???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Teresa Maldonado Covas de Sousa Conceição

Nomes de citação

  • Conceição, T.

Identificadores de autor

Ciência ID
0A10-CF05-9D3A
ORCID iD
0000-0002-5893-5509

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
Formação
Grau Classificação
2022/02/16
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática das Ciências
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Distinção e louvor por unanimidade
2013
Concluído
Educação (Mestrado)
Especialização em Área de especialização: Didática das Ciências
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Tarefas de investigação sobre os temas Água, Terra, Ar e Fogo : um estudo com alunos dos percursos alternativos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/02/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2017/09/01 - 2023/05/04 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2024/01/01 - Atual ICSEFactory
101093387 - GAP-101093387
Investigador
Em curso
2023/01/01 - Atual AcaSTEMy - Trans-national STEM teacher education focusing on transversal competence and sustainability education
101104631
Investigador
2021/01/01 - Atual 3C4Life - Perspectives for Lifelong STEM Teaching - Career Guidance, Collaborative Practice and Competence Development.
626139-EPP-1-2020-2-DE-EPPKA3-PI-POLICY
Investigador
Em curso
2019/03/01 - 2023/02/28 Abordagem STEM e sua influência nas aprendizagens de Física, interesse e motivação
PTDC/CED-EDG/31480/2017
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

FCiênciasID Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal

Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2020/01/01 - 2023/01/01 STEMKey - Teaching Standard STEM Topics with a Key Competence Approach
2020-I-DE01-KA203-005671
Investigador
2017/01/01 - 2018/01/01 Promoção do Sucesso Escolar no Ensino das Ciências (um estudo piloto) (PSE2C)
Ministério da Educação
Investigador
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Ueno, Y.; Baptista, M.; Conceição, T.; Galvão, C.. "A new module based on Parsel stages: For PET bottles, is recycling all we need to do?", Boletim da Universidade de Waseda, 2018
Artigo em revista
  1. João Paulo Costa; Mónica Baptista; Teresa Conceição; Paulo Maurício. "Construct map development for the propagation of sound in the air". Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education (2023): https://doi.org/10.29333/ejmste/13510.
    10.29333/ejmste/13510
  2. Teresa Conceição; Mónica Baptista; João Pedro da Ponte. "Examining Pre-service Science Teachers’ Pedagogical Content Knowledge Through Lesson Study". Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education (2021): https://doi.org/10.29333/ejmste/11442.
    10.29333/ejmste/11442
  3. Teresa Conceição; Mónica Baptista; João Pedro Ponte. "Lesson Study as a Means to Change Secondary Preservice Physics Teachers’ Practice in the Use of Multiple Representations in Teaching". Education Sciences 11 12 (2021): 791-791. https://doi.org/10.3390/educsci11120791.
    10.3390/educsci11120791
  4. Teresa Conceição; Mónica Baptista; João Pedro Da Ponte. "Lesson Study in Initial Teacher Education to Stimulate the Pedagogical Content Knowledge on the topic of Speed of Sound". Acta Scientiae (2020): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.5315.
    10.17648/acta.scientiae.5315
  5. Monica Baptista; Iva Martins; Teresa Conceição; Carolina Pipitone. "Desarrollo de las estructuras cognitivas del alumnado sobre el aire mediante actividades de investigación". Revista eureka sobre enseñanza y divulgación de las ciencias (2020): https://doi.org/10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2020.v17.i2.2301.
    10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2020.v17.i2.2301
  6. Conceição, T.; Baptista, M.; Ponte, J. P.. "Lesson study in initial teacher education to stimulate the pedagogical content knowledge on the topic of speed of sound". Acta Scientiae 22 2 (2020):
    Acesso aberto • No prelo
  7. Conceição, Teresa; Baptista, Mónica; Ponte, João Pedro da. "Lesson study as a trigger for preservice physics and chemistry teachers’ learning about inquiry tasks and classroom communication". (2019): http://hdl.handle.net/10451/40737.
  8. Conceição, Teresa; Baptista, Mónica; Reis, Pedro. "La contaminación de los recursos hídricos como punto de partida para el activismo socio-científico". (2019): http://hdl.handle.net/10451/36226.
    10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2019.v16.i1.1502
  9. Conceição, T.; Baptista, M.; da Ponte, J.P.. "Lesson study as a trigger for preservice physics and chemistry teachers’ learning about inquiry tasks and classroom communication". International Journal for Lesson and Learning Studies 8 1 (2019): 79-96. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85059512923&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/IJLLS-11-2018-0081
  10. Mónica Baptista; Iva Martins; Teresa Conceição; Pedro Reis. "Multiple representations in the development of students’ cognitive structures about the saponification reaction". Chemistry Education Research and Practice (2019): https://doi.org/10.1039/C9RP00018F.
    10.1039/C9RP00018F
  11. Conceição, Teresa; Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Baptista, Mónica; Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; da Ponte, João Pedro; Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. "O contributo do estudo de aula na formação inicial de professores de física e química para o uso de múltiplas representações no ensino da física". (2018): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/11517.
  12. Conceição, Teresa; Baptista, Mónica. "A ação coletiva no ensino das ciências: discussão em torno das questões socio-científicas e socio-ambientais". (2016): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8768.
  13. Conceição, Teresa; Baptista, Mónica; Ponte, João Pedro da. "As aprendizagens profissionais de futuros professores de Física e Química num estudo de aula". (2016): http://hdl.handle.net/10451/24731.
Capítulo de livro
  1. Baptista, M.; Martins, I.; Conceição, T.. "STEM Integration: Evidences of Students' Learning". In Science Teaching and Learning: Practices, Implementation and Challenges, 1-26. New York, Estados Unidos: Nova Science Publishers, Inc., 2020.
    Publicado • 10.4324/9780429054976-6
  2. Galvão, C.; Baptista, M.; Conceição, T.. "International Science Education Projects for Context-Based Learning". In Contextualizing teaching to improve learning. The case of science and geography, 201-222. New York, Estados Unidos: Nova Science Publishers, Inc., 2017.
    Publicado
  3. Baptista, M.; Conceição, T.. "Ensino da Física no 3.º ciclo da educação básica". In O ensino como fator de envolvimento numa escola para todos, 185-211. Lisboa, Portugal: Climepsi, 2017.
    Publicado
  4. Conceição, Maria. "Investigação na própria prática como promotora do desenvolvimento profissional de uma professora de física e química". In Supervisão, Liderança e Inclusão. Ramada, Portugal: Edições Pedago, Lda., 2017.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Conceição, Maria Teresa Maldonado Covas de Sousa. "Estudos de aula no desenvolvimento do conhecimento pedagógico de conteúdo (PCK) de futuros professores de física e química". Doutoramento, 2022. http://hdl.handle.net/10451/54670.
  2. Conceição, Maria Teresa Maldonado Covas de Sousa, 1963-. "Tarefas de investigação sobre os temas Água, Terra, Ar e Fogo : um estudo com alunos dos percursos alternativos". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10451/9983.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022 Baptista, M., Conceição, T., Martins, I., von Stein, Teresa (julho, 2022). Teachers’ conceptions during a STEM professional development program. Comunicação oral a apresentar no XX IOSTE International Symposium.
2020 Conceição, T., Baptista, M & Ponte, J.P. (2020). Mudanças de práticas de futuros professores de Física e Química sobre o uso de representações científicas num estudo de aula. (5 a 7 novembro de 2020). A voz dos professores de C&T (VPCT 2020). Vila Real: UTAD.
2020 Conceição, T., Baptista, M & Ponte, J.P. (2020). The Use of Multiple Representations in the Practices of Science Pre-service Teachers Engaged in a Lesson Study. International Organization for Science and Technology Education (IOSTE 2020 online). Korea: Kyungpook National University, Daegu.
2020 Martins, I., Baptista, M. & Conceição, T. (10 a 12 setembro de 2020). Desenvolvimento do PCK de professores num tópico específico de Física, através de uma ação de formação na área STEM. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE). Liberdade, Equidade e Emancipação. Porto: SPCE.
2020 Baptista, M., Martins, I., Silva, M.C., Conceição, T. & Pipitone, C. (10 a 12 setembro de 2020). Ensino por Investigação como meio para o desenvolvimento de estruturas cognitivas de alunos do 1.º Ciclo sobre o Ar. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE). Liberdade, Equidade e Emancipação. Porto: SPCE. (Comunicação oral)
2019 Martins, I., Baptista, M., Conceição, T., & Reis, P. (novembro, 2019). Reação de Saponificação: Benefícios do uso de multirepresentações para o desenvolvimento das estruturas cognitivas dos alunos. Comunicação oral apresentada no II Encontro do Ensino e Divulgação da Química. Coimbra: Sociedade Portuguesa de Química.
2019 Baptista, M., Freire, S., Conceição, T., & Martins, I. (setembro, 2019). O STEM no desenvolvimento das aprendizagens de ciências dos alunos. Comunicação oral apresentada no XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVIII ENEC) | II Seminário Internacional de Educação em Ciências (II SIEC). Porto: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
2019 Conceição, T., Baptista, M. & Ponte, J. P. (setembro, 2019). O modelo do estudo de aula para as aprendizagens profissionais sobre o uso de múltiplas representações nas aulas de física. Comunicação oral apresentada no XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVIII ENEC) | II Seminário Internacional de Educação em Ciências (II SIEC). Porto: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
2019 Baptista, M., Conceição, T., & Ponte, J. P. (setembro, 2019). Preservice Physics and Chemistry teachers’ learning about inquiry during a lesson study. Comunicação oral apresentada na 13th ESERA’19 conference. Bolonha: Palazzo dei congressi.
2019 Conceição, T., Baptista, M., & Ponte, J. P. (setembro, 2019). Lesson study as a professional development model to promote pre-service Physics and Chemistry teachers’ learning about multiple representations. Comunicação oral apresentada na 13th ESERA’19 conference. Bolonha: Palazzo dei congressi.
2019 Freire, S., Baptista, M., Conceição, T., & Martins, I. (julho, 2019). Contributo de uma abordagem STEM para as aprendizagens de ciências dos alunos. Comunicação oral apresentada no III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (IIICIEAE). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
2019 Baptista, M., Martins, I., Conceição, T., & Reis, P. (julho, 2019). Múltiplas representações no desenvolvimento da estrutura cognitiva dos alunos sobre a reação de saponificação. Comunicação oral apresentada no III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (IIICIEAE). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
2019 Baptista, M., Martins, I., & Conceição, T. (junho, 2019). Multiple representations in development of students’ cognitive structures about the saponification reaction. Comunicação oral apresentada no 3rd International Baltic Symposium on Science and Technology Education. Current Challenges and possible solutions. Siauliai: Siauliai University, Faculty of Education Science and Social Welfare.
2019 Baptista, M.; Freire, S., Martins, Iva, Neto, M., & Conceição, T. (abril, 2019). Benefits of STEM integration to students' science learning. Comunicação poster apresentado na ATEE Winter Conference “Science and Mathematics Education in the 21st century”. Braga: Universidade do Minho.
2018 Conceição, T., Baptista, M., & Ponte, J. P. (novembro, 2018). Contribution of lesson study for preservice physics and chemistry teachers’ learning about the use of multiple representations in physics teaching. Comunicação em poster apresentada no WALS 2018. Pequim: Universidade Normal de Pequim.

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022 - Atual Perita Externa do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Coord. Estela Costa) ao abrigo do Programa TEIP (DGE) no Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette
2022 - Atual Guião de autor para videografias e recursos de apoio às escolas e aos professores sobre os temas “Ensino por Investigação”, “Abordagem pedagógicas de Role Play”, “Trabalho de Projeto”. DGE/MEC

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023 - Atual Educação STEAM Mestrado em Ensino Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2023 - Atual Seminário Temático - Doutoramento em Educação Didática das Ciências Doutoramento em Educação
2023 - Atual Iniciação à Prática Profissional IV
2022 - Atual Metodologia do Ensino da Química Mestrado em Ensino de Física e Química Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2022 - Atual Iniciação à Prática Profissional III Mestrado em Ensino de Física e Química
2019 - Atual Didática da Física e Química I Mestrado em Ensino de Física e Química Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2018 - Atual Didática da Física e Química II Mestrado em Ensino de Física e Química Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2023 - 2024 Práticas Inovadoras em Educação STEAM Pós-Graduação Educação STEAM Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018/08 - Atual International Organization for Science and Technology Education (IOSTE) Representation of PhD students from Mediterranean countries