???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
MARIA DE FÁTIMA PISTA CALADO MENDES
Data de nascimento
1963/01/29
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Mendes, Fátima
  • Fátima Gordo
  • Mendes, Maria de Fátima

Identificadores de autor

Ciência ID
2018-BA37-C0DD
ORCID iD
0000-0002-7112-9034

Endereços de correio eletrónico

  • fatima.mendes@ese.ips.pt (Profissional)

Moradas

  • Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Educação, Campus do IPS, Rua Vale de Chaves, Estefanilha, Setúbal, 2914-504, Setúbal, Setúbal, Portugal (Profissional)

Websites

  • http://www.si.ips.pt/ese_si/web_page.inicial (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2019/04 - 2019/08
Concluído
Curso de formação online EF Level 11 - Upper Intermediate - CEFR Level B2 (Outros)
Especialização em Inglês
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Aprovada
2017 - 2017
Concluído
Curso de formação Inglês online EF Level 10 Upper Intermediate (Outros)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - 2016
Concluído
Curso de formação Inglês online EF Level 9 Intermediate (Curso médio)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2009 - 2012/03/28
Concluído
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"A aprendizagem da multiplicação numa perspetiva de desenvolvimento do sentido de número; Um estudo com alunos do 1.º Ciclo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2008 - 2009
Concluído
Curso de Formação Avançada em Didáctica da Matemática (Pós-Graduação)
Especialização em Didática da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
19
1989 - 1994/02
Concluído
Ciências da Educação, especialidade de Educação e Desenvolvimento (Mestrado)
Especialização em Educação e Desenvolvimento
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"A visualização espacial e a aprendizagem da Matemática: Um estudo no 1.º ciclo do ensino básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por unanimidade
1980 - 1985
Concluído
Matemática (Licenciatura)
Especialização em Ramo de Formação Educacional
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/03/15 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
1994/11 - 2018/03/14 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
1988/09 - 1994/11 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1987/09 - 1988/08 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/03/24 - Atual Coordenadora do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021/11 - Atual Responsável da área científica de Matemática e Educação Matemática Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - Atual Membro do Conselho Coordenador da Avaliação do Desempenho dos Docentes Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - Atual Membro do Conselho Académico do IPS Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
1995 - Atual Membro do Conselho Técnico-Científico da ESE/IPS Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018/05/29 - 2022/02/02 Presidente do Conselho Científico Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2021/07 Membro do Conselho Geral do IPS Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2021 Coordenadora da área da Matemática no Projeto PAT _Aprendizagem para todos (ANGOLA) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2017/03 - 2020/09 Membro do Júri M23 da ESE/IPS Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2012/01 - 2015/09 Chefe de Departamento Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2006/05 - 2008/09 Coordenadora do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores dos 1.º e 2.º ciclos do distrito de Setúbal Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2004/05 - 2007/01 Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2006/05 - 2006/10 Chefe de Departamento Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2004/06 - 2006/09 Coordenador de Curso Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2004/07 - 2005/09 Chefe de Departamento Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2001 - 2002 Gestora do SIQE/Instituto de Inovação Educacional Ministério da Educação, Portugal
Instituto de Inovação Educacional, Portugal
1998/06 - 2000/09 Chefe de Departamento Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1996/03 - 1999/07 Vice-Presidente da Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
1996/02 - 1999/07 Chefe de Departamento Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Colaboradora do centro de investigação UIDEF - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 - Atual Membro do Centro de Investigação, Educação e Formação da ESE/IPS (CIEF) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
1985/09 - 1987/09 Professora Efectiva (Docente Ensino Secundário) Escola Secundária de S. Lourenço, Portugal
1984/09 - 1985/09 Professora Efectiva (Docente Ensino Secundário) Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021 - Atual ARTICULAR - Uma experiência de articulação curricular na formação inicial de educadores e professores do 1.º ciclo
ARTICULAR
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal

Banco Santander Portugal
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2020 - Atual O estudo de aula na formação inicial de professores
Estudos de aula
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - Atual Projeto REASON – Raciocínio Matemático e Formação de Professores
PTDC/CED-EDG/28022/2017
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019 - Atual PRECASE - Programa de reforço de capacidades do sistema educativo da Guiné-Bissau
PRECASE
Desenvolvimento técnico
2018 - Atual Projeto Recursos Educativos Digitais (RED)
5871/POCH/SI/4.1/2018
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Ministério da Educação, Portugal
Ministério da Educação
Em curso
2005 - 2007/12 Desenvolvendo o Sentido de Número. Perspectivas e Exigências Curriculares
POCTI/CED/59680/2004
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
1993 - 1997/10 Aprendizagens em Matemática. Um Estudo sobre a Construção de Conceitos
JNICT/PCSH/C/CDE/571/93
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2016 - 2021 Projeto PAT - Aprendizagem para Todos - Angola
PAT- República de Angola
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Ministério da Educação, Angola

Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Em curso
2003 - 2005/09 Competências de Cálculo e Sentido de Número
ESE/IPS
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Mendes, Fátima; Boavida, Ana Maria; Brocardo, Joana; Delgado, Catarina. "To figure out more than a solution to a geometric problem: what do prospective teachers?". 2019.
  2. Costa, Ana Luísa; Mendes, Fátima. "Investigação na sala do jardim-de-infância. Uma história infantil com matemática". Trabalho apresentado em VIII seminari internacional L’aula com a àmbit d’investigació sobre l’ensenyament i l’aprenentatge de llengües, Vic, 2017.
    Publicado
  3. Ana Luísa Costa; Mendes, Fátima. "Leitura e matemática em diálogo". Trabalho apresentado em 12.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português,, 2017.
    Publicado
  4. Mendes, Fátima; Costa, Ana Luísa. "Livros de histórias: um recurso para a aprendizagem da matemática e do português na educação de infância". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática: EIEM 2016, 2016.
  5. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima. "Os recursos na aprendizagem da matemática". 2016.
  6. Mendes, Fátima. "Uma experiência de ensino centrada na multiplicação: especificidades e desafios". 2014.
  7. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. "Entrevistas clínicas para estudar a flexibilidade no cálculo numérico". 2014.
  8. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. "Flexible calculation: key ideas from students' solutions". 2013.
  9. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. "3rd year pupils' procedures to solve multiplication tasks". 2012.
  10. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Salvado, Isabel. "Investigação e prática de ensino: uma relação poderosa". 2011.
  11. Mendes, Fátima; Oliveira, Hélia; Brocardo, Joana. "As potencialidades de sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação". 2011.
  12. Monteiro, Cecília; Mendes, Fátima. "Números: ensino e aprendizagem". 2009.
  13. Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes; Rocha, Isabel; Mendes, Fátima; Menino, Hugo; Ferreira, Elvira. "Um projecto centrado no sentido do número". 2008.
  14. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. "Investigando o sentido de número". Trabalho apresentado em Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática, Porto, 2005.
    Publicado
  15. Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Rocha, Isabel; Serrazina, Lurdes. "Números e álgebra: desenvolvimento curricular". 2005.
  16. Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. "Sentido do número: um estudo no 1º ciclo do ensino básico". 2005.
Artigo em revista
  1. Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Ponte, João Pedro da. "Ações do professor e desenvolvimento do raciocínio matemático durante a discussão coletiva de uma tarefa". Revista Educación Matemática (2022):
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  2. Cabral, Joana; Oliveira, Hélia; Mendes, Fátima. "Preservice Teachers Mathematical Knowledge about Repeating Patterns and their Ability to Notice Preschoolers Algebraic Thinking". Acta Scientiae 23 7 (2021): 30-59. http://dx.doi.org/10.17648/acta.scientiae.6302.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17648/acta.scientiae.6302
  3. Cabral, Joana; Oliveira, Hélia; Mendes, Fátima. "O pensamento funcional e a capacidade de perceber o pensamento funcional de futuras educadoras e professoras dos anos iniciais". Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática 21 3 (2019): 50-74. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2019vol21i3p50-74.
    Acesso aberto • Publicado • 10.23925/1983-3156.2019vol21i3p50-74
  4. Mendes, Fátima; Ana Luísa Costa. "Para uma bibliografia comentada de livros infantis com matemática". Educação & Matemática 147 (2018): 3-8. https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/2483.
    Publicado
  5. Sobral, Suse; Mendes, Fátima; Fialho, Filipe. "Geometria e arte numa turma de 2.º ano de escolaridade". Medi@ções 6 1 (2018): 80-100. http://hdl.handle.net/10400.26/24070.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Ana Maria Boavida; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana. "Challenging preservice teachers to produce varied mathematical problem solving strategies". Journal of the European Teacher Education Network 13 13 (2018): 45-57. http://jeten-online.org/index.php/jeten/article/view/160.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Sousa, Cristina; Mendes, Fátima. "Aprender a Resolver Problemas no 2.° Ano do Ensino Básico". Bolema: Boletim de Educação Matemática 31 57 (2017): 243-265. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v31n57a12.
    Acesso aberto • 10.1590/1980-4415v31n57a12
  8. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Hélia Oliveira. "Especificidades e desafios da design research: O exemplo de uma experiência de ensino no 1.º ciclo". Quadrante 25 2 (2016): 51-75. https://quadrante.apm.pt/article/view/22938.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.48489/quadrante.22938
  9. Brocardo, Joana; Kraemer, Jean Marie; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. "Developing flexible-adaptive reasoning and computing: Pedro’s understanding of the task “Prawn skewers”". JETEN - Journal of the European Teacher Education Network 10 (2015): 86-100. http://jeten-online.org/index.php/jeten/search/authors/view?firstName=Joana&middleName=&lastName=Brocardo&affiliation=School%20of%20Education%0D%0APolytechnic%20Institute%20of%20Set%C3%BAbal%0D%0ASet%C3%BAbal%0D%0APortugal&country=PT.
    Publicado
  10. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Hélia Oliveira. "A evolução dos procedimentos usados pelos alunos: contributo de uma experiência de ensino centrada na multiplicação". Quadrante 22 1 (2013): 133-162. http://hdl.handle.net/10400.26/5362.
    Publicado • https://doi.org/10.48489/quadrante.22884
  11. Mendes, Fátima. "A aprendizagem da divisão: um olhar sobre os procedimentos usados pelos alunos". Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional 3 2 (2013): 5-30. http://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/31.
  12. Mendes, Maria de Fátima; Brocardo, Joana; Hélia Oliveira. "Os procedimentos usados pelos alunos do 1.º ciclo quando resolvem tarefas de multiplicação e a sua evolução". Indagatio Didactica 3 1 (2011): 5-24. http://portal.doc.ua.pt/journals/index.php/ID/article/view/924/858.
    Publicado
  13. Elvira Ferreira; Mendes, Maria de Fátima; Marta Pratas. "Resolver Problemas de Subtracção". Educação e Matemática 85 (2005): 30-35. http://www.apm.pt/files/_30-35_436b9a8c94e71.pdf.
    Publicado
  14. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima. "Processos usados na resolução de tarefas estatísticas". Quadrante, Revista de Investigação em Educação Matemática 10 1 (2001): 33-58. http://hdl.handle.net/10400.26/5350.
    Publicado
  15. Mendes, Maria de Fátima. "A Visualização Espacial e a aprendizagem da Matemática: Um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico". Quadrante 3 1 (1994): 55-76. http://www.apm.pt/portal/quadrante.php?id=35249&rid=35235.
    Publicado
  16. Mendes, Maria de Fátima; José Manuel Matos. "Visualização Espacial: Algumas Actividades". Educação e Matemática 26 (1993): 13-17. http://www.apm.pt/files/_EM26_pp13-17_48d7cc7a14327.pdf.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. "Building Opportunities for Learning Multiplication". In eaching Multiplication with Lesson Study, Japanese and Ibero-American Theories for Mathematics Education, editado por I soda M.; Olfos Raimundo, 241-264. Cham, Suiça: Springer International Publishing, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-28561-6_10
  2. Joana Brocardo; José António Duarte; Ana Maria Boavida; Catarina Delgado; Mendes, Fátima. "Diferenciação Pedagógica em Matemática II". In Diferenciação Pedagógica em Sala de aula para professores do ensino primário. Volume II, editado por Ministério da Educação de Angola, 113-196. Luanda, Angola: Ministério da Educação, 2019.
    Publicado
  3. Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; José Duarte; Ana Maria Boavida. "Avaliação pedagógica: as aprendizagens iniciais em matemática". In Avaliação Pedagógica, 97-192. Angola, Angola: Ministério da Educação, 2017.
    Publicado
  4. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; José Duarte; Ana Maria Boavida; Delgado, Catarina. "Diferenciação Pedagógica em Matemática". In Diferenciação Pedagógica na Sala de Aula, 129-174. Luanda, Angola: Ministério da Educação, 2017.
    Publicado
  5. MENDES, MARIA. "Comentário à conferência - Design research as a research method in education". 21-21. Portugal, 2015.
  6. MENDES, MARIA. "Entrevistas clínicas para estudar a flexibilidade no cálculo numérico". 85-89. Portugal: Escola Superior de Educa{\c{c, 2014.
  7. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Hélia Oliveira. "La Multiplicación: Construyendo oportunidades para su aprendizaje". In Enseñanza de la multiplicatión: Desde el estudio de classes japonés a las propuestas iberoamericanas, 321-350. Valparaíso, Chile, Chile: Ediciones Universitarias de Valparaíso, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, 2011.
    Publicado
  8. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Isabel Salvado. "Investigação e prática de ensino: uma relação poderosa". In Estudos Locais do Distrito de Setúbal, 51-58. Setúbal, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 2011.
    Publicado
  9. MENDES, MARIA. "Números: ensino e aprendizagem". Portugal, 2009.
  10. Brocardo, Joana; Lurdes Serrazina; Isabel Rocha; Mendes, Maria de Fátima; Hugo Menino; Elvira Ferreira. "Um Projecto Centrado no Sentido de Número". In Investigación en Educación Matemática XII, 495-504. Badajoz, Espanha: Sociedade Estremena de Educación Matemática, 2008.
    Publicado
  11. Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. "A aprendizagem da multiplicação e o desenvolvimento do sentido de número". In O sentido do número:Reflexões que entrecruzam teoria e prática, 159-182. Lisboa, Portugal: Escolar Editora, 2008.
    Publicado
  12. MENDES, MARIA. "Developing Multiplication". 65-65. Bélgica, 2008.
  13. Brocardo, Joana; Mendes, Maria de Fátima; Delgado, Catarina. "A multiplicação no contexto do sentido de número". In Desenvolvendo o sentido de número. Perspectivas e exigências curriculares, 9-17. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática, 2007.
    Publicado
  14. Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Isabel Rocha; Lurdes Serrazina. "Números e Álgebra: desenvolvimento curricular". In Números e Álgebra na aprendizagem da Matemática e na formação de professores, 65-92. Viana do Castelo, Portugal: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, 2006.
    Publicado
  15. Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. "Sentido do número: um estudo no 1.º ciclo do ensino básico". In Números e Álgebra na aprendizagem da Matemática e na formação de professores, 147-156. Viana do Castelo, Portugal: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, 2006.
    Publicado
  16. Mendes, Maria de Fátima; Graça Cebola; José Duarte. "Actividades em Matemática". In Bibliociência. Um projecto experimental, 72-114. Lisboa, Portugal: Câmara Municipal de Lisboa, 2005.
    Publicado
  17. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Lurdes Serrazina; Isabel Rocha; Joana Castro; Delgado, Catarina; Marina Rodrigues. "Desenvolvendo o sentido do número". In Desenvolvendo o sentido do número. Perspectivas e exigências curriculares. vol.I, 7-27. Lisboa, Portugal: APM, 2005.
    Publicado
  18. Fátima Mendes; Graciosa Veloso. "Reorganização curricular do ensino básico:Valorização das experiências matemáticas no processo de planificação das actividades lectivas". In Gestão Flexível do Currículo. Reflexões de formadores e investigadores, 207-220. Lisboa, Portugal: Editorial do Ministério da Educação, 2002.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. 2011. "A multiplicação: Construir oportunidades para a sua aprendizagem". Documento de trabalho. http://hdl.handle.net/10451/7088.
Edição de livro
  1. Leonor Santos; Brocardo, Joana; Ana Maria Boavida; Delgado, Catarina; Elvira Santos; Mendes, Fátima; José Duarte; Mário Baía; Miguel Figueiredo. Investigação em Educação Matemática 2014: Tarefas matemáticas. Lisboa, Portugal: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática. 2014.
  2. Geometria: textos de apoio para Educadores de Infância. Portugal. 2008.
Livro
  1. Oliveira Pinto, Mariana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima. Didática da Educação de Infância: Tarefas Integradoras com os livros e as histórias: Língua Portuguesa e Matemática. Setúbal, Portugal: Instituto Politécnico de Setúbal. 2021.
    Publicado
  2. Ana Maria Boavida; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; José Duarte. Manual de matemática para professores do ensino primário. Luanda, Angola, Angola: Ministério da Educação da República de Angola. 2016.
    Publicado
  3. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana. Metodologia do ensino da Matemática – Números e operações. Luanda, Angola: Fundação Calouste Gulbenkian. 2010.
    Publicado
  4. Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Gonçalves, Fátima. Números e operações: 1º ano: números naturais, operações com números naturais, regularidades. Portugal: Ministério da Educação, Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. 2010.
    Publicado • BROCARDO, J. ; DELGADO, C. ; MENDES, F. Números e operações : 1º ano [Em linha]. [Lisboa : DGIDC], 2010, atual. 16 maio 2010. [Consult. 3 dezembro 2013]. Disponível em WWW:
  5. Mendes, Fátima; Joana Brocardo; Catarina Delgado; Fátima Gonçalves. Números e operações - 3. º ano. Materiais de apoio ao Programa de Matemática do Ensino Básico. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação. 2010.
    Publicado
  6. Mendes, Maria de Fátima; Delgado, Catarina. Geometria. Texto de apoio para educadores de infância. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação. 2008.
    Publicado
  7. Brocardo, Joana; Elvira Ferreira; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Isabel Rocha; Lurdes Serrazina. Desenvolvendo o sentido de número. Perspectivas e exigências curriculares. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de matemática. 2007.
    Publicado
  8. Martins, Maria Eugénia Graça; Loura, Luísa Canto e Castro; Mendes, Fátima. Análise de dados: texto de apoio para os professores do 1.º ciclo. Portugal: Ministério da Educação, Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. 2007.
    Publicado
  9. Gordo, Maria de Fátima. A visualização espacial e a aprendizagem da Matemática. Um estudo no 1.º ciclo. Lisboa, Portugal: Associação de Professores de Matemática. 1993.
    Publicado
Poster em conferência
  1. MENDES, MARIA. "Flexibility in mental education". 2016.
    DOI: 10.13140/RG.2.2.10925.28649
  2. Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Hélia Oliveira; Oliveira, Hélia. "Evolution of students' mathematical procedures in division tasks". Trabalho apresentado em 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME), 2013.
  3. Mendes, Maria de Fátima. "A aprendizagem da multiplicação e o desenvolvimento do sentido de número: Um estudo com alunos do 1.º ciclo". Trabalho apresentado em I Fórm de Jovens Investigadores, 2010.
  4. Mendes, Maria de Fátima. "Number sense development: a task chain focused on multiplication". Trabalho apresentado em PME – 33rd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2009.
Resumo em conferência
  1. Ana Maria Boavida; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, Joana. "Fostering the capacity of preservice mathematics teacher to produce varied problem solving strategies". Trabalho apresentado em ETEN - European Teacher Education Network Conference, Gotemburgo, 2017.
    Publicado
  2. Filipe Fialho; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima. "Developing geometrical ideas making connections with arts education". Trabalho apresentado em ETEN - European Teacher Education Network Conference, Gotemburgo, 2017.
    Publicado
  3. Kraemer, Jean Marie; Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. "Designing tasks for adaptive/flexible multiplicative reasoning". Trabalho apresentado em ICME 13 - 13th International Congress on Mathematical Education, Hamburgo, 2016.
    Publicado
  4. Mendes, Fátima; Costa, Ana Luísa. "Thinking better through Portuguese and Mathematics". Trabalho apresentado em ETEN 2016 THE EUROPEAN TEACHER EDUCATION NETWORK CONFERENCE 2016, Setúbal, 2016.
    Publicado
  5. Kraemer, Jean Marie; Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. "Flexibility in mental calculation". Trabalho apresentado em ICME 13, Hamburgo, 2016.
    Publicado
  6. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima. "Os recursos na aprendizagem da Matemática". Trabalho apresentado em EIEM 2016, Encontro em Investigação em Educação Matemática, Évora, 2016.
    Publicado
  7. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. "Flexible calculation: key ideas from students' solutions". Trabalho apresentado em 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education,, Kiel, 2013.
    Publicado
  8. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Delgado, Catarina. "Entrevistas clínicas para estudar a flexibilidade no cálculo numérico". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento: Olhares para uma realidade, Setúbal, 2013.
    Publicado
  9. Mendes, Fátima. "A aprendizagem da multiplicação e o desenvolvimento do sentido de número: Um estudo com alunos do 1.º ciclo". Trabalho apresentado em I Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2010.
    Publicado
  10. Mendes, Fátima. "Number sense development: A task chain focused on multiplication". Trabalho apresentado em 33rd Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Thessaloniki, 2009.
    Publicado
  11. Mendes, Fátima. "Práticas que promovem o sentido de número". Trabalho apresentado em XXV Encontro Nacional de professores de Matemática, Viana do Castelo, 2009.
    Publicado
  12. Mendes, Fátima; Cecília Monteiro. "Números :Ensino e aprendizagem". Trabalho apresentado em XIX Encontro de Investigação em Educação Matemática, Vila Real, 2009.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Mendes, Maria de Fátima Pista Calado, 1963-. "A aprendizagem da multiplicação numa perspectiva de desenvolvimento do sentido de número : um estudo com alunos do 1.º ciclo". Doutoramento, 2012. http://hdl.handle.net/10451/5893.
  2. Mendes, Fátima. "A visualização espacial e a aprendizagem da Matemática. Um estudo no 1º ciclo.". Mestrado, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, 1994. http://hdl.handle.net/10362/278.

Outros

Outra produção
  1. Editorial. Introdução, Editorial. 2014. Albérico Afonso; Mendes, Fátima. http://mediacoes.ese.ips.pt.
  2. O pensamento curricular de Paulo Abrantes: que caminho para 'hoje'?. Introdução, Editorial. 2013. Brocardo, Joana; Mendes, Fátima; Maria Helena Martinho.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/11/30 Bridging theory and naïve prospective teachers practice observation in the context of lesson studies International annual conference of the World Association of Lesson Studies - WALS
World Association of Lesson Studies - WALS
2021/11/21 A capacidade de generalização de futuras educadoras e professoras no contexto das sequências repetitivas Encontro de Investigação em Educação Matemática - EIEM 2021
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM) (Santarém, Portugal)
2021/11/20 Raciocínio matemático e ações do professor durante a discussão coletiva de uma tarefa Encontro de Investigação em Educação Matemática - EIEM 2021
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM) (Santarém, Portugal)
2021/07/13 Estudos de aula: uma experiência na formação inicial de professores do 1.º ciclo 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.21)
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2021/03/06 O caso do projeto REASON, Painel Práticas investigativas em contexto de formação Seminário Investigação, Construção de Conhecimento e Práticas Profissionais
Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação (Setúbal, Portugal)
2020/11/07 Recursos educativos digitais para o 1.º e o 2.º ciclos do Ensino Básico XXIII Encontro Nacional de Professores Matemática nos Primeiros Anos Associação de Professores de Matemática
2020/07/03 Materiais produzidos no âmbito do projeto Recursos Educativos Digitais (RED) - Matemática. Webinar de divulgação do trabalho realizado e de apresentação dos materiais produzidos no âmbito do projeto Recursos Educativos Digitais (RED).
DGE-Ministério da Educação (Portugal)
2018 Livros com matemática III Encontro Temático APL/ESE - Formação, investigação e ensino da língua
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação (Setúbal, Portugal)
2018 Investigar sobre a prática de usar as histórias infantis como recurso para a aprendizagem da matemática 6th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada, Grupo de Investigación CTS-261 e Universidade do Minho (Setúbal, Portugal)
2016 Uma cadela amarela e vários amigos dela European Teacher Education Network (ETEN)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2014 Uma experiência de ensino centrada na multiplicação: especificidades e desafios XXV SIEM
APM (Braga, Portugal)
2013 Flexible calculation: Key ideas from students’ solutions 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME)
International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME) (Kiel, Alemanha)
2013 A aprendizagem da multiplicação no 1.º ciclo ProfMat - Congresso anual de professores de matemática
APM - Associação de professores de Matemática (Albufeira, Portugal)
2013 A aprendizagem da multiplicação e da divisão: contributos de uma experiência de ensino Encontro “A matemática nos primeiros anos”
Associação de Professores de Matemática (APM) (Santarém, Portugal)
2013 Entrevistas clínicas para estudar a flexibilidade no cálculo numérico II Seminário de Investigação Entre a Teoria e os Dados
ESE/IPS (Setúbal, Portugal)
2013 A aprendizagem da multiplicação num contexto de resolução de problemas: dúvidas e dificuldades de uma jovem investigadora II Seminário de Investigação Entre a Teoria e os Dados
ESE/IPS (Setúbal, Portugal)
2012 A evolução dos procedimentos dos alunos em tarefas de divisão: Contributos de uma trajetória de aprendizagem 1.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Edcação do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011 A aprendizagem da multiplicação numa perspetiva de desenvolvimento do sentido de número: Um estudo com alunos do 1.º ciclo II Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011 As potencialidades de sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de professores de Matemática (Lisboa, Portugal)
2011 Evolution of pupils’ mathematical procedures to solve multiplication tasks 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME)
International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME) (Ankara, Turquia)
2010 A aprendizagem da multiplicação e o desenvolvimento do sentido de número: Um estudo com alunos do 1.º ciclo I ENJIE - Encontro nacional de jovens investigadores em educação
Secretariado permanente do Conselho dos Centros de Investigação em Ciências e Políticas de Educação (Aveiro, Portugal)
2010 Desenvolver o sentido de número – Práticas do professor XIII Encontro Nacional “A Matemática nos primeiros anos"
Associação de Professores de Matemática (Lisboa, Portugal)
2010 Investigação e prática de ensino: Uma relação poderosa II Encontro de Estudos Locais do Distrito de Setúbal
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2009 Práticas que promovem o desenvolvimento do sentido de número Encontro Nacional de Professores de Matemática - ProfMat 09
Associação de Professores de Matemática (Viana do Castelo, Portugal)
2009 Desenvolvendo o sentido de número: o cálculo mental Encontro Regional do Programa de Formação Contínua em Matemática - PFCM
Programa de Formação Contínua em Matemática - PFCM (Faro, Portugal)
2009 Práticas do professor que promovem a compreensão das ideias matemáticas Encontro Regional do Programa de Formação Contínua em Matemática
ESE de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2008 Partir das estratégias dos alunos e desenvolver a multiplicação: um desafio para o professor Encontro nacional de professores de Matemática - ProfMat2008
Associação de professores de Matemática (Elvas, Portugal)
2007 Desenvolvendo a multiplicação no 2.º ano Seminário final do projecto “Desenvolvendo o Sentido do Número: Perspectivas e Exigências Curriculares"
Equipa do projecto “Desenvolvendo o Sentido do Número: Perspectivas e Exigências Curriculares (Setúbal, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - Atual O raciocínio matemático de alunos do 1.º ciclo no tema Números e Operações
Coorientador
Doutoramento em Educação, Didática da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021/01 - 2022/02/21 Promover o raciocínio matemático de alunos do 4.º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2021/07 O conhecimento matemático de futuras educadoras e professoras e a sua capacidade de perceber o pensamento algébrico das crianças
Coorientador
Doutoramento em Educação, Especialidade em Didática da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019 - 2020 Padrões na creche e no jardim de infância: a emergência do pensamento algébrico e do raciocínio matemático
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2018 - 2019/12 Resolução e formulação de problemas em articulação com o desenvolvimento da escrita
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019/10 A resolução de problemas e a literatura infantil
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2019 A aquisição e desenvolvimento do sentido espacial e dos localizadores espaciais numa perspetiva integradora
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018/12 Histórias com desafios matemáticos - a literatura infantil como meio potenciador da resolução de problemas matemáticos
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018/12 A aprendizagem da multiplicação e divisão através do uso de tarefas paralelas
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2017/01 O ensino e a aprendizagem da Geometria, com recurso a materiais manipuláveis: um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - 2017/01 Resolução de tarefas de subtração no 2º ano de escolaridade
Orientador
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2017/01 A aprendizagem da adição e subtração através da resolução de problemas
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2017 Resolução de tarefas de subtração no 2º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - 2016 Resolução de Problemas de Subtração no 2.º Ano de Escolaridade
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - 2016 A resolução de problemas de adição: Um estudo no 2.º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 - 2016 Resolução de problemas e histórias infantis
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 - 2015 Geometria e Arte: Um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2015 - 2015 Aprender a resolver problemas: um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - 2014 A resolução de problemas de divisão: um estudo com alunos do 4.º ano
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - 2014 A orquestração de discussões coletivas na sala de aula do 1.º ciclo
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - 2014 As representações usadas por alunos do 2.º ano na resolução de problemas
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014 - 2014 A resolução de problemas de adição e o desenvolvimento do cálculo mental
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013 - 2013 A resolução de tarefas de multiplicação numa perspetiva de desenvolvimento do sentido de número: um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013 - 2013 A aprendizagem da multiplicação num contexto de resolução de problemas: um estudo com alunos do 1.º ciclo
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013 - 2013 As estratégias usadas pelos alunos na resolução de problemas de multiplicação
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013 - 2013 Contributos da coavaliação entre pares no desenvolvimento dos processos matemáticos
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2014 - 2014 Encontro de Investigação em Educação Matemática 2014
Encontro (Outra)
APM, Portugal
2013 - 2013 Melhorar aprendizagens, perspetivar práticas profissionais
Encontro (Outra)
ESE/IPS, Portugal
2008 - 2008 Seminário Final do programa de Formação contínua para professores dos 1.º e 2.º ciclos do distrito de Setúbal
Seminário (Outra)
POPH/IPS, Portugal
2007 - 2007 Seminário final do Programa de Formação contínua para professores dos 1.º e 2.º ciclos do distrito de Setúbal
Seminário (Outra)
POPH, Portugal
2006 - 2006 Encontro Nacional de Professores de Matemática - ProfMat
Congresso (Outra)
APM, Portugal
2005 - 2005 Seminário de Investigação em Educação Matemática
Seminário (Outra)
ESE/IPS e APM, Portugal
1997 - 1997 CIEAEM 49
Congresso (Outra)
CIEAEM 49, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2010 - 2010 Seminário de Investigação em educação Matemática
Encontro
XXI Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/02/21 As atividades práticas e a exploração de materiais em ciência: o que fazem as crianças em educação de infância?
Presidente do júri
Micaela Mata Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021/01/20 Conhecimento Didático e Prática Pedagógica de Futuros Professores no Ensino dos Números Racionais
Arguente principal
Nádia Diogo Ferreira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2020/01/13 Tarefas na sala de aula: prática letiva de professores do 3.º ano com representações matemáticas
Arguente principal
Isabel Velez (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019/03/28 A compreensão de números racionais: o papel da representação decimal
Arguente principal
Cristina Morais (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018/03/09 Um estudo sobre a relação entre a autoeficácia na resolução de tarefas numéricas e o sentido de número de alunos do Ciclo de Alfabetização
Arguente principal
Giovana Pereira Sander (Doutoramento)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Bauru, Brasil

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2012/01/02 - Atual Quadrante Associação de Professores de Matemática
2012/01/01 - Atual Medi@ções

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017 - Atual Realização de missões de assessoria e consultoria em diversas províncias de Angola, em janeiro de 2017, 2018, 2019 e 2020. Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Ministério da Educação, Angola
2016 - Atual Realização de missões de ensino e formação de formadores de professores do ensino primário Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Ministério da Educação, Angola
2016 - Atual Realização de missões de consultoria e assessoria em diversas províncias de Angola

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021/03/01 - Atual Didática da Matemática do 1.º ciclo Mestrado em Ensino Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo (Mestrado) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2006/11 - Atual Geometria e Medida Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/11 - 2018/03 Matemática, Cultura e Realidade Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/11 - 2018/03 Temas Actuais em Matemática Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/11 - 2018/03 Temas Actuais em Ciência e Tenologia Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/11 - 2018/03 Matemática e Aprendizagem da Matemática I Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/11 - 2018/03 Matemática e Aprendizagem da Matemática II Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/11 - 2018/03 Pensamento Matemático e Educação Infantil Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/11 - 2018/03 Ciência, Cultura e Sociedade Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/11 - 2018/03 Projecto, Prática e Reflexão Pedagógica Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/11 - 2018/03 Projecto Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/11 - 2018/03 Seminário de Projecto Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/11 - 2018/03 Educação Matemática III Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/11 - 2018/03 Forma e Número Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/11 - 2018/03 Matemática e Desenvolvimento Curricular Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/11 - 2018/03 Matemática como Resolução de Problemas Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/11 - 2018/03 Geometria e Sentido Espacial Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/11 - 2018/03 Matemática do Real Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/11 - 2018/03 Educação Matemática I Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/11 - 2018/03 Aprendizagem da Matemática Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/11 - 2018/03 Prática e Reflexão Pedagógica II Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/11 - 2018/03 Conceitos Fundamentais de Matemática Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/11 - 2018/03 Números e Operações Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/11 - 2018/03 Didática da Matemática e do Conhecimento do Mundo Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/11 - 2018/03 Didática da Educação de Infância I Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/11 - 2018/03 Aplicações da Matemática Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/11 - 2018/03 Tópicos de Matemática Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/11 - 2018/03 Observação e Análise de Práticas Educativas Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/11 - 2018/03 Estágio no 1.º ciclo I Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/11 - 2018/03 Estágio no 1.º ciclo II Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/11 - 2018/03 Estágio III Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/11 - 2018/03 Estágio IV Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2017 - 2017 O sentido do número e das operações no 1.º ciclo do ensino básico Aperfeiçoamento (Curso médio) Centro de Formação de Loures, Portugal
2016 - 2016 Matemática no 1.º ciclo do Ensino Básico: perspetivas sobre o ensino e a aprendizagem Aperfeiçoamento (Curso médio) ESE/IPS, Portugal
2012 - 2012 Matemática no 1.º ciclo do Ensino Básico: perspetivas sobre o ensino e a aprendizagem Aperfeiçoamento (Curso médio) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2009 - 2009 Implementação do novo Programa de Matemática - Formação para Acompanhantes Especialização (Curso médio) Ministério da Educação - DGIDC, Portugal
2008 - 2008 A operacionalização das OCEPE no âmbito da matemática e da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita Especialização (Curso médio) Ministério da Educação - DGIDC, Portugal
2006/09 - 2007/01 Conceitos Fundamentais de Matemática Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2007 - 2007 A Matemática no 1.º ciclo do ensino básico Especialização (Curso médio) Centro de Formação do Faial, Pico, Flores e Corvo, Portugal
2007 - 2007 A Matemática no 1.º ciclo do ensino básico Especialização (Curso médio) Centro de Formação do Faial, Pico, Flores e Corvo, Portugal
2007 - 2007 A Matemática no 1.º ciclo do ensino básico Especialização (Curso médio) Centro de Formação do Faial, Pico, Flores e Corvo, Portugal
1994/11 - 1999/03 Matemática e Aprendizagem da Matemática I Licenciatura do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2012 - Atual Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática
1986/09 - Atual Associação de Professores de Matemática

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2013 - Atual Equipa Editorial da revista da ESE/IPS Medi@ções
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - Atual Conselho Consultivo da Revista Aprender da ESECS/IP Portalegre
Membro
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
2012 - Atual Conselho Editorial da Quadrante, Revista de Investigação em Educação matemática
Membro
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2010/09 - Atual Membro de Conselho Técnico-Científico
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/09 - Atual Membro de Conselho Científico
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013 - 2019 Diretora Adjunta da revista Medi@ções da ESE/IPS
Presidente / Vice-presidente
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2012 - 2019 Sub Diretora da Revista Quadrante
Presidente / Vice-presidente
Associação de Professores de Matemática, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/02 - 2022/01 Presidente do Júri de recrutamento de Professor coordenador na área das Ciências da Comunicação Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2020/12 Presidente de Júri de recrutamento de Professor coordenador na área das Ciências Sociais e Pedagogia Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2020/01/07 Presidente de Júri de recrutamento de Professor adjunto na área da Didática das Ciências Naturais Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2008 - 2008 Provas Públicas para Recrutamento de um Professor Adjunto na área da Educação Matemática Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2005 - 2005 Membro do júri de equivalências dos cursos da ESE a graus atribuídos no estrangeiro Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2001 - 2001 Recrutamento de um professor na área da Matemática Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1997 - 1997 Recrutamento de um professor na área da Educação Matemática Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Distinções

Outra distinção

2002 Louvor n.º 108/2002, publicado em DR, II série, apêndice n.º 125
Instituto de Inovação Educacional, Portugal