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Maria da Graça Nóbrega Bollmann. Professora Investigadora do CeiED-ULHT (2017- atual); Pós-Doutoramento em Educação no CeiED/ULHT(2018); Pós-Doutoramento em Educação na Universidade de Lisboa (2008); Doutoramento em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-1992), Mestrado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-2008); Graduação em Pedagogia na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-1964). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE- 1974/2004); Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Tubarão (Unisul -2000/2018). Bolseiro de Investigação em projetos: “Alfabetização com Letramento: a formação inicial e continuada e trabalho docente nas Escolas da Rede Pública da Região Sul de Santa Catarina” (2010-2013), Financiamento: INEP/Brasil; “Programa Marco Inter-universitário para a Equidade e Coesão Social das Instituições de Educação Superior na América Latina” (2010-2013), Financiamento: RIAIPE; “A Criança durante o processo de alfabetização e a dificuldade no acompanhamento da turma.” (2013-2017) Financiamento: Observatório da Educação da CAPES; “Remuneração de Professores da Escola Publica no contexto do FUNDEB e do PSPN” (2014-2018) Financiamento: CNPq - Brasil; “Universidades e Políticas de Formação de Professores”. (2018-atual). A produção científica interinstitucional sobre os temas de investigação possibilitou a apresentação de trabalhos em eventos nacionais e internacionais realizados em instituições de ensino superior: Uninove (São Paulo), UERJ (Rio de Janeiro), UFPB (João Pessoa), UFSC (Florianópolis), Unisul (Tubarão) Universidade de Lisboa (UL - Portugal), Cancun (UAM - México), Havana (UH - Cuba), Santiago (US-Chile), Buenos Aires (UBA e Unsam - Argentina), Montevidéu (Udelar - Uruguai), La Paz (Bolívia), Quito (Equador), entre outras.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria da Graça Bollmann
Data de nascimento
1942/08/29
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Bollmann, Maria
  • BOLLMANN, M.G.N.

Identificadores de autor

Ciência ID
1810-8F69-CF12
ORCID iD
0000-0001-8959-3743

Endereços de correio eletrónico

  • gracabol@uol.com.br (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • (+55 48) 999895912 (Profissional)

Moradas

  • Rua Maestro Aldo Krieger, n. 108 apto 1202, 88037-500, Florianópolis - Santa Catarina, Córrego Grande, Brasil (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2017/03/09 - 2018/09/04
Concluído
Pós - Doutoramento em Educação (Pós-doutoramento)
Especialização em Universidade e Politicas de Formação de Professores.
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Ciências Sociais Educação e Administração, Portugal
2007/03/06 - 2008/04/07
Concluído
Universidade Autônoma de Lisboa - Faculdade de Ciências (Pós-doutoramento)
Especialização em Educação
Universidade Autônoma de Lisboa - Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Aprovada
1984/03/04 - 1992/04/10
Concluído
Doutoramento em Educação (Doktor (PhD))
Especialização em Educação dos Trabalhadores do campo
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Centro de Teologia e Ciências Humanas, Brasil
"O Caráter Político-Pedagógico dos Movimentos Sociais no Campo em Santa Catarina: a mediação dos partidos políticos, dos sindicatos e da igreja na formação da consciência de classe do trabalhador rural." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
1977/03/02 - 1979/09/09
Concluído
Mestrado em Educação (Magistra)
Especialização em Planejamento da Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pró-Reitoria de Pesquisa, Brasil
"A Distribuição dos Recursos Humanos na Área de Educação em Santa Catarina" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
1961/03/01 - 1964/12/15
Concluído
Pedagogia (Graduado)
Especialização em Licenciatura em Pedagogia
Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
Aprovado
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/03/04 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
2017/03/03 - Atual Investigador (Investigação) ULHT- CeiED / Unisul, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/04/01 - 2020/02/06 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Tubarão, Brasil
Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul, Brasil
1974/04/03 - 2000/12/06 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Ciências da Educação, Brasil
1974/03/02 - 2000/01/04 Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Ciências da Educação, Brasil
1969/03/01 - 1973/12/08 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2010/03 - 2013/12 Programa Marco Interuniversitário para a Equidade e Coesão Social das Instituições de Educação Superior na América Latina
Alfa 3
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, Portugal
União Europeia
Concluído
2008 - 2009 A Educação Superior em Santa Catarina, Brasil: um estudo na perspectiva do direito à educação.
Bolseiro de Investigação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior - CAPES/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas-INEP
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2013 - 2019 Remuneração de Professores de Escolas Públicas de Educação Básica no Contexto do FUNDEB e do PSPN
Investigador
Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Educação, Brasil

Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Tubarão, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior - CAPES
Concluído
2015 - 2018 Alfabetização com Letramento: a Formação Inicial e Continuada e Trabalho Docente nas Escolas da Rede Pública da Região Sul de Santa Catarina
Obeduc/CAPES/INEP
Bolseiro de Investigação
Universidade do Sul de Santa Catarina - PPGE - Campus Tubarão , Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior - CAPES/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas-INEP

Outro

Designação Financiadores
2018 - Atual Politica de Formação de Professores no Brasil e em Portugal.
000001/2022
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Em curso
2017/03/04 - 2019/03/30 Universidades e Políticas de Formação de Professores no Brasil.
Investigador Pós-doutorado
Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul, Brasil

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal

Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento - CeiED, Portugal
Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul
Em curso
2013/03/01 - 2017/04/01 A criança durante o processo de alfabetização e a dificuldade no acompanhamento da turma
Investigador responsável
Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Tubarão, Brasil
CAPES
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Bollmann, Maria; BASSI, Marcos Edgar. "Resultados das políticas de valorização do magistério público em Santa Catarina.". Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 100 254 (2019): 127-148. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24109/2176 - 6681.rbep.100i254.3853
  2. Bollmann, Maria da Graça Nobrega; Souza, Debora de. "Carreira e Remuneração do Magistério Público de Santa Catarina: legislação estadual e seus impactos.". Revista de Financiamento da Educação - FINEDUCA 9 10 (2019): http://dx.doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v9-90148.
    Publicado
  3. Camargo, Rubens Barbosa de; Alves, Thiago; Bollmann, Maria da Graça. "Dinâmica dos vencimentos e da remuneração docente nas redes estaduais no contexto do Fundeb e do PSPN". Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE 34 2 (2018): 413. http://dx.doi.org/10.21573/vol34n22018.84109.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21573/vol34n22018.84109
  4. Costa, Gilvan Luiz Machado; Bollmann, Maria da Graça Nóbrega. "FORMAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL". Revista Contrapontos 18 2 (2018): 40-54. http://dx.doi.org/10.14210/contrapontos.v18n2.p39-53.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14210/contrapontos.v18n2.p39-53
  5. Nóbrega Bollmann, Maria Graça; Aguiar, Letícia Carneiro. "LDB - projetos em disputa: da tramitação à aprovação em 1996". Retratos da Escola 10 19 (2016): 407. http://dx.doi.org/10.22420/rde.v10i19.703.
    10.22420/rde.v10i19.703
  6. Bollmann, Maria da Graça Nobrega; Vieira, Franciele De Souza Caetano. "DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE: EFETIVIDADE SEGUNDO OS PARÂMETROS DO CUSTO ALUNO QUALIDADE INICIAL". Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação 10 (2016): 235-252. http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v10e02016235-252.
    Acesso aberto • Publicado • 10.19177/prppge.v10e02016235-252
  7. Schmidt, Leonete Luzia; Nobrega Bollmann, Maria Da Graça; Martineli Silveira, Camile. "A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA CATARINA". Roteiro 41 3 (2016): 629-648. http://dx.doi.org/10.18593/r.v41i3.10418.
    Acesso aberto • Publicado • 10.18593/r.v41i3.10418
  8. Bollmann, Maria da Graça Nobrega; Bassi, Marcos Edgar. "O piso salarial profissional nacional, a política de fundos e o vencimento dos profissionais do magistério público estadual de educação básica de Santa Catarina". Jornal de Políticas Educacionais 9 17/18 (2016): 198-210. http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v9i17/18.46816.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5380/jpe.v9i17/18.46816
Capítulo de livro
  1. Bollmann, Maria. "A formação de professores de Classes de Alfabetização: desafios no entrelaçamento da formação inicial na Educação Superior (Universidade) e Educação Básica (Escola).". In Alfabetização: uma etapa e muitas questões., 41-77. Araraquara (São Paulo), Brasil: Junqueira&Marin Editores, 2018.
    Publicado
  2. Costa-Fernandes, E.; Regnault, E; Bollmann, Maria. "Mondialisation et Politiques Contemporaines pour la Formation des Professeurs.". In Interculturel Aujourd'hui: perspectives et enjeux, 133-168. Paris, França: Presses de l’Université de Montréal, 2016.
    Publicado • 10.4000/books.pum.15011
  3. "Mondialisation et Politiques Contemporaines pour la Formation des Professeurs". In L'Interculturel Aujourd'hui:perspectives et engeux., 381-393. Paris, França: Harmattan, 2016.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/06/01 O presente e o futuro da educação pública catarinense em tempos de COVID-19. Seminários Regionais de Educação
Universidade Federal de Santa Catarina/Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (FLORIANOPOLIS, Brasil)
2018/10/06 A Educação Superior no Brasil: um olhar, diferentes perspectivas na formação de professores. Seminário de Pós-Doutorado
ULHT (Lisboa, Portugal)
2018 A Proposta de Emenda Constitucional nº 241: o financiamento da educação e o Plano Nacional de Educação (PNE). Seminário Nacional do PARFOR
Universidade do Sul de Santa Catarina -Unisul (Palhoça, Brasil)
2018 A PEC 241, o Financiamento da Educação e o Plano Nacional de Educação no Brasil (PNE)”. Seminário Nacional do PARFOR.
Unisul (Tubarão, Brasil)
2018 A Remuneração de Professores no Âmbito do FUNDEB e do PSPN. 8º Encontro de Investigadores em Educação: percursos e processos contemporâneos.
ULHT (Lisboa, Portugal)
2017/09/26 Aula Aberta: Pode a escola ser justa? Pode a Escola ser Justa?
ULHT (Lisboa, Portugal)
2017/07 A universidade e a formação dos professores, hoje. Congresso Internacional O Tempo dos Professores.
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2016/01 A Educação Superior no Brasil. A Educação Comparada para Além dos Números: contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa (Lisboa)
2016 Resultados das Políticas de Valorização e Remuneração do Magistério Público em Santa Catarina IV Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Financiamento da Educação
FINEDUCA (SÃO PAULO, Brasil)
2015 A articulação entre a educação superior (Universidade) e a formação inicial e continuada de professores: apontamentos ao Plano Nacional de Educação Pedagogia 2015
Universidad de Havana (Havana, Cuba)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2016 - Atual Estrutura e funcionamento dos CASE sob o ponto de vista educacional(ou da ressocialização?).
Orientador
Mestrado em Educação (Mestrado)
Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Tubarão, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018/10 - Atual Esta Cátedra constitui-se de um programa de formação e extensão universitária que trabalha conteúdos educativos e culturais contribuindo assim para a afirmação de políticas de desenvolvimento
Outro
Cátedra UNESCO da ULHT: Educação, Cultura e Cidadania Global
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, Portugal
2019/02/07 - 2019/02/08 O evento proporcionou um espaço de debate sobre políticas, práticas e investigação no ensino superior sobre a temática de avaliação. Também apresentou os resultados de um projeto de três anos financiado pela FCT intitulado "Avaliação no Ensino Superior: o potencial de métodos alternativos" (PTDC/MHC-CED/27032014.
Congresso
Congresso Internacional sobre Avaliação no Ensino Superior
Universidade do Minho, Portugal

Universidade Federal do Paraná, Brasil
2018/11/24 - 2018/11/25 Assistência ao evento possibilitou o debate sobre a temática, assim como o encontro e reencontro entre investigadores da área da Educação.
Seminário
Cem Anos que Abalaram o Mundo: hipóteses emancipatórias
Universidade de Coimbra, Portugal
2018/11/19 - 2018/11/23 A Conferência teve como tema "As lutas pela igualdade, justiça e democracia em um mundo turbulento". Na ocasião realizou-se também o 1 º Fórum Mundial de Pensamento Crítico.
Conferência
8ª Conferência Latinoamericana e do Caribe de Ciências Sociais 2018
Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Argentina
2018/11/19 - 2018/11/23 A 8ª Conferência Latino-Americana e do Caribe de Ciências Sociais 2018 realizou-se na cidade de Buenos Aires junto com o "Primer Foro Mundial del Pensamiento Crítico e a 26ª Asambleia General de Clacso. O tema da conferência foi As lutas pela igualdade, justiça e democracia em um mundo turbulento. 8ª Conferência Latinoamericana e do Caribe de Ciências Sociais 2018
2018/10/29 - 2018/11/01 IX SIMFOP teve como tema "A Formação de Professores: a Educação Brasileira na atual conjuntura". Realizou-se também o VII Seminário Regional do Proesde Licenciaturas.
Simpósio
IX Simpósio Nacional sobre Formação de Professores - IX SIMFOP
Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasil
2017/05/23 - 2017/05/27 Participação no evento como integrante do Grupo de Trabalho do CLACSO: "Universidades e Políticas da Educação Superior" ; Coordenação de reunião do GT-CLACSO.
Congresso
2 º CIEC&7ºEISBEC: Internacionalizações e a Educação Comparada.
Universidade Federal da Paraíba, Brasil
2017/05/23 - 2017/05/24 1ª REUNIÃO DE INVESTIGADORES DO GT-CLACSO : A primeira reunião do GT-CLACSO “Universidade e Políticas de Educação Superior” contou com a participação de 37 investigadores dos subgrupos locais de Instituições de Ensino Superior (IES), Universidade de Portugal, Chile, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e Institutos Federais (IF) do Brasil (Piauí e Santa Catarina), entre outros. A realização dessa reunião antecedeu ao 2º Congresso da Sociedade Iberoamericana de Educação Comparada (SIBEC) e 7º Congresso da Sociedade Brasileira de Educação Comparada.
Encontro
1ª Reunião dos Investigadores do GT-CLACSO
Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Argentina
2017/03/27 - 2017/03/27 Apresentação sobre o papel da escola na educação.
Conferência
Pode a Escola ser Justa?
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, Portugal
2016/11/07 - 2016/11/09 O Simpósio de Formação de Professores "20 anos da LDB-Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, nº 9394/1996", organizado pelo Curso de Pedagogia e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), contou com a presença de estudantes, professores e palestrantes convidados de diferentes instituições de ensino superior do País.
Simpósio
VIII SIMFOP 20 anos da LDB nº 9394/1996
Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasil
2016/07/19 - 2016/07/22 O II Encontro da Investigação "Remuneração de Professores no Contexto do FUNDEB e do PSPN e o IV Encontro da FINEDUCA (Associação de Financiamento da Educação) tiveram por finalidade reunir os 20 investigadores para o debate teórico-metodológico dessa pesquisa. Entre eles, de Santa Catarina (UFSC e Unisul), Paraná (UFPR), Rio Grande do Sul (UFRGS), São Paulo (USP/SP e USP/RP, Unicamp), Minas Gerais (UFMG e UEMG), Mato Grosso do Sul(UFMS), Mato Grosso(UFMT), Goiás(UFG), Rio Grande do Norte (UFRN), Maranhão(UFM), Piaui(UFPI) e Roraima(UFRR).
Encontro
II Encontro da Pesquisa "Remuneração de Professores no Contexto do FUNDEB e do PSPN e IV Encontro da FINEDUCA
Universidade de São Paulo, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/01/22 Política de ensino superior no curso presencial de contabilidade: do financiamento público do ensino superior privado à evasão no sistema de ensino superior público”.
Arguente
Lícia Santos Buhaten Gemaque. (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 O Ensino de Língua Portuguesa em Timor Leste: Análise de Necessidades de Formação de Professores no Ensino Secundário Geral.
Vogal
Lúcio Ximenes (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2018 Política de Ensino Superior no Curso Presencial de Contabilidade: do financiamento público do ensino superior à evasão no sistema de ensino superior público.
Vogal
Lícia Santos Buhaten Gemaque (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017/07/11 Uso dos Recursos Públicos e a Gestão Participativa. A organização escolar e os (des)caminhos para a autonomia financeira.
Vogal
Maria Eliana Alves Lima, (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2017 Liderança na Escola de Hoje: Competências essenciais à liderança do Diretor da Escola.
Vogal
Cristina Maria Paulo Pessoa (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2016 A formação do professor alfabetizador na perspectiva da inclusão.
Arguente
Rita de Cássia Cardoso Mendes (Mestrado)
Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasil
2016 O estado da arte sobre políticas de formação inicial de professores para a Educação Básica nas dissertações de mestrado publicadas na área da educação no período de 2004 a 2014 no Brasil.
Vogal
Júlia Macari Espíndula (Mestrado)
Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasil

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2018/10/15 - Atual Seminário do CeiED Universidade Lusófona de Humanidades de Tecnologias de Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2015/01 - Atual POIÉSIS (2179-2534) Triunfal Gráfica e Editora/UNISUL
2021/02/19 - 2021/02/28 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação RBPAE (1678-166X) ANPAE Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação
2013 - 2018 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (ISSN-21766681) INEP

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2017/11/10 - 2017/11/17 Participação da Comissão Científica Nacional de Avaliação de E-Books dos Programas de Pós-Graduação em Educação do Brasil
Membro
CAPES, Brasil CAPES