autor

Ciência ID
2F11-19AD-4730

Endereços de correio eletrónico

  • raquel.henriques@fcsh.unl.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 217908325 (Profissional)

Moradas

  • Av. de Berna, 26 C, 1069-061, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

  • https://www.fcsh.unl.pt/faculdade/docentes/rhenriques/ (Profissional)
  • https://ihc.fcsh.unl.pt/raquel-pereira-henriques/ (Académico)
Formação
Grau Classificação
2005/06/30 - 2008/04/07
Concluído
História (Doutoramento)
Especialização em História Cultural e das Mentalidades Contemporâneas
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Discursos legais e práticas educativas. Ser professor e ensinar História (1947-1974) - Legal discourse and educational practice. To be a teacher and to teach History (1947-1974)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom com Distinção e Louvor por Unanimidade
1999/09 - 2002/10
Concluído
História (Mestrado)
Especialização em História dos Séculos XIX-XX (Secção do Século XX)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A arte de ensinar uma profissão – O ensino técnico e profissional na Casa Pia de Lisboa (1930-1950)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por unanimidade
1992/09 - 1995/06
Concluído
Arte de Trabalhar Madeira (Outros)
Especialização em Curso de Formação Profissional
Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, Portugal
1991/06/30
Concluído
Ramo de Formação Educacional (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Formação Educacional
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2016/06 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012/09 - 2016/06 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2010/03 - 2012/09 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2008/03 - 2010/03 Assistente (Docente Universitário)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
1996/09 - 2004/09 Assistente Convidado (Docente Universitário)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
1996/09 - 1997/03 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, Portugal

Outros

1990/09/01 - 2012/09/01 Professor de História em escolas básicas e secundárias
Escolas básicas e secundárias, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2021/09 Memórias Resgatadas, Identidades (Re)construídas: Experiências de escolarização, património e dinâmicas educativas locais
PTDC/CED-EDG/29091/2017
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2016 - 2019/05 Roteiros da Inovação Pedagógica: Escolas e experiências de referência em Portugal no século XX
PTDC/MHC-CED/0893/2014
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2017 - 2019/04/30 Projeto BRED, Programa de Visitas de Estudo, Práticas de aprendizagem integrada
Procedimento ADRS/219/2018
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
2010 - 2013/06 Escolas de Formação de Professores em Portugal: História, Arquivo, Memória
PTDC/CPE-CED/100797/2008
Investigador
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Henriques, Raquel Pereira. "Os professores não podem agir como burocratas da educação", Educare.pt – Portal da Educação , 2012, http://www.educare.pt/noticias/noticia/ver/?id=14797&langid=1.
  2. Henriques, Raquel Pereira. "Saída de António Ferro do SNI", Newsletter da Fundação António Quadros , 2011, http://www.fundacaoantonioquadros.pt/images/stories/newsletters/nl_29_print.pdf.
  3. Henriques, Raquel Pereira. "Educação em Portugal", Correio da Educação , 2011, http://correiodaeducacao.asa.pt/161484.html.
Artigo em conferência
  1. Henriques, Raquel Pereira; Domingos, António; Ferreira, Sílvia; Perdigão, Rute; Gomes, Susana. "O papel das visitas de estudo no desenvolvimento curricular integrado: o caso prático de um projeto transdisciplinar". Trabalho apresentado em Políticas e práticas da educação e do currículo, Porto, 2019.
    Publicado
  2. Henriques, Raquel Pereira. "Ser Professor Waldorf". Trabalho apresentado em História(s), cultura(s) e identidade(s) profissional(ais), Porto, 2017.
    Publicado
  3. Henriques, Raquel Pereira. "Objetos, espaços e narrativas. O caso dos Combatentes". Trabalho apresentado em Património, Museologia e Arquivo, Porto, 2016.
    Publicado
  4. Henriques, Raquel Pereira. "Práticas Educativas. Compromisso, sedução e reconstrução". Trabalho apresentado em Educação e Consciência Histórica na Era da Globalização, Braga, 2009.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Henriques, Raquel Pereira. "O fim da estabilidade", Jornal de Letras, Artes e Ideias , 2012, Educação
  2. Henriques, Raquel Pereira. "Autorretrato de professora", Jornal de Letras, Artes e Ideias , 2012, Educação
  3. Henriques, Raquel Pereira. "Uma encenação retórica?", Jornal de Letras, Artes e Ideias , 2012, Educação
  4. Henriques, Raquel Pereira; Barros, Miguel Monteiro de. "A História não é uma disciplina estruturante?", Diário de Notícias , 2011
Artigo em revista
  1. Henriques, Raquel Pereira. "A formação de professores do ensino secundário ao longo do século XX em Portugal – processos e debates". Revista Internacional de Formação de Professores (RIPF) 2 3 (2017): 7-28. https://run.unl.pt/handle/10362/31381.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Henriques, Raquel Pereira. "Ritmos com sentido. Educar o corpo, a alma e o espírito em escolas Waldorf". Sarmiento – Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación 21 (2017): 173-189. http://revistasarmiento.com/ritmos-com-sentido-educar-o-corpo-a-alma-e-o-espirito-em-escolas-waldorf .
    Acesso aberto • Publicado
  3. Henriques, Raquel Pereira; Pintassilgo, Joaquim. "Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970)". História Hoje – o ensino de história e o tempo presente 2 4 (2013): 125-148. http://www.anpuh.org/revistahistoria/view?ID_REVISTA_HISTORIA=18.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Henriques, Raquel Pereira. "Cultura e prática pedagógica dos professores do ensino liceal em Portugal (1947-1974)". La formazione docente tra attualità e storia – IV Convegno Internazionale della SPICAE 32 (2009): 158-170.
    Publicado
  5. Henriques, Raquel Pereira. "A Técnica e o Objecto (Contraponto entre mobiliário egípcio e mobiliário português)". 5 (2002): 83-103.
    Publicado
  6. Henriques, Raquel Pereira. "Sob o lema da inovação – o ensino de História após o 25 de Abril". História Ano XXII 25 (2000): 51-57.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Henriques, Raquel Pereira; Samara, Maria Alice. "Breves retratos de Portugal no tempo de Salazar", Circular Informação. Publicação Quadrimestral da Associação de Professores de História , 2014
  2. Henriques, Raquel Pereira. "Licenciatura em História e empregabilidade", O Ensino da História. Boletim da Associação de Professores de História , 2006
  3. Henriques, Raquel Pereira. "Is it possible to assess?", History at Work: practical and theoretical dimensions of history teaching. Euroclio Bulletin , 2006
  4. Henriques, Raquel Pereira. "Actividades colaborativas e avaliação", O Ensino da História. Boletim da Associação de Professores de História , 2005
  5. Henriques, Raquel Pereira. "A reforma do programa – algumas reflexões em torno do programa de História (A) para o 10º ano do curso geral de ciências sociais e humanas", O Ensino da História. Boletim da Associação de Professores de História , 2003
  6. Henriques, Raquel Pereira. "Práticas pedagógicas e reorganização curricular do ensino básico: alguns problemas", O Ensino da História. Boletim da Associação de Professores de História , 2002
Capítulo de livro
  1. Henriques, Raquel Pereira. "Jardim de Infância São Jorge: A escola dos ritmos tranquilos". In Roteiros da Inovação Pedagógica. Escolas e experiências de referência em Portugal no século XX / Itineraries of pedagogical innovation. Reference schools and experiences in Portugal in the twentieth century, editado por Pintassilgo, Joaquim; Alves, Luís Alberto Marques, 509-538. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa/Colibri – Artes Gráficas, 2019.
    Publicado
  2. Henriques, Raquel Pereira. "Formar professores para o ensino secundário durante o Estado Novo". In António S. Faria de Vasconcelos nos meandros do Movimento da Escola Nova: pioneiro da educação do futuro, editado por Martins, Ernesto Candeias, 245-263. Castelo Branco, Portugal: Câmara Municipal de Castelo Branco, 2019.
    Publicado
  3. Henriques, Raquel Pereira; Lagarto, Mariana. "O professor aprende a inovar mas defende-se com a tradição? Algumas reformas e práticas educativas em Portugal: 1969-2017". In Educação Histórica. Ousadia e Inovação em Educação e em História – Escritos em homenagem a Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt, editado por Urban, Ana Claudia; Martins, Estevão de Rezende; Cainelli, Marlene, 101-117. Curitiba, Brasil: W.A. Editores, 2018.
    Publicado
  4. Henriques, Raquel Pereira. "A revolução atravessou a sala de aula? Alguns testemunhos". In O 25 de Abril e a Educação, editado por Pintassilgo, Joaquim, 187-207. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2014.
    Publicado
  5. Henriques, Raquel Pereira. "Representações do 25 de Abril de 1974. Imagens, alunos e reformas". In O eterno retorno. Estudos em homenagem a António Reis, editado por Rezola, Maria Inácia; Oliveira, Pedro Aires, 585-597. Lisboa, Portugal: Campo da Comunicação, 2013.
    Publicado
  6. Henriques, Raquel Pereira; Samara, Maria Alice. "Os Camaradas Sem-Nome: Militância e Resistência Quotidiana". In Álvaro Cunhal. Política, História e Estética, editado por Neves, José, 213-221. Lisboa, Portugal: Edições Tinta-da-china, 2013.
    Publicado
  7. Henriques, Raquel Pereira; Pintassilgo, Joaquim; Mogarro, Maria João. "Das Escolas Normais às Escolas do Magistério Primário: percurso institucional e enquadramento legal". In Escolas de formação de professores em Portugal: história, arquivo, memória, editado por Pintassilgo, Joaquim, 7-41. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2012.
    Publicado
  8. Henriques, Raquel Pereira. "O Infante entre os alunos. A construção da imagem do Infante que sobrevive em espaços escolares". In A Herança do Infante, editado por Matos, Artur Teodoro de; Costa, João Paulo Oliveira e, 13-26. Lisboa, Portugal: Câmara Municipal de Lagos/CEPCEP/CHAM, 2011.
    Publicado
  9. Henriques, Raquel Pereira. "Estado Novo". In Grande História Universal – Os Grandes Momentos da História de Portugal, 127-153. Lisboa, Portugal: Ediclube, Edição e Promoção do Livro, Lda, 2006.
    Publicado
  10. Henriques, Raquel Pereira. "A revolução no ensino da História – Confronto entre o período anterior e posterior a Abril de 1974". In Um século de Ensino da História, editado por Proença, Maria Cândida, 127-153. Lisboa, Portugal: Edições Colibri/Instituto de História Contemporânea, 2000.
    Publicado
  11. Henriques, Raquel Pereira; Oliveira, César. "Cronologia comparada. Oliveira Salazar. Portugal. Questões Internacionais 1900/1970". In Salazar e o seu tempo, 103-237. Lisboa, Portugal: Edições O Jornal, 1991.
    Publicado
  12. Henriques, Raquel Pereira; Barros, Júlia Leitão de. "A educação do Estado Novo nos anos 30 – com base na rejeição de uma proposta de livro de 1933". In O Estado Novo – das origens ao fim da autarcia (1926-1959), 149-158. Lisboa, Portugal: Edit. Fragmentos, 1987.
    Publicado
Edição de livro
  1. Henriques, Raquel Pereira. Manuais Escolares: Presenças e Ausências. Lisboa, Portugal: CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória. 2018.
    Publicado
Entrada de dicionário
  1. Henriques, Raquel Pereira. "José Emílio da Silva". In Dicionário de História de Portugal. O 25 de Abril, Suplemento 1974-1976, editado por Reis, António; Rezola, Maria Inácia; Santos, Paula Borges. Livraria Figueirinhas, 2018.
    Publicado
  2. Henriques, Raquel Pereira. "António José Avelãs Nunes". In Dicionário de História de Portugal. O 25 de Abril, Suplemento 1974-1976, editado por Reis, António; Rezola, Maria Inácia; Santos, Paula Borges. Livraria Figueirinhas, 2016.
    Publicado
  3. Henriques, Raquel Pereira. "António Manuel Hespanha". In Dicionário de História de Portugal. O 25 de Abril, Suplemento 1974-1976, editado por Reis, António; Rezola, Maria Inácia; Santos, Paula Borges. Livraria Figueirinhas, 2016.
    Publicado
  4. Henriques, Raquel Pereira. "José Manuel Prostes da Fonseca". In Dicionário de História de Portugal. O 25 de Abril, Suplemento 1974-1976, editado por Reis, António; Rezola, Maria Inácia; Santos, Paula Borges. Livraria Figueirinhas, 2016.
    Publicado
  5. Henriques, Raquel Pereira. "Rui dos Santos Grácio". In Dicionário de História de Portugal. O 25 de Abril, Suplemento 1974-1976, editado por Reis, António; Rezola, Maria Inácia; Santos, Paula Borges. Livraria Figueirinhas, 2016.
    Publicado
  6. Henriques, Raquel Pereira. "Vitorino Magalhães Godinho". In Dicionário de História de Portugal. O 25 de Abril, Suplemento 1974-1976, editado por Reis, António; Rezola, Maria Inácia; Santos, Paula Borges. Livraria Figueirinhas, 2016.
    Publicado
  7. Henriques, Raquel Pereira. "Bártolo Paiva Campos". In Dicionário de História de Portugal. O 25 de Abril, Suplemento 1974-1976, editado por Reis, António; Rezola, Maria Inácia; Santos, Paula Borges. Livraria Figueirinhas, 2016.
    Publicado
  8. Henriques, Raquel Pereira. "Eduardo Henriques da Silva Correia". In Dicionário de História de Portugal. O 25 de Abril, Suplemento 1974-1976, editado por Reis, António; Rezola, Maria Inácia; Santos, Paula Borges. Livraria Figueirinhas, 2016.
    Publicado
  9. Henriques, Raquel Pereira. "Manuel Rodrigues de Carvalho". In Dicionário de História de Portugal. O 25 de Abril, Suplemento 1974-1976, editado por Reis, António; Rezola, Maria Inácia; Santos, Paula Borges. Livraria Figueirinhas, 2016.
    Publicado
  10. Henriques, Raquel Pereira. "Orlando Alves Pereira de Carvalho". In Dicionário de História de Portugal. O 25 de Abril, Suplemento 1974-1976, editado por Reis, António; Rezola, Maria Inácia; Santos, Paula Borges. Livraria Figueirinhas, 2016.
    Publicado
  11. Henriques, Raquel Pereira. "Alberto da Cunha da Rocha Saraiva". In Dicionário de História da I República e do Republicanismo, editado por Rollo, Maria Fernanda. Assembleia da República, 2014.
    Publicado
  12. Henriques, Raquel Pereira. "Eduardo Ferreira dos Santos Silva". In Dicionário de História da I República e do Republicanismo, editado por Rollo, Maria Fernanda. Assembleia da República, 2014.
    Publicado
  13. Henriques, Raquel Pereira. "Frederico António Ferreira de Simas". In Dicionário de História da I República e do Republicanismo, editado por Rollo, Maria Fernanda. Assembleia da República, 2014.
    Publicado
  14. Henriques, Raquel Pereira. "Manuel Soares de Melo e Simas". In Dicionário de História da I República e do Republicanismo, editado por Rollo, Maria Fernanda. Assembleia da República, 2014.
    Publicado
  15. Henriques, Raquel Pereira. "António Joaquim de Sousa Júnior". In Dicionário de História da I República e do Republicanismo, editado por Rollo, Maria Fernanda. Assembleia da República, 2014.
    Publicado
  16. Henriques, Raquel Pereira. "Afonso de Melo Pinto Veloso". In Dicionário de História da I República e do Republicanismo, editado por Rollo, Maria Fernanda. Assembleia da República, 2014.
    Publicado
  17. Henriques, Raquel Pereira. "Joaquim Pedro Martins". In Dicionário de História da I República e do Republicanismo, editado por Rollo, Maria Fernanda. Assembleia da República, 2014.
    Publicado
  18. Henriques, Raquel Pereira. "Manuel de Lacerda de Almeida". In Dicionário de História da I República e do Republicanismo, editado por Rollo, Maria Fernanda. Assembleia da República, 2013.
    Publicado
  19. Henriques, Raquel Pereira. "Casa Pia de Lisboa". In Dicionário de História da I República e do Republicanismo, editado por Rollo, Maria Fernanda. Assembleia da República, 2013.
    Publicado
  20. Henriques, Raquel Pereira. "Ensino. Instituições". In Dicionário de História da I República e do Republicanismo, editado por Rollo, Maria Fernanda. Assembleia da República, 2013.
    Publicado
  21. Henriques, Raquel Pereira. "Escola Nova". In Dicionário de História da I República e do Republicanismo, editado por Rollo, Maria Fernanda. Assembleia da República, 2013.
    Publicado
Livro
  1. Henriques, Raquel Pereira. Castanheira – Gente que resiste. História e património cultural das povoações da Serra do Açor. Lisboa, Portugal: Edições Colibri. 2020.
    Publicado
  2. Henriques, Raquel Pereira. José Magalhães Godinho. Um construtor da democracia. Lisboa, Portugal: Assembleia da República – Divisão de Edições. 2019.
    Publicado
  3. Henriques, Raquel Pereira; Samara, Maria Alice. Viver e resistir no tempo de Salazar. Histórias de vida contadas na 1ª pessoa. Lisboa, Portugal: Verso da Kapa, Edição de Livros, Lda. 2013.
    Publicado
  4. Henriques, Raquel Pereira. Discursos legais e práticas educativas. Ser professor e ensinar História (1947-1974). Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a Ciência e a Tecnologia. 2010.
    Publicado
  5. Henriques, Raquel Pereira; Joaquim Pintassilgo; Pintassilgo, Joaquim. A formação de professores em Portugal. Lisboa, Portugal: Edições Colibri. 2010.
    Publicado
  6. Henriques, Raquel Pereira; Freire, Fernanda Castro; Pedroso, Graça. Mobiliário – Móveis de conter, pousar e de aparato. Lisboa, Portugal: Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva/Museu-Escola de Artes Decorativas Portuguesas. 2002.
    Publicado
  7. Henriques, Raquel Pereira; Freire, Fernanda Castro; Pedroso, Graça. Mobiliário – Móveis de Assento e de Repouso. Lisboa, Portugal: Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva/Museu-Escola de Artes Decorativas Portuguesas. 2001.
    Publicado
  8. Henriques, Raquel Pereira; Freire, Fernanda Castro. O Móvel no Brasil: Origens, Evolução e Características (Tilde Canti) – Edição abreviada. Lisboa, Portugal: Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva e AGIR Editora, Ltda. 1999.
    Publicado
  9. Henriques, Raquel Pereira. António Ferro – estudo e antologia. Lisboa, Portugal: Publicações Alfa. 1990.
    Publicado
Manual
  1. Henriques, Raquel Pereira; Diniz, Maria Emília; Tavares, Adérito; Caldeira, Arlindo Manuel. História nove. 9º ano – 3º Ciclo do Ensino Básico. Lisboa, Portugal: Raiz Editora. 2015.
    Publicado
  2. Henriques, Raquel Pereira; Diniz, Maria Emília; Tavares, Adérito; Caldeira, Arlindo Manuel. História oito. 8º ano – 3º Ciclo do Ensino Básico. Lisboa, Portugal: Raiz Editora. 2014.
    Publicado
Recurso online
  1. Henriques, Raquel Pereira; Domingos, António; Ferreira, Sílvia; Perdigão, Rute; Gomes, Susana. Projeto BRED, Programa de Visitas de Estudo, Práticas de aprendizagem integrada. 2019. https://mediotejo.pt/index.php/areas-de-intervencao/educacao#pedime.
  2. Henriques, Raquel Pereira; Gago, Marília. Articular História e Educação: desafios colocados aos Professores de História Portugueses in 3º Simpósio Eletrónico Internacional de Ensino da História. 2017. http://simpohis2017.blogspot.pt/p/marilia-gago-raquel-pereira.html.

Outros

Outra produção
  1. Henriques, Raquel Pereira; Pimentel, António Filipe; Goouveia, António Camões; Alvarez, Elvira Maria Serra; Machado, João Nuno Sales; Monteiro, Ricardo Santa Rita. 2004. Programa de História da Cultura e das Artes. Elaborado para a componente de formação específica dos cursos científico-humanísticos de Artes Visuais e de Línguas e Literaturas, nos 11º e 12º anos e, também, para a componente de formação científica dos cursos do ensino artístico especializado de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro no 10º, 11º e 12º ano. O programa foi homologado pelo Ministério da Educação em setembro de 2004.
  2. Henriques, Raquel Pereira. 2002. A arte de ensinar uma profissão – O ensino técnico e profissional na Casa Pia de Lisboa (1930-1950). Dissertação de Mestrado em História dos Séculos XIX e XX – Secção do Século XX, policopiada - Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. http://hdl.handle.net/10362/115735.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/02/24 33 anos a tentar alterar práticas educativas em Portugal. Os documentos curriculares oficiais (1986-2019): comunicação apresentada no XII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação (COLUBHE) XII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação (COLUBHE) intitulado Alteridades e desigualdades nas práticas educativas
Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá (Brasil)
2020/10/22 Problematizar local, pensar global: diálogos curriculares com o património Conferência Internacional “Educação Patrimonial em Ação: Tecendo relações entre museus, escolas e territórios”
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal)
2019/09/11 O território como recurso educativo: o caso prático de um projeto transdisciplinar II Jornadas Pedagógicas do Município de Benavente subordinadas ao tema “O território como recurso educativo”
Município de Benavente (Benavente, Portugal)
2019/07/17 Waldorf Pedagogy as an alternative: a concrete example in Portugal 41st Annual Conference of the Internacional Standing Conference for the History of Education (ISCHE) intitulado Spaces and Places of Education
Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
2019/06/13 O papel das visitas de estudo no desenvolvimento curricular integrado: o caso prático de um projeto transdisciplinar II Seminário Internacional intitulado Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas (CAFTe)
Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
2019/04/04 História oral História da Pobreza e da Fome
Instituto de História Contemporânea e Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa, Portugal)
2019/03/19 A história oral no estudo da resistência Opressão e resistência no período do Estado Novo
Associação de Estudantes – Núcleo de História, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2018/11/30 O professor inovador ou conservador? Visões institucionais e pessoais (1969-2014) Oficinas de Investigação do CITCEM 18/19 – Perspetivas em Ensino da História
Universidade do Porto, Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2018/10/29 A Campanha Nacional de Educação de Adultos – apresentação de sete filmes realizados para a Campanha, entre 1952 e 1955 História Permanente do Cinema Português
Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema (Lisboa, Portugal)
2018/10/20 Das soluções provisórias ao desenvolvimento de uma rede de ensino estruturada V Jornadas de Estudo sobre o Convento dos Capuchos 2018
Convento dos Capuchos da Caparica (Costa da Caparica, Portugal)
2018/09/30 Do teachers learn to innovate or to preserve? Some reforms and educational practices in Portugal (1969-2014) 40th annual meeting of the Internacional Standing Conference for the History of Education (ISCHE)
Humboldt Universität, Berlim (Berlim, Alemanha)
2018/05/05 Quem assim vive com estes móveis. Quotidianos rurais de gente comum Colóquio “Mobiliário Português – homenagem a Fernanda Castro Freire”
Museu de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (Lisboa, Portugal)
2018/02/23 Ritmos com sentido. Educar o corpo, a alma e o espírito em escolas Waldorf 2º Encontro Inovar – Roteiros da Inovação Pedagógica: escolas e experiências de referência em Portugal no século XX
Universidade do Porto, Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2017/10/28 Currículo, manuais escolares e práticas pedagógicas: participação em mesa redonda organizada pela Associação de Professores de História Congresso intitulado “A História (mal?) contada nas salas de aula”
Associação de Professores de História. Fundação Eng. António de Almeida (Porto, Portugal)
2017/09/30 Ser Professor Waldorf Congresso Internacional O Tempo dos Professores
Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
2017/05/30 O projeto educativo do Colégio do Sagrado Coração de Maria e o papel das Ciências Sociais e Humanas O futuro projeto educativo do Colégio do Sagrado Coração de Maria
Colégio do Sagrado Coração de Maria, Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/05/19 Two different educational projects: Escola Raiz and Jardim de Infância São Jorge “Congreso Internacional Sociedad, educación y elites. Perspectivas históricas desde la Ilustración a la Era Digital” (Society, Education and Elites. Historical Perspectives from the Enlightenment to the Digital Era)
Universidad de Deusto, Facultad de Psicología y Educación, Bilbao (Bilbao, Espanha)
2016/10/14 Educação e formação de professores no Estado Novo 3º Colóquio Políticas de Educação e Formação de Professores do contexto republicano ao atual”, no âmbito de 4 Colóquios PEC Faria de Vasconcelos nos meandros da educação integral e da Escola Nova: do passado ao futuro
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Educação (Castelo Branco, Portugal)
2016/06/21 Objetos, espaços e narrativas. O caso dos Combatentes XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação – Investigar, Intervir, Preservar: caminhos da história da educação luso-brasileira
Universidade do Porto, Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2016/04/21 Quotidianos rurais no Estado Novo Seminário para alunos e professores
Escola Secundária de Paredes, Porto (Porto, Portugal)
2016/04/14 Alguns quotidianos de camponeses da Beira Alta e da Beira Baixa (1930 – 1960) O sentido do gesto e a sua memória. A vida quotidiana ao longo da história
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2014/11/26 Do edifício para o pavilhão. Conceitos e práticas A Revolução dos Cravos. Teoria, Historiografia e Ensino-Aprendizagem
Associação de Professores de História e Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2014/10/03 A revolução atravessou a sala de aula? Alguns testemunhos Colóquio “O 25 de Abril e a Educação”
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
2014/03/11 Alguns quotidianos em Portugal (1933-1974) Seminário para alunos e professores
Escola Secundária Seomara da Costa Primo, Amadora (Amadora, Portugal)
2013/10/19 Quotidianos rurais no norte de Portugal Congresso da Associação de Professores de História intitulado “Espaços Públicos. Vidas Privadas”
Associação de Professores de História e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2012/12/14 Vidas nos tempos do Estado Novo Colóquio Internacional “I Encontro Hoper – História Oral Portuguesa em Rede”
Universidade de Lisboa, ICS e Universidade Nova de Lisboa, IHC (Lisboa, Portugal)
2012/10/06 História, memória, identidades Congresso da Associação de Professores de História intitulado “Nação, Nacionalismos e Identidades Nacionais”
Associação de Professores de História e Universidade do Minho (Guimarães, Portugal)
2011/04/11 Poderes, ideologias, culturas. Representações de escolas, professores e práticas (olhares pelo século XX português e desafios actuais) Seminário de segundo ciclo em Ensino da História e da Geografia
Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras (Coimbra, Portugal)
2010/11/18 Educar é regenerar? A educação na Primeira República
Estabelecimento Prisional de Sintra e Escola D. Carlos I, em Sintra (Sintra, Portugal)
2010/11/10 O Infante entre os alunos. A construção da imagem do Infante que sobrevive em espaços escolares Colóquio Internacional “A Herança do Infante”
Universidade dos Açores e Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lagos, Portugal)
2010/05/08 Programar e realizar visitas de estudo em espaços museológicos – teoria e prática “Os Museus e o Ensino da História”
Museu Nacional de Arqueologia (Lisboa, Portugal)
2010/05/06 O 25 de Abril e a formação de professores (1974-1986) Seminário de Mestrado – módulo da História da Formação de Professores
Universidade de Lisboa Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
2009/10/03 O futuro do ensino da História pensado a partir de um olhar sobre o passado Congresso da Associação de Professores de História intitulado “História, que futuro?”
Associação de Professores de História e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. (Lisboa, Portugal)
2009/09/08 Práticas educativas: compromisso, sedução e reconstrução IX Jornadas Internacionais de Educação Histórica, Investigação em Educação Histórica e em Educação Geográfica
Universidade do Minho Instituto de Educação e Psicologia (Braga, Portugal)
2009/06/05 Formação de professores O Estado e a Educação (1759-2009)
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2009/05/18 Cultura e prática pedagógica dos professores do ensino liceal em Portugal (1947-1974) Colóquio Internacional “La formazione docente tra attualità e storia”
Università degli Studi di Ferrara (Ferrara, Itália)
2009/04/18 O processo de formação de professores do ensino liceal (1947-1974) Seminário de Doutoramento de Ciências da Educação (Especialidade de História da Educação), Módulo de História da Profissão Docente e da Formação de Professores
Universidade de Lisboa Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
2008/11/19 A articulação do ensino da História nos Ensinos Básico e Secundário com o Ensino Superior Encontro da CLIOHnet2, “O papel da História hoje – desafiando o futuro”
Universidade Aberta, Palácio Ceia (Lisboa, Portugal)
2008/10/24 O ofício do professor como poder workshop internacional intitulado “A profissão como vocação”
Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociis (Lisboa, Portugal)
2008/07/12 A profissionalidade do professor de História no século XX Jornadas de Reflexão da Associação de Professores de História com o título genérico “A História como profissão e as utilidades do saber histórico”
Associação de Professores de História e Museu da Presidência da República, Lisboa. (Lisboa, Portugal)
2008/04/05 A Formação de Professores do Ensino Liceal em Portugal Seminário de Doutoramento de História da Educação em Portugal – Módulo de História da Profissão Docente e da Formação de Professores
Universidade de Lisboa Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
2007/04/09 Discursos legais e práticas educativas Seminário do Instituto de História Contemporânea
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2006/02/10 Formação inicial de professores Seminário Interno do Secretariado Inter-Associações de Professores (SIAP) sobre “A Formação dos Professores”
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2005/04/16 Licenciatura em História e empregabilidade Encontro Nacional de Estudantes de História “A História no Mundo, os mundos da História”, Horizontes Profissionais
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2005/03/02 A Formação de Professores na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas V Jornadas Internacionais de Educação Histórica – Investigação em Portugal e no Brasil
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2004/05/15 O novo Programa de História da Cultura e das Artes Apresentação pública do Programa de História da Cultura e das Artes
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2004/05/06 Organizar experiências de aprendizagem a partir de fontes disponíveis nos manuais escolares do ensino básico e secundário
Associação de Professores de História e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2002/12/17 A Escola Republicana Ciclo de Conferências «A República e o Social»
Biblioteca-Museu República e Resistência (Lisboa, Portugal)
2002/10/27 Pensar a avaliação Iº Fórum do Ensino intitulado “Reinventar a Escola”
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Lisboa, Portugal)
2002/02/07 Práticas Pedagógicas e Reorganização Curricular do Ensino Básico: alguns problemas Jornadas intituladas “Reorganização Curricular do Ensino Básico – as Competências Específicas da História em Contexto de Aula”
Associação de Professores de História e Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2001/07/05 A Técnica e o Objeto (Contraponto entre mobiliário egípcio e mobiliário português) Seminário sobre Egiptologia
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2001/05/19 Manuais escolares e família (1930-1950)
Museu Escolar de Marrazes, em Leiria (Leiria, Portugal)
2001/04/19 Docência e Metodologia (1930-1990) Ação de formação para professores denominada “Que Ensino da História para o século XXI?”.
Escola Secundária de Pinhal Novo (Pinhal Novo, Portugal)
2000/03/16 O Ensino da História após o 25 de Abril de 1974 Colóquio “Um Século de Ensino da História”
Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em colaboração com a Biblioteca-Museu «República e Resistência» (Lisboa, Portugal)
1999/05/21 Aprender a aprender Seminário para professores
Escola Secundária da Quinta do Marquês, em Oeiras (Oeiras, Portugal)
1999/04/15 O couro no assento Mobiliário português
Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (Lisboa, Portugal)
1998/12/03 O mobiliário egípcio e o mobiliário português do século XVIII – algumas comparações Mobiliário português
Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (Lisboa, Portugal)
1997/11/13 O Tempo e o Móvel em Portugal Lições de História das Artes Decorativas
Câmara Municipal de Viseu e Edicarte (Viseu, Portugal)
1986/11/04 A Educação do Estado Novo nos anos 30 Colóquio sobre o Estado Novo – das origens ao fim da autarcia (1926-1959)
Fundação Calouste Gulbenkian

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/07/26 - 2021/07/28 Membro da Comissão Científica do XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica subordinado ao tema Pensamento Histórico e Humanismo . Irá realizar-se na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, dias 26 a 28 de julho de 2021 (2021/07/26 - 2021/07/28)
Congresso
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021/07/20 - 2021/07/23 Membro da Comissão Organizadora do XIV Congresso Ibero-Americano de História da Educação (CIHELA 2020). Organizado conjuntamente pela Associação de História da Educação de Portugal (HISTEDUP), pelo CITCEM ¿ Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória e também The International Standing Conference for the History of Education (ISCHE), vai realizar-se no Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, de 20 a 23 de julho de 2021. URL: https://cihela2020.ie.ulisboa.pt/pt/ (2021/07/20 - 2021/07/23)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2021/02/24 - 2021/02/27 Membro da Comissão Organizadora de Portugal do XII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação (COLUBHE 2020) intitulado Alteridades e desigualdades nas práticas educativas. Promovido pelo Grupo de pesquisa em História da Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, e pela ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) e pela Associação de História da Educação de Portugal (HISTEDUP). Organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, de 24 a 27 de fev de 2021. URL: http://gem.ufmt.br/xii-colubhe/index.html (2021/02/24 - 2021/02/27)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2019/11/30 - 2019/11/30 Membro da organização do IV Encontro de Ensino de História. Decorreu na Faculdade de Letras da Universidade do Porto no dia 30 de novembro em parceria com o CITCEM, IHC e APH. URL: https://encontrodeensinode.wixsite.com/historia ou citcem.org/evento/355 (2019/11/30 - 2019/11/30)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2019/09/05 - 2019/09/07 Membro da Comissão Científica do IX Encontro Ibérico de História da Educação, que se realizou na Escola Sá de Miranda, em Braga, nos dias 5, 6 e 7 de setembro de 2019 (2019/09/05 - 2019/09/07)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
2019/07/09 - 2019/07/12 Membro do comité organizador do XX Coloquio de Historia de la Educación, intitulado Identidades, Internacionalismo, Pacifismo y Educación (siglos XIX y XX), que decorreu na semana de 9 a 12 de julho de 2019 na Casa de Cultura do Concelho de Monforte de Lemos (Lugo). URL: http://sedhe.es/novedades/coloquio2019/ (2019/07/09 - 2019/07/12)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2019/02/22 - 2019/02/22 Membro da Comissão Científica do Colóquio Inovação e Educação Contemporânea. III Encontro Inovar. Decorreu na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra no dia 22 de fevereiro de 2019 (2019/02/22 - 2019/02/22)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
2018/11/17 - 2018/11/17 Membro da organização do III Encontro de Ensino de História. Decorreu na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa no dia 17 de novembro de 2018 e foi em parceria com o CITCEM, o IHC e a APH. URL: https://encontrodeensinode.wixsite.com/historia (2018/11/17 - 2018/11/17)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2018/05/31 - 2018/06/01 Membro da organização do Seminário do Conselho da Europa intitulado Educating for Diversity and Democracy: teaching History in the Contemporary Europe. What shoud teachers be concerned about?. Decorreu na Faculdade de Letras da Universidade do Porto nos dias 31 de maio e 1 de junho de 2018. URL: https://sigarra.up.pt/flup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=78323 (2018/05/31 - 2018/06/01)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
2017/11/17 - 2017/11/17 Membro da organização do II Encontro de Ensino de História. Decorreu na Faculdade de Letras da Universidade do Porto no dia 17 de novembro de 2017 em parceria com o CITCEM, IHC e APH. URL: https://encontrodeensinode.wixsite.com/historia (2017/11/17 - 2017/11/17)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2017/09/28 - 2017/09/30 Membro da Comissão Científica do Congresso Internacional O Tempo dos Professores. Decorreu na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto entre 28 e 30 de setembro de 2017 (2017/09/28 - 2017/09/30)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017/05/06 - 2017/09/03 Mediação científico-pedagógica para a exposição Racismo e Cidadania (Racism and Citzenship) comissariada por Francisco Bethencourt e da responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa com EGEAC. Decorreu no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, de 06 de maio a 03 de setembro de 2017 (2017/05/06 - 2017/09/03)
Exposição (Coorganizador)
2016/09/11 - 2016/09/13 Membro da Comissão Científica de Portugal do XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica subordinado ao tema Epistemologias e Ensino da História. Decorreu na Faculdade de Letras da Universidade do Porto entre 11 e 13 de setembro de 2016 (2016/09/11 - 2016/09/13)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016/06/20 - 2016/06/23 Membro da Comissão Científica de Portugal do XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação (XI COLUBHE) intitulado Investigar, Intervir e Preservar: Caminhos da História da Educação Luso-Brasileira. Promovido pela Associação de História da Educação de Portugal (HISTEDUP) e pelo GT de História da Educação da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) e pela Sociedade Brasileira de História da Educação (Brasil). Realizou-se na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) de 20 a 23 de junho de 2016 (2016/06/20 - 2016/06/23)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016/01/23 - 2016/04/26 Mediação científico-pedagógica para a exposição Portugal em Descoberta. Ideias, Objetos, Novidades, Modas (Portugal and the discoveries. Ideas, objects, novelties and fashion) comissariada por António Camões Gouveia e da responsabilidade da EGEAC. Decorreu no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, de 23 de janeiro a 26 de abril de 2016 (2016/01/23 - 2016/04/26)
Exposição (Coorganizador)
2014/11/26 - 2014/11/26 Coordenação científica do Colóquio A Revolução dos Cravos. Teoria, Historiografia e Ensino-Aprendizagem, Instituto de História Contemporânea e Associação de Professores de História, F.C.S.H./U.N.L., Lisboa - realizado em 26 de novembro de 2014 (2014/11/26 - 2014/11/26)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
2014/08/25 - 2014/08/28 Membro da Comissão Científica de Portugal do X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação (X COLUBHE) intitulado Percursos e Desafios na História da Educação Luso-Brasileira. Realizado em Curitiba (Paraná, Brasil) no campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), de 25 a 28 de agosto de 2014 (2014/08/25 - 2014/08/28)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
2013/10/18 - 2013/10/20 Congresso da Associação de Professores de História realizado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, nos dias 18 a 20 de outubro de 2013 intitulado "Espaços públicos. Vidas privadas". (2013/10/18 - 2013/10/20)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2012/10/05 - 2012/10/06 Congresso realizado pela Associação de Professores de História no Auditório da Universidade do Minho, Pólo de Guimarães, de 05 a 06 de outubro de 2012, intitulado “Nação, Nacionalismos e Identidades Nacionais” (2012/10/05 - 2012/10/06)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2012/07/12 - 2012/07/15 Membro da Comissão Organizadora Local do IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação intitulado Rituais, Espaços e Patrimónios Escolares, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa - 12 a 15 de julho de 2012 (2012/07/12 - 2012/07/15)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2011/10/21 - 2011/10/22 Congresso realizado pela Associação de Professores de História no Auditório da Escola Secundária de Camões, Lisboa, de 21 a 22 de outubro de 2011, intitulado “Guerra Colonial e Descolonização” (2011/10/21 - 2011/10/22)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2010/10/22 - 2010/10/23 Congresso realizado pela Associação de Professores de História na Fundação Engenheiro António de Almeida, Porto, de 22 a 23 de outubro de 2010, intitulado “Imagens da República: quotidiano e cultura”. (2010/10/22 - 2010/10/23)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2010/03/16 - 2010/03/16 Seminário organizado pela Associação de Professores de História intitulado “A História está em perigo?”, realizado na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, em 16 de março de 2010. (2010/03/16 - 2010/03/16)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
2010/02/26 - 2010/02/28 A Associação de Professores de História realizou, em colaboração com a “Ben Baso”, Asociación de Profesores para la difusión y protección del Patrimonio Histórico (associação sevilhana que se constituiu legalmente em 1998 com o objetivo de proteger, difundir e promover o respeito pelo património histórico) as VII Jornadas de Estudo Hispano-Portuguesas intituladas “Lisboa dos Descobrimentos”. Decorreram em Lisboa, Seixal e Almada nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro de 2010. (2010/02/26 - 2010/02/28)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
2009/10/02 - 2009/10/04 Congresso realizado pela Associação de Professores de História na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, de 02 a 04 de outubro de 2009, intitulado “História, que futuro?” (2009/10/02 - 2009/10/04)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2006/11/02 - 2006/11/04 Congresso realizado pela Associação de Professores de História na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, de 02 a 04 de novembro de 2006, intitulado “História e Religiões: Estudar e Ensinar” (2006/11/02 - 2006/11/04)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2005/10/20 - 2005/10/22 Congresso realizado pela Associação de Professores de História Centro de Congressos de Aveiro, de 20 a 22 de outubro de 2005, intitulado “Trabalho, Sociabilidades, Marginalidades (Séculos XVIII a XXI)” (2005/10/20 - 2005/10/22)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2004/10/28 - 2004/10/30 Congresso realizado pela Associação de Professores de História Colégio do Espírito Santo, na Universidade de Évora, de 28 a 30 de outubro de 2004, intitulado “Os Tempos da Europa” (2004/10/28 - 2004/10/30)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/06/05 - 2019/06/05 Participação na mesa redonda intitulada História: práticas e usos integrada no VI Encontro Internacional de Jovens Investigadores de História Moderna, 5 de junho de 2019 – F.C.S.H. – U.N.L., Lisboa
Encontro
VI Encontro Internacional de Jovens Investigadores de História Moderna
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/07/11 - 2018/07/11 Participação na mesa redonda intitulada Memórias, reflexões e projeções integrada na na Jornada sobre os 30 anos de formação de professores na NOVA FCSH “O bom professor à casa torna”
Mesa-redonda
“O bom professor à casa torna” - Jornada sobre os 30 anos de formação de professores na NOVA FCSH
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015/11/05 - 2015/11/05 Que história é essa amigo? Participação em mesa redonda organizada pelo Núcleo Académico de História (NAH) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Mesa-redonda
Que História é essa amigo?
2011/02/16 - 2011/06/30 Pesquisa documental e elaboração dos textos para a exposição Educar. Educação para todos. Ensino na Iª República, comissariada por Maria Cândida Proença e coordenada pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República. Decorreu no Palácio Valadares, em Lisboa, de 16 de fevereiro a 30 de junho de 2011
Exposição
Exposição Educar. Educação para todos. Ensino na Iª República
2010 - 2011 Pesquisa documental e elaboração dos textos para a exposição Educar. Educação para todos. Ensino na Iª República, no âmbito das Comemorações do Centenário da Iª República. Palácio Valadares, Lisboa, de 16 de fevereiro a 30 de junho de 2011. Comissariada por Maria Cândida Proença
Exposição
Comemorações do Centenário da Iª República

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/02/01 Orientadora do relatório da prática de ensino supervisionada para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado O trabalho prático em aula e a motivação dos alunos em História
Orientador
Joana Filipa Pacheco de Castro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/02/01 Orientadora do relatório da prática de ensino supervisionada para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado A autonomia de trabalho como pilar do Perfil dos Alunos: o contributo da disciplina de História
Orientador
Rafaela Marina Domingos Fernandes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/12/10 Orientadora do relatório de Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado Motivar para questionar: a História como disciplina estimuladora do pensamento crítico
Orientador
Miguel Pereira Martins (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/11/11 Coorientadora da dissertação de Mestrado em História Contemporânea intitulada Portugal pela lente de Mário Castrim: crónicas de televisão no Diário de Lisboa (1969-1974). Orientação de Júlia Leitão de Barros (Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa) José Manuel S. Teixeira de Lencastre (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/10/26 Orientadora do relatório da prática de ensino supervisionada para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado Avaliação formativa numa abordagem de diferenciação pedagógica. Implementando estratégias para o ensino e as aprendizagens. Coorientação de Mariana de Jesus Serrano Lagarto (investigadora do CITCEM).
Orientador
Beatriz Rodrigues Cabral (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/10/19 Coorientação do projeto de tese do Curso de Doutoramento na área de especialidade em História da Educação intitulado O ideário educacional steineriano na transição do século XX para o século XXI e sua repercussão na escola waldorf Jardim do Monte em Portugal. Trabalho orientado por Joaquim Pintassilgo.
Vogal
Sandra Sylvia de Santana Ziegler (Outro)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2020/09/23 Presidente do júri da defesa do Trabalho de Projeto para a obtenção do grau de Mestre em História Contemporânea intitulado Os familiares dos opositores à ditadura do Estado Novo: contribuição das narrativas para a construção da memória da resistência. Trabalho orientado por Maria Fernanda Rollo
Presidente do júri
Marianela Brazão Valverde (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/09/14 Coorientadora do relatório da prática de ensino supervisionada para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado A explicação no contexto da Educação Histórica. Orientação de Marília Gago.
Orientador
Pedro Vieira Martins (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/07/29 Arguente do relatório do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado As Iludências Aparudem: o futuro do curso de Ciências Sociais e Humanas. Trabalho orientado por Cláudia Pinto Ribeiro
Arguente
Tiago Cardoso Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2020/01/15 Coorientadora do relatório de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado Os contributos da Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos para a disciplina de História. Orientado por Paula Ochôa.
Orientador
André Alexandre Oliveira de Morais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/12/17 Orientadora do relatório de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado Os jogos no ensino da História.
Orientador
Rui Pedro dos Santos Escalinha (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/12/16 Orientadora da dissertação de Mestrado em Património intitulada Expressões do Património Imaterial no quotidiano rural de Mafra na primeira metade do século XX. A coleção etnográfica do Rancho Folclórico do Livramento.
Orientador
Marta Carmezim Gonçalves (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/12/13 Orientadora do relatório de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado A construção dos conhecimentos em História.
Orientador
Cátia Raquel Pereira Luís (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/12/02 Arguente de júri de provas de doutoramento em História. Tema: O legado dos Passados Dolorosos: como são ensinados os The Troubles aos jovens, na Irlanda do Norte?
Arguente
Daniela Filipa Vidal de Almeida (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019/11/29 Arguente de júri do relatório do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Tema: A música “ouve-nos”, não somos nós que ouvimos a música. Os Sons da História: um estudo de caso.
Arguente
Helena Bibiana Ribeiro de Sousa Costa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2018/12/21 Arguente de júri de provas de doutoramento em Estudos Africanos. Tema: A Formação de Professores Primários para o Meio Rural em Angola: o Programa de Escola de Professores do Futuro
Arguente
Celestina Silepo (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2018/12/19 Orientadora do relatório de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado Alunos de Lumière – experiência de inclusão do cinema na didática da História.
Orientador
João Carlos Orta Camacho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/12/19 Orientadora do relatório do mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado A aprendizagem cooperativa no âmbito da disciplina de História.
Orientador
João Pedro Pepe Pereira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/12/12 Orientadora do relatório do mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado Aprender com a imagem: o uso didático no ensino da História.
Orientador
Ana Rita de Almeida Pereira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/12/06 Coorientadora do relatório de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado A relação entre a escola e o museu no âmbito da disciplina de História. Orientado por António Camões Gouveia.
Orientador
Rúben José Torres Martins (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/10/04 Orientadora do relatório de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado Debater e refletir para aprender História.
Orientador
Inês Marinho Osório (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/01/19 Coorientadora do relatório de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado O Trabalho-Projeto como estratégia pedagógica no ensino da História. Trabalho orientado por Bernardo Vasconcelos e Sousa.
Orientador
Cátia Sofia Gaspar Agostinho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/01/11 Orientadora do relatório de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado As Oficinas Pedagógicas como estratégia didática no ensino da História.
Orientador
Liliana Dina Campeão Araújo dos Santos (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/12/12 Orientadora do relatório de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado A disciplina curricular de História e o Projeto Educativo: o exemplo do Agrupamento de Escolas da Golegã, Azinhaga e Pombalinho (AEGAP).
Orientador
Marta Isabel de Jesus Pereira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/12/07 Orientadora do relatório de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado De quantas histórias se faz o currículo nacional? O currículo nacional de História do 3.º Ciclo do Ensino Básico e a construção de currículos locais.
Orientador
Susana Maria Santos Martins (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/11/21 Orientadora do relatório de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário de intitulado Flipped Classroom como estratégia didática adaptada ao ensino da História.
Orientador
Ana Catarina Flores dos Santos Lopes de Almeida (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017/11/14 Vogal de júri de provas de doutoramento em História, especialidade em Representações, Poderes e Práticas Culturais. Tema: A escola portuguesa ao serviço da Nação. Discursos e práticas de orientação e disciplina do professorado primário (1926-1956).
Vogal
Maria Paula dos Santos Lourenço Pereira (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2017/09/04 Arguente de júri do relatório do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Tema: O ensino da História através do cartoon: uma proposta didática no contexto do Colégio de S. Tomás de Aquino.
Arguente
Gonçalo António Vicente Cândido (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017/07/12 Arguente de júri do relatório do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Tema: Os manuais escolares de História: preferências e perspetivas futuras.
Arguente
Nelson Jorge de Castro Araújo (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016/12/21 Orientadora do relatório de mestrado em Ensino de História e da Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado O uso da imprensa no Ensino de História e de Geografia.
Orientador
Cláudia Filipa Sardinha Lopes Cró Freitas (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/07/18 Arguente de júri do relatório do Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico. Tema: O desenvolvimento do conceito de tempo em História, utilizando o jogo como estratégia educativa.
Arguente
Margarida Maria Ribeiro de Oliveira Chaves (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2016/05/19 Coorientadora do relatório de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado Jogos ou joguinhos? O jogo no processo de ensino-aprendizagem. Trabalho orientado por Maria José Roxo.
Orientador
Nelson Tiago Ferreira Ribeiro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/02/05 Arguente de júri de Mestrado em Ciências da Educação, área de especialidade em História da Educação. Tema: A história da disciplina de Artes Visuais no curso primário do colégio Farroupilhas/RS. Uma análise dos cadernos de alunos de 1948 a 1955.
Arguente
Évelin Albert (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2016/01/05 Orientadora do relatório de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado Música no ensino da História.
Orientador
Isaura Maria Vasconcelos de Carvalho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/01/05 Orientadora do relatório de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramenta didática no ensino da História e da Geografia.
Orientador
Daniela Freitas dos Santos Louro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/01/04 Orientadora do relatório de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado A utilização da banda desenhada em tarefas de cariz investigativo no ensino da História e da Geografia.
Orientador
Joana Rita Antunes da Silva Grave Carreto (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015/09/16 Arguente de júri de provas de doutoramento em Ciências da Educação. Tema: Ensino de História Contemporânea nas escolas públicas e particulares de Belém-Pará. Encaminhamento pedagógico e comprometimento ideológico
Arguente
Senhorinha Silva do Nascimento (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2015/07/30 Orientadora do Relatório de Estágio relativo à componente não letiva do Mestrado em Práticas Culturais para Municípios intitulado Programação de Percursos pelo Património Cultural da Universidade de Lisboa. Decorreu no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (muhnac), onde foi orientado localmente por Marta C. Lourenço.
Orientador
Hugo Miguel Blanco Gaio da Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015/06/12 Arguente de júri de provas de doutoramento em História. Tema: O debate parlamentar sobre educação no Estado Novo – o ensino secundário liceal (1935-1973)
Arguente
Teresa Maria Novais Moreira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2015/05/21 Coorientadora do relatório de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado A Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Trabalho orientado por Fernando Ribeiro Martins.
Orientador
Flávio Daniel Gomes Camacho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015/05/13 Arguente de júri de provas de doutoramento em História. Tema: A História na História dos manuais em Portugal: da Ditadura à Democracia (1947-2001).
Arguente
Bruno José da Rocha Pinheiro (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2015/02/12 Coorientadora do relatório de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado A metodologia da aula-oficina no ensino da História e da Geografia. Trabalho orientado por Maria Dulce Pimentel.
Orientador
Liliana Eliete dos Santos Patrício Dias (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015/02/04 Arguente de júri do relatório do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Tema: A utilização do friso cronológico no ensino e aprendizagem da História e Geografia de Portugal.
Arguente
Andreia Sofia Lopes da Ponte João (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2015/01/22 Orientadora do relatório de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado O trabalho em pequeno grupo no ensino da História e da Geografia, no Ensino Básico e Secundário.
Orientador
Natacha Marisa Fortuna dos Santos David Coelho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015/01/07 Orientadora do relatório de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado Métodos de Avaliação de Aprendizagens em História e Geografia do 3º ciclo – um estudo comparativo.
Orientador
Rodrigo José da Cunha de Almeida Fernandes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014/06/19 Vogal de júri de provas de doutoramento em História, especialidade de História Contemporânea. Tema: “Todos têm direito à cultura”. A dinâmica cultural da cidade de Santarém (1930-1959).
Vogal
Maria Teresa do Rosário Lopes da Cruz Moreira (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014/05/29 Orientadora do relatório de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado Caminhos diferentes, uma mesma escola. A importância da autorregulação para uma igualdade de oportunidades.
Orientador
Pedro Miguel Almeida Ferreira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014/05/26 Arguente de júri de provas de doutoramento em História. Tema: Ensinar com a Sétima Arte: o espaço do cinema na Didáctica da História.
Arguente
Tiago Santos Reigada (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2014/04/04 Arguente de júri de provas de doutoramento em História. Tema: A disciplina de História no Ensino Técnico (1926-1973). Percurso entre a teoria e a prática.
Arguente
Helena Isabel Almeida Vieira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2014/02/27 Vogal de júri de provas de doutoramento em História, especialidade de História Contemporânea. Tema: Educação e ideologia. Portugal, pátria de heróis: a figura histórica em contexto educativo (1926-1974).
Vogal
Olga Maria Pereira Ribeiro Martins Pinto (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014/02/11 Orientadora do relatório de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado tema Autorregulação: a utilização do portefólio como instrumento de aprendizagem em alunos do 9º ano.
Orientador
Nuno Filipe de Brito Craveiro Rodrigues (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014/02/04 Orientadora do relatório de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado A Utilização de Recursos Educativos Digitais na Sala de Aula: Um Componente Fundamental no Ensino?
Orientador
Catarina da Costa Couto Franco (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014/01/30 Coorientadora do relatório de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado A exploração de webrecursos e os debates no ensino da História e da Geografia: reflexão sobre a aplicação destas metodologias em sala de aula. Trabalho orientado por Maria José Roxo.
Orientador
Afonso Pires da Cruz (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014/01/23 Orientadora do relatório de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado “A câmara na escola” – o cinema/documentário como ferramenta didáctica.
Orientador
Ricardo Tavares Santos (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014/01/23 Coorientadora do relatório de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado A importância da imagem no ensino da Geografia e da História: utilização em contexto de sala de aula. Trabalho orientado por Fernando Ribeiro Martins.
Orientador
Ana Sofia Contreiras Contente (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014/01/17 Orientadora do relatório de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado O funcionalismo e o socioconstrutivismo no ensino da História e da Geografia: dois modelos em análise.
Orientador
Joaquim Agostinho Teixeira Freire de Carvalho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014/01/16 Orientadora do relatório de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado Metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da História e da Geografia.
Orientador
Paula Gonçalves Jaulino (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/12/06 Coorientadora do relatório de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado Avaliação das aprendizagens em História e em Geografia: uma experiência em estágio pedagógico. Trabalho orientado por Fernando Ribeiro Martins.
Orientador
Luís Miguel Pires Almeida (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2013/01/24 Coorientadora do relatório de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado A problemática da (in)disciplina em sala de aula: o papel do professor na sua (des)construção. Trabalho orientado por Fernando Ribeiro Martins.
Orientador
Sílvia Alexandra Martins de Sousa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012/11/22 Coorientadora do relatório de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado A metodologia da aula-oficina no ensino da História e da Geografia: reflexão crítica sobre três experiências de aprendizagem. Trabalho orientado por Fernando Ribeiro Martins.
Orientador
Pedro Henrique Sequeira Lopes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012/02/23 Coorientadora do relatório de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado Promoção da educação intercultural: O contributo da diversidade cultural dos alunos no processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas de História e Geografia. Trabalho orientado por Fernando Ribeiro Martins.
Orientador
Ana Brites de Sousa Melo Rolão (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2011/10/11 Coorientadora da dissertação de mestrado em Património, na área de especialização em Património Histórico intitulada Património Histórico no 1º Ciclo do Ensino Básico. Trabalho orientado por António Camões Gouveia.
Orientador
Mónica Carla Campos Gaspar (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2011/05/13 Coorientadora da dissertação de mestrado em Património, na área de especialização em Património Urbano intitulada Educar para a preservação do património cultural: uma proposta de um roteiro pedagógico através do património medieval de Lisboa. Trabalho orientado por Amélia Aguiar Andrade.
Orientador
Fernanda Maria dos Santos Craveiro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2011/04/12 Arguente de júri de mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares. Tema: Do "nacional-cançonetismo" aos "cantautores": uma guerra de cantigas : 1968-1974.
Arguente
Maria José Guerra (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2011/01/06 Coorientadora do relatório de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário intitulado O construtivismo no ensino da História e da Geografia ¿ o professor como mediador no processo de ensino/aprendizagem. Trabalho orientado por Fernando Ribeiro Martins.
Orientador
Roberto Miguel de Oliveira Machado (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2010/12/09 Arguente de júri de mestrado em Educação (Área de especialização em Formação e Aprendizagem ao Longo da Vida). Tema: Escola de farmácia e odontologia de Uberaba: génese e desenvolvimento (1926-1936).
Arguente
Marilda Arantes Loureiro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2010/11/04 Arguente de júri do trabalho de projeto do mestrado em Práticas Culturais para Municípios. Tema: Percurso pela Alfama arqueológica.
Arguente
Maria Inês de Brito Câmara Noivo (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/04 - 2021/10 Consultora do projeto de investigação intitulado HistoMap, Mapping the History Education in Portugal, coordenado por Luís Grosso Correia, a desenvolver no quadro do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) ¿ Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
2020/10 - 2020/10 Parecer sobre a publicação de dois artigos para o livro intitulado A Investigação em História da Educação – novos olhares sobre as fontes na era digital, com base nas comunicações do IX Encontro Ibérico de História da Educação, que teve lugar, em Braga, em setembro de 2019
2020/04 - 2020/04 Parecer sobre a publicação de dois artigos para a revista CEM – Cultura, Espaço e Memória é uma publicação científica adstrita ao CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória», unidade de I&D sediada na Faculdade de Letras do Porto
2020/01 - 2020/01 Parecer sobre a publicação de dois artigos para a revista Sarmiento: Revista Galego-portuguesa de História da Educação (Coruña, Vigo)
2019/09 - 2019/09 Parecer sobre a publicação de um artigo para a revista Espacio, Tiempo y Educación, publicada por FahrenHouse (Salamanca, Spain), classificada com nível A // ERIH PLUS – European Reference Index for the Humanities and Social Sciences
2019/07 - 2019/07 Parecer sobre a publicação de um artigo para a revista Cadernos de História da Educação, publicada pela Editora da Universidade Federal da Uberlândia, classificada no A2 Qualis/Capes (Área da Educação)
2019/05 - 2019/05 Parecer sobre a publicação de um artigo para a Revista Historia y Espacio (revista do Departamento de História da Universidad del Valle, Santiago de Cali, Colômbia)
2019/04 - 2019/04 Parecer sobre a publicação de um artigo para a revista Faces de Eva (revista do Centro de Estudos sobre a Mulher, unidade de investigação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)
2018 - 2018 Parecer sobre um artigo publicado no Ebook O manual escolar no ensino da história: visões historiográficas e didáticas (Org. e Coord. de Glória Solé e Isabel Barca). Lisboa: Associação de Professores de História (APH).
2017/03 - 2017/03 Parecer sobre um artigo para a Imprensa da Universidade de Coimbra, Universidade de Coimbra.
2016/06 - 2016/06 Parecer sobre um artigo para a Fragmenta Historica – História, Paleografia e Diplomática – Revista do Centro de Estudos Históricos da Universidade Nova de Lisboa.
2015 - 2016 Revisão e validação científica dos planos e materiais formativos das oito ações do plano de formação contínua intitulado Arte e Cultura no Ensino da História (ACEH) – manifestações artísticas africanas, destinadas a professores de História do 1º ciclo do Ensino Secundário de São Tomé e Príncipe (7ª a 10ª classes). Essas ações de formação contínua, destinadas aos professores de São Tomé e Príncipe, enquadram-se na 2ª fase do projeto “Escola+, Educação para Todos”.
2015/10 - 2015/10 Parecer sobre a publicação de um artigo para a revista Ler História, Revista semestral de história e ciências sociais (ISCTE, IUL)
2015/09 - 2015/10 Parecer sobre propostas para o XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação (XI COLUBHE) intitulado Investigar, Intervir e Preservar: Caminhos da História da Educação Luso-Brasileira. Promovido pela Associação de História da Educação de Portugal (HISTEDUP) e pelo GT de História da Educação da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) e pela Sociedade Brasileira de História da Educação (Brasil), realizado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) de 20 a 23 de Junho de 2016.
2014 - 2014 Parecer sobre um artigo para a CEM / Cultura, Espaço & Memória – Revista do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço & Memória» (Faculdade de Letras da Universidade do Porto).
2014 - 2014 Parecer sobre propostas para comunicações ao X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação (X COLUBHE) intitulado Percursos e Desafios na História da Educação Luso-Brasileira, realizado em Curitiba (Paraná, Brasil), no campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), de 25 a 28 de agosto de 2014.
2011 - 2011 Parecer sobre um artigo a para a Revista de História da Sociedade e da Cultura, Centro de História da Sociedade e da Cultura, Coimbra

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2020/11/02 - 2020/11/02 Convocar a História, podcast coordenado por Fernando Rosas. Com a participação de Luís Farinha Primeira República e educação cívica. Educação Cívica um pomo de discórdia ou a discussão necessária?

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018 - 2020 HISTEDUP – Associação de História da Educação de Portugal Vogal da direção
2003/10 - 2013/10 APH – Associação de Professores de História Presidente da Direção (de 2009 a 2013). Vogal da direção de 2003 a 2009

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2014 - 2014 Membro da Comissão Científica de Portugal do X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação (X COLUBHE) intitulado Percursos e Desafios na História da Educação Luso-Brasileira. Realizado em Curitiba (Paraná, Brasil) no campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), de 25 a 28 de agosto de 2014 Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - 2018 Vogal do Júri do Prémio Victor de Sá de História Contemporânea para jovens investigadores (27ª edição), em representação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Universidade do Minho, Portugal
2016/09 - 2016/09 Parecer sobre uma tese de doutoramento (“Doctoral Thesis Assessment Report”) de Carlos Fuster García, intitulada Pensar Históricamente. La evaluación en la PAU de Historia de España. Universitat de València – Departamento de Didàctica de les Ciencies Experimentals i Socials. Programa de Doctorado en Didácticas Específicas. Orientada por Xosé M. Souto González & Jorge Sáiz Serrano. Universitat de València Departament de Didàctica de les Ciències Experimentals i Socials, Espanha
2016 - 2016 Vogal efetiva do júri de seleção para o concurso para atribuição de uma bolsa de investigação para Mestre no âmbito do projeto “Roteiros da inovação pedagógica: escolas e experiências de referência em Portugal no século XX” (Despacho nº 11/2016, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 11 de abril de 2016).
2011 - 2011 Vogal do Júri do Prémio Fundação Mário Soares, destinado a galardoar os autores de dissertações académicas ou de outros trabalhos de investigação realizados no âmbito da História de Portugal do Século XX.

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2020/02 - 2020/05 Orientadora de um estágio curricular (estágio como opção livre de licenciatura) do 1º ciclo em História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Rafael Gonçalves Pinto Leite
2019/02 - 2019/05 Orientadora de um estágio curricular (estágio como opção livre de licenciatura) do 1º ciclo em História Ana Sofia Martinho Mendes
2018/02 - 2018/05 Orientadora de um estágio curricular (estágio como opção livre de licenciatura) do 1º ciclo em História David Branquinho Alves
2017/02 - 2017/05 Orientadora de um estágio curricular (estágio como opção livre de licenciatura) do 1º ciclo em História Beatriz Ferreira Alves
1998/01 - 1998/10 Coorientadora do trabalho final de estágio de Peritagem em Arte / Mobiliário da Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva. Sandra Isabel Gomes dos Santos
Distinções

Outra distinção

2009 Prémio ao Programa de Apoio à Edição de Textos Universitários de Ciências Sociais e Humanas instituído pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com o texto da dissertação de Doutoramento.