???global.info.a_carregar???
Prof. Doutora Sandra Figueiredo has a Degree in Languages Teaching (Portuguese, Latin and Greek) in 2005, with the best average (17.0), at University of Aveiro; PhD in Psychology (with Grant from Foundation for Science and Technology, FCT) obtained at University of Aveiro, in 2010; Post-Doctoral (in 1st place in the FCT 2012 Call for Post-Doctoral Grants) in Education, completed in 2018. In the last five years and currently she coordinates her investigation related to two projects: sleep patterns and school timetables (1); and repository of instruments for second language learning (2) with FCT funding. She was the Coordinator of two multimedia Projects in Computer Assisted Learning (1 CD-ROM) and Mobile Assisted Learning (1 App: GoGenius, launched in October, 2021). The PI published 63 peer-reviewed papers, being 49 international publications in the Education and Psychology areas. Most are rated with impact factor and according to the SJR quartiles (and available in Wos and Scopus). She had published 2 books and 36 chapters concerning second language context, in Psychology and Pedagogy areas. With 89 papers in conferences worldwide between 2006 and 2021. She is active reviewer in international peer-reviewed journals (such as Journal of International Migration and Integration), indexed in Scopus and WOS, since 2013. She is coeditor of Psique Journal. Currently Associate Professor of the Department of Psychology of Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). Also Integrated Researcher (Coordinator Researcher) of Center for Psychology Research (CIP) and with contract with Foundation for Science and Technology and UAL. She had submitted, as IR, 2 projects in FCT Calls until 2020, being 1 approved (2018).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sandra Figueiredo

Nomes de citação

  • Figueiredo, Sandra

Identificadores de autor

Ciência ID
0A16-E473-9B52

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Línguas e Literaturas
  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Grego Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Latim Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2013 - 2018/11/30
Concluído
Pós-Doutoramento (Pós-doutoramento)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2006 - 2010
Concluído
Fatores afetivos e desempenho cognitivo na aprendizagem linguística (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Fatores afetivos e desempenho cognitivo na aprendizagem linguística" (TESE/DISSERTAÇÃO)
aprovação por unanimidade
2008 - 2008
Concluído
Neuroscience School (Postgraduate Certificate)
Especialização em Neuropsicologia
University of Oxford University College Oxford, Reino Unido
2008 - 2008
Concluído
Doutoramento (parte integrada) (Graduado)
Especialização em Psicologia e Ensino de Línguas Estrangeiras
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
2006 - 2006
Concluído
Doutoramento (parte integrada) (Graduado)
Especialização em Linguagem e Psicologia/Educação
Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha
2006 - 2006
Concluído
Reabilitação Psicossocial (Postgraduate Certificate)
Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Portugal
2000 - 2005
Concluído
Licenciatura em ensino de Português, Latim e Grego (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
17
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/11/01 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Universidade Autónoma de Lisboa Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2013/02 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Aveiro, Portugal
2013/02 - Atual Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2012/02 - 2013/01 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Universidade de Aveiro, Portugal
2011/01 - 2011/12 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade de Lisboa, Portugal
2010/05 - 2010/11 Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) Universidade de Aveiro, Portugal
2006/01 - 2009/12 Investigador (Investigação) Universidade de Aveiro, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/09/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Autónoma de Lisboa Departamento de Psicologia, Portugal
2014/09 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2012/09 - 2015/08 Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior Dom Dinis, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023 - Atual Avaliação de Perturbação de Stress Pós-Traumático (PSPT) em Refugiados Ucranianos e Validação do PCL-5 para população ucraniana
N/A
Investigador responsável
Universidade Autónoma de Lisboa Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Em curso
2019/01/01 - Atual Repositório de instrumentos para educação em Língua Segunda e grupos migrantes
Contrato de trabalho, lei 57/2017 de 19 de julho, no âmbito do Programa de Estímulo ao Emprego Científico, promovido pela FCT.
Investigador responsável
Universidade Autónoma de Lisboa Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2015 - Atual Sono e horários escolares
N/A
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
Em curso
2021/02/01 - 2022/07/31 App: aprendizagem assistida de Português Europeu através de um aplicativo móvel
CIP/UAL -Ref. UIDB/04345/2020
Investigador responsável
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. "Live2Work: Aprendizagem assistida por meio de aplicações móveis para imigrantes". Trabalho apresentado em Proceedings da Conferência Internacional Live2Work 2019, 2019.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Figueiredo, Sandra; Kulari, Genta. "Sleep Preferences and Chronotype Traits Impact on Academic Performance Among University Students.". European J. of Education Research 3 3 (2024):
    Acesso aberto • Publicado
  2. Figueiredo, Sandra; Dierks, Allison; Ferreira, Rui. "Mental Health Screening in Refugees Communities: Ukrainian Refugees and their Post-Traumatic Stress Disorder specificities". European Journal of Trauma & Dissociation 8 1 (2024): 100382. http://dx.doi.org/10.1016/j.ejtd.2024.100382.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1016/j.ejtd.2024.100382
  3. Figueiredo, Sandra; Rodrigo Madureira. "Predictors for bullying in adolescents: a structural equation modelling analysis.". https://journals.sagepub.com/home/sgo (2024):
    Aceite para publicação
  4. Figueiredo, Sandra. "Bullying and victimization in schools: Causal relationship between adolescent disruptive behavior, sleep schedules, and extended school hours". Psychology in the Schools (2023): http://dx.doi.org/10.1002/pits.23029.
    Publicado • 10.1002/pits.23029
  5. Figueiredo, Sandra. "Chronotypes, Disruptive Behaviour, and Schedules in Classrooms: ‘Morningness’ and Psychomotor Agitation". Center for Educational Policy Studies Journal (2023): http://dx.doi.org/10.26529/cepsj.1454.
    Publicado • 10.26529/cepsj.1454
  6. Figueiredo, Sandra. "The Efficiency of Tailored Systems for Language Education: An App Based on Scientific Evidence and for Student-Centered Approach". European Journal of Educational Research 12 2 (2023): 583-592. http://dx.doi.org/10.12973/eu-jer.12.2.583.
    10.12973/eu-jer.12.2.583
  7. Figueiredo, Sandra. "The effect of mobile-assisted learning in real language attainment: A systematic review". Journal of Computer Assisted Learning 39 4 (2023): 1083-1102. http://dx.doi.org/10.1111/jcal.12811.
    10.1111/jcal.12811
  8. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Ana Gomes. "Educational and Psychological Implications of Sleep Habits and Technology Usage: inattention and controlled behaviors.". Journal for ReAttach Therapy and Developmental Diversities (2023):
    No prelo
  9. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. "Test Difficulty in Second Language Setting: Measuring with Receiver Operating Characteristics". Journal of Cognitive Education Psychology (2022):
    Aceite para publicação
  10. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. "Achievement of two cohorts of immigrants: cognitive mapping changes and the country of origin as moderator". Journal of Psycholinguistic Research (2022):
    Publicado
  11. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. "Stay-Home Context During Covid-19: Work, Screen Exposure and Well-Being of Females and Males". 6 2 (2022): 45-48.
    Publicado
  12. Figueiredo, Sandra. "Sleeping habits explaining academic vulnerability and household influence: Co-sleeping and the impact on children's fluid intelligence". 11 4 (2022): 2208-2218.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Rayane Vieira. "The Effect of Chronotype on Oppositional Behavior and Psychomotor Agitation: School Age Children". 19 20 (2022): 13233.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Raquel João; Laura Alho; João Evangelista Hipólito. "Psychological Research on Sleep Problems and Adjustment of Working Hours during Teleworking in the COVID-19 Pandemic: An Exploratory Study". 19 21 (2022): 14305.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. "Receiver Operating Characteristic analysis: sensitivity and specificity indexes for argument-based validity of new Second Language testing tools". International Journal of Psychology (2021):
    Aceite para publicação
  16. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. "Association between parents’ supervision and the sleep habits of children: the impact of educational background of families in balanced sleep and wakefulness". Biological Rhythm Research (2021):
    Publicado
  17. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. "Second Language Testing: a psycholinguistic approach". (2021):
    Aceite para publicação
  18. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. "Aphasia and language deficits: a descriptive analysis". (2021):
    Aceite para publicação
  19. https://doi.org/10.33776/amc.v47i176.7064. "Analytical thinking and clout in the context of COVID-19: psychological analysis of the verbal behaviour of political leaders". 47 176 (2021): 75-90. https://doi.org/10.33776/amc.v47i176.7064.
    Publicado
  20. João Marôco; Maria Margarida Alves d'Orey Martins; Odete Nunes. "Self-Concept in immigrant school children and the impact of the length of residence: evidence from PISA 2015 for the current educational practice". Center for Educational Policy Studies Journal 11 4 (2021): https://doi.org/10.26529/cepsj.859.
    Publicado
  21. Figueiredo, Sandra; Hipólito, João; Nunes, Odete. "Psychometric evaluation of the French version of the children’s chronotype questionnaire: sleep habits and academic performance of native and immigrant children in Luxembourg". Biological Rhythm Research (2020): 1-13. http://dx.doi.org/10.1080/09291016.2020.1721187.
    10.1080/09291016.2020.1721187
  22. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. "School maladjustment of immigrants: the self-concept neglected in the Psychology and Education studies of PISA series". International Journal of Psychosocial Rehabilitation 24 4 (2020): 795-799.
    Publicado
  23. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. "A Case Report: Nationality Effect for Performance in Second Language Learners and The Influence of Stimuli for Sensorial Preferences During Learning". Psychology and Behavioral Science 14 14 (2020): 132-136.
    Publicado
  24. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. "The school performance and the impact of daily habits: sleep patterns in young children and their timetables". 7 17 (2020): 2087-2091.
    Publicado
  25. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. "A psycholinguistic analysis of presidential’ discourses in the Covid-19 context: authenticity and emotional tone". International Journal of Social Sciences IX 2 (2020): 66-81.
    Publicado
  26. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. "Comparison of cognitive performance between two generations of immigrant school-aged children: child development change over time". Journal of Cognitive Education and Psychology 19 2 (2020): 120-140.
    Publicado
  27. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. "Ferramentas digitais para o ensino remoto de línguas adicionais em tempos de pandemia: considerações sobre o Duolingo". Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico 6 (2020):
    Publicado
  28. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. "Horários diurnos e pós-laborais no Ensino Superior e o impacto nos padrões de sono e no desempenho dos estudantes". Revista Psicologia, Educação e Cultura XXIV 2 (2020): 116-152.
    Publicado
  29. Figueiredo, Sandra; Brandão, Tânia; Nunes, Odete. "Learning Styles Determine Different Immigrant Students’ Results in Testing Settings: Relationship Between Nationality of Children and the Stimuli of Tasks". Behavioral Sciences 9 12 (2019): 150. http://dx.doi.org/10.3390/bs9120150.
    10.3390/bs9120150
  30. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. "Sleep habits and biological clocks determined in children: cognitive fluctuations and intelligence". International Journal of Pharma Medicine and Biological Sciences (2019):
    Publicado
  31. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. "Competition Strategies during Writing in a Second Language: Age and Levels of Complexity". Languages 4 11 (2019): 1-13.
    Publicado
  32. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. "Eficácia de um Programa de Consciência Fonológica no Pré-Escolar". . Psique XV 98 (2019): 109.
    Publicado
  33. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. "Modelos estatísticos e pontos de corte para avaliação de competências cognitivas e linguísticas de imigrantes". Psique XV (2019): 30-41.
    Publicado
  34. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Maria Margarida Alves d'Orey Martins; Carlos Fernandes da Silva. "Sociality and Culture explaining academic and cognitive differences of immigrants: the Chinese emigrant students.". International Journal of Sociality and Humanities x (2018): x-x. http://hdl.handle.net/11144/3476.
    Publicado
  35. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; João Evangelista Hipólito; Cátia Tomás. "Investigação do efeito de sincronia: a relação entre cronótipo e horários de desempenho cognitivo da criança portuguesa.". Psicologia, Saúde e Doenças 1 (2018): 42-49. http://hdl.handle.net/11144/3475.
    Publicado
  36. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Maria Margarida Alves d'Orey Martins; Carlos Fernandes da Silva. "Psychological Distress of Immigrant Population in Host School Systems and the Critical Period for Second Language Development: A Review.". Clinical and Experimental Psychology 4 2 (2018): 192-192.
    Publicado • 10.4172/2471-2701.1000192
  37. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Ana Gomes; Alexandre Castro-Caldas; Juliana Cercatti. "Quality of infant sleep, electronic devices and bullying behaviors in schools.". The European Proceedings of Social & Behavioural Sciences x (2018):
    Aceite para publicação
  38. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carine Rocha; João Evangelista Hipólito; Odete Nunes; Ana Gomes; Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. "Validation of the French version of Children's Chronotype Questionnaire in school-aged children: a study in Luxembourgish population.". J Sleep Res., 27 27 S1 (2018): 367-367. http://dx.doi.org/10.1111/jsr.12751.
    Publicado • 10.1111/jsr.12751
  39. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Edlia Simões; Maria Margarida Alves d'Orey Martins; Carlos Fernandes da Silva. "Non-Native Raters and Native Speech: Other Perspective for the Research on Comprehensibility of Second Language Input.". International Journal of Speech & Language Pathology and Audiology 5 (2017): 15-20. http://hdl.handle.net/11144/3479.
    Publicado
  40. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Maria Margarida Alves d'Orey Martins; Carlos Fernandes da Silva. "Cognitive systems evolution: immigrant last generations and cognitive mapping". International Journal of Advances in Science, Engineering and Technology 5 1 (2017): 70-75. http://hdl.handle.net/11144/3477.
    Publicado
  41. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Maria Margarida Alves d'Orey Martins; Carlos Fernandes da Silva; Odete Nunes. "School Culture and Immigrant Students: Resources and Achievement Differences". Canadian International Journal of Social Science and Education 13 (2017): 267-277. http://hdl.handle.net/11144/3480.
    Publicado
  42. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Ana Gomes; Carine Rocha; E. Ferreira; B. Silva; Alexandre Castro-Caldas. "Sleep Quality and Chronotype of Portuguese School-aged Children.". The European Proceedings of Social & Behavioural Sciences XXXII 1 (2017): 1-16.
    Publicado
  43. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Maria Margarida Alves d'Orey Martins; Carlos Fernandes da Silva. "Language Testing for Minority Students in Portuguese Schools: Teacher’s Decision Making Based in Common European Framework". Porta Linguarum 27 (2017): 21-33. http://hdl.handle.net/11144/3478.
    Publicado
  44. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Maria Margarida Alves d'Orey Martins; Carlos Fernandes da Silva. "Second language education context and home language effect: language dissimilarities and variation in immigrant students’ outcomes.". International Journal of Multilingualism 13 2 (2016): 184-212. http://hdl.handle.net/11144/3483.
    Publicado
  45. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva; Odete Nunes; Maria Margarida Alves d'Orey Martins. "The Big Four Skills: Teachers’ Assumptions on Measurement of Cognition and Academic Skills for Non-Native Students.". European Proceeding of Social & Behavioural Sciences 8 (2016): 109-124. http://hdl.handle.net/11144/3485.
    Publicado • 10.15405/epsbs.2016.05.10
  46. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Maria Margarida Alves d'Orey Martins; Carlos Fernandes da Silva; Cristina Simões. "How Teachers' Perceptions Affect the Academic and Language Assessment of Immigrant Children". The European Proceeding of Social & Behavioural Sciences 8 (2016): 89-108. http://hdl.handle.net/11144/3482.
    Publicado • 10.15405/epsbs.2016.05.10
  47. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Maria Margarida Alves d'Orey Martins; Carlos Fernandes da Silva. "Modern languages and Modern Learners: different scores among Asian immigrant minorities for academic and language skills development.". International Journal of Multidisciplinary Research 6 1 (2016): 71-77. http://hdl.handle.net/11144/3481.
    Publicado
  48. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Maria Margarida Alves d'Orey Martins; Carlos Fernandes da Silva. "The New Immigrants’ Generation in Portuguese Classes: disproportionate relationships and group-specific issues in academic development.". Journal Of Humanities And Social Science 21 6 (2016): 49-61. http://hdl.handle.net/11144/3484.
    Publicado
  49. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Maria Margarida Alves d'Orey Martins; Carlos Fernandes da Silva. "The Parental Investment Effect on Immigrant Children at Schools: Employment and Specialization of Parents as an Explaining Variable for Tasks Achievement in Second Language.". International Journal of Advances in Psychology 5 (2016): 23-34. http://hdl.handle.net/11144/3486.
    Publicado • 10.14355/ijap.2016.05.004
  50. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Programa de avaliação de descodificação fonética em Português Língua Segunda.". Revista Indagatio 7 4 (2015): 107-126. http://hdl.handle.net/11144/3490.
    Publicado
  51. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Maria Margarida Alves d'Orey Martins; Carlos Fernandes da Silva; Cristina Simões. "A Comprehensive Assessment of Immigrant Students. Low-income Families’ Effects and School Outcomes in Second Language Development.". The International Journal of Assessment and Evaluation 22 2 (2015): 1-11. http://hdl.handle.net/11144/3487.
    Publicado
  52. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. "Exploring SL Writing and SL Sensitivity during Writing Tasks: Poor and Advanced Writing in a Context of Second Language Other than English". International Journal of Social, Behavioral, Educational, Economic and Management Engineering 9 6 (2015): 2071-2081. http://hdl.handle.net/11144/3489.
    Publicado
  53. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Maria Margarida Alves d'Orey Martins; Carlos Fernandes da Silva. "Speech Processing and Intelligent Assessment in Second Language: Struggling Immigrant Students and Home Language Parallel Instruction.". International Journal of Science and Engineering Investigations 4 6 (2015): 29-38. http://hdl.handle.net/11144/3488.
    Publicado
  54. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Maria Margarida Alves d'Orey Martins; Carlos Fernandes da Silva. "Assessment effectiveness for second language learners: predictors, reliability and discriminant profiles". The European Procedia Social and Behavioural Sciences x (2014): 185-200. http://hdl.handle.net/11144/3491.
    Publicado • 10.15405/epsbs.2014.05.21
  55. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Jorge Adelino Costa; Patrícia Castanheira. "Liderança democrática nas escolas portuguesas: o que nos diz a investigação publicada". Revista Brasileira de Política e Administração da Educação x (2013): x-x. http://hdl.handle.net/11144/3506.
    Publicado
  56. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Learning analytics and Second-Language Context: a digital instrument for measurement of real-time data regarding second language learners achievement". International Journal of Technology Enhanced Learning 5 2 (2013): 178-194. http://hdl.handle.net/11144/3494.
    Publicado
  57. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Jorge Adelino Costa. "Quadros de referência para o desempenho dos líderes escolares". ENSAIO: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 183-202. 21 79 (2013): 183-202. http://hdl.handle.net/11144/3496.
    Publicado
  58. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Decoding behaviour and phonetic constraints in second language learners: new insight for the structuralism perspective". Revista Migrações 1 (2013): 213-230. http://hdl.handle.net/11144/3492.
    Publicado
  59. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva; Maria Margarida Alves d'Orey Martins. "Education and Learning in Second Language Contexts: Language and Diagnostic Assessment of Diverse Learners in Portuguese Schools.". The International Journal of Diversity in Education 13 1 (2013): 31-40. http://hdl.handle.net/11144/3493.
    Publicado
  60. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Jorge Adelino Costa; Patrícia Castanheira. "Liderança Educacional em Portugal: metanálise sobre produção científica.". Revista Portuguesa de Investigação Educacional 13 (2013): 137-160. http://hdl.handle.net/11144/3495.
    Publicado
  61. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Programa de intervenção em contexto educativo: dispositivo electrónico de avaliação da descodificação fonética de aprendentes de Português Língua Segunda". Revista Portuguesa de Educação 25 1 (2012): 113-136. http://hdl.handle.net/11144/3581.
    Publicado
  62. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Comportamento textual e discriminação de identidades articulatórias: desempenho diferenciado em aprendentes de Português Língua Segunda". Revista Avaliação Psicológica 8 3 (2009): 289-301. http://hdl.handle.net/11144/3579.
    Publicado
  63. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Cognitive differences in second language learners and the critical period effects.". L1 – Educational Studies in Language and Literature 9 4 (2009): 157-178. http://hdl.handle.net/11144/3580.
    Publicado
  64. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Language skills assessment: electronic test application with second language learners". International Journal of Learning 6 8 (2009): 559-578. http://hdl.handle.net/11144/3586.
    Publicado
  65. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Cognitive behaviours and connectivity mental system in second language context: declines in sensitive period?". International Journal of Psychology 43 3/4 (2008): 621-621. http://hdl.handle.net/11144/3512.
    Publicado
  66. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Perspectivas de sucesso escolar no Sistema Educativo Português: amostra do desempenho cognitivo de monolingues e aprendentes de Língua segunda". International Journal of Developmental and Educational Psychology:Psicologia de la Educación 1 2 (2008): 159-168. http://hdl.handle.net/11144/3513.
    Publicado
  67. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva; Mercedes Bernaus Queralt. "The psychosocial predisposition effects in second language learning: motivational profile in Portuguese and Catalan samples". Porta Linguarum 10 (2008): 7-20. http://hdl.handle.net/11144/3527.
    Publicado
  68. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Realizações fonológicas em aprendentes de Língua Segunda: Idade, Competência e Performance". Revista Científica da Escola Superior de Educação da Guarda. 4 (2008): x-x. http://hdl.handle.net/11144/3583.
    Publicado
  69. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "The attitudes, Age and Gender in Second Language Learning and Psychosocial Contexts". International Journal of Diversity in Organisations, Communities and Nations 7 4 (2007): 113-124. http://hdl.handle.net/11144/3535.
    Publicado
  70. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Contributo para a Formação (didáctica) e Auto-Formação em Língua: dispositivo dinamizador em contexto do ensino e aprendizagem de Língua ao longo da vida". Revista Educare/Educere 20 (2007): 167-176. http://hdl.handle.net/11144/3530.
    Publicado
  71. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "O Sistema Educativo Português e respostas pedagógico-científicas em contexto de intervenção com alunos com experiência migratória: necessidade de oportunidades de formação para promoção do sucesso académico.". Revista Educare/Educere 20 (2007): 233-242. http://hdl.handle.net/11144/3532.
    Publicado
  72. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Prática pedagógica: activação da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos imigrantes". Revista Educare/Educere 19 (2006): 121-137.
    Publicado
  73. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Criação de uma estrutura de assessoria externa como resposta emergente às necessidades educativas dos alunos imigrantes". Revista Educare/Educere 19 (2006): 53-68. http://hdl.handle.net/11144/3576.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. "Eficiência da aprendizagem de uma nova língua num sistema de mobile-assisted learning: uma app baseada na evidência científica". Peter Lang, 2023.
    Publicado
  2. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. "Aplicação móvel (app) para a aprendizagem assistida do Português: um projeto para contextos nacionais e internacionais do Português como Língua Segunda e como Língua Estrangeira". In Competências no Ensino-Aprendizagem de Línguas: Pressupostos, Práticas e Reflexões, 301-316. Pontes Editores, 2019.
    Publicado
  3. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. "Sono e vigília determinados pela imigração e latitude: comportamentos diferenciados e horários de tarefas". 385-394. AEPC, 2018.
    Publicado
  4. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Maria Margarida Alves d'Orey Martins; Carlos Fernandes da Silva. "Pressuposto científico revisitado: aprendizagem diferenciada de acordo com o tipo de escolas e não de acordo com as minorias linguísticas.". In Livro de Atas VI EMEP, x-x. USA: AOTP, 2017.
    Publicado
  5. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Maria Margarida Alves d'Orey Martins; Carlos Fernandes da Silva. "Outcomes and Errors of Teaching Practices: Disproportionate Performance Among Learners in Portuguese as a Second Language.". In Atas do V EMEP, x-x. USA: AOTP, 2016.
    Publicado
  6. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Maria Margarida Alves d'Orey Martins; Carlos Fernandes da Silva. "Assessment effectiveness for second language learners: predictors, reliability and discriminant profiles". In The European Proceedings of Social & Behavioural Sciences, 185-200. Nicosia: Future Academy, 2015.
    Publicado
  7. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Maria Margarida Alves d'Orey Martins; Carlos Fernandes da Silva. "Building instruments to understand minds and cognition in european schools - Helping Portuguese immigrant students succeed.". In Intl. Conf. on Advances in Economics, Social Science and Human Behaviour Study, 34-38. EUA: Institute of Research Engineers and Doctors, 2015.
    Publicado • 10.15224/
  8. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva; Maria Margarida Alves d'Orey Martins. "Integração e validação de testes pioneiros em contexto escolar migrante: perspetivas sobre avaliação diagnóstica e desempenho académico em língua segunda.". In Handbook do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola., x-x. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014.
    Publicado
  9. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Maria Margarida Alves d'Orey Martins; Carlos Fernandes da Silva. "New methodologies for second language assessment: measuring and identifying profiles in migrant school contexts". In INTED2014 Proceedings, x-x. Spain: IATED Academy (ISI Conference Proceedings Citation Index), 2014.
    Publicado
  10. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Maria Margarida Alves d'Orey Martins; Carlos Fernandes da Silva. "What’s on: Cultural diversity and new educational approaches for specific school populations". In Proceedings of International Academic Conference on Social Sciences, x-x. Turkey: IACSS, 2014.
    Publicado
  11. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Jorge Adelino Costa; C. Gonçalves. "As metáforas nos discursos sobre liderança em contexto escolar: incursão exploratória.". In E-book do Congresso Internacional PEEME – Políticas educativas, Eficácia e Melhorias das Escolas, 201-216. Évora: Universidade de Évora, 2014.
    Publicado
  12. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva; Maria Margarida Alves d'Orey Martins. "Avaliação diagnóstica em contextos migrantes: medidas e formatos de instrumentos nas escolas portuguesas". In Atas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, x-x. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2013.
    Publicado
  13. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Jorge Adelino Costa; Patrícia Castanheira. "Discursos e contextos de liderança: competitividade e semânticas “contáveis” no modelo escola-empresa-mercado.". In Atas do VII Simpósio de Organização e Gestão Escolar: escolas, competições e colaboração: que perspetivas?, x-x. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2013.
    Publicado
  14. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Maria Margarida Alves d'Orey Martins; Carlos Fernandes da Silva. "The Teaching and Assessment in Second-Language Context: Assessment of Decoding Differences on Language Speakers.". In Proceedings of 13th International Conference on Diversity in Organizations, Communities and Nations, x-x. Australia: Coomon Ground Publishing, 2013.
    Publicado
  15. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Jorge Adelino Costa. "Liderança instrucional e currículo: uma análise focada nas escolas do ensino secundário". In Desafios contemporâneos sobre currículo e escola básica, 99-112. Brasil (Curitiba): Editora CRV., 2012.
    Publicado
  16. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. "Como o cérebro aprende a Linguagem! O caso específico da aquisição de língua segunda: períodos críticos e fossilização". In Atas do V Congresso Internacional de Neurociências e Educação Especial, x-x. Viseu: Psicossoma, 2010.
    Publicado
  17. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Decoding behaviour and connectivity mental system in second language context: critical period and the lateralization of language function". In Applying Psychological Research to Understand and Promote the Well-being of Clinical and Non-clinical Populations, 29-41. Grécia: Kostas Andrea Fanti, 2009.
    Publicado
  18. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Measures of Educational Guidance: The assessment of Sensory Preferences for Learners of Portuguese as Second Language". In Proceedings of International Conference Changing practices in inclusive schools, x-xx. Évora: Universidade de Évora, 2009.
    Publicado
  19. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "The Inclusion of Students with migratory experience: need for tools for Educational Assessment and Intervention". In Proceedings of International Conference Changing practices in inclusive schools., x-x. Évora: Universidade de Évora, 2009.
    Publicado
  20. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Plasticity periods effects in second language acquisition and speech behaviour profiles: the age factor and decoding skills changing.". In Proceedings of 1st International Conference of Psychology and Education., x-x. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2009.
    Publicado
  21. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "The cognitive and the social components of the second language learner behaviour: instruments of assessment and theory revisited.". In Proceedings of 1st International Conference of Psychology and Education., x-x. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2009.
    Publicado
  22. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Mecanismos de ensino e aprendizagem de Língua Segunda: avaliação e condicionamento do comportamento verbal dos aprendentes de Língua Segunda.". In Atas do II Congresso Internacional CIDInE., x-x. Vila Nova de Gaia: CIDINE, 2009.
    Publicado
  23. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Dispositivos cognitivos e psicológicos em período crítico de aquisição de linguagem: consciências fonológicas e estilos de aprendizagem". In Atas do V Congreso Internacional de Psicologia y Educación, 752-761. Oviedo: González-Pienda, J. & Pérez, J., 2008.
    Publicado
  24. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Apoio ao desenvolvimento de processos de alfabetização: iniciativa multimédia de promoção da literacia em Português Língua Segunda.". In Atas do 6to Congreso Internacional de Educación Superior- UNIVERSIDAD 2008, x-x. Cuba: UNIVERSIDADE 2008, 2008.
    Publicado
  25. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Contributos da investigação para desenvolvimento de instrumento de avaliação de desempenho cognitivo em Língua Segunda: competências literácitas de alunos de Ensino Superior". In Atas do 6to Congreso Internacional de Educación Superior- UNIVERSIDAD 2008, x-x. Cuba: UNIVERSIDAD 2008 - Ministério de Educación Superior y las Universidades de la República de Cuba, 2008.
    Publicado
  26. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Aprender Português (Língua Segunda) em contexto de Programa Interactivo.". In Atas do II Colóquio do Departamento de Ciências da Educação da Universidade da Madeira e VII Colóquio Internacional da Sociedade Europeia de Etnografia da educação, 223-232. Madeira: Universidade da Madeira, 2008.
    Publicado
  27. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Comportamento cognitivo de aprendentes de Língua Segunda: proposta de instrumento de avaliação e certificação de competência e performance linguísticas.". In Atas da XIII Conferencia internacional de avaliação psicológica: Formas e contextos., x-x. Minho: Psiquilíbrios, 2008.
    Publicado
  28. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Instrumentos de avaliação em linguagem: performance e competência fonológicas". In Atas do IX Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía, 1708-1720. Corunha: Universidade da Corunha, 2007.
    Publicado
  29. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Factores psicológicos e afectivos em aprendentes de Língua Segunda: perfis de alunos imigrantes espanhóis e portugueses". In Atas do IX Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía, 1654-1678. Corunha: Universidade da Corunha, 2007.
    Publicado
  30. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "A avaliação de práticas de reabilitação e integração psicossocial e de formação de técnicos de Educação e Saúde em instituições da Áustria: o aspecto diagnóstico para intervenção em casos de alunos e famílias com experiência migratória.". In Atas do Congresso Internacional de Intervenção com crianças, jovens e famílias., x-x. Minho: Universidade do Minho, 2007.
    Publicado
  31. Carlos Fernandes da Silva; Lénia Carvalhais; Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; A. Ferreira. "Decisão Escolar: assessoria baseada na evidência.". In Atas do IV Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar: A Assessoria na Educação em debate, 342-345. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2007.
    Publicado
  32. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Criação de uma estrutura de assessoria externa como resposta emergente às necessidades educativas dos alunos imigrantes.". In Atas do IV Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar: A Assessoria na Educação em debate, 342-357. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2007.
    Publicado
  33. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Produto multimédia- Dispositivo pedagógico linguístico e cultural para apoio ao desenvolvimento de competências em Português.". In Atas do Congresso Educação e Democracia: representações sociais, práticas educativas e cidadania, 323-329. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2007.
    Publicado
  34. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva; Lénia Carvalhais; A. Ferreira. "Ritmos biológicos e activação do desenvolvimento psicológico.". In Atas do IV Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar: A Assessoria na Educação em debate, 342-345. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2007.
    Publicado
  35. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Contributos de um estudo para práticas de avaliação e intervenção com alunos e famílias com background cultural e psicossocial diferente.". In Atas do Congresso Educação para o sucesso: políticas e actores., x-x. Madeira: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2007.
    Publicado
  36. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Prática pedagógica: activação da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos imigrantes". In Atas do XI Congresso Sul Brasileiro da Qualidade na Educação- Educador: profissional pesquisador e reflexivo, 350-362. Brasil: SENAI/SC, 2006.
    Publicado
  37. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Diferenças na consciência/execução fonológicas e na influência de factores psicológicos na aprendizagem e adaptação de crianças e adolescentes com experiência migratória.". In Atas do VI Congresso Nacional de Investigação em Psicologia, 2-19. Évora: Universidade de Évora, 2006.
    Publicado
  38. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Activação do desenvolvimento psicológico em alunos imigrantes.". In Atas do Simpósio Internacional- Activação do desenvolvimento psicológico, 279-285. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2006.
    Publicado
Livro
  1. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. De Porta Aberta Para o Mundo. Pactor e LIDEL. 2023.
    Publicado
  2. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. Learn a Second Language First. A Guide for L2 Research in the Context of Languages Other than English.. New York, Estados Unidos: Nova Science Publishers. 2017.
    Publicado
  3. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. Learning Portuguese as a Second Language.. Suiça: Springer. 2017.
    Publicado
  4. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. Ritmos e competências em avaliação: minorias linguísticas e contextos pioneiros de avaliação. Alemanha: Novas Edições Académicas. 2013.
    Publicado
  5. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. Factores afetivos e desempenho cognitivo na aprendizagem linguística.. Aveiro: Universidade de Aveiro. 2010.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; João Evangelista Hipólito; Cátia Tomás. "Investigação do efeito de sincronia: a relação entre cronótipo e horários de desempenho cognitivo da criança portuguesa.". 2018.
  2. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. "Educational Challenges: Cultural Behaviours, Psychopathology and Psychological Intervention.". Trabalho apresentado em International Conference on Social Science, Arts, Business and Education, 2017.
  3. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos. "Research in Ethology Science: social, agonistic and parental behaviors.". Trabalho apresentado em International Conference on Advances in Economics, Social Science and Human Behaviour Study - ESSHBS 2015, 2015.
  4. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Pedro Teixeira; Marlene Silva; Eliana Carraça. "Validação da versão portuguesa da escala geral de orientações de causalidade e da escala de orientações de causalidade para o exercício". Trabalho apresentado em 9º Congresso de Psicologia da Saúde, 2012.
  5. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Learning styles and cognitive achievement: the case of second language learners.". Trabalho apresentado em 31st ISPA School Psychology for Diversity, 2009.
  6. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "The Inclusion of Students with migratory experience: need for tools for Educational Assessment and Intervention". Trabalho apresentado em Conferência Internacional “Changing Practices in Inclusive Schools”, 2009.
  7. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Social representations of non native students in Portuguese territory: predictors of motivation and attitudes on learning situation". Trabalho apresentado em Conferência Internacional “Changing Practices in Inclusive Schools”, 2009.
  8. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Verbal behaviour and perspective analysis: the second language learning context.". Trabalho apresentado em 2008 Autumn School on Cognitve Neuroscience, 2008.
  9. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Comportamento cognitivo de aprendentes de Língua Segunda: proposta de instrumento de avaliação e certificação de competência e performance linguísticas". Trabalho apresentado em XIII Conferencia internacional de avaliação psicológica: Formas e contextos, 2008.
  10. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Instrumento de análise e avaliação em contexto de Língua Segunda: um contributo para diagnosticar e programar ensino/aprendizagem de Língua Materna e Segunda.". Trabalho apresentado em 3º Encontro Nacional da associação Portuguesa de Psicologia Experimental, 2008.
  11. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Assessment of phonological awareness in second-language learners: the critical period and age effects. Annual Workshop on Bilingualism: Functional and neural perspectives". Trabalho apresentado em Phonological processing in bilingual speech production and perception, 2007.
  12. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Cognitive accounts of second language acquisition: critical period and age effects". Trabalho apresentado em Congress of the Italian Society of Neuroscience, 2007.
  13. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva; Mercedes Bernaus Queralt. "Stress and Anxiety declared and revealed by immigrant children and adolescents in context of second language learning and psychological, social and cultural adaptation". Trabalho apresentado em 28th Stress and Anxiety Research Society Conference, 2007.
  14. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva; Sara Monteiro. "Children and adolescents with migratory experience at risk in language learning and psychosocial adaptation contexts.". Trabalho apresentado em Xth European Congress of Psychology, 2007.
  15. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Aquisição e aprendizagem de linguagem materna e segunda: apoio de dispositivos pedagógicos em sala de aula". Trabalho apresentado em II Congresso sobre Aquisição de Linguagem, 2007.
  16. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva. "Idade e Género no desenvolvimento de factores psicológicos implicados na situação de aprendizagem de línguas e adaptação psicossocial de indivíduos com experiência migratória". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional de Psicologia da Educação, 2007.

Propriedade Intelectual

Marca registada
  1. 2021. "GoGenius".
    Registada

Outros

Outra produção
  1. A Janela de Deus. 2014. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos.
  2. Aprender Português é tão fácil!. Software. 2009. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva.
  3. Tests battery of cognitive achievement in second language context.. Produto. 2009. Figueiredo, Sandra Deolinda Andrade de Bastos; Carlos Fernandes da Silva.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021 Second Language Testing: a psycholinguistic approach
(Países Baixos)
2021 Aphasia and language deficits: a descriptive analysis.
(México)
2021 Eficiência da aprendizagem de uma nova língua num sistema de mobile-assisted learning: uma app baseada na evidência científica Techling,22
(Espanha)
2021 Stay-HOME CONTEXT DURING COVID-19: WORK, SCREEN EXPOSURE AND WELL-BEING OF FEMALES AND MALES. Psychology and Allied Sciences
(Sri Lanka)
2020 The school performance and the impact of daily habits: sleep patterns in young children and their timetables
(Japão)
2020 A PSYCHOLINGUISTIC ANALYSIS OF PRESIDENTAL’ DISCOURSES IN THE COVID-19 CONTEXT: AUTHENTICITY AND EMOTIONAL TONE
(República Checa)
2019 Live2Work: Aprendizagem assistida por meio de aplicações móveis para imigrantes. Poster apresentado na
(Portugal)
2019 Intelligence affected by sleep habits: the chronotype of Portuguese school-aged children, performance and school schedules.
2019 Learning styles determine different immigrant students’ results in testing settings: relationship between nationality of children and the stimuli of tasks.
(Rússia)
2019 Sleep habits and biological clocks determined in children: cognitive fluctuations and intelligence. International Conference on BioMedical Technology (ICBMT 2019)
(Vietname)
2019 School maladjustment of immigrants: the self-concept neglected in the Psychology and Education studies of PISA series.
(Costa Rica)
2018 Quality of infant sleep, electronic devices and bullying behaviors in schools. 9th ICEEPSY International Conference on Education & Educational Psychology
(Atenas, Grécia)
2018 Tecnologia aplicada ao ensino de Língua Segunda e Língua Estrangeira: jogos didáticos em versão de aplicação móvel para Português Europeu. TechLING'2018: 3ª Conferência Internacional
UAL e UM (Lisboa, Portugal)
2018 Validation of the French version of Children's Chronotype Questionnaire in school-aged children: a study in Luxembourgish population.
(Suiça)
2018 )Sono e vigília determinados pela imigração e latitude: comportamentos diferenciados e horários de tarefas.
(Espanha)
2017 Cognitive systems evolution: immigrant last generations and cognitive mapping. International Conference on Science, Social Science and Economics
IC3SE (Jerusalém, Israel)
2017 Pressuposto científico revisitado: aprendizagem diferenciada de acordo com o tipo de escolas e não de acordo com as minorias linguísticas. VI EMEP
ATOP (Miami, Estados Unidos)
2017 School Culture and Immigrant Students: Resources and Achievement Differences. International Conference on Social Science, Arts, Business and Education
Ontario College (New York, Estados Unidos)
2017 Sleep Quality and Chronotype of Portuguese School-aged Children International Conference on Education and Educational Psychology
Future Academy (Porto, Portugal)
2017 Sociality and Culture explaining academic and cognitive differences of immigrants: the Chinese emigrant students. International Conference of Sociality and Humanities
(Hong Kong, China)
2016 Modern languages and Modern Learners: different scores among Asian immigrant minorities for academic and language skills development. International Conference on Modern Languages, Teaching and Education
(Kuala Lumpur, Malásia)
2016 The Big Four Skills: Teachers’ Assumptions on Measurement of Cognition and Academic Skills for Non-Native Students. 4th Annual International Conference on Cognitive - Social, and Behavioural Sciences
(Chipre)
2016 How Teachers' Perceptions Affect the Academic and Language Assessment of Immigrant Children. 4th Annual International Conference on Cognitive - Social, and Behavioural Sciences
ICCBS (Turquia)
2016 Outcomes and Errors of Teaching Practices: Disproportionate Performance Among Learners in Portuguese as a Second Language. V EMEP
ATOP (Berkeley, Califórnia, Estados Unidos)
2016 Escrita Académica
(Lisboa)
2015 Building instruments to understand minds and cognition in european schools - Helping Portuguese immigrant students succeed. The International Conference on Advances in Economics, Social Science and Human Behaviour Study - ESSHBS 2015
ESSHBS (Bangok, Tailândia)
2015 As tendências da investigação em linguagem: o caso da língua segunda e as implicações neurobiológicas e educacionais XXII Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia
PIN (Peniche, Portugal)
2015 Exploring SL Writing and SL Sensitivity During Writing Tasks: Poor And Advanced Writing In A Context Of Second Language Other Than English. ICEP 2015: International Conference on Educational Psychology
WASET (Paris, França)
2014 Second language writers and expectations at school settings: diagnostic assessment and writing performance. Writing Research Across Borders III Conference
(Paris, França)
2014 New methodologies for second language assessment: measuring and identifying profiles in migrant school contexts. 8th International Technology, Education and Development Conference
(Valencia, Espanha)
2014 Assessment effectiveness for second language learners: predictors, reliability and discriminant profiles icCSBs Annual International Conference on Cognitive - Social, and Behavioural Sciences
(Mersin, Turquia)
2014 Learning about comprehensive assessment of immigrant students: rationales of diagnostic test for portuguese second language learners 21st International Conference on Learning
(New York, Estados Unidos)
2014 What’s on: Cultural diversity and new educational approaches for specific school populations
(Istambul, Turquia)
2013 Education and Learning in Second Language Contexts: Language and Diagnostic Assessment of Diverse Learners in Portuguese Schools 13th International Conference on Diversity in Organizations, Communities and Nations
Common Ground Publishing (Austrália, Austrália)
2013 The Teaching and Assessment in Second-Language Context: Assessment of Decoding Differences on Language Speakers The Teaching and Assessment in Second-Language Context: Assessment of Decoding Differences on Language Speakers
13th International Conference on Diversity in Organizations, Communities and Nations (Austrália, Austrália)
2013 Avaliação diagnóstica em contextos migrantes: medidas e formatos de instrumentos nas escolas portuguesas VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2013 Integração e validação de testes pioneiros em contexto escolar migrante: perspetivas sobre avaliação diagnóstica e desempenho académico em língua segunda I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013 Metodologias e instrumentos para o ensino do Português como língua não-materna Novas Abordagens e Metodologias na Formação de Adultos, workshop “Playing for Interculturality”.
Sociedade Portuguesa de Inovação (Coimbra, Portugal)
2012 Liderança democrática nas escolas portuguesas: o que nos diz a investigação publicada III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação
(Zaragoza, Espanha)
2012 Observatório de Liderança Educacional: resultados preliminares II Fórum de Investigação em Ciências e Políticas de Educação
(Porto, Portugal)
2012 Discursos e contextos de liderança: competitividade e semânticas “contáveis” no modelo escola-empresa-mercado VII Simpósio de Organização e Gestão Escolar: políticas de competitividade
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2010 Como o cérebro aprende a Linguagem! O caso específico da aquisição de língua segunda: períodos críticos e fossilização V Congresso Internacional de Neurociência e Educação Especial
(Viseu, Portugal)
2010 Investigações na área de desenvolvimento da produção textual na infância: o caso da narrativa
Universidade de Aveiro (Portugal)
2010 Implicações neurobiológicas, psicológicas e educacionais na aquisição e desenvolvimento da linguagem segunda.
Universidade Autónoma de Lisboa (Portugal)
2009 Diversity on Global School: assessment to enhance language skills proficiency. 31st ISPA School Psychology for Diversity
(Malta, Malta)
2009 Language skills assessment: electronic test application with second language learners. 16th International Conference on Learning
(Barcelona, Espanha)
2009 Plasticity periods effects in second language acquisition and speech behaviour profiles: the age factor and decoding skills changing. 1st International Conference of Psychology and Education
(Covilhã, Portugal)
2009 The cognitive and the social components of the second language learner behaviour: instruments of assessment and theory revisited. 1st International Conference of Psychology and Education
(Covilhã, Portugal)
2009 Mecanismos de ensino e aprendizagem de Língua Segunda: avaliação e condicionamento do comportamento verbal dos aprendentes de Língua Segunda II Congresso Internacional CIDInE
(Vila Nova de Gaia, Portugal)
2009 Measures of Educational Guidance: The assessment of Sensory Preferences for Learners of Portuguese as Second Language. Conferência Internacional “Changing Practices in Inclusive Schools”
(Évora, Portugal)
2008 Cognitive behaviours and connectivity mental system in second language context: declines in sensitive period? XIX International Congress of Psychology
(Berlim, Alemanha)
2008 Aquisição e desenvolvimento de funções de linguagem – materna e segunda.
Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Brasil)
2008 Decoding behaviour and connectivity mental system in second language context: critical period and the lateralization of language function 2nd Psychology International Conference
(Atenas, Grécia)
2008 Dispositivos cognitivos e psicológicos em período crítico de aquisição de linguagem: consciências fonológicas e estilos de aprendizagem V Congreso Internacional de Psicologia y Educación
(Oviedo, Espanha)
2008 Perspectivas de sucesso escolar no Sistema Educativo Português: amostra do desempenho cognitivo de monolingues e aprendentes de Língua segunda XV Congresso Internacional INFAD- Psicologia e Relações Interpessoais no Ciclo de Vida
(Évora, Portugal)
2008 Apoio ao desenvolvimento de processos de alfabetização: iniciativa multimédia de promoção da literacia em Português Língua Segunda 6.º Congreso Internacional de Educación Superior- UNIVERSIDAD 2008
(Havana, Cuba)
2008 6.º Congreso Internacional de Educación Superior- UNIVERSIDAD 2008 6.º Congreso Internacional de Educación Superior- UNIVERSIDAD 2008
(Havana, Cuba)
2007 Instrumentos de avaliação em linguagem: performance e competência fonológicas. IX Congreso Internacional Galego-português de Psicopedagoxía
(Corunha, Espanha)
2007 Factores psicológicos e afectivos em aprendentes de Língua Segunda: perfis de alunos imigrantes espanhóis e portugueses IX Congreso Internacional Galego-português de Psicopedagoxía
(Corunha, Espanha)
2007 The Attitudes, Age and Gender in Second Language Learning and Psychosocial Contexts Seventh International Conference on Diversity in Organisations, Communities and Nations
(Amesterdão, Países Baixos)
2007 Produto multimédia- Dispositivo pedagógico linguístico e cultural para apoio ao desenvolvimento de competências em Português Congresso Educação e Democracia
(Aveiro, Portugal)
2007 Contributos de um estudo para práticas de avaliação e intervenção com alunos e famílias com background cultural e psicossocial diferente. Congresso Educação para o sucesso: políticas e actores
(Funchal, Portugal)
2007 Realizações fonológicas em aprendentes de Língua Segunda: Idade, Competência e Performance II Congresso sobre Aquisição de Linguagem
(Guarda, Portugal)
2007 A avaliação de práticas de reabilitação e integração psicossocial e de formação de técnicos de Educação e Saúde em instituições da Áustria: o aspecto diagnóstico para intervenção em casos de alunos e famílias com experiência migratória. Congresso de Intervenção com crianças, jovens e famílias
( Braga, Portugal)
2006 Aprender Português (Língua Segunda) em contexto de Programa Interactivo. VII Colóquio DCE-Uma e I Colóquio Internacional - Educação e Cultura
(Funchal, Portugal)
2006 Diferenças na consciência / execução fonológicas e na influência de factores psicológicos na aprendizagem e adaptação de crianças e adolescentes com experiência migratória. VI Congresso Nacional de Investigação em Psicologia
(Évora, Portugal)
2006 Prática pedagógica: activação da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos imigrantes XI Congresso Sul Brasileiro da Qualidade na Educação – Educador: profissional pesquisador e reflexivo
(Joinville, Brasil)
2006 Activação do desenvolvimento psicológico em alunos imigrantes. Simpósio Internacional Simpósio Internacional - Activação do desenvolvimento psicológico
(Aveiro, Portugal)
2006 Ritmos biológicos e activação do desenvolvimento psicológico Simpósio Internacional - Activação do desenvolvimento psicológico
(Aveiro, Portugal)
2006 Criação de uma estrutura de assessoria externa como resposta emergente às necessidades educativas dos alunos imigrantes IV Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar- Assessoria na educação em Debate
(Aveiro, Portugal)
2006 Decisão Escolar: assessoria baseada na evidência. IV Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar: A Assessoria na Educação em debate
(Aveiro, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - Atual Efeito de Sincronia em crianças em idade escolar entre o seu tipo diurno e o desempenho cognitivo e académico.
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2017 - Atual Frequência de Utilização de Videojogos: Influência na Qualidade do sono em Crianças de Idade Escolar.
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2017 - Atual A influência do sono e doshorários diurno e pós-laboral no desempenho académico de população universitária.
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2022/06 - 2022/09 Estudo na área de refugiados
Orientador
Austin College, Estados Unidos
2017 - 2017 O tipo diurno de crianças portuguesas e luxemburguesas em horários escolares: Validação do Children’s Chronotype Questionnaire.
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018 - 2018 International Conference Expressions of Lusofonia
Conferência
International Conference Expressions of Lusofonia
York University, Canadá
2018 - 2018 Techling'2018
Conferência
Techling'2018
Universidade Autónoma de Lisboa e Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 International Conference of Sociality and Humanities,
Congresso
12.º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
2017 - 2017 Pressuposto científico revisitado: aprendizagem diferenciada de acordo com o tipo de escolas e não de acordo com as minorias linguísticas.
Encontro
VI Encontro Mundial de Ensino do Português
ATOP, Estados Unidos
2017 - 2017 Cognitive systems evolution: immigrant last generations and cognitive mapping.
Conferência
International Conference on Science, Social Science and Economics (IC3SE)
2017 - 2017 Pressuposto científico revisitado: aprendizagem diferenciada de acordo com o tipo de escolas e não de acordo com as minorias linguísticas.
Encontro
VI Encontro Mundial do Ensino do Português (EMEP)
2017 - 2017 Educational Challenges: Cultural Behaviours, Psychopathology and Psychological Intervention.
Conferência
International Conference on Social Science, Arts, Business and Education
2017 - 2017 School Culture and Immigrant Students: Resources and Achievement Differences.
Conferência
International Conference on Social Science, Arts, Business and Education
2017 - 2017 Sleep Quality and Chronotype of Portuguese School-aged Children.
Conferência
International Conference on Education and Educational Psychology
2017 - 2017 Sociality and Culture explaining academic and cognitive differences of immigrants: the Chinese emigrant students.
Conferência
International Conference of Sociality and Humanities
2016 - 2016 Modern languages and Modern Learners: different scores among Asian immigrant minorities for academic and language skills development.
Conferência
International Conference on Modern Languages, Teaching and Education
2016 - 2016 The Big Four Skills: Teachers’ Assumptions on Measurement of Cognition and Academic Skills for Non-Native Students.
Conferência
4th Annual International Conference on Cognitive - Social, and Behavioural Sciences
2016 - 2016 How Teachers' Perceptions Affect the Academic and Language Assessment of Immigrant Children.
Conferência
4th Annual International Conference on Cognitive - Social, and Behavioural Sciences
2016 - 2016 Outcomes and Errors of Teaching Practices: Disproportionate Performance Among Learners in Portuguese as a Second Language.
Encontro
V EMEP
AOTP, Estados Unidos
2016 - 2016 Escrita Académica.
Oficina (workshop)
2015 - 2015 Research in Ethology Science: social, agonistic and parental behaviors.
Conferência
. The International Conference on Advances in Economics, Social Science and Human Behaviour Study - ESSHBS 2015
2015 - 2015 Building instruments to understand minds and cognition in european schools - Helping Portuguese immigrant students succeed.
Congresso
The International Conference on Advances in Economics, Social Science and Human Behaviour Study - ESSHBS 2015
2015 - 2015 As tendências da investigação em linguagem: o caso da língua segunda e as implicações neurobiológicas e educacionais.
Simpósio
XXII Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia
2015 - 2015 Exploring SL Writing and SL Sensitivity During Writing Tasks: Poor And Advanced Writing In A Context Of Second Language Other Than English.
Conferência
ICEP 2015: International Conference on Educational Psychology
2014 - 2014 Second language writers and expectations at school settings: diagnostic assessment and writing performance.
Conferência
2014 Writing Research Across Borders III Conference
2014 - 2014 Implicações neurobiológicas, psicológicas e educacionais na aquisição e desenvolvimento da linguagem segunda.
Conferência
Ciclo de Conferências - UAL
2014 - 2014 New methodologies for second language assessment: measuring and identifying profiles in migrant school contexts.
Conferência
8th International Technology, Education and Development Conference
2014 - 2014 Assessment effectiveness for second language learners: predictors, reliability and discriminant profiles
Conferência
icCSBs Annual International Conference on Cognitive - Social, and Behavioural Sciences
2014 - 2014 Learning about comprehensive assessment of immigrant students: rationales of diagnostic test for portuguese second language learners.
Conferência
21st International Conference on Learning
2014 - 2014 What’s on: Cultural diversity and new educational approaches for specific school populations.
Conferência
International Academic Conference on Social Sciences
2013 - 2013 Integração e validação de testes pioneiros em contexto escolar migrante: perspetivas sobre avaliação diagnóstica e desempenho académico em língua segunda.
Congresso
I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola
2013 - 2013 The Teaching and Assessment in Second-Language Context: Assessment of Decoding Differences on Language Speakers.
Conferência
13th International Conference on Diversity in Organizations, Communities and Nations
2013 - 2013 Education and Learning in Second Language Contexts: Language and Diagnostic Assessment of Diverse Learners in Portuguese Schools.
Conferência
13th International Conference on Diversity in Organizations, Communities and Nations
2013 - 2013 “Playing for Interculturality”
Oficina (workshop)
Metodologias e instrumentos para o ensino do Português como língua não-materna. Novas Abordagens e Metodologias na Formação de Adultos
Sociedade Portuguesa de Inovação, Portugal
2012 - 2012 Simpósio de Organização e Gestão Escolar: escolas, competições e colaboração: que perspetivas?
Simpósio
Simpósio de Organização e Gestão Escolar: escolas, competições e colaboração: que perspetivas?
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 - 2012 Discursos e contextos de liderança: competitividade e semânticas “contáveis” no modelo escola-empresa-mercado.
Congresso
VII Simpósio de Organização e Gestão Escolar: políticas de competitividade
2012 - 2012 Observatório de Liderança Educacional: resultados preliminares.
Simpósio
II Fórum de Investigação em Ciências e Políticas de Educação
2012 - 2012 Liderança democrática nas escolas portuguesas: o que nos diz a investigação publicada.
Congresso
III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação
2012 - 2012 ). Validação da versão portuguesa da escala geral de orientações de causalidade e da escala de orientações de causalidade para o exercício.
Congresso
9º Congresso de Psicologia da Saúde
2010 - 2010 V Congresso Internacional de Neurociências e Educação Especial
Congresso
V Congresso Internacional de Neurociências e Educação Especial
Psicossoma, Portugal
2010 - 2010 Investigações na área de desenvolvimento da produção textual na infância: o caso da narrativa.
Seminário
Seminário no âmbito do Encontro de doutorandos do projecto PROTEXTOS
Universidade de Aveiro, Portugal
2010 - 2010 Como o cérebro aprende a Linguagem! O caso específico da aquisição de língua segunda: períodos críticos e fossilização.
Congresso
V Congresso Internacional de Neurociência e Educação Especial
2009 - 2009 A pesquisa sobre o cérebro bilíngue: questões teóricas e metodológicas
Seminário
A pesquisa sobre o cérebro bilíngue: questões teóricas e metodológicas
2009 - 2009 Social representations of non native students in Portuguese territory: predictors of motivation and attitudes on learning situation.
Conferência
Conferência Internacional “Changing Practices in Inclusive Schools”
2009 - 2009 The Inclusion of Students with migratory experience: need for tools for Educational Assessment and Intervention.
Conferência
Conferência Internacional “Changing Practices in Inclusive Schools”
2009 - 2009 Measures of Educational Guidance: The assessment of Sensory Preferences for Learners of Portuguese as Second Language.
Conferência
Conferência Internacional “Changing Practices in Inclusive Schools”
2009 - 2009 Learning styles and cognitive achievement: the case of second language learners.
Congresso
31st ISPA School Psychology for Diversity
2009 - 2009 Mecanismos de ensino e aprendizagem de Língua Segunda: avaliação e condicionamento do comportamento verbal dos aprendentes de Língua Segunda.
Congresso
II Congresso Internacional CIDInE
2009 - 2009 The cognitive and the social components of the second language learner behaviour: instruments of assessment and theory revisited.
Conferência
1st International Conference of Psychology and Education
2009 - 2009 Plasticity periods effects in second language acquisition and speech behaviour profiles: the age factor and decoding skills changing.
Conferência
1st International Conference of Psychology and Education
2009 - 2009 Language skills assessment: electronic test application with second language learners.
Conferência
International learning Conference
2009 - 2009 Diversity on Global School: assessment to enhance language skills proficiency.
Conferência
31st ISPA School Psychology for Diversity
2008 - 2008 Instrumento de análise e avaliação em contexto de Língua Segunda: um contributo para diagnosticar e programar ensino/aprendizagem de Língua Materna e Segunda.
Encontro
3º Encontro Nacional da associação Portuguesa de Psicologia Experimental
2008 - 2008 Comportamento cognitivo de aprendentes de Língua Segunda: proposta de instrumento de avaliação e certificação de competência e performance linguísticas
Conferência
XIII Conferencia internacional de avaliação psicológica: Formas e contextos
2008 - 2008 Verbal behaviour and perspective analysis: the second language learning context.
Oficina (workshop)
Autumn School on Cognitive Neuroscience
2008 - 2008 Contributos da investigação para desenvolvimento de instrumento de avaliação de desempenho cognitivo em Língua Segunda: competências literácitas de alunos de Ensino Superior.
Congresso
6.º Congreso Internacional de Educación Superior- UNIVERSIDAD 2008
2008 - 2008 Apoio ao desenvolvimento de processos de alfabetização: iniciativa multimédia de promoção da literacia em Português Língua Segunda.
Congresso
6.º Congreso Internacional de Educación Superior- UNIVERSIDAD 2008
2008 - 2008 Perspectivas de sucesso escolar no Sistema Educativo Português: amostra do desempenho cognitivo de monolingues e aprendentes de Língua segunda.
Congresso
XV Congresso Internacional INFAD- Psicologia e Relações Interpessoais no Ciclo de Vida
2008 - 2008 Dispositivos cognitivos e psicológicos em período crítico de aquisição de linguagem: consciências fonológicas e estilos de aprendizagem.
Congresso
V Congreso Internacional de Psicologia y Educación
2008 - 2008 Decoding behaviour and connectivity mental system in second language context: critical period and the lateralization of language function.
Congresso
2nd Psychology International Conference
2008 - 2008 Aquisição e desenvolvimento de funções de linguagem – materna e segunda.
Congresso
Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
2008 - 2008 Cognitive behaviours and connectivity mental system in second language context: declines in sensitive period?
Congresso
XIX International Congress of Psychology
2007 - 2007 Congresso Educação e Democracia
Congresso
Congresso Educação e Democracia
Universidade de Aveiro, Portugal
2007 - 2007 Idade e Género no desenvolvimento de factores psicológicos implicados na situação de aprendizagem de línguas e adaptação psicossocial de indivíduos com experiência migratória.
Congresso
II Congresso Internacional de Psicologia da Educação
2007 - 2007 Aquisição e aprendizagem de linguagem materna e segunda: apoio de dispositivos pedagógicos em sala de aula.
Congresso
II Congresso sobre Aquisição de Linguagem
2007 - 2007 Children and adolescents with migratory experience at risk in language learning and psychosocial adaptation contexts.
Congresso
10th European Congress of Psychology
2007 - 2007 Stress and Anxiety declared and revealed by immigrant children and adolescents in context of second language learning and psychological, social and cultural adaptation.
Conferência
28th Stress and Anxiety Research Society Conference
2007 - 2007 Cognitive accounts of second language acquisition: critical period and age effects.
Congresso
Congress of the Italian Society of Neuroscience
2007 - 2007 Assessment of phonological awareness in second-language learners: the critical period and age effects. Annual Workshop on Bilingualism: Functional and neural perspectives.
Oficina (workshop)
Phonological processing in bilingual speech production and perception
2007 - 2007 A avaliação de práticas de reabilitação e integração psicossocial e de formação de técnicos de Educação e Saúde em instituições da Áustria: o aspecto diagnóstico para intervenção em casos de alunos e famílias com experiência migratória.
Congresso
I Congresso de Intervenção com crianças, jovens e famílias
2007 - 2007 Realizações fonológicas em aprendentes de Língua Segunda: Idade, Competência e Performance.
Congresso
II Congresso sobre Aquisição de Linguagem
2007 - 2007 Contributos de um estudo para práticas de avaliação e intervenção com alunos e famílias com background cultural e psicossocial diferente.
Congresso
Congresso Educação para o sucesso: políticas e actores
2007 - 2007 Produto multimédia- Dispositivo pedagógico linguístico e cultural para apoio ao desenvolvimento de competências em Português.
Congresso
Congresso Educação e Democracia
2007 - 2007 The Attitudes, Age and Gender in Second Language Learning and Psychosocial Contexts.
Conferência
Seventh International Conference on Diversity in Organisations, Communities and Nations
2007 - 2007 Factores psicológicos e afectivos em aprendentes de Língua Segunda: perfis de alunos imigrantes espanhóis e portugueses.
Congresso
IX Congreso Internacional Galego-português de Psicopedagoxía
2007 - 2007 Instrumentos de avaliação em linguagem: performance e competência fonológicas.
Congresso
IX Congreso Internacional Galego-português de Psicopedagoxía
2006 - 2006 .º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
Encontro
1º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, Portugal
2006 - 2006 Simpósio Internacional Activação do desenvolvimento
Simpósio
Simpósio Internacional Activação do desenvolvimento
Universidade de Aveiro, Portugal
2006 - 2006 Decisão Escolar: assessoria baseada na evidência.
Congresso
IV Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar: A Assessoria na Educação em debate
2006 - 2006 Criação de uma estrutura de assessoria externa como resposta emergente às necessidades educativas dos alunos imigrantes.
Congresso
IV Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar- Assessoria na educação em Debate
2006 - 2006 Ritmos biológicos e activação do desenvolvimento psicológico.
Simpósio
Simpósio Internacional - Activação do desenvolvimento psicológico
2006 - 2006 Activação do desenvolvimento psicológico em alunos imigrantes.
Simpósio
Simpósio Internacional - Activação do desenvolvimento psicológico
2006 - 2006 Prática pedagógica: activação da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos imigrantes.
Congresso
XI Congresso Sul Brasileiro da Qualidade na Educação – Educador: profissional pesquisador e reflexivo
2006 - 2006 Diferenças na consciência / execução fonológicas e na influência de factores psicológicos na aprendizagem e adaptação de crianças e adolescentes com experiência migratória.
Congresso
VI Congresso Nacional de Investigação em Psicologia
2006 - 2006 Aprender Português (Língua Segunda) em contexto de Programa Interactivo.
Congresso
. VII Colóquio DCE-Uma e I Colóquio Internacional - Educação e Cultura

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2018 Frequência de Utilização de Videojogos: Influência na Qualidade do sono em Crianças de Idade Escolar. Juliana Cercatti (Mestrado)
2018 Efeito de Sincronia em crianças em idade escolar entre o seu tipo diurno e o desempenho cognitivo e académico. Cátia Tomás (Mestrado)
2017 O tipo diurno de crianças portuguesas e luxemburguesas em horários escolares: Validação do Children’s Chronotype Questionnaire. Carine Rocha (Mestrado)
2015 Fenómeno da glossolalia e suas implicações psicossociais José Brissos Lino (Doutoramento)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal
2015 Um estrangeiro em família: o ser surdo como diferença linguística. Teresinha Joca (Mestrado)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/11/01 - Atual European Journal of Educational Research
2022 - Atual Journal of International Migration and Integration
2022 - Atual Applied Psycholinguistics Journal
2019 - Atual Psique UAL
2013/09/10 - Atual International Journal of Diversity in Education Diversity Collection
2016/12/21 - 2017/12/21 EDUCATIONAL RESEARCH AND REVIEWS Journal
2012 - 2013/09/30 Educational Studies Journal Routledge
2010 - 2011/12/31 The International Journal of Learning Inderscience
2009/06/01 - 2009/12/31 International Journal of Diversity in Organisations, Communities and Nations, 7 Diversity Collection

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2020/08/01 Repórter e colaboradora do Sapo.PT sapo.pt

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2018/01/30 - 2018 "Psicologia para todos" Rubrica semanal de temas em psicologia com convidados investigadores científicos.

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016/01 - Atual American Association of Teachers of Portuguese (AOTP)
Distinções

Outra distinção

2016 Best Paper Award “Modern languages and Modern Learners: different scores among Asian immigrant minorities for academic and language skills development”
IJMR, Portugal
2014 Graduate School Award of The Twenty-first International Conference on Learning
learner Collection/ Coomon Ground Publishing, Portugal
2009 Cal Catterall Fund (CCF) Scholarship
International School Psychology Association (ISPA), Portugal