???global.info.a_carregar???
Atualmente sou CEO da Lumière Virtuall.me (Tecnologia Interativa de Realidade Virtual) e CCO da Community Virtuall.me (Tecnologia e Comunicação Inteligente). 'Tecnologia e Comunicação Inteligente' é a melhor forma de resumir a minha experiência e trajeto profissional, pois é fruto da sinergia da comunicação, do branding, do design, da tecnologia e da gestão de projetos. Afinal, se as 'tecnologias são fruto de uma sociedade e cultura' (Lèvy), então investigar o impacto da tecnologia, é investigar as ciências sociais e humanas, desta forma é investigar a comunicação. Sempre fui fascinada por contos e histórias, pois acredito que a imagem é uma fonte universal de comunicação, acredito na força que ela produz, não apenas no nosso consciente transmitindo a informação necessária, mas também no nosso inconsciente. Portanto, se as imagens bidimensionais possuem este poder de comunicação, se faz necessário investigar o potencial das imagens imersivas da realidade virtual. Percebi que Lévy me conduziu para além comunicação, mas também para o 'Tempo e Espaço' da imagem imersiva da realidade virtual. Compreendendo que muito além de contar excelentes histórias, também poderia proporcionar ao recetor, experiências imersivas mais humanas e saudáveis. "O tempo e o espaço são modos pelos quais pensamos e não condições nas quais vivemos." (Einstein)
Identification

Personal identification

Full name
FABIANE LUIZ MENESES
Gender
Female

Citation names

  • MENESES, FABIANE

Author identifiers

Ciência ID
111A-8A10-FD9A
ORCID iD
0000-0002-2929-2284

Email addresses

  • geral@virtuall.me (Professional)
  • fmenesestic@outlook.com (Professional)

Telephones

Mobile phone
  • 912657674 (Professional)

Addresses

  • Av. Mário Silva | Instituto Politécnico de Coimbra | Edifício INOPOL | Sala: Grupo CRIATIVA, 3045-601, Coimbra, Coimbra, Portugal (Professional)
  • Quinta Vale do Espinhal, EM-558-1 - Edifício do Hiese, Sala Lumière , 3230-343, Freguesia de São Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal, Concelho de Penela, Distrito de Coimbra, Portugal (Professional)

Websites

Knowledge fields

  • Social Sciences - Media and Communications
  • Social Sciences - Media and Communications - Information Science
Education
Degree Classification
2021/10 - 2024/01/09
Concluded
Mestrado de Comunicação - Novos Medias (Mestrado)
Major in Comunicação
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
"Humanização Digital - Um estudo de caso do Grupo CRIATIVA" (THESIS/DISSERTATION)
17
2016 - 2018
Concluded
Design Gráfico (Graduado)
Major in Design de Comunicação
Centro Universitário Filadélfia, Brazil
"Série de Projetos de Identidade Gráfica e Comunicação Visual" (THESIS/DISSERTATION)
90
2006 - 2007
Concluded
Controladoria e Finanças (Postgraduate Certificate)
Major in Gestão Estratégica da Inovação
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brazil
"Balanced Score Card: Gestão Estratégica da Inovação" (THESIS/DISSERTATION)
100
2003 - 2004
Concluded
Planeamento e Gerenciamento Estratégico (Postgraduate Certificate)
Major in Planeamento, Estratégia, Gestão de Projetos e Marketing
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brazil
"Desenvolvimento Sustentável como Responsabilidade Social, Ética ou Marketing?" (THESIS/DISSERTATION)
100
1998 - 2003
Concluded
Administração de Empresas (Graduado)
Major in Gestão; Marketing, Economia; Administração de Negócios;
Universidade Estadual do Norte do Paraná, Brazil
"Desenvolvimento Sustentável" (THESIS/DISSERTATION)
Affiliation

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2023/09/07 - Current CEO Lumière Virtuall.me Lumière Virtuall, Portugal
Lumière Virtuall, Portugal
2023/08/01 - Current CCO - Chief Communications Officer Community Virtuall.me, Portugal
Community Virtuall.me, Portugal
2022/06 - 2023/07 Articulista Observatório da Comunicação Institucional (O.C.I.), Brazil
2019/01 - 2023/06 Co.Diretora Executiva do HUB Tecnológico Grupo CRIATIVA, Portugal
Grupo CRIATIVA, Portugal
2016/12 - 2023/06 Co.Parceira Digital Grupo CRIATIVA, Portugal
Grupo CRIATIVA, Portugal
2010/04 - 2016/12 Designer (BR | PT) Profissional Independente, Brazil
Grupo CRIATIVA, Portugal
(...)
2002/12 - 2016/12 Brander e Gestora de Projetos (BR - PT) Profissional Independente, Brazil
Grupo CRIATIVA, Portugal
(...)
2002/08 - 2010/03 Gerenciamento de Risco (BR) BASF Brasil, Brazil
BASF Brasil, Brazil
Projects

Contract

Designation Funders
2023/07 - Current ONION Display
Technical development
Grupo CRIATIVA, Portugal
Grupo CRIATIVA
Ongoing
2023 - Current ESTGOH SUSTENTÁVEL
Technical development
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
Ongoing
2022/01 - Current INA SKILL - Plataforma de ensino online
Technical development
Ongoing
2019/03 - Current ONETWORKER
Technical development
Grupo CRIATIVA, Portugal

ONETWORKER - Plataforma Online de CRM, Portugal
Grupo CRIATIVA
Ongoing
2020/01 - 2024/01 TRILHA DO SABOR - App-Web de Turismo Gastronómico
Technical development
INOPOL Academia de Empreendedorismo do Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal

Grupo CRIATIVA, Portugal

TRILHA DO SABOR - App-Web de Turismo Gastronómico, Portugal

Forte Ventura Assessoria, Portugal
Grupo CRIATIVA

Forte Ventura Assessoria
Concluded
2021/01 - 2021/10 MARKETING POLÍTICO
Technical development
Grupo CRIATIVA, Portugal
Concluded

Other

Designation Funders
2022/06 - 2023/07 ATICULISTA: COMUNICAÇÃO INTELIGENTE | Observatório da Comunicação Institucional
Articulista
Observatório da Comunicação Institucional (O.C.I.), Brazil
Concluded
Outputs

Publications

Conference paper
  1. MENESES, FABIANE; Proença, Marco; Marlene Cristina Neves Rosa. Corresponding author: Proença, Marco. "Aceitação do uso da tecnologia de Realidade Virtual para Idosos Institucionalizados – estudo exploratório.". Paper presented in 6º Encontro Internacional sobre Jogos e Mobile Learning, que se realizará online na Universidade de Coimbra, 2024.
    Accepted
Thesis / Dissertation
  1. Meneses, Fabiane Luiz. "Humanização Digital - um estudo de caso do grupo CRIATIVA". Master, 2024. http://hdl.handle.net/10400.26/49408.

Other

Other output
  1. COMUNICAÇÃO INTELIGENTE | Humanização. Humanização é o processo de consciencialização humana e social com o intuito de resguardar e propagar os direitos humanos, além de ações que possam impulsionar o respeito humano de forma inclusiva e saudável, porém de modo a difundir a literacia digital e informacional, para que as pessoas possam ter acesso e discernimento à informação. (...). 2023. MENESES, FABIANE. https://observatoriodacomunicacao.org.br/colunas/comunicacao-inteligente-humanizacao-por-fabiane-meneses/.
  2. COMUNICAÇÃO INTELIGENTE | A interseção entre humanização, realidade virtual e novas tecnologias para o bem-estar humano. (...)A importância de colocar as necessidades humanas no centro do processo de desenvolvimento tecnológico é fundamental para garantir que a tecnologia seja verdadeiramente benéfica e significativa para as pessoas. Ao considerar as necessidades humanas desde as fases iniciais do desenvolvimento, é possível criar soluções que atendam às demandas reais e tragam valor aos indivíduos. (...). 2023. MENESES, FABIANE. https://observatoriodacomunicacao.org.br/colunas/comunicacao-inteligente-a-intersecao-entre-humanizacao-realidade-virtual-e-novas-tecnologias-para-o-bem-estar-humano-por-fabiane-meneses/.
  3. A Humanização Digital no fortalecimento das redes de comunicação do Grupo CRIATIVA. Em simetria ao nascimento da internet e sucessivas evoluções tecnológicas, é percetível uma transformação sócio cultural. A forma como o ser humano se comunica, convive em sociedade e cria suas redes, mudou. Um novo tempo-espaço foi criado, surgindo novas comunidades que romperam fronteiras. Porém o paradoxo das interações sociais se estabelece: proximidade versus isolamento social, e com a (...). 2023. MENESES, FABIANE. https://www.linkedin.com/pulse/humaniza%25C3%25A7%25C3%25A3o-digital-fortalecimento-das-redes-de-do-grupo-meneses.
  4. COMUNICAÇÃO INTELIGENTE | AI versus Humanização Digital. Artificial Intelligence (AI) não é Humanização Digital. (...)A tecnologia transcende o ‘tempo versus espaço’ de Einstein e Lévy. (...)Temos acesso, oportunidades, facilidades e otimizações que antes eram inimagináveis. AI vem para otimizar tempo e para transpor espaços, porém como todo instrumento é utilizado por outro humano, é este humano que faz desta ferramenta boa ou má, moral, lícita ou não.. 2023. MENESES, FABIANE. https://observatoriodacomunicacao.org.br/colunas/comunicacao-inteligente-a-i-versus-humanizacao-digital-por-fabiane-meneses/.
  5. COMUNICAÇÃO INTELIGENTE | Movimento ‘detox’: em direção à humanização. É visto um movimento ‘detox’ em diversas áreas. As pessoas estão cansadas do que é ´perfeito demais´, além da exaustão das etiquetas pejorativas. (...) O Mundo mudou, está saturado da manipulação no planeamento e estratégia, nas ações para angariar clientes ou para convencer os stakeholders. Este é o momento de mudar abordagens, redefinir rotas e metas para conquistar objetivos; e o ‘ medicamento. 2023. MENESES, FABIANE. https://observatoriodacomunicacao.org.br/colunas/comunicacao-inteligente-movimento-detox-em-direcao-a-humanizacao-por-fabiane-meneses/.
  6. COMUNICAÇÃO INTELIGENTE | Transformação Digital. É preciso uma tecnologia responsável com humanização digital, é preciso verificar melhor a comunicação organizacional, as relações públicas e envolver todos os ‘seres humanos’ que fazem parte do ecossistema onde ela foi inserida; realizar um plano de implementação, literacia e comunicação em paralelo; é preciso ter valores mais humanistas e concretizá-los.. 2023. MENESES, FABIANE. https://observatoriodacomunicacao.org.br/colunas/comunicacao-inteligente-transformacao-digital-por-fabiane-meneses/.
  7. COMUNICAÇÃO INTELIGENTE | Humanização Digital. .Humanização digital é uma forma de comunicar-se e respeitar o humano, por meio das tecnologias, independente da sua localização, da sua empresa, organização, ou nível de inovação.. 2023. MENESES, FABIANE. https://observatoriodacomunicacao.org.br/colunas/comunicacao-inteligente-humanizacao-digital-por-fabiane-meneses/.
  8. COMUNICAÇÃO INTELIGENTE | Independência de Localização. Quando o desenvolvimento do projeto é em espaço/tempo híbrido de livre escolha, é possível além de levar uma qualidade de vida a equipa e ao projeto, também extrair o melhor da capacidade do cerne de cada integrante, fazendo com que todos os envolvidos do projeto e inclusive a Organização, saiam ganhando.. 2023. MENESES, FABIANE. https://observatoriodacomunicacao.org.br/colunas/comunicacao-inteligente-independencia-de-localizacao-por-fabi-meneses/.
  9. COMUNICAÇÃO INTELIGENTE | Inovação. A inovação é um instrumento para o desenvolvimento de uma organização, e ela só se concretiza de forma eficiente por meio da humanização da comunicação e das relações da organização com seus respetivos stakeholders.. 2022. MENESES, FABIANE. https://observatoriodacomunicacao.org.br/colunas/comunicacao-inteligente-inovacao-por-fabi-meneses/.
  10. COMUNICAÇÃO INTELIGENTE | Inteligência Coletiva. A inteligência coletiva é a Informação compartilhada, somada às ferramentas tecnológicas incorporadas à comunicação, porém ao trazer o humano para o centro, gera credibilidade e confiabilidade, entusiasmo e engajamento para o desenvolvimento do projeto.. 2022. MENESES, FABIANE. https://observatoriodacomunicacao.org.br/colunas/comunicacao-inteligente-inteligencia-coletiva-por-fabi-meneses/.
  11. COMUNICAÇÃO INTELIGENTE | Individualização. A individualização é um estudo profundo da cultura, do comportamento e posicionamento das pessoas envolvidas direta ou indiretamente com a sua marca, para poder criar algo de forma personalizada a estas pessoas.. 2022. MENESES, FABIANE. https://observatoriodacomunicacao.org.br/colunas/comunicacao-inteligente-integracao-por-fabi-meneses-2/.
  12. COMUNICAÇÃO INTELIGENTE | Integração. É imprescindível integrar todos os setores entre si, integrar os processos e as informações que circulam tanto de maneira offline como online. . Porém é preciso principalmente integrar as pessoas envolvidas a cada fase, é preciso ouvi-las e depois falar. Ouvir as dores, as insatisfações de seus stakeholders, sentir suas emoções, querer saber de suas metas individuais.. 2022. MENESES, FABIANE. https://observatoriodacomunicacao.org.br/colunas/comunicacao-inteligente-integracao-por-fabi-meneses/.
  13. COMUNICAÇÃO INTELIGENTE | Interação. Interagir, significa aproximar, envolver, ouvir, compreender, levar a empatia, ligar, conectar, inter relação mútua, movimento contínuo, fluxo, trocas, processos ida e volta (dar e receber) com todos os “humanos” do projeto ; porém temos determinado tantos processos frios, tecnológicos, de inteligência artificial, que esquecemos que do outro lado tem um humano “carente” de respostas.. 2022. MENESES, FABIANE. https://observatoriodacomunicacao.org.br/colunas/comunicacao-inteligente-interacao-por-fabi-meneses/.
  14. COMUNICAÇÃO INTELIGENTE | A Bússola. O meu projeto de estudo defende que a bússola para a humanização digital é a comunicação inteligente, que muito além de todos os preceitos abordados até então, pode ser aplicada através de 6 pontos: integração, interação, individualização, inteligência, inovação e independência de localização.. 2022. MENESES, FABIANE. https://observatoriodacomunicacao.org.br/colunas/comunicacao-inteligente-a-bussola-por-fabi-meneses/.
  15. BRANDING: A comunicação como valor do Intangível - Case: Vodka Absolut. Trabalho para Unidade Curricular de Mestrado, busca expor o poder do Branding, o poder da Comunicação através do valor Intangível, e as consequências existentes deste poder, através de Referências Bibliográficas e um Estudo de Caso da Marca Vodka Absolut.. 2022. MENESES, FABIANE. https://drive.google.com/file/d/1Yj5WaGTGXZECdHAyOTslCUNwUa6pLPls/view?usp=sharing.
  16. A HUMANIZAÇÃO DIGITAL PÓS PANDEMIA: Tecnologias sociais e relações interpessoais.. Trabalho para Unidade Curricular de Mestrado, debate das tecnologias sociais e relações interpessoais, de BAYM, N. K. (2010). O autor fala de uma série de estudos e relatos sobre o debate comportamento humano versus tecnologias. Com tais análises surgiu um questionamento: Será que fomos impulsionados a uma nova Realidade? Será que fizemos parte de uma Revolução Digital?. 2022. MENESES, FABIANE. https://drive.google.com/file/d/1Xh9oG56hJ4oRNxzwrk3dmpVFMvg-2tuX/view?usp=sharing.
  17. A FRONTEIRA ENTRE A LIBERDADE E O ÓDIO. Trabalho para Unidade Curricular de Mestrado, cujo objetivo descobrir a fronteira entre o Crime de ódio e o Direito a Liberdade de Expressão, quais os verdadeiros possíveis impactos de uma impetuosidade de expressão a proporção de uma violência e/ou lesão moral, social, psicológica ou física em outro indivíduo? O que é Liberdade de Expressão e Expressão de Ódio?. 2022. MENESES, FABIANE. https://drive.google.com/file/d/1vPgO9ALUYeWGke_h3yJ4UkpSOQrUeJD_/view?usp=sharing.
  18. IMAGINAÇÃO(-/)CONHECIMENTO » verbo(-/)icónico: como honrar a cultura da arte em tempos híbridos?. Trabalho para Unidade Curricular de Mestrado, que visa a compreensão do que é verbo(-/)icónico, parafraseando a imaginação (-/). Como honrar nossa Cultura e ainda assim transformá-la e usufruir das tecnologias? Case: O Filme de Curta Metragem: O ídolo, escrito por Fernando Pessoa.. 2022. MENESES, FABIANE. https://drive.google.com/file/d/1cD0NjIIJZZejuwA3pxks5DJqxD6Y6MPE/view?usp=sharing.
  19. PERCEPÇÃO & BRANDING » Enquadramento: O poder de dizer ao mundo como pensar (Case: Super Bock). Trabalho para Unidade Curricular de Mestrado, cujo objetivo é despertar, não é dizer ao mundo como pensar, mas o que pensar para perceber que um grande dispositivo da comunicação integrada, tem sido utilizada tão sutilmente como mudança na cultura, no estilo de vida sob a ótica dos media digital.. 2022. MENESES, FABIANE. https://drive.google.com/file/d/1r7zXvDqjnELUz9vkPDmvxSssAFKef9kA/view?usp=sharing.
  20. NOT ALONE | Estigmas Construídos.. Trabalho para Unidade Curricular de Mestrado. A interação vai além da descoberta do outro mas o processo de ver a si mesmo e dar sentido à realidade social. Sendo assim, quais os estigmas que construímos na era Híbrida, onde o espaço virtual afeta o real?. 2022. MENESES, FABIANE. https://drive.google.com/file/d/1VW8kx4DgDaAGbzYXCPEPHlggutzyxV6l/view?usp=sharing.
  21. LIBERDADE DE EXPRESSÃO WEB. Trabalho para Unidade Curricular de Mestrado. A liberdade de expressão não está em livre expressão, a grande questão está no acesso à informação, na privacidade dos seus dados, e principalmente como e quem irá garantir isso.. 2022. MENESES, FABIANE. https://drive.google.com/file/d/1m5Uh4JhAxhzEKsaFi6LA2ygFp1WZZGZm/view?usp=sharing.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024/03 ORADORA - Aula Aberta "Speed Case" o JeniAL, um evento de três dias que junta mais de 300 júnior empresários de todas as júnior empresas de Portugal, entre elas a Júnior Empresa do ISCAC. Este, que é considerado o maior evento do Movimento Júnior Português, junta empresas, startups e oradores de renome em momentos formativos e round tables. O evento terá como tema “Start, Thrive and Grow”, tendo lugar em Coimbra JeniAL, Start, Thrive and Grow
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2024/01/24 APRESENTAÇÃO do trabalho de investigação qualitativa, na Universidade do Minho, no XIII Congresso da Sopcom: "A humanização digital gerada pelo fortalecimento da comunicação nas Comunidadesdo GrupoCRIATIVA", sob a orientação da Professora Doutora Carla Patrão, do âmbito do Mestrado de Comunicação da Polytechnic University of Coimbra. XXIII Congresso da SOPCOM
UMinho (Braga , Portugal)
2023/09/14 ORADORA, Formadora - Ministrou uma palestra online para Angola: Branding Digital - O Poder da Imagem por meio da Comunicação, com uma introdução as imagens imersivas da Realidade Virtual. Parceria da ASAN - Associação das Seguradoras de Angola, com a AYÉ Social Media Agency, representando o Grupo CRIATIVA. Formação Online em Angola de Marketing Digital
ASAN - Associação das Seguradoras de Angola (Luanda, Angola)
2023/06/01 APRESENTAÇÃO do Poster, referente ao trabalho de investigação qualitativa sobre Humanização Digital com estudo de caso no Grupo CRIATIVA. Orientação da Professora Doutora Carla Patrão (IPC-ESEC, NICSH, CISUC), durante toda esta jornada de investigação. Póster apresentado VI Encontro de Jovens Investigadores, organizada pelo GT de Jovens Investigadores da SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação), teve lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no dia 1 de junho de 2023, subordinada ao tema “Criar Redes, Causar Impacto". 6.º Encontro do Grupo de Trabalho de Jovens Investigadores da SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação), com o tema “Criar Redes, Causar Impacto” - na FLUC - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra , Portugal)
2023/04/19 ORADORA: INOVAÇÃO & EMPREENDEDORISMO. Alunos do Instituto Politécnico de Tomar visitaram o IPN no âmbito do projeto Link Me Up. Este projeto que reúne 13 instituições de ensino superior visa promover o empreendedorismo, capacitando jovens estudantes para a criação de empresas inovadoras. Os alunos tiveram a oportunidade de visitar duas startups incubadas, Grupo Criativa Coimbra da INOPOL e Brands&Ninjas da Incubadora IPN, e compreender um pouco deste mundo de Inovação e Empreendedorismo. Link me up Instituto Politécnico de Tomar
Instituto Pedro Nunes (Coimbra, Portugal)
2023/02/15 ORADORA de uma '#bluesessions' sobre 'Realidade Virtual', aos Alunos da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC), do Departamento de Engenharia Informática (DEI), um convite da Associação dos Estudantes Jeknowledge, representando o Grupo CRIATIVA. #bluesessions - Realidade Virtual
Jeknowledge | Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC) | Departamento de Engenharia Informática (DEI) (Coimbra, Portugal)
2022/11 ORADORA. Ministrou uma palestra sobre Branding, Comunicação Digital e Front-end nas Plataformas Online, para os Alunos do Secundário do Agrupamento de Escolas de Pombal, Coimbra; no Auditório do INOPOL (Academia de Empreendedorismo), uma Unidade Orgánica do Instituto Politécnico de Coimbra; representando o Grupo CRIATIVA. ANFITRIÃO: Agrupamento de Escolas de Pombal | INOPOL | Grupo CRIATIVA Soluções Tecnológicas Online
Agrupamento de Escolas de Pombal | INOPOL | Grupo CRIATIVA (Coimbra, Portugal)
2022/11 ORADORA. Ministrou uma palestra online sobre Inovações, Tendências dos Medias Sociais e Realidade Virtual; a Aliança Seguros de Angola, representando o Grupo CRIATIVA. Marketing Digital
Aliança Seguros de Angola, (Luanda, Angola)

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2021 - 2022 BUSINESS WEEK - 8ª Edição, 1ª e 2ª Parte. 2021 e 2022. Mentoria de Comunicação e Marketing, para o Desenvolvimento da Comunicação Visual nos Medias do Digital, em parceria com a Associação dos Estudantes (2021 - 2022)
Conference (Other)
Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2023/11/25 - 2023/11/25 REPRESENTANTE da Lumière Virtuall.me, como participante e expositor na conferência de Longevidade Saudável 2023, no Politécnico de Leiria na Escola Superior de Saúde, organizado pla Agilidades Game 4Therapy, uma Spinoff do Politécnico de Leiria.
Conference
Conferência de Longevidade Saudável 2023 no Politécnico de Leiria na Escola Superior de Saúde
Lumière Virtuall, Portugal
2023/04/12 - 2023/05/05 Representante da Trilha do Sabor, participante da 12.ª Edição do ineo start - Uma iniciativa do Instituto Pedro Nunes, do Programa de aceleração para ideias ou projetos de base tecnológica é uma das ações do Programa INOVC +: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, cofinanciado pelo CENTRO 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Call
12.ª Edição do ineo start
Instituto Pedro Nunes, Portugal
2023/04/17 - 2023/04/17 Representante da TRILHA DO SABOR, uma das entidades presentes no programa da II Feira do Emprego na ESTGOH do Instituto Politécnico de Coimbra.
Workshop
II Feira do Emprego ESTGOH
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2023/04/14 - 2023/04/14 Representante do Grupo CRIATIVA, participante de uma sessão inserida no Projeto Centro Sustentável, a qual têm como objetivo abordar boas práticas e inovação na gestão e valorização de pessoas, bem como a igualdade de oportunidades. O projeto Centro Sustentável é promovido pela Turismo Centro de Portugal, dinamizado pela Biosphere Portugal e financiado pela Linha de Apoio à Sustentabilidade do Turismo de Portugal.
Conference
Projeto Centro Sustentável - "Pessoas ao Centro" e "Igualdade está no Centro"
Turismo Centro de Portugal, Portugal
2023/03/01 - 2023/03/01 BTL: Representante da Trilha do Sabor, na BTL - Bolsa de Turismo Lisboa, Feira Internacional de Turismo. Participação e lançamento do App-Web www.trilhadosabor.pt, com apoio da CIM-RCoimbra. Um App com objetivo de alavancar o Turismo Gastronómico Português com o objetivo de Colaborativismo, Relações Públicas, Humanização Digital, Inovação Social, e conectar todos do canal HORECA sem intermediários.
Exhibition
BTL: Bolsa de Turismo Lisboa, Feira Internacional de Turismo
TRILHA DO SABOR - App-Web de Turismo Gastronómico, Portugal

Grupo CRIATIVA, Portugal

Forte Ventura Assessoria, Portugal
2022 - 2022 MARKETING INOV - METAVERSO
Conference
MARKETING INOV - METAVERSO
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2021 - 2021 MARKETING INOV
Conference
MARKETING INOV
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2024/05/24 - 2024/05/25 APRESENTAÇÃO no 6º Encontro Internacional sobre Jogos e Mobile Learning, que se realizará online na Universidade de Coimbra. Cujo o tema do estudo é: Aceitação do uso da tecnologia de Realidade Virtual para Idosos Institucionalizados – estudo exploratório. Universidade de Coimbra

Consulting

Activity description Institution / Organization
2023/09/07 - Current CEO da Lumière Virtuall.me, responsável pelo Virtuall Lab e Virtuall Care. A Lumière Virtuall.me cria soluções de excelência, flexíveis, modulares e personalizadas, utilizando a tecnologia da informação e da comunicação (TIC), com destaque para a tecnologia interativa da realidade virtual (VR). A aplicação da Lumière pode ser realizada desde desenvolvimento a saúde mental e bem-estar, em diversas áreas como: Business, Educação, Agrícola, Saúde, Turismo, Cultura e Entretenimento. Lumière Virtuall, Portugal
2023/08/01 - Current CCO - Chief Communications Officer da Community Virtuall.me. Responsável pela Comunicação Inteligente de todo o ecossistema da comunidade. Community Virtuall.me, Portugal
2023/07 - Current ONION Display | Projeto em Colaborativismo: Uma Plataforma de sinalética digital (www.onion.grupocriativa.pt), para publicidade, informação e relações públicas. Desenvolvimento do Plano de Comunicação e Relações Públicas, da Regra de Negócio Presencial e Digital. Responsável pelo Branding, Direção de Arte e Digital User-friendly. Consultoria, Assessoria e Mentoria. Projeto em Colaborativismo com o Grupo CRIATIVA. Grupo CRIATIVA, Portugal

Community Virtuall.me, Portugal
2023/04 - Current ESTGOH SUSTENTÁVEL | Projeto em Colaborativismo: Orientação, auxílio no suporte técnico como Designer de Comunicação e Webdesigner, para o desenvolvimento do website da ESTGOH Sustentável. https://www.estgohsustentavel.pt/ Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
2022 - Current INASKILL | Projeto em Colaborativismo: Uma Plataforma de ensino online (www.inaskill.com). Desenvolvimento do Plano de Comunicação e Relações Públicas, da Regra de Negócio Presencial e Digital. Responsável pelo Branding, Direção de Arte e Digital User-friendly. Consultoria, Assessoria e Mentoria. Projeto em Colaborativismo com o Grupo CRIATIVA. INA SKILL - Plataforma de Ensino Online, Portugal

Grupo CRIATIVA, Portugal

Community Virtuall.me, Portugal
2020 - Current COMUNICAÇÃO DIGITAL: O poder da Comunicação por meio da Imagem. Tecnologia interativa imersiva de Realidade Virtual; Branding e design de comunicação; Soluções web-mobile-user-friendly. Gestão de Projetos, Consultoria, Assessoria, Mentoria e Capacitação. Grupo CRIATIVA, Portugal

Lumière Virtuall, Portugal

Community Virtuall.me, Portugal
2019 - Current CO.DIRETORA EXECUTIVA: Responsável pelo departamento de Comunicação Inteligente: Relações Públicas, Branding, Direção de Arte e Design, Realidade Virtual Interativa Imersiva e Humanização Digital. Consultoria, Assessoria, Mentoria e Capacitação. Grupo CRIATIVA, Portugal
2019 - Current ONETWORKER | Projeto em Colaborativismo: Uma Plataforma Online de CRM (www.onetworker.com). Desenvolvimento do Plano de Comunicação e Relações Públicas, da Regra de Negócio Presencial e Digital. Responsável pelo Branding, Direção de Arte e Digital User-friendly. Consultoria, Assessoria e Mentoria. Projeto em Colaborativismo com o Grupo CRIATIVA. ONETWORKER - Plataforma Online de CRM, Portugal

Grupo CRIATIVA, Portugal

Community Virtuall.me, Portugal
2016 - Current CO.PARCEIRA DIGITAL: Gestora de Projetos e Pessoas: Responsável pela equipa de desenvolvimento, para melhor planeamento, estratégia e execução dos projetos de Branding, Relações Públicas, Design de Comunicação com soluções user-friendly no digital e realidade virtual interativa. Mentoria e Capacitação. Grupo CRIATIVA, Portugal
2010 - Current DESIGNER: Direção de arte e design de comunicação com soluções user-friendly no digital e realidade virtual interativa. Grupo CRIATIVA, Portugal

Profissional Independente, Brazil

Lumière Virtuall, Portugal

Community Virtuall.me, Portugal
2002 - Current GESTORA DE PROJETOS: Planeamento, estratégia, desenvolvimento, inovação, gestão, controlo e processos de novos modelos de negócios, projetos e pessoas. Consultoria, Assessoria, Mentoria e Capacitação. Grupo CRIATIVA, Portugal

BASF Brasil, Brazil

Profissional Independente, Brazil

Community Virtuall.me, Portugal

Lumière Virtuall, Portugal
2002 - Current BRANDER » Comunicação e notoriedade da marca (integração da neurociência + tecnologia + comunicação). Direção de arte e design da imagem empresarial, produção de conteúdo e imagem, análise de comportamento, identidade e cultura. Grupo CRIATIVA, Portugal

Profissional Independente, Brazil

Lumière Virtuall, Portugal

Community Virtuall.me, Portugal
2020/01 - 2024/01 TRILHA DO SABOR | Projeto em Colaborativismo: Um App-Web e uma Plataforma Online de Turismo Gastronómico(www.trilhadosabor.pt). Desenvolvimento do Plano de Comunicação e Relações Públicas, da Regra de Negócio Presencial e Digital. Responsável pelo Branding, Direção de Arte e Digital User-friendly. Consultoria, Assessoria e Mentoria. Projeto em Colaborativismo com o Grupo CRIATIVA e a Forte Ventura Assessoria. TRILHA DO SABOR - App-Web de Turismo Gastronómico, Portugal

INOPOL Academia de Empreendedorismo do Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal

Grupo CRIATIVA, Portugal

Forte Ventura Assessoria, Portugal

Community Virtuall.me, Portugal
2022/06/20 - 2023/07/19 ARTICULISTA: Uma coluna mensal, todo o dia 20 um novo texto, no Observatório da Comunicação Institucional (O.C.I.), o qual são informações desenvolvidas por acadêmicos e profissionais na especialidade da comunicação; é, uma sociedade educativa independente que tem o apoio de universidades e outras instituições por toda a comunidade de países lusófonos; de empreendimento social de impacto, uma organização sem fins lucrativos. Observatório da Comunicação Institucional (O.C.I.), Brazil
Distinctions

Award

2021 2º LUGAR - POLIEMPRENDE 17ª
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal

Other distinction

2023 Co.founder of Community Virtuall.me
Lumière Virtuall, Portugal

Grupo CRIATIVA, Portugal

Verdade D'Imaginação Unipessoal Lda, Portugal
2023 Lumière - Startup
Lumière Virtuall, Portugal

Startup Portugal, Portugal
2021 MENTOR EDUCADOR
2020 Grupo CRIATIVA integra as empresas incubadas do INOPOL
Grupo CRIATIVA, Portugal
2010 Co.fundadora do Grupo CRIATIVA
Grupo CRIATIVA, Portugal