???global.info.a_carregar???
PEDRO BALAUS CUSTÓDIO. Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1987); especializado em Ensino do Português pela mesma faculdade (1989) e Mestre em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1992). Em 2004 doutorou-se em Didática da Literatura na Universidade de Coimbra. Possui Po´s-Doutoramento em Letras na Universidade da Beira Interior. É detentor do título de Agregação em Estudos Literários pela Universidade de Aveiro. É investigador integrado do Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Professor Coordenador Principal na Escola Superior de Educação de Coimbra, leciona Didática do Português e seminários de formação de professores, nas áreas da leitura, escrita e didática da literatura. Desempenhou, também, as funções de Diretor dos Programas FEP – Formação e Ensino do Português e Fernão de Oliveira - Formação Contínua de Português. Desde 2013 exerce a Coordenação da Área científica de Português /Grupo Científico e Disciplinar de Humanidades. É atualmente o Coordenador do Gabinete de Relações Internacionais. Ao longo dos últimos anos tem sido revisor científico de Português para o 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico em várias editoras portuguesas. Tem pertencido a diferentes comissões científicas de eventos nacionais e internacionais no âmbito do ensino do Português, e tem sido professor convidado de várias universidades europeias.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
PEDRO BALAUS CUSTÓDIO

Nomes de citação

  • Custódio, Pedro Balaus
  • Custódio, Pedro B.
  • Custódio, Pedro

Identificadores de autor

Ciência ID
2A1D-C308-04AF
ORCID iD
0000-0003-2140-7304

Endereços de correio eletrónico

  • balaus@esec.pt (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) Rua Dom João III – Solum 3030-329 Coimbra, Portugal, 3030-329, Coimbra, Coimbra, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas
  • Humanidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2019 - 2021
Concluído
Agregação em Estudos Literários. (Título de Agregado)
Especialização em Agregação em Estudos Literários.
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2019
Concluído
Curso de Pós-Doutoramento em Letras. “Speech and texts in the Curricular Documents of Basic Education”. (Pós-doutoramento)
Especialização em Curso de Pós-Doutoramento em Letras.
Universidade da Beira Interior, Portugal
2001 - 2004
Concluído
Doutoramento em Didática da Literatura Portuguesa (Doutoramento)
Especialização em Didática da Literatura Portuguesa
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Muito Bom, com distinção e louvor por unanimidade
1989 - 1992
Concluído
Mestrado em Literatura Portuguesa – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Mestrado)
Especialização em Mestrado em Literatura Portuguesa
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
1987 - 1989
Concluído
Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas – Ramo de Formação Educacional (Licenciatura)
Especialização em Ramo de Formação Educacional
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
1983 - 1987
Concluído
Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura)
Especialização em Estudos Portugueses e Franceses – Ramo Científico
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/12/01 - Atual Professor Coordenador Principal (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2013/06/01 - 2019/01/01 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
1994 - 1998 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/01/01 - Atual Professor Coordenador com Agregação Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2008 - 2012 Professor Adjunto. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2000 - 2003 Assistente do 2º triénio. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
1998 - 2000 Assistente do 1º triénio. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
1991 - 1993 Assistente do 2º triénio. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Guarda. Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Pedro Balaus Custódio. "formação de professores de português no ensino básico em portugal". Revista Hipótese (2022): https://doi.org/10.47519/eiaerh.v7.2021.ID32.
    10.47519/eiaerh.v7.2021.ID32
  2. Furtado, Amílcar Bruno Robalo; Correia, Isabel; Custódio, Pedro Balaus. "O papel do docente de língua gestual portuguesa na educação de infância : a chave para o desenvolvimento linguístico". (2021): http://hdl.handle.net/10400.26/47260.
  3. Custódio, Pedro Balaus. "A formação de professores de português no ensino básico em Portugal : confluências e interseções na prática". (2021): http://hdl.handle.net/10400.26/47248.
  4. Furtado, Amílcar Bruno Robalo; Correia, Isabel; Custódio, Pedro Balaus. "O papel do docente de língua gestual portuguesa na educação de infância : a chave para o desenvolvimento linguístico". (2021): http://hdl.handle.net/10400.26/47260.
  5. Ramos, Maria Helena Santos; Custódio, Pedro Balaus; Marçali, Maria João. "Fluência de leitura na transição do 3.º para o 4.º ano". (2020): http://hdl.handle.net/10400.26/47258.
  6. Cardoso, Maria Elisabete da Cruz Cardoso; Custódio, Pedro Balaus. "O contributo das novas tecnologias para o ensino do Português". (2020): http://hdl.handle.net/10400.26/47254.
  7. Ramos, Maria Helena Santos; Custódio, Pedro Balaus; Marçali, Maria João. "Fluência de leitura na transição do 3.º para o 4.º ano". (2020): http://hdl.handle.net/10400.26/47258.
  8. Pedro Balaus Custódio. "A literatura que se ensina no 2º Ciclo do Básico Português – Desajustamentos e reduplicações". Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ 18 30 (2019): https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.42923.
    10.12957/palimpsesto.2019.42923
  9. Custódio, Pedro Balaus. "Jovens leitores e um soneto português do séc. XVIII : uma aliança viável? : um ensaio no 2º ciclo do ensino básico". (2019): http://hdl.handle.net/10400.26/47264.
  10. Custódio, Pedro Balaus. "A literatura que se ensina no 2º ciclo do básico Português : desajustamentos e reduplicações". (2019): http://hdl.handle.net/10400.26/47247.
    10.12957/palimpsesto.2019.42923
  11. Custódio, Pedro Balaus. "A história trágico-marítima : sobrevivência e fertilidade didática no programa e metas curriculares de Português". (2019): http://hdl.handle.net/10400.26/47261.
  12. Custódio, Pedro Balaus. "Três poetas de visita à sala de aula : proposta didática para o 2º ciclo do ensino básico português". (2018): http://hdl.handle.net/10400.26/47256.
  13. Custódio, Pedro Balaus. "The importance of new didactic materials in teaching portuguese to Erasmus+ students : some practices in course at the College of Education of the Polytechnic Institute of Coimbra". (2018): http://hdl.handle.net/10400.26/47259.
  14. Custódio, Pedro Balaus. "Molduras didáticas para o texto literário nos manuais do 2º ciclo do ensino básico : alguns aportes". (2017): http://hdl.handle.net/10400.26/47242.
  15. Custódio, Pedro Balaus. "Como vos atreveis a mentir, Senhora? Rosas em Janeiro? : a revisitação de uma lenda : um diálogo intertextual no Ensino Básico". (2015): http://hdl.handle.net/10400.26/47223.
  16. Custódio, Pedro Balaus. "De como os livros são pontes intertextuais : propostas de leitura para o 2º CEB". (2014): http://hdl.handle.net/10400.26/47225.
  17. Custódio, Pedro Balaus. "Experiências significativas de leitura no 2º CEB : representatividade e qualidade dos textos literários". (2012): http://hdl.handle.net/10400.26/47240.
  18. Custódio, Pedro Balaus. "A compreensão da leitura no 1.º Ciclo do Ensino Básico português: alguns contributos do PNEP. Um breve apontamento". (2011): https://doi.org/10.25755/int.474.
    10.25755/int.474,title
  19. Custódio, Pedro. "A compreensão da leitura no 1º ciclo do ensino básico português: alguns contributos do PNEP um breve apontamento". (2011): http://hdl.handle.net/10400.15/529.
  20. Custódio, Pedro Balaus. "A compreensão da leitura no 1.º Ciclo do Ensino Básico português: alguns contributos do PNEP. Um breve apontamento". (2011): https://doi.org/10.25755/int.474.
    https://doi.org/10.25755/int.474
  21. Custódio, Pedro Balaus. "O novo programa de Português para o 1º Ciclo do Ensino Básico : orientações e perspectivas". (2009): http://hdl.handle.net/10400.26/47245.
  22. Custódio, Pedro Balaus. "Análise e produção de materiais didácticos de português no ensino básico : alguns princípios orientadores". (2009): http://hdl.handle.net/10400.26/47220.
Capítulo de livro
  1. Correia, Isabel; Da Silva Conde E Sousa, Joana Rita; Custódio, Pedro Balaus. "Acessibilidade linguística : proposta de atividades para o ensino da LGP a alunos ouvintes do 1º ciclo". Almedina, 2022.
  2. Custódio, Pedro Balaus. "De Portugal à terra de Vera Cruz : entre a libras e a LGP - do estatuto não pluricêntrico das línguas de sinais". e-Manuscrito, 2022.
  3. Correia, Isabel; Da Silva Conde E Sousa, Joana Rita; Custódio, Pedro Balaus. "Acessibilidade linguística : proposta de atividades para o ensino da LGP a alunos ouvintes do 1º ciclo". Almedina, 2022.
  4. Correia, Isabel; Custódio, Pedro Balaus; Silva, Rafaela. "From voidness to language : the sign language interpreter in higher education". Dykinson, 2021.
  5. Custódio, Pedro Balaus. "A literatura como memória e património : uma sugestão de leitura intertextual para a educação básica portuguesa". Octaedro, 2020.
  6. Custódio, Pedro Balaus. "Os relatos de naufrágios d'a história trágico-marítima : algumas pistas didáticas para um regresso à aula de Português". Dislogarts, 2020.
Livro
  1. Correia, Isabel; Custódio, Pedro Balaus; da Silva Conde e Sousa, Joana Rita. International sign system : caminhos para umainvestigação linguística. Bordô-Grená. 2023.
  2. Correia, Isabel; Custódio, Pedro Balaus; da Silva Conde e Sousa, Joana Rita. International sign system : caminhos para umainvestigação linguística. Bordô-Grená. 2023.
  3. Custódio, Pedro Balaus; Taufer, Adauto Locatelli; Correia, Isabel. Algumas percepções dos alunos sobre a educação literária no 2º ciclo do ensino básico português : considerações prévias sobre um estudo exploratório. Paco Editorial. 2022.
  4. Ramos, Maria Helena Santos; Custódio, Pedro Balaus. A formação de leitores no 1º ciclo do ensino básico : mudanças e novos rumos. Bordô-Grená. 2021.
Tese / Dissertação
  1. Raposo, Cristiana Ferreira. "A leitura de histórias no desenvolvimento de hábitos e de atitudes relativos ao meio ambiente no pré-escolar: alguns contributos". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/44491.
  2. Ribeiro, Constança Sá. "Desenvolvimento de competências socioemocionais na educação pré-escolar: a literatura para a infância como instrumento pedagógico". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/47686.
  3. Raposo, Cristiana Ferreira. "A leitura de histórias no desenvolvimento de hábitos e de atitudes relativos ao meio ambiente no pré-escolar: alguns contributos". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/44491.
  4. Arzileiro, Andreia Filipa Castela Baptista. "A importância da leitura no jardim de infância e no respetivo ambiente familiar". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.26/41691.
  5. Borges, Alexandra de Jesus Oliveira. "Hábitos de leitura de crianças em final de ciclo". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.26/41701.
  6. Arzileiro, Andreia Filipa Castela Baptista. "A importância da leitura no jardim de infância e no respetivo ambiente familiar". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.26/41691.
  7. Borges, Alexandra de Jesus Oliveira. "Hábitos de leitura de crianças em final de ciclo". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.26/41701.
  8. Pereira, Raquel Alexandra Lopes. "Promoção da leitura e da escrita através de materiais didáticos no ensino pré-escolar". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/37573.
  9. Silva, Mariana Antunes da. "A introdução de hábitos de leitura no ensino pré-escolar – alguns contributos". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/36899.
  10. Freitas, Eliana Filipa Nogueira de. "A poesia na sala de aula: cem segredos, sem medos!". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/36976.
  11. Lopes, Sara Isabel Ferreira. "A importância da leitura no desenvolvimento do léxico". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/37572.
  12. Silva, Mariana Antunes da. "A introdução de hábitos de leitura no ensino pré-escolar – alguns contributos". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/36899.
  13. Pereira, Raquel Alexandra Lopes. "Promoção da leitura e da escrita através de materiais didáticos no ensino pré-escolar". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/37573.
  14. Lopes, Sara Isabel Ferreira. "A importância da leitura no desenvolvimento do léxico". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/37572.
  15. Freitas, Eliana Filipa Nogueira de. "A poesia na sala de aula: cem segredos, sem medos!". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/36976.
  16. Dias, Susana Cristina Alves. ""Literatura-te" – Contributos para a educação literária no 2.º CEB". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/34537.
  17. Santos, Jennifer dos. "O papel do educador na promoção da leitura em idade precoce". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/31981.
  18. Beja, Susana Margarida Lourenço. "Alguns contributos para a aprendizagem da escrita no 1.º CEB: uma experiência com a escrita criativa e lúdica". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/33221.
  19. Barros, Laura Margarida Rego. "(Re)Organização do cantinho das histórias: conta-me uma história". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/32950.
  20. Santos, Jennifer dos. "O papel do educador na promoção da leitura em idade precoce". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/31981.
  21. Santos, Jennifer dos. "O papel do educador na promoção da leitura em idade precoce". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/31981.
  22. Beja, Susana Margarida Lourenço. "Alguns contributos para a aprendizagem da escrita no 1.º CEB: uma experiência com a escrita criativa e lúdica". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/33221.
  23. Dias, Susana Cristina Alves. ""Literatura-te" – Contributos para a educação literária no 2.º CEB". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/34537.
  24. Barros, Laura Margarida Rego. "(Re)Organização do cantinho das histórias: conta-me uma história". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/32950.
  25. Ferreira, Juliana Pereira da Silva. "O papel do livro infantil na motivação para a leitura: uma breve abordagem no 1.º CEB". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/31156.
  26. Correia, Andreia Filipa Cadete. "Escrita criativa: práticas para o desenvolvimento e competências da escrita no 2º CEB". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/28071.
  27. Carvalho, Ana Filipa Almeida. "A importância da promoção da leitura em contexto de jardim-de-infância". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/31133.
  28. Almas, Luísa Carolina Fernandes das. "O desenvolvimento do gosto pela escrita no 2º CEB - algumas sugestões e propostas didáticas". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/29084.
  29. Dias, Érica Sofia Teixeira. "O uso das novas tecnologias no ensino do portugês: algumas propostas didáticas com recurso ao programa VideoScribe". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/31155.
  30. Marques, Sara Lúcia Faria. "O manual escolar de português no 1.º CEB: algumas perspectivas das crianças e dos pais". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/31191.
  31. Ferreira, Ana Cláudia Gaspar. "Literatura infantil - propostas didáticas no âmbito do 1º CEB". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/28066.
  32. Dias, Érica Sofia Teixeira. "O uso das novas tecnologias no ensino do portugês: algumas propostas didáticas com recurso ao programa VideoScribe". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/31155.
  33. Ferreira, Ana Cláudia Gaspar. "Literatura infantil - propostas didáticas no âmbito do 1º CEB". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/28066.
  34. Marques, Sara Lúcia Faria. "O manual escolar de português no 1.º CEB: algumas perspectivas das crianças e dos pais". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/31191.
  35. Carvalho, Ana Filipa Almeida. "A importância da promoção da leitura em contexto de jardim-de-infância". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/31133.
  36. Ferreira, Juliana Pereira da Silva. "O papel do livro infantil na motivação para a leitura: uma breve abordagem no 1.º CEB". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/31156.
  37. Almas, Luísa Carolina Fernandes das. "O desenvolvimento do gosto pela escrita no 2º CEB - algumas sugestões e propostas didáticas". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/29084.
  38. Correia, Andreia Filipa Cadete. "Escrita criativa: práticas para o desenvolvimento e competências da escrita no 2º CEB". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/28071.
  39. Domingues, Sara Patrícia Braguês. "A produção de texto no 2º ciclo: a escrita criativa e a planificação do texto como estratégias". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/23907.
  40. Mateiro, Vanessa Sofia Castro. "A literatura infantil no pré-escolar e no 1º CEB: como abrir caminhos à imaginação". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/23144.
  41. Lopes, Soraia Filipa Ventura. "Literacia familiar: da educação pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico. Algumas práticas e hábitos de leitura de histórias". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/23127.
  42. Pimenta, Ana Daniela Simões. "O desenvolvimento da linguagem oral no pré-escolar e no 1º CEB". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/23920.
  43. Dias, Marisa da Conceição Ferreira. "O questionamento e a aprendizagem". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/24820.
  44. Pimenta, Ana Daniela Simões. "O desenvolvimento da linguagem oral no pré-escolar e no 1º CEB". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/23920.
  45. Lopes, Soraia Filipa Ventura. "Literacia familiar: da educação pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico. Algumas práticas e hábitos de leitura de histórias". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/23127.
  46. Domingues, Sara Patrícia Braguês. "A produção de texto no 2º ciclo: a escrita criativa e a planificação do texto como estratégias". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/23907.
  47. Mateiro, Vanessa Sofia Castro. "A literatura infantil no pré-escolar e no 1º CEB: como abrir caminhos à imaginação". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/23144.
  48. Silva, Bruno André Ferreira. "A escola a tempo inteiro - uma perspetiva dos pais e encarregados de educação". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18908.
  49. Nunes, Margarida Inês Nogueira Aguilar. "A educação pré-escolar e o desenvolvimento das competências narrativas - a relação da criança com o herói dos contos tradicionais". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18903.
  50. Costa, Sónia Teresa Simões da. "Alunos com necessidades educativas especiais integrados na disciplina de português: realidade ou utopia?". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18211.
  51. Sampaio, Ricardo Marco Pimenta. "O português como língua estrangeira: uma intervenção em escolas escocesas". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18563.
  52. Jerónimo, Ana Maria Rodrigues. "Um desafio com outros óculos no 1º ciclo do ensino básico: aplicação do ColorADD". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18343.
  53. Martins, Inês Bárbara. "A seleção de textos nas aulas de português no 6º ano do ensino básico: aspetos e considerações didáticas no domínio da educação literária". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18546.
  54. Ferreira, Maria João Silva. "Quem conta um conto aumenta um ponto". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18641.
  55. Silva, Cathy da. "Estudo exploratório sobre algumas emoções a partir de textos de literatura para a infância". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18640.
  56. Pimentel, Juliana Helena Alvoeiro. "A importância das histórias no pré-escolar". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/23129.
  57. Martins, Inês Bárbara. "A seleção de textos nas aulas de português no 6º ano do ensino básico: aspetos e considerações didáticas no domínio da educação literária". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18546.
  58. Sampaio, Ricardo Marco Pimenta. "O português como língua estrangeira: uma intervenção em escolas escocesas". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18563.
  59. Silva, Bruno André Ferreira. "A escola a tempo inteiro - uma perspetiva dos pais e encarregados de educação". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18908.
  60. Martins, Inês Bárbara. "A seleção de textos nas aulas de português no 6º ano do ensino básico: aspetos e considerações didáticas no domínio da educação literária". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18546.
  61. Ferreira, Maria João Silva. "Quem conta um conto aumenta um ponto". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18641.
  62. Sampaio, Ricardo Marco Pimenta. "O português como língua estrangeira: uma intervenção em escolas escocesas". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18563.
  63. Pimentel, Juliana Helena Alvoeiro. "A importância das histórias no pré-escolar". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/23129.
  64. Costa, Sónia Teresa Simões da. "Alunos com necessidades educativas especiais integrados na disciplina de português: realidade ou utopia?". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18211.
  65. Silva, Cathy da. "Estudo exploratório sobre algumas emoções a partir de textos de literatura para a infância". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18640.
  66. Rocha, Catarina Alexandra Pereira. ""Um desafio com outros óculos!" no 2º ciclo do ensino básico: aplicação Color ADD: relatório final". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.26/17428.
  67. Neto, Ana Rita Silva. "A seleção de textos literários no 4º ano do ensino básico: um recorte didático da educação literária". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.26/15442.
  68. Neto, Ana Rita Silva. "A seleção de textos literários no 4º ano do ensino básico: um recorte didático da educação literária". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.26/15442.
  69. Neto, Ana Rita Silva. "A seleção de textos literários no 4º ano do ensino básico: um recorte didático da educação literária". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.26/15442.
  70. Cavaleiro, Dora Helena Pereira. "Materiais didácticos para o ensino da classe das conjunções: uma proposta para Angola". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/11494.
  71. Marques, Luísa Adriana de Oliveira. "Produção de materiais didáticos para a consolidação de conceitos gramaticais no 4º ano do ensino básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/13208.
  72. Marques, Luísa Adriana de Oliveira. "Produção de materiais didáticos para a consolidação de conceitos gramaticais no 4º ano do ensino básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/13208.
  73. Cavaleiro, Dora Helena Pereira. "Materiais didácticos para o ensino da classe das conjunções: uma proposta para Angola". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/11494.
  74. Figueira, Ana Cecília Gonçalves. "Algumas propostas de materiais didáticos para o 4º ano do ensino básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/11840.
  75. Peixoto, Graça Maria Fragoso Rebelo dos Santos. "A caminho da fluência na leitura oral". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/11842.
  76. Almeida, Adelina Maria Dias de. "O meio socioeconómico e o desenvolvimento das competências de leitura e escrita em crianças do 2º ano de escolaridade". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/11843.
  77. Almeida, Adelina Maria Dias de. "O meio socioeconómico e o desenvolvimento das competências de leitura e escrita em crianças do 2º ano de escolaridade". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/11843.
  78. Peixoto, Graça Maria Fragoso Rebelo dos Santos. "A caminho da fluência na leitura oral". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/11842.
  79. Peixoto, Graça Maria Fragoso Rebelo dos Santos. "A caminho da fluência na leitura oral". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/11842.
  80. Figueira, Ana Cecília Gonçalves. "Algumas propostas de materiais didáticos para o 4º ano do ensino básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/11840.
  81. Moita, Ana Paula Mendes. "Conto contigo: a afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/17527.
  82. Carnaz, Maria Elisabete Alves Rosa. "Da criatividade à escrita criativa". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/12238.
  83. Santos, Ana Margarida Machado dos. "Eu teclo, tu teclas, nós teclamos: as TIC - contributo para o desenvolvimento da escrita no 3º ano". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/11378.
  84. Lobo, Ana Raquel Santos e. "Avaliação de manuais escolares de português". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/12145.
  85. Pedrosa, Maria da Luz Machado de Paiva Fidalgo. "A selecção dos manuais de língua portuguesa no 1º CEB: condicionantes e sugestões de melhoramento". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/11386.
  86. Carnaz, Jorge Manuel Couceiro Gomes. "O conto". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/12496.
  87. Sousa, Ana Rita Abreu Cordeiro de. "O ensino da leitura a adultos". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/11320.
  88. Sousa, Ana Rita Abreu Cordeiro de. "O ensino da leitura a adultos". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/11320.
  89. Custódio, Inês Lopes. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica : Os contributos do jogo dramático para a construção de histórias". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.8/1868.
  90. Moita, Ana Paula Mendes. "Conto contigo: a afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/17527.
  91. Pedrosa, Maria da Luz Machado de Paiva Fidalgo. "A selecção dos manuais de língua portuguesa no 1º CEB: condicionantes e sugestões de melhoramento". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/11386.
  92. Carnaz, Maria Elisabete Alves Rosa. "Da criatividade à escrita criativa". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/12238.
  93. Lobo, Ana Raquel Santos e. "Avaliação de manuais escolares de português". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/12145.
  94. Sousa, Ana Rita Abreu Cordeiro de. "O ensino da leitura a adultos". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/11320.
  95. Santos, Ana Margarida Machado dos. "Eu teclo, tu teclas, nós teclamos: as TIC - contributo para o desenvolvimento da escrita no 3º ano". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/11378.
  96. Carnaz, Jorge Manuel Couceiro Gomes. "O conto". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/12496.
  97. Pedrosa, Maria da Luz Machado de Paiva Fidalgo. "A selecção dos manuais de língua portuguesa no 1º CEB: condicionantes e sugestões de melhoramento". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/11386.
  98. Custódio, Inês Lopes. "Refletindo sobre a Prática Pedagógica : Os contributos do jogo dramático para a construção de histórias". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.8/1868.
  99. Guardado, Guida Manuela dos Santos. "A aprendizagem da escrita". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/11364.
  100. Pinto, Luísa Maria Madeira Amaral. "Leitura". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/11363.
  101. Rodrigues, Francisco José Dias. "Para o desenvolvimento da compreensão da leitura". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/12155.
  102. Rodrigues, Francisco José Dias. "Para o desenvolvimento da compreensão da leitura". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/12155.
  103. Guardado, Guida Manuela dos Santos. "A aprendizagem da escrita". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/11364.
  104. Pinto, Luísa Maria Madeira Amaral. "Leitura". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/11363.
  105. Oliveira, Isabel da Conceição Alves Martelo de. "Aquisição de competências de escrita através das vivências do quotidiano". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/12896.
  106. Rodrigues, Ana Paula Gonçalves Neves. "Os hábitos de leitura e as influências sobre a escrita em português". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/12784.
  107. Pereira, Maria Fernanda Jesus Laranjeira Santos. "Dinamização de bibliotecas escolares". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11081.
  108. Santos, Fernanda Maria Reis dos. "O desbloqueio da escrita no ensino básico". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11155.
  109. Santos, Maria da Graça Neves Bizarro. "O desenvolvimento de competências de escrita". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11234.
  110. Pinto, Cristina do Céu Almeida Queiroz. "Entre a teoria e a prática pedagógica: a influência da formação do PNEP no ensino da escrita no Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/12565.
  111. Póvoa, Aida Estrela da Cruz. "A influência do meio social na aprendizagem da escrita". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11276.
  112. Miranda, Olinda Maria de Freitas. "As melhorias das competências de escrita". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11244.
  113. França, Maria Fernanda Rodrigues Luís. "Alterações dos métodos de trabalho didáctico". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11349.
  114. Coelho, Isabel Maria Gândara Francisco. "De pequenino se faz um leitor". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11083.
  115. Santos, Maria da Graça Neves Bizarro. "O desenvolvimento de competências de escrita". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11234.
  116. Pereira, Maria Fernanda Jesus Laranjeira Santos. "Dinamização de bibliotecas escolares". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11081.
  117. Rodrigues, Ana Paula Gonçalves Neves. "Os hábitos de leitura e as influências sobre a escrita em português". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/12784.
  118. Santos, Fernanda Maria Reis dos. "O desbloqueio da escrita no ensino básico". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11155.
  119. Pinto, Cristina do Céu Almeida Queiroz. "Entre a teoria e a prática pedagógica: a influência da formação do PNEP no ensino da escrita no Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/12565.
  120. França, Maria Fernanda Rodrigues Luís. "Alterações dos métodos de trabalho didáctico". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11349.
  121. Póvoa, Aida Estrela da Cruz. "A influência do meio social na aprendizagem da escrita". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11276.
  122. Coelho, Isabel Maria Gândara Francisco. "De pequenino se faz um leitor". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11083.
  123. Oliveira, Isabel da Conceição Alves Martelo de. "Aquisição de competências de escrita através das vivências do quotidiano". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/12896.
  124. Santos, Maria da Graça Neves Bizarro. "O desenvolvimento de competências de escrita". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11234.
  125. Pinto, Cristina do Céu Almeida Queiroz. "Entre a teoria e a prática pedagógica: a influência da formação do PNEP no ensino da escrita no Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/12565.
  126. Pereira, Maria Fernanda Jesus Laranjeira Santos. "Dinamização de bibliotecas escolares". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11081.
  127. Custódio, Pedro Balaus. "A leitura e o cânone literário nos programas de português : uma década de mudanças (1991-2001)". Doutoramento, 2004. http://hdl.handle.net/10316/12219.
  128. Custódio, Pedro Balaus. "A leitura e o cânone literário nos programas de português : uma década de mudanças (1991-2001)". Doutoramento, 2004. http://hdl.handle.net/10316/12219.