???global.info.a_carregar???
Francisco Luís Baptista Machado. Psicólogo, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, especializado em Psicologia Escolar e da Educação e Psicologia Clínica e da Saúde. Exerce profissionalmente como psicólogo desde 2001, em contexto de prática clínica privada. Concluiu o Doutoramento em Psicologia em 2008 pela Universidade do Porto e Licenciatura em Psicologia em 2000 Universidade da Maia (ISMAI/UMAIA). É Professor Associado na UMAIA, tendo desempenhado as funções de Coordenador do Curso no Mestrado em Psicologia Escolar e da Educação entre 2010 e 2021. Publicou vários artigos em revistas científicas da área da Psicologia, com particular incidência na área da Psicologia Escolar e da Educação. É supervisor de estágios e orientador de dissertações de mestrado nas áreas de Psicologia Escolar e da Educação e Psicologia Clínica e da Saúde desde 2005, na Universidade da Maia (ISMAI/UMAIA). Liderou diversas comissões de avaliação e acreditação de ciclos de estudo do ensino superior, no âmbito das avaliações realizadas pela agência de acreditação do ensino superior (A3ES). É orientador de estágios profissionais da Ordem dos Psicólogos Portugueses, nas áreas de Psicologia Clínica e da Saúde, e Psicologia Escolar e da Educação, desde a sua implantação. É membro efetivo dos centros de investigação UNIDEP, da Universidade da Maia (ISMAI/UMAIA), Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20), da Universidade de Coimbra, e Center for the Study of Interpersonal Acceptance and Rejection (CSIAR) da Universidade do Connecticutt, EUA, tendo presidido a este último entre 2018 e 2020. Participou como coordenador e membro da equipa em diversos projetos financiados, a nível nacional e internacional, nomeadamente 5 projetos financiados pela União Europeia ERASMUS+, encontrando-se atualmente a participar em mais três projetos financiados internacionalmente, todos eles na área da Psicologia. Exerce funções como especialista na Comissão Europeia, na avaliação de propostas de projeto e de projetos finais, em diferentes programas de financiamento europeu, nomeadamente ERASMUS+, CERV, entre outros.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Francisco Luís Baptista Machado
Data de nascimento
1978/12/08
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Machado, Francisco

Identificadores de autor

Ciência ID
061A-9ADD-6105
ORCID iD
0000-0002-0228-0945
Researcher Id
Psychology

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2001 - 2008
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto, Portugal
"O Papel da Estratégias de Negociação Interpessoal na Problemática da Violência em Contexto Escolar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
1996 - 2000
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/09/15 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Coimbra - Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20), Portugal
Universidade de Coimbra - Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20), Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/02/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2001/09 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Instituto Universitário da Maia, Portugal
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/05/10 - Atual Especialista European Commission, Bélgica
2010/09 - 2021/07/31 Coordenador de Curso Mestrado em Psicologia Escolar e da Educação, Portugal
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Docente de Formação Pós-Graduada Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, Portugal
2010/10/01 - Atual Orientador de Estágios Profissionais Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2009/01 - Atual Docente e Coordenador de Formação Pós-Graduada Instituto CRIAP, Portugal
2000/10/01 - Atual Psicólogo EME Saúde, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/02/28 - Atual GameWork - A gamified environment for organizing and doing homework
2021-1-EL01-KA220-SCH-000034399
Investigador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2022/01/01 - Atual Positive - Prevention Of Stress by exploITing an Innovative Virtual Environment
Investigador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2021/03/01 - Atual [Maximus] Maximizing learners’ motivation, engagement and learning through gamification
Investigador
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2019/10/01 - 2022/10/01 Social and Emotional Skills Development in Early Childhood Education and Care in Europe (EU-SELF) (ERASMUS+)
2019-1-BG01-KA201-062593
Investigador responsável
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Concluído
2019/09/04 - 2022/09/04 Gamified Career Guidance: Promoting Meaningful and Participative Career Construction and Vocational Development through a Gamified Digital Platform (G-Guidance) (ERASMUS+)
2019-1-PT01-KA201-061342
Investigador responsável
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Concluído
2019/11/04 - 2021/11/05 "Prioridade de Investimento 10.1 - Medidas Educativas Orientadas para Promoção do Sucesso Escolar” (Associação de Ludotecas do Porto)
807/CP/S/2019
Investigador responsável
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Em curso
2019/11/04 - 2021/11/03 GAIA+ Sucesso - Ações de Envolvimento e Formação Parental
807/CP/S/19
Investigador responsável
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Concluído
2019/11/01 - 2021/11/01 PLAY - Play, Learn, fight Back AnxietY (ERASMUS+)
2019-1-EL01-KA203-062549
Investigador responsável
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Concluído
2018/10/05 - 2020/11/05 Enhancing Mental Health, Counselling, and Wellbeing Support for University Students in Bhutan (EMCWUB) (ERASMUS+)
598255-EPP-1-2018-1-BTEPPKA2-CBHE-JP
Investigador responsável
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 730 - 2011-2012
PEst-OE/PSI/UI0730/2011
Universidade de Coimbra, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Machado, Francisco; Machado, Márcia; Dias, Andreia. "O Sonho Vocacional – Pais, Professores e a Construção de Carreira". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, Lisboa, 2014.
    Publicado
  2. Machado, Francisco; Machado, Márcia; Azevedo, Marisa. "Perceção de Aceitação-Rejeição pelo Profesor, Processos de sala de aula e Desempenho Académico". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, Lisboa, 2014.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Coelho, Vera; Peixoto, Carla; Azevedo, Helena; Machado, Francisco; Soares, Mónica; Espain, Andreia. "Effects of a Portuguese social–emotional learning program on the competencies of elementary school students". Frontiers in Psychology 14 (2023): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1195746.
    10.3389/fpsyg.2023.1195746
  2. Ribeiro, Alda; Peixoto, Carla; Machado, Francisco; Soares, Mónica; Coelho, Vera; Alves, Sílvia; Azevedo, Helena. "PORTUGUESE ADOLESCENTS’ ATTITUDES TOWARDS PEERS WITH DISABILITIES". Cadernos de Pesquisa 53 (2023): http://dx.doi.org/10.1590/198053149672_en.
    10.1590/198053149672_en
  3. Peixoto, Carla; Coelho, Vera; Machado, Francisco; Fonseca, Susana. "Associations between perceived maternal acceptance–rejection and social and emotional competence of preschool children". Early Child Development and Care 193 11-12 (2022): 1225-1239. http://dx.doi.org/10.1080/03004430.2022.2066091.
    Publicado • 10.1080/03004430.2022.2066091
  4. Djamnezhad, Dariush; Koltcheva, Nadia; Dizdarevic, Alma; Mujezinovic, Amila; Peixoto, Carla; Coelho, Vera; Achten, Mart; et al. "Social and Emotional Learning in Preschool Settings: A Systematic Map of Systematic Reviews". Frontiers in Education 6 (2021): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2021.691670.
    10.3389/feduc.2021.691670
  5. Formiga, Nilton S.; Estevam, Ionara Dantas; Neves, Ana Sofia; Duarte, Vera; Machado, Francisco; Omar, Alicia. "Invariância fatorial da medida da conduta desviante: Um estudo transcultural com adolescentes portugueses, argentinos e brasileiros". Research, Society and Development 10 5 (2021): e40010515102. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.15102.
    10.33448/rsd-v10i5.15102
  6. Rohner, Ronald P.; Filus, Ania; Melendez-Rhodes, Tatiana; Kuyumcu, Behire; Machado, Francisco; Roszak, Joanna; Hussain, Sadiq; et al. "Psychological Maladjustment Mediates the Relation Between Remembrances of Parental Rejection in Childhood and Adults’ Fear of Intimacy: A Multicultural Study". Cross-Cultural Research 53 5 (2019): 508-542. http://dx.doi.org/10.1177/1069397118822992.
    Publicado • 10.1177/1069397118822992
  7. Neves, Sofia; Machado, Márcia; Machado, Francisco; Pinheiro, Fábia. "Attitudes toward Intimate Partner Violence and Intimate Partner Acceptance-Rejection among Cape Verdean students living in Portugal". Psicologia: Teoria e Pesquisa 35 35 (2019): 1-11. http://dx.doi.org/10.1590/0102.3772e3549.
    Publicado • 10.1590/0102.3772e3549
  8. Neves, Ana Sofia; Cameira, Miguel; Machado, Márcia; Duarte, Vera; Machado, Francisco. "Beliefs on Marital Violence and Self-Reported Dating Violence: A Comparative Study of Cape Verdean and Portuguese Adolescents". Journal of Child & Adolescent Trauma 1 (2016): 1-8.
    Publicado • 10.1007/s40653-016-0099-7
  9. Santos Fernandes, Silvana; Machado, Márcia; Machado, Francisco. "Parental Acceptance, Parental Stress, and Quality of Life: A study with parents of ADHD Children". Italian Journal of Special Education for Inclusion 1 (2015): 71-83.
    Publicado
  10. Formiga, Nilton; Duarte, Vera; Neves, Sofia; Machado, Márcia; Machado, Francisco. "Escala de Condutas Antissociais e Delitivas: Estrutura Fatorial da Versão Portuguesa". Psicologia: Reflexão e Crítica 28 4 (2015): 718-727.
    Publicado • 10.1590/1678-7153.201528409
  11. Favero, M.; Pinto, S.; Ferreira, F.; Machado, F.; Del Campo, A.. "Hazing Violence: Practices of Domination and Coercion in Hazing in Portugal". Journal of Interpersonal Violence 30(21) (2015): 1-22.
    Publicado • 10.1177/0886260515619748
  12. Machado, M.; Machado, F.; Neves, S.; Favero, M.. "How Do Parental Acceptance-Rejection, Power, and Prestige Affect Psychological Adjustment? A Quantitative Study With a Sample of Portuguese College Students". Cross-Cultural Research 48 3 (2014): 295-304.
    Publicado • 10.1177/1069397114528459
  13. Grilo, Inês; Machado, Francisco; Machado, Márcia. "A Importância da Perceção de Aceitação-Rejeição no Envolvimento com a Escola e no Rendimento Académico". Diversidades 37 (2012): 4-11.
    Publicado
  14. "A Importância da Perceção de Aceitação-Rejeição no Envolvimento com a Escola e no Rendimento Académico". Diversidades (2012):
Capítulo de livro
  1. Machado, Francisco; Valquaresma, Andreia; Azevedo, Helena; Soares, Mónica; Peixoto, Carla; Coelho, Vera. "Don’t leave for tomorrow what you can build up today! Using early socioemotional devel- opment to foster healthy, inclusive, and successful communities". In THE VALUE OF THE DIFFERENCE AND LIFELONG LEARNING IN THE CONTEMPORARY PEDAGOGY, 265-282. Salamanca, Espanha: Ediciones Universidad de Salamanca, 2023.
    Publicado
  2. Baptista, Nuno; Machado, Francisco; Machado, Márcia. "Peer and Teacher Acceptance and Academic Self-efficacy: An Iberian Study". In New Paths for Acceptance: Opening Awareness in Interpersonal Acceptance-Rejection, 83-92. Boca Raton, USA, Estados Unidos: BrownWalker Press, 2015.
    Publicado
  3. Machado, Márcia; Machado, Francisco; Oliveira, Ângela. "Parental and Best-friend Acceptance, Self-Efficacy and Self-Esteem in ADHD Students". In Innovative Practice and Interventions for Children and Adolescents with Psychosocial Difficulties and Disorders, 275-294. Newcastle upon Tyne, UK, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing, 2015.
    Publicado
  4. Vieira, Edite; Machado, Francisco; Machado, Márcia. "The Role of teacher acceptance on students' self-regulation and school achievement". In Psychological and Educational approaches in times of crisis: exploring new data, 61-78. Niagara Falls, NY, USA: Untested Ideas Research Centre, 2014.
    Publicado
  5. Nogueira, C. A.; Neves, A. S.; Machado, Francisco. "Amor Parental (In)Condicional: Estudo sobre a Influência da Perceção da Aceitação/Rejeição Parental em Homossexuais, Lésbicas e Bissexuais". In Coming-out for LGBT: Psychology in the current international scenario, editado por International Academy of LGBT Psychology and Related Fields, 89-97. 2014.
    Publicado
  6. Machado, Márcia; Machado, Francisco. "Adapting to University Life: The Role of Parental Acceptance-Rejection in the Way Portuguese College Students Experience and Adapt to University". In Expanding Horizons. Current Research on Interpersonal Acceptance, 125-144. Boca Raton, Florida, Estados Unidos: Brown Walker Press, 2012.
    Publicado
  7. Machado, Francisco; Machado, Márcia. "Prevenção da Violência Escolar". In Intervenção psicológica e social com vítimas. Crianças, 163-196. Coimbra, Portugal: Almedina, 2012.
    Publicado
Edição de livro
  1. Machado, Márcia; Machado, Francisco. New Paths for Acceptance: Opening Awareness in Interpersonal Acceptance-Rejection. Boca Raton, Florida, Estados Unidos: BrownWalker Press. 2015.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/07/02 Teaching is Caring: Validity Study of the Portuguese Version of Teacher Acceptance-Rejection Questionnaire (TARQ). XVI European Congress of Psychology
(Moscow, Rússia)
2019/07/02 The Role of Perceived Teacher Acceptance on Student’s Resiliency, Classroom Social Climate and Academic Success. In N. Koltcheva (Chair), Living Better Together: Interpersonal Acceptance-Rejection Across Contexts XVI European Congress of Psychology
(Moscow, Rússia)
2019/07 Good Relations, Better Teaching: The role of kindergarten teachers’ perception of acceptance-rejection by their supervisor in emotional intelligence and psychological adjustment. XVI European Congress of Psychology
(Moscow, Rússia)
2019/01 Aprendizagem sócioemocional em contextos de educação pré-escolar International Conference on Child and Adolescence (ICCA)
(Porto, Portugal)
2019/01 Atitudes Face à Inclusão dos Pares com Incapacidades e a sua Relação Com Variáveis Individuais dos/as Adolescentes. International Conference on Child and Adolescence (ICCA)
(Porto, Portugal)
2019/01 Estudo da validade da versão portuguesa do Teacher Acceptance-Rejection Questionnaire (TARQ) International Conference on Child and Adolescence (ICCA)
(Porto, Portugal)
2018/09 O papel da perceção de aceitação-rejeição pelo/a superior/a hierárquico/a na inteligência emocional e no ajustamento psicológico de educadoras de infância. 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
(Braga, Portugal)
2018/07 Competências Sócioemocionais de crianças em idade pré-escolar: O papel da percepção de aceitação-rejeição maternal. 14º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
2018/07 Inteligência Emocional E Ajustamento Psicológico De Educadoras De Infância: O Papel Da Perceção De Aceitação-Rejeição Pelo/A Superior/A Hierárquico/A. 14º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
(Lisboa, Portugal)
2018/05 The role of perceived teacher acceptance on student’s resiliency, classroom social climate and academic success. 7th International Congress on Interpersonal Acceptance and Rejection (ICIAR)
(Atenas, Grécia)
2018/05 Emotional Intelligence and Psychological Adjustment of Kindergarten Teachers: the role of the perception of supervisor’s rejection. 7th International Congress on Interpersonal Acceptance and Rejection (ICIAR)
(Atenas, Grécia)
2018/05 Social and Emotional Skills of Preschool Children: the role of the perception of motherly acceptance-rejection. 7th International Congress on Interpersonal Acceptance and Rejection (ICIAR)
(Atenas, Grécia)
2018/01 The importance of parental and teacher acceptance and empathy in Portuguese adolescents’ disruptive behavior. 2nd International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA)
(Lisboa, Portugal)
2018/01 A importância da aprendizagem sócioemocional no desenvolvimento vocacional dos adolescentes: o papel da resiliência. 2nd International Conference on Childhood and Adolescence
(Porto, Portugal)
2018/01 O papel da resiliência e da percepção de aceitação pelo professor no clima social da sala de aula e sucesso académico. 2nd International Conference on Childhood and Adolescence (ICCA)
(Porto, Portugal)
2016/09 A Percepção De Aceitação-rejeição, Ajustamento Psicológico E Autoeficácia Dos Professores. 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
(Porto, Portugal)
2016/09 Projecto Be Equal: Uma Nova Abordagem Na Promoção De Aceitação Interpessoal, Empatia E Igualdade Em Jovens. 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
(Porto, Portugal)
2016/06 FOIP Project: The role of interpersonal accpetance-rejection in portuguese student's fear of intimacy. 6th International Congress on Interpersonal Acceptance and Rejection
(Madrid, Espanha)
2016/06 BE EQUAL Project: A new approach in promoting Interpersonal Acceptance, Empathy and Equality in Youth. 6th International Congress on Interpersonal Acceptance and Rejection.
(Madrid, Espanha)
2016/06 The Importance of Parental and Teacher Acceptance and Empathy in Portuguese Adolescents’ Delinquent Behavior. 6th International Congress on Interpersonal Acceptance and Rejection
(Madrid, Espanha)
2016/03 "Estar na Escola é cena que não me assiste": A problemática da qualidade das relações humanas em contexto escolar e o seu reflexo sobre o funcionamento da comunidade escolar. V Forúm de Psicologia da Universidade da Beira Interior
(Covilhã, Portugal)
2014/11 Violências no Namoro: Percursos de Investigação - Apresentação dos resultados do Projeto Violências no Namoro (2011-2014). Encontro sobre Violência de Género
(Maia, Portugal)
2013/07 The importance of parental and peer acceptance-rejection in the self-adjustment and academic achievement of students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). 35th International School Psychology Association Conference
(Porto, Portugal)
2013/07 The Importance of Parental and Teacher Acceptance-Rejection in School Engagement and Academic Achievement. 35th International School Psychology Association Conference.
(Porto, Portugal)
2013/07 The Importance Of Parental and Teacher Acceptance-Rejection in Portuguese Students’ Career Development. 35th International School Psychology Association Conference
(Porto, Portugal)
2013/01 The Role of Interpersonal Acceptance-Rejection on Adolescent’s Life Goals and Disruptive Behavior. 4th International Congress on Interpersonal Acceptance-Rejection
(Chandigarh, Índia)
2013/01 Dating Violence Amongst Cape Verde Immigrants in Portugal. 4th International Congress on Interpersonal Acceptance-Rejection
(Chandigarh, Índia)
2013/01 How Parental Acceptance-Rejection, Power and Prestige affect psychological adjustment? A quantitative study with a sample of Portuguese college students. 4th International Congress on Interpersonal Acceptance-Rejection
(Chandigarh, Índia)
2013/01 The importance of Parental and Teacher Acceptance-Rejection in School Engagement and Academic Achievement 4th International Congress on Interpersonal Acceptance-Rejection
(Chandigarh, Índia)
2013/01 Iberian Study about the influence of Peer and Teacher Acceptance-Rejection in Academic Achievement. International Congress on Interpersonal Acceptance-Rejection
(Chandigarh, Índia)
2013/01 The importance of Parental and Peer Acceptance-Rejection in the Self-Adjustment an Academic Achievement of Students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). 4th International Congress on Interpersonal Acceptance-Rejection
(Chandigarh, Índia)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2014 - 2014 A Percepção de aceitação-rejeição pelo professor, os comportamentos disruptivos e a resiliência
Orientador de Joana Martins
Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2014 - 2014 Efeitos da perceção de aceitação-rejeição pelo(a) professor(a) sobre o ajustamento psicológico e desenvolvimento moral de adolescentes
Orientador
Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2014 - 2014 A Percepção de aceitação-rejeição pelo professor e suas influências na criatividade do aluno
Coorientador
Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2014 - 2014 Aceitação-rejeição parental face a uma criança com hiperatividade e défice de atenção: stress parental e qualidade de vida
Coorientador
Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2014 - 2014 Violência no namoro em jovens que vivenciam pobreza e exclusão social
Orientador
Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2014 - 2014 Aceitação-rejeição interpessoal, ansiedade face aos testes e rendimento académico em alunos do 2º ciclo do ensino básico
Coorientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2014 - 2014 Estudo sobre a influência da percepção de aceitação-rejeição parental na empatia
Orientador
Consulta Psicológica, Aconselhamento e Psicoterapia (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2013 - 2013 Aceitação-Rejeição parental e aceitação-rejeição do parceiro íntimo vivenciada pelo pai após o nascimento do primeiro filho
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2013 - 2013 A perceção de aceitação-rejeição parental e a sua relação com a regulação emocional do adolescente
Coorientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2013 - 2013 A Aceitação-Rejeição do Parceiro Íntimo e as Atitudes e Conhecimentos sobre as Infeções Sexualmente Transmissíveis na Senioridade
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2013 - 2013 Aceitação-rejeição, saúde mental e estratégias de coping em pais e mães de crianças/adolescentes com perturbações do espectro autista
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2013 - 2013 Aceitação-rejeição parental e aceitação-rejeição do/a parceiro/a íntimo/a vivenciada pelo pai após o nascimento do/a primeiro/a filho/a
Coorientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2013 - 2013 A violência no namoro em jovens portugueses
Coorientador
Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2013 - 2013 A aceitação-rejeição do parceito íntimo e as atitudes e conhecimentos sobre as infecções sexualmente transmissíveis na senioridade
Coorientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2013 - 2013 Percepção de aceitação-rejeição pelo grupo de pares face a adolescentes com deficiência motora
Coorientador
Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2013 - 2013 Aceitação-rejeição, saúde mental e estratégias de coping em pais e mães de crianças/adolescentes com perturbações do espectro autista
Coorientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2013 - 2013 A percepção de aceitação-rejeição parental e a sua relação com a regulação emocional do adolescente
Coorientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012 - 2012 A Aceitação-Rejeição parental percebida pelos pré-adolescentes filhos de pais divorciados e separados e as dinâmicas familiares actuais
Coorientador
Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012 - 2012 Perceção de aceitação-rejeição pelo professor nos processos de sala de aula e no desempenho académico
Orientador
Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012 - 2012 Aceitação-Rejeição do professor: Auto-eficácia, motivação, desempenho académico
Orientador
Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012 - 2012 O sonho vocacional: Pais, Professores e a Construção de Carreira
Orientador
Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012 - 2012 A influência parental no ajustamento psicológico e no processo de decisão vocacional: um estudo em alunos do 9º ano de escolaridade
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012 - 2012 A importância da perepção de aceitação-rejeição parental e do ajustamento psicológico no desenvolvimento social de jovens adolescentes.
Orientador
Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012 - 2012 Sintomatologia depressiva na adolescência. O papel da sobreproteção parental
Coorientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012 - 2012 Amora parental (in)condicional: estudo sobre a influência da percepção de aceitação-rejeição parental em homossexuais, lésbicas e bissexuais
Coorientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012 - 2012 Repercussões do anúncio da deficiência dos filhos nas dinâmicas relacionais das famílias
Coorientador
Psicopatologia da Comunicação e da Linguagem (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012 - 2012 O papel da perceção de rejeição parental no desenvolvimento de sensibilidade à rejeição e de condutas antissociais e delinquentes
Orientador
Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012 - 2012 Aceitação-rejeição do professor e rendimento académico: papel das dimensões causais e autoeficácia
Coorientador
Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012 - 2012 O papel da parentalidade e da competência social no desempenho académico e na aceitação pelos pares
Coorientador
Psicopatologia da Comunicação e da Linguagem (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012 - 2012 Estratégias de Self-handicapping: relação com a percepção de aceitação-rejeição do professor, autoconceito de competência e rendimento académico
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012 - 2012 Estudo ibérico sobre a influência da percepção de aceitação-rejeição pelo grupo de pares e pelo professor no desempenho académico
Orientador
Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012 - 2012 O papel da percepção de aceitação-rejeição parental na severidade dos sintomas da perturbação do espectro autista e no ajustamento psicológico familiar
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012 - 2012 O papel do conhecimento emocional da aceitação pelos pares e desempenho académico: um estudo exploratório
Coorientador
Psicopatologia da Comunicação e da Linguagem (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012 - 2012 A formação profissional em alternância e o desenvolvimento vocacional dos jovens
Orientador
Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012 - 2012 Percepção de aceitação-rejeição do grupo de pares e do professor: a sua expressão na motivação para o sucesso dos adolescentes
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 - 2011 Percepção de Aceitação-Rejeição por parte dos professores, motivação e autoestima numa amostra de alunos com insucesso escolar
Orientador
Consulta Psicológica, Aconselhamento e Psicoterapia (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 - 2011 A percepção de aceitação-rejeição parental e do/a melhor amigo/a em jovens hiperactivos com défice de atenção. Um estudo sobre autoestima, autoeficácia e rendimento escolar
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 - 2011 Efeitos das terapias assistidas por animais em jovens adolescentes com problemas comportamentais
Orientador
Psicologia da Justiça (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 - 2011 Até onde nos levam as nossas representações? Um estudo sobre a família, concepções pessoais de inteligência, autoestima e desenvolvimento vocacional.
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 - 2011 O adolescente: a importância dos pais e do melhor amigo na conduta disruptiva e nos objectivos de vida
Orientador
Psicologia da Justiça (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 - 2011 A aceitação-rejeição parental e os comportamentos sexuais de risco na adolescência
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 - 2011 Percepção de aceitação-rejeição parental e percepção de aceitação-rejeição pelo professor: a sua expressão no sucesso escolar dos adolescentes.
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 - 2011 O impacto da percepção de aceitação-rejeição parental no consumo de substâncias ilícitas
Orientador
Psicologia da Justiça (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 - 2011 Expressão da percepção de aceitação-rejeição parental e da percepção de aceitação-rejeição do professor no desempenho escolar
Coorientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 - 2011 A relação entre a dinâmica interpessoal da família, o desenvolvimento psicológico de adolescentes e a sua maturidade vocacional
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 - 2011 Atividades rotineiras e organizações criminosas: um estudo da criminalidade urbana no Distrito do Porto
Orientador
Psicologia da Justiça (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 - 2011 As percepções e o insucesso escolar: um estudo sobre a aceitação-rejeição parental, autoestima e autoeficácia em alunos com insucesso escolar
Orientador
Consulta Psicológica, Aconselhamento e Psicoterapia (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 - 2011 A percepção de aceitação-rejeição do melhor amigo, autoconceito, resiliência e insucesso escolar em jovens institucionalizados
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 - 2011 O papel das dinâmicas relacionais da família na problemática da indisciplina em contexto escolar
Orientador
Consulta Psicológica, Aconselhamento e Psicoterapia (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 - 2011 A percepção de aceitação-rejeição parental face a um filho adicto. Um estudo sobre a importância do ambiente familiar e da motivação no processo de recuperação
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010 - 2010 Aceitação-Rejeição Parental e Ajustamento Escolar
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010 - 2010 Mecanismos de Coping, Qualidade de Vida e Bem-Estar em Familiares de Pacientes com Perturbação do Comportamento Alimentar
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010 - 2010 A Influência da Percepção de Aceitação-Rejeição Parental na (in)Decisão Vocacional
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010 - 2010 Aceitação-Rejeição Parental e Burnout em Técnicos de Saúde e de Educação que Trabalham com Individuos com Necessidades Educativas Especiais
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010 - 2010 Aceitação-Rejeição Parental e Divórcio: Reflexos no Ajustamento Psicológico de Adolescentes
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010 - 2010 Mecanismos de Coping em Pacientes com Perturbação do Comportamento Alimentar
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010 - 2010 Mecanismos de Coping e Qualidade de Vida e Bem-Estar em Idosos Institucionalizados
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010 - 2010 O Papel da Percepção de Aceitação-Rejeição Parental na Problemática da Indisciplina no 3º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Consulta Psicológica, Aconselhamento e Psicoterapia (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010 - 2010 Stress, Mecanismos de Coping e Qualidade de Vida no Trabalho
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010 - 2010 Stress, Mecanismos de Coping e Aceitação-Rejeição Parental em Adolescentes
Orientador
Psicologia da Justiça (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010 - 2010 O papel da aceitação-rejeição parental nos estados de humor e de adaptação no consumo de álcool nos jovens
Orientador
Consulta Psicológica, Aconselhamento e Psicoterapia (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010 - 2010 (in)Sucesso Escolar e Aceitação-Rejeição Parental
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010 - 2010 A influência da percepção de aceitação-rejeição parental na ansiedade e na qualidade de vida de adultos obesos
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2009 - 2009 Mecanismos de Coping e Qualidade de Vida e Bem-Estar em Adolescentes Institucionalizados
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2009 - 2009 A importância dos mecanismos de coping no processo de abstinência de substâncias e a sua relação com a qualidade de vida.
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2009 - 2009 Coping e Qualidade de Vida em Cuidadores Informais de Indivíduos com Lesão Vertebro-Medular Traumática
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2009 - 2009 Stress, Burnout e Desordens Emocionais em Profissionais de Saúde em Contexto Hospitalar: O papel do contacto com o doente
Orientador
Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2016/10 - 2017/06 1ª Conferência Mais e Melhor Educação: Boas práticas, boas ideias, boa educação (2017, June), Maia, Portugal. (2017/06/01 - 2017/06/03)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Universitário da Maia, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2014 - 2014 Parental and Intimate Partner Acceptance-Rejection perceived and expressed by Couples after the Birth of their First Child
Congresso
5th International Congress on Interpersonal Acceptance and Rejection
ISIPAR, Moldova
2014 - 2014 The perceived Father and Parental Acceptance-Rejection manifested by Couples after the Birth of the First Child
Congresso
5th International Congress on Interpersonal Acceptance and Rejection
ISIPAR, Moldova
2014 - 2014 The Role of Parental Acceptance and Rejection Perception on the Development of Rejection Sensitivity and Disruptive Behavior in Adolescents
Congresso
5th International Congress on Interpersonal Acceptance and Rejection
ISIPAR, Moldova
2014 - 2014 The Importance of Teacher Acceptance and Rejection on Academic Achievement: the role of self-efficacy, attributions and causal dimensions
Congresso
5th International Congress on Interpersonal Acceptance and Rejection
ISIPAR, Moldova
2013 - 2013 The importance of Parental and Teacher Acceptance-Rejection in School Engagement and Academic Achievement
Congresso
IV International Congress on Interpersonal Acceptance-Rejection
ISIPAR, Índia
2013 - 2013 O papel da percepção de rejeição parental no desenvolvimento da sensibilidade à rejeição e de condutas antissociais e delinquentes.
Congresso
Congresso Internacional “Dos Riscos à Criminalidade”
Universidade Católica de Braga, Portugal
2013 - 2013 Aceitação-Rejeição do professor e rendimento académico: papel das dimensões causais e autoeficácia
Congresso
VI Congresso Internacional e XI Nacional de Psicologia Clínica
2013 - 2013 O papel da percepção de rejeição parental no desenvolvimento da sensibilidade à rejeição e de condutas antissociais e delinquentes.
Congresso
VI Congresso Internacional e XI Nacional de Psicologia Clínica
2013 - 2013 Amor Parental (In)Condicional: Estudo sobre a Influência da Percepção da Aceitação-Rejeição Parental em Homossexuais, Lésbicas e Bissexuais.
Congresso
1st International Conference of LGBT Psychology and Related Fields
ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 The role of teacher and parental acceptance-rejection in school involvement and academic achievement in Portuguese students.
Congresso
35th International School Psychology Association Conference.
2013 - 2013 The importance of parental and teacher acceptance-rejection in Portuguese students’ career development
Congresso
35th International School Psychology Association Conference
2013 - 2013 A importância da percepção de aceitação-rejeição pelo professor nos processos de sala de aula e no desempenho académico de estudantes do segundo ciclo
Congresso
1º Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola
IEUL – Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 O Sonho Vocacional: O Papel da Percepção de Aceitação-Rejeição de Pais e Professores na Construção de Carreira de Estudantes do 9º Ano de Escolaridade.
Congresso
Comunicação oral apresentada no 1º Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola
IEUL – Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Violências no Namoro em Portugal
Congresso
VI Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Psicologia da Justiça
2012 - 2012 Aceitação-Rejeição Parental: Implicações para a Intervenção Psicológica com Famílias e Investigação
Congresso
1º Congresso Internacional de Parentalidade
2012 - 2012 Estudo ibérico sobre a influência da percepção de Aceitação-Rejeição pelo grupo de pares e pelo professor no desempenho académico
Congresso
1º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses
2012 - 2012 Desenvolvimento vocacional, percepção de aceitação-rejeição parental, autoestima e concepções pessoais de inteligência. Um estudo sobre a construção de carreira dos alunos Portugueses
Congresso
1º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses
2012 - 2012 Violências no Namoro
Congresso
1º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses
2012 - 2012 Violência no namoro entre jovens Cabo-verdianos imigrantes em Portugal
Congresso
1º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses
2012 - 2012 A importância da percepção de aceitação-rejeição interpessoal nos objetivos de vida e na conduta disruptiva dos adolescentes
Congresso
1º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses
2012 - 2012 Violência no namoro entre jovens cabo-verdianos/as
Congresso
VII Congresso Português de Sociologia
2012 - 2012 O Papel da Percepção de Aceitação-Rejeição Interpessoal nos Objetivos de Vida e Conduta Disruptiva dos Adolescentes
Congresso
12º Colóquio Internacional de Psicologia da Educação
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2012 - 2012 Violência no Namoro entre Jovens Cabo-Verdianos Imigrantes em Portugal
Congresso
12º Colóquio Internacional de Psicologia da Educação
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2012 - 2012 A importância da percepção de aceitação-rejeição interpessoal nos objetivos de vida e na conduta disruptiva dos adolescentes
Seminário
II Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 A Percepção de Aceitação-Rejeição Parental e do/a Melhor Amigo/a em Jovens Hiperativos com Défice de Atenção: um estudo sobre autoestima, autoeficácia e rendimento escolar.
Seminário
II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 A Importância da Percepção de Aceitação-Rejeição Parental e do Professor no Envolvimento com a Escola e Rendimento Académico
Congresso
II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”
Universidade do Minho, Portugal
2012 - 2012 Prevenção da Violência Escolar
Congresso
V Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Psicologia da Justiça
2012 - 2012 Avaliação de um programa de intervenção com jovens que cometeram delitos.
Congresso
V Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Psicologia da Justiça
2012 - 2012 Docentes e Riscos Psicossociais
Encontro
II Reunião Anual da Associação Portuguesa de Psicologia da Saúde Ocupacional
2012 - 2012 1º Congresso Internacional de Parentalidade
Congresso
1º Congresso Internacional de Parentalidade
IPNP, Portugal
2011 - 2011 The Role of family interpersonal relations on Portuguese Students Vocational Development and Decision-Making Process
Congresso
Meeting of Vocational Designing and Career Counseling
2011 - 2011 Vocational Development, Perceived Parental Acceptance-Rejection, Implicit Theories of Intelligence and Self-Esteem: A study on Portuguese students' career construction
Congresso
Meeting of Vocational Designing and Career Counseling
2011 - 2011 O papel da aceitação-rejeição parental na problemática da indisciplina no 3º ciclo do ensino básico
Congresso
XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
2011 - 2011 (In)Sucesso Escolar e Aceitação-Rejeição Parental
Congresso
XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
2011 - 2011 Desenvolvimento Vocacional, Percepção de Aceitação-Rejeição Parental, Autoestima e Concepções Pessoais de Inteligência: Um estudo sobre a construção de carreira dos alunos Portugueses
Congresso
XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
2011 - 2011 Aceitação-Rejeição Parental, Stress e Coping em Adolescentes
Congresso
XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
2010 - 2010 Questionário de Vivências no Ensino Superior: apresentação de um instrumento
Simpósio
7º Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
2010 - 2010 Coping e Qualidade de Vida em Sujeitos com Lesão Vértebro-Medular Traumática
Congresso
8º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde: Saúde, Sexualidade e Género
2010 - 2010 Coping e Sobrecarga no Cuidador Informal de Sujeitos com Lesão Vertebro-Medular Traumática
Congresso
8º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde: Saúde, Sexualidade e Género
2010 - 2010 Qualidade de Vida em Sujeitos com Lesão Vértebro-Medular Traumática e seus Cuidadores Informais
Congresso
8º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde: Saúde, Sexualidade e Género
2010 - 2010 Quality of Life in Subjects with Spinal Cord Injury and Their Informal Caregivers
Conferência
9ª Conferência da Academia Europeia de Psicologia da Saúde Ocupacional
2010 - 2010 Coping and Quality of Life in Subjects with Spinal Cord Injury
Conferência
9ª Conferência da Academia Europeia de Psicologia da Saúde Ocupacional
2010 - 2010 Coping and Quality of Life in Informal Caregivers of Individuals with Spinal Cord Injury
Conferência
9ª Conferência da Academia Europeia de Psicologia da Saúde Ocupacional
2010 - 2010 Questionário de Vivências do Ensino Superior: apresentação de um instrumento
Congresso
VII Congresso Ibero-Americano de Psicologia
2010 - 2010 Variáveis Familiares da Adaptação ao Ensino Superior: a Relação entre a Percepção de Aceitação-Rejeição Parental e a Adaptação dos Alunos ao Ensino Superior
Congresso
VII Congresso Ibero-Americano de Psicologia
2010 - 2010 Adapting to University Life: The Role of Parental Acceptance-Rejection in the way Portuguese College Students Experience and Adapt to University
Congresso
III International Congress on Interpersonal Acceptance and Rejection
2009 - 2009 Desenvolvimento de Estratégias de Negociação Interpessoal e a sua Influência na Problemática da Violência Escolar
Seminário
Seminário de Divulgação de Projetos de Investigação
2009 - 2009 Parentalidade
Encontro
Parentalidade
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2008 - 2008 A influência da Fratria na maturidade de carreira
Congresso
I Congresso ORASI: Construindo Melhores Famílias
Orasi, Portugal
2008 - 2008 Stress, Burnout and Emotional Disorders in a Work Context: Creation of a Portuguese Instrument
Congresso
8th Conference of European Academy of Occupational Health Psychology
2008 - 2008 Coping, Burnout and Emotional Disorders in Students and University Professors
Congresso
8th Conference of European Academy of Occupational Health Psychology
2008 - 2008 Selecionar, Gerir e Crescer: a saúde psicológica como factor de sucesso no desenvolvimento de uma carreira
Conferência
I Ciclo de Conferências de Gestão de Recursos Humanos. Comando de Pessoal do Exército Português
2008 - 2008 Jornadas Internacionais de Orientação Escolar e Profissional
Encontro
Jornadas Internacionais de Orientação Escolar e Profissional
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2006 - 2006 Aconselhamento e Orientação Vocacional
Congresso
Primeiras Jornadas Nortenhas de Psicologia

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2013 Prevenção da violência sexual. A avaliação da violência sexual contra crianças e adolescentes no ensino secundário Sílvia Raquel Ferreira da Cruz (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012 A consultoria-formação psicológica de professores em orientação vocacional dirigida a alunos do 9º ano de escolaridade e a análise das relações entre variáveis macrossistémicas, vocacionais e sociais Vânia Ernestina Morais de Sousa (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
2012 Estilos de vinculação e ideação suicída: estudo exploratório em estudantes universitários Ilda Maria Torrão Oliveira (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012 Satisfação com suporte social, qualidade de vida e saúde mental Mariana Pinho de Magalhães (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012 Qualidade de vida, vulnerabilidade ao stress e estratégias de coping Sara Maria Duarte (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2012 Doentes oncológicos: intensidade da dor, indicadores de ansiedade e sintomas depressivos Sara Portela Simões (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 Satisfação conjugal e o sexo das crianças: relações com a regulação da expressão emocional em idade pré-escolar Liliana Gonçalves Ribeiro (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 Violência no namoro e delinquência juvenil: um estudo em jovens institucionalizados em lares de infância e juventude Gustavo Manuel Meneses Oliveira (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 Violências de género contra um grupo de mulheres grávidas imigrantes em Portugal: impactos ao nível da saúde psicológica, física e sexual/reprodutiva Helena Maria de Sousa e Silva Duarte Alves Velho (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 Relação entre a socialização emocional parental e a regulação emocional no adolescente Inês Tavares Seabra dos Reis (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011 Depressão na adolescência em relação aos pares Liliana Graziela da Costa Cruz (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010 Riscos psicossociais em cuidados directos e indirectos que trabalham com crianças em forma de acolhimento temporário. ANA FILIPA SOARES TORRES (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010 Síndrome de Burnout, Autoeficácia e Estratégias de coping nos Agentes de Segurança Privada CÁTIA ISAURA CORREIA ALVES (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010 Representações Sociais da Prostituição e Enquadramento Jurídico-Legal ELIANA PATRÍCIA FERNANDES OLIVEIRA (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010 Os estereótipos da mentira: do contexto social ao laboratorial. IGOR MANUEL DIAS MAGALHÃES (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010 Burnout e Vulnerabilidade ao stress: Estudo comparativo de Género em Guardas Prisionais no trabalho por turnos MARTA FILIPA PINTO MONTEIRO (Mestrado)
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2009 Alteração de comportamento na perturbação bipolar e na perturbação de hiperatividade e défice de atenção: contributo para o diagnóstico diferencial Lia Vitória Ribeiro Moreira (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2017/10 - 2018/05 7th International Congress on Interpersonal Acceptance and Rejection (ICIAR) Athens, Greece
2015/11 - 2016/06 6th International Congress on Interpersonal Acceptance and Rejection (ICIAR) Madrid, Spain
2011/11 - 2012/03 1º Congresso Internacional de Parentalidade do Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto Porto, Portugal
2006/01 - 2006/10 Congresso Nacional A Sociedade e os Comportamentos Desviantes Porto, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2015/03/02 - Atual Psiquiatria, Psicologia & Justiça

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/10/23 - 2023/12/01 Especialista convidado para desempenhar o papel de avaliador de de avaliador de propostas de projetos para financiamento pela Comissão Europeia, ao abrigo do Programa REA HORIZON-WIDERA-2023-ACCESS-02- Twinning (CT-EX2017D314514-104)
2023/10/18 - 2023/11/30 Especialista convidado para desempenhar o papel de avaliador de projetos financiados pela Comissão Europeia, ao abrigo do Programa HADEA / European Health and Digital Executive Agency (H2020-Project_monitoring) (CT-EX2017D314514-103)
2023/05/11 - 2023/06/30 Especialista convidado para desempenhar o papel de avaliador de propostas de projetos para financiamento pela Comissão Europeia, ao abrigo do Programa Citizens, Equality, Rights and Values Programme (CERV) (JUST / Justice and Consumers) (CT-EX2017D314514-102)
2022/05/06 - 2022/07/13 Especialista convidado para desempenhar o papel de avaliador de propostas de projetos para financiamento pela Comissão Europeia, ao abrigo do Programa Horizon (HORIZON-CL2-2022-DEMOCRACY-01, HORIZON-CL2-2022-HERITAGE-01, HORIZON-CL2-2022- TRANSFORMATIONS-01) European Commission, Bélgica

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2010/09 - Atual Modelos de Orientação Vocacional Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010/09 - Atual Intervenção em Orientação Vocacional Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010/09 - Atual Módulo de Orientação em Psicologia Escolar e da Educação Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010/09 - Atual Modelos de Psicologia Escolar e da Educação Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010/09 - Atual Orientação de Estágios Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010/09 - Atual Orientação de Dissertações Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2009/09 - Atual Psicologia Escolar Psicologia (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2008/02 - Atual Modelos de Orientação Vocacional Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2008/02 - Atual Intervenção em Orientação Vocacional Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2007/02 - Atual Psicologia da Educação Psicologia (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010/09 - 2016/06/22 Prevenção da Delinquência e Criminalidade Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2008/02 - 2015/09 Orientação de Estágios Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2008/02 - 2015/09 Orientação de Dissertações Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2008/09 - 2014/07 Prevenção da Delinquência e Criminalidade Psicologia da Justiça (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2008/09 - 2014/07 Orientação de Dissertação Psicologia da Justiça (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2008/09 - 2014/07 Orientação de Estágios Psicologia da Justiça (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2009/01 - 2013/10 Desenvolvimento de Competências Sociais, Resolução de Conflitos e Relacionamento Interpessoal em crianças e adolescentes. (Outros) Instituto CRIAP, Portugal
2009/01 - 2013/10 Orientação Vocacional com Adolescentes (Outros) Instituto CRIAP, Portugal
2009/01 - 2013/10 Supervisão de casos (Outros) Instituto CRIAP, Portugal
2012/02 - 2012/06 Intervenção em Psicologia da Justiça Psicologia da Justiça (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2010/09 - 2012/06 Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação Psicologia Escolar e da Educação (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2008/09 - 2010/07 Orientação de Dissertação Consulta Psicológica, Aconselhamento e Psicoterapia (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2008/09 - 2010/07 Orientação de Estágio Consulta Psicológica, Aconselhamento e Psicoterapia (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2008/09 - 2010/06 Orientação Vocacional Consulta Psicológica, Aconselhamento e Psicoterapia (Mestrado) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2007/09 - 2010/06 Avaliação Psicológica Psicologia (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2006/09 - 2007/07 Metodologias de Investigação em Psicologia Psicologia (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2006/09 - 2007/07 Metodologias de Investigação em Psicologia Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2001/09 - 2006/07 Teoria e prática da Orientação Escolar e Vocacional Psicologia (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2005/09 - 2006/02 Psicologia Social Psicologia (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2004/09 - 2005/07 Psicologia Escolar Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal
2003/02 - 2005/07 Métodos e técnicas terapêuticas II Aconselhamento Psicossocial (Licenciatura) Instituto Universitário da Maia, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2013/09 - Atual International School Psychology Association
2012/06 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses Membro Efetivo
2010/05/05 - Atual International Society for Interpersonal Acceptance and Rejection (ISIPAR) Membro

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018/01 - Atual COST Action CA16207: EUROPEAN NETWORK FOR PROBLEMATIC USAGE OF THE INTERNET (EU-PUI)
Membro
Conseil de l'Union Europeenne, Bélgica
2008/09 - 2013/09 Membro de Conselho Científico
Membro
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2013/05 - 2013/07 Coordenador da comissão do ISMAI de avaliação/acreditação do mestrado em Psicologia Escolar e da Educação pela A3ES
Coordenador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2011/01 - 2011/11 Coordenador da comissão do ISMAI de avaliação e acreditação do mestrado de Psicologia Escolar e da Educação pela A3ES
Coordenador
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2007/09 - 2010/07 Membro do Conselho Pedagógico
Membro
Instituto Universitário da Maia, Portugal
2008/09 - 2009/12 Membro da comissão de criação e desenvolvimento da proposta de implementação do 2º ciclo de estudos (Mestrado) em Psicologia Escolar e Educação no ISMAI, submetido à aprovação do Ministério da Educação e aprovada pelo mesmo em Dezembro de 2009
Membro
Instituto Universitário da Maia, Portugal
Distinções

Outra distinção

2018 Presidente
International Society for Interpersonal Acceptance and Rejection (ISIPAR), Estados Unidos
2016 European Regional Representative
International Society for Interpersonal Acceptance and Rejection (ISIPAR), Estados Unidos