???global.info.a_carregar???
José Miguel Ribeiro-Pereira. Concluiu o(a) Doutoramento em Music Theory em 2004 pelo(a) Columbia University in the City of New York, Maîtrise em Analyse musicale em 1983 pelo(a) Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris, Maîtrise em Esthétique musicale em 1982 pelo(a) Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris, Master em Music Theory em 1989 pelo(a) Columbia University in the City of New York e Licence em Éducation musicale em 1979 pelo(a) Université de Paris VIII - Vincennes. É Investigador Associado no(a) Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX. Publicou 3 artigos em revistas especializadas. Possui 1 capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Recebeu 9 prémio(s) e/ou homenagens. Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Artes.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
José Miguel Ribeiro-Pereira

Nomes de citação

  • Ribeiro-Pereira, Miguel

Identificadores de autor

Ciência ID
1112-7929-F13E

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Latim Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Alemão Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2010/09/01 - 2016/02/29
Concluído
Teoria e Estética Musical (Pós-doutoramento)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2009/09/01 - 2010/08/31
Concluído
Music Theory (Pós-doutoramento)
Yale University - Department of Music, Estados Unidos
2004
Concluído
Music Theory (Doutoramento)
Columbia University in the City of New York, Portugal
"A THeory of Harmonic Modulation: The Plastic Model of Tonal Syntax and the Major-Minor Key System" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aceite integralmente e por unanimidade
1995
Concluído
Music Theory (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Columbia University in the City of New York, Portugal
Aceite integralmente e por unanimidade
1989
Concluído
Music Theory (Master)
Columbia University in the City of New York, Portugal
"The Diminished Seventh Chord in the First Half of the Nineteenth-Century Music Theory" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Não Aplicável
1983
Concluído
Analyse musicale (Maîtrise)
Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris, Portugal
"Ligeti et la tradition: le quatuor à cordes no. 2 (1968)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Premier Prix
1982
Concluído
Esthétique musicale (Maîtrise)
Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris, Portugal
""Manfred" de Robert Schumann: ouverture et musique de scène" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Second Prix
1979
Concluído
Éducation musicale (Licence)
Université de Paris VIII - Vincennes, França
"Sem tese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Sem nota
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1989 - 2019 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Portugal
1999 - 2003 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
1989 - 1991 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico Porto - Escola Superior de Educação, Portugal
1987 - 1989 Assistente (Docente Universitário) Columbia University in the City of New York, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Investigador Associado Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
2007 - 2020 Investigador Colaborador Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
1989 - 1993 Docente no Ensino Profissional Escola Profissional de Música de Espinho, Portugal
1976 - 1977 Docente no Ensino Secundário Conservatório de Música de Braga Calouste Gulbenkian, Portugal
1972 - 1977 Docente no Ensino Secundário Escola de Música do Porto, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ribeiro-Pereira, Miguel. "Major/Minor Harmony & Modern Consciousness: An Anthroposophical and Musical Approach to Laughing and Weeping". Trabalho apresentado em I Congresso Lusófono sobre Esoterismo Ocidental, 2016.
    Publicado
  2. Ribeiro-Pereira, Miguel. "The Evolution of Consciousness as Expressed in Tone: An East-West Approach". Trabalho apresentado em XIV Conference of ISSEI (International Society for the Study of European Ideas), Porto, 2014.
    Publicado
  3. Ribeiro-Pereira, Miguel. "Teorias Emergentes na Viragem do Milénio: O Paradigma da Modulação ("metabole")". Trabalho apresentado em I Encontro Internacional de Análise Musical UNESP–USP–UNICAMP, São Paulo, 2009.
    Publicado
  4. J. Miguel Ribeiro-Pereira. "Modular e Compor: A Arte da Invenção Bachiana". Trabalho apresentado em XVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), São Paulo, 2007.
    Publicado
  5. Ribeiro-Pereira, Miguel. "A Harmonia das Paixões". Trabalho apresentado em Encontro Música e Matemática, Porto, 2005.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Ribeiro-Pereira, Miguel. "The Labyrinth of the Soul: Wagner’s Musical Lament". Revista Portuguesa de Musicologia 3 1 (2016): 35-56.
    Publicado
  2. Ribeiro-Pereira, Miguel. "Prolegomena to a Theory of Modulatory Space in Music". Bulletin of the Transilvania University of Brasov 5 54 (2012): 53-64.
    Publicado
  3. Ribeiro-Pereira, Miguel. "Hearing (Not Seeing) Is Believing: Schumann's Lied 'Auf einer Burg'". Bulletin of the Transilvania University of Brasov 4 53 (2011): 53-62.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Ribeiro-Pereira, Miguel. "Ciências da Mente e Arte da Música: Notas (em "staccato legato") sobre a Atenção". In Cadernos de Teoria das Artes, 43-72. Porto, Portugal: CITAR – Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, 2012.
    Publicado
Livro
  1. Ribeiro-Pereira, Miguel. A Theory of Harmonic Modulation: The Plastic Model of Tonal Syntax and the Major-Minor Key System. Porto, Portugal: Edições Politema. 2005.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Ribeiro-Pereira, Miguel. "Autonomia da Análise Musical". Trabalho apresentado em I Encontro Internacional de Análise Musical UNESP–USP–UNICAMP, São Paulo, 2009.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2016/11/17 Modulatory Consciousness in Tonal Music: A Synoptic Perspective IX Congreso Nacional de la Sociedad Española de Musicología - "Musicología en el siglo XXI: Nuevos retos, nuevos enfoques"
SEdeM / Sociedad Española de Musicología (Madrid, Espanha)
2016/09/30 Modern Consciousness, Modulatory Space and Chromatic Tonality XIII Convegno Internazionale di Analisi e Teoria Musicale
GATM / Gruppo Analisi e Teoria Musicale (Rimini, Itália)
2016/07/12 Análise (apenas?) musical: Uma perspectiva ecológica I Encontro Nacional de Composição e Análise Musical (ENCAPE): Perspectivas Educacionais
CMC / Conservatório de Música de Coimbra & INET-md / Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (Coimbra, Portugal)
2016/05/09 Harmonia maior/menor e consciência moderna: Perspectiva antroposófica e musical do rir & chorar I Congresso Lusófono sobre Esoterismo Ocidental - Simpósio Temático "Arte e Esoterismo Ocidental"
Universidade Lusófona - Ciência das Religiões (Lisboa, Portugal)
2016/03/19 Harmonic Dissonance as Musical Gesture: Still Yet Dynamic Porto International Conference on Musical Gesture as Creative Interface
Universidade Católica Portuguesa - Porto / Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (Porto, Portugal)
Distinções

Outra distinção

2010 Bolsa Mista de Pós-Doutoramento – Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Universidade Católica Portuguesa – Porto
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2009 Visiting Fellow
Yale University / Department of Music, Portugal
1995 Bolseiro do Programa PRAXIS XXI
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
1994 Bolseiro do PRODEP II – Formação Avançada no Ensino Superior
European Commission, Bélgica
1991 Fulbright Scholar Program – Research/Lecturing Award
1988 President's Fellowship
1987 Fellow of the Graduate School of Arts and Sciences
1986 Bolseiro para investigação no estrangeiro – Paris
1981 Bolseiro de longa duração no estrangeiro – Paris e Nova Iorque
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal