???global.info.a_carregar???
Carla Cardoso Vilhena. Completed the Doutoramento in Educational Sciences in 2010/11/10 by Universidade Nova de Lisboa, Mestrado in Educational Sciences, specialization in History of Education in 2002 by Universidade de Lisboa and Licenciatura in Applied Psychology, field of Educational Psychology in 1997 by Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida. Is Assistant Professor in Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Subdirector of the degree in Educational and Training Sciences in Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Researcher in GRUPOEDE do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CESI20), Vice-President of the Fiscal Council in Associação de História da Educação de Portugal [HISTEDUP] and Member of the General Council of School Cluster of Montenegro /Membro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas do Montenegro, em representação da Universidade do Algarve in Universidade do Algarve. Published 14 articles in journals. Has 24 section(s) of books and 2 book(s). Organized 22 event(s). Participated in 4 event(s). Co-supervised 1 PhD thesis(es). Supervised 16 MSc dissertation(s) e co-supervised 4. Participates and/or participated as Researcher in 3 project(s). Works in the area(s) of Social Sciences with emphasis on Educational Sciences. In their professional activities interacted with 37 collaborator(s) co-authorship of scientific papers. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: Portugal; Educação de infância; História da educação; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carla Cardoso Vilhena

Nomes de citação

  • Vilhena, Carla
  • Vilhena, Carla Cardoso

Identificadores de autor

Ciência ID
221C-2886-D7E0
ORCID iD
0000-0002-5524-5174
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=KBoRdmUAAAAJ&hl=pt-PT
Scopus Author Id
56353233400

Websites

  • https://www.researchgate.net/profile/Carla-Vilhena?ev=hdr_xprf (Académico)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2022/09
Em curso
History of Education (Pós-doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021/03/10 - 2021/04/14
Concluído
Digital Distance Education for Higher Education Teachers (Outros)
Universidade do Algarve, Portugal
19
2010/11/10
Concluído
Educational Sciences (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Education for motherhood in parenting magazines in the last half century" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good, with Distinction and Praise
2002
Concluído
Educational Sciences, specialization in History of Education (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Institutionalization of early childhood education in Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good
1990 - 1997
Concluído
Applied Psychology, field of Educational Psychology (Licenciatura)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - Atual Investigador (Investigação) GRUPOEDE do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CESI20), Portugal
2011 - 2012 Investigador (Investigação) Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa (CESNOVA), Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/11 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2002/07 - 2010/11 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Algarve, Portugal
1999/11/29 - 2002/07/04 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade do Algarve, Portugal
1997/10 - 1999/08 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
1998 - 1999 Monitor (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/04/27 - Atual Subdirector of the degree in Educational and Training Sciences Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2018/02/23 - Atual Vice-President of the Fiscal Council Associação de História da Educação de Portugal [HISTEDUP], Portugal
2017/05 - 2021/04/19 Director of the degree in Educational and Training Sciences Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2017/10/23 - 2017/12/31 Scientific Council member Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2012/09 - 2017/01 Subdirector of the degree in Educational and Training Sciences Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2013/11 - 2016/11 Subdirector of the Faculty of Humanities and Social Sciences (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2011/11 - 2013/11 Scientific Council member Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2011/11 - 2013/09 Vice-Director of the Department on Psychology and Educational Sciences Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2011/12 - 2012/11 Subdirector of the master program in Educational and Training Sciences Universidade do Algarve, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/10/21 - Atual Member of the General Council of School Cluster of Montenegro /Membro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas do Montenegro, em representação da Universidade do Algarve Universidade do Algarve, Portugal
2011/04/01 - 2013/10/31 Member of the group analyzing Distance Learning at the UAlg/Membro do Grupo de Missão do Ensino a Distância na UAlg (Despacho RT 032/2011). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020 - Atual DigP-SEM - Digital Platforms in School Clusters' Educational Management
PTDC/CED-EDG/29069/2017
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2016 - 2019/01 Old Guys Say Yes to Community
2016-1-SI01-KA204-021604
Investigador
Universidade do Algarve, Portugal
Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género

Comissão Europeia
Concluído
2011 - 2014/02 Lost in transition (LITE)
517705-LLP-1-2001-UKERASMUS-ES
Investigador
Universidade do Algarve, Portugal
Comissão Europeia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ferreira, António Gomes; Vilhena, Carla; Mota, Luís. "A formação de educadoras de infância em Portugal (1954-1977): Um olhar a partir das memórias das alunas do Instituto de Educação Infantil". Trabalho apresentado em XII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2021.
    Publicado
  2. Mota, Luís; Ferreira, António Gomes; Vilhena, Carla. "A Escola do Magistério Primário de Coimbra (1942-1974): Uma instituição pública de formação de professores em Portugal". Trabalho apresentado em XII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2021.
    Publicado
  3. Mota, Luís; Ferreira, António Gomes; Vilhena, Carla. "Formar um pedagogo social: A formação (inicial) de professores do ensino primário durante a crise revolucionária (1974-1976)". Trabalho apresentado em XII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2021.
    Publicado
  4. Ferreira, A. G.; Mota, L.; Vilhena, Carla. "Receção(ões) e leitura(s) da obra de António Nóvoa na formação de professores em Portugal". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Tempo dos Professores, Porto, 2017.
    Publicado
  5. Vilhena, Carla; Ferreira, A. G.; Mota, L.. "As revistas de educação familiar como fonte para a História da Educação". Trabalho apresentado em XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, Porto, 2016.
    Publicado
  6. Vilhena, Carla; Ferreira, A. G.. "O aperfeiçoamento moral da infância: Análise de discursos sobre o desenvolvimento moral e social da criança em idade pré-escolar". Trabalho apresentado em XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, Porto, 2016.
    Publicado
  7. Vilhena, Carla. "Discursos sobre a educação das crianças em idade pré-escolar nas revistas de educação familiar (1945-1958)". Trabalho apresentado em Rituais, espaços & patrimónios escolares. IX Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, Lisboa, 2012.
    Publicado
  8. Bidarra, J.; Figueiredo, M.; Valadas, Sandra; Vilhena, Carla. "O gamebook como modelo pedagógico: Desenvolvimento de um livro interativo para a plataforma iPad.". Trabalho apresentado em ARTECH 2012 - 6th International Conference on Digital Arts, Faro, 2012.
    Publicado
  9. Gonçalves, Fernando Ribeiro; Valadas, Sandra; Vilhena, Carla; Faísca, Luis. "Students' voices at a Portuguese university: Academic motivation and its relationship with academic success". Trabalho apresentado em ISATT Conference 2001 - Connecting policy and practice, Faro, 2001.
    Publicado
  10. Gonçalves, Fernando Ribeiro; Valadas, Sandra; Vilhena, Carla. "O professor e o sucesso académico no ensino superior". Trabalho apresentado em Jornadas "Pedagogia Universitária e Sucesso Académico", Aveiro, 2000.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Gomes Ferreira, António; Mota, Luís; Vilhena, Carla. "Early Childhood Education in Portugal: Discourses, Projects and Practices (1834-1974)". Revista Colombiana de Educación 1 82 (2021): http://dx.doi.org/10.17227/rce.num82-10812.
    Publicado • 10.17227/rce.num82-10812
  2. Muchacho, Luana; Vilhena, Carla; Valadas, Sandra T.. "COVID-19 e desigualdades escolares: Uma análise da investigação sobre os efeitos do encerramento das escolas no processo de ensino e aprendizagem". Educação, Sociedade & Culturas (2021):
    No prelo
  3. Vilhena, Carla; Valadas, Sandra T.; Fragoso, António. "Education matters: Cumulative advantages and disadvantages amongst Portuguese older men". European Journal for Research on the Education and Learning of Adults 10 3 (2019): 275-289. http://dx.doi.org/10.3384/rela.2000-7426.rela20199.
    10.3384/rela.2000-7426.rela20199
  4. Valadas, Sandra T.; Vilhena, Carla; Fragoso, António. "Transitions to retirement: Perceptions of Portuguese older men". Andragoška spoznanja 25 2 (2019): 37-51. http://dx.doi.org/10.4312/as.25.2.37-51.
    Publicado • 10.4312/as.25.2.37-51
  5. Ferreira, António Gomes; Mota, Luís; Vilhena, Carla. "Discursos sobre a emergência da Educação de Infância formal em Portugal (1880-1950)". História da Educação 23 (2019): http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/85647.
    Publicado • 10.1590/2236-3459/85647
  6. Ferreira, António Gomes; Mota, Luís; Vilhena, Carla. "Leituras do Pensamento Educacional de António Nóvoa. Análise Comparada de Revistas Científicas de Educação e Ensino em Portugal (1987-2017)". Revista Portuguesa de Pedagogia 51 1 (2018): 5-26. https://doi.org/10.14195/1647-8614_52-1_1.
    Publicado
  7. Henriques, Helder M. G.; Vilhena, Carla Cardoso. "A preservação da infância: Análise de discursos sobre a criança em perigo moral (Portugal, 1910-1916)". Educação em Revista 31 2 (2015): 61-81. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000200061&lng=pt&nrm=iso&tlng=en.
    Publicado • 10.1590/0102-4698132627
  8. Vilhena, Carla; Ferreira, A. G.. "O educar no criar: A alimentação e a educação das crianças e das suas mães (1945-1958)". Mnmosine Revista 6 2 (2015): 80-98.
    Publicado
  9. Vilhena, Carla. "Comportamentos antissociais na infância e juventude em Portugal (décadas de 70 a 90 do século XX): Incursões exploratórias". História: Questões & Debates 62 1 (2015): 219-246.
    Publicado
  10. Vilhena, Carla; Ferreira, A. G.. "Para bem formar uma personalidade normal. Discursos sobre como educar as crianças em revistas de educação familiar (1945-1958).". Revista Brasileira de História da Educação 14 2 (2014): 23-51.
    Publicado
  11. Vilhena, Carla; Ferreira, A. G.. "Educate mothers to rear and educate good children: Portuguese parenting magazines and the diffusion of scientific motherhood (1945-1958)/ Formar bem as mães para criar e educar boas crianças: as revistas portuguesas de educação familiar e a difusão da maternidade científica (1945-1958)". História da Educação 18 44 (2014): 129-147. http://hdl.handle.net/10400.1/5366.
    Publicado
  12. Vilhena, C.C.; Ferreira, A.G.. "Educate mothers to rear and educate good children: Portuguese parenting magazines and the diffusion of scientific motherhood (1945-1958) | Formar bem as mães para criar e educar boas crianças: As revistas portuguesas de educação familiar e a difusão da maternidade científica (1945-1958)". Historia da Educacao 18 44 (2014): 129-147. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84907002850&partnerID=MN8TOARS.
  13. Vilhena, Carla. ""É preciso educar as mães": As revistas de educação familiar e a profissionalização da maternidade (1945-1958)". Exedra Temático (2013): 71-79.
    Publicado
  14. Vilhena, Carla. "Jardim de Infância de Lisboa: O primeiro jardim de Infância em Portugal". Análise Psicológica 2 (1997): 323-329.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. "Análise do discurso sobre a educação moral das crianças na revista Saúde e Lar (1942-1960)". 2022.
    No prelo
  2. Mota, Luís; Ferreira, António Gomes; Vilhena, Carla. "A recepção do pensamento de Decroly na formação de professores em Portugal. Os manuais de didática e de pedagogia (1942-1974)". In Influencias Belgas en la educación española e iberoamericana, 705-718. Ediciones Universidad Salamanca, 2019.
  3. Vilhena, Carla; Ferreira, António Gomes; Mota, Luís. "A Psicologia da Criança em Portugal: O contributo de Émile Planchard". In Influencias belgas en la educación española e iberoamericana, 755-765. Ediciones Universidad Salamanca, 2019.
  4. Ferreira, António Gomes; Mota, Luís; Vilhena, Carla. "Panorama sobre a educação de infância em Portugal". In Caminhos da Educação de Infância em Portugal, editado por Ferreira, António Gomes; Mota, Luís, 15-74. Santo Tirso, Portugal: De Facto, 2019.
    Publicado
  5. Ferreira, António Gomes; Vilhena, Carla; Mota, Luís. "Compreensão da discussão pedagógica sobre a emergência da educação de infância em Portugal". In Caminhos da Educação de Infância em Portugal: Políticas e perspetiva contemporâneas, editado por Ferreira, António Gomes; Mota, Luís, 75-102. Santo Tirso, Portugal: De Facto Editores, 2019.
    Publicado
  6. Ferreira, António Gomes; Mota, Luís; Vilhena, Carla. "Modelos curriculares para a Educação de Infância". In Caminhos da Educação de Infância em Portugal: Políticas e perspetiva contemporâneas, 103-158. 2019.
    Publicado
  7. Vilhena, Carla. "As transições para o ensino superior: Problemas e desafios atuais". In Dos “novos públicos” do Ensino Superior aos estudantes “não-tradicionais” no Ensino Superior, editado por Fragoso, António; Valadas, Sandra T., 39-58. Coimbra: CINEP, 2018.
    Publicado
  8. Vilhena, Carla; Mota, Luís; Ferreira, António Gomes. "Os Cadernos de Educação de Infância (1987-2017): A inovação em educação de infância em Portugal nos últimos 20 anos". In La prensa pedagógica de los professores, editado por J. M Hernández Díaz, 369-382. Salamanca, Espanha: Ediciones Universidad de Salamanca, 2018.
    Publicado
  9. Mota, Luís; Vilhena, Carla; Ferreira, António Gomes. "O semanário Educação Nacional: Inovação e educação da infância em Portugal". In La prensa pedagógica de los profesores, editado por J. M Hernández Díaz, 249-262. Salamanca, Espanha: Ediciones Universidad de Salamanca, 2018.
    Publicado
  10. Martins, João; Vilhena, Carla; Sequeira, Bernardete. "Os desafios que as escolas colocam às famílias: Estratégias e práticas educativas familiares no contexto da escola pública portuguesa". In Fracturas sociales y educativas: Desafíos para la Sociologia de la Educación, 188-199. Valencia, Espanha: Institut de Creativitat i Innovacions Educativas de la Universitat de Valencia, 2018.
    Publicado
  11. Ferreira, António Gomes; Mota, Luís; Vilhena, Carla. "Receção(ões) e leituras da obra de António Nóvoa na formação de professores em Portugal". In O Tempo dos Professores, 45-56. 2017.
    Publicado
  12. Vilhena, Carla; Mota, Luís; Ferreira, António Gomes. "Influências genebrinas em Portugal: Maria Irene Leite da Costa e o estudo científico da criança.". In Influencias suizas en la educación española e ibero-americana, editado por J. M. H. Díaz, 317-326. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2016.
    Publicado
  13. Vilhena, Carla. "Non-traditional students transitions to higher education. A case study in the University of Algarve". In Univers(al)idade. Estudantes "não tradicionais" no ensino superior: caminhos, obstáculos e conquistas, editado por Marques, João Filipe; Doutor, Catarina; Martins, Maria Helena, 9-20. Faro: Universidade do Algarve, 2016.
    Publicado
  14. Vilhena, Carla; Ferreira, António Gomes. "Parenting for cognitive development: Advice to parents". In Childhood through the looking glass, editado por Sharma, V.; Brink, A., 39-48. Oxford, Reino Unido: Interdisciplinary Press, 2016.
    Publicado
  15. Mota, Luís; Vilhena, Carla; Ferreira, António Gomes. "Leituras e representações da educação genebrina em Portugal. Na peugada de Áurea Judite Amaral". In Influencias suizas en la educación española e ibero-americana, 289-300. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2016.
    Publicado
  16. Vilhena, Carla; Mota, L.; Ferreira, A. G.. "Discursos sobre o desenvolvimento intelectual da criança em idade pré-escolar publicados na revista Os Nossos Filhos". In La prensa de los escolares y estudiantes: Su contribución al patrimonio histórico educativo, 963-972. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2015.
    Publicado
  17. Mota, L.; Vilhena, Carla; Ferreira, A. G.. "Rumo. Periódico de los alumnos de la Escuela de Magisterio Primario de Coimbra. El día a día en un centro de enseñanza normalista (1942-1974)". In La prensa de los escolares y estudiantes: Su contribución al patrimonio histórico educativo, 501-514. Salamanca, Espanha: Ediciones Universidad de Salamanca, 2015.
    Publicado
  18. Vilhena, Carla; Mota, Luís; Ferreira, António Gomes. "Discursos sobre o desenvolvimento intelectual da criança em idade pré-escolar publicados na revista Os Nossos Filhos". In La prensa de los escolares y estudiantes: Su contribución al patrimonio histórico educativo, 936-972. Ediciones Universidad de Salamanca, 2015.
    Publicado
  19. Ferreira, A. G.; Mota, L.; Vilhena, Carla. "Representações da educação italiana no Ensino Normal Primário: Os periódicos das Escolas do Magistério Primário (1944-1974)". In Influencias italianas en la educación española e ibero-americana, 511-526. Salamanca, Espanha: FarenHouse, 2014.
    Publicado
  20. Henriques, H.; Vilhena, Carla. "Imprensa e regeneração de menores delinquentes: A colónia agrícola de Vila Fernando (1ª metade do século XX).". In Prensa pedagógica y patrimonio histórico educativo, 245-256. Salamanca, Espanha: Ediciones Universid de Salamanca, 2013.
    Publicado
  21. Vilhena, Carla. "Por que não criamos jardins infantis? Análise de discursos sobre a institucionalização da educação de infância em Portugal (1880-1950)". In Educação e Formação de Professores: História(s) e Memória(s), 13-26. Portalegre: Instituto Politécnico de Portalegre, 2013.
    Publicado
  22. Bidarra, J.; Figueiredo, M.; Valadas, Sandra. "O gamebook como modelo pedagógico: Investigação e desenvolvimento de um protótipo para iPad". In Aprender na era digital: Jogos e mobile learning, 83-110. Santo Tirso, Portugal: De Facto, 2012.
    Publicado
  23. Vilhena, Carla; Gonçalves, Fernando Ribeiro; Valadas, Sandra; Faísca, Luis. "Students’ voices at a Portuguese university: Academic motivation and its relationship with academic success". In Connecting Policy and Practice: Challenges for Teaching and Learning in Schools and Universties, 109-119. Oxford: Routledge, 2005.
    Publicado
  24. Gonçalves, Fernando Ribeiro; Valadas, Sandra; Faísca, Luis; Vilhena, Carla. "Processos de estudo e abordagens à aprendizagem de estudantes universitários: Suas relações com o sucesso académico". In Modelos e práticas em educação de adultos, 79-98. Coimbra: Ediliber, 2001.
    Publicado
Edição de livro
  1. Vilhena, Carla; Gregório, Maria Helena. The contributions of education and learning for older adults' well-being: Proceedings of the 9th Conference of the ESREA -Research Network on Education and Learning of Older Adults (ELOA). 2019.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Gonçalves, F.R.; Valadas, S.; Faísca, L.; Vilhena, C.. Students' voices at a Portuguese university: Academic motivation and its relationship with academic success. 2005.
    10.4324/9780203012529
  2. Bairrão, J.; Felgueiras, I.; Fontes, P.; Pereira, F.; Vilhena, Carla. Os alunos com necessidades educativas especiais: Subsídios para o sistema de educação. Lisboa: Conselho Nacional de Educação/Ministério da Educação. 1998.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Valadas, Sandra T.; Ribeiro Gonçalves, Fernando; Faísca, Luís; Vilhena, Carla. "Students’ point of view about the reasons for academic failure in higher education". Trabalho apresentado em 10th Biennial Conference da ISATT, 2001.
  2. Valadas, Sandra T.; Ribeiro Gonçalves, Fernando; Faísca, Luís; Vilhena, Carla. "The meanings of academic failure in higher education". Trabalho apresentado em 10th Biennial Conference da ISATT, 2001.
  3. Valadas, Sandra T.; Ribeiro Gonçalves, Fernando; Faísca, Luís; Vilhena, Carla. "Students’ behavioural symptoms of lack of academic motivation in higher education". Trabalho apresentado em 10th Biennial Conference da ISATT, 2001.
Revisão de livro
  1. Vilhena, Carla. "Joaquim Pintassilgo e Luís Alberto Alves. Roteiros da Inovação Pedagógica: Escolas e experiências de referência em Portugal no século XX". 23 (2019): 334-340.
    Publicado • 10.17979/srgphe.2019.23.0.5904

Outros

Outra produção
  1. Payà Rico, A., Hernández Huerta, J. L., Cagnolati, A., González Gómez, S., & Valero Gómez, S. (Eds.). (2018). Globalizing the student rebellion in the long ’68 (A. M. Gómez Sánchez Ed. care). Salamanca: FahrenHouse. [Recensão]. Recensão - Publicada no Boletim da HISTEDUP (n.º 10, dezembro de 2018). 2018. Vilhena, Carla.
  2. A educação para a maternidade nas revistas de educação familiar no último meio século (Tese de doutoramento não publicada). 2010. Vilhena, Carla. http://hdl.handle.net/10400.1/5361.
  3. O Professor do Ensino Superior enquanto Prático Reflexivo: Proposta de novas linhas de Investigação.. 2002. Ribeiro Gonçalves, Fernando; Valadas, Sandra T.; Vilhena, Carla; Quintas, Helena; Faísca, Luís. http://www.fchs.ualg.pt/ceduc/fases/.
  4. Institucionalização da educação pré-escolar em Portugal (1880-1950) (Dissertação de mestrado não publicada). 2001. Vilhena, Carla.
  5. Abordagens à Aprendizagem de Estudantes Universitários, Rendimento Académico e Modelos de Ensino.. 2001. Valadas, Sandra T.; Faísca, Luís; Vilhena, Carla. http://www.fchs.ualg.pt/ceduc/fases/.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/02/25 A família. Revista mensal de formação católica. A educação da primeira infância no 3º quartel do século XX. IV Jornadas Prensa Pedagógica: Prensa pedagógica de las confesiones religiosas y las sociedades filosóficas
2022/02/24 A educação moral das crianças na revista Saúde e Lar (1942-1960) IV Jornadas Prensa Pedagógica: Prensa pedagógica de las confesiones religiosas y las sociedades filosóficas
2021/12/06 A proposta pedagógica de Célestin Freinet. Um militante comunista 1921-2021: nos 100 anos do PCP – Imaginários Políticos e Expressões Culturais
2021/10/18 Ver a Educação Integral pela proposta pedagógica de Freinet Seminário Internacional Educação Integral na Sociedade Contemporânea: Reflexões e desafios em pleno século XXI
2021/08/30 A conceptualização da qualidade na educação de infância em Portugal (1997-2020) 7º Congresso Internacional CESPE 2021: CESPE Portugal e CESPE Brasil: Educação e equidade em tempos digitais
2021/07/21 Inovação, desenvolvimento e coesão social. O Ensino Secundário em Portugal nas décadas de 60 e 70 do século XX XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação
2020 O contributo da educação para o desenvolvimento no Portugal do 3º quartel do século XX XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
2019/07/18 The training of early childhood educators in Portugal: Students memories of Instituto de Educação Infantil (1954-1975) 41st annual conference of the International Standing Conference for the History of Education (ISCHE) – Spaces and Places of Education
2019/07/18 Cartography and school architecture. Considerations on the 60 years of the relationship between the city of Coimbra (Portugal) and its teachers training school (1930-1989) 41st annual conference of the International Standing Conference for the History of Education (ISCHE)
2019/05/11 Cumulative advantages and disadvantages of Portuguese older men 10th ELOA Netowrk Conference: The pluralisation of transitions to the after-working life phase: Gender capital, silver productivity and mental health
University of Ljubljana (Liubliana, Eslovénia)
2019/03/08 "A arte de educar a infância: Discursos acerca da educação da criança em idade pré-escolar" Ensino e Pedagogia - A arte de ensinar
Câmara Municipal de Silves
2019/02/22 A inovação em educação de infância: uma análise a partir do discurso dos educadores de infância (1987-2007) Colóquio Inovação e Educação Contemporânea: III Encontro Inovar
2019/02/06 "A arte de ensinar" Conferência "Ensino e Pedagogia"
Universidade do Algarve
2018/10/13 Cumulative disadvantages throughout the life course: A case study on older men’s wellbeing 9th ELOA Conference, Older adults’ well-being: The contributions of education and learning
Universidade do Algarve
2018/05 "Governing mothers: Education for motherhood in Portuguese parenting magazines (1945-1958 vs 1994-2007)¿" Conference Discorse, Power and Resistance 2018
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018/04/13 A formação de educadoras de infância no Instituto de Educação Infantil (1954-1976): Memórias de alunas II Seminário Internacional “Memórias da Infância e da Escola no tempo da Ditadura”
2018/01/20 Como educar as crianças? Uma perspetiva sóciohistórica Modelos e abordagens educativas: História, percursos e desafios
Câmara Municipal de Lagoa
2018 O quotidiano das instituições de educação de infância em Portugal (1960-1974): Memórias de educadoras de infância XIII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericano
(Montevideo, Uruguai)
2018 Metamorfoses do Ensino Liceal no Portugal do Estado Novo. Do Currículo às Disciplinas Escolares XIII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericano
(Montevideo, Uruguai)
2017 Os desafios que as escolas colocam às famílias: Estratégias e práticas familiares no contexto da escola pública portuguesa II Conferência Ibérica de Sociología de la Educación
Federácion Española de Sociología/Associação Portuguesa de Sociologia (Córdoba, Espanha)
2017 The times change, the interpretations change? Memory(s) of the experience of the "Pedagogical Experiences" in Coimbra II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences
CIEO/Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2017 A educação de infância em Portugal na segunda metade do século XX: Uma reconstrução a partir de memórias de educadoras de infância Memórias da infância e da escola: Uma perspetiva sociodinâmica
FPCE e GRUPOEDE, CEIS20, Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2017 Receção(ões) e leituras da obra de António Nóvoa na formação de professores em Portugal O Tempo dos Professores
CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativa (Porto)
2017 A formação de educadoras de infância em Portugal: Instituto de Educação Infantil (1954-1976) Colóquio Internacional "Um século de educação: Transformação e memórias"
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, GRUPOEDE/CEIS20, Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2017 Cartografia e arquitectura escolar. Reflexões em torno de 60 anos de vivência de Coimbra com a sua escola de Magistério Primário (1930-1989) Colóquio Internacional "Um século de educação: Transformações e memórias"
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, GRUPOEDE/CEIS20, Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2017 Learning careers after retirement: The influence of academic background ELOA 2017. Creativity, voice, identity, action! - Older people learning creatively for creativity, finding a 'voice' and taking action
European Society for Research on the Education of Adults (ESREA)/Network on Education and Learning of Older Adults (ELOA)/Leeds Beckett University (Leeds)
2017 Possibilidade(s) para a compreensão da formação inicial de professores: O(s) contributo(s) da memória II Congresso Internacional Transformações e (in)consistências das dinâmicas educativas: O (trans)nacional, o local e o comunitário nas políticas educativas
GRUPOEDE/CEIS20, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra)
2016 Well-being in early childhood: An historical approach International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences
CIEO (Gambelas, Portugal)
2016 A formação inicial de professores em Portugal num passado recente XII Congresso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. Historia de las instituciones, práticas y saber pedagógico en Iberoamerica
Universidade de Antioquia (Medellin)
2015 Discurso psicológico sobre a infância: Da construção da normalidade à maximização do desenvolvimento da criança Seminário "Conceções da infância e vivências das crianças"
CEIS20/Universidade de Coimbra (Coimbra)
2015 A criança problema: Discursos dirigidos aos pais (2ª metade do século XX) Colóquio Internacional "Olhares sobre a infância e as crianças: Narrativas da modernidade (e pós-modernidade) portuguesa e brasileira"
GRUPOEDE, CEIS20, Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2014 Discursos sobre a educação moral e social das crianças em idade pré-escolar (1910-1926) História da Educação: Aspetos de Portugal e do Brasil
CEIS20/Universidade de Coimbra
2014 Preparing the successful child: A critical analysis of child-rearing advice in Portuguese parenting magazines (1994-2007) Childhood: A persons project - 4th Global Conference
(Oxford)
2013 Supporting access to higher education from mature students: The Portuguese case Multiplier Conference
Project "Lost in Transition Europe" (LITE) (Sófia)
2013 "Como criar filhos normais?" Discursos sobre o desenvolvimento sócio-emocional da criança (1945-1958) Colóquio "Momentos e entendimentos da educação em Portugal e no Brasil"
CEIS20/Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (Coimbra)
2013 "Começai desde já a preparar o vosso filho para a escola": A mãe e a educação intelectual da criança (1945-1958) Colóquio "Educação e História: A conveniência de uma relação"
CEIS20/Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (Coimbra)
2012 O que é uma criança? Análise das conceções dominantes de infância no século XX, em Portugal Colóquio "A educação no passado e no presente em Portugal e no Brasil"
CEIS20/FPCEUC (Coimbra)
2012 Por que não criamos jardins infantis? Análise de discursos sobre a institucionalização da educação de infância em Portugal (1880-1950) Cóloquio "Educação & Sociedade: Aprender e Investigar"
ESE Portalegre (Portalegre)
2012 "É preciso educar as mães": A educação para a maternidade nas revistas de educação familiar Colóquio "Temas e reflexões de História da Educação: Perspetivas portuguesas e brasileiras"
CEIS20/FPCEUC (Coimbra)
2012 O gamebook como modelo pedagógico: Desenvolvimento de um livro interativo para a plataforma Ipad ARTECH 2012 - 6th International Conference on Digital Art
ARTECH, UAlg, CIEO, CIMA e CIAC (Universidade do Algarve)
2005 Discourses about the institutionalization of preschool education in the portuguese pedagogical press (1880-1950) 2005 European Conference in Educational Research
EERA (Dublin)
2003 The Reflective Practioner within the H.E. World: New trends for the Research Agenda International Conference “Teaching and Learning in Higher Education: new trends and innovations”
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2001 As representações dos estudantes no ensino superior: Implicações na pedagogia universitária V Seminário de Investigação e Intervenção Psicológica no Ensino Superior, subordinado ao tema “Qualidade e Ensino: Contribuições da teoria, investigação e prática”
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2001 Models for quality and academic achievement of students in higher education 10th Biennial Conference da ISATT
Universidade do Algarve e ISATT (Faro, Portugal)
2001 Abordagens à Aprendizagem de Estudantes Universitários, Rendimento Académico e Modelos de Ensino IV Seminário de Investigação e Intervenção Psicológica no Ensino Superior sobre “A relação pedagógica no ensino superior: estudo e intervenção”
Observatório Permanente da Qualidade de Ensino da Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2000 Estratégias de Aprendizagem dos Alunos do Ensino Superior e Rendimento Académico III Seminário de Investigação e Intervenção Psicológica no Ensino Superior subordinado ao tema “Adaptação e Sucesso: Formas de Intervenção”
Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa (Caparica, Portugal)
2000 O Professor e o Sucesso Académico no Ensino Superior 2ªs Jornadas sobre Pedagogia Universitária e Sucesso Académico
Projecto Factores de Sucesso/Insucesso no 1º ano dos cursos de Ciências e Engenharias do Ensino Superior (PRAXIS XXI) (Aveiro, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/09 - Atual Os impactos do COVID-19 no uso de plataformas digitais em universidades portuguesas
Orientador
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2019/09 - Atual Bullying em meio escolar: perceção do papel das escolas de Silves na identificação, prevenção e combate do fenómeno
Orientador
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2019/09 - Atual O ensino sobre o continente Africano nos livros didáticos de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental
Orientador
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2020/09 - 2022/05/05 Formação contínua de professores no âmbito da Educação Inclusiva: Um estudo de caso na Escola da Ponte
Orientador
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2016/09 - 2017/09 O papel da família no percurso escolar: O caso dos alunos com insucesso repetido num TEIP
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
2017 - 2017 O papel da Família no percurso escolar: O caso dos alunos com Insucesso repetido num TEIP
Orientador
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2017 - 2017 Rede de Voluntariado Sambrasense em Ação
Orientador
Educação Social (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2016 - 2016 A evolução do ensino profissional face ao ensino regular no sistema educacional português ao nível do ensino secundário
Coorientador
Mestrado em Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2015 - 2015 O desenvolvimento da auto-estima na criança em idade pré-escolar
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2013 - 2015 TAT-Teaching in Art and Theatre
Coorientador
Comunicação, Cultura e Artes (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2013/09 - 2014/09 A implementação de modelos de avaliação de qualidade no pré-escolar: Um estudo de caso no concelho de Portimão (2013-14)
Orientador
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2014 - 2014 A Perceção do Papel Educativo dos Auxiliares de Ação Educativa na Educação de Infância
Orientador
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2013 - 2014 A perspetiva das crianças sobre a qualidade no jardim de infância
Orientador
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2013 - 2014 A qualidade da creche na perspetiva dos pais
Orientador
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2013 - 2014 A Implementação e o Desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação em Contexto Escolar – Um estudo sobre a região do Algarve (2013-14)
Coorientador
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2012/09 - 2013/09 Relação família escola: A importância do envolvimento parental
Orientador
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2013 - 2013 As criança e os media: Análise de discursos dirigidos aos pais (2013-2014)
Orientador
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2012 - 2013 Educação para a Saúde: Acompanhamento da implementação do Programa Nacional de Saúde Escolar no Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António
Orientador
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2012 - 2012 O processo de adaptação da criança à creche
Coorientador
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2012 - 2012 A participação parental na educação pré-escolar num jardim de infância da rede pública
Coorientador
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2010 - 2011 Educação para a Saúde: Acompanhamento da implementação do Programa Nacional de Saúde Escolar no Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António
Orientador
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019 - 2021 XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação (2021/07/20 - 2021/07/23)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2019/04/10 - 2019/10/12 Encontro de Ciências da Educação da Universidade do Algarve (2019/10/10 - 2019/10/10)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
2018 - 2018 9th Conference of the ESREA Research Network on Education and Learning of Older Adults (ELOA) (2018/10/11 - 2018/10/13)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve, Portugal
2018 - 2018 XIV Fórum de Ciências da Educação e da Formação (2018/05/24 - 2018/05/24)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve, Portugal
2017 - 2017 Colóquio Internacional "Um século de educação: Transformações e memórias" (2017/11/13 - 2017/11/13)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
GRUPOEDE/CEIS20, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal
2017 - 2017 XIII Fórum de Ciências da Educação e da Formação (2017/05/25 - 2017/05/25)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, Portugal
2016 - 2016 XII Fórum de Ciências da Educação e da Formação (2016/05/25 - 2016/05/25)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve, Portugal
2015 - 2015 Colóquio Internacional “Ideias e ‘artes de fazer’ em educação” (2015/06/17 - 2015/06/17)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
GRUPOEDE do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CESI20), Portugal
2015 - 2015 Seminário “Conceções da infância e vivências das crianças” (2015/04/17 - 2015/04/17)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
GRUPOEDE do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CESI20), Portugal
2015 - 2015 XI Fórum de Ciências da Educação e da Formação (2015/05/28 - 2015/05/28)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
FCHS, UAlg, Portugal
2015 - 2015 Colóquio Internacional Olhares sobre a infância e as crianças: Narrativas da modernidade (e pós-modernidade) portuguesa e brasileira (2015/10/20 - 2015/10/20)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
GRUPOEDE/CEIS20, Universidade de Coimbra, Portugal
2014 - 2014 Colóquio Internacional "História da Educação: Aspetos de Portugal e do Brasil" (2014/02/24 - 2014/02/24)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
GRUPOEDE/CEIS20, Universidade de Coimbra, Portugal
2014 - 2014 X Fórum de Ciências da Educação e da Formação (2014/05/29 - 2014/05/30)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
FCHS, UAlg, Portugal
2013 - 2013 Colóquio “Educação e história: A conveniência da relação” (2013/04/15 - 2013/04/15)
Outro (Membro da Comissão Científica)
GRUPOEDE/CEIS20, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal
2013 - 2013 IX Fórum de Ciências da Educação e da Formação (2013/05/30 - 2013/05/31)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
FCHS, UAlg, Portugal
2013 - 2013 Palestra "Communities of inquiry in blended learning: O 3º elemento do processo de ensino/aprendizagem", realizada pelo Doutor José António Moreira, Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta (2013/06/13 - 2013/06/13)
Outro (Outra)
2012 - 2012 ARTECH 2012 - 6th International Conference on Digital Art
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2012 - 2012 VIII Fórum de Ciências da Educação e da Formação
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
FCHS, UAlg, Portugal
2011 - 2011 I Congresso Internacional da RIAICES
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
RIACEIS, CIEO, Portugal
2011 - 2011 VII Fórum de Ciências da Educação e da Formação
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
FCHS, UAlg, Portugal
2005 - 2005 II Jornadas de Ciências de Educação e da Formação
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve, Portugal
2001 - 2001 “10th Biennial Conference of International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT)”: “Connecting Policy and Practice: Challenges for Teaching and Learning in Schools and Universities”
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
ISAAT e Universidade do Algarve, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2013 - 2013 Colóquio “Momentos e entendimentos da educação em Portugal e no Brasil”
Outro
2013 - 2013 Colóquio “Educação e história: A conveniência da relação”
Outro
2012 - 2012 Colóquio “A educação no passado e no presente em Portugal e no Brasil”
Congresso
2012 - 2012 IX Congresso Luso Brasileiro de História da Educação
Congresso

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/04/22 O envolvimento familiar nos estabelecimentos educativos. O caso do 1.º ciclo do Ensino Básico.
Arguente
Ana Sofia Garcia Abrantes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2021/10/27 Educação de pessoas com deficiência na Fundação Irene Rolo
Arguente
Henrique Matos Portugal (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2020/12/02 Uma Abordagem Multicultural no 1.º CEB para a Educação Intercultural
Arguente
Mónica Cristina Abreu Lucas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2019/04/16 A infância e a educação das crianças indígenas Guarani Mbyá
Vogal
Elizabeth Ramos da Silva (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
2019/04/02 Por Caminhos Africanos: Prática Interculturais numa turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Marta Filipa Gonçalves Morgado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2017 Rede de Voluntariado Sambrasense em ação Ariana Cruz (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2017 O papel da Família no percurso escolar: O caso dos alunos com Insucesso repetido num TEIP Marta Cândido de Oliveira (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2017 A Divisão de Juventude, Educação e Biblioteca da Câmara Municipal de Leiria: Perspetivas e potencialidade de intervenção no campo educativo Daniela Ferreira Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2017 A melodia do lixo: Educação musical como estratégia de intervenção socioeducativa na Associação de Proteção à Rapariga e à Família Mariana Cavaco Barrote (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2016/01/05 A evolução do ensino profissional face ao ensino regular no sistema educacional português ao nível do ensino secundário
Orientador
Eugénia Narciso (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2015/09/18 Contextos de alfabetização do MOVA-Brasil: Desenvolvimento & Cidadania: Intervenção comunitária e implicações no Desenvolvimento Local
Vogal
Joana Marta Paraíso Pedro (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2015 As criança e os media: Análise de discursos dirigidos aos pais Liliana Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2014 A auto-avaliação da biblioteca escolar: Uma chave para a eficácia? Maria Fernanda Pereira dos Santos (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2014 Ensinar e aprender no Ensino Superior através do ensino à distância. O perfil pedagógico do professor/tutor e o perfil de aprendizagem dos estudantes em cursos de b-learning. Rosária Maria Viegas Neves Pacheco (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2014 O impacto da educação sexual em contexto escolar Liliana Sofia Sequeira Paulos (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2013/07/22 A influência das práticas parentais no sucesso escolar de adolescentes imigrantes e portugueses Isabel Maria Lacueva Cardoso Lopes (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2013/07/01 O projeto Kidsmart no desenvolvimento das competências base das metas de aprendizagem na área das tecnologias de informação e comunicação para o ensino pré-escolar
Arguente
Irina Sofia Pires Palma (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2013/02/18 O género e a formação ao longo da vida: 2º ciclo de formação superior Maria João Costa Gonçalves Simões (Mestrado)
2013 Gestão partilhada e comunicação numa liderança de sucesso Manuel Duarte Santos Costa (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2012 Acompanhamento do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências dos Centros Novas Oportunidades Sílvia da Conceição Palma (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2012 Gestão democrática participativa: Realidade de um agrupamento de escolas no concelho de Albufeira Ana Rita Arvela Hilário Leitão Rodrigues (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2012 Necessidades formativas dos enfermeiros de pediatria na educação para a saúde a pais de crianças com afecções respiratórias Emanuel José Martins Mourão (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2012 Ensino profissional na escola secundária: Gestão adequada a um resultado eficaz Maria Teresa Pinto da Luz Jerónimo (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2012 Uma relação de parceria entre a família e a escola: Contributos para a sua análise no caso de crianças com Necessidades Educativas Especiais Stéhanie da Silva (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2012 A adaptação em creche Sara Isabel de Barros Coutinho (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2012 Nova gestão escolar em autonomia: Parcerias e mudanças nos projetos educativos Cláudia Patrícia da Conceição Fernandes (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2012 A formação à distância dos profissionais do Hospital de Faro, EPE através da plataforma DOKEOS Maria Emília Cantante Parreira (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2012 Novos paradigmas em educação: Cidade educadora e cidadania Ermelinda Oliveira de Almeida (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2011 Avaliação do Ensino Superior: Avaliação do desempenho dos docentes Sabil José Branco (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2011 A aprendizagem do inglês na idade adulta: Percepções de especialistas, formadores e formandos Maria Madalena Bernardo Serronha (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2011 Gestão da formação no Sindicato de Profissionais de Seguros de Portugal Raquel Eunice Casimiro Marques (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2011 O meio sócio-económico de jovens adultos e a (des)motivação académica na escolha da formação profissional Inês Filipa Martinho de Azevedo (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2011 As lógicas e as representações dos actores nos curso de educação formação face aos seus percursos escolares Maria Antónia da Silva Charraz Godinho (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2011 A motivação dos enfermeiros no cuidar e no ensino do cuidar em enfermagem Carina Isabel Martins Rodrigues (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019 - 2021 XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação Online
2019/12/02 - 2020/01/02 XII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação Online
2019/10/20 - 2019/12/04 XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação Instituto da Educação da Universidade de Lisboa
2017 - 2017 II Congresso Internacional "Transformações e (In)Consistências das Dinâmicas Educativas: o (Trans)Nacional, o Local e o Comunitário nas Políticas Educativas"
2016 - 2016 Congresso Internacional "Transformações e (In)Consistências das Dinâmicas Educativas: Mudanças na Educação e Lei de Bases" Universidade de Coimbra
2015/04 - 2015/04 Child Project: 5th Global Meeting - Childhood: Explotation and Danger Oxford University
2012 - 2012 ARTECH 2012 - 6th International Conference on Digital Art Universidade do Algarve

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021/03/05 - 2021/04/02 Revista Portuguesa de Educação
2021/02/15 - 2021/03/08 Revista Portuguesa de Pedagogia
2020/03/18 - 2020/04/15 Espacio Tiempo y Educación (2340-7263) FahrenHouse
2020/01/18 - 2020/02/05 Cadernos de História da Educação (1982-7806) EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia
2019/10/18 - 2019/11/08 Revista Portuguesa de Educação (2183-0452) University of Minho
2016/07/24 - 2016/08/02 Espacio, Tiempo y Educación
2015/11/18 - 2015/12/09 Espacio, Tiempo y Educación
2015/11/18 - 2015/12/08 Foro de Educación

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017 - Atual Políticas Sociais e Educativas Ciências da Educação (Mestrado integrado) Universidade do Algarve, Portugal
2017 - Atual Educação e Desenvolvimento Ciências da Educação (Mestrado integrado) Universidade do Algarve, Portugal
2012/11 - Atual Correntes da Pedagogia Contemporânea Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura) Universidade do Algarve, Portugal
2012 - Atual História da Educação Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura) Universidade do Algarve, Portugal
2012 - Atual Metodologias e Técnicas de Investigação em Educação II Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura) Universidade do Algarve, Portugal
2010/11 - Atual Metodologia da Investigação em Educação (2º Ciclo - Ensino de Informática) Ciências da Educação (Mestrado) Universidade do Algarve, Portugal
2017 - 2019 Ética e Deontologia em Educação Ciências da Educação (Mestrado integrado) Universidade do Algarve, Portugal
2017 - 2018 Políticas Europeias em Educação e Formação Ciências da Educação e da Formação Universidade do Algarve, Portugal
2013 - 2016 História e Políticas Educativas Ciências da Educação e da Formação (Mestrado) Universidade do Algarve, Portugal
2013 - 2014 Políticas Europeias em Educação e Formação Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura) Universidade do Algarve, Portugal
2010 - 2014 Seminário de Projeto - Práticas Profissionais em Educação I (1º Ciclo - Ciências da Educação e da Formação) Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura) Universidade do Algarve, Portugal
2010/11 - 2012 Elaboração e Avaliação de Projetos Educativos Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura) Universidade do Algarve, Portugal
2010 - 2012 Educação de Infância: Princípios e práticas Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura) Universidade do Algarve, Portugal
2010 - 2011 Observação e Análise da Relação Educativa (1º Ciclo - Ciências da Educação e da Formação) Ciências da Educação (Mestrado) Universidade do Algarve, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021/01/01 - Atual Centro Latinoamericano de Estudios en Epistemología Pedagógica (CESPE)
2015 - Atual Associação de História da Educação de Portugal
2012/10 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
2008 - Atual Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional (CIDINE)