???global.info.a_carregar???
Coordinating Professor at ESMAE (IPP). Senior researcher at the Institute of Sociology of the University of Porto. PhD in Human Motricity, Dance (FMH/UTL-2007), master's degree in Sociology (FLUP/1998), bachelor's degree in Theater (ESMAE/1996), degree in Sociology (FLUP/1993), Dance Conservatory (1987). She regularly participates in colloquiums, conferences and festivals, having presented numerous communications in different national and international institutions. Guest professor at Université de Franche-Comté (FR); Federal University of Bahia (BR); University of A Coruña (ES); Zurich University of The Arts (SU) and Duke University (USA). She regularly publishes on Aesthetics of artistic direction, Performance Analysis and Body Dramaturgy. At the same time, she has been developing her professional artistic activity as a director, playwright, choreographer, and performer, in collaboration with numerous theaters and festivals. Areas of Interest: Sociology of the Body, Dramaturgy of the Body, Spectacle Analysis, Aesthetics of Artistic Direction, Dance Studies (Movement Analysis)
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cláudia Marisa
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Marisa, Cláudia

Identificadores de autor

Ciência ID
1A1C-234C-40E9
ORCID iD
0000-0002-0092-0187

Endereços de correio eletrónico

  • kandro.claudia@gmail.com (Profissional)
  • claudiamarisa@esmae.ipp.pt (Profissional)

Moradas

  • ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA E DAS ARTES DO ESPECTÁCULO - IPP (Superior School of Music and Performing Arts). Rua da Alegria, 503, 4000-045, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Outras Humanidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2007/11/13
Concluído
Doutoramento no ramo de Motricidade Humana na Especialidade de Dança (Doutoramento)
Especialização em Dance
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Para uma dramaturgia do corpo (For a dramaturgy of the body)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por Unanimidade (Classificação máxima)
1998
Concluído
Sociologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"A Vida em Silêncios Comunicantes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom (Classificação máxima)
1996
Concluído
Teatro - interpretação (Bacharelato)
Especialização em interpretação
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
1993
Concluído
Sociologia (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"A Escola em Criação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/01/18 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
1998 - 2022/01/17 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
1994 - 1998 Assistente (Docente Universitário) Instituto Piaget, Portugal
Instituto Piaget, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/04/13 - Atual Vice-Presidente Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2022/04/13 - Atual Coordenadora do Gabinete de Atividades Artísticas Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2022/04/13 - Atual Coordenadora do Gabinete de Comunicação Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2020/09/02 - Atual Coordenadora do Subgrupo: Criação artística Práticas e Políticas Culturais Instituto de Sociologia Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal
2015 - Atual Coordenadora do Curso de Pós-Graduação e Mestrado em Dança Contemporânea Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2001 - Atual Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2001 - Atual Coordenadora da Área de Estudos Teatrais do Departamento de Teatro Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2020/07/06 - 2022/05 Diretora de Departamento de Teatro Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Diretora Artística e Programadora do Teatro Helena Sá e Costa Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2008/01/05 - Atual Investigadora Integrada no Instituto de Sociologia da Universidade do Porto Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal
2008 - Atual Membro do Conselho Científico do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2004 - 2006 TeDance – Technologically Expanded Dance
POCI/EAT/61564/2004
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Concluído
1995/12/01 - 1996/11/30 TEATRO - LUGAR DE PRODUÇÃO, RECEPÇÃO E CRIAÇÃO CONJUNTA
PRAXIS XXI/BM/6773/95
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2014 - 2016 Portugal ao espelho: identidade e transformação na literatura, no cinema e na música popular.
FCG Processo 134699]
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Marisa, Cláudia. "Le théâtre politique Mozambicain", Centre D’études Africaines -École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), 2012
Artigo em conferência
  1. Marisa, Cláudia. "O corpo dançante na vida de todos os dias". Trabalho apresentado em Olhar, Pensar, Sentir, Escutar. Jornadas de Práticas de Investigação em Artes, Porto, 2024.
  2. Marisa, Cláudia. "Talk with Javier Martín". 2017.
  3. Passos, Sónia; Marisa, Cláudia. "¿O Retorno¿ e ¿Os Retornados¿: narrativas de regressos, identidades ao espelho". Trabalho apresentado em Da descolonização ao pós-colonialismo: perspetivas pluridisciplinares, Porto, 2015.
  4. Marisa, Cláudia. "Das Representações Estéticas do Corpo". Trabalho apresentado em Conferência Internacional Corpos (im)perfeitos, Almada, 2012.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Marisa, Cláudia. "Para quem os sinais de regresso a casa?". Cidade e Intervenção Artística 1 1 (2023):
    No prelo
  2. Macedo, Rui; Sousa, Andreia S. P.; Salgado, Ana Isabel; Marisa, Cláudia; Estrela, Joana. ""O que a traz por cá D. Maria?": Experiência-piloto de pacientes simulados numa parceria ESMAE-ESS". (2021):
  3. Marisa, Cláudia. "Os últimos minutos antes da memória futura". Volt #0 Corpo Arquivo - 1 1 (2020): 4-13.
    Publicado
  4. Marisa, Cláudia. "Corpos Arquivos (entrevista a Vera Mantero, André Lepecki e João Fiadeiro)". Volt #0 Corpo Arquivo 1 1 (2020): 46-60.
    Publicado
  5. Marisa, Cláudia. "Do desexo do inefable ao limite do movimento". Pre-texto 36 1 1 (2018): 1-4.
  6. Marisa, Cláudia; Bronze, Manuela; Marisa, Cláudia. "Eurídice após Orfeu – Um modo de começar e acabar". Cadernos IRI . 2. 2016 1 2 (2018): 34-42.
    Publicado • 10.34630/ciri.v0i2.2551
  7. Marisa, Cláudia. "When space becomes art". (2016):
  8. Marisa, Cláudia. "Exercícios de representação: simulacro e vida na criação da personagem". (2015):
  9. Marisa, Cláudia; Tudela, Nuno. "Metamorfoses: filme para uma narrativa coreografada". Avanca Cinema 2013 1 1 (2014): 420-424.
    Publicado
  10. Marisa, Cláudia. "When space becomes art: making sense in an aleatory world". (2013):
  11. Marisa, Cláudia. "Agir num mundo imprevisível". (2012):
  12. Teatro & Dança, REPERTÓRIO:. "Para uma dramaturgia do corpo [Cláudia Marisa Oliveira]". (2010): https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/4012.
  13. Marisa, Cláudia. "Do desejo da Dança ao limite do movimento". Obscena, nº 5, revista de artes performativas nº5 1 5 (2007): 75-78.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Marisa, Cláudia. "Reflectir a dança em experimentação". Obscena, nº 1, revista de artes performativas, 1 1 (2007): 26-30.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Marisa, Cláudia. "Uma proposta de Formação Teatral". Adágio, revista do Centro Dramático de Évora 30/31 1 5 (2001): 21-24.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Marisa, Cláudia. "O risco do movimento ou uma presença infinitamente mais vasta". In Onde Está o Relâmpago que vos lamberá as vossas labaredas, 227-241. Lisboa, Portugal: Nuisis ZoBop e instituto de filosofia da Universidade do Porto, 2024.
    Publicado
  2. Marisa, Cláudia. "Jérôme Bel". In Cadernos do Rivoli.História(s) da Dança, 87-100. Porto, Portugal, 2023.
  3. Marisa, Cláudia. "For whom the steps we take?". In Avanca Cinema 2023, 60-66. Avanca, Portugal: Cine Clube de Avanca, 2023.
    Publicado
  4. Marisa, Cláudia. "Dramaturgia do Corpo ou a Existência de Mundos Mágicos". In Corpos que Dançam II, 19-31. Funchal: Universidade da Madeira, 2023.
    Publicado
  5. Marisa, Cláudia. "O corpo entre o Simulacro e a Vida". In Corpos que Dançam, 66-73. Funchal, Portugal: Universidade da Madeira, 2022.
    Publicado
  6. Marisa, Cláudia. "Entre a emoção e a memória: a contracena em eterno retorno". In Fecundação e Alívio neste chão Irredutível onde com Gozo me Insurjo, 146-152. Porto, Portugal: Nuisis ZoBoP; Instituto de Filosofia, 2022.
    Publicado
  7. Marisa, Cláudia. "Dancing Lady: Serei uma Estrela". In Avanca Cinema 2021, 14-20. Avanca: Cine Clube de Avanca, 2021.
    Publicado
  8. Marisa, Cláudia. "Do desejo do inefable ao limite do movimento". In Pre-Textos, 261-266. Coruña, Espanha: Programação Expandida TRC Danza, 2021.
    Publicado
  9. Marisa, Cláudia. "Dançar para Encontrar a Felicidade". In Avanca Cinema 2020, 103-111. Porto, Portugal: Cine Clube de Avanca, 2020.
    Publicado • https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020
  10. Marisa, Cláudia. "Atos de representação: verosimilhança e simulacro". In Cadernos da Pandemia do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, 8-13. Porto, Portugal: Universidade do Porto, Faculdade de Letras, 2020.
    Publicado
  11. Marisa, Cláudia. "Dançamos? A construção do par dançante". In Avanca Cinema 2019, 92-97. Aveiro, Portugal: Cineclube de Avanca/universidade de Aveiro, 2019.
    Publicado
  12. Marisa, Cláudia. "A propósito de: Dos Suicidados – O Vício de Humilhar a Imortalidade". In Dos suicidados : o vício de humilhar a imortalidade, 99-103. Porto - Portugal, Portugal: FLUP, 2019.
    Publicado
  13. Marisa, Cláudia. "Pensalo bien antes de dar ese paso: l’ecran second e ficção no filme The Tango Lesson". In Avanca/ Cinema 18, 28-33. Aveiro, Portugal: Cineclube de Avanca/universidade de Aveiro., 2019.
    Publicado
  14. Marisa, Cláudia. "Eurydice après Orphée: la technologie comme langage dramaturgique pour une narrative chorégraphique". In Corps en scène, l'acteur face aux écrans, 35-45. Paris, França: Entretemps/ Max Milo, 2018.
    Publicado
  15. Marisa, Cláudia. "Porque é que queres dançar? Porque é que queres viver? A glorificação da fragilidade da vida no filme The Red Shoes". In Avanca Cinema 17, 44-49. Porto - Portugal, Portugal: Cineclube de Avanca/universidade de Aveiro, 2017.
    Publicado
  16. Marisa, Cláudia. "Algures entre O Corpo e a Representação". In Da insaciabilidade no caso ou ao mesmo tempo um milagre,, 86-90. Porto, Portugal: Nutsis ZoBoP; Instituto de Filosofia da UP Porto, 2017.
    Publicado
  17. Marisa, Cláudia. "Dancing in the dark: quando a Dança-Teatro encontra o Vaudeville". In Avanca Cinema 2016, 91-96. Aveiro, Portugal, 2016.
    Publicado
  18. Marisa, Cláudia; Passos, Sónia. "Ecos da memória colonial na filmografia de Margarida Cardoso e Miguel Gomes". In Avanca Cinema 2016, 911-916. Avanca, Portugal: Cine-clube de Avanca, 2016.
    Publicado
  19. Marisa, Cláudia. "When Space Becomes Art". In sound art in city spaces (S.A.C.S.), 18-20. Verona, Itália: Universidade de Verona, 2016.
    Publicado
  20. Marisa, Cláudia; Marisa, Cláudia. "O espaço como exercício de representação". In Da insaciabilidade no caso ou ao mesmo tempo um milagre, 86-90. Porto - Portugal, Portugal: Mauad, 2015.
    Publicado
  21. Marisa, Cláudia; Tudela, Nuno. "Dançamos? O Baile de Ettore Scola: traçando história através da dança". In Avanca Cinema 2014, 147-155. Avanca, Portugal: Cine Clube de Avanca, 2014.
    Publicado
Edição de livro
  1. Marisa, Cláudia. Corpos que Dançam. Funchal, Portugal: Universidade da Madeira. 2022.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Becerra de Becerreá, Afonso; Cunha, Ana Stela de Almeida; Pimenta, Carlos; Page, Chris; Galhós, Claudia; Marisa, Cláudia; Santos, Ezequiel; et al. Fecundação e alívio neste chão irredutível onde com gozo me insurjo. 2022.
  2. Marisa, Cláudia. Atos de Intimidade: Cartografias para uma Prática Artística. Porto, Portugal: Faculdade de Letras & Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. 2020.
    Publicado
  3. Mira, Ana; Araújo, André; Natário, Maria Celeste; Galhós, Cláudia; Marisa, Cláudia; Aguiar, Cristina; Santos, Ezequiel; et al. Dos suicidados: o vício de humilhar a imortalidade. 2019.
Recurso online
  1. Marisa, Cláudia. História(s) da dança, sobre Jérôme Bel. 2021.
Website
  1. Marisa, Cláudia. Fragmentos da memória colonial no cinema contemporâneo de língua portuguesa.. 2016.

Artística / Interpretação

Coreografia
  1. 2023. Espíritos da Casa.
  2. Marisa, Cláudia. 2023. Maratona de Dança da ESMAE (direção artístca).
  3. 2023. Performance Artística [Direção Artística]. Dia do IPP.
  4. Aguiar, António Augusto; Marisa, Cláudia. 2022. Concerto Oficina. Jornadas de música e interpretação em tempo real.
  5. 2022. Maratona de Dança Contemporânea da ESMAE.
  6. Francisco de Noronha (Compositor). 2022. Os Noivos. Opera Estúdio.
  7. Pedro Carvalho; Isabel Barros; Max Oliveira; vários (Compositor). 2021. Objeto Dança.. DDD & Corpo na Cidade (Festival).
  8. Marisa, Cláudia; Ricardo Fráguas (Compositor). 2020. Terra Queimada.. Astro Fingido.
  9. Carlos Azevedo; Telmo Marques (Compositor). 2019. 1755 seguido de O tio Mário vai ao Cinema. Opera Estúdio - ESMAE.
  10. 2019. Untitled 1.9..
  11. Olívia da Silva (Compositor). 2018. Mãe.
  12. Marcos Portugal (Compositor). 2018. La Donna di Genio Volubile. Opera Estúdio.
  13. 2017. Artistas da Fome.
  14. Jorge Prendas (Compositor). 2017. A sete mulheres de Jeremias Epicentro. Quarteto Contratempos.
  15. Isabel da Rocha (Compositor). 2017. Cântico dos Cânticos. Opera Estúdio.
  16. Nuno Tudela (Compositor). 2017. Estudo para uma apresentação singular.
  17. 2017. Gala do 32º Aniversário do Politécnico do Porto [Mise-en-place].
  18. 2016. Gala do 31º Aniversário do Politécnico do Porto [Direção e Cénica e Movimento].
  19. 2015. Re-Sonancias: latidos de la memoria en aires del presente.
  20. Hildegard Von Bingen (Compositor). 2015. Ordo Virtutum. opera estúdio.
  21. Brecht/Weil (Compositor). 2015. A Ópera dos três vinténs. opera estúdio.
  22. 2014. Auto da Índia. opera estúdio.
  23. Ravel (Compositor). 2014. L’Heure Spagnole. Opera Estúdio.
  24. Ravel (Compositor). 2014. l’enfant aux sortileges. Opera Estúdio.
  25. Vivaldi (Compositor). 2013. Speciosa, Dolorosa. Opera Estúdio.
  26. Dimitris Andrikoupolos (Compositor). 2013. Eurídice após Orfeu.
  27. Purcell (Compositor). 2013. Fairy Queen.
  28. Dimitris Andriokopolus (Compositor). 2012. Metamorfoses. Mundo Razoável.
  29. Bach (Compositor). 2012. Paixão segundo S. João..
  30. Satie (Compositor). 2011. Blue without Satie. companhia InDance.
  31. Pergolesi (Compositor). 2011. Stabat Mater. InDance.
  32. ensemble I&D (Compositor). 2011. Tristis. ensemble I&D.
  33. Gilberto Bernardes (Compositor). 2009. God America..
  34. Stravinsky/Ramuz (Compositor). 2004. História do Soldado.
  35. Jean Françaix (Compositor). 2003. Paris, a nous deux.
  36. 1994. O Peixinho Preto. Ballet Teatro.
Exposição artística
  1. Festival “Conhecer a ESMAE”[Direção Artística]. 2023.
  2. Programadora da Temporada Artística - 2023 - do Teatro Helena Sá e Costa. 2023.
  3. Programadora da Temporada Artística - 2022 - do Teatro Helena Sá e Costa. 2022.
Interpretação artística
  1. 2024. Dança Expressiva. Centro de Cultura.
  2. 2024. Maratona de Dança (Direção artística e Programação). Vila do Conde.
  3. 2024. Programadora da Temporada Artística - 2024 - do Teatro Helena Sá e Costa. THSC.
  4. Marisa, Cláudia. 2023. Dramaturgias Itinerantes. THSC (Porto) / ESAD (Vigo).
  5. Marisa, Cláudia. 2023. Porto Sombrio. Museu Nacional Soares dos Reis.
  6. Marisa, Cláudia; Nuno Meireles. 2023. 'Teatro: perigo para a saúde pública ou arte com futuro?. THSC.
  7. 2012. Menu do Dia. La Marmita.
  8. 2011. Carta a Cassandra (Pedro Eiras). Gato Literário..
  9. 2010. Arcos.. Auditório Municipal de Arcos de Valdevez.
  10. Madalena Vitorino; Companhia Instável. 2007. Caruma (versão do Porto),. TECA.
  11. Pedro Eiras; José Topa; DRAMAT. 2000. A Hora dos Lagartos,. TNSJ.
  12. Cristiana Rocha; NEC. 1999. Sinto muito mas não Sinto nada,. Auditório Nacional Carlos Alberto.
  13. Raul Constante Pereira. 1998. A última flor. Teatro Rivoli.
  14. Raul Constante Pereira; Festival Internacional de marionetas do Porto. 1998. O Pinóquio. Teatro Rivoli.
  15. 1995. As Bacantes. Encontros Acarte – Fundação Calouste Gulbenkian.
Obra teatral
  1. 2023. Ópera Real. Repetição do Fim do Mundo.
  2. 2023. Dionísia [Leitura Encenada].
  3. 2019. Leitura Encenada de O Revisor de Maria Pinto.
  4. 2018. La Caravane des Mots. [Leitura Encenada]..
  5. 2017. #cosifantutteoff#..
  6. 2017. Cosi Fan Tutte.
  7. 2017. Audição II.
  8. 2017. La Caravane des Mots. [Leitura Encenada]. Semaine de la Francophonie.
  9. 2016. A Audição.
  10. 2016. A Tabacaria [Encenação e Movimento].
  11. 2014. Orfeu nos Infernos (Offenbach)..
  12. 2013. Circo Amadeus.
  13. 2013. Flauta Mágica: a história verdadeira.
  14. 2012. Temporal disorder.
  15. 2012. Uma Soirée na companhia de Kurt Weil e Bertold Brecht [encenação e movimento].
  16. 2011. Credo..
  17. 2010. ZZZ GRRR PLOM.
  18. 2009. Casinha de Chocolate.
  19. José Wallenstein. 2001. A Hora em que não sabíamos nada uns dos outros, de Peter Handke..
  20. 2001. O Processo (a partir de Kafka).
  21. 2001. A Fuga de Wang Fô [Encenação].
  22. Rogério de Carvalho. 1999. Fedon.
  23. Rogério de Carvalho. 1997. Quatro Horas em Chatila.
  24. 1996. Danças a um Deus Pagão.
  25. 1994. Gaspar.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/03/20 Artes Urbanas: Dança como rebelião do Outro em Nós Dança e Heterodoxia
Espaço Agra (Porto, Portugal)
2024/01/11 O corpo dançante na vida de todos os dias Olhar, Pensar, Sentir, Escutar. Jornadas de Práticas de Investigação em Artes
CESEM (Porto, Portugal)
2024/01/06 Conversas com Artistas - Olga Roriz Conversas com Artistas
Theatro Circo (Braga, Portugal)
2023/11/30 Playfulness. A Arte de Não se Levar Demasiado a Sério CENTRO DE CULTURA P. PORTO
Instituto Politécnico do Porto (Porto)
2023/10/18 Mito, Utopia e Sonho Conversas do Reviralho II
ESquiva; ISUP (Porto)
2023/09/25 Que Corpo para um Intérprete? Congresso: Onde está o Relâmpago que Lamberá as vossas Labaredas.
Instituto de Filosofia da UP. Porto (porto, Portugal)
2023/09/07 Homens Néscios: Moderação de debate sobre violência doméstica Homens Néscios
Astro Fingido - Auditório Municipal de Paredes (Paredes)
2023/07/27 Para quem os passos que damos? Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação
Universidade de Aveiro (Avanca, Portugal)
2023/07/25 Arte na Transformação da vida 3º Seminário de Investigação | Projeto "Onde Está o Relâmpago que Vos Lamberá as Vossas Labaredas"
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2023/07/04 Playfulness: a arte de não se levar demasiado a sério Universidade de Verão ISUP
ISUP
2023/04/28 Apresentação do Livro: Estudos Coreológicos (2016-2020): Contextos da Dança e da Música Antigas Estudos Coreológicos (2016-2020): Contextos da Dança e da Música Antigas
Teatro Académico Gil Vicente -TAGV (Cpimbra, Portugal)
2023/04/12 Diálogos da Dança e da Música Diálogos da Teoria
ESMAE (Porto, Portugal)
2023/01/20 "5...6...7...8...." Olhar, Pensar, Sentir, Escutar. Jornadas de Práticas de Investigação em Artes
ESMAE/CESEM (Porto, Portugal)
2023/01/05 Ce que parler veut dire (o que falar quer dizer) Ciclo: Bourdieu e os Seus Livros
Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2022/12/07 Conferência-Performance "Dramaturgia do corpo e desejo de interação". Jornadas de Investigação – IS-UP
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2022/12/07 Religiões e Espiritualidades Jornadas de Investigação IS-UP
Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2022/11/29 Máquina do Desejo, 60 anos do Teatro Oficina Queer Festival 22
Queer Festival 22 - THSC (Porto, Portugal)
2022/11/23 Erving Goffman – o ator social e o desejo da interação Círculo de Leitura
Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2022/11/17 Entre a emoção e a memória: a contracena em eterno retorno Fecundação e Alívio neste chão Irredutível onde com Gozo me Insurjo
Teatro Municipal Rivoli (Porto, Portugal)
2022/03/16 Criatividade participativa intercultural Conferências em Relações Interculturais
Universidade Aberta (Porto, Portugal)
2022/02/28 Corpos Dançantes. Conferencia ‘Criação Coreográfica na contemporaneidade – Que desafios?.
Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa (Lisboa)
2022/02/12 E se a Educação Artística fosse outra coisa? 2º Congresso do Ensino Artístico Especializado
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa)
2021/11/19 A Dança e os Seus Corpos Jornadas de Sociologia
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2021/11/17 Voltar à Dança – Um projeto em Construção Jornadas de Sociologia
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2021/07/29 Dancing Lady: Serei uma Estrela Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação
Universidade de Aveiro (Avanca, Portugal)
2021/06/03 Sobre Jérôme Bel História(s) da Dança
Teatro Municipal Rivoli (Porto, Portugal)
2021/05/06 “O que a traz por cá D. Maria?”: experiência-piloto de pacientes simulados numa parceria ESMAE – ESS Formação e Inovação Pedagógica no P.PORTO – Desafios do “Novo Normal”
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2021/03/10 Entre o Corpo e a Representação: O Simulacro e a vida na Performance Contemporânea Fins de Tarde de Sociologia
Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. (Porto, Portugal)
2021/01/30 Invisibilidade na performance contemporânea: o simulacro e a vida na criação da personagem Laboratório Encontros Nova Dramaturgia
Teatro Viriato (Viseu, Portugal)
2021 O Futuro da Educação Artística no mundo Pós-Covid. Festival SET
ESMAE (Porto, Portugal)
2020/07/19 Dançar para encontrar a felicidade Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação
Universidade de Aveiro (Avanca)
2020/05/01 Intérprete Criador e estratégias de Composição Coreográfica Conversas em torno da criação - Dia Mundial da Dança.
Academia de Dança de Matosinhos (Porto, Portugal)
2020/02/28 Acts of Intimacy: simulacrum and belief in contemporary dance III EASTAP Conference
EASTAP (Bolonha, Itália)
2019/07/26 Dançamos. A construção do par dançante Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação
Universidade de Aveiro (Avanca, Portugal)
2019/05/27 O Corpo na cena transumana. Performances no Contemporâneo
Instituto de Filosofia da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019/05/08 Dos suicidados - O Vício de Humilhar a Imortalidade Dos suicidados - O Vício de Humilhar a Imortalidade
Instituto de Filosofia da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2019/04/26 A propósito do espetáculo: Dos suicidados ou o vicio de humilhar a humanidade Conversas “fora do palco”
Theatro Circo (Braga, Portugal)
2019/04/09 Quem faz de quem? Polémicas em relação à interpretação de personagens com deficiência, negros ou de origem asiática, LGBT no teatro e no cinema
Acesso Cultura (Porto, Portugal)
2019/03/29 A escrita do corpo e cartografias dramatúrgicas O Ensino da Dramaturgia: Perspetivas Transdisciplinares: Encontro de Novas Dramaturgias (END).
Teatro Académico Gil Vicente -TAGV (Coimbra, Portugal)
2019 Cartografias de composição coreográfica: uma proposta de investigação artística em contexto pedagógico Fórum Interno do IPP: Relação ensino-aprendizagem e investigação
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2018/09/23 Dos suicidados - O Vício de Humilhar a Imortalidade Festival Circular 2018
Festival Circular 2018 - Teatro Municipal de Vila do Conde (Vila do Conde, Portugal)
2018/07/28 Pensalo bien antes de dar este paso Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação
Universidade de Aveiro (Avanca, Portugal)
2018/06 Art-Academy-Community: Finding a shareable approach to interdisciplinary art projects within communities Forum, Crossing Borders in Higher Education
ESMAE (Porto, Portugal)
2018/03/17 O Ensino – realidades da dança no Ensino Superior Conferência Encontros para o Futuro. O ensino da dança: desafios e perspectivas.
Estúdios Victor Córdon (Lisboa, Portugal)
2017/09/30 A Representação da Alteridade, o Caso Almada Colóquio Cidades de Amadeo.
Museu Soares dos Reis (Porto, Portugal)
2017/09/23 Da insaciabilidade no caso ou ao mesmo tempo um milagre Festival Circular 2017
Teatro Municipal de Vila do Conde (Vila do Conde, Portugal)
2017/07/22 Porque é que queres dançar? Porque é que queres viver? A glorificação da fragilidade da vida no filme The Red Shoes Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação
Universidade de Aveiro (Avanca, Portugal)
2017/06/16 Vítor Roriz e Sofia Dias: António e Cleópatra Conversa pós-espetáculo
Teatro Campo Alegre (Porto, Portugal)
2017/05/31 Algures entre o Corpo e a Representação. Colóquio: Da insaciabilidade no caso ou ao mesmo tempo um milagre
Teatro Municipal Rivoli (Porto, Portugal)
2017/04/28 Encenar Gil Vicente na Contemporaneidade Colóquio: Jornadas Vicentinas
Escola Superior de Artística do Porto (Porto, Portugal)
2017/04/26 Javier Martín, a coreografia do objeto Conversas “fora do palco”
Theatro Circo (Braga, Portugal)
2017/04/18 A invisibilidade do corpo em Cena Colóquio: Da insaciabilidade no caso ou ao mesmo tempo um milagre
Instituto de Filosofia da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2017/02/10 Corpos singulares e discurso estético Colóquio: Da insaciabilidade no caso ou ao mesmo tempo um milagre
Escola Superior de Artística do Porto (Lisboa, Portugal)
2017 Pós-Graduação em Dança Contemporânea: uma abordagem centrada no estudante Fórum IPP – Fórum Politécnico, em edição dedicada às Artes Performativas.
ESMAE (Porto, Portugal)
2016/11/17 Poderá a academia ser o mundo? Colóquio Internacional: A CARTA DE COURBET
Escola Superior de Artística do Porto (Porto, Portugal)
2016/07 Dancing in the dark: Quando a Dança-Teatro encontra o Vaudeville Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação
Universidade de Aveiro (Porto, Portugal)
2016/07 Ecos da memória Colonial na filmografia de Margarida Cardoso e Miguel Gomes Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação
Universidade de Aveiro (Avanca, Portugal)
2016/06/30 incorporar é arquivar? Jornadas – Práticas performativas em torno do corpo-arquivo
Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/02/19 A Formação Corporal do Actor I jornada de investigação artística transdisciplinar e art-based research
CESEM: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/01 Globalização e Redes Jornadas de Reflexão Científica
Instituto de Sociologia/Faculdade de Letras UP (Porto, Portugal)
2015/12/04 Jan Martens Conversa pós-espetáculo
Teatro Municipal Rivoli (Porto, Portugal)
2015/11/12 O” retorno” e “os retornados”: narrativas de regressos, identidades ao espelho Conferência: From decolonization to post-colonialism: a global approach.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2015/09/17 Fragmentos da memória colonial no cinema contemporâneo de língua portuguesa XI Deutcher Lusitanistentag
Universidade de Aachen (Aachen , Alemanha)
2015/07 Exercícios de representação: Simulacro e vida na criação da Personagem Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação
Universidade de Aveiro (Avanca, Portugal)
2015/01/03 Eurydice after Orpheus: Tecnology as dramaturgic language for a choreographic narrative Corps en scène : L’acteur face aux écrans
Sorbonne Nouvelle, Paris 3 (Paris, França)
2015 Movimento: Preparação para a Performance A preparação do performer: estratégias pedagógicas
Escola de Artes da Bairrada (Bairrada, Portugal)
2014/07 Dançamos? O Baile de Ettore Scola: Traçando História através da dança. Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação
Universidade de Aveiro (Avanca, Portugal)
2014/04/28 O Espaço como matéria de representação Colóquio Arquitectura e Teatro
Escola Superior de Artística do Porto (Porto, Portugal)
2013/09 When space becomes art: Making sense in an aleatory world Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
UTAD (Vila Real, Portugal)
2013/07/12 Corpo que fala, Palavra que dança I encontro nacional de artes performativas e deficiência. PERFORMA
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2013/07 When Space Becomes Art: Making sense in an aleatory world. Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação
Universidade de Aveiro (Porto, Portugal)
2013/07 Metamorfoses: Filme para uma narrativa coreografada Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação
Universidade de Aveiro (Porto, Portugal)
2013/07 A menina dança? (incursão pelo universo do corpo, da expressão corporal e da dança pop) Colóquio Música 20, História 21
ESMAE (Porto, Portugal)
2013/06/17 Artes Performativas: Novos discursos de autoria Conversas em volta de um livro – Artes Performativas
Escola Superior de Artística do Porto (Porto, Portugal)
2013/03/11 O Corpo e o seu Movimento Colóquio Movimento e Mobilização Técnica.
Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2012/12/02 Movimento em 8 frames Festival InShadow
Teatro S. Luís (Lisboa, Portugal)
2012/09/03 Masterclass: Authentic Mouvement Harmos Festival
Casa da Música (Porto, Portugal)
2012/09 Das Representações Estéticas do Corpo Conferência Internacional Corpos (im)perfeitos
Faculdade de Motricidade Humana e Festival de Teatro de Almada (Almada, Portugal)
2012/06/15 Le théâtre politique Mozambicain Le théâtre politique Mozambicain
Centre D’études Africaines – École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Paris: EHESS (Paris, França)
2012/06/14 Masterclass: L'improvisation en temps réel chez l'acteur-danseur Arts et Création
L’Université de Franche-Comté (Besançon, França)
2012/05/25 O Corpo como Metáfora Colóquio: A Ordem da Interação. Contributos para uma abordagem multidisciplinar das interações sociais
Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2012 Le théâtre en Afrique Supports et circulations des savoirs et des arts en Afrique et au-delà
Centre D’études Africaines – École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) (Paris, França)
2011/05/08 Olhares Frontais XI encontros de Viana – Cinema e Vídeo,
Teatro Sá de Miranda (Viana do Castelo, Portugal)
2010/10 Fenomenologia de um Monstro Congresso Internacional Músicas e Saberes em Trânsito
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010/09 Modelos y procesos de educación teatral: Buenos Aires, La Habana, Murcia y Oporto I congresso Iberoamericano de pedagogia teatral.
Teatro Municipal de Vigo (Vigo, Espanha)
2010 Arte Sonora em Espaços Urbanos Emoção e Cidade; Atuação e Cidade
Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. (Porto, Portugal)
2009/10 Kafka e os processos da Mente VII Jornadas de psiquiatria e Saúde Mental do Alentejo
Associação de psiquiatria e Saúde Mental do Alentejo (Portalegre, Portugal)
2009/03 The Performer as a Xaman: Metaphors and its Representations Across the Threshold: creativity, Being, Healing
Duke University (Durham Carolina do Norte, Estados Unidos)
2009/01 Masterclasse: Moving the Body through imagination Somatic approaches in art
Conservatoire Royal de Bruxelles (Bruxelas, Bélgica)
2008/11 Masterclasse: Movimento somático: visão holística do corpo do performer. II Jornada de Medicina e Artes do espectáculo
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2008/10 Space in Performance: Metaphors and its Representations Monitoring scenography 2: space and truth/raum und wahrheit
Zurique: University of The Arts (Zurique, Suiça)
2008/08 Para uma Dramaturgia do Corpo Conferência: Corpo e Cena na Contemporaneidade
Universidade Federal da Bahia (Salvador da Bahia, Brasil)
2008/08 Corpo, Dramaturgia e Educação Conferência: Corpo e Cena na Contemporaneidade.
Universidade Federal da Bahia (Salvador da Bahia, Brasil)
2006/04 Masterclasse: Improvisación e composición en tempo real FITEUC 13, Festival Internacional de Teatro universitário da Coruña
Teatro Cólon (Corunha, Espanha)
2005/04 Masterclasse: Improvisación e composición en tempo real. A ligazón xesto-emoción FITEUC 12, Festival Internacional de Teatro universitário da Coruña.
Teatro Cólon (Corunha, Espanha)
1999/04/27 Teatro e Sociedade Festival Internacional de Teatro Universitário
Universidade de Lugo (Lugo, Espanha)
1998/06/03 A expressão corporal na dinâmica de grupo As Expressões na formação inicial e contínua dos educadores/professores
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
1994/04 O Insustentável Peso das Instituições Noites de Sociologia do Porto – IV
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
1993/04 A escola em criação - experiências e educação pela arte no 1º ciclo Conferência Dinâmicas culturais, Cidadania e Desenvolvimento Local
Associação Portuguesa de Sociologia (Vila do Conde, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024 - Atual O Artista que habita o Não Artista. O Teatro e a Criação Artística em Contextos não formais
Orientador
Programa Doutoral em Criação Artística (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2024 - Atual O Corpo de trabalho deste Corpo trabalhador. Corpo, Imagem, Performance
Coorientador
Programa Doutoral em Criação Artística (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2024 - Atual Desabafos de um Futuro
Orientador
Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2023 - Atual Dancing Shadows: A desantropomorfização do corpo na relação com o conceito de sombra
Coorientador
Doutoramento em Arte Contemporânea (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
2023 - Atual Mala Utopia. Povoar Corpos e ir adiante
Orientador
Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2023 - Atual Desabafos de um Futuro
Orientador
Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2021 - Atual Choregraphie o arte para saber danzar todas suertes de danzas... de Felix Kinski: edição crítica, contextualização e interpretação do Ms 1394 da Biblioteca Pública Municipal do Porto (1751)
Coorientador
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2021 - Atual Eu, arquipélago. O coreógrafo nos seus processos de criação- composição
Coorientador
Doutoramento em Educação Artística (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2023 - 2023 Métodos de Criação em Dança
Orientador
Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2023 - 2023 Corpos Manifesto: O cor-de-rosa não é só para meninas.
Orientador
Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2023 - 2023 Terra do Silêncio. Sobre Territórios geográficos, físicos e materiais
Orientador
Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2023 - 2023 Poéticas discursivas verbais na construção cénica
Orientador
Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2023 - 2023 As Bruxas de Salém no Teatro Nacional São João - Assistência de Encenação
Orientador
Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2022 - 2022 Memória do corpo no vestuário
Orientador
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2021 - 2021 CRESCER EM SILÊNCIO - Desenvolvimento de uma app de LGP destinada a crianças ouvintes
Orientador
Audiovisual e Multimédia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2021 - 2021 Monografia do projecto - Jaquina
Orientador
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2021 - 2021 Do digital ao (ir)real: a prática do "on-off" - como fazer sumo de uva
Orientador
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2021 - 2021 Os caminhos da coreografia no teatro musical: as trajetórias artísticas de Agnes de Mille, Jerome Robbins, Bob Fosse e Susan Stroman
Orientador
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2021 - 2021 A mulher nas tecnologias do som: estudo de caso a partir do contexto português
Coorientador
Artes e Tecnologias do Som (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2021 - 2021 Corpo líquido e plástico 1.0: a-con-tecer com/em/como ambiente [em contexto de crise climática]
Orientador
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2021 - 2021 Quem sou eu? Em dia de festa: um trabalho dramatúrgico a partir de um projeto em comunidade
Orientador
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2021 - 2021 Do ver ao fazer ver. O ato fotográfico como performance
Orientador
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2021 - 2021 Camaleoa: do corpo ao manifesto
Orientador
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2019 - 2019 Oxímoro. Embriaguez sóbria de Dioniso
Orientador
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2019 - 2019 Meu eu colorido
Orientador
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2019 - 2019 D.u.a.l.i.t.a.t.e.m. - A procura de uma identidade múltipla
Orientador
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2016 - 2019 Contributos da dança na Formação corporal do Ator: Linhas de Intervenção.
Coorientador
Doutoramento em Motricidade Humana, especialidade em Dança (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2016 - 2019 Contributos da dança na Formação corporal do Ator: Linhas de Intervenção.
Coorientador
Doutoramento em Motricidade Humana, ramo Dança (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2018 - 2018 Encontro com encontro
Orientador
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2018 - 2018 1.0
Orientador
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2018 - 2018 Imagem nua
Orientador
Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2016 - 2018 Um estudo sobre a realidade e a ficção presentes na prática artística de uma actriz.
Coorientador
Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2017 - 2017 Personagem de mim
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2017 - 2017 Vejo os olhos que a viram
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2015 - 2017 Vestuário e identidade: figurinos para um Orlando
Coorientador
Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2016 - 2016 Valores Humanos e Religião na Europa. O caso de Portugal no século XXI, numa perspetiva europeia
Coorientador
Sociologia (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015 - 2016 (Des)lugar-projeto de cenografia com idosos
Coorientador
Mestrado em Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2014 - 2016 À flor da pele: interioridades de um monólogo
Coorientador
Mestrado em Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2013 - 2016 A (outra) voz como dispositivo de interação e dimensão estética nas práticas performativas contemporâneas
Coorientador
Doutoramento em Educação Artística (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2013 - 2016 A (outra) voz como dispositivo de interação e dimensão estética nas práticas performativas contemporâneas
Coorientador
Doutoramento em Educação Artística (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2015 - 2015 A voz absoluta, ser cada vez mais humano
Orientador
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2015 - 2015 Dois
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2015 - 2015 Ver através do espelho, múltiplos olhares: fragmento-espelho como génesis de cruzamento artístico
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2015 - 2015 Sobre a criação site-specific de um espectáculo de dança-teatro: nothing specific
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2015 - 2015 A poética do equilíbrio: o método Kum Nye na criação artística
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2014 - 2014 Dois solos de dança teatro: a entrevista e Sara
Orientador
Teatro (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2013 - 2014 Corpos vestidos de história: subsídios para um design de figurinos.
Coorientador
Mestrado em Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2012 - 2013/11/15 Flamenco: teatralidade e teatralização"
Coorientador
mestrado em teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2013 - 2013 Os papéis travesti na voz feminina
Orientador
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2012 - 2013 Metamorfose (in)temporal:conceção e realização de um espetáculo com base na cultura, nos rituais e nas tradições da Bemposta, no planalto mirandês.
Coorientador
Mestrado em Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2010/09/02 - 2011/07/06 "A caixa da luz mágica, um “não-lugar” de encontro: exercício teatral feito em colaboração com CRPCC (Centro Reabilitação do Porto Paralisia Cerebral) e Agrupamento de Escolas Dr. Leonardo Coimbra
Orientador
Mestrado em Teatro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2010/05/08 - 2011/02/08 O corpo e o ovo: o movimento criativo enquanto expressão da criança
Orientador
Mestrado em Teatro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023 - Atual Dramaturxias Itinerantes/Dramaturgias Itinerantes [criação e coordenação com o Conselho de Cultura da Galiza e ESAD-Vigo] Encontro e promoção de novas escritas dramatúrgicas. (2023 - 2023)
2021 - Atual Dramaturxias Itinerantes/Dramaturgias Itinerantes [criação e coordenação com o Conselho de Cultura da Galiza e ESAD-Vigo] Encontro e promoção de novas escritas dramatúrgicas. (2021)
Festival (Coorganizador)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2020 - Atual The dead live on for they appear to living in dreams. (2019 - 2019)
Encontro (Coorganizador)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2021 - 2021 Comissão organizadora da Jornada de Investigadores do Instituto de Sociologia do Porto (2021 - 2021)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal
2019 - 2021 European Opera Academy - Competence center for Shared Education in Opera Training (2019 - 2020)
Festival (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2019 - 2019 Batismos de Voo + Exercícios de Retro-Projecção [criação e coordenação]. (2019 - 2019)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Fundação Serralves, Portugal
2019 - 2019 Ecossistema : philippe quesne & françois-xavier rouyer (2019 - 2019)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2009 - 2011 Sound Art in City Spaces (SACS) (2009 - 2011)
Outro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/11/13 - Atual Moderação de Mesa: Jornadas de Sociologia - ISUP
Encontro
Jornadas de Sociologia
Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal
2023/07/27 - 2023/07/27 Moderação de mesa na Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação
Conferência
Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/02/15 CORPO E ESPAÇO UMA LEITURA DINAMOLÓGICA DA DANÇA CONTEMPORÂNEA EM ESPAÇOS NÃO CONVENCIONAIS
Arguente principal
Ezequiel Fernando Azevedo dos Santos (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
2024 Mediação e Assistência na Criação Coreográfica: uma visão holística sobre os processos criativos de uma prática profissional.
Arguente principal
Cátia Esteves (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2024 Coreografia Como Paisagem
Arguente principal
Maria Ramos Barros (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2023/12/18 O estado do teatro na Europa dos primórdios do século XX e o hoje da arte teatral
Arguente
Maria José dos Santos Cunha (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2023/11/29 Voz Do Útero: No momento em que me distingo de ti, não te afasto (aproximo-me)
Arguente principal
Ana Margarida Fernandes de Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2023/07/18 O Método de Pilates no Desenvolvimento da Performance Trompetística
Arguente
Nelson Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2023/06/27 DANÇA E INTERAÇÃO UMA PROPOSTA SENSORIAL NO ÂMBITO PERFORMATIVO E EXPOSITIVO
Arguente principal
Maria Rita Amaral Nogueira (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
2023 A voz que reescreve: farsas, comédias e moralidades de Gil Vicente lidas com o ouvido em mediação videográfica. Preliminares para um arquivo digital performativo do teatro vicentino
Arguente principal
Nuno Miguel Santos Meireles (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2023 Menino de Sua Mãe
Arguente
Armando Nascimento Rosa (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2022 Estudos Par-Entropia
Arguente
Alexandra Neves de Pinho Costa (Mestrado)
Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2021 O gesto da travessia e o contacto com o ritmo vital sobrevivências do ekstasis no cinema
Arguente principal
Salomé Lopes Coelho (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 Território entre a dança no espaço expositivo
Arguente principal
Inesa Markava (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
2021 . Encenar Le Bourgeois Gentilhomme: reconstruir, interpretar e adaptar uma comédie-ballet de Molière, Lully e Beauchamp
Arguente
Isabel Maria Gonzaga da Silva Esteves Guiomar (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021 Sinfonia de Lá. A memória do Corpo na História
Arguente
Gisela Azevedo Gaspar (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2020 4m1 - Construção do Corpo Elemento.
Presidente do júri
Catarina Isabel Oliveira Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2020 . A NAANY NEVER GO AH WAR FI ME SIDUNG INNA 2020. SLAVERY: contributo para uma definição do papel da Mulher no Dancehall.
Presidente do júri
Diana Cristina Reis Duarte (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2020 POLISEMANTIKA: Creación de un espectáculo de música contemporánea para percusión, desde el trabajo colaborativo y la transdisciplinariedad
Arguente
Manu Gaigne Beobide (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2020 A minúcia do Vazio nas Artes Plásticas e Performativas: do corpo no espaço e no tempo.
Arguente
Jaqueline Lodi Moraes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020 A Linguagem do Coração
Arguente
Sofia de Portugal (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2020 Da máquina da Imaginação: Da expressão Dramática ao Teatro.
Vogal
Sónia Alexandra Souto Barbosa (Outro)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2020 . Reflexão sobre a obra Romeu e Julieta
Vogal
Diogo Alexandre Fontes Bento (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2019 Criatividade participativa’ intercultural: o processo de criação no Tanztheater de Pina Bausch.
Arguente principal
Teresa Maria de Moura Portugal Norton Dias (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2019 CLUB KIDS - UMA RESIDÊNCIA ARTÍSTICA
Arguente
Francisca Marques (Mestrado)
Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2019 The never born daughter of Einstein – A interdisciplinaridade na comunicação do discurso artístico
Arguente
Adriana Raquel Costa Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2019 Teatro de Identidades
Arguente
Rita Maria Bastos Wengorovius (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2019 As capacidades interpretativas e a relação interativa entre coreógrafo e interprete: retrospetiva de uma carreira de Bailarina de Dança Clássica, Neoclássica e contemporânea
Arguente
Sandra Araújo Kuznetsova Resende (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2019 Being a repertoire dancer: an eclectic process of embodiment from studio to stage.
Arguente
Sylvia Kazumi Rijmer (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2019 Uma proposta metodológico-didática para o ensino da técnica Graham no contexto do Ensino artístico especializado da dança.
Vogal
Cristina Maria Pereira de Almeida Graça (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2018 Dança e cinema: representações culturais brasileiras nas chanchadas da Atlântida.
Arguente principal
Ana Maria de São José (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2018 O Ensino-Aprendizagem das Técnicas da Dança Contemporânea no Ensino Artístico Português
Arguente principal
João Carlos Martins Parreira Fernandes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2018 A bailarina de Dança Oriental como atleta afetivo: por uma ação cinético-cênica potencializadora de afetos
Arguente
Vanessa Costa da Silveira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 Deslocamento para uma territorialização óssea
Arguente
Tiago Manuel Veloso de Oliveira Dias (Mestrado)
Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2018 Uma estrada para lugar nenhum
Arguente
Patrícia Brígida Ferreira de Sousa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 Uma prática profissional de intervenção em Dança no âmbito da Coreografia: PENSAMENTOS DA CRIAÇÃO e seu reflexo artístico.
Arguente
Amélia de Jesus Rodrigues Bentes (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2018 O Retrato de Dorian Gray, dois textos.
Arguente
Bruno Manuel Henriques Bravo (Outro)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2018 O direito à diferença: teatro e deficiência
Arguente
Salmo Faria (Outro)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2018 Cosí Fan Tutte
Vogal
Maria Luís Coelho Pereira França (Outro)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2017 Processos de criação coreográfica contemporânea em Portugal: uma proposta de intervenção artístico-pedagógica.
Arguente principal
Madalena Xavier Santos Rodrigues da Silva. (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2017 Clown, Metamorfoses de uma arte milenar.
Arguente principal
Hugo Américo Pereira Cardoso Vieira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2017 A (Des)Valorização dos Valores. Mestrado em Teatro, especialização Encenação/Interpretação
Arguente
Alexsandro de Miranda Santana. Preto (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2016 As Ações do Corpo no campo da coreologia e da produção artística multidisciplinar.
Arguente principal
Fernando Jorge Palácios Perez Crêspo (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2016 As Concepções pessoais da criatividade em Dança dos professores e alunos do Ensino Artísticos
Arguente principal
Ana Isabel Pereira e Silva Marques (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 Relatório de estágio na empresa SIGMA 3: Criação e Gestão de Conteúdos e Redes Sociais no programa CC ALL Stars
Presidente do júri
Cláudia Rafaela Teixeira Pascoal (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2016 O Monomito na curta-metragem Rafeiro.
Presidente do júri
Pedro Moreira Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2016 Comunicação de emoções através da interpretação de canções.
Presidente do júri
Leonor Silva Rolla (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2016 A direção de atores na Curta-metragem: A instalação do medo
Presidente do júri
Ricardo Miguel Pereira Leite (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2016 O trabalho de criação em O meu país é o que o mar não quer
Arguente
Fernando Ricardo Coelho da Silva Correia (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2015 A dança criativa e a aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico: Contributos de uma abordagem interdisciplinar no estudo do meio, no português, na matemática e na atitude criativa
Arguente principal
Cristina Alexandra Marques dos Santos Dias Rebelo Leandro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2015 Darkness performing sensitiveness.
Arguente principal
Maria Inês Areal Rothes Marques Vicente (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2015 A aplicação do Tai Chi à prática do percussionista
Arguente principal
Mário Jorge Peixoto Teixeira (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2015 La Voix Humaine Cocteau/Poulenc: a intérprete e a expressão de emoções
Arguente
Maria Joaquina Alves Dias Cardoso Ly (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2015 Construindo uma proposta interpretativa para o ciclo Frauenliebe und –leben de Robert Schumann
Presidente do júri
Luciana Tavares de Oliveira Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2015 A Atriz em seu processo de criação
Arguente
Hélder Braga Fernandes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2015 Imaginário Familiar. Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas:
Arguente
Tânia Sofia Alves Dinis (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2014 Performance em Pippo Delbono
Arguente
Kátia Sofia Pereira Guedes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2014 Proyecto de Recital basado en elementos escenográficos y visuales del repertório contemporâneo de saxofone
Arguente
Patrícia Martínez Cadaveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2014 Apolo sob o signo da devoração
Arguente
Carolina Lyra Barros da Silva Esteves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2014 Uma prática profissional de intervenção em Dança.
Arguente
Ana Isabel Pereira e Silva Marques (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2014 Sobre a experiência de escrita e encenação do espectáculo mediatron
Vogal
Carlos Jorge Pessoa Ribeiro (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 A materialidade do efémero: a identidade nas artes performativas audiovisuais, documentação e construção de memória.
Arguente principal
Ana Maria Assunção Carvalho (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2013 Ensaio Sobre a Cegueira, Encenar Saramago
Arguente
Sandra Isabel Mestre Costa (Mestrado)
Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2013 A Ilustração como ferramenta documental. Os Bastidores do Teatro Nacional São João
Arguente
Eva Cristiana Dias Vieira Mendes (Mestrado)
Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2013 A dança histórica no filme "Os mistérios de Lisboa"
Arguente
Vera Maria Guimarães de Vasconcelos Amorim Rodrigues de Almeida (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 Movement and Awareness for Actors/Performers - Explorations on performance and pedagogy through somatic process. Área: Artes – Teatro-Corpo.
Arguente
Howard Steven Sonenklar (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 Contributos para a história da marioneta em Portugal.
Arguente
Rute Henrique Delgado Ribeiro (Outro)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2012 A criação coletiva num projeto artístico interdisciplinar.
Arguente
Vinícios Silva Couto (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2012 A Performance como reveladora de múltiplos olhares sobre a Europa
Arguente
Daniela Alexandra Rodrigues Pires (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2012 As implicações do Teatro Amador na dinâmica social.
Arguente
Silvéria da Conceição Ramos Miranda (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2012 O Ritual Performativo Contemporâneo. A Criação da Performance Artística Contemporânea como Construção de Comunidade
Arguente
Joana Isabel dos Santos Moreno Contente (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2012 A orquestra geração, um estudo de caso
Arguente
Catarina Sofia Almeida Ramos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2012 Vai no Batalha
Vogal
José Manuel da Cunha Pedrosa Topa (Outro)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 Anjos no Trapézio
Arguente
Nuno Manuel Bouças Marques (Mestrado)
Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2011 O processo dramatúrgico da actriz
Arguente
Maria Isabel Mendes Lopes (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2009 Formação e Profissionalidade nas Artes Cénicas: Interfaces das Dimensões Pedagógicas, Artística e Sociocultural, Tendências Actuais em Portugal
Arguente principal
Ana Cristina d’Andrea Galmarino (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/07 - Atual Atos de Revolta ESAP
2020 - 2020 : Dramatic Architectures Conference 2020 Escola Superior de Artística do Porto
2019 - 2019 Dance Data, Cognition, and Multimodal Communication (DDCM19) Universidade Nova de Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual Revista Cinema & Território Universidade da Madeira
2010 - Atual Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA) ESAP
2022 - 2022 Revista Configurações (1646-5075) Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho (CICS.NOVA.UMinho)
2020 - 2021 Estudos Coreológicos (2016-2020) - Contextos da Dança e Música Antigas Universidade de Coimbra
2018 - 2018 Revista Configurações centro interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade do Minho
2017 - 2017 Teatro Site-Specific: três estudos de Caso CEAA/ESAP

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2004 - Atual Concursos de Apoio Sustentado às Artes do Espectáculo de Carácter Profissional (Ministério da Cultura)
Especialista
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes, Portugal
2022 - 2022 Membro do Concurso para a atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento – painel das artes
Membro
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2020 - 2022 Membro da Comissão de Autoavaliação do Mestrado em Artes Cénicas no âmbito da submissão à avaliação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Membro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2021 - 2021 Presidente da Comissão de Avaliação Externa (CAE), relativa à Licenciatura em Dança - FMH no âmbito do processo de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Processo: NCE/20/2000008 (2021).
Presidente
2019 - 2020 Membro da Comissão de Avaliação Externa (CAE) relativa ao Doutoramento em Artes no âmbito do processo de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Processo: ACEF/1819/1101806 (2020).
Membro
2019 - 2020 Presidente da Comissão de Avaliação Externa (CAE), relativa ao Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais – ESD- no âmbito do processo de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Processo: NCE/19/1900085 (2020).
Presidente
2018 - 2018 Presidente da Comissão de Avaliação Externa (CAE), relativa à licenciatura em Dança – ESD, no âmbito do processo de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Processo: ACEF/1415/0405367 (2018).
Presidente
2018 - 2018 Presidente da Comissão de Avaliação Externa (CAE), relativa à Licenciatura em Dança – FMH, no âmbito do processo de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Processo: ACEF/1415/12247 (2018
Presidente
2017 - 2017 Membro da Comissão de Avaliação Externa (CAE) relativa ao Mestrado em Ensino da Dança – IPL no âmbito do processo de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Processo: PERA/1617/1002916 (2017
Membro

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - Atual Membro da Comissão Consultiva do Balleteatro Escola Profissional
2004 - 2006 Membro Conselho Consultivo da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
1993 - 1995 Consultora e apoio, na qualidade de socióloga, aos estudantes do Balleteatro Escola Profissional

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023 - Atual Laboratório Coreográfico (Mestrado em Artes Cénicas, especialização em Dança - Composição Coreográfica) Mestrado em Artes Cénicas Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2023 - Atual Sociopoética da Dança Mestrado em Artes Cénicas Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2023 - Atual Criação Cénica Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2023 - Atual Escritas do Corpo Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2023 - Atual Práticas Coreográficas Mestrado em Artes cénicas (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2017 - Atual Dramaturgia Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2016 - Atual Oficina Coreográfica I Pós Graduação em Dança Contemporânea (Pós-Graduação) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2016 - Atual Projeto Artístico Pós-Graduação em Dança Contemporânea (Pós-Graduação) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2016 - Atual Linguagem da Dança Contemporânea I Pós-Graduação em Dança Contemporânea (Pós-Graduação) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2016 - Atual Linguagem da Dança Contemporânea II Pós-Graduação em Dança Contemporânea (Pós-Graduação) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2015 - Atual Oficina Coreográfica II Pós-Graduação em Dança Contemporânea Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2015 - Atual Estudos Avançados I Doutoramento em Motricidade Humana, ramo Dança (Doutoramento) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2008 - Atual Estética e Teoria da Arte I Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2008 - Atual Estética e Teoria da Arte II Mestrado em Artes Cénicas Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2007 - Atual Interpretação Cénica Licenciatura em Música, especialização em Canto Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2007 - Atual Improvisação em Tempo Real Licenciatura em Teatro; Licenciatura em Música (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2007 - Atual Dança e Improvisação Licenciatura em Teatro (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2000 - Atual Dramaturgia do Corpo Licenciatura em Teatro; Licenciatura em Música (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
1998 - Atual Movimento Licenciatura em Teatro Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2023 - 2023 Dramaturgia II Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2022 - 2023 Estética e Teoria da Arte I Metrado em Artes Cénicas (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2014 - 2022 Projeto Artístico - Teatro Musical Pós-Graduação em Ópera e Estudos Musico-teatrais Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2000 - 2021 Estética e Teoria Teatral Licenciatura em Teatro (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
1998 - 2021 Análise Dramatúrgica Licenciatura em Teatro (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2018 - 2020 Introdução à Encenação Teatral Pós-Graduação em Dramaturgia e Argumento Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2017 - 2018 Produção IV - Encenação Licenciatura em Teatro (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2015 - 2018 Pesquisa e Metodologias Artísticas I Pós-Graduação em Dança Contemorânea (Pós-Graduação) Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2015 - 2017 Estética e Hermenêutica Mestrado em Composição (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2011 - 2016 composition chorégraphique Master Arts de la scène et du spectacle vivant (Master) Université de Franche-Comté Laboratoire de biologie environnementale, França
2008 - 2016 Corpo e cena na contemporaneidade Licenciatura em Teatro, Licenciatura em Música (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2014 - 2015 Seminário II Doutoramento em Educação Artística (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2011 - 2015 Ensemble I&D (Direção artística) Mestrado em Composição e Mestrado em Artes Cénicas (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2011 - 2014 Técnica de Dança Licenciatura em Teatro (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2010 - 2012 Projeto Teatral Mestrado em Teatro (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
1998 - 2012 Sociologia do Espetáculo Licenciatura em Teatro (Licenciatura)
2010 - 2011 Teatro Musical Mestrado em Interpretação Musical (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2010 - 2011 Representação e Movimento Mestrado em Musica (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2009 - 2011 Análise de movimento Licenciatura em Teatro (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2009 - 2011 Porque os Gregos acreditavam em mitos Licenciatura em Teatro; Licenciatura em Música (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2007 - 2011 • Antropologia cultural Mestrado em Teatro (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2001 - 2011 Teatro e Sociedade Mestrado em Teatro (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2008 - 2010 Pesquisa teatral Mestrado em Teatro (Mestrado) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2007 - 2009 Movimentação Cénica Licenciatura em Música (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2007 - 2008 Produção IV – Encenação Licenciatura em Teatro (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2007 - 2008 Psicologia da Percepção Artística Mestrado em Conservação e Restauro (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Centro de Conservação e Restauro, Portugal
2003 - 2004 Produção IV – Encenação Licenciatura em Teatro (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
1998 - 2004 Introdução aos Estudos Teatrais Licenciatura em Teatro (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
1998 - 2004 Interpretação Licenciatura em Teatro (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
1999 - 2003 Aula de Teatro: Interpretação, Corpo e Voz Licenciatura em Estudos Artísticos e Culturais (Licence) Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
1998 - 2002 História do Teatro Licenciatura em Teatro (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
1993 - 2002 Técnica de Dança Clássica (Ballet) Dança (Ensino secundário)
1990 - 2002 Dança Clássica (Ballet) Dança (Ensino básico 2º ciclo)
1990 - 2002 Dança Clássica (Ballet) Dança (Ensino básico 3º ciclo)
1990 - 2002 Dança Criativa Dança (Ensino básico 1º ciclo)
1992 - 2000 Técnica de Dança Contemporânea Dança (Ensino secundário)
1990 - 2000 Dança Contemporânea Dança (Ensino básico 3º ciclo)
1997 - 1998 Teoria Sistemática e Educação Curso de Estudos Superiores Especializados em Direção Pedagógica e Administração Escolar (Diploma de especialização) Instituto Piaget, Portugal
1994 - 1998 Expressão Dramática e Movimento I Curso de Educadores de Infância (Licenciatura) Instituto Piaget, Portugal
1994 - 1998 Antropologia do Conhecimento Curso de Estudos Superiores Especializados em Direção Pedagógica e Administração Escolar (Pós-Graduação) Instituto Piaget, Portugal
1993 - 1998 Análise do Movimento e Anotação Coreográfica Dança - Escola Profissional Ballet Teatro (Ensino secundário)
1993 - 1998 Teatro - Interpretação Escola Profissional Ballet Teatro (Ensino secundário)
1993 - 1998 Dramaturgia Teatro - Academia Contemporânea do Espetáculo (Ensino secundário)

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2023/01/11 - 2023/01/11 Sociologia e Utopia Utopia e Sociedade

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020 - Atual Associação para as Artes Performativas em Portugal (PERFORMART)
2019 - Atual European League of Institutes of the Arts (ELIA)
1992 - 2017 Núcleo de Experimentação Coreográfica

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023 - Atual Membro do Conselho de Coordenação do CENTRO DE CULTURA DO P.PORTO
Membro
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2023 - Atual Membro do Conselho de Coordenação da COMUNICAÇÃO DO P.PORTO Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2023 - Atual Membro de Comissão Científica do Laboratório de Performance Experimental/ Núcleo de Pesquisa Coreográfica
Membro
Universidade da Madeira, Portugal
2023 - Atual Comissão Editorial do Livro "Corpos que Dançam II"
Membro
Universidade da Madeira, Portugal
2016 - Atual Comissão de Avaliação de Desempenho dos Docentes da ESMAE (CADD-ESMAE).
Membro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2008 - Atual Membro da Assembleia de Investigadores do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto.
Membro
Universidade do Porto Instituto de Sociologia, Portugal
2023 - 2023 Comissão Científica da Conferência Internacional: Atos de Revolta. Repressões, Marginalidades, Protestos e Artes Performativas
Membro
Escola Superior Artística do Porto, Portugal
2021 - 2022 Membro da organização do 2º Congresso do Ensino Artístico Especializado. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Membro
2021 - 2021 Membro da Comissão Científica e Organizadora da IV Conferência EIRPAC: Encontro Internacional de Reflexão sobre práticas artísticas comunitárias. Porto: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Membro
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - 2018 Membro da Comissão de criação do curso de Pós-Graduação em Dramaturgia
Membro
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2010 - 2017 Membro do Gabinete de Relações Internacionais
Coordenador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2015 - 2016 Coordenadora da Comissão de criação do Curso de Pós-Graduação em Dança Contemporânea.
Coordenador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2015 - 2015 Membro da Comissão de Autoavaliação do Mestrado em Artes Cénicas no âmbito da submissão à avaliação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Membro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024 - Atual Júri para o concurso documental para o recrutamento de um professor adjunto para a área científica de Interpretação e Criação na área de Práticas Coreográficas. Escola Superior de Dança Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2023/07/07 - Atual Júri da Prova de Aptidão Profissional, Teatro. Balleteatro Escola Profissional. Ballet Teatro Contemporâneo do Porto, Portugal
2023 - Atual Júri para o concurso interno de promoção para a categoria de Professor Coordenador - Escola Superior de Dança Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2023 - 2023 Júri para o concurso interno de promoção para a categoria de Professor Coordenador Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2022 - 2022 Membro do Júri (competição internacional) do Femme International Film Festival.
2022 - 2022 Júri da Prova de Aptidão Profissional, Dança. Balleteatro Escola Profissional
2021 - 2021 Júri da Prova de Aptidão Profissional, Teatro. Balleteatro Escola Profissional.
2019 - 2019 Júri da Prova de Aptidão Profissional, Teatro. Balleteatro Escola Profissional.
2018 - 2018 Júri de Prova Pública de Avaliação de Competência Pedagógica e Técnico-Científica Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2018 - 2018 Júri da Prova de Aptidão Profissional, Teatro. Balleteatro Escola Profissional.
2018 - 2018 Júri da Prova de Aptidão Artística, Dança. Ginasiano Escola de Dança.