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Licenciado em Estudos de Língua Portuguesa pela Escola Normal Superior Tchico Té, Bissau, em 2017, e mestrado em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2020. Professor do Ensino Secundário pelo Liceu Agostinho Neto, Bissau (2014-2018). Membro da redação da Agenda Cultural de Bissau; estudante de doutoramento em Discursos: Cultura, História e Sociedade, pela Faculdade de Letras e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Ativista e investigador, interessado em questões da Educação, História e Cultura, com o foco na Guiné-Bissau e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.
Identification

Personal identification

Full name
Sumaila Jaló

Author identifiers

Ciência ID
1B1B-E529-C9E2
ORCID iD
0000-0002-2164-3377

Knowledge fields

  • Humanidades - Línguas e Literaturas
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Crioulo e pídgin, baseada em Português (Outras) (Mother tongue)
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2)
Outputs

Publicações

Artigo em revista
  1. Jaló, Sumaila; De Barros, Miguel; Wilson Lima, Redy; Robalo, Alexssandro. "Movimentos Sociais na Guiné-Bissau e em Cabo Verde: Diálogos, Legados e Reinterpretações do Pensamento de Cabral sobre a Cultura". Cadernos de Estudos Africanos 48 (2025): 1-27. https://doi.org/10.15847/cea48.36737.
    10.15847/cea48.36737
  2. Jaló, Sumaila. "Poemando através da história: memória histórica da Guiné-Bissau nas poesias de Tony Tcheka e Lagartixa Npasmadu". Revista de Literatura, História e Memória 19 34 (2024): 258-279. http://dx.doi.org/10.48075/rlhm.v19i34.31755.
    10.48075/rlhm.v19i34.31755
  3. Jaló, Sumaila. "Busca vida - uma análise da emigração irregular guineense através de performance musical e de relatos de experiência vivida". Mundo Crítico - Revista de Desenvolvimento e Cooperação 9 (2023): 43-58. https://drive.google.com/file/d/1IujmsYTE4DXoIQKMGq9M6PXHxQMQoXqB/view.
    Open access • Publicado
  4. Jaló, Sumaila. "Guinea-Bissau: 30 years of militarized democratization (1991-2021)". Frontiers in Political Science 5 (2023): http://dx.doi.org/10.3389/fpos.2023.1078771.
    10.3389/fpos.2023.1078771
  5. Jaló, Sumaila; Barros, Miguel. "A fome e o trabalho agrícola como alicerces de soberania cultural e política em Amílcar Cabral". Novas Letras - Revista de Letras, Arte e Cultura 5 (2021): 80-84.
    Publicado
  6. Jaló, Sumaila. "Do ensino colonial ao ensino para a libertação - um olhar às ideologias educativas na Guiné(-Bissau)". Investigar em Educação IIª Série 11/12 (2020): 21-33. http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/188.
    Open access • Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Jaló, Sumaila. "Posfácio para livro de poesia de André Mendes". Posfácio to Nação Afétéré, 101-105. LON Edições. 2020.
    Publicado
Recurso online
  1. Jaló, Sumaila. Nunca me faltou o sonho de expor na minha terra (entrevista a Nú Barreto, Artista Plástico). 2022. https://www.buala.org/pt/a-ler/nunca-me-faltou-o-sonho-de-expor-na-minha-terra-entrevista-a-nu-barreto.
  2. Jaló, Sumaila. Murmúrio e momentos de um Poeta-a-Dias (Recensão de livro de poesia de Kafft Kosta). 2021. https://www.buala.org/pt/a-ler/murmurio-e-momentos-de-um-poeta-a-dias.
  3. Jaló, Sumaila. Língua portuguesa e colonização - caso da Guiné-Bissau. 2019. https://www.buala.org/pt/a-ler/lingua-portuguesa-e-colonizacao-caso-da-guine-bissau.
Tese / Dissertação
  1. Sumaila Jaló. "Ideologias Educativas na Guiné(-Bissau) -1954-1986". Mestrado, 2020. https://hdl.handle.net/10216/129615.
Activities

Apresentação oral de trabalho

Presentation title Event name
Host (Event location)
2025/05/16 Breve reflexão sobre a militarização do poder e ataques aos Direitos Humanos na Guiné-Bissau
Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Lisboa, Portugal)
2021/09 Língua de ensino para libertação, unidade nacional e justiça social na Guiné-Bissau Utopias Pós-crise. Artes e saberes em movimento - XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro
Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa (Coimbra, Zoom, Portugal)
2020/09 Do Ensino Colonial ao Ensino Para a Libertação: Um Olhar às Ideologias Educativas na Guiné(-Bissau) Liberdade, Equidade e Emancipação
XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) (Porto, Zoom, Portugal)
2019/02 Amílcar Cabral - um exemplo por realizar Colóquio Figurações de Amílcar Cabral: memória, cultura e política
Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018/09 Herança da Luta de Libertação (roda de conversa no Colóquio Internacional Memórias e Legados das Lutas de Libertação)
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) e CES-UC (Bissau, Guiné-Bissau)

Organização de evento

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2024/09/27 - 2024/09/27 Colóquio sobre o Legado Cultural de Amílcar Cabral (2024/09/27 - 2024/09/27)
Conferência (Outra)
CCGB - Casa da Cultura da Guiné-Bissau, Portugal

Membro de associação

Society Organization name Role
2017 - 2019 Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados - Guiné-Bissau Porta-voz