???global.info.a_carregar???
Ana Sofia Palula Fonseca de Mira completed her PhD in Philosophy /Aesthetics in 2014 from the Faculty of Social Sciences and Humanities of Universidade Nova de Lisboa, M.A. in Philosophy /Aesthetics in 2008 from the same institution and B.A. in Community Development from Superior School of Education Jean Piaget in 2004. She was a visiting scholar at Centre for Research in Modern European Philosophy at Kingston University (2010/2011) and Performance Studies Department, Tisch School of the Arts at New York University (2008). She studied and developed professional activity in the areas of Somatic Practices and Contemporary Dance Performance in Europe and the United States. Was a fellow researcher of Fundação para a Ciência e Tecnologia (2009), Fundação Calouste Gulbenkian (2007) and Departamento de Relações Culturais e Internacionais/Ministério da Cultura. Is a researcher at IFILNOVA – Nova Institute of Philosophy, Faculty of Social Sciences and Humanities of Universidade Nova de Lisboa. Published 1 article in a scientific journal. Has 5 sections of books. Organized 4 events. Participated in 10 events. Co-supervised 1 PhD thesis. Supervised 1 MSc dissertation. Participated as PhD Student Fellow in 1 project. Works in the areas of Humanities with emphasis on Philosophy, Ethics and Religion and Humanities with emphasis on Arts with an emphasis on Performing Arts Studies (Musicology, Theater Science, Dramaturgy).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Sofia Palula Fonseca de Mira

Nomes de citação

  • Mira, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
181E-2AA0-76C9
ORCID iD
0000-0003-3765-6671
Researcher Id
181E-2AAO-76C9

Endereços de correio eletrónico

  • anasfmira@gmail.com (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • (+351) 966705270 (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Filosofia, Ética e Religião
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2009/09/15 - 2014/12/02
Concluído
Filosofia - Estética (Doutoramento)
Especialização em Estética
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal, Portugal

[FCT Research Fellow], Portugal
"Silêncio, potência e gesto: um corpo na dança " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por unanimidade
1992/09/15 - 2013/07/31
Concluído
Práticas do Corpo, Dança Contemporânea, Estudos do Corpo, Filosofia, Documentação e Arquivo (Outros)
C.E.M. - Centro em Movimento, Lisboa, Portugal, Portugal
1994/01/01 - 2011/12/15
Concluído
Independent Courses - Somatic Practices and Contemporary Dance (Bachelor)
Contredanse (BE), Centre National de Danse (FR), Dans Studio Pauline de Groot (NL), Dance Exchange /Centre Createrre (FR), Movement Research, Trisha Brown Dance Company (USA), Independent Dance, The Place, Chisenhale Dance Space (UK), L'Animal.. (ES), Reino Unido
2010/09/01 - 2011/07/31
Concluído
Visiting Research Fellow - Philosophy (Doutoramento)
Especialização em Aesthetics and Art Theory, Modern European, Contemporary European, Critical Theory
Centre for Research in Modern European Philosophy, Kingston University, London, United Kingdom, Reino Unido

[FCT Research Fellow], Portugal
2004/09/15 - 2008/07/10
Concluído
Filosofia - Estética (Mestrado)
Especialização em Estética
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal, Portugal
"ABCDEFG The feet understand" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom
2008/03/01 - 2008/05/12
Concluído
Visiting Research Fellow - Performance Studies (Mestrado)
Especialização em Dance, Visual Arts and Performance Studies
Performance Studies, Tisch School of the Arts, New York University, New York, United States , Estados Unidos

[Fundação Calouste Gulbenkian Research Fellow], Portugal
1995/09/15 - 2004/09/03
Concluído
Animação Sociocultural (Licenciatura)
Escola Superior de Educação Jean Piaget, Almada, Portugal, Portugal
"Imagens de nós: um olhar sobre o corpo, a sociedade e a cultura" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
2002/09/01 - 2003/07/31
Concluído
Program of Study and Research: Dance (Bachelor)
Especialização em Contemporary Dance
Dans Studio Pauline de Groot /Pauline de Groot (NL), Dance Exchange-Centre Createrre /Russell Dumas (FR, AU), Países Baixos

[Gabinete de Relações Culturais Internacionais /Ministério da Cultura Fellow Researcher], Portugal
1999/02/01 - 1999/06/30
Concluído
Curso Teórico: Estética - Imagem e Semelhança (Outros)
Especialização em Estética
ar.co - Centro de Arte e Comunicação Visual, Portugal
1999/01/04 - 1999/05/08
Concluído
Curso de Aperfeiçoamento de Intérpretes de Dança Contemporânea (Outros)
Especialização em Dança contemporânea
Fórum Dança, Lisboa, Portugal, Portugal
17
1997/09/22 - 1998/12/23
Concluído
Curso de Intérpretes de Dança Contemporânea (Outros)
Especialização em Dança contemporânea
Fórum Dança, Lisboa, Portugal, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/01/26 - Atual Investigador (Investigação) Instituto de Filosofia da Nova, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2009/09/15 - 2013/12/31 No corpo da dança: potência e gesto
SFRH / BD / 63769 / 2009
Bolseiro de Doutoramento
Instituto de Filosofia da Nova, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Mira, Ana. "Sensorial document: An embodied practice in dance and philosophy from collaboration in After Kaprow: The Silent Room by Rosemary Butcher (2012)". Journal of Dance & Somatic Practices 8 2 (2016): 179-188. http://dx.doi.org/10.1386/jdsp.8.2.179_1.
    Publicado • 10.1386/jdsp.8.2.179_1
Capítulo de livro
  1. Mira, Ana. "Para una presencia del ritmo en la escritura de Nijinski, el movimiento del sentimiento y la imagen suspendida". In Estética y política del ritmo, editado por Coelho, Salomé Lopes & Zorrilla, Aníbal, 59-68. Paris, França: Rhuthmos, 2020.
    Publicado
  2. Mira, Ana. "Caminha a tua vida: a autobiografia como acto crítico em “Still/Here” de Bill T. Jones (1994)". In Rostos do Si: Autobiografia, Confissão, Terapia, editado por Faustino, M. / Ferraro, G. / Ryan, B., 291-310. Lisboa, Portugal: Vendaval, 2019.
    Publicado
  3. Mira, Ana. "Poema acontecimento, um encontro entre a palavra e o corpo". In Dos suicidados - O vício de humilhar a imortalidade, editado por Nuisis Zobop e Instituto de, 112-116. Lisboa, Portugal: GUIDE - Artes Gráficas, 2019.
    Publicado
  4. Mira, Ana. "Contornos de inexistência: uma leitura da peça coreográfica I AM HERE, de João Fiadeiro (2003) /Contours of inexistence: a reading of the choreographic piece I am Here by João Fiadeiro". In Bodied Spaces: Discursos cruzados entre corpo e espaço /Crossed discourses between body and space, editado por Gabriela Vaz-Pinheiro, 72-97. Porto, Portugal: Teatro Municipal do Porto /Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2018.
    Publicado
  5. Mira, Ana. "Documento sensível, asas e voo: uma pesquisa-criação em práticas somáticas, dança e filosofia". In Entre o ser e o estar: técnicas somáticas e práticas performativas, editado por Batalha, A.P., Macara, A., Mortari, K.. Cruz-Quebrada, Portugal: Faculdade de Motricidade Humana, 2018.
    No prelo
  6. Mira, Ana. "Afectivo primitivo, um estudo sobre a potência do corpo que dança a partir de Nietzsche segundo Deleuze". In Da insaciabilidade no caso ou ao mesmo tempo um milagre, 71-74. Porto, Portugal: Nuisis Zobop – Associação Cultural de Criação, Investigação e Formação no Domínio das Artes Performativas /Instituto de Filosofia - Universidade do Porto, 2017.
    Publicado
  7. Mira, Ana. "Mapear o inconsciente: o documento sensível como conceito e desprisionamento de si na dança e filosofia". In Conceitos e Dispositivos de Criação em Artes Performativas, editado por Fernando Matos Oliveira, 17-31. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.
    Publicado
Recurso online
  1. Mira, Ana. Here, on the brokeness of skin: an experimentation on dance and philosophy. 2018. http://www.thomasproject.net/current-issue/.
  2. Mira, Ana. Caminhar o Ar, Lembrar a Terra. 2018. http://docs.wixstatic.com/ugd/a69b4b_2019402adee847a590482ed252870f3b.pdf?fbclid=IwAR0MeKex5y4IvdGFU2R76YLp72slEa8k7l1Ezv_wTw2sKmaC4ryCXx3Z2ac.
Tese / Dissertação
  1. Mira, Ana. "Silêncio, potência e gesto: um corpo na dança". Doutoramento, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal, 2014. http://run.unl.pt/handle/10362/14026.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2018/09/07 A escrita de Nijinski JIRA - IV Jornadas Internacionales El Ritmo En las Artes: Ritmo, poética y espacio
Departamento de Artes Dramáticas, Universidad Nacional de las Artes, Buenos Aires, Argentina (Buenos Aires, Argentina)
2018/06/21 Nijinsky’s life life death International Conference Art of Living /Art of Dying Philosophical and Literary Perspectives
IFILNOVA – Instituto de Filosofia da Nova, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/11/24 Walk your life: tracing autobiographies in Still/Here, by Bill T. Jones (1994) Conferência Internacional Os Rostos do Si: Autobiografia, Confissão, Terapia, II Conferência Anual do AELab/IFILNOVA (FCSH-UNL)
IFILNOVA – Instituto de Filosofia da Nova, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/06/08 I’m stepping in and out of reality...tell me how to fight: Actos críticos, em dança e filosofia Conferência Internacional Lançar Diálogos: Crítica de Artes do Espectáculo e Esfera Pública, Colóquio Internacional de Crítica de Teatro
CET – Centro de Estudos de Teatro, Faculdade de Letras – Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015/11/27 Sobre o quebrar da pele: incorporações da linguagem na dança e filosofia Colóquio Internacional Dispositivos de Criação em Artes Performativas
CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2015/06/11 Sensorial document: an embodied practice in dance and philosophy Dance and Somatic Practices Conference 2015
C-Dare – Center for Dance Research, Coventry University (Coventry, Reino Unido)
2015/01/29 Sensorial document: an embodied practice in dance and philosophy 3rd Conference on Arts-Based Research and Artistic Research
Faculdade de Belas-Artes – Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2009/07/13 ABCDEFG The feet understand: some lines of thought 52nd Conference FIRT – International Federation for Theatre Research, Silent Voices/Forbidden Lives: Censorship and Performance, study group Choreography and Corporealities (Susan Foster)
CET – Centro de Estudos de Teatro, Faculdade de Letras – Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2006/04/27 Imagens pairantes: da sensação à performance Conferência de Dança e Movimento Expressivo
Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa (Cruz-Quebrada, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017/03/01 - Atual Poemas de esforços silenciosos
Coorientador
Artes da Cena (Doutoramento)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
2015/09/01 - 2017/06/30 Drifting within navigation: multiple fields of experiences in an ecology of practices
Orientador
Das Choreography (Mestrado)
Academy of Theatre and Dance, Amsterdam University of the Arts, Países Baixos

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017/06/08 - 2018/12/15 Dance and Philosophy Laboratory (2017/06/08)
Oficina (workshop)
2016/01/01 - 2016/12/31 Tomar Posição, o político e o lugar: Curso Experimental em Estudos de Performance, by baldio | Estudos de Performance [project funded by Direcção Geral das Artes, Ministério da Cultura and supported by Câmara Municipal de Lisboa], https://baldioeng.wordpress.com/ (2016/09/19 - 2016/12/05)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
baldio | Estudos de Performance, Associação Cultural , Portugal
2015/02/18 - 2016/10/19 Seminário Permanente em Performance e Filosofia (2015/02/18 - 2016/10/19)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Filosofia da Nova, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2003/04/15 - 2003/04/15 Dance Showing and logbook edition of I.D.E.A. – International Dance Exchange of Amsterdam (2003/04/15 - 2003/04/15)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Dans Studio Pauline de Groot, Países Baixos

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/01/01 - 2019/12/31 Dance Theory and Philosophy participation in dance project Dos Suicidados - O Vício de Humilhar a Imortalidade, by Joana Von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristovão [project funded by Direcção Geral das Artes, Ministério da Cultura]
Outro
Dos Suicidados - O Vício de Humilhar a Imortalidade, a dance project by Joana Von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristovão
Nuisis Zobop – Associação Cultural de Criação, Investigação e Formação no Domínio das Artes Performativas, Portugal
2018/01/31 - 2018/12/31 Dance Philosophy participation in dance project Sacro – efabulações em torno de mapas intensivos, by Sara Anjo [project funded by Direcção Geral das Artes, Ministério da Cultura]
Outro
Sacro – efabulações em torno de mapas intensivos, dance performance project by Sara Anjo
2018/09/07 - 2018/09/08 Dance and Philosophy Laboratory
Oficina (workshop)
JIRA - IV Jornadas Internacionales El Ritmo En las Artes: Ritmo, poética y espacio
Departamento de Artes Dramáticas, Universidad Nacional de las Artes, Argentina
2017/01/01 - 2017/12/31 Dance Theory and Philosophy participation in dance project Da insaciabilidade no caso ou ao mesmo tempo um milagre, by Joana Von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristovão [project funded by Direcção Geral das Artes, Ministério da Cultura]
Outro
Da insaciabilidade no caso ou ao mesmo tempo um milagre, a dance project by Joana Von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristovão
Nuisis Zobop – Associação Cultural de Criação, Investigação e Formação no Domínio das Artes Performativas, Portugal
2015/03/06 - 2015/03/07 Participation as dance performer at Test Pieces, by Rosemary Butcher
Outro
Nottdance Festival International Festival of Dance and Performance, Dance4 , Reino Unido
2012/11/15 - 2012/11/17 Participation as dance performer at After Kaprow: The Silent Room + Book of Journeys, by Rosemary Butcher
Outro
The Place, Reino Unido
2009/08/26 - 2010/06/30 Adaptation and performance of At Once, by Deborah Hay (SPCP/2009) [Project funded by Direcção Geral das Artes /Ministério da Cultura]
Outro
Direcção Geral das Artes /Ministério da Cultura, Portugal
2008/05/23 - 2008/05/25 Movement and philosophy workshop
Oficina (workshop)
Into the Folds
Senselab, Concordia University, Montreal, Canada, Canadá
2007/02/14 - 2007/02/15 Choreography and performance of Três Estudos para Shihtao [project supported by Teatro Camões]
Teatro Camões, Portugal
2006/06/04 - 2006/06/04 Choreography and performance of Dueto
Outro
Festival Alkantara , Portugal
2004/10/13 - 2004/10/13 Participation as dance performer at In The Room / In The Pool, by Russell Dumas
Outro
Bluecoat Liverpool’s Centre for the Contemporary Arts, Reino Unido

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2017/10/09 Step Into My Office (S.I.M.O.): Análise, Ampliação e Experimentação Artística de uma Performance sobre Arte e Dinheiro
Arguente principal
Jácome Filipe Morais Silva (Mestrado)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal, Portugal
2016/12/12 Espelhos nus Sohlepse: tríptico
Arguente principal
André Joaquim Correia Pita (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2015/06/30 Ensaio sobre uma nova perspectiva
Arguente principal
Isabel Maria Santos Costa (Mestrado)
Faculdade de Belas Artes - Universidade do Porto, Porto, Portugal, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019/11/21 - 2019/11/24 Artes do corpo e filosofia Escola de Música e Artes Cénicas /Programa de Pós-Graduação em Artes de Cena - Universidade Federal de Goiás

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2004/09/20 - Atual Práticas do corpo, Dança contemporânea, Laboratório de dança e filosofia (Outros) C.E.M. - Centro em Movimento, Lisboa, Portugal, Portugal
2020/10/15 - 2020/10/15 Dance and Context (Mestrado) Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2019/10/01 - 2020/07/31 Body, Movement / Theatre Theatre (Licenciatura)
2019/12/09 - 2020/04/13 Theory Course: Aesthetics – Experience and Experimentation Theory Course: Aesthetics – Writings and Testimonies (Mestrado) ar.co - Centro de Arte e Comunicação Visual, Portugal
2020/02/24 - 2020/02/28 Dance and Philosophy Laboratory (Outros) C.E.M. - Centro em Movimento, Lisboa, Portugal, Portugal
2007/09/20 - 2018/10/30 Movimento para actores e bailarinos (Outros) Evoé - Escola de Actores, Portugal
2018/08/28 - 2018/08/28 Do arquivo como gesto IV, baldio | Estudos de Performance Unfinished – Escola de Verão /Armazém 22, Portugal
2017/09/20 - 2018/06/30 Corpo e Processos de Criação, Pesquisa Coreográfica Artes Performativas (Licenciatura) ESTAL - Escola Superior de Artes e Tecnologias de Lisboa, Portugal
2016/09/15 - 2018/06/30 Corpo e Movimento Cénico, Movimento e Composição, Área de Projecto, Apoio de Corpo /Projecto de Dramaturgia Portuguesa Teatro (Licenciatura) Universidade de Évora, Portugal
2016/10/15 - 2016/10/30 Masterclass Corpo e movimento Teatro (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2015/10/07 - 2015/10/08 Dance and Philosophy Laboratory Decoda, Reino Unido
2012 - 2015 Embodied practices MA Creative Practice (Mestrado) Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance /Independent Dance, Reino Unido
2007 - 2015 Práticas do corpo e dança contemporânea Experiencia Danza , Espanha
2009/09/15 - 2011/06/30 Estudos da dança Mestrado em Performance Artística: Dança Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2007/09/20 - 2010/06/30 Movimento contemporâneo, Performance e objectos, Teoria e prática da performance Artes Performativas (Licenciatura) Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, Portugal
2009 - 2010 Dança contemporânea e Composição coreográfica Professional course of contemporary dance performer (Ensino secundário) Balleteatro, Portugal
2009/09/15 - 2009/12/15 Composição coreográfica (Ensino secundário) EDCN – Escola de Dança do Conservatório Nacional, Portugal
2007/10/01 - 2009/06/30 Dança contemporânea, História da dança PEPCC – Programa de Estudo Pesquisa e Criação Coreográfica, Curso de Dança na Comunidade, Curso de Gestão e Produção nas Artes do Espectáculo (Outros) Fórum Dança, Lisboa, Portugal, Portugal
2002/09/10 - 2003/05/31 Contemporary dance, Composition Dans Studio Pauline de Groot, Países Baixos

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2015/12/21 - Atual baldio | Estudos de Performance, Associação Cultural Associate member, researcher, curator, professor

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020/02/01 - 2021/09/30 Coalescer, in the body space in thought, is a continuous seminar of drawing, dance and philosophy on the body that brings together a group of artists, philosophers, researchers and professors.
Coordenador
Galeria Porta 33, Portugal