Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Mariana de Lemos Pinto dos Santos
Nomes de citação
- Pinto dos Santos, Mariana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 071F-8344-EFEE
- ORCID iD
- 0000-0001-7289-1875
Moradas
- Instituto de História da Arte (sala 347) Colégio Almada Negreiros, Campus de Campolide, 1070-312 , Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- https://unl-pt.academia.edu/MarianaPintodosSantos (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - História da Arte
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2015/06
Concluído
|
Área Científica Historia y Teoria (Doutoramento)
Especialização em Área Científica Historia y Teoria
Universitat de Barcelona, Espanha
"Inventários, Narrativas, Fragmentos. (Im)pertinência da historiografia da arte" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Excelente cum Laude |
2001 - 2004
Concluído
|
História da Arte Contemporânea (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Vanguarda & Outras Loas — Percurso Teórico de Ernesto de Sousa " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom por unanimidade |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/02 - Atual | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal | ||
2016/09 - 2023/01 | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2019/01/01 - 2021/08/31 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
2009/03 - 2015/06 | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/02/21 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022/02/14 - 2023/07/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra Departamento de História Estudos Europeus Arqueologia e Artes, Portugal |
2018/02 - 2019/07/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2014/02 - 2015/07 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2010 - 2012 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2009/09 - 2011/07 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/03/22 - Atual | Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021/01/01 - 2022/12/01 | membro de Comissão de Aquisições de Arte Contemporânea | Governo da República Portuguesa, Portugal |
Republica Portuguesa Ministério da Cultura, Portugal | ||
2019/12/18 - 2021/12/31 | Coordenadora de Grupo de Investigação Art Theory, Historiography, Criticism | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021 - 2024 | UNVEILING THE MURAL PAINTING ART OF ALMADA NEGREIROS (1938-1956)
PTDC/ART-HIS/1370/2020
Investigador
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018/09/01 - 2022/08/31 | MODERNISMOS IBÉRICOS E O IMAGINÁRIO PRIMITIVISTA | IBERIAN MODERNISMS AND THE PRIMITIVIST IMAGINARY
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia European Union Em curso
|
2014/03/01 - 2015/05/01 | MODERNISMOS DO SUL | SOUTHERN MODERNISMS
Instituto de História da Arte, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Catálogo de exposição |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Entrada de dicionário |
|
Livro |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Artística / Interpretação
Exposição de curadoria/museu |
|
Programa de rádio / tv |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/06/15 | Almada e Ramón Gómez de la Serna: entre Vanguarda e Modernismo | Conferências Estudos Polibéricos
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2023/06 | Interactions in the Iberian avant-garde: Almada Negreiros and collaborative projects in Portugal and Spain — between avant-garde and modernism | Workshops zum Forschungskolloquium für Romanische Literaturwissenschaft und Kulturstudien mit dem Titel (Colóquio de Investigação
em Estudos Literários Românicos e Estudos Culturais)
Universidade de Leipzig (Leipzig, Alemanha)
|
2023/05/31 | Foteini Vlachou contribution to changing and innovating Portuguese Art History | 7th Art History Conference: “Suppressions, Falsifications, Reconsiderations”, Association of Greek Art Historians (EEIT)
Association of Greek Art Historians (EEIT) in collaboration with the National Gallery- Alexandros Soutsos Museum (Atenas, Grécia)
|
2023/05/20 | La (infra)representación de las mujeres en las prácticas modernistas en Portugal | CONGRESO INTERNACIONAL DESNORTADAS. TERRITORIOS DEL GÉNERO EN LA CREACIÓN ARTÍSTICA CONTEMPORÁNEA (Málaga, 25-27 de mayo de
2023)
Universidad de Málaga (Málaga, Espanha)
|
2023/05/12 | Mário Domingues e Almada Negreiros: contrastes e afinidades entre um crítico e um artista de origem africana na Lisboa dos anos 1920 | Conference Black Lisbon, 1910-1935, Newcastle University, Armstrong Building
NEWCASTLE UNIVERSITY (Newcastle, Reino Unido)
|
2023/02/03 | O século da cópia. Ver o século XX pelo código do fotográfico | Conferência Internacional Pensar o Século XX. Olhares do Século XXI, organização CEIS20, Faculdade de Letras da Universidade
de Coimbra, 1-3 Fevereiro 2023
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2022/11/10 | From avant-garde to modernism and back again: a comparison between Brasil's Semana de Arte Moderna and Portuguese avant-garde in the late 1910s/early 1920s | Online Seminar Modernism(s) in Portuguese, Department of Spanish, Portuguese and Latin American Studies
University College Cork (Cork, Irlanda)
|
2022/10/25 | "Azoteas transatlânticas" : um conto de Ramón Gómez de la Serna ilustrado por Almada Negreiros¿ | Casas de Citas IV – Arquitecturas verbais e outras antigrafías, Instituto Cervantes / CHAM NOVA FCSH /Università Ca’Foscari,
Venezia / Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Sevilla, 24-25 Outubro 2022
Instituto Cervantes / NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2022/09/14 | Almada Negreiros' work under, for and about the Portuguese dictatorship of the Estado Novo | International Conference Colours 2022: Bridging Science and Art, 14-16th September 2022
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2022/09/02 | “Paradoxes of the Global Avant-Garde: Futurism through the Lens of Primitivism” | EAM 8 – Gobalising the Avant-Garde, Lisbon, NOVA University, 1-3 September 2022
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/05/28 | "Troping the "primitive" in Portuguese narratives of modernity and colonialism | The trouble with "primitivism". Uses of the past in iberian and transatlantic modernisms, International Conference, Projecto
PIM (Modernismos Ibéricos e o Imaginário Primitivista/Iberian Modernisms and Primitivist Imaginary) (PTDC/ART-HIS/29837/2017),
26-27-28 May 2022, Lisbon, NOVA FCSH
Instituto de História da Arte da NOVA FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2022/05/20 | Reconfigurações da vanguarda no Sul da Europa: o caso Almada Negreiros | aula no Instituto Camões, Zagreb
Universidade de Zagreb (Zagreb, Croácia)
|
2022/05/19 | The constraints of writing art history in a peripheral dictatorship in the Twentieth century: José-Augusto França's master narrative in Portugal | International Conference Art history and discourse on the centre and periphery. An homage to Ljubo Karaman (1886—1971), Croatian
Society of Art Historians, 19–21 May 2022
Croatian Society of Art Historians - University of Zagreb (Zagreb, Croácia)
|
2021/12/17 | A intervenção de Almada no Comício dos Novos e a polémica com Leal da Câmara | Colóquio 1921: Novos vs SNBA, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa/ Sociedade Nacional de Belas Artes
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa/ Sociedade Nacional de Belas Artes (Lisboa, Portugal)
|
2021/12/09 | 'Feeling primitively' in the twentieth century: the case of the Benin sculptures in the Portuguese avant-garde and modernist narrative | International Conference Before Europe: The Classic Avant-Gardes in the Longue Durée
KU Leuven (Lovaina, Bélgica)
|
2021/11/20 | Metamorfoses do neorrealismo: Uma Abelha na Chuva de Carlos de Oliveira através das pinturas de Júlio Pomar | Workshop de Outono em homenagem a Carlos de Oliveira Novos Itinerários
Cátedra Carlos de Oliveira - Instituto Camões, Romanisches Seminar, Universidade de Zurique (Zurique, Suiça)
|
2021/11/06 | The fugitive symptom of civilization: the implications of 'primitivism' in Benjamin's modernity | International Walter Benjamin Society Conference — Hoffnung/Hope
Max Planck Institute for the History of Science, Berlin (Berlim, Alemanha)
|
2020/11/26 | Aula de Poesia Mundial, Casa Fernando Pessoa. «A Invenção do Dia Claro de Almada Negreiros na Biblioteca de Fernando Pessoa». | Aula de Poesia Mundial
Casa Fernando Pessoa (Lisboa, Portugal)
|
2020/10/12 | O modelo primitivista e o paradigma da civilização na narrativa portuguesa da modernidade | Midway Workshop do projecto Modernismos Ibéricos e o Imaginário Primitivista (PTDC/ART-HIS/29837/2017)
Instituto de História da Arte (Lisboa, Portugal)
|
2019/12/13 | Dreaming the past: revisiting the concept of aura after Jacques Rancière's critique of Walter Benjamin | Walter Benjamin & the Nineteenth Century Today, International conference organized by Prof Jean-Michel Gouvard, Institute
of Modern Languages Research, Senate House, Londres, 12-13 Dezembro 2019
Institute of Modern Languages, University of London, Senate House (Londres, Reino Unido)
|
2019/11/26 | “...um ramo de árvore que deita sobre nós a sua sombra” | Colóquio Paisagem sem Qualidades, organização Golgona Anghel (IELT), Silvina Rodrigues Lopes (IELT), Colégio Almada Negreiros,
sala 219
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
|
2019/05/22 | “Múltiplos, Séries e Livros - A Obra Gráfica de Júlio Pomar” | Os Mundos Possíveis da Literatura Visual de Júlio Pomar
Museu Nacional de Arte Contemporânea | Museu do Chiado (Lisboa, Portugal)
|
2019/02/09 | Objectivo: abstracção. Mais narrativas modernistas ou nuances da master narrative na história da arte em Portugal | História da Cultura em Portugal no século XX. Industrialização, massificação, mediações
Bibliteca Nacional de Portugal, Instituto de História Contemporânea (Lisboa, Portugal)
|
2018/11/30 | ¿Révolution je t'aime encore. A revolução permanente em Ernesto de Sousa | Jornada e Exposição Ernesto de Sousa: Um interventor plural no mundo das artes
FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA (LISBOA, Portugal)
|
2018/11/03 | “Palavras recortadas, histórias pintadas — intercâmbio entre o pictórico e o literário em Almada Negreiros" | Colóquio A Palavra Comprometida
Cátedra Carlos de Oliveira - Instituto Camões, Romanisches Seminar, Universidade de Zurique (Zurique, Suiça)
|
2018/10/25 | “Escrever com tesouras: a poesia-colagem de Rui Pires Cabral" | seminário Escrita e Imagem
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/09/06 | “What do the paintings on the wall have to say? Realism and modernism in the mural paintings of the artist Almada Negreiros (1893-1970)” | 6th International Conference of the European Network for Avant-Garde and Modernist Studies: Realism(s) of the Avant-Garde
and Modernism
European Network for Avant-Garde and Modernist Studies, Universidade de Münster (Münster, Alemanha)
|
2018/05/24 | A revista Intervalo | Colóquio Revistas -Voltar a Ver
Faculdade de Belas Artes de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/05/04 | “Almada e Santa Rita: pacto e provocação" | Homenagem a Santa Rita Pintor
Faculdade de Belas Artes de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/03/16 | José de Almada Negreiros: desenho em movimento | Encerramento da Exposição "José de Almada Negreiros: desenho em movimento"
Museu Nacional de Soares dos Reis (Porto, Portugal)
|
2017/11/07 | O Futurismo de Almada Negreiros: uma peça no puzzle da modernidade | Jornada Internacional Portugal Futurista e o Futurismo
Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa, Portugal)
|
2017/09/30 | “Amadeo e Almada | Amadeo vs. Almada | Amadeo visto por Almada” | Ciclo Internacional de mesas-redondas “As Cidades de Amadeo”
Museu Nacional de Soares dos Reis (Porto, Portugal)
|
2015/05/16 | Painting comics as a 'permanent commentary on the state of the arts' | Nordik 2015 — Mapping Uncharted Territories, The 11th Triannual Nordik Committee for Art History Conference
Nordik Committee for Art History Conference (Reykjavik, Islândia)
|
2015/02/21 | On Being Modern: Primitivism and ingenuity in Ernesto de Sousa and Almada Negreiros | International Conference Southern Modernisms: Critical Stances Through Regional Appropriations,
ESAP (Porto, Portugal)
|
2015 | Lanterna Mágica em Madrid | Colóquio Internacional Almada Negreiros em Madrid
Universidade Autónoma de Madrid (Madrid, Espanha)
|
2015 | Apresentação da comunicação "Modernismo segundo Almada Negreiros: o lugar da narrativa gráfica" | Almada Negreiros: un trait d'union tra arti e culture
Universidade de Pisa (Pisa, Itália)
|
2014 | South's extreme west, west's extreme south [on Almada Negreiros' Sudoeste magazine, 1935] | Southern Modernisms - October Seminar
Instituto de História da Arte (Lisboa, Portugal)
|
2014 | The Ernesto de Sousa case - building the Portuguese avant-garde | Fourth International Conference of the EAM (European Network for Avant-Garde and Modernism Studies), — Utopia
European Network for Avant-Garde and Modernism Studies (EAM) (Helsínquia, Finlândia)
|
2014 | As sete cabeças do modernismo | Colóquio Arte|Crítica|Política
Instituto de História da Arte (Lisboa )
|
2013 | Almada Negreiros: cuidar da pintura | Colóquio Internacional Almada Negreiros
IELT ; Fundação Calouste Gulbenkian; IHA (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/10 - Atual | Aqui Cáucaso, de Almada Negreiros: proposta de análise e edição genética
Coorientador de Dario Pezzella
|
Estudos Portugueses (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/09/01 - Atual | A mail art a partir de Portugal: um mapa de comunicação
Orientador de Margarida Fragueiro Cafede Moura
|
História da Arte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/04 - Atual | Deseja-se Mulher + S.O.S. = El Uno. Il teatro luso spagnolo di Almada Negreiros tra autotraduzione e filologia d’autore
Coorientador de Andrea Bianchini
|
Università degli Studi di Pisa Dipartimento di Filologia Letteratura e Linguistica, Itália
|
2020/10/01 - Atual | Linguagem da representação das trabalhadoras na arte croata e portuguesa
Orientador
|
História da Arte (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020/02/01 - 2022/02/14 | Arte, outra vez, stôr? Que seca! - o desenvolvimento da sensibilidade estética e artística no ensino da História
Coorientador
|
História - ensino (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021/02 - 2022/02/09 | Produção Artística em Rede: a Mail Art de Ernesto De Sousa
Orientador
|
História da Arte (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/12/15 - 2022/12/17 | III International Conference of CEMS –Center for European Modernism Studies, The Materiality of Modernisms (15-17 Dezembro
2022), NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros (2022/12/15 - 2022/12/17)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, Portugal |
2021/09/26 - 2022/05/28 | Organização da Conferência Final do projecto PIM (Modernismos Ibéricos e o Imaginário Primitivista/Iberian Modernisms and
Primitivist Imaginary) (PTDC/ART-HIS/29837/2017): The Trouble with Primitivism. Uses of the past in Iberian and transatlantic
modernisms (2022/05/26 - 2022/05/28)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal Projecto PIM (PTDC/ART-HIS/29837/2017), Portugal |
2021/01/05 - 2021/06/02 | Organização do colóquio Centenário de Ernesto de Sousa, Auditório 3, Fundação Calouste Gulbenkian, 2 de Junho de 2021 (2021/06/02 - 2021/06/02)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal Projecto PIM (PTDC/ART-HIS/29837/2017), Portugal Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2020/10/12 - 2020/10/13 | Midway Workshop do projecto PIM (Modernismos Ibéricos e o Imaginário Primitivista/Iberian Modernisms and Primitivist Imaginary)
(PTDC/ART-HIS/29837/2017), 12-13 de Outubro 2020, sala CAN 306, 3º piso, Campus de Campolide. (2020/10/12 - 2020/10/13)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
2018/07 - 2019/03/16 | Internacional Conference Art in the Periphery (hommage to Foteini Vlachou), 14-15-16 March 2019 (2019/03/14 - 2019/03/16)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal |
2015/01/06 - 2015/06/12 | Colóquio Internacional Almada Negreiros: un trait-de-union tra arti e culture, Pisa (Palazzo Matteucci), Itália, 10-12 de
Junho de 2015. (Università di Pisa | Dipartimento di Filologia, Letteratura e Linguistica; IHA, IELT, Instituto Camões) (2015/06/10 - 2015/06/12)
Conferência (Coorganizador)
|
Università degli Studi di Pisa Dipartimento di Filologia Letteratura e Linguistica, Itália Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, Portugal |
2015 - 2015 | International Conference Southern Modernisms: Critical Stances Through Regional Appropriations, Porto, ESAP, 19-21 Fevereiro
2015, organizada pelo projecto Modernismos do Sul/Southern Modernisms (EXPL/CPC-HAT/0191/2013) (2015/02/19 - 2015/02/21)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal Escola Superior Artística do Porto Centro de Estudos Arnaldo Araújo, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/05/20 - 2023/05/20 | Debate com o historiador Sanjay Seth a propósito da sua conferência “Music, arts, science and the decolonisation of history”
e o seu livro Beyond Reason. Postcolonial Theory and the Social Sciences (Oxford University Press, 2021) – Mariana Pinto dos
Santos, João Pedro Cachopo, moderação de Luís Trindade, Festival Imaterial 2023, Évora, org. Lab. Associado IN2PAST
Mesa-redonda
|
FESTIVAL IMATERIAL
Universidade de Évora, Portugal
LABORATÓRIO ASSOCIADO IN2PAST, Portugal |
2022/12/16 - 2022/12/16 | moderação da mesa-redonda: The modern art week of S. Paulo (1922): Undoing myths with documents, 16 Dezembro, 18h, III International
Conference of CEMS –Center for European Modernism Studies, The Materiality of Modernisms (15-17 Dezembro 2022), NOVA FCSH,
Colégio Almada Negreiros
Congresso
|
III International Conference of CEMS –Center for European Modernism Studies, The Materiality of Modernisms (15-17 Dezembro
2022), NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, Portugal
|
2018/12/13 - 2018/12/13 | Apresentação da comunicação "Mulheres e vanguarda a partir de Almada"
Mesa-redonda
|
Colóquio "Cem anos de vanguardas ibéricas" no âmbito da exposição "O Ultraísmo espanhol e Portugal. Cem anos de um movimento
de vanguarda"
Instituto Cervantes, Portugal
|
2018/12/08 - 2018/12/08 | Conversa com João Queiroz em torno de um quadro inacabado de Mário Dionísio
Mesa-redonda
|
Em torno de um quadro inacabado de Mário Dionísio
Casa da Achada - Centro Mário Dionísio, Portugal
|
2018/10/18 - 2018/10/18 | Apresentação do nº 3 da revista Electra - Turismo (dir. António Guerreiro), ed Fundação EDP
Outro
|
Apresentação do nº 3 da revista Electra – Turismo (dir. António Guerreiro), ed Fundação EDP, com José Manuel dos Santos, Mariana
Pinto dos Santos e António Guerreiro
FNAC Portugal ACDLDMPT Ltd, Portugal
|
2018/04/23 - 2018/04/23 | Conversa em torno da exposição de fotografia de Giuseppe Morandi, "Oh Donna, Donna"
Outro
|
Conversa em torno da exposição de fotografia de Giuseppe Morandi, “Oh Donna, Donna”
Casa da Achada - Centro Mário Dionísio, Portugal
|
2016/10 - 2018/04 | “A ideia de pintura na geometria de Almada Negreiros” / “The idea of painting in Almada Negreiros' Geometry”
Seminário
|
Almada e Matemática
Faculdade de Belas Artes de Lisboa, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal |
2017 - 2017 | Ciclo de Mesas-Redondas no âmbito da Exposição José de Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno
Mesa-redonda
|
Ciclo de Mesas-Redondas no âmbito da exposição "José de Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno"
Instituto de História da Anrte, Portugal
|
2017 - 2017 | A Conferência Futurista de 1917
Mesa-redonda
|
Performance
Porjecto P!, Portugal
|
2017 - 2017 | “Artes Plásticas, Ciência e Modernismos”
Seminário
|
III Seminário Cultura Ciência e Política em Portugal no Século XX
Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudo em Música e Dança, pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade
Nova de Lisboa e pelo Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | Crítica no PREC: Eduardo Batarda no Sempre Fixe, 1974-75
Oficina (workshop)
|
Fracasso e Ausências. A Crítica de Arte em Portugal
Instituto de História da Arte, Portugal
|
2015 - 2015 | Conversa sobre Ernesto de Sousa
Encontro
|
Conversa sobre Ernesto de Sousa com Mariana Pinto dos Santos e Margarida Medeiros
Galeria Belo-Galsterer, Portugal
|
2014 - 2014 | Apropriações, antropofagias, reciclagens: a partir de Ernesto de Sousa
Conferência
|
Encontros para além da História, 2014: “Do Enquadramento: Práticas, Possibilidades, Processos. Diálogos Face-a-Face”
Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Portugal
|
2013 - 2013 | Arte e memória colectiva
Mesa-redonda
|
Arte e memória colectiva
Museu Berardo, Portugal
|
2013 - 2013 | Amadeo e a Guerra”, com Patricia Leighten e Joana Cunha Leal
Conferência
|
conferências Sob o Signo de Amadeo
Instituto de História da Arte e Centro de Arte Moderna, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/06/21 | Arte popular e artesanato em Portugal: actores, redes e narrativas
Arguente
|
Maria Manuela Restivo (Doutoramento)
Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
|
2021/01/11 | Totalizando-se Almada Negreiros (projecto de doutoramento)
Arguente principal
|
João Carvalho (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 | Almada e o Primitivismo | (Outro) |
2014 | Amadeo e Orpheu: para o desenvolvimento das relações entre Amadeo de Souza-Cardoso e a revista Orpheu | Marta de Almeida Loução Soares (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2012 | A arte em Portugal no século XX (1911-1961). José-Augusto França e a perspectiva sociológica | Ana Rita Salgueiro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2018/10/28 - 2018/12/09 | Art in the Periphery — hommage to Foteini Vlachou (14-16 March 2019) | NOVA FCSH |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021/09 - 2021/11 | Imagens e Arquivos - Fotografias e Filmes (978-989-9048-10-2 ) | ICNOVA edições, projecto PhotoImpulse (PTDC/COM-OUT/29608/2017) |
2021/10 - 2021/10 | ARTisON (2183-7082) | Instituto de História da Arte da FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA |
2021/08 - 2021/09 | PÓS - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes, EBA-UFMG, Belo Horizonte, Brasil | Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais |
2020/09/02 - 2020/10/19 | revista de história da arte, IHA (1646 -1762) | Instituto de História da Arte |
2019/09/10 - 2019/10/07 | Vista: revista de cultura visual (2184-1284) | |
2018/06/11 - 2018/06/30 | Práticas da História. A journal on theory, historiography and uses of the past (ISSN 2183-590X) | IHC |
2017/02/01 - 2017/04/04 | Análise Social (2182-2999) | Instituto de Ciências Sociais |
2016/09/01 - 2016/10/05 | Comunicação e Sociedade (2183-3575) | "Centro de Estudos de Comunicacao e Sociedade, Universidade Minho" |
2005/12/03 - 2015 | Intervalo (1646-2696) | Vendaval / Pianola |
2012/01/05 - 2012/12/05 | Revista do Instituto de História da Arte nº 10 — Práticas da Teoria |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2021/01/01 - 2022/12/01 | Comissão de aquisições de arte contemporânea para a Colecção do Estado
Membro
|
Republica Portuguesa Ministério da Cultura, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/04 - Atual | Peritagem de desenhos atribuídos a Almada Negreiros, apoio à PSP Porto | Polícia de Segurança Pública, Portugal |
2017/11 - Atual | Consultoria à leiloeira Veritas, Lisboa, sobre obra de Almada Negreiros (Sargaceira (Minho), [1936]) | Leiloeira Veritas, Portugal |
2022/10/01 - 2023/01/16 | Parecer para publicação para Imprensa de História Contemporânea, Instituto de História Contemporânea, IHC / NOVA FCSH (Lígia Filipa Dias Afonso, Dias de Saída. O SNI e a Bienal de São Paulo na génese da internacionalização contemporânea da arte portuguesa (1951-1973)) | Instituto de História Contemporânea, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/04/24 - Atual | Estética e Teorias da Arte | História da Arte (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022/02/07 - Atual | Teoria e Metodologia em História da Arte | História da Arte (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2020/05/13 - 2020/05/13 | Transferências e deslocações ibéricas a partir de Almada Negreiros", uc Redes e Transferências Artísticas no Sul da Europa, leccionada por Joana Cunha Leal do Mestrado em História da Arte da NOVA-FCSH para o 2º semestre 2019/2020 (2h, videoconferência) | História da Arte (Mestrado integrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2018/02/12 - 2019/07/31 | Estética e Teorias da Arte | História da Arte (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2019/03/27 - 2019/03/27 | Exercícios Críticos sobre Cultura Contemporânea | Estudos Artísticos, variante de Artes do Espetáculo (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2018/10/29 - 2018/10/31 | “What is to curate an exhibition? Presenting the past, narrating the present” | CreArt Aveiro International Seminar (Postgraduate Certificate) | Câmara Municpal de Aveiro, Portugal Museu de Aveiro, Portugal |
2018/01/05 - 2018/01/05 | Doutoramento Media Artes | Media Artes (Doutoramento) | Universidade da Beira Interior, Portugal |
2017 - 2017 | SEMINAR: Pressupostos historiográficos na curadoria da exposição José de Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno | (Mestrado) | Escola Superior Artística do Porto, Portugal |
2011/02 - 2015/07 | Seminário em História da Arte | História da Arte (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/01/03 - 2022/12/31 | Membro da Comissão de Aquisição de Arte Contemporânea para a Colecção do Estado
Membro
|
Republica Portuguesa Ministério da Cultura, Portugal Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021/06/01 - 2022/03/31 | RHA - REVISTA DO INSTITUTO DE HISTÓRIA DA ARTE (2183-7082) | Instituto de História da Arte |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2023/06/01 - 2024/05/31 | bolseira Espólio Documental Almada Negreiros – Sarah Affonso, CEDANSA, NOVA FCSH | Giorgia Casara |
2023/06/01 - 2023/11/30 | projecto Investigação documental e visual no âmbito da exposição Primitivo: uma cartografia atípica a partir de Portugal (CIAJG, Guimarães, 2024) | Margarida Fragueiro Cafede Moura |
2022/06/15 - 2023/06/14 | Almada Negreiros e Mário de Andrade: Teorias Estéticas comparadas | João Albuquerque |
2022/02/01 - 2022/06/30 | Research for Documentary - output project Iberian Modernisms and the Primitivist Imaginary | João Barriga Martins |
2020/10/01 - 2021/09/30 | espólio documental de Almada Negreiros na FCSH | Giorgia Casara |
2020/07/01 - 2021/01/31 | Trabalho teórico e curatorial de Ernesto de Sousa no contexto do imaginário primitivista nos anos 1946-1968 | Margarida Cafede Moura |
Distinções
Outra distinção
2008 | Fellowship supporting the PhD dissertation |
2007 | Apoio a edição
Instituto Português do livro e da Biblioteca, Portugal
|
2003 | Fellowship supporting the MSc dissertation |