???global.info.a_carregar???
Bacharel (2000), licenciado pré-Bolonha (2007) e doutorando em Conservação e Restauro pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e pós-graduado em Direito do Património Cultural pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, cujo trabalho final mereceu o Prémio APOM 2018 para o Melhor Estudo em Museologia. Conservador-restaurador de Escultura e Talha Dourada com atelier próprio desde 2003, «Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais», é responsável-técnico pelo tratamento de Conservação e Restauro de obras maiores do Património Cultural Nacional, classificadas ou pertencentes a edifícios classificados. Tem trabalhado para museus, palácios, monumentos, igrejas, autarquias, antiquários e coleccionadores particulares, nacionais e internacionais. É autor de comunicações e artigos, nacionais e internacionais, sobre o seu trabalho e a sua profissão. Sócio da Associação Profissional dos Conservadores-Restauradores de Portugal, cuja direcção integrou entre 2001 e 2009, e membro regular do International Council of Museums (ICOM).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
André Godinho Varela Remígio

Nomes de citação

  • Remígio, André Varela

Identificadores de autor

Ciência ID
131B-91F0-DB64
ORCID iD
0000-0002-1341-2157
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?view_op=list_works&hl=pt-PT&user=b3txyHsAAAAJ

Endereços de correio eletrónico

  • avremigio@xsantoandre.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 966582458 (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2025/03/01 - 2028
Em curso
Conservação e Restauro do Património (Doutoramento)
Especialização em Escultura (barro cozido policromado e vidrado)
Museus e Monumentos de Portugal, Portugal

Museu Nacional de Arte Antiga, Portugal

Unidade de Investigação Vidro e Cerâmica para as Artes, Portugal

Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Escultura florentina encomendada no século XVI para Portugal, no Museu Nacional de Arte Antiga: técnicas, materiais e Conservação e Restauro" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2016/06/16
Concluído
Direito do Património Cultural (Pós-Graduação)
Especialização em com a tese "A Conservação e Restauro e o Conservador-restaurador na Legislação Portuguesa"
Universidade de Lisboa Faculdade de Direito, Portugal
15
2009 - 2010
Frequentou
Conservação e Restauro (Mestrado)
Especialização em Escultura (barro cozido policromado)
Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Análise e caracterização histórica, técnica e material de duas esculturas em barro cozido policromado de Alcobaça" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2007/12/14
Concluído
Conservação e Restauro (Licenciatura)
Especialização em Escultura (marfim)
Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Análise e caracterização de marfins indo-portugueses por espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) (17 valores)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
2000/07/24
Concluído
Conservação e Restauro (Bacharelato)
Especialização em Escultura (madeira policromada)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Pendente de São Mateus - Escultura em madeira policromada (16 valores)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/12/01 - 2024/12/31 Colocacão e montagem de peças na exposição permanente, nomeadamente esculturas, biombos, têxteis e pinturas, reorganização das reservas e tratamento de Conservação e Restauro de peças Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Casa Ásia, Colecção Francisco Capelo - Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal
2023 - 2024/12/31 Responsabilidade-técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro do presépio, século XVIII, barro cozido policromado e estofado, da Capela da Nossa Senhora do Monte e São Gens Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Paróquia de Santo André e Santa Marinha de Lisboa , Portugal
2024/04/16 - 2024/07/06 Responsabilidade-técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro de peças para a exposição "AD GLORIAM DEI. Do património histórico e artístico das irmandades de Mafra" Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Câmara Municipal de Mafra, Portugal
(...)
2023/09/13 - 2023/12/31 Acompanhamento técnico da entrada, desembalagem, verificação, marcação e colocação das peças na exposição permanente e nas reservas, bem como o tratamento de Conservação e Restauro de muitas delas Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Casa Ásia, Colecção Francisco Capelo - Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Portugal
2023 - 2023 Responsabilidade-técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro do sacrário, século XVIII, madeira policromada e dourada, da Igreja da Misericórdia Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Santa Casa da Misericórdia do Montijo, Portugal
2022 - 2022 Responsabilidade-técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro de um Presépio, séc. XVIII, Joaquim Barros Laborão, madeira e barro cozido policromados. Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Museu Nacional de Arte Antiga, Portugal
2022 - 2022 Responsabilidade-técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro de cinco esculturas, em pedra e madeira policromada e estofada, dos séculos XIV a XVIII Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Irmandade do Senhor dos Passos do Mosteiro de Santos-o-Novo, Portugal
2021 - 2021 Responsabilidade técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro do tacelo do Calvário, séc. XVI, Andrea della Robbia, barro cozido policromado e vidrado. Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Museu Nacional de Arte Antiga, Portugal
2021 - 2021 Responsabilidade-técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro da escultura "Êxtase de Santa Maria Madalena", c. 1675, barro cozido policromado, 1.ª oficina de Alcobaça Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Museu Nacional de Arte Antiga, Portugal
2020 - 2020 Responsabilidade técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro do Túmulo do Rei D. Pedro I de Portugal, pedra calcária, 1361-1367. Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Portugal
2020 - 2020 Responsabilidade-técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro da escultura de Santa Maria, pedra calcária, século XIV. Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Portugal
2019 - 2019 Responsabilidade-técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro da Cópia da Roda da Fortuna do túmulo do Rei D. Pedro I de Portugal, Costa Motta, 1910, gesso. Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Portugal
2019 - 2019 Responsabilidade-técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro do Crucifixo monumental, século XVII, madeira policromada Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Portugal
(...)
2019 - 2019 Responsabilidade-técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro do Báculo do Cardeal Patriarca D. Tomás de Almeida, 1733, madeira dourada. Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Palácio Nacional de Mafra, Portugal
(...)
2016 - 2019 Responsabilidade-técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro de cinco esculturas da Procissão da Penitência da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, 1734, Manuel Dias, madeira policromada Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra, Portugal
2018 - 2018 Responsabilidade-técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro da escultura de Santo Eustáquio, século XVII, madeira policromada e dourada, da Igreja de Santo Eustáquio Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Paróquia de Santo Eustáquio de Alpiarça, Portugal
2018 - 2018 Responsabilidade-técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro da escultura de Nossa Senhora do Carmo impondo o escapulário a São Simão Stock, século XVII, Luisa Roldan, barro policromado Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça, Portugal
2018 - 2018 Responsabilidade-técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro de duas esculturas, Santa Maria Madalena e São João Evangelista, c. 1675, barro cozido policromado, 1.ª oficina de Alcobaça Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
2017 - 2017 Responsabilidade-técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro do Trono da exposição do Santíssimo Sacramento na Semana Santa, século XVIII, madeira policromada e dourada Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Palácio Nacional de Mafra, Portugal
(...)
2016 - 2016 Responsabilidade-técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro de três esculturas representando a Virgem com o Menino, São Pedro e Santa Catarina, séculos XIV e XV, pedra policromada. Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Museu Nacional de Arte Antiga, Portugal
2016 - 2016 Responsabilidade-técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro do Túmulo de D. Nuno Álvares Pereira, 1758, madeira policromada. Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Museu Arqueológico do Carmo, Portugal
2016 - 2016 Responsabilidade-técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro do Grupo escultórico Casamento Místico de Santa Catarina, 1653, Fr. Jorge dos Reis e Fr. Francisco de Santa Águeda, barro cozido poli Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Museu Nacional de Arte Antiga, Portugal
2015 - 2015 Co-coordenação da intervenção da Igreja da Misericórdia de Vila Alva , abrangendo peças de Escultura e Talha Dourada, Pintura Mural e Pintura. Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Santa Casa da Misericórdia de Vila Alva, Portugal
2015 - 2015 Responsabilidade-técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro de uma escultura representando Santa Maria, século XVIII, madeira policromada e dourada, pertencente à Igreja de Santa Maria Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Paróquia de Santa Maria e São Miguel de Sintra, Portugal
2013 - 2013 Responsabilidade-técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro da Escultura de Virgem com o Menino, séc. XVI, madeira policromada e estofada (MNAA, Inv. Esc. 1430). Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Museu Nacional de Arte Antiga, Portugal
2013 - 2013 Responsabilidade-técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro do cruzeiro manuelino "Cruz de Portugal", séc. XVI, pedra calcária. Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Câmara Municipal de Silves, Portugal
2013 - 2013 Responsabilidade-técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro da escultura de Nossa Senhora da Ajuda, século XIV, pedra policromada, da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda da Vestiaria Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda da Vestiaria, Portugal
2011 - 2011 Responsabilidade-técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro do grupo escultórico O Sacrifício de Isaac, séc. XVIII, Simon Troger (1693-1768), marfim e pau-santo. Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Palácio Nacional da Pena, Portugal
2010 - 2010 Responsabilidade-técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro da escultura de Santa Maria Madalena, c.1670, barro cozido policromado (MNAA, Inv. Esc. 2506). Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Museu Nacional de Arte Antiga, Portugal
2009 - 2009 Responsabilidade-técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro do túmulo de D. Inês de Castro, 1361-1367, pedra calcária. Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Portugal
2008 - 2008 Responsabilidade-técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro do plano horizontal do grupo escultórico do retábulo do Trânsito de São Bernardo, c. 1675-1690, barro cozido policromado. Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Portugal
2007 - 2007 Responsabilidade-técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro da escultura de Santa Maria de Alcobaça, c. 1776-1779, madeira policromada e estofada, Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Portugal
2007 - 2007 Responsabilidade-técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro de um retábulo, finais do século XVII, madeira dourada, da Igreja de São Pedro Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Paróquia de São Pedro e São Tiago de Torres Vedras, Portugal
2006 - 2006 Responsabilidade-técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro de Cinquenta e nove relicários, c. 1670-1672, madeira e barro cozido policromado e estofado. Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Portugal
2005 - 2005 Responsabilidade-técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro de Oito esculturas, sécs. XVI e XVII, madeira policromada, Igreja de São Miguel de Escarigo. Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Republica Portuguesa Direção-Geral do Património Cultural, Portugal
2004 - 2004 Responsabilidade-técnica pelo tratamento de Conservação e Restauro de Onze esculturas, sécs. XV ao séc. XVIII, pedra e madeira policromada e estofada, Igreja de N.ª Sr.ª da Encarnação de Vila Ruiva Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, Portugal
Republica Portuguesa Direção-Geral do Património Cultural, Portugal
2002 - 2004 Conservador-restaurador, colaborador Atelier de Conservação e Restauro de Escultura e Talha Dourada , Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Remígio, André Varela. "O papel do biólogo Júlio Augusto Henriques na Conservação e Restauro no Romantismo Português". Trabalho apresentado em 2.º Colóquio "Saudade Perpétua", Ponta Delgada, 2018.
    Publicado
  2. Remígio, André Varela; Carvalho, Maria João Vilhena de; Franco, Anísio. "O retábulo de Santa Catarina da Carnota: prelúdios da retabulística monástica em barro cozido". Trabalho apresentado em O Retábulo no Espaço Ibero-americano: Forma, Função e iconografia, Lisboa, 2015.
    Publicado
  3. Remígio, André Varela; Veiga, João Pedro; Moura, Carlos. Autor correspondente: Remígio, André Varela. "Um contributo da Conservação e Restauro para o estudo da escultura monumental em barro cozido policromado do Real Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça". Trabalho apresentado em IV Congresso de História da Arte Portuguesa: Homenagem a José-Augusto França, Lisboa, 2012.
    Publicado
  4. Remígio, André Varela. "A produção da escultura monumental em barro cozido policromado do Real Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça". Trabalho apresentado em Mosteiros Cistercienses: História, Arte, Espiritualidade e Património, Alcobaça, 2012.
    Publicado
  5. Remígio, André Varela; Moura, Carlos; Veiga, João Pedro. Autor correspondente: Remígio, André Varela. "Monumental polychrome clay sculpture in blocks". Trabalho apresentado em Polychrome Sculpture: Artistic Tradition and Construction Techniques Proceedings ICOM-CC Interim Meeting, Glasgow, 2012.
    Publicado
  6. Remígio, André Varela. "O tratamento de Conservação e Restauro dos túmulos do Rei D. Pedro I e de Dona Inês de Castro". Trabalho apresentado em Pedro e Inês - o Futuro do Passado. Congresso Internacional, Alcobaça, 2012.
    Publicado
  7. Remígio, André Varela. "O exemplo do Conservador-restaurador em Portugal". Trabalho apresentado em VI Encontro de Museus de Países e Comunidades de Língua Portuguesa, Lisboa, 2011.
    Publicado
  8. Remígio, André Varela. "O retábulo da capela-mor da igreja do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça e o tratamento de Conservação e Restauro da escultura da Virgem com o Menino". Trabalho apresentado em IV Congreso Internacional sobre el Cister en Portugal y en Galicia, Braga, 2009.
    Publicado
  9. Remígio, André Varela. "Relicários do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça". Trabalho apresentado em A Prática da Teoria, Tratamentos de Conservação e Restauro, Lisboa, 2009.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Remígio, André Varela. "Os curiosos e biscateiros da Universidade da Vida", Público, 2023, Opinião, https://www.publico.pt/2023/04/23/opiniao/opiniao/curiosos-biscateiros-universidade-vida-2047214.
  2. Remígio, André Varela. "Contratação de conservadores-restauradores, miragem ou realidade?", Público, 2023, Opinião, https://www.publico.pt/2023/01/18/culturaipsilon/opiniao/contratacao-conservadoresrestauradores-miragem-realidade-2035213.
  3. Remígio, André Varela. "A Praça do Império (da Demagogia)", Público, 2021, Opinião, https://www.publico.pt/2021/02/26/opiniao/noticia/praca-imperio-demagogia-1952156.
  4. Remígio, André Varela; Pereira, Filipa. "Tratamento de Conservação e Restauro da Braseira do Fogo Novo do Sábado Santo da Basílica de Nossa Senhora e Santo António de Mafra", O Carrilhão, 2017
Artigo em revista
  1. Remígio, André Varela. "Tratamentos de Conservação e Restauro de Esculturas Monumentais em Barro Cozido Policromado". Imagem Brasileira 11 (2021): 113-124. https://www.eba.ufmg.br/revistaceib/index.php/imagembrasileira/issue/view/14.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Remígio, André Varela. "A Conservação e Restauro em Portugal: sem rei nem roque". Boletim ICOM Portugal III 10 (2017): 58-59. https://icom-portugal.org/2017/10/23/boletim-icom-portugal-serie-iii-n-o-10-out-2017/.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Remígio, André Varela. "The altarpiece of the Transit of the Soul of Saint Bernard of the Real Monastery of Saint Mary of Alcobaça: history, execution and conservation". Conservar Património 15-16 (2012): 3-30. http://dx.doi.org/10.14568/cp15-16_1.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14568/cp15-16_1
  4. Remígio, André Varela. "Conservação e Restauro vs História da Arte". Newsletter, Associação Portuguesa de Historiadores da Arte 6 (2011): 5-5. https://apha.pt/archives/category/newsletter.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Remígio, André Varela. "Imagens ou Esculturas? Entre as expectativas dos fiéis e as necessidades da intervenção". Invenire, Revista de Bens Culturais da Igreja 3 (2011): 52-52.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Remígio, André Varela. "The Law n. 140/2009 as instrument for the safeguard of cultural heritage and the recognition of the role of the conservator-restorer in Portugal". Conservar Património 12 (2010): 43-50. http://dx.doi.org/10.14568/cp12_4.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14568/cp12_4
  7. Remígio, André Varela. "Macroscopic Identification of Hippopotamus Ivory Sculptures". ICOM-CC Working Group Sculpture, Polychromy, and Architectural Decoration Newsletter 3 (2010): 8-11.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Remígio, André Varela. "Two monumental polychromed clay sculptures of Alcobaça". ICOM-CC Working Group Sculpture, Polychromy, and Architectural Decoration Newsletter 2 (2010): 16-18.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Remígio, André Varela. "The Monastery of Saint Mary of Alcobaça. The Conservation-Restoration of the Sanctuary Reliquaries". e_conservation 11 (2009): 67-91.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Remígio, André Varela. "ARP - Professional Association of Conservators-Restorers of Portugal". e-conservation 3 (2008): 92-96.
    Acesso aberto • Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Remígio, André Varela. "O Presépio da Capela de Nossa Senhora do Monte e São Gens de Lisboa", Moda&Moda, 2022, https://www.modaemoda.pt/c%C3%B3pia-um-novo-jardim-gulbenkian-1.
  2. Remígio, André Varela. "A Autenticidade das Obras de Arte", L+arte, 2011
  3. Remígio, André Varela. "Técnicas Decorativas de Estofos de Esculturas Barrocas", L+arte, 2011
  4. Remígio, André Varela. "Técnicas Decorativas de Estofos de Esculturas Barrocas", L+arte, 2010
  5. Remígio, André Varela. "Intervenção Mínima", L+arte, 2010
  6. Remígio, André Varela. "A matéria da Criação em tacelos", L+arte, 2010
  7. Remígio, André Varela. Autor correspondente: Remígio, André Varela. "A Importância da Formação", L+arte, 2010
  8. Remígio, André Varela. "Esculpindo dentes de hipopótamo", L+arte, 2010
Capítulo de livro
  1. Remígio, André Varela. ""Concertos", Arranjos, Limpezas e Conservação' em Irmandades de Mafra". In Mafra Sacra, 262-283. Portugal: Zéfilo, 2017.
    Publicado
  2. Carvalho, Maria João Vilhena de; Franco, Anísio; Remígio, André Varela. "O retábulo de Santa Catarina da Carnota: prelúdios para a identificação de uma tipologia franciscana". In O Retábulo no Espaço Ibero-Americano: forma, função e iconografia, 167-180. Lisboa, Portugal: Instituto de História da Arte da FCSH-Nova, 2016.
    Publicado
  3. Remígio, André Varela. "Escultura, A Cultura da Escultura Cultual". In Eva Raquel Neves (coord. ) Igreja de Nossa Senhora da Piedade, 82-85. Santarém, Portugal: Diocese de Santarém, 2008.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Remígio, André Varela. A Importância do Riso... para o Conservador-restaurador in Silveira, Maria de Aires (coord.) A Importância do Riso. Museu e Centro de Arte de Figueiró dos Vinhos, 2023.
  2. Remígio, André Varela. São João Baptista in Eva Raquel Neves (coord. ) Catedral e Museu Diocesano de Santarém. Museu Diocesano de Santarém, 2021.
  3. Remígio, André Varela. Sagrada Família in Eva Raquel Neves (coord. ) Catedral e Museu Diocesano de Santarém. Museu Diocesano de Santarém, 2021.
  4. Remígio, André Varela. Santo André in Eva Raquel Neves (coord. ) Catedral e Museu Diocesano de Santarém. Museu Diocesano de Santarém, 2021.
  5. Remígio, André Varela; Loja, Marco. Santa Iria in Eva Raquel Neves (coord. ) Catedral e Museu Diocesano de Santarém. Museu Diocesano de Santarém, 2021.
  6. Remígio, André Varela. Nossa Senhora do Resgate dos Pescadores (?) in Eva Raquel Neves (coord. ) Catedral e Museu Diocesano de Santarém. Museu Diocesano de Santarém, 2021.
  7. Remígio, André Varela. 'Santa Catarina' in "Maria do Céu e Luís Pereira de Sampaio, uma Colecção em Foco". Museu de Cerâmica de Alcobaça, 2019.
  8. Remígio, André Varela. 'Forma de Bolos' in "Maria do Céu e Luís Pereira de Sampaio, uma Colecção em Foco". Museu de Cerâmica de Alcobaça, 2019.
Edição de livro
  1. Remígio, André Varela; Lima, Augusta. Directório de Conservadores-restauradores - 2008. Portugal: Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal. 2009.
    Publicado • Editor
  2. Remígio, André Varela; Roldão, Élia; Antunes, Vasco; Casquiço, Sónia; Dias, João Paulo; Zarazúa, Isabel; Lourenço, Miguel; et al. A Prática da Teoria, Tratamentos de Conservação e Restauro. Lisboa, Portugal: Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal. 2009.
    Publicado • Editor
  3. Remígio, André Varela; Lima, Augusta. Directório de Conservadores-restauradores - 2007. Lisboa, Portugal: Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal. 2008.
    Publicado • Editor
Entrada de dicionário
  1. Remígio, André Varela. "André Monteiro da Cruz". In Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa. Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/NOVA, 2022. https://institutodehistoriadaarte.com/publications/dicionario-quem-e-quem-na-museologia-portuguesa-2nd-ed/.
    Publicado
  2. Remígio, André Varela. "Carlos Augusto Bonvalot". In Dicionário: Quem é Quem na Museologia Portuguesa. Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/NOVA, 2022. https://institutodehistoriadaarte.com/wp-content/uploads/2022/05/Dic_QuemQuem_2ed.pdf.
    Publicado
  3. Remígio, André Varela. "Domingos Pereira de Carvalho". In Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa. Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/NOVA, 2022. https://institutodehistoriadaarte.com/wp-content/uploads/2022/05/Dic_QuemQuem_2ed.pdf.
    Publicado
  4. Remígio, André Varela. "Fernando Mardel". In Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa. Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/NOVA, 2022. https://institutodehistoriadaarte.com/wp-content/uploads/2022/05/Dic_QuemQuem_2ed.pdf.
    Publicado
  5. Remígio, André Varela. "Francisco Assis Rodrigues". In Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa. Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa, 2022. https://institutodehistoriadaarte.com/wp-content/uploads/2022/05/Dic_QuemQuem_2ed.pdf.
    Publicado
  6. Pinto, Carla Alferes; Remígio, André Varela. "José Bérnard Guedes Salgado". In Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa. Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/NOVA, 2022. https://institutodehistoriadaarte.com/wp-content/uploads/2022/05/Dic_QuemQuem_2ed.pdf.
    Publicado
  7. Remígio, André Varela. "Luiz Tirinnanzi". In Quem é Quem na Museologia Portuguesa. Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa, 2022. https://institutodehistoriadaarte.com/wp-content/uploads/2022/05/Dic_QuemQuem_2ed.pdf.
    Publicado
  8. Remígio, André Varela. "Manuel António de Moura". In Dicionário: Quem é Quem na Museologia Portuguesa. Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa, 2022. https://institutodehistoriadaarte.com/wp-content/uploads/2022/05/Dic_QuemQuem_2ed.pdf.
    Publicado
  9. Remígio, André Varela. "Maria José Taxinha". In Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa. Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa, 2022. https://institutodehistoriadaarte.com/wp-content/uploads/2022/05/Dic_QuemQuem_2ed.pdf.
    Publicado
  10. Remígio, André Varela. "Pietro Maria Guarienti". In Dicionário: Quem é Quem na Museologia Portuguesa. Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa, 2022. https://institutodehistoriadaarte.com/wp-content/uploads/2022/05/Dic_QuemQuem_2ed.pdf.
    Publicado
  11. Pinto, Carla Alferes; Remígio, André Varela. "SALGADO, José Bénard Guedes". In Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa: Edição revista e ampliada, 2022.
Poster em conferência
  1. Remígio, André Varela. "Conservação e Restauro de Relicários do Santuário do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça". 2006.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/04/28 O Conservador-restaurador Feira Universitária
Associação de Antigos Alunos da Escila Secundária de Linda-a-Velha (Linda-a-Velha, Portugal)
2024/10/12 Tratamento de Conservação e Restauro do Presépio da Capela da Nossa Senhora do Monte e São Gens, em Lisboa. André Godinho Varela Remígio
Paróquia de Santo André e Santa Marinha (Lisboa, Portugal)
2022/11/25 The relics of the Santuary of the Royal Monastery of Saint Mary of Alcobaça: history, execution and conservation - a review Relics Conference 2021
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2021 Tratamento de Conservação e Restauro do Túmulo do Rei D. Pedro I de Portugal Visitas Guiadas
Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça (Alcobaça, Portugal)
2021 Tratamento de Conservação e Restauro do Túmulo do Rei D. Pedro I de Portugal Visita Guiada
Grupo "Saudade Perpétua" (Alcobaça, Portugal)
2019/10/26 O Tratamento de Conservação e Restauro do Cristo da Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça Conferência SOS Património da Região dos Antigos Coutos de Cister
Jornal Alcoa (Alcobaça, Portugal)
2017/09/26 Tratamento de Conservação e Restauro da braseira do Fogo Novo do Sábado Santo da Basílica de Nossa Senhora e Santo António de Mafra
Grémio Literário (Lisboa, Portugal)
2017/02/11 Tratamento de Conservação e Restauro das esculturas da Igreja de Nossa Senhora do Carmo de Murgeira Sessão de Esclarecimento
Paróquia de Santo André de Mafra (Mafra, Portugal)
2016/09/21 O retábulo de Santa Catarina da Carnota Obras em Foco
Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa, Portugal)
2015/11/11 A Cidadania na Defesa do estatuto Profissional do Conservador-restaurador III Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2015/07/17 Barristas de Alcobaça: História, Técnica e Conservação Conversas no Museu sobre Arte
Museu de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2014/05/29 Santuário, Trânsito de São Bernardo, Santa Maria Madalena: Conservação e Restauro Seminário Internacional Escultura Monumental de Escultura em Terracota do Mosteiro de Alcobaça
Instituto Politécnico de Tomar/DGPC/Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça (Alcobaça , Portugal)
2013/10/19 Integração Cromática de lacunas em Escultura I Encontro Internacional de Reintegração Cromática de Bens Culturais
Universidade Católica Portuguesa (Porto)
2011/04/08 O retábulo do Trânsito de São Bernardo: história, execução e conservação Encontro Elementos escultóricos em terracota: estudo e recuperação
Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça (Alcobaça, Portugal)
2009/11/26 A escultura em barro cozido do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça e o tratamento de Conservação e Restauro dos Relicários do Santuário Simpósio Conservação e Restauro de Talha e Escultura Preservar o Passado, Garantir o Futuro
Universidade Portucalense (Porto, Portugal)
2009 14 anos pelas boas práticas da Conservação e Restauro Sessão de Esclarecimento
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2009 14 anos pelas boas práticas da Conservação e Restauro Sessão de Esclarecimento
Instituto Politécnico de Tomar (Tomar, Portugal)
2005 O Percurso até à Acreditação Profissional em Portugal Seminário Internacional: A Situação do Conservador-restaurador em Portugal e no Brasil
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2013 - Atual ICOM-CC SPAD Working Group Interning Meeting (2013/03/17)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
International Council of Museums Committee for Conservation, França
2022 - 2022 3.º Colóquio Saudade Perpétua, Arte, Cultura e Património do Romantismo (2022/10/07 - 2022/10/09)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Saudade Perpétua, Portugal
2018 - 2018 2.º Colóquio Saudade Perpétua, Arte, Cultura e Património do Romantismo (2018/09/28 - 2018/09/30)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Saudade Perpétua, Portugal
2009/04/01 - 2009/05/30 II Jornadas A Prática da Teoria (2009/05/29 - 2009/05/30)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal, Portugal
2009 - 2009 Curso Enquadramento Fiscal da profissão do Conservador-restaurador em sede de IRS, IRC e IVA (2009/03/19)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal, Portugal
2009 - 2009 Iniciação à Iconografia (2009/10 - 2009/12)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal, Portugal
2007 - 2007 Liderança (2007/04/19 - 2007/04/20)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal, Portugal
2007 - 2007 Escrita de um Artigo Científico (2007/06/04 - 2007/06/05)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal, Portugal
2007 - 2007 Métodos laboratoriais de exame para o estudo de pinturas, A imagem não visível (2007/10/15 - 2007/10/16)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/09/11 - 2021/09/11 «Por Ordem na História», mesa-redonda em que se discutiu o associativismo profissional na área da História, dando o exemplo do caso do conservador-restaurador.
Mesa-redonda
6.º «Encontros com História»
Histórias Sábias, Portugal
2018/03/26 - 2018/03/26 Participação no "Dia Aberto da Conservação", através de uma apresentação oral, posters e stand.
Encontro
"Encontra o teu Futuro"
Universidade NOVA de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024 - 2024 3.º Colóquio "Saudade Perpétua", Alpiarça

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/06/21 - Atual Parecer sobre a destruição do painel de azulejos com a representação de São Bento, por solicitação de uma das partes Tribunal Judicial da Mealhada, Portugal
2014/01/24 - 2014/01/24 Parecer sobre o anteprojecto de proposta de decreto-lei sobre o sistema de acreditação e registo de conservadores-restauradores com funções de coordenação de intervenções de Conservação e Restauro, integrador no grupo de trabalho do Fórum de Conservadores-restauradores, por solicitação da Direcção-Geral do Património Cultural Fórum de Conservadores-Restauradores, Portugal
2009 - 2009 Parecer do anteprojecto de D.L. n.º 140/2009, integrado no grupo de trabalho da Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal, por solicitação da Direcção-Geral do Património Cultural Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021 - 2021 Seminário, «O papel do Fórum de conservadores-restauradores na valorização e divulgação do património cultural» no âmbito da cadeira «Problemas atuais da Conservação» Conservação e Restauro (Mestrado) Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2018 - 2018 Seminário sobre «O Conservador-restaurador no Mercado de Trabalho», no âmbito da cadeira «Empreendorismo e Estratégia Empresarial» Conservação e Restauro (Mestrado) Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2012 - 2012 Seminário sobre a «Escultura Integrada no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça» Conservação e Restauro (Mestrado) Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal
2010 - 2010 Visita guiada sobre a «Escultura em barro cozido policromado do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça» no âmbito das cadeiras de «Conservação e Restauro Aplicada» (1º ano) e «Estágio - área de materiais cerâmicos» (2º ano) Conservação e Restauro (Mestrado) Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2020/06/16 "Património. Intervenção no túmulo de D. Pedro I em regime de obra aberta" Alcôa
2020/06/11 Património - O Túmulo que fala do amor de Pedro e Inês Público
2014/02/18 Entrevista dada a propósito da má intervenção das esculturas da "Última Ceia" do Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira, Oliveira do Hospital, em representação do Fórum de Conservadores-restauradores Correio da Manhã
2010/04/23 Entrevista no âmbito da rubrica "Na Ofinida de", da revista Tabu. Expresso

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2020/06/29 - Atual Fantástico - Tv Globo Restauração desastrosa de quadro da Virgem Maria na Espanha viraliza; veja outros casos
2018/02/08 - Atual Linha da Frente - RTP 1 Estado de Abandono - Degradação do Forte de Santo António do Estoril
2017/11/17 - Atual Telejornal - RTP 1 Comemoração do tricentenário do Real Edifício de Mafra
2016/03/09 - Atual RTP NOTÍCIAS D. Dinis, um túmulo escondido à espera de dignidade
2014/02/21 - Atual TVI Notícias - TVI Intervenção no grupo escultórico da "Última Ceia", do Santuário da Nossa Senhora das Preces, em Oliveira do Hospital, em nome do Fórum de Conservadores-restauradores
2014/02/20 - Atual SIC Notícias - SIC Intervenção no grupo escultórico da "Última Ceia", do Santuário da Nossa Senhora das Preces, em Oliveira do Hospital, em nome do Fórum de Conservadores-restauradores
2009/12/06 - Atual Câmara Clara - RTP 2 Conservação e Restauro de Arte Sacra
2007/03/03 - Atual Antena 1 Tratamento de Conservação e Restauro da escultura da Virgem com o Menino

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2011 - Atual Fórum de Conservadores-restauradores (FCr) Criador e administrador
2009 - Atual International Council of Museums (ICOM) Regular Member n.º 55300
2007/04/10 - Atual Associação de Amigos do Mosteiro de Alcobaça (AMA) Sócio fundador
1999/05/27 - Atual Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal (ARP) Sócio n.º 77
1998 - Atual Associação para o Desenvolvimento da Conservação e Restauro (ADCR) Sócio n.º 150
2001 - 2009 Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal (ARP) Vogal da Direcção
Distinções

Prémio

2017 Prémio do Melhor Estudo sobre Museologia para a tese "A Conservação e Restauro e o Conservador-restaurador na Legislação Portuguesa", apresentado no Curso Pós-Graduado em Direito do Património Cultural, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
Associação Portuguesa de Museologia (APOM), Portugal