Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Rita Faustino
Nomes de citação
- Faustino, Ana
- Faustino, Ana Rita
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 1714-92A9-9029
- ORCID iD
- 0000-0002-0565-1131
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
|---|---|---|---|---|---|
| Português (Idioma materno) | |||||
| Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | |
| Alemão | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) |
Formação
| Grau | Classificação | |
|---|---|---|
|
2015 - 2025/01/27
Concluído
|
Linguística (Doutoramento)
Especialização em Ensino de Língua
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Noticing and bridging the gap: use and effect of corrective feedback in the foreign language classroom" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
|
2015 - 2016
Concluído
|
Curso de complemento de formação para a docência no grupo de recrutamento 120 destinado a titulares de qualificação profissional
para a docência no grupo de recrutamento 330 (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
|
|
2013 - 2015
Concluído
|
Linguística (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Ensino de Língua
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
|
|
2009 - 2011
Concluído
|
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º C do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Especialização em Área de especialização: Ensino de Inglês e de Alemão no 3.º Ciclo do Ens Básico e no Ens Secundário
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
|
|
2009
Concluído
|
Línguas, Literaturas e Culturas (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2025/10/01 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
| Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | ||
| 2025/09/19 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
| Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | ||
| 2025/09/01 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
| Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Portugal | ||
| 2023 - 2025 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
| Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | ||
| 2017 - 2025 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
| Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Portugal |
Outras Carreiras
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2016 - 2017 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Agrupamento de Escolas Mouzinho da Silveira, Portugal |
| 2011 - 2012 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Básica João Eduardo Xavier, Portugal |
Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2020 - Atual | Linguistic Editor | DeepL, Alemanha |
| 2014 - Atual | Tradutora | The Walt Disney Company, Estados Unidos |
| 2015 - 2018 | Formadora de Português para Estrangeiros | Volkswagen Autoeuropa, Portugal |
| 2013 - 2018 | Formadora de Português para Estrangeiros | Easy Talk, Portugal |
| 2014 - 2016 | Linguistic Editor | Linguee, Alemanha |
| 2013 - 2014 | Professora de Inglês e Alemão | Easy Talk, Portugal |
| 2012 - 2013 | Professora de Alemão | Instituto Leopoldo Guimarães, Portugal |
Projetos
Bolsa
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2008 - 2009 | British Travellers in Portugal
0
Bolseiro de Iniciação Científica
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Produções
Publicações
| Artigo em revista |
|
| Capítulo de livro |
|
| Livro |
|
| Revisão de livro |
|
| Tese / Dissertação |
|
| Tradução |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
|---|---|---|
| 2025/10/25 | Perceptions of Scaffolded and Unscaffolded Corrective Feedback in the Portuguese EFL Context | SeLTAME (Second Language Teaching and Acquisition in the Context of Multilingual Education)
Tbilisi State University (Tbilisi, Georgia)
|
| 2025/01/27 | Noticing and bridging the gap: use and effect of corrective feedback in the foreign language classroom | Provas Públicas de Defesa de Tese de Doutoramento
NOVA/FCSH - Colégio Almada Negreiros (Lisboa, Portugal)
|
| 2024/07 | Corrective Feedback and the Acquisition of the Past Simple in EFL: Findings from a Grammaticality Judgment Task | Ciência 24
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Porto, Portugal)
|
| 2023/07 | Portuguese EFL teachers' beliefs on CF | Ciência 23
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal)
|
| 2023/07 | Portuguese EFL learners' and teachers' beliefs on Corrective Feedback | XVII Fórum de Partilha Linguística
NOVA-FCSH (Lisboa, Portugal)
|
| 2022/05 | Portuguese EFL learners' beliefs on CF | Ciência 22
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Lisboa, Portugal)
|
| 2021/10 | The effects of Corrective Feedback on EFL learners' acquisition of Past Simple regular and irregular forms in the Portuguese context | XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (Lisboa, Portugal)
|
| 2019/07 | The effects of Corrective Feedback on EFL learners' acquisition of Past Simple regular and irregular forms in the Portuguese context | Ciência 19
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Lisboa, Portugal)
|
| 2018/07 | The effects of Corrective Feedback on EFL learners' acquisition of Past Simple regular and irregular forms in the Portuguese context | XIII Fórum de Partilha Linguística
NOVA-FCSH (Lisboa, Portugal)
|
| 2018/05/04 | Ação de promoção da leitura junto do público infantil |
Externato O Barquinho (Almada, Portugal)
|
| 2017/11/20 | Ação de promoção da leitura junto do público infantil |
Escola Básica Alberto Valente (Pinhal Novo, Portugal)
|
| 2017/06/22 | Ação de promoção da leitura junto do público infantil |
Escola Básica Zeca Afonso (Pinhal Novo, Portugal)
|
| 2017/04/07 | Ação de promoção da leitura junto do público infantil |
Jardim-de-Infância e Centro Social e Paroquial da Azambuja (Azambuja, Portugal)
|
| 2017/03/31 | Ação de promoção da leitura junto do público infantil |
Escola Básica Salgueiro Maia (Pinhal Novo, Portugal)
|
| 2016/05/17 | MA Santo André-Barreiro |
Agrupamento de Escolas de Santo André (Barreiro, Portugal)
|
| 2016/04/22 | Ação de promoção da leitura junto do público infantil |
Escola Básica n.º7 (Barreiro, Portugal)
|
| 2016/04/22 | Ação de promoção da leitura junto do público infantil |
Escola Básica de Palhais (Palhais, Portugal)
|
| 2016/04/20 | Ação de promoção da leitura junto do público infantil |
Escola Básica Quinta Nova da Telha (Barreiro, Portugal)
|
| 2016/04/20 | Ação de promoção da leitura junto do público infantil |
Escola Básica nº9 (Barreiro, Portugal)
|
| 2016/04/15 | Ação de promoção da leitura junto do público infantil |
Jardim-de-Infância e Centro Social e Paroquial de Chão de Parada (Caldas da Rainha, Portugal)
|
| 2016/04/14 | Ação de promoção da leitura junto do público infantil |
Escola Básica de Poceirão (Poceirão, Portugal)
|
| 2016/04/06 | Ação de promoção da leitura junto do público infantil |
Colégio Villalegre (Quinta do Conde, Portugal)
|
| 2016/03/14 | "Amanhã como será? Um passo em frente para o futuro." – Ciclo de Palestras |
Escola Secundária de Pinhal Novo
|
| 2016/02/19 | Ação de promoção da leitura junto do público infantil |
Escola Básica e Jardim-de-Infância de Arneiros (Caldas da Rainha, Portugal)
|
| 2015/11/27 | Ação de promoção da leitura junto do público infantil |
Centro Social e Paroquial do Entroncamento (Entroncamento, Portugal)
|
| 2015/06/05 | Ação de promoção da leitura junto do público infantil |
Colégio São Cristóvão (Setúbal, Portugal)
|
| 2015/05/29 | Ação de promoção da leitura junto do público infantil |
Colégio O Bom João (Setúbal, Portugal)
|
| 2015/05/22 | Ação de promoção da leitura junto do público infantil |
Jardim de Infância da Venerável Ordem Terceira de São Francisco (Guimarães, Portugal)
|
| 2015/05/14 | Ação de promoção da leitura junto do público infantil |
Centro de Apoio Social de Mozelos (Santa Maria da Feira, Portugal)
|
| 2015/04/30 | Ação de promoção da leitura junto do público infantil |
Associação Bem Estar de Santa Maria de Lamas (Aveiro, Portugal)
|
| 2015/04/30 | Ação de promoção da leitura junto do público infantil |
Centro Social Paroquial Vera Cruz (Aveiro, Portugal)
|
| 2015/04/17 | Ação de promoção da leitura junto do público infantil |
Escola Básica e Jardim-de-Infância de Casal do Marco (Casal do Marco, Portugal)
|
| 2015/02/27 | Ação de promoção da leitura junto do público infantil |
Bedeteca da Amadora (Amadora, Portugal)
|
| 2013/12/02 | Discurso de Cerimónia de Entrega do Prémio Branquinho da Fonseca 2013 |
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
|
Participação em evento
| Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2015/07/22 - 2015/07/22 | Conversa com os leitores e sessão de autógrafos
Festival
|
Feira do Livro de Sesimbra |
| 2015/06/09 - 2015/06/09 | Sessão dedicada a autores locais
Mesa-redonda
|
Feira do Livro do Pinhal Novo |
| 2015/06/01 - 2015/06/01 | Conversa com os leitores e sessão de autógrafos
Festival
|
Feira do Livro de Lisboa |
| 2015/05/28 - 2015/05/28 | Adaptação da obra "O Cotão Simão" para teatro multidisciplinar, colaboração entre Colégio Palmeira (pré-escolar) e Escola
Secundária de Pinhal Novo (Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância)
Festival
|
Fantasiarte |
| 2014/11/29 - 2014/11/29 | Conversa com os leitores e sessão de autógrafos
Encontro
|
Inauguração da Livraria Bertrand de Setúbal |
Arbitragem científica em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2025/10 - Atual | Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto | Faculdade de Letras da Universidade do Porto |
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2025/10/01 - Atual | Língua e Prática Textual | Comunicação Social (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2025/10/01 - Atual | Língua Portuguesa, Artes e Motricidade na Educação de Infância | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2024/09 - Atual | Inglês de Negócios | Gestão (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Portugal |
| 2023/10 - Atual | Língua Inglesa I | Animação Sociocultural (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2019 - Atual | Inglês de Negócios I | Comércio e Negócios Internacionais (regime pós-laboral) (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Portugal |
| 2019 - Atual | Inglês de Negócios II | Comércio e Negócios Internacionais (regime pós-laboral) (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Portugal |
| 2019/07/05 - 2019/07/19 | Abordagens e Materiais para o Ensino de Inglês a Crianças | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | |
| 2019 - 2019 | Inglês Financeiro | Finanças Empresariais (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Portugal |
| 2019 - 2019 | Inglês Jurídico | Solicitadoria (regime pós-laboral) (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Portugal |
| 2019 - 2019 | Inglês de Negócios | Programa Erasmus (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Portugal |
| 2017 - 2018 | Inglês de Negócios e do Relato Financeiro | Contabilidade e Administração (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
| Programa | Tema | |
|---|---|---|
| 2013/11/02 - 2013/11/02 | Lilliput | Literatura infantil |
Membro de associação
| Nome da associação | Tipo de participação | |
|---|---|---|
| 2013 - Atual | Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Grupo LiFE – Linguística Formal e Experimental | Colaborador |
| 2008 - Atual | Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies – Teacher Education and Applied Language Studies | Colaborador |
Distinções
Prémio
| 2013 | Prémio Branquinho da Fonseca
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
Outra distinção
| 2011 | Bolsa de Estudos - Kunst und Kultur in Berlin
Goethe Institut Portugal, Portugal
|
| 2009 | Bolsa de Estudos - Sprache und Kultur in Berlin
Goethe Institut Portugal, Portugal
|
