???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Isabel Maria Machado Oliveira

Nomes de citação

  • Oliveira, Isabel

Identificadores de autor

Ciência ID
2018-8DBA-9532
ORCID iD
0000-0001-5519-2044
Formação
Grau Classificação
2020/01/01 - 2021/07/30
Concluído
Pós-doc em Ciências Económicas (Pós-doutoramento)
Universidad Vigo - Facultad CC Económicas y Empresariales, Espanha
2014
Concluído
Ciências Empresariais (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Minho, Portugal
"Os fatores de risco da rendibilidade das ações: análise e evidência empírica em países da zona Euro" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2003/12
Concluído
Finanças (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
1992/07
Concluído
Economia (Licenciatura)
Especialização em Economia da Empresa
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/09 - Atual Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
1992/10 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, Portugal
Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Oliveira, Isabel. "Study about Parent Company Influence on corporate Spi-Off Creations and Performance". 2021.
  2. Oliveira, Isabel. "Epidemiologia dos acidentes de trabalho em cuidados de saúde: uma metanálise". 2020.
  3. Oliveira, Isabel. "Conditional Distribution of Real Estate Returns". Trabalho apresentado em XXVII Congresso ASEPELT, Congreso Internacional de Economía Aplicada, Zaragoça, 2013.
    Publicado • 10.15396/eres2007_243
  4. Oliveira, Isabel. "Os fatores de risco beta, dimensão e Book-to-market: evidencia em cinco países da Europa.". Trabalho apresentado em XXXVI Congresso Internacional da EnAPAD, Rio de Janeiro, 2012.
    Publicado
  5. Oliveira, Isabel. "As Variáveis Condicionantes do Cash Flow Operacional – Aplicado às Empresas Portuguesas do Vestuário e Calçado. X". Trabalho apresentado em Congresso Contabilidade – Relato Financeiro e Responsabilidade Social, Estoril, 2004.
    Aceite para publicação
Artigo em jornal
  1. Oliveira, Isabel. "A Evolução do Ensino da Contabilidade", Jornal Opinião Pública, 2007
Artigo em revista
  1. Maria Nascimento CUNHA; ISEC Lisboa - Higher Institute of Education and Sciences of Lisbon, Marketing Department; Manuel PEREIRA; António CARDOSO; Jorge FIGUEIREDO; Isabel OLIVEIRA; CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Lisboa, Portugal; et al. "REDEFINING CONSUMER ENGAGEMENT: THE IMPACT OF AI AND MACHINE LEARNING ON MARKETING STRATEGIES IN TOURISM AND HOSPITALITY". GeoJournal of Tourism and Geosites (2024): http://dx.doi.org/10.30892/gtg.53214-1226.
    10.30892/gtg.53214-1226
  2. Maria José da Silva Faria; Isabel Maria Machado Oliveira; Jorge Ferreira Dias de Figueiredo. "Sustainability as a Puzzle Will Be A Portuguese Utopia". Journal of Economics, Finance And Management Studies (2024): https://zenodo.org/doi/10.5281/zenodo.11367088.
    10.5281/ZENODO.11367088
  3. Maria Zulmira Bessa Amorim Nascimento Cunha; ISEC Lisboa – Higher Institute of Education and Sciences School of Communication, Arts and Creative Industries; Jorge Figueiredo; Isabel Oliveira; Manuel Maçães; Universidade Lusíada, Famalicão; Universidade Lusíada, Porto. "Motivating Students for Success: a Review of New Projects in Teaching Based on STEM Education". Economics: time realities (2024): http://dx.doi.org/10.15276/etr.01.2024.8.
    10.15276/etr.01.2024.8
  4. Maria Nascimento Cunha; Jorge Figueiredo; Isabel Oliveira; Maçães, Manuel. "Digital Lens: Exploring Customer Perceptions in the World of E-Commerce and E-Marketplaces". An Overview on Business, Management and Economics Research Vol. 7 (2024): https://publons.com/wos-op/publon/65619998/.
    10.9734/BPI/AOBMER/V7/8484A
  5. Maria CUNHA; ISEC Lisbon – Higher Institute of Education and Sciences of Lisbon, Portugal; Jorge FIGUEIREDO; Isabel OLIVEIRA; António CARDOSO; Manuel PEREIRA; CIAC – Arts and Communication Research Center, Lisbon, Portugal; et al. "EXPLORING THE PORTUGUESE TOURIST PROFILE DURING WAR". GeoJournal of Tourism and Geosites (2023): http://dx.doi.org/10.30892/gtg.514spl20-1175.
    10.30892/gtg.514spl20-1175
  6. António Cardoso; Antônio Mendes; Manuel Sousa Pereira; Jorge Figueiredo; Isabel Oliveira. "Entrepreneurship in Natural Cosmetics Distribution Logistics Channels in Brazil - Analysis of the entrepreneurial profile of the cosmetics distributor Bothânico Hair". European Conference on Innovation and Entrepreneurship (2023): https://doi.org/10.34190/ecie.18.1.1794.
    10.34190/ecie.18.1.1794
  7. Isabel Maria Soares Pinto Oliveira; Jorge Figueiredo; António Cardoso; Maria Zulmira Bessa Amorim Nascimento Cunha. "Empirical evidence of the parent company's influence on spin-off: from creation to performance". International Review of Economics (2023): http://dx.doi.org/10.1007/s12232-023-00423-w.
    10.1007/s12232-023-00423-w
  8. António Cardoso; Sandro BIAU; Manuel Pereira; Jorge Figueiredo; Isabel Oliveira. "The Perception Of Host Communities On The Impact Of Tourism In The Jericoacoara Region (Brazil)". International Conference on Tourism Research (2023): http://dx.doi.org/10.34190/ictr.6.1.1134.
    10.34190/ictr.6.1.1134
  9. Isabel Oliveira. "The financial literacy of individuals declared insolvent in the courts in Portugal in 2020". International Review of Economics (2022): http://dx.doi.org/10.1007/s12232-022-00407-2.
    10.1007/s12232-022-00407-2
  10. Isabel Oliveira. "Attitudes towards Slum Tourism in Mumbai, India: Analysis of Positive and Negative Impacts". Sustainability 14 17 (2022): 10801-10801. http://dx.doi.org/10.3390/su141710801.
    10.3390/su141710801
  11. Isabel Oliveira. "Trust and Loyalty in Building the Brand Relationship with the Customer: Empirical Analysis in a Retail Chain in Northern Brazil". Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity 8 3 (2022): 109-109. http://dx.doi.org/10.3390/joitmc8030109.
    10.3390/joitmc8030109
  12. Isabel Oliveira. "Analysis of the Impact of Airbnb Brand Personality on Consumer Involvement and Institutional Trust". Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity 8 3 (2022): 104-104. http://dx.doi.org/10.3390/joitmc8030104.
    10.3390/joitmc8030104
  13. Isabel Oliveira. "Socio-economic-cultural factors and depression in the elderly in suicidal ideation and suicidal intention". International Journal of Human Sciences Research 2 10 (2022): 2-11. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.55821022140410.
    10.22533/at.ed.55821022140410
  14. Oliveira, Isabel; Oliveira, I.; Cardoso, A.; Medeiros, L.; Figueiredo, J.; Pocinho, M.; de Oliveira, E.R.. "The auditors characteristics for big four audit companies: empirical analysis in the brazilian market". Academy of Strategic Management Journal 20 1 (2021): 1-11. https://www.abacademies.org/articles/The-auditors-characteristics-for-big-four-audit-companies-empirical-analysis-in-the-brazilian-market-1939-6104-20-1-696.pdf.
  15. Benevides, G.; Cardoso, A.; Figueiredo, J.; Oliveira, I.; Pereira, M.S.; Oliveira, Isabel. "Innovation habitats in the interior of São Paulo: A study on the regions of Piracicaba and São Carlos-São Paulo-Brazil". International Journal of Entrepreneurship 24 3 (2020): 1-11. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85091700689&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  16. Oliveira, Isabel; Martins, Francisco. "A Capacidade Explicativa (Não)Condicional do Beta nas Ações da Euronext Lisboa". Revista de Administração FACES Journal 18 3 (2019): 44-55. http://www.fumec.br/revistas/facesp/article/view/6590.
    Publicado
  17. Figueiredo, J.; Cardoso, A.; Pocinho, M.; Rodrigues, P.; Oliveira, I.; Oliveira, Isabel. "Web-marketing triggering entrepreneurial behaviour". International Journal of Entrepreneurship 23 3 (2019): 1-11. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85074102020&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  18. Figueiredo, J.; Cardoso, A.; Pocinho, M.; Rodrigues, P.; Oliveira, I.; Oliveira, Isabel. "The Portuguese online consumer behaviour". Academy of Strategic Management Journal 18 5 (2019): 1-12. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85078924427&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado
  19. Oliveira, Isabel. "A RELAÇÃO (NÃO)CONDICIONAL DOS FATORES DE RISCO MERCADO, DIMENSÃO E VALOR". (2016):
    10.18028/2238-5320/rgfc.v6n3p177-195
  20. Joana Sousa; Isabel Oliveira. "As variáveis de previsão da falência nas empresas portuguesas de vestuário, couro e produtos de couro". Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão (2014): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=388539140007.
  21. Oliveira, Isabel. "Evidências Empíricas do Modelo de Equilíbrio dos Activos Financeiros". Revista de Ciências Empresariais 7 (2008): 5-27.
    Publicado
  22. Isabel Oliveira. "Análise das variáueis de previsão do «cash-flow» operacional. Uma aplicação ás empresas portuguesas de vestuário e calçãdo". Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão (2006): http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=388541367008.
  23. Oliveira, Isabel. "Cash Flow, Consensual ou Polémico". Revista de Ciências Empresariais, Universidade Lusíada de V. N. de Famalicão 3 (2004): 63-75.
    Publicado
  24. Oliveira, Isabel. "A Política de Dividendos e a Evidência Empírica". Revista de Ciências Empresariais 4 (2004): 73-86.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Figueiredo, Jorge; Oliveira, Isabel; Silva, Sérgio; Pocinho, Margarida; Cardoso, António; Pereira, Manuel. "From Personalisation to Satisfaction". In Connecting With Consumers Through Effective Personalization and Programmatic Advertising, 52-74. IGI Global, 2024.
    10.4018/978-1-6684-9146-1.ch003
  2. Maria Nascimento Cunha; Jorge Figueiredo; Isabel Oliveira; Macaes, Manuel. "Exploring the Titanic Accident: Investigating its Impact on Marine Tourism". 2024.
    10.9734/bpi/ratmcs/v9/7361a
  3. Jorge Figueiredo; António Cardoso; Margarida Pocinho; Isabel Oliveira. "The Man-Machine Relationship on the Web: Motivation to Use the Internet". 2023.
    10.1007/978-3-031-25222-8_5
  4. Jorge Figueiredo; Isabel Oliveira; Sérgio Silva; Margarida Pocinho; António Cardoso; Manuel Pereira. "Artificial Intelligence in Relational Marketing Practice". In CRM as a Loyalty Strategy. 2023.
    10.4018/978-1-6684-9324-3.ch003
  5. Jorge Figueiredo; Antônio Cardoso; Isabel Oliveira; Manuel Pereira; Maria Nascimento. "A EXPRESSÃO DRAMÁTICA NA FORÇA DE VENDAS". 2023.
    10.55905/edobs.978-65-982231-0-6-0005
  6. Jorge Figueiredo; Antônio Cardoso; Isabel Oliveira; Manuel Pereira; Maria Nascimento. "O NOVO ESPAÇO DO MARKETING DE VENDAS DIRETAS". 2023.
    10.55905/edobs.978-65-982231-0-6-0006
  7. Isabel Oliveira. "Motivational Proposal for the Sales Force in the Post-Pandemic Scenario". 122-134. {IGI, 2022.
    10.4018/978-1-6684-3430-7.ch007
  8. Isabel Oliveira. "Consumer Attitudes Regarding Strategies in Digital Marketing". 541-552. Springer International Publishing, 2022.
    10.1007/978-3-031-04829-6_49
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2024/05/13 A Política de dividendos na maximização do valor da empresa: Evidencia empírica às empresas cotadas na Euronext Lisboa
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, Portugal
2022 - 2024/04 A literacia financeira e a avaliação do risco.
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, Portugal
2022 - 2023 A importância do controlo financeiro na gestão: estudo empírico nas micro e pequenas empresas brasileiras
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2021 - 2022 Plataformas e tecnologias de trabalho à distância: análise empírica das oportunidades, desafios e consequências
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
2020 - 2021 Gestão de risco com instrumentos derivados em empresas não-financeiras cotadas na Euronext Lisbon
Orientador
Mestrado em Gestão
Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, Portugal
2019/09/30 - 2020/07/26 Falência e Estratégia de Recuperação: estudo de caso da empresa Calçado Penha S.A.
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade Lusíada Porto, Portugal
2018 - 2018 AS VARIÁVEIS EXPLICATIVAS DO INVESTIMENTO: ANÁLISE NAS EMPRESAS PORTUGUESAS DO SETOR TÊXTIL Gestão (Mestrado)
2018 - 2018 IMPACTO DA GESTÃO DE STOCKS NAS FINANÇAS EMPRESARIAIS. ESTUDO DE CASO DA EMPRESA INOXTUBO, S.A. Gestão (Mestrado)
2018 - 2018 VALORES CULTURAIS E PERCEÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Gestão (Mestrado)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/09 Plataformas e tecnologias de trabalho à distância : análise empírica das oportunidades, desafios e consequências
Orientador
Cláudia Margarida Gonçalves (Mestrado)
Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, Portugal
2022/07 Um estudo da rentabilidade da IVOBESPA em comparação ao Dólar
Arguente
Marcos, Filho (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2022 A transformação cidadã, com atividades socioeducacionais e esportivas no interior do ceará, através de uma organização não-governamental
Arguente
João, Neto (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2022 Evolução normativa e efeitos macroeconômicos resultantes da corrupção na política brasileira (2015-2018)
Arguente
Bruno, Bastos (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2021 O estilo de liderança preferido pela geração Z. Mestrado em Gestão
Arguente
Catarina, Silva (Mestrado)
Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, Portugal
2021 Motivação e engagement enquanto impulsionadores do desempenho individual
Presidente do júri
André, Cardoso (Mestrado)
Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, Portugal
2021 Benefícios da gestão estratégica nas empresas em Angola: Estudo de Caso Enana - EP
Arguente
Lídio, Sardinha (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2021 Qualidade, segurança, meio ambiente e saúde na contratação de serviços: Uma visão sobre a estratégia aplicada na Transpetro
Arguente
Carlos, Macedo (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
2021 Estudo sobre a satisfação dos docentes do Instituto Médio de Administração e Gestão da Urbanização Nova Vida
Arguente
Olivia, Agostinha (Mestrado)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Distinções

Prémio

2020 Prémio com louvor ao melhor Poster no 7º Congresso Internacional Conversas de Psicologia.
Universidade de Coimbra, Portugal