???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Teresa Maldonado Covas de Sousa Conceição

Nomes de citação

  • Conceição, T.

Identificadores de autor

Ciência ID
0A10-CF05-9D3A
ORCID iD
0000-0002-5893-5509

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
Formação
Grau Classificação
2022/02/16
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática das Ciências
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Distinção e louvor por unanimidade
2013
Concluído
Educação (Mestrado)
Especialização em Área de especialização: Didática das Ciências
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Tarefas de investigação sobre os temas Água, Terra, Ar e Fogo : um estudo com alunos dos percursos alternativos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2024/09/24 - 2027/08/31 The Lesson Study in Future Teacher Education (LIFT)
Investigador
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Stichting Christelijke Hogeschool Windesheim
Em curso
2019/03/01 - 2023/02/28 Abordagem STEM e sua influência nas aprendizagens de Física, interesse e motivação
PTDC/CED-EDG/31480/2017
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

FCiênciasID Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal

Universidade do Porto, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Ueno, Y., Baptista, M., Conceição, T., Galvão, C. (2018). "A new module based on Parsel stages: For PET bottles, is recy; Ueno, Y.; Baptista, M.; Conceição, T.; Galvão, C.. "A new module based on Parsel stages: For PET bottles, is recycling all we need to do?", Boletim da Universidade de Waseda., 2018
Artigo em conferência
  1. Conceição, T.; Baptista, M.; Ponte, J.P.. "Lesson study as a process for developing the pedagogical content knowledge of pre-service physics and chemistry teachers". Trabalho apresentado em 3rd International Baltic Symposium on Science and Technology Education. Current Challenges and possible solutions, 2019.
  2. Conceição, T.; Baptista, M.. "Tarefas de investigação na promoção do ativismo social". Trabalho apresentado em XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação, 2016.
  3. Conceição, T.; Baptista, M.; Freire, S.. "O contexto colaborativo e reflexivo como promotor do desenvolvimento profissional: uma investigação na própria prática". Trabalho apresentado em XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação, 2016.
Artigo em revista
  1. Baptista, M. (0000-0003-1609-5764); Conceição, T.; Filipe, J. (0009-0004-5386-9639). "Lesson study enhancing pre-service teachers’ learning in STEM education". International Journal for Lesson & Learning Studies 14 1 (2025): 41-54. https://doi.org/10.1108/ijlls-08-2024-0172.
    Publicado • 10.1108/ijlls-08-2024-0172
  2. Conceição, T.; Lourenço, A. (0000-0001-8935-9578); Costa, C.(0000-0003-4222-4734). "KIT ELETRÓNICO ECOBUILD DA MEDIÇÃO DA CONDUTIVIDADE TÉRMICA ATÉ ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS". APEduC Revista - Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia 5 2 (2024): https://doi.org/10.58152/APEduCJournal.566.
    Publicado
  3. João Paulo Costa; Mónica Baptista; Amanda Amantes; Teresa Conceição. "Validation of a learning progression for sound propagation in air". Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education (2024): https://doi.org/10.29333/ejmste/14704.
    10.29333/ejmste/14704
  4. Filipe, Josina; Baptista, Mónica; Conceição, Teresa. "Integrated STEAM Education for Students’ Creativity Development". Education Sciences 14 6 (2024): 676. https://doi.org/10.3390/educsci14060676.
    10.3390/educsci14060676
  5. João Paulo Costa; Mónica Baptista; Teresa Conceição; Paulo Maurício. "Construct map development for the propagation of sound in the air". Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education (2023): https://doi.org/10.29333/ejmste/13510.
    10.29333/ejmste/13510
  6. Teresa Conceição; Mónica Baptista; João Pedro da Ponte. "Examining Pre-service Science Teachers’ Pedagogical Content Knowledge Through Lesson Study". Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education (2021): https://doi.org/10.29333/ejmste/11442.
    10.29333/ejmste/11442
  7. Teresa Conceição; Mónica Baptista; João Pedro Ponte; Conceição, T., Baptista, M., & Ponte, J. P. (2017). Lesson Study as a means to change secondary preservice physics teach. "Lesson Study as a Means to Change Secondary Preservice Physics Teachers’ Practice in the Use of Multiple Representations in Teaching". Education Sciences 11 12 (2021): 791-791. https://doi.org/10.3390/educsci11120791.
    10.3390/educsci11120791
  8. Conceição, T.; Baptista, M.; Ponte, J. P.. "Mudanças de práticas de futuros professores de física e química sobre o uso de representações científicas num estudo de aula". Indagatio Didactica 13 1 (2021): 91-103. https://doi.org/10.34624/id.v13i1.23864.
    Publicado
  9. Monica Baptista; Iva Martins; Teresa Conceição; Carolina Pipitone. "Desarrollo de las estructuras cognitivas del alumnado sobre el aire mediante actividades de investigación". Revista eureka sobre enseñanza y divulgación de las ciencias (2020): https://doi.org/10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2020.v17.i2.2301.
    10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2020.v17.i2.2301
  10. Conceição, T.; Baptista, M.; Ponte, J. P.; Teresa Conceição; Mónica Baptista; João Pedro Da Ponte. "Lesson study in initial teacher education to stimulate the pedagogical content knowledge on the topic of speed of sound". Acta Scientiae 22 2 (2020): https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.5315.
    Acesso aberto • No prelo • 10.17648/acta.scientiae.5315
  11. 27. Baptista, M., Conceição, T., & Ponte, J.P. (2020). Estudo de aula como facilitador de aprendizagens de futuros profe. "Estudo de aula como facilitador de aprendizagens de futuros professores de física e química sobre o uso de múltiplas representações". APEduC Revista - Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia 1 1 (2020): 41-54. https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/34/3.
    Acesso aberto • Publicado
  12. Conceição, Teresa; Baptista, Mónica; Reis, Pedro. "La contaminación de los recursos hídricos como punto de partida para el activismo socio-científico". (2019): http://hdl.handle.net/10451/36226.
    10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2019.v16.i1.1502
  13. Mónica Baptista; Iva Martins; Teresa Conceição; Pedro Reis; Baptista, M.; Martins, I.; Conceição, T.. "Multiple representations in the development of students’ cognitive structures about the saponification reaction". Chemistry Education Research and Practice (2019): https://doi.org/10.1039/C9RP00018F.
    10.1039/C9RP00018F
  14. Conceição, T.; Baptista, M.; da Ponte, J.P.; Conceição, Teresa; Baptista, Mónica; Ponte, João Pedro da. "Lesson study as a trigger for preservice physics and chemistry teachers’ learning about inquiry tasks and classroom communication". International Journal for Lesson and Learning Studies 8 1 (2019): 79-96. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85059512923&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/IJLLS-11-2018-0081
  15. Conceição, Teresa; Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Baptista, Mónica; Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; da Ponte, João Pedro; Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. "O contributo do estudo de aula na formação inicial de professores de física e química para o uso de múltiplas representações no ensino da física". (2018): http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/11517.
  16. Conceição, Teresa; Baptista, Mónica. "A ação coletiva no ensino das ciências: discussão em torno das questões socio-científicas e socio-ambientais". (2016): https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8768.
  17. Conceição, Teresa; Baptista, Mónica; Ponte, João Pedro da. "As aprendizagens profissionais de futuros professores de Física e Química num estudo de aula". (2016): http://hdl.handle.net/10451/24731.
Capítulo de livro
  1. Baptista, M. & Conceição, T. (2020). Formação de professores de física. Um exemplo do contexto português. In A. Shigunov. "Formação de professores de física. Um exemplo do contexto português". In A formação de professores de Física em discussão: passado, presente e futuro, 123-140. Itapetininga: Edições Hipótese, 2020.
    Publicado
  2. Baptista, M., Martins, I., & Conceição, T. (2020). STEM Integration: Evidences of Students' Learning. In P. J., Hendrick; Baptista, M.; Martins, I.; Conceição, T.. "STEM Integration: Evidences of Students' Learning". In Science Teaching and Learning: Practices, Implementation and Challenges, 1-26. Nova Iorque, Estados Unidos: NY: Nova Science Publishers, Inc., 2020.
    Publicado • 10.4324/9780429054976-6
  3. Baptista, M.; Conceição, T.; 3. Baptista, M., & Conceição, T. (2017). Ensino da Física no 3.º ciclo da educação básica. In Feliciano H. V. (Coord.),. "Ensino da Física no 3.º ciclo da educação básica". In O ensino como fator de envolvimento numa escola para todos, 185-211. Lisboa, Portugal: Climepsi, 2017.
    Publicado
  4. Conceição, Maria; 4. Conceição, T., Baptista, M., & Freire, S. (2017). Investigação na própria prática como promotora do desenvolvimento p. "Investigação na própria prática como promotora do desenvolvimento profissional de uma professora de física e química". In Supervisão, Liderança e Inclusão. Ramada, Portugal: Edições Pedago, Lda., 2017.
    Publicado
  5. 5. Galvão, C., Baptista, M., & Conceição, T. (2017). International Science Education Projects for Context-Based Learning; Galvão, C.; Baptista, M.; Conceição, T.. "International Science Education Projects for Context-Based Learning". In Contextualizing teaching to improve learning. The case of science and geography, 201-222. Nova Iorque, Estados Unidos: NY: Nova Science Publishers, Inc, 2017.
    Publicado
Livro
  1. Baptista, M.; Martins, I.; Neto, M.; Freire, S.; Conceição, T.. Promoção do sucesso escolar no ensino das ciências. Um estudo piloto. 2018.
Recurso online
  1. Conceição, T., Silva, A., & Baptista, M. (2023). Eletricidade. In M. Baptista (Coord.), Recursos STEM para a aprendizage. Conceição, T., Silva, A., & Baptista, M. (2023). Eletricidade. In M. Baptista (Coord.), Recursos STEM para a aprendizagem dos alunos (pp. 9-29). REDESCOLA - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2023.
Relatório
  1. Baptista, M.; Freire, S.; Conceição, T.; Neto, M.; Martins, I.; Baptista, Mónica; Sofia Freire ; Conceição, T.. 2018. Relatório científico ‘Promoção do sucesso escolar no ensino das ciências. Um estudo piloto’. Programa Nacional da Promoção do Sucesso Escolar.
Tese / Dissertação
  1. Conceição, Maria Teresa Maldonado Covas de Sousa. "Estudos de aula no desenvolvimento do conhecimento pedagógico de conteúdo (PCK) de futuros professores de física e química". Doutoramento, 2022. http://hdl.handle.net/10451/54670.
  2. Conceição, Maria Teresa Maldonado Covas de Sousa, 1963-. "Tarefas de investigação sobre os temas Água, Terra, Ar e Fogo : um estudo com alunos dos percursos alternativos". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10451/9983.

Outros

Outra produção
  1. Eletricidade - Recursos STEM para a aprendizagem dos alunos. Lisboa: REDESCOLA- Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.. 2023. Conceição, T.; Silva, A.; Baptista, M..
  2. Teachers conceptions during a STEM professional development program. Comunicação oral no "XX IOSTE International Symposium, 2022". 2022. VON STEIN, T.; Baptista, M.; Conceição, T.; Martins, I.. https://ioste2022.com/.
  3. Lesson Study as a professional development process of preservice physics and chemistry teachers. Este artigo, apresentado na EDULEARN18, explora o uso do Lesson Study como um modelo de desenvolvimento profissional para professores em formação nas áreas de Física e Química. O estudo investiga como a participação no Lesson Study pode aprimorar o conhecimento pedagógico de conteúdo dos futuros docentes, promovendo práticas de ensino mais eficazes, reflexivas e colaborativas, centradas no aluno.. 2019. Conceição, T., Baptista, M., & Ponte, J. P. (2019). Lesson Study as a professional development process of preservice phy. https://doi.org/10.21125/edulearn.2018.1234.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/11 Alves, R., Baptista, M., & Conceição, T. (novembro, 2024). Enhancing design thinking through I-STEM . Comunicação oral apresentada no XXI IOSTE International Symposium. Samarahan: Universiti Teknologi MARA, Sarawak Branch, Samarahan Institute of Teacher Education., Batu Lintang Campus, Kuching Institute of Teacher Education, Tun Abdul Razak Campus XXI IOSTE International Symposium
Universiti Teknologi MARA, Sarawak Branch, Samarahan Institute of Teacher Education., Batu Lintang Campus, Kuching Institute of Teacher Education, Tun Abdul Razak Campus (Samarahan, Malásia)
2024/11 Integrated STEAM Educationfor Student’s Creativity Development XXI International Organisation for Science and Technology Education Symposium, 2024
IOSTE (Sarawak, Malásia)
2024/03 Alves, R., Baptista, M., & Conceição, T. (março, 2024). Machine Learning in creating models for more efficient waste separation. Comunicação oral apresentada no IEMC 2024 - Encontro Internacional de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências. Escola Superior de Educação de Santarém Encontro Internacional de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências.
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
2024/02 Baptista, M., Conceição, T., & Filipe, J. (2024, fevereiro). Estudo de aula como modelo formativo na Educação STEM. Um estudo com futuros professores de Física e Química. Seminário Estudos de Aula na Formação Inicial de Professores. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Estudo de aula como modelo formativo na Educação STEM. Um estudo com futuros professores de Física e Química
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2024/01 Alves, R., Baptista, M., & Conceição, T. (janeiro, 2024). The new technology to study climate changes XX ENEC / VI ISSE. Comunicação oral apresentada no VI International Seminar on Science Education. Covilhã. Faculdade de Ciências da UBI e APEduC Associação Portuguesa de Educação em Ciências VI International Seminar on Science Education.
Faculdade de Ciências da UBI e APEduC Associação Portuguesa de Educação em Ciências (Covilhã, Portugal)
2024/01 Navegando sobre as barreiras (In)visíveis da Educação STEAM: Um Estudo com Alunos do 10°. Ano na Aprendizagem da “Energia e a sua Conservação” XX Encontro Nacional de Educação em Ciências VI International Seminar of Science Education
Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade da Beira Interior (UBI) e pela Associação Portuguesa de Educação em Ciências (APEduC). Anfiteatro das sessões solenes - Polo I da UBI (Covilhã, Portugal)
2022/07 Teachers’ conceptions during a STEM professional development program XXI IOSTE International Symposium
2022 Baptista, M., Conceição, T., Martins, I., von Stein, Teresa (julho, 2022). Teachers’ conceptions during a STEM professional development program. Comunicação oral a apresentar no XX IOSTE International Symposium.
2020/11/05 2. Conceição, T., Baptista, M & Ponte, J.P. (5 a 7 novembro, 2020). Mudanças de práticas de futuros professores de Física e Química sobre o uso de representações científicas num estudo de aula. (5 a 7). Comunicação oral apresentada em A voz dos professores de Ciências e Tecnologias (VPCT 2020). Vila Real: UTAD
(Vila Real, Portugal)
2020 Conceição, T., Baptista, M & Ponte, J.P. (2020). The Use of Multiple Representations in the Practices of Science Pre-service Teachers Engaged in a Lesson Study. International Organization for Science and Technology Education (IOSTE 2020 online). Korea: Kyungpook National University, Daegu.
2020 Martins, I., Baptista, M. & Conceição, T. (10 a 12 setembro de 2020). Desenvolvimento do PCK de professores num tópico específico de Física, através de uma ação de formação na área STEM. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE). Liberdade, Equidade e Emancipação. Porto: SPCE.
2020 Baptista, M., Martins, I., Silva, M.C., Conceição, T. & Pipitone, C. (10 a 12 setembro de 2020). Ensino por Investigação como meio para o desenvolvimento de estruturas cognitivas de alunos do 1.º Ciclo sobre o Ar. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE). Liberdade, Equidade e Emancipação. Porto: SPCE. (Comunicação oral)
2019/11 Desenvolvimento das estruturas cognitivas dos alunos sobre o ar através de tarefas de investigação. II Encontro do Ensino e Divulgação da Química
Sociedade Portuguesa de Química (Coimbra, Portugal)
2019/09 O modelo do estudo de aula para as aprendizagens profissionais sobre o uso de múltiplas representações nas aulas de física XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVIII ENEC)
II Seminário Internacional de Educação em Ciências (II SIEC), Porto, Portugal (Porto, Portugal)
2019/06 Conceição, T., Baptista, M., & Ponte, J. P. (junho, 2019). Lesson study as a process for developing the pedagogical content knowledge of pre-service physics and chemistry teachers. Comunicação oral apresentada no 3rd International Baltic Symposium on Science and Technology Education. Current Challenges and possible solutions. Siauliai: Siauliai University, Faculty of Education Science and Social Welfare.
2019 Martins, I., Baptista, M., Conceição, T., & Reis, P. (novembro, 2019). Reação de Saponificação: Benefícios do uso de multirepresentações para o desenvolvimento das estruturas cognitivas dos alunos. Comunicação oral apresentada no II Encontro do Ensino e Divulgação da Química. Coimbra: Sociedade Portuguesa de Química.
2019 Baptista, M., Freire, S., Conceição, T., & Martins, I. (setembro, 2019). O STEM no desenvolvimento das aprendizagens de ciências dos alunos. Comunicação oral apresentada no XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVIII ENEC) | II Seminário Internacional de Educação em Ciências (II SIEC). Porto: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
2019 Conceição, T., Baptista, M. & Ponte, J. P. (setembro, 2019). O modelo do estudo de aula para as aprendizagens profissionais sobre o uso de múltiplas representações nas aulas de física. Comunicação oral apresentada no XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVIII ENEC) | II Seminário Internacional de Educação em Ciências (II SIEC). Porto: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
2019 Baptista, M., Conceição, T., & Ponte, J. P. (setembro, 2019). Preservice Physics and Chemistry teachers’ learning about inquiry during a lesson study. Comunicação oral apresentada na 13th ESERA’19 conference. Bolonha: Palazzo dei congressi.
2019 Conceição, T., Baptista, M., & Ponte, J. P. (setembro, 2019). Lesson study as a professional development model to promote pre-service Physics and Chemistry teachers’ learning about multiple representations. Comunicação oral apresentada na 13th ESERA’19 conference. Bolonha: Palazzo dei congressi.
2019 Freire, S., Baptista, M., Conceição, T., & Martins, I. (julho, 2019). Contributo de uma abordagem STEM para as aprendizagens de ciências dos alunos. Comunicação oral apresentada no III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (IIICIEAE). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
2019 Baptista, M., Martins, I., Conceição, T., & Reis, P. (julho, 2019). Múltiplas representações no desenvolvimento da estrutura cognitiva dos alunos sobre a reação de saponificação. Comunicação oral apresentada no III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (IIICIEAE). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
2019 Baptista, M., Martins, I., & Conceição, T. (junho, 2019). Multiple representations in development of students’ cognitive structures about the saponification reaction. Comunicação oral apresentada no 3rd International Baltic Symposium on Science and Technology Education. Current Challenges and possible solutions. Siauliai: Siauliai University, Faculty of Education Science and Social Welfare.
2019 Baptista, M.; Freire, S., Martins, Iva, Neto, M., & Conceição, T. (abril, 2019). Benefits of STEM integration to students' science learning. Comunicação poster apresentado na ATEE Winter Conference “Science and Mathematics Education in the 21st century”. Braga: Universidade do Minho.
2018/11 Avaliação das Aprendizagens em Química. conferência plenária no VII Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química conferência plenária no VII Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química
Escola Secundária Almeida Garret. Vila Nova de Gaia (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2018 Conceição, T., Baptista, M., & Ponte, J. P. (novembro, 2018). Contribution of lesson study for preservice physics and chemistry teachers’ learning about the use of multiple representations in physics teaching. Comunicação em poster apresentada no WALS 2018. Pequim: Universidade Normal de Pequim.
2014/08 Teacher’s reflections when their own practice is researching in a collaborative context ATEE Annual Conference 2014
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2014/03 A ação coletiva no ensino das ciências: discussão em torno das questões socio-científicas e socio-ambientais XV Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVIII)
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2013/11 Capacitação de Professores e Alunos para a Ação Sociopolítica sobre Problemáticas Sócio-Ambientais e Sócio-Científicas Capacitação de Professores e Alunos para a Ação Sociopolítica sobre Problemáticas Sócio-Ambientais e Sócio-Científicas-III Conferência Internacional CIDAAS "Cidadania e boa governança. Redução da pobreza e projetos EDS. Educar em transição – somos todos parceiros
Pavilhão do Conhecimento em Lisboa (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024 - Atual Educação STEM e os seus contributos para a motivação dos alunos pelas aulas de ciência e para as suas aprendizagens
Coorientador de Ana Rita Távora Alves
Programa de doutoramento em Didática das Ciências (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2024 - Atual O Estudo de Aula com tarefas STEM e o Desenvolvimento Profissional de Professores de Ciências Naturais e Físico-Química
Orientador
CURSO EM INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2024 - Atual Ensino por investigação para as aprendizagens de Química, numa componente curricular, sem aulas experimentais, de estudantes do curso de Nutrição (provisório)
Orientador
Educação na especialidade em didática das ciências (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2024 - 2024 Natureza do conhecimento científico e aprendizagens dos alunos do 7.º ano no tópico "Materiais" através de tarefas de investigação
Orientador de Neuza Catarina Rocha Gonçalves Cardoso
Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioEnsino da Física e da Química (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/02 - Atual Moderadora de uma sessão “Seminário sobre Estudos de Aula na Formação Inicial de Professores”. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (2023/02)
Seminário
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2024/07 - 2024/07 Este evento reuniu professores e investigadores de países europeus e latino-americanos para discutir desafios e inovações no ensino superior. O programa científico incluiu conferências, mesas-redondas e sessões paralelas, abordando temas como formação pedagógica, políticas de ensino superior, inovação pedagógica, ensino digital e inclusão educativa. Destacaram-se palestras de especialistas, como A.Nóvoa, I.Fernández e F.Ramirez. Proporcionou um intercâmbio de ideias e experiências, promovendo sinergias institucionais e pessoais em torno da pedagogia (2024/07 - 2024/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2024/06/22 - 2024/06/22 O Seminário Nacional Educação STEM é um evento promovido pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, com o objetivo de divulgar resultados de investigação e práticas inovadoras na educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A primeira edição ocorreu em 2023, inserida no projeto 3C4Life, e incluiu conferências plenárias, sessões de apresentação e workshops, reunindo investigadores, professores e associações profissionais para discutir e refletir sobre a integração e promoção da educação STEM em Portugal. (2024/06/22 - 2024/06/22)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2023/11/24 - 2023/11/25 X Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química é um evento promovido pela S.P.Q. que ocorreu na Escola Secundária Rainha D. Leonor, em Lisboa. Com o tema "Ensino da Química em contextos STEAM: No trilho da inclusão, em todos os ciclos de ensino", o encontro visou discutir a integração da Química nas áreas STEAM , adotando abordagens inclusivas em todos os níveis de ensino. O evento é direcionado a professores de todos os ciclos de ensino, incentivando a partilha de experiências e boas práticas para fortalecer o ensino da Química (2023/11/24 - 2023/11/25)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
Sociedade Portuguesa de Química, Portugal
2023/11/24 - 2023/11/24 O X Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química (XDEDQ) subordinado ao tema “Ensino da Química em contextos STEAM. No trilho da inclusão, em todos os ciclos de ensino” tem como objetivo discutir o ensino e a aprendizagem da Química integrados nas áreas STEAM (Science, Technology, Engeneering, Art e Mathematics), adotando abordagens que promovam a inclusão. Este ano realiza-se na Escola Secundária Rainha Dona Leonor, nos dias 24-25 de novembro. Contamos com os professores, de todos os ciclos de ensino, que pretendam partilhar experiência (2023/11/24 - 2023/11/25)
Encontro
2018/08 - 2023/08 International Organization for Science and Technology Education (IOSTE) Board é uma organização internacional que promove o ensino da ciência e da tecnologia em diferentes contextos e níveis de ensino, fomentando a investigação e a colaboração entre educadores e investigadores da área. A sede da organização não tem ainda residência fixa. Teresa Conceição representou os doutorandos dos países do Mediterrâneo do IOSTE (2018/08 - 2023/02)
2023/06/03 - 2023/06/03 O II Seminário Nacional Educação STEM, promovido pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, é um evento anual de um dia dedicado à divulgação de investigação e práticas inovadoras na educação em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). AO Seminário inclui conferências plenárias, painéis de discussão e sessões paralelas, reunindo investigadores, professores e associações profissionais para debater a integração e promoção da educação STEM em Portugal (2023/06/03 - 2023/06/03)
Seminário
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2022/06 - 2022/06 O InTEIP 2022 foi um evento centrado no tema "A Escola Pós-Pandemia: Como Estão os Alunos a Regressar?". O objetivo principal foi analisar e debater os desafios e as estratégias adotadas pelas escolas e comunidades educativas no processo de retorno às atividades presenciais após o período de ensino remoto imposto pelo COVID-19. O evento reuniu investigadores, educadores e gestores escolares para partilhar experiências, refletir sobre as práticas implementada e propor soluções que promovam uma reintegração eficaz dos alunos no ambiente escolar. (2022/07 - 2022/07)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2021/11/26 - 2021/11/27 IX Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química, marca o retorno das atividades da Divisão a um regime presencial. Neste novo normal a Comissão Organizadora decidiu privilegiar exatamente a “Química 4.0 Educar e Comunicar para a Inclusão e Literacia(s)” como tema central do encontro, visando dotar os professores de conhecimentos direcionados à integração dos vários saberes, nomeadamente através da utilização de tecnologias digitais no ensino da química. A transição digital como fator de promoção da inclusão será um dos temas do Encontro (2021/11/26 - 2021/11/27)
Encontro
Sociedade Portuguesa de Química, Portugal
2021/07/17 - 2021/07/17 A primeira Conferência Nacional Educação STEM ocorreu em 17 de julho de 2021, no âmbito do projeto GoSTEM, inserida no projeto 3C4Life. As sessões incluíram conferências plenárias, painéis de discussão e sessões paralelas, reunindo investigadores, professores e associações profissionais para debater a integração e promoção da educação STEM em Portugal. (2021/07/17 - 2021/07/17)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2020/09/02 - 2020/09/05 O objetivo principal foi promover a partilha do conhecimento atual em Física através de sessões plenárias, sessões paralelas e apresentações de pósteres. As áreas científicas abrangidas incluíram Astronomia e Astrofísica, Educação, Física Aplicada à Engenharia e à Empresa, Física Atómica e Molecular, Física da Matéria Condensada, Física Médica, Física Nuclear, Física de Partículas, Física dos Plasmas, Geofísica, Oceanografia e Meteorologia, História da Física, Óptica e Lasers. FISICA2020.SPF.PT (2020/09/02 - 2020/09/05)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Sociedade Portuguesa de Física, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/07/10 - 2024/07/12 O XIII Congresso Ibero-americano de Docência Universitária (CIDU) ocorreu de 10 a 12 de julho de 2024 no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, centrando-se no tema "Novos Ambientes de Aprendizagem e Novas Relações com o Conhecimento". Este evento reuniu professores e investigadores de diversos países europeus e latino-americanos para discutir desafios e inovações no ensino superior.
Congresso
Novos Ambientes de Aprendizagem e Novas Relações com o Conhecimento
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2023/02/17 - 2023/02/17 No Seminário sobre Estudos de Aula na Formação Inicial de Professores, realizado online em 17 de fevereiro de 2023, Mónica Baptista e Teresa Conceição participaram com uma apresentação focada no uso do Lesson Study na formação de professores de Física e Química. O trabalho discutiu como esta abordagem colaborativa promove o desenvolvimento profissional inicial de professores , incentivando a reflexão sobre a prática pedagógica e a melhoria das estratégias de ensino das ciências centradas no aluno
Seminário
Seminário sobre Estudos de Aula na Formação Inicial de Professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2023/02/17 - 2023/02/17 No Seminário sobre Estudos de Aula na Formação Inicial de Professores (17 de fevereiro de 2023), Teresa Conceição e Micaela Martins moderaram o 2.º Painel: Estudos de Aula na Formação de Professores do Ensino Secundário. O painel reuniu especialistas para discutir o impacto dos Estudos de Aula na formação de futuros professores, destacando a colaboração, a reflexão pedagógica e a melhoria das práticas de ensino nas disciplinas científicas.
Seminário
Seminário sobre Estudos de Aula na Formação Inicial de Professores
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2019/08/26 - 2019/08/30 A ESERA 2019 reuniu investigadores e educadores na área da educação em ciências para discutir desafios contemporâneos e partilhar avanços na investigação científica (moderadora).
Congresso
Alma Mater Studiorum – Università di Bologna, Itália

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/07/15 Natureza do conhecimento científico e aprendizagens dos alunos do 7.º ano no tópico "Materiais" através de tarefas de investigação
Orientador
Neuza Catarina Rocha Gonçalves Cardoso (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2024 Educação em Ciências no Pré-Escolar – Contributos de um Programa de Formação
Vogal
Luís Filipe Vaz das Neves (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2024 Progressão das aprendizagens dos alunos sobre a propagação do som no ar
Arguente
João Paulo de Castro Costa (Doutoramento)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2024 Explicações Científicas na Aprendizagem da Termodinâmica: Um trabalho com alunos do 11º ano
Presidente do júri
Ana Teresa Mota (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2024 STEM no ensino dos Materiais. Um estudo com alunos do 7.º ano
Presidente do júri
Marta Miranda (Mestrado)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Sisyphus Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2023 - Atual Educación Química Universidad Nacional Autónoma de México
2022 - Atual APEduC Revista - Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
2019 - 2020 American Educational Research Association (AERA)

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2023/11/25 - 2023/11/25 O X Encontro da Divisão de Ensino e Divulgação da Química (XDEDQ) subordinado ao tema “Ensino da Química em contextos STEAM. No trilho da inclusão, em todos os ciclos de ensino” tem como objetivo discutir o ensino e a aprendizagem da Química integrados nas áreas STEAM (Science, Technology, Engeneering, Art e Mathematics), adotando abordagens que promovam a inclusão. Contamos com os professores, de todos os ciclos de ensino, que pretendam partilhar experiência
Avaliador
Sociedade Portuguesa de Química, Portugal Sociedade Portuguesa de Química
2021 - 2023 De 2021 a 2023 exerceu a função de presidente da Divisão de Ensino e Divulgação da Química da Sociedade Portuguesa de Química
Presidente
Sociedade Portuguesa de Química, Portugal Sociedade Portuguesa de Química

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022 - Atual Perita Externa do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Coord. Estela Costa) ao abrigo do Programa TEIP (DGE) no Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette
2022 - Atual Guião de autor para videografias e recursos de apoio às escolas e aos professores sobre os temas “Ensino por Investigação”, “Abordagem pedagógicas de Role Play”, “Trabalho de Projeto”. DGE/MEC
2018 - 2019 Após o sucesso de duas ações de formação utilizando o modelo de Estudo de Aula (Lesson Study)—uma com uma turma de ciências e outra com uma de matemática—numa escola do concelho de Oeiras, a câmara municipal solicitou-nos um parecer sobre este modelo de desenvolvimento profissional docente adaptado à realidade portuguesa. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023 - Atual Educação STEAM Mestrado em Ensino Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2023 - Atual Seminário Temático - Doutoramento em Educação Didática das Ciências Doutoramento em Educação
2022 - Atual Metodologia do Ensino da Química Mestrado em Ensino de Física e Química Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2022 - Atual Iniciação à Prática Profissional IV Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2022 - Atual Educação STEAM de opção (Regente) Mestrado em Ensino de Física e Química (Mestrado)
2018 - Atual Didática da Física e da Química I e II (Mestrado) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2017 - Atual Iniciação à Prática Profissional III (Mestrado) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2017 - Atual Seminário de Didática da Física e da Química (Mestrado) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2023 - 2024 Práticas Inovadoras em Educação STEAM Pós-Graduação Educação STEAM Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2022 - 2023 Design e Projeto na Educação STEAM Educação STEAM (Pós-Graduação) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2022 - 2023 Práticas Pedagógicas Inovadoras STEAM (regente) Curso Pós-Graduado de Especialização em Educação STEAM (Pós-Graduação) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2017 - 2021 Metodologia do Ensino da Física (Mestrado) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018/08 - Atual International Organization for Science and Technology Education (IOSTE) Representation of PhD students from Mediterranean countries
2013 - 2022 International Organization for Science and Technology Education IOSTE Board. Esta organização internacional promove o ensino da ciência e da tecnologia em diferentes contextos e níveis de ensino, fomentando a investigação e a colaboração entre educadores e investigadores da área. Representante dos doutorados do IOSTE Board (representação dos países do Mediterrâneo)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021 - Atual O Grupo de Didática da UIDEF (Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação) do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa dedica-se à investigação e desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras em diversas áreas do conhecimento. Este grupo foca-se na formação de professores e na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, promovendo abordagens interdisciplinares e metodologias ativas que respondam aos desafios educativos contemporâneos.
Membro
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2025/09/11 - 2025/09/13 XXI ENEC e VII SIEC criaram um espaço de reflexão e diálogo sobre o papel da educação em ciências face às transformações tecnológicas e sociais atuais. O programa incluiu conferências plenárias, comunicações orais, sessões de pósteres e workshops, abordando tópicos como a integração de tecnologias emergentes no ensino das ciências, inovação pedagógica e formação de professores para enfrentar os desafios da era digital. Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2025/05/08 - 2025/05/09 ETE 2025 International Conference on STEM Teacher Education: 21st Century Challenges visa reunir educadores, investigadores e formuladores de políticas para discutir os desafios contemporâneos na formação de professores em áreas STEM. A conferência abordará quatro temas principais: Diversidade nas salas de aula STEM, Educação STEM na era digital, Interdisciplinaridade na educação STEM e Sustentabilidade e educação STEM. O programa incluirá palestras plenárias, workshops práticos e oportunidades de networking.
Membro
Universidade de Nicósia, Limassol, Chipre
2020 - 2023 Presidente da Divisão de Ensino e Divulgação da Química da Sociedade Portuguesa de Química Sociedade Portuguesa de Química, Portugal
2015 - 2017 Fórum de Jovens Investigadores teve como objetivo proporcionar um espaço de reflexão e discussão sobre ID em curso, no âmbito de mestrados, doutoramentos e pós-doutoramentos, abrangendo diversas áreas das Ciências da Educação. Durante o fórum, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar e debater os seus trabalhos, promovendo a partilha de conhecimentos e experiências entre jovens investigadores. O evento incluiu sessões de apresentação de trabalhos e workshops de investigação, destinados a aprofundar metodologias e práticas científicas.
Membro
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Distinções

Prémio

2018 Best Paper

Outra distinção

2022 Distinção e Louvor
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal