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LUCIANA LIMA is a psychologist and researcher at ITI (Interactive Technologies Institute/LARSyS). Her academic background includes Arts, Social Psychology and Educational Sciences. She is the co-creator of the research project entitled Game Art and Gender Equity (GAGE). In 2023, she published a book on the results of her post-doctoral research in Multimedia Art carried out at the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon. She has teaching experience in higher education institutions both in Brazil and Portugal. She has published several articles and book chapters on the integration and participation of women in the Portuguese digital games industry.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luciana de Sousa Lima

Nomes de citação

  • Lima, Luciana
  • Lima, L.S.

Identificadores de autor

Ciência ID
2D1C-EBB6-215A
ORCID iD
0000-0001-6996-5642

Endereços de correio eletrónico

  • luciana-lima@edu.ulisboa.pt (Profissional)
  • lufacime@gmail.com (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Humanidades - Artes
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais Interdisciplinares

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2020/02/03 - 2023/02/23
Concluído
Post- Doctoral (Pós-doutoramento)
Especialização em Multimedia Art
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018/08/09 - 2020/06/18
Concluído
Art Studies (Theory and criticism of art) (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Especialização em Art History
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
16
2014/08/15 - 2018/10/25
Concluído
PhD in Psychology (Doutoramento)
Especialização em Social Psychology
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Estudar e circular entre fronteiras (in)transponíveis: a mobilidade de mulheres cabo-verdianas que cursam Engenharia em Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2018/06/04 - 2018/07/30
Concluído
Gender Equality (Outros)
UMAR- União de Mulheres Alternativa e Resposta, Portugal
2006/08/06 - 2011/10/22
Concluído
Bachelor's Degree in Psychology (Graduado)
Especialização em Social Psychology
Fundação Universidade Estadual do Piauí, Brasil
17
2007/08/05 - 2009/10/18
Concluído
Education Sciences (Master)
Especialização em Pedagogical Practices
Universidade Federal do Ceará, Brasil
17
2000/08/15 - 2003/10/20
Concluído
Education Sciences (Graduado)
Especialização em Pedagogia
Fundação Universidade Estadual do Piauí, Brasil
17
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/11/15 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia, Portugal
Institute of Interactive Technologies, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/10/05 - 2019/07/07 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2010/02/02 - 2016/03/03 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Federal de Campina Grande Centro de Formação de Professores, Brasil
Universidade Federal de Campina Grande Centro de Formação de Professores, Brasil
2004/03/03 - 2010/03/02 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Federal do Piauí, Brasil
Universidade Federal do Piauí, Brasil

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/10/06 - 2021/02/28 Técnico Psicologia 1 Cl (Técnico Psicologia) Sistema Nacional de Saúde, Portugal
Sistema Nacional de Saúde, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/01/10 - 2023/02/23 Post-doctoral researcher Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação, Portugal
Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia, Portugal
2016/10/03 - 2016/10/10 Collaborator in the course Constructive and Systemic Models in Psychology Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/02 - 2022/11/15 GAGEquality: Gaming, Digital Literacy and Gender Equality in Portugal
M1420-09-5369-FSE-000002
Investigador Pós-doutorado
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação
Concluído
2015/06/15 - 2017/10/06 Cape Verdean Women Studying Engineering in Portugal: Trajectories and Challenges
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
2008/06 - 2009/05 From Feeling to Meaning: A Study about Teachers' Pedagogical Practices
2008.032
Bolseiro de Mestrado
Universidade Federal do Ceará, Brasil
Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021/11/15 - Atual Game Art and Gender Equity
Investigador
Institute of Interactive Technologies, Portugal
Não financiado

Outro

Designação Financiadores
2022/10/14 - Atual Egames Lab
Investigador
Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento, Portugal
The Portuguese Recovery and Resilience Program (PRR), IAPMEI/ANI/FCT under Agenda C645022399-00000057
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lima, Luciana. "(In)Visible Women: Multidisciplinary Creation and Collaborative Re-search in Transmedia Art and Gaming in Portugal". Trabalho apresentado em International Symposium on Electronic Art, Brisbane, 2024.
    Submetido
  2. Lima, Luciana; Gouveia, Patricia; Pinto, Camila; Marttila, Terhi. "Home Computing and Digital Game Piracy in the 1980s in Portugal". Trabalho apresentado em 2023 DiGRA International Conference, Sevilha, 2023.
    Publicado
  3. Gouveia, Patricia; Pinto, Camila. "Genesis of a Gaming Culture: a Historical Analysis Based on the Computer Press in Portugal". Trabalho apresentado em 2022 DiGRA International Conference: Bringing Worlds Together, Krakow, 2022.
    Publicado
  4. Gouveia, Patricia; Unterholzner, Anna Rebecca; CARVALHO, DIANA; Lima, Luciana; Carvalho, Diana. "The Expanded World of Invisible Images Anna Unterholzner's and Diana Carvalho's Artworks". Trabalho apresentado em International Symposium on Electronic Art 2022, Barcelona, 2022.
    Publicado • https://doi.org/10.7238/ISEA2022.Proceedings
  5. Lima, Luciana; Gouveia, Patricia; Pinto, Camila; Cardoso, P.. "I Never Imagined That I Would Work in The Digital Game Industry.". Trabalho apresentado em 3rd IEEE Conference on Games, Copenhagen, 2021.
    Publicado
  6. Lima, Luciana; Gouveia, Patricia; Pinto, Camila. "Gaming in Portugal 2020: Women in Digital Games and the Impact of Covid-19". Trabalho apresentado em THE SOCIAL WORLD AFTER COVID-19 International Congress, 2021.
    Aceite para publicação
  7. Lima, Luciana; Gouveia, Patrícia. "Gender Asymmetries in the Digital Games Sector in Portugal.". Trabalho apresentado em DiGRA 2020 The 13th Digital Games Research Association Conference, Tampere, 2020.
    Publicado
  8. Lima, Luciana. "Cape Verdean Women Studying Engineering in Portugal: an Analysis of Their Flows.". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas - LUSOCONF2019, Bragança, 2019.
    Publicado • 10.34620/lusoconf.2019
  9. Lima, Luciana; Serapicos, Pedro. "Lugar e Design: Reflexões sobre a pertinência da comunicação no espaço urbano.". Trabalho apresentado em 2nd International Conference on Design e Digital Communication, Barcelos, 2018.
    Publicado
  10. Lima, Luciana. "Estudantes Cabo-Verdianas em Portugal: Novos Perfis Migratórios". Trabalho apresentado em Atas do IX Simpo´sio Nacional de Investigac¸a~o em Psicologia Revista PSICOLOGIA, 2017, Vol. 31 (2), 278-285, Faro, 2017.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Lima, Luciana; Gouveia, Patricia; Sá, Cristina. "Arts and Gaming, Convergent Feminism and Speculative Futures (Editorial)". Journal of Science and Technology of the Arts (2024): https://revistas.ucp.pt/index.php/jsta/issue/view/826.
    No prelo
  2. Lima, Luciana. "Estudantes Cabo-Verdianas em Portugal". Revista de Psicologia (2017): http://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/1348.
    10.17575/rpsicol.v31i2.1348
  3. Lima, Luciana. "Leaving Africa to Study in Brazil". Psicologia & Sociedade (2017): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822017000100232.
  4. Lima, Luciana de Sousa; Feitosa, Giulliany Gonçalves. "LEAVING AFRICA TO STUDY IN BRAZIL: FLOWS IN DEBATE". Psicologia E Sociedade (2017): https://publons.com/wos-op/publon/63059833/.
    10.1590/1807-0310/2017V29162231
Capítulo de livro
  1. Gouveia, Patrícia. "Convergent feminism, gaming, digital transition, and equity". In Technofeminism: multi and transdisciplinary contemporary views of women in technology, editado por Frade, Renata; Vairinhos, Mário. Aveiro: UA Editora, 2023.
    Publicado • 10.48528/0wyd-p294
  2. Lima, Luciana. "Gaming in Portugal: Women in Digital Games and The Impact of COVID-19". In The Social World After COVID- 19, 56-73. Cambridge, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing, 2023.
    Publicado
  3. Lima, Luciana; Gouveia, Patricia; Unterholzner, Anna Rebecca. "Interactive Multimedia Experiences in Higher Education: Gaming, Augmented and Virtual Reality, and Research". In Handbook of Research on Acquiring 21st Century Literacy Skills Through Game-Based Learning. Canadá: IGI Global, 2021.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-7271-9.ch010
  4. Lima, Luciana; Gouveia, Patricia; Unterholzner, Anna Rebecca; Pinto, Camila. "Digital Games and Mental Health: a Scoping Review on Gaming Disorder in the Last Decade". In Digital Therapies in Psychosocial Rehabilitation and Mental Health, 142-162. Porto, Portugal: IGI Global, 2021.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-8634-1.ch007
Edição de número de revista
  1. Gouveia, Patricia; Sá, Cristina. "Arts and Gaming, Convergent Feminism and Speculative Futures". Journal of Science and Technology of the Arts (2024): https://revistas.ucp.pt/index.php/jsta/callforpapers.
    No prelo • Editor
Livro
  1. Lima, Luciana. Pensar o Género a Partir dos Jogos Digitais: uma Análise sobre as Assimetrias de Género na Indústria Portuguesa dos Jogos Digitais. Edição de Autor. 2023.
    No prelo
Poster em conferência
  1. Lima, Luciana. "Digital Games in Portugal: Gender Asymmetries in Higher Education.". Trabalho apresentado em 10th Conference on Videogame Sciences and Arts, 2018.
Resumo em conferência
  1. Lima, Luciana; Pinto, Camila. "Women and Men in the Portuguese Digital Games Industry: the Impact of Covid-19". Trabalho apresentado em European Sociological Association Conference, Barcelona, 2021.
    Aceite para publicação
  2. Lima, Luciana. "Recruitment Network of International Students Cape Verdeans in Portugal.". Trabalho apresentado em 16th IMISCOE Annual Conference, Malmo, 2019.
    Publicado
  3. Lima, Luciana. "Gender Equality in the video games sector in Portugal". Trabalho apresentado em 12nd Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto, Porto, 2019.
    Publicado
  4. Lima, Luciana. "Cross-border education: overview of the Cape Verdean student presence in Portugal". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas - LUSOCONF2019, Bragança, 2019.
    Publicado
  5. Lima, Luciana. "Assimetrias de género no setor dos videojogos em Portugal". Trabalho apresentado em Mulheres no Discurso, Porto, 2019.
    Publicado
  6. Lima, Luciana. "Mobilidade Estudantil de Cabo-verdianas em Portugal: quem são e o que buscam?". Trabalho apresentado em 1st Symposium about Plans for Equality and Research on Human Rights and Gender, Porto, 2016.
Revisão de livro
  1. Lima, Luciana. "On Abortion (Laia Abril, 2018). In Marques, Susana Lourenço and Almeida, Vitor (Eds.). ALIX Journal of Photography and Film Studies". 1, (2020): 52-53. https://i2ads.up.pt/wp-content/uploads/2021/01/11-04-alix-miolo.pdf.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Luciana de Sousa Lima. "Estudar e circular entre fronteiras (in)transponíveis: a mobilidade de mulheres cabo-verdianas que cursam engenharia em Portugal". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10216/116444.
  2. Lima, Luciana. "From the feeling to the meaning: a study of the pedagogical practices of the teachers due to the demands for a better quality of teaching". Mestrado, Universidade Federal do Ceará, 2009. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3343.

Artística / Interpretação

Guião
  1. Lima, Luciana; Marttila, Terhi; Ramos, Lorena. Mulheres Invisíveis: Ex-trabalhadoras da Fábrica TIMEX- Portugal. 2023.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/01/31 Thinking about gender in digital games 3º Congresso Internacional do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (Lisboa, Portugal)
2023/11/10 Pensar o Género a partir dos Jogos Digitais (Apresentação de livro) Imagens do Real Imaginado: Evocações
Escola de Media Artes e Design (ESMAD, Politécnico do Porto) (Vila do Conde, Portugal)
2023/11/07 Memory Void: Digital Games Preservation in Portugal XXII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2023)
Sociedade Brasileira de Computação (Rio Grande- RS, Brasil)
2023/07/15 Amnesiac narratives: the missing history of digital games in Portugal ELO Conference- Overcoming Divides: Electronic Literature and Social Change
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2021/09/25 GAGE: Game Art and Gender Equality Game Dev Camp
(Portugal)
2021/09/01 Women and Men in the Portuguese Digital Games Industry: the Impact of Covid-19 15th Conference of the European Sociological Association
(Barcelona, Espanha)
2021/08/18 I Never Imagined That I Would Work in The Digital Game Industry. IEEE Conference on Games 2021
IEEE (Copenhagen, Dinamarca)
2019/10/18 Cross-border education: overview of the Cape Verdean student presence in Portugal II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas.
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2019/10/16 Assimetrias de Género no setor dos videojogos em Portugal. Mulheres no discurso
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019/09/13 Assimetrias de Género no Setor dos Videojogos 1º Seminário sobre Ensino de Videojogos.
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2019/06/27 Recruitment Network of International Students Cape Verdeans in Portugal. 16th Annual IMISCOE Conference- Understanding International Migration in the 21st Century
IMISCOE-European network of scholars in the area of migration and integration (Malmõ, Suécia)
2019/02/16 Gender Equality in the video games sector in Portugal. Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto (12ªEdição)
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2018/11/10 Place and Design: Reflections on the Pertinence of Communication in Urban Space. 2nd International Conference on Design and Digital Communication
Instituto Politécnico do Cávado e Ave (Barcelos, Portugal)
2017/11/25 Ser rapariga, africana e estudante de engenharia em Portugal: uma análise interseccional. III Congresso Internacional sobre Culturas- Interfaces da Lusofonia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017/07/07 Seguir a Corrente: Análise sobre  Mobilidade Estudantil Cabo-verdiana em tempo de novas políticas migratórias.  III Colóquio Luso- Afro- Brasileiro de Questões Curriculares
Universidade de Cabo Verde (Praia)
2016/11/11 Mobilidade Estudantil de Cabo-verdiana em Portugal: trajetórias e enfrentamentos. Seminário Internacional Viver em/a Mobilidade
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2016/09/16 Mobilidade Estudantil de Cabo-verdianas em Portugal: quem são e o que buscam? I Simpósio sobre Políticas para a Igualdade e Investigação em Direitos Humanos e Género (Planequal).
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
2016/07/02 Estudantes Cabo-verdianas em Portugal: novos perfis migratórios. IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2016/03/12 O racismo através dos discursos de estudantes africanos. II Simpósio do Programa Doutoral em Psicologia
Universidade do Porto- Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/09/06 - Atual A participação feminina na cultura do live streaming de videojogos: um modelo para a inclusão e igualdade de género
Coorientador de Maria Julia Limeira Vieira da Cunha
Programa Doutoral em Novos Media (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/06/20 - Atual My Body, the Moon.
Orientador de Terhi Marttila
Pós-doutoramento no âmbito do Egames lab (Outra)
Instituto de Tecnologias Interativas, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/10/24 - 2023/10/25 Psicologia: Realidade Virtual no Contexto da Psicologia
Outro
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
2023/10/20 - 2023/10/22 As Mulheres e os Videojogos. Uma tertúlia entre profissionais e estudantes, no feminino, das diferentes disciplinas envolvidas na produção de videojogos, para discutir a representação feminina na indústria dos videojogos,
Mesa-redonda
Bibliogamers
Biblioteca de Marvila, Portugal
2021/09/13 - 2021/09/15 I have attended the 25th Anniversary Annual International CyberPsychology, CyberTherapy & Social Networking Conference (CYPSY25).
Congresso
25th Anniversary Annual International CyberPsychology, CyberTherapy & Social Networking Conference (CYPSY25)
2018/11/21 - 2018/11/21 Digital Games in Portugal: Gender Asymmetries in Higher Education (Poster)
Conferência
10th Conference on Videogame Sciences and Artes
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/07/12 EXPLORING THE USE OF IMMERSIVE NARRATIVES FOR SOCIAL AWARENESS: GENDER EQUALITY
Arguente
Rakel Cogliatti de Souza (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2023/05/18 Viagem à Costa Portuguesa: o Jogo como Ferramenta para a Aprendizagem da Biodiversidade Marinha
Arguente
Mariana Teixeira Pereira Pires Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2022/07/28 Aprendizagem sobre mobilidade sustentável com recurso à Ludificação. Experiência didática na Geografia do 11º ano.
Arguente principal
Ana Isabel Matias Louro Martins (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2021/10/08 More Girls in Technology: Playful Game that Disseminates Front-End Language Content for Girls [Mais meninas na tecnologia: jogo lúdico que dissemina o conteúdo da linguagem front-end para garotas].
Arguente principal
Larissa Caetano Vitoriano (Mestrado)
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
2021/08/31 Jury of the master thesis by project in Technological Education.of Layane Bastos dos Santos titled "Queixas Escolares na Educação Profissional e Tecnológica: Contribuições da Série Desmedicalizando para a Práxis Docente.
Arguente
Layane Bastos dos Santos (Mestrado)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, Brasil
2021/06/29 Selvática: Visual Poetics about the Monstrous Feminine [Selvática: Poéticas visuais sobre o feminino monstruoso], Multimedia Art Master, Lisbon University Fine Arts Faculty [Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa]. Evaluated with 20 (in 20).
Arguente principal
Lorena Ramos Lomba (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/06/02 - 2023/08/25 Tópicos, Revista de Filosofia (2007-8498) Universidad Panamericana
2021/12/12 - 2022/01/02 Journal of Digital Media e Interaction (2184-3120) DigiMedia - Digital Media and Interaction Research Center

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2022/01/20 - 2022/03/14 Membro da comissão de avaliação e acreditação de ciclos de estudos da A3ES.
Avaliador
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/11/30 - 2023/11/30 Workshop "Games I have never played: digital works made by Portuguese women (1980-2000) Workshop (Outros) Universidade de Aveiro, Portugal
2018/09/06 - 2019/07/13 Projeto de Pesquisa: Dissertação Design (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2017/09/05 - 2019/07/11 Comportamento Organizacional Design de Jogos e Animação Digital (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2018/09/06 - 2019/07/09 Cultura Contemporânea Design (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2018/09/06 - 2019/07/05 Seminários e Workshops em Design Design (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2017/09/05 - 2019/06/11 Psicologia das Emoções Design de Jogos e Animação Digital (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2012/02/04 - 2014/07/27 Psicologia Social/Educacional Pedagogia/Letras (Licence) Universidade Federal de Campina Grande Centro de Formação de Professores, Brasil
2004/09/21 - 2011/06/06 Psicologia da Educação Pedagogia (Licence) Universidade Federal do Piauí, Brasil

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2022/10/07 The GAGE Project was one of the topics of the edition of the Brazilian magazine Micro-Sistemas. Micro Sistemas Magazine
2018/08/16 Entrevista concedida ao Jornal “A Nação” de Cabo Verde. Título da reportagem: Brasileira realiza estudo sobre cabo-verdianas que cursam engenharias em Portugal. A Nação
2018 Artigo de opinião- Instituto Politécnico do Porto: Rubrica “Opinião P. Porto”. Opinião P. Porto

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2024/01/11 - Atual Gameficados Podcast A representatividade feminina na indústria dos jogos digitais

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021/10 - Atual Sociedade Portuguesa de Psicodrama Sócia Candidata

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/09/19 - 2020/09/19 Member of the Jury for Master's Student Qualification Exam. Student: Layane Bastos dos Santos. Dissertation title: Teachers' perceptions about students' school complaints: a proposal in the development of textbooks. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Brasil

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2018/10/01 - 2019/01/30 Mentor of the undergraduate student of Technologies and Information Systems for Web, Scientific Research and Development Integration Fellow of the Media Arts and Design Research Unit of ESMAD (Instituto Politécnico do Porto). Rodrigo Daniel Lopes de Queirós
Distinções

Outra distinção

2023 Nominated for Spotlight Awards - Community Impact Category
Game Dev Lisbon, Portugal
2007 Honored Professor
Fundação Universidade Estadual do Piauí, Brasil