???global.info.a_carregar???
HCI (Human Computer Interaction) Designer, MSc. Comunicação, atualmente PhD Student em Ciências e Tecnologias da Informação no ISCTE-Lisboa. No presente é Research Assistant no grupo de pesquisa Information Systems do ISTAR-ISCTE Research Center, Head of Research da Virtuall.me e CXDO (Chief Experience & Development Officer)) do HUB • novas tecnologias e comunicação (Virtuall•me • Grupo CRIATIVA • VirtuALLab Lumière), a qual faz parte desde 2010. Diligência profissional que integra quatro dimensões: •HCI Design: User experience (imagem, comunicação, branding, comportamento e cultura digital) assegura que cada solução das novas tecnologias seja significativa, ética e centrada no humano. •Tecnologias Interativas: Virtual Reality + Artificial Intelligence aplicadas como tecnologias incorporadas de intervenção comportamental (Estimulação Sensorial e Neurociência). •Humanização: Promotora da tecnologia responsável e da humanização digital, reforça a responsabilidade tecnológica como base para inovação sustentável e a inteligência coletiva. •Desenvolvimento: Coordenação de projetos, processos e equipas, garantindo eficiência e inovação contínua. O objetivo é acrescentar valor às organizações e às instituições de ensino, através da aplicação das tecnologias interativas como uma ferramenta potencializadora e responsável, renovando o compromisso com a inovação e a investigação.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
FABIANE LUIZ MENESES
Género
Feminino

Nomes de citação

  • MENESES, FABIANE

Identificadores de autor

Ciência ID
111A-8A10-FD9A
ORCID iD
0000-0002-2929-2284
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=pt-PT&user=ta5uRlwAAAAJ
Researcher Id
https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/fabiane-meneses/cv

Endereços de correio eletrónico

  • fabiane_meneses@iscte-iul.pt (Profissional)
  • geral@virtuall.me (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • (+351) 912657674 (Profissional)

Moradas

  • Av. Mário Silva | Instituto Politécnico de Coimbra | Edifício INOPOL | Sala: Grupo CRIATIVA, 3045-601, Coimbra, Coimbra, Portugal (Profissional)
  • Quinta Vale do Espinhal, EM-558-1 - Edifício do Hiese, Sala Lumière , 3230-343, Freguesia de São Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal, Concelho de Penela, Distrito de Coimbra, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Ciências da Informação
Formação
Grau Classificação
2024 - 2027
Em curso
PhD Student - Ciências e Tecnologias da Informação (Doutoramento)
Instituto de Telecomunicações ISCTE-IUL, Portugal
2021/10 - 2024/01/09
Concluído
Mestrado de Comunicação - Novos Medias (Mestrado)
Especialização em Comunicação
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
"Humanização Digital - Um estudo de caso do Grupo CRIATIVA" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2024 - 2024
Concluído
Certificado de Competências Pedagógicas - CCP - CAP (Outros)
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
A+
2016 - 2018
Concluído
Design Gráfico (Graduado)
Especialização em Design de Comunicação
Centro Universitário Filadélfia, Brasil
"Série de Projetos de Identidade Gráfica e Comunicação Visual" (TESE/DISSERTAÇÃO)
90
2006 - 2007
Concluído
Controladoria e Finanças (Postgraduate Certificate)
Editora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
"Balanced Scorecard" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2003 - 2004
Concluído
Planeamento e Gerenciamento Estratégico (Postgraduate Certificate)
Especialização em Planeamento, Estratégia, Gestão de Projetos e Marketing
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
"Desenvolvimento Sustentável como Responsabilidade Social, Ética ou Marketing?" (TESE/DISSERTAÇÃO)
100
1998 - 2003
Concluído
Administração de Empresas (Graduado)
Especialização em Gestão; Marketing, Economia; Administração de Negócios;
Universidade Estadual do Norte do Paraná, Brasil
"Desenvolvimento Sustentável" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2025 - Atual Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação em Ciências da Informação Tecnologias e Arquitetura, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação em Ciências da Informação Tecnologias e Arquitetura, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2025/08/01 - Atual CXDO (Chief Experience & Development Officer) HUB Novas Tecnologias, Portugal
HUB Novas Tecnologias, Portugal
(...)
2020 - 2025 Head of HCI HUB Novas Tecnologias, Portugal
HUB Novas Tecnologias, Portugal
(...)
2022/06 - 2023/07 Articulista Observatório da Comunicação Institucional (O.C.I.), Brasil
2018/01 - 2020/08 Co.Diretora Executiva do HUB Tecnológico Grupo CRIATIVA, Portugal
Grupo CRIATIVA, Portugal
2016/12 - 2018/12 Co.Parceira Digital Grupo CRIATIVA Grupo CRIATIVA, Portugal
Grupo CRIATIVA, Portugal
2010/04 - 2016/12 Designer (BR | PT) Profissional Independente, Brasil
Grupo CRIATIVA, Portugal
(...)
2002/12 - 2016/12 Brander e Gestora de Projetos (BR - PT) Profissional Independente, Brasil
Grupo CRIATIVA, Portugal
(...)
2002/08 - 2010/03 Gerenciamento de Risco (BR) BASF Brasil, Brasil
BASF Brasil, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Head of Research Commnunity Virtuall.me, Portugal
Community Virtuall.me, Portugal
2016/01 - 2020 Consultoria e Mentoria Empresarial Especializada Grupo CRIATIVA, Portugal
Community Virtuall.me, Portugal
(...)
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2025 - Atual PAUSA PARA RESPIRAR VIRTUALLCARE.ME
CXDO - Head Research
Lumière Virtuall, Portugal
Em curso
2021 - Atual ONION Display
Desenvolvimento técnico
Grupo CRIATIVA, Portugal
Grupo CRIATIVA
Em curso
2021 - Atual INA SKILL - Plataforma de ensino online
Desenvolvimento técnico
Em curso
2019/03 - Atual ONETWORKER
Desenvolvimento técnico
Grupo CRIATIVA, Portugal

ONETWORKER - Plataforma Online de CRM, Portugal
Grupo CRIATIVA
Em curso
2018/01 - 2024/01 TRILHA DO SABOR - App-Web de Turismo Gastronómico
Desenvolvimento técnico
INOPOL Academia de Empreendedorismo do Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal

Grupo CRIATIVA, Portugal

TRILHA DO SABOR - App-Web de Turismo Gastronómico, Portugal
Grupo CRIATIVA
Concluído
2023 - 2023 ESTGOH SUSTENTÁVEL
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal
Concluído
2021/01 - 2021/10 MARKETING POLÍTICO
Desenvolvimento técnico
Grupo CRIATIVA, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2023 - Atual LUCY Intelligence
Website
Desenvolvimento técnico
HUB Novas Tecnologias, Portugal

Commnunity Virtuall.me, Portugal

Lumière Virtuall, Portugal

Grupo CRIATIVA, Portugal
Community Virtuall.me

Grupo CRIATIVA

Lumière Virtuall
Em curso
2022/06 - 2023/07 ATICULISTA: COMUNICAÇÃO INTELIGENTE | Observatório da Comunicação Institucional
Articulista
Observatório da Comunicação Institucional (O.C.I.), Brasil
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Proença, Marco; Marlene Cristina Neves Rosa; MENESES, FABIANE. Autor correspondente: Proença, Marco. "Aceitação do uso da tecnologia de Realidade Virtual para Idosos Institucionalizados – estudo exploratório.". Trabalho apresentado em 6º Encontro Internacional sobre Jogos e Mobile Learning, que se realizará online na Universidade de Coimbra, Coimbra, 2024.
    Aceite para publicação
Artigo em revista
  1. Silva, Anabela; Lourenço, Catarina; Leitão, Lídia; Marques, Renato; Proença, Marco; MENESES, FABIANE. "Digitalization and International Digital Marketing: A Review and Research Agenda". ERBE- European Review of Business Economics IV 1 (2024): https://doi.org/10.26619/erbe-2024.4.1.4.
    Acesso aberto • Publicado • 10.26619/erbe-2024.4.1.4
Resumo em conferência
  1. MENESES, FABIANE; Patrão, Carla. "A humanização digital gerada pelo fortalecimento da comunicação, na comunidade do Grupo CRIATIVA". Trabalho apresentado em XIII Congresso da SOPCOM Comunicação, Culturas e Comunidades, Braga, 2024.
Tese / Dissertação
  1. "Humanização Digital - um estudo de caso do grupo CRIATIVA". Mestrado, 2024. http://hdl.handle.net/10400.26/49408.

Outros

Outra produção
  1. COMUNICAÇÃO INTELIGENTE | Humanização. Humanização é o processo de consciencialização humana e social com o intuito de resguardar e propagar os direitos humanos, além de ações que possam impulsionar o respeito humano de forma inclusiva e saudável, porém de modo a difundir a literacia digital e informacional, para que as pessoas possam ter acesso e discernimento à informação. (...). 2023. MENESES, FABIANE. https://observatoriodacomunicacao.org.br/colunas/comunicacao-inteligente-humanizacao-por-fabiane-meneses/.
  2. COMUNICAÇÃO INTELIGENTE | A interseção entre humanização, realidade virtual e novas tecnologias para o bem-estar humano. (...)A importância de colocar as necessidades humanas no centro do processo de desenvolvimento tecnológico é fundamental para garantir que a tecnologia seja verdadeiramente benéfica e significativa para as pessoas. Ao considerar as necessidades humanas desde as fases iniciais do desenvolvimento, é possível criar soluções que atendam às demandas reais e tragam valor aos indivíduos. (...). 2023. MENESES, FABIANE. https://observatoriodacomunicacao.org.br/colunas/comunicacao-inteligente-a-intersecao-entre-humanizacao-realidade-virtual-e-novas-tecnologias-para-o-bem-estar-humano-por-fabiane-meneses/.
  3. A Humanização Digital no fortalecimento das redes de comunicação do Grupo CRIATIVA. Em simetria ao nascimento da internet e sucessivas evoluções tecnológicas, é percetível uma transformação sócio cultural. A forma como o ser humano se comunica, convive em sociedade e cria suas redes, mudou. Um novo tempo-espaço foi criado, surgindo novas comunidades que romperam fronteiras. Porém o paradoxo das interações sociais se estabelece: proximidade versus isolamento social, e com a (...). 2023. MENESES, FABIANE. https://www.linkedin.com/pulse/humaniza%25C3%25A7%25C3%25A3o-digital-fortalecimento-das-redes-de-do-grupo-meneses.
  4. COMUNICAÇÃO INTELIGENTE | AI versus Humanização Digital. Artificial Intelligence (AI) não é Humanização Digital. (...)A tecnologia transcende o ‘tempo versus espaço’ de Einstein e Lévy. (...)Temos acesso, oportunidades, facilidades e otimizações que antes eram inimagináveis. AI vem para otimizar tempo e para transpor espaços, porém como todo instrumento é utilizado por outro humano, é este humano que faz desta ferramenta boa ou má, moral, lícita ou não.. 2023. MENESES, FABIANE. https://observatoriodacomunicacao.org.br/colunas/comunicacao-inteligente-a-i-versus-humanizacao-digital-por-fabiane-meneses/.
  5. COMUNICAÇÃO INTELIGENTE | Movimento ‘detox’: em direção à humanização. É visto um movimento ‘detox’ em diversas áreas. As pessoas estão cansadas do que é ´perfeito demais´, além da exaustão das etiquetas pejorativas. (...) O Mundo mudou, está saturado da manipulação no planeamento e estratégia, nas ações para angariar clientes ou para convencer os stakeholders. Este é o momento de mudar abordagens, redefinir rotas e metas para conquistar objetivos; e o ‘ medicamento. 2023. MENESES, FABIANE. https://observatoriodacomunicacao.org.br/colunas/comunicacao-inteligente-movimento-detox-em-direcao-a-humanizacao-por-fabiane-meneses/.
  6. COMUNICAÇÃO INTELIGENTE | Transformação Digital. É preciso uma tecnologia responsável com humanização digital, é preciso verificar melhor a comunicação organizacional, as relações públicas e envolver todos os ‘seres humanos’ que fazem parte do ecossistema onde ela foi inserida; realizar um plano de implementação, literacia e comunicação em paralelo; é preciso ter valores mais humanistas e concretizá-los.. 2023. MENESES, FABIANE. https://observatoriodacomunicacao.org.br/colunas/comunicacao-inteligente-transformacao-digital-por-fabiane-meneses/.
  7. COMUNICAÇÃO INTELIGENTE | Humanização Digital. .Humanização digital é uma forma de comunicar-se e respeitar o humano, por meio das tecnologias, independente da sua localização, da sua empresa, organização, ou nível de inovação.. 2023. MENESES, FABIANE. https://observatoriodacomunicacao.org.br/colunas/comunicacao-inteligente-humanizacao-digital-por-fabiane-meneses/.
  8. COMUNICAÇÃO INTELIGENTE | Independência de Localização. Quando o desenvolvimento do projeto é em espaço/tempo híbrido de livre escolha, é possível além de levar uma qualidade de vida a equipa e ao projeto, também extrair o melhor da capacidade do cerne de cada integrante, fazendo com que todos os envolvidos do projeto e inclusive a Organização, saiam ganhando.. 2023. MENESES, FABIANE. https://observatoriodacomunicacao.org.br/colunas/comunicacao-inteligente-independencia-de-localizacao-por-fabi-meneses/.
  9. COMUNICAÇÃO INTELIGENTE | Inovação. A inovação é um instrumento para o desenvolvimento de uma organização, e ela só se concretiza de forma eficiente por meio da humanização da comunicação e das relações da organização com seus respetivos stakeholders.. 2022. MENESES, FABIANE. https://observatoriodacomunicacao.org.br/colunas/comunicacao-inteligente-inovacao-por-fabi-meneses/.
  10. COMUNICAÇÃO INTELIGENTE | Inteligência Coletiva. A inteligência coletiva é a Informação compartilhada, somada às ferramentas tecnológicas incorporadas à comunicação, porém ao trazer o humano para o centro, gera credibilidade e confiabilidade, entusiasmo e engajamento para o desenvolvimento do projeto.. 2022. MENESES, FABIANE. https://observatoriodacomunicacao.org.br/colunas/comunicacao-inteligente-inteligencia-coletiva-por-fabi-meneses/.
  11. COMUNICAÇÃO INTELIGENTE | Individualização. A individualização é um estudo profundo da cultura, do comportamento e posicionamento das pessoas envolvidas direta ou indiretamente com a sua marca, para poder criar algo de forma personalizada a estas pessoas.. 2022. MENESES, FABIANE. https://observatoriodacomunicacao.org.br/colunas/comunicacao-inteligente-integracao-por-fabi-meneses-2/.
  12. COMUNICAÇÃO INTELIGENTE | Integração. É imprescindível integrar todos os setores entre si, integrar os processos e as informações que circulam tanto de maneira offline como online. . Porém é preciso principalmente integrar as pessoas envolvidas a cada fase, é preciso ouvi-las e depois falar. Ouvir as dores, as insatisfações de seus stakeholders, sentir suas emoções, querer saber de suas metas individuais.. 2022. MENESES, FABIANE. https://observatoriodacomunicacao.org.br/colunas/comunicacao-inteligente-integracao-por-fabi-meneses/.
  13. COMUNICAÇÃO INTELIGENTE | Interação. Interagir, significa aproximar, envolver, ouvir, compreender, levar a empatia, ligar, conectar, inter relação mútua, movimento contínuo, fluxo, trocas, processos ida e volta (dar e receber) com todos os “humanos” do projeto ; porém temos determinado tantos processos frios, tecnológicos, de inteligência artificial, que esquecemos que do outro lado tem um humano “carente” de respostas.. 2022. MENESES, FABIANE. https://observatoriodacomunicacao.org.br/colunas/comunicacao-inteligente-interacao-por-fabi-meneses/.
  14. COMUNICAÇÃO INTELIGENTE | A Bússola. O meu projeto de estudo defende que a bússola para a humanização digital é a comunicação inteligente, que muito além de todos os preceitos abordados até então, pode ser aplicada através de 6 pontos: integração, interação, individualização, inteligência, inovação e independência de localização.. 2022. MENESES, FABIANE. https://observatoriodacomunicacao.org.br/colunas/comunicacao-inteligente-a-bussola-por-fabi-meneses/.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/03 AULA ABERTA - "Speed Case" o JeniAL, um evento de três dias que junta mais de 300 júnior empresários de todas as júnior empresas de Portugal, entre elas a Júnior Empresa do ISCAC. Este, que é considerado o maior evento do Movimento Júnior Português, junta empresas, startups e oradores de renome em momentos formativos e round tables. O evento terá como tema “Start, Thrive and Grow”, tendo lugar em Coimbra JeniAL, Start, Thrive and Grow
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2023/09/14 FORMAÇÃO: Ministrou uma palestra online para Angola: Branding Digital - O Poder da Imagem por meio da Comunicação, com uma introdução as imagens imersivas da Realidade Virtual. Parceria da ASAN - Associação das Seguradoras de Angola, com a AYÉ Social Media Agency, representando o Grupo CRIATIVA. Formação Online em Angola de Marketing Digital
ASAN - Associação das Seguradoras de Angola (Luanda, Angola)
2023/06/01 APRESENTAÇÃO do Poster, referente ao trabalho de investigação qualitativa sobre Humanização Digital com estudo de caso no Grupo CRIATIVA. Orientação da Professora Doutora Carla Patrão (IPC-ESEC, NICSH, CISUC), durante toda esta jornada de investigação. Póster apresentado VI Encontro de Jovens Investigadores, organizada pelo GT de Jovens Investigadores da SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação), teve lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no dia 1 de junho de 2023, subordinada ao tema “Criar Redes, Causar Impacto". 6.º Encontro do Grupo de Trabalho de Jovens Investigadores da SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação), com o tema “Criar Redes, Causar Impacto” - na FLUC - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra , Portugal)
2023/04/19 ORADORA: INOVAÇÃO & EMPREENDEDORISMO. Alunos do Instituto Politécnico de Tomar visitaram o IPN no âmbito do projeto Link Me Up. Este projeto que reúne 13 instituições de ensino superior visa promover o empreendedorismo, capacitando jovens estudantes para a criação de empresas inovadoras. Os alunos tiveram a oportunidade de visitar duas startups incubadas, Grupo Criativa Coimbra da INOPOL e Brands&Ninjas da Incubadora IPN, e compreender um pouco deste mundo de Inovação e Empreendedorismo. Link me up Instituto Politécnico de Tomar
Instituto Pedro Nunes (Coimbra, Portugal)
2023/02/15 AULA ABERTA - '#bluesessions' sobre 'Realidade Virtual', aos Alunos da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC), do Departamento de Engenharia Informática (DEI), um convite da Associação dos Estudantes Jeknowledge, representando a VirtuALLab Lumière. #bluesessions - Realidade Virtual
Jeknowledge | Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC) | Departamento de Engenharia Informática (DEI) (Coimbra, Portugal)
2022/11 ORADORA. Ministrou uma palestra sobre Branding, Comunicação Digital e Front-end nas Plataformas Online, para os Alunos do Secundário do Agrupamento de Escolas de Pombal, Coimbra; no Auditório do INOPOL (Academia de Empreendedorismo), uma Unidade Orgánica do Instituto Politécnico de Coimbra; representando o Grupo CRIATIVA. ANFITRIÃO: Agrupamento de Escolas de Pombal | INOPOL | Grupo CRIATIVA Soluções Tecnológicas Online
Agrupamento de Escolas de Pombal | INOPOL | Grupo CRIATIVA (Coimbra, Portugal)
2022/11 FORMAÇÃO: Ministrou uma palestra online sobre Inovações, Tendências dos Medias Sociais e Realidade Virtual; a Aliança Seguros de Angola, representando o Grupo CRIATIVA. Marketing Digital
Aliança Seguros de Angola, (Luanda, Angola)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021 - 2022 BUSINESS WEEK - 8ª Edição, 1ª e 2ª Parte. 2021 e 2022. Mentoria de Comunicação e Marketing, para o Desenvolvimento da Comunicação Visual nos Medias do Digital, em parceria com a Associação dos Estudantes (2021 - 2022)
Conferência (Outra)
Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, Portugal

Grupo CRIATIVA, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/06 - Atual APRESENTAÇÃO COMO EXPOSITOR da VR Therapy, na 2ª Feira de Emprego e Mostra Formativa do IEFP, com especial participação no evento JOB SPEDD DATING
Exposição
2ª Feira de Emprego e Mostra Formativa do IEFP Coimbra
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal

Lumière Virtuall, Portugal
2023/11 - Atual APRESENTAÇÃO COMO EXPOSITOR da VR Therapy , Conferência de Longevidade - a urgência na inovação, no Politécnico de Leiria | ESSLEI. Agradecemos o respeito e convite da Professora Doutora Marlene Rosa, Fundadora e Chairwoman da Agilidade-Games4therapy, uma Spin-Off do Politécnico de Leiria.
Conferência
Conferência de Longevidade - a urgência na inovação
Agilidades Games4therapy, Portugal

Lumière Virtuall, Portugal
2023/11/25 - 2023/11/25 REPRESENTANTE da VirtuALLab Lumière, como participante e expositor na conferência de Longevidade Saudável 2023, no Politécnico de Leiria na Escola Superior de Saúde, organizado pla Agilidades Game 4Therapy, uma Spinoff do Politécnico de Leiria.
Conferência
Conferência de Longevidade Saudável 2023 no Politécnico de Leiria na Escola Superior de Saúde
Lumière Virtuall, Portugal
2023/10/29 - 2023/10/29 PARTICIPAÇÃO CONDERÊNCIA DE REALIDADE VIRTUAL & MINDFULLNESS - 1º JORNADA INTERNACIONAL DE MEDITAÇÃO, PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), promovida pela Pró-Reitoria de Identidade Institucional - PROIIN
Conferência
1º JORNADA INTERNACIONAL DE MEDITAÇÃO
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2023/04/12 - 2023/05/05 REPRESENTANTE da Trilha do Sabor, participante da 12.ª Edição do ineo start - Uma iniciativa do Instituto Pedro Nunes, do Programa de aceleração para ideias ou projetos de base tecnológica é uma das ações do Programa INOVC +: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, cofinanciado pelo CENTRO 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Concurso
12.ª Edição do ineo start
Instituto Pedro Nunes, Portugal

Grupo CRIATIVA, Portugal
2023/04/17 - 2023/04/17 REPRESENTANTE da TRILHA DO SABOR, uma das entidades presentes no programa da II Feira do Emprego na ESTGOH do Instituto Politécnico de Coimbra.
Oficina (workshop)
II Feira do Emprego ESTGOH
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal

Grupo CRIATIVA, Portugal
2023/04/14 - 2023/04/14 REPRESENTANTE do Grupo CRIATIVA, participante de uma sessão inserida no Projeto Centro Sustentável, a qual têm como objetivo abordar boas práticas e inovação na gestão e valorização de pessoas, bem como a igualdade de oportunidades. O projeto Centro Sustentável é promovido pela Turismo Centro de Portugal, dinamizado pela Biosphere Portugal e financiado pela Linha de Apoio à Sustentabilidade do Turismo de Portugal.
Conferência
Projeto Centro Sustentável - "Pessoas ao Centro" e "Igualdade está no Centro"
Turismo Centro de Portugal, Portugal

Grupo CRIATIVA, Portugal
2023/03/01 - 2023/03/01 BTL: REPRESENTANTE da Trilha do Sabor, na BTL - Bolsa de Turismo Lisboa, Feira Internacional de Turismo. Participação e lançamento do App-Web www.trilhadosabor.pt, com apoio da CIM-RCoimbra. Um App com objetivo de alavancar o Turismo Gastronómico Português com o objetivo de Colaborativismo, Relações Públicas, Humanização Digital, Inovação Social, e conectar todos do canal HORECA sem intermediários.
Exposição
BTL: Bolsa de Turismo Lisboa, Feira Internacional de Turismo
TRILHA DO SABOR - App-Web de Turismo Gastronómico, Portugal

Grupo CRIATIVA, Portugal

Forte Ventura Assessoria, Portugal
2022 - 2022 PARTICIPAÇÃO do Evento MARKETING INOV - METAVERSO da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra.
Conferência
MARKETING INOV - METAVERSO
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2021 - 2021 PARTICIPAÇÃO do Evento MARKETING INOV da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra.
Conferência
MARKETING INOV
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/11/29 - 2024/11/29 ORADORA Convidada da Comunicação: Humanização Digital, para o Ciclo de Seminários: Desinformação e os desafios dos Novos Medias, realizado na ESEC-Politécnico de Coimbra Politécnico de Coimbra
2024/05/24 - 2024/05/25 ARTIGO | 6º Encontro Internacional sobre Jogos e Mobile Learning, que se realizará online na Universidade de Coimbra. Cujo o tema do estudo é: Aceitação do uso da tecnologia de Realidade Virtual para Idosos Institucionalizados . (Marco Proença, Marlene Rosas, Fabiane Meneses) Universidade de Coimbra
2024/01/24 - 2024/01/26 APRESENTAÇÃO do trabalho de investigação qualitativa, na Universidade do Minho, no XIII Congresso da Sopcom: "A humanização digital gerada pelo fortalecimento da comunicação nas Comunidadesdo GrupoCRIATIVA. UMinho | XIII Congresso da Sopcom

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - 2024 ARTIGO | Digitalization and International Digital Marketing: A Review and Research Agenda. ANABELA SILVA , CATARINA LOURENÇO , LÍDIA LEITÃO , RENATO MARQUES , MARCO PROENÇA, FABIANE MENESES ERBE ERBE - European Review of Business Economics

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2025/01 - Atual PAUSA PARA RESPIRAR VIRTUALLCARE.ME | Projeto em Co-Criação: um sistema que integra: Inteligência Artificial (IA) + Realidade Virtual (RV) + Biblioteca de autocuidado + Diretório Clínico (Profissionais Humanos da área da Saúde) + Rede de Parceiros em prol da Sustentabilidade Humana. Uma ferramenta potencializadora para gestão emocional, para a saúde mental e apoio ao bem-estar e ao autocuidado. Um espaço seguro e acessível, anónimo e livre de julgamentos, que permite a prevenção, suporte e monitorização contínua. Lumière Virtuall, Portugal
2025 - Atual CXDO (Chief Experience & Development Officer) - HCI: •Responsável pelas Tecnologias Interativas (RV + IA) aplicadas como tecnologias de intervenção comportamental (Estimulação Sensorial e Neurociência). •User Experience (Design, Imagem, NeuroBranding, Comunicação, Comportamento e Cultura). •Responsável pelo desenvolvimento de projetos de novas tecnologias, gestora das equipas de criação, sistemas e plataformas, pela integração da tecnologia a sustentabilidade humana. HUB Novas Tecnologias, Portugal

Commnunity Virtuall.me, Portugal

Lumière Virtuall, Portugal

Grupo CRIATIVA, Portugal
2025 - Atual CXDO (Chief Experience & Development Officer) - I&D+i: Responsável pelo desenvolvimento de projetos de novas tecnologias e gestora das equipas de criação e investigação, com o objetivo de transformar soluções tangíveis com valor científico, para garantir a integração do I&D+i com o tecido empresarial. Entretanto com o propósito de gerar tecnologias responsáveis com inovação sustentável, porém focadas na interação humano computador com experiências mais saudáveis e humanizadas. HUB Novas Tecnologias, Portugal

Grupo CRIATIVA, Portugal

Commnunity Virtuall.me, Portugal

Lumière Virtuall, Portugal
2025 - Atual CXDO (Chief Experience & Development Officer) - Humanização : Responsável pela integração a comunidade Virtuall.me, com novas tecnologias que geram valor científico, tornando-se representante de toda comunicação social e consultoria empresarial especializada. •Responsáve pela instituição de valores como a humanização digital, a tecnologia responsável, a comunicação inteligente e a experiência do utilizador mediada pela tecnologia como intervenção comportamental em prol da sustentabilidade humana. HUB Novas Tecnologias, Portugal

Grupo CRIATIVA, Portugal

Commnunity Virtuall.me, Portugal

Lumière Virtuall, Portugal
2023/04 - Atual ESTGOH SUSTENTÁVEL | Projeto em Colaborativismo: Orientação, auxílio no suporte técnico como Designer de Comunicação e Webdesigner, para o desenvolvimento do website da ESTGOH Sustentável. https://www.estgohsustentavel.pt/ Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Portugal

Grupo CRIATIVA, Portugal
2023 - Atual LUCY Intelligence | Projeto em Co-Criação: Desenvolvida com tecnologia da OpenAI está capacitada para responder com precisão e personalização, melhorando a experiência dos utilizadores. Criada para transformar o atendimento online, pois aprende a regra de negócio de cada empresa, podendo inclusive potencializar a aprendizagem auxiliando professores e instituições de ensino. Community Virtuall.me, Portugal

Lumière Virtuall, Portugal
2022 - Atual HEAD OF RESEARCH: Responsável pela investigação do impacto das tecnologias imersivas aplicadas na Síndrome do Burnout. O objetivo da pesquisa é avaliar o impacto da aplicação da realidade virtual como tecnologia de intervenção comportamental paraa potencializar o gerenciamento do burnout. Acreditamos que a saúde impacta diretamente o bem-estar físico, emocional e social de toda uma comunidade. Commnunity Virtuall.me, Portugal
2021/07 - Atual ONION Display | Projeto em Co-Criação: Uma Plataforma de sinalética digital (www.onion.grupocriativa.pt), para publicidade, informação e relações públicas. Desenvolvimento do Plano de Comunicação e Relações Públicas, da Regra de Negócio Presencial e Digital. Responsável pelo Branding, Direção de Arte e Digital User-friendly. Consultoria, Assessoria e Mentoria. Projeto em Co-Criação com o Grupo CRIATIVA. Grupo CRIATIVA, Portugal
2021 - Atual INASKILL | Projeto em Co-Criação: Uma Plataforma de ensino online (www.inaskill.com). Desenvolvimento do Plano de Comunicação e Relações Públicas, da Regra de Negócio Presencial e Digital. Responsável pelo Branding, Direção de Arte e Digital User-friendly. Consultoria, Assessoria e Mentoria. Projeto em Co-Criação com o Grupo CRIATIVA. Grupo CRIATIVA, Portugal

Lumière Virtuall, Portugal

Community Virtuall.me, Portugal
2020/01 - Atual TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: Tecnologia da Informação e da Comunicação (soluções web user-friendly); Tecnologia Interativa de Realidade virtual (imagens imersivas 360º, tour interativa virtual); Tecnologia interativas aplicadas como intervenção comportamental. Grupo CRIATIVA, Portugal

Lumière Virtuall, Portugal

Community Virtuall.me, Portugal
2020 - Atual HEAD OF HCI: Responsável pelo desenvolvimento de Tecnologias Interativas (RV + IA) aplicadas como tecnologias de intervenção comportamental (Estimulação Sensorial e Neurociência). User Experience (Design, Imagem, NeuroBranding, Comunicação, Comportamento e Cultura). HUB Novas Tecnologias, Portugal

Commnunity Virtuall.me, Portugal

Lumière Virtuall, Portugal

Grupo CRIATIVA, Portugal
2020 - Atual HEEAD OF USER EXPERIENCE•Responsável pelas tecnologias interativas e imersivas com o objetivo de gerar valor. •Responsável pela integração de toda a comunidade e pela instituição de valores como a humanização digital, a tecnologia responsável, a comunicação inteligente e a experiência do utilizador mediada pela tecnologia como intervenção comportamental em prol da sustentabilidade humana. •Responsáve pela instituição de valores como a humanização digital, a tecnologia responsável. HUB Novas Tecnologias, Portugal

Commnunity Virtuall.me, Portugal

Lumière Virtuall, Portugal

Grupo CRIATIVA, Portugal
2019 - Atual ONETWORKER | Projeto em Co-Criação: Uma Plataforma Online de CRM (www.onetworker.com). Desenvolvimento do Plano de Comunicação e Relações Públicas, da Regra de Negócio Presencial e Digital. Responsável pelo Branding, Direção de Arte e Digital User-friendly. Consultoria, Assessoria e Mentoria. Projeto em Co-Criação com o Grupo CRIATIVA. Grupo CRIATIVA, Portugal
2018 - Atual COMUNICAÇÃO DIGITAL: Comunicação( Organizacional, Institucional, Relações Públicas, Cultura Organizacional e Marketing Interno), Imagem Corporativa (Comportamento, Branding e Design de Comunicação). Design IHC. Gestão de Projetos, Consultoria, Assessoria, Mentoria e Capacitação. Grupo CRIATIVA, Portugal

Lumière Virtuall, Portugal

Community Virtuall.me, Portugal
2010 - Atual DESIGNER: Direção de arte, design de comunicação, design-IHC e UX Grupo CRIATIVA, Portugal

Profissional Independente, Brasil

Lumière Virtuall, Portugal

Community Virtuall.me, Portugal
2002 - Atual GESTORA DE PROJETOS: Planeamento, estratégia, desenvolvimento, inovação, gestão, controlo e processos de novos modelos de negócios, projetos e pessoas. Consultoria, Assessoria, Mentoria e Capacitação. Grupo CRIATIVA, Portugal

BASF Brasil, Brasil

Profissional Independente, Brasil

Community Virtuall.me, Portugal

Lumière Virtuall, Portugal
2002 - Atual BRANDER » Comunicação e notoriedade da marca (integração da neurociência + tecnologia + comunicação). Direção de arte e design da imagem empresarial, produção de conteúdo e imagem, análise de comportamento, identidade e cultura. Grupo CRIATIVA, Portugal

Profissional Independente, Brasil

Lumière Virtuall, Portugal

Community Virtuall.me, Portugal
2018/01 - 2025/08 CO.DIRETORA EXECUTIVA: Responsável pelo departamento de Comunicação Inteligente: Relações Públicas, Branding, Direção de Arte, Design de Comunicação, Design IHC, Realidade Virtual Interativa Imersiva e Humanização Digital. Consultoria, Assessoria, Mentoria e Capacitação. Grupo CRIATIVA, Portugal
2025/03/14 - 2025/03/15 MENTORA CONVIDADA do Hack4SCARIA, um hackathon presencial de 24 horas, com Portugal, Espanha e França simultaneamente, com o objetivo de desenvolver soluções em sustentabilidade, economia circular e impacto social, para Airbus Atlantic e Renault. Evento HIESE | IPN | Europe Union Lumière Virtuall, Portugal

Commnunity Virtuall.me, Portugal
2016/01 - 2025 CONSULTORIA & MENTORIA EMPRESARIAL Especializada e Personalizada. •HCI Design: Tecnologias Interativas (XR + IA); Tecnologias aplicada a Sustentabilidade Humana (Saúde mental + XR + IA); Tecnologias Incorporadas de Intervenção Comportamental (Estimulação Sensorial e Neurociência); User Experience (Imagem, NeuroBranding, Comunicação, Comportamento e Cultura). •Humanização Digital: Transformação e Inovação Tecnológica; Tecnologia Responsável e Inteligência Coletiva. •Gestão Estratégica de Projetos Grupo CRIATIVA, Portugal

Lumière Virtuall, Portugal

Community Virtuall.me, Portugal
2018/01 - 2024/01 TRILHA DO SABOR | Projeto em Co-Criação: Um App-Web e uma Plataforma Online de Turismo Gastronómico(www.trilhadosabor.pt). Desenvolvimento do Plano de Comunicação e Relações Públicas, da Regra de Negócio Presencial e Digital. Responsável pelo Branding, Direção de Arte e Digital User-friendly. Consultoria, Assessoria e Mentoria. Projeto em Co-Criação com o Grupo CRIATIVA. INOPOL Academia de Empreendedorismo do Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal

Grupo CRIATIVA, Portugal
2022/06/20 - 2023/07/19 ARTICULISTA: Uma coluna mensal, todo o dia 20 um novo texto, no Observatório da Comunicação Institucional (O.C.I.), o qual são informações desenvolvidas por acadêmicos e profissionais na especialidade da comunicação; é, uma sociedade educativa independente que tem o apoio de universidades e outras instituições por toda a comunidade de países lusófonos; de empreendimento social de impacto, uma organização sem fins lucrativos. Observatório da Comunicação Institucional (O.C.I.), Brasil
2016/12 - 2018/12 CO.PARCEIRA DIGITAL: Gestora de Projetos e Pessoas: Responsável pela equipa de desenvolvimento, para melhor planeamento, estratégia e execução dos projetos de Branding, Relações Públicas, Design de Comunicação, Design-IHC. Mentoria e Capacitação. Grupo CRIATIVA, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2025 - Atual RESEARCH ASSISTANT do grupo de pesquisa Information Systems (IS) no ISTAR-Information Sciences, Technologies and Architecture Research Center, uma unidade de pesquisa do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. RESEARCH ASSISTANT

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2025/03/15 - 2025/03/15 JURI DE AVALIAÇÃO do Hack4SCARIA, um hackathon presencial de 24 horas, com Portugal, Espanha e França simultaneamente, com o objetivo de desenvolver soluções em sustentabilidade, economia circular e impacto social, para Airbus Atlantic e Renault. Evento HIESE | IPN | Europe Union Lumière Virtuall, Portugal

Commnunity Virtuall.me, Portugal
Distinções

Prémio

2021 Poliempreende - 17ª edição
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal

Título

2024 Mestre em Comunicação
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Outra distinção

2025 Research Assistant
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação em Ciências da Informação Tecnologias e Arquitetura, Portugal
2024 Certificado de Competências Pedagógicas - CCP - CAP
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2021 Mentor Educador