???global.info.a_carregar???
Maria Cláudia Perdigão Silva Mendes Andrade.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Cláudia Perdigão Silva Mendes Andrade

Nomes de citação

  • Andrade, C.

Identificadores de autor

Ciência ID
151E-B502-428A
ORCID iD
0000-0001-6601-9220
Formação
Grau Classificação
2010
Concluído
Perceções de justiça na divisão do trabalho pago e não pago (Pós-doutoramento)
Especialização em Psicologia Social
Universidade de Graz, Áustria
2007
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Antecipação da Conciliação dos Papéis Familiares e Profissionais na Transição para a Idade Adulta: Estudo Diferencial e Intergeracional" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1998
Concluído
Diplôme Européen d´Études Avancées en Psychologie Sociale (Diploma de especialização)
Especialização em Psicologia Social
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1997
Concluído
Mestrado em Psicologia Social (Mestrado)
Especialização em Psicologia Social
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
1994
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2018 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2013 - 2016 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Cláudia Andrade; Paula C. Neves. "Perceived Organizational Support, Coworkers’ Conflict and Organizational Citizenship Behavior: The Mediation Role of Work-Family Conflict". Administrative Sciences 12 1 (2022): 20-20. https://doi.org/10.3390/admsci12010020.
    10.3390/admsci12010020
  2. Cláudia Andrade; Joana L. Fernandes. "Hopes and Fears of First-Year Freshman College Students during the COVID-19 Pandemic". Education Sciences (2022): https://doi.org/10.3390/educsci12010053.
    10.3390/educsci12010053
  3. Cláudia Andrade; Eva Petiz Lousã. "Telework and Work–Family Conflict during COVID-19 Lockdown in Portugal: The Influence of Job-Related Factors". Administrative Sciences 11 3 (2021): 103-103. https://doi.org/10.3390/admsci11030103.
    10.3390/admsci11030103
  4. Cláudia Andrade; Marisa Matias. "Work-related ICT use during off-job time, technology to family conflict and segmentation preference: a study with two generations of employees". Information, Communication & Society (2021): https://doi.org/10.1080/1369118X.2021.1933564.
    10.1080/1369118X.2021.1933564
  5. Angela Sorgente; Semira Tagliabue; Claudia Andrade; José Egidio Oliveira; Wenjie Duan; Margherita Lanz. "Gender, Age, and Cross-Cultural Invariance of Brief Inventory of Thriving Among Emerging Adults". Measurement and Evaluation in Counseling and Development (2020): 1-16. https://doi.org/10.1080/07481756.2020.1827434.
    10.1080/07481756.2020.1827434
  6. Andrade, C.; Zylkiewicz-Plonska, E.; Konaszewski, K.. "Plans to combine work and family in portuguese and polish emerging adults: Effects of gender and work experience". New Educational Review 60 (2020): 71-82. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85089508567&partnerID=MN8TOARS.
    10.15804/tner.2020.60.2.06
  7. Elisabete Paredes, Cláudia Andrade. "O papel das exigências e dos recursos no conflito trabalho família: Um estudo com trabalhadores da indústria". International Journal on Working Conditions 18 (2019): 52-65. http://ricot.com.pt/artigos/1/IJWC.18_Paredes&Andrade_p.52.65.pdf.
    Acesso aberto • Publicado • 10.25762/11v7-wz54
  8. Moura, Inês; Andrade, Cláudia. "A importância da construção do Personal Branding na geração Millennial". International Journal of Marketing, Communication and New Media 7 13 (2019): 30-49. http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/377.
    Publicado • http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/377
  9. Andrade, C.. "Professional work load and work-to-school conflict in working-students: The mediating role of psychological detachment from work". Psychology, Society and Education 10 2 (2018): 215-224. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85050382745&partnerID=MN8TOARS.
    10.25115/psye.v10i1.1777
  10. Andrade, C.. "A comunicação organizacional em cooperação com a educação básica: Uma experiência pedagógica.". Revista Exedra, Número Temático do Encontro de Investigação e Práticas em Educação (2018): 59-67.
    Acesso aberto • Publicado
  11. ANDRADE, C.. "Professional work load and work-to-school conflict in working-students: The mediating role of psychological detachment from work". Psychology, Society and Education 10 2 (2018): 215-224. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85100157529&partnerID=MN8TOARS.
    10.25115/psye.v10i2.1777
  12. Andrade, C.; Matias, M.. "Adding school to work–family balance: The role of support for Portuguese working mothers attending a master’s degree". Journal of Adult and Continuing Education 23 2 (2017): 143-161. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85032687605&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1477971417721717
  13. Andrade, C.; van Rhijn, T.; Coimbra, S.. "Gender Differences in School-Family Conflict and School-Family Enrichment in Nontraditional Portuguese Students". Journal of Continuing Higher Education 65 1 (2017): 13-24. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85014949952&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/07377363.2017.1272439
  14. Andrade, C.. "Identity construction, self-concept and autonomy in emerging adults,A construção da identidade, auto-conceito e autonomia em adultos emergentes". Psicologia Escolar e Educacional 20 1 (2016): 137-146. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84978950614&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/2175-3539/2015/0201944
  15. Andrade, C.. "Adaptation and factorial validation of the attitudes toward gender roles scale". Paideia 26 63 (2016): 7-14. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84953405317&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/1982-43272663201602
  16. Ollier-Malaterre, A.; Andrade, C.. "Not for everyone: intra-organisational divides and the stratification of access to work–life policies". Community, Work and Family 19 5 (2016): 519-537. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84946434567&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13668803.2015.1089840
  17. Andrade, C.; Mikula, G.. "Work-Family Conflict and Perceived Justice as Mediators of Outcomes of Women's Multiple Workload". Marriage and Family Review 50 3 (2014): 285-306. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84897382110&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/01494929.2013.879551
  18. Andrade, C.; Bould, S.. "Child-care burden and intentions to have a second child: Effects of perceived justice in the division of child-care". International Review of Sociology 22 1 (2012): 25-37. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84861561465&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/03906701.2012.657527
  19. Andrade, C.. "Transition to adulthood: Das social conditions of the implications psychological,Transição para a idade adulta: Das condições sociais às implicações psicológicas". Analise Psicologica 28 2 (2010): 255-267. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84873242960&partnerID=MN8TOARS.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2020 Fatores de influência na transição para a reforma: Um estudo com professores do 3º ciclo do ensino básico e/ou secundário
Orientador
Gerontologia Social (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2020 - 2020 A Geração Millennials e o Mercado de Trabalho: Análise exploratória dos fatores associados à satisfação profissional e expectativas relativas à gestão do trabalho e da carreira profissional
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2019 - 2019 Avaliação dos riscos psicossociais na indústria: estudo dos preditores do conflito trabalho-família
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2019 - 2019 Avaliação de riscos psicossociais e efeitos na saúde dos trabalhadores na indústria transformadora
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2018 - 2018 A importância da construção do Personal Branding na Geração Millennial
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2017 - 2017 Experiências de conciliação entre a vida profissional e familiar no setor privado e setor público: análise comparativa
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2017 - 2017 O uso das novas tecnologias de informação e comunicação e as relações entre a vida profissional, familiar e pessoal
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2017 - 2017 Motivação no trabalho e Work-Life Balance: um estudo com jovens profissionais
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2016 - 2016 Desenvolvimento e atualização de competências: a formação como ferramenta de gestão estratégica de recursos humanos - estudo de caso
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2016 - 2016 Contributos para a compreensão das relações trabalho-família numa instituição de ensino superior
Orientador
Comunicação Organi- Esp em Cidadania, Confiança e Responsabilidade Social (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2015 - 2015 A Comunicação com clientes: um estudo de caso
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2015 - 2015 Políticas e Práticas facilitadoras da Conciliação entre Trabalho e Vida Pessoal – Estudo de caso numa Instituição de Ensino Superior
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2015 - 2015 Os Gabinetes de Relações Internacionais e o seu contributo para a promoção da Internacionalização do Ensino Superior: o Caso do GRI da ESEC
Orientador
Marketing e Comunicação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal