???global.info.a_carregar???
Maria de Fátima Pereira de Sousa Lima Fernandes is an Assistant professor at Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Escola Superior de Educação, Coordinator of the Disciplinary Group on Education and Teacher Training, Coordinator of the Higher Technical Professional Course in Educational Intervention in Nursery and Member of the Basic Education Committee and Master's in Teaching Committee. Fátima Fernandes has a PhD in Child Studies, Elementary Mathematics from Universidade do Minho, an MSc in Biology and Geology in a School Context from Universidade do Porto and a BSc in Teachers of Basic Education variant of Mathematics and Natural Sciences from Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria de Fátima Pereira de Sousa Lima Fernandes
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Fernandes, F.

Identificadores de autor

Ciência ID
2319-7E24-98EE
ORCID iD
0000-0002-3913-6939

Endereços de correio eletrónico

  • fatimafernandes@ese.ipvc.pt (Profissional)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2014/11 - 2019/03/12
Concluído
Estudos da Criança [Child Studies] (Doutoramento) (Doctor)
Especialização em Estudos da Criança [Child Studies] (Doutoramento)
Universidade do Minho, Instituto de Educação, Portugal
"Solving maths tasks in non-formal learning contexts: a study with 3rd grade (THESIS/DISSERTATION)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom por unanimidade
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/03/13 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2006/11 - 2019/03/12 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005 - 2006 Professor no Ensino Básico [Teacher in Basic Education] Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, Portugal
2004 - 2005 Professor do Ensino Básico [Teacher in Basic Education] Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Agrupamentos de Escolas Básica da Correlhã, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/07/01 - 2023/10/10 IPVC-LINEA (LINHAS DE INOVAÇÃO DE ENSINO E APRENDIZAGEM) [IPVC-LINEA (TEACHING AND LEARNING INNOVATION LINES)]
POCH-02-53I2-FSE-000020
Membro
Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2024/09/01 - 2026/09 Escolas Transformadoras (3.ª Edição) - Aprofundando o papel transformador do ensino superior através da integração da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na co-construção de conhecimento e no envolvimento das comunidades educativas [Transformative Schools (3 rd edition)]
ICPC
Membro colaborador
Em curso
2022/06 - 2024/06 Escolas Transformadoras (2.ª Edição) – Contributos para uma Mudança Social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola [Transformative Schools (2 nd edition) - Contributions to Social Change through Education for Development and Global Citizenship at School]
0000
2019/09/01 - 2023 Fostering and Assessing Creativity and Critical Thinking in Higher Education and Teacher Education
?
OECD Centre for Educational Research and Innovation, França
2018/09 - 2020/09 Escolas Transformadoras (1.ª Edição) - Contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola[Transformative Schools (1 st edition) - Contributions to social change through Education for Development and Global Citizenship at School]
0000
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Serrazina, Lurdes; Barbosa, Ana; Caseiro, Ana; Ribeiro, António; Monteiro, Cecília; Loureiro, Cristina; Fernandes, F; et al. "O conhecimento matemático dos futuros docentes no início da Licenciatura em Educação Básica: um projeto envolvendo três Escolas Superiores de Educação [The mathematical knowledge o future teachers at the beginning of the Degree in Basic Education: a project involving three Higher Education Schools]", 2014, http://hdl.handle.net/10400.21/4222.
Artigo em conferência
  1. Fátima Fernandes; Isabel Vale. "Students Engagement in Solving Mathematical Tasks Involving Connections: an Outdoor Experience in primary education". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.1778
  2. Ana Raquel Aguiar; Fátima Fernandes. "Curricular Articulation in Higher Education: An Experience in Initial Teacher Education". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.1787
  3. Fátima Fernandes; Ana Raquel Aguiar. "Critical thinking: na experiment in initial teacher education". 2022.
    10.21125/inted.2022.1963
  4. Fátima Fernandes; Ana Raquel Aguiar. "Curricular Articulation: Report of an experience in initial teacher education". 2022.
    10.21125/inted.2022.1971
  5. Vale, Isabel; Barbosa, Ana; Peixoto, Ana; Fernandes, Fátima. "Solving problems using the engineering design process through a STEAM perspective". Trabalho apresentado em Edulearn, 2022.
    Publicado
  6. Cunha, Elisabete; Fonseca, Lina; Fernandes, Fátima. "O feedback o ensino e aprendizagem através da avaliação entre pares: uma experiência no ensino superior [Feedback on teaching and learning through peer assessment: an experience in higher education]". 2022.
  7. Fátima Fernandes; Isabel Vale. "Mathematical tasks outdoor: an experience with primary school students". 2021.
    10.21125/inted.2021.2034
  8. Barros, Lúcia; Fernandes, Fátima. "A Escola Pública e a Família - A Escola de Pais António Feijó [The Public School and the Family - The School of Parents António Feijó]". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2021.
    Publicado
  9. Sá, Cristina; Fonseca, Lina; Fernandes, Fátima. "O pensamento crítico e a matemática: uma proposta didática para alunos do 3º ano de escolaridade [Critical thinking and mathematics: a didactic proposal for 3rd year students]". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2021.
    Publicado
  10. Fernandes, Fátima; Vale, Isabel. "Integrando o património local em tarefas matemáticas no 1º ciclo do ensino básico - uma experiência em contexto não formal [Integrating local heritage into mathematical tasks in the 1st cycle of basic education - an experience in a non-formal context]". 2019.
    Aceite para publicação
  11. Fernandes, Fátima; Vale, Isabel. "A resolução de tarefas matemáticas fora da sala de aula: um estudo com alunos do ensino elementar [Solving mathematical tasks outside the classroom: a study with elementary school students]". 2017.
  12. Fernandes, F.. Autor correspondente: Fernandes, F.. "A criatividade na formulação de problemas para crianças com menos de 6 anos [Creativity in formulating problems for children under 6 years old]". Trabalho apresentado em VIII CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, Madrid, 2017.
    Publicado
  13. Fernandes, Fátima; Vale, Isabel. "A resolução de tarefas matemáticas fora da sala de aula-um estudo com alunos do ensino elementar [Solving mathematical tasks outside the classroom - a study with elementary school students]". Trabalho apresentado em Congresso Iberoamericano em Educação Matemática, 2017.
    Publicado
  14. Fernandes, F; Vale, Isabel; Palhares, Pedro. "A resolução de tarefas matemáticas em contextos não formais por alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico [Solving mathematical tasks in non-formal contexts by students of primary school]]". 2017.
    Publicado
  15. Menezes, Luís; Serrazina, Lurdes; Fonseca, Lina; Ribeiro, A.; Rodrigues, M.; Vale, Isabel; Barbosa, Ana; et al. "Conhecimento de Geometria de estudantes da Licenciatura em Educação Básica [Geometry knowledge of students from the Degree in Basic Education]". 2014.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Vale, Isabel; Barbosa, Ana; Peixoto, Ana; Fernandes, Fátima. "Solving Authentic Problems through Engineering Design". Open Education Studies 5 1 (2023): http://dx.doi.org/10.1515/edu-2022-0185.
    10.1515/edu-2022-0185
  2. Isabel Vale; Ana Barbosa; Ana Peixoto; Fátima Fernandes. "Solving Problems through Engineering Design: An Exploratory Study with Pre-Service Teachers". Education Sciences (2022): https://doi.org/10.3390/educsci12120889.
    10.3390/educsci12120889
  3. Fernandes, F.; Vale, I.. "O trilho matemático como estratégia de ensino e aprendizagem promotora de conexões: uma experiência no 1.º Ciclo do Ensino Básico [The mathematical trail as a teaching and learning strategy that promotes connections: an experience in the 1st Cycle of Basic Education]". Interações 18 62 (2022): 145-164. https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/27281.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Peixoto, Ana; Fernandes, Fátima. Autor correspondente: Peixoto, Ana. "Práticas Inovadoras em Educação em Ciências nos primeiros anos [Innovative Practices in Science Education in the Early Years]". In DICA: Divulgar, Inovar, Colaborar e Aprender. CNE.. 2025.
    Publicado
  2. Fátima Fernandes; Joana Oliveira; Margarida Alves; Ana Raquel Aguiar. "(Re)Pensar a prática de ensino supervisionada em tempos de pandemia [Rethinking supervised teaching practice in times of pandemic]". 62-73. Atena Editora, 2021.
    10.22533/at.ed.1612108016
  3. Ana Raquel Aguiar. "A Articulação Curricular na Formação Inicial de Professores: uma experiência com estudantes da licenciatura em Educação Básica [Curricular Articulation in Initial Teacher Training: an experience with undergraduate students in Basic Education]". 13-26. Atena Editora, 2021.
    10.22533/at.ed.3382113012
  4. Fernandes, Fátima; Vale, Isabel. "A resolução de tarefas matemáticas em contextos não formais de aprendizagem por alunos do ensino elementar [Solving mathematical tasks in non-formal learning contexts by elementar education students]". 113-129. Brasil: Atena Editora, 2020.
    10.22533/at.ed.1022010129
  5. Cunha, Elisabete; Fernandes, Fátima. "A criatividade na formulação de problemas para crianças com menos de seis anos [Creativity in formulation of problems for children under six years]". 31-42. Atena Editora, 2019.
    10.22533/at.ed.4771924054
Edição de livro
  1. Barbosa, A.; Peixoto, A.; Cunha, E.; Fernandes, F.; Barbosa, G.; Vale, I.; Fonseca, L.; Saraiva, L.; Neves, L.. Livro de Resumos do VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos / 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old. [Book of Abstracts of the 6th Meeting Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old / 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years]. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 2019.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. "VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos / 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old - Livro de Resumos". (2019): https://criaese.wixsite.com/cria2019.
Livro
  1. Fernandes, F; Adalgisa Pontes ; Alexandre Costa ; Ana Raquel Aguiar; Carla Faria ; Carla Magalhães ; Fátima Fernandes; et al. Escolas Transformadoras. Guia de integração da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na ESE-IPVC [Transformative Schools. Guide for integrating Education for Development and Global Citizenship into ESE-IPVC]. 2021.
    Publicado
  2. Costa, Patrícia; Fernandes, Fátima. Testes Rápidos Ciências da Natureza 5.º Ano [ Quick Tests Natural Sciences 5th Year]. Portugal: Texto Editores. 2009.
  3. Costa, Patrícia; Fernandes, F.. Testes rápidos Ciências da Natureza 6.º Ano [Quick Tests Natural Sciences 6th Year]]. Texto Editores. 2009.
Poster em conferência
  1. Fernandes, F.; Alves, D.. Autor correspondente: Fernandes, F.. "Resolução de Problemas de Matemática a partir de Histórias Infantis: Um Estudo com crianças do Pré-Escolar [Solving Mathematical Problems from Children's Stories: A Study with Preschool Children]". Trabalho apresentado em I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras, 2023.
Resumo em conferência
  1. Fernandes, F.. Autor correspondente: Fernandes, F.. "Resolução de Problemas de Matemática a partir de Histórias Infantis: Um Estudo com crianças do Pré-Escolar [Solving Mathematical Problems from Children's Stories: A Study with Preschool Children]". Porto, 2023.
    Publicado
  2. Fernandes, F.. Autor correspondente: Fernandes, F.. "Diferenciação Pedagógica para o Sucesso Educativo: Um Estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico [Pedagogical Differentiation for Educational Success: A Study in the 1st Cycle of Basic Education]". Trabalho apresentado em I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras, Porto, 2023.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/07/15 Trilhos Matemáticos: apontamentos sobre construção, potencialidades e desafios ProfMat 2024
Associação de Professores de Matemática (Caldas da Rainha, Portugal)
2023/05 Trilhos na natureza: despertar o saber Ciclo de sessões do Projeto Escolas de Pais
2022/11 O feedback o ensino e aprendizagem através da avaliação entre pares: uma experiência no ensino superior Encontro Internacional A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia
2022/11 O trilho matemático como estratégia de ensino e aprendizagem promotora de conexões: uma experiência no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Encontro em Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022 Encontro em Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências
2022/06 Curricular Articulation in Higher Education: An experience in Initial Teacher Education International Conference on Education and New Learning Technologies
2022/06 Trilhos na natureza: despertar para o saber Ciclo de sessões do Projeto Escolas de Pais
2022/03 Critical Thinking: an experiment in Initial Teacher Education Anual Conference Technology, Education and Development
2022/03 Curricular Articulation: Report of an experience in Initial Teacher Education anual Technology, Education and Development Conference
2021/10/07 A articulação curricular na formação inicial de Professores: Perceções no âmbito de uma experiência com estudantes e professores da Licenciatura em Educação Básica III Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas
2021/09/03 O Pensamento Crítico na Formação Inicial de Professores Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 3 de setembro
2021/09/03 Da articulação curricular às perspetivas dos estudantes Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
2021/09/03 O pensamento crítico e a matemática: uma proposta didática para alunos do 3.º ano de escolaridade Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
2021/09/03 A Escola Pública e a Família – A Escola de Pais António Feijó Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
2021/07 Quando a pandemia co(n)vid(a) a refletir sobre as práticas pedagógicas: desafios e possibilidades da PES Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
2021/05 Trilhos na natureza: que contributos para o desempenho escolar? Ciclo de sessões do Projeto Escolas de Pais
2021/03 Mathematical tasks outdoor: an experience with primary school students Annual Conference Technology, Education and Development
2019/11 Investigações sobre conexões matemáticas em diferentes contextos: produtos e processos. Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM)
2017/09/15 As tarefas matemáticas em contextos não formais e a sua relação com o estudo do meio: uma experiência no 1.º ciclo do ensino básico Seminário Internacional de Educação em Ciências
2017/07/14 Tarefas matemáticas fora da sala de aula: um estudo com alunos do ensino elementar VIII Congresso Iberoamericano em Educação Matemática
2017/07/14 A criatividade na formulação de problemas para crianças com menos de 6 anos VIII Congresso Iberoamericano em Educação Matemática
2017/06/02 As tarefas matemáticas fora da sala de aula: uma ponte entre diferentes áreas de conhecimento Encontro de Jovens Investigadores em Educação
2017/04/09 A resolução de tarefas matemáticas em contextos não formais por alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática
2016/07 Trilhando uma quinta pedagógica com a Matemática Encontro Ensinar e Aprender com criatividade dos 3 aos 12 anos

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/11 - Atual A Música e a Matemática na exploração de padrões na Educação Pré-Escolar
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB (Mestrado)
2024/11 - Atual A Matemática e a Música na Educação pré-Escolar: um percurso de experiências de aprendizagem interdisciplinar
Coorientador
2024/09 - Atual Experiências matemáticas no pré-escolar com luz e sombras
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2024 - Atual Pensamento computacional – estudo exploratório com alunos do 4.º ano de escolaridade
Coorientador
Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2022/09 - Atual A aprendizagem da matemática através da abordagem STE(A)M: uma experiência no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2023 - 2025/03/31 A resolução de problemas abertos no 1.º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado (Mestrado)
Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2023 - 2025/02/04 A identidade na palma do pé e na ponta do dedo: estudo com grupo de crianças de idade pré-escolar
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2022/09 - 2024/04/03 Do espírito empreendedor à aprendizagem da matemática: uma experiência com alunos do 4.º ano de escolaridade.
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2021/03/01 - 2024 Educação Financeira e publicidade: Um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade
Coorientador
Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2021 - 2024 A resolução de Problemas Matemáticos no Pré-escolar: uma experiência focada no desenvolvimento do pensamento computacional
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2021/10/01 - 2023/04/30 Resolução de problemas de Matemática a partir de histórias infantis: um estudo com crianças do Pré-Escolar
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2021 - 2023 A utilização de recursos tecnológicos na aprendizagem da matemática: uma experiência no Pré-escolar
Orientador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020 - 2021/12/17 O Pensamento Crítico nas aprendizagens do Português: relato de uma experiência no 3.º ano de escolaridade
Coorientador de Mafalda Morais Cardoso Amaral Lopes
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019/04 - 2021/11/04 A Matemática e a Sustentabilidade - uma proposta pedagógica para o 4.º ano de escolaridade
Coorientador de Maria La Salete Vila Pouca Ferreira
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019/04 - 2020/03/19 O pensamento crítico no ensino e aprendizagem da matemática: uma proposta didática para alunos do 3.º ano de escolaridade
Coorientador de Cristina Dias de Sá
Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2025/04/02 - Atual Dia do Pensamento crítico no IPVC (2025/04/02 - 2025/04/02)
Encontro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2023/07/06 - 2023/07/08 Membro da Comissão Organizadora do PROFMat 2023 (2023/07/06 - 2023/07/08)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2023/03 - 2023/07/06 Membro da Comissão organizadora do Seminário de Investigação em Educação Matemática (2023/07/05 - 2023/07/06)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2020/11 - 2023/06 Membro da equipa organizadora do Ciclo de sessões quinzenais realizadas no âmbito do Projeto Escola de Pais (Edições 1, 2 e 3) (2020 - 2023)
Outro (Coorganizador)
2021/11 - 2022/04 Membro da Comissão Organizadora do Encontro MinhoMat 2021-2022 (2021/11 - 2023/04)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2013 - 2019 Membro da Comissão Organizadora do Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, Viana do Castelo (1.º-6.º Encontro) (2013 - 2019)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2008 - 2010 Membro da equipa organizadora e dinamizadora do Encontro anual – As Ciências Experimentais no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º-3.º encontro) (2008 - 2010)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2025/05/05 A Educação Física como catalisador da interdisciplinaridade curricular: Estratégias promotoras de aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Rafaela Afonso Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2025/05/02 Linguagem oral e literacia emergente – um estudo em contexto pré-escolar em Viana do Castelo
Presidente do júri
Joaquina Micaela Cerqueira Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2025/03/21 Espaços exteriores enquanto espaços de desenvolvimento de competências na Educação Pré-Escolar
Presidente do júri
Ana Rita Vieira Bastos Gomes da Silva (Mestrado)
Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2025/03/21 Vamos descobrir os ritmos da natureza: uma proposta de conexão com a natureza na educação pré-escolar
Presidente do júri
Maria Carolina Vaz da Cruz Cunha (Mestrado)
Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2025/02/11 O comportamento lúdico-motor de crianças em contextos diferenciados: realidades e oportunidades na Educação Pré-Escolar
Presidente do júri
Diana Patrícia Brito da Silva (Mestrado)
Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2025/02/11 Ao Sol e à Chuva: Explorando o papel da brincadeira livre no desenvolvimento integral da criança
Presidente do júri
Patrícia Carvalho Elvas (Mestrado)
Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2025/02/04 Mediação Leitora e literatura para a infância na exploração de laços intergeracionais na Educação Pré-Escolar
Presidente do júri
Inês Gonçalves Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2024/11/29 Conexão com a natureza no Jardim de Infância
Presidente do júri
Sabrina da Rocha Moreira (Mestrado)
Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2024/10/28 Resolução de problemas de processo no 4.º ano de escolaridade. Estratégias e representações utilizadas
Presidente do júri
Iolanda Cristina Oliveira da Rocha Vieira (Mestrado)
Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2024/05/17 A importância de brincar ao ar livre: um estudo com crianças do Pré-Escolar.
Presidente do júri
Marta Alexandra Gonçalves da Rocha (Mestrado)
Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2024/04/10 O desenvolvimento do conhecimento lexical: um estudo com crianças de 5 anos
Presidente do júri
Flávia Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2024/04/03 Do espírito empreendedor ao conhecimento matemático: uma experiência com alunos do 4.º ano de escolaridade
Orientador
Liliana Vale (Mestrado)
Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2023/06/22 Resolução de problemas de Matemática a partir de histórias infantis: um estudo com crianças do Pré-Escolar
Orientador
Daniela Rodrigues Alves (Mestrado)
Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2023/06/22 Valorizar o Património Local com crianças em idade Pré-escolar
Presidente do júri
Ana Raquel Sousa Correia de Sousa (Mestrado)
Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2023/03/20 Escola "Amiga dos animais": proposta didática didática para alunos do 3.º ano de escolaridade
Presidente do júri
Salomé Isabel Gomes Matos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2023/03/03 A utilização de recursos tecnológicos na aprendizagem da matemática: uma experiência no Pré-Escolar
Orientador
Cristiana Rodrigues Pontes (Mestrado)
Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2023/01/13 Literatura para a Infância e Filosofia para Crianças : potencialidades em contexto de sala de aula. Um estudo no 3.º ano de escolaridade.
Presidente do júri
Daniela Patrícia Barbosa Ribeiro (Mestrado)
2022/03/21 As Isometrias fora da sala de aula: a utilização da aplicação MathCityMap numa turma de 6.º ano de escolaridade
Arguente
Liliana Araújo Francisco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2022/02/10 A importância dos jogos no ensino da matemática: um estudo com alunos do 1.º ano de escolaridade
Arguente
Janine Mafalda Nibra Rebelo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2022/02/10 Raciocínio matemático de alunos do 3.º ano na resolução de problemas com números racionais
Arguente
Patrícia Barroca Monteiro Duarte Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2022/01/25 Educação Financeira: uma abordagem à poupança
Arguente
Fátima Bianca Cardoso Peres (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2022/01/25 Impactos da COVID-19 na vida das crianças: um estudo na Educação Pré-Escolar
Presidente do júri
Ana Catarina Borges Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2022/01/21 O contributo do feedback escrito para a aprendizagem através de uma Gallery Walk: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade
Presidente do júri
Catarina Sofia Gonçalves dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2021/12/21 Resolução de Problemas Abertos com alunos do 3.º ano de escolaridade
Arguente
Andreia Cristina Ferreira Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2021/12/17 A Literacia da Escrita: uma experiência na Educação Pré-Escolar
Presidente do júri
Ana Filipa Figueiredo Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2021/11/25 A importância de brincar ao ar livre: um estudo com crianças do Pré-Escolar
Arguente
Catarina Sofia Ferreira de Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2021/11/04 A Matemática e a Sustentabilidade: uma proposta pedagógica para o 4.º ano de escolaridade
Orientador
Maria La Salete Vila Pouca Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2021/09/27 Aprendo e descubro, In and Out: articulação de atividades dentro e fora de sala de aula
Presidente do júri
Joana Fiúza da Rocha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2021/05/07 “Os Heróis do Planeta”: uma proposta didática para explorar as Alterações Climáticas no 1.º CEB
Presidente do júri
Sara Daniela Silva Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2021/03/29 As resoluções visuais de problemas com frações em diferentes contextos e com diferentes conexões numa turma do 6.º ano de escolaridade
Arguente
Andreia Filipa Araújo da Silva (Mestrado)
2021/03/18 "Vamos descobrir e preservar o Património Cultural e Natural de Viana do Castelo": proposta didática para alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade
Presidente do júri
Ana Carolina de Sousa Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020/05 Desenvolvendo o Sentido de Número com uma turma do 1.º ano de escolaridade
Orientador
Renata Patrícia Andrade Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020/03/19 O pensamento crítico no ensino e aprendizagem da matemática: uma proposta didática para alunos do 3.º ano de escolaridade
Orientador
Cristina Dias de Sá (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/07/17 - 2024/07/18 Seminário de Investigação em Educação Matemática 2024 SIEM 2024- Leiria, Portugal
2023/06/16 - 2023/06/23 Seminário de Investigação em Educação Matemática - 2023 Barcelos, Braga, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/10/25 - Atual Indagatio Didactica Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro
2023/12/05 - Atual Education Sciences (Special Issue: Impact of Integrated STEAM Education) (ISSN 2227-7102)
2023/10/18 - Atual Indagatio Didactica Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro
2023/06/14 - 2023/06/25 European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education (ISSN 2254-9625) MDPI journals
2023/03 - 2023/03 Education Sciences MDPI journals
2022 - 2022/10 Journal of Risk and Financial Management MDPI journals
2022 - 2022 Education Sciences MDPI journals
2017 - 2019 Journal European Teacher Education Network

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2020 - Atual Membro da Comissão de Creditação de Competências da Escola Superior de Educação do IPVC
Membro
Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2010 - 2025 Elementos de Matemática Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2017 - 2024 Matemática Intervenção Educativa em Creche (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2023/04/18 - 2023/07/31 Didática da Matemática II Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2023/04 - 2023/07 Didática da Matemática Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2022/10/17 - 2023/04 Oficina de Formação Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico (para Professores do 2º CEB) - 50 horas Oficina de formação As Aprendizagens Essenciais de Matemática (para Professores do 2º CEB) - 50 horas (Outros) Centro de Formação CENFIPE, Portugal
2022/10/10 - 2023/04 Oficina de formação Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico (para Professores do 2.º CEB) - 50 horas (Outros) Centro de Formação contínua do Vale do Minho, Portugal
2022 - 2023 Seminário de Integração Curricular Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino de 1.º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2022 - 2023 Investigação Educacional Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação (Mestrado) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019 - 2023 Estágio Intervenção Educativa em Creche (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 - 2023 Prática de Ensino Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2021/09/01 - 2022/07 Investigação em Educação Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2021 - 2022 Teoria Elementar dos Números Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 - 2022 Resolução de Problemas e Pensamento Crítico Intervenção Educativa em Creche (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020/09/01 - 2021/07 Educação para o Empreendedorismo Serviços Educativos e Património Local (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019/09/01 - 2021/07 Educação Matemática e Património Serviços Educativos e Património Local (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2011/09/01 - 2021/07 Iniciação à Prática Profissional 3 Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019/09/01 - 2020/02 Fundamentos de Matemática e Estatística Geoinformática e Gestão de Recursos Naturais Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior Agrária, Portugal
2019/09/01 - 2020/02 Fundamentos de Matemática e Estatística (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior Agrária, Portugal
2017 - 2018 Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar em Matemática Programa de Formação Contínua (Outros) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 - 2017 A aula exploratória em matemática: o papel das tarefas Curso de formação Contínua para Professores de 1.º e 2.º CEB (Outros) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2014 - 2015 Matemática Integrada Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2012/09/01 - 2013/07 Iniciação à Prática Profissional 2 Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2006 - 2010 Programa de Formação Contínua para Professores do 1º CEB Programa de Formação Contínua para Professores Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2024 - Atual Associação Portuguesa de Educação em Ciências Coordenadora Adjunta do Núcleo do Norte
2017 - Atual Associação de Professores de Matemática Representante do Núcleo de Viana do Castelo ao Conselho Nacional da APM

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024/09 - Atual Membro da Comissão de Curso Técnico Superior Profissional de Intervenção Educativa em Creche
2024/09 - Atual Coordenadora do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
2023/10/20 - Atual Coordenadora do grupo Disciplinar de Educação e Formação de Professores do IPVC
Coordenador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2023 - Atual Membro da Comissão de Curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Membro
Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2022/12 - Atual Vice-Presidente do Conselho Pedagógico
Presidente / Vice-presidente
Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2020/12 - 2025 Membro da Comissão de Creditação de Competências Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2022 - 2024/09 Membro da Comissão de Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Membro
Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2019/09 - 2024/09 Membro da Comissão de horários da ESE-VC (9 participações)
Membro
Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2019/09 - 2024/09 Coordenador de Curso Técnico Superior Profissional de Intervenção Educativa em Creche
Coordenador
Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013 - 2024/04 Membro da Comissão do Curso de Licenciatura em Educação Básica
Membro
Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/08 - Atual Membro do júri de admissão e seriação dos candidatos aos CTeSP da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2023 - Atual Membro do júri específico de Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência dos Mestrados Profissionalizantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2023 - Atual Membro de Grupo de Acolhimento a Estudantes com Necessidades Educativas Especiais de cursos da ESE-IPVC Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2020 - Atual Revisão, a convite da Ajudaris- Instituição Particular de Solidariedade Social, de 60 histórias para as publicações de 2020. Ajudaris, Portugal
2020 - Atual membro do júri de seleção e seriação de docentes candidatos à Bolsa de Recrutamento do IPVC Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2019 - Atual Membro do júri específico de Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência dos Cursos Superiores do Instituto Politécnico de Viana do Castelo dos Maiores de 23 Anos do curso de Licenciatura em Educação Básica Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2019 - Atual Membro do júri específico de Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência dos Cursos Superiores do Instituto Politécnico de Viana do Castelo pelo contingente especial Maiores de 23 Anos do curso de Intervenção Educativa em Creche Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2024/07/05 - 2024/07/05 Participação, a convite, na prestação de Provas de Aptidão Profissional (PAP), da turma de 3º ano, do Curso Técnico/a de Ação Educativa, da Escola Profissional de Esposende.
2023 - 2023 Presidente do júri Nacional do Concurso “O que é a Matemática?" para a categoria da Educação Pré-Escolar, inserida no projeto APM-DIM 2023 Associação de Professores de Matemática, Portugal
2022 - 2022 Júri, a convite da Ajudaris- Instituição Particular de Solidariedade Social, de avaliação de histórias para as publicações de 2022. Ajudaris, Portugal
2021 - 2022 Presidente do júri de admissão e seriação dos candidatos ao CTeSP de Intervenção Educativa em Creche Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2020 - 2022 Membro do júri de análise e avaliação do pedido de creditação de competências com base na experiência ao longo da vida para a Licenciatura em Educação Básica e para o curso de Serviços Educativos e Património Local. Escola Superior de educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2021 - 2021 Júri, a convite da Ajudaris- Instituição Particular de Solidariedade Social, de avaliação de histórias para as publicações de 2021. Ajudaris, Portugal