???global.info.a_carregar???
Isabel Sofia Calvário Correia. Concluiu o(a) Doutoramento em Literaturas e Culturas Românicas em 2011/01/27 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Mestrado em Literaturas Românicas em 2003/12/12 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras e Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses em 1998/07/10 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras. É Professor Coordenador no(a) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra e Investigador Colaborador no(a) Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação. Publicou 16 artigos em revistas especializadas. Possui 11 capítulo(s) de livros e 13 livro(s). Organizou 4 evento(s). Coorientou 2 tese(s) de doutoramento. Orientou 5 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 1. Recebeu 1 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Investigador em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas com ênfase em Línguas Específicas, Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas e Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas com ênfase em Linguística. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Consciência Fonológica; Ensino da Leitura; Ensino da Escrita; Biblioteca; Livros; Educação Pré-Escolar; Literacia Emergente; Fonemas; Erro Fonológico; Produção Escrita; Língua Portuguesa; Língua Gestual Portuguesa; Crianças Surdas; Necessidades Educativas Especiais; Leitura e Escrita; Linguagem; Materiais Didáticos; Fonologia; Crianças Pequenas; Ensino Básico 1º Ciclo; Desenvolvimento da Linguagem; Literatura medieval; Romance de cavalaria - Cultura Surda; Povo Surdo; Ortografia; Perturbação do Processamento Auditivo; Treino Auditivo Informal; Consciência Silábica; Linguagem Oral; Gramática; Educação de Surdos; Inclusão; Intérprete de LIBRAS; Ensino Bilingue; Português L2; Educação; Literatura Infantil; Recurso Pedagógico; Desenvolvimento Escolar; Desenvolvimento Emocional; Avaliação; Surdo; Consciência Querológica; Educação Especial.; Materiais Digitais de LGP para Ouvintes..
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Isabel Sofia Calvário Correia

Nomes de citação

  • Correia, Isabel Sofia Calvário

Identificadores de autor

Ciência ID
1713-1D61-6549

Endereços de correio eletrónico

  • isasofia.cc@gmail.com (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 239793120 (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas
  • Humanidades - Línguas e Literaturas
  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Língua Gestual Portuguesa Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2019/02/01 - 2019/09/16
Concluído
Letras (Pós-doutoramento)
Especialização em Letras
Universidade da Beira Interior, Portugal
2015/06/30 - 2016/06/30
Concluído
Linguística (Pós-doutoramento)
Especialização em Linguística contrastiva
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Aprovado com Distinção
2006/10/01 - 2011/01/27
Concluído
Literaturas e Culturas Românicas (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Aprovado com distinção
1999/10/01 - 2003/12/12
Concluído
Literaturas Românicas (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Muito Bom por unanimidade
1998/09/01 - 1999/07/30
Concluído
História da Língua: estudos medievais (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade de Santiago de Compostela Facultade de Filoloxía, Espanha
1993/09/01 - 1998/07/10
Concluído
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/12/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2011/01/11 - 2036/12/31 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2008/10/01 - 2023/11/30 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2016 - 2019 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2016 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2015 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal
2015 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2001/03/15 - 2008/09/30 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
1999/10/26 - 2002/06/30 Assistente (Docente Universitário) Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal
Instituto Piaget, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2016 - 2019 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2016 - 2018 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2016 - 2018 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2013 - 2016 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2013 - 2016 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2013 - 2016 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/10/07 - Atual Investigador Colaborador Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
2020/09/05 - 2026/09/05 Coordenação do mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Correia, Isabel; Custódio, Pedro Balaus.. "Profecias no Baladro del Sabio Merlín de 1535 vs Profecias na Crónica do Imperador Clarimundo: Terra Gasta e Exortação Régia". Revista de filologia Romanica (2025): https://revistas.ucm.es/index.php/RFRM/article/view/100341.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Custódio, Pedro Balaus; Correia, Isabel Sofia Calvário. "Algumas linhas-guia para uma inscrição da intertextualidade nos planos curriculares de formação de professores do Ensino Básico". Caderno Pedagógico 22 6 (2025): e15700. https://doi.org/10.54033/cadpedv22n6-210.
    Publicado • 10.54033/cadpedv22n6-210
  3. Correia, Isabel Sofia Calvário; Custódio, Pedro Balaus. "O uso do Sistema Preposicional na Escrita de Português Língua Segunda por Utilizadores Surdos. Breves considerações". DEDiCA Revista de Educação e Humanidades (dreh) 22 (2024): 389-402. https://doi.org/10.30827/dreh.22.2024.30346.
    10.30827/dreh.22.2024.30346
  4. Correia, Isabel Sofia Calvário; Silva, Rafaela Cota. "Breves considerações sobre a Expressão Não Manual na Língua Gestual/de Sinais Portuguesa". Revincluso - Revista Inclusão & Sociedade 3 1 (2023): https://doi.org/10.36942/revincluso.v3i1.901.
    10.36942/revincluso.v3i1.901
  5. Marta Pratas; Isabel Correia; Sofia Santos. "The cherology awareness in Portuguese sign language". Pro-Posições (2022): https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0034en.
    10.1590/1980-6248-2021-0034en
  6. Marta Pratas; Isabel Correia; Sofia Santos. "A consciência querológica na língua gestual portuguesa". Pro-Posições (2022): https://doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0034pt.
    10.1590/1980-6248-2021-0034pt
  7. Correia, Isabel. "A consciência querológica na Língua Gestual Portuguesa". (2021):
    Em revisão
  8. PRATAS,Marta; CORREIA,Isabel Sofia Calvário; SANTOS,Sofia. "Avaliação da Consciência Querológica de Crianças Surdas Portuguesas: o Iacq-Lgp". (2021): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382021000100304.
  9. Correia, Isabel Sofia Calvário; Almeida, Veronica Lima da Fonseca; Henrique Malheiro Vaz. "Qual é o papel da língua portuguesa no ensino a língua gestual portuguesa?". (2020):
  10. Calvário Correia, Isabel Sofia. "O Parâmetro Movimento em Língua de Sinais Portuguesa". DEDiCA Revista de Educação e Humanidades (dreh) 0 17 (2020): http://dx.doi.org/10.30827/dreh.v0i17.9354.
    Publicado • 10.30827/dreh.v0i17.9354
  11. Veronica Lima da Fonseca Almeida; Henrique Malheiro Vaz; Isabel Sofia Calvário Correia. "A educação de surdos em Portugal: o sistema bilíngue, o currículo e a docência no ensino da Língua Gestual Portuguesa". Revista Educação Especial 32 (2019): 116-116. https://doi.org/10.5902/1984686X34853.
    10.5902/1984686X34853
  12. Correia, Isabel. "Descrever a LGP em contexto bilingue: o género". Revista Leitura 1 57 (2016): 172-197. http://dx.doi.org/10.28998/2317-9945.2016v1n57p172-197.
    10.28998/2317-9945.2016v1n57p172-197
  13. Eduarda Rabaçal. "Isabel Sofia Calvário Correia, Do Lancelot ao Lançarote de Lago: tradição textual e difusão ibérica do Romance Arturiano contido no ms. 9611 da Biblioteca Nacional de Espanha, Porto, Estratégias Criativas, 2015 (458 p.; ISBN: 13-978-972-8257-58-3).". Guarecer. Revista Eletrónica de Estudos Medievais 1 (2016): 143-147. https://doi.org/10.21747%2F21839301%2Fgua1r1.
    10.21747/21839301/gua1r1
  14. Rafaela Silva. "José Carlos Ribeiro Miranda, Ana Sofia Laranjinha, Isabel Correia, Simona Ailenii e Eduarda Rabaçal, Estória do Santo Graal (Livro Português de José de Arimateia). Edição do texto contido no ms. 643 do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Porto, Estratégias Criativas, 2016 (XXVI+391 p.; ISBN: 978-989-8459-28-2)". Guarecer. Revista Eletrónica de Estudos Medievais 1 (2016): 165-169. https://doi.org/10.21747%2F21839301%2Fgua1ap2.
    10.21747/21839301/gua1ap2
  15. Isabel Sofia Calvário Correia. "«Recuenta el auctor la presente obra»: o prólogo do Baladro del Sabio Merlín de Juan de Burgos e a afirmação do poder régio". Cahiers d'études hispaniques médiévales 35 1 (2012): 181-193. https://doi.org/10.3406%2Fcehm.2012.2280.
    10.3406/cehm.2012.2280
Capítulo de livro
  1. Correia, Isabel Sofia Calvário; Custódio, Pedro Balaus; A. Taufer. "Algumas Perceções dos Alunos sobre a Educação Literária no 2º Ciclo do Ensino Básico Português. Razões para um Estudo Exploratório". In Mediação de Leitura Literária e formação de Leitores. Ensino Fundamental II. Brasil: Pacto Editorial, 2022.
    Publicado
  2. Correia, Isabel Sofia Calvário; Rafaela Cota da Siva; Ronaldo Matasses Campos. "“Aproximações e Distanciamentos Lexicais em Línguas de Sinais: as frutas”.". In Línguas de sinais além-mar: propostas de investigação e desafios. Brasil: eManuscrito, 2022.
    Publicado
  3. Correia, Isabel Sofia Calvário; Ronaldo Matasses Campos. "“LIBRAS no terreiro: processos de criação de sinais no candomblé Jeje Savalu”.". In Línguas de sinais além-mar: propostas de investigação e desafios,. Brasil: eManuscrito, 2022.
    Publicado
  4. Correia, Isabel Sofia Calvário; Custódio, Pedro Balaus; Joana Rita da Silva Conde e Sousa. "Acessibilidade linguística: proposta de atividades para o ensino da LGP a alunos ouvintes do 1.º ciclo do ensino básico.". In Educação inclusiva e acessível: oportunidades e sinergias. Portugal, 2022.
  5. Correia, Isabel Sofia Calvário; Custódio, Pedro Balaus; Rafaela Cota da Siva. "From voidness to language. The sign language interpreter in higher education". 2021.
  6. Correia, Isabel; Oliveira, Pedro; Joana Rita da Silva Conde e Sousa. "Como dura o tempo. Expressões de Valor Aspectual em Língua de Sinais Portuguesa". Portugal, 2020.
    Publicado
  7. Correia, Isabel. "Duas Línguas e Duas interlínguas? Influência do português na Língua de Sinais Portuguesa". 2020.
    Publicado
  8. Correia, Isabel. "Cherological Awareness in the Language Acquisition Process". 2020.
    Publicado
  9. Correia, Isabel Sofia Calvário; Custódio, Pedro Balaus. "Do Gesto ao Sinal: Proposta de Terminologia linguística". 2019.
  10. Correia, Isabel Sofia Calvário; Joana Rita da Silva Conde e Sousa; Rafaela Cota da Siva; Neuza Alexandra Marcelino Santana. "Deaf Interpreters on TV in Portugal?". 2018.
  11. Correia, Isabel Sofia Calvário; Joana Rita da Silva Conde e Sousa; Rafaela Cota da Siva. "International Sign Interpreting: a cross-linguistic phenomenon". 2018.
Edição de livro
  1. VV. Línguas de sinais além-mar: propostas de investigação e desafios. Brasil: e-manuscrito. 2022.
    Publicado
  2. Correia, Isabel. Línguas de Sinais: Cultura. Educação. Identidade.. 2019.
Livro
  1. Santos, Emanuel António Varela dos; Correia, Isabel Sofia Calvário; Custódio, Pedro Balaus. A Aprendizagem da Língua Gestual Portuguesa a ouvinte: algumas sugestões e estratégias. Brasil: Atena. 2025.
  2. Correia, Isabel Sofia Calvário; Custódio, Pedro Balaus; Afonso, Carlos Manuel Peixoto; Rute Ana Ferreira Rodrigues. Compreensão da Língua Gestual Portuguesa em Crianças Surdas. Proposta de um instrumento de avaliação. Brasil: Bordo-Grena. 2024.
    Publicado
  3. Correia, Isabel Sofia Calvário; Custódio, Pedro Balaus; Joana Rita da Silva Conde e Sousa. International Sign System: Caminhos para uma investigação Linguística.. Brasil: Bordô-Grena. 2023.
    Publicado
  4. Correia, Isabel; Custódio, Pedro Balaus; Oliveira, Pedro. SignaPoesis: Uma Proposta de Tradução de Dois Textos de Fernando Pessoa.. Portugal. 2022.
    Publicado
  5. Custódio, Pedro Balaus; Correia, Isabel Sofia Calvário; Rafaela Cota da Siva. Amar pelos dois: interpretação de música em língua gestual portuguesa, uma proposta e um desafio. Lisboa, Portugal: Sítio do Livro. 2022.
    Publicado
  6. Correia, Isabel. Língua de Sinais Portuguesa. Estudos Linguísticos sobre Morfologia e Signwriting. 2021.
  7. Correia, Isabel Sofia Calvário; Custódio, Pedro Balaus; Susana Dias; Ornelas, Susete de Góis. Língua e literatura: Estratégias para o Ensino de Português a alunos Surdos e Ouvintes. Lisboa, Portugal: Sítio do Livro. 2021.
    Publicado
  8. Correia, Isabel Sofia Calvário; Custódio, Pedro Balaus. Educação Literária no 2.º Ciclo do Ensino Básico Propostas para alunos surdos e ouvintes. Lisboa, Portugal: Sítio do Livro. 2021.
    Publicado
  9. Correia, Isabel Sofia Calvário; Custódio, Pedro Balaus; Sónia Teresa Costa. Aula de Português para todos os alunos: realidade ou utopia?. Portugal. 2021.
    Publicado
  10. Correia, Isabel. Palmeirim de Inglaterra. Material de apoio à leitura. 2020.
  11. Correia, Isabel. Estória do Santo Graal. Livro de José de Arimateia. 2016.
  12. Correia, Isabel. Do Lancelot ao Lançarote de Lago. Tradição textual e difusão ibérica do romance arturiano contido no ms. 9611 da Biblioteca Nacional de Espanha. 2013.
Manual
  1. Correia, Isabel Sofia Calvário; Alice Azevedo; Liliana Martins; Ana Lemos; Cristina Cibrão; Hélio Pinho; Ana Isabel Moreira; et al. Dossiê do Professor. Luanda, Angola: Plural. 2024.
    Publicado
  2. Alice Azevedo; Liliana Martns; Ana Lemos; Cristina Cibrão; Hélio Pinho; Ana Isabel Moreira; Rita Gonzalez; et al. Dossiê do Professor 5 classe. Luanda, Angola: Plural- Porto Editora. 2024.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Santos, Emanuel António Varela dos. "Atividades de motivação à LGP a ouvintes". Mestrado, 2024. http://hdl.handle.net/10400.26/51157.
  2. Martins, Diana Marlene Ferreira. "O lobo nas histórias: desconstruções e valores". Mestrado, 2024. http://hdl.handle.net/10400.26/50451.
  3. Duarte, Catarina Alexandra Mendes. "“Brincontando” – desenvolvimento da consciência silábica na educação pré-escolar". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/44760.
  4. Coelho, Sara Cristina da Rocha. "Compreensão de textos narrativos ficcionais gestuais em contexto de 1º CEB". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/43971.
  5. Ornelas, Susete de Góis. "A gramática em LGP: análise e materiais didáticos". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/43972.
  6. Madeira, Ana Maria Pires. "Apropriação da escrita no pré-escolar: o português L2 através da língua gestual portuguesa". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.26/45760.
  7. Araújo, Jacileide Barboza. "O trabalho e os desafios do tradutor intérprete de LIBRAS na inclusão de alunos surdos com deficiência intelectual no município de Barra do Corda – MA". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.26/40546.
  8. Jorge, Mafalda Maria da Cunha. "A utilização das histórias como instrumento de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.26/41314.
  9. Besteiros, Jéssica Matos. "O desenvolvimento da consciência fonológica no 1.º ano do 1.º CEB". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/36558.
  10. Gouveia, Maria Vanda da Costa. "A promoção da aprendizagem da língua inglesa para alunos com dislexia através de metodologias fonológicas". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.26/36547.
  11. Sousa, Andreia dos Anjos Correia. "Livros com vida, convidam! : a biblioteca como ambiente promotor de literacia emergente". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/34580.
  12. Costa, Adriana Maria Miranda Santos. "Deteção e correção do erro fonológico na produção escrita no 2.ºano do 1.ºCEB". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/34531.
  13. Costa, Adriana Maria Miranda Santos. "Deteção e correção do erro fonológico na produção escrita no 2.ºano do 1.ºCEB". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/34531.
  14. Domingos, Andreia Sofia Peres. "Materiais didáticos de português na educação pré-escolar: consciência fonológica". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/32939.
  15. Ferreira, Marlisa Gaio. "Perturbação do processamento auditivo em crianças com dificuldades na leitura e na escrita: promoção do rendimento escolar através do treino auditivo informal". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/23148.
  16. Ferreira, Marlisa Gaio. "Perturbação do processamento auditivo em crianças com dificuldades na leitura e na escrita: promoção do rendimento escolar através do treino auditivo informal". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/23148.
  17. Ornelas, Susete de Góis. "Crianças surdas e a intervenção pelas línguas (língua portuguesa e língua gestual portuguesa)". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18015.
  18. Ornelas, Susete de Góis. "Crianças surdas e a intervenção pelas línguas (língua portuguesa e língua gestual portuguesa)". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.26/18015.
  19. Ronaldo ManassÃs Rodrigues Campos. "Ecos do silÃncio: culturas e trajetÃrias de surdos em MacapÃ". Doutoramento, 2016. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18496.
  20. Remédio, Maria do Rosário Nunes. "A consciência fonológica no programa de português do ensino básico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/11376.
  21. Simões, Ana Maria Antunes. "Relação entre o conhecimento fonológico e a escrita sem erros". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/11350.
  22. Remédio, Maria do Rosário Nunes. "A consciência fonológica no programa de português do ensino básico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/11376.
  23. Simões, Ana Maria Antunes. "Relação entre o conhecimento fonológico e a escrita sem erros". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.26/11350.
  24. Oliveira, Maria da Conceição Neto. "A consciência fonológica em duas escolas da zona centro". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11151.
  25. Jesus, Célia Manuel Sim Sim Dias. "Tantei bem, possôr, tantei?". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11158.
  26. Gomes, Maria de Lurdes Marques. "Os sons ao espelho". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11157.
  27. Guerra, Ana Cristina Santos Pereira. "Do oral ao escrito". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11153.
  28. Oliveira, Maria da Conceição Neto. "A consciência fonológica em duas escolas da zona centro". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11151.
  29. Gomes, Maria de Lurdes Marques. "Os sons ao espelho". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11157.
  30. Guerra, Ana Cristina Santos Pereira. "Do oral ao escrito". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11153.
  31. Jesus, Célia Manuel Sim Sim Dias. "Tantei bem, possôr, tantei?". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.26/11158.
  32. Correia, Isabel Sofia Calvário. "Do Lancelot ao Lançarote de Lago : tradição textual e difusão ibérica da versão do ms. 9611BNE". Doutoramento, 2010. http://hdl.handle.net/10216/50700.
  33. Correia, Isabel Sofia Calvário. "Do Lancelot ao Lançarote de Lago : tradição textual e difusão ibérica da versão do ms. 9611BNE". Doutoramento, 2010. http://hdl.handle.net/10216/50700.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024 - 2024 A aprendizagem dos classificadores da Língua Gestual Portuguesa por alunos Surdos do 2º Ciclo: um Estudo de Caso
Orientador
Ensino de Língua Gestual Portuguesa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2020/09/04 - 2023/03/14 Para Além das Mãos, a Expressão Não Manual na Língua de Sinais Portuguesa
Coorientador
2022 - 2022 Variação diacrónica e socioletal da Língua Gestual Portuguesa
Coorientador
Linguística (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2019/09/10 - 2021/02/08 Análise Linguística de Materiais Bilíngues: Português e Língua de Sinais Portuguesa
Coorientador
2021 - 2021 A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA PARA ALUNOS COM DISLEXIA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS FONOLÓGICAS
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2021 - 2021 O Desenvolvimento da Consciência Fonológica no 1.º ano do 1.º CEB
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2019 - 2019 Duas línguas, um discurso? Análise linguística de interpretações em Língua Gestual Portuguesa
Coorientador
Linguística (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2018 - 2018 Perturbação do Processamento Auditivo em crianças com dificuldades na leitura e na escrita: promoção do rendimento escolar através do treino auditivo informal
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2017 - 2017 Crianças Surdas e a Intervenção pelas Línguas (Língua Portuguesa e Língua Gestual Portuguesa)
Orientador
Educação Especial (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2015 - 2015 A evolução de signos gestuais na cidade do Porto: cores, números e dias da semana: uma investigação linguística
Coorientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/03/03 - 2024/05/03 Os Desafios do Professor de LGP: contextos e práticas,, ESEC [on-line]https://www.esec.pt/eventos/2-ciclo-de-palestras-o-professor-de-lgp-contextos-desafios-e-praticas/ (2024/03/04 - 2024/05/03)
2022/05/23 - 2022/05/30 Os Desafios do Professor de LGP: contextos e práticas (2022/05/23 - 2022/05/30)
2021/06/18 - 2021/06/18 Is International Sign Considered as a Language?/ O Sistema de Gestos Internacional é uma língua (2021/06/18 - 2021/06/18)
2021/06/15 - 2021/06/15 A Importância da Oralidade na Aprendizagem da Leitura e da Escrita (2021/06/15 - 2021/06/15)
Distinções

Prémio

2017 Promoção e Divulgação da Língua Gestual Portuguesa
Instituto Nacional para a Reabilitação, Portugal