???global.info.a_carregar???
TERESA LEONOR M. VALE (1967), BA in History-History of Art (FLUL, 1989), MA in History of Art (FLUL, 1994), PhD in History of Art (FLUL, 1999), with the dissertation entitled The Import of Italian Sculpture in the Context of Artistic-Cultural Relations between Portugal and Italy in the 17th Century. Holder of specialized studies in Artistic Heritage Museology, she collaborated for more than a decade with the General Directorate of National Buildings and Monuments and more recently with the São Roque Museum. He held teaching roles (and pedagogical management) at the Escola Superior de Artes Decorativas (FRESS) and at U. Lusófona and holds identical teaching roles (since 2010) at FLUL, being Assistant Professor since 2012, and since 2018 Assistant Professor with Aggregation at the same Faculty. She curated exhibitions and edited publications inherent to them: A Encomenda Prodigiosa (2013), From Rome to Lisbon (2015), Na periferia de uma coleção (2023-2024). She is the author of publications in the field of History and Art History. Books (selection): Scultura Barocca Italiana in Portogallo Opere, artisti, committenti (2010), La Collezione di Argenti Sacri della chiesa di S. Antonio dei Portoghesi in Roma (2014), Arte e Diplomacia (2015), Ourivesaria Barroca Italiana em Portugal (2016), Da Igreja e do Palácio (2019), A Academia de Portugal em Roma ao Tempo de D. João V (2021), From Rome to Lisbon (ed. and author, 2016), A Capela de S. João Batista da Igreja de S. Roque (ed. and author, 2015, with English and Italian editions 2017), The Art of the Valadiers (ed. and author, 2017), Régio Aparato e Soberano Festejo (ed. and author, 2019), Na periferia de uma colecção (ed. and author, 2023). Articles in: Archivo Español de Arte, The Burlington Magazine, Studiolo, Arte Cristiana, Studi sul Settecento Romano. Studi di Memofonte, Revue des Musées de France. TERESA LEONOR M. VALE (1967), licenciada em História, variante de História da Arte (FLUL, 1989), Mestre em História da Arte (FLUL, 1994), Doutora em História da Arte (FLUL, 1999), com a dissertação intitulada A Importação de Escultura Italiana no Contexto das Relações Artístico-Culturais entre Portugal e Itália no Século XVII. Detentora de estudos especializados de Museologia Património Artístico, colaborou, durante mais de uma década com a Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais e mais recentemente com o Museu de São Roque. Exerceu funções de docência (e de direcção pedagógica) na Escola Superior de Artes Decorativas (FRESS) e na U. Lusófona e exerce idênticas funções docentes (desde 2010) na FLUL, sendo desde 2012 Professora Auxiliar, desde 2018 Professora Auxiliar com Agregação da mesma Faculdade. Comissariou exposições e coordenou publicações inerentes às mesmas: A Encomenda Prodigiosa (2013), De Roma para Lisboa (2015), Na periferia de uma coleção (2023-2024). É autora de publicações no domínio da História e da História da Arte. Livros (selecção): Scultura Barocca Italiana in Portogallo Opere, artisti, committenti (2010), La Collezione di Argenti Sacri della chiesa di S. Antonio dei Portoghesi in Roma (2014), Arte e Diplomacia (2015), Ourivesaria Barroca Italiana em Portugal (2016), Da Igreja e do Palácio. Estratégias e práticas de mecenato artístico dos cardeais joaninos (2019), A Academia de Portugal em Roma ao Tempo de D. João V (2021), From Rome to Lisbon (ed. e autor, 2016), A Capela de S. João Batista da Igreja de S. Roque (ed. e autor, 2015, com edições inglesa e italiana 2017), The Art of the Valadiers (ed. e autor, 2017), Régio Aparato e Soberano Festejo (ed. e autor, 2019), Na periferia de uma coleção (ed. e autor, 2023). Artigos em: Archivo Español de Arte , The Burlington Magazine, Studiolo, Arte Cristiana, Studi sul Settecento Romano. Studi di Memofonte, Revue des Musées de France.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Teresa Leonor Magalhães Vale

Nomes de citação

  • Vale, Teresa
  • Teresa Leonor M. Vale
  • Teresa Leonor Vale

Identificadores de autor

Ciência ID
2915-C78B-97F5
ORCID iD
0000-0003-1711-5245

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - História da Arte

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Italiano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2018/09/06 - 2018/09/07
Concluído
História, especialidade em História da Arte (Título de Agregado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Aprovação por unanimidade
1996 - 1999/07/23
Concluído
História da Arte (Doutoramento) (Doutoramento)
Especialização em História da Arte
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"A Importação de Escultura Italiana no Contexto das Relações Artístico-Culturais entre Portugal e Itália no Século XVII" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovação por unanimidade
1991 - 1994
Concluído
Mestrado em História da Arte (Mestrado)
Especialização em História da Arte
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"A Capela de S. Gonçalo de Amarante na Igreja do Antigo Convento de S. Domingos de Benfica. Um Exemplo de Importação de Escultura Italiana no Século XVII" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por unanimidade
1985 - 1989
Concluído
Licenciatura em História, variante de História da Arte (Licenciatura)
Especialização em História da Arte
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
16 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/12 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
2012/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
2000 - 2008 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Pesquisa e Estudos Sociais, Portugal
1993 - 2002 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, Portugal
Escola Superior de Artes Decorativas, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1991 - 1995 Técnico Superior (Técnico Superior) Fundação Oriente, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Director do curso de Mestrado em História da Arte e Património, FLUL Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2023 Coordenador do Grupo de investigação ARS do ARTIS- Instituto de História da Arte, FLUL Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
1997 - 2000 Director de Unidade Orgânica Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, Portugal
Escola Superior de Artes Decorativas, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/07 - Atual Professor Auxiliar com agregação Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2007 - 2013 Ourives e Escultores. A Ourivesaria Barroca Italiana em Portugal – Acervo, contexto, agentes e processos de importação.
SFRH / BPD / 34487 / 2006
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
2004 - 2007 Tumulária Portuguesa do Maneirismo e do Barroco. Surgimento, definição e difusão de tipologias morfológicas e programas iconográficos
SFRH/B PD/14987/2004
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade do Porto - Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Teresa Leonor M. Vale. "L’attività dell’argentiere Giovanni Paolo Zappati (1691-1758) nella Roma del Settecento. Dalle «stanze delli argentieri» nel Palazzo dell’Accademia di Portogallo alle monumentali cancellate della Basilica Patriarcale di Lisbona". Rivista dell’Osservatorio per le Arti Decorative in Italia Nº 27 (2023): www.oadirivista.it.
    Publicado
  2. Teresa Leonor M. Vale. "Um busto de bento XIV, o Papa do Fidelíssimo, no Museu Nacional de Machado de Castro". ARTis On 13 (2022): 30-45. https://doi.org/10.37935/iha.aon2022.0023.
    Acesso aberto • Publicado • 10.37935/iha.aon2022.0015
  3. Teresa Leonor M. Vale. "Angelo Maria Spinazzi argentiere nella Roma del Settecento: la committenza portoghese". 26 (2022): www.oadirivista.it.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Vale, Teresa. "Da arte e da técnica: os desenhos como fonte de informação da prática artística. A oficina dos Valadier, ourives romanos dos séculos XVIII e XIX". in Quintana: revista do Departamento de Historia da Arte (2021):
    doi.org/10.15304/quintana.20.7472
  5. Vale, Teresa. "A Portuguese bishop’s pontifical mass service by Luigi Valadier". The Burlington Magazine 162 (2020): 288-295.
    Publicado
  6. Vale, Teresa. "Un Ecce Homo e un Cristo Redentore: due quadri di micromosaico e le rispettive cornici. Presenze del Settecento romano nelle Collezioni Reali portoghesi". Arte Cristiana. Rivista Internazionale di Storia dell’Arte e di Arti Liturgiche 915 (2019): 458-467.
    Publicado
  7. Teresa Leonor Vale. "La controversia en torno a Antonio Vendetti (1699-1796), un platero y broncista entre Roma y Madrid. La importancia del dibujo y del modelado como expresión y habilidad de los plateros en el siglo XVIII". Quintana: revista do Departamento de Historia da Arte 17 (2019): https://doi.org/10.15304/qui.17.3974.
    10.15304/qui.17.3974
  8. Teresa Leonor M. Vale. ""Arte italiano en Andalucía. Renacimiento y Barroco", de Felipe Serrano Estrella (coord.)". BSAA arte (2018): https://doi.org/10.24197/bsaaa.84.2018.404-405.
    10.24197/bsaaa.84.2018.404-405
  9. Vale, Teresa. "Art and festivities in Eighteenth century Rome: letters from a Portuguese priest, 1721-23.". The Burlington magazine CLX 1382 (2018):
    Publicado
  10. Vale, Teresa. "La controversia en torno a Antonio Vendetti (1699-1796), un platero y broncista entre Roma y Madrid. La importancia del dibujo y del modelado como expresión y habilidad de los plateros en el siglo XVIII.". Quintana 17 (2018): http://dx.doi.org/10.15304/qui.17.3974.
    Publicado
  11. Vale, Teresa Leonor M.. "“Che sarà cosa curiosissima e delle più belle”: a escultura barroca da Igreja do Loreto". Estudos Italianos em Portugal 13 (2018): 83-101. http://dx.doi.org/10.14195/0870-8584_13_6.
    Publicado • 10.14195/0870-8584_13_6
  12. Vale, Teresa. "I Valadier. L’Album dei disegni del Museo Napoleonico, Alvar González-Palacios". The Burlington Magazine 159 1369 (2017): 328-328.
    Publicado
  13. Vale, Teresa. "Sete estátuas e um relevo. As obras de Carlo Monaldi na Basílica de Nossa Senhora e Santo António de Mafra". Monumentos 35 (2017):
    Publicado
  14. Vale, Teresa. "Retrato de Fr. José Maria da Fonseca Évora (1690-1752): uma miniatura romana da década de trinta do século XVIII". Artis. Revista de História da Arte e Ciências do Património 5 (2017):
    Publicado
  15. Vale, Teresa. "Uno scultore portoghese a Roma: José de Almeida (1708-1770) e l’Accademia del Portogallo nella prima metà del Settecento.". Studiolo Revue d'Histoire de l'Art de l'Académie de France a Rome 13 (2016):
    Publicado
  16. Vale, Teresa. "Que ce soit la chose la plus parfaite que l’on puisse exécuter. Les œuvres créées par l’orfèvre Thomas Germain pour deux cardinaux portugais conservées au Louvre.". Revue des Musées de France / Revue du Louvre 5 (2016):
    Publicado
  17. Vale, Teresa. "’Con ogni diligenza e perfezione in tutto, e per tutto secondo l’idea dell’autore’. L’argentiere romano Filippo Tofani nel Portogallo di Giovanni V (1706-1750).". Arte Cristiana 891 (2015):
    Publicado
  18. Vale, Teresa. "Coleccionadores ou adquirentes de obras de arte? Os embaixadores portugueses na Roma barroca e seus contactos com a produção artística: o caso de D. Luís de Sousa...". 2 (2014):
    Publicado
  19. Vale, Teresa. "Entre castiçais, vasos, bustos de santos e estátuas de apóstolos. Cerimonial e aparato barroco do altar da Patriarcal Joanina". Cadernos do Arquivo Municipal 1 (2014):
    Publicado
  20. Vale, Teresa. "Un ambasciatore portoghese a Roma nel Seicento (1676-1782): tra semplici acquisti di opere d’arte e collezionismo.". Studi di Memofonte 12 (2014):
    Publicado
  21. Vale, Teresa. "Contributo alla scultura romana del tardo Settecento.". Arte Cristiana 883 (2014):
    Publicado
  22. Vale, Teresa. "A decoração ‘alla cinese’: expressão de um gosto português no contexto do barroco romano". 1 (2013):
    Publicado
  23. Vale, Teresa. "Genoese sculpture in Portuguese baroque gardens.". Gardens & Landscapes of Portugaç 1 (2013): http://www.chaia_gardens_landscapesofportugal.uevora.pt/index%20home%20presentation.htm.
    Publicado
  24. Vale, Teresa. "Roman Baroque Silver for the Patriarchate of Lisbon.". The Burlington Magazine CLV 1323 (2013):
    Publicado
  25. Vale, Teresa. "Di bronzo e d’argento. Sculture del Settecento italiano nella magnifica Patriarcale di Lisbona". Arte Cristiana 868 (2012):
    Publicado
  26. Vale, Teresa. "Mettere in scena il lusso. Le mostre di opere d’arte commissionate da Giovanni V di Portogallo in due palazzi romani (1747 e 1749)". Studi sul Settecento Romano 28 (2012):
    Publicado
  27. Vale, Teresa. "Ercole Ferrata e il Portogallo: un scultore lombardo e il gusto di una committenza divisa tra Roma e Genova.". Artisti dei Laghi II (2012): http://www.appacuvi.org/joomla/artisti-dei-laghi/15-articles/36-artisti-dei-laghi-numero-2.
    Publicado
  28. Vale, Teresa. "Un’acquasantiera argentea genovese in Portogallo. Percorsi trasversali di moduli barocchi.". Arte Cristiana 865 (2011):
    Publicado
  29. Vale, Teresa. "L’atelier degli Zappati. Opere per il Portogallo di una famiglia di argentieri romani del Settecento". Studi sul Settecento Romano 27 (2011):
    Publicado
  30. Vale, Teresa. "Eighteenth-century Roman Silver for the chapel of St John the Baptist of the church of S. Roque, Lisbon.". The Burlington Magazine CLII 1289 (2010):
    Publicado
  31. Vale, Teresa. "Les acquisitions d’oeuvres d’art du premier marquis de Fronteira, João de Mascarenhas (1633-1670), pour sa demeure des environs de Lisbonne.". Studiolo Revue d’Histoire de l’Art de l’Académie de France à Rome 8 (2010):
    Publicado
  32. Vale, Teresa. "Obras de Arte e Objectos de Cultura Franceses no Barroco Seiscentista Português: correspondência para Duarte Ribeiro de Macedo em Paris (1668-1676)". Brotéria 162 5/6 (2006):
    Publicado
  33. Vale, Teresa. "Las Esculturas Barrocas Italianas de los Jardines de la Embajada de España en Lisboa.". Archivo Español de Arte LXXIX 314 (2006):
    Publicado
  34. Vale, Teresa. "Palácio Poli Residência de um Embaixador de Portugal na Roma Barroca". IV (2005):
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Teresa Leonor M. Vale. "“Embaixadores mudos mas eloquentes: as ofertas diplomáticas”". In Museu Tesouro Real. Palácio Nacional da Ajuda, 236-238. Lisboa, Portugal: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2023.
    Publicado
  2. Vale, Teresa Leonor M.. "“Rosas de Ouro, cats. 8.5. e 8.7”". In Museu Tesouro Real. Palácio Nacional da Ajuda, 246-249. Lisboa, Portugal: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2023.
    Publicado
  3. Teresa Leonor M. Vale. "“muytos ornamentos e toudas has cousas necessárias muy perfeitas e em grande avondança. Sumaríssima abordagem histórica e artística da Capela Real”". In Museu Tesouro Real. Palácio Nacional da Ajuda, 254-257. Lisboa, Portugal: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2023.
    Publicado
  4. Teresa Leonor M. Vale. "“Banqueta. Cat. 9.2”". In Museu Tesouro Real. Palácio Nacional da Ajuda, 258-259. Lisboa, Portugal: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2023.
    Publicado
  5. Teresa Leonor M. Vale. "“Lâmpada. Cat. 9.11”". In Museu Tesouro Real. Palácio Nacional da Ajuda, 262-263. Lisboa, Portugal: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2023.
    Publicado
  6. Teresa Leonor M. Vale. "“De prata e não só: salvas, tinteiros, cinzeiros e mata-borrões”". In 190 Anos do Supremo Tribunal de Justiça. Arte e Património, 145-155. Lisboa, Portugal: Supremo Tribunal de Justiça, 2023.
    Publicado
  7. Teresa Leonor M. VALE, “Estátua de Neptuno”, in Traçar o pensamento: 30 anos de Casa da Cerca – Centro de Arte Contempor. "“Estátua de Neptuno”". In Traçar o pensamento: 30 anos de Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, 88-95. Almada, Portugal: Câmara Municipal de Almada, 2023.
    Publicado
  8. Teresa Leonor M. VALE, "As obras escolhidas, a colecção e o coleccionador",in VALE, Teresa Leonor M. (coord.), Na perife. "“As obras escolhidas, a colecção e o coleccionador”". In Na periferia de uma coleção. Obras de caráter sacro no acervo da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, 25-33. Lisboa, Portugal: Scribe, 2023.
    Publicado
  9. Teresa Leonor M. Vale. "Riflessioni intorno alla produzione di reliquiari nell’ambito della bottega Valadier-Spagna dal Settecento ai primi anni dell’Ottocento". In Estudios de Platería San Eloy 2022, 377-394. Murcia, Espanha: Universidad de Murcia, 2022.
    Publicado
  10. Vale, Teresa; Vale, Teresa Leonor M.. "L’interruzione dei rapporti diplomatici tra il Portogallo e la Santa Sede nel 1728: l’impatto sugli artisti e sulle commissioni in corso". In Le arti e gli artisti nella rete della diplomazia pontificia, 43-49. Roma, Itália: Gangemi Editore International, 2022.
    Publicado
  11. Vale, Teresa. "• “toda gornecida de prata lavrada”. A presença da prata no leito de aparato do Palácio Nacional de Sintra: uma leitura ornamental e iconográfica". 156-177. Lisboa, Portugal: Parques de Sintra Monte da Lua, 2020.
    Publicado
  12. Vale, Teresa. "“Tra casa e bottega: a presenza della pittura e della scultura negli inventari dei Valadier”". 113-124. Roma, Itália: Artemide Edizioni, 2019.
    Publicado
  13. Vale, Teresa Leonor M.. "Vincenzo Belli (1710-1787): percurso de um ourives: um turinês em Roma que trabalhou para Lisboa". In Tanto ella assume novitate al fianco: Lisboa, Turim e o intercâmbio cultural do século das Luzes à Europa pós-napoleónica, 189-221. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019.
    Publicado • 10.14195/978-989-26-1739-8_5
  14. Vale, Teresa. "1. Nota prévia". In Régio Aparato e Soberano Festejo. As cerimónias de sagração da Real Basílica de Mafra em Outubro de 1730, 11-12. Lisboa, Portugal: Scribe, 2019.
    Publicado
  15. Vale, Teresa. "2. Introdução: o texto e o autor". 13-21. Lisboa, Portugal: Scribe, 2019.
    Publicado
  16. Vale, Teresa. "4. Obras ricas, ‘preciozas’, ‘primorozamente lavradas’ e mesmo ‘de grave architectura’. A presença da ourivesaria e da metalística na sagração da basílica de Mafra". 59-82. Lisboa, Portugal: Scribe, 2019.
    Publicado
  17. Vale, Teresa. "Encomenda, conceção, realização e receção: as pratas romanas de Mafra". 302-311. Mafra, Portugal: Câmara Municipal de Mafra, 2019.
    Publicado
  18. Vale, Teresa. "Presenza e Ruolo del Disegno nella Bottega Valadier". 60-67. Milão, Itália: Officina Libraria, 2019.
    Publicado
  19. Vale, Teresa. "Busto reliquiario di san Bernardino da Siena. Disegno per il busto reliquiario di san Bernardino da Siena". In Valadier. Splendore nella Roma del Settecento, 252-256. Milão, Itália: Officina Libraria, 2019.
    Publicado
  20. Vale, Teresa. "Reliquiario del velo della Vergine. Disegno per la parte superiore di un reliquiario a ostensorio. Disegno per la parte superiore di un reliquiario a ostensorio. Disegno per la base di un reliquiario". In Valadier. Splendore nella Roma del Settecento, 258-261. MIlão, Itália: Officina Libraria, 2019.
    Publicado
  21. Vale, Teresa. "Registro Generale di tutti li Lavori Ferriordegni e d’altri generi necessari per le professioni di argentiere, doratore, e fonditore di qualunque genere varie pietre dure e tenere lavorate e grezze nel negozio del Signore Giuseppe Valadier nell’anno MDCCCX". In Valadier. Splendore nella Roma del Settecento, 360-360. Milão, Itália: Officina Libraria, 2019.
    Publicado
  22. Vale, Teresa. "Un degno ministro in Roma:Manuel Pereira de Sampaio, o último embaixador joanino na cidade pontifícia. Das encomendas para a Patriarcal e para a capela de S. João Baptista à empresa pessoal da capela da Conceição". In Diplomacia e Transmissão Cultural, 243-264. Lisboa, Portugal: Althum, 2018.
    Publicado
  23. Vale, Teresa. "“A viagem múltipla. A circulação da obra e da sua representação no contexto das encomendas artísticas do Portugal joanino: da concepção à recepção”". 17-24. Lisboa, Portugal: ARTIS - Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2018.
    Publicado
  24. Vale, Teresa. "The Valadier workshop according to the sources: from the inventory drawn after the death of Andrea Valadier to the Registro of 1810". In The Art of the Valadiers. Turim, Itália: Umberto Allemandi & Co., 2017.
    Publicado
  25. Vale, Teresa. "Drawings for silver, sculpture, objets d’art and decorative elements and motifs: testimonies of a multifaceted workshop". In The Art of the Valadiers. Turim, Itália: Umberto Allemandi & Co., 2017.
    Publicado
  26. Vale, Teresa. "A grade da capela do Santíssimo. Única sobrevivência das “Grades Primurosas” ...". In Mafra Sacra. Portugal: Zéfiro Edições, 2017.
    Publicado
  27. Vale, Teresa. "A custódia da Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra...". In Mafra Sacra. Portugal: Zéfiro Edições, 2017.
    Publicado
  28. Vale, Teresa. "Desenho de obras de ourivesaria, no âmbito das encomendas portuguesas em Roma na primeira metade de Setecentos". Córdova e Roma, Espanha: De Luca Editori d’Arte, 2015.
    Publicado
  29. Vale, Teresa. "Italian Baroque Sculptors and Silver Idea, drawings and models". In The Eternal Baroque Studies in Honour of Jennifer Montagu. Londres e Milão, Reino Unido: Skira - Sotheby's, 2015.
    Publicado
  30. Vale, Teresa. "101. Reliquary". Londres, Reino Unido: Victoria & Albert Museum, 2009.
    Publicado
  31. Vale, Teresa. "Contributos Italianos para o Barroco de Lisboa: A Componente Escultórica da Capela de S. João Baptista da Igreja de S. Roque: a última grande encomenda joanina". In Lisboa Barroca e o Barroco de Lisboa. Livros Horizonte, 2007.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Teresa Leonor M. VALE (coord.), Na periferia de uma coleção. Obras de caráter sacro no acervo da Casa-Museu Dr. Anastác. Na periferia de uma coleção. Obras de caráter sacro no acervo da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves. Scribe, 2023.
  2. Vale, Teresa. “Presenza e Ruolo del Disegno nella Bottega Valadier”, in Geraldine LEARDI, (coord.), Valadier. Splendore nella Roma del Settecento, (catalálogo exposição Galleria Borghese, Roma), Milão, Officina Libraria, 2019. Editora: Officina Libraria (MIlão); Galleria Borghese, Roma, 2019.
  3. Vale, Teresa. Madonna Tesouros dos Museus do Vaticano / Madonna Treasures of the Vatican Museums. Imprensa Nacional Casa da Moeda - Museu Nacional de Arte Antiga, 2017.
  4. Vale, Teresa. Do Tratado à Obra. Direcção-Geral do Património Cultural, 2017.
  5. Vale, Teresa. Monserrate Revisitado. A colecção Cook em Portugal. Caleidoscópio - Parques de Sintra, Monte da Lua, 2017.
  6. Vale, Teresa. Lords of the Ocean. Treasures of the Portuguese Empire of the 16th–18th centuries. Moscow Kremlin Museums, 2017.
  7. Vale, Teresa. De Roma para Lisboa. Um Álbum para o Rei Magnânimo. Roteiro. Santa Casa da Misericórdia de Lisboa - Museu de São Roque, 2015.
  8. Vale, Teresa. From Rome to Lisbon. An Album for the Magnanimous King. Guide. Santa Casa da Misericórdia de Lisboa - Museu de São Roque, 2015.
  9. Vale, Teresa. A Encomenda Prodigiosa. Da Patriarcal à Capela Real de S. João Baptista. Imprensa Nacional Casa da Moeda - Museu Nacional de Arte Antiga, 2013.
Edição de livro
  1. Vale, Teresa. Régio Aparato e Soberano Festejo. As cerimónias de sagração da Real Basílica de Mafra em Outubro de 1730. Lisboa, Portugal: Scribe. 2019.
    Publicado • Editor
  2. Vale, Teresa. Diplomacia e Transmissão Cultural. Lisboa, Portugal: Fundação das Casas de Fronteira e Alorna. 2018.
    Publicado • Editor
  3. VALE, Teresa Leonor M.. The Art of the Valadiers. Turim, Itália: Umberto Allemandi & Co.. 2017.
    Publicado • Editor
  4. Vale, Teresa. The Chapel of St John the Baptist in the Church of São Roque. The commission, the building, the collections. Londres, Reino Unido: Scala Arts & Heritage Publishers. 2017.
    Publicado • Editor
  5. Vale, Teresa. La Cappella di San Giovanni Battista nella Chiesa di San Rocco a Lisbona. Committenza, costruzione, collezioni. Londres e Roma, Reino Unido: Scala Arts & Heritage Publishers – Officina Libraria. 2017.
    Publicado • Editor
  6. Vale, Teresa. Lisboa e os Estrangeiros | Lisboa dos Estrangeiros depois do Terramoto de 1755. Textos de história, história da arte e literatura. Lisboa, Portugal: Câmara Municipal de Lisboa. 2015.
    Publicado • Editor
  7. Vale, Teresa. Portugal, a Europa e o Oriente. Circulação de artistas, modelos e obras. Lisboa, Portugal: Fundação das Casas de Fronteira e Alorna. 2015.
    Publicado • Editor
  8. Vale, Teresa. De Roma para Lisboa. Um Álbum para o Rei Magnânimo. Lisboa, Portugal: Scribe. 2015.
    Publicado • Editor
  9. VALE, Teresa Leonor M.. From Rome to Lisbon. An album for the Magnanimous King. Lisboa, Portugal: Scribe. 2015.
    Publicado • 10.1093/oso/9780190878788.003.0003 • Editor
  10. Vale, Teresa. A Capela de S. João Batista da Igreja de S. Roque. A Encomenda, a Obra, as Coleções. Lisboa, Portugal: Imprensa Nacional Casa da Moeda. 2015.
    Publicado • Editor
  11. Vale, Teresa. Lisboa e os Estrangeiros | Lisboa dos Estrangeiros até ao Terramoto de 1755. Textos de história, história da arte e literatura. Lisboa, Portugal: Câmara Municipal de Lisboa. 2013.
    Publicado • Editor
  12. Vale, Teresa. A Escultura em Portugal. Da Idade Média ao início da Idade Contemporânea: história e património. Lisboa, Portugal: Fundação das Casas de Fronteira e Alorna. 2011.
    Publicado • Editor
  13. Vale, Teresa. A Cidade Pombalina. Os 250 Anos do Plano da Baixa. Lisboa, Portugal: Câmara Municipal de Lisboa. 2010.
    Publicado • Editor
  14. Vale, Teresa. Lisboa e a Festa: Celebrações Religiosas e Civis na Cidade Medieval e Moderna. Lisboa, Portugal: Câmara Municipal de Lisboa. 2010.
    Publicado • Editor
  15. VALE, Teresa Leonor M.. Lisboa e as Ordens Religiosas. Lisboa, Portugal: Câmara Municipal de Lisboa. 2010.
    Publicado • Editor
  16. Vale, Teresa. Lisboa Barroca e o Barroco de Lisboa.. Lisboa, Portugal: Livros Horizonte. 2007.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Vale, Teresa. A Academia de Portugal em Roma ao Tempo de D. João V. LISBOA, Portugal: Scribe. 2021.
    Publicado
  2. Vale, Teresa. Do Tibre ao Ave. As ofertas romanas do bispo do Porto D. Fr. José Maria da Fonseca Évora (1690-1752) ao Santuário de Nª Sª de Porto de Ave. Porto de Ave, Portugal: Real Confraria de Nossa Senhora de Porto de Ave. 2021.
    Publicado
  3. Vale, Teresa. Da Igreja e do Palácio. Estratégias e práticas de mecenato artístico dos cardeais joaninos entre Portugal, Itália e França. Lisboa, Portugal: Scribe. 2019.
    Publicado
  4. Vale, Teresa. Fra José Maria da Fonseca Évora (1690-1752): francescano, ambasciatore, vescovo e committente d’opere d’arte. Florença, Itália: Edizioni Feeria. 2017.
    Publicado
  5. Vale, Teresa. Ourivesaria Barroca Italiana em Portugal: presença e influência. Lisboa, Portugal: Scribe. 2016.
    Publicado
  6. Vale, Teresa. Arte e Diplomacia. A vivência romana dos embaixadores joaninos. A figura e as aquisições de arte italiana de Fr. José Maria da Fonseca Évora (1690-1752). Lisboa, Portugal: Scribe. 2015.
    Publicado
  7. Vale, Teresa. A Colecção de Prataria Sacra da Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma / La Collezione di Argenti Sacri della chiesa di Sant’Antonio dei Portoghesi in Roma. Roma, Itália: Gangemi Editore. 2014.
    Publicado
  8. Vale, Teresa. Scultura Barocca Italiana in Portogallo. Opere, Artisti, Committenti. Roma, Itália: Gangemi Editore. 2010.
    Publicado
  9. Almeida, Lourenço Chaves de; Mendes, José M. Amado. Um Português em Roma, Um Italiano em Lisboa. Os Escultores Setecentistas José de Almeida e João António Bellini de Pádua. Lisboa, Portugal: Livros Horizonte. 2008.
    Publicado • 10.14195/978-989-26-0358-2
  10. Vale, Teresa. Diário de um Embaixador Português em Roma (1676-1678). Lisboa, Portugal: Livros Horizonte. 2006.
    Publicado
  11. Vale, Teresa. Escultura Barroca Italiana em Portugal. Obras dos Séculos XVII e XVIII em Colecções Públicas e Particulares. Lisboa, Portugal: Livros Horizonte. 2005.
    Publicado
  12. Vale, Teresa. Escultura Italiana em Portugal no Século XVII. Lisboa, Portugal: Caleidoscópio. 2004.
    Publicado
  13. Vale, Teresa. A Escultura Italiana de Mafra. Lisboa, Portugal: Livros Horizonte. 2002.
    Publicado
  14. Vale, Teresa. O Convento de S. Domingos de Benfica, D. João de Castro e o Instituto Militar dos Pupilos do Exército. Lisboa, Portugal: Instituto Militar dos Pupilos do Exército. 1996.
    Publicado
  15. Vale, Teresa. D. Fr. Manuel Pereira. Bispo e Secretário de Estado. Lisboa, Portugal: Gleba. 1994.
    Publicado
  16. Vale, Teresa. O Beau Séjour Uma Quinta Romântica de Lisboa. Lisboa, Portugal: Livros Horizonte. 1992.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Vale, Teresa. "Introduzione". Milão, Itália: Scalpendi Editore. 2016.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/05/16 A Academia de Portugal em Roma ao tempo de D. João V: cronologia, espaço, funcionamento Programa anual de Conferências da Academia Nacional de Belas-Artes
Academia Nacional de Belas-Artes (Lisboa, Portugal)
2022/11/15 “ainda não tive ocasião de fazer ver tudo por Frederico...” A obra de João Frederico Ludovice ourives em Portugal: um exercício de cripto-história da arte
ARTIS – Instituto de História da Arte, que teve lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/10/20 Crates, boxes and cases. The transport of works of sculpture and silver between Rome and Lisbon in the 18th century: travel, packing, reception Simpósio Transporting Culture
Courtauld Institute, University of London (Londres, Reino Unido)
2022/06/04 Le baroque au Portugal: modèles, transits, confluences
Governo Francês (Fontainebleau, França)
2021/10/15 L’interruzione dei rapporti diplomatici tra il Portogallo e la Santa Sede nel 1728: l’impatto sugli artisti e sulle opere in corso
Pontificia Università di Roma (Roma, Itália)
2015/07/16 Manuel Pereira de Sampaio (1691-1750) the last ambassador of John V in Rome: diplomat and collector CHAM International Conference
CHAM (Lisboa, Portugal)
2013/09/06 Italian Baroque Sculptors and Silver: “idea”, drawings and models. The Eternal Baroque. Studies in Honour of Jennifer Montagu
The Wallace Collection (Londres, Reino Unido)
2012/05/19 Em busca do “Bello Natural”. A influência da escultura italiana na obra de Machado de Castro Congresso Internacional Machado de Castro, da Utilidade da Escultura
Universidade Autónoma (Lisboa, Portugal)
2012/01/13 The Portuguese embassy’s palaces in Rome: na approach to the inventories of 1740 and 1750 Inventories & Courtly Spaces
Palatium (International Network) (Sintra, Portugal)
2011/02/03 Ercole Ferrata e il Portogallo: un scultore lombardo e il gusto di una committenza divisa tra Roma e Genova Congresso Internacional. Ercole Ferrata (1610-1686). Da Pellio all’Europa
Associazione per la Protezione del Patrimonio Artistico e Culturale Valle Intelvi (Como, Itália)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2014 - Atual Coordenação Científica e Executiva: Colóquio Lisboa e os Estrangeiros | Lisboa dos Estrangeiros depois do Terramoto de 1755 (ARTIS-IHA, CHAM e GAL), Lisboa, a 13 e 14 de Março de 2014. (2014)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
2014 - Atual Comissão Científica do Colóquio Internacional Os Dominicanos no Mundo Luso Hispânico, Sociedade de Geografia de Lisboa, de 23 a 26 de Julho de 2014. (2014)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
2013 - Atual Coordenação Científica e Executiva do Colóquio Lisboa e os Estrangeiros | Lisboa dos Estrangeiros até ao Terramoto de 1755 (GAL e FCFA, com colaboração do ARTIS-IHA, FLUL, CHAM. IHA, FCSH da U. Nova), Palácio dos Marqueses de Fronteira, Lisboa, 7 e 8 de Março de 2013. (2013)
Simpósio (Coorganizador)
2013 - Atual Foi responsável científica (juntamente com Vítor Serrão) e coordenadora do I Curso Livre de Artes Decorativas, organizado pelo Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, cujas 8 sessões decorreram entre 17 de Outubro e 5 de Dezembro de 2013. (2013)
2011 - Atual Coordenação Científica e Executiva do Colóquio de História, História da Arte e Literatura Diplomacia e Transmissão Cultural (FCFA com a colaboração do ARTIS-IHA, FLUL e IHA, FCSH, U. Nova), Palácio dos Marqueses de Fronteira, Lisboa, 9, 10 e 11 de Novembro de 2011. (2011)
Simpósio (Coorganizador)
2010 - Atual Coordenação Científica e Executiva do Colóquio de História da Arte Portugal, a Europa e o Oriente. Circulação de modelos, artistas e obras (FCFA com a colaboração do ARTIS-IHA, FLUL e IHA, FCSH, U. Nova) Palácio dos Marqueses de Fronteira, Lisboa, 25 a 27 de Março de 2010. (2010)
Simpósio (Coorganizador)
2008 - Atual Coordenação Científica e Executiva das Jornadas sobre A Cidade Pombalina. Os 250 Anos do Plano da Baixa, cuja Comissão Científica integrou igualmente (GAL, FCFA), Palácio dos Marqueses de Fronteira, Lisboa, 7 e 8 de Maio de 2008. (2008)
Outro (Coorganizador)
2008 - Atual Coordenação Científica e Executiva do Colóquio Lisboa e a Festa. Celebrações Religiosas e Civis na Cidade Medieval e Moderna cuja Comissão Científica integrou igualmente (GAL e FCFA), Palácio dos Marqueses de Fronteira, Lisboa, 12 a 14 de Novembro de 2008. (2008)
Simpósio (Coorganizador)
2007 - Atual Coordenação Científica e Executiva da Jornada sobre Pintura e Escultura em Igrejas e Palácios de Lisboa, cuja Comissão Científica integrou igualmente (GAL e FCFA), Palácio dos Marqueses de Fronteira, Lisboa, 3 de Maio de 2007. (2007)
Outro (Coorganizador)
2007 - Atual Coordenação Científica e Executiva do Colóquio Lisboa e as Ordens Religiosas, cuja Comissão Científica integrou igualmente (GAL e FCFA), Palácio dos Marqueses de Fronteira, Lisboa, 7 a 9 de Novembro de 2007. (2007)
Simpósio (Coorganizador)
2006 - Atual Coordenação Científica e Executiva do Colóquio Lisboa Barroca e o Barroco de Lisboa, cuja Comissão Científica integrou igualmente (GAL e FCFA), Palácio dos Marqueses de Fronteira, Lisboa, 3 e 4 de Novembro de 2006. (2006)
Encontro (Coorganizador)
2009 - 2009 Coordenação Científica e Executiva do Colóquio Internacional de História da Arte A Escultura em Portugal. Da Idade Média ao início da Idade Contemporânea: história e património (FCFA, com a colaboração do ARTIS-IHA, FLUL e IHA, FCSH, U. Nova, Palácio dos Marqueses de Fronteira, Lisboa, 12 a 14 de Março de 2009. (2009)
Simpósio (Coorganizador)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/05/28 - 2019/05/28 Participou no programa anual de Conferências da Academia Nacional de Belas-Artes, no dia 28 de Maio de 2019, com a conferência: Desenho, pintura, gravura e escultura: a circulação de modelos como diálogo no barroco. Em torno de uma pia de água benta genovesa do Palácio Nacional de Queluz.
Conferência
Desenho, pintura, gravura e escultura: a circulação de modelos como diálogo no barroco. Em torno de uma pia de água benta genovesa do Palácio Nacional de Queluz
Academia Nacional de Belas-Artes, Lisboa, Portugal
2018/10/01 - 2018/10/03 Participou no colóquio Dinâmicas do Património Artístico. Circulação, transformações e diálogos - organizado pelo ARTIS-Instituto de História da Arte, FLUL, que teve lugar na FLUL, de 1 a 3 de Outubro de 2018 – com a comunicação A viagem múltipla. A circulação da obra e da sua representação no contexto das encomendas artísticas do Portugal joanino: da concepção à recepção.
Congresso
A circulação da obra e da sua representação no contexto das encomendas artísticas do Portugal joanino: da concepção à recepção, Colóquio Dinâmicas do Património Artístico. Circulação, transformações e diálogos
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2018/06/19 - 2018/06/19 Participou no programa anual de Conferências da Academia Nacional de Belas-Artes, no dia 19 de Junho de 2018, com a conferência: Obras do ourives Thomas Germain (1673-1748) para dois cardeais portugueses: um escritório e uma escudela pertencentes às colecções do Museu do Louvre.
Conferência
Obras do ourives Thomas Germain (1673-1748) para dois cardeais portugueses: um escritório e uma escudela pertencentes às colecções do Museu do Louvre
Academia Nacional de Belas-Artes, Lisboa, Portugal
2018/05/09 - 2018/05/09 Participou no VIII Ciclo de Conferências Luso-Italianas. 500 anos da Fundação da Igreja de Nossa Senhora do Loreto de Lisboa, promovido pelo Istituto Italiano di Cultura e pelo CHAM da Universidade dos Açores e Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 9 de Maio de 2018, com a conferência: “che sarà cosa curiosissima e delle piu belle”. A escultura barroca da igreja do Loreto.
Conferência
“che sarà cosa curiosissima e delle piu belle”. A escultura barroca da igreja do Loreto, VIII Ciclo de Conferências Luso-Italianas. 500 anos da Fundação da Igreja de Nossa Senhora do Loreto de Lisboa
Istituto di Cultura Italiano di Lisboa, Portugal
2018/04/16 - 2018/04/16 Proferiu, a convite da Direcção da Academia das Ciências de Lisboa, a conferência Sobretudo Roma mas também Paris: a origem das obras de ourivesaria importadas no reinado de D. João V, integrada no ciclo de conferências “O apogeu do Império visto através da ourivesaria”, na Academia das Ciências, Lisboa, 16 Abril 2018.
Conferência
Sobretudo Roma mas também Paris: a origem das obras de ourivesaria importadas no reinado de D. João V,ciclo de conferências “O apogeu do Império visto através da ourivesaria”,
Academia das Ciências de Lisboa, Portugal
2018/03/27 - 2018/03/27 Proferiu, a convite do Cônsul do Nobil Collegio e Università degli Orefici dell’Alma Città di Roma, a conferência Argenti del Settecento Romano per il Re di Portogallo: la collezione della cappella di San Giovanni Battista, integrada no Ciclo de Conferências em Honra de Anna Bulgari Calissoni, Igreja de S. Eligio, Roma, 27 Março 2018
Conferência
Ciclo de Conferências em Honra de Anna Bulgari Calissoni

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/02/05 Os interiores na obra de Aurélia de Sousa: a voz do mobiliário
Orientador
Joana Fernandes Correia (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
2024/01/31 Os revestimentos em azulejo do Palácio da Calheta, em Lisboa
Orientador
Rodrigo José Ramos de Oliveira Ferreira (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
2023/12/12 A fortaleza da Torre Velha da Caparica. Um estudo monográfico da fundação aos nossos dias: uma história de múltiplas conversões
Presidente do júri
Cátia Cristina Custódio Martinho (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
2023/11/28 A multiplicidade da apreciação estética: o falso e os seus metamorfismos
Presidente do júri
Ana Catarina Barata da Silva Félix (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
2023/11/22 Da educação à mediação participativa. Relatório de estágio curricular no Museu Calouste Gulbenkian
Presidente do júri
Mariana Casimiro Coelho dos Santos Roque (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
2023/11/14 A repercussão da cultura de massas finissecular na obra inicial de Henri Toulouse-Lautrec,
Presidente do júri
Tomás Mexia Gorjão (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
2023/04/28 As representações de arquitectura na pintura do Renascimento em Portugal. Modelos, formas e significados
Presidente do júri
Mariana Mota (Mestrado)
2023/04/12 Temas gregos em espelhos etruscos: o caso de Menerva
Presidente do júri
Catarina Madeira (Mestrado)
2022/12/16 Estágio no Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém: Contributos para a Valorização Patrimonial do Legado de D. Manuel I, nos 500 Anos da sua Morte
Presidente do júri
Giovanni Giorgetti (Mestrado)
2022/12/07 ¿¿ (Namban): Mais do que Bárbaros. A arte como testemunho de um encontro cultural
Presidente do júri
Rafaela Figueiredo (Mestrado)
2022/11/11 A casa do colecionador. O Palácio das Necessidades e as obras de arte de D. Fernando II: exposição e fruição
Presidente do júri
Maria Marques (Mestrado)
2022/11/10 Marfins de Morsa na Europa Medieval (séculos IX ao XII)
Presidente do júri
Rebeca Baptista (Mestrado)
2022/11/09 A coleção de manuscritos iluminados de Sir Francis Cook. Catalogação e análise no âmbito do projeto ORION - Coleções e Colecionadores de Arte em Portugal
Presidente do júri
Diogo Almeida (Mestrado)
2022/10/26 Vilegiatura em Sintra (1860-1918). Um retrato da sociedade elegante e das suas vivências em cenários arquitetónicos e artísticos através da imprensa da época
Presidente do júri
Daniela Silvestre (Mestrado)
2022/06/08 Ourivesaria Religiosa Espanhola de Importação em Portugal (1580-1640)
Orientador
Nuno Grancho (Doutoramento)
2022/05/23 Escadarias de Aparato na Corte de Lisboa no século XVIII: manifestações de poder e riqueza no Antigo Regime. O caso do Real Edifício de Mafra
Orientador
João Simões (Doutoramento)
2022/05/13 Memorabilia Landiana: a intervenção de Antônio José Landi na Igreja de Santo Alexandre em Belém do Pará
Vogal
Mateus Nunes (Doutoramento)
2022/04/06 Inventário, catalogação e estudo dos azulejos da igreja de S. Lourenço, matriz de Alhos Vedros
Presidente do júri
Margarida Capelo (Mestrado)
2022/01/14 O património azulejar do mosteiro de São Vicente de Fora – inventário, catalogação e estudo dos claustros inferiores
Orientador
Patrícia Rodrigues (Mestrado)
2021/12/13 Olha-me e segue-me. Perspectivas sobre a representação do género feminino na arte portuguesa entre 1880-1930
Orientador
Maria da Luz Pinheiro (Mestrado)
2021/11/10 O Mobiliário na Iluminura Medieval Ibérica: Séculos XII-XIV
Presidente do júri
Marta Almeida (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2021/02/12 Estágio Curricular no Departamento de Ourivesaria e Joalharia do Museu Nacional de Arte Antiga
Orientador
Inês Maria Pereira Fonseca (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2021/01/22 A Presença da Ordem de Cristo na Joalharia Honorífica Barroca Portuguesa. Study Cases do Acervo do Museu Nacional de Arte Antiga
Orientador
Ana Alexandra Veríssimo (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2020/03/11 Integrou o júri – na qualidade de presidente - das provas públicas de Mestrado em História da Arte e Património da Lic. Rafaela Sofia Vicente Xavier – cuja dissertação tinha por tema Catalogação de azulejos hispano-mouriscos em Portugal: o palácio Nacional de Sintra como estudo de caso -, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a 11 de Março de 2020
Presidente do júri
Rafaela Sofia Vicente Xavier (Mestrado)
Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras, Portugal
2020/01/21 Integrou o júri – na qualidade de arguente - das provas públicas de Mestrado em História da Arte e Património do Lic. Paulo Ricardo Lourenço Marques – cujo relatório de estágio tinha por tema Gestão patrimonial nas várias áreas de actuação no Palácio Nacional de Mafra -, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a 21 de Janeiro de 2020.
Arguente
Paulo Ricardo Lourenço Marques (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019/12/03 Foi Orientadora da Dissertação de Mestrado em História da Arte e Património da Lic. Débora Maria Barreira Monteiro – subordinada ao tema Viagens Históricas. História e atualização do conceito e práticas de História ao Vivo (1986-2019) – cujas provas públicas decorreram na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa a 3 de Dezembro de 2019, tendo o candidato obtido a aprovação com a classificação de 17 valores.
Orientador
Débora Maria Barreira Monteiro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019/11/26 Foi Orientadora do Relatório de Estágio realizado no âmbito do Mestrado em História da Arte e Património da Lic. Susana Maria Nogueira dos Santos Valente – subordinado ao tema A Azulejaria Portuguesa e Holandesa – os azulejos do Palácio Melo em Lisboa como study case – cujas provas públicas decorreram na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa a 26 de Novembro de 2019, tendo o candidato obtido a aprovação com a classificação de 15 valores.
Orientador
Susana Maria Nogueira dos Santos Valente (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019/06/18 Integrou o júri – na qualidade de vogal - das provas públicas de Doutoramento em História na especialidade de História da Arte do Lic. Lécio Manuel da Cruz Leal, cuja dissertação tinha por tema Preceitos para uma Arte Edificante. Pintura e gravura na corte josefina através da obra de António Joaquim Padrão, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a 18 de Junho de 2019.
Vogal
Lécio Manuel da Cruz Leal (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019/03/13 Foi Orientadora da Dissertação de Mestrado em História da Arte e Património da Lic. Ana Rita Gomes Costa – subordinada ao tema As Antas-Capelas em Portugal: pré-existências, tipologias, cristianização e formas de expressão artística – cujas provas públicas decorreram na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa a 13 de Março de 2019, tendo o candidato obtido a aprovação com a classificação de 16 valores
Orientador
Ana Rita Gomes Costa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019/03/13 Integrou o júri – na qualidade de presidente - das provas públicas de Mestrado em História da Arte e Património do Lic. Ricardo Miguel Oliveira Duarte – cuja dissertação tinha por tema Azulejaria de Exterior em Sintra. História, arte, tipologias -, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a 13 de Março de 2019.
Presidente do júri
Ricardo Miguel Oliveira Duarte (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019/01 Integrou o júri – na qualidade de presidente - das provas públicas de Mestrado em História da Arte e Património da Lic. Mariana Correia Penedo dos Santos – cuja dissertação tinha por tema A Renovação oitocentista da Capela do paço Ducal de Vila Viçosa. Programas, protagonistas e materiais -, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a 8 de Janeiro de 2019.
Presidente do júri
Mariana Correia Penedo dos Santos (Mestrado)
2019/01 Integrou o júri – na qualidade de presidente - das provas públicas de Mestrado em História da Arte e Património da Lic. Cátia Sofia de Jesus Quirino – cujo relatório de estágio tinha por tema “A Castro” – organização, inventariação e análise de um painel de azulejos do Conservatório Nacional. Apoio ao desenvolvimento de protótipo de aplicação interativa para suporte ao restauro de azulejaria -, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a 15 de Janeiro de 2019.
Presidente do júri
Cátia Sofia de Jesus Quirino (Mestrado)
2018/12 Integrou o júri – na qualidade de arguente - das provas públicas de Mestrado em História da Arte e Património da Lic. Rita Alexandra Conceição Constantino – cujo relatório de estágio tinha por tema Museu Benfica-Cosme Damião: a arte da conquista -, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a 11 de Dezembro de 2018.
Arguente
Rita Alexandra Conceição Constantino (Mestrado)
2018/12 Integrou o júri – na qualidade de presidente - das provas públicas de Mestrado em História da Arte e Património da Lic. Marta Sofia Guerreiro dos Santos – cujo relatório de estágio tinha por tema A conservação preventiva no acervo de mobiliário do Museu de Lisboa: critérios e práticas -, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a 17 de Dezembro de 2018.
Presidente do júri
Marta Sofia Guerreiro dos Santos (Mestrado)
2018/12 Integrou o júri – na qualidade de presidente - das provas públicas de Mestrado em História da Arte e Património da Lic. Sara Costa Monteiro – cujo relatório de estágio tinha por tema À Mesa Real no Palácio Nacional da Pena e no Chalet da Condessa d’Edla: Contributo para duas exposições -, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a 17 de Dezembro de 2018.
Presidente do júri
Sara Costa Monteiro (Mestrado)
2018/02 Integrou o júri – na qualidade de vogal – das provas públicas de Doutoramento da Mestre Lúcia Maria Rodrigues Marinho – subordinada ao tema Santa Teresa de Jesus na Azulejaria e na Pintura do Século XVIII – na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa a 28 de Fevereiro de 2018.
Vogal
Lúcia Maria Rodrigues Marinho (Doutoramento)
2016/09 Integrou o júri – na qualidade de vogal – das provas públicas de Doutoramento – da Mestre Raquel Maria da Silva Fernandes David – subordinada ao tema A Ação Cultural de Fausto Queirós Guedes, 2º Visconde de Valmor (1837-1898) e o Prémio Valmor de Arquitetura (1902-1943) – na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa a 19 de Setembro de 2016.
Vogal
Raquel Maria da Silva Fernandes David (Doutoramento)
2016/07 Integrou o júri – na qualidade de vogal – das provas públicas de Doutoramento da Mestre Fátima Auxiliadora Justiniano – subordinada ao tema As Imagens da paixão de Cristo da Procissão do Triunfo, das Veneráveis Ordens Terceiras de Nossa Senhora do Carmo no Brasil – na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa a 26 de Julho de 2016.
Vogal
Fátima Auxiliadora Justiniano (Doutoramento)
2016/06 Integrou o júri – na qualidade de arguente - das provas públicas de Doutoramento da Licenciada Rita Sofia Carlos da Fonseca, cuja dissertação tinha por tema A ourivesaria da prata em Lisboa no período rococó (1750-1777). Os mestres e as obras – na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, Porto, 20 de Junho de 2016.
Arguente
Rita Sofia Carlos da Fonseca (Doutoramento)
2015/12 Foi Orientadora da Dissertação de Mestrado da Lic. Maria do Céu Pereira Mateus de Medeiros – subordinada ao tema O Mobiliário na Pintura do Século XVII em Portugal – cujas provas públicas decorreram na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa a 1 de Dezembro de 2015, tendo a candidata obtido a aprovação com a classificação de 17 valores.
Orientador
Maria do Céu Pereira Mateus de Medeiros (Mestrado)
2015/12 Foi Orientadora da Dissertação de Mestrado da Lic. Cristina Edite da Conceição Henriques Marques da Costa Cardoso – subordinada ao tema Igreja de S. Bartolomeu. Retábulos Colaterais em Madeira – tecnologias de construção e princípios regentes de reabilitação – cujas provas públicas decorreram na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa a 2 de Dezembro de 2015, tendo a candidata obtido a aprovação com a classificação de 17 valores.
Orientador
Cristina Edite da Conceição Henriques Marques da Costa Cardoso (Mestrado)
2015/12 Foi Orientadora da Dissertação de Mestrado da Lic. Carma Maria Alves Quejas Gil – subordinada ao tema A Pintura de Temática mariana do Pintor Bento Coelho da Silveira, na Igreja de S. Bartolomeu da Charneca em Lisboa – cujas provas públicas decorreram na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa a 10 de Dezembro de 2015, tendo a candidata obtido a aprovação com a classificação de 17 valores.
Orientador
Carma Maria Alves Quejas Gil (Mestrado)
2015/04 Foi Orientadora da Dissertação de Doutoramento da Lic. Sara Morais Saraiva de Andrade – subordinada ao tema O Panteão Familiar e a adopção do vocabulário clássico-renascentista no panorama da escultura tumular portuguesa: o exemplo da capela dos Ataídes no antigo convento de Santo António da Castanheira – cujas provas públicas decorreram na Universidade Lusíada de Lisboa a 20 de Abril de 2015, tendo a candidata obtido a aprovação com a classificação de Muito Bom com Distinção e Louvor (18 valores) por maioria.
Orientador
Sara Morais Saraiva de Andrade (Doutoramento)
2015/02 Integrou o júri – na qualidade de arguente - das provas públicas de Mestrado em História da Arte Moderna e Contemporânea da Lic. Lurdes Maria Neves Marques Pinto - cuja dissertação tinha por tema A Leitão & Irmão (1877-1897) e as Joias da Família Real Portuguesa -, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a 27 de Fevereiro de 2015.
Arguente
Lurdes Maria Neves Marques Pinto (Mestrado)
2014/06 Integrou o júri – na qualidade de vogal - das provas públicas de Doutoramento em História na especialidade de História da Arte da Mestre Cristina Maria Ribeiro da Silva Ramos e Horta, cuja dissertação tinha por tema Manuel Mafra (1831-1905) e as Origens da Cerâmica Artística das Caldas da Rainha, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a 11 de Junho de 2014.
Vogal
Cristina Maria Ribeiro da Silva Ramos e Horta (Doutoramento)
2013/05 Integrou o júri – na qualidade de vogal - das provas públicas de Doutoramento em História na especialidade de Arte, Património e Restauro da Mestre Susana Cavaleiro Ferreira Nobre Gonçalves, cuja dissertação tinha por tema A Arte do Retrato em Portugal no Tempo Barroco (1683-1750). Conceitos, tipologias e protagonistas, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a 16 de Maio de 2013.
Vogal
Susana Cavaleiro Ferreira Nobre Gonçalves (Doutoramento)
2013/03 Integrou o júri – na qualidade de arguente - das provas públicas de Doutoramento em História da Arte Portuguesa da Mestre Lília Paula Teixeira Ribeiro, cuja dissertação tinha por tema A arquitectura neopalladiana portuense: o Hospital de Santo António (1769-1832), na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1 de Março de 2013.
Arguente
Lília Paula Teixeira Ribeiro (Doutoramento)
2012/12 Integrou o júri – na qualidade de vogal - das provas públicas de Doutoramento em História Moderna Cultural e das Mentalidades do Mestre Paulo Esmeraldo Catarino Lopes, cuja dissertação tinha por tema Visões da Europa nas Memórias de um Fidalgo de Chaves (1510-1517). Sociedade, quotidiano e poder num manuscrito inédito do século XVI, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, Lisboa, 18 de Dezembro de 2012.
Vogal
Paulo Esmeraldo Catarino Lopes (Doutoramento)
2011/12 Integrou o júri – na qualidade de arguente - das provas públicas de Mestrado em História Moderna da Lic. Andreia Sofia V. Martins Nunes – cuja dissertação tinha por tema A Infanta D. Maria de Portugal (1527-1545) e as Festas do Renascimento –, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em Dezembro 2011.
Arguente
Andreia Sofia V. Martins Nunes (Mestrado)
2011/06 Integrou o júri – na qualidade de arguente - das provas públicas de Mestrado em Conservação e Reabilitação de Interiores da Lic. Inês Nobre Félix Bento Vieira - cuja dissertação tinha por tema A Capela de São José: subsídios para o seu estudo, conservação, salvaguarda e valorização -, na Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, em Junho de 2011.
Arguente
Inês Nobre Félix Bento Vieira (Mestrado)
2011/06 Foi Orientadora da Dissertação de Mestrado do Lic. Nuno Alexandre da Cruz Grancho – subordinada ao tema A Extinção dos Conventos na Antiga Diocese Elvense: o exemplo histórico-artístico de S. Domingos de Elvas – cujas provas públicas decorreram na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em Junho de 2011, tendo o candidato obtido a aprovação com a classificação de 17 valores.
Orientador
Nuno Alexandre da Cruz Grancho (Mestrado)
2011/06 Foi Orientadora da Dissertação de Doutoramento da Mestre Maria João Pacheco Ferreira – subordinada ao tema Os Têxteis Chineses em Portugal nas Opções Decorativas Sacras de Aparato (Séculos XVI-XVIII) – cujas provas públicas decorreram na Faculdade de Letras da Universidade do Porto em Junho de 2011, tendo a candidata obtido a aprovação com a classificação de Muito Bom por Unanimidade.
Orientador
Maria João Pacheco Ferreira (Doutoramento)
2010/07 Integrou o júri – na qualidade de arguente - das provas públicas de Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro da Lic. Célia Nunes Santos Pereira - cuja dissertação tinha por tema A Arte na Igreja do Convento de Santa Maria do Carmo de Lisboa (1389/1755) – contributos para o seu estudo cripto-histórico -, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em Julho de 2010.
Arguente
Célia Nunes Santos Pereira (Mestrado)
2004/07 Foi Orientadora da Dissertação de Mestrado da Lic. Sandra Patrícia Antunes Ferreira da Costa – subordinada ao tema Real Fábrica do Santíssimo Coração de Jesus à Estrela – cujas provas públicas decorreram na Universidade Lusíada de Lisboa, em Julho de 2004, tendo a candidata obtido a aprovação com a classificação de Muito Bom (19 valores) e tendo o trabalho sido posteriormente publicado como Sandra Costa SALDANHA, Real Fábrica do Santíssimo Coração de Jesus à Estrela, Lisboa, Livros Horizonte, 2008.
Orientador
Sandra Patrícia Antunes Ferreira da Costa (Mestrado)
2003/12 Integrou o júri – na qualidade de arguente - das provas públicas de Mestrado em História da Arte do Lic. Fernando dos Santos Antunes - cuja dissertação tinha por tema Calvário. Ciclo da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Estudo do Conjunto de Esculturas em Madeira Policromada do Altar-mor da Igreja do Convento de S. Francisco de Tomar -, na Universidade Lusíada de Lisboa, em Dezembro de 2003.
Arguente
Fernando dos Santos Antunes (Mestrado)
2003/06 Integrou o júri – na qualidade de arguente - das provas públicas de Mestrado em História da Arte do Lic. José Maria Macedo Rodrigues - cuja dissertação tinha por tema Francisco Franco. Contributo para a Escultura Portuguesa na Primeira Metade do Século XX -, na Universidade Lusíada de Lisboa, em Junho de 2003.
Arguente
José Maria Macedo Rodrigues (Mestrado)
2003/01 Foi Orientadora da Dissertação de Mestrado da Lic. Ana Paula de Jesus Lopes Gaspar – subordinada ao tema Uma Colecção de Escultura Italiana, da Segunda Metade do Século XIX, no Museu do Palácio Nacional da Ajuda – cujas provas públicas decorreram na Universidade Lusíada de Lisboa, em Janeiro de 2003, tendo a candidata obtido a aprovação com a classificação de Bom (16 valores).
Orientador
Ana Paula de Jesus Lopes Gaspar (Mestrado)
2002/11 Foi Orientadora da Dissertação de Mestrado da Lic. Maria João Pacheco Ferreira – subordinada ao tema As Alfaias Litúrgicas Sinoportuguesas – cujas provas públicas decorreram na Universidade Lusíada de Lisboa, em Novembro de 2002, tendo a candidata obtido a aprovação com a classificação de Muito Bom (19 valores) e tendo o trabalho sido posteriormente publicado como: Maria João Pacheco FERREIRA, As Alfaias Bordadas Sinoportuguesas, Lisboa, Universidade Lusíada Editora, 2007.
Orientador
Maria João Pacheco Ferreira (Mestrado)
2002/07 Foi Orientadora da Dissertação de Mestrado da Lic. Sílvia Maria C. N. Amaral da Silva Ferreira – subordinada ao tema A Talha Dourada do Altar-mor da Igreja de Santa Catarina em Lisboa. A Intervenção do Entalhador Santos Pacheco – cujas provas públicas decorreram na Universidade Lusíada de Lisboa, em Julho de 2002, tendo a candidata obtido a aprovação com a classificação de Muito Bom (18 valores) e tendo o trabalho sido posteriormente publicado como: Sílvia FERREIRA, A Igreja de Santa Catarina. A Talha da Capela-Mor, Lisboa, Livros Horizonte, 2008.
Orientador
Sílvia Maria C. N. Amaral da Silva Ferreira (Mestrado)
2002/06 Foi Orientadora da Dissertação de Mestrado da Lic. Maria João Fontes Pereira Coutinho – subordinada ao tema Os Embutidos Marmóreos do Retábulo da Capela dos Lencastres do Convento de São Pedro de Alcântara, em Lisboa – cujas provas públicas decorreram na Universidade Lusíada de Lisboa, em Junho de 2002, tendo a candidata obtido a aprovação com a classificação de Muito Bom (18 valores); trabalho sido posteriormente publicado como: Maria João Pereira COUTINHO, O Convento de S. Pedro de Alcântara. A Capela dos Lencastres, Lisboa, Livros Horizonte, 2006
Orientador
Maria João Fontes Pereira Coutinho (Mestrado)
2000/06 Integrou o júri – na qualidade de arguente - das provas públicas de Mestrado em História da Arte do Lic. Nuno Fernando Pires - cuja dissertação tinha por tema O Escultor Artur Gaspar dos Anjos Teixeira -, na Universidade Lusíada de Lisboa, em Junho de 2000
Arguente
Nuno Fernando Pires (Mestrado)
2000/06 Integrou o júri das provas públicas de Mestrado em História da Arte da Lic. Maria do Carmo Pimenta de Vasconcelos e Sousa Lino, cuja dissertação tinha por tema As Artes Decorativas na Obra de Raul Lino -, na Universidade Lusíada de Lisboa, em Julho de 2000.
Vogal
Maria do Carmo Pimenta de Vasconcelos e Sousa Lino (Mestrado)
2000/05 Integrou o júri das provas públicas de Mestrado em História da Arte do Lic. Sérgio de Oliveira e Sá, cuja dissertação tinha por tema Os Santeiros da Maia no Último Ciclo da Escultura Cristã em Portugal -, na Universidade Lusíada de Lisboa, em Maio de 2000
Vogal
Sérgio de Oliveira e Sá (Mestrado)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - Atual RIHA Journal, Journal of the International Association of Research Institutes in the History of Art International Association of Research Institutes in the History of Art
2022 - Atual Historia 396 Instituto de Historia de la Pontificia Universidad Catolica de Valparaíso (Chile)
2022 - Atual Philostrato. Revista de Historia da Arte Instituto Moll, Madrid
2022 - Atual Estrema. Revista interdisciplinar de humanidades Centro de Estudos Comparatistas, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
2020 - Atual Revista de Historia Moderna. Anales de la Universidad de Alicante Universidad de Alicante (Espanha)
2017 - Atual Arte y Patrimonio. Revista de la Asociación para la Investigación de la Historia del Arte y del Patrimonio Cultural “Hurtado Izqierdo” Universidad de Córdoba
2017 - Atual Análise Social Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
2015 - Atual ARTis On ARTIS-Instituto de História da Arte, FLUL
2014 - Atual Revista de Artes Decorativas CITAR, Universidade Católica do Porto
2013 - Atual Cadernos do Arquivo Municipal Câmara Municipal de Lisboa
2012 - Atual ArcheoArte Dipartimento di Scienze Archeologiche e Storico-Artistiche da Università degli Studi de Cagliari (Itália)
2023/10 - 2023/11 LER História ISCTE

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2016 - 2016 Integrou, enquanto avaliadora, o Painel de Avaliação de História da Arte e Museologia do Concurso de Bolsas Individuais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - Atual Consultora Científica do Tesouro Real | Palácio da Ajuda (desde 2018 até ao presente). Tendo, nessa qualidade, desempenhado tarefas concernentes à generalidade do museu e específicas quanto a dois núcleos: 8. Ofertas Diplomáticas e 9. Capelas Reais. O trabalho desenvolvido no desempenho de tais funções correspondeu à concepção de conteúdos (materializada, nomeadamente, na redacção de textos de sala e de catálogo), selecção de obras e abordagem museológica e museográfica das mesmas.
2015 - Atual Tem facultado consultoria científica no âmbito da história da arte a diversos museus e palácios, designadamente: Museu do Louvre (Paris), J.P. Getty Museum (Los Angeles), Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa), Palácio Nacional da Ajuda (Lisboa), Palácio Nacional de Queluz (Queluz), Palácio Nacional de Mafra (Mafra), Palácio Nacional de Sintra (Sintra), Palácio Nacional da Pena (Sintra), Casa-Museu Medeiros e Almeida (Lisboa).

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020 - Atual Metodologias da História da Arte Licenciatura de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa
2019 - Atual Arte do Barroco e do Rococó Licenciatura em História da Arte
2019 - Atual Arte do Barroco e do Rococó em Portugal Licenciatura em História da Arte
2018 - Atual Seminário de História das Artes Decorativas (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2012 - Atual Estudos de História das Artes Decorativas (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2012 - 2020 Arte da Antiguidade Tardia e Islâmica (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2013 - 2019 Artes Decorativas (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2013 - 2019 Estudos de Arte do Maneirismo e do Barroco (Mestrado)
2014 - 2015 Metodologia da História da Arte (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2013 - 2014 Arte Medieval (Portugal) (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2012 - 2013 Introdução aos Métodos Laboratoriais (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2012 - 2013 Técnicas de Inventário de Património Artístico (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017/01 - Atual Academia Nacional de Belas-Artes, Lisboa Académica
2011 - 2017 Associação Portuguesa de Historiadores de Arte Membro da Direcção.

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018 - Atual Membro da Comissão Científica do Congresso Internacional Francisco de Holanda (1517/18-1584): arte e teoria no Renascimento europeu (ARTIS-IHA, FLUL e CIEBA, FBAUL), Fundação Calouste Gulbenkian e Biblioteca Nacional de Portugal, 22 e 24 de Novembro de 2018.
Membro
2018 - Atual Membro da Comissão Científica do Terra Sancta Museum, Jerusalém (desde 2018 até ao presente). Tendo a seu cargo o estudo do núcleo de obras de arte oferecidas por Portugal à Terra Santa.
2017 - Atual É, desde 2017, membro do Comité Científico de Arte y Patrimonio. Revista de la Asociación para la Investigación de la Historia del Arte y del Patrimonio Cultural “Hurtado Izqierdo”, Universidad de Córdoba.
2017 - Atual Membro do Comité Científico de Arte y Patrimonio. Revista de la Associación para la Investigación de la Historia del Arte y del Patrimonio Cultural “Hurtado Izqierdo”, Universidad de Córdoba
2015 - Atual Integrou a Comissão Científica do Colóquio do Arquivo Municipal de Lisboa: Um Acervo para a História II, que teve lugar no Teatro Aberto, Lisboa, de 18 a 20 de Março de 2015.
2015 - Atual Integrou a Comissão Científica do Colóquio Robbiana. Esculturas della Robbia em Portugal – história, arte e laboratório que decorreu no auditório do Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa, a 29 de Maio de 2015.
2015 - Atual É, desde 2015, membro do Conselho Editorial de ARTis On, publicação electrónica do ARTIS-Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
2014 - Atual É, desde 2014, membro do Conselho Científico da Revista de Artes Decorativas, da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.
2013 - Atual É, desde 2013, membro do Conselho Editorial de Artis. Revista de História da Arte e Ciências do Património, publicação do Instituto de História da Arte-Centro de Investigação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
2013 - Atual É, desde 2013, membro do Conselho Científico da publicação Cadernos do Arquivo Municipal (2ª Série), da Câmara Municipal de Lisboa.
2013 - Atual É, desde 2013, membro do Conselho Científico Externo da Revista de História da Arte, do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
2013 - 2014 Foi, entre 2013 e 2014, membro do Conselho Editorial de Cadernos de História da Arte, publicação electrónica do Instituto de História da Arte-Centro de Investigação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Distinções

Título

2017 Académico Correspondente da Academia Nacional de Belas-Artes de Lisboa

Outra distinção

2014 Medalha de honra da Università e Nobil Collegio degli Orafi Argentieri dell’Alma Città di Roma