???global.info.a_carregar???
Nasceu no Porto (1975) e reside em Bragança há 20 anos. Presentemente exerce funções de Técnico Superior de Sociologia, na Câmara Municipal de Bragança, na Divisão de Ação Social e Saúde (desde 2004). Entre 2009/2011, exerceu pontualmente a atividade docente em instituições de ensino superior público (Instituto Politécnico de Bragança) e privado (Instituto Piaget – Mirandela) no distrito de Bragança, lecionando disciplinas como Introdução às Ciências Sociais e Teorias Sociológicas. A sua carreira académica tem sido apoiada regularmente por diferentes instituições financiadoras. Dissertação de licenciatura em Sociologia (Faculdade de Letras da Universidade do Porto – 1998) na área de Mudança Social, Trabalho e Emprego, com o apoio do PRODEP II, denominada “O Mundo Social da Burocracia: a motivação e satisfação no trabalho, duas dimensões (irre)conciliáveis? (Um estudo sobre o comportamento organizacional do Centro Regional de Segurança Social do Norte)”. Dissertação de Mestrado em Sociologia (Faculdade de Letras da Universidade do Porto 2001-2004), na área de Construção Europeia e Mudança Social em Portugal, denominada “A periferia como lugar central. Práticas e representações sociais dos jovens sobre as novas tecnologias de informação e comunicação (Internet): um estudo centrado no nordeste transmontano” e apoiada pela FCT/MCTES. Tese de Doutoramento em Sociologia em desenvolvimento (2007), apoiada pela FCT/MCTES (2011-2012), no âmbito da uma investigação denominada “Classe, cultura e língua nas Terras de Miranda – Um estudo sociológico sobre a produção e crise de reprodução da cultura e língua mirandesas”. Interesses académicos: presentemente desenvolve investigação em áreas como a sociologia da cultura, sociologia rural, línguas minoritárias, língua mirandesa, sociologia das classes sociais, demografia social, sociologia da linguagem. Mantém especial atenção a temas como as desigualdades sociais, assimetrias regionais, periferia, o processo social de transição da segunda língua oficial portuguesa (mirandês), metodologia e epistemologia das ciências sociais.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sérgio André Ferreira Paulo Ferreira

Nomes de citação

  • Ferreira, Sérgio

Identificadores de autor

Ciência ID
1716-534F-0804
ORCID iD
0000-0002-4461-0498

Telefones

Telemóvel
  • 938751449 (Pessoal)

Websites

  • https://www.linkedin.com/in/s%C3%A9rgio-ferreira-53296561/ (Rede social)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia - Assuntos sociais

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2007/09/15 - 2008/11/25
Concluído
Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Doutor em Sociologia (FLUP 2008) (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Sociologia
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
17 valores