Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Teresa Maldonado Covas de Sousa Conceição
Nomes de citação
- Conceição, T.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0A10-CF05-9D3A
- ORCID iD
- 0000-0002-5893-5509
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022/02/16
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática das Ciências
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Distinção e louvor por unanimidade |
2013
Concluído
|
Educação (Mestrado)
Especialização em Área de especialização: Didática das Ciências
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Tarefas de investigação sobre os temas Água, Terra, Ar e Fogo : um estudo com alunos dos percursos alternativos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 valores |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/09/24 - 2027/08/31 | The Lesson Study in Future Teacher Education (LIFT)
Investigador
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Stichting Christelijke Hogeschool Windesheim
Em curso
|
2019/03/01 - 2023/02/28 | Abordagem STEM e sua influência nas aprendizagens de Física, interesse e motivação
PTDC/CED-EDG/31480/2017
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
FCiênciasID Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, Portugal Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal Universidade do Porto, Portugal Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/11 | Alves, R., Baptista, M., & Conceição, T. (novembro, 2024). Enhancing design thinking through I-STEM . Comunicação oral apresentada no XXI IOSTE International Symposium. Samarahan: Universiti Teknologi MARA, Sarawak Branch, Samarahan Institute of Teacher Education., Batu Lintang Campus, Kuching Institute of Teacher Education, Tun Abdul Razak Campus | XXI IOSTE International Symposium
Universiti Teknologi MARA, Sarawak Branch, Samarahan Institute of Teacher Education., Batu Lintang Campus, Kuching Institute
of Teacher Education, Tun Abdul Razak Campus (Samarahan, Malásia)
|
2024/11 | Integrated STEAM Educationfor Student’s Creativity Development | XXI International Organisation for Science and Technology Education Symposium, 2024
IOSTE (Sarawak, Malásia)
|
2024/03 | Alves, R., Baptista, M., & Conceição, T. (março, 2024). Machine Learning in creating models for more efficient waste separation. Comunicação oral apresentada no IEMC 2024 - Encontro Internacional de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências. Escola Superior de Educação de Santarém | Encontro Internacional de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências.
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2024/02 | Baptista, M., Conceição, T., & Filipe, J. (2024, fevereiro). Estudo de aula como modelo formativo na Educação STEM. Um estudo com futuros professores de Física e Química. Seminário Estudos de Aula na Formação Inicial de Professores. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | Estudo de aula como modelo formativo na Educação STEM. Um estudo com futuros professores de Física e Química
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2024/01 | Alves, R., Baptista, M., & Conceição, T. (janeiro, 2024). The new technology to study climate changes XX ENEC / VI ISSE. Comunicação oral apresentada no VI International Seminar on Science Education. Covilhã. Faculdade de Ciências da UBI e APEduC Associação Portuguesa de Educação em Ciências | VI International Seminar on Science Education.
Faculdade de Ciências da UBI e APEduC Associação Portuguesa de Educação em Ciências (Covilhã, Portugal)
|
2024/01 | Navegando sobre as barreiras (In)visíveis da Educação STEAM: Um Estudo com Alunos do 10°. Ano na Aprendizagem da “Energia e a sua Conservação” | XX Encontro Nacional de Educação em Ciências VI International Seminar of Science Education
Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade da Beira Interior (UBI) e pela Associação Portuguesa de Educação
em Ciências (APEduC). Anfiteatro das sessões solenes - Polo I da UBI (Covilhã, Portugal)
|
2022/07 | Teachers’ conceptions during a STEM professional development program | XXI IOSTE International Symposium |
2022 | Baptista, M., Conceição, T., Martins, I., von Stein, Teresa (julho, 2022). Teachers’ conceptions during a STEM professional development program. Comunicação oral a apresentar no XX IOSTE International Symposium. | |
2020/11/05 | 2. Conceição, T., Baptista, M & Ponte, J.P. (5 a 7 novembro, 2020). Mudanças de práticas de futuros professores de Física e Química sobre o uso de representações científicas num estudo de aula. (5 a 7). Comunicação oral apresentada em A voz dos professores de Ciências e Tecnologias (VPCT 2020). Vila Real: UTAD |
(Vila Real, Portugal)
|
2020 | Conceição, T., Baptista, M & Ponte, J.P. (2020). The Use of Multiple Representations in the Practices of Science Pre-service Teachers Engaged in a Lesson Study. International Organization for Science and Technology Education (IOSTE 2020 online). Korea: Kyungpook National University, Daegu. | |
2020 | Martins, I., Baptista, M. & Conceição, T. (10 a 12 setembro de 2020). Desenvolvimento do PCK de professores num tópico específico de Física, através de uma ação de formação na área STEM. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE). Liberdade, Equidade e Emancipação. Porto: SPCE. | |
2020 | Baptista, M., Martins, I., Silva, M.C., Conceição, T. & Pipitone, C. (10 a 12 setembro de 2020). Ensino por Investigação como meio para o desenvolvimento de estruturas cognitivas de alunos do 1.º Ciclo sobre o Ar. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE). Liberdade, Equidade e Emancipação. Porto: SPCE. (Comunicação oral) | |
2019/11 | Desenvolvimento das estruturas cognitivas dos alunos sobre o ar através de tarefas de investigação. | II Encontro do Ensino e Divulgação da Química
Sociedade Portuguesa de Química (Coimbra, Portugal)
|
2019/09 | O modelo do estudo de aula para as aprendizagens profissionais sobre o uso de múltiplas representações nas aulas de física | XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVIII ENEC)
II Seminário Internacional de Educação em Ciências (II SIEC), Porto, Portugal (Porto, Portugal)
|
2019/06 | Conceição, T., Baptista, M., & Ponte, J. P. (junho, 2019). Lesson study as a process for developing the pedagogical content knowledge of pre-service physics and chemistry teachers. Comunicação oral apresentada no 3rd International Baltic Symposium on Science and Technology Education. Current Challenges and possible solutions. Siauliai: Siauliai University, Faculty of Education Science and Social Welfare. | |
2019 | Martins, I., Baptista, M., Conceição, T., & Reis, P. (novembro, 2019). Reação de Saponificação: Benefícios do uso de multirepresentações para o desenvolvimento das estruturas cognitivas dos alunos. Comunicação oral apresentada no II Encontro do Ensino e Divulgação da Química. Coimbra: Sociedade Portuguesa de Química. | |
2019 | Baptista, M., Freire, S., Conceição, T., & Martins, I. (setembro, 2019). O STEM no desenvolvimento das aprendizagens de ciências dos alunos. Comunicação oral apresentada no XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVIII ENEC) | II Seminário Internacional de Educação em Ciências (II SIEC). Porto: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. | |
2019 | Conceição, T., Baptista, M. & Ponte, J. P. (setembro, 2019). O modelo do estudo de aula para as aprendizagens profissionais sobre o uso de múltiplas representações nas aulas de física. Comunicação oral apresentada no XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVIII ENEC) | II Seminário Internacional de Educação em Ciências (II SIEC). Porto: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. | |
2019 | Baptista, M., Conceição, T., & Ponte, J. P. (setembro, 2019). Preservice Physics and Chemistry teachers’ learning about inquiry during a lesson study. Comunicação oral apresentada na 13th ESERA’19 conference. Bolonha: Palazzo dei congressi. | |
2019 | Conceição, T., Baptista, M., & Ponte, J. P. (setembro, 2019). Lesson study as a professional development model to promote pre-service Physics and Chemistry teachers’ learning about multiple representations. Comunicação oral apresentada na 13th ESERA’19 conference. Bolonha: Palazzo dei congressi. | |
2019 | Freire, S., Baptista, M., Conceição, T., & Martins, I. (julho, 2019). Contributo de uma abordagem STEM para as aprendizagens de ciências dos alunos. Comunicação oral apresentada no III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (IIICIEAE). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | |
2019 | Baptista, M., Martins, I., Conceição, T., & Reis, P. (julho, 2019). Múltiplas representações no desenvolvimento da estrutura cognitiva dos alunos sobre a reação de saponificação. Comunicação oral apresentada no III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (IIICIEAE). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | |
2019 | Baptista, M., Martins, I., & Conceição, T. (junho, 2019). Multiple representations in development of students’ cognitive structures about the saponification reaction. Comunicação oral apresentada no 3rd International Baltic Symposium on Science and Technology Education. Current Challenges and possible solutions. Siauliai: Siauliai University, Faculty of Education Science and Social Welfare. | |
2019 | Baptista, M.; Freire, S., Martins, Iva, Neto, M., & Conceição, T. (abril, 2019). Benefits of STEM integration to students' science learning. Comunicação poster apresentado na ATEE Winter Conference “Science and Mathematics Education in the 21st century”. Braga: Universidade do Minho. | |
2018/11 | Avaliação das Aprendizagens em Química. conferência plenária no VII Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química | conferência plenária no VII Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química
Escola Secundária Almeida Garret. Vila Nova de Gaia (Vila Nova de Gaia, Portugal)
|
2018 | Conceição, T., Baptista, M., & Ponte, J. P. (novembro, 2018). Contribution of lesson study for preservice physics and chemistry teachers’ learning about the use of multiple representations in physics teaching. Comunicação em poster apresentada no WALS 2018. Pequim: Universidade Normal de Pequim. | |
2014/08 | Teacher’s reflections when their own practice is researching in a collaborative context | ATEE Annual Conference 2014
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2014/03 | A ação coletiva no ensino das ciências: discussão em torno das questões socio-científicas e socio-ambientais | XV Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVIII)
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2013/11 | Capacitação de Professores e Alunos para a Ação Sociopolítica sobre Problemáticas Sócio-Ambientais e Sócio-Científicas | Capacitação de Professores e Alunos para a Ação Sociopolítica sobre Problemáticas Sócio-Ambientais e Sócio-Científicas-III
Conferência Internacional CIDAAS "Cidadania e boa governança. Redução da pobreza e projetos EDS. Educar em transição – somos
todos parceiros
Pavilhão do Conhecimento em Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 - Atual | Educação STEM e os seus contributos para a motivação dos alunos pelas aulas de ciência e para as suas aprendizagens
Coorientador de Ana Rita Távora Alves
|
Programa de doutoramento em Didática das Ciências (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2024 - Atual | O Estudo de Aula com tarefas STEM e o Desenvolvimento Profissional de Professores de Ciências Naturais e Físico-Química
Orientador
|
CURSO EM INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2024 - Atual | Ensino por investigação para as aprendizagens de Química, numa componente curricular, sem aulas experimentais, de estudantes
do curso de Nutrição (provisório)
Orientador
|
Educação na especialidade em didática das ciências (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2024 - 2024 | Natureza do conhecimento científico e aprendizagens dos alunos do 7.º ano no tópico "Materiais" através de tarefas de investigação
Orientador de Neuza Catarina Rocha Gonçalves Cardoso
|
Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioEnsino da Física e da Química (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/02 - Atual | Moderadora de uma sessão “Seminário sobre Estudos de Aula na Formação Inicial de Professores”. Instituto de Educação da Universidade
de Lisboa. (2023/02)
Seminário
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2024/07 - 2024/07 | Este evento reuniu professores e investigadores de países europeus e latino-americanos para discutir desafios e inovações
no ensino superior. O programa científico incluiu conferências, mesas-redondas e sessões paralelas, abordando temas como formação
pedagógica, políticas de ensino superior, inovação pedagógica, ensino digital e inclusão educativa. Destacaram-se palestras
de especialistas, como A.Nóvoa, I.Fernández e F.Ramirez. Proporcionou um intercâmbio de ideias e experiências, promovendo
sinergias institucionais e pessoais em torno da pedagogia (2024/07 - 2024/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2024/06/22 - 2024/06/22 | O Seminário Nacional Educação STEM é um evento promovido pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, com o objetivo
de divulgar resultados de investigação e práticas inovadoras na educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
A primeira edição ocorreu em 2023, inserida no projeto 3C4Life, e incluiu conferências plenárias, sessões de apresentação
e workshops, reunindo investigadores, professores e associações profissionais para discutir e refletir sobre a integração
e promoção da educação STEM em Portugal. (2024/06/22 - 2024/06/22)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2023/11/24 - 2023/11/25 | X Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química é um evento promovido pela S.P.Q. que ocorreu na Escola Secundária
Rainha D. Leonor, em Lisboa. Com o tema "Ensino da Química em contextos STEAM: No trilho da inclusão, em todos os ciclos de
ensino", o encontro visou discutir a integração da Química nas áreas STEAM , adotando abordagens inclusivas em todos os níveis
de ensino. O evento é direcionado a professores de todos os ciclos de ensino, incentivando a partilha de experiências e boas
práticas para fortalecer o ensino da Química (2023/11/24 - 2023/11/25)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Sociedade Portuguesa de Química, Portugal |
2023/11/24 - 2023/11/24 | O X Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química (XDEDQ) subordinado ao tema “Ensino da Química em contextos STEAM.
No trilho da inclusão, em todos os ciclos de ensino” tem como objetivo discutir o ensino e a aprendizagem da Química integrados
nas áreas STEAM (Science, Technology, Engeneering, Art e Mathematics), adotando abordagens que promovam a inclusão. Este ano
realiza-se na Escola Secundária Rainha Dona Leonor, nos dias 24-25 de novembro.
Contamos com os professores, de todos os ciclos de ensino, que pretendam partilhar experiência (2023/11/24 - 2023/11/25)
Encontro
|
|
2018/08 - 2023/08 | International Organization for Science and Technology Education (IOSTE) Board é uma organização internacional que promove o ensino da ciência e da tecnologia em diferentes contextos e níveis de ensino, fomentando a investigação e a colaboração entre educadores e investigadores da área. A sede da organização não tem ainda residência fixa. Teresa Conceição representou os doutorandos dos países do Mediterrâneo do IOSTE (2018/08 - 2023/02) | |
2023/06/03 - 2023/06/03 | O II Seminário Nacional Educação STEM, promovido pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, é um evento anual de
um dia dedicado à divulgação de investigação e práticas inovadoras na educação em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática
(STEM). AO Seminário inclui conferências plenárias, painéis de discussão e sessões paralelas, reunindo investigadores, professores
e associações profissionais para debater a integração e promoção da educação STEM em Portugal (2023/06/03 - 2023/06/03)
Seminário
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2022/06 - 2022/06 | O InTEIP 2022 foi um evento centrado no tema "A Escola Pós-Pandemia: Como Estão os Alunos a Regressar?". O objetivo principal
foi analisar e debater os desafios e as estratégias adotadas pelas escolas e comunidades educativas no processo de retorno
às atividades presenciais após o período de ensino remoto imposto pelo COVID-19. O evento reuniu investigadores, educadores
e gestores escolares para partilhar experiências, refletir sobre as práticas implementada e propor soluções que promovam uma
reintegração eficaz dos alunos no ambiente escolar. (2022/07 - 2022/07)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2021/11/26 - 2021/11/27 | IX Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química, marca o retorno das atividades da Divisão a um regime presencial.
Neste novo normal a Comissão Organizadora decidiu privilegiar exatamente a “Química 4.0 Educar e Comunicar para a Inclusão
e Literacia(s)” como tema central do encontro, visando dotar os professores de conhecimentos direcionados à integração dos
vários saberes, nomeadamente através da utilização de tecnologias digitais no ensino da química. A transição digital como
fator de promoção da inclusão será um dos temas do Encontro (2021/11/26 - 2021/11/27)
Encontro
|
Sociedade Portuguesa de Química, Portugal |
2021/07/17 - 2021/07/17 | A primeira Conferência Nacional Educação STEM ocorreu em 17 de julho de 2021, no âmbito do projeto GoSTEM, inserida no projeto
3C4Life. As sessões incluíram conferências plenárias, painéis de discussão e sessões paralelas, reunindo investigadores, professores
e associações profissionais para debater a integração e promoção da educação STEM em Portugal. (2021/07/17 - 2021/07/17)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2020/09/02 - 2020/09/05 | O objetivo principal foi promover a partilha do conhecimento atual em Física através de sessões plenárias, sessões paralelas
e apresentações de pósteres. As áreas científicas abrangidas incluíram Astronomia e Astrofísica, Educação, Física Aplicada
à Engenharia e à Empresa, Física Atómica e Molecular, Física da Matéria Condensada, Física Médica, Física Nuclear, Física
de Partículas, Física dos Plasmas, Geofísica, Oceanografia e Meteorologia, História da Física, Óptica e Lasers.
FISICA2020.SPF.PT (2020/09/02 - 2020/09/05)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Sociedade Portuguesa de Física, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/07/10 - 2024/07/12 | O XIII Congresso Ibero-americano de Docência Universitária (CIDU) ocorreu de 10 a 12 de julho de 2024 no Instituto de Educação
da Universidade de Lisboa, centrando-se no tema "Novos Ambientes de Aprendizagem e Novas Relações com o Conhecimento". Este
evento reuniu professores e investigadores de diversos países europeus e latino-americanos para discutir desafios e inovações
no ensino superior.
Congresso
|
Novos Ambientes de Aprendizagem e Novas Relações com o Conhecimento
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023/02/17 - 2023/02/17 | No Seminário sobre Estudos de Aula na Formação Inicial de Professores, realizado online em 17 de fevereiro de 2023, Mónica
Baptista e Teresa Conceição participaram com uma apresentação focada no uso do Lesson Study na formação de professores de
Física e Química. O trabalho discutiu como esta abordagem colaborativa promove o desenvolvimento profissional inicial de professores
, incentivando a reflexão sobre a prática pedagógica e a melhoria das estratégias de ensino das ciências centradas no aluno
Seminário
|
Seminário sobre Estudos de Aula na Formação Inicial de Professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2023/02/17 - 2023/02/17 | No Seminário sobre Estudos de Aula na Formação Inicial de Professores (17 de fevereiro de 2023), Teresa Conceição e Micaela
Martins moderaram o 2.º Painel: Estudos de Aula na Formação de Professores do Ensino Secundário. O painel reuniu especialistas
para discutir o impacto dos Estudos de Aula na formação de futuros professores, destacando a colaboração, a reflexão pedagógica
e a melhoria das práticas de ensino nas disciplinas científicas.
Seminário
|
Seminário sobre Estudos de Aula na Formação Inicial de Professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019/08/26 - 2019/08/30 | A ESERA 2019 reuniu investigadores e educadores na área da educação em ciências para discutir desafios contemporâneos e partilhar
avanços na investigação científica (moderadora).
Congresso
|
Alma Mater Studiorum – Università di Bologna, Itália
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/07/15 | Natureza do conhecimento científico e aprendizagens dos alunos do 7.º ano no tópico "Materiais" através de tarefas de investigação
Orientador
|
Neuza Catarina Rocha Gonçalves Cardoso (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2024 | Educação em Ciências no Pré-Escolar – Contributos de um Programa de Formação
Vogal
|
Luís Filipe Vaz das Neves (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2024 | Progressão das aprendizagens dos alunos sobre a propagação do som no ar
Arguente
|
João Paulo de Castro Costa (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2024 | Explicações Científicas na Aprendizagem da Termodinâmica: Um trabalho com alunos do 11º ano
Presidente do júri
|
Ana Teresa Mota (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2024 | STEM no ensino dos Materiais. Um estudo com alunos do 7.º ano
Presidente do júri
|
Marta Miranda (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | Sisyphus | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
2023 - Atual | Educación Química | Universidad Nacional Autónoma de México |
2022 - Atual | APEduC Revista - Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) |
2019 - 2020 | American Educational Research Association (AERA) |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2023/11/25 - 2023/11/25 | O X Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química (XDEDQ) subordinado ao tema “Ensino da Química em contextos STEAM.
No trilho da inclusão, em todos os ciclos de ensino” tem como objetivo discutir o ensino e a aprendizagem da Química integrados
nas áreas STEAM (Science, Technology, Engeneering, Art e Mathematics), adotando abordagens que promovam a inclusão. Contamos
com os professores, de todos os ciclos de ensino, que pretendam partilhar experiência
Avaliador
|
Sociedade Portuguesa de Química, Portugal | Sociedade Portuguesa de Química |
2021 - 2023 | De 2021 a 2023 exerceu a função de presidente da Divisão de Ensino e Divulgação da Química da Sociedade Portuguesa de Química
Presidente
|
Sociedade Portuguesa de Química, Portugal | Sociedade Portuguesa de Química |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Perita Externa do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Coord. Estela Costa) ao abrigo do Programa TEIP (DGE) no Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette | |
2022 - Atual | Guião de autor para videografias e recursos de apoio às escolas e aos professores sobre os temas “Ensino por Investigação”, “Abordagem pedagógicas de Role Play”, “Trabalho de Projeto”. DGE/MEC | |
2018 - 2019 | Após o sucesso de duas ações de formação utilizando o modelo de Estudo de Aula (Lesson Study)—uma com uma turma de ciências e outra com uma de matemática—numa escola do concelho de Oeiras, a câmara municipal solicitou-nos um parecer sobre este modelo de desenvolvimento profissional docente adaptado à realidade portuguesa. | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023 - Atual | Educação STEAM | Mestrado em Ensino | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2023 - Atual | Seminário Temático - Doutoramento em Educação Didática das Ciências | Doutoramento em Educação | |
2022 - Atual | Metodologia do Ensino da Química | Mestrado em Ensino de Física e Química | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2022 - Atual | Iniciação à Prática Profissional IV | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal | |
2022 - Atual | Educação STEAM de opção (Regente) | Mestrado em Ensino de Física e Química (Mestrado) | |
2018 - Atual | Didática da Física e da Química I e II | (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2017 - Atual | Iniciação à Prática Profissional III | (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2017 - Atual | Seminário de Didática da Física e da Química | (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2023 - 2024 | Práticas Inovadoras em Educação STEAM | Pós-Graduação Educação STEAM | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2022 - 2023 | Design e Projeto na Educação STEAM | Educação STEAM (Pós-Graduação) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2022 - 2023 | Práticas Pedagógicas Inovadoras STEAM (regente) | Curso Pós-Graduado de Especialização em Educação STEAM (Pós-Graduação) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2017 - 2021 | Metodologia do Ensino da Física | (Mestrado) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2018/08 - Atual | International Organization for Science and Technology Education (IOSTE) | Representation of PhD students from Mediterranean countries |
2013 - 2022 | International Organization for Science and Technology Education IOSTE Board. Esta organização internacional promove o ensino da ciência e da tecnologia em diferentes contextos e níveis de ensino, fomentando a investigação e a colaboração entre educadores e investigadores da área. | Representante dos doutorados do IOSTE Board (representação dos países do Mediterrâneo) |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - Atual | O Grupo de Didática da UIDEF (Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação) do Instituto de Educação da
Universidade de Lisboa dedica-se à investigação e desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras em diversas áreas do
conhecimento. Este grupo foca-se na formação de professores e na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, promovendo
abordagens interdisciplinares e metodologias ativas que respondam aos desafios educativos contemporâneos.
Membro
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2025/09/11 - 2025/09/13 | XXI ENEC e VII SIEC criaram um espaço de reflexão e diálogo sobre o papel da educação em ciências face às transformações tecnológicas e sociais atuais. O programa incluiu conferências plenárias, comunicações orais, sessões de pósteres e workshops, abordando tópicos como a integração de tecnologias emergentes no ensino das ciências, inovação pedagógica e formação de professores para enfrentar os desafios da era digital. | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2025/05/08 - 2025/05/09 | ETE 2025 International Conference on STEM Teacher Education: 21st Century Challenges visa reunir educadores, investigadores
e formuladores de políticas para discutir os desafios contemporâneos na formação de professores em áreas STEM. A conferência
abordará quatro temas principais: Diversidade nas salas de aula STEM, Educação STEM na era digital, Interdisciplinaridade
na educação STEM e Sustentabilidade e educação STEM. O programa incluirá palestras plenárias, workshops práticos e oportunidades
de networking.
Membro
|
Universidade de Nicósia, Limassol, Chipre |
2020 - 2023 | Presidente da Divisão de Ensino e Divulgação da Química da Sociedade Portuguesa de Química | Sociedade Portuguesa de Química, Portugal |
2015 - 2017 | Fórum de Jovens Investigadores teve como objetivo proporcionar um espaço de reflexão e discussão sobre ID em curso, no âmbito
de mestrados, doutoramentos e pós-doutoramentos, abrangendo diversas áreas das Ciências da Educação. Durante o fórum, os participantes
tiveram a oportunidade de apresentar e debater os seus trabalhos, promovendo a partilha de conhecimentos e experiências entre
jovens investigadores. O evento incluiu sessões de apresentação de trabalhos e workshops de investigação, destinados a aprofundar
metodologias e práticas científicas.
Membro
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
Distinções
Prémio
2018 | Best Paper |
Outra distinção
2022 | Distinção e Louvor
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|