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Patrícia Pinto has a PhD in Quantitative Methods Applied to Economics and Management (QMAEM). She is an Associate Professor with Aggregation at the Faculty of Economics, University of Algarve (FE-Ualg). She is the coordinator of the Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being (CinTurs), funded by FCT and with a classification of Very Good, and coordinator of the PhD program in QMAEM of the FE-Ualg. Patrícia Pinto is a member of the directive board of the PhD in Tourism and the Master in Marketing Management of the FE-Ualg. Patrícia Pinto teaches course units of data analysis (statistics and econometrics) and research methods. At the beginning of 2022, she had over 120 publications, including 82 articles published in journals indexed in Web of Science and 61 also indexed in SCOPUS. She is the author or editor of 25 book chapters and six books. Patrícia co-supervised 17 doctoral theses and 29 master dissertations. She is currently supervising 10 doctoral theses and 10 master dissertations. In their professional activities interacted with 148 collaborator(s)/ co-authorship of scientific papers. She currently participates as a researcher in three funded projects and coordinates the project RESTUR - Residents' attitudes and Behavior towards Sustainable Tourism Development in the Algarve (GRANT_NUMBER: SAICT-ALG / 39584/2018). She is the editor in chief of the Journal of Tourism, Sustainability and Well-being (renamed from Journal of Spatial and Organizational Dynamics), indexed in Web of Science. Her current research interests are in applied statistics and modelling, especially in tourism destinations management, events management, destination image and branding, marketing strategies and consumer behaviour. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3153-2830 Scopus Author ID: 57226279711 ResearcherID: C-3197-2018 Ciência ID: 1215-D615-204C Google Scholar: https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=Vy_iRkUAAAAJ&view_op=list_works&authuser=1&sortby=pubdate
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Patrícia Susana Lopes Guerrilha dos Santos Pinto

Nomes de citação

  • Pinto, Patrícia

Identificadores de autor

Ciência ID
1215-D615-204C
ORCID iD
0000-0002-3153-2830

Endereços de correio eletrónico

  • pvalle@ualg.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 289800915 (Profissional)

Moradas

  • University of Algarve - Faculty of Economics (FEUALG). Campus de Gambelas, Edif. 9, 8005-139, Faro, Faro, Portugal (Profissional)

Websites

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2021/12
Concluído
Ciências Económicas e Empresariais (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Gestão
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
"Towards a Holistic Higher Education Branding" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good
2013
Concluído
n/a (Título de Agregado)
Universidade do Algarve, Portugal
"Lesson: The use of Partial Least Squares Path Modeling in Tourism Research" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved by Unanimity
2004
Concluído
Quantitative Methods Applied to Economics and Management - Branch: Statistics (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
"Modelling Consumer Behaviour in the Portuguese Recycling Program: The Logistics and Communication Planning Implications" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved by Unanimity
2004
Concluído
Métodos Quantitativos Aplicados à Economia e à Gestão (Doutoramento)
Universidade do Algarve, Portugal
"Modeling Consumer Behavior in the Portuguese Recycling Program: the Logistics and Communication Planning Implications" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito
1997
Concluído
Master in Economic and Business Sciences (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
"Dummy Variables and their Application in Linear Multiple Regression" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good
1993
Concluído
Business Organizations Management (Licenciatura)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15,5
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/11 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade do Algarve, Portugal
2014/08/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2013/04 - 2014/07 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2004/04 - 2013/04 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
1997/12 - 2004/06 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
1993/10 - 1997/12 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
1993/03 - 1993/09 Monitor (Docente Universitário) Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/12/15 - Atual Pró-Reitor Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
Universidade do Algarve, Portugal
2020/01 - Atual Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar, Portugal
2019/09 - Atual Director of the PhD programme in Quantitative Methods Applied to Economics and Management Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2015/06/01 - Atual Member of the Coordination team of the Master in Marketing Management Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2015/01/01 - Atual Coordinator of the Scientific Group of Quantitative Methods Applied to Economics and Management Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2010/06/01 - Atual Member of the Coordination team of the Master in Tourism Marketing Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2009/07/01 - Atual Member of the Coordination team of the Phd in Tourism Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2009/07/01 - Atual Member of the Scientific Committee of the Faculty of Economics, University of Algarve Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2018/03 - 2019/12 Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
Universidade do Algarve Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações, Portugal
2015/06/01 - 2019/09/30 Member of the Coordination team of the Master in Management (for the branch in Tourism) Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2015/04/01 - 2018/03 Vice-Presidente Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
Universidade do Algarve Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações, Portugal
2009 - 2017 Diretora Mestrado de Marketing Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2010/04/01 - 2014/04/09 Vice-presidente Conselho Pedagógico Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020/01/01 - 2023/12/31 Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being
UIDB/04020/2020
Universidade do Algarve, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2020/01/01 - 2023/12/31 Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being
UIDP/04020/2020
Universidade do Algarve, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2021/03/01 - 2023/02/28 MONITUR Observation and monitoring of the Algarve tourist destination: contributions for its sustainable development
ALG-45-2020-41
Investigador
Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar, Portugal
Em curso
2019/03/01 - 2023/02/28 RESTUR - Residents' attitudes and Behaviours towards Sustainable Tourism Development in the Algarve
SAICT-ALG/39584/2018
Universidade do Algarve, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/03 - 2021/02 TurExperience - Tourist experiences' impacts on the destination image: searching for new opportunities to the Algarve
SAICT-ALG/39588/2018
Investigador
Universidade do Algarve, Portugal

Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar, Portugal
Horizon 2020 Framework Programme
2019/03 - 2021/02 RESTUR - Residents' attitudes and Behaviours towards Sustainable Tourism Development in the Algarve
SAICT-ALG/39584/2018
Investigador responsável
Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar, Portugal
Horizon 2020 Framework Programme
Em curso
2018 - 2021 TrailGazersBid - An analytical & technical framework to measure returns from trail investment
Investigador
Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar, Portugal
European Regional Development Fund
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Research Center for Spatial and Organizational Dynamics
UID/SOC/04020/2019
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Turismo Sustentabilidade e Bem-Estar, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013/07 - 2015/09 Desenvolvimento de um Modelo de Referência para a Gestão da Qualidade nos Destinos Portugueses e Brasileiros
CAPES/ FCT
Investigador
Concluído
2009 - 2015 Modelação e Monitorização da Qualidade nos Destinos Turísticos
Prémio Ceratónia em Economia e Gestão (Caixa Geral de Depósitos e Universidade do Algarve)
Investigador
Concluído
2013 - 2014/08 Desenvolvimento Regional, políticas públicas e competitividade no turismo: estudo dos casos da Costa Verde e Mar (SC), Serra Gaúcha (RS) e do Litoral de Jijoca de Jericoacoara (CE)
CAPES/MI - Edital nº 055/2013 - Pró-Integração 3159/2013
Investigador
Concluído
2008 - 2010 Understanding Resident’s Attitudes Towards the Development of Tourism in the Spanish Province of Huelva and the Portuguese Region of Algarve – Programa de ações integradas Luso-Espanholas – 2009-2010
Programa de ações integradas Luso-Espanholas – 2009-2010
Investigador
Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
Concluído
2008 - 2010 Understanding Resident¿s Attitudes Towards the Development of Tourism in the Spanish Province of Huelva and the Portuguese Region of Algarve ¿ Programa de ações integradas Luso-Espanholas ¿ 2009-2010
Programa de ações integradas Luso-Espanholas 2009-2010
Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Nina Solyukova; Cristina Viegas; Patrícia Pinto. "Firm-Specific Factors Influencing the Performance of Young Small and Micro-Sized Firms Located in Algarve". Tourism (2023): https://doi.org/10.37741/t.71.1.2.
    10.37741/t.71.1.2
  2. João Viseu; Stefanie Guerreiro; Saúl Neves de Jesus; Patrícia Pinto. "Effect of psychosocial safety climate and organizational justice on affective commitment: A study in the Algarve hotel sector during the COVID-19 pandemic". Journal of Human Resources in Hospitality & Tourism (2022): https://doi.org/10.1080/15332845.2023.2154035.
    10.1080/15332845.2023.2154035
  3. Dora Agapito; Rosalie Kronenburg; Patrícia Pinto. "A review on destination social responsibility: towards a research agenda". Current Issues in Tourism (2022): https://doi.org/10.1080/13683500.2022.2091432.
    10.1080/13683500.2022.2091432
  4. "Understanding attitudes towards the adoption of nature-based solutions and policy priorities shaped by stakeholders’ awareness of climate change". Environmental Science & Policy 131 (2022): 149-159. http://dx.doi.org/10.1016/j.envsci.2022.02.007.
    10.1016/j.envsci.2022.02.007
  5. "What influences Vietnamese Airbnb travelers’ positive electronic word-of-mouth intentions? An extension of the Mehrabian – Russell model". Consumer Behavior in Tourism and Hospitality ahead-of-p ahead-of-p (2022): http://dx.doi.org/10.1108/cbth-04-2021-0084.
    10.1108/cbth-04-2021-0084
  6. Pinto, Patrícia. "Activating an artisanal saltpan: tourism crowding in or waterbirds crowding out?". International Journal of Culture, Tourism and Hospitality Research ahead-of-p ahead-of-p (2021): http://dx.doi.org/10.1108/ijcthr-04-2021-0101.
    10.1108/ijcthr-04-2021-0101
  7. Homayoun Golestaneh; Manuela Guerreiro; Patrícia Pinto; Seyed Hashem Mosaddad. "On the role of internal stakeholders in place branding". Journal of Place Management and Development ahead-of-p ahead-of-p (2021): https://doi.org/10.1108%2Fjpmd-05-2020-0041.
    10.1108/jpmd-05-2020-0041
  8. Rafaela Dias Matavelli; Saul Neves Jesus; Patrícia Pinto; João Viseu. "Does coping mediate the effect of financial threat on life satisfaction? A multigroup analysis". Análise Psicológica (2021): https://doi.org/10.14417/ap.1724.
    10.14417/ap.1724
  9. Pedro Pintassilgo; Patrícia Pinto; Andreia Costa; António Matias; M. Helena Guimarães. "Environmental attitudes and behaviour of birdwatchers: a missing link". Tourism Recreation Research (2021): https://doi.org/10.1080/02508281.2021.1920755.
    10.1080/02508281.2021.1920755
  10. Viseu, J.; Pinto, P.; Borralha, S.; Jesus, S.N.. "Exploring the role of personal and job resources in professional satisfaction: the case of the hotel sector in Algarve". International Journal of Culture, Tourism, and Hospitality Research (2021): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85115081411&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/IJCTHR-02-2021-0049
  11. Dora Agapito; Patrícia Pinto; Mário Passos Ascenção; Pasi Tuominen. "Designing compelling accommodationscapes: Testing a framework in a rural context". Tourism and Hospitality Research (2020): https://doi.org/10.1177/1467358420972753.
    10.1177/1467358420972753
  12. Hio Kuan Lai; Patrícia Pinto; Pedro Pintassilgo. "Quality of Life and Emotional Solidarity in Residents’ Attitudes toward Tourists: The Case of Macau". Journal of Travel Research (2020): https://doi.org/10.1177/0047287520918016.
    10.1177/0047287520918016
  13. Viseu, João; Pinto, Patrícia; Borralha, Sérgio; de Jesus, Saul Neves. "Role of individual and organizational variables as predictors of job satisfaction among hotel employees". Tourism and Hospitality Research (2020): 146735842092406. http://dx.doi.org/10.1177/1467358420924065.
    10.1177/1467358420924065
  14. Pinto, Patrícia; Rafaela Dias Matavelli; Saul Neves de Jesus; João Nuno Viseu. "Social Support as a Moderator of the Relationship between Financial Threat and Life Satisfaction". Journal of Spatial and Organizational Dynamics 8 1 (2020): 16-28. https://www.jsod-cieo.net/journal/index.php/jsod/article/view/221/177.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Pinto, Patrícia; Pedro Miguel Pintassilgo; Lai, Hio Kuan. "Quality of Life and Emotional Solidarity in Residents’ Attitudes towards Tourists: The Case of Macau". Journal of Travel Research. (2020):
    No prelo
  16. Blomstervik, I.H.; Prebensen, N.K.; Campos, A.C.; Pinto, P.. "Novelty in tourism experiences: the influence of physical staging and human interaction on behavioural intentions". Current Issues in Tourism (2020): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85097542065&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13683500.2020.1854197
  17. Guerreiro, M.; Mendes, J.; Fortuna, C.; Pinto, P.. "The dynamic nature of the city image: Do image components evolve over time?". Tourism 68 1 (2020): 83-99. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85089882812&partnerID=MN8TOARS.
    10.37741/T.68.1.7
  18. Vorobiova, N.; Pinto, P.; Pintassilgo, P.; Lavandoski, J.. "Motivations of tourists in wine regions: the case of La Rioja, Spain". International Journal of Wine Business Research (2019): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85076896550&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/IJWBR-02-2019-0014
  19. Viseu, J.N.R.; de Jesus, S.N.; Leal, A.R.C.; Pinto, P.S.L.G.S.; Ayala-Nunes, L.; Matavelli, R.D.. "Coping and social support as moderators: Relationship between financial threat and negative psychological outcomes". Current Psychology (2019): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85060945696&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s12144-019-0157-z
  20. Campos, A.C.; Pinto, P.; Scott, N.. "Bottom-up factors of attention during the tourist experience: an empirical study". Current Issues in Tourism (2019): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85074491785&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13683500.2019.1681383
  21. Costa, Andreia; Pintassilgo, Pedro; Matias, António; Pinto, Patrícia; Guimarães, Maria Helena. "Birdwatcher profile in the Ria Formosa Natural Park". Tourism & Management Studies 14 1 (2018): 69-78. http://dx.doi.org/10.18089/tms.2018.14106.
    10.18089/tms.2018.14106
  22. Lavandoski, J.; Vargas-Sánchez, A.; Pinto, P.; Silva, J.A.. "Causes and effects of wine tourism development in organizational context: The case of Alentejo, Portugal". Tourism and Hospitality Research 18 1 (2018): 107-122. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85040944605&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1467358416634159
  23. Ribeiro, M.A.; Woosnam, K.M.; Pinto, P.; Silva, J.A.. "Tourists’ Destination Loyalty through Emotional Solidarity with Residents: An Integrative Moderated Mediation Model". Journal of Travel Research 57 3 (2018): 279-295. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85041609012&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/0047287517699089
  24. João Viseu; Rita Leal; Saul Neves de Jesus; Patrícia Pinto; Pedro Pechorro; Esther Greenglass; Viseu, J.; et al. "Relationship between economic stress factors and stress, anxiety, and depression: Moderating role of social support". Psychiatry Research 268 (2018): 102-107. https://publons.com/publon/14717121/.
    10.1016/J.PSYCHRES.2018.07.008
  25. Rosislene de Fátima Fontana; Sara Joana Gadotti dos Anjos; Patrícia Pinto; Fontana, Rosislene de Fátima; Anjos, Sara Joana Gadotti dos; Pinto, Patrícia Susana Lopes Guerrilha Santos. "Tourist Management: Destinations Management Structure in Algarve-Portugal and Foz do Iguacu-Brazil". Rosa Dos Ventos-Turismo E Hospitalidade 10 4 (2018): 673-689. https://publons.com/publon/14717123/.
    10.18226/21789061.V10I4P673
  26. Eurico, S.; Pinto, P.; Silva, J.A.; Marques, C.; Patrícia Pinto. "The ECSI model in higher education in tourism: A segmentation analysis in the Portuguese case". Tourism 66 2 (2018): 208-226. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85051431336&partnerID=MN8TOARS.
  27. João, K.A.D.R.; Jesus, S.N.D.; Carmo, C.; Pinto, P.; Karine Alexandra Del Rio João; Saul Neves de Jesus; Cláudia Carmo; Patrícia Pinto. "The impact of sleep quality on the mental health of a non-clinical population". Sleep Medicine 46 (2018): 69-73. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85046032601&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.sleep.2018.02.010
  28. Del Rio João, K.A.; de Jesus, S.N.; Carmo, C.; Pinto, P.. "Sleep quality components and mental health: Study with a non-clinical population". Psychiatry Research 269 (2018): 244-250. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85052224968&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.psychres.2018.08.020
  29. Pinto, Patrícia. "Liminality and the Possibilities for Sex and Romance at an International Bike Meeting: A Structural Modeling Approach". Tourism and Management Studies (2017): https://tmstudies.net/index.php/ectms/article/view/874.
  30. Agapito, D.; Pinto, P.; Mendes, J.; Dora Agapito; Patrícia Pinto; Júlio Mendes. "Tourists’ memories, sensory impressions and loyalty: In loco and post-visit study in Southwest Portugal". Tourism Management 58 (2017): 108-118. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84992477000&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.tourman.2016.10.015
  31. Ribeiro, M.A.; Pinto, P.; Silva, J.A.; Woosnam, K.M.; Manuel Alector Ribeiro; Patrícia Pinto; João Albino Silva; Kyle M. Woosnam. "Residents’ attitudes and the adoption of pro-tourism behaviours: The case of developing island countries". Tourism Management 61 (2017): 523-537. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85016287278&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.tourman.2017.03.004
  32. Vong, M.; Pinto, P.; Silva, J.A.. "Diaspora tourism: The case of Timor-Leste". Tourism 65 2 (2017): 218-233. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85027337678&partnerID=MN8TOARS.
  33. Ribeiro, M.A.; Pinto, P.; Silva, J.A.; Woosnam, K.M.. "Examining the predictive validity of SUS-TAS with maximum parsimony in developing island countries". Journal of Sustainable Tourism (2017): 1-20. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85028822569&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/09669582.2017.1355918
  34. Pinto, Patrícia. "Indutores e efeitos do desenvolvimento do Enoturismo". Turismo – Visão e Ação (2017): https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rtva/article/view/11663.
  35. Fernanda Oliveira; Pedro Pintassilgo; Patrícia Pinto; Isabel Mendes; João Albino Silva; Oliveira, F.; Pintassilgo, P.; et al. "Segmenting visitors based on willingness to pay for recreational benefits: The case of Leiria National Forest". Tourism Economics 23 3 (2017): 680-691. https://publons.com/publon/2809845/.
    10.5367/TE.2015.0526
  36. Patrícia Pinto. "ANALYSIS OF THE ATTACHMENT-AVERSION MODEL OF CONSUMER-BRAND RELATIONSHIPS IN A DIFFERENT CULTURAL BACKGROUND". Journal of Spatial and Organizational Dynamics (2017): https://publons.com/publon/14717124/.
  37. Patrícia Pinto; Ana Cláudia Campos; Julio Mendes; Patrícia Oom do Valle; Noel Scott; Campos, A.C.; Mendes, J.; Valle, P.O.D.; Scott, N.. "Co-creating animal-based tourist experiences: Attention, involvement and memorability". Tourism Management 63 (2017): 100-114. https://publons.com/publon/2809841/.
    10.1016/J.TOURMAN.2017.06.001
  38. Ana Cláudia Campos. "Attentive Tourists: The Importance of Co-creative Experiences". Visitor Experience Design (2017): https://publons.com/publon/14143941/.
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    10.1108/S2042-144320170000008014
  13. Pinto, Patrícia. "Causal model". In Encyclopedia of Tourism. Springer International Publishing, 2016.
  14. Pinto, Patrícia; Ribeiro, Manuel Alector; Silva, João Albino Matos da. "Tourism and job creation: lessons from Cape Verde island". In Tourism and Development in Sub-Saharan Africa: Current issues and local realities. Routledge, 2016.
    Publicado
  15. Pinto, Patrícia; Vong, M.. "Turismo em Timor Leste: Presente e Futuro". In Turismo nos Países Lusófonos: Conhecimento, Estratégia e Territórios, 399-410. Escolar Editora, 2014.
    Publicado
  16. Do Valle, P.O.; Silva, J.A.; Mendes, J.; Guerreiro, M.. "Tourist satisfaction and destination loyalty intention". 54-75. 2011.
  17. Mendes, J.C.; Guerreiro, M.M.M.; Valle, P.O.. "Sustainable planning for community venues". In Event Management and Sustainability, 150-159. CAB International, 2009.
  18. Pinto, Patrícia. "Regressores Dummy e Codificações Alternativas". In Estudos III, 67-83. Universidade do Algarve, 2009.
    Publicado
  19. Pinto, Patrícia; Correia, A.. "Competitive Positioning of Golf: An Exploratory Examination of Algarve’s Advantages". In Estudos III, 67-83. Universidade do Algarve, 2009.
    Publicado
  20. Pinto, Patrícia; Rebelo, E.. "Previsão com regressores dummy". In Estudos II, 755-770. Universidade do Algarve, 2005.
    Publicado
  21. Pinto, Patrícia; Rebelo, E.. "Semelhanças entre análise de variância com classificação simples e análise de regressão com variáveis dummy". In Estudos I, 629-641. Universidade do Algarve, 2004.
  22. Pinto, Patrícia; Menezes, J.; Reis, E.. "The Relevance of the Communication Strategy in Encouraging Recycling Practices: An Application of Homals and Cluster Analysis". In Temas em Métodos Quantitativos, 37-60. Edições Sílabo, 2003.
Edição de livro
  1. Pinto, Patrícia. Handbook of Research on Resident and Tourist Perspectives on Travel Destinations. IGI GLOBAL. 2020.
    No prelo • Editor
Livro
  1. Pinto, P.; Guerreiro, M.. Preface. 2020.
  2. Pinto, P.; Guerreiro, M.. Handbook of research on resident and tourist perspectives on travel destinations. 2020.
    10.4018/978-1-7998-3156-3
  3. Pinto, Patrícia. Modelos de Equações Estruturais com Variáveis Latentes – Fundamentos da Abordagem Partial Least Squares. Lisboa, Portugal: Bnomics. 2016.
  4. Ribeiro, M.A.; Do Valle, P.O.; Silva, J.A.. Residents' attitudes towards tourism development in Cape Verde islands. 2016.
  5. Pinto, Patrícia. Introdução à Análise Estatística Vol. I. Sílabos e Desafios. 2015.
    Publicado
  6. Pinto, Patrícia. Introdução à Análise Estatística Vol. II. Sílabos e Desafios. 2015.
  7. Pinto, Patrícia; Renda. A.; Guerreiro, M.. Events and tourism destination image. LAP LAMBERT Academic Publishing. 2014.
  8. Pinto, Patrícia; Albino Silva, João; Guerreiro, M.; da Costa Mendes, J.. O Destino Turístico ARADE. Uma Estratégia de Intervenção. Auditoria de Recursos e Produtos. Avaliação da Qualidade no Destino. Agência do Arade. 2005.
Tese / Dissertação
  1. Valle, Patrícia Oom do. "Modeling consumer behavior in the portuguese recycling program: the logistics and communication planning implications". 2004. http://hdl.handle.net/10400.1/7602.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/11/23 Round Table “Marketing de Experiências 3rd CREATOUR International Conference
(Faro, Portugal)
2019/11/23 Value Creation/co-creation, Exploring Business logics’ convergences by focusing on the roles of Resource integration and Interaction 3rd CREATOUR International Conference
(Faro, Portugal)
2019/11/06 Overtourism: Impacts on Residents’ Quality of Life and Emotional Solidarity International Tourism Conference Dubrovnik
(Dubrovnik, Croácia)
2019/09/30 O Turismo Sénior num Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar I Congresso Internacional de Turismo Sénior
(Açores, Portugal)
2019/07/09 Quality of Life and Emotional Solidarity in Residents’ Attitudes towards Tourists: The Case of Macau 9th Advances in Hospitality and Tourism Marketing and Management Conference
(Portsmouth, Reino Unido)
2019/07/09 The Role of Individual and Organizational Variables as Predictors of Job Satisfaction Among Hotel Employees 9th Advances in Hospitality and Tourism Marketing and Management Conference
(Portsmouth, Reino Unido)
2019/03/28 Painel-Intercâmbio Universitário UALG, UCS, UEC III Conferencia Internacional de Turismo e História (TURHIST 2019)
(Faro, Portugal)
2018/10/18 On the Role of Stakeholders in Place- Brand Management International Conference on Marketing and Design. Intersections and Challenges
(Faro, Portugal)
2018/10/18 Towards Higher Education Branding Through Service Design International Conference on Marketing and Design. Intersections and Challenges
(Faro, Portugal)
2018/07/02 Contributos para um Índice de Qualidade dos Destinos Turísticos: Uma Aplicação ao Algarve Encontro Ciência FCT 2018
(Lisboa, Portugal)
2018/06/25 The contribution of external factors to the marketing management of appealing hospitality experiences: Testing a framework in a rural tourism context Advances in Hospitality and Tourism Marketing and Management Conference
(Bangkok, Tailândia)
2018/06/21 Hotelaria no Algarve: A influência da saúde organizacional e do suporte organizacional na satisfação dos trabalhadores de hotelaria International Conference of Applied Business and Management
(Porto, Portugal)
2018/05/11 Birdwatching in the Algarve The Tourism Intelligence Forum 2018
(Palma Mallorca)
2018/02/21 A Bibliometric study in the consumption of local Food Gastronomy and Tourism Research Group Meeting
(Bergamo, Itália)
2017/05/11 Attachment-Aversion Model of Consumer-Brand Relationships in a Different Cultural Background II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2017/05/11 Hospitality: the importance of job satisfaction in wellbeing and motivation II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences
(Faro, Portugal)
2017/05/11 Tourism destination image of Russia in the perspective of the Portuguese market: an exploratory study focusing on political issues II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences
(Faro, Portugal)
2017/05/11 Environmental Behaviour of Birdwatchers: A Case Study in Portugal II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences
(Faro, Portugal)
2017 Diaspora Tourism: The Case of East Timor International Congress on Diaspora Tourism – Global and National Perspectives
(Zadar, Croácia)
2016/12/14 The memorability of co-creative experiences with dolphins: the importance of tourist attention and involvement Consumer Behavior in Tourism Symposium (CBTS)
(Bruneck, Itália)
2016/11/16 Birdwatcher Profile in the Ria Formosa Natural Park TMS Algarve 2016: Tourism & Management Studies International Conference
(Olhão, Portugal)
2016/10/24 Different Type of Residents, Different Type of Attitudes? The Case of Tourism Development in Timor-Leste International Conference on Emerging Tourism Destinations: challenges and opportunities
(Dili, Timor - Leste)
2016/10/24 Diaspora and Tourism: The Case of Timor-Leste International Conference on Emerging Tourism Destinations: challenges and opportunities
(Dili, Timor - Leste)
2016/07/19 Visitors’ Destination Loyalty through Emotional Solidarity with Residents: The case of developing island economies Surrey International Conference
(Guilford, Reino Unido)
2016/06/22 The impact of gender differences on consumer-brand relationships 4th International Conference on Contemporary Marketing Issues
(Heraklion, Grécia)
2016/06/22 España Verde”: Tourism destination image among German Facebook users 4th International Conference on Contemporary Marketing Issues
(Heraklion, Grécia)
2016/05/05 A methodology to analyze the image of the destination brand “España Verde” International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences
(Faro, Portugal)
2016/05/05 The construction of a global destination image by a tri-dimensional approach International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences
(Faro, Portugal)
2016/05/05 Nature-based tourism in the Algarve: A fact or a myth? International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences
(Faro, Portugal)
2015/09/30 Gestão de Destinos Turísticos: o envolvimento das lideranças públicas/privadas no processo XI Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo
(Natal, Brasil)
2015/06/24 Residents’ attitudes and the adoption of pro-tourism behaviours: The case of developing island economies International Conference on Tourism (ICOT)
Middlesex University (Londres, Reino Unido)
2015/06/16 Uncovering unobserved heterogeneity in the ECSI model: An application in higher education in tourism 2nd International Symposium on Partial Least Squares Path Modeling
(Sevilha, Espanha)
2015/05/04 Sustainability and Governance in Measuring the Quality of Tourist Destinations t-FORUM 2015 Global Conference: Tourism Intelligence in Action
t-FORUM Association (Napoles, Itália)
2014/11/26 Attention and Memorability in Tourist Co-creation Experiences: a Qualitative Approach TMS – MANAGEMENT STUDIES - International Conference
Universidade do Algarve - ESGHT (Olhão, Portugal)
2014/10/22 A Model of Graduates' Satisfaction and Loyalty in Tourism Higher Education: The Role of Employability The 2nd International Conference on Tourism and Hospitality of the College of Tourism
(Taiwan)
2014/10/20 Measuring Residents’ Attitude Towards Sustainable Tourism: The Validity of Sustainable Tourism Attitude Scale (SUS-TAS) in Cape Verde Islands Travel and Tourism Research Association (TTRA) 45th International Conference
(Bruges, Bélgica)
2014/05/07 Clustering Tourist Involvement in a Rural Destination INVTUR Conference
University of Aveiro (Aveiro, Portugal)
2014/04/23 XI Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo 1st International Conference on Applied Methods in Social Sciences: The Multidimensional Aspects of Spatial Analyses
(Olhão, Portugal)
2013/11/26 Conference of the Internatinal Academy for the Study of Tourism Second International Conference on Emerging Research Paradigms in Business and Social Sciences
(Dubai)
2013/11/13 Sexo, Romance e Comportamentos Liminóides em Contexto Turístico: O Caso da Concentração Motard de Faro TMS – MANAGEMENT STUDIES - International Conference
Universidade do Algarve - ESGHT (Olhão, Portugal)
2013/11/13 Sun, Beach, Food and Friendliness, Algarve's Tourism Destination Image: An Exploratory Study TMS – MANAGEMENT STUDIES - International Conference
Universidade do Algarve - ESGHT (Olhão, Portugal)
2013/09/05 A contribution to marketing sustainable sensory-themed tourist experiences in rural destinations International Conference on Rural Tourism 2013
(Aveiro, Portugal)
2013/07/01 Segmenting Visitors based on Willingness to Pay for Recreational Benefits: The Case of Leiria National Forest International Association for Tourism Economics International Conference 2013
(Eslovénia)
2013/06/02 Tourism Research in Portugal Conference of the Internatinal Academy for the Study of Tourism
(Olhão, Portugal)
2013/05/16 Tourism Experiences as an Alternative Marketing Approach To Reduce Economic Constraints. The case of the Algarve International Conference on Marketing and Consumer Behaviour – ICMC2013
(Porto, Portugal)
2012/11/21 Designing Sensory Tourist Experiences in the Countryside XVII Conferência Internacional AECIT (Associação Espanhola de Especialistas Científicos em Turismo)
(Carballiño, Espanha)
2012/11/21 Fatores moderadores da dependência do investimento relativamente à liquidez interna TMS – MANAGEMENT STUDIES - International Conference
(Olhão, Portugal)
2012/11/21 Experiencing a Medieval Fair: The Role of Motivations in Visitor´ Satisfaction and Loyalty TMS – MANAGEMENT STUDIES - International Conference
(Olhão, Portugal)
2012/11/21 A Satisfação dos Licenciados em Turismo: Os Novos Desafios para as Instituições de Ensino Superior e para o Turismo TMS – MANAGEMENT STUDIES - International Conference
(Olhão, Portugal)
2012/11/08 Tourists’ Experiences Effects In Algarve’s Destination Image - A Three Step Conceptual Model XIV Seminario Luso-Español De Economía Empresarial
(Salamanca, Espanha)
2012/05/31 Sense-making of Tourism Experiences in Rural Areas V AERNA Conference - Spanish-Portuguese Association of Natural Resource and Environmental Economics
(Faro, Portugal)
2012/05/31 Tourist attitudes towards an accommodation tax earmarked for environmental protection: A survey in the Algarve V AERNA Conference - Spanish-Portuguese Association of Natural Resource and Environmental Economics
(Faro, Portugal)
2012/05/31 A Model Development of Relationships Between Tourism Experiences and Destination Image 2nd Advances in Hospitality and Tourism Marketing & Management Conference
(Corfu Island, Grécia)
2012/05/22 The Cognitive-Affective-Conative Model of Destination Image: A Confirmatory Analysis 41st European Marketing Association (EMAC) Annual Conference
(Lisboa, Portugal)
2011/11/27 The Impacts of Tourism Experiences in the Destination Image. The Case of the Algarve International Conference on Tourism and Management Studies - Algarve 2011
(Faro, Portugal)
2011/11/24 Efeito Moderados da Estratégia e do Ambiente na Relação da Liquidez com o Investimento das Empresas XIII Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial
(Évora, Portugal)
2011/10/27 Understanding Tourist Recommendation Through Destination Image: A CHAID Analysis International Conference on Tourism and Management Studies - Algarve 2011
(Faro, Portugal)
2011/10/27 Recursos Humanos Qualificados no Turismo: Factores de Diferenciação. O Caso dos Pólos de Desenvolvimento Turístico do Oeste e de Leiria-Fátima International Conference on Tourism and Management Studies - Algarve 2011
(Faro, Portugal)
2011/10/27 A Structural Model Approach of Residents’ Perception of Tourism Impacts in their Own Quality of Life: The Municipality of Loulé, Algarve International Conference on Tourism and Management Studies - Algarve 2011
(Faro, Portugal)
2011/10/13 The Well-Being in the Social Life of Spas: The Duality Between the Condition of Being a Resident or a Tourist International Conference From Villes Thermales to Sustainable Health and Wellness Destinations
(Vidago, Chaves, Portugal)
2011/09/28 Testes à presença de autocorrelação usando a regressão de Gauss-Newton XIX Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE)
(Nazaré, Portugal)
2011/09/28 Participação no Allgarve, Imagem do Allgarve e Imagem do Algarve: Uma aplicação da ACP não linear e da Análise de Correspondências XIX Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE)
(Nazaré, Portugal)
2011/09/28 A satisfação e lealdade dos diplomados em turismo face às Instituições de Ensino Superior frequentadas. Uma aplicação do método PLS-PM XIX Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE)
(Nazaré, Portugal)
2011/07/04 he Sea as a Connection Between Residents and Tourists in Coastal Destinations: A Case in the Algarve Seminar Competencies and Services in Marine Sciences and Clusters in Atlantic Area, KIMERAA – Knowledge transfer to Improve Marine Economy in Regions from the Atlantic Area
(Faro, Portugal)
2011/07/04 Tourist Attitudes towards an Accommodation Tax Earmarked for Environmental Protection: A Survey in the Algarve 3rd Conference of the International Association for Tourism Economics (IATE)
(Bournemouth, Reino Unido)
2011/06/28 Satisfaction and Employability of Graduates in Tourism: a Structural Equation Model Advancing the Social Science of Tourism - 2011
(Surrey, Reino Unido)
2011/06/01 Tourist Attitudes towards an Accommodation Tax for Environmental Protection: A Survey in the Algarve Tourism and Science - Bridging Theory and Practice
(Vilamoura, Portugal)
2011/05/14 Turismo em Timor Leste: Contributos para um Desenvolvimento Sustentável. Conferência A Palavra, a Melodia e a Cor da Cultura Timorense e a Cultura após a Independência de Timor Leste. Comemoração Nacional 10º Aniversario da Republica Democrática de Timor Leste
Centro Cultural D. Dinis, Universidade da Coimbra (Coimbra, Portugal)
2010/11/24 Segmenting Residents’ Attitudes Towards Tourism in Cape Verde: A Cluster Analysis IV International Tourism Congress of Leiria and Oeste “The Image and Sustainability of Tourist Destinations”
(Peniche, Portugal)
2010/11/24 The Contribution of Image Attributes for the Destination Recommendation. A CHAID Analysis IV International Tourism Congress of Leiria and Oeste “The Image and Sustainability of Tourist Destinations”
(Peniche, Portugal)
2010/10/21 O Enoturismo: O Caso Português II Congresso Internacional de Turismo Enológico
(Cadiz, Espanha)
2010/09/15 A Imagem de Lagos enquanto Destino Turístico: Perspectiva dos Turistas versus Perspectiva dos Residentes Seminário O Turismo e a Administração Electrónica
(Lagos, Portugal)
2010/09/09 Tourist Attitudes Towards an Ecotax: The Algarve Case Conference GIRA (Corporate Governance, Inovation, Social and Environmental Responsability)
(Lisboa, Portugal)
2010/09/09 The Residents Quality of Life and the Livability of a Tourism Destination Conference GIRA (Corporate Governance, Inovation, Social and Environmental Responsability)
(Lisboa, Portugal)
2010/09/01 Does Tourism Real Contribute to our Quality of Life? A Tourism Destination Residents’ Perspective Annual conference of the European Chapter of the Travel and Tourism Research Association
(Budapeste, Hungria)
2010/07/17 Testing Autoregressive Nonnested Models Estimated by IV LINSTAT 2010 International Conference on Trends and Perspectives in Linear Statistical Inference
(Tomar, Portugal)
2010/05/25 Residents’ Perceptions of Tourism Impact on Their Own Quality of Life – The Case of the Municipality of Loulé The 5th World Conference for Graduate Research in Tourism, Hospitality and Leisure
(Cappadocia, Turquia)
2010/03/10 Destination Image: Tourists’ Perspective Versus Residents’ Perspective: The Case of Lagos 6th International Symposium on Entrepreneurship in Tourism and the Experience Stratos Research Meeting
(Faro, Portugal)
2010/03/10 Percepção dos Residentes sobre os Impactos do Turismo na sua Qualidade de Vida International Conference Invtur2010 Investigação em Turismo: Estado da Arte e Perspectivas de Futuro
(Aveiro, Portugal)
2010/03/10 Atitude dos Residentes Face ao Desenvolvimento do Turismo em Cabo Verde International Conference Invtur2010 Investigação em Turismo: Estado da Arte e Perspectivas de Futuro
(Aveiro, Portugal)
2009/11/19 In Search of Sustainable Cultural Events Based on Marketing Segmentation: The case of Faro Capital of Culture Cities as Creative Spaces for Cultural Tourism Conference
(Istambul, Turquia)
2009/11/19 A Staged Authenticity: What Motivates Visitors of a Medieval Faire? Cities as Creative Spaces for Cultural Tourism Conference
(Istambul, Turquia)
2009/09/30 Uma Metodologia para Testar Modelos Não Nested na Presença de Autocorrelação XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE)
(Sesimbra, Portugal)
2009/09/30 O Perfil do Participante na Concentração Motard de Faro: um Contributo Multidimensional XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE)
(Sesimbra, Portugal)
2009/05/27 Antecedents and Consequences of a Tourist Experience: The Case of a Motard Meeting Conference Experiencing Difference: Changing Tourism and Tourists Experiences
(Aalborg, Alemanha)
2009/05/27 The Tourist Experience: Exploring the Relationship between Tourist Satisfaction and Destination Loyalty Conference Experiencing Difference: Changing Tourism and Tourists Experiences
(Aalborg, Alemanha)
2009/01/18 Monitoring Cultural Events: The Case of Faro 2005 National Capital of Culture International Conference on Festivals & Events Research
(Orlando, Florida, Estados Unidos)
2008/11/05 The Cultural Offer as a Tourist Product in Coastal Destinations: The Case of Algarve, Portugal Conference Cultural and Event Tourism: Issues & Debates
(Alanya, Turquia)
2008/11/05 Algarve Image versus Allgarve Image: The Tourist Perspective Conference Cultural and Event Tourism: Issues & Debates
(Alanya, Turquia)
2008/11/05 Destination Image and Events Image: A Structural Model for the Algarve Case Conference Cultural and Event Tourism: Issues & Debates
(Alanya, Turquia)
2008/10/01 A Evolução da Tipologia Sócio-Económica das Freguesias da Região do Algarve no Período Intercensitário 1991-2001 XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE)
(Vila Real, Portugal)
2008/10/01 Um Modelo em Painel para a Estimação do Efeito Moderador da Estratégia e do Ambiente na Relação da Liquidez com o Investimento das Empresas XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE)
(Vila Real, Portugal)
2008/07/08 Identifying a Socio-Economic Typology for the Region of Algarve: A Multivariate Analysis III European Congress of Methodology
(Oviedo, Espanha)
2008/07/08 Clustering Residents in Cabo Verde Based on Their Attitudes and Perceptions Towards Tourism Development III European Congress of Methodology
(Oviedo, Espanha)
2008/07/08 A methodology for Testing Nonnested Models with Serially Correlated Disturbances III European Congress of Methodology
(Oviedo, Espanha)
2008/03/22 Monotoring the Quality of the Tourism Experience: a Challenge for Tourism Destinations Competitiveness International Meeting on Tourism Management: the Private and Public Sectors (EIGTUR)
(Ouro Preto, Brasil)
2008/03/22 A Comparative Study of Satisfaction and Attitudes of Local Residents Towards Tourism International Meeting on Tourism Management: the Private and Public Sectors (EIGTUR)
(Ouro Preto, Brasil)
2007/09/22 Nonnested Testing for Competing Autoregressive Dynamic Models Estimated by Instrumental Variables 56th Session of the International Statistical Institute (ISI)
(Lisboa, Portugal)
2007/08/19 Hipóteses Não Encaixadas em Modelos Econométricos Dinâmicos Estimados por Variáveis Instrumentais e na Presença de Variáveis Residuais Autorregressivas XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE)
(Lisboa, Portugal)
2007/08/19 A Influência das Atitudes dos Residentes na Satisfação dos Turistas: Uma Análise Multivariada XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE)
(Lisboa, Portugal)
2007/04/13 Tourism Return Behavior: A Discrete Choice Analysis Advances in Tourism Economics
(Vila Nova de Santo André, Portugal)
2006/09/27 Preferências Culturais: Uma Análise Categórica e de Segmentação XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE)
(Covilhã, Portugal)
2006/09/27 A Intenção de Regresso a um Destino Exótico: Uma Aplicação do Logit XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE)
(Covilhã, Portugal)
2006/07/05 Competitive Positioning of Golf: An Exploratory Examination of Algarve’s Attributes Cutting Edge Research in Tourism
(Surrey, Reino Unido)
2006/07/05 Tourism Post-graduate Education. A Multidimensional Analysis of the Students' Experience. The Case of Portugal Cutting Edge Research in Tourism
(Surrey, Reino Unido)
2006/07/05 Exploratory Study of the Tourists' Image of Exotic Destinations: The Portuguese Perspective Cutting Edge Research in Tourism
(Surrey, Reino Unido)
2006/04/06 Públicos de Grandes Espectáculos Culturais: Uma Análise Categórica de Segmentos de Mercado XIII Jornadas de Classificação e Análise de Dados (JOCLAD-2006)
(Lisboa, Portugal)
2006/04/06 A Structural Equation Model of Recycling Behavior Seminário Novos Doutores em Estatística
(Lisboa, Portugal)
2005/10/06 Tourist Satisfaction and Destination Loyalty: A Structural and Categorical Analysis Recent Developments in Tourism Research
(Faro, Portugal)
2005/09/28 Regressores Dummy com Codificações Alternativas em Modelos com Termo Independente e Variável Explicativa Binária XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE)
(Ericeira, Portugal)
2005/09/28 Regressores Dummy com Codificações Alterativas em Modelos com Termo Independente e Variável Explicativa Multicategórica XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE)
(Ericeira, Portugal)
2005/07/17 Why People Travel to Exotic Places? The Fourth CPTHL Symposium on Consumer Psychology of Tourism, Hospitality, and Leisure Research
(Montreal, Canadá)
2005/04/05 Quality Assessement in Tourism Destinations: Arade Case Study Regional Seminar on Quality Management in Tourism
(Cairo, Egipto)
2004/09/29 Testes ao Modelo de Aitken Utilizando Variáveis Instrumentais XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE)
(Évora, Portugal)
2004/09/29 A articulação de Análises Multivariadas na Caracterização da Procura Turística XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE)
(Évora, Portugal)
2003/09/24 OLS Tests of Nonnested Hypotheses in Autoregressive Dynamic Econometric Models XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE)
(Faro, Portugal)
2003/09/24 A Comprehensive Structural Equation Model of Recycling Behavior XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE)
(Faro, Portugal)
2003/04/10 Análise Factorial e Análise Discriminante: Um Mix para a Avaliação da Importância do Serviço ao Consumidor na Logística de Retorno X Jornadas de Classificação e Análise de Dados (JOCLAD-2003)
(Aveiro, Portugal)
2002/05/28 Enhancing Recycling Participation as a Social Marketing Challenge: An Assessment of the Communication Strategy EMAC Conference
(Braga, Portugal)
2001/09/13 Reverse Logistics for Household Packaging: The Efficient Consumer Service Perspective Logistics Research Network 6th Annual Conference
(Edinburgh, Irlanda)
2001/07/09 Determinants of Efficient Consumer Service in Household Packaging Recycling Reverse Logistics International Conference on Industrial Logistics,
(Okinawa, Japão)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2021 O marketing social como condutor-chave na transição para uma economia circular: Estudo de caso do Município de Loulé
Coorientador
Mestrado em Marketing Management (FEUALG) (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2020 - 2021 Impact of tourism on residents’ quality of life in the Algarve
Coorientador
Mestrado em Management (FEUALG) (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2021 A Perceção dos residentes em relação aos estabelecimentos de alojamento local
Coorientador
Mestrado em Sociologia (FEUALG) (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2021 O Cumprimento Fiscal dos Contribuintes Individuais em Portugal à Luz da Teoria do Comportamento Planeado: Um Modelo Preditivo com Equações Estruturais
Coorientador
Doutoramento em Ciências Económicas e Empresariais (FEUALG) (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2021 O Cumprimento Fiscal dos Contribuintes Individuais em Portugal à Luz da Teoria do Comportamento Planeado: Um Modelo Preditivo com Equações Estruturais
Coorientador
Doutoramento em Ciências Económicas e Empresariais (FEUALG) (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2021 Human-Centered Place Branding: An Integrated Approach to Place Branding
Coorientador
Doutoramento em Ciências Económicas e Empresariais (FEUALG) (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2021 Towards a Holistic Higher Education Branding
Coorientador
Doutoramento em Ciências Económicas e Empresariais (FEUALG) (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2020 Análise de Variáveis Determinantes de Performance Financeira de Pequenas e Medias Empresas (PMEs) Recém-Formadas de Regiões de Algarve (Portugal) e Nordland (Noruega).
Coorientador
Mestrado em Finanças Empresariais (FEUALG) (Mestrado)
2018 - 2019 Dissertação: A Importância e Desempenho dos Atributos Percebidos num Serviço de Biblioteca: Um Caso de Estudo.
Coorientador de Salomé Martins d' Horta
Mestrado em Gestão de Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2018 Dissertação: Residents’ Attitude towards Tourists - Integration of Quality of Life and Emotional Solidarity: The case of Macau
Coorientador de Hio Kuan Lai
Master in Tourism Economics and Regional Development (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2018 Dissertação: Avaliação de custos associados à infeção por Clostridium Difficile do Departamento de Medicina da Unidade de Faro do Centro Hospitalar Universitário do Algarve
Coorientador de Daniela Serra
Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2018 Satisfaction of hotel professionals’ study of the relationships with personal and organizational variables.
Coorientador de Sérgio Borralha
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2016 - 2018 The role of positive Psychology in the study of the psychological impact of the financial crisis.
Coorientador de Rafaela Matavelli
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2016 - 2017 Dissertação: Tourist Motivation for Visiting La Rioja, Spain.
Coorientador de Natalia Vorobiova
Master in Tourism Economics and Regional Development (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2017 Dissertação: A relação attachment-aversion no caso das marcas de dentífrico. Uma perspetiva dos estudantes universitários
Coorientador de Carolina Costa Nunes
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2017 Residents’ Attitudes Towards Sustainable Tourism in Cape Verde: Antecedents, Consequences and Moderator effects.
Coorientador de Manuel Alector Ribeiro
Doutoramento em Turismo (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2017 Tourism Destination Management: The Role of Public and Private Organizations (Gestão de Destinos Turísticos: O Papel das Organizações Públicas e Privadas)
Coorientador de Rosislene Fontana
Doutoramento em Turismo (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2016 Dissertação: The Influence of Politics in the Perceptions of Russia  as a Tourism Destination: The Perspective of the Portuguese Market.
Coorientador de Liliya Arslanova
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2016 Dissertação: The Destination Image of “España Verde” Among Young German People.
Coorientador de Till Maximilian Schuh
Master in Tourism Economics and Regional Development (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2016 Dissertation title: The Impact of Gender Differences on Consumer-brand Relationships 
Coorientador de Veranika Novik
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2016 Dissertação: Caracterização do comportamento do consumidor em centros de atendimento médico veterinário em Portugal
Coorientador de Rita Almeida
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2016 Co-Creation of Tourist Experience: Attention, Involvement and Memorability.
Coorientador de Ana Cláudia Campos
Doutoramento em Turismo (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2015 Dissertação: Experiência gastronómica e lealdade ao destino turístico: uma relação possível?
Coorientador de Joana Teresa
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2015 Relatório de Atividade Profissional: Liderar Equipas Comerciais
Coorientador de João Barbosa
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2013 - 2015 As Empresas Vitivinícolas e o Desenvolvimento do Enoturismo: O Caso da Região do Alentejo, Portugal.
Coorientador de Joice Lavandoski
Doutoramento em Turismo (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2013 - 2015 O Perfil do Enoturista – O Caso Português
Coorientador de Edgar Teles Marques Salgado Lameiras
Doutoramento em Turismo (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2013 - 2015 O Impacto Psicológico da Crise Financeira.
Coorientador de Rita Leal
Doutoramento em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2013 - 2015 The Impacts of Tourism Experiences in the Destination Image. The Marketing Perspective
Coorientador de Nelson Manuel da Silva Matos
Doutoramento em Turismo (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2013 - 2014 Dissertação: The Characterization of Surf Tourists in the Algarve
Coorientador de Fabia Hanna Frank
Master in Tourism Economics and Regional Development (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2013 - 2014 Dissertação: O Impacto do Aumento das Taxas Moderadoras no Serviço de Gastroenterologia do Hospital de Faro, E.P.E.
Coorientador de Sónia Fontinha
Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2012 - 2014 Turismo em Timor Leste: Contributos para um Desenvolvimento Sustentável.
Coorientador de Manuel Vong
Doutoramento em Turismo (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2012 - 2013 Dissertação: Corporate Social Marketing: Um Estudo de Caso no Sector da Energia Elétrica
Coorientador de Andrea Ferreira Saraiva
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2012 - 2013 Dissertação: Motivações e perceções dos visitantes do Festival Med.
Coorientador de Milene Custódio Grenhas
Mestrado em Gestão Empresarial (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2012 - 2013 Relatório de estágio: Empresa Luzdoc – Serviço Médico Internacional.
Coorientador de Rui Manuel Fuzeta
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2012 - 2013 Dissertação: Satisfação e Fidelização na Venda de Automóveis: Fatores Condicionantes.
Coorientador de Iduardina Pereira de Azevedo
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2012 - 2013 Dissertação: Marketing Relacional na Banca: Satisfação e Fidelização.
Coorientador de Tatiana Rocha Abade
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2012 - 2013 Dissertação: O Relacionamento Médico-Delegado de Informação Médica e as Ações de Marketing.
Coorientador de Regivaldo da Silva Santana
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2011 - 2013 The Role of Sensescapes in Tourist Experiences in Rural Areas.
Coorientador de Dora Lúcia Miguel Agapito
Doutoramento em Turismo (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2011 - 2013 Percepção dos Residentes sobre o Impacto do Turismo na sua Qualidade de Vida: O Caso do Concelho de Loulé.
Coorientador de Ana Isabel da Silva Aço Renda
Doutoramento em Turismo (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2009 - 2011/06 Ensino Superior em Turismo: Satisfação e Empregabilidade
Coorientador de Sofia Teixeira Eurico
Doutoramento em Turismo (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2008 - 2010/09 A influência da Liquidez nas Decisões de Investimento das Empresas Moderada pelo Ambiente da Industria e pela Estratégia Empresarial: O Caso da Industria Transformadora Portuguesa
Coorientador de Celísia Baptista
Doutoramento em Gestão (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
Distinções

Outra distinção

2017 "Best paper presented at the International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences", 5-6 May, 2016. Article: Analysis of the Attachment-Aversion modelof consumer brand relationship (with Novik, V, and Guerreiro. M.).
2017 "Best Article of the Year 2016", with the paper Co-creation Experiences: Attention and Memorability, published in the Journal of Travel & Tourism Marketing (with Ana Cláudia Campos and Júlio Mendes)
2016 "Best paper presented at the International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences", 5-6 May, 2016. Article: Nature-based Tourism in the Algarve: A fact or a Myth? (with Guerreiro. M. and J. Mendes)
2013 CIEO Productivity Award, based on the productivity achieved in 2012
2012 "Best paper presented at the Touriam and Management Studies (TMS) International Conference 2012". Article: Fatores Moderadores da Dependência do Investimento Relativamente à Liquidez Interna (with Baptista, C. and Matias, M.)
2008 "Outstanding Paper Award 2008 published in International Journal of Culture, Tourism and Hospitality". Article: Why People Travel to Exotic Places (with Correia, A.)
2008 "Ceratonia Award 2007/2008" for the project: Modelação e Monitorização da Qualidade nos Destinos Turísticos (participant in the project)
Caixa Geral de Depositos, Portugal
2002 Merit award "Best student of M.A., Economic and Business Sciences 2002"