???global.info.a_carregar???
Júlia Maria da Rocha Vilaverde Justino. Concluiu o Doutoramento em Matemática em 2013 na Universidade de Évora e a Licenciatura em Matemática em 1999 na Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências. É Professora Adjunta do Instituto Politécnico de Setúbal, no Departamento de Matemática da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal. Publicou 2 artigos em revistas especializadas e organizou 4 eventos. Atua nas áreas de Ciências Exatas, com ênfase em Matemática, e de Ciências Sociais, com ênfase em Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Matemática Não Standard; Números externos; Sistemas flexíveis; Metodologia centrada no aluno; Aprendizagem ativa; Ensino colaborativo.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Júlia Maria da Rocha Vilaverde Justino

Nomes de citação

  • Justino, Júlia

Identificadores de autor

Ciência ID
271A-0DFC-B336
ORCID iD
0000-0002-7526-6247

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Matemática
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2008 - 2013
Concluído
Matemática (Doutoramento)
Especialização em Álgebra e Lógica
Universidade de Évora, Portugal
"Non standard linear algebra with error analysis" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2005 - 2006
Concluído
Matemática e Aplicações (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Universidade de Évora, Portugal
17
1998 - 2005
Concluído
Curso de Canto (Curso médio)
Escola de Música do Conservatório Nacional, Portugal
15
1994 - 1999
Concluído
Matemática (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
13
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2013/09/21 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Portugal
1999/10 - 2013/09 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Justino, J.; Rafael, S.. 2018. "Teaching Mathematics in Tertiary Education Through Collaborative Work". Trabalho apresentado em 3rd International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE), Aveiro. Portugal: IEEE.
    Publicado • 10.1109/cispee.2018.8593476
  2. Rafael, S.; Justino, J.. 2018. "Application of active learning techniques on Electrical Machines course in classroom environment: pedagogical strategy and results". Trabalho apresentado em 3rd International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE), Aveiro, trabalho apresentado em IEEE. Portugal: IEEE.
    Publicado • 10.1109/cispee.2018.8593490
  3. Justino, Júlia. 2017. "Invertible flexible matrices". In Proceedings of the 1st International Conference on Applied Mathematics and Computer Science: International Conference on Applied Mathematics and Computer Science (ICAMCS), Roma, Itália. AIP Publishing.
    Publicado • 10.1063/1.4982011
Artigo em revista
  1. Justino, Júlia; Rafael, Silviano. 2018. "Caso de estudo: aplicação de técnicas de aprendizagem ativa no ensino da Matemática de um CTESP em PBL". Medi@ções - Revista Online da ESE/IPS 6 (2): 3-11. http://hdl.handle.net/10400.26/25084.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Justino, Julia; van den Berg, Imme. 2012. "Cramer's rule applied to flexible systems of linear equations". Electronic Journal of Linear Algebra 24 (1): 126-152. http://dx.doi.org/10.13001/1081-3810.1584.
    Acesso aberto • Publicado • 10.13001/1081-3810.1584
Capítulo de livro
  1. Justino, Júlia; Rafael, Silviano. 2020. "Enhancing Collaborative Learning Through Pedagogical Alignment". In Advances in Intelligent Systems and Computing, International Joint Conference: 12th International Conference on Computational Intelligence in Security for Information Systems (CISIS 2019) and 10th International Conference on EUropean Transnational Education (ICEUTE 2019), 227-234. Sevilha, Espanha: Springer International Publishing. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-20005-3_23.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-20005-3_23
Manual
  1. Júlia Justino; Mariana Dias. 2017. Cálculo Diferencial em R. Portugal.
  2. Júlia Justino; Mariana Dias. 2016. Limites e Continuidade. Portugal.
  3. Júlia Justino; Mariana Dias. 2015. Conceitos Básicos. Portugal.
  4. Júlia Justino. 2015. Matemática II - Álgebra Linear. Portugal.
  5. Júlia Justino. 2015. Matemática II - Cálculo Diferencial em Rn. Portugal.
  6. Júlia Justino; Mariana Dias; Miguel Moreira. 2005. Complementos sobre Funções Reais de Variável Real. Portugal.
  7. Júlia Justino; Mariana Dias. 2005. Probabilidades e Combinatória. Portugal.
  8. Júlia Justino; Mariana Dias; Miguel Moreira. 2005. Trigonometria e Números Complexos. Portugal.
Poster em conferência
  1. Caeiro, Luísa; Lopes, Elisabete; Miranda, Paula; Justino, Júlia; Macedo, Patrícia; Rafael, Silviano. 2018. "Aplicação de técnicas pedagógicas ativas em cursos da área de Ciências de Engenharia e Tecnologias ministrados no Ensino Superior Politécnico". Trabalho apresentado em 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.18).
Resumo em conferência
  1. Justino, Júlia; Rafael, Silviano. 2019. "The expansion of pedagogical alignment - a step for the learning success". Trabalho apresentado em International Conference on Research in Education and Social Sciences (ICRESS), Lisboa, Portugal, 35-35.
    Publicado
  2. Justino, Júlia. 2019. "Aula invertida: contributo para promover a aprendizagem dos trabalhadores-estudantes em cursos noturnos". Trabalho apresentado em 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.19), Santarém, Portugal, 28-28.
    Publicado
  3. Júlia Justino. 2018. "Estratégia pedagógica de uma UC de Matemática num CTeSP em PBL: aplicação e desafios". Trabalho apresentado em Jornadas Pedagógicas da ESTSetúbal/IPS 2018, Metodologias Pedagógicas no Ensino das Engenharias, Setúbal, Portugal.
    Publicado
  4. Justino, Júlia. 2018. "Aprendizagem colaborativa: contributo para a adaptação e integração dos estudantes de CTeSP". Trabalho apresentado em 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.18), Braga, Portugal, 119-119.
    Publicado
  5. Justino, Júlia. 2016. "Matrizes flexíveis e delimitações dos seus menores". Trabalho apresentado em Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática 2016, Barreiro, Portugal, 176-176.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Justino, Júlia Maria da Rocha Vilaverde. 2013. "Nonstandard linear algebra with error analysis". Tese de Doutoramento. http://hdl.handle.net/10174/16316.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019 Enhancing Collaborative Learning Through Pedagogical Alignment 10th International Conference on EUropean Transnational Educational (ICEUTE 2019)
Pablo de Olavide University (Sevilha, Espanha)
2019 Aula invertida: contributo para promover a aprendizagem dos trabalhadores-estudantes em cursos noturnos 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.19)
Direção Geral do Ensino Superior, Ministério da Educação e Ciência (Santarém, Portugal)
2018 Painel sobre experiências pedagógicas na aplicação de PBL & IBL Jornadas Pedagógicas da ESTSetúbal/IPS 2018, Metodologias Pedagógicas no Ensino das Engenharias
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2018 Estratégia pedagógica de uma UC de Matemática num CTeSP em PBL: aplicação e desafios Jornadas Pedagógicas da ESTSetúbal/IPS 2018, Metodologias Pedagógicas no Ensino das Engenharias
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2018 Aprendizagem colaborativa: contributo para a adaptação e integração dos estudantes de CTeSP 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.18)
Direção Geral do Ensino Superior, Ministério da Educação e Ciência (Braga, Portugal)
2018 Teaching Mathematics in Tertiary Education Through Collaborative Work 3.ª Conferência Internacional da Sociedade Portuguesa de Educação em Engenharia (CISPEE 2018)
Sociedade Portuguesa de Educação em Engenharia (SPEE) (Aveiro, Portugal)
2018 Aprendizagem ativa no ensino superior: uma experiência na Matemática curricular unit SEMINARIO (MAT11688)
Centro de Investigação em Matemática e Aplicações (CIMA) e Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) (Évora, Portugal)
2017 Invertible Flexible Matrices 2017 International Conference on Applied Mathematics and Computer Science (ICAMCS)
WSEAS - World Scientific and Engineering Academy and Society (Roma, Itália)
2017 Caso de Estudo: Aplicação de Técnicas de Aprendizagem Ativa no Contexto da UC Fundamentos de Matemática de um CTeSP em PBL IV Encontro Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento
Centro de Investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal (CIEF-IPS) (Setúbal, Portugal)
2016 Matrizes flexíveis e delimitações dos seus menores Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática 2016
Sociedade Portuguesa de Matemática (Barreiro, Portugal)
2015 Solution of linear flexible systems AMS-EMS-SPM International Meeting 2015
AMS-EMS-SPM (Porto, Portugal)
2013 Aplicação da Regra de Cramer e do Método de Gauss a Sistemas de Equações Lineares Flexíveis 10º SPIMNS (Seminário Português Itinerante de Matemática Não Standard)
Instituto Superior Técnico (Lisboa, Portugal)
2013 Nonstandard linear algebra with error analysis Logic Colloquim 2013
Association for Symbolic Logic (Évora, Portugal)
2012 Cramer´s Rule applied to flexible systems of linear equations Days in Logic 2012
CENTRIA - New University of Lisbon (Évora, Portugal)
2011 Cramer's Rule applied to flexible systems of linear equations Directions in Matrix Theory 2011
The International Linear Algebra Society – ILAS (Coimbra, Portugal)
2009 Sobre sistemas lineares homogéneos de equações externas 7º Seminário Português Itinerante de Matemática Não Standard
Instituto Superior Técnico (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019 - 2019 Jornadas Pedagógicas da ESTSetúbal/IPS 2019, subordinado ao tema “Metodologias, Técnicas Ativas e Tecnologias Emergentes”. (2019/05/23) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Portugal
2019 - 2019 Atelier pedagógico, subordinado ao tema "Alinhamento Pedagógico & Técnicas de Aprendizagem Ativa" (2019/05/23) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - 2016 Sessão Temática "Assintótica Não-Standard" (2016/07/11 - 2016/07/13) Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática 2016, Portugal
2014 - 2015 Semana da Ciência e Tecnologia do IPS (2014 - 2015) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013 - 2013 Encontros Matemáticos (2013 - 2013) ESTSetúbal/IPS, Portugal
2012 - 2013 Ciclo de Seminários do DMAT (2012 - 2013) ESTSetúbal/IPS, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2017 - 2017 Ação de formação
Oficina (workshop)
Moodle: Plataforma de Suporte à Aprendizagem Online
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2017 - 2017 Ação de formação
Oficina (workshop)
Iniciação ao Project Based Learning (PBL)
Grupo de Trabalho do Programa Nacional de Apoio à Formação em Competências Digitais no Ensino Superior, Portugal
2015 - 2016 Curso de formação
Outro
Curso Online de Inglês
Education First, Portugal
2015 - 2015 Curso de formação
Outro
Curso de Iniciação ao Teatro
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008 - 2008 Ação de formação
Oficina (workshop)
Effective Teaching: A Workshop
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2007 - 2007 Ação de formação
Oficina (workshop)
MATLAB
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2006 - 2006 Ação de formação
Oficina (workshop)
Advanced Workshop on Collaborative Learning
Universidade do Minho, Portugal
2004 - 2004 Ação de formação
Oficina (workshop)
HTML e Concepção de Websites
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2003 - 2003 Curso de formação
Outro
Técnicas Teatrais
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2002 - 2002 Curso de formação
Outro
Comunicação Assertiva
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2002 - 2002 Curso de formação
Outro
Didáctica Universitária
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2017 Optimization with flexible objectives and constraints
Arguente principal
Nam Van Tran (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017 - Atual Métodos Matemáticos II Licenciatura em Tecnologia e Gestão Industrial (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - Atual Análise Numérica Licenciatura em Engenharia Informática (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 - Atual Elementos de Matemática I CTeSP em Produção Aeronáutica (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - 2017 Métodos Matemáticos I Licenciatura em Tecnologia e Gestão Industrial (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - 2016 Matemática II Licenciatura em Engenharia Mecânica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013 - 2015 Matemática I Licenciatura em Engenharia Mecânica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012 - 2015 Aplicações de Matemática CET em Desenvolvimento de Produtos Multimédia (Curso de Especialização Tecnológica) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2002 - 2013 Álgebra Linear e Geometria Analítica Licenciatura em Engenharia Informática (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2000 - 2013 Análise Matemática II Licenciatura em Engenharia Mecânica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008 - 2010 Curso Intensivo de Matemática Aperfeiçoamento (Curso médio) ESTSetúbal/IPS, Portugal
1999 - 2007 Análise Matemática I Licenciatura em Engenharia Mecânica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2005 - 2005 Tópicos de Matemática Elementar Aperfeiçoamento (Curso médio) ESTSetubal, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017/03 - Atual CINEA-IPS (Centro de Investigação em Energia e Ambiente do Instituto Politécnico de Setúbal) Membro integrado
2013/10 - Atual CIMA (Centro de Investigação em Matemática e Aplicações) Investigadora na área de Matemática Não Standard, Álgebra e Lógica
2008/03 - 2013/10 CIMA-UE (Centro de Investigação em Matemática e Aplicações da Universidade de Évora) Aluna de doutoramento na área da Matemática Não Standard

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018/07 - Atual Conselho Pedagógico da ESTSetúbal/IPS
Presidente / Vice-presidente
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/10 - Atual Comissão Científica do Departamento de Matemática da ESTSetúbal/IPS
Membro
ESTSetúbal/IPS, Portugal
2014/10 - 2016/09 Comissão de Divulgação Técnico-Científica da ESTSetúbal/IPS
Coordenador
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Portugal