???global.info.a_carregar???
Ricardo Bernardes possui um doutoramento em Musicologia pela Universidade do Texas em Austin e um doutoramento em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, é Foi Investigador Pós-Doutorado Integrado no CESEM / UNL com financiamento da FCT e integra o grupo de estudo “Música do Período Moderno” sob a supervisão do Dr. David Cranmer durante os anos de 2016 a 2022. Em 2002 foi editor da coleção de partituras em seis volumes intitulada “Música no Brasil – séculos XVIII e XIX” do Ministério da Cultura do Brasil e da revista “Textos do Brasil”, em seu número intitulado “Música Clássica Brasileira”, editado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Além das publicações académicas e edições de música luso-brasileira dos séculos XVIII e XIX, é frequentemente convidado a dar conferências sobre temas de Música Antiga e Mercado Cultural. Desde 1995 Bernardes é maestro e diretor musical do Americantiga Ensemble, um grupo dedicado à execução e gravação do repertório português-brasileiro dos séculos XVII a XIX, com seis CDs e um DVD gravados no Brasil, Argentina e Estados Unidos da América. Radicado em Portugal desde 2010, Bernardes realizou vários concertos no continente europeu e em 2012 dirigiu a estreia moderna da ópera “O basculho de chaminé” de Marcos Portugal com a Orquestra Sinfónica Portuguesa no Teatro de São Carlos. Em seu tempo em Portugal é também coautor de dois livros organizados de forma transdisciplinar com música e matemática e música e arquitetura, publicados numa parceria entre Universidade do Minho, Universidade Nova de Lisboa e Fundação Casa de Mateus. Atualmente está a trabalhar num extenso capítulo para um livro dedicado à ópera na Península Ibérica no século XVIII organizado pela Universidad Internacional Menéndez Pelayo em La Coruña, Espanha. Desde 2016 é Diretor Artístico das atividades musicais da Fundação da Casa de Mateus, dirigindo concertos, organizando séries de concertos, simpósios e jornadas musicológicas com importantes oradores nacionais e internacionais. Desde 2018 é também Diretor Artístico dos Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus. Nesse mesmo ano criou a Orquestra Barroca de Mateus e o ensemble vocal Cappella dei Signori, com concertos em Portugal e no estrangeiro. É também o Diretor Artístico do FMA-LX (Festival de Música Antiga de Lisboa) que está em sua terceira edição, assim como foi o responsável pela produção e Direção Musical dos concertos comemorativos aos 200 Anos da Independência do Brasil realizados em 2022 e 2023 na Igreja de São Roque em LIsboa, com obras inéditas e de grande porte de compositores actuantes na corte de D. João VI no Rio de Janeiro.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ricardo Bernardes

Nomes de citação

  • Bernardes, Ricardo

Identificadores de autor

Ciência ID
1214-110C-2C84
ORCID iD
0000-0001-8082-7785

Moradas

  • Rua dos Cordoeiros 21 3Dto, 1200-127, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão - Organização e Gestão de Empresas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2020/09/01 - 2022/07/23
Concluído
Master Business Administration (Outros)
Especialização em Gestão de entidades culturais
AESE Business School, Portugal
2016/06/23
Concluído
Historic Musical Sciences / Ciências Musicais-Históricas (Doutoramento)
Especialização em Musicologia
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Estudo das Características Estilístico-musicais das Missas de António Leal Moreira (1758-1819): A Missa para a Aclamação de D. Maria I (1777)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good - Approved / Muito bom - Aprovado
2012/05/19
Concluído
PhD in Musicology (Doctor of Philosophy)
Especialização em Musicologia
The University of Texas at Austin - Ernest and Edith Buttler School of Music, Estados Unidos
"“The Musical Farça “A Saloia Namorada” (1793) by António Leal Moreira and Domingos Caldas Barbosa in the Context of late Eighteeth-Century Opera in Portugal”" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved
2006/06/27
Concluído
Masters in Musicology / Mestrado em Musicologia (Master Universitario)
Especialização em Musicologia
Universidade de São Paulo, Brasil
"José Maurício Nunes Garcia e a Missa de N. Sra. da Conceição de 1810" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved
1997/12/22
Concluído
Licenciatura em Música (Licence)
Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Brasil
"Musical Education in Southern Brazil" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved
Percurso profissional

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/02/01 - Atual Diretor Artístico das Actividades Musicais Fundação da Casa de Mateus, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/08/16 - Atual Gestor presidente de Associação Cultural sem fins lucrativos Cão Lilás Associação Cultural, Portugal
2015/03/01 - 2021/04/01 Integrated Post-doc Researcher Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2009/03/01 - 2013/02/28 Bolseiro de Doutoramento Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
1995/12/12 - 2009/06/12 Artistic director and conductor Americantiga Produções Ltda., Brasil
1999/06/01 - 2002/12/31 Editor and musicologist Funarte - Fundação Nacional de Artes/Ministério da Cultura - Brasil, Brasil
2001/03/01 - 2001/12/31 Assistant conductor Orquestra de Câmara São Paulo / São Paulo Chamber Orquestra, Brasil
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Bernardes, Ricardo. "A 'Missa do Mestre Bernardino', o documento musical mais antigo do atual estado do Paraná". Trabalho apresentado em Congresso Internacional: Musicologia Transatlântica: um momento para reflexão, Lisboa, 2018.
    Aceite para publicação
  2. Bernardes, Ricardo. "Música no Teatro do Poder: a Aclamação de D. Maria I em 1777". Trabalho apresentado em Congresso Internacional “A música no espaço luso-brasileiro", Lisboa, 2013.
    Publicado
  3. Bernardes, Ricardo. "Edição musical do repertório brasileiro, italiano e português dos séculos XVIII e XIX: problemática das intervenções do editor". Trabalho apresentado em I Colóquio Brasileiro de Arquivologia e Edição Musical, Mariana, 2003.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Bernardes, Ricardo. "António Leal Moreira (1758 - 1819): obras e fases estilísticas e sua presença no "cânone" da historiografia musical Portuguesa e Luso-Brasileira". Revista Portuguesa de Musicologia 7 1 (2021):
    No prelo
  2. Bernardes, Ricardo. "Músicos Italianos em Portugal no séc. XVIII - o caso de Giuseppe Scolari". Revista dell’Istituto di Storia dell’Europa Mediterranea (2021):
    Aceite para publicação
  3. Bernardes, Ricardo. "António Leal Moreira (1758 - 1819): obras e fases estilísticas e sua presença no "cânone" da historiografia musical Portuguesa e Luso-Brasileira". Revista Portuguesa de Musicologia (2020):
    Aceite para publicação
Capítulo de livro
  1. Bernardes, Ricardo. "The sacred music of João Pedro de Almeida Mota (1744 - 1817) between Braga, Galicia, León and the court of Madrid". In Cadernos de Queluz - Religion and Magnificence, editado por Iskrena Dimova Yordanova. Viena, Áustria: HOLLITZER WISSENSCHAFTSVERLAG, 2022.
    Aceite para publicação
  2. Bernardes, Ricardo. "Vivat Maestre Scolari: the presence of Giuseppe Scolari and his operas in Lisbon from 1766 to 1774". In Cadernos de Queluz - Capitais europeias do espectáculo, editado por Iskrena Dimova Yordanova (FA1C-A009-6311). Viena, Áustria: HOLLITZER WISSENSCHAFTSVERLAG, 2021.
    Aceite para publicação
  3. Bernardes, Ricardo. "The Missa sub titulo Sti Johannis by Sigismund Neukomm in the context of the Royal Chapel of Rio de Janeiro in 1816". In Sigismund Neukomm in Brazil, 19-24. Viena, Áustria: Hollitzer Verlag, 2021.
    Publicado
  4. Bernardes, Ricardo. ""Sons Militares" nas Celebrações do Poder Real na São Paulo Colonial sob o Governo do 4º Morgado de Mateus". In M3+1 - História da Matemática, da Música e Militar. Braga, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian - Universidade do Minho, 2019.
    No prelo
  5. Bernardes, Ricardo. "A farça "A saloia namorada" (1793) de António Leal Moreira e Domingos Caldas Barbosa no contexto do repertório dos primeiros anos do Teatro de São Carlos". In O Teatro de São Carlos e as Artes do Espectáculo em Portugal, editado por David John Cranmer. Lisboa, Portugal: Edições Colibri - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical / Universidade Nova de Lisboa, 2019.
    No prelo
  6. Bernardes, Ricardo. "Música Luso-Brasileira nos séculos XVIII e XIX - uma identidade face à música centro-europeia". In Música, cultura e sociedade: dilemas do moderno, editado por Egg, André, 52-63. Curitiba, Brasil: Editora CRV e Universidade Federal do Brasil, 2016.
    Publicado
  7. Bernardes, Ricardo. "Nacionalismo e o Mercado da Música Antiga na definição do passado musical luso-brasileiro". In As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime, editado por Nery, Rui Vieira, 361-384. Lisboa, Portugal: Edições Colibri - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical / Universidade Nova de Lisboa, 2012.
    Publicado
  8. Bernardes, Ricardo. ""Quasi diferente do primeiro original": Marcos Portugal, Lo spazzacamino principe e O basculho de chaminé". In Marcos Portugal: uma reavaliação, editado por David John Cranmer. Lisboa, Portugal: Edições Colibri - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical / Universidade Nova de Lisboa, 2012.
    Publicado
  9. Bernardes, Ricardo. "Creusa in Delfo (1774) by David Perez and Gaetanno Martinelli and the French elements in the Portuguese opera seria in the eighteenth century". In David Perez (1711-1778): processes, practices and reception, editado por David John Cranmer. Lisboa, Portugal: Edições Colibri - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical / Universidade Nova de Lisboa, 2011.
    No prelo
  10. Bernardes, Ricardo. "Música Antiga e mídias modernas". In O futuro da música depois da morte do CD. São Paulo, Brasil, 2009.
Edição de número de revista
  1. Bernardes, Ricardo. "Brazilian Classical Music". Texts of Brazil 12 (2005):
    Publicado • Editor convidado
Livro
  1. Bernardes, Ricardo. Mozart in Portugal - Mozart's Requiem Version at Évora Cathedral (c.1800). Visby, Suécia: Wessmans Musikfo¨rlag. 2021.
    No prelo
  2. Bernardes, Ricardo; Ralha, Maria Elfrida Ramos Matos. M3+1 - Mateus, História da Matemática, da Música e Militar. Braga, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian e Universidade do Minho. 2019.
    No prelo
  3. Bernardes, Ricardo; Cabeleira, João. Nasoni, Mateus e a Música de seu Tempo. Braga: Lab2 - Universidade do Minho. 2018.
    Publicado
  4. Bernardes, Ricardo. Missa de Nossa Sra. da Conceic¸a~o de 1810 de José Maurício Nunes Garcia (1767 - 1830) in Música no Brasil nos séculos XVIII e XIX vol. I. Rio de Janeiro, Brasil: Funarte - Fundação Nacional de Artes. 2002.
    Publicado
  5. Bernardes, Ricardo. Corte de D. João VI in Música no Brasil nos séculos XVIII e XIX - v. III. Rio de Janeiro, Brasil: Funarte - Fundação Nacional de Artes. 2002.
    Publicado
  6. Bernardes, Ricardo. Pernambuco, acervo Jaime Diniz; Maranha~o Imperial in Música no Brasil nos séculos XVIII e XIX, vol. V. Rio de Janeiro, Brasil: Funarte - Fundação Nacional de Artes. 2002.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Bernardes, Ricardo. "Estudo das características estilístico-musicais das missas de António Leal Moreira (1758-1819): a missa para a aclamação de D. Maria I (1777) /Masses of Anto´nio Leal Moreira (1758 – 1819). Study of Musical and Stylistic Features: The Mass for Acclamation Day of Maria I (1777)". Doutoramento, Universidade Nova de Lisboa, 2016. http://hdl.handle.net/10362/18661.

Artística / Interpretação

Gravação vídeo
  1. Bernardes, Ricardo; Arte e Factos lda (Produtor); Jorge Moura (Realizador). 2023. Um reino, um império - Música nos 200 anos da Independência do Brasil.
  2. Bernardes, Ricardo; Americantiga Ensemble; Embaixada do Brasil em Buenos Aires (Produtor). 2009. Americantiga - Concerto ao vivo no Pala´cio pereda. Embaixada do Brasil em Buenos Aires.
Gravação áudio
  1. Bernardes, Ricardo; Americantiga Ensemble; Embaixada do Brasil em Buenos Aires (Produtor). 2009. "Mu´sica na Corte do Rio de Janeiro e na Provi´ncia das Minas Gerais durante o Tempo de D. Joa~o VI no Brasil (1808 - 18121).” Vol. II". In Mu´sica na Corte do Rio de Janeiro e na Provi´ncia das Minas Gerais durante o Tempo de D. Joa~o VI no Brasil (1808 - 18121).” Vol. II, Embaixada do Brasil em Buenos Aires.
  2. Bernardes, Ricardo; Americantiga Ensemble; Embaixada do Brasil em Buenos Aires (Produtor). 2009. "Mu´sica em Sa~o Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais em fins do se´culo XVIII.” Vol. 1". In Mu´sica em Sa~o Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais em fins do se´culo XVIII.” Vol. 1, Embaixada do Brasil em Buenos Aires.
  3. Bernardes, Ricardo; Americantiga Ensemble; The University of Texas at Austin - General Consulate of Brazil in Houston (Produtor). 2007. "200 Years of Music at the Brazilian Court of Rio de Janeiro Nunes Garcia - Requiem in d minor". In 200 Years of Music at the Brazilian Court of Rio de Janeiro Nunes Garcia - Requiem in d minor, The University of Texas at Austin.
  4. Bernardes, Ricardo; Americantiga Coro e Orquestra de Câmara; Conceito Barroco; Americantiga Produções (Produtor). 2004. "Mu´sica em Sa~o Paulo e Lisboa no se´culo XVIII". In Mu´sica em Sa~o Paulo e Lisboa no se´culo XVIII.
  5. Bernardes, Ricardo; Americantiga Coro e Orquestra de Câmara; Americantiga Produções (Produtor). 2003. "Compositores Brasileiros, Portugueses e Italianos do se´culo XVIII". In Compositores Brasileiros, Portugueses e Italianos do se´culo XVIII.
  6. Bernardes, Ricardo; Americantiga Coro e Orquestra de Câmara; Americantiga Produções (Produtor). 1998. "Mu´sica Brasileira e Portuguesa do se´culo XVIII". In Mu´sica Brasileira e Portuguesa do se´culo XVIII.
Interpretação musical
  1. Americantiga Ensemble. Um Reino, Um Império - Música nos 200 anos da Independência do Brasil. 2023.
    Maestro
  2. Croatia Baroque Ensemble. Galant Music in the Tropics. 2022.
    Maestro
  3. Americantiga Ensemble. Música no Grito do Ipiranga. 2022.
    Maestro
  4. Americantiga Ensemble. Curitiba Barroca. 2022.
    Maestro
  5. Americantiga Ensemble. Mozart à Portuguesa. 2022.
    Maestro
  6. Americantiga Ensemble. Mozart in the Tropics. 2022.
    Maestro
  7. Americantiga Ensemble. Il Barocco Tra Matera e Lisbona. 2021.
    Maestro
  8. Americantiga Ensemble; Divino Sospiro. 200 Anos de Don Giovanni no Brasil. 2021.
    Maestro
  9. Concerto de 25 anos do Americantiga Project e de 50 anos da Fundação da Casa de Mateus. 2020.
    Maestro
  10. Mozart à Portuguesa. 2020.
    Maestro
  11. Americantiga Ensemble. Mozart à Portuguesa. 2020.
    Maestro
  12. Orquestra Barroca de Mateus; Americantiga Ensemble. O Natal em Faro, Nápoles e São Paulo no séc. XVIII. 2019.
    Maestro
  13. Ensemble Cappella dei Signori. Festival Anima Mea - Il Sacro Lusitano. 2019.
    Maestro
  14. Ensemble Cappella dei Signori. Festival Duni - Il Sacro Lusitano. 2019.
    Maestro
  15. Ensemble Vocal - XXIX Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus. Concerto Final - XXIX Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus. 2019.
    Maestro
  16. Orquestra Barroca de Mateus; Mariana Castelo Branco, soprano solista; Arthur Filemon, alto solista. XXIX Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus - De Pergolesi a Almeida Mota: Portugal e Galiza - Música e Cultura no séc. XVIII. 2019.
    Maestro
  17. Orquestra Barroca de Mateus. Festival Eborae Musicae - Ópera de São Paulo no tempo do IV Morgado de Mateus. 2019.
    Maestro
  18. Orquestra Barroca de Mateus; Mariana Castelo Branco, soprano solista; Arthur Filemon, alto solista. I Festival de Música Antiga de Lisboa - Stabat Mater. 2019.
    Maestro
  19. Orquestra Barroca de Mateus; Mariana Castelo Branco, soprano solista; Arthur Filemon, alto solista. Festival "Música a Norte" - Stabat mater. 2019.
    Maestro
  20. Ensemble Cappella dei Signori. I Festival de Música Antiga de Lisboa - Das Capelas Papais à Nova Corte dos Trópicos. 2019.
    Maestro
  21. Ensemble Cappella dei Signori. Das Capelas Papais à Nova Corte dos Trópicos. 2019.
    Maestro
  22. Ensemble Cappella dei Signori. I Festival de Música Antiga de Lisboa - Polifonia Portuguesa do Séc. XVII. 2019.
    Maestro
  23. Ensemble Cappella dei Signori. Pro Sacra & Regia Cappella Serenissimi Brigantiae Ducis - A Música para a Capela do Duque de Bragança nos Arquivos de Vila Viçosa. 2018.
    Maestro
  24. Orquestra Barroca de Mateus. Maestri e discepoli. 2018.
    Maestro
  25. Orquestra Barroca de Mateus; Vivica Genaux; Borja Quiza; Mario Pontiggia. 250 Anos da Ópera na Corunha - Setaro, el constructor de utopías. 2018.
    Maestro
  26. Orquestra Barroca de Mateus; Vivica Genaux; Borja Quiza; Mario Pontiggia. Setaro, el constructor de utopías. 2018.
    Maestro
  27. Americantiga Ensemble. 29ª Temporada de Música em São Roque - "Entre Dois Mundos". 2017.
    Maestro
  28. Americantiga Ensemble. 28ª Temporada de Música em São Roque - "D. Maria I - Música para os 200 anos da Rainha de Portugal e do Brasil". 2016.
    Maestro
  29. Americantiga Ensemble. Música nas Aldeias do Douro Vinhateiro. 2016.
    Maestro
  30. Americantiga Ensemble. Ópera "Pimpinone" de George Phillip Telemann. 2013.
    Maestro
  31. Orquestra Sinfónica Portuguesa. Ópera "O Basculho de Chaminé" de Marcos Portugal (1762 - 1830). 2012.
    Maestro
  32. Americantiga Ensemble; Rosana Orsini. Joaquina Lapinha, the first Brazilian Diva. 2012.
    Maestro
  33. Americantiga Ensemble. 25ª Temporada de Música em São Roque - Música na Sé de São Paulo. 2011.
    Maestro
  34. Americantiga Ensemble. A Missa a 8 Vozes e Orquestra de André da Silva Gomes - Concerto de 15 anos da CPLP. 2011.
    Maestro
  35. Americantiga Ensemble. O Réquiem 1816 de José Maurício Nunes Garcia (1767 - 1830). 2009.
    Maestro
  36. Americantiga Ensemble. Música Em São Paulo e Minas Gerais no séc. XVIII. 2009.
    Maestro
  37. Americantiga Ensemble. Eighteenth-century Luso-Brazilian Music. 2008.
    Maestro
  38. Americantiga Ensemble. As Serenatas Portuguesas do séc. XVIII. 2007.
    Maestro
  39. Americantiga Ensemble. Music from the time of the court of D. João VI in Brazil. 2007.
    Maestro
  40. Americantiga Coro e Orquestra de Câmara. Música del Brasil Barroco. 2005.
    Maestro
  41. Americantiga Coro e Orquestra de Câmara. Concerto para as Comemorações dos 450 anos da cidade de São Paulo. 2004.
    Maestro
  42. Americantiga Coro e Orquestra de Câmara. Música Luso-Brasileira do séc. XVIII - Concerto inaugural do Americantiga Coro e Orquestra de Cãmara. 1995.
    Maestro
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/09/19 The sacred music of João Pedro de Almeida Mota (1744 - 1817) between Braga, Galicia, León and the court of Madrid International Colloquium Religion and Magnificence – music and ceremonies at the European courts in 17th and 18th centuries
Centro de Estudos Setecentistas Divino Sospiro (Queluz, Portugal)
2019/12/04 Two Portuguese Galant composers abroad: from the “New Court” of São Paulo to the Spanish Cathedrals Ignácio Jerusalem 250: Músicas Galantes entre Italia, la Península Ibérica y el Nuevo Mundo
Universidad Internacional de Andalucía (Baeza, Espanha)
2019/08/12 Mateus e a Música - viagem histórica pela tradição musical da Casa de Mateus XXIX Encontros Internacionais de Mu´sica da Casa de Mateus
Fundação da Casa de Mateus (Vila Real, Portugal)
2019/08/08 Almeida Mota e a música no Norte de Portugal e Galiza em fins do séc. XVIII XXX Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus
Fundação da Casa de Mateus (Vila Real, Portugal)
2019/06/27 Vivat maestre Scolari: the presence of Giuseppe Scolari and his operas in Lisbon from 1766 to 1774 Colo´quio Internacional "As Capitais do Especta´culo no se´c. XVIII: de Lisboa a S. Petesburgo
Divino Sospiro - Centro de Estudos Setecentistas (Sintra, Portugal)
2019/05/24 Musicologia e Performance: João Pedro de Almeida Mota (1744 - 1817) entre Braga, Galiza e León e os aspectos performativos de seus vilancicos e obras policorais Congresso Internacional Paisagens Sonoras: Patrimo´nio, Histo´ria, Territo´rios Arti´sticos e Arqueologia Sonora
Departamento de Mu´sica da Universidade de Minho em Braga (Braga, Portugal)
2018/11/08 André da Silva Gomes (1752 - 1844) e as Missas produzidas para a Sé de São Paulo ENIM - 2018
SPIM- Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Porto, Portugal)
2018/10/20 Maestri e discepoli Colóquio Nasoni, Mateus e a Música de seu tempo
Fundação da Casa de Mateus e Universidade do Minho (Vila Real, Portugal)
2018/10/16 La ópera italiana en Portugal International Encounter “La difusión de la ópera en España: Nicola Setaro
Universidad Internacional Menendez y Pelayo at La Coruña (A Corunha, Espanha)
2018/09/27 A "Missa do Mestre Bernardino", o documento musical mais antigo do atual estado do Parana´ Musicologia Transatla^ntica: Um momento para reflexa~o
Nu´cleo de Estudos da Histo´ria da Mu´sica Luso-brasileira - Caravelas, CESEM - Universidade Nova de Lisboa
2018/03/28 Roman musical style in Lisbon in the first half of the eighteenth century Congresso Internacional Roma e Lisboa no se´culo XVIII
INET - Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/10/12 In tempore belli: uma fascinante viagem sobre o papel da música nos tempos de conflitos entre as nações nos fins do Antigo Regime Workshop at the project "Jovens Iluminados"
Encontro de História da Matemática, da Música e Militar (Braga, Portugal)
2017/06/09 Questões de Identidade Nacional, Políticas Culturais e Mercado nas abordagens ao passado musical Luso-Brasileiro Ciclo de Conferências em Ciências da Cultura
Departamento de Ciências da Cultura da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2017/04/28 A Corte no Exílio Tropical: as actividades musicais da Real Capela de D. João VI no Rio de Janeiro entre 1808 e 1821 III Jornadas de Musicologia
Departamento de Música - Universidade do Minho em Braga (Braga, Portugal)
2016/12/12 Ópera em Português no século XVIII: estudo das características estilístico-musicais e sua aplicação na interpretação musical moderna Português: Palavra e Música
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2016/11/25 José Joaquim dos Santos (1747-1801) e a Música Policoral na Capela Patriarcal de Lisboa na segunda metade do séc. XVIII A Música e as Artes Visuais na Patriarcal de Lisboa (1716 – 1834)
Instituto de Etnomusicologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/11/19 A Música na Corte do Rio de Janeiro (1808 – 1821) – origens, contextos e repertórios Filosofia e Música nos séc. XVII, XVIII e XIX
Fundação da Casa de Mateus (Vila Real, Portugal)
2016/11/03 De Roma ao Rio de Janeiro: a música policoral na Patriarcal de Lisboa na segunda metade do sécc. XVIII – origens, linguagens e influências ENIM 2016 – Encontro Nacional de Investigac¸a~o em Mu´sica
SPIM- Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Aveiro, Portugal)
2016/07/02 A missão diplomática do Duque de Luxemburgo no Rio de Janeiro em 1816 e as duas versões da Missa Sancti Johannis compostas por Sigismund Neukomm (1778 – 1858) e dedicadas ao príncipe D. João A diplomacia e a aristocracia como promotores da mu´sica e do teatro na Europa do Antigo Regime
Divino Sospiro – Centro de Estudos Setecentistas (Sintra, Portugal)
2016/06/03 Ópera em Língua Portuguesa dos Séculos XVIII e XIX
Escola de Música e Belas Artes, Campus de Curitiba I EMBAP/UNESPAR
2016/06/01 Música Luso-Brasileira dos Séculos XVIII e XIX Ciclo de Palestras 'Música, Cultura e Sociedade'
Grupo de Pesquisa em Música, Cultura e Sociedade do Campus de Curitiba II FAP/UNESPAR (Curitiba, Brasil)
2016/03/10 A circulação e adaptação dos estilos musicais e modelos pré-composicionais no mundo luso-brasileiro durante o Antigo Regime (1706-1821) III Encontro Ibero-Americano de Jovens Musico´logos
Universidade de Sevilha (Sevilha, Espanha)
2015/06/26 Opera seria concisa: estruturas dramático- musicais na 'serenatas de corte' portuguesas durante o reinado de D. Maria I" (1777-1792) Colóquio Internacional A Serenata e a Festa Teatral nas Cortes europeias do séc. XVIII
Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal (CESMP) (Sintra, Portugal)
2013/08/14 Marcos Portugal e a ópera O Basculho de Chaminé V Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto, "Música e Iluminismo no Espaço Luso-Brasileiro
Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (Ribeirão Preto - SP, Brasil)
2012/07/03 The Finding of a “Lost” Opera: Issues of Gender, Colonialism and Taste in “A Saloia Namorada” (1793) by Leal Moreira and Caldas Barbosa in the Context of the late Eighteenth-Century Italian Influenced Comic Opera in Portugal and Brazil 19th Congress of the International Musicological Society - IMS
International Musicological Society - IMS (Roma, Itália)
2012/02/22 O Teatro musical ‘ao gosto português’ revisitado: dois estudos de caso de fins do século XVIII I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos
I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos (Lisboa, Portugal)
2011/11/25 António Leal Moreira (1758 - 1819) como Compositor Dramático ENIM - Encontro Nacional de Investigação em Música 2011
ENIM - Encontro Nacional de Investigação em Música 2011 (Porto, Portugal)
2011/10/21 As Missas de António Leal Moreira (1758-1819) As Missas de António Leal Moreira (1758-1819)
Biblioteca Nacional de Portugal, (Lisboa, Portugal)
2011/10/21 Elementos ‘franceses” na Creusa in Delfo de David Perez e Gaetanno Martinelli Colóquio “David Perez e a Música da Sua Época
Núcleo de Estudos da Música Luso-brasileira - Caravelas ,CESEM, Universidade Nova de Lisboa (Aveiro, Portugal)
2010/04/12 The Development of the Portuguese Composers Style during the Reign of Maria I (1777 - 1792) Seventeenth Conference of Europeanists - Council for European Studies
Council for European Studies (Montreal, Canadá)
2008/06/07 Questões de identidade nacional, raça e ideal romântico na definição do passado musical Luso-Brasileiro Simpósio Luso-Brasileiro As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime. Repertórios, práticas e representações
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2007/01/26 Brazilian Colonial Music: A stylistic Study of Origins and Implications for Performance Simpósio Latin American Choral Music: Contemporary Performance and the Colonial Legacy
Center for Latin American Music da University of Arizona Tucson (Tucson - AR, Estados Unidos)
2007/01/15 The Presence of Eighteenth-Century Music Manuscripts of Italian and Portuguese Composers in Brazilian Archives Simposyum Music of the Americas: A Transcontinental Conference
Universidade do Norte do Texas (Denton - TX, Estados Unidos)
2006/07/16 Duni a Portogallo Musicology symposium at Festival Duni de Mattera
Festival Duni de Mattera (Mattera)
2006/06/18 Real Capela de Música do Rio de Janeiro, 1808: as transformações na linguagem de José Maurício Nunes Garcia (1767 – 1830) 3º Colóquio do PPRLB (Pólo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras)
Pólo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras) at Real Gabinete Português de Leitura no Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
2006/05/20 José Maurício Nunes Garcia e a Real Capela do Rio de Janeiro 1808 - 1811 Simpósio Música e Cultura na Corte de D. João VI
Faculdade de História da Universidade de São Paulo - USP (São Paulo, Brasil)
2005/03/15 José Maurício Nunes Garcia e a Real Capela do Rio de Janeiro 1808 - 1811 Music and Culture in the Imperial Court of D. João VI. LLILAS
Lozano Long Institute for Latin American Studies - The University of Texas em Austin (Austin -TX, Estados Unidos)
2003/06/08 Edição musical do repertório brasileiro, italiano e português dos séculos XVIII e XIX: problemática das intervenções do editor I Colóquio Brasileiro de Arquivologia e Edição Musical
Secretaria da Cultura do Estado de Minas Gerais - Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana (Mariana)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2016/10/15 - Atual "Caminhos de Mateus" Festival de Concertos em Aldeias Vinhateiras do Alto Douro (2016/10/15 - 2017/10/01)
Festival (Coorganizador)
Fundação da Casa de Mateus, Portugal

Associação Douro Generation para o Desenvolvimento, Portugal
2021/07/17 - 2021/07/19 Festival Trotamundos - Viagens Musicais e Literárias (2021/07/17 - 2021/07/19)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Cão Lilás Associação Cultural, Portugal
2020/07/24 - 2020/09/20 II Festival de Música Antiga de Lisboa - 2020 (2020/07/24 - 2020/09/20)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Cão Lilás Associação Cultural, Portugal
2019/10/26 - 2019/10/28 Colóquio "Nasoni, Mateus e a Música de seu tempo" (2019/10/26 - 2019/10/28)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
Fundação da Casa de Mateus, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
2019/08/24 - 2019/08/24 I Jornada Musicológica dos Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus (2019/08/24 - 2019/08/24)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
Fundação da Casa de Mateus, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Università degli Studi della Basilicata, Itália
2019/08/14 - 2019/08/24 XIX Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus (2019/08/14 - 2019/08/14)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
Fundação da Casa de Mateus, Portugal
2019/08/08 - 2019/08/08 Musicological journey during the XXX International Musical Encounters at Casa de Mateus in 2019 (2019/08/08 - 2019/08/08)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Fundação da Casa de Mateus, Portugal
2019/01/10 - 2019/04/09 I Festival de Música Antiga de Lisboa (2019/01/10 - 2019/03/10)
Festival (Presidente da Comissão Organizadora)
Cão Lilás Associação Cultural, Portugal

Fundação da Casa de Mateus, Portugal
2018/08/12 - 2018/08/18 XXVIII Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus (2018/08/12 - 2018/08/18)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
Fundação da Casa de Mateus, Portugal
2017/10/12 - 2017/10/14 Encontro internacional 3M+1: História da Matemática, da Música e Militar (2017/10/12 - 2017/10/14)
Simpósio (Coorganizador)
Universidade do Minho Departamento de Matemática e Aplicações, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Fundação da Casa de Mateus, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2017/04/10 Lamentações para a Semana Sancta by J.J. dos Santos and L.X. dos Santos and the music for voices concertate, two violas and low instruments
Vogal
Enrico Ruggieri (Mestrado)
Royal Conservatory in The Hague, Países Baixos

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019/06/27 - 2019/06/29 DS-CEMSP 7th International Conference Eighteenth century Theatre Capitals: from Lisbon to St. Petersburg Palácio de Queluz, Sintra, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017/04/10 - 2017/04/10 Stile antico in the Tropics: a 18th-century musical- stylistic trip from Rome and Lisbon all the way to Brazil Master in Choir Conducting (Master Universitario) Royal Conservatory in The Hague, Países Baixos

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019/01/01 - Atual SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música Secretário da Assembleia Geral
2016/08/16 - Atual Cão Lilás Associação Cultural Presidente dos Corpos Directivos

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018/03/01 - Atual Caravelas - Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2020/09/18 - 2020/09/20 Member of the Scientific Committee of the International Colloquium ", Religion and Magnificence – music and ceremonies at the European courts in 17th and 18th centuries
Membro
Centro de Estudos Setecentistas Divino Sospiro, Portugal
2019/10/21 - 2019/10/21 Presidente da Comissão Científica do Colóquio "Nasoni, Mateus e a Música de seu tempo"
Presidente / Vice-presidente
Fundação da Casa de Mateus, Portugal

Universidade do Minho Escola de Arquitetura, Portugal
2019/06/27 - 2019/06/29 Colóquio Internacional "As Capitais do Espetáculo no séc. XVIII: de Lisboa a S. Petesburgo
Membro
Divino Sospiro - Centro de Estudos Setecentistas, Portugal
Distinções

Outra distinção

2010 Luso-American Foundation Fellowship at the National Library of Portugal (2010).
Fundação Luso-Americana - Portugal, Portugal
2008 Pre-dissertation fellowship
The Council of European Studies/Luso-American Foundation, Portugal
2008 College of Fine Arts Student Excellence Fund
University of Texas at Austin College of Fine Arts, Estados Unidos
2006 Joe R. and Teresa Lozano Long Graduate Fellowship
Tereza Lozano Long Institute of Latin American Studies da Universidade do Texas em Austin, Estados Unidos
2004 Bolsa de Mestrado
CAPES - Brasil, Brasil