???global.info.a_carregar???
Doutoranda em História da Arte Contemporânea (NOVA FCSH) com a tese "Resposta-Rápida. O arquivo como prática artística e curatorial: do tangível ao online". Licenciada e Mestre em Pintura (FBAUL) após a apresentação da dissertação intitulada "O gesto do corpo | O corpo do gesto". Possui três Pós-graduações: Património, Gestão e Participação (NOVA FCSH), Curadoria de Arte (NOVA FCSH) e Fotografia e New Media (IADE). Terminou recentemente um Programa Executivo em Gestão e Museologia (CATÓLICA - LISBON SBE/APOM) e um curso sobre Práticas Museológicas Inclusivas (ICOM). Participou no Laboratório de Escuta - Jovens, Cultura e Participação, enquadrado no projecto de investigação Youth in Museums. Colabora actualmente no IHA-NOVA FCSH/IN2PAST (GI Museum Studies). Dirige a plataforma VENI VIDI, que fundou em 2017. No âmbito dos 40 anos do CAM, integrou um projecto de curadoria digital promovido pela NOVA, complementar à exposição "Histórias de Uma Colecção". Trabalhou no Atelier Joana Vasconcelos. Foi Bolseira de Investigação (ROSSIO-NOVA FCSH), tendo desenvolvido, em colaboração com o Arquivo.pt e a Biblioteca de Arte e Arquivos da Fundação Calouste Gulbenkian, um projecto de curadoria digital intitulado PARA SEMPRE. No seguimento desta iniciativa, ficou responsável por apresentar um webinar sobre a preservação da memória digital da arte portuguesa contemporânea na web. Estagiou no FEA Lisboa e no MAAT. Nos últimos anos tem desenvolvido diversos projectos curatoriais em espaços municipais e independentes, entre os quais: Têxteis-Lar (Lx Lapa, 2022), TOPOI (Amorpho, 2021) e Na margem da paisagem vem o mundo (Pavilhão Branco | Palácio Pimenta - Galerias Municipais de Lisboa, 2021). No contexto desta última, moderou, com Liliana Coutinho, a conversa "Esta ilha que existe em mim". Tem marcado presença em workshops, seminários, colóquios e encontros nacionais/internacionais, escrito ensaios para catálogos e artigos para revistas de investigação artística. Os seus principais tópicos de interesse envolvem as seguintes áreas temáticas: arte contemporânea; curadoria e exposições - história, teoria e prática; cultura e património digital; sociomuseologia - comunicação, mediação e inclusão; arquivos; processos de criação associados ao háptico, ao gesto, à efemeridade e à memória.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rita Maria da Graça Duque Nunes Cêpa

Nomes de citação

  • Cêpa, Rita

Identificadores de autor

Ciência ID
2118-A60F-C035
ORCID iD
0000-0003-2113-5484

Endereços de correio eletrónico

  • rmgdncepa@fcsh.unl.pt (Profissional)
Formação
Grau Classificação
2021/09 - 2025/09
Em curso
Doutoramento em História da Arte Contemporânea (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Resposta-Rápida. O arquivo como prática artística e curatorial: do tangível ao online" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2023/09 - 2024/04
Concluído
Património, Gestão e Participação (Pós-Graduação)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/04 - 2023/07
Concluído
Programa Executivo em Gestão e Museologia (Outros)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Economia e Gestão, Portugal
2021/12
Concluído
Course in Creating Meaningful and Inclusive Practices (Outros)
International Council of Museums, França
2020/09 - 2021/06
Concluído
Curadoria de Arte (Pós-Graduação)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/12 - 2019/11
Concluído
Fotografia & New Media (Pós-Graduação)
Instituto de Arte Design e Empresa - Universitário, Portugal
2016/09 - 2019/02
Concluído
Pintura (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
"O gesto do corpo / O corpo do gesto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2012/09 - 2016/07
Concluído
Pintura (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/10 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Instituto de Historia da Arte, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/01 - 2024/06 Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2024/07/01 - Atual Resposta-Rápida. O arquivo como prática artística e curatorial: do tangível ao online
PRT/BD/155009/2023
Bolseiro de Investigação
Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2020/06 - 2021/12 Para Sempre - Curadoria Digital sobre Arte Portuguesa Contemporânea
ROSSIO_BI2019_7
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Infraestrutura ROSSIO
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Cêpa, Rita. "On Gestuality: Procedural Affinities Between Visual Arts and Performance". Paragone Encounters | Dialogues Through the Arts: Gesture 1 (2025): 344-354. http://hdl.handle.net/10400.5/99064.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Cêpa, Rita. "The Moving Image Expansion: From Nam June Paik to Refik Anadol". Journal of Communication and Languages 60-61 (2024): 208-225. https://doi.org/10.34619/4dfk-zizw.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Cêpa, Rita. "Degas and the Impressionists: Dynamics of a Legacy for Contemporary Curating". RIACT 4 (2022): 68-95. http://hdl.handle.net/10451/54158.
    Acesso aberto • Publicado
Catálogo de exposição
  1. Cêpa, Rita. Island-Mountain @ On the edge of the landscape comes the world. Galerias Municipais de Lisboa / EGEAC, 2021.
Poster em conferência
  1. Cêpa, Rita. "PARA SEMPRE [FOREVER]: Preserving the Digital Memory of Contemporary Portuguese Art on the Web". Trabalho apresentado em Born-Digital Collections, Archives and Memory International Conference, 2025.
Tese / Dissertação
  1. Cêpa, Rita, 1994-. "O gesto do corpo | O corpo do gesto". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, 2019. http://hdl.handle.net/10451/37697.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/11/07 PARA SEMPRE [FOREVER]: Preserving the Digital Memory of Contemporary Portuguese Art on the Web Meeting: New Paths to Information Preservation and Access
Foundation for Science and Technology (Lisbon, Portugal)
2024/09/26 An Archival Impulse. Twenty Years Later Reframing the Archive - International Conference on Photography & Visual Culture | Archival Practives in Contemporary Visual Arts: a Model and a Source
ARCHIVO Platform
2024/05/24 The Aura in Contemporaneity: Destruction or Evolution? Internacional Conference - Towards an Automated Art? Learning Machines, Human Creativity and Uncertainty
NOVA University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
2023/10/11 Curatorial Strategies to Resist Gender Asymmetries in Portugal: Two Exhibitions of Art Produced by Women International Workshop - 1950-2020: Active Women in the Art Market | Mapping Gallerists, Collectors, Patrons, Auctioneers, Curators of the Iberian Peninsula and Brazil and their contribution to the Global Art System
The International Art Market Studies Association (TIAMSA) - Sub-Committee Art Market and Collecting: Portugal, Spain and Brazil (AMC_PSB)
2023/05/22 On Gestuality: Procedural Affinities Between Visual Arts and Performance Paragone Encounters | Dialogues Through the Arts: Gesture
Faculty of Fine Arts - University of Lisbon (FBAUL) (Lisboa, Portugal)