???global.info.a_carregar???
Cláudia Manuela da Silva Pinheiro. She completed her PhD in Educational Sciences - Speciality in Curriculum Development at the University of Minho and European PhD (Faculty of Education, University of Warsaw, Poland) in 2022. The doctorate was funded by Foundation for Science and Technology – FCT (SFRH/BD/122094/2016) Grant. She hold a Master Degree in Educational Sciences - Curriculum Development and Educational Innovation in 2014, a Master Degree in Teaching Portuguese and Classical Languages in the 3rd cycle of basic education and secondary Education and a Licenciatura Degree in Teaching Portuguese and Classical Languages in the 3rd cycle of basic education and secondary Education at University of Minho. She is a PhD researcher at the Research Centre on Child Studies (CIEC- Centro de Investigação em Estudos da Criança) at University of Minho. She has published in national and international journals with impact factor, is member of national and international projects and organised national and international conferences. Her research interests include teacher education, teacher leadership, learning and teaching process, assessment, curriculum development, and educational policies.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cláudia Manuela Da Silva Pinheiro

Nomes de citação

  • Pinheiro, Cláudia

Identificadores de autor

Ciência ID
1A13-7230-FEF2

Moradas

  • Campus de Gualtar Rua da Universidade - Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Línguas e Literaturas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Polaco Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2022/09/22
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Desenvolvimento Curricular
Universidade do Minho, Portugal
"The use of alternative methods of assessment in higher education: a study of university teachers and students" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2016/06
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Área de especialização: Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa
Universidade do Minho, Portugal
"Perceções de profissionalismo docente: um estudo com professores do 2º e 3º ciclos do Ensino Secundário" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2012/10/01 - 2014/07/31
Concluído
Mestrado em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa (Mestrado)
Especialização em Desenvolvimento Curricular
Universidade do Minho, Portugal
"Perceções de profissionalismo docente: um estudo com professores do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2010/10/01 - 2012/12/17
Concluído
Mestrado em Ensino de Português e Línguas Clássicas no 2.º e 3.º ciclos do ensino e básico e no ensino secundário (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Especialização em Ciências da Educação
Universidade do Minho, Portugal
15
2007/10/01 - 2010/07/31
Concluído
Estudos Portugueses e Lusófonos (Licenciatura)
Especialização em Línguas e Literaturas
Universidade do Minho, Portugal
13
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/10/01 - 2023/12/12 Técnico Superior (Técnico Superior) Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos em Desenvolvimento, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/12/13 - Atual Bolseira de Investigação no Centro de Investigação em Estudos da Criança [Research Fellow at the Research Centre on Child Studies] Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2022/09/01 - Atual Assistente Editorial [Editorial Assistant]- Child Studies Journal Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2022/10/01 - 2023/09/30 Bolseira de Investigação no Centro de Investigação e Estudos da Criança (CIEC) [Research Fellow at the Research Centre on Child Studies] Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2023 Comissão de Avaliação Externa - A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior [Assessment Committee - Higher Education Assessment and Accreditation Agency] Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior , Portugal
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior , Portugal
2022 - 2022 Investigadora no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) [Researcher at the Research Centre on Child Studies (CIEC)] Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
2021/05 - 2021/10 Investigadora no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) [Researcher at the Research Centre on Child Studies (CIEC)] Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
2017/02/01 - 2021/03/31 Bolseira de Investigação FCT [FCT Research Fellow] Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2016/10 - 2017/01/31 Investigadora no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) [Researcher at the Research Centre on Child Studies (CIEC)] Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
2016/01 - 2016/05 Investigadora na United Nations University (UNU) - Centro Algoritmi [Researcher at the United Nations University (UNU) - Algorithmic Centre] Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho, Portugal
2014 - 2015 Investigadora no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) [Researcher at the Research Centre on Child Studies (CIEC)] Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2014 - 2014 Investigadora no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) [Researcher at Research Centre on Child Studies] Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2012 - 2014 Investigadora no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) [Researcher at Research Centre on Child Studies] Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2017/02/01 - 2022/03/31 The use of alternative methods of assessment in higher education: a study of university teachers and students [A utilização de métodos alternativos de avaliação no ensino superior: um estudo com professores e estudantes universitários]
SFRH/ BD/122094/2016
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2016/09/01 - 2019/07/31 Assessment in Higher Education: the potential of alternative methods [Avaliação no ensino superior: o potencial de métodos alternativos]
PTDC/MHCCED/2703/2014
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2015/09/01 - 2016/04/30 Programme for Excelence in Government in Colombia: UNU-EGOV Contribution [Programa de Excelência do Governo na Colômbia: Contribuição da UNU-EGOV]
Programme for Excelence
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal
Concluído
2014/05/01 - 2014/07/31 Consumidor ou agente do currículo? Um estudo internacional sobre conceções e práticas curriculares Projeto desenvolvido no contexto da ISATT (International Study Association on Teachers and Teaching)
ISATT
Bolseiro de Mestrado
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
International Study Association on Teachers and Teaching
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2024/09/01 - 2026/08/31 ED-TED: Equity and diversity in teacher educator professional development
023-1-DE01-KA220-HED-000152242
Investigador
2023/09/01 - 2026/08/31 OBSERVATORY SOS Attendance
2022-1-ES01-KA220-SCH-000088733
Investigador
Em curso
2022 - 2022 InFo-TED - International Forum for Teacher Education (Fórum Internacional para a Formação de Professores)]
UIDB/00317/2020
Investigador
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação em Estudos da Criança
UID/CED/00317/2019
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019/09/01 - 2023/12/31 Avaliação e acreditação de cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento [Assessment and accreditation of Licenciaturas, Master's and Doctoral programmes]
Avaliação e acreditação de cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento
Avaliador
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior , Portugal
Concluído
2021/05/01 - 2021/09/30 Avaliação do projeto-piloto de iniciativa do Município de Oeiras [Asessment of the pilot project of iniciative by the Municipality of Oeiras]
avaliação do projeto-piloto de iniciativa do Município de Oeiras
Investigador
Concluído
2014/09/01 - 2015/07/31 Formação Inicial e Desenvolvimento da Identidade Profissional [Initial Training and the Development of Professional Identity]
Formação Inicial e Desenvolvimento da Identidade Profissional
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Concluído
2012/10/01 - 2014/07/31 Teachers Exercising Leadership, Challenges and Opportunities (2011-2013)
PTDC/CPE-CED/112164/2009
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Flores, M. A.; Pereira, Diana; Pinheiro, Cláudia. "Métodos de avaliação no Ensino Superior: um estudo em cinco universidades públicas [Assessment methods in higher education: a study of five public universities]". Trabalho apresentado em Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar (CIAASE), 2017.
  2. Pinheiro, Cláudia; Flores, M. A.. "Percursos e Dinâmicas Identitárias de Professores Universitários [Pathsways and Identity Dynamics of University Professors]". Trabalho apresentado em Congresso Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores, Braga, 2015.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Pinheiro, Cláudia; Flores, M. A.; Joanna Madalinska-Michalak; Cadime, Irene. "Práticas de avaliação na formação de professores: um estudo com alunos e coordenadores de curso em Portugal e na Polónia [Assessment practices in teacher education: a study with students and programme coordinators in Portugal and Poland]". Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (2023):
  2. Pinheiro, Cláudia; Flores, Maria Assunção; Cristóvão, Francisco. "Formación del profesorado, enseñanza y evaluación. Experiencias de estudiantes portugueses [Teacher education, teaching and assessment. Experiences of Portuguese students]". Ciencia y Educación 6 1 (2022): 63-82. http://dx.doi.org/10.22206/cyed.2022.v6i1.pp63-82.
    10.22206/cyed.2022.v6i1.pp63-82
  3. Pereira, Diana; Cadime, Irene; Flores, Maria Assunção; Pinheiro, Cláudia; Santos, Patrícia. "Investigating the Effect of the Programme of Study on University Students Perceptions about Assessment". Educational Assessment 27 1 (2022): 71-92. http://dx.doi.org/10.1080/10627197.2022.2027753.
    10.1080/10627197.2022.2027753
  4. Flores, Maria Assunção; Brown, Gavin; Pereira, Diana; Coutinho, Clara; Santos, Patrícia; Pinheiro, Cláudia. "Portuguese university students’ conceptions of assessment: taking responsibility for achievement". Higher Education 79 3 (2019): 377-394. http://dx.doi.org/10.1007/s10734-019-00415-2.
    10.1007/s10734-019-00415-2
  5. Pinheiro, Claudia; Flores, Maria Assunção. "O trabalho dos professores em tempos de crise: mudanças e efeitos [Teachers work in times of crisis: changes and effects]". Revista Triângulo 7 2 (2015): http://dx.doi.org/10.18554/rt.v7i2.1403.
    10.18554/rt.v7i2.1403
  6. Cristina Parente; Vieira, Fátima; Fernandes, Eva Lopes; Pinheiro, Cláudia; Maria Assunção Flores. "As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico [The potential of teacher leadership and professional development in context: results of an empirical study]". Revista Educação e Políticas em Debate 4 1 (2015): 127-149. http://hdl.handle.net/1822/52392.
    Publicado
  7. Parente, Maria Cristina Cristo; Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins; Fernandes, Eva; Pinheiro, Cláudia; Flores, Maria Assunção. "As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico". (2015): http://hdl.handle.net/1822/52392.
Capítulo de livro
  1. Pinheiro, Cláudia; Flores, M. A.; Joanna Madalinska-Michalak. "Avaliação das aprendizagens no contexto da formação inicial de professores: um estudo com coordenadores de curso [Assessment of learning in the context of initial teacher education: a study with programme coordinators.]". In Avaliação das aprendizagens: reflexões e práticas internacionais, 165-185. Portugal: De Facto Editores., 2023.
    Publicado
  2. Pinheiro, Cláudia; Flores, M. A.; Machado, E.; Fernandes, E. L. ; Parente, C.. "Condições da escola e da sala de aula e a influência da liderança do diretor [School and classroom conditions and the influence of the headmaster's leadership]". In Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos, 99-124. Portugal: De Facto, 2022.
  3. Cláudia Pinheiro; Maria Assunção Flores; Joanna Madalinska-Michalak. "Assessment in Initial Teacher Education: Views of Portuguese and Polish Students.". In Studies on Quality Teachers and Quality Initial Teacher Education. Polónia: Fundacja Rozwoju Systemu Edukacji, 2020.
    Publicado • http://doi.org/ 10.47050/66515314
  4. Flores, M. A.; Pereira, Diana; Fernandes, Eva Lopes; Santos, Patrícia; Pinheiro, Cláudia; Coutinho, Clara. "O projeto de investigação [The research project]". In Avaliação no Ensino Superior: Conceções e Práticas, 49-74. Portugal: De Facto Editores., 2019.
    Publicado
  5. Santos, Patrícia; Pinheiro, Cláudia. "Avaliação no ensino superior: Vozes de estudantes universitários [Assessment in higher education: Voices of university students]". In Avaliação no Ensino Superior: Conceções e Práticas, 185-227. De Facto Editores., 2019.
    Publicado
  6. Santos, Patrícia; Pinheiro, Cláudia; Flores, M. A.. "Avaliação no ensino superior: Vozes de professores universitários [Assessment in higher education: Voices of university teachers]". In Avaliação no Ensino Superior: Conceções e Práticas, 125-183. Portugal: De Facto Editores., 2019.
    Publicado
  7. Flores, Maria Assunção; Pinheiro, Cláudia; Fernandes, Eva Maria Lopes; Cristóvão, Francisco. "Changes in assessment in Higher Education after the implementation of the Bologna Process: a study carried out in Portugal". Educación Editora, 2018.
  8. Flores, M. A.; Pinheiro, Cláudia; Fernandes, Eva Lopes; Santos, Patrícia. "Liderança docente: visões de alunos e professores [Teacher leadership: student and teacher views]". 191-207. Portugal: De Facto Editores., 2014.
    Publicado
  9. Parente, Cristina ; Vieira, Flávia; Santos, Patrícia; Pinheiro, Cláudia; Flores, M. A.. "A condição docente e o exercício da liderança: perspetivas dos professores [The teaching profession and the exercise of leadership: teachers' perspectives]". De Facto Editores., 2014.
    Publicado
  10. Parente, Maria Cristina Cristo; Vieira, Fátima; Santos, Patrícia; Pinheiro, Cláudia; Flores, Maria Assunção. "A condição docente e o exercício da liderança: perspetivas dos professores". De Facto Editores, 2014.
  11. Flores, Maria Assunção; Coutinho, Clara Pereira; Pinheiro, Cláudia; Fernandes, Eva Maria Lopes; Santos, Patrícia. "Liderança docente: visões de alunos e professores [Teacher leadership: students and teachers' perceptions]". De Facto Editores, 2014.
Resumo em conferência
  1. Flores, Maria Assunção; Pereira, Diana; Pinheiro, Cláudia. "Métodos de avaliação no Ensino Superior: um estudo em cinco universidades públicas - Assessment methods in Higher Education: a study in five public universities". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar (CIAASE) ISBN 978-972-8952-45-7, 2017.
Tese / Dissertação
  1. "The use of alternative methods of assessment in higher education: a study of university teachers and students". Doutoramento, Universidade do Minho, 2022. https://hdl.handle.net/1822/80829.
  2. "Perceções de profissionalismo docente: um estudo com professores do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário [Perceptions of teacher professionalism: a study with 2nd and 3rd cycle primary and secondary school teachers]". Mestrado, Universidade do Minho, 2014. https://hdl.handle.net/1822/35992.
  3. "O texto expositivo-argumentativo e a expressão de conhecimento através da escrita [The expository-argumentative text and the expression of knowledge through writing]". Mestrado, Universidade do Minho, 2012. https://hdl.handle.net/1822/24623.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/09 Teacher Education, Teaching and Assessment: Portuguese Students’ Experiences. International Conference on Child Studies
(Braga, Portugal)
2022/09 Assessment methods most used in teacher education programmes: A study in Portugal and in Poland. I International Conference on Child Studies.
(Braga, Portugal)
2019/09 How do university students view assessment in Higher Education? A Study in Education and Nursing.
(Hamburgo, Alemanha)
2019/07 Avaliação no Ensino Superior: Perceções de alunos futuros professores. International Conference on Research in Education
(Porto, Portugal)
2019/05 Assessment in Initial Teacher Education: Views of Portuguese and Polish students. TEPE – Teacher Education Policy in Europe
(Cracóvia, Polónia)
2018/09 Conceptions of alternative methods of assessment: A study of students in two Portuguese universities European Conference on Educational Research
(Bolzano)
2018/07 Conceções e Métodos alternativos de avaliação: Um estudo com estudantes universitários. Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior – CNaPPES
2017/11 Métodos de avaliação no Ensino Superior: um estudo em cinco universidades públicas. Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar – CIAASE
2017/07 Utilização de Métodos Alternativos de Avaliação no Ensino Superior: Um estudo com professores e alunos universitários International Conference on Research in Education
2017/06 Changes in assessment in Higher Education after the implementation of the Bologna Process: A Study carried out in Portugal. V Congreso Internacional de Docencia Universitaria – CINDU.

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/03 - 2023/03 V Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente [V Conference for Reflection on Curriculum, Assessment and the Teaching] (2023/03 - 2023/03) Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2022/09/13 - 2022/09/15 1st International Conference in Child Studies (ICCS) - Researching children's worlds and lived realities in uncertain times' (2022/09/13 - 2022/09/15) Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2022/03 - 2022/03 IV Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente [IV Conference for Reflection on Curriculum, Assessment and the Teaching] (2022/03 - 2022/03) Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2021/02 - 2021/02 III Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente [Reflection Days Curriculum, Assessment and Teaching Profession] (2021/02 - 2021/02) Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2018/05/17 - 2018/05/19 TEPE Conference 2018, annual conference of the Teacher Education Policy in Europe (TEPE) network (2018) "Recruiting and Educating the Best Teachers: Policy, Professionalism and Pedagogy" (2018/05/17 - 2018/05/19) Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/11/21 - 2022/11/21 Oradora convidada na qualidade de professora especialista na aula da Unidade Curricular de Metodologias do Ensino da História, no Mestrado em Ensino da História no 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, da Universidade do Minho, com duração de 2horas
Universidade do Minho, Portugal
2018/11/05 - 2018/11/05 Oradora convidada na Aula Aberta com o título: “A utilização de métodos alternativos de avaliação no ensino superior: um estudo com professores e alunos universitários”, no âmbito da unidade curricular de Métodos e Técnicas de Investigação I, do curso da Licenciatura em Educação Social, da Universidade Portucalense Infante D. Henrique, com duração de 2horas.
Universidade do Minho, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024 - 2024 Abordagens curriculares integradas para a educação básica [ACIEB] MESTRADO EM ENSINO DE INGLÊS NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Universidade do Minho, Portugal
2024 - 2024 Liderança e Dinâmicas de Grupo MESTRADO EM EDUCACÃO – MEDIAÇÃO EDUCACIONAL (Mestrado)
2024 - 2024 Teorias e práticas da avaliação da formação Licenciatura em Educação (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2023 - 2023 Educação, Formação e Avaliação em Contextos de Proteção Civil Licenciatura em Proteção Civil e Gestão do Território (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal