???global.info.a_carregar???
Daniela Coimbra is the President of the Scientific Board of ESMAE - Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo. She graduated with a degree in music education from the Porto Polytechnic Institute and gained her MA and PhD in music psychology from the University of Sheffield. Her PhD thesis examined young singers' preparation for performance and their subsequent assessment. She was a post-doctoral researcher at the Research Center for Science and Technology in Art (CITAR) at the Portuguese Catholic University, Porto.Her work, which was in collaboration with the Centre for Performance Science and sponsored by a grant from the Portuguese Foundation for Science and Technology, focused on psychological and educational aspects of music practice and performance. Since 2010, she has been an adjunct lecturer at the Superior School of Music, Porto Polytechnic Institute, teaching music psychology to students on the classical and jazz programmes. Her research interests include performance anxiety and assessment, creativity, and personality, as well as the application of new technologies in educational contexts. Daniela Coimbra integrated teams of project financed by FCT and Bial. She published 16 papers in refereed journal, 7 book chapters, organizes 5 scientific events. Daniela Coimbra supervised 4 PhD thesis and co-supervised 4. She supervised 16 Master dissertations. Daniela Coimbra intervenes in the Humanities Ares, with a special emphasis on Arts. In her professional activities she interacted with 37 colaborador(es) as a co-author. In the Ciencia Vitae CV the most frequent terms in the contextualisation of scientific, technological and cultural-artistic production are Academic Psychology of Music and achievement.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Daniela Coimbra

Nomes de citação

  • Coimbra, Daniela

Identificadores de autor

Ciência ID
0D12-C442-077E
ORCID iD
0000-0002-6904-7400

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2004/10 - 2008/01
Concluído
Pós-Doutoramento (Pós-doutoramento)
Especialização em Music - Psychology of Music
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal

Royal College of Music, Reino Unido
2004/04
Concluído
Psychology of Music (Doctor)
The University of Sheffield Department of Music, Reino Unido
"Investigation the requirements of singing for young classical performances" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1997/09 - 1998/09
Concluído
MA Psychology of Music (Master)
Especialização em Psychology of music
The University of Sheffield, Reino Unido
"Título da tese: Investigating the Contribution of Memorised and Non-Memorised Music for the Enhancement of Live Piano Performances " (TESE/DISSERTAÇÃO)
1992 - 1996
Concluído
Professores do Ensino Básico, variante de Educação Musical (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
15
1996
Concluído
Professores do Ensino Básico, variante de Educação Musical (DESE)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/10 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2010/01/02 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/09 - Atual Membro do Conselho Académico do Instituto Politécnico do Porto Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016/08 - Atual Presidente do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2014/07 - 2016/07 Vice-Presidente do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2014/01/02 - 2014/12/31 Membro de conselho de representantes (Personalidade externa) Universidade do Porto, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Membro do Conselho Artístico da ESMAE - Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2016 - Atual Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico do Porto Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2014 - 2017 THE IMPACT OF MUSIC TRAINING ON READING AND MATHEMATICAL ABILITIES OF NORMAL AND READING DISABLED CHILDREN: A BEHAVIOURAL AND NEUROIMAGING LONGITUDINAL STUDY
304-14
Fundação Bial
2011 - 2014/10 A Computational Auditory Scene Analysis Framework for Sound Segregation in Music Signals
grant.Provided by PTCRIS: 111050
Stichting Weten
2010 - 2014/02 Assistive Real-Time Technology in Singing
grant.Provided by PTCRIS: 104995
Stichting Weten
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Coimbra, Daniela. "Retrieval cues as a teaching tool in one to one instrumental lessons: A pilot study". Trabalho apresentado em International Symposium on Performance Science 2013, Viena, 2013.
    Publicado
  2. Coimbra, Daniela. "Contributo das atividades de complemento curricular para o desempenho académico a língua portuguesa de alunos do 2.º ciclo do ensino básico". Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura. Desafios Sociais e Educação: Culturas e Práticas, Vila Nova de Gaia, 2013.
    Publicado
  3. Coimbra, Daniela. "Can Infrared Thermography be a diagnostical tool for myofascial pain in wind and string instrument players?". Trabalho apresentado em International Symposium on Performance Science 2011, Toronto, 2011.
    Publicado
  4. Coimbra, Daniela. "The effects of Music tuition on academic achievement in portuguese 8th year students". Trabalho apresentado em International Symposium on Performance Science, Toronto, 2011.
    Publicado
  5. Coimbra, Daniela. "As Diferentes Embocaduras dos Instrumentistas de Sopro e as suas Implicações a Nível do Complexo Crânio-Cérvico-Mandibular". Trabalho apresentado em 4º Congresso Nacional de Biomecânica, 2010.
    Publicado
  6. Coimbra, Daniela. "O impacto do ensino especializado da música no desempenho académico". Trabalho apresentado em Investigación en Educación y Derechos Humanos, Coimbra, 2009.
    Publicado
  7. Coimbra, Daniela. "Developing the ability to perform: Investigating the field of higher education and expertise development for learning and performing the double bass". Trabalho apresentado em International Symposium on Performance Science 2009, Auckland, 2009.
    Publicado
  8. Coimbra, Daniela. "Musical Learning and cognitive performance". Trabalho apresentado em International Symposium on Performance Science 2009, Auckland, 2009.
    Publicado
  9. Coimbra, Daniela. "Exploring the Experience and expression of anger amongst student singers". Trabalho apresentado em International Symposium of performance Science 2007, Porto, 2007.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Zorzal, Ricieri Carlini; Coimbra, Daniela Da Costa. "Mapeando master classes em instrumento musical: um olhar quantitativo sobre as relações entre professor, aluno e performance nesse formato de ensino". Revista Música Hodie 19 (2019): https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/52801.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5216/mh.v19.52801
  2. Coimbra, Daniela; Cristina Costa-Lobo; Henrique Vasquez-Justo; Soltz, Tânia. "INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NO TALENTO: RESULTADOS DE REVISÃO SISTEMÁTICA QUANTITATIVA DE UMA DÉCADA DE LITERATURA". Diálogos Possíveis 17 1 (2018): 26-57.
    Publicado
  3. Coimbra, Daniela. "Playing-Related Musculoskeletal Disorders of Professional Orchestra Musicians from the North of Portugal: Comparing String and Wind Musicians.". Acta medica portuguesa (2017): http://europepmc.org/abstract/med/28555556.
    10.20344/amp.7568
  4. Zanon, Fernanda; Marinho, Helena; Coimbra, Daniela; Martins, Marta. "Ansiedade na performance musical: estudo de caso com a Orquestra Filarmonia das Beiras". Opus 22 2 (2016): 325-348. http://dx.doi.org/10.20504/opus2016b2213.
    10.20504/opus2016b2213
  5. dos Santos-Luiz, Carlos; Mónico, Lisete S. M.; Almeida, Leandro S.; Coimbra, Daniela. "Exploring the long-term associations between adolescents’ music training and academic achievement". Musicae Scientiae 20 4 (2016): 512-527. http://dx.doi.org/10.1177/1029864915623613.
    10.1177/1029864915623613
  6. Cláudia Maria Sousa; Jorge Pereira Machado; Henry Johannes Greten; Daniela Coimbra. "Occupational Diseases of Professional Orchestra Musicians from Northern Portugal: A Descriptive Study". Medical Problems of Performing Artists 31 1 (2016): 8-12. https://doi.org/10.21091%2Fmppa.2016.1002.
    10.21091/mppa.2016.1002
  7. Clemente, M; Coimbra, Daniela. "Application of Infrared Thermal Imaging in a Violinist with Temporomandibular Disorder". Medical Problems of Performing Artists 30 4 (2015): 251-254. http://dx.doi.org/10.21091/mppa.2015.4044.
    10.21091/mppa.2015.4044
  8. Coimbra, Daniela. "Effects of self-administered exercises based on Tuina techniques on musculoskeletal disorders of professional orchestra musicians: a randomized controlled trial.". Journal of integrative medicine (2015): http://europepmc.org/abstract/med/26343102.
    10.1016/s2095-4964(15)60194-7
  9. Sousa, Cláudia Maria; Moreira, Luis; Coimbra, Daniela; Machado, Jorge; Greten, Henry J.. "Immediate effects of Tuina techniques on working-related musculoskeletal disorder of professional orchestra musicians". Journal of Integrative Medicine 13 4 (2015): 257-261. http://dx.doi.org/10.1016/s2095-4964(15)60181-9.
    10.1016/s2095-4964(15)60181-9
  10. Coimbra, Daniela. "Three-dimensional analysis of the cranio-cervico-mandibular complex during piano performance.". Medical problems of performing artists (2014): http://europepmc.org/abstract/med/25194112.
  11. Coimbra, Daniela. "Contributo das atividades de complemento curricular (clube de música) no desempenho académico de estudantes do ensino básico". Educação, Sociedade & Culturas 41 (2014): 69-89.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Coimbra, Daniela. "The Prevalence of Playing-related Musculoskeletal Disorders Among Professional Orchestra Players". Revista Música Hodie 4 2 (2014): 111-121.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Almeida, Fabiana; Pinho, João Carlos; Coimbra, Daniela; Pais Clemente, Miguel; Santos, Nuno. "Biomecânica da articulação temporomandibular numa população de cantores". Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial 54 3 (2013): 131-136. http://dx.doi.org/10.1016/j.rpemd.2013.02.004.
    10.1016/j.rpemd.2013.02.004
  14. Culbreath, J. Charles. "Manufacturing and evaluation of the effectiveness of a new custom mouthpiece for wind instruments". Biodental Engineering Junho (2009): 219-225.
    Publicado • 10.1121/1.399138
  15. Davidson, Jane W.; Da Costa Coimbra, Daniela. "Investigating Performance Evaluation by Assessors of Singers in a Music College Setting". Musicae Scientiae 5 1 (2001): 33-53. http://dx.doi.org/10.1177/102986490100500103.
    10.1177/102986490100500103
  16. Coimbra, Daniela. "Investigating Performance Evaluation by Assessors of Singers in a Music College Setting: The Student's Perspective". Research Studies in Music Education 16 (2001): 5-32.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Luís, Carlos Humberto Nobre dos Santos; Lisete Mónico; Coimbra, Daniela; Fernandes da Silva, Carlos. "Music Training and Cognitive Development: A Study with Music and Non-Music Students". In New Thoughts on Piano Performance: Research at the Interface between Science and the Art of Piano Performance, 233-250. Londres, Reino Unido: London International Piano Symposium, 2017.
    Publicado
  2. Coimbra, Daniela; Sofia Lourenço; Miguel Pais Clemente; Ricardo Vardasca; Joaquim Gabriel Mendes; Afonso Pinhão Ferreira; Catarina Aguiar Branco. "O contributo da termografia nas artes do espectáculo". In Termografia: Imagem Médica e Síndromes Dolorosas, 217-230. Porto, Portugal: Liedl, 2016.
    Publicado
  3. Coimbra, Daniela. "Psychopathological symptoms of Students from a music college: a descriptive study". In Studii de Didacticã a Educatiei Muzicale – analize, eseuri, portrete, 156-166. Bucareste: Universidade de Bucareste, 2015.
    Publicado
  4. José Maria Parra Más; Daniela Coimbra. "Em Defesa da Música como Funcionalidade: Reflexão sobre o Piano como Veículo de uma Educação Musical Funcional". In Pensar a Música, 183-217. Guimarães, Portugal: Fundação Cidade de Guimarães, 2013.
    Publicado • 10.22533/at.ed.06019040214
  5. Coimbra, Daniela. "A personalidade dos músicos". In Interpretação Musical - Teoria e Praxis, 153-168. Lisboa, Portugal: Colibri - CESEM Centro de Estudos em Estética e Sociologia da Música, 2008.
    Publicado
  6. Luís, Carlos Humberto Nobre dos Santos. "Exploração dos efeitos da aprendizagem musical". In Música. Arte. Diálogo. Civilización., 17-25. Granada, Espanha: Universidade de Granada, 2008.
    Publicado • 10.5151/13
  7. Coimbra, Daniela; Davidson, Jane W.. "Assessing Music Performance". In The Music Practitioner, 201-213. Routledge, 2004.
    10.4324/9781315085807-16
Edição de livro
  1. Coimbra, Daniela. Proceedings of the International Chamber Music Conference. Chamber Music in the XXI Century: New Perspectives and Challenges. Porto, Portugal: Politema. 2017.
    Publicado
  2. Coimbra, Daniela. Proceedings of the International Symposium on Performance Science. Utrecht, Países Baixos: AEC - Association Européenne des Conservatoires, Académies de Musique et Musikhochschulen. 2007.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Coimbra, Daniela. "Investigating the requirements of singing for young classical performers". Doutoramento, The University of Sheffield Department of Music, 2004.
  2. Coimbra, Daniela. "An Investigation into the Contribution of Memorised or Non-memorised Music, for the Enhancement of Live Piano Performances". Mestrado, The University of Sheffield Department of Music, 1998.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2014 - Atual Piano Harp and Percussion
Orientador
Educação Artística (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2017 - 2019/07 A vida e a obra de Andrés Segovia e a evolução da interpretação guitarrística a partir deste músico
Orientador
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2017 - 2019 Ansiedade na performance musical: a perspetiva de estudantes de uma escola do ensino superior
Orientador
Mestrado em Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2017 - 2019 Preparing a recital: memory, anxiety and stage fright
Orientador
Mestrado em Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2016 - 2018 Carlos Guastavino: obras selecionadas para clarinete e piano
Orientador
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2014 - 2016 Caminhos para controlo da ansiedade na performance musical de trompistas: estudo de caso múltiplo entre Brasil e Portugal
Orientador
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2012 - 2016 Retrieval cues as a teaching tool in one-to-one instrumental lessons
Coorientador
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2015 - 2015 Eduardo Lucena: o seu contributo no panorama musical português do século XX
Orientador
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2014 - 2014 Problemas músculo-esqueléticos em jovens fagotistas
Orientador
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2014 - 2014 O impacto da participação em concursos no percurso profissional de flautistas portugueses
Orientador
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2014 - 2014 Diferenças estruturais e sonoras entre eufónio e trombone
Orientador
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2013 - 2013 Olivier Messiaen: vingt regards sur l´Enfant-Jésus: uma contemplação religiosa
Orientador
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2012 - 2013 Repertório português para banda: as convergências e divergências das práticas de repertório com a evolução da banda no panorama português, dos finais do século XIX até aos nossos dias
Orientador
Composição e Teoria Musical (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2011 - 2013 A linguistic approach to music: the interpretation of songs´ transcriptions on the saxophone
Orientador
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2011 - 2013 Aspetos rítmicos no fraseado de Michael Brecker: transcrição e análise de três improvisações
Orientador
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2011 - 2013 Exploração de requisitos técnicos exigidos pelo repertório de música contemporânea para fagote
Orientador
Música - Interpretação Artística (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2009 - 2013 CANTAR EM CORO. Estudo de caso de uma área do Norte Litoral de Portugal
Orientador
Música (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2012 - 2012 Políticas do ensino especializado de música no início do séc. XXI – estudo de implementação em escolas do distrito do Porto
Coorientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010 - 2012 A ansiedade na performance musical em estudantes de viola de arco do ensino secundário
Orientador
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2009 - 2012 Projectos Artístico-musicais: O contributo do ensino não formal para o desempenho académico e para a consolidação das competências musicais no segundo ciclo do ensino básico
Orientador
Música (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2008 - 2011 Modelo Generativo de Piano Funcional
Coorientador
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2007 - 2011 Practicing the doublebass - Developing the ability to perform. Exploring practices and research in the development of expertise
Orientador
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2007 - 2010 A ansiedade na performance: Estratégias de resolução utilizadas por pianistas profissionais
Orientador
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2006 - 2010 Música, cérebro e matemática
Coorientador
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2007 - 2009 Memorização em Jovens Pianistas
Orientador
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018/02 - 2018/02 Membro do Executive Committee da International Chamber Music Conference ICMuC 2018 (2018)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2017 - 2017 Membro da Equipa organizadora do Harmos Festival 2017 (2017/05)
Festival (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2016/03 - 2016/03 Co-chair da International Chamber Music Conference ICMuC 2016: New Perspectives and Challenges. (2016/03 - 2016/03)
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal

Casa da Música, Portugal
2010/04 - 2010/04 Membro da Equipa Organizadora da Conferência Musica no Divã. Fundação Casa da Música (2010/04 - 2010/04)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Casa da Música, Portugal
2007/11 - 2007/11 Co-Chair do International Symposium on Performance Science. (2007/11 - 2007/11)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal

Casa da Música, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020 A orquestra, o rapport e a formação de públicos num contexto regional: um estudo de caso exploratório no Distrito de Aveiro.
Arguente principal
Alba Christina Bomfim Souza (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2020 Para além do visível: o uso de uma ferramenta tecnológica como suporte ao ensino da regência para pessoas com deficiência visual
Arguente principal
Erickinson Bezerra de Lima (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2019 Desenvolvimento de talentos na infância: Discursos das crianças, das famílias e dos educadores.
Arguente principal
Andrezza Machado (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019 Desenvolvimento musical dos alunos através da Audição Musical Ativa
Arguente
Beatriz Araújo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019 O exercício físico e a Bateria: estratégias para maximizar o desempenho no instrumento e controlo da ansiedade
Arguente
Jorge Tiago Miguel (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2019 Ansiedade na performance musical: estudo comparativo entre dados fisiológicos e auto perceção
Arguente
Maria Cristina Figueira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2019 O cantor moderno: perspetivas históricas para ajudar a compreender e interpretar o repertório operático de diferentes épocas, autores e estilos.
Presidente do júri
Ana Vieira Leite (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2019 A expressividade na música brasileira para Clarinete e Orquestra.
Presidente do júri
Miqueias Feitosa (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2018 Lifelong Influences of being a Chorister: A Phenomenological Study.
Arguente principal
Lan Dong (Doutoramento)
University of Durham - School of Education, Reino Unido
2018 O uso de metáforas, imagens e narrativas na construção de sentido de uma performance multimodal
Arguente principal
Shari Simpson de Almeida (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2018 Ser-se, Sentir-se, Cantar-se: Música e inclusão – Olhares sobre o projeto do Serviço Educativo da Casa da Música.
Vogal
Marta Terra Silva (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 Concursos: Propulsores de ansiedade ou Fontes de Motivação?
Arguente
António Filipe Almeida Fonseca (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2018 Ansiedade dos alunos na performance instrumental – Acordeão Estratégias e atitudes para a gestão da ansiedade
Arguente
Arlete Pereira Oliveira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2018 Viagem pelo Repertório Didático da Viola D'Arco. Mestrado em Ensino de Música. Escola, Superior de Música e Artes do Espetáculo, Instituto Politécnico do Porto.
Arguente
Daniela Pinto Paulo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2018 Autorregulação: contributo para o desenvolvimento da aprendizagem do saxofone: um estudo de caso
Arguente
Mariana Ornelas (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2018 Impacto do aquecimento na função respiratória e na performance do clarinetista
Arguente
Nuno Faria (Mestrado)
2018 A relação do aquecimento: relaxamento e alongamento físico com o desenvolvimento de uma boa prática instrumental de um violetista. Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
Arguente
Inês Moreira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2018 Quais os métodos utilizados na iniciação da flauta transversal em Portugal? Análise e reflexão
Arguente
Sónia Henriques (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2018 Between saxophone worlds: interpreting the / improvising on the Bach cello suites
Presidente do júri
Hristo Kamenov Goleminov (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2017 A qualidade da execução instrumental e sua relação com a ansiedade de performance musical de estudantes de flauta
Vogal
André Sinico da Cunha (Doutoramento)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
2017 Desired artistic outcomes in music performance: a mentoring program for higher education and music industries
Arguente principal
Gilvano Dalagna (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2017 Abordagens ao Estudo do Instrumento Musical: Tempo de Estudo, Métodos e Mindsets
Arguente
Nuno Cruz (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2017 O canto do harpista: uma interpretação de interpretações.
Presidente do júri
André Lacerda (Mestrado)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2016 Processos cognitivos, motivacionais e afetivos associados ao sucesso e à excelência no desporto e na universidade: Estudo com estudantes-atletas universitários
Vogal
Manuela Amaral (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2016 Excelência na gestão empresarial: variáveis pessoais e contextuais no percurso de formação e de exercício profissional
Vogal
Margarida Martins (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2016 Contributos para a validação da bateria EPoC: Estudos com estudantes da população Portuguesa
Arguente
Renata dos Santos Rocha (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2015 Inside of the Creative Mind: Unravelling the Neurocognitive Mechanisms of Musical Creativity
Vogal
Ana Luísa Grilo Pinho (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Medicina, Portugal
2015 O ensino em grupo de instrumentos musicais. Um estudo de caso múltiplo em Portugal e no Brasil
Arguente principal
Ana Roseli Paes dos Santos (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2015 La voix humaine Cocteau/Poulenc: a intérprete e a expressão de emoções
Arguente principal
Joaquina Ly (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2015 A pedagogia do Canto através do movimento corporal: o uso da bola suíça e da faixa elástica no treino vocal de estudantes de canto
Arguente principal
Moacyr Filho (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2015 O registo audiovisual como ferramenta para o estudo Instrumental do violoncelo. Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.
Arguente
Estefânia da Silva Fernandes (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2014 Contributos da expressão musical para o desenvolvimento da consciência fonológica no pré-escolar
Arguente principal
Isabel Maria Gomes de Matos (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2014 Expert performance, emotion regulation and coping with competitive pressure
Arguente principal
Joana Almeida Osório (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2014 A importância da motivação da prática de orquestra no ensino especializado da música: Implicações no âmbito da motivação para a aprendizagem instrumental
Arguente principal
André Filipe Reis Fonseca (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2013 ¿Qué aprendo, cómo aprendo? Concepciones sobre el aprendizaje y uso de la notación musical en estudiantes de instrumentos de viento-madera
Vogal
Cristina Marín Oller (Doutoramento)
Universidad Autonoma de Madrid - Departamento de Psicologia Basica, Espanha

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019/11 - Atual ENIM 2019 – IX Encontro Nacional de Investigação em Música Lisboa
2019/09 - Atual Internacional Conference CIPEM 2019 (Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical) Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto
2016/10 - Atual Bilateral international conference portugal/italy performance analysis: a bridge between theory and interpretation Fundação Engenheiro António de Almeida/Fundação Casa da Música, Porto
2016 - Atual Membro da Comissão Científica do GICAD IV – IV Congresso Internacional de Cognição, Aprendizagem e Desempenho Instituto de Educação, Universidade do Minho
2016 - Atual Membro da Comissão Científica da Conferência PERFORMA’15: International Conference on Music Performance Universidade de Aveiro
2013 - Atual Membro do Program Committee da conferência ECLAP 2nd International Conference on Information Technologies for Performing Arts, Media Access and Entertainment Teatro Helena Sá e Costa, Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto
2013 - Atual Conferência PERFORMA’13 Music Performance and Artistic Research Porto Alegre, Brasil
2011 - Atual Membro da Comissão Científica do International Symposium on Performance Science Universidade de Toronto, Canada

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2016 - Atual Membro da Comissão de avaliação de Desempenho Docente da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto
Avaliador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2014 - 2014 Membro da Comissão de Autoavaliação do Mestrado em Música – Interpretação Artística da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2012 - Atual Metodologias de Investigação Científica e de Pesquisa Artística (Pós-Graduação) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2012 - Atual Temas de Análise Músico-dramatúrgica. Teoria e Psicologia da Performance (Pós-Graduação) Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2010 - Atual Seminário Metodologia da Investigação Mestrado em Composição (Mestrado) Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2010 - Atual Projecto CIentífico (Mestrado) Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2009 - 2016 Optimização da Performance (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2009 - 2016 Sociologia da Música (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2008 - 2016 Psicologia da Música Licenciatura em Música (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2008 - 2016 Gestão da Carreira Artística (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2007 - 2016 Introdução à metodologia Científica (Licenciatura) Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
2008 - 2009 Metodologia de Investigação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2008 - 2009 Seminário Interdisciplinar (Mestrado) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2001 - 2002 Psychology of Music (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) Guildhall School of Music and Drama Department of Music, Reino Unido
1999 - 2001 Português Conversação (Bachelor (1.º ciclo de estudos)) The University of Sheffield Department of Hispanic Studies, Reino Unido

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018 - 2019 Consultora Académica da Durham Commission on Creativity and Education
Consultor
Durham University, Reino Unido

Arts Council England, Reino Unido
2012 - 2012 Membro do Grupo de Trabalho da Proposta Curricular do Mestrado em Ensino da Música em parceria com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Curso aprovado na A3ES e registado na DGES. 2º Ciclo em Estudos de Música (R/A- CR 141/2013).
Membro
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal