???global.info.a_carregar???
Luiza Cortesão is Emeritus Professor of the University of Porto and Jubilate Full Professor of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto. She graduated in Biology from the University of Porto and obtained her doctorate in 1988 from Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto with entitled thesis "Contribution to Analysing the Possibility and Means of Producing Innovation: The Case of Teacher Training", under the supervision of Stephen R. Stoer and Marcel Postic. She is the founder of the Paulo Freire Institute in Portugal and President of its Board of Directors, where she carries out research and extension work. She is also the coordinator of the Paulo Freire Resource Centre at the University of Porto. Luiza Cortesão is a researcher at CIIE - Centre for Research and Intervention in Education, where she has carried out various research and intervention projects, particularly in the area of education and cultural diversity. She specialises in intercultural issues and Freirean studies, diversity, citizenship, pedagogical innovation, school success/unsuccess, assessment, action research and training. She has published books and articles in national and international scientific journals in the field of education. She wrote, among other titles, ‘Being a Teacher: A Trade on the Verge of Extinction?’ (Ed. Afrontamento). She has collaborated for several years on different projects with international organisations such as UNESCO and OECD/CERI. As a UNESCO consultant, she carried out various missions in Angola, Mozambique, Cape Verde and São Tomé. For many years she collaborated in project planning and evaluation work for the Portuguese Ministry of Foreign Affairs, in projects implemented with different Portuguese communities in Europe. In 2002, the then President of the Republic, Dr Jorge Sampaio, awarded her the rank of Grand Officer of the Order of Public Instruction, honouring the high services she has rendered to the cause of education and teaching. In 2022, she was honoured with the Medal of Scientific Merit, a distinction instituted by the Ministry of Science, Technology and Higher Education, which aims to reward national or foreign individuals who have distinguished themselves by making a valuable and exceptional contribution to the development of science or scientific culture in Portugal. The medal was presented by the Minister for Science, Technology and Higher Education, Elvira Fortunato, at the opening session of the Science 2022 Meeting.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luiza Cortesão

Nomes de citação

  • Cortesão, Luiza

Identificadores de autor

Ciência ID
2117-A8FF-3CC7
Formação
Grau Classificação
1998
Concluído
Ciências da Educação (Título de Agregado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1989
Concluído
Abordagem Sistêmica (Postgraduate Certificate)
Vincennes University, Estados Unidos
1988
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Contributo para Análise da Possibilidade e dos meios de Produzir Inovação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1980
Concluído
Planeamento da Educação (Postgraduate Certificate)
Stockholms Universitet, Suécia
1980
Concluído
Desenvolvimento Curricular (Postgraduate Certificate)
Universidade de Copenhague, Dinamarca
1979
Concluído
Teoria Curricular (Postgraduate Certificate)
Instituto Superio de Educação de Estocolmo, Suécia
1971
Concluído
Ultra Estrutura e Virologia (Outros)
Instituto Gulbenkian de Ciência, Portugal
1965
Concluído
Ciências Pedagógicas (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
1954
Concluído
Ciências Biológicas (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998/11 - 2002 Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1990 - 1990 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1986/09 - 1989/10 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
1974 - 1976 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1989 - Atual Member of the Scientific Council Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1996/02 - 2000 Member of the Coordinating Committee of the Scientific Council Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1990/05 - 1993/03 Vice-Presidente Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Conselho Directivo, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2024/01/01 - 2025/12/31 Utopias of Education in the 1st Republic: what contributions from Children’s Literature (1910-1926)
167/2020_conc2_02
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas
Em curso
2007/09/01 - 2010/10/31 SEARA - Sucesso Educativo e Autonomia Relativa Alargada
PTDC/CED/67930/2006
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Escola Secundária de Adolfo Portela, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022 - Atual Levantando a Pedra para Construir Pontes
0000
Bolseiro de Cientista Convidado
Instituto Paulo Freire de Portugal, Portugal
Em curso
2020 - Atual Power
0000
Bolseiro de Cientista Convidado
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Instituto Paulo Freire de Portugal, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Luiza Cortesão; Eunice Macedo; Eva Temudo; Mónica Oliveira; Joaquim Almeida. "Autonomias emergentes?: uma pesquisa com a escola". 2009.
  2. Natércia Pacheco; Luiza Cortesão; C. Rocha. "Le "travail en projet"". 1990.
Artigo em revista
  1. Amorim, José Pedro; Cortesão, Luiza. "Refletindo sobre algumas das interessantes transgressões da obra de Freire / [Reflecting on interesting transgressions in Freire's work]". Saber e Educar 31 2 (2022): 1-9. https://revista.esepf.pt/article/view/29368.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Cortesão, Luiza. "Trabalho de Freire em África e a pesquisa-ação-participativa / [Freire's work in Africa and participatory action research]". Revista Educação & Cultura Contemporânea 18 55 (2021): 62-81. http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/9940.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Cortesão, Luiza. "Refletindo com Freire sobre formação de Educadores / [Reflecting with Freire on Educator Training]". Revista UniFreire 8 8 (2020): 177-189.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Cortesão, Luiza; Macedo, Eunice. "Paulo Freire: da filosofia política à recontextualização no tempo atual / [Paulo Freire: from political philosophy to recontextualisation in the present time]". Educação, Sociedade & Culturas 56 9 (2020): 5-9. https://ojs.up.pt/index.php/esc-ciie/article/view/22.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Cortesão, Luiza; Macedo, Eunice; Romão, José Eustáquio; Geraldi, Wanderey. "Celebrando Paulo Freire: novos e velhos desafios na educação / [Celebrating Paulo Freire: new and old challenges in education]". Educação, Sociedade & Culturas 54 (2019): 7-10. https://ojs.up.pt/index.php/esc-ciie/issue/view/5.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Cortesão, Luiza. "Outro reencontro com a Pedagogia do Oprimido e a Pedagogia da Esperança / [Another encounter with the Pedagogy of the Oppressed and the Pedagogy of Hope]". Educação em Perspectiva 9 3 (2018): 553-563. http://dx.doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1108.
    10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1108
  7. Cortesão, Luiza. "O valor da prática em Paulo Freire / [The value of practice in Paulo Freire]". Reflexão e Ação 26 1 (2018): 165-178. http://dx.doi.org/10.17058/rea.v26i1.12014.
    10.17058/rea.v26i1.12014
  8. Cortesão, Luiza; Pavan, Ruth. "O pensamento de Paulo Freire e o 'arco-íris sociocultural da sala de aula' / [Paulo Freire's thinking and the 'sociocultural rainbow of the classroom']". Currículo Sem Fronteiras 18 1 (2018): 311-323. http://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss1articles/cortesao-pavan.pdf.
    Publicado
  9. Cortesão, Luiza. "Alfabetização na perspetiva de Paulo Freire / [Literacy from Paulo Freire's perspective]". Revista Brasileira de Alfabetização 1 5 (2017): 139-151. https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/198.
    Publicado
  10. Cortesão, Luiza; Dale, Roger; António Magalhães. "Education in Portugal 40 years on from April 25, 1974". Educação, Sociedade & Culturas 43 2014 (2014): 7-9. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/78755.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Luiza Cortesão. "Inclusões/exclusões, que significados? / [Inclusions/exclusions, what do they mean?]". (2013): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/66549.
  12. Luiza Cortesão. "Guliver entre gigantes: na tensão entre estrutura e agência, que significados para a educação? / [Guliver among giants: in the tension between structure and agency, what meanings for education?]". (2013): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/71004.
  13. Luiza Cortesão; Rosário Silva; Francisco Neves; Clara Vieira. "Identity(ies), citizenship(s) and migration: a complex relationship". (2012): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/70027.
  14. Luiza Cortesão. "Professor: produtor e/ou tradutor de conhecimentos?: trabalhando no contexto do arco-íris sociocultural da sala de aula / [Teacher: producer and/or translator of knowledge? Working within the social-cultural rainbow of the classroom]". (2012): https://hdl.handle.net/10216/65692.
  15. Luiza Cortesão. "Educação e exclusões: na tensão entre a cumplicidade e o embargo / [Education and exclusions: the tension between complicity and embargo]". (2012): https://hdl.handle.net/10216/70035.
  16. Luiza Cortesão. "Teachers and 'resting routines': reflections on cognitive justice, inclusion and the pedagogy of poverty". (2011): https://hdl.handle.net/10216/92225.
    10.1177/1365480211422284
  17. Luiza Cortesão. "Paulo Freire and Amilcar Cabral: convergences". (2011): https://hdl.handle.net/10216/95793.
  18. Luiza Cortesão; João Cardoso Cuale. "'School does not teach burying the dead': the complexity of cultural dialogue". (2011): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/91669.
    10.1080/14681366.2011.548994
  19. Luiza Cortesão. "Porquê Paulo Freire e Amílcar Cabral?". (2011): https://hdl.handle.net/10216/63142.
  20. Laborinho Lúcio; Luiza Cortesão. "Recensão à obra de Rosa Nunes - Nada sobre nós sem nós: a centralidade da comunicação na obra de Boaventura Sousa Santos". (2007): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/26056.
  21. Luiza Cortesão. "Será a educação a ''culpada''?". (2005): https://hdl.handle.net/10216/63143.
  22. Luiza Cortesão. "Editorial". (2004): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/14399.
  23. Luiza Cortesão. "Editorial". (2004): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/14399.
  24. Luíza Cortesão; Alexandra Sá Costa; Lurdes Rodrigues; Rui Trindade. "Mergulhando no arco-íris sócio-cultural: contributo para o conhecimento dos trabalhos sobre educação e diversidade em Portugal". (2002): https://hdl.handle.net/10216/73258.
  25. Luiza Cortesão. "Recensão à obra de Ricardo Vieira - Histórias de vida e identidades: professores e interculturalidade". (2001): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/21584.
  26. Luiza Cortesão; António Magalhães; Stephen Stoer. "Mapeando decisões no campo da educação no âmbito do processo de realização das políticas educativas". (2001): https://hdl.handle.net/10216/14439.
  27. Stephen R. Stoer; Luiza Cortesão. "Action-research and the production of knowledge in a teacher education based on inter/multicultural education". (2001): https://hdl.handle.net/10216/96704.
  28. Stephen R. Stoer; Luiza Cortesão. "The reconstruction of home/school relations: portuguese conceptions of the "responsible parent"". (1999): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/91354.
  29. Luiza Cortesão; Stephen R. Stoer. "Acerca do trabalho do professor: da tradução à produção do conhecimento no processo educativo". (1999): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/99784.
  30. Luiza Cortesão. "Editorial". (1998): https://hdl.handle.net/10216/14402.
  31. Luiza Cortesão. "Editorial". (1998): https://hdl.handle.net/10216/14402.
  32. Luiza Cortesão. "Da necessidade da vigilância crítica em educação à importância da prática de investigação-acção". (1998): https://hdl.handle.net/10216/94829.
  33. Luiza Cortesão; Stephen R. Stoer. "Investigação-acção e a produção de conhecimento no âmbito de uma formação de professores para a educação inter/multicultural". (1997): https://hdl.handle.net/10216/14410.
  34. Luiza Cortesão; Stephen Stoer. "A interculturalidade e a educação escolar: dispositivos pedagógicos e a construção da ponte entre culturas". (1996): https://hdl.handle.net/10216/56270.
  35. Stephen R. Stoer; Luiza Cortesão. "Critical inter/multicultural education and the process of transnationalisation: a view from the semiperiphery". (1995): https://hdl.handle.net/10216/96102.
  36. Stephen R. Stoer; Luiza Cortesão. "Inter/multicultural education on the european (semi)periphery: notes on an action-research project in four portuguese schools". (1995): https://hdl.handle.net/10216/93125.
  37. Stephen R. Stoer; Luiza Cortesão. "The state, curriculum and teacher education in Portugal: 1926-1981". (1995): https://hdl.handle.net/10216/102171.
  38. Stephen R. Stoer; Luiza Cortesão. "Critical inter/multicultural education and the process of transnationalisation: a view from the semiperiphery". (1995): https://hdl.handle.net/10216/96102.
  39. Stephen R. Stoer; Luiza Cortesão. "Inter/multicultural education on the european (semi)periphery: notes on an action-research project in four portuguese schools". (1995): https://hdl.handle.net/10216/93125.
  40. Luiza Cortesão. "Quotidianos marginais "desvendados" pelas crianças". (1994): https://hdl.handle.net/10216/6696.
  41. Luiza Cortesão; Natércia Pacheco. "O conceito de educação intercultural: interculturismo e realidade portuguesa". (1991): https://hdl.handle.net/10216/56261.
  42. Luiza Cortesão. "Formação: algumas expectativas e limites: reflexões críticas". (1991): https://hdl.handle.net/10216/7346.
  43. Irene Cortesão; Luiza Cortesão. "Pedagogias iluminadas por objectivos". (1985): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/63498.
  44. Luiza Cortesão. "Projecto de formação de formadores: um projecto inovador?". (1984): https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/100118.
Capítulo de livro
  1. Cortesão, Luiza. "Reflettendo con Freire su la formazione degli educatori / [Reflecting with Freire on the training of educators]". In Que viva Freire, epistemologia umanizante, traiettorie participativa. Perspetive de speranza Bari, Progreri., editado por Silvia Manfredi, 124-136. 2022.
    Publicado
  2. Amorim, José Pedro; Cortesão, Luiza. "Ninguém pode 'ser mais' sozinho: há espaço para o individual na pedagogia coletiva de Paulo Freire? / [No one can 'be more' alone: is there room for the individual in Paulo Freire's collective pedagogy?]". In Novos contributos para a leitura da obra de Paulo Freire: Novos tributos a Paulo Freire, editado por Cortesão, Luiza; Amorim, José Pedro, 121-140. Afrontamento, 2021.
    Publicado
  3. Cortesão, Luiza. "Descodificando significados de uma frase / [Decoding the meaning of a sentence]". In Olhares sobre Paulo Freire: Vida, história e atualidade., editado por Eliette Santiago, & José Neto. Pernambuco: Companhia Editora de Pernambuco, 2021.
    Publicado
  4. Cortesão, Luiza. "Procurando situar a produção de Freire no contexto de pesquisas socialmente implicadas / [Trying to place Freire's work in the context of socially involved research]". In Centelhas de transformação: Paulo Freire e Raymond Williams, editado por Alexandre Paixão; Mazza Débora; Nima Spigolon. Campinas: ABRESC, 2021.
    Publicado
  5. Cortesão, Luiza. "Feire et les pratiques educatives / [Feire and educational practices]". In Anthologie internationale de la pédagogie critique, editado por Irene Pereira, 33-43. Paris: Éditions du Croquant, 2019.
    Publicado
  6. Cortesão, Luiza. "Paulo Freire working in and from Europe". In The Wiley handbook of Paulo Freire, editado por Carlos Alberto Torres, 133-148. New Jersey: Wiley-Blackwell, 2019.
    Publicado
Livro
  1. Cortesão, Luiza; Amorim, José Pedro. Novos contributos para a leitura da obra de Paulo Freire: Novos tributos a Paulo Freire / [New contributions to reading Paulo Freire's work: New tributes to Paulo Freire]. Afrontamento. 2021.
  2. Luiza Cortesão. Daltonismo sócio-cultural e currículo oculto: algumas reflexões críticas. 2010.
  3. Luiza Cortesão; Eunice Macedo. Teaching practices: a veiled symbiosis between inclusion and exclusion?. 2010.
  4. Luiza Cortesão. Educazione ed esclusioni nella tensione tra la complicità e l'ingombro. 2009.
  5. Eunice Macedo; Eva Temudo; Joaquim Almeida; Luiza Cortesão; Mónica Oliveira; Rosa Nunes. Uma autonomia relativa alargada? Reflexões sobre um projecto emergente. 2009.
  6. Luiza Cortesão. Educazione ed esclusioni nella tensione tra la complicità e l'ingombro. 2009.
  7. Luiza Cortesão. Cidadania(s) em sociedades multiculturais: (im)possibilidades para a educação?. 2009.
  8. Luiza Cortesão. Between the central and the local: the ambiguity of the decisions and educational practices multicultural contexts. 2008.
  9. Stephen R. Stoer; Luiza Cortesão. Critical inter/multicultural education and the process of transnationalization: a view from the semiperiphery. 2007.
  10. Luiza Cortesão. Do que foi e do que permanece. 2007.
  11. Stephen R. Stoer; Luiza Cortesão. Critical inter/multicultural education and the process of transnationalization: a view from the semiperiphery. 2007.
  12. Luiza Cortesão. Is there an epistemological place for a possible social educational agency?. 2006.
  13. Luiza Cortesão. O arco-íris e o fio da navalha: problemas da educação em face das diferenças: um olhar crítico, uma proposta de análise. 2006.
  14. Stephen R. Stoer; Luiza Cortesão. A reconstrução das relações escola-família: concepções portuguesas do ''pai responsável''. 2005.
  15. Luiza Cortesão. Apresentação do texto de José Eustáquio Romão "A civilização do oprimido". 2004.
  16. Luiza Cortesão; Stephen R. Stoer. A interface de educação intercultural e a gestão de diversidade na sala de aula. 2003.
  17. Luiza Cortesão. Entre causas e sintomas. 2002.
  18. Luiza Cortesão. Formas de ensinar, formas de avaliar: breve análise de práticas correntes de avaliação. 2002.
  19. Luiza Cortesão. Prefácio. 2002.
  20. Luiza Cortesão. Prefácio. 2002.
  21. Luiza Cortesão. Escola em crise?. 2002.
  22. Luiza Cortesão. Origens e significados do lançamento do "Instituto Paulo Freire de Portugal". 2002.
  23. Luiza Cortesão. Guliver entre gigantes: na tensão entre estrutura e agência, que significados para a educação. 2001.
  24. Stephen R. Stoer; Luiza Cortesão. Multiculturalisme et politique éducative dans un contexte global: une perspective européenne. 2001.
  25. Luiza Cortesão. Postface. 2001.
  26. Luiza Cortesão; Stephen R. Stoer. Cartografando a transnacionalização do campo educativo: o caso português. 2001.
  27. Luiza Cortesão. Acerca da ambiguidade das práticas multiculturais: necessidades de vigilância crítica hoje e amanhã. 2001.
  28. Luiza Cortesão. Guliver entre gigantes: na tensão entre estrutura e agência, que significados para a educação. 2001.
  29. Luiza Cortesão; Stephen R. Stoer. Towards interactive education. 2000.
  30. Luiza Cortesão. Projecto envolvimento dos pais na educação dos filhos: trabalho desenvolvido. 1999.
  31. Luiza Cortesão. Configurações. 1998.
  32. Stephen R. Stoer; Luiza Cortesão; António Magalhães. A questão da impossibilidade racional de decidir e o despacho sobre os currículos alternativos. 1998.
  33. Luiza Cortesão. A importância dos dispositivos de diferenciação pedagógica. 1998.
  34. Luiza Cortesão; Stephen Stoer. Investigação-acção e formação de professores para uma educação inter-cultural. 1997.
  35. Luiza Cortesão; Stephen R. Stoer. Prefácio à edição portuguesa. 1997.
  36. Stephen R. Stoer; Luiza Cortesão. Educação inter/multicultural crítica e o processo de transnacionalização: uma perspectiva a partir da semiperiferia. 1996.
  37. Stephen R. Stoer; Luiza Cortesão. Educação inter/multicultural crítica e o processo de transnacionalização: uma perspectiva a partir da semiperiferia. 1996.
  38. Luiza Cortesão. Avaliação na investigação-acção. 1995.
  39. Luiza Cortesão; Stephen R. Stoer. A possibilidade de "acontecer" formação: potencialidades da investigação acção. 1995.
  40. Luiza Cortesão. Avaliação na investigação-acção. 1995.
  41. Luiza Cortesão; Stephen R. Stoer. A possibilidade de "acontecer" formação: potencialidades da investigação acção. 1995.
  42. Luiza Cortesão. Projecto, interface de expectativa e de intervenção. 1993.
  43. Luiza Cortesão. Projecto, interface de expectativa e de intervenção. 1993.
  44. Luiza Cortesão. Projecto, interface de expectativa e de intervenção. 1992.
  45. Luiza Cortesão. Algumas ambições e limites da formação de professores: papel da análise social da educação. 1992.
  46. Luiza Cortesão. Educação - anos 80: aspectos da formação de professores. 1992.
  47. Luiza Cortesão. Projecto, interface de expectativa e de intervenção. 1992.
  48. Luiza Cortesão. Algumas ambições e limites da formação de professores: papel da análise social da educação. 1992.
  49. Luiza Cortesão. Educação - anos 80: aspectos da formação de professores. 1992.
  50. Luiza Cortesão. Contexto e projectos de mudança em educação. 1991.
  51. Luiza Cortesão. Supervisão numa perspectiva critica. 1991.
  52. Carlinda Leite; Luiza Cortesão. Módulo de introdução. 1991.
  53. Luiza Cortesão. Projecto, interface de expectativa e de intervenção. 1990.
  54. Luiza Cortesão. Projecto, interface de expectativa e de intervenção. 1990.
Prefácio / Posfácio
  1. Cortesão, Luiza. "Prefácio de Remar contra as desigualdades em educação: práticas, vozes, percursos / [Rowing against inequalities in education: practices, voices, paths]". Prefácio para Remar contra as desigualdades em educação: práticas, vozes, percursos, editado por Antunes, Fátima. Portugal: Húmus. 2019.
    Publicado
Relatório
  1. Fernandes, Preciosa; Cortesão, Luiza; Costa, Francisca. 2017. Xeno-Tolerance: supporting VET teachers and trainers to prevent radicalisation: guidelines. https://hdl.handle.net/10216/125805.
  2. Luiza Cortesão; António M. Magalhães; Alexandra Sá Costa. 2002. Contribution to an analytical study of discrimination issues in education. https://hdl.handle.net/10216/101581.
Tese / Dissertação
  1. Luiza Cortesão. "Contributo para a análise da possibilidade e dos meios de produzir inovação: o caso da formação de professores". Doutoramento, 1988. https://hdl.handle.net/10216/53037.

Outros

Outra produção
  1. Relatório da disciplina práticas educativas face à diversidade e investigação-acção. 1998. Luiza Cortesão. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/40129.
  2. Ser professor: uma profissão em risco de extinção. 1998. Luiza Cortesão. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/95268.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/12/16 About Freire ´wandered` after arriving in Europe Vozes e Experiências
Programa Doutoral Ciências da Educação FPCE UP (Porto, Portugal)
2022/09/19 Paulo Freire Academic Conference Paulo Freire Academic Conference
Institute of Latin American Studies
2022/07/09 Apresentação crítica do livro Paulo Freire Centenário: Um Educador do Mundo Critical presentation of the book Paulo Freire Centennial: An Educator of the World Apresentação crítica do livro Paulo Freire Centenário: Um Educador do Mundo
Escola Superior de Educação (Portugal)
2022/03/20 Unseen but viable Situation Paulo Freire, Education, Democracy, a Celebration of Freire Centennial year
UCLA School Education & Information Studies (Estados Unidos)
2022/01/28 Refletindo sobre Investigação ação / Reflecting on Research Action Edutransfer: Reflexões sobre Aprendizagem pela Resolução de Problemas e Investigação -Ação
(Portugal)
2022 Notas biográficas/ Biographical Notes Rob Rhodes Prize
Paulo Feire Educacional School Institute UCLA (Estados Unidos)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022 - Atual Carlos Alberto Torres Conference School of Education, Califórnia University (2022 - 2022)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
2022/06/14 - 2022/06/14 Paulo Freire Conference Round-table Celebration of Paulo Freire's centennial Members: Licínio Lima (U. do Minho), António Teodoro (U. Lusófona), Peter Mayo, (U. Malta), and Luiza Cortesão (Univ. do Porto) (2022/06/14 - 2022/06/14)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
UCLA Graduate School of Education and Information Studies, Estados Unidos

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/05/21 - 2020/05/21 Mesa de Diálogos sobre “Semeando Esperança” / Round table about "Sowing Hope" Com Inez Helena (U. Niterói)
Mesa-redonda
Mesa de Diálogos sobre “Semeando Esperança”
2020/05/19 - 2020/05/19 Mesa Redonda sobre “Encontro Paulo Freire/ Backtin" / Roun table "Paulo Freire/ Backtin Meeting" Com Wanderley Geraldi (UNICAMP)
Mesa-redonda
Mesa Redonda sobre “Encontro Paulo Freire/ Backtin"
2020 - 2020 Mesa-redonda on-line sobre "Paulo Freire à luz da atualidade" / [On-line Round-table "Paulo Freire in the light of current events" Com Paolo Vitório (U. Napoli), Diogo Morolon (Espanha), Melanie Toulhoat (Paris III)
Mesa-redonda
Mesa-redonda on~line sobre “Paulo Freire à luz da atualidade”
2020 - 2020 Mesa Redonda "Educação de Adultos, Currículo e Diversidade" / [Round-table "Adult Education, Curriculum and Diversity"
Mesa-redonda
Mesa Redonda "Educação de Adultos, Currículo e Diversidade"

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
1993 - 1995 UNESCO consultant on teacher training projects in Cape Verde
1986 - 1986 UNESCO consultant for the training of officials from the National Institute for the Development of Education and the General Directorate for Staff Training in conducting and observing classes, in Maputo, Cape Verde
1985 - 1985 UNESCO consultant for the training of primary school inspectors in Cape Verde
1984 - 1984 UNESCO consultant for the organisation of workshops on classroom assessment in Maputo, Mozambique, with officials from the National Institute for Development and Education and the National Directorate for Staff Training
1982 - 1982 UNESCO consultant on curriculum development issues at the Lubango Higher Education School in Angola
Distinções

Prémio

2022 Medal of Scientific Merit
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2022 Rob Rhodes "Education and Global Citizenship"
UCLA Graduate School of Education and Information Studies, Estados Unidos