???global.info.a_carregar???
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professora Titular da Universidade Federal Fluminense, no curso de Estudos de Mídia e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, onde coordena o LabCult - Laboratório de Pesquisa em Culturas Urbanas e Tecnologias da Comunicação. Foi investigadora visitante no DEp. de Sociologia na Universidade do Porto, Portugal (2022/2023); no Departamento de Música do King's College, London,U.K. (bolsa CAPES estágio sênior, 2015/2016) e na McGill University, Montreal (2008), Canadá, também com bolsa de pós-doutorado CAPES. Tem experiência na área de Comunicação, Cultura e Tecnologias, com ênfase em pesquisas e publicações na subárea temática de som, música, cultura pop, fãs e entretenimento na cultura digital e música e identidades no Brasil. É pesquisadora do CNPq desde o ano de 2000 e sua pesquisa atual intitula-se "Música pop-periférica: política, ativismo e controvérsias nas plataformas digitais." Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense entre 2009-2013; e participou da Diretoria da Associação dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - Compós, biênio 2003/2005.
Identification

Personal identification

Full name
Simone Maria Andrade Pereira de Sá

Citation names

  • Sá, Simone

Author identifiers

Ciência ID
1315-E5E5-585D

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
Spanish; Castilian Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Upper intermediate (B2)
Italian Elementary (A2) Advanced (C1) Elementary (A2) Intermediate (B1) Elementary (A2)
French Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Upper intermediate (B2) Advanced (C1) Upper intermediate (B2)
Education
Degree Classification
1992 - 1996
Concluded
Comunicação (Doctor)
Major in Música Popular Brasileira
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
"Baiana Internacional - O Brasil de Carmen Miranda e as lentes de Hollywood" (THESIS/DISSERTATION)
1987 - 1991
Concluded
Comunicação (Master)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
"Os Anos Dourados - Copacabana e o imaginário urbano dos anos 50" (THESIS/DISSERTATION)
1980 - 1984
Concluded
Ciências Sociais (Bachelor)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2022 - Current Associate Professor (University Teacher) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil
2022 - Current Assistant Professor (University Teacher) Universidade Feevale, Brazil
Universidade Feevale, Brazil
2015 - Current Invited Assistant Professor (University Teacher) King's College London, United Kingdom
King's College London, United Kingdom
1999 - Current Full Professor (University Teacher) Universidade Federal Fluminense, Brazil
Universidade Federal Fluminense, Brazil
2013 - 2014 Invited Assistant Professor (University Teacher) McGill University, Canada
McGill University, Canada
1995 - 1999 Assistant Professor (University Teacher) Faculdade Carioca, Brazil
Faculdade Carioca, Brazil
1992 - 1998 Full Professor (University Teacher) Faculdade Pinheiro Guimarães, Brazil
Faculdade Pinheiro Guimarães, Brazil
Projects

Grant

Designation Funders
2015 - 2016 Materialities, ties and performances of Brazilian musical scenes on digital platforms
N/A
Principal investigator
King's College London, United Kingdom
Concluded
2013 - 2016 Música, mídia, espaços urbanos e terrritórios virtuais
N/A
Principal investigator
Universidade Federal Fluminense, Brazil
Concluded

Contract

Designation Funders
2022 - Current Identificando potencialidades nas cenas locais e subsidiando Políticas Culturais renovadas para as principais Cidades Musicais do país
N/A
Principal investigator
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil
Ongoing
2022 - Current Plataformização da produção cultural no Brasil
N/A
Principal investigator
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Ongoing
2021 - Current Música pop-periférica: política, ativismo e controvérsias nas plataformas digitais
N/A
Principal investigator
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Ongoing
2018 - Current Empreendedorismo Afinado: As estratégias das cooperativas Musicais Brasileiras
N/A
Principal investigator
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Ongoing
2017 - 2021 Estratégias de visibilidade da música pop-periférica do Brasil contemporâneo: entre o local, o transnacional e o periférico.
N/A
Principal investigator
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil
Concluded
2014 - 2020 Cartografias do Urbano na Cultura Musical e Audiovisual: Som, Imagem, Lugares e Territorialidades em perspectiva comparada
N/A
Principal investigator
Universidade Federal Fluminense, Brazil

Universidade Federal de Pernambuco, Brazil

Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brazil
Concluded

Other

Designation Funders
2013 - 2017 Materialidades, vínculos e performances das cenas musicais no ambiente das plataformas digitais
N/A
Principal investigator
Universidade Federal Fluminense, Brazil
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Sá, Simone. Música pop-periférica brasileira: videoclipes, performances e tretas na cultura digital. Brazil: Appris. 2021.
    Published
  2. Sá, Simone; Bittencourt, L.; Cunha, S. E.; Silveira, J.. Cooperativismo Afinado: história e legado das cooperativas musicais no Brasil no século XXI. João Pessoa, Brazil: Marca de Fantasia. 2021.
    Published
  3. Sá, Simone; Amaral, A. R.; Janotti Jr., J.. Territórios Afetivos da Imagem e do Som. Belo Horizonte, Brazil: Selo Editorial UFMG. 2020.
    Published
  4. Sá, Simone; Polivanov, B. B.; Cunha, S. E.. Música. Som e Cultura Digital: Perspectivas comunicacionais brasileiras. Rio de Janeiro, Brazil: E-Papers. 2016.
    Published
  5. Sá, Simone; Carreiro, R.; Ferraraz, R.. Cultura Pop. Salvador, Brazil: EDUFBA. 2015.
    Published
  6. Sá, Simone; Janotti Jr., J.. Cenas Musicais. Guararema, Brazil: Anadarco. 2013.
    Published
Book chapter
  1. Sá, Simone. "Para Além da Garota de Ipanema: negociações da identidade carioca construídas no videoclipe da cantora Anitta". In Artivismos urbanos: sobrevivendo em tempos de urgências, edited by Cintia Sanmartin Fernandes; Micael Herschmann; Rose de Melo Rocha; Simone Luci Pereira, 251-270. Porto Alegre, Brazil: Sulina, 2022.
    Published
  2. Sá, Simone; Evangelista, S.. "Guitarras conservadoras: rock como trilha sonora da convocação a atos políticos do neoconservadorismo brasileiro". In O Rock Errou, edited by Thiago Pereira Alberto; Jonas Pilz; Jeder Janotti Jr., 141-162. Belo Horizonte, Brazil: Selo da UFMG, 2022.
    Published
  3. Sá, Simone; Soares, T.. "The Performative Negotiations of Beyoncé in Brazilian Bodies and the Construction of the Pop diva in Ludmilla's Funk Carioca and Gaby Amaranto's Tecnobrega". In Beyoncé in the world: Making meaning with queen bey in troubled times, edited by Cristina Baade; Krisntin McGee, 191-211. Middletown, Connecticut, United States: Wesleyan University Press, 2021.
    Published
  4. Sá, Simone; Amaral, A. R.; SanMartin, C.; Vladi, N.; Liska, M.. "Música, ativismo e resistências nas disputas da cultura pop: diálogos com Adriana Amaral, Cíntia Sanmartin Fernandes, Mercedes Liska e Simone Pereira de Sá". In Resistências compartilhadas: comunicação, liberdade e cidadania, edited by Nair Prata; Sônia Jaconi; Rodrigo Gabrioti; Genio Nascimento, 1-471. São Paulo, Brazil: Intercom, 2021.
    Published
  5. Sá, Simone. "Digital Culture, Music Video, and the Brazilian Peripheral Pop Music Scene". In Music Scenes and Migrations: Space and Transnationalism in Brazil, Portugal and the Atlantic, edited by David Treece, 170-191. Londres, United Kingdom: Anthem Press, 2020.
    Published
  6. Sá, Simone; Vecchia, L. D.. "O álbum visual Kisses e a construção da star persona de Anitta". In Territórios Afetivos da Imagem e do Som, 30-49. Belo Horizonte, Brazil: Selo Editorial UFMG, 2020.
    Published
  7. Sá, Simone. "Anitta no Rock in Rio: negociações de corpos e territórios em performances de divas popperiféricas". In Divas Pop: O Corpo-Som das cantoras na cultura midiática, edited by Thiago Soares; Mariana Lins; Alan Mangabeira. Belo Horizonte, Brazil: Selo Editorial UFMG, 2020.
    Published
  8. Sá, Simone; Vladi, N.; Amaral, A. R.; Janotti Jr., J.; Conter, M. B.; HERSCHMANN, M.; Arruda, M.; et al. "Os sons que ecoam em tempos de pandemia - Estudos iniciais dos pesquisadores do GP Comunicação, Música e Entretenimento sobre as mudanças no universo do som e da música em decorrência da Covid-19". In Desafios da comunicação em tempo de pandemia : um mundo e muitas vozes, edited by Nair Prata; Sonia Jaconi; Genio Nascimento, 193-212. São Paulo, Brazil: Intercom, 2020.
    Published
  9. Sá, Simone; Messias, J.. "O que as práticas de mods no game Pro Evolution Soccer nos ensinam sobre a noção de entretenimento?". In Repensando o lazer na cultura digital, edited by Rafael Fortes; Juliana de Alencar Viana, 39-54. Rio de Janeiro, Brazil: E-Papers, 2019.
    Published
  10. Sá, Simone. "Cartographies of Brazilian popular and ‘peripheral’ music on YouTube: the case of Passinho dance-off". In Media and the Global South: narrative territorialities, crosscultural currents, edited by Mehita Iqani; Fernando Resende, 200-220. Nova Iorque, United States: Routledge, 2019.
    Published
  11. Sá, Simone. "'O dia em que Beyoncé se tornou negra': notas para análise do videoclipe 'pós-MTV'". In Mapeando cenas da música pop: materalidade, redes e arquivos, edited by Adriana Amaral; Ivan Bomfim; Marcelo Bergamin Conter; Gustavo Daudt Fischer; Michael N. Goddard; Fabricio Silveira, 17-47. João Pessoa, Brazil: Marca de Fantasia, 2019.
    Published
Journal article
  1. Sá, Simone; Juliana Freire ; Simone Evangelista. "Musical Performances in Digital Audiovisualities". Journal Of Popular Music Studies 35 (2023): 66-87.
    Published
  2. Sá, Simone; Vecchia, L. D.; Stoffels, L.. "Criolo e a comunidade LGBTQIA+ entre continuidades e alianças". REVISTA FRONTEIRAS (online) 24 N/A (2022): 127-140.
    Published
  3. Sá, Simone; Luccas, R.. "WHAT THE F*CK, SPOTIFY? RUPTURAS NA PERFORMANCE DE GOSTO E ATIVIDADE ALGORÍTMICA NA RETROSPECTIVA 2019". UFBA (online) 20 N/A (2022): 51-71.
    Published
  4. Sá, Simone; Cunha, S. E.. "Gêneros musicais, conservadorismo e nacionalismo: trilhas sonoras da convocação a atos políticos em defesa da presidência brasileira". INTERCOM (São Paulo, Impresso) 44 N/A (2021): 1-20.
    Published
  5. Sá, Simone; Alberto, Thiago Pereira. "As controvérsias de Morrissey e a cultura do cancelamento". REVISTA ECO-PÓS (online) 24 N/A (2021): 252-276.
    Published
  6. Sá, Simone; Medeiros, Isabella; Cunha, S. E.. "Rock versus pop: symbolic disputes at Rock in Rio music festival". Arts and the Market 11 N/A (2021): 1-18.
    Published
  7. Sá, Simone; Pereira, Alberto Thiago. "Bigmouth Strikes Again: The Controversies of Morrissey and Cancel Culture". American Behavioral Scientist 66 8 (2021): 1091-1105.
    Published
  8. Sá, Simone; Janotti Jr., J.. "Revisitando a noção de gênero musical em tempos de cultura musical digital". GALÁXIA (São Paulo, online) 41 (2019): 128-139.
    Published
  9. Sá, Simone; Guerra, Paula; Janotti Jr., J.. "Editorial: Gender is dead, pink is forever. Identidades de gênero, diferenças e culturas do-it-yourself". REVISTA CONTRACAMPO 38 (2019): 1-6.
    Published
  10. Sá, Simone; De Paulo, Rodolfo Viana. "Strike a Pose! A mediação do videoclipe Vogue em performances do carnaval carioca". Comunicação, Mídia e Consumo (online) 16 (2019): 376-396.
    Published
  11. Sá, Simone. "Cultura digital, videoclipes e a consolidação da Rede de Música Brasileira Pop Periférica". REVISTA FRONTEIRAS (online) 21 (2019): 21-32.
    Published
  12. Sá, Simone; Guerra, Paula; Janotti Jr., J.. "Editorial: Gender is dead, pink is forever. Identidades de gênero, diferenças e culturas do-it-yourself [Gender identities, differences and do-it-yourself cultures]". REVISTA CONTRACAMPO 38 (2019): 1-6. https://doi.org/10.22409/contracampo.v38i1.
    Published • 10.22409/contracampo.v38i1
  13. Sá, Simone; Evangelista Cunha, Simone. "Haters beyond the Hate: Stigma and Prejudice against Funk Carioca on YouTube". Journal of World Popular Music 4 (2017): 152-170.
    Published
  14. Sá, Simone; Polivanov, B. B.. "DJ Jesus Luz?! Controvérsias, capital subcultural e performance de gosto em uma cena de música eletrônica". Famecos 23 (2016): 1-18.
    Published
  15. Sá, Simone. "Somos Todos Fãs e Haters? Cultura Pop, afetos e performance de gosto nos sites de redes sociais". REVISTA ECO-PÓS (online) 19 (2016): 50-67.
    Published
Activities

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2023 "O Brasil tá vendo": Os enquadramentos sobre a cultura do cancelamento nas relações performáticas entre o Big Brother Brasil 21 e as audiências do Twitter
(Thesis) Main arguer
Rafaela de Carvalho Tabasnik (Master)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brazil
2023 Afinidades e Tensões entre Estado, sociedade civil, organizada e artistas. O caso do Centro Cultural Belchior
(Thesis) Arguer
Pedro Martins de Menezes (PhD)
Universidade do Porto, Portugal
2022 CONTROVÉRSIAS E ARTIVISMOS DIGITAIS NAS CENAS BRASILEIRAS DE ROCK E HEAVY METAL
(Thesis) Arguer
Gabriel Dorneles Stavele Tavares (Master)
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil
2022 Para acompanhar seu dia: Controvérsias e negociações entre o consumo das playlists situacionais do Spotify e o gosto musical
(Thesis) Arguer
Régis Wendel Rabelo Luccas (Master)
Universidade Federal Fluminense, Brazil
2022 Belchior e as articulações da nordestinidade na MPB: uma análise a partir de sons e letras
(Thesis) Arguer
Renata Louriane Moreira da Silva Menezes Constant (Master)
Universidade Federal Fluminense, Brazil
2022 E QUEM DISSE QUE MALANDRO PRECISA SER MACHO? ETNOGRAFIA DAS TRADIÇÕES, DISSENSOS DE GÊNERO E PERFORMANCES NEGRAS DOS PASSISTAS DAS ESCOLAS DE SAMBA CARIOCA
(Thesis) Arguer
Rodolfo R. Viana de Paulo (PhD)
Universidade Federal Fluminense, Brazil
2021 Mulheres na indústria da música: um estudo de caso do grupo Women In Music Brasil
(Thesis) Arguer
Paula Lopes da Cruz Novo Osório (Master)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
2021 Reagindo ao hip-hop no YouTube:análise etnográfica sobre os videos de reacão do movimento hip-hop
(Thesis) Arguer
João Pedro Pacheco Van der Sand (Master)
Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
2021 “'VIVA O SOM!': A atualização de práticas de escuta em subgêneros do rock independente em Curitiba a partir das plataformas de streaming de áudio”
(Thesis) Arguer
Felipe Viana Estivalet (PhD)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brazil
2020 Controvérsias da MPB na Rede
(Thesis) Arguer
Lais Barros Falcão de Almeida (PhD)
Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
2019 Cidades Criativas e Desenvolvimento Territorial: Uma Perspectiva de Amarante como “Cidade da Música”
(Thesis) Arguer
Luiza Alves Bittencourt Coelho (PhD)
Universidade Federal Fluminense, Brazil

Ad Hoc journal article review

Journal title (ISSN) Publisher
2012 - Current E-Compós