???global.info.a_carregar???
Lídia Oliveira (full name: Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da Silva)(lidia@ua.pt) holds a degree in Philosophy from the University of Coimbra (1990), a master’s degree in Educational Technology from the University of Aveiro, in partnership with the University of Valenciennes (France) and Mons (Belgium) (1995), and a PhD in Communication Sciences and Technologies (University of Aveiro, 2002). In 2009-2019 she carried out a post-doctorate at CES – Center for Social Studies of the University of Coimbra; in 2010 she obtained the degree of Aggregation in Communication Sciences and Technologies; in 2013-2014 she carried out Post-Doctorate/visiting researcher at the Institut Interdisciplinaire d'Anthropologie du Contemporain, from the École Des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. In 2021-2024 degree in Psychology (in progress, 150 ECTS completed) at the University of Coimbra-Portugal. In 2020-2021 she was a Fellow at Fundación Carolina (https://www.fundacioncarolina.es), at the Instituto de Cultura y Tecnologia – Universidad Carlos III de Madrid and in 2023 she was a Fellow at the National Autonomous University of Mexico. She is Editor of the Journal of Digital Media & Interaction (https://proa.ua.pt/index.php/jdmi). And, she is Coordinator of the Digital Media Observatory, of the Digital Media & Interaction Research Center of the University of Aveiro, Portugal. Her research focuses on individual, collective and institutional behavior on the internet. the areas of interest are social network analysis, cyberculture studies, cultural heritage and new media, sociology of communication, science and technologies of communication, ICT and education, multimedia, information systems, digital libraries, science communication, communication in the scientific community (theoretical and empirical studies). Her publications and the projects in which she has been involved as a responsible researcher or team member can be consulted at ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3278-0326, Google Scholar: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-PT&user=LHoxd0QAAAAJ, Scopus: https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=54581462800 and ResearchGate https://www.researchgate.net/profile/Lidia_Oliveira_Silva/
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da Silva

Nomes de citação

  • Silva, Lídia
  • Oliveira, L.
  • Silva, L. J. O.
  • Oliveira, Lídia

Identificadores de autor

Ciência ID
1D1F-5AFF-AC5E
ORCID iD
0000-0002-3278-0326
Google Scholar ID
https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-PT&user=LHoxd0QAAAAJ
Researcher Id
B5678-2011
Scopus Author Id
54581462800

Endereços de correio eletrónico

  • lidia@ua.pt (Profissional)

Moradas

  • University of Aveiro. Department of Communication and Arts, University of Aveiro | Campus de Santiago, 3810-193, Aveiro, Aveiro, Portugal (Profissional)

Websites

  • https://www.researchgate.net/profile/Lidia_Oliveira_Silva/ (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Ciências da Informação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Comunicação Social e Comunicação Sócio-cultural
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Humanidades - Filosofia, Ética e Religião - Filosofia
  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2024/09/11 - 2026/07/30
Em curso
Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021/09/10 - 2024/06/30
Concluído
Degree in Psychology (Licenciatura)
Especialização em Psychology
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
17
2015
Concluído
PhD in Contemporary Communication and Culture / Doutoramento em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Doctor)
Especialização em Comunicação
Editora da Universidade Federal da Bahia, Brasil
2009/09/15 - 2010/07/30
Concluído
Post-doctorate in Sociology / Pós-doutoramento em Sociologia (Pós-doutoramento)
Especialização em Science communication / Comunicação de ciência
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
2010
Concluído
Science and Technologies of Communication (Título de Agregado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Cyberculture - Communication, Culture and Globalization" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved by unanimous vote
2002
Concluído
Ciências e Tecnologia da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Aveiro, Portugal
"Implicações Cognitivas e Sociais da Globalização das Redes e Serviços Telemáticos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1995
Concluído
Masters in Educational Technology (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Análise do Potencial da Exploração Pedagógica das Redes Avançadas de Comunicações - A Situação da Cidade de Aveiro" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very good
1991
Concluído
Degree in Philosophy (branch scientific and pedagogical branch) (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
"ANTÓNIO SÉRGIO - «Obra de pedagogista e de aprendiz de filósofo, de apóstolo do civismo e reformador social»" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Good with distinction (16/20 values)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1995/09/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2014/06/26 - 2035/08/31 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
2003/01/23 - 2014/06/25 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
2003/01/21 - 2014/06/25 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
1995/09/01 - 2003/01/20 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021 - 2024 IBERIFIER - Iberian Digital Media Research and Fact-Checking Hub
INEA/CEF/ICT/A2020/2381931
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
European Commission Seventh Framework Programme for Research and Technological Development
Em curso
2018/07/02 - 2022/07/01 Territórios rurais ludicamente conetados - a Internet das Coisas na produção criativa e intergeracional de conteúdos culturais georeferenciados
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2020 - 2022 FacingFIRE Project - service-learning to improve training and employability in wildfire management in southern europe
2020-1-ES01-KA203-083219
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2011/01/01 - 2014/06/30 SEDUCE - utilização da comunicação e da informação mediada tecnologicamente em ecologias web pelo cidadão sénior
PTDC/CCI-COM/111711/2009
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01 - 2014/06 SEDUCE - Senior Citizen Use of computer mediated Communication and information in web Ecologies
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - LA 12 - 2011-2012
PEst-C/SADG/LA0012/2011
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/06/01 - 2012/10/31 iNeighbour TV - A televisão Interactiva na promoção do conforto e da sociabilidade entre cidadãos seniores.
PTDC/CCI-COM/100824/2008
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/06 - 2012/10 iNeighbour TV - Interactive television promoting comfort and sociability among senior citizens
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009/05/01 - 2011/12/31 Inclusão e integração digital. Comparação de trajectórias de uso de meios digitais por diferentes grupos sociais em Portugal e nos Estados Unidos
UTAustin/CD/0016/2008
Porto Editora, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação da Nova, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009/05 - 2011/12 Digital inclusion and participation. Comparing the trajectories of digital media use by majority and disadvantaged groups in Portugal and the USA
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2007/10 - 2011/06 Voluntary Disclosure of Intangibles: A Challenge to Business Reporting
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2008/01 - 2009/09 Research, Analysis, Comprehension and Information Management (R.A.C.I.M.)
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006/10/02 - 2008/01/01 Pesquisa, Análise, Compreensão e Gestão da Informação (P.A.C.G.I.)
POCI/CED/55465/2004
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Tymoshchuk, Oksana; Oliveira, Lídia; Nelson Zagalo; NUNES, JOSÉ. "Responsible Technology: Analysing Public Perception about Ethical Challenges in Digital Innovation". Trabalho apresentado em 9th World Conference on Qualitative Research, Krakow, 2025.
    Aceite para publicação
  2. Filho, Lucius; Tymoshchuk, Oksana; Oliveira, Lídia; Moreno, Davys; A. Oliveira, Rita. "Play with Music: Developing an Inclusive Digital Music Game for Children with Cerebral Palsy". Trabalho apresentado em 9th World Conference on Qualitative Research, Krakow, 2025.
    Aceite para publicação
  3. Tymoshchuk, Oksana; Nelson Zagalo; Silva, Mónica; Oliveira, Lídia; Ferreira, Fábio. "From Data to Insights: Research Centre Performance Assessment Model (PAM)". Trabalho apresentado em International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS), Angers, 2024.
    Publicado • 10.5220/0012550600003690
  4. Silva, Mónica; Duran, Lersi; Bermudez, Sofia; Ferreira, Fábio; Tymoshchuk, Oksana; Oliveira, Lídia; Zagalo, Nelson. "The Power of Information Visualization for Understanding the Impact of Digital Media Projects". Trabalho apresentado em International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS), Angers, 2024.
    Publicado • 10.5220/0012545800003690
  5. Rocha Lourenço, Francisca; Tymoshchuk, Oksana; Nelson Zagalo; Ferreira, Fábio; Silva, Mónica; Oliveira, Lídia; Ferreira, Fábio J.. "Digital Media Doctorates: Trends, Methodologies and Contributions". Trabalho apresentado em WorldCist'24 - 12nd World Conference on Information Systems and Technologies, Lodz, 2024.
    Em revisão
  6. Feio, Catarina; Oliveira, Lídia. "Media Literacy – a systematic literature review". Trabalho apresentado em DigiCom 2023, Barcelos, 2023.
    Submetido
  7. Oliveira, E.; Oliveira, L.; Baldi, V.. "Act against the aggression: A preliminary model of a digital platform aimed at cyberaggressions in the Portuguese university environment". Trabalho apresentado em 2023 18th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Aveiro, Portugal, 2023.
    Publicado • 10.23919/CISTI58278.2023.10211438
  8. Feio, Catarina; Silva, Lídia; Martins, Jose. "The correlation between Media Consumption and Loneliness: the case of young people in Portugal". Trabalho apresentado em COMPLEXIS – The International Conference on Complexity, Future Information Systems and Risk, Praga, 2022.
    Publicado
  9. "Information and communication technologies and communicational approaches for the dissemination, preservation, understanding, and attractiveness of Cultural Heritage". Trabalho apresentado em ICICT 2022, 2022.
    No prelo
  10. "The Role of Second Life Games in Promoting Cultural Heritage". Trabalho apresentado em International Conference on Information Technology & Systems, 2022.
    No prelo
  11. "From co-design to the construction of a metaverse for the promotion of cultural heritage and tourism: the case of Amiais". 2022.
    No prelo
  12. "Sensory and Emotional Smart Cultural Tourism: a conceptual paper". Trabalho apresentado em International Conference on Industry Science and Computer Sciences Innovation 2022, 2022.
    No prelo
  13. "Challenges to incorporate accountability into artificial intelligence". Trabalho apresentado em International Conference on Industry Science and Computer Sciences Innovation 2022, 2022.
    No prelo
  14. "The Spread of Cultural Heritage in Second Life: Case Study Amiais". Trabalho apresentado em World Conference on Information Systems and Technologies, 2022.
    No prelo
  15. "Life in Second Life through the eyes of residents". Trabalho apresentado em CISTI'2022 - 17ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 2022.
    Submetido
  16. "Que funcionalidades deve ter uma aplicação móvel centrado no turismo cultural e interculturalidade?". Trabalho apresentado em CISTI'2022 - 17ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 2022.
    Submetido
  17. "Role of Gamification in Cultural Heritage Dissemination: a systematic review". Trabalho apresentado em ICICT, 2021.
    Publicado
  18. "Mobile Application of Communitarian Participation Oriented to the Prevention of Forest Fires in Portugal". Trabalho apresentado em Digicom 2021, 2021.
    Publicado
  19. "Plataformas de literatura-serviço: nova geração de leitores, novos produtos na cibercultura". Trabalho apresentado em Congresso da Sopcom: Comunicação, Turismo e Cultura, Madeira, 2021.
    Publicado
  20. "Incêndios florestais, conhecimento e plataformas digitais: uma relação em estudo". Trabalho apresentado em Congresso da Sopcom: Comunicação, Turismo e Cultura, 2021.
    Publicado
  21. "Enquadrando o Rural – A busca de narrativas na construção de um documentário sobre o lugar dos Amiais". Trabalho apresentado em Conferência AVANCA 2020, 2020.
    Publicado
  22. Pereira, Filipa; Oliveira, Lídia; Silva, Ana Isabel. "Well-being between generations: new media contribution". 2019.
  23. "IoT for Playful Intergenerational Learning about Cultural Heritage: The LOCUS Approach". Trabalho apresentado em ICT4AWE 2019, 2019.
    Publicado
  24. "IoT-based systems for improving older adults' wellbeing: a systematic review". Trabalho apresentado em CISTI, 2019.
    Publicado
  25. "Playful interactions with smart and social objects: supporting intergenerational engagement in learning about Cultural Heritage of rural territories". Trabalho apresentado em CISTI, 2019.
    Publicado
  26. "Ferramentas infocomunicacionais em ambientes de ensino e investigação na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil". Trabalho apresentado em Sopcom, 2019.
    Publicado
  27. "The design project path and the contribution of infocommunication skills in digital environments: literacy and education". Trabalho apresentado em Digicom, 2019.
    Publicado
  28. "Digital platforms and knowledge flow: a systematic literature review". Trabalho apresentado em Digicom, 2019.
    Publicado
  29. "Comportamento infocomunicacional em ambientes digitais". Trabalho apresentado em Literacia, Media e Cidadania, 2019.
    Publicado
  30. "Competência ética e de direito de autor: uma proposta". Trabalho apresentado em Literacia, Media e Cidadania, 2019.
    Publicado
  31. "A Leitura em Aplicativos de Literatura-Serviço". Trabalho apresentado em Simpósio Nacional sobre Cultura Escrita Digital, 2019.
    Publicado
  32. "Screen Time and Quality of Live in Daily Life". Trabalho apresentado em Nantes in Time Experience, 2018.
    Publicado
  33. "Biblioteconomia e Direito Autoral: considerações curriculares". Trabalho apresentado em VII Seminario Hispano-Brasileño de Investigación en Información, Documentación y Sociedad, 2018.
    Publicado
  34. "A internacionalização no contexto da Educação Superior". Trabalho apresentado em CIAQ2018, 2018.
    Publicado
  35. "Ferramentas infocomunicacionais: relação dialética entre formação contínua e comportamento infocomunicacional". Trabalho apresentado em Seminário Hispano-Brasileño de Investigación en Información, Documentación y Sociedad, 2018.
    Publicado
  36. "A técnica de animação por stop motion na formação de professores – impactos nas práticas pedagógicas". Trabalho apresentado em Avanca 2018, 2018.
    Publicado
  37. "Storytelling audiovisual na divulgação de ciência: Ser Ciência". Trabalho apresentado em Avanca 2018, 2018.
    Publicado
  38. Claudio Xavier; Lidia Oliveira. "Egomuseum: (Self)representation in social media". 2017.
    10.23919/cisti.2017.7975714
  39. Ana Melro; Lidia Oliveira. "Collective learning environments in social innovation and entrepreneurship context". 2017.
    10.23919/cisti.2017.7975687
  40. Cristina Maria Cardoso Gomes; Jose Duarte Cardoso Gomes; Lidia Oliveira. "Flappy crab project: Development of a digital educational game for teaching Music". 2017.
    10.23919/cisti.2017.7975907
  41. Jose Duarte Cardoso Gomes; Cristina Maria Cardoso Gomes; Lidia Oliveira. "Augmented reality in formal learning environments: Intervention in a visual education textbook". 2017.
    10.23919/cisti.2017.7975952
  42. Gomes, J.D.C.; Gomes, C.M.C.; Oliveira, L.. "Augmented reality in formal learning environments: Intervention in a visual education textbook | Realidade aumentada em ambientes formais de aprendizagem Intervenção num manual escolar de Educação Visual". 2017.
    10.23919/CISTI.2017.7975952
  43. Xavier, C.; Oliveira, L.. "Egomuseum: (Self)representation in social media | Egomuseu: (auto)representação nas redes sociais". 2017.
    10.23919/CISTI.2017.7975714
  44. Gomes, C.M.C.; Gomes, J.D.C.; Oliveira, L.. "Flappy crab project: Development of a digital educational game for teaching Music | Projeto "flappy Crab" Desenvolvimento de um jogo educativo digital para o ensino da Música". 2017.
    10.23919/CISTI.2017.7975907
  45. Melro, A.; Oliveira, L.. "Collective learning environments in social innovation and entrepreneurship context | Ambientes Coletivos de Aprendizagem em Contexto de Inovação e Empreendedorismo Social". 2017.
    10.23919/CISTI.2017.7975687
  46. "Social entrepreneurs’ communities as a way to sustainably develop smart territories". Trabalho apresentado em ECIE, 2017.
  47. Ana Carla Amaro; Ana Isabel Veloso; Lidia Oliveira. "Social games and different generations: A heuristic evaluation of Candy Crush Saga". 2016.
    10.1109/tishw.2016.7847791
  48. Amaro, A.C.; Veloso, A.I.; Oliveira, L.. "Social games and different generations: A heuristic evaluation of Candy Crush Saga". 2016.
    10.1109/TISHW.2016.7847791
  49. Rita Maia; Lidia Oliveira. "Musealisation in Mobile Apps: A Communitarian Museum for Ile Aiye". 2016.
    10.14236/ewic/eva2016.21
  50. Amaro, A.C.; Oliveira, L.; Veloso, A.I.. ""let's Build our Family Tree!": Grandparents and Grandchildren Using Tablets Together". 2016.
    10.1016/j.procs.2016.09.203
  51. Pisco Almeida, Ana Margarida; Abreu, Jorge T. F; Antunes, Maria Joao; Oliveira, Lídia; Providência, Francisco. "Lactolândia: ludicidade e tecnologia na promoção do consumo do leite". Trabalho apresentado em Congresso Comunicação e Ludicidade, Évora, 1999.
Artigo em revista
  1. Catarina Feio; Lídia Oliveira. "News consumption and political participation of young people in new media: A narrative literature review". The Communication Review (2025): https://doi.org/10.1080/10714421.2024.2419693.
    10.1080/10714421.2024.2419693
  2. Catarina Feio; Lídia Oliveira. "O Telejornal Janta Connosco: O Consumo Noticioso nas Famílias e a sua Influência nos Jovens dos 15 aos 29 anos em Portugal". Media & Jornalismo (2024): https://doi.org/10.14195/2183-5462_45_8.
    10.14195/2183-5462_45_8
  3. Lídia Oliveira; Ariel Alejandro Rodríguez García. "Ecoansiedade e alterações climáticas: a importância dos big data". Investigación Bibliotecológica: archivonomía, bibliotecología e información (2024): https://doi.org/10.22201/iibi.24488321xe.2024.101.58887.
    10.22201/iibi.24488321xe.2024.101.58887
  4. Carmen Silva; Lídia Oliveira. "Artificial Intelligence at the Interface between Cultural Heritage and Photography: A Systematic Literature Review". Heritage (2024): https://doi.org/10.3390/heritage7070180.
    10.3390/heritage7070180
  5. Lídia Oliveira; Alves, Paulo Bruno. Autor correspondente: Alves, Paulo Bruno. "As literacias mediática e digital e a participação cívica como tecnologias para dinamizar os territórios do interior de Portugal". RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação 52 12 (2023): 113-125. http://www.risti.xyz/issues/risti52.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Catarina Feio; Lídia Silva; José Martins. "As Redes Sociais como meio de expressão política dos jovens em Portugal". Observatorio (OBS*) (2023): https://doi.org/10.15847/obsOBS17420232325.
    10.15847/obsOBS17420232325
  7. Ana Melro; Filipe Teles; Lídia Oliveira. "The ‘Two Faces of Janus’ of the Portuguese Judicial System: Tradition and Modernization". International Journal for Court Administration (2023): https://doi.org/10.36745/ijca.462.
    10.36745/ijca.462
  8. Ana Melro; Filipe Teles; Lídia Oliveira. "O CAMINHO PARA A DEFINIÇÃO DA REFORMA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. O CASO DO SISTEMA JUDICIAL PORTUGUÊS". REVISTA CIENTÍFICA ACERTTE - ISSN 2763-8928 (2022): https://doi.org/10.47820/acertte.v2i10.101.
    10.47820/acertte.v2i10.101
  9. "Relevant Stages, Actors, and Instruments in the Portuguese Judicial System Modernization Process". Journal of Public Policy and Administration 6 1 (2022): 38-48. https://www.sciencepg.com/journal/paperinfo?journalid=545&doi=10.11648/j.jppa.20220601.16.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Pereira, Rodolfo Gomes; Oliveira, Lídia; Amaro, A. C.. "Enquadrando o Rural: A busca de narrativas na construção de um documentário sobre o lugar dos Amiais, Portugal". AVANCA | CINEMA (2020): 836-841. http://dx.doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a196.
    Publicado • 10.37390/avancacinema.2020.a196
  11. "Systematic Review on Gamification and Cultural Heritage Dissemination". Journal of Digital Media & Interaction 3 8 (2020): 19-41. https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/21934/17190.
    Acesso aberto • Publicado
  12. "Digital technologies: uses and dynamics of enjoyment". Journal of Digital Media & Interaction 3 8 (2020): 5-6. https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/23558..
    Acesso aberto • Publicado
  13. "Digital media usage and the engagement of older people from rural areas in technological projects: co-design sessions". ESSACHESS – Journal for Communication Studies 13 2 (2020): 183-205. https://www.essachess.com/index.php/jcs/article/view/498.
    Acesso aberto • Publicado
  14. "Engaging older adults in participatory and intergenerational design teams and processes: a systematic review of the current investigation". ESSACHESS – Journal for Communication Studies 13 2 (2020): 157-181. https://www.essachess.com/index.php/jcs/article/view/493.
    Acesso aberto • Publicado
  15. "Sensing the territory as an opportunity for the promotion of cultural heritage dissemination". Journal of Digital Media & Interaction 3 7 (2020): 68-91. https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/16206.
    Acesso aberto • Publicado
  16. "Internet of Things Prototyping for Cultural Heritage Dissemination". Journal of Digital Media & Interaction 3 7 (2020): 20-35. https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/16212/14259.
    Acesso aberto • Publicado
  17. "Literatura-serviço: a literatura infantil para a geração Alpha". Páginas a&b (2020): 60-73. https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/7820/7176.
    Acesso aberto • Publicado
  18. Oliveira, Lídia; Zagalo, Nelson. "Digital technologies: uses and dynamics of enjoyment (Editorial)". (2020): https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/23558.
    10.34624/jdmi.v3i8.23558
  19. Khan, Imran; Oliveira, Lídia; Amaro, Ana Carla; Melro, Ana. "Sensing the Territory as an Opportunity for the Promotion of Cultural Heritage". (2020): https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i7.16206.
    https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i7.16206
  20. Melro, Ana; Oliveira, Lídia; Amaro, Ana Carla. "Multiple Perspectives of Cultural Heritage and the Importance of Technology for Its Enhancement". (2020): https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i7.19770.
    https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i7.19770
  21. Jaciara Januario Silva; Lídia Oliveira; Cássia Furtado. "O comportamento infocomunicacional dos alunos universitários na apropriação de objetos digitais no quadro do direito autoral: o caso dos alunos dos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação das universidades federais do Brasil e públicas de Portugal". Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia (2019): https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2019v14n3.47168.
    10.22478/ufpb.1981-0695.2019v14n3.47168
  22. Cassia Cordeiro Furtado; Lídia De Jesus Oliveira. "Aplicativos de Literatura-serviço: experiência e comportamento do usuário infantil". Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia 14 1 (2019): https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2019v14n1.44317.
    10.22478/ufpb.1981-0695.2019v14n1.44317
  23. Zagalo, Nelson; Oliveira, Lídia. "Editorial: a new journal". (2019): https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/910.
  24. Oliveira, Lídia; Zagalo, Nelson. "Editorial: Social Media and Games". (2019): https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/937.
  25. "Internet — Social and Cognitive Flow". Journal of Digital Media and Interaction 2 4 (2019): https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/10687/6995.
    Acesso aberto • Publicado
  26. "O comportamento infocomunicacional dos alunos universitários na apropriação de objetos digitais no quadro do direito autoral: o caso dos alunos dos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação das universidades federais do Brasil e públicas de Portugal". Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia 14 3 (2019): 21-31. https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pbcib/article/view/47168?fbclid=IwAR0ylMhFoS-IlUaCWNZIy0HFdgxeqEJijimspePbg-iK-ExsCvwN288svEA.
    Acesso aberto • Publicado
  27. "Actions of internationalization of the postgraduate programs in librarianship, information science and documentation: brazil and portugual". Brazilian Journal of Education, Technology and Society 12 3 (2019): 282-296. http://www.brajets.com/index.php/brajets/article/view/668/325..
    Acesso aberto • Publicado
  28. Ana Carla Amaro; Lidia Oliveira; Ana Isabel Veloso. "Intergenerational and collaborative use of tablets: «in-medium» and «in-room» communication and interaction". Observatorio (OBS*) 11 1 (2017): https://doi.org/10.15847/obsOBS1102017995.
    10.15847/obsOBS1102017995
  29. Oliveira, L.. "Internationalization and Visibility of the Scientific Community from Librarianship and Information Science Areas (Brazil and Portugal): dialectic analysis between continuing education and infocommunicational behavior) (Internacionalização e Visibilidad". Revista Páginas a&b 3 (2017): 180-198. http://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/2664/2452.
    10.21747/21836671/pag2017a12
  30. Carvalho, M.; Oliveira, L.. "Emotional design in web interfaces". Observatorio 11 2 (2017): 14-34. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85023204442&partnerID=MN8TOARS.
  31. Melro, A.; Oliveira, L.. "Implementation of social entrepreneurship projects the path to communities of practice". Interaction Design and Architecture(s) 2017 32 (2017): 165-172. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85021777056&partnerID=MN8TOARS.
  32. Amaro, A.C.; Oliveira, L.; Veloso, A.I.. "Intergenerational and collaborative use of tablets: «in-medium» and «in-room» communication, learning and interaction". Observatorio 11 1 (2017): 83-94. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85016550795&partnerID=MN8TOARS.
  33. Cuevas-Cerveró, A.; Oliveira, L.. "Editorial". Ciencia da Informacao 45 2 (2016): 10-12. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85038371905&partnerID=MN8TOARS.
    10.18225/ci.inf..v45i2.3951
  34. Oliveira, L.. "The educational potential of hypermediatized territory: from places of knowledge to knowledge coproduced in places (O potencial educativo do território hipermediatizado: dos lugares do conhecimento ao conhecimento coproduzido nos lugares)". Prisma.com 28 (2015): 65-85.
  35. Oliveira, Lídia; Baldi, Vania. "O potencial educativo do território hipermediatizado: dos lugares do conhecimento ao conhecimento coproduzido nos lugares". (2015): https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1843.
  36. Oliveira, L.. "The integration of new media in the Portuguese school context". Interconexões – Revista de Ciências Sociais 2 1 (2014): 77-97.
  37. Oliveira, L.. "Research 4.0 - new dynamics of research and discovery of scientific information and cooperation between researchers, powered by a system of aggregation of information and the activity of its actors (Pesquisa 4.0 – novas dinâmicas de pesquisa e descoberta". Perspectivas em Ciência da Informação 19 2 (2014): 04-14. http://www.scimagojr.com/journalsearch.php?q=11700154713{\&}tip=sid{\&}clean=0.
  38. Borges, J.; Lessa, B.; Oliveira, L.. "The role of social networking sites in communicative strategies of civil society organizations in Salvador-Bahia-Brazil | O papel dos sites de redes sociais nas estratégias comunicativas de organizações da sociedade civil de Salvador-Bahia-Brasil". Observatorio 8 3 (2014): 183-203. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84907273335&partnerID=MN8TOARS.
  39. Oliveira, L.. "The emergent screencuture in the experiences of young Portuguese: can you talk about a generation of screens? (A ecrãcultura emergente nas vivências dos jovens portugueses: poderá falar-se de uma geração de ecrãs?)". Observatorio (OBS*) Journal 7 3 (2013): 169-198.
  40. Oliveira, L.. "The emotional design in building interfaces (O design emocional na construção de interfaces)". Revista Comunicando: os novos caminho da comunicação 2 (2013): 27-43. http://www.revistacomunicando.sopcom.pt/edicao/37.
  41. Melro, A.; Da Silva, L.O.. "The emergent screen culture in the Portuguese youngsters life experiences: Can we speak of a screen generation? | A ecrãcultura emergente nas vivências dos jovens portugueses: poderá falar-se de uma geração de ecrãs?". Observatorio 7 3 (2013): 169-198. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84884791268&partnerID=MN8TOARS.
  42. Oliveira, L.. "The emotions triggered by web interfaces: the case of the Duolingo site (As emoções desencadeadas pelas interfaces web: o caso do site Duolingo)". Revista Culturas Midiáticas VI 2 (2013): 1-12. http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/cm/article/view/17545/10130.
  43. Oliveira, L.. "Penetration of the new media in the daily lives of three generations living in the Portuguese countryside: brief historical reflection (Penetração dos novos media no quotidiano de três gerações residentes no meio rural português: breve reflexão histórica)". Revista Comunicação & Sociedade 35 1 (2013): 203-226. https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/index.
  44. Melro, Ana; Oliveira, Lídia. "Os novos Media como mediadores e potenciadores de relações intergeracionais". (2013): https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15712.
    https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15712
  45. Lídia J. Oliveira Loureiro da Silva. "A Internet como meio de partilha e divulgação da ciência: a representação da comunidade científica portuguesa". Comunicação e Sociedade 6 0 (2012): 171-171. https://doi.org/10.17231%2Fcomsoc.6%282004%29.1234.
    10.17231/comsoc.6(2004).1234
  46. Oliveira, L.. "O papel do consumo dos media pelos jovens portugueses na emergência de uma consciência europeia". (2012):
    10.5902/217549777533
  47. Martins, S.F.; Oliveira, L.. "As tecnologias de Videoconferência no Ensino Superior Público Português: Tendências e Boas Práticas". Observatorio 5 4 (2011): 225-255. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-83055166935&partnerID=MN8TOARS.
  48. Borges, J.; Oliveira, L.. "Competências infocomunicacionais em ambientes digitais". Observatorio 5 4 (2011): 291-326. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-83055162200&partnerID=MN8TOARS.
  49. Oliveira, L.. "BIBLON: plataforma de incentivo a leitura literária para crianças". (2011):
    10.11606/issn.2178-2075.v2i1p68-85
  50. "Qual o papel da Internet na promoção da (in)existência de laços entre os investigadores da comunidade lusófona?". Anuário Internacional da Comunicação Lusófona 3 (2005): 189-204.
    Acesso aberto • Publicado
  51. "Plataforma de gestão de informação". Revista do Departamento de Electrónica e Telecomunicações da Universidade de Aveiro 4 3 (2004): 344-348.
    Acesso aberto • Publicado
  52. "A Internet como meio de partilha e divulgação da ciência: a representação da comunidade científica portuguesa". Revista Comunicação e Sociedade 6 (2004): 171-191.
    Acesso aberto • Publicado
  53. "Cidades Digitais – o Novo “Urbanismo” Potencial Catalisador da Lusofonia". 1 1 (2003): 57-75.
    Acesso aberto • Publicado
  54. "A Comunidade Científica nas Malhas da Rede: Que Percepção?". Revista Cultura das Redes - Comunicação e Linguagens (2002): 321-340.
    Acesso aberto • Publicado
  55. "ABC: Arquivo Bibliográfico para Publicações Científicas". Revista Electrónica e Telecomunicações 3 7 (2002): 609-612.
    Acesso aberto • Publicado
  56. "Televisão Interactiva: do imaginário à realidade". Eptic Revista Electrónica Internacional 2 1 (2000): https://www.academia.edu/5828185/Televisao_Interactiva_do_imaginario_a_realidade.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Catarina Feio; Lídia Oliveira. "Media Literacy as a Path to Emancipate the Youth in Online Environments – A Systematic Literature Review". 2025.
    10.1007/978-3-031-77566-6_44
  2. Lara Pereira; Lídia Oliveira. "The Techno-Aesthetics Used in Cinema for the Representation of Psychopathologies: Depression, Anxiety, Bipolar Disorder, and Schizophrenia". 2025.
    10.1007/978-3-031-77566-6_23
  3. Eliza Oliveira; Lídia Oliveira; Vania Baldi. "Understanding How to Combat and Prevent Online Aggression: Contributions from Semi-structured Interviews". 2025.
    10.1007/978-3-031-77566-6_45
  4. Carmen Silva; Lídia Oliveira. "Artificial Intelligence, Photography and Collaboration for Cultural Heritage Promotion and Preservation: State-of-the-Art Review". 2025.
    10.1007/978-3-031-77566-6_19
  5. Imran khan; Lidia Oliveira. "A Social IoT Hybrid Scenario to Promote the Physical, Psychological, and Social Well-Being of Elderly". 2024.
    10.1007/978-3-031-47281-7_17
  6. Ana Carla Amaro; Lídia Oliveira. "Amiais@SL: A Metaverse Simulator to Support Playful Engagement in Learning About Cultural Heritage". 2024.
    10.1007/978-3-031-47281-7_54
  7. Jenifer Daiane Grieger; Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco; Lídia Oliveira. "Image Dysmorphia on Digital Platforms: an Analysis of the Policies and Terms of Use on Instagram and Spark AR". 2024.
    10.1007/978-3-031-47281-7_35
  8. Eliza Oliveira; Lídia Oliveira; Vania Baldi. "Analysis of Cyberaggression in Social Networks Involving Students and University Environments". 2024.
    10.1007/978-3-031-47281-7_23
  9. Francisca Rocha Lourenço; Lorena Sousa; Oksana Tymoshchuk; Fábio Ferreira; Mónica Silva; Lídia Oliveira; Nelson Zagalo. "Digital Media Doctorates: Trends, Methodologies and Contributions". 2024.
    10.1007/978-3-031-60221-4_36
  10. Manuel Gil; Liliana Gonçalves; Lídia Oliveira. "Preventing Wildfires from Our Phones: A Communitarian Participation Mobile App to the Portuguese Context". 2023.
    10.1007/978-3-031-06809-6_3
  11. Dalila Martins; Lídia Oliveira; Ana Carla Amaro. "Information and Communication Technologies and Communicational Approaches for the Dissemination, Preservation, Understanding, and Attractiveness of Cultural Heritage". 2023.
    10.1007/978-981-19-2397-5_2
  12. Paulo Bruno Alves; Lídia Oliveira. "The Smartification of Low-Density Territories: The Case of CIM Viseu Dão Lafões". 2023.
    10.1007/978-3-031-20364-0_39
  13. Ana Melro; Lídia Oliveira; Ana Carla Amaro. "Conceptualization of a Dialectic Between an Internet of Things System and Cultural Heritage". 2022.
    10.1007/978-3-030-75123-4_18
  14. Dalila Martins; Lídia Oliveira; Ana Carla Amaro. "The Role of Second Life Games in Promoting Cultural Heritage". 499-508. Springer International Publishing, 2022.
    10.1007/978-3-030-96293-7_41
  15. "Mobile Application of Communitarian Participation Oriented to the Prevention of Forest Fires in Portugal". In Advances in Design and Digital Communication II, Springer Series in Design and Innovation, 109-121. Londres, Reino Unido: Springer, 2022.
    Publicado
  16. Dalila Martins; Lídia Oliveira; Ana Carla Amaro. "The Spread of Cultural Heritage in Second Life: Case Study Amiais". 2022.
    10.1007/978-3-031-04819-7_51
  17. Liliana Gonçalves; Lídia Oliveira. "Forest Fire Scenarios in Digital Platforms". In The Case of Portugal, 730-757. {IGI, 2022.
    10.4018/978-1-6684-5678-1.ch037
  18. Caria, Ana; Leal, Cristiana Cerqueira; Carolina Feliciana Machado; Oliveira, Benilde; Oliveira, Lídia. Autor correspondente: Caria, Ana. "Sustainability in Portuguese Higher Education Institutions". In Higher Education for Sustainable Development Goals, editado por Carolina Feliciana Machado; J. P. Davim, 43-75. Aalborg, Dinamarca: River Publishers, 2022.
    Publicado
  19. Imran Khan; Lídia Oliveira; Ana Carla Amaro; Ana Melro. "Internet of Things: evolution and potential for preserve and enjoy cultural heritage". In Handbook of Research on Cultural Heritage and Its Impact on Territory Innovation and Development, 19-43. Hershey, Estados Unidos: {IGI, 2021.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-6701-2.ch002
  20. Ana Melro; Lídia Oliveira; Ana Carla Amaro. "Amiais: Territory and Memories Translated From Local Speeches". In Handbook of Research on Cultural Heritage and Its Impact on Territory Innovation and Development, 298-320. Estados Unidos: {IGI, 2021.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-6701-2.ch016
  21. Liliana Gonçalves; Lídia Oliveira. "Forest Fire Scenarios in Digital Platforms". In The Case of Portugal. 2021.
    10.4018/978-1-7998-6705-0.ch007
  22. Catarina Martins; Lídia Oliveira. "Video Production for Social Network Dissemination: The Shoyce Brand Case". 498-509. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-61671-7_46
  23. "L´itinérance sur le chemin des Cygnes Noirs - le défi éducatif du XXIe siècle". In L’ avenor de Terre-Patrie, cheminer avec Edgar Morin, 264-270. France, França: Actes Sud, ISBN: 978-2-330-15166-9, 2021.
    Publicado
  24. "When Knowledge Meets Digital: A Systematic Literature Review About Digital Platforms and Knowledge Flow". In Perspectives on Design and Digital Communication. Springer Series in Design and Innovation, 35-48. Londres, Reino Unido: Springer, 2021.
    Publicado
  25. Ana Melro; Lídia Oliveira. "Knowledge Creation, Management, and Dissemination in Impact Communities". 809-823. {IGI, 2019.
    10.4018/978-1-5225-8182-6.ch041
  26. Lídia Oliveira. "Sedated by the Screen: Social Use of Time in the Age of Mediated Acceleration". In Managing Screen Time in an Online Society, 1-30. Estados Unidos: {IGI, 2019.
    Publicado • 10.4018/978-1-5225-8163-5.ch001
  27. "Literacia digital e metodologias". In Literacias cívicas e críticas: refletir e praticar, 97-99. Braga, Portugal: CECS, ISBN: 978-989-8600-88-2, 2019.
    Publicado
  28. "Comunidades de Prática". In Empreendipédia: Dicionário de Educação para o Empreendedorismo. Lisboa, Portugal: Edições Gradiva, ISBN: 978-989-616-877-3, 2019.
    Publicado
  29. "Comunicação da ciência na era da internet: visibilidade e internacionalização". In Biblioteconomia e os Ambientes de Informação, 59-74. Paraná, Brasil: Atena Editora, 2019.
    Publicado
  30. "Young Users and the Swipe Logic in Smartphones". In Codice e luoghi Abitare le relazioni nel reale/digitale, 103-119. Milão, Itália: Meltemi Press SRL - ISBN: 888353946X, 2019.
    Publicado
  31. "Preface - Constitutional Knowledge and Its Impact on Citizenship Exercise in a Networked Society". In Constitutional Knowledge and Its Impact on Citizenship Exercise in a Networked Society. Estados Unidos: IGI Global, 2019.
    Publicado
  32. "Managing Screen Time in an Online Society - Preface". In Managing Screen Time in an Online Society. Estados Unidos: IGI Global, 2019.
    Publicado
  33. Ana Melro; Lídia Oliveira. "Screen Culture". Estados Unidos, 2018.
    10.4018/978-1-5225-7368-5.ch044
  34. Ana Melro; Daniela Gra?a; Lídia Oliveira. "New Media Usage and the Impact on Inmates' Technological Profiles and Their Infocommunicational Skills". Estados Unidos, 2018.
    10.4018/978-1-5225-5975-7.ch010
  35. Daniela Gra?a; Lídia Oliveira. "Curriculum and Training Model Proposal for Infocomunicational Competences Acquisition in Prison". In A Case Study in Two Portuguese Prisons. Estados Unidos, 2018.
    10.4018/978-1-5225-5975-7.ch003
  36. Raimunda A. Ribeiro; Lídia Oliveira; Cassia C. Furtado. "Social Online Networks as Spaces of Knowledge Creation, Management, and Dissemination". In The Brazilian and Portuguese Case of Researchers in Information Science. Estados Unidos, 2018.
    10.4018/978-1-5225-5867-5.ch008
  37. Ana L. Melro; Lídia Oliveira. "Open and Big Data as a Resource to the Development of Social Innovation Initiatives and Smart Territories". Estados Unidos, 2018.
    10.4018/978-1-5225-5867-5.ch007
  38. Lídia Oliveira; Ana L. Melro. "Learning Processes in Impact Communities". In Different Variables to Consider. Estados Unidos, 2018.
    10.4018/978-1-5225-5867-5.ch002
  39. Ana Melro; Lídia Oliveira. "Knowledge Creation, Management, and Dissemination in Impact Communities". Estados Unidos, 2018.
    10.4018/978-1-5225-3725-0.ch002
  40. Ana Carla Amaro; Lidia Oliveira; Vania Baldi. "Intergenerational Joint Media Engagement". In Pre-testing Interviews, Activities and Tablet’s Applications, 368-373. Springer International Publishing, 2018.
    10.1007/978-3-319-99426-0_46
  41. "Convergência Mediática e Cultura da Conexão". In Desafios – Editoração em Tempos de Convergência, 47-68. Santa Maria, Brasil: Editora Experimental pE.com, 2018.
    Publicado
  42. "Hiperconexão: o pensamento na era da canibalização do tempo". In Circum-navegações em Redes Transculturais de Conhecimento, 73-84. Edições Húmus, ISBN:978-989-755-282-3, 2017.
    Publicado
  43. "Os Jovens nos Ecrãs: a fronteira invisível no quotidiano". In Circum-navegações em Redes Transculturais de Conhecimento, Arquivos e Pensamento, 217-228. Edições Húmus, ISBN:978-989-755-282-3, 2017.
    Publicado
  44. "Média Sociais em Instituições Arquivísticas Públicas de Países Lusófonos: visita aos websites de Brasil e Portugal". In Circum-navegações em Redes Transculturais de Conhecimento, Arquivos e Pensamento, 255-266. Edições Húmus, ISBN:978-989-755-282-3, 2017.
    Publicado
  45. "Comunidades de Inovação Social e Cibercultura:contributos para o desenvolvimento de territórios inteligentes". In Circum-navegações em Redes Transculturais de Conhecimento, Arquivos e Pensamento, 195-205. Edições Húmus, ISBN:978-989-755-282-3, 2017.
    Publicado
  46. "Realidade Aumentada no suporte à literacia da leitura, dos média e da informação – intervenção num manual escolar". In Literacia, Media e Cidadania, 222-237. Braga: CECS. ISBN: 978-989-8600-71-4, 2017.
    Publicado
  47. "Hipermídia como catalisador da leitura". In Pesquisas em Linguagem e Educação no Contexto das Tecnologias Digitais, 37-52. 2014.
    Publicado
  48. "Identidade conceitual e cruzamentos disciplinares". In e-Infocomunicação - Estratégias e aplicações, 79-122. 2014.
    Publicado
  49. "Informação e comunicação em plataformas digitais: novos desafios para o ¿sistema prisional português". In e-Infocomunicação - Estratégias e aplicações, 169-200. 2014.
    Publicado
  50. "Luzes e sombras na cultura da convergência digital". In Sociedade, Educação e Redes: Desafios à Formação Crítica, 125-152. 2014.
    Publicado
  51. "A formação de uma consciência crítica, reflexiva e prática nos jovens portugueses através do consumo dos bens simbólicos". In Europeus em busca da Europa: os desafios da consciência europeia nas novas gerações, 27-47. Editora Afrontamento. ISBN 978-972-36-1363-6, 2014.
    Publicado
  52. "A Europa no currículo escolar dos jovens do 10º, 11º e 12º anos portugueses – contributos e omissões para a emergência da consciência europeia". In Europeus em busca da Europa: os desafios da consciência europeia nas novas gerações, 79-113. Editora Afrontamento. ISBN 978-972-36-1363-6, 2014.
    Publicado
  53. "Do óbvio ao paradoxal – a quebra de barreiras no acesso ao conhecimento por meio das tecnologias digitais". In Mundo digital: uma sociedade sem fronteiras?, 35-51. Ideia Editora, ISBN 978-85-7539-938-5, 2014.
    Publicado
  54. "Gerações de écran em meio rural: estudo das novos mídias no quotidiano rural português de três gerações". In A agricultura familiar em face das transformações na dinâmica recente dos mercados, 279-315. Suprema, ISBN 978.85.8179.075-6, 2014.
    Publicado
  55. "Descodificar a convergência: para uma ética da info-diversidade". In A Insustentável leveza da Web: retóricas, dissonâncias e práticas na Sociedade em Rede, 13-40. Edufba - Editora da Universidade Federal da Bahia, ISBN 978-85-232-1260-5, 2014.
    Publicado
  56. "Capital social e habitus na utilização dos novos media: a importância dos clássicos para o entendimento de novas imposições". In A Insustentável leveza da Web: retóricas, dissonâncias e práticas na Sociedade em Rede, 189-214. Edufba - Editora da Universidade Federal da Bahia, ISBN 978-85-232-1260-5, 2014.
    Publicado
  57. Oliveira, L.. "Going Beyond the Bibliographic Catalog: The Basis for a New Participatory Scientific Information Discovery and Sharing Model". 1-38. IGI Global, 2013.
    10.4018/978-1-4666-1912-8.ch001
  58. Oliveira, L.. "The new media as mediators and enhancers of intergenerational relations (Os novos media como mediadores e potenciadores de relações intergeracionais)". 1190-1196. SOPCOM, 2013.
    10.13140/2.1.2440.5282
  59. Oliveira, L.. "Digital Inclusion and Electronic Government: Looking for Convergence in the Decade 1997-2008". 1192-1218. IGI Global, 2013.
    10.4018/978-1-4666-1852-7.ch062
  60. Oliveira, L.. "New Media Ecologies in Basic Education - challenges for various actors (teachers, students and family) (Novas Ecologias Mediáticas na Educação Básica – desafios para vários atores (professores, alunos e fam´ilia))". editado por Fadel, Luciane Maria; Neto, Mariano Castro; Ulbricht, Vania, 173-213. Ideia Editora, 2013.
    10.13140/RG.2.1.3439.8884
  61. "Convergência e erosão de espaços no meio rural português através do consumo das novas mídias". In Experiências de consumo contemporâneo: pesquisas sobre mídia e convergência, 8-27. Pimenta Cultural, 2013.
    Publicado
  62. "Território hipermediatizado e convergências multilocalizadas: dialética entre terra e nuvens". In Experiências de consumo contemporâneo: pesquisas sobre mídia e convergência, 28-46. Pimenta Cultral, 2013.
    Publicado
  63. "Novas Ecologias Mediáticas na Educação Básica – desafios para vários atores (professores, alunos e família". In Hipermídia e acessibilidade na era da inclusão, 173-213. Ideia, 2013.
    Publicado
  64. "Hipermídia como catalisador da leitura na sociedade em rede". In Tecnologia e novas mídias: da educação às práticas culturais e de consumo, 101-122. Pimenta Cultural, 2013.
    Publicado
  65. "Plataforma Biblon: rede social de leitores-escritores juniores". In Limites, fronteras y espacios comunes: encuentros, desencuentros en las Ciencias de la Informacion, 114-120. Badajoz, Espanha: Universidade de Extremadura, 2012.
    Publicado
  66. "O uso dos novos media e a redefinição de tempos e espaços em meio rural". In Os tempos sociais e o mundo contemporâneo. Um debate para as Ciências Sociais e Humanas, 149-168. Braga, Portugal: Universidade do Minho, 2012.
    Publicado
  67. Oliveira, L.; Carvalho, A.. "Envolvimento e participação dos cidadãos na ciência em Portugal e em Espanha: Evolução e estado atual". In Comunicação e Cultura: I Jornadas de Doutorandos em Ciências da Comunicação e em Estudos Culturais, 15-36. E-book, 2012.
  68. Pedro Almeida; Jorge F. Abreu; Margarida Almeida; Maria Antunes; Lidia Silva; Melissa Saraiva; Jorge Teixeira; Fernando Ramos. "Connector – A Geolocalised Mobile Social Service". In Handbook of Research on Mobility and Computing: Evolving Technologies and Ubiquitous Impacts, 414-425. Estados Unidos, 2011.
    10.4018/978-1-60960-042-6.ch027
  69. "Information and Services to the Citizens: from bureaucracy desks to e-government portals". In Brazilian Perspectives in Digital Environments – communication policies, e-government and digital journalism, 109-140. Salvador da Bahia, Brasil: EDUFBA, 2010.
    Publicado
  70. "Digital Inclusion and Electronic Government: Looking for Convergence in the decade – 1997-2008". In Handbook of Research on E-Government Readiness for Information and Service Exchange: Utilizing Progressive Information Communication Technologies, 21-47. Hershey, Estados Unidos: IGI Global, 2009.
    Publicado
  71. "Cidades Digitais: um novo “urbanismo” potencial catalisador da lusofonia, uma história tropical da Internet". In Cibercidade. A Cidade na Cibercultura, 59-73. Rio de Janeiro, Brasil: e-papers, 2004.
    Publicado
  72. "Cibercidade ou “uma nova gramática do espaço”: quais as relações potenciais entre a comunidade científica e a comunidade envolvente neste novo tecido emergente?". In Cibercidade. A Cidade na Cibercultura, 235-255. Rio de Janeiro, Brasil: e-papers, 2004.
    Publicado
  73. "A Internet – A Geração de um Novo Espaço Antropológico". In Janelas do Ciberespaço, 151-171. Porto Alegre: Editora Sulina, 2001.
    Publicado
  74. "Globalização das redes de comunicação: uma reflexão sobre as implicações cognitivas e sociais". In O Futuro da Internet – estado da Arte e Tendências de Evolução, 53-63. Lisboa, Portugal: Centro Atlântico, ISBN: 972842608-9., 1999.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Oliveira, Lídia; Frederico Aires da Silva. "Comunicação e Cultura Digital". Revista Comunicando 11 2 (2022): https://www.revistacomunicando.sopcom.pt.
    Publicado • Co-editor
  2. Dellarmelin, Mateus Luan; Balbé, Alice; Oliveira, Ana Filipa; Ricarte, Élmano; Rego, Lénia Susete de Castro; Oliveira, Lídia; Aires, Érico. "Revista Comunicando - Comunicação e Cultura Digital [EN: Communication and Digital Culture]". Revista Comunicando 11 2 (2022): https://revistacomunicando.sopcom.pt/index.php/comunicando/issue/view/15.
    Publicado
  3. Dellarmelin, Mateus Luan; Balbé, Alice Dutra; Oliveira, Ana Filipa; Ricarte, Élmano; Rego, Lénia Susete de Castro; Oliveira, Lídia; Aires, Érico. "Revista Comunicando - [Vol. 11 N.º 2 (2022): Julho - Dezembro 2022 (edição contínua)] - Comunicação e Cultura Digital". (2022): https://hdl.handle.net/1822/86261.
    Publicado
  4. "Information and Communication Technologies’ Role in the Preservation of Cultural Heritage". Journal of Communication Studies 15 29 (2022):
    No prelo • Co-editor
  5. Zagalo, Nelson; Oliveira, Lídia. "Journal of Digital Media & Interaction, Vol.3, No.8". (2020): https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/23560.
    10.34624/jdmi.v3i8.23560
  6. "Competências Infocomunicacionais em ambientes digitais: desafios para o século XXI,". Revista Ciência da Informação 2 45 (2016):
    Publicado • Co-editor
  7. "Pesquisa e Formação no Território Hipermediatizado". Prisma.com 28 (2015):
    Publicado • Co-editor
  8. "Rituais Contemporâneos". e-cadernos CES, 8 (2010):
    Publicado • Co-editor
Entrada de enciclopédia
  1. "Screen Culture". In Encyclopedia of Information Science and Technology. ISBN: 978-1-5225-2255-3; EISBN: 978-1-5225-2256-0, 2014.
    Publicado
Livro
  1. Silva, Mónica; Raposo, Rui; Oliveira, Lídia. Mapping cultural tourism: InfoVis through community narratives. UA Editora. 2024.
    10.48528/cxjt-0579
  2. Handbook of Research on Cultural Heritage and Its Impact on Territory Innovation and Development. Hershey, Estados Unidos: IGI Global. 2022.
    Publicado • Editor
  3. Handbook of Research on Digital Communications, Internet of Things, and the Future of Cultural Tourism. Estados Unidos: IGI Global. 2022.
    10.4018/978-1-7998-8528-3 • Editor
  4. Gonçalves, Liliana; Oliveira, L.; Ana Carla Amaro. Real and Virtual Convergences: the LOCUS project – Playful Connected Rural Territories. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2022.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-8528-3
  5. Handbook of Research on Digital Services in Crisis, Disaster, and Emergency Situations. Hershey, Estados Unidos: IGI Global. 2021.
    Publicado • Editor
  6. Constitutional Knowledge and Its Impact on Citizenship Exercise in a Networked Society. Hershey, Estados Unidos: IGI Global. 2019.
    Publicado • Editor
  7. Managing Screen Time in an Online Society. Hershey: IGI Global. 2019.
    Publicado • Editor
  8. Infocommunication Skills as a Rehabilitation and Social Reintegration Tools for Inmates. Hershey, Estados Unidos: IGI Global. 2018.
    Publicado • Editor
  9. Open and Social Learning in Impact Communities and Smart Territories. Hershey: IGI Global. 2018.
    Publicado • Editor
  10. Oliveira, L.. Screen generations in rural areas. Study of the new media in the rural Portuguese daily life of three generations (Gerações de ecrã em meio rural. Estudo dos novos media no quotidiano rural português de três gerações). Novas Edi{\c{c. 2016.
  11. Oliveira, L.. The Unbearable Lightness of the Web: Rhetoric, Dissonance, and Practices in Network Society (A Insustentável leveza da Web: retóricas, dissonâncias e práticas na Sociedade em Rede). Edufba - Editora da Universidade Federal da Bahia. 2014.
  12. Oliveira, L.. Europeans in search of Europe: the challenges of European awareness in the new generations (Europeus em busca da Europa: os desafios da consciência europeia nas novas gerações). Edi{\c{c. 2014.
  13. Oliveira, L.. Technology and new media: from education to cultural and consumer practices (Tecnologia e novas m´idias: da educação às práticas culturais e de consumo). Pimenta Cultural. 2013.
  14. Tecnologia e novas mídias: da educação às práticas culturais e de consumo. São Paulo, Brasil: Pimenta Cultural. 2013.
    Publicado • Editor
  15. Oliveira, L.; Pereira, Anabela Maria Sousa; Santiago, R. Investigação em Educação - Abordagens conceptuais e práticas. Porto, Portugal: Porto Editora. 2004.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. "Europeus em busca da Europa: os desafios da consciência europeia nas novas gerações - Prefácio". Prefácio para Europeus em busca da Europa: os desafios da consciência europeia nas novas gerações, 7-8. 2014.
    Publicado
  2. "A Insustentável leveza da Web: retóricas, dissonâncias e práticas na Sociedade em Rede - Prefácio". Prefácio para A Insustentável leveza da Web: retóricas, dissonâncias e práticas na Sociedade em Rede, 7-9. Edufba - Editora da Universidade Federal da Bahia ISBN 978-85-232-1260-5. 2014.
    Publicado
  3. "Tecnologia e novas mídias: da educação às práticas culturais e de consumo - Prefácio". Prefácio para Tecnologia e novas mídias: da educação às práticas culturais e de consumo, 5-8. Pimenta Cultural. 2013.
    Publicado
Recurso online
  1. Martínez-Rolán, Xabier; Oliveira, Lídia; Silva, Monica; Tymoshchuk, Oksana; Zagalo, Nelson. AI tools: for scientific research. 2024. https://digitalobs.pt/booklet/ai-tools-for-scientific-research/.
    10.48528/2ate-3427
  2. Tymoshchuk, Oksana; Silva, Mónica; Oliveira, Lídia; Nelson Zagalo. Trends in the FCT Project. 2024. https://digitalobs.pt/booklet/trends-in-the-fct-project/.
    10.48528/8vc7-3f05
Resumo em conferência
  1. Rocha Lourenço, Francisca; Sousa, Lorena; Silva, Mónica; Tymoshchuk, Oksana; Oliveira, Lídia. "Mapping the Landscape of Digital Media Doctoral Theses at the University of Aveiro: a global overview". Trabalho apresentado em Research Summit 2023, Aveiro, 2023.
    Publicado

Propriedade Intelectual

Marca registada
  1. 2021. "LOCUS - PLAYFUL CONNECTED RURAL TERRITORIES| MARCA NOMINATIVA (marca nacional nº 668012)".
    Registada
  2. 2021. "PLAYFUL CONNECTED RURAL TERRITORIES| MARCA NOMINATIVA (marca nacional nº 668013)".
    Registada
  3. 2021. "LOCUS - PLAYFUL CONNECTED RURAL TERRITORIES| MARCA MISTA (marca nacional nº 668015)".
    Registada
  4. 2021. "LOCUS| MARCA FIGURATIVA (marca nacional nº 668014)".

Outros

Outra produção
  1. Journal of Digital Media & Interaction, Vol.1, No.2. No abstract available.. 2019. Oliveira, Lídia; Zagalo, Nelson. https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/958.
  2. Journal of Digital Media & Interaction, Vol.1, No.1. No abstract available.. 2019. Oliveira, Lídia; Zagalo, Nelson. https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/934.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/09/01 - Atual Os jovens e os novos media – consumo de informação e participação política
Orientador
Novos Média (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/09/01 - Atual Constructing sustainable destinations through digital media
Orientador
Estudos Culturais (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/09/01 - Atual A mobilidade como estratégia de internacionalização do ensino superior: modelo infocomunicacional para um sistema de acolhimento
Orientador
Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/09/01 - Atual Imagem corporal no Instagram: o uso de filtros e a vulnerabilidade digital
Orientador
Novos Média
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/09/01 - 2024/12/17 Binge-watching e binge-scrolling: os padrões de consumo na vida de estudantes universitários
Orientador
Comunicação Audiovisual para Novos Média (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/09/01 - 2024/07/09 O papel dos influencers no consumo informativo dos jovens em Portugal
Orientador
Comunicação Audiovisual para Novos Média (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/09/01 - 2024/07/02 Como a doença mental é apresentada/representada no cinema/séries/webseries - a perpetuação do preconceito?
Orientador
Comunicação Audiovisual para Novos Média (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/09/01 - 2024/01/31 Perceção e precaução das agressões online: o comportamento infocomunicacional face aos riscos no âmbito universitário português
Orientador
Informação e Comunicação em Plataformas Diogitais (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2022/09/01 - 2023/12/21 Documentário “ser campus intercultural”: reflexão sobre o fenómeno da interculturalidade na Universidade de Aveiro
Orientador
Comunicação Audiovisual para Novos Média (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/09/01 - 2023/12/15 Screen Time VS Green Time
Orientador
Comunicação Audiovisual para Novos Média (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/09/01 - 2023/06/30 As duas faces de Janus da modernização das políticas públicas: inovação e tradição. o caso do sistema judicial português
Coorientador
Governação, Competitividade e Políticas Públicas (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018/09/01 - 2022/12/17 A social IoT hybrid scenario to promote the physical, psychological and social well-being of the elderly
Orientador
Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2021/09/01 - 2022/07/13 Da Relação entre Consumo Mediático, Solidão e Participação Política – O Caso dos Jovens em Portugal
Orientador
Comunicação e Tecnologias Web (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/09/01 - 2021/12/09 Estudo de usabilidade da app RTP Palco
Coorientador
Comunicação Audiovisual para Novos Média (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2021/12/02 A partilha de conhecimento através das plataformas digitais: o caso dos incêndios rurais
Orientador
Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/09/01 - 2021/07/21 Aplicação móvel de participação comunitária orientada à prevenção dos incêndios florestais no contexto português
Orientador
Comunicação Digital e Web (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/09/01 - 2021/07/21 APPASSEAR: protótipo de uma aplicação móvel no âmbito do turismo cultural e interculturalidade
Orientador
Comunicação e Tecnologias Web (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/09/01 - 2021/07/21 O papel da mulher portuguesa na preservação da herança cultural
Orientador
Comunicação Audiovisual para Novos Média (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2020 O Comportamento Infocomunicacional dos Alunos Universitários na Apropriação de Objetos Digitais no Quadro do Direito Autoral,
Orientador
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2019 Pesquisa 4.0: confluência entre integração e cooperação na descoberta de informação científica
Orientador
Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2018 Storytelling audiovisual na divulgação de ciência: Ser Ciência
Orientador
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2018 - 2018 Lógica de swipe em smartphones no consumo de conteúdos por parte dos jovens
Coorientador
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2018 Internacionalização e Visibilidade da Comunidade Científica da Área de Biblioteconomia e Ciência da Informação (Brasil e Portugal)
Orientador
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 Os dispositivos-ecrã no quotidiano dos jovens Portugueses: A mediação ecrã no uso social do tempo
Orientador
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2016 - 2016 StudentSurfer: Afinal o que fazem os estudantes universitários com a internet?
Orientador
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2016 A infografia como facilitador do ciberjornalismo de ciência e tecnologia
Orientador
Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2015 Território hipermediatizado e cidades locativas: o projeto "imaterialaveiro" na divulgação do partimónio (i)material de Aveiro
Orientador
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2015 A Solidão Organizada na proximidade
Orientador
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2015 Competências infocomunicacionais dos alunos de pós-graduação dos cursos da área de biblioteconomia e ciência da informação
Orientador
Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 O Papel das Redes Sociais (off e on-line) nas Dinâmicas Quotidianas
Orientador
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 O voluntariado na promoção da leitura na biblioteca escolar
Orientador
Promoção da Leitura e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 Desenvolvimento de competências infocomunicacionais em contexto prisional
Orientador
Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014 - 2014 Institutições arquivísticas lusófonas e os madia sociais: perspectivas institucionais e a experiência dos utilizadores
Orientador
Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 A Web2.0 como catalisadora da leitura recreativa pelas crianças
Orientador
Promoção da Leitura e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 A participação intergeracional nas atividades da biblioteca escolar
Orientador
Promoção da Leitura e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 O Design Emocional na Construção de Interfaces
Orientador
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2013 - 2013 Dinâmicas de leitura recreativa pelos alunos do ensino secundário
Orientador
Promoção da Leitura e Bibliotecas Escolares (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 - 2013 Gerações de ecrã em meio rural - Estudo dos novos media no quotidiano rural português de três gerações
Orientador
Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 - 2013 Rede social de leitores e escritores juniores - Portal Biblon
Orientador
Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2004 - 2008 Imagem, Corpo, Tecnologia: (in)formação Visual na Era Ciber
Orientador
Ciências e Tecnologia da Comunicação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2020 - 2020 Avaliadora da A3ES - Presidente da Comissão de Avaliação Externa de Programa Doutoral em Media Digital da Universidade Aberta em parceria da a Universidade do Algarve. A CAE foi nomeada a 17 de dezembro de 2019, constotuída por: Lídia Oliveira (Presidente), António Coelho, Claudia Gianetti e Ricardo Gomes Moreira (Peritos) [20 e 21 de fevereiro 2020 visita à Univerdade Aberta; 14 de abril submissão do Relatório da CAE]
Presidente
A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior , Portugal
2020 - 2020 Avaliadora da A3ES - Presidente da Comissão de Avaliação Externa da proposta do novo ciclo de estudos – Mestrado em Media Arts, do Instituto de ciências Sociais da Universidade do Minho.
Presidente
A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior , Portugal
2017 - 2017 Avaliadora da A3ES - Membro da Comissão de Avaliação Externa da Mestrado em Comunicação e Multimédia, da Universidade Lusíada, Fundação Minerva - Cultura - Ensino E Investigação Científica.
Membro
A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior , Portugal
2017 - 2017 Avaliadora da A3ES - Membro da Comissão de Avaliação Externa do Mestrado em Multimédia da Universidade De Trás-Os-Montes E Alto Douro - Escola De Ciências E Tecnologia (UTAD).
Especialista
A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior , Portugal
2017 - 2017 Avaliadora da A3ES - Membro da Comissão de Avaliação Externa da Licenciatura em Comunicação e Multimédia da Universidade De Trás-Os-Montes E Alto Douro - Escola De Ciências E Tecnologia (UTAD).
Especialista
A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior , Portugal
2017 - 2017 Avaliadora da A3ES - Presidente da Comissão de Avaliação Externa da Licencitura da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra.
Presidente
A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior , Portugal
2017 - 2017 Avaliadora da A3ES - Líder da Comissão de Avaliação Externa de avaliação da proposta de criação do Mestrado em Projectos Digitais para uma Sociedade Inclusiva, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.
Presidente
A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior , Portugal
2017 - 2017 Avaliadora da A3ES - Membro da Comissão de Avaliação Externa de avaliação da proposta de criação do Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Comunicação para o Desenvolvimento, Instituto Universitário Da Maia – ISMAI, Maiêutica – Cooperativa De Ensino Superior, C.R.L.
Especialista
A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior , Portugal
2016 - 2016 Membro da Comissão de Avaliação Externa do Mestrado Novos Media e Práticas Web, Faculdade De Ciências Sociais E Humanas (UNL), Universidade Nova De Lisboa.
Especialista
A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior , Portugal
2016 - 2016 Avaliadora da A3ES - Membro da Comissão de Avaliação Externa da do mestrado em Comunicação Multimédia da Universidade Lusíada, Fundação Minerva - Cultura - Ensino E Investigação Científica.
Especialista
A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior , Portugal
2015 - 2015 Membro da Comissão de Avaliação de Relatórios Finais de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico, da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia – Ministério da Educação e Ciência – Portugal (avaliadora de 1 Relatório – outubro 2014).
Avaliador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2014/06 - 2014/06 Membro da Comissão de Avaliação de Relatórios Finais de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico, da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia – Ministério da Educação e Ciência – Portugal (avaliadora de 1 Relatório – junho 2014).
Avaliador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2014/05 - 2014/05 Membro da Comissão de Avaliação de Relatórios Finais de Projectos Estratégicos, da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia – Ministério da Educação e Ciência – Portugal (avaliadora de 2 Relatórios – maio 2014).
Avaliador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021 - 2021 Avaliadora de projeto Plataforma digital para a valorização dos produtos locais recorrendo a metodologias inovadoras de rastreabilidade e captação de investimento, +CO3SO CONHECIMENTO E +CO3SO DIGITAL, Projeto nº 72634 (Outubro, 2021) Agência Nacional de Inovação SA, Portugal
2020 - 2020 Avaliadora de projeto de integração de algoritmos de inteligência artificial no processo de definição cromática na indústria de cerâmica, SC4C .: Smartcolors for Ceramics, Referência: 69890, domínio: ecnologias da Informação e Telecomunicações (TIC);Outras: Tecnologia para a indústria cerâmica (setembro-outubro, 2020) Agência Nacional de Inovação SA, Portugal
2019 - 2019 Avaliadora de Ação COST – European Cooperation in Science & Technology (avaliação finalizada em setembro de 2018),
2018 - 2019 Avaliadora dos Projetos do Fundo Iceland, Liechensteein, Norway Grants - Project Evaluation Expert at the FCT (Foundation for Science and Technology), the COST Program (European Cooperation in Science & Technology) and EEA Grants - Collaborative Research Projects (CNCS, CCCDI, Iceland, Liechensteein, Norway Grants)
Distinções

Prémio

2023 Bolsa - Estancias de Investigación (PREI)¿ da Universidad Nacional Autónoma de México - Dirección General de Asuntos del Personal Académico
Universidad Nacional Autónoma de México Instituto de Investigaciones Bibliotecológicas y de la Información, México
2020 Bolsa Fundação Carolina
Fundación Carolina, Espanha

Outra distinção

2003 Honors / Menção honrosa na 3ª edição do Prémio CES