???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Susana Sousa-Dias

Nomes de citação

  • Sousa Dias, Susana
  • de Sousa Dias, Susana
  • Macedo, Susana de Sousa Dias
  • Dias, Susana de Sousa

Identificadores de autor

Ciência ID
2414-A628-6F0B
ORCID iD
0000-0001-8625-7744

Endereços de correio eletrónico

  • s.sousadias@belasartes.ulisboa.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 213252100 (Profissional)

Moradas

  • Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058 L, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2014
Concluído
Belas-Artes, especialidade de Audiovisuais (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"Abrir a História: a Imagem de Arquivo e o Movimento Desacelerado. Um estudo teórico-prático a partir dos filmes Natureza Morta e 48 " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com Distinção e Louvor por unanimidade
2011 - 2012
Frequentou
Études Cinématographiques et Audiovisuelles (Doutoramento)
Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3, França
2008 - 2011
Frequentou
Ésthétique, Sciences et Technologies des Arts - Option Arts Plastiques (Doutoramento)
Université Paris 8, França
2005
Concluído
Estética e Filosofia da Arte (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Do Inventário à Invenção. Cinema — Arquivo — Memória" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por unanimidade (nota máxima)
2002
Concluído
Atelier d’Ecriture Documentaire et Archives (Curso médio)
Especialização em Cinema
La Fémis, França
2002
Concluído
Archidoc: Séminaire Européen Documentaire et Archives (Outros)
La Fémis, França
2001
Concluído
Never stand up in a Canoe (hybrid installation and performance) (Outros)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2000
Concluído
South by Southwest in Lisbon, Screenwriting Seminars (Outros)
Magica em colaboração com o programa Media II da União Europeia e ETIC., Portugal
1995
Concluído
European Course Forum in Interactive Multimedia (Outros)
CITE - Center for International Technology and Education, London College of Printing, Reino Unido
1994
Concluído
4th Screenwriting Workshop (Outros)
Sources, Reino Unido
1991
Concluído
Artes Plásticas-Pintura (Licenciatura)
Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, Portugal
1989 - 1990
Concluído
Estágio de Produtora Executiva e Assistente de Realização (Outros)
RTP, Portugal
1981 - 1984
Frequentou
Educação Musical (Outros)
Escola de Música do Conservatório Nacional, Portugal
1984
Concluído
Cinema (Bacharelato)
Especialização em Imagem
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
1980 - 1982
Frequentou
Engenharia Electrónica e de Telecomunicações (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal
1979 - 1981
Concluído
Curso de Jazz - Piano (Outros)
Escola de Jazz do Hot-Club, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
2013 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal
2014 - 2016 Investigador (Investigação) Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3 UFR Arts et Médias, França
Laboratoire International de Recherches en Arts (LIRA), França
2011 - 2014 Investigador (Investigação) Université Sorbonne Nouvelle, IRCAV - Institut de recherche sur le cinéma et l'audiovisuel, França
Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3, França
2009 - 2011 Investigador (Investigação) Arts des Images & Art Contemporain (AIAC), Université Paris 8, França
Université Paris 8 UFR Arts Philosophie Esthétique, França

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/01/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
2001 - 2014 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2005/06 - 2005/06 Professor Visitante (Docente Universitário) Universität der Künste, Alemanha
1999 - 2001 Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Universidade Moderna, Portugal
1998 - 2000 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Lusófona, Portugal
1999 - 1999 Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) Jyväskylä Polytechnic, Finlândia
1993 - 1998 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Coordenadora do Grupo de Investigação em Arte Multimédia do CIEBA Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018 - Atual Coordenadora Científica do Acervo de Arte Multimédia Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2016 - 2020 Membro do Conselho Científico Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2014 - 2019/02 Coordenadora do 3.º Ciclo de Arte Multimédia Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2013 - 2016 Membro do Conselho Pedagógico Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2012 - 2014 Membro do Conselho Curatorial Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2006 - 2008 Membro do Conselho Directivo Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2006 - 2008 Coordenadora do Programa Erasmus Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2004 - 2006 Vice-Presidente do Conselho de Leitura Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
1998 - 1999 Subdirectora do Curso de Design Universidade Lusófona, Portugal
1993 - 1998 Subdirectora do Curso de Design Instituto Superior de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/02 - 2018/02 Visiting Artist University of California Santa Cruz, Estados Unidos
Film & Digital Media Faculty, Estados Unidos
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/04 - 2023/09 DAAD Berliner Künstlerprogramm - The DAAD Artists-in-Berlim Program
12345
Artista-Investigador
DAAD-German Academic Exchange Service, Alemanha
2022 - 2022 MacDowell Fellowship
Concluído
2009 - 2010 Ações Integradas Luso-Francesas
TC-01/11
Bolseiro de Doutoramento
Université Paris 8, França

Universidade de Lisboa, Portugal
2001 - 2004 PRODEP III
12348
Bolseiro de Mestrado
PRODEP III, Programa de Desenvolvimento Educativo para Portugal, Portugal
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021/01/13 - 2023/07/12 PHILDOC: PHILOSOPHY AND DOCUMENTARY FILM. MEDIATING THE REAL
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Filosofia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2022 - 2023 Território QR
16717 Território QR
Investigador responsável
Concluído
2017 - 2023 The Photographic Impulse: Measuring the Colonies and the Colonial Bodies. The Photographic and Filmic Archive of the Portuguese Geographic and Anthropologic Missions
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 4042 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI4042/2011
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em jornal
  1. Sousa Dias, Susana. "Notas sobre 48", Monde Diplomatique, 2010, Documenta
Artigo em revista
  1. Sousa Dias, Susana. "Weak Memories: Archives of Futurability". Film Quarterly 73 4 (2020): 25-33.
    Publicado
  2. Sousa Dias, Susana; Sousa Dias, A.. "Documental expandido. El caso de Natureza morta/Stilleben". Arkadin 9 (2020):
    Publicado
  3. Sousa Dias, Susana. "Fordlandia Malaise: memórias fracas, contra-imagem e futurabilidade". Journal of Communication and Languages 52 (2020):
    Acesso aberto • Publicado
  4. Sousa Dias, Susana. "Corpos estranhos ou desigualdades inscritas na película". Arte e Género, Mulheres e Criação Artística (2012):
    Acesso aberto • Publicado
  5. Sousa Dias, Susana; Sousa Dias, António. "Natureza Morta - Visages d'une dictature: processus de réalisation et de composition musicale". Musimediane, revue audiovisuelle et multimédia d'analyse musicale 4 (2009): https://www.musimediane.com.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Sousa Dias, Susana. "Cinematografias da Dor". Arte e Eros (2009):
    Publicado
  7. Sousa Dias, Susana. "O Poder dos Arquivos ou em Poder dos Arquivos". Docs.pt 4 (2006):
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Sousa Dias, Susana. "Yarokamena ", à Pala de Walsh, 2022, https://apaladewalsh.com/2022/11/10-anos-10-filmes-4-susana-de-sousa-dias/.
  2. Baumann, Stefanie; de Sousa Dias, Susana. "Em fordlândia todas as árvores dão pássaros. Uma troca de correspondência / In Fordlândia bringen alle Bäume Vögel hervor. Ein Briefwechsel", Goethe Institut Lissabon online, 2022, https://www.goethe.de/ins/pt/pt/kul/zuk/zuk/24245354.html.
Capítulo de livro
  1. Sousa Dias, Susana. "Fordlândia Malaise. Notas sobre a génese dum filme". In Fordlândia. Brasil: Relicário, 2023.
    Publicado
  2. Sousa Dias, Susana. "From Doc's Kingdom to the Brotherhood of the Crystal Skull". In Flash Flaherty : Tales From a Film Seminar. Indiana, Estados Unidos: Indiana University Press, 2021.
    Publicado
  3. Sousa Dias, Susana. "Fordlandia Malaise: la genèse d'un film". In Fordlândia. Paris, França: Presses du Réel, 2020.
    Publicado
  4. Sousa Dias, Susana; Jurado, Andrés. "Imágenes de poder: archIvo y contra-archIvo". In Territorio y Memorias sin Fronteras, Nuevas Estrategias para Pensar lo Real. Bogotá, Colômbia: MIBDO, 2020.
    Publicado
  5. Sousa Dias, Susana; Sousa Dias, António. "Documentário Expandido: o caso de "Natureza Morta"". In Pós-Fotografia, pós-Cinema e o devir das imagens nas Artes Contemporâneas, editado por Philippe Dubois; Beatriz Furtado. Brasil: Sesc, 2019.
    Publicado
  6. Sousa Dias, Susana. ""Estação Total": Notas sobre um projecto em curso". In Suspended Spaces, Le Partage des Oublis, Lisboa. Lisboa: Sistema Solar, 2018.
    Publicado
  7. Sousa Dias, Susana. "Images, voix et corps : travailler l'archive sensible à partir des archives photographiques de la police politique portugaise (1926-1974)". In L'archive sensible : mémoires, intimité et domination. Paris, França: Editions Hispaniques, 2017.
    Publicado
  8. Sousa Dias, Susana. "A sort of microscope of time: decelerated movement and archive footage". In Thinking Reality and Time through film. Cambridge: Cambridge Scholar Publishing, 2017.
    Publicado
  9. Sousa Dias, Susana. "Les Centres du Monde". In Usages Géopolitiques des Images. Paris, França: Le Bal, 2016.
    Publicado
  10. Sousa Dias, Susana. "«(In)visible Evidence: the Representability of Torture". In A Companion to Contemporary Documentary Film, editado por Alisa Lebow, 482-505. West Sussex: Wiley-Blackwell, 2015.
    Publicado
  11. Dias, Susana de Sousa. "Corpos estranhos ou desigualdades inscritas na película". In Arte e género: mulheres e criação artística., 230-240. Lisboa, Portugal: Faculdade de Belas Artes. CIEBA, 2012.
    Publicado
  12. Sousa Dias, Susana. "La (in)visibilidad de los prisionieros políticos portugueses o la doble cara del derecho ala image. Notas sobre el film 48". In Figuras de la aflicción humana, 73-81. Valência, Espanha: MuVIM, 2011.
    Publicado
  13. Sousa Dias, Susana. "Les Archives et la Dénégation de la Mémoire". In Photographie, Médias et Capitalisme, editado por François Soulages; Julien Verhaeghe. Paris, França: L'Harmattan, 2009.
    Publicado
  14. Sousa Dias, Susana. "A Encenação do Império e o filme Natureza Morta-Visages d’une Dictature". In À Procura da Lisboa Africana. Da Encenação do Império Ultramarino às Realidades Suburbanas, editado por Orlando Grossegesse; Henry Thorau. Braga, Portugal: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2009.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Sousa Dias, Susana. O Avesso das Imagens. Apordoc e Camara Municipal de Lisboa EGEAC, 2011.
  2. Sousa Dias, Susana. Arquivo para a Permanência da Imagem. Fundação de Serralves, 2008.
Entrada de dicionário
  1. Sousa Dias, Susana; Schaefer, Ansgar. "Documentarismo". In Dicionário de História de Portugal: o 25 de Abril, editado por António Reis; Inácia Rezola; Paula Borges. Figueirinhas, 2016.
    Publicado
  2. Sousa Dias, Susana; Schaefer, Ansgar. "António de Macedo". In Dicionário de História de Portugal: o 25 de Abril. Figueirinhas, 2016.
    Publicado
  3. Sousa Dias, Susana. "António de Macedo". In El Diccionario del Cine Iberoamericano, España, Portugal Y América, 2011.
    Publicado
Livro
  1. de Sousa Dias, S.. (In)visible Evidence: The Representability of Torture. 2015.
    10.1002/9781118884584.ch22
Prefácio / Posfácio
  1. Sousa Dias, Susana; Lydia Mello. "Prefácio - Autoritarismos no Brasil - O Olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas". Prefácio para Autoritarismos no Brasil - O Olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas. 2022.
    Publicado
  2. Sousa Dias, Susana; Sousa Dias, A.. "Prefácio do livro "O Terceiro chega em Maio" de António de Macedo". Prefácio para O Terceiro chega em Maio. 2021.
    Publicado

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Sousa Dias, Susana. "48", documentary film-essay, 93 minutes, 2009.
  2. Sousa Dias, Susana. "Luz Obscura", documentary-film essay, 76 minutes, 2017.
  3. Sousa Dias, Susana. "Fordlandia Malaise" (2019), film essay [41' minutos].
  4. Sousa Dias, Susana. "Natureza Morta" ("Still Life"), documentary-film essay, 72 minutes, 2005.
  5. Sousa Dias, Susana. "48, o furto da imagem" in Arte de Furtar | Furto na Arte [art book].
  6. de Sousa Dias, Susana; Schaefer, Ansgar. Journey to the Sun, documentary film-essay, co-direction Ansgar Schaefer, 110 min, 2021.
  7. Sousa Dias, Susana. Hevea Brasiliensis / Em curso.
  8. Sousa Dias, Susana. Estação Total - Filme e livro / Em curso.
  9. Sousa Dias, Susana. Fordlândia Panacea - Filme/Instalação / Em curso.
  10. Sousa Dias, Susana. Porque é que as horas de luz e de escuridão são colocadas no mesmo círculo? (I) - Instalação, vídeo HD de um canal, impressão sobre papel. (2022).
  11. Sousa Dias, Susana. Natureza Morta | Stilleben (2010) - Instalação em três ecrãs [ 33 minutos]..
Exposição artística
  1. Fordlândia mon amour, Fordlândia meu Beija-flor azul (colectiva). 2023.
  2. Impulso Fotográfico: (des)arrumar o arquivo colonial, curadoria de Teresa Flores e Catarina Mateus.. 2022.
  3. Vestígios e Diálogos. 2022.
  4. On Fail[l]ed Tales and Ta[y]lors, curated by Madrassa collective. 2020.
  5. A Volta de Fordlândia, curated by Suspended Spaces. 2020.
  6. El Imperio de la Ficion. Curated by Ana Pinho. 2020. 2020.
  7. Natureza Morta, La Pared, curated by Aily Nash (individual). 2018.
  8. Retour de Fordlândia, curated by Suspended Spaces. 2018.
  9. Do Tirar Polo Natural. Inquérito ao Retrato Português, curated by Anísio Franco, Filipa Oliveira e Paulo Pires do Vale. 2018.
  10. Keimena Film Program (48), Curated by: Hilla Peleg e Boris Bourikas.. 2017.
  11. Abrir las huellas. Miradas reflejadas. Documental Expandido, curated by Andrés Duque, Ana Salas, Carolina Ortiz, German Ayala.. 2017.
  12. Refaire Surface, curated by Valérie Jouve, Daniel Lê, Françoise Parfait, Eric Valette et Jackie Ruth-Meyer. 2017.
  13. O Devir das Imagens Contemporâneas da Arte, curated by Beatriz Furtado and Philippe Dubois.. 2014.
  14. Reading Loss, Curated by Anna Schneider (individual). 2012.
  15. 48, PhotoEspaña 2011 curated by Gerardo Mosquera (individual). 2011.
  16. Natureza Morta | Stilleben no MNAC-Museu do Chiado (individual). 2010.
Exposição de curadoria/museu
  1. 2021. "Curadoria - Avant l'Existence, Fuso 2021".
  2. 2021. "Curadoria - Fuso Insular 2021".
  3. 2013. "Co-programação da retrospectiva de Alain Cavalier no âmbito do festival internacional de cinema DocLisboa".
  4. 2013. "Co-Curadoria da exposição Passagens (documentário & arte contemporânea), foco no arquivo, EDP e Carpe Diem. Com Elizabeth Prize, Camille Henrot, Harmut Bitomsky, Werner R. Fassbinder".
  5. 2012. "Co-programação da retrospectiva de Chantal Akerman no âmbito do festival internacional de cinema DocLisboa".
  6. 2012. "Co-curadoria da exposição Passagens (documentário & arte contemporânea), Carpe Diem, Palácio Galveias e Cinemateca Portuguesa, com Pedro Costa e Chantal Akerman".
  7. 2009. "Carte Blanche, Rencontres Cinématographiques de Cérbère, França".
Gravação vídeo
  1. Sousa Dias, Susana. 2000. Criminal Case 141/53, documentary, 57 minutes, 2000.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/06 The Rhythms of Revolt - Invitation from UC Berkeley on behalf of the International Consortium for Critical Theory Programs (ICCTP) The Rhythms of Revolt
UC Berkeley (Tunes, Estados Unidos)
2023 Tuesday session #1 Tuesday session #1
DAAD Galerie (Berlim, Alemanha)
2023 Fordlândia Fordlândia e os Cinemas Amazónicos
Universidade Federal Fluminense (Niterói, Brasil)
2022 Epistemic Media: Atlas, Archive, Network The NECS 2022 Conference
(Bucareste, Roménia)
2022 Le documentaire politique au Portugal Festival de História da Arte
(França, França)
2022 A política do deslocamento e o método da residência Pensive Images and Soundscapes of Forgetting: A Conversation Between Malin Wahlberg and Susana de Sousa Dias on the Phenomenology of Cinema and Gestures of Resistance in Documentary Art (Plenary session)
(Reino Unido)
2021 WOMANART -Mulheres, Artes e Ditadura. Os casos de Portugal, Brasil e países africanos de língua portuguesa Conferência Internacional Womanart
(Portugal)
2021 X Encontro anual da AIM (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento)
Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
2020 Sensory Ethnography Lab, filmic work presentation Class of Verena Paravel and Luciano Castaing-Taylor.
Harvard University (Cambridge, Estados Unidos)
2020 Acções de Erodir: Susana de Sousa Dias e Emília Tavares em conversa. "Acções de Erodir" Seminar
Laboratório de Estudos e Experimentações em Artes e Audiovisual (LEEA), Universidade Federal do Ceará (Fortaleza, Brasil)
2020 Conversation on Fordlandia, cinema, ruins, modernization Aesthetic and Extractivism
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2020 Fordlandia Malaise with and by Susana de Sousa Dias LATEX – Critical Inflections on (Neo)Extractivism in Latin America
ICI Berlin Institute for Cultural Inquiry (Alemanha)
2019 Imagens fortes, memórias fracas: o outro lado de uma imagem Towards a political History of Photography
Museo Reina Sofia (Madrid, Espanha)
2019 Les Blank Lecture: Susana de Sousa Dias Les Blank Lecture
Art Museum & Pacific Film Archive (Berkeley, Estados Unidos)
2018 Ecstatic Truth Ecstatic Truth, Making Sense Between Fantasy and Fact
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2018 Arqueologia da memória, pontos cegos do arquivo O que é o arquivo?
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema (Lisboa, Portugal)
2018 Fordlandia Malaise: a cidade como arquivo City of Light, Para além das Luzes,
Culturgest (Lisboa, Portugal)
2018 O Arquivo abissal: processos de criação Colóquio Fotografia e Imagem: arquivos e outras memórias
Universidade Federal do Pará (Belém, Brasil)
2018 Resisting the Archive Post-Realism Seminar #15
University of California, Santa Cruz (Santa Cruz, Estados Unidos)
2018 Imágenes a Traves. 48 e Luz Obscura Imágenes a Traves. Reflexiones sobre Imágenes en Conflicto
Centro Huarte — Centro de Produção de Arte Contemporânea (Pamplona, Espanha)
2018 Para Além da Idade das Luzes: Mudanças Sísmicas, Imagética Urbana
Culturgest, IHA, FSCH-UNL e Goldsmiths University of London. (Portugal)
2018 «Fordlandia, la futurabilité d¿une ville», Fordlandia, an Archive à Ciel Ouvert
La Colonie, org. Université Paris 1, Panhtéon-Sorbonne (Paris, França)
2017 "Désordres vocaux et configurations narratives: enregistrer un témoin" La Vie des Histoires. Le témoin filmé. International Seminar org. by EUROM, International Observatory on Memories and Universidade de Barcelona, Filmoteca de Barcelona, Fundació Tapiès. With Susana de Sousa Dias, Emmanuel Alloa, Susan Meiselas, Fina Birulés, Liat Benhabib, Carles Guerra, Arturo Lozano, Marta Marín Dòmine, Arnaud des Pallières, Manuela Morgaine, Vicente Sánchez-Biosca, Nancy Berthier, Esther Shalev-Gerz. La vie des histoires. Le témoin filmé
Universidade de Barcelona (Barcelona, Espanha)
2017 Imagens de Poder: Arquivo e contra-arquivo Seminário Internacional Pensar lo Real
Universidade Javeriana (Bogotá, Colômbia)
2017 «Dissent!» a conversation with Susana de Sousa Dias Figures of Dissent
STUK Art Center (Lovaina, Bélgica)
2017 Territories of Memory with Ruth Beckermann, Susana de Sousa Dias e Sergei Loznitsa, org. Alice Leroy Memory of Territories, Territories of Memory
États Généraux du Film Documentaire (Lussas, França)
2017 What can an image do? with Susana de Sousa Dias, Eric Baudelaire, Naeem Mohaiemen, María Palacios Cruz, belit sag, e Akram Zaatari. Organised by Aily Nash What can an image do? II International Film Seminar
Tabakalera - Centro Internacional de Cultura Contemporânea (San Sebastian, Espanha)
2017 Doc Think Tank: Updating the Archives Doc Think Tank: Updating the Archives
Visions du Réel International Film Festival (Nyon, Suiça)
2016 O retrato familiar sob condições adversas: prisão e clandestinidade El Sentido en Las Imagenes, antropologia, cine y fotografia
UNED-Universidad Nacional de Educación a Distancia (Palma de Mallorca, Espanha)
2015 O tempo escavado: usos do arquivo em Luz Obscura Colóquio internacional de cine documental: Exploraciones de lo Real
Universidad Andina Simón Bolívar (Quiuto, Equador)
2015 Luz Obscura, Conferência magistral Conferência magistral
Museu Antropológico de Arte Contemporânea (Guayaquil, Equador)
2014 O que fazem as imagens? A dimensão processual e actuante das fotografias dos presos políticos portugueses Seminário Internacional «A Pesquisa em Arquivos»
Centro Cultural da Justiça Federal e Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2014 Processos de investigação e realização a partir de arquivos Arquivos da Ditadura
Centro Cultural Justiça Federal (Rio de Janeiro, Brasil)
2014 Cinema and the Angel of History Internacional Conference Cinema and philosophy: «Thinking Time and Reality through Film», org. José Manuel Martins and Christine Reeh
Centro de Filosofia, Universidade de Lisboa e Biblioteca Nacional (Lisboa, Portugal)
2014 Documentário Expandido: o caso da instalação "Natureza Morta | Stilleben" Colóquio Internacional « Pós-Fotografia e Pós-Cinema: O Devir das Imagens Contemporâneas da Arte», coord. Philippe Dubois e Beatriz Furtado
Université Sorbonne-Nouvelle and Universidade Federal do Ceará (Fortaleza, Brasil)
2013 Trabalhar a memória sensível a partir dos arquivos fotográficos da polícia política portuguesa
Universidade Paris-Sorbonne (Paris 4) (França)
2013 O uso das imagens de arquivo da ditadura portuguesa Seminário Le récit à l'épreuve du passé: images d'archive et témoignages
EHEHI-Casa de Velázquez, AFM-Casa de Velázquez, Centre de Recherche Ibérique et Ibéro - Américaine (Université de Paris Ouest Nanterre - La Défense) (França)
2012 Corpos Estranhos Art & Gender, Colloquium
Faculty of Fine Arts, Lisbon University (Portugal)
2011 Figuras de la aflicción humana Figuras de la aflicción humana
Museu Valencia` de la Il·lustracio´ i de la Modernitat (MuVIM), Universidad Internacional Valenciana, Universitat de Vale`ncia e Universitat Polite`cnica de Vale`ncia (Espanha)
2011 “Talking Voices & Looking Heads: Documentary Devices in Question”, Visible Evidence “Talking Voices & Looking Heads: Documentary Devices in Question”, Visible Evidence
TISCH SCHOOL OF THE ARTS. New York University (Estados Unidos)
2011 Dialogues: archives et histoire. De l'image fixe au film: théories et pratiques Dialogues: archives et histoire. De l¿image fixe au film: théories et pratiques
Institut National d’Histoire d’Art, org. Université Paris 1, Pantheon-Sorbonne et Université Paris 10 (Paris, França)
2011 Documentary Now! Conference on the Contemporary Contexts and Possibilities of the Documentary Documentary Now!
University of Westminster (Londres, Reino Unido)
2010 Natureza Morta: processos de realização 10.ª Conferência Internacional de Documentário
Cinemateca Brasileira, Universidade de São Paulo e Festival É Tudo Verdade (Brasil)
2010 Stillness and Movement, History and Memory Conferência Internacional Visible Evidence
Universidade Bogazici (Turquia)
2010 48: processus de réalisation Masterclass
Université d'été, La Fémis, École Nationale Supérieure des Métiers de l'Image et du Son (Paris, França)
2009 Blurring Boundaries: Art, Cinema and Documentary Blurring Boundaries: Art, Cinema and Documentary
Universidade de Galatasaray (Turquia)
2007 Espaço e Tempo na videoarte Espaço e Tempo na videoarte
Universidade de Salamanca (Espanha)
2007 Natureza Morta
University College Dublin, Instituto Cervantes e Instituto Camões.

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - Atual Marandúa
Orientador
Arte Multimédia (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2022 - Atual De um ecrã para o outro: um estudo teórico-prático sobre narrativas intermediais
Orientador
Artes Performativas e da Imagem em Movimento (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2021 - Atual Cinema e as Cidades Invisíveis: uma investigação a partir de um Atlas Cinematográfico
Orientador
Arte Multimédia
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021 - Atual Encantaria e Imagem-espírito (utupë): uma docuficção com o povo indígena Tremembé
Orientador
Arte Multimédia
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2022 - 2022 O documentário propositivo-relacional: a linguagem cinematográfica do documentário a partir da estética relacional e do estímulo à coautoria nas produções contemporâneas
Orientador
Belas-Artes-Arte Multimedia (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021 - 2021 A Imagem Projectante: Impulso, Travessia e Rasto
Orientador
Belas-Artes-Arte Multimédia (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2020 - 2020 Found footage na era digital - especificidades da montagem nos filmes baseados em arquivos familiares
Orientador
Arte Multimédia (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2017 - 2020 Zomia: uma proposta pós-utópica: a utopia enquanto experiência do visível e do invisível
Orientador
Arte Multimédia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2016 - 2020 Found Footage na era digital. Especificidades da Montagem dos filmes de família e amadores
Orientador de Ganem, Maria Muller.
Arte Multimédia
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2019 - 2019 O registo da ação no metaterreno
Orientador
Arte Multimédia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2019 - 2019 PHARMAKON : a forma como formação e metamorfose
Orientador
Arte Multimédia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2016 - 2019 Dialéctica entre imagem e texto no filme-ensaio: o caso de "O Buraco Negro"
Orientador
Arte Multimédia - Especialidade Audiovisuais, (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018 - 2018 Criação fílmica partilhada entre uma personagem que realiza e uma realizadora que atua: o processo de construção de Rua dos Anjos
Orientador
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018 - 2018 Anatomia de um afecto : outra experiência do corpo
Orientador
Arte Multimédia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018 - 2018 O vórtice abissal: a mise-en-abyme e o filme estrutural
Orientador
Arte Multimédia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018 - 2018 Quando quiser entender o presente, pergunte-se, e o passado? : potências políticas da experimentação do corpo performático em Audiovisuais
Orientador
Arte Multimédia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018 - 2018 Birds are windy: experiência do corpo na construção do espaço quotidiano
Orientador
Arte Multimédia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018 - 2018 Orientação de Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento
Orientador
Arte Multimédia (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2017 - 2017 O silêncio na fotografia e a ideia de natureza a desenhar-se a ela própria
Orientador
Arte Multimédia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2017 - 2017 António Zero
Orientador
Arte Multimédia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2017 - 2017 O video-ensaio, à procura de uma enteléquia : projeto para a construção de um livro audiovisual
Orientador
Arte Multimédia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2017 - 2017 O corpo habitado : a casa como reflexo do eu
Orientador
Arte Multimédia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2017 - 2017 O despertar ficcional da história : o cinema como contratempo da historiografia
Orientador
Arte Multimédia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2017 - 2017 Soft violence: linguagem e metamorfose
Orientador
Arte Multimédia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2016 - 2017 Montagem narrativa não dramática ou quando a montagem toma posição
Orientador
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021 - 2023 Organização do Ciclo de Masterclasses em parceria com a FLAD, no âmbito do evento ¿Outsiders¿: Masterclass filmada do realizador Joe Swanberg (2021) e do realizador Jack Fessender (2023), material da apoio pedagógico do Departamento de Arte Multimédia. (2021 - 2023) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021 - 2021 Organização e leccionação do Laboratório Imagem em Movimento. Fuso Insular 2021, Arquipélago-Centro de Arte Contemporânea, Ribeira Grande, Ponta Delgada (2021 - 2021) Arquipelago – Centro de Artes Contemporâneas, Portugal
2018 - 2018 "Exposições internacionais de arte: arte e política, e arte e comunidade", workshop de três sessões ministrado pelo Professor e teórico de arte Atsushi Sugita (Joshibi University of Art and Design). (2018 - 2018) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018 - 2018 O Arquivo abissal: processos de criação [seminário com Susana de Sousa Dias, Agosto. Universidade Federal do Pará, Belém, Brasil (2018 - 2018) Universidade Federal do Pará, Brasil
2012 - 2017 Organização em colaboração com La Fémis, École Nationale Supérieure des Métiers de l’Image et du Son de quatro edições do evento Archidoc na Faculdade de Belas-Artes, colaboração esta que possibilitou a vinda de especialistas internacionais, altamente qualificados à nossa faculdade, com todos os benefícios concomitantes para os estudantes. Assim, foi permitido aos estudantes de Arte Multimédia da Faculdade de Belas Artes assistir aos dias de abertura e de encerramento dos seminários e a apresentações de vários especialistas internacionais. (2012 - 2017) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

La Fémis, França
2016 - 2016 Colóquio internacional «Nostalgias do Futuro? Histórias e Legados Cruzados da Modernidade», Org. Faculdade de Belas-Artes, Universidade Paris 1, Panthéon-Sorbonne, Universidade de Coimbra. (2016 - 2016) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2011/12 - 2014/02 Direcção do Doclisboa-Festival Internacional de Cinema (2011/12 - 2014/02)
Festival (Coorganizador)
Apordoc-Associação pelo Documentário, Portugal
2013 - 2013 II Colóquio Internacional Passagens (arquivo), com Christa Blümlinger, Hartmut Bitomsky, Shaina Anand, etc. Organização Doclisboa, Faculdade de Belas Artes (UL), Université Paris I, Panthéon Sorbonne. (2013 - 2013)
Conferência (Coorganizador)
Culturgest, Portugal
2012 - 2012 Chantal Akerman e Pedro Costa ("Passagens", Carpe Diem e Palácio das Galveias) (2012 - 2012)
Exposição (Coorganizador)
DocLisboa, Portugal
2012 - 2012 I Colóquio internacional Passagens com Françoise Parfait, Michael Renov, Jacinto Lageira, Philipe Dubois, Sérgio Mah, etc. Organização Doclisboa, Faculdade de Belas Artes (UL), Université Paris I, Panthéon Sorbonne. (2012 - 2012)
Conferência (Coorganizador)
Culturgest, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021 - 2021 WWII: Cinematic Excavations, com Susana de Sousa Dias, Sergei Loznitsa, Ansgar Schaefer e Aliona van der Horst, Amesterdão, Países Baixos WWII: Cinematic Excavations
IDFA-International Film Festival, Países Baixos
2020 - 2020 Visualization of the Anthropocene: Problems and Potentials. Discussion with the Otolith Group, Sasha Litvintseva, Toby Lee, Susana de Sousa Dias and TJ Demos, organised by Lukas Brasiskis.
Encontro
Ecology After Nature
e-flux, Estados Unidos
2020 - 2020 Encontros com o Cinema Português: filmografia de Susana de Sousa Dias [seminário com Susana de Sousa Dias]. on-line, org Leiturado Português na Suécia, Instituto Camões.
Instituto Camões, Portugal
2019 - 2019 Who Owns History. The politics of memory preservation. Speakers: David Shield, Susana de Sousa Dias, Sandra Beerends, Ruurd Blom. Moderator: June Givanni (curator of the Pan African Film Archive). Who Owns History. The politics of memory preservation.
IDFA-International Film Festival, Países Baixos
2019 - 2019 El archivo como travesía, com Susana de Sousa Dias, Manuel Mozoz, Paula Félix-Didier, moderador: Leandro Listorti, Museu do Cinema, Buenos Aires, Argentina.
Museo del Cine Pablo Ducrós Hicken, Argentina
2018 - 2018 Imágenes a Traves. Reflexiones sobre Imágenes en Conflicto Intervenientes: Susana de Sousa Dias, Jean Gabriel Périot, Pablo la Parra Pérez, Pablo Gil, Mari Luz Esteban, Idoia Martín Hidalgo, Laura Ruíz Saenz e Arantza Santesteban Comissária: Arantza Santesteban
Seminário
Imágenes a Traves. Reflexiones sobre Imágenes en Conflicto
Centro Huarte — Centro de Produção de Arte Contemporânea, Espanha
2018 - 2018 O que é o Arquivo? Intervenções de Eric de Kuyper (cineasta e arquivista), Tiago Baptista (diretor do ANIM), Manuel Mozos (cineasta), Susana de Sousa Dias (cineasta), Christa Blümlinger (investigadora e professora de Cinema e Audiovisual em Paris 8), Jürgen Bock (diretor da Maumaus), Nuno Lisboa (director do Doc's Kingdom), Inhabitants (artistas), Lara Baladi (fotógrafa e artista multimédia) e Jonathan Beller (professor no Pratt Institute e teórico do cinema). Comissárias: Inês Sapeta, Joana Ascensão e Susana Nascimento O que é o Arquivo?
Arquivo Municipal de Lisboa, Portugal

Cinemateca Portuguesa Museu do Cinema, Portugal
2018 - 2018 Fotografia em Fuga Projecto Spectrum - Hélice - Fotógrafos que Usam a Fotografia, Centro Cultural de Sines. Intervenções e/ou filmes de: Susana de Sousa Dias, André Príncipe e Marco Martins, Andreia Sobreira, Thom Andersen. Comissário: Nuno Lisboa Fotografia em Fuga Projecto Spectrum - Hélice - Fotógrafos que Usam a Fotografia
Centro Cultural de Sines, Portugal
2017 - 2017 Encontro com Apichatpong Weerasethakul, com Susana de Sousa Dias e André Princípe. Encontro com Apichatpong Weerasethakul, com Susana de Sousa Dias e André Princípe.
São Luiz Teatro Municipal, Portugal
2017 - 2017 Doc Think Tank: “Updating the Archives” with Michel Dind, Head of Film Archive,Cinémathèque Suisse (CH), Martin Koerber, Head of Film Archive, Deutsche Kinemathek (D), Susana de Sousa Dias, filmmaker (PT), Werner Schweizer, Producer & Filmmaker, Dschoint Ventschr Filmproduktion (CH). Moderator: Maral Mohsenin, Cinémathèque suisse.
Mesa-redonda
Doc Think Tank: “Updating the Archives”
Visions du Réel, International Film Festival, Suiça
2017 - 2017 The life of stories. The filmed Testimony. Internacional Seminar. EUROM, International Observatory on Memories. Universidade de Barcelona, Filmoteca de Barcelona, Fundació Tapiès Intervenientes: Susana de Sousa Dias, Emmanuel Alloa, Susan Meiselas, Fina Birulés, Liat Benhabib, Carles Guerra, Arturo Lozano,  Marta Marín Dòmine, Arnaud des Pallières, Manuela Morgaine, Vicente Sánchez-Biosca, Nancy Berthier, Esther Shalev-Gerz.  Comissários: Marina Vinyes Albes e Jordi Guixé The life of stories. The filmed Testimony. Internacional Seminar
EUROM, The European Observatory on Memories , Espanha
2017 - 2017 What can an image do? II International Film Seminar Tabakalera - Centro Internacional de Cultura Contemporânea, San Sebastian, Espanha. Intervenientes: Susana de Sousa Dias, Eric Baudelaire, Naeem Mohaiemen, María Palacios Cruz, belit sag, e Akram Zaatari. Comissária: Aily Nash
2017 - 2017 Territories of Memory États Généraux du Film Documentaire Lussas, França, com Ruth Beckermann, Susana de Sousa Dias e Sergei Loznitsa, org. Alice Leroy.
2015 - 2015 EDOC Lab / Laboratorios del Otro Cine. Seminario de desarrollo de proyectos documentales en los Andes. Com Susana de Sousa Dias e Firouzeh Khosrovani (especialistas do painel final de apreciação de projectos e Marta Andreu, Patricio Enriquez, Gonzalo Arijón (tutores), Quito Comissário: Diego Mondaca EDOC Lab / Laboratorios del Otro Cine
Festival EDOC, Equador
2014 - 2014 A Pesquisa em Arquivos. Seminário Internacional. Centro Cultural Justiça Federal, Rio de Janeiro, Brasil, 9-11 de Setembro Intervenientes: Susana de Sousa Dias (Universidade de Lisboa), Paulo Knauss (UFF), Rodrigo Patto Sá Motta (UFMG), Teresa Bastos (UFRJ), Maria Angélia Melendi (UFMG), Leila Danziger (UERJ), Patrícia Machado (UFRJ), Jean-Pierre Bertin-Maghit (Universidade Paris 3) A Pesquisa em Arquivos. Seminário Internacional.
Centro Cultural Justiça Federal, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/07 “Sentidos do Fotográfico: Campo, Mediação, Recepção”
Vogal
Sérgio Mah (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021 Entre Fotografia e Cinema
Arguente principal
Joana Sofia Flipe (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 Encenar Le Bourgeois Gentilhomme: reconstruir. In terpretar e adaptar uma comédie-ballet de Molière, Lully e Beauchamp
Presidente do júri
Isabel Maria Gonzaga Guiomar (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2020 Entre Arquivos e Colecções. Um estudo comparativo das colecçãos de fotografia do Museu de Arte Moderna de São Paulo e do Museu Calouste Gulbenkian
Presidente do júri
Guilherme Marcondes Tosetto (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2020 Narrativas do Real – Representação e Ficção no Cinema Documental
Arguente principal
Gonçalo Pacheco Pereira Magalhães (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 Grãos de Mar - Lugar de identidades e Memórias Imersas em Experiências Sensoriais
Presidente do júri
Adriana Rangel (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2020 Entre a Terra e o Mar: Registos Fotográficos do Porto de Pesca da Ericeira
Presidente do júri
Luis Monteiro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2020 Estudos Artísticos - Arte e Mediações
Arguente
Isabel Stein (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2020 O Olhar, a tactilidade e a sua representação em Fotografia
Presidente do júri
Ana Teresa Vicente (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2020 Educação para a Cultura Visual nos Média Sociais [EVMS]. O meme e a cultura do remix no desenvolvimento de competências para o empoderamento visual e mediático nos ensinos básico e secundário
Presidente do júri
Felipe Teixeira Aristimuño (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2019 Os Foto-Cines- Filme, Fotografia e Memória na Guerra Colonial Portuguesa
Arguente
Sabrina Judite Domingos Marques (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2019 Estética de ações coletivas na Internet Art: crowdsourcing e o despertar de públicos criativos
Presidente do júri
José Manuel de Almeida Pereira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018/04/24 Aesthetic informational systems: Towards an ontology of computer-generated aesthetic artefacts.
Presidente do júri
Rodrigo Hernandez Ramirez (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018 A representação do imaginarium diegético pela animação, no cinema live-action Eliane Muniz Gordeeff (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018 Aesthetic informational systems: Towards an ontology of computer-generated aesthetic artefacts Rodrigo Hernandez Ramirez (Doutoramento)
2017 Do Real ao Possível: Utopias do Documentário Contemporâneo
Arguente principal
Marta Teixeira Pascoal Simões (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 Juventude em marcha: o desmonte da máquina-cinema
Arguente principal
David Aguiar (Mestrado)
Universidade Estadual do Ceará, Brasil
2016 Conservar, catalogar, mostrar : um olhar sobre o Arquivo da Cinemateca Portuguesa – Centro de Conservação (ANIM)
Arguente principal
Diogo Martins Marques (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021 - 2021 On Portraiture. Theory, practice and fiction. From Francisco de Holanda to Susan Sontag. Faculdade de Belas Artes. Membro da Comissão Científica.
2016 - 2016 Ciclo de conferências do «Post screen Festival, International Festival of Art, New Media and Cybercultures», Membro da Comissão Científica.
2016 - 2016 Colóquio internacional «Nostalgias do Futuro? Histórias e Legados Cruzados da Modernidade», Faculdade de Belas-Artes, Universidade Paris 1, Panthéon-Sorbonne, Universidade de Coimbra. Co-organização e moderação.
2014 - 2014 Colóquio «Révolution et cinéma: l’exemple portugais», Universidade de Paris 3, Sorbonne Nouvelle. Membro da Comissão Científica e moderação.
2014 - 2014 Colóquio «Révolution et cinéma: l’exemple portugais», Universidade de Paris 3, Sorbonne Nouvelle. Membro da Comissão Científica e moderação.
2014 - 2014 Colóquio «A Obra de Arte Total. Um conceito para todos os tempos e lugares», Faculdade de Belas-Artes. Membro da Comissão Científica e moderação.
2013 - 2013 2.ª edição do colóquio internacional Passagens, Universidade Paris 1, Panthéon-Sorbonne, Faculdade de Belas-Artes, Doclisboa, Culturgest. Co-organização e moderação.
2012 - 2012 1.ª edição do colóquio internacional Passagens, Universidade Paris 1, Panthéon-Sorbonne, Faculdade de Belas-Artes, Doclisboa, Culturgest. Co-organização e moderação.

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual Revista Arte Cultura Visual
2012 - 2016 Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e do Audiovisual
2012 - 2012 Revista LAIKA, Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual
2006 - 2008 Docs.pt

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018 - Atual Audiovisuais Arte Multimédia (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018 - Atual Seminário Estudos Avançados em Arte Multimédia Artes, Performance e Imagem em Movimento (Doutoramento) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa, Portugal
2017 - Atual Dissertação-Preparação e Seminário de Orientação Arte Multimédia (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2018 - 2023 Espaço e Tempo no Audiovisual Arte Multimédia (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2024/01/19 Entrevista a Susana de Sousa Dias e Ansgar Schaefer - "As crianças estão sempre nas margens da História" Filme "Viagem ao Sol" Negocios
2024/01/04 "Viagem ao Sol" já nos cinemas para retratar crianças austríacas em Portugal no pós-guerra Entrevista com Susana de Sousa dias e Ansgar Schaefer SIC Notícias Online
2024/01/02 Sobreviventes da Segunda Guerra. "As crianças estão sempre nas margens da História" - Susana de Sousa Dias e Ansgar Schaefer Cineastas recolheram depoimentos de sobreviventes da guerra no filme "Viagem ao sol". Jornal de Notícias Online
2024 A retomada das imagens contra o perigo iminente-entrevista com Susana de Sousa Dias Revista Eco-Pós
2023/12/27 Novo filme português Sonho e lágrimas no país do sol- entrevista a Susana Sousa Dias e Ansgar Schäefer Jornal de Letras, Artes e Ideias
2023/12/26 Viagem ao Sol, com Ansgar Schaefer e Susana de Sousa Dias COFFEEPASTE
2023 Encontro com Criativos - Susana Dias e Ansgar Schafer - Doc Luanda 2023 FotoArte Angola TV
2022 Susana de Sousa Dias. Reconstructing the Repressed Visual Archive Revista de Estudios Cinematográficos 
2022 A cidade esquecida de Henry Ford e a vida que pulsa em Fordlândia: entrevista com Susana de Sousa Dias sobre o filme Fordlândia Malaise rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
2022 Interludio luminoso: Viagem ao Sol | Festival de Cine de Sevilla Diario de Sevilla
2021 An interview with Susana de Sousa Dias - Radical Equalities and Global Feminist Filmmaking - An Anthology Radical Equalities and Global Feminist Filmmaking - An Anthology
2020 Montaje en profundidad: abrir el archivo para hacer ver. Un encuentro con Susana De Sousa Dias Arkadin-Estudios sobre Cines y Artes Audiovisuales
2017 Susana de Sousa Dias, Autour de Luz Obscura, Débordements: Critique et Recherche Debordements
2016 A conversation with Susana de Sousa Dias Magasinet Walden
2014 Interview with Susana de Sousa Dias Rethinking History The Journal of Theory and Practice, pp. 400-412.
2014 “Cada filme, mesmo que o realizador não o tenha consciencializado, veicula uma determinada ideia de História”. Entrevista com Susana de Sousa Dias Cinema: Journal of Philosophy and the Moving Image
2010 Der Faschismus hat nie existiert Cargo Film
2007 Interview with Susana de Sousa Dias Yeni Film Istambul, Turquia

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2024/01/08 - 2024/01/08 Uma Noite em Forma de Assim - "Viagem ao Sol" Entrevista com Susana de Sousa Dias e Ansgar Schaefer
2023 - 2023 RTP Africa - Entrevista com Susana de Sousa Dias Entrevista com Susana de Sousa Dias
2023 - 2023 Tv Girassol Luanda - Entrevista com Susana de Sousa Dias
2021 - 2021 Homenagem a Susana Sousa Dias - RTP Açores

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017 - Atual Associação Portuguesa de Realizadores
2010 - 2012 Direcção da Associação pelo Documentário

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2014 - 2023 Membro do Júri do Prémio Aquisição Fundação EDP FUSO - Anual de Vídeoarte Internacional de Lisboa [actual EDP/MAAT]
2015 - 2015 Programa de Bolsas de Doutoramento da Universidade de Lisboa — Membro do júri de avaliação das candidaturas.
2011 - 2011 Membro do júri do programa de Apoios Plurianuais da Direcção Geral das Artes (DGARTES)
Distinções

Prémio

2022 Prémio Científico Universidade de Lisboa
2022 CISION Prémio do Júri de Imprensa (Viagem ao sol)
Festival Caminhos do Cinema Português, Portugal
2022 Prémio de Melhor Filme de Não Ficção (Viagem ao Sol)
Novas Vagas / Festival de Cine Europeo, Espanha
2022 Prémio Árvore da Vida (Viagem ao Sol)
Indie Lisboa, Portugal
2022 Prémio Cinema Falado (Viagem ao Sol)
porto/post/doc - Festival International de Cinema, Porto, Portugal
2020 Best Film - 2nd Prize (Fordlândia Malaise)
IsReal Film Festival, Itália
2019 Jean Loup Passek Award
International Film Festival Melgaço, Portugal
2019 CISION (Press Award)
Caminhos Film Festival, Portugal
2019 Best Documentary
Caminhos Film Festival, Portugal
2017 Prix Spécial du Jury du Film Historique
Les Rendez-vous de l'histoire, França
2017 Best Sound Award
2011 D. Quixote Award
International Federation of Film Societies, França
2011 Opus Bonum Award for Best International Film
Jihlava International Film Festival, República Checa
2011 Best Film
MARFICI, Festival Internacional de Cine Independiente de Mar del Plata, Argentina
2011 Best Editing Award
Cineport Festival, Brasil
2010 Grand Prix
Cinéma du Réel, França
2010 FIPRESCI Award
International Federation of Film Critics, Alemanha
2007 Merit Prize
Taiwan International Documentary Festival , Taiwan
2006 Atalanta Film Award
DocLisboa, Portugal
2005 Prémio Atalanta Filmes
DocLisboa, Portugal
2001 Elina Guimarães Award
Ordem dos Advogados, Portugal
1987 Acquisition Prize (Painting)
Câmara Municipal de Cascais, Portugal

Outra distinção

2022 Menção Honrosa (Viagem ao Sol)
Festival Archivio Aberto, Itália
2020 Honorable Mention
Ethnographic Film Festival of Pará, Brasil
2019 Art Award Nominee
Sheffield International Documentary Festival, Reino Unido
2019 Menção Honrosa
FEP_Festival do Filme Etnogra´fico do Para´, Brasil
2018 Sophia Awards Nominee
Portuguese Film Academy, Portugal
2017 Honorable Mention
Documenta Madrid, Espanha
2017 Menção especial do Júri de Longas Metragens
Documenta Madrid, Espanha
2012 Best Film Award Nominee
Sociedade Portuguesa de Autores, Portugal
2011 Honorable Mention
Caminhos Film Festival, Portugal
2007 Honorable Mention
Slow Film Festival, Hungria
2001 Honorable Mention
Encontros Internacionais de Cinema Documental, Portugal
1990 Honorable Mention (Painting)
Fundação Montepio, Portugal