Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria da Graça Bollmann
- Data de nascimento
- 1942/08/29
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Bollmann, Maria
- BOLLMANN, M.G.N.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 1810-8F69-CF12
- ORCID iD
- 0000-0001-8959-3743
Endereços de correio eletrónico
- gracabol@uol.com.br (Profissional)
Telefones
- Telemóvel
-
- (+55 48) 999895912 (Profissional)
Moradas
- Rua Maestro Aldo Krieger, n. 108 apto 1202, 88037-500, Florianópolis - Santa Catarina, Córrego Grande, Brasil (Pessoal)
Websites
- http://www.buscatextual.cnpq.br (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017/03/09 - 2018/09/04
Concluído
|
Pós - Doutoramento em Educação (Pós-doutoramento)
Especialização em Universidade e Politicas de Formação de Professores.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
|
|
2007/03/06 - 2008/04/07
Concluído
|
Universidade Autônoma de Lisboa - Faculdade de Ciências (Pós-doutoramento)
Especialização em Educação
Universidade Autônoma de Lisboa - Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Aprovada |
1984/03/04 - 1992/04/10
Concluído
|
Doutoramento em Educação (Doktor (PhD))
Especialização em Educação dos Trabalhadores do campo
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Centro de Teologia e Ciências Humanas, Brasil
"O Caráter Político-Pedagógico dos Movimentos Sociais no Campo em Santa Catarina: a mediação dos partidos políticos, dos sindicatos
e da igreja na formação da consciência de classe do trabalhador rural." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada |
1977/03/02 - 1979/09/09
Concluído
|
Mestrado em Educação (Magistra)
Especialização em Planejamento da Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pró-Reitoria de Pesquisa, Brasil
"A Distribuição dos Recursos Humanos na Área de Educação em Santa Catarina" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada |
1961/03/01 - 1964/12/15
Concluído
|
Pedagogia (Graduado)
Especialização em Licenciatura em Pedagogia
Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
|
Aprovado |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/03/04 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal |
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal | ||
2017/03/03 - Atual | Investigador (Investigação) | ULHT- CeiED / Unisul, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2000/04/01 - 2020/02/06 | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Tubarão, Brasil |
Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul, Brasil | ||
1974/04/03 - 2000/12/06 | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Ciências da Educação, Brasil |
1974/03/02 - 2000/01/04 | Professor Catedrático (Docente Universitário) | Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil |
Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Ciências da Educação, Brasil | ||
1969/03/01 - 1973/12/08 | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil |
Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2010/03 - 2013/12 | Programa Marco Interuniversitário para a Equidade e Coesão Social das Instituições de Educação Superior na América Latina
Alfa 3
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, Portugal
|
União Europeia
Concluído
|
2008 - 2009 | A Educação Superior em Santa Catarina, Brasil: um estudo na perspectiva do direito à educação.
Bolseiro de Investigação
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior - CAPES/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas-INEP
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2013 - 2019 | Remuneração de Professores de Escolas Públicas de Educação Básica no Contexto do FUNDEB e do PSPN
Investigador
Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Educação, Brasil
Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Tubarão, Brasil |
Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior - CAPES
Concluído
|
2015 - 2018 | Alfabetização com Letramento: a Formação Inicial e Continuada e Trabalho Docente nas Escolas da Rede Pública da Região Sul
de Santa Catarina
Obeduc/CAPES/INEP
Bolseiro de Investigação
Universidade do Sul de Santa Catarina - PPGE - Campus Tubarão , Brasil
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior - CAPES/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas-INEP |
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - Atual | Politica de Formação de Professores no Brasil e em Portugal.
000001/2022
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Em curso
|
2017/03/04 - 2019/03/30 | Universidades e Políticas de Formação de Professores no Brasil.
Investigador Pós-doutorado
Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul, Brasil
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento - CeiED, Portugal |
Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul
Em curso
|
2013/03/01 - 2017/04/01 | A criança durante o processo de alfabetização e a dificuldade no acompanhamento da turma
Investigador responsável
Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Tubarão, Brasil
|
CAPES
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/06/01 | O presente e o futuro da educação pública catarinense em tempos de COVID-19. | Seminários Regionais de Educação
Universidade Federal de Santa Catarina/Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (FLORIANOPOLIS, Brasil)
|
2018/10/06 | A Educação Superior no Brasil: um olhar, diferentes perspectivas na formação de professores. | Seminário de Pós-Doutorado
ULHT (Lisboa, Portugal)
|
2018 | A Proposta de Emenda Constitucional nº 241: o financiamento da educação e o Plano Nacional de Educação (PNE). | Seminário Nacional do PARFOR
Universidade do Sul de Santa Catarina -Unisul (Palhoça, Brasil)
|
2018 | A PEC 241, o Financiamento da Educação e o Plano Nacional de Educação no Brasil (PNE)”. | Seminário Nacional do PARFOR.
Unisul (Tubarão, Brasil)
|
2018 | A Remuneração de Professores no Âmbito do FUNDEB e do PSPN. | 8º Encontro de Investigadores em Educação: percursos e processos contemporâneos.
ULHT (Lisboa, Portugal)
|
2017/09/26 | Aula Aberta: Pode a escola ser justa? | Pode a Escola ser Justa?
ULHT (Lisboa, Portugal)
|
2017/07 | A universidade e a formação dos professores, hoje. | Congresso Internacional O Tempo dos Professores.
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/01 | A Educação Superior no Brasil. | A Educação Comparada para Além dos Números: contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa (Lisboa)
|
2016 | Resultados das Políticas de Valorização e Remuneração do Magistério Público em Santa Catarina | IV Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Financiamento da Educação
FINEDUCA (SÃO PAULO, Brasil)
|
2015 | A articulação entre a educação superior (Universidade) e a formação inicial e continuada de professores: apontamentos ao Plano Nacional de Educação | Pedagogia 2015
Universidad de Havana (Havana, Cuba)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016 - Atual | Estrutura e funcionamento dos CASE sob o ponto de vista educacional(ou da ressocialização?).
Orientador
|
Mestrado em Educação (Mestrado)
Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Tubarão, Brasil
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/10 - Atual | Esta Cátedra constitui-se de um programa de formação e extensão universitária que trabalha conteúdos educativos e culturais
contribuindo assim para a afirmação de políticas de desenvolvimento
Outro
|
Cátedra UNESCO da ULHT: Educação, Cultura e Cidadania Global
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, Portugal
|
2019/02/07 - 2019/02/08 | O evento proporcionou um espaço de debate sobre políticas, práticas e investigação no ensino superior sobre a temática de
avaliação. Também apresentou os resultados de um projeto de três anos financiado pela FCT intitulado "Avaliação no Ensino
Superior: o potencial de métodos alternativos" (PTDC/MHC-CED/27032014.
Congresso
|
Congresso Internacional sobre Avaliação no Ensino Superior
Universidade do Minho, Portugal
Universidade Federal do Paraná, Brasil |
2018/11/24 - 2018/11/25 | Assistência ao evento possibilitou o debate sobre a temática, assim como o encontro e reencontro entre investigadores da área
da Educação.
Seminário
|
Cem Anos que Abalaram o Mundo: hipóteses emancipatórias
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2018/11/19 - 2018/11/23 | A Conferência teve como tema "As lutas pela igualdade, justiça e democracia em um mundo turbulento". Na ocasião realizou-se
também o 1 º Fórum Mundial de Pensamento Crítico.
Conferência
|
8ª Conferência Latinoamericana e do Caribe de Ciências Sociais 2018
Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Argentina
|
2018/11/19 - 2018/11/23 | A 8ª Conferência Latino-Americana e do Caribe de Ciências Sociais 2018 realizou-se na cidade de Buenos Aires junto com o "Primer Foro Mundial del Pensamiento Crítico e a 26ª Asambleia General de Clacso. O tema da conferência foi As lutas pela igualdade, justiça e democracia em um mundo turbulento. | 8ª Conferência Latinoamericana e do Caribe de Ciências Sociais 2018 |
2018/10/29 - 2018/11/01 | IX SIMFOP teve como tema "A Formação de Professores: a Educação Brasileira na atual conjuntura".
Realizou-se também o VII Seminário Regional do Proesde Licenciaturas.
Simpósio
|
IX Simpósio Nacional sobre Formação de Professores - IX SIMFOP
Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasil
|
2017/05/23 - 2017/05/27 | Participação no evento como integrante do Grupo de Trabalho do CLACSO: "Universidades e Políticas da Educação Superior" ;
Coordenação de reunião do GT-CLACSO.
Congresso
|
2 º CIEC&7ºEISBEC: Internacionalizações e a Educação Comparada.
Universidade Federal da Paraíba, Brasil
|
2017/05/23 - 2017/05/24 | 1ª REUNIÃO DE INVESTIGADORES DO GT-CLACSO : A primeira reunião do GT-CLACSO “Universidade e Políticas de Educação Superior”
contou com a participação de 37 investigadores dos subgrupos locais de Instituições de Ensino Superior (IES), Universidade
de Portugal, Chile, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e Institutos Federais (IF) do Brasil (Piauí e Santa Catarina), entre
outros. A realização dessa reunião antecedeu ao 2º Congresso da Sociedade Iberoamericana de Educação Comparada (SIBEC) e 7º
Congresso da Sociedade Brasileira de Educação Comparada.
Encontro
|
1ª Reunião dos Investigadores do GT-CLACSO
Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Argentina
|
2017/03/27 - 2017/03/27 | Apresentação sobre o papel da escola na educação.
Conferência
|
Pode a Escola ser Justa?
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, Portugal
|
2016/11/07 - 2016/11/09 | O Simpósio de Formação de Professores "20 anos da LDB-Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, nº 9394/1996", organizado
pelo Curso de Pedagogia e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), contou
com a presença de estudantes, professores e palestrantes convidados de diferentes instituições de ensino superior do País.
Simpósio
|
VIII SIMFOP 20 anos da LDB nº 9394/1996
Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasil
|
2016/07/19 - 2016/07/22 | O II Encontro da Investigação "Remuneração de Professores no Contexto do FUNDEB e do PSPN e o IV Encontro da FINEDUCA (Associação
de Financiamento da Educação) tiveram por finalidade reunir os 20 investigadores para o debate teórico-metodológico dessa
pesquisa. Entre eles, de Santa Catarina (UFSC e Unisul), Paraná (UFPR), Rio Grande do Sul (UFRGS), São Paulo (USP/SP e USP/RP,
Unicamp), Minas Gerais (UFMG e UEMG), Mato Grosso do Sul(UFMS), Mato Grosso(UFMT), Goiás(UFG), Rio Grande do Norte (UFRN),
Maranhão(UFM), Piaui(UFPI) e Roraima(UFRR).
Encontro
|
II Encontro da Pesquisa "Remuneração de Professores no Contexto do FUNDEB e do PSPN e IV Encontro da FINEDUCA
Universidade de São Paulo, Brasil
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/01/22 | Política de ensino superior no curso presencial de contabilidade: do financiamento público do ensino superior privado à evasão
no sistema de ensino superior público”.
Arguente
|
Lícia Santos Buhaten Gemaque. (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2018 | O Ensino de Língua Portuguesa em Timor Leste: Análise de Necessidades de Formação de Professores no Ensino Secundário Geral.
Vogal
|
Lúcio Ximenes (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2018 | Política de Ensino Superior no Curso Presencial de Contabilidade: do financiamento público do ensino superior à evasão no
sistema de ensino superior público.
Vogal
|
Lícia Santos Buhaten Gemaque (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2017/07/11 | Uso dos Recursos Públicos e a Gestão Participativa. A organização escolar e os (des)caminhos para a autonomia financeira.
Vogal
|
Maria Eliana Alves Lima, (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2017 | Liderança na Escola de Hoje: Competências essenciais à liderança do Diretor da Escola.
Vogal
|
Cristina Maria Paulo Pessoa (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2016 | A formação do professor alfabetizador na perspectiva da inclusão.
Arguente
|
Rita de Cássia Cardoso Mendes (Mestrado)
Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasil
|
2016 | O estado da arte sobre políticas de formação inicial de professores para a Educação Básica nas dissertações de mestrado publicadas
na área da educação no período de 2004 a 2014 no Brasil.
Vogal
|
Júlia Macari Espíndula (Mestrado)
Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasil
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2018/10/15 - Atual | Seminário do CeiED | Universidade Lusófona de Humanidades de Tecnologias de Lisboa |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2015/01 - Atual | POIÉSIS (2179-2534) | Triunfal Gráfica e Editora/UNISUL |
2021/02/19 - 2021/02/28 | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação RBPAE (1678-166X) | ANPAE Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação |
2013 - 2018 | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (ISSN-21766681) | INEP |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2017/11/10 - 2017/11/17 | Participação da Comissão Científica Nacional de Avaliação de E-Books dos Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil
Membro
|
CAPES, Brasil | CAPES |