???global.info.a_carregar???
Doctor in Education (European PhD) specializing in Information and Communication Technologies in Education (ICT) from the University of Lisbon, accompanied by a Master's degree in Education and Digital Technologies from the same institution. Currently engaged in post-doctoral research at the University of Seville, focusing on digital competencies, which are central to my doctoral thesis. Previously, I served as a visiting researcher at the Complutense University of Madrid (UCM) and I am currently a member of the Research and Development Unit in Education and Training (UIDEF) at the University of Lisbon. Experienced in various research projects, including CLASSROOM 4.0 and evaluating the impact of educational interventions on digital literacy. Additionally, I teach courses at the Institute of Education, University of Lisbon, covering Digital Educational Resources, Learning Management Systems (LMS), Digital Citizenship (e-Citizenship), and Distance Education (e-learning). Scientific publications are focused on teacher digital competencies, particularly in online higher education teaching, public policies in education and digital transition, and artificial intelligence. Research interests and interests in student supervision lie in digital competencies, artificial intelligence in education, and the utilization of digital technologies to enhance learning environments.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cassio Cabral Santos

Nomes de citação

  • Santos, Cassio

Identificadores de autor

Ciência ID
0713-5D28-F139
ORCID iD
0000-0002-1402-2978
Google Scholar ID
gwDNLAsAAAAJ&hl
Researcher Id
Cassio-Santos-2

Endereços de correio eletrónico

  • cassiosantos@edu.ulisboa.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2023 - 2024
Em curso
Pedagogia do Ensino Superior (Pós-Graduação)
Especialização em Educação
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019 - 2023
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Desenvolvimento do e-DigCompEdu: Quadro de Referência das Competências Digitais Docentes do Ensino Superior online" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2017 - 2020
Concluído
Pedagogy [Pedagogia] (Licence)
Especialização em Education [Educação]
Instituto Superior de Educação São Judas Tadeu - ISESJT, Brasil
16
2016 - 2018
Concluído
Educação (Mestrado)
Especialização em Área de especialização: Educação e Tecnologias Digitais
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Análise comparativa do perfil dos alunos da educação profissional nas diferentes modalidades : presencial e a distância " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2010 - 2011
Concluído
Teaching in Higher Education [Docência em Ensino Superior] (Postgraduate Certificate)
Especialização em Educação [Education]
Instituto Superior de Educação São Judas Tadeu - ISESJT, Brasil
2006 - 2007
Concluído
Tutoring in Distance Education [Tutoria em Educação a Distância ] (Postgraduate Certificate)
Especialização em Educação (Education)
Centro Universitário Internacional – UNINTER, Brasil
2000 - 2004
Concluído
Pharmaceutical Sciences [Ciências Farmacêuticas] (Bachelor)
Universidade Federal da Paraíba, Brasil
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - 2022 Investigador visitante (Investigação) Universidad Complutense de Madrid (UCM), Espanha
Facultad de Educación y Centro de Formación de Profesorado, Espanha
2021 - 2022 Investigador (Investigação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), Brasil
(...)

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2020 - 2020 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019 - 2019 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - 2017 Professor Visitante (Docente Universitário) FUNEPI, Brasil
FUNEPI, Brasil
2013 - 2015 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) FATESP, Brasil
FATESP, Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - 2022 Online Tutor on the courses of "E-learning and Distance Training" of the master´s program in Education and Digital Technology Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2020 - 2021 Online Tutor on the courses of "Online Assessment of Learning" of the master´s program in Education and Digital Technology Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2006 - 2017 Manager [Gestor] Centro Universitário Internacional – UNINTER, Brasil
UNEPI, Brasil
2004 - 2017 Director de Unidade Orgânica UNEPI, Brasil
2012 - 2016 President of the Superior Administration Council (CONSU) [Presidente do Conselho Superior de Administração (CONSU)] FUNEPI, Brasil
Superior Administration Council (CONSU), Brasil
2010 - 2016 Director de Unidade Orgânica FUNEPI, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - 2023 Expert Appraiser [Perito] Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal
2020 - 2020 Volunteering - Master's and doctoral student mentor in the mentoring program of the Pedagogical Support Office for Students (GAPE) [Mentor de mestrandos e doutorandos] Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Pedagogical Support Office for Students (GAPE), Portugal
2012 - 2016 Member Research and Extension Council (CEPE) [Membro do Conselho de Pesquisa e Extensão (CEPE)] FUNEPI, Brasil
Research and Extension Council (CEPE) , Brasil
2011 - 2013 President of the Chamber of Secondary, Professional and Higher Education (CEE-PB) [Presidente da camara do ensino médio, Profissional e Superior (CEE-PB)] Governo do Estado da Paraíba, Brasil
Conselho Estadual de Educação da Paraíba/Brasil, Brasil
2011 - 2013 Adviser of Education State Council - PB [Conselheiro Estadual de Educação - PB] Governo do Estado da Paraíba, Brasil
Conselho Estadual de Educação da Paraíba/Brasil, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019/10/01 - 2023/09/30 Competências digitais para a docência no ensino superior na modalidade E- Lerning: Mapeamento e avaliação
PD/BD/150422/2019
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018/09/01 - 2022/11/30 Doctoral Program in Technology Enhanced Learning and Societal Challenges - TELSC [Programa de Doutoramento em Aprendizagem Enriquecida com Tecnologia e Desafios Societais ]
FCTPD/00173/2013
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Ministério da Ciência e Tecnologia
Concluído
2019 - 2019 Teaching and research assistant [Assistente de Ensino e Investigação]
04/ADB/2019
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021 - 2026 Development of digital competences of information literacy in students of higher education [Desenvolvimento de competências digitais de literacia da informação em estudantes do ensino superior]
88881.657911/2021-01
Investigador
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Em curso
2022 - 2025 Development of Digital Competences In Education [Desenvolvimento de Competências Digitais em Educação]
408676/2021-3
Investigador
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
2023 - 2024 Classroom 4.0 - Wellbeing Resources
POCI-01-0247-FEDER-047130
LISBOA-01-0247-FEDER-047130
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Nautilus, S.A.

INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial

Universidade de Lisboa Instituto da Educação
Em curso
2020 - 2024 Ebook Edition [Edição de E-book] - Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), IP, no âmbito da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UIDB/04107/2020
Ebook Edition [Edição de E-book]
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2022 - 2023 External evaluation of the impact of the educational intervention developed by the training entity on the digital literacy [Avaliação externa do impacto da intervenção educativa desenvolvida pela entidade formativa na literacia digital dos estudantes]
POISE-03-4639-FSE-000856
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Mentes Empreendedoras
Em curso
2021 - 2022 Development of Digital Competence ls in Teachers and Students of Basic and Higher Education [Desenvolvimento de Competências Digitais em Professores e Estudantes da Educação Básica e Superior]
PIPRINT-PG
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Concluído
2019 - 2019 Execution and management of professional qualification involving 1,200 youth and adults enrolled in schools in the municipal network of the Youth and Adult Education modality municipal network EJA. Budget of EUR 114,476.61 / BRL 508.791,32.
Tender 9045/2018 and Contract 9067/2019
Investigador responsável
UNEPI, Brasil
Prefeitura Municipal de João Pessoa - PB
Concluído
2019 - 2019 Execution and management of the project activities involving 732 education professionals training (Blended learning) of youth and adults [Qualificação profissional de execução e gestão envolvendo a formação de 732 profissionais da educação (Blended learning)]. Budget of EUR 41,997.97 / BRL 168.660,0
Tender 9061/2018 and Contract 9067/2019
Investigador responsável
UNEPI, Brasil
Prefeitura Municipal de João Pessoa - PB
Concluído
2016 - 2017 Execution and management of the project activities involving 3,710 education professionals training (Blended learning) [Execução e gestão da formação continuada envolvendo 3.710 profissionais da Educação no Município de João Pessoa]. Budget of EUR 240,438.60 / BRL 813.788,50.
Tender 9025/2016 and Contract 9078/2016
Investigador
UNEPI, Brasil
Prefeitura Municipal de João Pessoa - PB
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022 - 2023 Translation, localisation and validation of DigCompEdu Check In for Higher Education to Portuguese context [Tradução, Adaptação e validação do DigCompEdu Check In do Ensino Superior para o contexto português]
FCT PD/00173/2013
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Mattar, João; Knittel, Tânia; Silva, Gleice; Ramos, Daniela; Santos, Cassio; Pedro, Neuza; Alves, Wanderlucy; Papi, Cathia; Rosso, Leila. "Digital Competence in Primary and Higher Education in Brazil and Portugal". Trabalho apresentado em International Congress on Education and Learning (CEL-23), California, 2023.
    Aceite para publicação
  2. Santos, Cassio; Pedro, Neuza; Mattar, João. "Percepção dos professores do Ensino Superior em relação à segurança e privacidade em avaliações online [Perception of Higher Education teachers regarding security and privacy in online assessments]". Trabalho apresentado em EA Conference 2022: Estilos & Espacios de Aprendizaje En Educación, Madrid, 2022.
    Publicado
  3. Santos, Cassio; Pedro, Neuza. "Ensino Superior em Portugal: A perspectiva nos documentos oficiais relacionados com a transição/transformação digital [Higher Education in Portugal: The perspective in official documents related to digital transition/transformation]". Trabalho apresentado em 27° International Congress on Distance Education (CIAED) - Brazilian Association of Distance Education (ABED), Fortaleza, 2022.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Souza, debora; Pedro, Neuza; Santos, Cassio. Autor correspondente: Souza, debora. "Formação de Professores como Promotora no Desenvolvimento das Competências Digitais". EAD em Foco 14 1 (2024): 1-20. https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1896/880.
    Acesso aberto • Publicado • 10.18264/eadf.v14i1.1896
  2. Santos, Cassio; Pedro, Neuza. Autor correspondente: Santos, Cassio. "Qual a aplicabilidade do Referencial DigCompEdu para o ensino superior online? Um estudo com professores portugueses". Revista Digital de Investigacion en Docencia Universitaria 18 1 (2024): 1-18. https://doi.org/10.19083/ridu.2024.1816.
    Acesso aberto • Publicado • 10.19083/ridu.2024.1816
  3. Santos, Cassio; Pedro, Neuza. "Transição/Transformação digital no ensino superior: análise de documentos oficiais no contexto europeu e português [Digital transition/transformation in higher education: analysis of official documents in the European and Portuguese context]". Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review) 14 14 (2023): 1307-1326. https://doi.org/10.7769/gesec.v14i2.1604.
    Acesso aberto • Publicado • 10.7769/gesec.v14i2.1604
  4. Santos, Cassio; Pedro, Neuza; Mattar, João; Carrascal, Silvia. "Competências digitais no contexto ibérico: um estudo de evidências [Digital Competences in the Iberian Context: An Evidence Study]". Vivat Academia. Revista de Comunicación (2023):
    Em revisão
  5. Joao Mattar; Santos, Cassio; Lucia Maria Cuque. "Analysis and Comparison of International Digital Competence Frameworks for Education". Education Sciences 12 12 (2022): 1-24. https://doi.org/10.3390/educsci12120932.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/educsci12120932
  6. Santos, Cassio; Pedro, Neuza; João Mattar. "Percepções dos docentes portugueses do ensino superior em relação a avaliações online [Perceptions of Portuguese higher education professors about security and privacy in online assessments]". Journal of Learning Styles 15 39 (2022): 78-88. https://doi.org/10.55777/rea.v15i30.4597.
    Acesso aberto • Publicado • 10.55777/rea.v15i30.4597
  7. Santos, C.; Pedro, N.; Mattar, J.. "Digital Competence of Higher Education Professors in the European Context: A Scoping Review Study". International Journal of Emerging Technologies in Learning 17 18 (2022): 222-242. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85139321594&partnerID=MN8TOARS.
    10.3991/ijet.v17i18.31395
  8. Santos, Cassio; Pedro, Neuza; Matar, João. "Digital Competence of Higher Education Professors: Analysis of Academic and Institutional Factors". Obra Digital 21 (2021): 69-92. https://doi.org/10.25029/od.2021.311.21.
    Acesso aberto • Publicado • 10.25029/od.2021.311.21
  9. Santos, Cassio; Pedro, Neuza; Mattar, João. "Assessment of the proficiency level in digital competences of higher education professors in Portugal". Educação (UFSM) 46 1 (2021): 1-37. http://dx.doi.org/10.5902/1984644461414.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5902/1984644461414
  10. Santos, Cassio; Mattar, João; Pedro, Neuza. "Uso dos quadros de competência digital DigComp e DigCompEdu em educação: revisão de literatura [Use of Digcomp and Digcompedu Digital Competence Frameworks in Education: Literature Review]". Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade 14 2 (2021): 311-327. http://dx.doi.org/10.14571/brajets.v14.n2.311-327.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14571/brajets.v14.n2.311-327
  11. Santos, Cassio; Neuza Sofia Guerreiro Pedro; João Augusto Mattar Neto. "Impactos da crise econômica de 2014 no perfil dos alunos brasileiros da educação profissional técnica (Impacts of the 2014 economic crisis on the profile of Brazilian students in technical professional education)". Revista Eletrônica de Educação 15 (2021): 1-15. https://doi.org/10.14244/198271994366.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14244/198271994366
  12. Mattar, João; Piovezan, Maristela Baggio; Souza, Sweder; Santos, Cassio; Santos, Andreia Inamorato dos. "Apresentação crítica do Quadro Europeu de Competência Digital (DigComp) e modelos relacionados [Critical presentation of the European Digital Competence Framework (DigComp) and related frameworks]". Research, Society and Development 9 4 (2020): e172943062. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i4.3062.
    Acesso aberto • Publicado • 10.33448/rsd-v9i4.3062
Capítulo de livro
  1. Silva, Gleice; Ramos, Daniela; Santos, Cassio. Autor correspondente: Silva, Gleice. "Dimensões da Prática Pedagógica para a Integração das Tecnologias Digitais na Educação". In Competências digitais dos professores: contribuições para a formação emancipatória”, editado por Santo, Enniel. Salvador, Brasil: Editora UFBA, 2024.
    Aceite para publicação
  2. Pedro, Neuza; Santos, Cassio; Mattar, João. "Competências Digitais na Educação: Uma visão global [Digital Competences in Education: A global vision]". In Competências Digitais: Desenvolvimento e impacto na educação atual. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação, 2023.
    No prelo
  3. Pedro, Neuza; Santos, Cassio; Mattar, João. "Pesquisa em competências digitais docentes do ensino superior: diagnóstico português e uma proposta de agenda de pesquisa futura [Research on digital competences of higher education teachers: Portuguese diagnosis and a proposal for a future research agenda]". In Relatos de Pesquisas em Tecnologia Educacional, editado por Mattar, João, 29-48. São Paulo, Brasil: Artesanato Educacional, 2021.
    Publicado
Edição de livro
  1. Pedro, Neuza; Santos, Cassio; Mattar, João. Competências Digitais: Desenvolvimento e impacto na educação atual [Digital Competence: development and impact on current education]. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação. 2023.
    No prelo • Editor
Edição de número de revista
  1. Pedro, Neuza; Mattar, João; Santos, Cassio. "Competence of the 21st Century: New Challenges in Higher Education [Competência do Século XXI: Novos Desafios no Ensino Superior]". Journal of Learning Styles 15 30 (2023): https://revistaestilosdeaprendizaje.com/issue/view/515.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Santos, Cassio. Legislação Educacional da Paraíba [Educational Legislation of Paraíba] (5th ed). João Pessoa, Brasil: EducaSimples. 2020.
    Publicado • 10.29327/518443
  2. Santos, Cassio. Legislação Educacional da Paraíba [Educational Legislation of Paraíba] (4th ed). João Pessoa, Brasil: EducaSimples. 2017.
    Publicado • 10.29327/518518
  3. Santos, Cassio. Legislação Educacional da Paraíba [Educational Legislation of Paraíba] (3th ed). João Pessoa, Brasil: UNEPI. 2014.
    Publicado • 10.29327/518519
  4. Santos, Cassio. Legislação Educacional da Paraíba [Educational Legislation of Paraíba] (2th ed). João Pessoa, Brasil: UNEPI Editora. 2012.
    Publicado
  5. Santos, Cassio. Legislação Educacional da Paraíba [Educational Legislation of Paraíba] (1th ed). João Pessoa, Brasil: UNEPI - Editora. 2011.
    Publicado
Manual
  1. Santos, Cassio; Santos, Cristiano. Como estudar o Técnico em Edificações a distância (Guia do Curso, Guia do Aluno e Guia de Estudos) [How to study the Construction Technician at a distance (Course Guide, Student Guide and Study Guide)]. João Pessoa, Brasil: UNEPI - Editora. 2018.
    Publicado
  2. Santos, Cassio; Santos, Cristiano. Como estudar o Técnico em Eletrônica a distância (Guia do Curso, Guia do Aluno e Guia de Estudos) [How to study the Electronics Technician at a distance (Course Guide, Student Guide and Study Guide)]. João Pessoa, Brasil: UNEPI - Editora. 2018.
    Publicado
  3. Santos, Cassio; Santos, Cristiano. Como estudar o Técnico em Eletrotécnica a distância (Guia do Curso, Guia do Aluno e Guia de Estudos) [How to study the Electrical Technician at a distance (Course Guide, Student Guide and Study Guide)]. João Pessoa, Brasil: UNEPI - Editora. 2018.
    Publicado
  4. Santos, Cassio; Santos, Cristiano. Como estudar o Técnico em Guia de Turísmo a distância (Guia do Curso, Guia do Aluno e Guia de Estudos) [How to study the Tour Guide Technician at a distance (Course Guide, Student Guide and Study Guide)]. João Pessoa, Brasil: UNEPI - Editora. 2018.
    Publicado
  5. Santos, Cassio; Santos, Cristiano. Como cursar o Técnico em Informática para Internet a Distância (Guia do Curso, Guia do Aluno e Guia de Estudos) [How to study the Computer Technician for Internet at a distance (Course Guide, Student Guide and Study Guide)]. João Pessoa, Brasil: UNEPI - Editora. 2018.
    Publicado
  6. Santos, Cassio; Santos, Cristiano. Como estudar o Técnico de Manutenção e Suporte em informática a distância (Guia do Curso, Guia do Aluno e Guia de Estudos) [How to study the IT Maintenance and Support Technician at a distance (Course Guide, Student Guide and Study Guide)]. João Pessoa, Brasil: UNEPI - Editora. 2018.
    Publicado
  7. Santos, Cassio; Santos, Cristiano. Como estudar o Técnico em Redes de Computadores a distância (Guia do Curso, Guia do Aluno e Guia de Estudos) [How to study the Computer Network Technician at a distance (Course Guide, Student Guide and Study Guide)]. João Pessoa, Brasil: UNEPI - Editora. 2018.
    Publicado
  8. Santos, Cassio; Santos, Cristiano. Como estudar o Técnico em Segurança do Trabalho a distância (Guia do Curso, Guia do Aluno e Guia de Estudos) [How to study the Technician in Work Safety at a distance (Course Guide, Student Guide and Study Guide)]. João Pessoa, Brasil: UNEPI - Editora. 2018.
    Publicado
  9. Santos, Cassio; Santos, Cristiano. Como estudar o Técnico de Telecomunicações a distância (Guia do Curso, Guia do Aluno e Guia de Estudos) [How to study the Telecommunications technician at a distance (Course Guide, Student Guide and Study Guide)]. João Pessoa, Brasil: UNEPI - Editora. 2018.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Pedro, Neuza; Mattar, João; Santos, Cassio. "Competências digitais e do século XXI: novos desafios na Educação Superior [Digital skills in the 21st century: new challenges in Higher Education]". Prefácio para Competências digitais e do século XXI: novos desafios na Educação Superior. Madrid, Espanha: Journal of Learning Styles. 2023.
    Publicado • 10.55777/rea.v16i31.5404
Recurso online
  1. Santos, Cassio; Pedro, Neuza; Mattar, João. Digital Competence Self-Assessment Tool - System of Assessment of digital competence with the issuance of the individual report automatically sent to their email [Ferramenta de Autoavaliação de Competências Digitais - Sistema de Avaliação de competências digitais com emissão de relatório individual enviado automaticamente para o seu e-mail]. 2019. http://www.digcomptest.eu/.
  2. Santos, Cassio. Microduino (ROBOCARD): Interactive learning material - Supervision and development of an Instructional Design based on previous material. [Microduino (ROBOCARD): Material de aprendizagem interativo - Supervisão e desenvolvimento de um Design Instrucional baseado em material anterior]. 2017. https://drive.google.com/file/d/1g3JyYClOyGaJ7yYTbxe5ri3yMGoeap7v/view.
Relatório
  1. Santos, Cassio. 2019. Relatório técnico de Formação Continuada de professores da rede municipal de ensino de João Pessoa [Technical report on the Continuing Education of teachers from the municipal education network of João Pessoa].
  2. Santos, Cassio. 2016. Relatório Técnico de Formação Continuada de Profissionais da Educação no Município de João Pessoa [Technical Report on Continuing Training of Education Professionals in the Municipality of João Pessoa].
Resumo em conferência
  1. Santos, Cassio; Pedro, Neuza; Mattar, João. "Questões de segurança e privacidade em práticas de e-assessment: estudo das percepções dos professores do ensino superior português [Security and privacy issues in e-assessment practices: study of the perceptions of Portuguese higher education teachers]". Trabalho apresentado em International Conference on Education and Training (ICET), Lisboa, 2022.
    Publicado
  2. Santos, Cassio; Pedro, Neuza. "Competência Digital para a Docência no Ensino Superior na Modalidade e-Learning [Digital Competence for Teaching in Higher Education in the e-Learning Modality]". Trabalho apresentado em XI Fórum de Jovens Investigadores, Lisboa, 2021.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Mattar, João. "Editing, review, design and layout of Book: "Post-pandemic distance education: a vision of the future" [Editoração, revisão, design e diagramação do Livro "Educação a distância pós-pandemia: uma visão do futuro"]". Revisão de Educação a distância pós-pandemia: uma visão do futuro (2022): 1-191. https://drive.google.com/file/d/1cI1TaB6SqZ_L49MJCOi7Rx8996cp3ztV/view.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Desenvolvimento do e-DigCompEdu: Quadro de referência das competências digitais docentes do ensino superior online [Development of e-DigCompEdu: Framework for Online Higher Education Teachers' Digital Competences]". Doutoramento, Universidade de Lisboa Instituto da Educação, 2023.
  2. Santos, Cassio Cabral. "Análise comparativa do perfil dos alunos da educação profissional nas diferentes modalidades : presencial e a distância". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10451/36545.
Website
  1. Santos, Cassio. Website of the book Educational Legislation of Paraíba - Free Download [Legislação Educacional da Paraíba - Baixe Gratuitamente]. 2014. http://www.legislacaoeducacionalpb.com.br/.

Propriedade Intelectual

Patente
  1. Santos, Cassio. 2017. "SISACAD - Learning Management System (LMS) Supervision and development of an LMS platform integrated to the Customer Relationship Management ¿ CRM of an educational institution [Link]. [SISACAD ¿ Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ¿ Supervisão e desenvolvimento de uma plataforma integrada ao Gestão de relacionamento com o cliente (CRM) de uma instituição de ensino].". Brasil.
    Concedida/Emitida

Outros

Norma ou política
  1. Regulation establish procedures for educational institutions reports (Resolution 220/2013). Estabelece procedimentos quanto à solicitação de relatórios a profissionais vinculados a conselhos de classe, a instituições públicas de ensino superior, a instituições sem fins lucrativos e outras para subsidiar, tecnicamente, pareceres, no conselho estadual de educação da paraíba.. 2013. Santos, Cassio. https://drive.google.com/file/d/1EPh79a1UvaoEbORivah-_p77l8KQEXQs/view.
  2. Regulation certification of a National Exam (ENEM) as the High School Certificate (Resolution 005/2013). Estabelece normas para certificação de alunos do ensino médio através do exame nacional do ensino médio (ENEM). 2013. Santos, Cassio. https://drive.google.com/file/d/1EPqoOGicjL_ArQhtJMv0Kej8HPYwM7FH/view.
  3. Regulation that trace standards about the rules for offering e-learning courses (Resolution 118/2011). Dispõe sobre a educação a distância no âmbito do Sistema Estadual de Ensino da Paraíba.. 2011. Santos, Cassio. https://drive.google.com/file/d/19dd2RpNvJwuIAyRNEm-dgWpGOpbFo05X/view.
Outra produção
  1. DigCompTest - Ferramenta de autoavaliação das competências digitais. 2018. http://www.digcomptest.eu/.
Software
  1. Santos, Cassio. "App UNEPI - Educational app for students of presential and e-learning courses (IOS and Android)". 2.0. UNEPI. Android; IOS. 2017.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022 10 years of Innovative Learning Spaces in the Portuguese context: the lessons learned [10 anos de Espaços Inovadores de aprendizagem no contexto português: the lessons learned] EA Conference 2022: Estilos & Espacios de Aprendizaje En Educación
EduSoc Lab, Educación, Cultura y Sociedad (Madrid, Espanha)
2022 Digital competence for teaching in higher education in the e-learning modality: mapping and evaluation [Competência digital para a docência no ensino superior na modalidade e-learning: mapeamento e avaliação] Simpósio Internacional do Programa de Mestrado em Ciências Humanas - UNISA
UNISA (São Paulo, Brasil)
2022 Higher Education in Portugal: The Perspective in Official Documents Related to the Digital Transition/Transformation [Ensino Superior em Portugal: A Perspectiva Nos Documentos Oficiais Relacionados com a Transição/transformação Digital] 27° International Congress on Distance Education (CIAED)
Brazilian Association of Distance Education (ABED) (São Paulo , Brasil)
2021 Qualitative data analysis in the NVivo program [Análise de dados qualitativos no programa NVivo] DICas da DIC
Pontifical Catholic University (PUC–SP) (São Paulo, Brasil)
2021 Digital Competence in Higher Education [Competência Digital no Ensino Superior] VII SENID International Seminar on Digital Culture
(São Paulo, Brasil)
2020 Challenges and perspectives in the post-pandemic educational scenario [Desafios e perspectivas no cenário educacional pós-pandemia] II ISE Education and Health Week and I ISE Graduate Week
ISE Faculdades (Campo Largo, Brasil)
2020 The challenges of implementing hybrid models of Education and Training [Os desafios da implementação de modelos híbridos de Educação e Formação] 12th Cycle of Conversations on Thursday
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
2020 New Ways to Evaluate in EaD [Novas Formas de Avaliar em EaD] 26° International Congress on Distance Education (CIAED)
Brazilian Association of Distance Education (ABED) (Online, Brasil)
2020 Text-to-Speech (TTS) Conversion Solutions for Education and Accessibility in Educational Content [Soluções de conversão de texto em voz (TTS) para educação e acessibilidade em conteúdo educacional] 26° International Congress on Distance Education (CIAED)
Brazilian Association of Distance Education (ABED) (Online, Brasil)
2019 Panorama of Research in Technologies and Distance Education in Portugal [Panorama da Investigação em Tecnologias e Educação a Distância em Portugal ] 25° International Congress on Distance Education (CIAED)
Brazilian Association of Distance Education (ABED)
2019 Convergences and Divergences between Pedagogical and Legal Scenarios of Distance Education: Brazil, Portugal and Ecuador [Convergências e divergências entre cenários pedagógicos e jurídicos da educação a distância: Brasil, Portugal e Equador] 25° International Congress on Distance Education (CIAED)
Brazilian Association of Distance Education (ABED) (Poços de Caldas, Brasil)
2017 Text-to-Speech (TTS) para conteúdo educacional: soluções Readspeaker para ambientes AVA [Text-to-Speech (TTS) for Educational Content: Readspeaker Solutions for AVA Environments] 23° International Congress on Distance Education (CIAED)
Brazilian Association of Distance Education (ABED) (Foz do Iguaçu, Brasil)
2011 Regulation of e-Learning in Elementary School [Regulamentação do e-Learning no Ensino Fundamental] 17° International Congress on Distance Education (CIAED)
Brazilian Association of Distance Education (ABED) (Manaus, Brasil)
2011 Virtual Environment for Learning (AVA): The New Generation AVA 2.0 [Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): A Nova Geração AVA 2.0] 8° National Seminar of Distance Education (SENAED)
Brazilian Association of Distance Education (ABED) (João Pessoa, Brasil)
2010 Distance Education Awareness [Conscientização da Educação a Distância] Distance Education Awareness
Industry Federation of Paraíba (FIEP) (Campiuna Grande, Brasil)
2009 Prospect of Distance Learning In Brazil [Perspectiva do Ensino a Distância no Brasil] Distance Learning Week
National Service for Industry Learning (SENAI) (Campina Grande, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022 - 2022 27° International Congress on Distance Education (CIAED) (2022 - 2022)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Brazilian Association of Distance Education (ABED), Brasil
2021 - 2021 XI Forum of Young Researchers [XI Fórum de Jovens Investigadores] (2021 - 2021)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2011 - 2011 Meeting of the Educational State Councils Regional Forum (2011 - 2011)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Conselho Estadual de Educação da Paraíba/Brasil, Brasil
2011 - 2011 17° International Congress on Distance Education (CIAED) (2011 - 2011)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Brazilian Association of Distance Education (ABED), Brasil
2011 - 2011 8° National Seminar of Distance Education (SENAED) (2011 - 2011)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Brazilian Association of Distance Education (ABED), Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022 - 2022 Roundtable Coordination - Diagnosis of the Level of Proficiency in Digital Competences of Higher Education Teachers: Reflections and the importance in distance learning and remote emergency [Coordendor de Mesa Redonda - Diagnóstico do Nível de Proficiência nas Competências Digitais dos Professores do Ensino Superior: Reflexões e a importância no ensino a distância e no remoto emergencial]
Congresso
27° International Congress on Distance Education (CIAED)
Brazilian Association of Distance Education (ABED), Brasil
2022 - 2022 Roundtable Coordination - Digital Competences and Distance Learning [Coordenação de Mesa Redonda - Competências Digitais e Ensino a Distância]
Congresso
27° International Congress on Distance Education (CIAED)
Brazilian Association of Distance Education (ABED), Brasil
2022 - 2022 Coordinator of scientific papers presentation session [Coordenador da Sessão de Apresentação de Trabalhos Científicos]
Congresso
27° International Congress on Distance Education (CIAED)
Brazilian Association of Distance Education (ABED), Brasil
2022 - 2022 Individual Event Registration [Inscrição Individual no Evento]
Encontro
Education, Health and Law Week
UNISE, Brasil
2022 - 2022 Individual Event Registration [Inscrição Individual no Evento] EA Conference 2022: Estilos & Espacios de Aprendizaje En Educación
Universidad Complutense de Madrid Facultad de Educación y Formación del Profesorado, Espanha
2022 - 2022 Individual Event Registration [Inscrição Individual no Evento] ULisboa Pedagogical Conference - "Teaching 4.0: Digital Transition"
Universidade de Lisboa, Portugal
2022 - 2022 Individual Event Registration [Inscrição Individual no Evento]
Congresso
27° International Congress on Distance Education (CIAED)
2022 - 2022 Roundtable guest: “The difference and similarity of students with disadvantages (social, linguistic, cultural) in teaching-learning and academic integration: the path of equity” [A diferença e a semelhança dos estudantes com desvantagens (sociais; linguísticas; culturais) no ensino-aprendizagem e na integração acadêmica: o caminho da equidade]
Encontro
More Inclusion
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021 - 2021 Individual Event Registration [Inscrição Individual no Event]
Congresso
International Council For Educational Media – ICEM
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2021 - 2021 Individual Event Registration [Inscrição Individual no Evento]
Outro
XI Forum of Young Researchers
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021 - 2021 Individual Event Registration [Inscrição Individual no Evento]
Encontro
VIII National Meeting of Formators
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2020 - 2020 Coordinator of scientific papers presentation session [Coordenador da Sessão de Apresentação de Trabalhos Científicos]
Congresso
26° International Congress on Distance Education (CIAED)
Brazilian Association of Distance Education (ABED), Brasil
2020 - 2020 Moderador [Moderator]
Congresso
26° International Congress on Distance Education (CIAED)
Brazilian Association of Distance Education (ABED), Brasil
2020 - 2020 Individual Event Registration [Inscrição Individual no Evento]
Conferência
3ª Conference of the Permanent Forum for Digital Competence
Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030 – INCoDe.2030, Portugal
2020 - 2020 Individual Event Registration [Inscrição Individual no Evento]
Congresso
III Argentine and Iberoamerican Virtual Congress of Technology and Education
UTN Facultad Regional La Rioja – Universidad Tecnológica, Argentina
2019 - 2019 Coordinator of scientific papers presentation session [Coordenador da Sessão de Apresentação de Trabalhos Científicos ]
Congresso
25° International Congress on Distance Education (CIAED)
Brazilian Association of Distance Education (ABED), Brasil
2019 - 2019 Individual Event Registration [Inscrição Individual no Evento]
Conferência
NextED2019: 1.ª International Research Conference on Open, Distance and Networked Education
Universidade Aberta, Portugal
2019 - 2019 Individual Event Registration [Inscrição Individual no Evento]
Outro
X Forum of Young Researchers
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019 - 2019 Individual Event Registration [Inscrição Individual no Evento]
Congresso
25° International Congress on Distance Education (CIAED)
Brazilian Association of Distance Education (ABED), Brasil
2018 - 2018 Individual Event Registration [Inscrição Individual no Evento]
Congresso
V Congress on ICT and Education
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2018 - 2018 Individual Event Registration [Inscrição Individual no Evento]
Congresso
24° International Congress on Distance Education (CIAED)
Brazilian Association of Distance Education (ABED), Brasil
2017 - 2017 Roundtable Coordination - Necessary Adaptations for Access and Permanence of deaf, blind and low vision in distance learning courses [Coordenação de Mesa Redonda - Adaptações Necessárias para acesso e permanência de surdos, cegos e baixa visão em Cursos a Distância]
Congresso
23° International Congress on Distance Education (CIAED)
Brazilian Association of Distance Education (ABED), Brasil
2017 - 2017 Coordinator of scientific papers presentation session [Coordenador da Sessão de Apresentação de Trabalhos Científicos]
Congresso
23° International Congress on Distance Education (CIAED)
Brazilian Association of Distance Education (ABED), Brasil
2017 - 2017 Individual Event Registration [Inscrição Individual no Evento]
Congresso
IV National Congress of Professional Training
Forma-te, Portugal
2017 - 2017 Individual Event Registration [Inscrição Individual no Evento]
Congresso
23° International Congress on Distance Education (CIAED)
Brazilian Association of Distance Education (ABED), Brasil
2016 - 2016 Coordinator of scientific papers presentation session [Coordenador da Sessão de Apresentação de Trabalhos Científicos ]
Congresso
22° International Congress on Distance Education (CIAED)
Brazilian Association of Distance Education (ABED), Brasil
2016 - 2016 Coordinator of scientific papers presentation session [Coordenador da Sessão de Apresentação de Trabalhos Científicos]
Congresso
22° International Congress on Distance Education (CIAED)
Brazilian Association of Distance Education (ABED), Brasil
2016 - 2016 Individual Event Registration [Inscrição Individual no Evento]
Congresso
22° International Congress on Distance Education (CIAED)
Brazilian Association of Distance Education (ABED), Brasil
2014 - 2014 Coordinator of scientific papers presentation session [Coordenador da Sessão de Apresentação de Trabalhos Científicos]
Congresso
20° International Congress on Distance Education (CIAED)
Brazilian Association of Distance Education (ABED), Brasil
2014 - 2014 Individual Event Registration [Inscrição Individual no Evento]
Congresso
27° International Congress on Distance Education (CIAED)
Brazilian Association of Distance Education (ABED), Brasil
2012 - 2012 Individual Event Registration [Inscrição Individual no Evento]
Encontro
XXXVIII National Plenary Meeting of the National Forum of State Education Councils
Conselho Estadual de Educação da Paraíba/Brasil, Brasil
2011 - 2011 Institutional Presentations Coordinator [Coordenador de Apresentações Institucionais]
Seminário
8° National Seminar of Distance Education (SENAED),
Brazilian Association of Distance Education (ABED), Brasil
2011 - 2011 Individual Event Registration [Inscrição Individual no Evento]
Encontro
Educational State Councils reginal (Northeast)
Conselho Estadual de Educação da Paraíba/Brasil, Brasil
2010 - 2010 Coordinator of scientific papers presentation session [Coordenador da Sessão de Apresentação de Trabalhos Científicos]
Congresso
16° International Congress on Distance Education (CIAED)
Brazilian Association of Distance Education (ABED), Brasil

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023 - Atual 28° International Congress on Distance Education (CIAED) Brazilian Association of Distance Education (ABED)
2021 - Atual Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment (SBGAME) Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2020 - Atual Expert of Agency for Assessment and Accreditation of Higher Education (A3ES) with participation in External Assessment Commissions (CAE) [Perito da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em Comissões de Avaliação Externas (CAE)]
Avaliador
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2012 - 2013 President of the In loco Verification Commission of the Recognition process of the Degree in the distance modality offered by the State University of Paraíba (UEPB)
Presidente
Conselho Estadual de Educação da Paraíba/Brasil, Brasil Governo do Estado da Paraíba

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019/09 - 2020/09 Advice on the coordination of the Master in Education and Digital Technologies [Assessoria a coordenação do Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais] Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - 2016 Development, follow-up and presentation of the methodology to the representatives of the Brazilian Educational Ministry (MEC) and content production for offering e-leaning courses [Desenvolvimento, acompanhamento e apresentação da metodologia aos representantes do Ministério da Educação (MEC) e produção de conteúdo para oferta de cursos de e-learning] Faculdade Três Marias, Brasil
2013 - 2014 Management analysis of the contract with UNASUR (Paraguay) for the development of the Instructional Design for the Brazilian market. Following-up of the content creation [Análise gerencial do contrato com a UNASUL (Paraguai) para desenvolvimento do Design Instrucional para o mercado brasileiro, Acompanhamento da criação de conteúdo] SAPIENS - Faculdade de Ciências Humanas da Paraíba, Brasil
2011 - 2013 Project management for the conversion, production and marketing of 400 courses to online. The core activities were the development of the business model and the selection of courses to be launched in the Mini-course format [Gerenciamento do projeto de conversão, produção e comercialização de 400 cursos para online. As principais atividades foram o desenvolvimento do modelo de negócios e a seleção de cursos a serem lançados no formato Minicurso] Centro Universitário Internacional – UNINTER, Brasil
2011 - 2011 Convert presential courses to distance learning ones with accessibility resources for disabled people using own technologies [Conversão de cursos presenciais para EAD com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência por meio de tecnologias] Distance Learning Graduation System (SESD), Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/09 - Atual Conceção de Recursos Educativos Digitais Mestrado em Educação (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2023/09 - Atual Formação em Learning Mangement Systems (LMS) Mestrado em Educação e Formação (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2023/09 - Atual Formação em Learning Mangement Systems (LMS) Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2023/09 - Atual Conceção de Recursos Educativos Digitais Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2023/09 - Atual E-learning e Formação a Distância Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2023/09 - Atual E-Cidadania e Tecnologias Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2020 - 2023 Online Tutor on the courses of "E-learning and Distance Training" Master´s degree in Education (online course), Specialty Education and Digital Technologies (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2020 - 2021 Online Tutor "Online Assessment of Learning" Master´s degree in Education (online course), Specialty Education and Digital Technologies (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2020 - 2020 Course Research Methodology II (Module 1 - Introduction to Data Analysis and Collection) [Unidade Curricular Metodologia de Investigação II (Modulo 1 - Introdução à Análise e Recolha de dados)] Master´s degree in Education (online course), Specialty Education and Digital Technologies (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2019 - 2019 Curricular Unit Research Methodology II (Module 1 - Introduction to Data Analysis and Collection) [Unidade Curricular Metodologia de Investigação II (Modulo 1 - Introdução à Análise e Recolha de dados)]. Selected through the PhD support scholarship competition 04/ADB/2019 master´s degree in Education (online course), Specialty Education and Digital Technologies (Mestrado) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016 - 2018 Higiêne Ocupacional III [Occupational Hygiene III] Safety Work Engineering Graduation postgraduate course (Postgraduate Certificate) FUNEPI, Brasil
2016 - 2017 Biologia [Biology] Safety Work Technical graduation Course (Bachelor) FUNEPI, Brasil
2016 - 2017 Toxicologia [Toxicology] Safety Work Technical graduation (Bachelor) FUNEPI, Brasil
2016 - 2017 Biologia [Biology] Safety Work Technical graduation Course (Bachelor) FUNEPI, Brasil
2013 - 2016 Biologia [Biology] Nursing graduation (Bachelor) FATESP, Brasil
2013 - 2016 Bioquimica [Biochemistry] Nursing graduation (Bachelor) FATESP, Brasil
2013 - 2015 Toxicologia [Toxicology] Safety Work Technical graduation (Bachelor) FATESP, Brasil
2013 - 2015 Biologia [Biology] Safety Work Technical graduation (Bachelor) FATESP, Brasil

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2005 - Atual Member of the Brazilian Association of Distance Education [Associação Brasileira de Educação a Distância] Membro

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2009 - Atual Quality Council [Conselho de Qualidade]
Membro
Brazilian Association of Distance Education (ABED), Brasil

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Journal of Learning Styles (2332-8533) EduSoC Lab, Universidad Complutense de Madrid
2022 - Atual International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET) (1863-0383) International Association of Online Engineering
2021 - Atual Education and Information Technologies (EAIT) (1573-7608) Springer
2021 - Atual Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS) (2316-9907) INST FED EDUCATION, SCIENCE & TECHNOLOGY OF GOIAS, CAMPUS INHUMAS
2021 - Atual Digital Education Review (DER) (2013-9144) Universitat de Barcelona

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2020 - 2023 Online tutor on the courses of E-learning and Distance Education of the master’s program in Education and Digital Technology .
2020 - 2021 Online tutor on the courses of Online Assessment of Learning of the master´s program in Education and Digital Technology .
Distinções

Título

2016 Medal of Merit - City Council of João Pessoa [Medalha do Mérito da Cidade de João Pessoa]
Câmara Municipal de João Pessoa, Brasil
2015 Recognition Vote - Chamber of Deputies [Voto de Louvor]
Câmara dos Deputados, Brasil
2015 Title of Pessoense Citizen - City Council of João Pessoa: [Título de Cidadão Pessoense]
Câmara Municipal de João Pessoa, Brasil

Outra distinção

2020 Emblem "an action INCoDe.2030"
Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030 – INCoDe.2030, Portugal