???global.info.a_carregar???
Dimitris Andrikopoulos was born in 1971 in Larissa (Greece). Composer. He began his composition studies in the Netherlands, in Rotterdam with Klaas de Vries, which he completed in May 2004, and at the same time he was awarded the Composition Prize of the Rotterdam Higher School of Music and Dance. He was selected as an Active Participant for the "Center Acanthes 2005" in Metz where he worked with W. Rihm, P. Dusapin and A. Solbiati. He collaborated with various groups, such as the Asko Ensemble, Mondrian Quartet, Remix Ensemble, ARTéfacts Ensemble, Nederlands Ballet Orkest, Orchester National de Lorraine, the National Orchestra of Athens, Colors Contemporary Music Group,! Ynx Ensemble, Jazz Orchestra of Matosinhos, Drumming Group Percussion. In May 2002, he won the First Prize in the NOG competition for Young Composers, with the work "Antiparathesis" for Violin and Orchestra, in 2010 he was awarded the Center for Composition and Associated Studies Price at the University of Birmingham for the work "Metamorphoses" I ”for Ensemble. In 2012, he was awarded the “ITEA / Harvey Phillips Award for Excellence in Composition” for the work “Anathema I”. He was Resident Artist in 2013 at CCC, Caldas da Rainha. In 2013 he successfully completed his PhD in composition at the University of Birmingham. Since 2004 he has been a composition teacher at the Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE) of the Polytechnic Institute of Porto where he currently holds the position of the Coordinator of the Master's Course in Composition.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Dimitrios Andrikopoulos
Data de nascimento
1971/09/13
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Andrikopoulos, Dimitrios

Identificadores de autor

Ciência ID
1A12-C9E0-625B

Endereços de correio eletrónico

  • dimitrisandrikopoulos@esmae.ipp.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 912331732 (Pessoal)

Moradas

  • Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo / Instituto Politécnico do Porto. Rua da Alegria 503, 4000-045, Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

  • www.dimitrisandrikopoulos.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Holandês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Grego Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2009 - 2013
Concluído
PhD Musical Composition (Doctor of Philosophy)
Especialização em Composição
University of Birmingham, Reino Unido
"A Portfolio of Compositions" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Classificação não atribuída
2004
Concluído
Curso de Pós-Graduação de Composição (Postgraduate Certificate)
Codarts Hogeschool voor de Kunsten, Países Baixos
Cum Laude
2001
Concluído
Licenciatura em Composição (Licence)
Codarts Hogeschool voor de Kunsten, Países Baixos
Classificação não atribuída
2000
Concluído
Curso de Pós-Graduação em Viola d’Arco (Postgraduate Certificate)
Zuyd Hogeschool Conservatorium Maastricht, Países Baixos
Classificação não atribuída
1998
Concluído
Curso de Solista de Viola d’ Arco (Postgraduate Certificate)
Zuyd Hogeschool Conservatorium Maastricht, Países Baixos
Classificação não atribuída
1996
Concluído
Licenciatura em Viola d’Arco (Licence)
HKU Utrechts Conservatorium, Países Baixos
Classificação não atribuída
Percurso profissional

Ciência

2020/01 - Atual Investigador (Investigação)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Docência no Ensino Superior

2016/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2015/03/01 - 2016/08/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2005/09/01 - 2015/11/30 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2015/03/01 - 2015/07/31 Assistente Convidado (Docente Universitário)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2004/09/01 - 2005/07/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Cargos e Funções

2019 - Atual Coordenador do Mestrado em Composição
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2014 - Atual Membro do Conselho Técnico-Científico
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2017 - 2019 Diretor da Área de Composição
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2015/10/01 - 2017/09/30 Diretor do Departamento de Música
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2014 - 2016 Membro do Conselho Científico
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2013 - 2015 Coordenador do Curso de Mestrado em Composição e Teoria musical
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2010 - 2012 Diretor da Área De Composição
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Outros

2000/02 - 2004/05 Violetista membro da Nederlands Promenade Orkest,
Nederlands Promenade Orkest, Países Baixos
Produções

Publicações

Capítulo de livro
  1. Andrikopoulos, Dimitrios; Ângelo Martingo. "Da expansão sonora à expansão técnica: práticas performativas na recente escrita para instrumentos de corda.". In Música Instrumentalis. Experimentação e técnicas não convencionais nos séculos XX e XXI, editado por Ana Teles; Ângelo Martingo. V. N. de Famalicão, Portugal: Húmus, 2019.
    Publicado
  2. Andrikopoulos, Dimitrios; Ângelo Martingo; Vasco Silva de Faria. "Técnicas não convencionais no trompete e a sua incidência no repertório dos últimos quarenta anos.". In Música Instrumentalis. Experimentação e técnicas não convencionais nos séculos XX e XXI., editado por Ângelo Martingo; Ana Telles. V. N. de Famalicão, Portugal: Húmus, 2019.
    Publicado
  3. Andrikopoulos, Dimitrios; Rui Dias. "Chamber Music in the XXI Century Problematic and challenges". In International Chamber Music Conference, 53-61. Porto, Portugal: Politema, 2017.
    Publicado
  4. Andrikopoulos, Dimitrios; Tomé-Marques H; Pereira, Bruno Alexandre Bernardino. "Quartas Paredes. Performance para presença, voz, fixed media e manipulação de som e imagem em tempo-real". In Cadernos IRI • 1 • 2015. Portugal: Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo. Instituto Politécnico do Porto., 2015.
    Publicado
Livro
  1. Andrikopoulos, Dimitrios. “Des Knaben Wunderhorn”. Transcription of 14 Mahler's Songs for Orchestra and Voice, for Voice and Ensemble (Low Voice version). Amsterdãoi, Países Baixos: Donemus. 2009.
    Publicado
  2. Andrikopoulos, Dimitrios. Concerto for Violoncello and Ensemble. Amsterdão, Países Baixos: Donemus. 2006.
    Publicado
  3. Andrikopoulos, Dimitrios. “ Eos ” para Piano e Eletronica. Revista “Aguas Furtadas”. Núcleo de Jornalismo Académico do Porto. Jornal Universitário. Porto.. 2005.
    Publicado
  4. Andrikopoulos, Dimitrios. Shadows IIIa for Orchestra. Amsterdão, Países Baixos: Domemus, Amsterdam. 2004.
    Publicado
  5. Andrikopoulos, Dimitrios. “Des Knaben Wunderhorn. Transcription t of 14 Mahler's Songs for Orchestra and Voice,for Voice and Ensemble “. Amsterdão, Países Baixos: Donemus, Amsterdam. 2004.
  6. Andrikopoulos, Dimitrios. Antiparathesis for Violin and Orchestra. Amsterdão, Países Baixos: Donemus Amsterdam. 2001.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Andrikopoulos, Dimitrios. "“A Portfolio of Compositions”". Doutoramento, University of Birmingham College of Arts and Law, 2013.

Artística / Interpretação

Composição musical
  1. Andrikopoulos, Dimitrios. Ópera Real (4º Ato). 2020.
  2. Andrikopoulos, Dimitrios. Invictus. 2020.
  3. Andrikopoulos, Dimitrios. Anathema II. 2020.
  4. Andrikopoulos, Dimitrios. Four Children Evening Miniatures. http://www.interfacesnetwork.eu/post.php?pid=88-young-performers-repertoire, 2019.
  5. Andrikopoulos, Dimitrios. “I stare the stars that are over the ocean..”. 2019.
  6. Andrikopoulos, Dimitrios. Itiraf. 2019.
  7. Andrikopoulos, Dimitrios. Revelations. 2019.
  8. Andrikopoulos, Dimitrios. Solo for Two. 2018.
  9. Andrikopoulos, Dimitrios. Apneia. 2017.
  10. Andrikopoulos, Dimitrios. Segment I. 2017.
  11. Andrikopoulos, Dimitrios. “Once I Entered a Garden” (Asmahan / Andrikopoulos). 2017.
  12. Andrikopoulos, Dimitrios. In a while, that the wind will become colder..... 2017.
  13. Andrikopoulos, Dimitrios. In Luminis. 2016.
  14. Andrikopoulos, Dimitrios. Lines. 2016.
  15. Andrikopoulos, Dimitrios. Tocata e Fuga: Os Dias de Mário Cláudio. Música para o filme do Jorge Campos. 2016.
  16. Andrikopoulos, Dimitrios. 3.1.1.9.5. 2016.
  17. Andrikopoulos, Dimitrios. Traces. 2015.
  18. Andrikopoulos, Dimitrios. Mau Mau Maria. Banda Sonora do filme. 2014.
  19. Andrikopoulos, Dimitrios. Cantus II. 2014.
  20. Andrikopoulos, Dimitrios. Now, I am become Death... II. 2014.
  21. Andrikopoulos, Dimitrios. Solo II. 2014.
  22. Andrikopoulos, Dimitrios. Now, I am become Death... I. 2014.
  23. Andrikopoulos, Dimitrios. Quartas Paredes. 2014.
  24. Andrikopoulos, Dimitrios; Ângela da Ponte. Eurídice após Orfeu | 21 kHz. 2013.
  25. Andrikopoulos, Dimitrios. Solo I. 2013.
  26. Andrikopoulos, Dimitrios; Ângela da Ponte. Retratos da Crise | 21 kHz. 2013.
  27. Andrikopoulos, Dimitrios. Through Lines. 2012.
  28. Andrikopoulos, Dimitrios. Nocturne. 2012.
  29. Andrikopoulos, Dimitrios; Ângela da Ponte. Portraits of Crisis. Música para film | 21 kHz. 2012.
  30. Andrikopoulos, Dimitrios. Metamorfoses. 2012.
  31. Andrikopoulos, Dimitrios. Martins Sarmento: o tempo passado é já tempo futuro. Música para o filme do Jorge Campos. 2012.
  32. Andrikopoulos, Dimitrios. Clamor. 2011.
  33. Andrikopoulos, Dimitrios. Anathema I. 2011.
  34. Andrikopoulos, Dimitrios. Nadir Afonso. O Tempo não Existe. Música para o filme do Jorge Campos. 2011.
  35. Andrikopoulos, Dimitrios. Prominence. 2011.
  36. Andrikopoulos, Dimitrios. 7 Preludes for a Silent Pianist. 2011.
  37. Andrikopoulos, Dimitrios. Metamorphoses I. 2010.
  38. Andrikopoulos, Dimitrios. Apólogo a D. Silvana. 2008.
  39. Andrikopoulos, Dimitrios. Gazela de la Muerte Oscura. 2007.
  40. Andrikopoulos, Dimitrios. Red to Black I. 2007.
  41. Andrikopoulos, Dimitrios. Danza del Viento" Duas Orchestraçoes. 2006.
  42. Andrikopoulos, Dimitrios. Komachi. 2006.
  43. Andrikopoulos, Dimitrios. Concerto for Violoncello and Ensemble. 2006.
  44. Andrikopoulos, Dimitrios. Red to Black. 2005.
  45. Andrikopoulos, Dimitrios. Nyx. 2005.
  46. Andrikopoulos, Dimitrios. Des Knaben Wunderhorn". Versão Voz mais baixa. 2004.
  47. Andrikopoulos, Dimitrios. Cassandra's Tales. 2004.
  48. Andrikopoulos, Dimitrios. Staal-Baillado. 2004.
  49. Andrikopoulos, Dimitrios. Staal. 2004.
  50. Andrikopoulos, Dimitrios. Ik. 2004.
  51. Andrikopoulos, Dimitrios. Shadows IIIa. 2004.
  52. Andrikopoulos, Dimitrios. Cantus I. 2003.
  53. Andrikopoulos, Dimitrios. Shadows III. 2003.
  54. Andrikopoulos, Dimitrios. Shadows II. 2003.
  55. Andrikopoulos, Dimitrios. Ariadne. 2003.
  56. Andrikopoulos, Dimitrios. Eos. 2003.
  57. Andrikopoulos, Dimitrios. 3 Michelangelo Songs. Orquestração. 2002.
  58. Andrikopoulos, Dimitrios. Praxis Ia. 2002.
  59. Andrikopoulos, Dimitrios. 12 Songs based on Japanese Haiku Poetry. 2002.
  60. Andrikopoulos, Dimitrios. Antiparathesis. 2002.
  61. Andrikopoulos, Dimitrios. Fladermuis. Transcripção da Operetta of J. Strauss "Der Fledermauss". 2001.
  62. Andrikopoulos, Dimitrios. 12 Songs based on Japanese Haiku Poetry. 2001.
  63. Andrikopoulos, Dimitrios. Des Knaben Wunderhorn". Orquestração de 18 Canções de Mahler. 2001.
  64. Andrikopoulos, Dimitrios. Nuances of Blue. 2000.
  65. Andrikopoulos, Dimitrios. Praxis III. 2000.
  66. Andrikopoulos, Dimitrios. Praxis II. 1999.
  67. Andrikopoulos, Dimitrios. Praxis I. 1998.
  68. Andrikopoulos, Dimitrios. Versus Volante. 1996.
  69. Andrikopoulos, Dimitrios. Quarteto de Cordas. 1996.
Gravação áudio
  1. Andrikopoulos, Dimitrios; Artéfacts Ensemble; Artéfacts Ensemble (Produtor). 2015. "Traces para Ensemble e Electrónica". In Thiva Km102, PuzzleMusic.
  2. Andrikopoulos, Dimitrios; ONC Produções Culturais (Produtor). 2014. "Clamor para Guitarra Portuguesa e Electrónica". In Chuva Oblíqua, ONC Produções Culturais.
  3. Andrikopoulos, Dimitrios; Sergo Carolino (Produtor). 2013. "Anathema I for Contrabass Tuba and Bayan". In Surrealistic Discussion.
  4. Andrikopoulos, Dimitrios; Duo Beumer en van Ham (Produtor). 2005. "“Red to Black” for Saxophone and Piano". In Red to Black, BVH01.
  5. Andrikopoulos, Dimitrios; NJAP (Produtor). 2004. "“EOS” for Piano, Live Electronics and Tape". In Aguas Furtadas no.9, NJAP / JU-Núcleo de Jornalismo Académico do Porto/Jornal Universitário.
  6. Andrikopoulos, Dimitrios; Udo Reinemann (Produtor). 2002. "“Des Knaben Wunderhorn”". In Heures Romantiques au Pays de Monthodon 2001, Credit-Agricole/Mobile Media Services.
  7. Andrikopoulos, Dimitrios; VPRO Eigenwijs (Produtor). 1998. "Versus Volante” for Ensemble". In Main Burner, VPRO Eigenwijs.
Projeto de som
  1. Dimitris Andrikopoulos (Escritor / Produtor). 2015. Fechar o Tempo. Sonoplastia para a exposição Fotográfica da Olívia de Silva.

Outros

Outra produção
  1. Andrikopoulos, Dimitrios. 2014. Praias de Espinho Fausto Neves. Produtor do CD Sofia Guedes – Soprano Fausto M. S. Neves – Piano Numérica Produções Multimédia..
  2. Andrikopoulos, Dimitrios. 2011. Dance des Sylphes. Produtor do CD Adriana Ferreira – Flauta Isolda Crespi – Piano Numérica Produções Multimédia..
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/05/30 “Nikos Skalkotas and Bauhaus: a musical approach on Bauhaus” International Congress “Bauhaus and Greece”. Bauhaus: Architecture, Music and Fine Arts in Greece”
Athens School of Fine Arts. Kapodistrian University of Athens. (Atenas, Grécia)
2019 Da expansão sonora à expansão técnica: Praticas performativas dos instrumentos de cordas nos últimos setenta anos. Colóquio “A música dos instrumentos – Experimentação e Inovação na escrita do século XX-XXI”.
Departamento de Música. Instituto de Letras e Ciências Humanas. Universidade do Minho. (Braga, Portugal)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/07/01 - 2019/07/01 Perspectivas Composicionais
Encontro
Música Ricercata
Conservatório Regional de Música de Vila Real, Portugal
2019 - 2019 Participação nos Encontros de Património e Turismo Cultural.
Encontro
Encontros de Património e Turismo Cultural
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Moderação da Sessão “Pursuing Musical Creativity”. Porto International Symposium on the Analysis and Theory of Music – Música Analítica 2019
Conferência
Porto International Symposium on the Analysis and Theory of Music – Música Analítica 2019
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2019 - 2019 Moderação do Painel “O Piano e a Percussão”.
Encontro
Colóquio “A música dos instrumentos – Experimentação e Inovação na escrita do século XX-XXI”.
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2019 - 2019 Mesa Redonda “Instrumento e máquinas”.
Encontro
Colóquio “A música dos instrumentos – Experimentação e Inovação na escrita do século XX-XXI”.
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019 Capricho 24 de N. Paganini: influência no repertório moderno para saxofone
Arguente principal
Rui Cunha (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2019 Música da câmara para instrumentos de sopro: Aplicação e estratégias educativas ao nível da iniciação no ensino não formal
Arguente principal
Mariana Sofia Dias Barroca (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2019 Turkish Five and Works for Viola. Analysis of Akses Viola
Orientador
Ege Celebi (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2019 Ecología Sonóra com meios de Composição
Orientador
Alvaro Escalona (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2018 A transcrição como elemento de interpretação
Arguente principal
José Pedro de Sousa Gonçalinho Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2018 Viagem pelo repertório didático da Viola d´Arco
Orientador
Daniela Paulo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2018 A influência do Treino Mental no ensino de Percussão
Presidente do júri
João António VIeira Novais (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2017 O uso da almofada e a sua intervenção na criação de uma consciência corporal dos membros superiores na prática inicial de violino
Arguente principal
Joana Catarina Sampaio Machado (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2017 A música de câmara como ferramenta motivacional para o desenvolvimento de aprendizagem do violino
Arguente principal
Fabiana Reis Mendonça Fernandes (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2017 Repertório para saxofone tenor solo em Portugal no início do Século XXI: Da criação à performance
Arguente principal
André dos Santos Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2017 Occupational diseases among professional orchestra musicians from the north of Portugal – treatment with tuina technique
Arguente
Cláudia Maria Gomes de Sousa (Doutoramento)
Universidade do Porto Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Portugal
2017 A Escrita Polifónica em formação Musical: estratégias e modelos para a sua implementação - Relatório do Estágio
Arguente principal
Vítor Marcelo Queirós Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2017 L' Indispensable op.40 de Leonard Schulz - o contributo didático de uma obra esquecida.
Presidente do júri
Rui Pedro Namora Nunes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2017 Ensino Artístico Especializado da Música: avaliação da pertinência de uma possível reestruturação
Presidente do júri
Marta Cristina da Silva Moreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2016 Harmonic Textures. Rhythmic-driven Multi-layered Patterns for Baritone Saxophone
Arguente principal
Menne Smallenbroek (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2016 Otimização Automática para o Controlo Intuitivo de Parâmetros de Síntese Sonora
Arguente principal
Jorge Pandeirada (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2016 Procedural Generation of Musical Metrics based on Lyrics Analysis
Arguente principal
Urbano Ferreira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2016 Real-Time Composition as a strategy for the 21st Composer
Orientador
Óscar Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2016 Musique Concrète Instrumental. Técnicas expandidas no repertório de percussão
Orientador
Saulo Giovaninni (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2016 Comunicação de emoções através da interpretação de canções
Presidente do júri
Leonor Silva Rolla (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2016 Música de câmara de rodil, pla e avondano: a flauta na 2ª metade do séc. XVIII e o estilo galante ibérico
Presidente do júri
Alexandre Alberto Silva Andrade (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2016 Eventos sonoros na natureza - Desenvolvimento de modelos compositivos, tendo por base sonoridades de natureza não animal
Presidente do júri
Ricardo João Godinho Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2015 As obras para violino de César Guerra-Peixe: Uma proposta interpretativa das obras de 1944 a 1951
Arguente principal
Ana Carolina da Silva Petrus (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2015 Aferição, análise e divulgação de repertório para violoncelo solo em Portugal em início do século XXI: criação e performance
Arguente principal
Mariana Filipa de Rosa (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2015 O repertório como recurso pedagógico nas aulas de Formação Musical - Relatório do Estágio
Arguente principal
Diogo Filipe Gouveia Tavares (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2015 Composição para sopros assistida por computador
Orientador
Jorge Manuel de Sousa Portela (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2015 Técnicas Instrumentales para la representación del Objeto Sonoro
Orientador
Patricia Goberna García (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2014 Proyecto de recital basado en elementos escenográficos y visuales del repertorio contemporáneo de saxofón
Orientador
Patricia Cadaveira Martinez (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2014 Técnica Composicional em 72 partes iguais por Oitava
Presidente do júri
Adérito João Abraços Valente (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2013 Exploração de requisitos técnicos exigidos pelo repertório de música contemporânea para fagote
Arguente principal
Virgílio Maia Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2013 Compositor vs X (Ideia = X) O espaço de construção da realidade composicional
Presidente do júri
Silvia Liliana Franco Teles Mendonça (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2013 Estudo sobre as relações entre Música e Pintura e processos composicionais
Presidente do júri
Omar Costa Hamido (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2013 Repertório Português para Banda: convergências e divergências desde finais do século XIX
Presidente do júri
Joaquim Jorge Neto Campos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2013 Aproveitamento de Elementos da Estética Glitch na Escrita Instrumental Tradicional
Presidente do júri
João Pedro Coimbra Martins Tapadas (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2013 O compositor em espaço cénico: estudo de alguns processos correlacionais
Presidente do júri
João Filipe Martins Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2013 Interacção Entre Técnicas Compositivas
Presidente do júri
Igor Filipe Costa e Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2013 A Estrutura Cíclica como Estratégia Temporal no Processo Composicional
Presidente do júri
Diogo André Novo Almeida Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2013 Composição e Improvisação: escrita vs não escrita
Presidente do júri
António Pedro Saramago Campos Neves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2018 - 2018 28º Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPROM). Universidade Federal de Amazonas. Manaus, Brasil

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2015 - 2015 Dispositivos na Prática Artística Contemporânea #2 (978-972-8784-72-0) Eduarda Neves.

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2019/12/11 - 2019/12/12 Membro da Comissão de Avaliação de Qualidade e Acreditação do Mestrado em Música da Codarts Rotterdam - University of the Arts.
Especialista
Codarts Hogeschool voor de Kunsten, Países Baixos
2019/11/22 - 2019/11/24 Membro da Comissão de Avaliação de Qualidade e Acreditação do Mestrado em Música da ArtEZ Academy of Music.
Especialista
ArtEZ hogeschool voor de kunsten, Países Baixos
2019/10/29 - 2019/10/30 Membro da Comissão de Avaliação de Qualidade e Acreditação do Mestrado em Música da Fontys Academy of Music and Performing Arts.
Especialista
Fontys Hogeschool voor de Kunsten, Países Baixos
2019/06 - 2019/10 Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT) Avaliador – Membro de Painel – no processo de avaliação das candidaturas submetidas ao Concurso para Atribuição de Bolsas de Doutoramento – 2019
Avaliador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2019/06/28 - 2019/06/29 Membro da Comissão de Avaliação de Qualidade e Acreditação do Mestrado em Música da HKU Utrechts Conservatorium
Especialista
Hogeschool voor de Kunsten Utrecht, Países Baixos

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2018/10/18 - 2018/10/18 Entrevista no programa no Terceiro Programa da Radiofonia Nacional da Grécia. Programa Pente Gramon Gramata. Música Portuguesa
2017/05/17 - 2017/05/17 Entrevista no programa no Terceiro Programa da Radiofonia Nacional da Grécia. Programa Pente Gramon Gramata. Obra para Viola, Narrador e Ensemble.

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019 - Atual Membro do Júri do Concurso de Composição “Prémio de Composição Francisco Martins” Orquestra Clássica do Centro, Portugal
2018 - 2018 Membro do Júri nas Provas Públicas para Atribuição do Título de Especialista do Compositor José Eduardo Rocha na área de Música - Composição. Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2018 - 2018 Membro do Júri nas Provas Públicas para Atribuição do Título de Especialista do Compositor Carlos Garcia na área de Música - Composição. Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2018 - 2018 Membro do Júri do Concurso de Composição “Prémio de Composição Francisco Martins” Orquestra Clássica do Centro, Portugal
2018 - 2018 Membro do júri do Concurso de Composição “Prémio de Composição Acordeão. Fundação INATEL/Associação FOLEFEST Fundação INATEL, Portugal
2017 - 2017 Membro do Júri nas Provas Públicas para Atribuição do Título de Especialista do Compositor Luís Antunes Pena na área de Música - Composição Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2017 - 2017 Membro do Júri nas Provas Públicas para Atribuição do Título de Especialista do Compositor Nuno Côrte-Real na área de Música - Composição. Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 Membro do Júri nas Provas Públicas para Atribuição do Título de Especialista do Professor Paulo Pacheco na área de Música – Música de Câmara Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 Membro do júri do Concurso de Composição. 6ª Edição do Prémio de Composição SPA-Antena 2. Sociedade Portuguesa de Autores, Portugal
2016 - 2016 Membro do Júri nas Provas Públicas para Atribuição do Título de Especialista de Professor José Cardoso Lopes Rocha na área de Espetáculo/Composição Musical Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2016 Membro do Júri nas Provas Públicas para Atribuição do Título de Especialista de Professor Rui Dias na área de Música/ Composição/ Composição Eletroacústica Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2009 - 2009 Membro do Júri do 4º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim. Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, Portugal
Distinções

Prémio

2012 ITEA / Harvey Phillips Award for Excellence in Composition
International Tuba Euphonium Association, Estados Unidos
2010 COMPASS Price (Centre for Composition and Associated Studies)
University of Birmingham, Reino Unido
2004 Prémio de Composição
Codarts Hogeschool voor de Kunsten, Países Baixos
2001 Primeiro Prémio
Concurso NOG para Jovens Compositores, Países Baixos

Outra distinção

1991 Bolsa
Musigetis, Grécia