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Maria da Graça Nóbrega Bollmann. Concluiu o Doutoramento em 1992/04/10 pelo(a) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestrado em Educação em 1979/09/09 pelo(a) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Graduação em Pedagogia em 1964/12/15 pelo(a) Universidade do Estado de Santa Catarina. É Professora Associada na Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Tubarão. Participa e/ou participou como Bolseiro de Investigação em 1 projeto(s), Investigador em 2 projeto(s) e Investigador responsável em 3 projeto(s). No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Política Educacional; Remuneração; Financiamento da educação; Professores; Escola Pública; Alfabetização; Piso Salarial; Formação de professores; Equidade; Universidade; Educação Superior; Pertinência Social; Desigualdade.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria da Graça Bollmann

Nomes de citação

  • Bollmann, Maria

Identificadores de autor

Ciência ID
1810-8F69-CF12
ORCID iD
0000-0001-8959-3743

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2017/03/09 - 2018/09/04
Concluído
Pós - Doutoramento em Educação (Pós-doutoramento)
Especialização em Universidade e Politicas de Formação de Professores.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
2007/03/06 - 2008/04/07
Concluído
Universidade Autônoma de Lisboa - Faculdade de Ciências (Pós-doutoramento)
Especialização em Educação
Universidade Autônoma de Lisboa - Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Aprovada
1984/03/04 - 1992/04/10
Concluído
Doutoramento em Educação (Doktor (PhD))
Especialização em Educação dos Trabalhadores do campo
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Centro de Teologia e Ciências Humanas, Brasil
"O Caráter Político-Pedagógico dos Movimentos Sociais no Campo em Santa Catarina: a mediação dos partidos políticos, dos sindicatos e da igreja na formação da consciência de classe do trabalhador rural." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
1977/03/02 - 1979/09/09
Concluído
Mestrado em Educação (Magistra)
Especialização em Planejamento da Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pró-Reitoria de Pesquisa, Brasil
"A Distribuição dos Recursos Humanos na Área de Educação em Santa Catarina" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
1961/03/01 - 1964/12/15
Concluído
Pedagogia (Graduado)
Especialização em Licenciatura em Pedagogia
Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
Aprovado
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/04/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Tubarão, Brasil
Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul, Brasil
1974/04/03 - 2000/12/06 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Ciências da Educação, Brasil
1969/03/01 - 1973/12/08 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2010 - 2013/12 Programa Marco Interuniversitário para a Equidade e Coesão Social das Instituições de Educação Superior na América Latina
Programa Alfa 3
Alfa 3
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, Portugal
União Europeia
2008 - 2009 A Educação Superior em Santa Catarina, Brasil: um estudo na perspectiva do direito à educação.
00000
Bolseiro de Investigação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior - CAPES/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas-INEP

Projeto

Designação Financiadores
2013 - 2019 REMUNERAÇÃO DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DO FUNDEB E DO PSPN
0000-0000
Investigador
Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Educação, Brasil

Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Tubarão, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior - CAPES
2015 - 2018 Alfabetização com Letramento: a Formação Inicial e Continuada e Trabalho Docente nas Escolas da Rede Pública da Região Sul de Santa Catarina
Obeduc/CAPES/INEP
Bolseiro de Investigação
Universidade do Sul de Santa Catarina - PPGE - Campus Tubarão , Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior - CAPES/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas-INEP

Outro

Designação Financiadores
2019 - 2021/03/30 Universidades e Políticas de Formação de Professores no Brasil.
0000001
Investigador responsável
Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Tubarão, Brasil
Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul
2013 - 2017/04/01 A criança durante o processo de alfabetização e a dificuldade no acompanhamento da turma
Edital 38/2010
Investigador responsável
Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Tubarão, Brasil
CAPES
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Bollmann, Maria. "Resultados das políticas de valorização do magistério público em Santa Catarina.". Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 100 254 (2019): 127-148. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24109/2176 - 6681.rbep.100i254.3853
  2. Camargo, Rubens Barbosa de; Alves, Thiago; Bollmann, Maria da Graça. "Dinâmica dos vencimentos e da remuneração docente nas redes estaduais no contexto do Fundeb e do PSPN". Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE 34 2 (2018): 413. http://dx.doi.org/10.21573/vol34n22018.84109.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21573/vol34n22018.84109
  3. Costa, Gilvan Luiz Machado; Bollmann, Maria da Graça Nóbrega. "FORMAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL". Revista Contrapontos 18 2 (2018): 40-54. http://dx.doi.org/10.14210/contrapontos.v18n2.p39-53.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14210/contrapontos.v18n2.p39-53
  4. Nóbrega Bollmann, Maria Graça; Aguiar, Letícia Carneiro. "LDB - projetos em disputa: Da tramitação à aprovação em 1996". Retratos da Escola 10 19 (2017): 407. http://dx.doi.org/10.22420/rde.v10i19.703.
    10.22420/rde.v10i19.703
  5. Bollmann, Maria da Graça Nobrega; Vieira, Franciele De Souza Caetano. "DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE: EFETIVIDADE SEGUNDO OS PARÂMETROS DO CUSTO ALUNO QUALIDADE INICIAL". Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação 10 (2016): 235-252. http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v10e02016235-252.
    Acesso aberto • Publicado • 10.19177/prppge.v10e02016235-252
  6. Schmidt, Leonete Luzia; Nobrega Bollmann, Maria Da Graça; Martineli Silveira, Camile. "A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA CATARINA". Roteiro 41 3 (2016): 629. http://dx.doi.org/10.18593/r.v41i3.10418.
    Publicado • 10.18593/r.v41i3.10418
  7. Bollmann, Maria da Graça Nobrega; Bassi, Marcos Edgar. "O piso salarial profissional nacional, a política de fundos e o vencimento dos profissionais do magistério público estadual de educação básica de Santa Catarina". Jornal de Políticas Educacionais 9 17/18 (2016): 198-210. http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v9i17/18.46816.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5380/jpe.v9i17/18.46816
Capítulo de livro
  1. Bollmann, Maria. "A formação de professores de Classes de Alfabetização: desafios no entrelaçamento da formação inicial na Educação Superior (Universidade) e Educação Básica (Escola).". In Alfabetização: uma etapa e muitas questões., 41-77. Araraquara (São Paulo), Brasil: Junqueira&Marin Editores, 2018.
    Publicado
  2. Costa-Fernandes, E.; Regnault, E; Bollmann, Maria. "Mondialisation et Politiques Contemporaines pour la Formation des Professeurs.". In Interculturel Aujourd'hui: perspectives et enjeux, 133-168. Paris, França: Presses de l’Université de Montréal, 2016.
    Publicado • 10.4000/books.pum.15011
Atividades

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2018/10/15 - Atual Seminário do CeiED Universidade Lusófona de Humanidades de Tecnologias de Lisboa