???global.info.a_carregar???
Diana Mesquita is currently an invited Assistant Professor at the Universidade Católica Portuguesa, Faculty of Education and Psychology, Porto, Portugal. She holds a PhD in Educational Sciences, specialized in Curriculum Development from University of Minho. Her research interests include: Leadership and School Organization; Competence-Based Curriculum; Active Learning; Project-Based Learning; Teacher Learning; Professional Development; Higher Education; Engineering Education. She delivered more than 50 workshops dedicated to teacher training in Portugal, Brazil, Colombia, Russia and Thailand. She participated in several national and international projects, organized more than 20 national and international conferences and has more than 75 publications of articles in international journals, book chapters and scientific events.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Diana Isabel Araújo Mesquita

Nomes de citação

  • Mesquita, Diana

Identificadores de autor

Ciência ID
1A1E-ED3E-1635
ORCID iD
0000-0003-3896-6348

Endereços de correio eletrónico

  • dmesquita@porto.ucp.pt (Profissional)
  • diamesquita@gmail.com (Pessoal)

Moradas

  • Rua de Diogo Botelho, 1327, 4169-005, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2010 - 2015
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
"O Currículo da Formação em Engenharia no Âmbito do Processo de Bolonha: Desenvolvimento de Competências e Perfil Profissional na Perspetiva dos Docentes, dos Estudantes e dos Profissionais " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good
2003 - 2008
Concluído
Educação (Licenciatura)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - 2020 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal
Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal
2015 - 2016 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) United Nations University Operating Unit on Policy-Driven Electronic Governance, Portugal
United Nations University Operating Unit on Policy-Driven Electronic Governance, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2019 - 2020 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2016 - 2016 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Minho Departamento de Produção e Sistemas, Portugal
Universidade do Minho Departamento de Produção e Sistemas, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023 - 2023 Aprendizagem Ativa no contexto do Ensino Superior: das conceções às práticas
DPG 03/2023
Bolseiro de Investigação
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal
Universidade de Brasília
Concluído
2017 - 2020 MSIE 4.0: Curriculum Development of Master Degree Program in Industrial Engineering for Thailand Sustainable Smart Industry
Investigador
Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2017 - 2020 EXTEND: Excellence in Engineering Education through Teacher Training and New Pedagogic Approaches in Russia and Tajikistan
Investigador
Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2016 - 2019 Projeto pipBIRA (Programa de Inovação Pedagógica em Itabira)
-
Investigador responsável
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão de Itajubá
Concluído
2017 - 2017 Aprendizagem Profissional Colaborativa de Professores em Portugal e no Chile
-
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Concluído
2015 - 2016 GCIO.CO (Programme for Excelence in Government in Colombia)
-
Investigador
Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal

United Nations University Operating Unit on Policy-Driven Electronic Governance, Portugal
Concluído
2010 - 2015 O Currículo da Formação em Engenharia no Âmbito do Processo de Bolonha: Desenvolvimento de Competências e Perfil Profissional na Perspetiva dos Docentes, dos Estudantes e dos Profissionais
SFRH/BD/62116/2009
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2014 - 2014 Construção e Validação de Toolbox para o Desenvolvimento Curricular no Ensino Superior
59/ID/2014
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009 - 2009 Desenvolvimento do Ensino Superior
-
Investigador
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022 - 2024 PBL4COLLABTT - PBL framework for Digital Collaborative Teacher Training
2022-1-PT01-KA220-HED-000087857
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal
European Commission
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2020/03/01 - Atual CriArte-Porto
0000000
Investigador responsável
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano, Portugal
Norte 2020
Em curso
2020 - Atual Iberian Observatory of Educational Leadership (EDULID)
-
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
Em curso
2020 - Atual Every school a great school
-
Investigador
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Chawannat Jaroenkhasemmeesuk; Rui M. Lima; Kathleen Horgan; Diana Mesquita; Tuangyot Supeekit. "Active learning in engineering education". 2023.
    10.3233/ATDE230659
  2. Rui M. Sousa; Anabela C. Alves; Rui M. Lima; Sandra Fernandes; Diana Mesquita; José Dinis-Carvalho. "Project-based learning in industrial engineering and management". 2023.
  3. Mariane C. Souza; Rui M. Lima; Diana Mesquita. "People competence assessment based on project management scenarios". 2023.
  4. Diana Mesquita; Ilídia Cabral; José Matias Alves. "EXPERIENCES AND PERCEPTIONS OF PORTUGUESE TEACHERS IN THE EARLY MONTHS OF THE COVID-19 PANDEMIC: REINTERPRETING THE PROFESSION". 2022.
    10.21125/iceri.2022.0810
  5. Margarida Araújo; Diana Mesquita. "The perceptions of school leaders about the implications of the COVID-19 pandemic on technological, organizational, cultural, and pedagogical levels". 2022.
    10.21125/iceri.2022.0900
  6. Almeida, R.; Mesquita, D.. "Comunidade de Aprendizagem Profissional – Desafio para os docentes do Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional". Trabalho apresentado em 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.21), Aveiro, 2021.
  7. Souza, M.; Margalho, E.; Lima, R.M.; Mesquita, D.. "Development Process of a Rubric for Assessment of Leadership Competences in Project Management Scenarios". Trabalho apresentado em the PAEE/ALE'2021, International Conference on Active Learning in Engineering Education, joins the International Symposium on Project Approaches in Engineering Education – PAEE, and the ALE workshop, Braga, 2021.
  8. Nagai, W.A.; Lima, R.M.; Mesquita, D. "Setbacks of the Development of a Concept Inventory for Scrum: Contributions from Item Response Theory.". Trabalho apresentado em PAEE/ALE'2021, International Conference on Active Learning in Engineering Education, joins the International Symposium on Project Approaches in Engineering Education – PAEE, and the ALE workshop, Braga, 2021.
  9. Mesquita, Diana; Salimova, T.; Soldatova, E.; Atoev, S.; Lima, Rui M.; Mesquita, D.; Lima, R.M.. "What can be recommended to engineering teachers from the analysis of 16 European teaching and learning best practices?". 2020.
  10. Nagai, Walter A.; Lima, Rui M.; Mesquita, Diana. "Measuring the effectiveness of a Scrum training session using psychological states of flow". 2020.
    10.1007/978-3-030-56920-4_42
  11. Lima, Rui M.; Mesquita, Diana; Aquere, André Luiz; Jesus, Cristiano; Lima, R.M.; Mesquita, D.; Aquere, A.L.; de Jesus, C.. "Evaluation of a pilot course of project management for industry 4.0". 2020.
  12. Mesquita, Diana; Salimova, Tatiana; Soldatova, Elena; Lima, Rui M.. "An overview of organizational approaches for teacher professional development in Europe". 2020.
    10.1109/EDUCON45650.2020.9125263
  13. Souza, Ingrid; Tereso, Anabela Pereira; Mesquita, Diana. "Communication in project management: an action research approach in an automotive manufacturing company". 2020.
    10.1007/978-3-030-45688-7_7
  14. Souza, Mariane C.; Lima, Rui M.; Mesquita, Diana; Souza, M.C.; Lima, R.M.; Mesquita, D.. "Development and assessment of engineering project management competences in the context of Project-Based Learning (PBL)". 2019.
  15. Nagai, Walter Aoiama; Lima, Rui M.; Mesquita, Diana; Morais, Anderson Assis; Nagai, W.A.; Lima, R.M.; Mesquita, D.; Morais, A.A.. "Peer and team assessment: Strategies and applications in engineering courses". 2019.
  16. Lima, Rui M.; Mesquita, Diana; Sousa, Rui M.; Monteiro, M. Teresa T.; Cunha, Jorge; Lima, R.M.; Mesquita, D.; et al. "Curriculum analysis process: Analysing fourteen industrial engineering programs". 2019.
  17. Mesquita, Diana; Flores, Maria Assunção; Lima, Rui M.; Mesquita, D.; Flores, M.A.; Lima, R.M.. "Teachers' and students' perspectives about curriculum development in engineering education: Implications for academic work". 2019.
  18. Izeki, C.A.; De Lima Furtado, B.; Nagai, W.A.; Mesquita, D.. "Initial learning of computer programming in engineering: A pedagogical practice with active learning using the code.org's accelerated course,Aprendizagem Inicial de Programação de Computadores em Engenharia: Uma Prática Pedagógica com Aprendizagem Ativa Utilizando o Curso Acelerado da Code.org". 2019.
  19. Mesquita, D.. "“What I hope students will remember for my course in ten years?”". 2019.
  20. Mesquita, D.. "Being a remarkable engineering teacher through communication? Yes, I can!,Tornar-me um professor extraordinário através da comunicação? Sim, é possível!". 2018.
  21. Da Matta, E.N.; Neto, O.M.; Lima, R.M.; Mesquita, D.. "The construction of the project evaluation concept in a team of teachers,A construção do conceito de avaliação de projetos em uma equipe de professores". 2018.
  22. Da Matta, Eduardo Nadaleto; Neto, Octavio Mattasoglio; Lima, Rui M.; Mesquita, Diana. "The construction of the project evaluation concept in a team of teachers". 2018.
  23. Carvalho, José Dinis; Fernandes, Sandra; Lima, Rui M.; Mesquita, Diana; Dinis-Carvalho, José; Carvalho, J.D.; Fernandes, S.; Lima, R.M.; Mesquita, D.. "Making PBL teams more effective with Scrum". 2018.
  24. Lima, Rui M.; de Graaff, Erik; Mesquita, Diana; Aquere, André Luiz; Lima, R.M.; de Graaff, E.; Mesquita, D.; Aquere, A.L.. "Engineering education (Research) in higher education institutions". 2018.
  25. Fernandes, Sandra; Morais, Paula; Mesquita, Diana; Abelha, Marta; Fernandes, Sara; Albuquerque, Ana Sílvia; Albuquerque, Ana Silvia. "The Centre for Excellence in Teaching (CET) at Portucalense University: goals, strategies and expected outcomes". 2018.
    10.4995/HEAd18.2018.8257
  26. Oliveira, Íris Martins; Fernandes, Sandra; Abelha, Marta; Fernandes, Sara M.; Carvalho, Olívia da Conceição; Jesus, Paulo Renato; Leite, Jorge; Mesquita, Diana. "Avaliação da docência no Ensino Superior: Contributos para um modelo compreensivo de avaliação do desempenho". 2018.
  27. Cuzzuol, Gilberto Duarte; Campos, Lílian Barros Pereira; Mesquita, Diana; Lima, Rui M.; Cuzzuol, G.D.; Campos, L.B.P.; Mesquita, D.; Lima, R.M.. "Engineering students can use the words “calculus” and “love” in the same sentence: using active learning the impossible can happen". 2018.
  28. Mesquita, Diana; Chagas, Renata L.C.Perrenoud; Lima, Rui M.; Chagas, Joselito Moreira. "Assessment models in two project based learning (PBL) approaches: An exploratory study". 2018.
  29. Lima, Rui M.; Dinis-Carvalho, José; Sousa, Rui M.; Arezes, P.; Mesquita, Diana. "Project-based learning as a bridge to the industrial practice". 2018.
    10.1007/978-3-319-58409-6_41
  30. Mesquita, D.; Chagas, R.L.C.P.; Lima, R.M.; Chagas, J.M.. "Assessment models in two project based learning (PBL) approaches: An exploratory study,Modelos de avaliação em duas abordagens de aprendizagem baseada em projetos (PBL): Um estudo exploratório". 2018.
  31. Lima, Rui M.; Dinis-Carvalho, José; Sousa, Rui M.; Mesquita, Diana; Lima, R.M.; Carvalho, D.; Sousa, R.M.; Mesquita, D.. "Implementation of industrial engineering and management projects in interaction with companies". 2017.
  32. Flores, Maria Assunção; Moreira, Maria Alfredo; Oliveira, Lia Raquel; Mesquita, Diana. "Experiências de colaboração na escola: o que dizem os professores?". 2017.
  33. Santos, Patricia; Pereira, Diana; Mesquita, Diana; Flores, Paulo; Pereira, Rui; Dourado, Nuno; Flores, Maria Assunção. "Undergraduates’ views of assessment in higher education: a study carried out in Portugal". 2017.
    10.4995/HEAD17.2017.5483
  34. Caldeira, Bianca C.; Morais, Anderson A.; Mesquita, Diana; Lima, Rui M.. "Learning based on interdisciplinary projects with students from several engineering courses: case study on energy sustainability". 2017.
  35. Lima, Rui M.; Mesquita, Diana; Coelho, Luciana. "Five years of project-based learning training experiences in higher education institutions in Brazil". 2017.
  36. Dinis-Carvalho, José; Fernandes, Sandra; Lima, Rui M.; Mesquita, Diana; Miranda, Maria Cristina Queiroz da Costa Lobo. "Active learning in higher education: developing projects in partnership with industry". 2017.
    10.21125/inted.2017.0529
  37. Dinis-Carvalho, Jose; Fernandes, Sandra; Lima, Rui M.; Mesquita, Diana; Costa-Lobo, Cristina. "ACTIVE LEARNING IN HIGHER EDUCATION: DEVELOPING PROJECTS IN PARTNERSHIP WITH INDUSTRY". 2017.
    10.21125/INTED.2017.0529
  38. Villas-Boas, V.; Booth, I.A.S.; Mesquita, D.; Lima, R.M.. "Engineering teachers can learn to be effective in their teaching practice,Professores de engenharia podem aprender a tornar a sua prática docente eficaz". 2016.
  39. Correia, W.C.; Ghislandi, M.G.; Lima, R.M.; Mesquita, D.; Amorim, M.C.. "The project-based learning experience of a new engineering campus from the perspective of the students,A experiência de aprendizagem baseada em projetos interdisciplinares em um novo campus de engenharia sob a perspectiva dos discentes". 2016.
  40. Villas-Boas, Valquíria; Booth, Ivete Ana Schmitz; Mesquita, Diana; Lima, Rui M.. "Engineering teachers can learn to be effective in their teaching practice". 2016.
  41. Correia, Waydja C.; Ghislandi, Marcos G.; Lima, Rui M.; Mesquita, Diana; Amorim, Maria Conceição. "The project-based learning experience of a new engineering campus from the perspective of the students". 2016.
  42. Neto, Octavio Mattasoglio; Lima, Rui M.; Mesquita, Diana; Ciciliano, Mylla Moreno; Losovoi, Geysa; Neto, O.M.; Lima, R.M.; et al. "The perceptions of faculty engaged in a curricular change to project based learning in an engineering school at Brazil". 2016.
  43. Mesquita, Diana; Lima, Rui M.; Flores, Maria Assunção. "The role of project-based learning in engineering curriculum: the case of the industrial engineering and management program at the University of Minho". 2015.
  44. Neto, Octavio Mattasoglio; Lima, Rui M.; Mesquita, Diana. "A construção de um currículo de project-based learning: o currículo ideal e o currículo formal". 2015.
  45. Lima, R.M.; Mesquita, D.; Flores, M.A.; Lima, Rui M.; Mesquita, Diana; Flores, Maria Assunção. "Project approaches in interaction with industry for the development of professional competences". 2014.
  46. Alves, Anabela Carvalho; Sousa, Rui M.; Carvalho, Dinis; Lima, Rui M.; Moreira, Francisco; Leão, Celina Pinto; Maia, Laura Costa; Mesquita, Diana; Fernandes, Sandra. "Final year Lean projects: advantages for companies, students and academia". 2014.
  47. Lima, Rui M.; Carvalho, Dinis; Campos, Luiz Carlos de; Mesquita, Diana; Sousa, Rui M.; Alves, Anabela Carvalho. "Projects with the industry for the development of professional competences in industrial engineering and management". 2014.
  48. Lima, Rui M.; Mesquita, Diana; Rocha, Carla; Lima, R.M.; Mesquita, D.; Rocha, C.. "Professionals’ demands for production engineering: analysing areas of professional practice and transversal competences". 2013.
  49. Alves, Anabela Carvalho; Moreira, Francisco; Lima, Rui M.; Sousa, Rui M.; Carvalho, Dinis; Mesquita, Diana; Fernandes, Sandra; et al. "Project based learning in first year, first semester of industrial engineering and management: Some results". 2013.
    10.1115/IMECE2012-89046
  50. Campos, Luiz Carlos de; Lima, Rui M.; Alves, Anabela Carvalho; Mesquita, Diana; Moreira, Francisco; Campos, Bárbara. "Fatores críticos num processo de Aprendizagem Baseada em Projetos : perceções de estudantes de 1º ano de Engenharia". 2013.
  51. Alves, Anabela Carvalho; Carvalho, Dinis; Mesquita, Diana; Fernandes, Sandra; Lima, Rui M.. "IEM@ProjectNetworking: bringing first year students closer to professional practice". 2013.
  52. Mesquita, Diana; Lima, Rui M.; Flores, Maria Assunção. "Developing professional competencies through projects in interaction with companies : a study in Industrial Engineering and Management Master Degree". 2013.
  53. Alves, Anabela Carvalho; Mesquita, Diana; Moreira, Francisco; Fernandes, Sandra. "Teamwork in project-based learning: engineering students’ perceptions of strengths and weaknesses". 2012.
  54. Mesquita, Diana; Fernandes, Sandra; Pereira, Diana; Flores, Maria Assunção; Costa, Manuel F. M.. "Bologna process and its implications: what does the research literature tell us?". 2011.
  55. Mesquita, Diana; Flores, Maria Assunção; Lima, Rui M.. "Analyzing curriculum structure in Industrial and Management Engineering Courses: implications for teaching and learning". 2011.
  56. Moreira, Francisco; Mesquita, Diana; Hattum-Janssen, Natascha van. "The importance of the project theme in project-based learning: a study of student and teacher perceptions". 2011.
  57. Mesquita, Diana; Flores, Maria Assunção; Lima, Rui M.. "Contributos para uma análise dos planos curriculares de formação no ensino superior. O caso da engenharia e gestão industrial em Portugal". 2011.
  58. Mesquita, Diana; Alves, Anabela Carvalho; Fernandes, Sandra; Moreira, Francisco; Lima, Rui M.. "A first year and first semester project-led Engineering Education approach". 2009.
Artigo em revista
  1. Rui M. Lima; Valquíria Villas-Boas; Filomena Soares; Olga S. Carneiro; Paulo Ribeiro; Diana Mesquita. "Mapping the implementation of active learning approaches in a school of engineering – the positive effect of teacher training". European Journal of Engineering Education (2024): https://doi.org/10.1080/03043797.2024.2313541.
    10.1080/03043797.2024.2313541
  2. Elisa Tinoco; Rui M. Lima; Diana Mesquita; Mariane C. Souza. "Using scenarios for the development of personal communication competence in project management". International Journal of Project Organisation and Management 15 3 (2023): 307-331. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/65213e67-5e25-4773-b969-b85e12472484.
    10.1504/IJPOM.2023.132711
  3. Rui M. Lima; Rui M. Sousa; Lino Costa; Cristiano Jesus; Diana Mesquita; Athakorn Kengpol; Warapoj Meethom; Pisut Koomsap. "Analysis of teachers’ competences for industry 4.0 subjects". Applied Science and Engineering Progress 16 4 (2023): https://ciencia.ucp.pt/en/publications/7e0c15b0-31a8-413c-bc9f-7ad64a5205f3.
    10.14416/j.asep.2022.09.005
  4. Mariane Souza; Élida Margalho; Rui M. Lima; Diana Mesquita; Manuel João Costa. "Rubric’s Development Process for Assessment of Project Management Competences". Education Sciences (2022): https://doi.org/10.3390/educsci12120902.
    10.3390/educsci12120902
  5. Mariane C. Souza; Rui M. Lima; Diana Mesquita; Elida M. Margalho. "Development and validation of scenarios for the assessment of project management people competences". International Symposium on Project Approaches in Engineering Education 12 (2022): 173-181. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/14e34a32-1309-4547-b6a9-aa9f76bdda97.
    10.5281/zenodo.7057819
  6. Renato Martins Neves; Rui M. Lima; Diana Mesquita. "Teacher competences for active learning in engineering education". Sustainability 13 16 (2021): https://ciencia.ucp.pt/en/publications/68515cda-1e70-4b6e-8997-8ab50a55091d.
    10.3390/su13169231
  7. Denise Luciana Rieg; Rui M.M. Lima; Diana Mesquita; Fernando Cezar Leandro Scramim; Octavio Mattasoglio Neto. "Active learning strategies to develop research competences in engineering education". Journal of Applied Research in Higher Education ahead-of-p ahead-of-p (2021): https://doi.org/10.1108/JARHE-01-2021-0038.
    10.1108/JARHE-01-2021-0038
  8. Mesquita, Diana. "The effectiveness of an activity to practise communication competencies: A case study across five European Engineering Universities". International Journal of Mechanical Engineering Education (2021):
    Aceite para publicação
  9. Adams, Robin; Bahnson, Matthew; Bhaduri, Sreyoshi; Adams, Tracey; Bairaktarova, Diana; Bielefeldt, Angela; Aguirre-Munoz, Zenaida; et al. "Thanks to Reviewers!". Journal of Engineering Education (2021): https://publons.com/publon/45388729/.
    10.1002/JEE.20389
  10. Mariane C. Souza; Élida M. Margalho; Rui M. Lima; Diana Mesquita. "Development process of a rubric for assessment of leadership competences in project management scenarios". International Symposium on Project Approaches in Engineering Education 11 (2021): 151-158. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/32a006dc-728e-4ef4-9298-65e68bd932c9.
    10.5281/zenodo.5095601
  11. Walter Aoiama Nagai; Rui M. Lima; Diana Mesquita. "Setbacks of the development of a concept inventory for Scrum". Project Approaches in Engineering Education 11 (2021): 95-102. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/1516fd82-8bf7-4c19-af29-18f338f99931.
    10.5281/zenodo.5070578
  12. Abelha, M.; Fernandes, S.; Mesquita, D.; Seabra, F.; Ferreira-Oliveira, A.T.. "Graduate employability and competence development in higher education-A systematic literature review using PRISMA". Sustainability (Switzerland) 12 15 (2020): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85089738422&partnerID=MN8TOARS.
    10.3390/SU12155900
  13. Cuzzuol, Gilberto Duarte; Pereira Campos, Lilian Barros; Mesquita, Diana; Lima, Rui M.; Cuzzuol, G.D.; Campos, L.B.P.; Mesquita, D.; Lima, R.M.; Campos, Lílian Barros Pereira. "Collaborative PBL to Teach Calculus to Engineering Students: The Important Role of Collaborative Professors". International Journal of Engineering Education 35 5 (2019): 1456-1465. https://publons.com/publon/29611497/.
  14. Neto, Octavio Mattasoglio; Lima, Rut M.; Mesquita, Diana; Lima, Rui M.; Neto, O.M.; Lima, R.M.; Mesquita, D.. "Changing an Engineering Curriculum through a Co-Construction Process: A Case Study". International Journal of Engineering Education 35 4 (2019): 1129-1140. https://publons.com/publon/29611492/.
  15. Mesquita, Diana; Flores, Maria Assunção; Lima, Rui M.. "Curriculum development in higher education: Challenges for university teaching". Revista Iberoamericana de Educación Superior 9 25 (2018): 42-61. http://hdl.handle.net/1822/66527.
    Publicado • 10.22201/iisue.20072872e.2019.25.338
  16. Lima, Rui M.; Mesquita, Diana; Lima, R.M.; Mesquita, D.. "Engineering Education (Research) in European Countries an overview based on publications in journals". 3RD INTERNATIONAL CONFERENCE OF THE PORTUGUESE SOCIETY FOR ENGINEERING EDUCATION (CISPEE) (2018): https://publons.com/publon/29611494/.
    10.1109/CISPEE.2018.8593489
  17. Lima,Rui Manuel; Dinis-Carvalho,José; Sousa,Rui Manuel; Arezes,Pedro; Mesquita,Diana; Lima, R.M.; Dinis-Carvalho, J.; et al. "Development of competences while solving real industrial interdisciplinary problems: a successful cooperation with industry". Producao 27 Specialiss (2017): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132017000200304.
    10.1590/0103-6513.230016
  18. Lima, R.M.; Mesquita, D.; Rocha, C.; Rabelo, M.. "Defining the Industrial and Engineering Management Professional Profile: A longitudinal study based on job advertisements". Producao 27 Specialiss (2017): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85054655076&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/0103-6513.229916
  19. Cargnin-Stieler, Marinez; Teixeira, Marcelo C. M.; Lima, Rui M.; Mesquita, Diana; Assunção, Edvaldo; Cargnin-Stieler, M.; Teixeira, M.C.M.; et al. "A contribution for the analysis of pedagogical training for teaching in electrical engineering". International Journal of Continuing Engineering Education and Life-Long Learning 26 4 (2016): 405-418. http://hdl.handle.net/1822/49360.
    10.1504/IJCEELL.2016.10001472
  20. Alves, Anabela Carvalho; Sousa, Rui M.; Moreira, Francisco; Carvalho, M. Alice; Cardoso, Elisabete P. C.; Pimenta, Pedro; Malheiro, Teresa; et al. "Managing PBL difficulties in an industrial engineering and management program". Journal of Industrial Engineering and Management 9 3 (2016): 586-586. http://hdl.handle.net/1822/45396.
    10.3926/jiem.1816
  21. Alves, Anabela; Sousa, Rui; Moreira, Francisco; Carvalho, M. Alice; Cardoso, Elisabete; Pimenta, Pedro; Malheiro, M. Teresa; et al. "Managing PBL Difficulties in an Industrial Engineering and Management Program". Journal of Industrial Engineering and Management (2016): https://publons.com/publon/6148801/.
    10.3926/JIEM.1816
  22. Veiga Simão, Ana M.; Flores, Maria Assunção; Barros, Alexandra; Fernandes, Sandra; Mesquita, Diana. "Perceptions of university teachers about teaching". Journal for the Study of Education and Development 38 1 (2015): 102-143. http://hdl.handle.net/1822/52383.
    Publicado • 10.1080/02103702.2014.996408
  23. Mesquita, Diana; Lima, Rui M.; Flores, Maria Assunção; Marinho-Araujo, Claisy; Rabelo, Mauro; Mesquita, D.; Lima, R.M.; et al. "Industrial engineering and management curriculum profile: Developing a framework of competences". International Journal of Industrial Engineering and Management 6 3 (2015): 121-131. http://hdl.handle.net/1822/38608.
  24. Fernandes, Sandra; Mesquita, Diana; Flores, Maria Assunção; Lima, Rui M.; Fernandes, S.; Mesquita, D.; Flores, M.A.; Lima, R.M.. "Engaging students in learning : findings from a study of project-led education". European Journal of Engineering Education 39 1 (2014): 55-67. http://hdl.handle.net/1822/26606.
    10.1080/03043797.2013.833170
  25. Lima, Rui M.; Mesquita, Diana; Amorim, Marlene; Jonker, Gerald; Flores, Maria Assunção; Lima, R.M.; Mesquita, D.; et al. "An analysis of knowledge areas in industrial engineering and management curriculum". International Journal of Industrial Engineering and Management 3 2 (2012): 75-82. http://hdl.handle.net/1822/20080.
  26. Aquere, André Luiz; Mesquita, Diana; Lima, Rui M.; Monteiro, Simone Borges Simão; Zindel, Marcia; Aquere, A.L.; Mesquita, D.; et al. "Coordination of student teams focused on project management processes". International Journal of Engineering Education 28 4 (2012): 859-870. http://hdl.handle.net/1822/18818.
  27. Aquere, Andre Luiz; Mesquita, Diana; Lima, Rui M.; Monteiro, Simone B. S.; Zindel, Marcia. "Coordination of Student Teams Focused on Project Management Processes". International Journal of Engineering Education (2012): https://publons.com/publon/6311880/.
  28. Hattum-Janssen, Natascha van; Mesquita, Diana; van Hattum-Janssen, N.; Mesquita, D.. "Teacher perception of professional skills in a project-led engineering semester". European Journal of Engineering Education 36 5 (2011): 461-472. http://hdl.handle.net/1822/15216.
    10.1080/03043797.2011.606501
Capítulo de livro
  1. Laura Picazo Sánchez; Ilídia Cabral; José Matias Alves; Diana Mesquita. "Competencia digital escolar en Portugal y España. Estudo comparativo de currículos tecnológicos vigentes em educación primaria". editado por Fern{\'a, 145-158. Editorial Aranzadi, 2023.
  2. "Educando o Engenheiro do Século XXI: Aprendizagem Ativa para a formação por competências no contexto das novas DCNS". ABENGE, 2020.
  3. Flores, Maria Assunção; Santos, Patrícia Raquel Cerqueira; Pereira, Diana; Mesquita, Diana; Cristóvão, Francisco. "A avaliação no ensino superior na perspetiva dos estudantes: um estudo em cinco universidades portuguesas". Educación Editora, 2018.
  4. Lima, Rui M.; Dinis-Carvalho, José; Sousa, Rui M.; Alves, Anabela C.; Moreira, Francisco; Fernandes, Sandra; Mesquita, Diana; et al. "Ten years of Project-Based Learning (PBL) in industrial engineering and management at the University of Minho". Sense Publishers, 2017.
    https://doi.org/10.1007/978-94-6300-905-8_3
  5. Mesquita, Diana; Flores, Maria Assunção; Lima, Rui M.; Fernandes, Sandra. "O contributo da formação pedagógica docente para a inovação do Ensino Superior". De Facto Editores, 2016.
  6. Flores, Maria Assunção; Lima, Rui M.; Fernandes, Sandra; Mesquita, Diana. "Construção e validação de toolbox para o desenvolvimento curricular no ensino superior". Portugal. Ministério da Educação e Ciência, 2015.
  7. Lima, Rui M.; Dinis-Carvalho, José; Sousa, Rui M.; Alves, Anabela Carvalho; Moreira, Francisco; Mesquita, Diana; Fernandes, Sandra; et al. "A project management framework for planning and executing interdisciplinary learning projects in engineering education". Sense Publishers, 2012.
    10.1007/978-94-6091-958-9_5
  8. Simões, Adriana da Silva; Pinho, Alexandre Ferreira de; Alves, Anabela Carvalho; Sauaia, Antonio Carlos Aidar; Scarelli, Ariane; Molina, Carlos Eduardo Corrêa; Gohr, Cláudia Fabiana; et al. "Ensino e aprendizagem vivencial em engenharia : simuladores, jogos, projetos interdisciplinares e ambientes de aprendizagem a distância". Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), 2011.
  9. Lima, Rui M.; Carvalho, Dinis; Sousa, Rui M.; Alves, Anabela Carvalho; Moreira, Francisco; Mesquita, Diana; Fernandes, Sandra. "Estrutura de gestão para planejamento e execução de projetos interdisciplinares de aprendizagem em Engenharia". Editora da Pontifi´cia Universidade Cato´lica de Sa~o Paulo (EDUC), 2011.
Edição de livro
  1. Ilídia Cabral; Diana Mesquita. Educação, territórios e desenvolvimento humano. Universidade Cat{\'o. 2023.
  2. Ilídia Cabral; Diana Mesquita. Educação, territórios e desenvolvimento humano. Universidade Cat{\'o. 2021.
  3. Ilídia Cabral; Diana Mesquita; Cristina Palmeirão; Diana Soares; Isabel Baptista; Joaquim Azevedo; José Matias Alves; Marisa Carvalho. Educação, territórios e desenvolvimento humano. Universidade Cat{\'o. 2021.
Livro
  1. Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano: atas do IV Seminário Internacional. Porto, Portugal: Universidade Católica Portuguesa. 2021.
  2. Project-Based Learning: implementação no primeiro ano de um curso de Engenharia. Braga: UMinho Editora. 2021.
  3. Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores, 2, Braga, 2017; Flores, Maria Assunção; Moreira, Maria Alfredo; Oliveira, Lia Raquel; Mesquita, Diana. Atas do II Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores. Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). 2017.
  4. International  Symposium  on  Project  Approaches  in  Engineering  Education (PAEE), 8, Guimarães, 2016; Active Learning in Engineering Education Workshop (ALE), 14, Guimarães, 2016. Proceedings of the PAEE/ALE’2016, 8th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE) and 14th Active Learning in Engineering Education Workshop (ALE). Universidade do Minho. Departamento de Produção e Sistemas (DPS). 2016.
  5. Oliveira, Lia Raquel; Flores, Maria Assunção; Moreira, Maria Alfredo; Fernandes, Eva; Santos, Patrícia Raquel Cerqueira; Pereira, Diana Alexandra Ribeiro; Pereira, Mesquita; Fernandes, Sandra; Pinheiro, Cláudia. Atas do I Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores. Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). 2015.
  6. International Symposium on Project Approaches in Engineering Education "Innovation for Transformation", 6, Medellín, 201; Hattum, Natascha Janssen Van; Lima, Rui M.; Carvalho, Dinis; Fernandes, Sandra; Sousa, Rui M.; Moreira, Francisco; Mesquita, Diana. Proceedings of the sixth International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE’2014). University of Minho. 2014.
  7. Hattum, Natascha Janssen Van; Lima, Rui M.; Carvalho, Dinis; Fernandes, Sandra; Sousa, Rui M.; Moreira, Francisco; Alves, Anabela Carvalho; Mesquita, Diana. Proceedings of the fifth International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE’2013). Universidade do Minho. 2013.
  8. Lima, Rui M.; Sampaio, Paulo; Marques, Ana; Nunes, Manuel L.; Alvelos, Filipe Pereira e; Mesquita, Diana; Silva, Daniela; et al. Livro de actas do Encontro Nacional de Engenharia e Gestão Industrial 2011 (ENEGI 2011). Universidade do Minho. Departamento de Produção e Sistemas (DPS). 2011.
Relatório
  1. Ana Paula Silva; Diana Mesquita; Ilídia Cabral; José Matias Alves. 2022. Territorialização das políticas educativas no âmbito dos PIICIE na AMP. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/d37e8366-39d8-4b82-8d07-4965e0a0818c.
  2. Diana Mesquita; José Matias Alves; Cristina Palmeirão; Diana Soares; Marisa Carvalho; Helena Azevedo. 2022. Projeto Criarte Porto. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/6115917f-31fa-4697-9b48-6587451e79aa.
Resumo em conferência
  1. Diana Mesquita; Ilídia Cabral; José Matias Alves. "Enhancing pedagogical innovation in a Portuguese vocational school". 2022.
Tese / Dissertação
  1. Mesquita, Diana. "O Currículo da Formação em Engenharia no Âmbito do Processo de Bolonha: Desenvolvimento de Competências e Perfil Profissional na Perspetiva dos Docentes, dos Estudantes e dos Profissio". Doutoramento, Universidade do Minho, 2015. http://hdl.handle.net/1822/40379.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/02/03 Desenvolvimento de competências dos docentes do Ensino Superior: um caminho para a inovação curricular Semana Pedagógica do Centro Universitário de UNIGUAIRACÁ 2021
Centro Universitário de UNIGUAIRACÁ
2020/12/15 Teacher’s Role in Active Learning in Higher Education: Project-Based Learning in Practice I International Conference on Innovative Methods of Teaching and Technological Advancements in Higher Education
European University - Georgia
2020/12/11 Aprendizagem ativa no presencial e no online entre a frustração e a esperança! 12 º Colóquio de Psicologia Escolar / 3 Colóquio Internacional de Psicologia Escolar
Universidade de Brasília
2020/12/09 Uma ideia, um projeto, uma ação - uma história com protagonistas VII Simpósio de Ensino de Ciências
Universidade de São Paulo - Lorena
2020/09/28 Aprendizagem ativa e a formação do professor de Engenharia II Simpósio Brasileiro de Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia
Associação Brasileira de Educação em Engenharia
2020/09/23 Aprendizagem Baseada em Projetos Interdisciplinares (PBL): Resolução de Problemas Reais para o Desenvolvimento de Competências IV CDIO Brazilian Meeting
CDIO Brazilian Group
2020/09/02 Aprendizagem Ativa num tempo e num espaço de pandemia: desafios para a prática docente Seminário Científico da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino (LECE), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Universidade Federal do Ceará
2020/07/08 Os Desafios dos Professores na Construção dos Pilares da Mudança na Sala de Aula 1º Congresso Online Internacional de Educação
2017/03/14 Já tens a tua ideia? – Criatividade e Inovação Seminário Escola Empreendedora
Câmara Municipal de Mirandela
2017/02/09 Princípios Base e Modelos de Aprendizagem Baseada em Projetos Interdisciplinares (PBL) Escola de Verão da Matemática
Universidade de Brasília
2016/08/08 10 anos de PBL (Project-Based Learning): Motivação, Implementação e Investigação Novas Abordagens para a Educação Superior
Universidade de Brasília

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - Atual Medição em tempo real da eficácia do processo de formação de profissionais de engenharia industrial: uma abordagem alinhada com a quarta revolução industrial
Coorientador
Programa Doutoral em Engenharia Industrial e Sistemas (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2022 - 2025 Projetos Educativos: da exigência legal às dinâmicas de construção, implementação e avaliação nas organizações escolares de Luanda – um estudo de caso múltiplo
Orientador
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2021 - 2024 Por que razão as escolas (não) aprendem? Os fatores que ativam e os fatores que obstaculizam a aprendizagem organizacional da escola
Orientador
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2021/10/01 - 2023/09/30 Pandemia, ensino remoto e equidade - análise exploratória dos impactos nas aprendizagens
Orientador
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2021/10/01 - 2023/09/30 Lógicas e culturas de ação docente e práticas de metamorfose organizacional e pedagógica
Coorientador
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2019 - 2021 Criação de dinâmicas para o aumento do envolvimento dos colaboradores diretos no processo de melhoria contínua
Coorientador de Marta Pires
Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2021 O Contributo das Tecnologias de Informação e Comunicação para a Inovação Pedagógica e Curricular
Orientador
Mestrado em Administração e Gestão da Educação (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2018 - 2020 Ilha Interdisciplinar de Racionalidade com o tema “Churrasco Saudável” promovendo alfabetização científica e tecnológica no Ensino Fundamental II
Coorientador
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado)
Universidade de Caxias do Sul, Brasil
2018 - 2020 Desenvolvimento de Competências de Gestão de Projetos Alinhadas com a Indústria 4.0
Coorientador
Mestrado em Gestão de Projetos de Engenharia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2019 Communication in Project Management: definition, analysis and improvements in an auto-motive manufacturing company
Coorientador
Mestrado em Gestão de Projetos de Engenharia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2018 Identificar e Caracterizar as Competências Necessárias ao Profissional de Engenharia e Gestão Industrial para enfrentar a Indústria 4.0
Coorientador
Mestrado em Engenharia Industrial (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021 - 2021 IV Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano (2021/07/22 - 2021/07/24)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2020 - 2020 PAEE/ALE'2020, International Conference on Active Learning in Engineering Education (2020/08/26 - 2020/08/28)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Asian Institute of Technology, Tailândia
2019 - 2019 Congresso Internacional sobre Avaliação no Ensino Superior (2019/02/07 - 2019/02/08)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 PAEE/ALE’2019, 11th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE) and 16th Active Learning in Engineering Education Workshop (ALE) (2019/07/10 - 2019/07/12)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2018 - 2018 TEPE 2018 (Teacher Education Policy in Europe) (2018/05/17 - 2018/05/19)
Congresso
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 II Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (2017/09/09 - 2017/09/09)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 PAEE/ALE 2016 (8th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education and 14th Active Learning in Engineering Education Workshop). (2016/07/06 - 2016/07/08)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 Collaborative Action Research Network (CARN) - Action Research Across Disciplinary Settings: Challenges for change and empowerment (2015/11/06 - 2015/11/08)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE’2015) - Focus on the learner in Engineering Education. In International Joint Conference on the Learner in Engineering Education (IJCLEE 2015). (2015/07/06 - 2015/07/09)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Mondragon Unibertsitatea, Espanha
2015 - 2015 Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (2015/05/04 - 2015/05/05)
Seminário
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 Congresso ISATT 2014 (International Study Association on Teachers and Teaching) - Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem. (2014/10/10 - 2014/10/11)
Congresso
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2014 International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE’2014) – Innovation for Transformation. (2014/07/28 - 2014/07/29)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidad Pontificia Bolivariana, Colômbia
2013 - 2013 International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE’2013) - Closing the Gap between University and Industry (2013/07/08 - 2013/07/09)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Technische Universiteit Eindhoven Faculteit Industrial Engineering and Innovation Sciences, Países Baixos
2013 - 2013 European Professors of Industrial Engineering and Management Seminar – EPIEM Annual Meeting (2013/09/27 - 2013/09/28)
Encontro
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE 2012) - Organizing and Managing Project based Learning (2012/07/26 - 2012/07/27)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
2012 - 2012 International Conference on Industrial Engineering and Operations Management (ICIEOM 2012). (2012/07/09 - 2012/07/11)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE 2011) - Aligning Engineering Education with Engineering Challenges (2011/10/01 - 2011/10/02)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 Colóquio Organização Pedagógica e Profissionalidade Docente (2011/04/16 - 2011/04/16)
Seminário
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 15th Biennial of the International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT). Back to the Future: Legacies, Continuities and Changes in Educational Policy, Practice and Research (2011/07/05 - 2011/07/08)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal
2011 - 2011 Encontro Nacional de Engenharia e Gestão Industrial (ENEGI). Perfil profissional em Engenharia e Gestão Industrial: das competências na Universidade à competitividade das Empresas (2011/05/27 - 2011/05/28)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal
2010 - 2010 Ibero-American Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE’2010) - Creating Meaningful Learning Environments (2010/07/01 - 2010/07/02)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universitat Politècnica de Catalunya, Espanha
2010 - 2010 Seminário Internacional de Avaliação de Professores: Perspetivas Nacionais e Internacionais (2010/05/29 - 2010/05/29)
Seminário
Universidade do Minho, Portugal
2009 - 2009 Ibero-American Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE’2009) (2009/07/21 - 2009/07/22)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal
2008 - 2008 53rd World Assembly - International Council on Education for Teaching (ICET 2008) (2008/07/14 - 2008/07/17)
Congresso
Universidade do Minho, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021 O papel da(s) liderança(s) na gestão de conflitos em contexto escolar: uma reflexão sobre o percurso profissional docente
Arguente principal
Isabel Maria Pinto Vilela (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2020 PLATAFORMA RUMO: um ambiente interativo para Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino Superior
Arguente principal
Fransuze Oliveira (Mestrado)
Universidade Federal do Pará, Brasil
2019 Tecnologias Digitais e Multiletramentos: Projetos Online no Processo de Internacionalização no Ensino de Inglês na Educação Básica em Contexto Brasileiro
Arguente principal
Maria Elizabete Villela Santiago (Doutoramento)
2019 Formação Continuada em Psicologia Escolar: (Re) configurando sentidos da prática profissional
Arguente
Lorena de Almeida Cavalcante (Doutoramento)
Universidade de Brasília, Brasil
2019 Riscos e desafios das redes sociais: um projeto de intervenção socioeducativa com adolescentes numa escola
Arguente principal
Sara Neves Castro (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2019 O projeto educativo e o plano anual de atividades: uma reflexão sobre a atividade profissional docente na promoção do sucesso educativo
Arguente principal
Cidália Maria Dias Correia (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2019 Usabilidade dos Websites Públicos Portugueses
Arguente principal
Ana Rita Cerqueira Granja (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 O Papel da Academia Militar do Exército na Transmissão de Valores para a Construção da Cidadania Angolana
Arguente principal
Arlindo João da Silva (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2017 Psicologia Escolar nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: Contribuições para a atuação na educação superior
Arguente principal
Lígia Rocha Cavalcante Feitosa (Doutoramento)
Universidade de Brasília, Brasil

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual Production
2020 - Atual International Journal of Continuing Engineering Education and Life-Long Learning
2019 - Atual Revista Iberoamericana de Educación Superior
2019 - Atual Pro Posições
2018 - Atual European Journal of Engineering Education

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - Atual Annual training program - "Entrepreneurship in Education" - delivered to a group of 30 teachers (basic and secondary education). This includes themes as: competence-based curriculum (EntreComp); project-based learning; project management tools; collaborative learning. Câmara Municipal de Aveiro, Portugal
2018 - 2020 Team member of the Centre IDEA-UMinho, designed to promote and value Innovation and the Development of Teaching and Learning at the University of Minho. I was responsible for activities related to training, management and consulting. Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2019 Organizing and delivering training for teachers at Portucalense University on various topics related to curricular and pedagogical innovation. This also includes mentoring to teachers after the training sessions. Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) Member
2018 - Atual Sociedade Portuguesa de Educação em Engenharia Member
2010 - Atual Associação PAEE - Projects Approaches in Engineering Education Board of Directors