???global.info.a_carregar???
Maria Helena Venâncio Martins. Concluiu o(a) Doutoramento em n.a. em 2006 pelo(a) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Mestrado em Mestrado em Educação Especial em 1996 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Licenciatura em Licenciatura em psicologia em 1991 pelo(a) Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação e Bacharelato em Curso de Educadores de Infância em 1982 pelo(a) Universidade de Évora. É Professor Auxiliar no(a) Universidade do Algarve - Campus de Gambelas. Publicou artigos em revistas especializadas e diversos capítulos em livros da área da Educação, Educação Especial, Resiliência Gerontopsicologia . Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia e Ciências Sociais . Nas suas atividades profissionais interagiu com colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Deficiências; Educação Inclusiva; Inclusão No Ensino Superior; Inclusão; Políticas e Inclusão no Ensino Superior; Resiliência e Vulnerabilidade Desenvolvimental; Saúde, Bem-Estar e Psicologia Positiva. Maria Helena Venâncio Martins. She completed her PhD in n.a. in 2006 from the University of Algarve Faculty of Human and Social Sciences, Master's degree in Special Education in 1996 from the University of Lisbon Faculty of Human Kinetics, Degree in Psychology in 1991 from the Instituto Superior de Applied Psychology Center for Research in Education and Bachelor's degree in Childhood Educators Course in 1982 from the University of Évora. She is an Assistant Professor at the University of Algarve-Campus de Gambelas. He has published articles in specialized journals and several chapters in books in the areas of Education, Special Education, Resilience Gerontopsychology. She works in the area(s) of Social Sciences with an emphasis on Psychology and Social Sciences. In his professional activities, he interacted with collaborator(s) in co-authoring scientific works. In your Science Vitae curriculum, the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural production are: Disabilities; Inclusive education; Inclusion in Higher Education; Inclusion; Policies and Inclusion in Higher Education; Developmental Resilience and Vulnerability; Health, Wellbeing and Positive Psychology.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Helena Venâncio Martins

Nomes de citação

  • Martins, Maria

Identificadores de autor

Ciência ID
1F1A-06A4-F930
ORCID iD
0000-0001-5964-4482

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2006
Concluído
Doutoramento (Doutoramento)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"Contribuições para a análise de crianças e jovens em situação de risco- Resiliência e desenvolvimento" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por Unanimidade
1996
Concluído
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Contributos para uma análise Avaliativa da Intervenção Precoce - As Representações dos Profissionais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por Unanimidade
1991
Concluído
Licenciatura em Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Psicologia da Educação
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
"Educação Especial - Integração de crianças com Necessidades Educativas Especiais na Escola Regular" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14 Valores
1982
Concluído
Curso de Educadores de Infância (Bacharelato)
Escola Normal de Educadores de Infância de Évora, Portugal
"n.a." (TESE/DISSERTAÇÃO)
15 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/03/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
Universidade do Algarve, Portugal
2016 - 2018 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Algarve, Portugal
2013 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2006/05/28 - 2012/03/01 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1999/04/10 - 2006/04/28 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1994/02/12 - 1999/08 Educador de infância (Educador de Infância) Ministério da Educação, Portugal
1990/09/02 - 1992/02/28 Coordenador Técnico (Assistente Técnico) Ministério da Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/01/31 - Atual Coordenação do Grupo de Trabalho para o Apoio aos Estudantes com Deficiências no Ensino Superior (GTAEDES) Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
Grupo de Trabalho para o Apoio ao Estudante com Deficiência no Ensino Superior, Portugal
2013/05/25 - Atual Coordenadora do Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2010/01/01 - Atual Elemento da Comissão de Creditação do Mestrado em Psicologia da Educação Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2010/01/01 - Atual Elemento da Comissão de Creditação da Licenciatura de Psicologia Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2015/01/20 - 2019/07/31 Elemento da Comissão Coordenadora do Mestrado em Educação Especial – Domínios Cognitivos e Motor (1592) Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2013 - 2015 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2009/01/01 - 2014/03/24 Diretora da Licenciatura de Psicologia Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2012/06/28 - 2013/11/24 Subdirector de Unidade Orgânica Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2006/03/02 - 2009/12/31 Sub-Diretora da Licenciatura de Psicologia Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2006/03/01 - 2009/12/31 Coordenadora da Comissão de Estágios da Licenciatura de Psicologia Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
1994/09/12 - 1999/08/31 Coordenadora Direção Regional de Educação do Algarve, Portugal
Coordenação Distrital de Educação Especial - Direção Regional de Educação do Algarve, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/11/25 - Atual Centro Universitário de Investigação em Psicologia (CUIP) Universidade do Algarve, Portugal
Universidade do Algarve, Universitário de Investigação em Psicologia (CUIP), Portugal
2021/06/01 - 2023/11/24 CIEP-UE - Elemento de Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora Universidade do Algarve, Portugal
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
2018/01/01 - 2021/05/28 Membro de Unidade de Investigação Centro de Investigação em Psicologia - Universidade Autónoma de Lisboa Universidade do Algarve, Portugal
Universidade Autónoma de Lisboa Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2007/02 - 2011/12 Membro da Unidade de Investigação do Instituto de Psicologia Cognitiva – Desenvolvimento Vocacional e Social Linha de Investigação: Saúde e Bem-Estar nos contextos Educativos e Profissionais Universidade do Algarve, Portugal
Universidade de Coimbra, Portugal
1992/04/01 - 1993/08/31 Licença Sabática para realização da Tese de Mestrado em Educação Especial, Bolseira do Secretariado Nacional de Reabilitação Direção Regional de Educação do Algarve, Portugal
1990/09/02 - 1992/12/31 Psicóloga Educacional Direção Regional de Educação do Algarve, Portugal
1989/09/01 - 1990/07/31 Psicóloga Educacional Coordenação Distrital de Educação Especial - Direção Regional de Educação do Algarve, Portugal
1989/09/01 - 1990/07/28 Coordenação Distrital do Ensino Especial - Direção Regional de Educação do Algarve Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/12/01 - Atual "Stronger Youth" - Empowering young people social competences and soft skills through peer mentoring
ID KA220-YOU-3BAF79FF
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Erasmus
Em curso
2017/05/05 - 2019/12/30 CONCEPÇÕES DE DEFICIÊNCIA EM UNIVERSITÁRIOS: estudos em contextos internacionais distintos - CAAE - 84374018210015398
Investigador
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Bauru, Brasil
Universidade Estadual Paulista - FAPESP
Concluído
2018/11/01 - 2019/06/30 "Estudantes com deficiência no Ensino Superior: Análise da realidade e desconstrução de estigmas"
Bolsa da CAPES
Orientador
Universidade Autónoma de Lisboa Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Em curso
2019/05/23 - 2019/05/28 Caminando hacia la inclusión Social y educativa en la Universidad: Diseno, Desarrollo y Evaluáción de un programa de formación para el professorado”
Erasmus +
Orientador
Universidade Autónoma de Lisboa Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Em curso
2015/09/01 - 2016/07/31 Estruturação de Serviços de Apoio para Estudantes Universitários com NEE no Brasil e em Portugal
P-99999.002554 / 2015-01)
Orientador
Concluído
2013/05/01 - 2015/10/31 Estudantes Não-tradicionais no ensino superior: investigar para guiar a mudança institucional
PTDC/IVC-PEC/4886/2012
(FCT, Ref. PTDC/CPE-CED/108739/2008)
Investigador
Universidade do Algarve Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ana Paula Camilo Ciantelli; Martins, Maria; Leite, Lúcia. Autor correspondente: Ana Paula Camilo Ciantelli. "A trajetória académica de uma estudante com baixa visão numa Universidade Pública Portuguesa.". 2020.
    Publicado
  2. Martins, Maria; Ana Paula Camilo Ciantelli,; Lúcia Pereira Leite. "Diversidade no Ensino Superior: a Inclusão de estudantes com deficiência na Universidade do Algarve". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação - Inclusão e Diversidade, Lisboa, 2019.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Anabel Moriña; Maria Helena Martins. "Success and self-determination: a systematic review of the narratives of students and graduates with disabilities". Higher Education Research & Development (2024): https://doi.org/10.1080/07294360.2023.2293191.
    10.1080/07294360.2023.2293191
  2. Ana Paula Camilo Ciantelli; Maria Helena Martins; Lúcia Pereira Leite. "Inclusão de estudantes com deficiência na Universidade: Retratos do Brasil e de Portugal". Revista Educação e Políticas em Debate (2023): https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n1a2024-71966.
    10.14393/REPOD-v13n1a2024-71966
  3. Ricardo Baptista; Maria Eduarda Ferreira; João Costeira; Maria Helena Martins. "Abrindo portas para a inclusão". Revista Docência do Ensino Superior (2022): https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.39486.
    10.35699/2237-5864.2022.39486
  4. Maria Helena Venâncio Martins; Anabel Moriña. "Resilience factors in students with Disabilities at a Portuguese University". Pedagogika (2022): https://doi.org/10.15823/p.2022.146.6.
    10.15823/p.2022.146.6
  5. MARTINS, MARIA HELENA VENÂNCIO; MELO, FRANCISCO R. L. VIEIRA DE; MARTINS, CÁTIA. "SERVIÇOS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NAS UNIVERSIDADES: DIFICULDADES E DESAFIOS". Educação em Revista 37 (2021): http://dx.doi.org/10.1590/0102-469827022.
    Publicado • 10.1590/0102-469827022
  6. Ana Paula Camilo Ciantelli,; Martins, Maria; Lúcia Pereira Leite. "A trajetória académica de uma estudante com baixa visão numa Universidade Pública Portuguesa". Anais do VI Seminário Nacional de Educação Especial/XVII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva 3 3 (2021): https://periodicos.ufes.br/snee/issue/view/1281.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Martins, Maria; Leite, Lúcia; Oliveira, Taíze. "Adoção de Crianças com Deficiência: Implicações ao Estado". Revista Jurídica 04 66 (2021): 104-132.
    Acesso aberto • Publicado • http://dx.doi.org/10.21902/revistajur.2316-753X.v4i66.5500
  8. Piedade, Catarina; Marcelo, Beatriz; Porto, Saulo; Martins, Maria. "A PERTURBAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESPECÍFICA - Um olhar diferente sobre esta realidade". OMNIA 10 2 (2020): 13-28.
    Publicado
  9. Lins Vieira de Melo, Francisco Ricardo; Martins, Maria-Helena; Borges, Maria-Leonor; Gonçalves, Teresa. "As vozes dos estudantes universitários com deficiência nas instituições públicas de ensino superior no Brasil e em Portugal (2008–2015)". Revista Iberoamericana de Educación Superior X 28 (2019): 42-65. http://dx.doi.org/10.22201/issue.20072872e.2019.28.428.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22201/iisue.20072872e.2019.28.428
  10. Esteves, Inês; Bica, Isabel; Cunha, Madalena; Aparício, Graça; Ferreira, Manuela; Martins, Maria Helena. "A importância da resiliência e de um suporte social efetivo na vivência da gravidez e maternidade precoces". Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental Especial 6 (2018): http://dx.doi.org/10.19131/rpesm.0207.
    Publicado • 10.19131/rpesm.0207
  11. Martins, Maria; Susana Menéndez; Cátia Martins; Maria Cristina de Oliveira Salgado Nunes. "Psychometric properties of the Negative Stereotypes Towards Aging Questionnaire (CENVE) among a sample of Portuguese adults". Psicologia: Reflexão e Crítica 31 1 (2018):
    Publicado
  12. Borges, Maria Leonor; Martins, Maria Helena; Gonçalves, Teresa; Lucio-Villegas, Emílo.. "Desafios institucionais à inclusão de estudantes com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Superior". Revista Portuguesa de Educação 30 2 (2017): 7-31. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.10766.
    Publicado • 10.21814/rpe.10766
  13. Maria Helena Martins; Maria Leonor Borges; Teresa Gonçalves. "Attitudes towards inclusion in higher education in a Portuguese university". International Journal of Inclusive Education 22 5 (2017): 527-542. https://doi.org/10.1080/13603116.2017.1377299.
    Publicado • 10.1080/13603116.2017.1377299
  14. Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; Martins, Maria Helena. "Legislação para estudantes com deficiência no ensino superior no Brasil e em Portugal: algumas reflexões". Acta Scientiarum. Education 38 3 (2016): 259-269. http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v38i3.30491.
    Publicado • 10.4025/actascieduc.v38i3.30491
  15. Martins,Maria Helena Venâncio; Neto,Vanessa Clemente; Martins, M.H.V.; Neto, V.C.. "Resilience and self concept of competence in institutionalized and non institutionalized young people". PSICOLOGIA 30 2 (2016): 61-76. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492016000200006.
    10.17575/rpsicol.v30i2.1122
  16. Matos, F.; Martins, H.; Jesus, S.N.; Viseu, J.. "PREVENTION OF VIOLENCE THROUGH THE RESILIENCE OF STUDENTS". Psicologia, Saúde & Doença 16 1 (2015): http://dx.doi.org/10.15309/15psd160105.
    10.15309/15psd160105
  17. Martins, Maria; Freitas, Joana; Davis, Don. "Contributions to the validation of the Humility Relational Scale. 1(1 1):1-9.". Open Science Journal of Psychoogy, Published online December 20, 2013; 01/2014; 1 1 (2014): 1-9.
    Publicado
  18. Martins, Maria; Palma, Patrícia. "Promoting Resilience in Children Institutionalized.". Atención Primaria, 45, 62 45 62 (2013):
    Publicado
  19. Martins, Maria; Brites, R. S. R; Pires, M. T.. "Parenting a Diabetic Child: Self Efficacy and Disease’s active Support (EHPS abstracts),". Psychlogy & Health, 26, 73 - 253. 26 suppl 2:6 (2011): 73-253.
    Publicado
  20. Martins, Maria. "Envolvimento familiar na Intervenção Precoce". Educação, Indivíduo, Sociedade 1 1 (2000): 151-180.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Martins, Maria; Santos, Teresa. "FAMÍLIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CAMINHOS PARA PRÁTICAS MAIS COLABORATIVAS .". In Família, Deficiência e Inclusão, 157-182. Brasil: Editora Juruá, 2023.
    Publicado
  2. Martins, Maria; Mata Andreia; Freitas, Sara. Autor correspondente: Martins, Maria. "Fatores promotores de Resiliência em Estudantes com Deficiência no Ensino Superior.". In Educação Inclusiva: Atitudes que transformam, 117-140. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas, 2021.
    Publicado
  3. Martins, Maria; Borges, Maria Leonor. Autor correspondente: Martins, Maria. "Inclusão na Sala de Aula – O Desenho Universal da Aprendizagem como resposta à diversidade.". In Educação Inclusiva: Atitudes que transformam, 45-68. Lisboa, Portugal: Edições Universitárias Lusófonas, 2021.
    Publicado
  4. Martins, Maria. "A Vinculação: porto seguro para o desenvolvimento da criança com deficiência ou em risco desenvolvimental". In Construindo a Educação Inclusiva: Teoria e Prática, 155-170. Lisboa, Portugal: Editora Papa Letras, 2020.
    Publicado
  5. Ana Paula Camilo Ciantelli, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade E; Leite, Lúcia; Acuna, José; Martins, Maria. "A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA ESCOLAR JUNTO AO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA". In E-book: Construindo diálogos na educação inclusiva: acessibilidade, diversidade e direitos humanos; ISBN: 978-65-86901-17-7, editado por Editora Realize;, 34-53. Campina Grande, Brasil: Campina Grande: Realize Editora, 2020., 2020.
    Publicado
  6. Martins, Maria; Borges, Maria Leonor; Teresa Gonçalves. "Vozes de estudantes com deficiência no ES: O que pensam? O que desejam?". In Transição para a vida adulta: Percursos reais, possíveis e desejáveis., 141-149. Beja, Portugal: IPBeja, Adelaide Espírito Santo, 2019.
    Publicado • 10.22533/at.ed.29219150114
  7. Martins, Maria. "Envelhecer com Resiliência e Sabedoria - Podem os ganhos compensar as perdas nesta etapa da vida?". In Resiliência - Novos olhares face aos desafios do nosso tempo. Lisboa, Portugal: Edições ex-Libris, 2018.
    Publicado
  8. Martins, Maria; Borges, Maria Leonor; Teresa Gonçalves. "Desafios da Inclusão de Estudantes com Deficiência no Ensino Superior: Para onde vamos?". In Estudantes não-tradicionais no Ensino Superior, editado por SAndra Valadas, 145-166. Coimbra, Portugal: Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior /Instituto Politécnico de Coimbra, 2018.
    Publicado
  9. Martins, Maria; Borges, Maria Leonor; Teresa Gonçalves. "Estudantes com NEE no Ensino Superior - A resposta institucional na Universidade do Algarve". In Univers(al)idade-Estudantes não tradicionais no Ensino Superior: Transições, Obstáculos e Conquistas. Faro, Portugal: Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO) e Universidade do Algarve, 2016.
    Publicado • Editor
  10. Martins, Maria; Jesus, Saul Neves.; Almeida, Ana Susana. "Da Educação Especial à Escola Inclusiva., In Claus Dieter Stobaus & Juan José Mosquera (Orgs).". In Educação Especial – Em direção à Educação Inclusiva,, 61-76. Porto Alegre: Edições PUCRS, 2012.
    Publicado
Edição de livro
  1. Martins, Maria; Maria Leonor Borges; Cláudia Luísa. II Congresso Internacional - Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Múltiplos Olhares. Faro, Portugal: Publicação da ESEC, Universidade do Algarve - Coordenação Científica e Organização do Ebook. 2017.
    Publicado
  2. Martins, Maria. Envelhecimento e Resiliência - Perspetivas para a reabilitação do Idoso.. Faro, Portugal: Edition: GREI, Publisher: Grupo de Estudos Interdisciplinares Giordano Bruno - GREI. 2015.
    Publicado
  3. Martins, Maria. I congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construindo Boas Práticas.. Faro, Portugal: ESEC: Universidade do Algarve. 2015.
    Publicado • Editor
  4. Martins, Maria. Resiliência Familiar - Revisão Teórica, conceitos emergentes e principais desafios. - GREI, Editor: GREI, ISBN: 978-989-98670-9-3;. Faro, Portugal: GREI, Publisher: Grupo de Estudos Interdisciplinares Giordano Bruno. 2014.
    Publicado
Manual
  1. Martins, Maria. Boas Praticas na Inclusão de Estudantes com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais na Universidade do Algarve. Lisboa, Portugal: Edição Instituto Português da Qualidade; ISBN 978-972-763-182-7. 2020.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Martins, Maria; Carmo, Maria; Guerreiro, Mariana; Rosa, Susana. "Fatores Promotores de Resiliência nos Idosos". Trabalho apresentado em XVII Encontro de Psicologia, Universidade do Algarve, 2018.
Tese / Dissertação
  1. Martins, Maria Helena Venâncio. "Contribuições para a análise de crianças e jovens em situação de risco: resiliência e desenvolvimento". Mestrado, 2005. http://hdl.handle.net/10400.1/8497.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/07/20 Resilience and Subjective Well-Being in Helping Professionals: The protective role of Hope in Burnout
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2023/07/20 Adaptation and validation of the Child and Youth Resilience Measure for the Portuguese culture
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2023/07/20 Adaptação e Validação de Escala de Resiliência para Crianças
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2023/07 Burden, quality of life, coping and resilience - Contributions to studies of families with children with cerebral palsy
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2022/07/14 A relação entre os intervenientes em Intervenção Precoce na Infância: O olhar dos Profissionais e da Família
Instituto de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/07/12 Abrindo portas para a Inclusão: Perceções sobre Educação Inclusiva e Desenho Universal para a Aprendizagem de uma amostra de Professores do Ensino Superior
Instituto de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/05/28 Mesa Redonda: Eixo 3 - Inclusão da pessoa com deficiência
Grudhe, apoiado pela CAPES e FAPERJ (Brasil)
2020/11/11 Intellectual and Cultural Humility: Evidence of validity scalles in Portugal XII Congresso Internacional e XVII Nacional de Psicologia Clínica
Universidade de Granada (Santander, Espanha)
2020/10/27 A trajetória académica de uma estudante com baixa visão numa universidade Portuguesa VI Seminário Nacional de Educação Especial / XVII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva
Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial do Centro de Educação da Ufes (Espírito Santo., Brasil)
2020/10/23 Resiliência, Bienestar psicológico y percepción de Salud en ancianos institucionalizados y no institucionalizados II Congreso Nacional de Envejecimiento y Salud y el XIII Congreso Internacional de Psicogerontología (INFAD)
Universidad de Guanajuato (Guanajuato, México)
2019/11/30 A Inclusão escolar no Ensino Obrigatório e superior: Desafios e oportunidades de melhoria II Seminário Internacional da Inovar Autismo
Inovar Autismo (Vendas Novas, Portugal)
2019/10/26 Formación permanente del profesorado universitario en discapacidad: Análisis desde la voz de docentes que desarrollan una pedagogía inclusiva VI Congresso Internacional : Educação Inclusiva: Olhares pelo Caminho
Pró-Inclusão, Associação de Professores de Educação Especial (Santarém, Portugal)
2019/10/25 A Inclusão de Estudantes com Deficiência no Ensino Superior - Fatores promotores de Resiliência VI Congresso Internacional - Educação Inclusiva: Olhares pelo Caminho
Pró-Inclusão, Associação Nacional de Professores de Educação Especial (Santarém, Portugal)
2019/06/16 DIVERSIDADE NO ENSINO SUPERIOR: A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE DO ALGARVE II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade (III CIEAE)
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/05/11 A promoção do Bem-Estar no Processo de Transição para o Pós-Escolar – Alunos com Deficiência e/ou Necessidades Educativas Especiais, V Congresso Ibero.Americano de Psicologia da Saúde, I Congresso Promoção da Saúde e do Bem.Estar no Ensino Superior
Universidade do Algarve, CIEO (F, Portugal)
2019/05/10 Envelhecimento, Bem-Estar e Qualidade de Vida: Intervenção na Demência V Congresso Ibero.Americano de Psicologia da Saúde, I Congresso Promoção da Saúde e do Bem.Estar no Ensino Superior
Universidade do Algarve, CIEO (Faro, Portugal)
2019/05/10 As vozes dos estudantes com deficiência na Universidade do Algarve: dificuldades e satisfação face à inclusão universitária V Congresso Ibero.Americano de Psicologia da Saúde, I Congresso Promoção da Saúde e do Bem.Estar no Ensino Superior
Universidade do Algarve, CIEO (Faro, Portugal)
2019/05/10 As vozes dos Pais e dos Técnicos: A colaboração e envolvimento familiar na Intervenção Precoce na Infância V Congresso Ibero.Americano de Psicologia da Saúde, I Congresso Promoção da Saúde e do Bem.Estar no Ensino Superior,
Universidade do Algarve, CIEO (Faro, Portugal)
2019/05 A Intervenção na Demência V Congresso Ibero.Americano de Psicologia da Saúde, I Congresso Promoção da Saúde e do Bem.Estar no Ensino Superior,
Universidade do Algarve, CIEO (Faro, Portugal)
2019/04/26 Contributos da Intervenção Psicológica SEMINÁRIO EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO:
Ordem dos Psicólogos, Especialidades da Psicologia, Escola Secundária de Loulé (Loulé, Portugal)
2019/02/20 Universidade para Todos ? A Inclusão de Estudantes Autistas no Ensino Superior! Jornadas Pedagógicas
Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação (Faro, Portugal)
2019/01/26 Nada por nós sem nós, Fatores promotores de resiliência em Estudantes com Deficiência no Ensino Superior I Simpósio Educação Inclusiva do Algarve, Autonomia, Flexibilidade e Inclusão
Pró-Inclusão, Associação Nacional de Docentes de Educação Especial e Universidade do Algarve (Fa, Portugal)
2018/11/29 Vozes dos estudantes com Deficiência no Ensino Superior": O que pensam, O que sentem? O que desejam Encontro Ibérico em Necessidades Educativas Especiais " Transição para a Vida Adulta
Instituto Politécnico de Beja (Beja, Portugal)
2018/09/15 Inclusão na sala de aula - O Desenho Universal da Aprendizagem como resposta à diversidade? Comunicação no Seminário Internacional Educação Inclusiva - Atitudes que transformam, intituladas "
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
2017/11/23 Promoção da Inclusão e Multiculturalidade e Educação Congresso Internacional de Neurociências, Psicopedagogia e Inclusão Escolar,
Agrupamento de Escolas João de Deus de Faro - Escola Secundária João de Deus (Faro, Portugal)
2017/11/07 Attitudes towards inclusion in Higher Education in a portuguese University I Congreso Internacional sobre Universidad e Inclusión
Departamento de Empresa y Conocimiento, la Red Vivas de Universidades y el Ayuntamiento de Barcelona (Barcelona, Espanha)
2017/05/11 Transição da Vida Ativa para a Reforma I Jornadas de Envelhecimento Ativo
Delegação Faro-Loulé da Cruz Vermelha Portuguesa, em colaboração com a UAlg, realizado no Anfiteatro Teresa Gamito (Faro, Portugal)
2016 Support Office for Students with SEN at the University of Algarve: Past, present and future! I II International Congress Interdisciplinarity in Social and Human Sciences. CIEO.
Universidade do Algarve. (Faro, Portugal)
2016 The voices of University students with disabilities. II International Congress Interdisciplinarity in Social and Human Sciences. CIEO.
Universidade do Algarve. (Faro, Portugal)
2015/11 La Atención al Alumnado com Discapacidad en la Universidad de Algarve I Jornadas de Educación Inclusiva y Ensenãnza Superior: Retos actuales y Buenas Práticas
Facultad Ciencias de la Educación , Universidad de Sevilha. (Sevilha, Espanha)
2015/04 Solidão não rima com Inclusão…Vamos ler juntos? IV Encontro Partilhar Leituras - Leituras Inclusivas
Biblioteca Municipal de Faro. (Faro, Portugal)
2015/04 “Paz, como se faz?”, n Conferência 70 anos a Educar para a Paz
Edifício Duarte Pacheco, Sala da Assembleia Municipal de Loulé. (Lou, Portugal)
2015/04 A Paralisia Cerebral Conferência Saber para Crer – Abordagem sobre a Paralisia Cerebral
Biblioteca Municipal de Faro. (Faro, Portugal)
2013/12 Psicologia do Envelhecimento", Comunicação nas II Jornadas de Ciências Farmacêuticas do Algarve
NeCiFarm, Universidade do Algarve, Auditório da Faculdade de Economia. (Faro, Portugal)
2013/04 Resiliência: Implicações na Educação e na Saúde Reunião da SPA/SPP e Encontro da APAS
Escola Superior de Saúde de Faro. (Faro, Portugal)
2013/04 Para além dos riscos e adversidades: A Resiliência Familiar Conferência na Reunião da A.P.A.S. - "Da família, da escola , do futuro"
APPAS e Sociedade Portuguesa de Pediatria, Auditório da Escola Superior de Saúde, Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2011/10 Vamos conhecer as crianças e jovens com Autismo – Perspetivas de Intervenção Comunicação no IV Encontro da Pessoa Excecional do Algarve, intitulada
APEXA - Auditório Municipal de Albufeira. (Albufeira, Portugal)
2011/04 Deteção e Atuação Precoce no Autismo Conferência Da Deteção à Vida Adulta - Autismo
APPDA- Algarve no Auditório do IPJ- de Faro. (Faro, Portugal)
2007/12 Factores Protecção e Factores de Risco – Intervenção com crianças e jovens com NEE Seminário Intervenção Psicossocial na Deficiência
Jornadas da Deficiência no Concelho de Lagos, NECI, CASLAS- Casa de Santo Amaro e Câmara Municipal de Lagos. (Lagos, Portugal)
2007/11 Dificuldades de Aprendizagem Colóquio Dificuldades de Aprendizagem
rojecto Ludo-Rodas da Casa da Primeira Infância, na Sala de Assembleia Municipal da Câmara Municipal de Loulé. (Loulé, Portugal)
2006/11 Diagnóstico de Situações de Risco - Factores de Risco e Factores de Resiliência Seminário Risco: O tempo de Vida da Criança
Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do Bombarral. (Bombarral, Portugal)
2005/11 Desenvolvimento, Resiliência e Saúde Mental – Um novo olhar para um velho tópico Seminário – Saúde Mental, Arte e Cultura
ASMAL e Universidade do Algarve. (Faro, Portugal)
2004/06 Resiliência e Desenvolvimento – Crianças e jovens em situação de risco P. Colóquio – Desenvolvimento da Criança - inserido no Ciclo de Colóquios “Formar e Educar
Projecto Integrado de Desenvolvimento Social “Crescer a Sorrir, Promovido pela Casa da primeira Infância, em Loulé (Loulé, Portugal)
2002/05 Educação Pré-Escolar e Deficiência Encontro Alarga a Roda
organizado pelo Centro Radial – Centro de Recursos para o Desenvolvimento Educativo/Associação In Loco – Intervenção, Formação e Estudos para o Desenvolvimento local (Alte, Portugal)
2000/11 Envolvimento Familiar na Intervenção precoce – Caminhos e suas Encruzilhadas II Colóquio – A Educação nos Horizontes do Século XX
Instituto de Educação e o Ministério da Educação, na Universidade Católica Portuguesa, (Lisboa, Portugal)
1999/04 Políticas Educativas e Mudanças no Campo Educativo Seminário Transição para a Vida Adulta – Assegurar o direito à diferença
Ministério da Educação, com o apoio da Iniciativa Comunitária Emprego e Adapt. Eixo Youthstart (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016/09/01 - 2028/05/01 Famílias com Filhos com NEE - Coparentalidade, Coesão e adaptabilidade como promotores da resiliência
Orientador de Edna Liane Franco Fernandes
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2022/09/01 - 2023/12/12 Aplicação de um programa de Intervenção Psicoeducativa em Idosos Institucionalizados
Orientador
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2022/09/01 - 2023/12/07 Burnout, Qualidade de Vida e Resiliência em Profissionais de Relação de Ajuda
Orientador de Rita Figueira Rafael
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2022/09/01 - 2023/12/05 Uma visão dos Afetos em crianças em Educação Pré-Escolar - A Felicidade e a Tristeza!
Orientador de Joana Mourato Ferreira
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2019 - 2023/06/01 LightOnYou: Programa Baseado no Mindfulness Aplicado no Ensino Básico
Coorientador de Filipa Catarina de Almeida Coelho
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2021/09/01 - 2022/12/09 A RESILIÊNCIA E O BEM-ESTAR SUBJETIVO EM PROFISSIONAIS DE AJUDA: O PAPEL PROTETOR DA ESPERANÇA EM SITUAÇÃO DE BURNOUT
Orientador de ANA CATARINA MARÇAL DA PIEDADE
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2021/09/01 - 2022/12/06 SOBRECARGA, QUALIDADE DE VIDA, COPING E RESILIÊNCIA - CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTUDO DE FAMILIAS COM FILHOS COM PARALISIA CEREBRAL
Orientador de Inês Alexandra Marques Silva.
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2019 - 2022/10/05 05-10-2022 - A Humildade, a Gratidão e a Esperança, como fatores protetores da Resiliência, na relação de ajuda
Orientador de JOANA DIAS DE FREITAS,
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2020/09/01 - 2021/12/14 Serviço de apoio domiciliário em crianças com necessidades específicas - O papel dos cuidadores formais
Orientador
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2020/09/01 - 2021/12/14 O Cuidador Informal de Idosos - Contribuições para o estudo das suas Necessidades, Sobrecarga, Resiliência e Otimismo
Orientador de Margarida Curado Cabanita
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2020/09/01 - 2021/12/14 SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO EM CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS - O PAPEL DOS CUIDADORES FORMAIS
Orientador de Ana Sofia Coelho da Rosa
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2019 - 2021/12/10 RESILIÊNCIA EM INDIVÍDUOS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E EM AGENTES SOCIAIS
Orientador de Mário Alexandre Brito José
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2020/09/01 - 2021/12/07 A relação entre os intervenientes em Intervenção Precoce: O olhar dos Profissionais e da Família
Orientador de Sandra Patrícia da Cerca Rosa Nunes
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2020/09/01 - 2021/11/08 "Ela não quer ser minha amiga - O conceito de amizade nas crianças em idade pré-escolar."
Orientador de Bárbara Oliveira Santos
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2020/08/01 - 2021/09/21 Resiliência e Autoconceito de Competência em crianças e jovens institucionalizados e não institucionalizados
Orientador de Tânia Marcos
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2020/09/02 - 2021/07/09 RESILIÊNCIA EM CRIANÇAS E JOVENS. CARATERÍSTICAS PSICOMÉTRICAS DA CHILD AND YOUTH RESILIENSE MEASURE
Orientador
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2018/09/01 - 2020/02/19 Os contributos da adaptabilidade, coesão e coparentalidade na promoção da resiliência familiar - crianças com necessidades educativas
Orientador de Sandra Isabel Correia Diogo Henriques
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2017/01/01 - 2020/02/17 Estudantes com deficiência no Ensino Superior: Análise da realidade e desconstrução de estigmas
Coorientador de Ana Paula Camilo Ciantelli
Doutouramento (Doutoramento)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
2019 - 2019 Perturbação do Espectro do Autismo - Importância atribuída à intervenção com base na Expressão Dramática
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2019 - 2019 Intervenção Precoce em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo - Perceções dos profissionais, pais, familiares e /ou encarregados de educação
Orientador de MARTA CRISTINA ALVES DE SOUSA SERVO
Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2019 - 2019 A PERTURBAÇÃO DO ESPECTRO DO AUTISMO - CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTUDO DA SOBRECARGA, ANSIEDADE, DEPRESSÃO, STRESSE, QUALIDADE DE VIDA E RESILIÊNCIA NAS FAMÍLIAS
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2016/09/01 - 2018/07/31 Intervenção na Demência
Orientador de César Romeu Moreira Martinho
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2016/09/01 - 2018/05/08 Famílias com Filhos com NEE - , Coesão e adaptabilidade como promotores da resiliência
Orientador de Edna Liane Franco Fernandes
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2016/09/01 - 2018/05/08 Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo- Necessidades das Famílias, suporte Social e resiliência familiar
Orientador de Rute Sofia Heitor Luz
Mestrado em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2016/09/01 - 2018/05/08 Intervenção Precoce em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo- Perceções dos profisssionais, pais, familiares e/ou encarregados de educação
Orientador de Marta Cristina Alves de Sousa Servo, intitulada
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2017/09/01 - 2017/12/30 Orientação de estágio de mobilidade, ao abrigo do programa Erasmus +
Orientador de Pablo Cobo Peinado
Universidade de Sevilha, Espanha
2015/09/01 - 2017/01/17 A alegria, a tristeza e o medo - Reconhecimento de emoções na promoção de crianças de 3 e 4 anos de idade
Orientador de Elsa Carina Chorondo Martins
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2014/09/01 - 2016/12/19 A Arte na Inclusão Escolar: Contributo das Expressões Artísticas em Alunos com Necessidades Educativas Especiais.
Orientador de Vera Cristina Jorge Rodrigues Silva
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2014/09/01 - 2016/10/13 Divórcio e Resiliência - A Separação vivida pela criança
Orientador
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2015/09/01 - 2016/07/31 Estudantes com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Superior
Orientador
Orientação de Pós-Doutoramento (Outra)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN/Brasil, Brasil
2015/09/01 - 2016/07/30 Estudantes com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Superior
Orientador de Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
2014/09/01 - 2016/07/27 O Bem-Estar subjetivo, A Esperança, o Otimismo e a Resiliência em Famílias com Filhos com NEE
Orientador de Sandra Filipa Gonçalves de Jesus
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2014/09/01 - 2016/01/26 Construção da Autonomia A motricidade fina e as aprendizagens escolares
Orientador de Vera Alexandra da Silva Caixinha, intitulada
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2016 - 2016 O BEM-ESTAR SUBJETIVO, A ESPERANÇA, O OTIMISMO E A RESILIÊNCIA EM FAMÍLIAS COM FILHOS COM NEE
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2016 - 2016 A IMPORTÂNCIA DA AUTOESTIMA PARA UM DESENVOLVIMENTO HARMONIOSO: "SINTO-ME AMADA E CAPAZ, VOU ALCANÇAR AS ESTRELAS"
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2014/09/01 - 2016 Divórcio e Resiliência - A Separação vivida pela criança
Orientador de Samanta Cristina Ribeiro Massano
Universidade do Algarve, Portugal
2015 - 2015 Resiliência e stresse em pais de crianças com perturbações do espetro do autismo
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2015 - 2015 VENCER DESAFIOS! - FAMÍLIAS QUE TÊM FILHOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2015 - 2015 OTIMISMO DISPOSICIONAL E ESPERANÇA EM ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RISCO
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2014 - 2014 Crianças e Jovens institucionalizados: Resiliência, Vinculação e Suporte Social
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2014 - 2014 AS RELAÇÕES DE AMIZADE NAS CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2014 - 2014 Resiliência, coparentalidade, coesão e adaptabilidade em famílias com crianças com NEE
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2014 - 2014 RESILIÊNCIA E AUTOCONCEITO DE COMPETÊNCIA- JOVENS A VIVER EM CENTROS DE ACOLHIMENTO E JOVENS A VIVER COM AS FAMÍLIAS
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2014 - 2014 Suporte social, esperança, otimismo e frequência da Universidade Sénior: fatores de resiliência na terceira idade?
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2014 - 2014 Resiliência, suporte social e stresse parental em famílias de crianças com necessidades educativas especiais
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2014 - 2014 RESILIÊNCIA E SUPORTE SOCIAL NAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2013 - 2013 A criança em risco e o envolvimento parental: as opiniões dos educadores e dos pais
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2013 - 2013 A resiliência, o suporte social e o bem-estar na adaptação ao envelhecimento
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2013 - 2013 Educação sexual na deficiência mental
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2012 - 2012 A DISLEXIA NO TERCEIRO CICLO. PERSPETIVA DOS PRINCIPAIS INTERVENIENTES NO CONTEXTO ESCOLAR
Orientador
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2011 - 2011 Jovens em risco: projectos de vida e motivação para a frequência do ensino profissional
Orientador
Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2011 - 2011 O género e o auto-conceito: contributos para o estudo do papel do género na formação do auto-conceito
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2011 - 2011 Educação Sexual em Contexto Escolar: Outro Ano Zero?!
Orientador
Dinamização das Ciências em Contexto Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2007 - 2009 Resiliência nos jovens: Relações familiares e Auto-conceito de Competência
Orientador de Hélia Maria Alves da Silva
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2006 - 2006 Parentalidade, Auto-estima e Auto-eficácia: a Situação de Doença Crónica de um Filho
Orientador
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/10/18 - 2019/10/19 Organização das I Jornadas Internacionais da AAPACDM – DE +, Rumo o Futuro com Inovação, Empregabilidade, Desporto, Saúde e Bem-Estar. (2019/10/18 - 2019/10/19)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
2019/10/14 - 2019/10/15 Presidente da Comissão organizadora e Elemento da Comissão científica do IV Seminário Internacional do GAENEE, intitulado "Desafios da Inclusão e da Vida Independente no Ensino Superior!" (2019/10/14 - 2019/10/15)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve - Gabinete de Apoio ao Estudante com NEE, Portugal
2019/09/13 - 2019/09/14 Organização e Elemento da Comissão Científica da II Conferência Internacional Envelhecimento Ativo e Educação, 13 e 14 de setembro de 2019, Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação. (2019/09/13 - 2019/09/14)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2019/01/26 - 2019/01/26 I Simpósio Internacional Educação Inclusiva do Algarve, Autonomia, Flexibilidade e Inclusão (2019/01/26 - 2019/01/26)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Pró-Inclusão, Associação Nacional de Docentes de Educação Especial , Portugal

Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2017/10/11 - 2017/10/12 Presidente da Comissão organizadora e Elemento da Comissão científica do III seminário "Caminhar para um Ensino Inclusivo: Políticas, Práticas e Desafios!" (2017/10/11 - 2017/10/12)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve - Gabinete de Apoio ao Estudante com NEE, Portugal
2017/02/23 - 2017/02/25 II Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Múltiplos Olhares (2017/02/23 - 2017/02/25)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2016/04/22 - 2016/04/23 Presidente da Comissão organizadora e Elemento da Comissão científica do II Seminário "Inclusão na Universidade do Algarve: o Passado, o Presente e o Futuro!" (2016/04/22 - 2016/04/23)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve - Gabinete de Apoio ao Estudante com NEE, Portugal
2015/02/25 - 2015/02/25 Presidente da Comissão organizadora e Elemento da Comissão científica do I Seminário do GAENEE, Intitulado "Inclusão de Estudantes com NEE no Ensino Superior – Construindo e testemunhando histórias de sucesso!" (2015/02/25 - 2015/02/25)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve - Gabinete de Apoio ao Estudante com NEE, Portugal
2014/12/01 - 2014/12/02 I Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva: Construindo Boas Práticas (2014/12/01 - 2014/12/02)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/15 O STORYTELLING NA FORMAÇÃO E NA AUTODETERMINAÇÃO: EXPERIÊNCIA COM VOLUNTÁRIOS DO ENSINO SUPERIOR
Arguente
Ricardo Baptista Arraiano (Mestrado)
Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2023/12/12 O PAPEL DAS NECESSIDADES PSICOLÓGICAS BÁSICAS E DO SUPORTE À AUTONOMIA NO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO SURF & THERAPY
Arguente
Emanuel Ferreira Anunciação (Mestrado)
Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2023/12/06 Autoeficácia dos professores do 1º ciclo para as práticas inclusivas com alunos que apresentem Necessidades Específicas
Arguente
Matilde Tomás Palma dos Santos (Mestrado)
Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2022/12/13 LUCES PARA UNA EDUCACIÓN SIN EXCLUSIONES: NARRATIVAS DOCENTES QUE ENSEÑAN CÓMO HACER PEDAGOGÍA INCLUSIVA EN EDUCACIÓN INFANTIL, PRIMARIA, SECUNDARIA Y UNIVERSIDAD
Arguente
INMACULADA OROZCO ALMARIO (Doutoramento)
Universidade de Sevilha, Espanha
2022/12/07 Educação Sexual em Idade Pré-Escolar: A Prevenção como Fator Protetor do Abuso Sexual
Arguente
Ana Rita Valverde de Andrade (Mestrado)
Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2022/07/26 Aplicação de Medidas Seletivas e Adicionais de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão na Modalidade de Ensino a distância Durante a Pandemia: Desafios e Oportunidades
Arguente
Marta Sofia Correia Lopes dos Reis (Mestrado)
Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2022/06/27 Intervenções assistidas por animais em crianças com défice cognitivo: A perceção dos técnicos, no Algarve.
Arguente
Sara Rebelo Braz de Lima Vítor, (Mestrado)
Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2022/06/20 Uma vivência no Fórum Socio-Ocupacional da Associação de Saúde Mental do Algarve.
Arguente
Helena Cristina Frade Guerreiro (Mestrado)
Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2021/12/06 Literatura para a infância e o desenvolvimento emocional em contexto de jardim-de-infância
Arguente
Márcia Rafaela Oliveira Lopes (Mestrado)
Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2021/12/03 AS PERCEÇÕES DOS EDUCADORES DE INFÂNCIA FACE À EDUCAÇÃO SEXUAL COM CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS
Arguente
Marta Sofia Mateus Custódio (Mestrado)
Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2021/12/03 MENSTRUAÇÃO E HIGIENE MENSTRUAL - DESAFIOS DAS MULHERES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Arguente
Marta Salas Gomes (Mestrado)
Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2021/11/04 O Impacto da Deficiência na Relações dentro da Fratria
Arguente
Margarida Gabriel Mendes Godinho (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal
2020/06/16 INCLUSÃO DE UMA CRIANÇA COM ESPETRO DO AUTISMO NO JARDIM DE INFÂNCIA MESTRADO
Arguente
CÁTIA SOFIA MILHARÓ ANGÉLICO (Mestrado)
Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2020 Condição Física, Autoperceção e Rendimento Académico na Adolescência (Doutoramento)
Vogal
José Francisco Guilherme (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
2019 Implicit Learning Mechanisms and their application to Dyslexia (Doutoramento)
Vogal
Filomena Inácio (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
2018 Una escalera hacia la inclusion educativa en la universidad: Desarrollo y evaluation de un programa de formación para el professorado (Doutoramento)
Arguente principal
Rafael Carballo Delgado (Doutoramento)
Universidade de Sevilha, Espanha
2015 Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados do Algarve: Perspetiva dos Familiares, Utentes e Profissionais de Saúde (Doutoramento)
Vogal
António José Arsénio Duarte (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
2015 Necessidades dos Cuidadores de Doentes com Demência (Doutoramento)
Arguente principal
Francisco Ferreira Moniz Pereira (Doutoramento)
Universidade Autónoma de Lisboa Departamento de Psicologia, Portugal
2012 Resiliência, Violência entre pares, Desempenho escolar e Cultura Organizacional da Família – Um estudo com alunos do 2º e 3º ciclos do Concelho de Faro e suas famílias (Doutoramento)
Vogal
Filomena Adelaide Pereira Sabino de Matos (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
2011 Valores, Estilos Parentais, Stresse Infantil e Vivência Emocional dos Filhos (Doutoramento)
Arguente principal
Mónica Rute Taveira Pires (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
2010 Mal-estar e bem-estar em Enfermeiros: Levantamento da situação e perspectivas de Intervenção (Doutoramento)
Vogal
Nuno Álvaro Caneca Murcho (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
2007 Os padrões da cultura organizacional da família – Uma abordagem da funcionalidade familiar numa perspectiva organizável (Doutoramento)
Arguente
Filipe Jorge Gamboa Martins Nave (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
2007 A realização Pessoal na Relação Pedagógica. Estudo do bem-estar subjectivo de professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário (Doutoramento)
Vogal
Luís Sérgio Gonçalves Vieira (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
2007 Família, Psicopatologia e Resiliência na Adolescência: do Risco Psicossocial ao Percurso Delinquente (Doutoramento)
Vogal
Ida Manuela de Freitas Lemos (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019/02/03 - Atual Revista Psicologia Centro de Investigação e Intervenção Social do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
2017 - Atual Revista Psicologia, Conocimiento y Sociedad (ISSN en línea 1688-7) Universidad de la Republica de Uruguai
2016/02 - Atual Psicologia, Conocimiento y Sociedad Facultad de Psicología de la Universidad de la República, Uruguay
2016/01 - Atual Revista OMNIA Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes, Edição: GREI – Grupo de Estudos Interdisciplinares - Elemento do Conselho Editorial
2016 - Atual Revista Educação da Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020/10/30 - Atual Convidada para integrar o Expert Collaborators of the Spanish State Research Agency (BECA) Gobierno de España Ministerio de Ciencia e Innovación, Espanha

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2013/09/01 - Atual Formação, acompanhamento e supervisão no âmbito das NEE e Deficiências aos elementos representantes nas Unidades Orgânicas do GAENEE. Tem como objetivo atualizar conhecimentos sobre as problemáticas dos estudantes com Estatuto de Estudante com NEE atribuídos pela Reitoria sobre proposta do GAENEE, de forma a que estes possam dispor de conhecimentos e estratégias para atuar junto de docentes, pessoal não-docente, estudantes com NEE e estudantes em geral. A Formação é realizadas nas reuniões do GAENEE mediante as necessidades auscultadas. (Outros) Universidade do Algarve - Gabinete de Apoio ao Estudante com NEE, Portugal
2023/07/28 - 2023/07/28 Inclusão no Ensino Superior: uma estratégia de luta contra o capacistimo Doutoramento em Educação (Doktor (PhD)) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
2019/11/18 - 2019/11/21 Contributos da Intervenção Psicológica para a Educação Inclusiva Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (Postgraduate Certificate) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Bauru, Brasil
2018/05/23 - 2018/05/23 Sessão de Formação e Sensibilização para Professores na Universidade do Algarve, intitulada “A Epilepsia no Ensino Superior!” Instituto Superior de Engenharia da UAlg (Outros) Universidade do Algarve - Gabinete de Apoio ao Estudante com NEE, Portugal
2017/11/23 - 2017/11/23 Sessão de Formação para Pessoal Docente da UAlg intitulada "Universidade para Todos? A Inclusão de estudantes com autismo no Ensino Superior", Formação para Pessoal Docente da UAlg, integrado na 1ª Edição dos Dias da Inovação e da Partilha Pedagógica, organizado pelos Conselhos Pedagógicos e Reitoria da UAlg, (Outros) Universidade do Algarve - Gabinete de Apoio ao Estudante com NEE, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2010/07 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses Membro
1993/04 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Membro de associação

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020/10/04 - Atual Membro eleito do Concelho Científico da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Membro
2017/01/02 - Atual Elemento do Conselho Editorial da Revista OMNIA, Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes, Edição: GREI – Grupo de Estudos Interdisciplinares.
Membro
2016/01/01 - Atual Elemento da Comissão de Acreditação do Mestrado de Psicologia da Educação, da FCHS, UAlg, por nomeação do Diretor da FCHS.
Membro
Universidade do Algarve, Portugal
2016/01/01 - Atual Elemento da Comissão de Acreditação da Licenciatura de Psicologia , da FCHS, Ualg, por nomeação do Diretor da FCHS.
Membro
Universidade do Algarve, Portugal
2016/01/01 - 2020/07/08 Membro de Comissão Coordenadora do Mestrado em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor (1592) da Escola Superior de Educação e Comunicação.
Membro
Universidade do Algarve, Portugal
1990/09/02 - 1992/02/28 Membro da Implementação dos Serviços de Psicologia e Orientação do Algarve
Membro
Direção Regional de Educação do Algarve, Portugal