???global.info.a_carregar???
Patrícia Gomes is an Assistant Professor at the University of Maia (UMAIA) with 10+ years in teaching and research at university level. She was supervisor of Physical Education students-teachers, at the Faculty of Sport of the University of Porto (Portugal) and University of Beira Interior (Portugal), developing some investigations in schools with her students, and she teaches undergraduate and master courses. She has a PhD in Sports Sciences with a specialization in Physical Education Teacher Education from the Faculty of Sport, University of Porto. Patrícia Gomes’s main teaching and research interests revolve around Physical Education Teacher Education, Professional Development, Professional Identity, Teaching, Learning and Assessment issues within School Physical Education, and Qualitative Methods. She has been involved in research projects in sports, social and educational fields at the University of Maia (Portugal).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Patrícia Maria Silva Gomes

Nomes de citação

  • Gomes, Patrícia

Identificadores de autor

Ciência ID
0F11-3CA8-D80C
ORCID iD
0000-0003-3583-1026

Endereços de correio eletrónico

  • patriciagomes@umaia.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde - Ciências do Desporto
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2018/12/18
Concluído
Sports Science (Doutoramento)
Especialização em Sport, Education and Culture
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
"Aprender a ser professor: uma análise situacional de percursos e experiências formativas de estudantes de Educação Física" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2010/10/20
Concluído
Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education (Mestrado integrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2005/09/20 - 2010/09/10
Concluído
Sports Science (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010 - 2014 Investigador Contratado (Investigação) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Universitário da Maia, Portugal
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 - 2021 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Instituto Universitário da Maia, Portugal
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 - 2019 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior, Portugal
2013 - 2017 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/10/24 - Atual Member of the Pedagogical Council Instituto Universitário da Maia, Portugal
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2022/07/11 - 2022/07/15 Instructor/Formadora Federação de Andebol de Portugal, Portugal
2020/11/10 - 2021/06/25 Teacher Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2009/09 - 2015/06 Coach (Grade II) Federação de Andebol de Portugal, Portugal
Movimento Dinâmico Cultural de Sandim, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/01 - Atual Member of the course coordination team (degree) Instituto Universitário da Maia, Portugal
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 - Atual Training (areas A114 C106 C110) Centro de Formação ao Longo da Vida, Portugal
Maiêutica Cooperativa de Ensino Superior CRL, Portugal
2021/09/01 - 2022/09/30 Member of the course coordination team (master's degree) Instituto Universitário da Maia, Portugal
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2014 - 2018 HOW TO LEARN TO BE A TEACHER: a longitudinal study with 2nd Cycle students teaching Physical Education in Basic and Secondary Education
SFRH/BD/101895/2014
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Centro de Investigação Formação Inovação e Intervenção em Desporto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2011 - 2014 The Role of Professional Internship in the (re)construction of Professional Identity in the context of Physical Education
PTDC/DES/115922/2009
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Centro de Investigação Formação Inovação e Intervenção em Desporto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010 - 2011 The Role of Professional Internship in the (re)construction of Professional Identity in the context of Physical Education: study at a FADEUP internship center
PP_IJUP2010-83
Bolseiro de Investigação
Universidade do Porto Centro de Investigação Formação Inovação e Intervenção em Desporto, Portugal
Universidade do Porto, Investigação Jovem
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Gomes, Patrícia; Ferreira, Cátia; Silveira, Gonçalo; Pereira, Ana Luísa; Batista, Paula. "The Professional Practicum on (re)construction of Professional Identity: focus groups with pre-service teachers of Physical Education.". Trabalho apresentado em VII Congreso Nacional de Ciencias del Deporte y la Educacion Física, Pontevedra, 2011.
    Publicado
  2. Silveira, Gonçalo; Gomes, Patrícia; Graça, Amândio; Pereira, Ana Luísa; Batista, Paula. "(Re) Construction of Professional Identity of Cooperating Teacher of Physical Education: Exploratory Study". Trabalho apresentado em VII Congreso Nacional de Ciencias del Deporte y Educación Física, Pontevedra, 2011.
    Publicado
  3. Gomes, Patrícia; Ferreira, Cátia; Silveira, Gonçalo; Pereira,Ana Luísa Teixeira Nunes; Batista, Paula. "The professional practicum on the (re)construction of professional identity: Focus groups with pre-service teachers of Physical Education". Trabalho apresentado em VII Congreso Nacional de Ciencias del Deporte y Educación, Pontevedra, 2011.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Resende, Rui; Aires, Luisa (C812-6C92-EA9A); Araújo, Rui (5116-3A47-9F07); Gomes, Patrícia; Sarmento, Fátima; Amaral-da-Cunha, Mariana. "Confinamento Covid-19: Um olhar dos estudantes-estagiários de Educação Física\Covid-19 Confinement: A glimpse of Physical Education pre-service teachers". Journal of Sport Pedagogy and Research 7 2 (2020): 41-51. http://www.ipg.pt/scpd/files/JSPR_SE_7_2_2020.pdf.
    Publicado
  2. Gomes, Patrícia; Queirós, Paula; Batista, Paula. "Aprender a ser professor em contexto de estágio: um estudo com recurso a timelines em entrevistas de natureza biográfica". Revista Brasileira de Educação 24 (2019): https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240015.
    Publicado • 10.1590/s1413-24782019240015
  3. Gomes, Patrícia; Queirós, Paula; Batista, Paula. "O potencial do timeline em entrevistas de natureza biográfica na análise do processo de aprendizagem de estudantes-estagiários.\The potential of the timeline in biographical interviews in analyzing the learning process of student-interns". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto\Portuguese Journal of Sports Sciences 2016/S1R2 (2016): 426. https://rpcd.fade.up.pt/_arquivo/RPCD_2016-S2R2.pdf.
    Publicado
  4. Gomes, Patrícia; Queirós, Paula; Batista, Paula. "A socialização antecipatória para a profissão docente: estudo com estudantes do 2º ciclo em ensino de Educação nos ensinos Básico e Secundário\Anticipatory socialization for the teaching profession: Study with physical education students". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto\Portuguese Journal of Sports Sciences 2016/S1R2 (2016): 486. https://rpcd.fade.up.pt/_arquivo/RPCD_2016-S2R2.pdf.
    Publicado
  5. Gomes, Patrícia; Queirós, Paula; Batista, Paula. "|The potential of the timelines to biographic interviews for preservice learning process |O potencial do timeline em entrevistas de natureza biográfica na análise do processo de aprendizagem de estudantes-estagiários". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto (2016): 426.
  6. Gomes, Patrícia; Queirós, Paula; Batista, Paula. "|Anticipatory socialization for the teaching profession: Study with physical education students|A socialização antecipatória para a profissão docente: estudo com estudantes do 2º ciclo em ensino de Educação Física nos ensinos Básico e Secundário". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto (2016): 486.
  7. Gomes, Patrícia; Alves, Ana Margarida; Queirós, Paula; Batista, Paula. "Learning Through Practice: A Study with Physical Education Pre-Service Teachers". The Open Sports Sciences Journal 7 (2014): 121-132. https://opensportssciencesjournal.com/contents/volumes/V7/TOSSJ-7-121/TOSSJ-7-121.pdf.
    Publicado
  8. Gomes, Patrícia; Queirós, Paula; Batista, Paula. "A socialização antecipatória para a profissão docente : estudo com estudantes de Educação Física\Anticipatory socialization for the teaching profession: study with Physical Education students". Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto XXVIII (2014): 167-192. http://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/1312/1153.
    Publicado
  9. Gomes, Patrícia; Pereira, Ana Luísa; Graça, Amândio; Queirós, Paula; Batista, Paula. "O estágio profissional em análise: estudo com estudantes estagiários de Educação Física\The professional practicum under analysis: study with Physical Education intern students". Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto 1 3 (2014): 37-47. http://www.ipg.pt/scpd/files/revista_scpd_n3.pdf.
    Publicado
  10. Gomes, Patrícia Maria Silva; Ferreira, Cátia Patrícia Pereira; Pereira, Ana Luísa; Batista, Paula Maria Fazendeiro. "A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática\The teacher's professional identity: a systematic review study". Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 27 2 (2013): 247-267. http://dx.doi.org/10.1590/s1807-55092013000200009.
    Publicado • 10.1590/s1807-55092013000200009
  11. Barros, Irene; Gomes, Patrícia; Pereira, Ana Luísa; Batista, Paula. "El papel de la socializacion antecipatoria en la (re)configuracion de la indentidad profisional: una pesquisa con estudantes de prácticas de educacion física". Revista Ágora para La Educación Física y el Deporte 14 3 (2012): 303-319.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Gomes, Patrícia; Ribeiro, J.; Caranguejeiro, P.; Grilo, D.; Rocha, P.; Rodrigues, T.; Amaral-da-Cunha, Mariana. "Experiências emocionais de estudantes-estagiários na construção das suas identidades profissionais\Emotional experiences of student-interns in the construction of their professional identities". In Investigadores na Educação Física em formação, editado por Amaral-da-Cunha, Mariana; Marques, E.; Viana, João, 222-240. Maia, Portugal: Edições ISMAI, 2023.
    Publicado
  2. Gomes, Patrícia; Queirós, Paula; Batista, Paula. "Aprender a ser professor: O papel dos agentes de mediação na formação inicial de professores de Educação Física\Learning to be a teacher: The role of mediation agents in the initial training of Physical Education teachers". In O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em Educação Física\The professional practicum in the (re)construction of professional identity in Physical Education, editado por Batista, Paula; Graça, Amândio; Queirós, Paula, 241-265. Portugal: FADEUP, 2014.
    Publicado
  3. Gomes, Patrícia; Queirós, Paula; Batista, Paula. "| Learning to be a teacher: The role of mediation agents in the initial training of Physical Education teachers| Aprender a ser professor: O papel dos agentes de mediação na formação inicial de professores de Educação Física". 241-265. Porto, Portugal: Editora FADEUP, 2014.
    Publicado
  4. Gomes, Patrícia; Sousa, Tiago; Pereira, Ana Luísa; Batista, Paula. "O professor em interação. Relatos Escritos e Visuais\The teacher in interaction. Written and Visual Stories". In Desporto e Pedagogia: Formacão e Investigação, 101-134. Tomar, Portugal: Coisas de Ler, 2012.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Leão, Gabriel; Alves, José; Gonçalves, Rúben; Gomes, Patrícia. "Aprender a Ser Professor na e pela prática profissional vivida na comunidade escolar/Learning to be a Teacher in and through the professional practice experienced in the school community". Trabalho apresentado em Porque é Importante saber Investigar sobre A, e NA, Formação de Professores em Educação Física?" (4.ª Ed.), 2023.
  2. Gomes, Patrícia; Queirós, Paula; Batista, Paula. "Learning to be a teacher: a study in a practicum group of Physical Education Pre-service Teachers". Trabalho apresentado em ECER 2014 - The Past, the Present and Future of Educational Research in Europe, 2014.
  3. Gomes, Patrícia; Ferreira, Cátia; Batista, Paula; Pereira, Ana Luísa. "The Role of anticipatory socialization and practicum experience to the (re)construction of Professional Identity: a study with pre-service teachers of Physical Education". Trabalho apresentado em IJUP’12 5th Meeting of Young Researchers of University of Porto, 2012.
  4. Ferreira, Cátia; Gomes, Patrícia; Pereira, Ana Luísa; Graça, Amândio; Batista, Paula. "The (re)construction of Professional Identity in the practicum context. Main results of a research project". Trabalho apresentado em IJUP’12 5th Meeting of Young Researchers of University of Porto, 2012.
  5. Gomes, Patrícia; Pereira, Ana Luísa; Batista, Paula. "The professor interaction as a way to (re)construct the profissional Identity. Written and visual reports". Trabalho apresentado em 4th Meeting of young researchers at UP, 2011.
  6. Ferreira, Cátia; Silveira, Gonçalo; Gomes, Patrícia; Pereira, Ana Luísa; Graça, Amândio; Batista, Paula. "The (re)construction of Profissional Identitity: a study with a practicum group of FADEUP Presentation of a research Project". Trabalho apresentado em 4th Meeting of young researchers at UP, 2011.
  7. Silveira, Gonçalo; Gomes, Patrícia; Ferreira, Cátia; Pereira, Ana Luísa; Batista, Paula. "Styles of Supervision in the context of a practicum group: a study with Cooperating Teachers of Physical Education". Trabalho apresentado em 4th Meeting of young researchers at UP, 2011.
Resumo em conferência
  1. Gomes, Patrícia; Queirós, Paula; Batista, Paula. "Explorando como as contradições influenciam o processo de aprendizagem e a construção da identidade profissional: um estudo com estudantes de Educação Física\Exploring how contradictions influence the learning process and the construction of professional identity: a study with Physical Education students". Trabalho apresentado em XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação\XV Congress of the Portuguese Society of Educational Sciences, Porto, 2020.
    Publicado
  2. Gomes, Patrícia; Queirós, Paula; Batista, Paula. "O potencial da timeline em entrevistas de natureza biográfica na análise do processo de aprendizagem de estudantes-estagiários". Trabalho apresentado em XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Porto, 2020.
    Publicado
  3. Gomes, Patrícia; Queirós, Paula; Batista, Paula. "As experiências emocionais de estudantes- estagiárias de Educação Física e o seu contributo para o processo de aprender a ser professor.". Trabalho apresentado em Conferência Internacional: O tempo dos professores, Porto, 2017.
    Publicado
  4. Batista, Paula; Alves, Ana Margarida; Gomes, Patrícia; Amaral-da-Cunha, Mariana. "O timeline enquanto instrumento de reflexão acerca do processo de aprender a ser professor: estudo com estudantes-estagiários de Educação Física". Trabalho apresentado em Conferência Internacional: O tempo dos professores, Porto, 2017.
    Publicado
  5. Gomes, Patrícia; Queirós, Paula; Batista, Paula. "O papel das emoções no processo de aprendizagem de estudantes-estagiários de Educação Física". Trabalho apresentado em XIII Sieflas - Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde, Guarda, 2017.
    Publicado
  6. Gomes, Patrícia; Queirós, Paula; Batista, Paula. "O potencial do timeline em entrevistas de natureza biográfica na análise do processo de aprendizagem de estudantes-estagiários". Trabalho apresentado em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2016.
    Publicado
  7. Gomes, Patrícia; Queirós, Paula; Batista, Paula. "A socialização antecipatória para a profissão docente: estudo com estudantes do 2º ciclo em ensino de Educação Física nos ensinos Básico e Secundário". Trabalho apresentado em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação dos Países de Língua Portuguesa, 2016.
    Publicado
  8. Gomes, Patrícia; Queirós, Paula; Batista, Paula. "As ferramentas de medição da aprendizagem na formação de professores de Educação Física\Learning measurement tools in the training of Physical Education teachers". Trabalho apresentado em XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde "Perspetivas de desenvolvimento num mundo globalizado"\XI International Seminar on Physical Education, Leisure and Health "Development perspectives in a globalized world", Porto, 2015.
    Publicado
  9. Gomes, Patrícia; Queirós, Paula; Batista, Paula. "O processo de aprendizagem na formação de professores: análise das ferramentas utilizadas pelos diferentes agentes mediadores/The learning process in teacher training: analysis of the tools used by different mediating agents". Trabalho apresentado em 3º Congresso Internacional do Ensino de Educação Física: Perspetiva Europeia do Ensino da Educação Física\3rd International Congress on Physical Education Teaching: European Perspective on Physical Education Teaching, Maia, 2014.
    Publicado
  10. Gomes, Patrícia; Queirós, Paula; Batista, Paula. "Aprender a ser professor: O papel dos agentes de mediação na formação inicial de professores de Educação Física\Learning to be a teacher: The role of mediation agents in the initial training of Physical Education teachers". Trabalho apresentado em Seminário Internacional "O Estágio na (Re)construção da Identidade Profissional do Professor"\International Seminar "The Internship in the (Re)construction of the Teacher's Professional Identity", Porto, 2014.
    Publicado
  11. Gomes, Patrícia; Queirós, Paula; Batista, Paula. "O papel do professor no contexto da formação inicial: Perspetiva dos estudantes do 1º ano do 2º ciclo em Ensino de Educação Física\The role of the teacher in the context of initial training: Perspective of students in the 1st year of the 2nd cycle in Physical Education Teaching". Trabalho apresentado em III Congresso da Sociedade Cienti´fica de Pedagogia do Desporto, Espinho, 2013.
    Publicado
  12. Queirós, Paula; Batista, Paula; Gomes, Patrícia. "To be a teacher: the anticipatory in professional decision". Trabalho apresentado em 18th Annual Congresso f the European College of Sport Science, Barcelona, 2013.
    Publicado
  13. Gomes, Patrícia; Batista, Paula; Graça, Amândio; Pereira, Ana Luísa. "Aprender a ser professor: um estudo com estudantes-estagiários de Educação Física\Learning to be a teacher: a study with Physical Education student-interns". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional de Formação profissional em Educação Física e VI Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo de Educação Física, Florianópolis, 2012.
    Publicado
  14. Gomes, Patrícia; Pereira, Ana Luísa; Graça, Amândio; Batista, Paula. "The experience of being a physical education pre-service teacher within a community of practice". Trabalho apresentado em 4th Winter Conference, Coimbra, 2012.
    Publicado
  15. Gomes, Patrícia; Pereira, Ana Luísa; Graça, Amândio; Batista, Paula. "A perceção dos estudantes-estagiários acerca da sua formação durante o processo de estágio profissional: um estudo com estudantes-estagiários de Educação Física\The perception of student-interns about their training during the professional internship process: a study with Physical Education student-interns". Trabalho apresentado em II Congresso da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto e de Artigos do 3º Congresso A Escola, Hoje!, Vila Real, 2012.
    Publicado
  16. Pereira, Ana Luísa; Gomes, Patrícia; Ferreira, Cátia; Batista, Paula; Graça, Amândio. "The Board Diary as an Instrument to Capture the Lived Experience at Practicum: a Study Case of a Pre-Service Teacher". Trabalho apresentado em European Sociological Association, Geneva, 2011.
    Publicado
  17. Amaral-da-Cunha, Mariana; Gomes, Patrícia; Batista, Paula; Graça, Amândio; Pereira, Ana Luísa. "The development of professional identity among preservice teachers. The meaning of the board diary". Trabalho apresentado em 16th Annual Congress the ECSS, Liverpool, 2011.
    Publicado
  18. Gomes, Patrícia; Sousa, Tiago; Pereira, Ana Luísa; Batista, Paula. "O professor em interação. Relatos Escritos e Visuais\The teacher in interaction. Written and Visual Stories". Trabalho apresentado em 1º Congresso Científico de sociologia do Desporto, Tomar, 2010.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Gomes, Patrícia. "Aprender a ser professor: uma análise situacional de percursos e experiências formativas de estudantes de Educação Física". Doutoramento, Universidade do Porto Faculdade de Desporto, 2018.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/10/12 The potential of the emotional timeline in the analysis of the learning process the student-teacher. Cidesd International Congress 2023
UTAD - University of Trás-os-Montes and Alto Douro (Vila Real, Portugal)
2020 Explorando como as contradições influenciam o processo de aprendizagem e a construção da identidade profissional: um estudo com estudantes de Educação Física XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
2020 O potencial da timeline em entrevistas de natureza biográfica na análise do processo de aprendizagem de estudantes-estagiários. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
2019 Uma análise situacional das experiências de aprendizagem na formação de professores de Educação Física Seminário "Porque é importante investigar sobre, e na, formação de professores de Educação Física
CIDESD - ISMAI
2017 As experiências emocionais de estudantes-estagiárias de Educação Física e o seu contributo para o processo de aprender a ser professor Conferência Internacional: O tempo dos professores
CIIE - Centro de Investigação e intervenção Educativas Faculdade de Psicologia e FPCEUP (Porto, Portugal)
2017 O papel das emoções no processo de aprendizagem de estudantes-estagiários de Educação Física XIII Sieflas - Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde
2016 O potencial do timeline em entrevistas de natureza biográfica na análise do processo de aprendizagem de estudantes-estagiários XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
2016 A socialização antecipatória para a profissão docente: estudo com estudantes do 2º ciclo em ensino de Educação Física nos ensinos Básico e Secundário XVI Congresso de Cie^ncias do Desporto e Educac¸a~o Fi´sica dos Pai´ses de Li´ngua Portuguesa
2015 As ferramentas de mediação da aprendizagem na formação de professores de Educação Física XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde "Perspetivas de desenvolvimento num mundo globalizado"
2014 O processo de aprendizagem na formação de professores: análise das ferramentas utilizadas pelos diferentes agentes mediadores 3º Congresso Internacional do Ensino de Educação Física: Perspetiva Europeia do Ensino da Educação Física
2014 Aprender a ser professor: O papel dos agentes de mediação na formação inicial de professores de Educação Física
2013 O papel do professor no contexto da formação inicial: Perspetiva dos estudantes do 1º ano do 2º ciclo em Ensino de Educação Física III Congresso da Sociedade Cienti´fica de Pedagogia do Desporto
2012 The experience of being a physical education pre- service teacher within a community of practice 4th Winter Conference
2011 The Professional Practicum on (re)construction of Professional Identity: focus groups with pre-service teachers of Physical Education II Congreso Nacional de Ciencias del Deporte y la Educación Física
(Pontevedra, Espanha)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/09 - 2023/12/21 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada.
Orientador
Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2022/09 - 2023/10/25 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2022/09 - 2023/10/25 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2022/09 - 2023/10/25 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 - 2020 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 - 2020 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 - 2020 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 - 2020 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 - 2020 Relatório da prática de ensino supervisionada
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 - 2020 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 - 2020 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2016 - 2017 Uma caminhada na luz do saber - A partilha do passado, um sentido no presente, um amanhã construído. Estágio Profissional
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2016 - 2017 Em busca de um sonho: ser professor de Educação. Relatório de Estágio Profissional.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2016 - 2017 Dupla Face: Agora Professor. Relatório de Estágio Profissional.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2016 - 2017 A confirmação do muito expectável. Relatório de Estágio Profissional.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2016 - 2017 Um Fado Insular: (ir)realidades da escola. Relatório de Estágio Profissional
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2016 - 2017 Estágio Profissional: um lugar de aprendizagens e evolução: Relatório de Estágio Profissional.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2016 - 2017 O Estágio Profissional: a ferramenta essencial no desenvolvimento profissional docente. Relatório de Estágio Profissional
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2015 - 2016 Um percurso marcado pela riqueza de ser professor : experiências vivenciadas nas escolas da região Autónoma dos Açores. Relatório de Estágio Profissional.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2015 - 2016 Vivências de um estágio profissional: nascer pequeno e tornar-se grande. Relatório de Estágio Profissional.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2015 - 2016 Aprender a ser professor: superar desafios em busca do meu próprio caminho. Relatório de Estágio Profissional.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2015 - 2016 Estágio profissional: um caminho de superação pessoal e profissional. Relatório de Estágio Profissional.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2014 - 2015 Aprender a ser professor: Pequenos passos para um longo percurso. Relatório de estágio profissional.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2014 - 2015 A jornada de um professor-estagiário no ano de estágio. Relatório de estágio profissional.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2014 - 2015 Uma viagem reflexiva rumo à profissionalização. Relatório de estágio profissional.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2014 - 2015 A corrida por um sonho do tamanho do mundo: Ser professor de educação física. Relatório de estágio profissional.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2014 - 2015 O caminho para o sonho repleto de aprendizagens. Relatório de estágio profissional.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2014 - 2015 O poder da reflexão no desenvolvimento profissional de uma estudante estagiária. Relatório de estágio profissional.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2014 - 2015 O curso do meu percurso: Transformando os obstáculos em oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal. Relatório de Estágio Profissional.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2014 - 2015 As memórias de uma viagem: o meu percurso como estudante estagiária. Relatório de Estágio Profissional.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2014 - 2015 Pelos Caminhos “Misteriosos” do Estágio Profissional: Aprender a Ser Professor de Educação. Relatório de Estágio Profissional.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2014 - 2015 Uma viagem, a realização de um sonho. Relatório de Estágio Profissional.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2013 - 2014 Educação Física: Refletir sobre a prática. Relatório de Estágio Profissional
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2013 - 2014 Os primeiros passos numa profissão para a docência. Relatório de Estágio Profissional.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2013 - 2014 A Escola e a Dança: um ano repleta de experiências de refluxo. Relatório de Estágio Profissional.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2013 - 2014 Calcorreando a docência de Educação Física. Relatório de Estágio Profissional.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2013 - 2014 Saber Ser Professor. Relatório de Estágio Profissional.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2013 - 2014 "Engordar" Saberes. Relatório de Estágio Profissional.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2013 - 2014 Aprender a ser professor num núcleo de estágio: um processo coletivo evidenciado na prática individualizada. Relatório de Estágio Profissional.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2013 - 2014 Ser Professora-Estagiária: uma autoridade aceite. Relatório de Estágio Profissional.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2013 - 2014 Os desafios da descoberta de uma profissão. Relatório de Estágio Profissional.
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/06/01 - 2023/06/01 Member committee International Seminar "Porque é Importante saber Investigar sobre A, e NA, Formação de Professores em Educação Física?" (4.ª Ed.) (2023/06/01 - 2023/06/01)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2014/01/24 - 2014/01/25 Seminário Internacional "O ESTÁGIO NA (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR" (2014/01/24 - 2014/01/25)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Arguente principal
Jose´ Miguel Costa e Silva Mendes Rodrigues (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Arguente principal
Nelson Filipe Torres Coentra~o (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Arguente principal
Roberto Alves Ribeiro (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Arguente principal
José António Peixoto de Vasconcelos (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Arguente principal
Jorge Emanuel Matos e Silva (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Arguente principal
João Miguel Magalhães Pinheiro (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 Relatório da prática de Ensino Supervisionada
Arguente principal
António Manuel Vicente da Silva Carneiro (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Arguente principal
Ana Sofia Rodriguez Cadete Leite (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Arguente principal
Isabela de Sousa Mota (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Arguente principal
Cristiana Rodrigues (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Arguente principal
Sara Calção (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
Ana Madalena Neves de Freitas (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Presidente do júri
Vítor Manuel Cosme da Silva (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Arguente principal
Eduarda Filipa Alves (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Arguente principal
Leonardo Neves Moreira (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Arguente principal
Davide Miguel Janeiro de Matos (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Arguente principal
José João de Resende Ribeiro (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Arguente principal
João Pedro Vilaça Martins (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Arguente principal
Maria de Lima Rodrigues (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Arguente principal
Maria Inês Barbosa Branco (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Arguente principal
Rui Manuel Martins Ramos (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Arguente principal
João Pedro Carvalho de Castro Ferreira (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Arguente principal
Pedro Nuno Filipe Caranguejeiro (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 Relatório da prática de Ensino Supervisionada
Arguente principal
Mariana Lopes da Costa (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020 - Atual Metodologia do Ensino da Educação Física Educação Física e Desporto (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 - Atual Atividades Supervisionadas em Ensino Educação Física Educação Física e Desporto (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2020 - Atual Didática dos Desportos I - Andebol Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado integrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 - Atual Correntes Educativas Contemporâneas Educação Física e Desporto (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 - Atual Prática de Ensino Supervisionada 2º Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 - Atual Profissionalidade Docente Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado integrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2019 - 2019 Aprendizagem e Controlo Motor Ciências do Desporto (Licenciatura) Universidade da Beira Interior, Portugal
2019 - 2019 Didática da Educação Física II Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade da Beira Interior, Portugal
2019 - 2019 Ensino e Treino do Desporto Escolar Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado integrado) Universidade da Beira Interior, Portugal
2019 - 2019 Organização da Educação Física no Sistema Educativo Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado integrado) Universidade da Beira Interior, Portugal
2013/09 - 2017/08 Estágio Profissional 2º Ciclo Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
2013 - 2017 Estágio Profissional Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado integrado) Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022/09 - Atual Coordination team for the 1st cycle of studies - Degree in Physical Education and sport
Coordenador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2023/06 - 2023/11 Member of the Scientific Committee of the XVIII Seminar on Child Motor Development
Membro
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2021/09 - 2022/09 Coordination Team of 2nd study cycle - Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education
Membro
Instituto Universitário da Maia, Portugal