???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
João Paulo Cabral de Almeida Avelãs Nunes

Identificadores de autor

Ciência ID
181C-C201-0416
ORCID iD
0000-0003-0419-9179

Endereços de correio eletrónico

  • jpavelas@fl.uc.pt (Profissional)

Moradas

  • Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Largo da Porta Férrea, 3004-530, Coimbra, Coimbra, Portugal (Profissional)
Produções

Publicações

Capítulo de livro
  1. Nunes, João Paulo Avelãs. "Progresso, ordem, crise e regeneração: do Ultimato à Ditadura Militar". Portugal: Museu da Presidência da República,
  2. Nunes, João Paulo Avelãs. "Museologias e nova museologia. Os exemplos dos Museus das Santas Casas da Misericórdia". Portugal: SCMP,
  3. Nunes, João Paulo Avelãs. "História e historiografia nos Cursos de Férias da FLUC (do final da Primeira República ao derrube do Estado Novo)". Portugal: IUC,
  4. Nunes, João Paulo Avelãs. "O Estado, a historiografia e outras ciências/tecnologias sociais". Portugal: IUC,
  5. Nunes, João Paulo Avelãs. "Património cultural, museus e desenvolvimento: conceitos teóricos, políticas públicas e “sociedade civil”". Portugal: EDUFBA,
  6. Nunes, João Paulo Avelãs. "A memória histórica enquanto tecnologia. Estado Novo, desenvolvimento e democracia". Portugal: Edições tinta-da-china,
Tese / Dissertação
  1. Nunes, João Paulo Cabral de Almeida Avelãs. "O Estado Novo e o volfrâmio (1933-1947) : projectos de sociedade e opções geoestratégicas em contextos de recessão e de guerra económica". Doutoramento, 2006. http://hdl.handle.net/10316/633.

Outros

Outra produção
  1. Efeitos colaterais do ''fomento industrial'' : o exemplo do subsector português do volfrâmio até à década de 1950. In this article, one intends to characterise and analyse the way in which, in Mainland Portugal, from the 1870s to the 1950s, and in the mining tungsten sub-sector, the relationship between industrial or artisanal activity and neighbouring rurality was structured, in aspects such as the working and living conditions, work accidents and illnesses, pollution and the type of integration into the glob. 2018. Nunes, João Paulo Avelãs. http://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/3745.
  2. Darwinismo social e anti-semitismo : o caso português. Procura-se neste texto não tanto apresentar um estudo monográfico original sobre a problemática delimitada, mas propor um balanço acerca da produção historiográfica relativa ao fenómeno do antisemitismo em Portugal na segunda metade do século XIX e na primeira metade do século XX; aventar uma hipótese interpretativa diferente da leitura dominante; elencar e contextualizar alguns exemplos que poder. 2018. Nunes, João Paulo Avelãs. http://ojs.letras.up.pt/index.php/CITCEM/article/view/4787.
  3. História e historiografia, património cultural e museologia, lazer e turismo culturais: uma abordagem deontológico-epistemológica e teórico-metodológica. Viso, neste artigo, identificar e caracterizar as principais concepc¸o~es hoje existentes, por um lado, sobre histo´ria, arqueologia e histo´ria da arte. por outro, acerca de patrimo´nio cultural e museologia. Isto e´, pretendo chamar a atenc¸a~o para as diversas correntes historiogra´ficas. para o patrimo´nio cultural e a museologia tradicionais (paradigma moderno), o novo patrimo´nio cultural e. 2017. Nunes, João Paulo Avelãs. http://hdl.handle.net/10316/46357.
  4. Mineração contemporânea na freguesia de S. Mamede de Ribatua. Esboço de leitura do subsector português do volfrâmio partindo de uma escala local. Dadas, por um lado, as respectivas caracteri´sticas socioecono´micas e culturais. por outro, as modalidades de enquadramento juri´dico e poli´tico-administrativo adotadas ao longo da e´poca contempora^nea, o sector mineiro pode ser encarado como um objecto particularmente relevante para quem pretende analisar a problema´tica da propriedade e das correspondentes sequelas (diretas e indiretas). Face. 2017. Nunes, João Paulo Avelãs. http://hdl.handle.net/10316/46377.
  5. A memória histórica enquanto instrumento de controlo durante o Estado Novo. O exemplo do anti-semitismo. Viso analisar as modalidades e as conseque^ncias da utilizac¸a~o da historiografia e da memo´ria histo´rica enquanto instrumentos de controlo. Considerar-se-a~o vetores de estruturac¸a~o da identidade histo´rico-cultural que o Estado Novo tentou impor e dar-se-a´ atenc¸a~o a` problema´tica do antissemitismo. Procurar-se-a´ correlacionar estas questo~es com o debate acerca da natureza da ditadura l. 2016. Nunes, João Paulo Avelãs. http://hdl.handle.net/10316/46417.
  6. Portugal, Espanha, o volfrâmio e os beligerantes durante e após a segunda guerra mundial.

    Visa a presente comunicação analisar, de forma comparativa, o modo como, no Portugal do Estado Novo e na Espanha do Nuevo Estado, se estruturaram e foram enquadrados - pelos Governos e aparelhos de Estado respectivos, pelos grupos de países em conflito, com destaque para o Reino Unido/EUA versus Alemanha - os fenómenos sociais-globais habitualmente designados por booms do tungsténio ou "corrida. 2015. João Paulo Avelãs Nunes. http://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/relacoes-portugal-espanha-cooperacao-e-identidade/portugal-espanha-o-volframio-e-os-beligerantes-durante-e-apos-a-segunda-guerra-mundial.

  7. Tipologias de regimes políticos. Parauma leitura neo-moderna do Estado Novo e do Nuevo Estado.

    Inicia-se esta comunicação afirmando a ausência de qualquer propósito, tanto de elaboração de uma síntese ‘conclusiva’ acerca do amplo, multifacetado e interdisciplinar debate científico-ideológico que envolve o estudo dos regimes políticos estruturados ao longo do século XX – com destaque para ambos os países ibéricos –, como, menos ainda, de descoberta de uma leitura ‘definitiva’ sobre aquela. 2015. João Paulo Avelãs Nunes. http://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/populacao-e-sociedade/revista-populacao-e-sociedade-no-8/tipologias-de-regimes-politicos-parauma-leitura-neo-moderna-do-estado-novo-e-do-nuevo-estado.

  8. Tipologias de regimes políticos. Para uma leitura neo-moderna do estado novo e do nuevo estado.

    Inicia-se esta comunicação afirmando a ausência de qualquer propósito, tanto de elaboração de uma síntese 'conclusiva' acerca do amplo, multifacetado e interdisciplinar debate científico-ideológico que envolve o estudo dos regimes políticos estruturados ao longo do século XX - com destaque para ambos os países ibéricos -, como, menos ainda, de descoberta de uma leitura ' definitiva' sobre aquel. 2015. João Paulo Avelãs Nunes. http://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/relacoes-portugal-espanha-uma-historia-paralela-um-destino-comum/tipologias-de-regimes-politicos-para-uma-leitura-neo-moderna-do-estado-novo-e-do-nuevo-estado.

  9. Portugal, Espanha, o Volframio e os Beligerantes durante e após a Segunda Guerra Mundial.

    Visa a presente comunicação analisar, de forma comparativa, o modo como, no Portugal do Estado Novo e na Espanha do Nuevo Estado, se estruturaram e foram enquadrados – pelos Govemos e aparelhos de Estado respectivos, pelos grupos de países em conflito, com destaque para o Reino Unido/EUA versus Alemanha – os fenómenos sociais-globais habitualmente designados por booms do tungsténio ou "corridas. 2015. João Paulo Avelãs Nunes. http://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/populacao-e-sociedade/revista-populacao-e-sociedade-no-6/portugal-espanha-o-volframio-e-os-beligerantes-durante-e-apos-a-segunda-guerra-mundial.

  10. SILVA, João Serras e (Alcaravela, 1868 - Lisboa, 1956). 2015. Nunes, João Paulo Avelãs. http://hdl.handle.net/10316/45978.
  11. Investigação historiográfica e ensino da História. Reflexões em didáctica da História a propósito das Metas Curriculares. Analisa-se neste artigo a forma como em Portugal se concebe e se estrutura, numa sociedade e com um Estado democráticos, o relacionamento entre a historiografia — a investigação em história, arqueologia e história da arte — e a leccionação de unidades curriculares de História no ensino não superior. Utiliza-se, para o efeito, enquanto amostra tida como representativa, o recente processo de elabora. 2015. Nunes, João Paulo Avelãs. http://hdl.handle.net/10316/46413.
  12. Darwinismo social e antisemitismo: o caso português. Procura-se neste texto não tanto apresentar um estudo monográfico original sobre a problemática delimitada, mas propor um balanço acerca da produção historiográfica relativa ao fenómeno do antisemitismo em Portugal na segunda metade do século XIX e na primeira metade do século XX. aventar uma hipótese interpretativa diferente da leitura dominante. elencar e contextualizar alguns exemplos que poder. 2014. Nunes, João Paulo Avelãs. http://hdl.handle.net/10316/46440.
  13. A Primeira Grande Guerra, a emergência das massas e a (in)adaptação dos sistemas políticos. Partiu-se do pressuposto de que a Primeira Grande Guerra e o pós-guerra acarretaram, em Portugal como na generalidade dos outros países, um aumento da pressão, tanto no sentido da democratização dos sistemas políticos, como da estruturação de modalidades coerentes de “protecção social” (de integração e enquadramento) das “classes populares”. Delimitou-se, assim, a título de amostra, um núcleo docu. 2014. Nunes, João Paulo Avelãs. http://hdl.handle.net/10316/46414.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2018 Imagens que valem por Mil Palavras - Projeto de Valorização da Imagoteca Municipal de Aveiro Património Cultural e Museologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2018 Propriedade e Afetação dos Bens Imóveis classificados abrangidos pela Direção Regional de Cultura do Centro Património Cultural e Museologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2018 O Património Mundial da UNESCO em Portugal Continental e a Animação Turística: uma proposta de roteiro cultural para a empresa Go!Leisuree & Heritage Património Cultural e Museologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2018 Da colecção ao território: novas leituras do património musealizável do concelho de Porto de Mós Património Cultural e Museologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2018 O ESTADO NOVO BRASILEIRO (1937-1945) E O ESTADO NOVO PORTUGUÊS (1933-1974):BREVE ANÁLISE SOBRE A REPRESENTAÇÃO HISTÓRICA DESSES PERÍODOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO BRASIL E DE PORTUGAL História (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2018 Património "não considerado": uma forma de promoção da Região. Turismo do Centro de Portugal - Coimbra Património Cultural e Museologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2018 Seminário Maior de Coimbra - História, Património e Museologia Património Cultural e Museologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2013 - 2016 Portas do Vazio. Implatação e reacções à Obra de Resgate
Orientador
Mestrado em História (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2015 - 2015 A navegação marítima no extremo oriental das Américas - Séculos XVIII, XIX e XX Arqueologia (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2011 - 2011 O Chão Sagrado African(d)o - As Forças Armadas Portuguesas, a Colonização, a Guerra Colonial e a Descolonização (1961 - 1974) Altos Estudos em História (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2009 - 2009 As Relações Luso-alemãs e a Questão Colonial 1933-1945 Letras (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Distinções

Outra distinção

1984 Menção Honrosa - Prémio Victor Sá de História Contemporânea