???global.info.a_carregar???
Ana Marta M. Flores é doutora e mestre em jornalismo, professora auxiliar convidada na Universidade NOVA de Lisboa, investigadora associada ao ICNOVA/iNOVA Media Lab e do Obi.Media - Observatório de Inovação nos Media. Também é pesquisadora do Trends and Culture Management Lab, da Universidade de Lisboa e do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo - Nephi-Jor (UFSC/Brasil). Atualmente é investigadora pós-doutoral do projeto MyGender (Universidade de Coimbra) e communication officer da seção Digital Culture and Communication da ECREA.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Marta Moreira Flores

Nomes de citação

  • Flores, Ana
  • Flores, Ana M. M.

Identificadores de autor

Ciência ID
1A12-B875-A161
ORCID iD
0000-0002-5078-5534

Moradas

  • iNOVA Media Lab | Universidade Nova de Lisboa Avenida de Berna, 26 C Edifício B1, sala 1.09, 1069-061, Lisbon, Lisbon, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Jornalismo
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Comunicação Social e Comunicação Sócio-cultural

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2015/08/08 - 2019/08/08
Concluído
Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) (Doctor)
Especialização em Doutora em Journalismo
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
"Jornalismo de inovação: os Estudos de Tendências como ferramenta de pesquisa " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with indication to publish book
2010/08/01 - 2012/10/01
Concluído
Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) (Master)
Especialização em Master in Journalism
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
"Apropriações do Twitter pelo Jornalismo de Moda no Brasil" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2004/08/01 - 2008/08/26
Concluído
Comunicação Social - habilitação em Jornalismo (Bachelor)
Especialização em Journalist
Universidade Franciscana, Brasil
"Jornalismo de moda online no Brasil" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/01/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
ICNOVA | Instituto de Comunicação da UniversIdade NOVA de Lisboa, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/07/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/01/01 - 2023/01/01 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Escola de Gestão de Informação, Portugal
2019/01/01 - 2020/01/01 Professor Visitante (Docente Universitário) Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina, Brasil
Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc), Brasil
2016/01/01 - 2018/12/01 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Estácio de Sá, Brasil
2016/08/01 - 2017/12/01 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
2014/07/01 - 2017/12/01 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Passo Fundo, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2020/04/01 - 2021/08/31 Stick & Flow: A Critical Framework for Investigating Bot Engagement on Social Media
Investigador
Center for Advanced Internet Studies (CAIS), Alemanha
Center for Advanced Internet Studies (CAIS)
Em curso
2017/03/01 - 2017/07/01 Jornalismo de inovação: os Estudos de Tendências como ferramenta de pesquisa
20170730
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa, Portugal
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
2010/08/08 - 2012/08/01 Apropriações do Twitter pelo jornalismo de moda no Brasil
20102012_08
Bolseiro de Mestrado
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021/08/26 - Atual MyGender - Mediated young adults’ practices: advancing gender justice in and across mobile apps
PTDC/COM-CSS/5947/2020
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade de Coimbra, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Em curso
2023/03/01 - 2024/03/01 WellApp - Wellness amplified or appified? Wellness management trending in everyday life digital platforms
00000
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
ICNOVA | Instituto de Comunicação da UniversIdade NOVA de Lisboa, Portugal
ICNOVA | Instituto de Comunicação da UniversIdade NOVA de Lisboa
Em curso
2017/08/01 - 2019/08/01 Jornalismo de inovação: os Estudos de Tendências como ferramenta de pesquisa
2017082019
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2020/05/01 - 2022/12/01 Violência contra jornalistas em tempos de crise sanitária e política — um estudo dos perfis de Jair Bolsonaro no Instagram e YouTube
00000000
Investigador responsável
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Eduardo Antunes; Inês Amaral; Rita Basílio Simões; Ana Marta M. Flores. "Who Are the Young Adults in Portugal? Daily Usage of Social Media and Mobile Phones, in a No-Kids and No-Independent Housing Context—Results from a Representative Online Survey". Youth (2023): https://doi.org/10.3390/youth3040070.
    10.3390/youth3040070
  2. Inês Amaral; Eduardo Antunes; Ana Marta Flores. "How do Portuguese young adults engage and use m-apps in daily life? An online questionnaire survey". Observatorio (OBS*) (2023): https://doi.org/10.15847/obsOBS17220232141.
    10.15847/obsOBS17220232141
  3. Janna Joceli C. de Omena; Lorena Cano-Orón ; Beatrice Gobbo. "What are data sprints for?". Dígitos. Revista de Comunicación Digital. 8 1 (2022): 9-30.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Ana Marta M. Flores; Janara Nicoletti. "Violência contra jornalistas no canal de Jair Bolsonaro no Youtube". Brazilian Journalism Research. Journalism Theory, Research and Criticism. 18 1 (2022): 4-36. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/2ef8021d-a745-4149-b24b-8e3cbbc1479c.
    https://doi.org/10.25200/BJR.v%25n%25.Y.1438
  5. Inês Amaral; Ana Marta M. Flores; Eduardo Antunes. "Desafiando imaginários - práticas mediadas de jovens adultos em aplicações móveis". Media & Jornalismo 22 41 (2022): 141-160. https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/11160.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.14195/2183-5462_41_8
  6. Nicoletti, J.; Flores, A.M.M.. "VIOLENCE AGAINST JOURNALISTS ON JAIR BOLSONARO'S YOUTUBE CHANNEL: analysis of the first 100 days of the Covid-19 pandemic in Brazil". Brazilian Journalism Research 18 1 (2022): 4-35. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85132423404&partnerID=MN8TOARS.
    10.25200/BJR.v18n1.2022.1438
  7. Ana Marta M. Flores. "Entrevista Inês Amaral: "Hoje é impossível o jornalismo se dissociar totalmente das plataformas digitais"". Revista Estudos em Jornalismo e Mídia 18 2 (2021): 207-215. https://doi.org/10.5007/1984-6924.2021.e85089.
    Acesso aberto • Publicado • http://doi.org/10.5007/1984-6924.2021.e85089
  8. Flores, Ana. "Trend Studies: an approach for analyzing and managing culture". ModaPalavra (2018): http://dx.doi.org/10.5965/1982615x11222018049.
    10.5965/1982615x11222018049
  9. Flores, Ana. "Jornalismo de moda made in Brazil: características da prática". Fronteiras - estudos midiáticos (2018): http://dx.doi.org/10.4013/fem.2018.201.04.
    10.4013/fem.2018.201.04
  10. Flores, Ana Marta Moreira. "Innovation Journalism: A Multiple Concept". Brazilian journalism research 13 2 (2017): 156-179. http://dx.doi.org/10.25200/bjr.v13n2.2017.970.
    Publicado • 10.25200/bjr.v13n2.2017.970
  11. Flores, Ana. "Webjournalist narratives as an element of innovation: cases of Al Jazeera, Folha de S. Paulo, The Guardian, The New York Times and The Washington Post". Revista Brasileira de Ciências da Comunicação | Intercom - RBCC (2017):
    10.1590/1809-5844201712
Capítulo de livro
  1. Ana Marta M. Flores. "Jornalismo e plataformas sociais digitais: como usar a pesquisa para estudar o presente e pensar o futuro". In Ensaios avançados sobre o jornalismo do futuro: Jornalismo, estudos do futuro, produção, audiências, tecnologias, contextos preditivos, 137-153. Insular, 2023.
    No prelo
  2. Amaral, Inês; Flores, Ana Marta. "Challenging gendered and ageing normative stereotypes on Instagram". In Ageism and Digital Technologies. Routledge, 2023.
    No prelo
  3. Amaral, Inês; Flores, Ana Marta; Antunes, Eduardo; Brites, Maria José. "Intergenerational Digitally Mediated Relationships: How Portuguese Young Adults Interact with Family Members Over 65+". In Human Aspects of IT for the Aged Population. Technology in Everyday Living, 335-348. Suiça: Springer International Publishing, 2022.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-05654-3_23
  4. Paulo Nuno Vicente; Ana Marta M. Flores. "Inteligência Artificial e Jornalismo: Temas emergentes (2015-2020)". In De Que falamos Quando Dizemos “Jornalismo”? Temas Emergentes de Pesquisa, editado por Inês de Oliveira Castilho e Albuquerque Amaral; João Carlos Correia, 175-194. Portugal: LabCom, 2021.
    Publicado
  5. Ana Marta M. Flores; Rita Sepúlveda. "Métodos digitais e educação: uma proposta de investigação". In Portas que o digital abriu na Investigação em Educação, editado por Ana Nobre; Mouraz, {Ana, 226-255. Portugal: Universidade Aberta, 2021.
    Publicado • https://doi.org/10.34627/uab.edel.15.11
  6. Ana Marta M. Flores; Janara Nicoletti. "A imprensa no perfil de Jair Bolsonaro no Instagram nos 100 primeiros dias da pandemia de COVID-19". editado por Longh, {Raquel Ritter, 87-105. Editora Insular, 2021.
  7. Ana Cecília Bisso Nunes; Ana Marta M. Flores. "Inovação no jornalismo brasileiro no contexto da pandemia de COVID-19". editado por Mallmann, {Andr{\'e, 117-138. ediPUCRS, 2021.
  8. Janara Nicoletti. "100 dias de pandemia e os ataques à imprensa no canal de Bolsonaro no YouTube.". In Jornalismo e Platafomização - abordagens investigativas contemporâneas, editado por Raquel Ritter Longhi; Stefanie da Silveira. Insular, 2021.
    Publicado
  9. Ana Marta M. Flores. "Produção e consumo de vídeos em 360º — tendências para o jornalismo brasileiro no YouTube.". In Métodos Digitais: teoria-prática-crítica, editado por Janna Joceli C. de Omena, 183-202. Portugal, 2020.
    Publicado
  10. Adriana Koleski. "Estudos de Futuro e Estudos de Tendências: Conceitos Homônimos, Perspectivas Heterogêneas". In Inteligência para inovação, 348-385. 2019.
    Publicado
  11. Flores, Ana. "Jornalismo em um novo tempo: a inquietação da atividade jornalística com o futuro do consumo de notícias". Brasil, 2016.
Tese / Dissertação
  1. Flores, Ana Marta Moreira. "Apropriações do Twitter pelo jornalismo de moda no Brasil". Mestrado, 2013. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100667.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/09/01 - 2023/04/03 Os usos do Instagram no cenário cultural português: a música e o teatro no contexto da pandemia de COVID-19
Orientador
Gestão e Curadoria de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2021/09/01 - 2023/01/04 #VermelhoEmBelém: um estudo cross-platform sobre o ativismo virtual em Portugal
Orientador
Gestão e Curadoria de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2021/07/01 - 2022/12/19 A representação da cultura portuguesa por meio do uso de hashtags no Instagram: o caso da #vaparaforacadentro
Orientador
Gestão e Curadoria de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2021/03/01 - 2022/12/01 Práticas estratégicas em Mídia e Conhecimento no Terceiro Setor: um framework para criação de media lab para Organizações da Sociedade Civil de Florianópolis.
Coorientador de Larissa Gaspar Coelho Pinto
Engenharia e Gestão do Conhecimento (Mestrado)
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
2021/09/01 - 2022/11/24 Knowledge management and cultural heritage on online social platforms: UNESCO Chair in The Ocean’s Cultural Heritage case study
Orientador de Callenciane Ferreira Jung
Gestão e Curadoria de Informação (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/02/27 Inteligência artificial e jornalismo: perspetivas exploratórias
Arguente principal
Rui Miguel de Arrifes Godinho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022/09/20 Media Tangível - Portal da Água em Sintra
Arguente principal
Jaime Filipe Duarte Vicente das Neves (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022/09/19 A importância de uma boa gestão das redes sociais: o caso da Imprensa Nacional Casa da Moeda
Arguente principal
Mirian Garcia dos Reis (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022/07/25 Do Brasil para Portugal - um estudo comparativo sobre o panorama ativista feminista no Instagram
Arguente principal
Carlota Alexandra da Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2022/04/01 Vestuário, Identidade e Indumentária: Relatório de micro Tendências Socioculturais
Arguente principal
Jefferson da Silva Pereira (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/01/01 - Atual Sur le journalisme (2295-0710)
2020/01/01 - Atual Estudos de Jornalismo (2182-7044)
2020/01/01 - Atual Interações: Sociedade e as Novas Modernidades (2184-3929)
2017/01/01 - 2021/01/01 Estudos de Jornalismo e Mídia (1984-6924)