Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Orlanda Tavares
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Tavares, Orlanda
- Tavares, O.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 1F1A-C935-A213
- ORCID iD
- 0000-0002-8750-2032
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.pt/citations?user=DIWWrc8AAAAJ&hl=pt-PT&oi=ao
- Researcher Id
- H-5899-2019
- Scopus Author Id
- 23486966100
Endereços de correio eletrónico
- orlanda.tavares@ulusofona.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- 222073230 (Profissional)
Moradas
- R. de Augusto Rosa 24, , 4000-098 , Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Websites
- https://www.researchgate.net/profile/Orlanda_Tavares (Rede social)
- https://orcid.org/0000-0002-8750-2032 (Profissional)
- https://scholar.google.pt/citations?user=DIWWrc8AAAAJ&hl=pt-PT&oi=ao (Académico)
- https://publons.com/researcher/1008538/orlanda-tavares/peer-review/ (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Alemão | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2011/01/06
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"As escolhas dos estudantes no acesso ao ensino superior português - processos e racionalidades" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada por unanimidade e com distinção |
2007/07/30 - 2007/08/03
Concluído
|
Oslo Summer School in Comparative Social Sciences - Culture and Social Power (Curso de doutoramento (conclusão de unidades
curriculares))
Especialização em Oslo Summer School in Comparative Social Sciences
Universitetet i Oslo Det Samfunnsvitenskapelige Fakultet, Noruega
|
10 ECTS |
2003
Concluído
|
Education, educational policies and Higher education (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Foundations and Limitations of the Diversification Policy in Higher Education - The Portuguese case [Translated Title]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1998
Concluído
|
Philosophy - teaching (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/03/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
2009/06/01 - 2022/02/28 | Investigador (Investigação) | Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal |
2003/01 - 2022/02/28 | Investigador (Investigação) | Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/03/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Lusófona do Porto, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | ||
2012/06/01 - 2012/06/01 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
CIPES Centro de investigação de políticas do ensino superior, Portugal | ||
2012/04/12 - 2012/04/12 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
CIPES Centro de investigação de políticas do ensino superior, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1999/09/01 - 2009/05/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Colégio de Gaia, Portugal |
2002/09/01 - 2003/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
1998/09/01 - 1999/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
1997/01/09 - 1998/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2010 - 2012 | Formadora de gestores de procedimento da A3ES aquando do seu processo de recrutamento | Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal |
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/09 - 2022/08 | S4F - Competências de Futuro? O Valor e a Eficácia de um Ensino Superior Baseado em Competências
Provided by PTCRIS: PTDC/CED-EDG/29726/2017
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2013/04 - 2015/12 | Desafios Globais, Iniciativas Nacionais e Respostas Institucionais: Mapeando a Transformação das Instituições de Ensino Superior
Portuguesas no Dealbar do Século XXI
Provided by PTCRIS: EXCL/IVC-PEC/0789/2012
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2005/01 - 2008/09 | Avaliação Nacional da Satisfação dos Estudantes do Ensino Superior ANSEES
Provided by PTCRIS: POCI/ESC/59967/2004
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/11/01 - Atual | As mudanças nas políticas de acesso ao ensino superior durante a COVID-19: impacto na equidade
EDULOG/PA/2022
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
EDULOG - Fundação Belmiro de Azevedo
Em curso
|
2018/09 - Atual | S4F Skills for the future
PTDC/CED-EDG/29726/2017
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2020/01/02 - 2021/07 | Estudantes Nacionais e Internacionais no Acesso ao Ensino Superior
n/a
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
|
EDULOG - Fundação Belmiro de Azevedo
Concluído
|
2015 - 2019 | Acesso, sucesso e insucesso. Percursos estudantis no Ensino Superior
n/a
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
|
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)
Desativado
|
2014 - 2017 | Padrões de mobilidade dos estudantes do ensino superior
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
|
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) |
2014 - 2016 | Global Challenges, National Initiatives, and Institutional Responses - Mapping the Transformation of Portuguese Higher Education
Institutions at the dawn of the twentieth-first century
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011 - 2013 | Identifying barriers in promoting European Standards and Guidelines for Quality Assurance at institutional level (IBAR)
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
|
European Commission |
2011 - 2013 | Tendências recentes no ensino superior português
n/a
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
|
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) |
2011 - 2013 | Os académicos no sistema de ensino superior português
n/a
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
|
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)
Concluído
|
2009 - 2010 | TRUE- GGHE Governing and Governance in Higher Education
EuroHESC/0001/2008 project
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2005 - 2008 | Governing Access to Higher Education System
n/a
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
2004/01/01 - 2008 | National Evaluation of Student Satisfaction within Higher Education Institutions
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2003 - 2003 | Managerialism, Higher Education, Higher Education Institutions; Key Actors
n/a
Outra
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
|
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior |
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/09/01 - 2033/10 | Post-COVID Skills 4 Competencies for the future in Higher Education
POCH-02-53I2-FSE-000003
Investigador
Cooperativa de Formação e Animação Cultural CRL, Portugal
|
Programa Operacional Capital Humano
Em curso
|
2021 - 2026 | European Network on international student mobility
COST Action CA20115
Investigador
European Cooperation in Science and Technology, Bélgica
|
Em curso
|
2012 - 2013 | Quality Assurance and Excellence in Higher Education
n/a
Investigador
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal
|
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/12/06 | Thematic Review on the Impact of Covid-19 on the Social and Cultural Integration of International Students | SRHE Conference “Mobilities in Higher Education”
Society for Research into Higher Education (SRHE)
|
2022/11/14 | Ensino superior em perspetiva: a carreira de docência e investigação, mesa-redonda, organizada pela Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (AEFPCEUP) e moderada pelo Professor Doutor António Magalhães. | “Ensino superior em perspetiva: a carreira de docência e investigação" |
2022/10/06 | Thematic Review on the impact of COVID-19 on the social and cultural integration of international students | Tartu (hybrid) Conference on International Student Mobility: Connecting Research and Practice
Estonian National Museum, Muuseumi tee 2, Tartu, Estonia (Tartu, Estónia)
|
2022/09/28 | Desafios para a internacionalização do Ensino Superior em Portugal: Experiências durante a pandemia | 2.º Encontro de Inovação da Universidade Católica
Universidade Católica (Online, Portugal)
|
2022/07/04 | Institutional Accreditation across Europe: do assessment criteria mirror higher education missions? | 14th International Conference on Education and New Learning Technologies
Edulearn - International Conference on Education and New Learning Technologies (Maiorca, Espanha)
|
2022/07 | The impact of the Covid-19 pandemic on international student mobility | Crossing borders, connecting cultures
8th Annual IMISCOE conference
|
2021/11 | How social partners at institutional level work together to ensure participation in quality management (co-construction). | European Sectoral Social Partners in Education Promoting Quality of Academic Teaching and Management in Higher Education,
European Commission-funded and EFEE and ETUCE- coordinated event on Promoting the Quality of Academic Teaching and Management.
(Lisbon, Portugal)
|
2020/10/08 | Inbreeding and research collaborations in Portuguese higher education | Douro webinar on academic inbreeding
A3ES (Portugal)
|
2019/12/06 | Applications to Portuguese higher education: who is left out and who gets in? | Equity in higher education: evidence, policy and practice
EDULOG - Fundação Belmiro de Azevedo (Porto, Portugal)
|
2019/09/28 | Industry-University collaboration in Industrial Doctorates: a trouble-free marriage? | EAIR The European Higher Education Society
University of Leiden (Leiden, Países Baixos)
|
2019/09/26 | Coursework in industrial doctorates: a worthwhile contribution to students' training? | EAIR 41st Annual Forum
University of Leiden (Leiden, Países Baixos)
|
2019/07 | Are Industrial Doctorates Capable of Overcoming Skills Mismatch? | EDULEARN20, the 12th annual International Conference on Education and New Learning Technologies
IATED (Palma de Maiorca, Espanha)
|
2019/06/06 | A importância da avaliação da qualidade no ensino superior português | EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E DESENVOLVIMENTO NA LUSOFONIA
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/11/29 | Avaliação e acreditação em Portugal | Seminário de Avaliação da Implantação da Agência de Acreditação Pedagógica, “Avaliação da qualidade na Europa. Tendências
atuais”
(Brasília, Brasil)
|
2018/11/15 | Quality assurance of third mission activities in Portuguese universities | 13th European Quality Assurance Forum (EQAF)
(Viena, Áustria)
|
2018/10/07 | Building bridges between industry and academia: What is the profile of an industrial doctorate student? | Douro Seminar, “Doctoral Studies: recent developments, challenges and ways forward"
A3ES e CIPES (Viseu, Portugal)
|
2018/08/30 | Inbreeding and research productivity in Portuguese higher education institutions | 31st CHER Annual International Higher Education Conference, under the theme Differentiation and Integration in Higher Education:
Patterns and Dynamics
(Moscovo, Rússia)
|
2018/07/02 | Drop-out and completion among Portuguese students | Edulearn18, the 10th annual International Conference on Education and New Learning Technologies
(Palma de Maiorca, Espanha)
|
2018/07/02 | What actually matters in a philosophy curriculum | Edulearn18, the 10th annual International Conference on Education and New Learning Technologies |
2018/06/22 | Características distintivas dos percursos dos alunos do 1.º ano do ensino superior público | 6th International Congress on Educational Sciences and development, under the theme Acesso, Sucesso e Insucesso: Percursos
estudantis no ensino superior público
(Setúbal, Portugal)
|
2018/06/21 | Determinantes do sucesso no ensino superior: diferenças entre as áreas de estudo | 6th International Congress od Educational Sciences and development, Acesso, Sucesso e Insucesso: Percursos estudantis no ensino
superior público,
(Setúbal, Portugal)
|
2018/03/23 | Can You Judge A Book By Its Cover? Industrial Doctorates In Portugal | 6Th International Conference On Professional Doctorates – Professional Doctorates In A Changing Landscape
(Londres, Reino Unido)
|
2018 | Portuguese institutions’ strategies and challenges to attract international students: external makeover or internal transformation? | 31st CHER Annual International Higher Education Conference, under the theme Differentiation and Integration in Higher Education:
Patterns and Dynamics
(Moscovo, Rússia)
|
2017/11/16 | Barriers to adults’ continuing education | 10th annual International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI17)
(Sevilha, Espanha)
|
2017/09/03 | Actors and factors behind the development of internal quality assurance systems | 9th International Conference on Education and New Learning Technologies (EDULEARN17)
(Barcelona, Espanha)
|
2017/09/03 | Pushed Away From Home? Spatial Mobility of Prospective Higher Education Students and the Enrolment Decision | 39th EAIR Forum, under the theme “Under pressure? Higher education institutions coping with multiple challenges”,
(Porto, Portugal)
|
2017/06/21 | Reasons for the poor employability of the first degree in students’ perceptions | 3rd International Conference on Higher Education Advances (HEAd’17)
(Valência, Espanha)
|
2016/12/07 | Que perceções têm os portugueses sobre o valor da educação? | Edutalks, da EDULOG, think tank da Educação da Fundação Belmiro de Azevedo
Coimbra, auditório da reitoria da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2016/11/17 | The impact of internal quality assurance on teaching and learning in academics’ perceptions | 11th European Quality Assurance Forum (EQAF), under the theme Quality in context – embedding improvement,
(Ljubljana, Eslovénia)
|
2016/10/06 | The Bologna Process and the potential for the creation of an internal higher education market | Douro seminar, under the theme “The visible hand of the internal market: tensions between European competence and national
sovereignty in higher education?”,
(Viseu, Portugal)
|
2016/09/05 | Accepting employability as a mission for higher education? Academics’ perceptions and practices | CHER Annual Conference, under the theme “The University as a Critical Institution?"
(Cambridge, Reino Unido)
|
2015/11/19 | Accreditation outcomes 2010-2015: which programmes fall short of expectations and why | 10th European Quality Assurance Forum (EQAF), under the theme Taking stock and looking forward
(Londres, Reino Unido)
|
2015/09/07 | Higher Education Choices in Portugal: the role of consistency | CHER Annual Conference, under the theme “Global Challenges, National Initiatives, and Institutional Responses – The Transformation
of Higher Education”
(Lisboa, Portugal)
|
2015/09/07 | Internal Quality Assurance Systems in Portugal: what their strengths and weaknesses reveal | CHER Annual Conference, under the theme “Global Challenges, National Initiatives, and Institutional Responses – The Transformation
of Higher Education”
(Lisboa, Portugal)
|
2015/09/07 | The value of first-degrees in Portugal from an employability perspective | 28th CHER Annual Conference under the theme “Global Challenges, National Initiatives, and Institutional Responses – The Transformation
of Higher Education
(Lisboa, Portugal)
|
2015/08/29 | Portugal: shaping student mobility, grappling with adversity | 37th Annual EAIR Forum, under the theme From here to there: Positioning Higher Education institutions
(Krems, Áustria)
|
2015/08/29 | Academic Inbreeding in Portuguese Islands: does insularity play a role? | 37th Annual EAIR Forum, under the theme From here to there: Positioning Higher Education institutions, with the communication
(Krems, Áustria)
|
2015/04/07 | Acesso ao Ensino Superior: as preferências e as escolhas dos estudantes | Seminário "Acesso ao Ensino Superior: Desafios para o Século XXI"
CNE (Conselho Nacional de Educação) (Évora, Portugal)
|
2014/12/11 | Who’s responsible for employability? Student perceptions and practices | 4th international RESUP Conference, under the theme Les missions de l’Université : reconfigurations, articulations et contradictions
(Lyon, França)
|
2014/09/08 | Shifting institutional boundaries through cross-border higher education | 27th CHER Annual Conference under the theme “Universities in transition: shifting institutional and organizational boundaries”
(Roma, Itália)
|
2013/09/09 | Do Portuguese HEIs comply with ESG? The case of teaching staff quality | 26th CHER Annual Conference, Lausanne, Switzerland, under the theme The Roles of Higher Education and Research in the Fabric
of Societies
(Lausanne, Suiça)
|
2012/09/10 | Mapping Portuguese institutional policies on access against the European Standards and Guidelines | 25th CHER Annual Conference under the theme "Higher Education and Social Dynamics"
(Belgrado, Sérvia)
|
2012/09/05 | Routes towards Higher Education: Students’ preferred or feasible choices? | EAIR 34th Annual Forum nder the theme "The Social Contract of Higher Education"
(Stavenger, Noruega)
|
2012/04/12 | Quality and Access: the portuguese case | I Colóquio Multidisciplinar Artes, Humanidades e Ciências Sociais - Desigualdades, Culturas Urbanas e Inclusão
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2011/11/17 | Regaining Trust: Is It Possible? | 6th European Quality Assurance Forum (EQAF)
(Antuérpia, Bélgica)
|
2011/09/07 | Academic inbreeding: contributing to enlighten the phenomenon in the Portuguese academia. | 10TH Conference of the European Sociological Association (CESA), under the theme Social Relations in Turbulent Times
(Genebra, Suiça)
|
2011/06/23 | Enrolment choices in Portuguese higher education: do students behave as consumers? | CHER (Consortium of Higher Education Researchers) Annual Conference”, under the theme What are the prospects for higher education
in the 21st century? Ideas, research and policy
(Reyjjavick, Islândia)
|
2011/01/27 | Higher education reform in Portugal: an historical and comparative perspective of the new legal framework for public universities | Third international RESUP Conferenc "Reforming Higher Education and Research"
(Paris, França)
|
2009/09/10 | Choices and Motivations: The why and how of Portuguese students’ enrolment choices in higher education | CHER (Consortium of Higher Education Researchers) Annual Conference”,
(Porto, Portugal)
|
2008/01/17 | As escolhas dos estudantes do sistema de ensino superior português: a influência dos factores económicos, sociais e culturais. | National seminar “Os jovens e a ciência: interesses, motivações e escolhas profissionais”,
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2008 | Diversity, Excellence and Equity in Access policies: a comparative study | 21th CHER (Consortium of Higher Education Researchers) Annual Conference”, under the theme Excellence and Diversity in Higher
Education. Meanings, Goals, and Instruments,
(Pavia, Itália)
|
2007 | Equity, Access and Institutional Competition | The European Higher Education Society (EAIR)
(Innsbruck, Áustria)
|
2006/08/26 | Students’ preferences and needs in Portuguese higher education. | Annual conference “The European Higher Education Society (EAIR)”
(Roma, Itália)
|
2005/02 | Access in the Portuguese Higher Education System. | Governing Access to Higher Education System
(Cidade do Cabo, África do Sul)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/10/08 - 2020/10/09 | Douro webinar on academic inbreeding (2020/10/08 - 2020/10/09)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal |
2019/12/05 - 2019/12/06 | Member of the Scientific and Organising Committee of the International Conference on Equity in higher education: evidence,
policy and practice (2019/12/05 - 2019/12/06)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
CIPES Centro de investigação de políticas do ensino superior, Portugal EDULOG - Fundação Belmiro de Azevedo, Portugal |
2014/10/09 - 2014/10/11 | Conference Higher Education as Commerce: Cross-Border Education and the Service Directive, promoted by A3ES (Agency for Assessment
and Accreditation of Higher Education) and by CIPES (Center for research on higher education policies), 9-11 de October 2014
in Porto University, Porto, Portugal. (2014/10/09 - 2014/10/11)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal CIPES Centro de investigação de políticas do ensino superior, Portugal |
2012/10/11 - 2012/10/13 | Conference Recent Trends in Quality Assurance, promoted by A3ES (Agency for Assessment and Accreditation of Higher Education) and by CIPES (Center for research on higher education policies), 11-13 de October 2012 in Porto University, Porto, Portugal. (2012/10/11 - 2012/10/13) | Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Portugal CIPES Centro de investigação de políticas do ensino superior, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017/06/15 - 2017/06/16 | ENQA SEMINAR 2017 – Quality Assurance in the European Context, Brussels, Belgium, 15-16 June 2017.
Seminário
|
|
2017/01/30 - 2017/02/03 | CHEA (Council for Higher Education Accreditation) Annual Conference, January 30 – February 1, Washington DC, USA under the
theme “Quality Assurance and Accreditation: Moving Into the Future”.
Conferência
|
|
2017/02/01 - 2017/02/02 | The CIQG (CHEA International Quality Group) Annual Meeting, February 1-2, Washington DC, USA, under the theme “Quality and
Quality Assurance in a Changing World”.
Encontro
|
|
2014/11/13 - 2014/11/15 | EQAF (European Quality Assurance Register), under the Theme Changing Education – Quality Assurance and the shift from teaching
to learning,13-15 November, University of Barcelona, Barcelona, Spain.
Conferência
|
|
2014/10/21 - 2014/10/22 | EQAR (European Quality Assurance Register for Higher Education), 21-22 October 2014, University of Palermo, Italy
Encontro
|
|
2014/01/29 - 2014/01/30 | 2014 Participation in The CIQG (CHEA International Quality Group) Annual Meeting, under the theme Imperatives for Quality
Assurance: international Standards and Innovation January 29-30, Washington DC, USA.
Encontro
|
CIQG (CHEA International Quality Group) Annual Meeting |
2014/01/27 - 2014/01/29 | 2014 Participation in The CHEA (Council for Higher Education Accreditation) Annual Conference, under the theme Innovation,
Disruption and the Status Quo: What do we want for accreditation?, January 27-29, Washington DC, USA.
Conferência
|
CHEA (Council for Higher Education Accreditation) Annual Conference |
2012/09/26 - 2012/09/27 | 2012 Participation in the workshop EUA Doctoral Week, the final event in an EUA-coordinated project on quality management in doctoral education, supported by the European Commission’s Lifelong Learning Programme, 26-27 September 2012, Stockholm, Sweden. | EUA-coordinated project on quality management in doctoral education |
2012/05/03 - 2012/05/04 | 2012 Participation in ENQA (the European Association for Quality Assurance in Higher Education) Workshop – Development of
QA procedures and alignment to the ESG, 3-4 May 2012, Belgrade, Serbia.
Conferência
|
Workshop – Development of QA procedures and alignment to the ESG
ENQA (the European Association for Quality Assurance in Higher Education) , Bélgica
|
2011/06/15 - 2011/06/16 | EUROSTUDENT IV Final Conference, 15-16 June in Copenhagen, Denmark, “under the theme “Closing The Gap – New data on the social
dimension on higher education in Europe, with a public debate on Danish higher education in the light of EUROSTUDENT”.
Conferência
|
“Closing The Gap – New data on the social dimension on higher education in Europe, with a public debate on Danish higher education in the light of EUROSTUDENT”. |
2003/09/04 - 2003/09/06 | 2003 participation in the organization of “16th CHER (Consortium of Higher Education Researchers) Annual Conference”, under
the theme “Reform and Change in Higher Education: Renewed Expectations and Improved Performance”, 4-6 September 2003, in Porto,
Portugal.
Conferência
|
CHER "Reform and Change in Higher Education: Renewed Expectations and Improved Performance"
CIPES Centro de investigação de políticas do ensino superior, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017/04/03 | Arguente principal da tese de doutoramento de Dani Torrents Vilà, intitulada “Estratègies d’accés a la universitat i origen
social L´adaptació de l’estidiant al seu perfil socioeconòmic i al context institucional com a font de diferenciació educativa”,
dirigida por Dr. Jordi Planas Coll e orientada por Helena Troiano Gomà, defendida no dia 3 de Abril de 2017, na Universidade
Autónoma de Barcelona, Departamento de Ciências Sociais e jurídicas.
Arguente principal
|
Dani Torrents Vilà (Doutoramento)
Universidade Autónoma de Barcelona, Departamento de Ciências Sociais e jurídicas. , Espanha
|
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/11 - 2023/05 | Erasmus+ Educação e Formação: avaliação e análise dos contributos e sinergias para a internacionalização | Agência Nacional ERASMUS+ EF, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2012/06/01 - 2012/06/01 | "Access policies in Portuguese Higher Education" (2 horas) of the curricular unit "Analysis of higher education policies" | Programa Doutoral em Estudos do Ensino Superior (Doutoramento) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2012/04/12 - 2012/04/12 | "Current evaluation system in Portuguese Higher Education" (6 horas) da unidade curricular "Management and Evaluation in Higher education", em 12 de Abril de 2012. | Estudos de Ensino Superior (Doutoramento) | CIPES Centro de investigação de políticas do ensino superior, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2023/03/13 | Entrevista a Clara Viana, do jornal Público, para a peça jornalística "Universidades continuam a preterir professores que lhes sejam estranhos". | Público |
2023/02/02 | Entrevista a Samuel Silva, do jornal Público, para a peça jornalística "Ministros da Educação e Ensino Superior em desacordo sobre fim dos exames nacionais". | Público |
2023/01/27 | Entrevista a Samuel Silva, do jornal Público, para a peça jornalística "Quotas para alunos pobres propostas pelo Governo não têm paralelo na Europa". | Público |
2023/01/19 | Acesso ao ensino superior: um momento de ponderação | |
2022/07/18 | Ainda os rankings das escolas: uma fotografia monocromática | Público |
2020/02/09 | Breve entrevista para a peça jornalística "Universidades privadas estão a crescer mais do que as públicas" de Samuel Silva, no Público. | Público |
2019/12/06 | Quem não tem dinheiro para estudar fora não faz uma escolha livre | Público |
2018/08/01 | Proporção de mulheres entre os diplomados com o nível mais baixo em duas décadas | Público |
2017/09/21 | O problema coloca-se "quando os melhores candidatos nem sequer são considerados" | Público |
2015/06/17 | Mais de 12 % dos alunos deixam o ensino superior | Sol |
2010/12/15 | Entrevista ao Jornal de Letras, enquadrada no Tema Educação, a propósito da avaliação das escolas, intitulada "Por um modelo multidimensional". pp. 9-10 | Jornal de Letras |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2019/12/06 - Atual | Informação | É mais difícil aceder ao Ensino Superior Público no Porto |
2016/12/06 - Atual | Maioria dos alunos diz que pais não ajudam no TPC | Que percepções têm os portugueses sobre o valor da educação? |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2015 - Atual | The European Higher Education Society (EAIR) | |
2013 - Atual | Consortium of Higer Education Researchers (CHER) |
Distinções
Outra distinção
1998 | Engenheiro António de Almeida award- Best student of graduation in Philosophy |