???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
João Filipe de Lacerda Matos

Identificadores de autor

Ciência ID
0E1C-D2C2-95D5
ORCID iD
0000-0002-5546-5257

Endereços de correio eletrónico

  • jfmatos@ie.ulisboa.pt (Profissional)
  • joao.matos@ulusofona.pt (Profissional)

Moradas

  • Instituto de Educação - Faculdade de Ciências Sociais, Administração e Educação - Campo Grande, 376, 1749-024, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Formação
Grau Classificação
2002/04/15
Concluído
Education (Título de Agregado)
Especialização em Education
Universidade de Lisboa, Portugal
"Learning as Participation in Social Practices: implications for mathematics education" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1991/12/19
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Didáctica das Ciências
Universidade de Lisboa, Portugal
1986 - 1986
Concluído
Didática das Ciências - Matemática (Mestrado integrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"A Natureza das atividades de programação em matemática no 1º ceb" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção e Louvor
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/11/01 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade Lusófona, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Instituto de Educação, Portugal
2012/10/01 - 2020/01/16 Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2012 - 2019 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
1991 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1991/12/22 - 2002/08/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Universidade de Lisboa, Portugal
(...)

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/09/01 - 2020/01/16 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
1991/12/22 - 2020/01/16 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2016 - 2019 Presidente do Conselho Escolar Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2000/01/01 - 2003/12/31 WebLabs: new representational infrastructures for e-learning
IST-2001-32200
Bolseiro de Investigação
Universidade de Lisboa, Portugal
European Commission Sixth Framework Programme
Concluído
1998 - 2001 Mathematical Thinking - Teaching and Learning
PRAXIS/P/CED/13015/98
Investigador responsável
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2023/09/01 - 2023/10/31 Inovação Pedagógica no Ensino Superior
MEDEIA – POCH-02-5312-FSE-000021
Bolseiro de Cientista Convidado
Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora
Concluído
2022/01/01 - 2023/06/30 ReMase - Metodologias de Investigação na Formação Avançada em Educação
EXPL/CED-EDG/1130/2021
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/04/01 - 2020/08/31 Computer Based Training Design Framework E-CBT
E-CBT
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Empordef T.I.
Concluído
2014/01/18 - 2020/01/16 Programa de Doutoramento FCT PD/00173/2013, Aprendizagem Enriquecida com Tecnologia e Desafios Societais
Investigador responsável
Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018 - 2020 Designing Future Innovative Learning Spaces
2019-1-TR01-KA201-076567
European Union
2016/01/01 - 2019/04/30 Technology Enhanced Learning @ Future Teacher Education Lab
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/01/01 - 2013/07/31 DROIDE II - Robots in Mathematics and Informatics Education
PTDC/CPE-CED/099850/2008
Investigador
Universidade da Madeira, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/01/01 - 2013/07 DROIDE II - Robots in Mathematics and Informatics Education
Bolseiro de Investigação
Universidade da Madeira, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/09/01 - 2010/12/31 APRENDER: Matemática, Tecnologia e Sociedade
PTDC/CED/65800/2006
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005 - 2007 DALEST
Bolseiro de Investigação
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
Concluído
1990/09/01 - 2002/07/31 PUENTI-CEB
PUENTI
Investigador responsável
Universidade de Lisboa, Portugal
Republica Portuguesa Ministério da Educação
Concluído
1996 - 1998 Culture, Mathematics and Cognition - Reflecting about Learning in Portugal and Cabo Verde
PRAXIS/PCSH/C/CED/146/96
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. João Piedade; João Filipe Matos; Neuza Pedro. "M.LAB: A DIGITAL MAKERSPACE FOR ELEMENTARY AND SECONDARY SCHOOLS". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.0851
  2. Agonács, Nikoletta; Pedro, Neuza; Oliveira, N. R.; Bastista, S.; Matos, J.F.. "The MOOC Plataform Matrix". Trabalho apresentado em V Congresso Internacional das TIC na Educação, Lisboa, 2018.
    Publicado
  3. Pedro, Neuza; Amado, C.; Pedro, A.; Matos, J.F.. "Resultados do Projeto Escola 2020 Co-Learning Teams: o que significam e o que implicam.". Trabalho apresentado em Seminário ¿Ambientes Educativos Inovadores¿,, 2018.
    Publicado
  4. Agonács, N.; Matos, J.F.. "An alternative pedagogical design model for MOOCs: A Research approach for a heutagogy-based framework". 2017.
  5. Agonács, N.; Matos, J.F.. "Towards a heutagogy-based MOOC design framework". 2017.
  6. Agonács, N.; Matos, J.F.. "Engagement driven massive and open online learning environment: A heutagogy-based MOOC (h-MOOC)". 2017.
  7. Matos, J.F.; Pedro, Neuza; Pedro, A.. "Initial teachers¿ education practices within a technology enriched learning environment: Project FTELab". Trabalho apresentado em X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Braga, 2017.
    Publicado
  8. Batista, S.; Pedro, Neuza; Agonács, Nikoletta; Fonte, M.; Oliveira, N. R.; Matos, J.F.. "Evaluation of teacher training satisfaction: A critical factor for technology integration in Higher Education". Trabalho apresentado em 16th European Conference on eLearning (ECEL 2017), 2017.
    Publicado
  9. Pedro, Ana; Matos, J.F.. "Competências dos professores para o séc. XXI: Em direção a um framework baseado no campo empírico". Trabalho apresentado em IX Conferência Internacional TIC na Educação, Braga, 2015.
    Publicado
  10. Pedro, Neuza; Fonte, M.; Cabral, P.; Matos, J.F.. "Avaliação da qualidade em e-Learning na ULisboa". Trabalho apresentado em Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, Coimbra, 2015.
    Publicado
  11. Ribas, Arilson; Marangon, Davi; Matos, J.F.; Pedro, Neuza. "Ensinar a aprender! O saber da ação pedagógica em práticas de ensino inovadoras". Trabalho apresentado em III Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino em Sala de Aula, I Seminário Internacional de Praticas Pedagógicas Inovadoras, 2015.
  12. Matos, J.F.; Pedro, Ana; Patrocinio, Pedro. "Framing children practices in science and a mathematics in a free open learning site". Trabalho apresentado em 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2012.
    Publicado
  13. Matos, J.F.; Pedro, Ana; Patrocinio, Pedro. "Apropriação de uma experiência de formação na dimensão TIC no âmbito da Escola Ciência Viva". Trabalho apresentado em XIX Colóquio AFIRSE, Lisboa, 2012.
    Publicado
  14. Pedro, Neuza; Matos, J.F.; Pedro, A.; Cabral, P.. "Tendências nas metodologias de Investigação em TIC na educação (2005-2011): Em direção a uma agenda de investigação". Trabalho apresentado em XIX Colóquio AFIRSE, 2012.
  15. Matos, J.F.; Pedro, Ana. "Why should we bother to integrate the pencil in the primary school curriculum? ¿ Demystifying the issue of integrating ICT in the curriculum". Trabalho apresentado em 5th International Technology, Education and Development Conference, Valencia, 2011.
    Publicado
  16. Matos, J.F.; Pedro, Ana. "Porquê integrar o lápis no currículo do Ensino Básico?- Reflexão sobre a problemática das TIC na educação". Trabalho apresentado em VII Conferência Internacional TIC na Educação, Braga, 2011.
    Publicado
  17. Matos, J.F.; Pedro, Ana. "O Estudo de Caso na investigação em educação ¿ em direcção a uma reconceptualização". Trabalho apresentado em XI Congresso SPCE, Guarda, 2011.
  18. Pedro, Neuza; Matos, J.F.; Wunsch, Luana. "TECHNOLOGIES, INNOVATION AND TEACHERS¿ PROFESSIONAL DEVELOPMENT: ASK THE STUDENTS WHAT TODAY¿S TEACHERS NEED TO LEARN!". Trabalho apresentado em 3rd International Conference of Education, Research and Innovation, Madrid, 2010.
    Publicado
  19. Pedro, N.; Wunch, L.; Matos, J.F.; Pedro, Ana; Abrantes, P.. "Tecnologia, inovação e desenvolvimento profissional docente: ou pergunte-se aos alunos o que os professores necessitam de aprender". Trabalho apresentado em I Encontro Internacional TIC e Educação: inovação curricular com TIC, Lisboa, 2010.
    Publicado
  20. Pedro, Neuza; Matos, J.F.; Lemos, S.. "Tecnologia e E-learning no Ensino Superior: uma proposta de modelo pedagógico". Trabalho apresentado em Congreso Iberoamericano de Docencia Universitaria, 2010.
    Publicado
  21. Pedro, Neuza; Matos, J.F.; Lemos, S.. "Technology and E-learning in Higher Education: a proposal for a pedagogical model". Trabalho apresentado em 1ª Conferência Internacional TIC e Educação, Lisboa, 2010.
    Publicado
  22. Pedro, Neuza; Matos, J.F.. "Barriers and enhancers on LMS integration in educational contexts: what does a (Portuguese) national study help us understand?". Trabalho apresentado em 2nd International Conference of Education, Research and Innovation, Madrid, 2009.
    Publicado
  23. Matos, J.F.; Pedro, Neuza. "De que falamos quando falamos de framework na investigação em Educação (Matemática)?". Trabalho apresentado em XII Simpósio de Investigación en Educación Matematica, 2008.
    Publicado
  24. Pedro, Neuza; Matos, J.F.; Santos, Madalena. "Strategies for cultivating communities of cooperative teachers: a 2-years project for training in the educational use of LMS platform". Trabalho apresentado em International Conference on Education, Technology and Innovation, Madrid, 2008.
    Publicado
  25. Pedro, Neuza; Matos, J.F.; Santos, Madalena. "Strategies and pitfalls in supporting communities of cooperative teachers: A 2-years project for teachers training in educational use of LMS platform". Trabalho apresentado em International Conference on Information Communication Technologies in Education 2008, Corfu, 2008.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Matos, João Filipe; Freitas, André; Estrela, Elsa; Galego, Carla; Piedade, João. "Teaching Research Methods Courses in Education: Towards a Research-Based Culture". Social Sciences 12 6 (2023): 338. http://dx.doi.org/10.3390/socsci12060338.
    Acesso aberto • 10.3390/socsci12060338
  2. Matos, João Filipe; Piedade, João; Freitas, André; Pedro, Neuza; Dorotea, Nuno; Pedro, Ana; Galego, Carla. "Teaching and Learning Research Methodologies in Education: A Systematic Literature Review". Education Sciences 13 2 (2023): 173. http://dx.doi.org/10.3390/educsci13020173.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/educsci13020173
  3. Bartalesi-Graf, Daniela; Agonács, Nikoletta; Matos, João Filipe; O’Steen, David. "Insight into learners’ experience in LMOOCs". Computer Assisted Language Learning (2022): 1-26. http://dx.doi.org/10.1080/09588221.2022.2082484.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1080/09588221.2022.2082484
  4. Prates, Uaiana; Matos, João Filipe. "Collaboration in the Context of Initial Mathematics Teachers’ Education in Distance Education in Brazil". (2021): https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/21773.
    10.25749/sis.21773
  5. Piedade, João; Dorotea, Nuno; Pedro, Ana; Matos, João Filipe. "On Teaching Programming Fundamentals and Computational Thinking with Educational Robotics: A Didactic Experience with Pre-Service Teachers". Education Sciences 10 9 (2020): 214. http://dx.doi.org/10.3390/educsci10090214.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/educsci10090214
  6. Uaiana Prates; João Filipe Matos. "A Educação Matemática e a Educação a Distância: uma revisão sistemática da literatura". Bolema: Boletim de Educação Matemática 34 67 (2020): 522-543. https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a09.
    10.1590/1980-4415v34n67a09
  7. João Matos; Ana Pedro; João Piedade. "Integrating Digital Technology in the School Curriculum". International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET) 14 21 (2019): 4-4. https://doi.org/10.3991/ijet.v14i21.10863.
    10.3991/ijet.v14i21.10863
  8. Agonács, Nikoletta; Matos, João Filipe; Bartalesi-Graf, Daniela; O’Steen, David N.. "Are you ready? Self-determined learning readiness of language MOOC learners". Education and Information Technologies 25 2 (2019): 1161-1179. http://dx.doi.org/10.1007/s10639-019-10017-1.
    Publicado • 10.1007/s10639-019-10017-1
  9. Ana Pedro; João Filipe Matos. "COMPETÊNCIAS DOS PROFESSORES PARA O SÉCULO XXI: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA MISTA DE INVESTIGAÇÃO". Revista e-Curriculum 17 2 (2019): 344-364. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p344-364.
    10.23925/1809-3876.2019v17i2p344-364
  10. Pedro, Ana; Piedade, João; Matos, João Filipe. "Technology Enhanced Learning". (2019): https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/17275.
    10.25749/sis.17275
  11. Matos, João Filipe; Carreira, Susana. "Estudos de caso em Educação Matemática - Problemas actuais". (2019): https://quadrante.apm.pt/article/view/22651.
  12. Pedro, A.; Piedade, J.; Matos, J.F.; Pedro, N.. "Redesigning initial teacher¿s education practices with learning scenarios". International Journal of Information and Learning Technology 36 3 (2019): 266-283. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85065785869&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1108/IJILT-11-2018-0131
  13. Pedro, A.; Piedade, J.; Matos, J.F.. "Learning scenarios in computer science initial teacher education,Scénarios d¿apprentissage dans la formation initiale des enseignants en informatique,Cenários de aprendizagem na formação inicial de professores de informática,Escenarios de aprendizaje en la formación inicial de profesores de informática". Revista Lusofona de Educacao 45 45 (2019): 223-238. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85078417054&partnerID=MN8TOARS.
    10.24140/issn.1645-7250.rle45.15
  14. Matos, João Filipe. "FCT PhD Programme Technology Enhanced Learning & Societal Challenges: The TELSC in Numbers". (2018): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/11249.
    10.34624/id.v10i3.11249
  15. Matos, João Filipe; Moreira, António; Silva, Bento. "Editorial do Número especial da Revista Indagatio Didactica "O TELSC em Números"". (2018): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/11243.
    10.34624/id.v10i3.11243
  16. Pais, A.; Fernandes, E.; Matos, J.F.; Alves, A.S.. "Recovering the meaning of "critique" in critical mathematics education". For the Learning of Mathematics 32 1 (2012): 28-33. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84859269049&partnerID=MN8TOARS.
  17. Boaler, J.; Breen, C.; Gourdeau, F.; van den Heuvel-Panhuizen, M.; Jaworski, B.; Leder, G.; Li, S.; et al. "The International Commission on Mathematical Instruction [ICMI]: The Fifteenth ICMI Study: The Professional Education and Development of Teachers of Mathematics". ZDM - International Journal on Mathematics Education 36 4 (2004): 117-123. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84867408981&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/BF02655683
  18. Matos, J.F.. "Educação matemática e cidadania". Quadrante 11 1 (2002): 1-6. https://quadrante.apm.pt/article/view/22749.
    Acesso aberto • Publicado • 10.48489/quadrante.22749
  19. Matos, João Filipe. "Educação matemática e cidadania". (2002): https://quadrante.apm.pt/article/view/22749.
    10.48489/quadrante.22749
  20. Matos, João Filipe. "Painel: A educação matemática e a cidadania". (2002): https://quadrante.apm.pt/article/view/22745.
    10.48489/quadrante.22745
  21. Carreira, Susana; Matos, J.F.. "Where There's a Model, There's a Metaphor: Metaphorical Thinking in Students' Understanding of a Mathematical Model". Mathematical Thinking and Learning 3 4 (2001): 261-287. http://dx.doi.org/10.1207/s15327833mtl0304_02.
    Publicado • 10.1207/s15327833mtl0304_02
  22. Matos, João Filipe. "Dez Anos de Investigação em Educação Matemática numa Perspectiva Vygotskiana Socio-cultural: Questões e Perspectivas". Revista de Educação 1 (1999): 1-22.
    Publicado
  23. Núñez, Rafael E.; Edwards, Laurie D.; Filipe Matos, João. "Educational Studies in Mathematics". Educational Studies in Mathematics 39 1/3 (1999): 45-65. http://dx.doi.org/10.1023/a:1003759711966.
    10.1023/a:1003759711966
  24. Núñez, R.E.; Edwards, L.D.; Matos, J.F.. "Embodied cognition as grounding for situatedness and context in mathematics education". Educational Studies in Mathematics 39 1-3 (1999): 45-65. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-23144461481&partnerID=MN8TOARS.
  25. Matos, João Filipe. "Editorial". (1996): https://quadrante.apm.pt/article/view/22690.
    10.48489/quadrante.22690
  26. Matos, João Filipe; Santos , Madalena Pinto dos. "Bibliografia anotada". (1996): https://quadrante.apm.pt/article/view/22683.
    10.48489/quadrante.22683
  27. Batanero, Carmen; Godino, Juan D.; Abreu, Guida de; Lins, Rómulo Campos; Moreira, Darlinda; Pires, Manuela; Matos, João Filipe; Branco, Isabel; Oliveira, Isolina. "Depoimentos". (1995): https://quadrante.apm.pt/article/view/22669.
    10.48489/quadrante.22669
  28. Ponte, J.P.; Matos, J.F.; Guimarães, H.M.; Leal, L.C.; Canavarro, A.P.. "Teachers' and students' views and attitudes towards a new mathematics curriculum: A case study". Educational Studies in Mathematics 26 4 (1994): 347-365. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0010564617&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/BF01279520
Capítulo de livro
  1. Matos, J.F.. "Interrogando a ideia de competência de um ponto de vista situado". In Competências Digitais: desenvolvimento e impacto na educação atual, editado por N. Pedro. C. Santos & J. Mattar. Portugal: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2023.
    Publicado
  2. Agonács, Nikoletta; Matos, J.F.. "Learner agency in distance education settings: Understanding Language MOOC learners’ heutagogical attributes". In Unleashing the power of learner agency, editado por L.M. Blaschke, & S. Hase. Edtech Books, 2021.
    Publicado
  3. Pedro, Neuza; Matos, J.F.. "Salas de aula do futuro: novos designs, ferramentas e pedagogias". Editora Positivo, 2015.
  4. Matos, J.F.; Pedro, Neuza; Pedro, Ana; Cabral, Pedro. "Tendências nas metodologias de investigação na área das tecnologias na educação: uma análise da investigação de cursos pós-graduados entre 2005 e 2013". Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014.
  5. Pedro, Neuza; Matos, João Filipe; Pedro, Ana. "Digital Technologies, Teachers’ Competences, Students’ Engagement and Future Classroom: ITEC Project". In Open Learning and Teaching in Educational Communities, editado por C. Rensing, S. Freitas, T. Ley, P. J. Muñoz-Merino, 582-583. Springer International Publishing, 2014.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-11200-8_80
  6. Pedro, Neuza; Matos, J.F.. "Articulação entre a formação inicial e a formação continua de professores e educadores na dimensão TIC: Principios de orientação". In Competências TIC. Estudo de Implementação. Vol. II. Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE), 2009.
    Publicado
  7. Pedro, Neuza; Matos, J.F.. "Social Network Analysis como Ferramenta de Monitorização da Comunicação e Interacção Online: o Exemplo de uma Iniciativa de e-Learning no Ensino Superior". In TICAI 2009: TIC's para a aprendizagem da engenharia. Espanha: IEEE Sociedad de Educacio´n, 2009.
    Publicado
  8. Matos, J.F.; Santos, Madalena; Fernandes, Elsa; Carreira, Susana; Pedro, Neuza; Belchior, Margarida; Gerardo, Helena; Mesquita, Mônica. "Learning mathematics and competences: Bringing together three theoretical perspectives". In Proceedings of 5th Mathematic Education and Society Conference. MES, 2008.
    Publicado
  9. Matos, J.F.; Pedro, Neuza. "De que falamos quando falamos de framework na investigação em Educação (Matemática)?". Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática, 2008.
    Publicado
  10. JoAo Filipe Matos; Madalena Pinto dos Santos. "Thinking About Mathematical Learning with Cabo Verde Ardinas". In Transitions Between Contexts for Mathematics Learning, editado por A. Bishop; G. Abreu; N. Presmeg, 213-242. Alemanha: Springer Netherlands, 2002.
    Publicado • 10.1007/0-306-47674-6_5
Edição de livro
  1. Pedro. A.; Piedade, J.; Matos, J.F.; Dorotea, N.; Pedro, Neuza. Technology enhanced-learning: Atas do V Congresso Internacional das TIC na Educação. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2018.
    Publicado
  2. Pedro, Neuza; Matos, J.F.; Ribas, A. R.; Marangon, D.. Diferentes designs de ensino e de recursos didáticos: Múltiplas possibilidades para a mediação pedagógica. Curitiba, Brasil: Positivo. 2016.
    Publicado
  3. Pedro, Neuza; Matos, J.F.; Pedro, A.; Piedade, J.; Fonte, M.. Digital Technologies & Future School - Atas do IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2016.
    Publicado
  4. Matos, J.F.; Valero, P; Yasukawa, .K. Proceedings of the Fifth International Mathematics Education and Society Conference. 2008.
    Publicado • Editor
  5. João Pedro da Ponte; João Filipe Matos; José Manuel Matos; Domingos Fernandes. Research in Contexts of Practice. Springer Berlin Heidelberg. 1992.
    10.1007/978-3-642-58142-7 • Editor
Livro
  1. Matos, J.F.. Designing Courses on Research Methods in Education: ReMASE Framework. Lisbon, Portugal: CeiED, Interdisciplinary ResearchCentre for Education and Development, Lusófona University. 2023.
    Publicado
  2. Matos, J.F.; Dr. Tunç Erdal Akdur, Ceyda Özdemir, Dr. Ipek Saralar-Aras, Büsra Söylemez, Bart Verswijvel, Margarita Porto Espinosa, E. Guidelines for teacher trainers on innovative classrooms. Turkey Ministry of National Education CCE / Directorate General for Innovation and Educational Technologies. 2021.
    Publicado
  3. Pedro, N.; Matos, J.F.; Pedro, A.. Digital technologies, teachers' competences, students' engagement and future classroom: ITEC project. 2014.
    10.1007/978-3-319-11200-8_80
  4. Pedro, Neuza; Matos, J.F.. Comunidades Educativas em Rede: Estudo Estratégico (Vol. I e II). Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação. 2010.
  5. Matos, J.F.; Pedro, Neuza. Comunidades Educativas em Rede: Estudo Estratégico (Vol. I e II). Lisbon, Portugal: Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação.. 2010.
    Publicado
  6. Pedro, Neuza; Soares, Francisca; Matos, J.F.; Santos, Madalena. The use of learning management platforms in school context - a national study. Ministério da Educação. 2008.
  7. Pedro, Neuza; Santos, Madalena; Soares, Francisca; Matos, J.F.. Uma boa prática de integração do Moodle nas escolas. Não editado. 2008.
  8. Santos, Madalena; Pedro, Neuza; Soares, Francisca; Matos, J.F.. Guião de utilização de plataformas em ambientes escolares: orientações para a dinamização de áreas de trabalho com alunos. DGIDC-ME. 2008.
  9. Santos, Madalena; Pedro, N.; Soares, Francisca; Matos, J.F.. Guião de utilização de plataformas em ambientes escolares: orientações para a dinamização de áreas de trabalho entre professores. DGIDC-ME. 2008.
  10. Matos, J.F.; Carreira, Susana. Modelling and mathematics education. ICTMA 9: Applications in Science and Technology. Elsevier Science. 2002.
    Publicado • Editor
Poster em conferência
  1. Vicêncio, I.; Fonte, M.; Matos, J.F.; Pedro, Neuza. "Universidade de Lisboa: Uma Escola, Uma Iniciativa de e-Learning". Trabalho apresentado em IV Congresso Internacional das TIC na Educação Tecnologias digitais e a Escola do Futuro, 2016.
Recurso online
  1. Matos, J.F.; Carreira, Susana. Modelação matemática: modelação e o ensino da matemática. 1995. http://hdl.handle.net/10400.2/9540.
Relatório
  1. Matos, J.F.; Pedro, A.; Dorotea, Nuno; Piedade, J; Teodoro, Vitor. 2023. Avaliação do Projeto Manuais Digitais da Região Autónoma da Madeira. https://md.madeira.gov.pt/images/Estudos/Volume1_2023-11-24.pdf.
  2. Matos, J.F.; Pedro, Neuza. 2019. Parecer sobre o Decreto Lei nº83/2019 - Regime Jurídico do ensino superior ministrado a distância.
  3. Pedro, Ana; Matos, J.F.; Piedade, J.; Dorotea, N.. 2017. Linhas Orientadoras para a Programação e Robótica no Ensino Básico.
  4. Pedro, Ana; Matos, J.F.. 2014. Referencial ¿Aprender com a Biblioteca Escolar. Análise e desenvolvimento de Instrumentos para avaliação da implementação do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar¿.
  5. Matos, J.F.; Pedro, Ana; Patrocinio, Pedro; Piedade, J.. 2014. Escola Ciência Viva ¿ perspetivas para 2014/2015. Avaliação do projeto Escola Ciência Viva..
  6. Matos, J.F.; Patrocinio, Pedro; Pedro, Ana. 2012. Escola Ciência Viva ¿ perspetivas para 2012/2013.. http://escola.cienciaviva.pt/pdf/PreparacaoAnoLectivo2012-13.pdf.
  7. Pedro, Neuza; Matos, J.F.; Pedro, A.; Patrocínio, P.. 2012. Parecer relativo a Metas Curriculares para a disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação.. http://c2ti.fc.ul.pt/Docs/parecer_c2ti.pdf.
  8. Pedro, Neuza; Carneiro, R.; Matos, J.F.; Rodrigues, A.; Melo, R.; Almeida, A.. 2011. Recursos Educativos Digitais ¿ um serviço público..
  9. Pedro, Neuza; Matos, J.F.; Pedro, Ana; Abrantes, Paula. 2011. Teacher skills and competence development for classrooms of the future. http://hdl.handle.net/10451/26152.
  10. Carneiro, R.; Rodrigues, A.; Matos, J.F.; Almeida, J.; Queiroz e Melo, R.; Pedro, N.; Pedro, Ana; Carneiro, M.A.. 2010. Recursos Educativos Digitais - Um público. Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.. http://www.pte.gov.pt/idc/idcplg?IdcService=GET_FILE&dID=22140&dDocName=022005644.
  11. Pedro, Neuza; Matos, J.F.. 2009. One-to-one computing model in Portuguese schools: promises and expectations. European Year of Creativity and Innovation ¿ Intel case studies.. http://create2009.europa.eu/index_en.html.
Tese / Dissertação
  1. Agonács, Nikoletta. "Heutagogical characteristics and applied strategies for Italian language acquisition of learners in Language Massive Open Online Courses". Doutoramento, 2020. http://hdl.handle.net/10451/45617.
  2. Muñoz, Estrella. "Alfabetización Mediática e Informacional e integración social con actividades de expresión, comunicación y diálogo en entornos vulnerables : Interculturalidad con jóvenes en ambientes educativos no formales". Doutoramento, 2020. http://hdl.handle.net/10451/45613.
  3. Terra, Érica Marcelle Gonçalves. "Introdução do b-learning em um centro de formação profissional". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10451/34941.
  4. Gomes, Luís Miguel Palma, 1967-. "Intervenção pedagógica sobre páginas web dinâmicas". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10451/35045.
  5. Soares, Arthur José Tavares, 1977-. "Ensino do espanhol como segunda língua e língua estrangeira em contextos virtuais de aprendizagem". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10451/29930.
  6. Ribeiro, Isabel Maria Manso, 1966-. "Revistas digitais : um recurso educativo na aprendizagem". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10451/27178.
  7. Vicente, Carla Alexandra Gomes, 1981-. "A influência dos jogos online (APPLETS) no desenvolvimento do raciocínio proporcional dos adultos". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10451/29668.
  8. "Logo na educação matemática : um estudo sobre as concepções e atitudes dos alunos". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, 1991. http://hdl.handle.net/10451/42689.

Outros

Outra produção
  1. As tecnologias digitais nas escolas: novas ferramentas, novos espaços e novas dinâmicas.. Matos, J. F., & Pedro, N. (2020). As tecnologias digitais nas escolas: novas ferramentas, novos espaços e novas dinâmicas. Comunicação realizada no Congresso Nacional da ANPRI, 7 março 2020.. 2020. Matos, J.F.; Pedro, Neuza.
  2. Aprendizagem ativa na educação básica: implicações para o ensino.. Matos, J. F., & Pedro, N. (2017). Aprendizagem ativa na educação básica: implicações para o ensino. Conferência plenária realizada no III Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras (SIPPI), Curitiba, 21 outubro 2017. Paraná: Editora Positivo.. 2017. Matos, J.F.; Pedro, Neuza.
  3. Novas salas de aula: (re) desenhando espaços, objetos e dinâmicas. Pedro, N., Pedro, A., Matos, J. F. (2016). Novas salas de aula: (re) desenhando espaços, objetos e dinâmicas. Comunicação realizada no Seminário ¿Que Educação para Portugal?¿, 25 e 26 de novembro, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.. 2016. Pedro, Neuza; Pedro, A.; Matos, J.F..
  4. FTE-Lab: um projeto de redesign da formação de professores para o futuro.. Pedro, N., Pedro, A., & Matos, J. F. (2016). FTE-Lab: um projeto de redesign da formação de professores para o futuro. Comunicação apresentada no 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNAPPES) 2016, 14 e 15 de julho, Universidade de Lisboa.. 2016. Pedro, Neuza; Pedro, A.; Matos, J.F..
  5. Mobile technology, free apps, digital inclusion and citizenship. Pedro, N., & Matos, J. F. (2014). Mobile technology, free apps, digital inclusion and citizenship. Comunicação realizada no VIII Seminário ¿Exclusão Digital na Sociedade de Informação¿, 1-2 de fevereiro, Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.. 2014. Pedro, Neuza; Matos, J.F..
  6. A universidade na sociedade da informação: o desequilíbrio de forças quando a literacia em causa é digital.. Pedro, N., & Lemos, S., & Matos, J. F. (2013). A universidade na sociedade da informação: o desequilíbrio de forças quando a literacia em causa é digital. VII Seminário - "Exclusão Digital na Sociedade de Informação. Faculdade de Motricidade Humana, 1-2 de fevereiro.. 2013. Pedro, Neuza; Lemos, S.; Matos, J.F..
  7. Capacidades digitais dos professores e a sala de aula do futuro. Tecnologias inovadoras para uma Sala de Aula do Futuro. Pedro, N., Pedro, A. & Matos, J.F. (2013). Capacidades digitais dos professores e a sala de aula do futuro. Tecnologias inovadoras para uma Sala de Aula do Futuro. Comunicação realizada no Seminário Projeto iTEC: balanço e um olhar prospetivo. Direção Geral de Educação ¿ Ministério de Educação. 23 novembro 2013.. 2013. Pedro, Neuza; Pedro, A.; Matos, J.F..
  8. E-learning na UL: o Modelo Pedagógico. Autoria de material eletrónico e/ou audiovisual. 2012. Pedro, Neuza; Matos, J.F.; Lemos, S.. http://elearninglab.ul.pt/pagina/modelo-pedagogico.
  9. Conteúdos para e-learning: novas abordagens e novos formatos. Matos, J.F. & Pedro, N. (2012). Conteúdos para e-learning: novas abordagens e novos formatos. Painel organizado no II Encontro de Instituições e Unidades de E-learning do Ensino Superior (el@ies), realizado a 2 outubro, na Reitoria da Universidade de Lisboa.. 2012. Matos, J.F.; Pedro, Neuza.
  10. Competências dos Professores para o Século XXI.. Pedro, N., Pedro, A. & Matos, J.F. (2013). Competências dos Professores para o Século XXI. Comunicação realizada no Seminário 'Formação Inicial de Professores para a Escola do Futuro, 14 de dezembro.. 2012. Pedro, Neuza; Pedro, A.; Matos, J.F..
  11. O estudo de Caso na Investigação em educação - em direção a uma reconceptualização. 2011. Matos, João Filipe; Pedro, Ana.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2021 Uso de Objetos Tangiveis Programáveis no Ensino e na Aprendizagem da Programação
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 - 2021 Expansão do Léxico no Ensino do Português - Terceira Língua - com Recursos Digitais
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019 - 2020 Ingredientes para um dia em grande - Edição de Vídeo e Som - Tecnologias de Informação e Comunicação | 7.º ano
Coorientador
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 - 2020 Heutagogical Characteristics and Applied Strategies for Italian Linguage Acquisition of Learners in Language Massive Open Online Courses
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - 2020 Alfabetización Mediática e Informacional e Integración Social com Actividades de Expresión, Comunicación y Diálogo en Entornos Vulnerables. Interculturalidad com Jóvenes en Ambientes Educativos no Formales
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2019 O estacionário como ferramenta do processo do design de comunicação
Coorientador
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2019 Ensino de Arquitetura de Computadores: Dificuldades na Montagem e Configurações de Computadores
Coorientador
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2019 Tecnologias móveis na formação docente em regime b-learning no Brasil: possiblidades para a mediação no ensino de Ciências da Natureza
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 - 2018 Intervenção pedagógica sobre páginas web dinâmicas
Orientador
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 - 2018 Introdução do b-learning em um centro de formação profissional
Orientador
Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2017 - 2018 Intervenção pedagógica sobre páginas web dinâmicas
Coorientador
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - 2017 A influência dos jogos online (APPLETS) no desenvolvimento do raciocínio proporcional do adulto
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - 2017 Ensino do Espanhol como Segunda Língua e Língua Estrangeira em Contextos Virtuais de Aprendizagem
Orientador
Educação
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2013 - 2017 Revistas Digitais Temáticas: Um recurso educativo na Aprendizagem .
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2016 Utilização da estratégia Pair Programming no ensino da programação de sistemas de comunicação com recurso a sockets
Orientador
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2016 Análise das Práticas Inovadoras na Rede Municipal de São Paulo com a Utilização da Linguagem de Programação Scratch
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2016 A aprendizagem baseada em projetos no desenvolvimento de páginas web dinâmicas
Coorientador
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2015 - 2016 Desenvolvimento de Páginas Web dinâmicas: ensino e aprendizagem com recurso a um jogo
Coorientador
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2015 Consolidação de conhecimentos de programação : aplicação web com acesso a base de dados
Orientador
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2015 Criação de um Website dinâmico e versátil dada uma base de dados remota e recorrendo à linguagem de script PHP
Coorientador
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2015 O ensino a distância no apoio a alunos em situação de internamento com recurso às tic : proposta de parceria com um hospital
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2015 Transição do e-learning para o m-learning em contexto empresarial : potencialidades das tic móveis
Orientador
Educação e Formação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2014 - 2015 A aprendizagem baseada em projetos (PjBL) no ensino da programação
Coorientador
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2012 - 2015 O e-learning na formação contínua de professores: Perceções, impacto e linhas orientadoras
Orientador
Educação Artística (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2011 - 2015 Tecnologias e competências dos professores do Ensino Básico para o século XXI
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2012 - 2013 Acessibilidade web nos cursos profissionais : avaliação de websites validada pelas diretrizes WCAG 2.0
Orientador
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2009 - 2013 Formação Inicial de Professores do Ensino Básico e Secundário: Integração das Tecnologias da Informação e Comunicação nos Mestrados em Ensino
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2009 - 2013 A Aprender na Sociedade da Informação e do Conhecimento - Entre o Local e o Global - Contributos para a Educação para a Paz
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2011 - 2012 Utilização de robótica educativa no ensino de linguagens de programação a alunos do ensino secundário
Orientador
Ensino de Informática (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2007 - 2010 Utilização educativa das tecnologias, acesso, formação e auto-eficácia dos professores
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2008 - 2009 Do reconhecimento à certificação de competências matemáticas de nível básico em adultos pouco escolarizados no contexto dos cursos EFA
Orientador
Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2000 - 2004 Aprender matemática para viver e trabalhar no nosso mundo
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1999 - 2004 Encontros e Esperas com os Ardinas de Cabo Verde: Aprendizagem e Participação numa Prática Social
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1998 - 2002 A Demonstração na Pratica Social da Aula de Matemática
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1996 - 1999 Significado e Aprendizagem da Matemática: dos Problemas de Aplicação À Produção de Metáforas Conceptuais Educação
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
1994 - 1999 Novas tecnologias, cognição e cultura : um estudo no primeiro ciclo do ensino básico
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018/09/06 - 2018/09/10 Design and organization of the International Conference ticEDUCA 2018 (2018/09/06 - 2018/09/10)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2010/03/02 - Atual Expert of A3ES - Agencia para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (national agenda for the evakuation and accreditation of higher education)
Especialista
2021/07/01 - 2021/12/15 Expert for the evaluation of application for the European Commission HORIZON EUROPE CL2 2021 Call
Especialista
European Commission, Bélgica
2021/04/15 - 2021/08/31 Evaluation of reports from Research and development Units funded by FCT.
Avaliador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2012/08/09 - Atual Membro do Observatório da Qualidade do E-learning em Portugal, em representação da Universidade de Lisboa Universidade Aberta, Portugal
2023/01/01 - 2023/08/31 Conceptualization, design and implementation of a study on the impact of the use of digital textbooks in Madeira. Porto Editora, Portugal
2020 - 2023 Design and implementation of training modules for primary and secondary school teachers regarding the use of innovative social learning spaces. The general model used was inspired in European Schoolnet. Câmara Municipal de Cascais, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2019 Analysis of CBT modules and design of a framework to adapt and develop new and empowered CBT for training. Empordef T.I., Portugal

Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2010/09/01 - 2020/01/16 Master in Teaching Informatics Ensino de Informática (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2010/09/01 - 2020/01/16 Research Methods Education (Doutoramento) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2010/01/01 - 2020/01/16 Coordinator of Centre of Competence on Technology and Innovation (C2Ti) of Institute of Education UL
Coordenador
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2010/07/17 - 2013/08/07 President of the International Group for the Psychology of Mathematics Education - PME
Presidente / Vice-presidente
International Group for the Psychology of Mathematics Education - PME, Reino Unido