???global.info.a_carregar???
Isabel Sofia Calvário Correia completed her PhD in Romance Literatures and Cultures on January 27, 2011, at the Faculty of Arts of the University of Porto. She obtained her Master's degree in Romance Literatures on December 12, 2003, from the Faculty of Arts of the University of Lisbon, and her Bachelor's degree in Modern Languages and Literatures, specializing in Portuguese and English Studies, on July 10, 1998, from the Faculty of Arts of the University of Coimbra. She is currently a Coordinator Professor at the School of Education of Coimbra Polytechnic Institute and a Collaborating Researcher at the Center for Research and Innovation in Education of the Polytechnic Institute of Porto. She has published 10 articles in specialized journals, authored 3 book chapters, and written 4 books. She co-supervised 1 doctoral thesis, supervised 3 master's dissertations, and co-supervised 1. She has received 1 award and/or honors and has participated or is participating as a researcher in 1 project. In her Ciência Vitae curriculum, the most frequent terms in the context of her scientific, technological, and artistic-cultural production include: Phonological Awareness; Teaching Reading; Teaching Writing; Library; Books; Preschool Education; Emergent Literacy; Phonemes; Phonological Error; Writing Production; Portuguese Language; Portuguese Sign Language; Deaf Children; Special Educational Needs; Reading and Writing; Language; Didactic Materials; Phonology; Young Children; Elementary Education 1st Cycle; Language Development; Medieval Literature; Chivalric Romance - Critical Studies; Paths; Deaf; Deaf Culture; Deaf People; Spelling; Bilingual System; Deaf Teacher; GSL Curriculum; Auditory Processing Disorder; Informal Auditory Training; Speech Therapist; Reading and Writing Disorder; Brain Neuroplasticity; Comprehension; Narrative Texts; Research; Dyslexia; English Language; Educational Program; Learning Difficulties; Syllabic Awareness; Oral Language; Grammar; Education of the Deaf; Inclusion; LIBRAS Interpreter; Intellectual Disability; Bilingual Education; Portuguese L2; Education; Children's Literature; Pedagogical Resource; School Development; Emotional Development; Evaluation; Deaf; Querological Awareness; Special Education
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Isabel Sofia Calvário Correia

Nomes de citação

  • Correia, Isabel

Identificadores de autor

Ciência ID
1713-1D61-6549

Endereços de correio eletrónico

  • isasofia.cc@gmail.com (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 239793120 (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas
  • Humanidades - Línguas e Literaturas
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Literaturas Específicas
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Língua Gestual Portuguesa Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2019/02/01 - 2019/09/16
Concluído
Letras (Pós-doutoramento)
Especialização em Letras
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015/06/30 - 2016/06/30
Concluído
Linguística (Pós-doutoramento)
Especialização em Linguística contrastiva
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Aprovado com Distinção
2006/10/01 - 2011/01/27
Concluído
Literaturas e Culturas Românicas (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Aprovado com distinção
1999/10/01 - 2003/12/12
Concluído
Literaturas Românicas (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Muito Bom por unanimidade
1998/09/01 - 1999/07/30
Concluído
História da Língua: estudos medievais (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade de Santiago de Compostela Facultade de Filoloxía, Espanha
1993/09/01 - 1998/07/10
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/12/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2011/01/11 - 2036/12/31 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2008/10/01 - 2023/11/30 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016 - 2019 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2016 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2015 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal
2015 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2001/03/15 - 2008/09/30 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
1999/10/26 - 2002/06/30 Assistente (Docente Universitário) Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal
Instituto Piaget, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2016 - 2019 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2016 - 2018 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2016 - 2018 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2013 - 2016 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2013 - 2016 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2013 - 2016 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/10/07 - Atual Investigador Colaborador Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2017/10/04 - 2019/10/04 ProLearn4ALL - Maletas Pedagógicas para TODOS
CENTRO-01-0145-FEDER-023474
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2015/09/01 - 2018/08/31 developing Deaf Interpreting in Europe
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Correia, Isabel. "A consciência querológica na Língua Gestual Portuguesa". (2021):
    Em revisão
  2. PRATAS,Marta; CORREIA,Isabel Sofia Calvário; SANTOS,Sofia. "Avaliação da Consciência Querológica de Crianças Surdas Portuguesas: o Iacq-Lgp". (2021): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100304.
  3. PRATAS,Marta; CORREIA,Isabel Sofia Calvário; SANTOS,Sofia. "Avaliação da Consciência Querológica de Crianças Surdas Portuguesas: o Iacq-Lgp". (2021): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100304.
  4. Calvário Correia, Isabel Sofia. "O Parâmetro Movimento em Língua de Sinais Portuguesa". DEDiCA Revista de Educação e Humanidades (dreh) 0 17 (2020): http://dx.doi.org/10.30827/dreh.v0i17.9354.
    Publicado • 10.30827/dreh.v0i17.9354
  5. Almeida, Veronica Lima da Fonseca; Vaz, Henrique Malheiro; Correia, Isabel Sofia Calvário. "A educação de surdos em Portugal: o sistema bilíngue, o currículo e a docência no ensino da Língua Gestual Portuguesa". Revista Educação Especial 32 (2019): 116. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x34853.
    Publicado • 10.5902/1984686x34853
  6. Veronica Lima da Fonseca Almeida; Henrique Vaz; Isabel Sofia Calvário Correia. "A educação de surdos em Portugal: o sistema bilíngue, o currículo e a docência no ensino da Língua Gestual Portuguesa". (2019): https://hdl.handle.net/10216/132294.
    10.5902/1984686X
  7. Almeida, Veronica Lima da Fonseca; Vaz, Henrique Malheiro; Correia, Isabel Sofia Calvário. "A educação de surdos em Portugal: o sistema bilíngue, o currículo e a docência no ensino da Língua Gestual Portuguesa". (2019): http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/34853.
  8. Veronica Lima da Fonseca Almeida; Henrique Vaz; Isabel Sofia Calvário Correia. "A educação de surdos em Portugal: o sistema bilíngue, o currículo e a docência no ensino da Língua Gestual Portuguesa". (2019): https://hdl.handle.net/10216/132294.
    10.5902/1984686X
  9. Veronica Lima da Fonseca Almeida; Henrique Vaz; Isabel Sofia Calvário Correia. "A educação de surdos em Portugal: o sistema bilíngue, o currículo e a docência no ensino da Língua Gestual Portuguesa". (2019): https://hdl.handle.net/10216/132294.
    10.5902/1984686X
  10. Correia, Isabel. "Descrever a LGP em contexto bilingue: o género". Revista Leitura 1 57 (2016): 172-197. http://dx.doi.org/10.28998/2317-9945.2016v1n57p172-197.
    10.28998/2317-9945.2016v1n57p172-197
Capítulo de livro
  1. Correia, Isabel. "Como dura o tempo. Expressões de Valor Aspectual em Língua de Sinais Portuguesa". Portugal, 2020.
    Publicado
  2. Correia, Isabel. "Duas Línguas e Duas interlínguas? Influência do português na Língua de Sinais Portuguesa". 2020.
    Publicado
  3. Correia, Isabel. "Cherological Awareness in the Language Acquisition Process". 2020.
    Publicado
Edição de livro
  1. Correia, Isabel. Línguas de Sinais: Cultura. Educação. Identidade.. 2019.
Livro
  1. Correia, Isabel. Língua de Sinais Portuguesa. Estudos Linguísticos sobre Morfologia e Signwriting. 2021.
  2. Correia, Isabel. Palmeirim de Inglaterra. Material de apoio à leitura. 2020.
  3. Correia, Isabel. Estória do Santo Graal. Livro de José de Arimateia. 2016.
  4. Correia, Isabel. Do Lancelot ao Lançarote de Lago. Tradição textual e difusão ibérica do romance arturiano contido no ms. 9611 da Biblioteca Nacional de Espanha. 2013.
Tese / Dissertação
  1. Coelho, Sara Cristina da Rocha. "Compreensão de textos narrativos ficcionais gestuais em contexto de 1º CEB". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/43971.
  2. Duarte, Catarina Alexandra Mendes. "“Brincontando” – desenvolvimento da consciência silábica na educação pré-escolar". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/44760.
  3. Ornelas, Susete de Góis. "A gramática em LGP: análise e materiais didáticos". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/43972.
  4. Madeira, Ana Maria Pires. "Apropriação da escrita no pré-escolar: o português L2 através da língua gestual portuguesa". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/45760.
  5. Duarte, Catarina Alexandra Mendes. "“Brincontando” – desenvolvimento da consciência silábica na educação pré-escolar". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/44760.
  6. Coelho, Sara Cristina da Rocha. "Compreensão de textos narrativos ficcionais gestuais em contexto de 1º CEB". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/43971.
  7. Ornelas, Susete de Góis. "A gramática em LGP: análise e materiais didáticos". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/43972.
  8. Madeira, Ana Maria Pires. "Apropriação da escrita no pré-escolar: o português L2 através da língua gestual portuguesa". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/45760.
  9. Araújo, Jacileide Barboza. "O trabalho e os desafios do tradutor intérprete de LIBRAS na inclusão de alunos surdos com deficiência intelectual no município de Barra do Corda – MA". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.26/40546.
  10. Jorge, Mafalda Maria da Cunha. "A utilização das histórias como instrumento de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.26/41314.
  11. Araújo, Jacileide Barboza. "O trabalho e os desafios do tradutor intérprete de LIBRAS na inclusão de alunos surdos com deficiência intelectual no município de Barra do Corda – MA". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.26/40546.
  12. Jorge, Mafalda Maria da Cunha. "A utilização das histórias como instrumento de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.26/41314.
  13. Besteiros, Jéssica Matos. "O desenvolvimento da consciência fonológica no 1.º ano do 1.º CEB". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/36558.
  14. Gouveia, Maria Vanda da Costa. "A promoção da aprendizagem da língua inglesa para alunos com dislexia através de metodologias fonológicas". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/36547.
  15. Gouveia, Maria Vanda da Costa. "A promoção da aprendizagem da língua inglesa para alunos com dislexia através de metodologias fonológicas". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/36547.
  16. Besteiros, Jéssica Matos. "O desenvolvimento da consciência fonológica no 1.º ano do 1.º CEB". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/36558.
  17. Sousa, Andreia dos Anjos Correia. "Livros com vida, convidam! : a biblioteca como ambiente promotor de literacia emergente". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/34580.
  18. Costa, Adriana Maria Miranda Santos. "Deteção e correção do erro fonológico na produção escrita no 2.ºano do 1.ºCEB". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/34531.
  19. Costa, Adriana Maria Miranda Santos. "Deteção e correção do erro fonológico na produção escrita no 2.ºano do 1.ºCEB". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/34531.
  20. Sousa, Andreia dos Anjos Correia. "Livros com vida, convidam! : a biblioteca como ambiente promotor de literacia emergente". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/34580.
  21. Costa, Adriana Maria Miranda Santos. "Deteção e correção do erro fonológico na produção escrita no 2.ºano do 1.ºCEB". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/34531.
  22. Sousa, Andreia dos Anjos Correia. "Livros com vida, convidam! : a biblioteca como ambiente promotor de literacia emergente". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/34580.
  23. Domingos, Andreia Sofia Peres. "Materiais didáticos de português na educação pré-escolar: consciência fonológica". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/32939.
  24. Ferreira, Marlisa Gaio. "Perturbação do processamento auditivo em crianças com dificuldades na leitura e na escrita: promoção do rendimento escolar através do treino auditivo informal". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/23148.
  25. Ornelas, Susete de Góis. "Crianças surdas e a intervenção pelas línguas (língua portuguesa e língua gestual portuguesa)". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18015.
  26. Ronaldo ManassÃs Rodrigues Campos. "Ecos do silÃncio: culturas e trajetÃrias de surdos em MacapÃ". Doutoramento, 2016. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18496.
  27. Remédio, Maria do Rosário Nunes. "A consciência fonológica no programa de português do ensino básico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/11376.
  28. Simões, Ana Maria Antunes. "Relação entre o conhecimento fonológico e a escrita sem erros". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/11350.
  29. Oliveira, Maria da Conceição Neto. "A consciência fonológica em duas escolas da zona centro". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11151.
  30. Jesus, Célia Manuel Sim Sim Dias. "Tantei bem, possôr, tantei?". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11158.
  31. Gomes, Maria de Lurdes Marques. "Os sons ao espelho". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11157.
  32. Guerra, Ana Cristina Santos Pereira. "Do oral ao escrito". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11153.
  33. Correia, Isabel Sofia Calvário. "Do Lancelot ao Lançarote de Lago : tradição textual e difusão ibérica da versão do ms. 9611BNE". Doutoramento, 2010. http://hdl.handle.net/10216/50700.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2022 Variação diacrónica e socioletal da Língua Gestual Portuguesa
Coorientador
Linguística (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2021 - 2021 A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA PARA ALUNOS COM DISLEXIA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS FONOLÓGICAS
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2018 - 2018 Perturbação do Processamento Auditivo em crianças com dificuldades na leitura e na escrita: promoção do rendimento escolar através do treino auditivo informal
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2017 - 2017 Crianças Surdas e a Intervenção pelas Línguas (Língua Portuguesa e Língua Gestual Portuguesa)
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2015 - 2015 A evolução de signos gestuais na cidade do Porto: cores, números e dias da semana: uma investigação linguística
Coorientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Distinções

Prémio

2017 Promoção e Divulgação da Língua Gestual Portuguesa
Instituto Nacional para a Reabilitação, Portugal