???global.info.a_carregar???
Clara Moura Soares has a degree in Art History (1996) from the School of Arts and Humanities (University of Lisbon) and a Master in Arts, Heritage and Theory of Restoration (1999) from the same institution, where she took her Ph.D. degree seven years later (2006). She is an Assistant Professor with Aggregation at the School of Arts and Humanities of the University of Lisbon and, since 2022, is director of the Art History degree programme. She is an integrated researcher of the ARTIS - Art History Institute of the same University. In this research unit, she was, between 2019-2023, the principal investigator of the research group Patrimonium - Heritage Sciences and Art Markets. Currently, she is the deputy director of ARTIS. She is co-coordinator of the Orion project - Art Collections and Collectors in Portugal (funded by FCT) and is part of the research team of the following project: Un Campus Global: Universitarios, Transferencias Culturales y Experiencias en el siglo XX, Universidad Complutense de Madrid, funded by Agencia Estatal de Investigación, Ministerio de Ciencia e Innovación. España (PID2020-113106GB-I00). She was coordinator of Eneias - The collection of painting at the Portugal National Library: from de saving of conventual artistic heritage during the Liberal Revolution to an integrated study of conservation and dissemination PTDC/HIS-HEC/113226/2009, research project funded by the Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2011-2014). She has supervised master's and Ph.D. theses, even as post-doctoral research projects in art history and in various fields of heritage science, including its management, history of art markets, collecting, inventory, history, and theory of restoration. She has published more than a hundred books, book chapters, and articles in specialised national and international journals, as author or co-author, and has served on various scientific committees of national and international conferences. She is, since 2015, the deputy director and general editor of the electronic journal ARTis ON (www.artis-on.com), a scientific journal with peer review and published in open access with important indexing ( DOAJ, ERIH PLUS, CROSSREF, LATINDEX, CAPES, DRJI, MIAR, EBSCO, LatinREV). She is a member of the Scientific Council of important international Cultural Heritage journals such as Quiroga. Revista de Patrimonio Iberoamericano, Santander - Estudios de Patrimonio and Herança-Revista de História Património e Cultural.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Clara Maria Martins de Moura Soares

Nomes de citação

  • Soares, Clara Moura

Identificadores de autor

Ciência ID
0619-EB5B-11DD
ORCID iD
0000-0002-4130-2158

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - História da Arte

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2018/12/04
Concluído
n/a (Título de Agregado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"O arquivo fotográfico do Museu Nacional de Arte Antiga no tempo do seu primeiro diretor: contributos da fotografia para o conhecimento e para a conservação do património artístico à luz da “moderna museografia”" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved
2001 - 2006
Concluído
História da Arte (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"As Intervenções Oitocentistas do Mosteiro de Santa Maria de Belém: o Sítio, a História e a Prática Arquitectónica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Unanimously awarded top classification.
1996 - 1999
Concluído
Arte, Património e Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"A Lavra das Pedreiras e o Estaleiro das Obras de Restauro do Mosteiro de Santa Maria da Vitória no Século XIX." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Unanimously awarded top classification
1992 - 1996
Concluído
Licenciatura em História, variante História da Arte (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997 - 1999 Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/05/02 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
2006/03/01 - 2006/05/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
1998/10/01 - 2006/02/28 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021 - Atual Un Campus Global: Universitarios, Transferencias Culturales y Experiencias en el siglo XX
PID2020-113106GB-I00
Investigador
Universidad Complutense de Madrid - Campus de Somosaguas, Espanha
Agencia Estatal de Investigación
Em curso
2017 - Atual ORION - Collections and Art Collectors in Portugal
UID/EAT/04189/2016
Orientador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/09 - 2022/02 The Marbles of the Alentejo Anticline - 2000 Years of Memory and Heritage (PHIM, 3rd phase)
ALT20-08-2114-FEDER-000213
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
Comissão Europeia

Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
Em curso
2016 - 2020 CuCa_RE - Curar e Cuidar_reabilitar" - The study of the healthcare buildings built in Portugal in the 20th century
PTDC/ATPAQI/2577/2014
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2017 - 2019 Os Mármores do Anticlinal Alentejano - 2000 Anos de Memória e Património (PHIM, 2nd phase)
FEDER
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
Comissão Europeia

Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional
Concluído
2012 - 2015 ROBBIANA - The Della Robbia sculptures in Portugal: History, Art and Laboratory
PTDC/HIS-HEC/116742/2010
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2011/01 - 2014/06 Eneias - The collection of painting at the Portugal National Library: from de saving of conventual artistic heritage during the Liberal Revolution to an integrated study of conservation and dissemination
Investigador responsável
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010 - 2013 Fala Comigo - Potenciar o Património Artístico e Cultural através da Iteração com Personagens Virtuais
QREN
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
Agence Europe SA
Concluído
2005 - 2008 Solis - Igreja de Santa Engrácia-Panteão Nacional: campanhas de obras, exploração de pedreiras e trabalhos de restauro
POCTI/EAT/35063/99
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2005 - 2007 Projeto de candidatura de Óbidos a Património Mundial da UNESCO
CMO
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
Câmara Municipal de Óbidos
Concluído
2000 - 2003 Medusa - Pedreiras do Mosteiro da Batalha: História da Lavra das Pedras na Construção e no Restauro do Monumento - Fase 2
PRAXIS/PC SH/C/HAR/0062/96
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
1997 - 1999 Projeto de Estudos integrados sobre a Sé Catedral de Lisboa
IPPAR
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
Direção-Geral do Património Cultural
Concluído
1996 - 1998 Medusa - Pedreiras do Mosteiro da Batalha: história da exploração de pedreiras na construção e no restauro do monumento - Fase 1
PRAXIS/PC SH/C/HAR/0062/96
Bolseiro de Investigação
Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Figueiredo, Carlos; Aires-Barros, L.; Dionísio, A.; Correia, F.; Soares, Clara Moura; Neto, Maria João; Mendonça, L. V.; Rodolfo, J. S.. "Santa Engrácia - National Pantheon (Portugal): the stones and pathologies", STONE - Newsletter on stone decay, 2007, http://www.qub.ac.uk/geomaterials/weathering/newsletter/issue_2.pdf.
Artigo em conferência
  1. Soares, Clara Moura; Rute Massano Rodrigues. "The marble façade of the Ducal Palace of Vila Viçosa in the context of 1940 Centenary Commemorations: cleaning and consolidation". Trabalho apresentado em International Symposium CONSOLIDATION 2021. Stone Consolidation in Cultural Heritage, Lisboa, 2022.
    Publicado • 10.34638/ya1k-q783
  2. Soares, Clara Moura; Rute Massano Rodrigues; Carlos Filipe; Noel Moreira. "The Alentejo Marbles in the construction of the Basilica of Our Lady of the Rosary of Fátima, Portugal". Trabalho apresentado em 7ICCH Seventh International Congress on Construction History, Lisboa, 2021.
    Publicado
  3. Pascoal, Ana Mehnert; Neto, Maria João; Moura Soares, Clara. "Arquitetura e Medicina Tropical: o polo da Junqueira - ecos de um património artístico integrado". Trabalho apresentado em Dinâmicas do Património Artístico. Circulação, Transformações e Diálogos, Lisbon, 2018.
    Publicado
  4. Soares, Clara Moura. "Desafios e problemas à salvaguarda do património artístico no contexto da Lei da Separação de 1911: da musealização à destruição". Trabalho apresentado em Congresso Ibero-Americano “Património, suas matérias e imatérias, Lisboa, 2016.
    Publicado
  5. Soares, Clara Moura. "Na construção de uma gramática decorativa nacionalista: o imaginário neomanuelino na obra escultórica de Costa Mota tio". Trabalho apresentado em Sphera Mundi - Arte e Cultura no tempo dos Descobrimentos,, Lisboa, 2015.
    Publicado
  6. Soares, Clara Moura; Neto, Maria João; Rodrigues, Rute Massano. "A constituição dos primeiros museus de arte em Portugal, no século XIX, e a consciência dos princípios de Conservação Preventiva". Trabalho apresentado em A Prática da Conservação Preventiva - IX Jornadas da Arte e Ciência | V Jornadas ARP, Porto, 2015.
    Publicado
  7. Soares, Clara Moura. "Encontros do Imperador do Brasil, D. Pedro II, com a capital portuguesa: o culto do ancestral e das Belas-Artes". Trabalho apresentado em Lisboa e os Estrangeiros |Lisboa dos Estrangeiros depois do Terramoto de 1755, Lisboa, 2014.
    Publicado
  8. Soares, Clara Moura. "A extinção das ordens religiosas em Portugal na implantação do Liberalismo: efeitos sobre o património artístico dos conventos". Trabalho apresentado em De Viollet-leDuc a la Carta de Venecia. Teoría y Práctica de la Restauración en el espacio Iberoamericano, 2014.
    Publicado
  9. Soares, Clara Moura. "D. Pedro, I do Brasil, IV de Portugal - O 'Gosto do Bello' e o incremento das Belas-Artes: traços de um perfil quase desconhecido do Rei-Soldado". Trabalho apresentado em I Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX. Perfis e trânsitos., Lisboa, 2014.
    Publicado
  10. Soares, Clara Moura; Rodrigues, Rute Massano. "A cultura artística dos Imperadores do Brasil: contextos para a valorização, salvaguarda e difusão do património português". Trabalho apresentado em III Colóquio de Estudos sobre a Arte Brasileira do Século XIX, Rio de Janeiro, 2013.
    Publicado
  11. Soares, Clara Moura. "O Mosteiro de Santa Maria de Belém: o monumento e o sítio nos últimos 150 anos". Trabalho apresentado em Colóquio Lisboa 1850 até ao Futuro, Lisboa, 2011.
    Publicado
  12. Soares, Clara Moura; Rodrigues, Rute Massano. "A salvaguarda do património histórico-artístico na regência de D. Pedro IV: a Consciência Patrimonial no contexto das Guerras Liberais". Trabalho apresentado em Simpósio Património em construção. Contextos para a sua preservação, 2011.
    Publicado
  13. Neto, Maria João; Soares, Clara Moura; Figueiredo, Carlos; Dionísio, Amélia; Aires-Barros, Luís. "Santa Engrácia-National Pantheon: building campaigns, quarries exploited ans restoration Works". Trabalho apresentado em International Seminar Theory and Practice in Conservation. A tribute to Cesare Brandi, Lisboa, 2006.
    Publicado
  14. Soares, Clara Moura; Neto, Maria João. "The Jerónimos Monastery (Portugal): Historic Quarries and Restoration Works in the Cloister and in the Chapter Room during the nineteen-century". Trabalho apresentado em 6th International Symposium on the Conservation of Monuments in the Mediterranean Basin, Lisboa, 2004.
    Publicado
  15. Soares, Clara Moura; Neto, Maria João; Aires-Barros, Luís; Basto, Maria João; Dionísio, Amélia. "Estudio Comparativo del Decaimiento de la Piedra de las Esculturas Originales de los Apostoles del Monasterio de Batalha (Portugal)". Trabalho apresentado em III Congreso Internacional “Restaurar la Memoria, 2002.
    Publicado
  16. Soares, Clara Moura. "Estudo Interdisciplinar das estátuas dos Apóstolos do Mosteiro da Batalha: Restauro, Materiais e Técnica". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional de História da Arte, Porto, 2001.
    Publicado
  17. Neto, Maria João; Soares, Clara Moura; Aires-Barros, Luís; Dionísio, Amélia. "Batalha Monastery (Portugal): Interdisciplinary Survey of Historic-Quarries and Restoration Works". Trabalho apresentado em International Congress Quarry-Laboratory-Monument, 2000.
    Publicado
  18. Neto, Maria João; Soares, Clara Moura; Aires-Barros, Luís; Dionísio, Amélia. "Batalha Monastery (Portugal): An Interdisciplinary Study of the Tombs of Prince Henrique and Prince João in the Founder’s Chapel". Trabalho apresentado em 5th International Congress on Restoration of Architectural Heritage, Firenze, 2000.
    Publicado
  19. Aires-Barros, Luís; Neto, Maria João; Soares, Clara Moura. "The monastery of Batalha (Portugal): restoration works and historic quarries, a preliminary study". Trabalho apresentado em IV Congreso Internacional de Reabilitación del Patrimonio Arquitectónico y Edificación, La Habana (Cuba), La Habana, 1998.
    Publicado
  20. Soares, Clara Moura. "As Pedreiras exploradas para a construção e para os restauros do Mosteiro da Batalha". Trabalho apresentado em V Congresso Nacional de Geologia, Lisboa, 1998.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Soares, Clara Moura. "El ´Redescubrimiento´ de los Tapices de Pastrana en el siglo XX y su Contribución a la Construcción de la Identidad Artística y del Discurso Nacionalista en Portugal". Archivo Español de Arte 96 382 (2023): 185-208. https://xn--archivoespaoldearte-53b.revistas.csic.es/index.php/aea.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.3989/aearte.2023.21
  2. Soares, Clara Moura. "A conclusão da Igreja de Santa Engrácia no contexto da valorização do Barroco em Portugal e dos Princípios das Cartas Internacionais de Atenas e Veneza (1953-1966)". Conservar Património 42 (2023): 17-37. https://conservarpatrimonio.pt/.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.14568/cp25017
  3. Moura Soares, Clara. "The Archival Sources of the Batalha Monastery (Portugal): Unique Collections for the Study of the Monument’s Restoration Work in the 19th Century". Anales de Historia del Arte 32 (2022): 255-288. http://dx.doi.org/10.5209/anha.83072.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5209/anha.83072
  4. Soares, Clara Moura; Rodrigues, Rute Massano. "Do Palácio da Ajuda ao Panteão Nacional: os "mármores" na construção e na reconstrução de alguns notáveis monumentos de Lisboa". Cadernos do Arquivo Municipal 17 (2022): 52-72.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.48751/CAM-7B9C-DE07
  5. Soares, Clara Moura; Rodrigues, Rute Massano; Filipe, Carlos; Moreira, Noel. "As rochas ornamentais na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima (Portugal): entre o estético e o simbólico". BSAA arte 88 (2022): 371-399. https://revistas.uva.es/index.php/bsaaarte.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.24197/bsaaa.88.2022.371-399
  6. Clara Moura Soares; Maria João Neto. "The Medieval Town of Óbidos (Portugal): Restoration, Reutilisation and Tourism Challenges from 1934 to the Present Day". Heritage 4 4 (2021): 2876-2902. https://www.mdpi.com/2571-9408/4/4/161.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/heritage4040161
  7. Soares, Clara Moura; Neto, Maria João; Mehnert Pascoal, Ana; Alves da Cunha, João. "Desterro: A Monastery Turned Hospital, Now Converted into a Mixed-Use Hub in Lisbon". ATHENS JOURNAL OF TOURISM 8 1 (2021): 19-42. http://dx.doi.org/10.30958/ajt.8-1-2.
    Acesso aberto • Publicado • 10.30958/ajt.8-1-2
  8. Soares, Clara Moura. "Questões de conservação preventiva debatidas na Conferência Internacional de Madrid de 1934 e sua influência no projeto de ampliação do Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa (1935-1945)". Ge-conservación 20 1 (2021): 16-28.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.37558/gec.v20i1.987
  9. Soares, Clara Moura; Neto, Maria João; Pascoal, Ana Mehnert; Da Cunha, João Alves. "Nossa Senhora do Desterro de Lisboa: depois de convento e hospital, que futuro?". ARTis ON 10 (2020): 140-160. www.artis-on.com.
    Publicado • https://doi.org/10.37935/aion.v0i10.273
  10. Neto, Maria João; Soares, Clara Moura. "Recensão crítica ao Capítulo de Livro 'From an Inventory to a Heritage Information System' de Vasco Martins Costa, 2020". ARTis ON 10 (2020): 207-211. www.artis-on.com.
    Publicado • 10.37935/aion.v0i10.280
  11. Soares, Clara Moura. "Della Robbia's Majolicas in Portugal: Devotion, Collecting and Musealisation". Acta Historiae Artium 61 1 (2020): 69-80. http://dx.doi.org/10.1556/170.2020.00004.
    Publicado • 10.1556/170.2020.00004
  12. Soares, Clara Moura; Rodrigues, Rute Massano; Filipe, Carlos. "Heritage and history of the marble industry in Alentejo (Portugal)". Revista CPC 15 29 (2020): 235-248. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v15i29p235-248.
    Publicado • 10.11606/issn.1980-4466.v15i29p235-248
  13. Clara Moura Soares. "Pinturas, esculturas y otros objetos en el inventario de bienes realizado a la muerte de doña Carlota Joaquina de Borbón". Archivo Español de Arte (2020): https://doi.org/10.3989/aearte.2020.01.
    10.3989/aearte.2020.01
  14. Pascoal, Ana Mehnert; Neto, Maria João; Soares, Clara Moura. "From hospital to hotel: heritage restoration and sustainable tourism: the case of the S. Marcos Hospital in Braga, Portugal". J-Reading - Journal of Research and Didactics in Geography 19 (2020): 167-181. http://www.j-reading.org/index.php/geography/article/view/247.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Soares, Clara Moura. "O Arquivo Fotográfico do Museu Nacional de Arte Antiga no Tempo de José de Figueiredo (1911-1937). Contributos da fotografia para o conhecimento e para a conservação de obras de arte". Revelar – Revista de Estudos da Fotografia e Imagem 5 (2020): 7-37.
    Acesso aberto • Publicado
  16. Mariz, Vera; Salema de Carvalho, Rosário; Cabral, Fernando; Neto, Maria; Soares, Clara Moura; Jorge, Natália. "ORION: Art Collections and Collectors in Portugal". Heritage 2 2 (2019): 1045-1059. http://dx.doi.org/10.3390/heritage2020068.
    Publicado • 10.3390/heritage2020068
  17. Soares, Clara Moura; Oliveira, Lina. "Igreja de Santa Engrácia, em Lisboa: quatro contratos de de obras do século XVII não totalmente conhecidos". ARTis ON 9 (2019): 153-170. www.artis-on.com.
    Publicado • https://doi.org/10.37935/aion.v0i9.247
  18. Soares, Clara Moura; Neto, Maria João. "O gosto pelo Colecionismo de Vitral Antigo em Portugal e no Brasil, no século XIX - A coleção Ferreira das Neves". Artis On 5 (2017): 236-249. www.artis-on.com.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.37935/aion.v0i5.148
  19. Soares, Clara Moura; Vítor, Serrão; Filipe, Carlos; Rodrigues, Rute Massano; Monteiro, Patrícia; Santos, Mariana Penedo dos. "Património e História da Indústria dos Mármores: o papel da História da Arte num projeto pluridisciplinar". Artis On 5 (2017): 250-261. www.artis-on.com.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.37935/aion.v0i5.153
  20. Soares, Clara Moura; Rodrigues, Rute Massano. "O Restauro das pinturas conventuais à guarda da Biblioteca Nacional (1835-1913) contributos para a história da Conservação e Restauro". Artis On 3 (2016): 224-235. www.artis-on.com.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.78
  21. Soares, Clara Moura. "Resgatar a Memória: a Biblioteca Nacional na gestão e salvaguarda do Património Artístico dos Conventos. Roteiro da Exposição". Artis On 3 (2016): 297-315. www.artis-on.com.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.37935/aion.v0i3.87
  22. Soares, Clara Moura. "Na origem da Galeria Nacional de Pintura da Academia de Belas-Artes de Lisboa: 540 quadros selecionados do Depósito das Livrarias dos Extintos Conventos". Artis - evista de História da Arte e Ciências do Património 2 (2014): 200-201.
    Publicado
  23. Soares, Clara Moura; Rodrigues, Rute Massano. "O acervo de pintura da Biblioteca Nacional: problemas com a sua conservação no convento de São Francisco da Cidade (1834-1969)". Cadernos de História da Arte 2 (2014): 132-154. http://cad.letras.ulisboa.pt.
    Acesso aberto • Publicado
  24. Soares, Clara Moura; Rodrigues, Rute Massano. "Manuel de Figueiredo ou o 2º Marquês de Vagos? Controvérsias de identidade num retrato pintado por Giuseppe Troni pertencente à Biblioteca Nacional". Artis - Revista de História da Arte e Ciências do Património 2 (2014): 196-197.
    Publicado
  25. Soares Moura Clara; Rute Massano Rodrigues; António João Cruz; Carla Rego. "Preservation and destruction of paintings of extinct monasteries in Portugal during the nineteenth century". Estudos de Conservação e Restauro 1 4 (2013): https://doi.org/10.7559%2Fecr.4.3095.
    10.7559/ecr.4.3095
  26. Soares, Clara Moura; Rodrigues, Rute Massano. "A criação de um Museu Nacional de Belas-Artes no convento de São Francisco. Um desígnio de D. Pedro IV\1834". Artis - Revista de História da Arte e Ciências do Património 1 (2013): 170-171.
    Publicado
  27. Soares, Clara Moura. "José de Figueiredo e a construção de uma imagem da arte portuguesa além-fronteiras: as exposições de Sevilha (1929) e de Paris (1931)". Artis - Revista de História da Arte e Ciências do Património 1 (2013): 138-147.
    Publicado
  28. Soares, Clara Moura; Rodrigues, R. M.; Cruz, A. J.; Rêgo, C.. "Historical and Material Approach to the Paintings at the Portugal National Library: Contributions to the History of Conservation and Restoration of Easel Painting in the 19th Century". International Journal of Heritage in the Digital Era 1 1_suppl (2012): 283-288. http://dx.doi.org/10.1260/2047-4970.1.0.283.
    Publicado • 10.1260/2047-4970.1.0.283
  29. Soares, Clara Moura; Rodrigues, Rute Massano; Cruz, António João. "Conservação e destruição de pinturas dos conventos extintos em Portugal durante o século XIX". ECR - Estudos de Conservação e Restauro 4 (2012): 231-248. https://revistas.rcaap.pt/ecr.
    Acesso aberto • Publicado
  30. Soares, Clara Moura. "As portas de madeira da igreja do Mosteiro de Santa Maria de Belém: materiais e mestres à luz de novos documentos". Artis – Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa 7-8 (2009): 457-478.
    Publicado
  31. Soares, Clara Moura. "A Galeria de Pintura do Restaurante Leão de Ouro: percursos de uma colecção". Artis – Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa 6 (2007): 269-307.
    Publicado
  32. Soares, Clara Moura. "De Maneirista a Neomanuelina: Propostas Oitocentistas para reintegração estilística da capela-mor de Santa Maria de Belém". Artis – Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa 5 (2006): 287-314.
  33. Neto, Maria João; Soares, Clara Moura. "A conclusão das Obras de Santa Engrácia 40 anos depois. Um projecto interdisciplinar para o estudo do monumento". Artis – Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa 5 (2006): 487-496.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Soares, Clara Moura; Neto, Maria João. "Anastácio Gonçalves. O colecionador no seu tempo". In Na periferia de uma coleção. Obras de caráter sacro no acervo da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, 9-23. Lisboa: Scribe, 2023.
    Publicado
  2. Soares, Clara Moura; Rodrigues, Rute Massano; Filipe, Carlos; Moreira, Noel. "Belo, simbólico, durável e nacional. Critérios para a escolha das rochas ornamentais utilizadas na construção da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima". In Padroeira de Portugal. Mulher, mãe e rainha: 375 anos da coroação de Nossa Senhora da Conceição, 343-383. Vila Viçosa, Portugal: IPPEM- Instituto da Padroeira de Portugal para os estudos da Mariologia, 2023.
    Publicado
  3. Soares, Clara Moura. "Os retratos de D. Maria II e de José da Silva Carvalho/ The Portraits of Queen Maria II and of José da Silva Carvalho". In 190 anos do Supremo Tribunal de Justiça: arte e património / 190 Years of the Supreme Court of Justice: art and heritage, 72-89. Lisboa: Supremo Tribunal de Justiça, 2023.
    Publicado
  4. Soares, Clara Moura. "Retratos dos Presidentes do Supremo Tribunal de Justiça realizados pelo pintor Luís Varela Aldemira / Portraits of the Supreme Court of Justice painted by Luís Varela Aldemira". In 190 anos do Supremo Tribunal de Justiça: arte e património / / 190 Years of the Supreme Court of Justice: art and heritage, 228-257. Lisboa, Portugal: Supremo Tribunal de Justiça, 2023.
    Publicado
  5. Soares, Clara Moura. "O gosto, o poder e a polémica: à descoberta do colecionador e da coleção de pintura de José Moreira Freire (1842-1921)". In Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: Modus Operandi, 175-197. Lisboa: Caleidoscópio, 2023.
    Publicado • https://doi.org/00.00000/978-989-658-000-0
  6. Soares, Clara Moura. "Os restauros do Mosteiro dos Jerónimos no século XIX: critérios e receção crítica coeva". In D. Manuel. Cartografia de um reinado, 183-211. Lisboa: Caleidoscópio, 2023.
    Publicado • https://doi.org/10.30618/978-989-958-839-7
  7. Soares, Clara Moura; Rodrigues, Rute Massano. "A presença destacada dos mármores do Alentejo em três edifícios monumentais da cidade do Porto da primeira metade do século XX: diálogo entre modernidade e tradição". In Mármore 2000 anos de História: Contributo dos Mármores do Alentejo para afirmação das Artes, 385-461. Lisboa, Portugal: Edições Almedina, 2022.
    Publicado
  8. Neto, Maria João. "A Catedral de Lisboa: perspetivas sobre o monumento entre os restauros da primeira metade do século XX e o século XXI". In El Mundo de Las Catedrales. Passado, Presente y Futuro, 1389-1399. Burgos, Espanha: Fundación VIII Centenario de la Catedral, 2022.
    Publicado
  9. Pascoal, Ana Mehnert; Soares, Clara Moura; Maria João Neto. "Medicina e Saúde no século XX: o caso português perante a situação internacional". In Curar e Cuidar. Arquitectura da Saúde em Portugal (1901-1976), editado por Ana Tostões; Paulo Providência; Daniela Arnaut, 54-73. Lisboa, Portugal: IST-ID, 2020.
    Publicado
  10. Maria João Neto; Soares, Clara Moura; Ana Menhnert Pascoal. "Politics and Medical Achievements". In Cure & Care. Architecture and Health, editado por Ana Tostões; Paulo Providência; Daniela Arnaut, 32-41. Lisboa, Portugal: IST-ID, 2020.
    Publicado
  11. Soares, Clara Moura; Rodrigues, Rute Massano; Santos, Mariana Penedo dos. "A fachada grandiloquente do paço ducal de Vila Viçosa: cenário de mármore para as comemorações centenárias de 1940". In Mármore 2.000 anos de História. A Evolução Industrial, os seus Agentes Económicos e a Aplicação Contemporânea, editado por Matos, Ana Cardoso de; Alves, Daniel, 159-177. Lisboa, Portugal: Theya, 2019.
    Publicado
  12. Rodrigues, Rute Massano; Soares, Clara Moura. "As rochas ornamentais nas obras do real palácio da Ajuda (1796-1865): a presença dos mármores do anticlinal de Estremoz". In Mármore 2.000 anos de História. A Evolução Industrial, os seus Agentes Económicos e a Aplicação Contemporânea, 221-272. Lisboa, Portugal: Theya, 2019.
    Publicado
  13. Soares, Clara Moura. "Os monumentos de homenagem a D. Pedro IV, em Lisboa e no Porto (1834-1870): 36 anos de projetos e concursos". In D. Maria II, princesa do Brasil, rainha de Portugal: Arte, Património e Identidade, 98-112. Lisboa, Portugal: Artis - Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 2019.
    Publicado
  14. Soares, Clara Moura. "A(s) Igreja(s) de Santa Engrácia no Campo de Santa Clara (séculos XVI-XX)". In A Igreja de Santa Engrácia no Campo de Santa Clara – Os tempos do lugar, 12-49. Casal de Cambra, Portugal: Caleidoscópio, 2019.
    Publicado
  15. Soares, Clara Moura. "A revisão da Lei de Separação do Estado das Igrejas no governo de Sidónio Pais: efeitos sobre o património artístico nacionalizado em 1911". In Sidónio Pais – O retrato do país no tempo da Grande Guerra, 91-118. Caleidoscópio, 2018.
    Publicado
  16. Rodrigues, Rute Massano; Soares, Clara Moura. "Ventura Terra e o elogio (possível) dos mármores de Estremoz na obra de reconstrução e monumentalização do Palácio das Cortes (1896-1903)". In Dinâmicas do Património Artístico: circulação, transformações e diálogos, 90-99. Lisboa, Portugal: Artis - Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2018.
    Publicado
  17. Soares, Clara Moura. "Os Recheios do Paço do Ramalhão (Sintra, Portugal): a herança e o gosto artístico da rainha D. Carlota Joaquina de Bourbon". In Arte e seus lugares: coleções em espaços reais, editado por Cavalcanti, Ana; Valle, Arthur; Neto, Maria João; Malta, Marize; Pereira, Sonia Gomes, 39-56. Rio de Janeiro, Brasil: Nau Editora, 2018.
    Publicado
  18. Soares, Clara Moura. "The Photographes of Monserrate: Preserving the Memory of the Sumptuous interiors of the Palace until its auction in 1946". In Monserrate Revisited The Cook Collection in Portugal, 186-205. Casal de Cambra, Portugal: Caleidoscópio, 2017.
    Publicado
  19. Soares, Clara Moura. "Os Fotógrafos de Monserrate: a fixação da memória dos sumptuosos interiores do Palácio até ao leilão de 1846". In Monserrate Revisitado. A Coleção Cook em Portugal, 186-205. Casal de Cambra, Portugal: Caleidoscópio, 2017.
    Publicado
  20. Neto, Maria João; Soares, Clara Moura. "Os edifícios da Cidade Universitária de Lisboa projetados por Pardal Monteiro. Um Património Artístico a conhecer". In Arquitetura Universitaria. Ciudades Patrimonio Mundial, 269-289. Madrid, Espanha: Universidad Alcalá, 2016.
    Publicado
  21. Soares, Clara Moura. "A Coleção de arte do Conde do Ameal: o leilão de 1921 e as aquisições do Estado Português para os Museus Nacionais". In Modos de ver e exibir em Brasil e Portugal, editado por Malta, Marize; Neto, Maria João; Cavalcanti, Ana; Oliveira, Emerson Dionísio de; Couto, Maria de Fátima Morethy, 89-105. Rio Books, 2016.
    Publicado
  22. Soares, Clara Moura. "Os arrolamentos dos Paços Reais: políticas da I República na Gestão do Património Artístico da Monarquia Proscrita". In Museus, Palácios e Mercados da Arte, 82-93. Lisboa, Portugal: Scribe, 2014.
    Publicado
  23. Neto, Maria João; Soares, Clara Moura. "Os azulejos da Igreja de São Lourenço de Carnide: um caso de estudo entre a incúria e a valorização". In A Herança de Santos Simões. Novas Perspectivas para o Estudo da Azulejaria e da Cerâmica, editado por Flor, Susana Varela, 29-40. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 2014.
    Publicado
  24. Soares, Clara Moura; Neto, Maria João. "O restauro do Castelo de Óbidos (1934-1950): da reintegração da vila medieval ao reconhecimento internacional". In Fortificações e Território na Península Ibérica e no Magreb (séculos VI a XVI), editado por Fernandes, Isabel Cristina Ferreira, 661-672. Lisboa, Portugal: Colibri / Campo Arqueológico de Mértola, 2013.
    Publicado
  25. Soares, Clara Moura. "Os leilões de património artístico: uma consequência da Lei da Separação de 1911". In Os leilões e o mercado da arte em Portugal. Estrutura, História e Tendências, editado por Fernandes, Alexandra; Afonso, Luís U., 85-95. Lisboa, Portugal: Scribe, 2012.
    Publicado
  26. Pascoal, Ana Mehnert; Soares, Clara Moura. "A Cidade Universitária: Um programa decorativo integrado". In Património da Universidade de Lisboa. Ciência e Arte, 194-212. Lisboa: Tinta da China, 2011.
    Publicado
  27. Neto, Maria João; Alves, Alice Nogueira; Soares, Clara Moura. "A Custódia de Belém: um símbolo nacional entre o Liberalismo e o Estado Novo". In A Custódia de Belém. 500 anos, 161-181. Lisboa, Portugal: IMC/MNAA, 2010.
    Publicado
  28. Soares, Clara Moura; Neto, Maria João. "The conclusion Plans for the baroque church of Santa Engrácia-National Pantheon (Portugal), In 1964 and the Venice Charter’s Principles". In The Venice Charter Revisited: Modernism, Conservation and Tradition in the 21st Century, editado por Hardy, Matthew, 219-233. Newcastle upon Tyne, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing, 2008.
    Publicado
  29. Soares, Clara Moura; Neto, Maria João. "O Mosteiro dos Jerónimos e a Recuperação de um espírito Quinhentista no século XIX". In O Largo Tempo do Renascimento. Arte, Propaganda e Poder, editado por Redondo Cantera, Maria José; Serrão, Vítor, 535-562. Casal de Cambra - Lisboa, Portugal: Caleidoscópio / Centro de História da Universidade de Lisboa, 2008.
    Publicado
  30. Soares, Clara Moura. "A Lavra das Pedreiras e o Estaleiro das obras de Restauro do Mosteiro de Santa Maria da Vitória no século XIX". In Tempos e História, Comemoração dos 500 anos do Concelho e Vila da Batalha, 99-145. Leiria, Portugal: Edições Magno, 1999.
    Publicado
  31. Soares, Clara Moura. "O Estaleiro das Obras de Restauro do Mosteiro de Santa Maria da Vitória no Século XIX". In Programa Nacional de Bolsas de Investigação para Jovens Historiadores e Antropólogos (1996/1997), 107-163. Porto, Portugal: Fundação da Juventude, 1999.
    Publicado
Edição de livro
  1. Soares, Clara Moura. D. Maria II, princesa do Brasil, rainha de Portugal: Arte, Património e Identidade. Lisboa, Portugal: Artis - Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa. 2019.
    Publicado • Editor
  2. Soares, Clara Moura; Dionísio, Amélia. A Igreja de Santa Engrácia no Campo de Santa Clara: Os tempos do lugar. Casal de Cambra, Portugal: Caleidoscópio. 2019.
    Publicado • http://doi.org/10.30618/978-989-658-600-3 • Editor
  3. Soares, Clara Moura. Mármore 2.000 anos de História. A Evolução Industrial, os seus Agentes Económicos e a Aplicação Contemporânea. Lisboa: Theya. 2019.
    Publicado • Editor
  4. Soares, Clara Moura. Dinâmicas do Património Artístico: circulação, transformações e diálogos. Lisboa, Portugal: Artis - Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 2018.
    Publicado • Editor
  5. Soares, Clara Moura. ARTis ON, 7 - Arte & Poder/Art & Power. Lisboa, Portugal: Artis - Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa. 2018.
    Publicado • https://doi.org/10.37935/aion.v0i7 • Editor
  6. Soares, Clara Moura. ARTis ON, 5 - Vandalismo e iconoclastia/Vandalism and iconoclasm. Lisboa, Portugal: Artis - Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa. 2017.
    Publicado • https://doi.org/10.37935/aion.v0i5 • Editor
  7. Soares, Clara Moura. ARTis ON, 3 (Edição especial) - O Património Artístico das Ordens Religiosas: entre o Liberalismo e a Atualidade. Lisboa, Portugal: Artis - Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa. 2016.
    Publicado • https://doi.org/10.37935/aion.v0i3 • Editor
  8. Soares, Clara Moura. ARTis ON, 1 - Artes Decorativas/Decorative Arts. Lisboa: Artis - Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 2015.
    https://doi.org/10.37935/aion.v0i1 • Editor
Entrada de dicionário
  1. Soares, Clara Moura. "Monserrate - Portugal: One of the World's Loveliest Spots". In Monserrate Revisitado. A Coleção Cook em Portugal. Caleidoscópio, 2017.
    Publicado
Livro
  1. Soares, Clara Moura; Neto, Maria João. Óbidos. História, Património e Turismo. Lisboa: Caleidoscópio. 2023.
    Publicado
  2. Soares, Clara Moura. Fotografia de Obras de Arte. José de Figueiredo na formação do pioneiro Arquivo Fotográfico do Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa, Portugal: Scribe. 2021.
    Publicado
  3. Soares, Clara Moura. O Culto a Camões e o Mosteiro dos Jerónimos. O restauro do monumento no século XIX. Lisboa, Portugal: Scribe. 2019.
    Publicado
  4. Soares, Clara Moura; Dionísio, Amélia Rangel. A Igreja de Santa Engrácia no Campo de Santa Clara: Os tempos do lugar. Portugal: Caleidoscópio. 2019.
    Publicado • 10.30618/978-989-658-600-3
  5. Clara Moura Soares; Maria João Neto. Reis e Heróis. Os Panteões em Portugal. Casal de Cambra, Portugal: Caleidoscópio. 2018.
    Publicado • 10.30618/978-989-658-532-7
  6. Soares, Clara Moura; Neto, Maria João. Almeida Garrett 1799-1854. O Homem e a Obra. The Man and the Work, col. No Panteão Nacional. Casal de Cambra, Portugal: INCM. 2016.
    Publicado
  7. Soares, Clara Moura; Neto, Maria João. Almeida Garrett. A 'Viagem' e o Património. Casal de Cambra, Portugal: Caleidoscópio. 2015.
    Publicado
  8. Neto, Maria João; Soares, Clara Moura. O Mosteiro dos Jerónimos. Arte, memória e identidade. Casal de Cambra, Portugal: Caleidoscópio. 2013.
    Publicado
  9. Soares, Clara Moura; Neto, Maria João. Óbidos. De «Vila Museu» a «Vila Cultural». Casal de Cambra, Portugal: Caleidoscópio. 2013.
    Publicado
  10. Neto, Maria João; Soares, Clara Moura; Lima, Madalena Costa. Igreja de Santa Engrácia-Panteão Nacional. Guia Oficial. London, Reino Unido: Scala. 2011.
    Publicado
  11. Neto, Maria João; Soares, Clara Moura. Church of Santa Engrácia National Pantheon. Guide. London, Reino Unido: Scala. 2011.
    Publicado
  12. Soares, Clara Moura; Figueiredo, Ana Paula. A Igreja de São Pedro da Ericeira: Memória Histórica e Artística. Ericeira, Portugal: Mar de Letras. 2002.
    Publicado
  13. Soares, Clara Moura. O Restauro do Mosteiro da Batalha: Pedreiras Históricas, Estaleiro de Obras e Mestres Canteiros. Leiria, Portugal: Magno Edições. 2001.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Soares, Clara Moura; Neto, Maria João; Ventura, V.; Figueiredo, C.; Dionísio, A.; Aires-Barros, L.. "Building campaigns, restoration Works and historic quarries exploited. The case of Portuguese National Pantheon". Trabalho apresentado em Congresso Internacional European Geoscience, 2006.
Prefácio / Posfácio
  1. Soares, Clara Moura. "Prefácio". Prefácio para Realizações e Utopias. O Património Arquitectónico e Artístico das Caldas de Monchique na Cenografia da Paisagem Termal, 13-14. Lisboa, Portugal: Fundação Oriente. 2015.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Soares, Clara Moura. "O Restauro do Mosteiro da Batalha no século XIX: as infiltrações como uma das causas principaes da ruina do Edificio". Trabalho apresentado em II Encontro a Universidade de Lisboa e o Património, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2019.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Soares, Clara Moura. "Recensão crítica da obra La Conferencia de Museos de 1934, en perspectiva. Actas Congreso Internacional de Museografia". Revisão de La Conferencia de Museos de 1934, en perspectiva. Actas Congreso Internacional de Museografia 20 (2021): https://doi.org/10.15304/quintana.20.7675.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Soares, Clara Moura. "As intervenções oitocentistas do Mosteiro de Santa Maria de Belém: o sítio, a história e a prática arquitetónica". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, 2006.
  2. Soares, Clara Moura. "A Lavra das Pedreiras e o Estaleiro das Obras de Restauro do Mosteiro de Santa Maria da Vitória no século XIX". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, 1999.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/27 Mosteiro dos Jerónimos: símbolo fecundo e última morada dos grandes poetas Camões e Fernando Pessoa I Congresso Internacional Construir por Palavras. Figurações do Espaço nas Artes e Literaturas Europeias
CLEPUL, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2023/11/22 The Aula Magna of the University of Lisbon: na Architectural and Artistic Project for Academic Acts, Cultural Events and Political Intervention International Congress A Global Campus
Universidad Complutense de Madrid (Madrid, Espanha)
2023/11/08 Guerra Junqueiro (1850-1923) e os artistas do seu tempo: estranhamentos e boas surpresas nas relações entre poesia e artes plásticas X Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX - Estranhamentos na História da Arte e em Coleções
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2023/05/09 The Construction of Private Space for the Public: the Collector’s House in the Origin of Historic House Museums in Portugal Séminaire sur le Collectionisme et le Marché de l’Art
Society for the History of Collecting (Paris, França)
2022/12/05 Pedreiras Monumentais: as origens das rochas utilizadas na construção e no restauro dos Mosteiros da Batalha e de Belém Seminário - Arte da cantaria: história, forma e técnica num contexto peninsular
Escola Superior de Artes Aplicadas, Instituto Politécnico de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
2022/11/25 Museum and Photography: formation, growth and potential of the Photographic Archive of the Museu Nacional de Arte Antiga in Portugal (1911-1962) International Congress "Photography and Museum: From the origins to the conquest of a space of visibility in Spain and Latin America (19th-21st centuries)
Museo Nacional del Romanticismo (Madrid, Espanha)
2022/11/17 O gosto, o poder e a polémica: à descoberta do colecionador e da coleção de pintura de José Moreira Freire (1842-1921) IX Colóquio Coleções de Arte em Portugal e no Brasil nos séculos XIX e XX - Modus Operandi
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa / Palácio Nacional da Ajuda (Lisbon, Portugal)
2022/11/16 Fotografia e História da Arte: Estudo das Tapeçarias de Pastrana nas primeiras décadas do Século XX Simpósio História da Arte Hoje – Modus Operandi
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2022/06/13 A Catedral de Lisboa: perspetivas sobre o monumento entre os restauros da primeira metade do século XX e o século XXI El Mundo de las Catedrales. Congreso Internacional VIII Centenario de la Catedral de Burgos
Fundacion de la Catedral de Burgos (Burgos, Espanha)
2022/03/23 The marble façade of the Ducal Palace of Vila Viçosa in the context of the 1940 Centenary Commemorations: cleaning and consolidation International Symposium Consolidation 2021. Stone Consolidation in Cultural Heritage
LNEC
2021/11/12 O restauro do Mosteiro dos Jerónimos no século XIX: entre o simbolismo e a prática arquitetónica de um legado do rei D. Manuel Colóquio D. Manuel Cartografia de um reinado
Grupo dos Amigos de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2021/10/25 A presença dos Mármores do Alentejo em três edifícios monumentais da cidade do Porto da primeira metade do século XX: diálogo entre modernidade e tradição Congresso Internacional Mármore do Alentejo: da História ao Património. O caso da Indústria Portuguesa no Mercado Global das Rochas Ornamentais
CECHAP (Lisbon, Portugal)
2021/07/12 The Alentejo Marbles in the construction of the Basilica of Our Lady of the Rosary of Fátima, Portugal 7th International Congress on Construction History
School of Architecture (Lisbon, Portugal)
2021/06/08 The medieval village of Óbidos (Portugal): a case study on the current tourism challenges 6th Annual International Symposium on Culture and Civilization
ATINER - Athens Institute for Education and Research (Athens, Grécia)
2020/06/10 Desterro. A monastery turned hospital now converted into a mixed-use hub in Lisbon – heritage restoration and sustainable tourism 5th Annual International Symposium on Culture and Civilization
Institute for Education and Research (Athens, Grécia)
2019/11/29 O Restauro do Mosteiro da Batalha no século XIX: as infiltrações como uma das causas principaes da ruina do Edificio II Encontro a Universidade de Lisboa e o Património, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes (Lisboa, Portugal)
2019/11/20 A Conclusão da Igreja de Santa Engrácia. Dos Estudos à Obra Revelar o Património, Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais 1929-2019
DGPC - Direção Geral do Património Cultural (Sacavém, Portugal)
2019/11/13 Os monumentos de homenagem a D. Pedro IV, em Lisboa e no Porto (1834-1870): 36 anos de projetos e concursos Colóquio Internacional D. Maria II, princesa do Brasil, rainha de Portugal: arte, património e identidade
ARTIS/DGPC-Palácio Nacional da Ajuda (Lisboa, Portugal)
2019/10/16 A herança e o gosto artístico da Rainha D. Carlota Joaquina de Bourbon II Curso Livre de Colecionismo, Coleções e Colecionadores
ARTIS (Lisboa, Portugal)
2019/06/06 Politics and Medical Achievements Conferência internacional CuCa_re – Curar e Cuidar_reabilitar
IST (Lisboa, Portugal)
2019/04/24 Visits abroad to enhance the Portuguese hospital network: administrators, architects and doctors travelling during the 1950s 12th International CConference of the International Network for the History of Hospitals and VIII Abrils de l’Hospital
(Barcelona, Espanha)
2019/03/22 O restauro do Mosteiro da Batalha no século XIX: a água como problema Ciclo de Conferências: Pelos Trilhos da Água na Arquitetura
Projeto Aqua Mafra (Lisboa, Portugal)
2019/03/01 From hospital to hotel: heritage restoration and sustainable tourism: the case of the S. Marcos Hospital in Braga, Portugal Global Management Perspectives – Global Issues and Challanges for Accessibility and Sustainable Tourism, 4th International Annual Conference
(Lecce, Itália)
2019/02/15 The ORION project - Art Collections and Collectors in Portugal Collecting – Modus Operandi, 1900-1950
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2018/11/13 Os acervos dos Paços Reais em tempos de exílio: que destinos para as obras de arte após o fim da monarquia portuguesa? V Colóquio Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX -‘Coleções em Exílio'
ARTIS/Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lisboa, Portugal)
2018/10/03 Arquitetura e Medicina Tropical: o polo da Junqueira – ecos de um património artístico integrado Congresso Dinâmicas do Património Artístico: circulação, transformações e diálogos
ARTIS-Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/10/01 Ventura Terra e o elogio (possível) dos mármores de Estremoz na obra de reconstrução e monumentalização do Palácio das Cortes (1896-1903) Congresso Dinâmicas do Património Artístico: circulação, transformações e diálogos
ARTIS-Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/08/31 The Portuguese village of Óbidos: a delicate balance of a sustained management betweens the historical past and current challenges 14th International Conference on Urban History
European Association for Urban History (EAUH) (Roma, Itália)
2018/05/25 A fachada grandiloquente do Paço Ducal de Vila Viçosa: cenário de mármore para as Comemorações Centenárias de 1940 Workshop Artes do Mármore realizado no âmbito do Projeto Os Mármores do Anticlinal Alentejano - 2000 Anos de Memória e Património (PHIM, 2ª fase)
ARTIS-IHA/CECHAP (Lisboa, Portugal)
2017/11/21 O restauro das abóbadas da igreja do Mosteiro dos Jerónimos nos séculos XIX e XX: das propostas de Mouzinho de Albuquerque às intervenções da Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais III Congresso Internacional do Tardo-Gótico. Da traça à edificação: a arquitetura dos séculos XV e XVI em Portugal e na Europa
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/11/13 A Coleção de Arte do 1º Conde do Ameal, João Maria Ayres de Campos: o leilão de 1921 I Curso Livre de Colecionismo, Coleções e Colecionadores
ARTIS-Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/11/08 Os Recheios do Paço do Ramalhão (Sintra, Portugal): a herança e o gosto artístico da Rainha D. Carlota Joaquina de Bourbon IV Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX. Arte e seus lugares: coleções em espaços reais
Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro, Brasil)
2017/09/28 O Inventário Artístico de Portugal da Academia Nacional de Belas Artes Vergílio Correia (1888-1944): um olhar fotográfico Exposição/Conferência
Arquivo Nacional Torre do Tombo (Lisboa, Portugal)
2017/09/27 Artes do Mármore: perspetivas histórico-artísticas Seminário Património e História da Indústria dos Mármores, 2ª fase: uma abordagem plural
CECHAP (Lisboa, Portugal)
2016/11/08 As Academias de Belas-Artes e os Concursos Públicos: os monumentos de homenagem a D. Pedro IV III Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX - As Academias de Belas-Artes do Rio de Janeiro, de Lisboa e do Porto, 1816-1836: ensino, artistas, mecenas e coleções
ARTIS/Universidade Federal do Rio de Janeiro/Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2016/11/02 Desafios e problemas à salvaguarda do património artístico no contexto da Lei da Separação de 1911: da musealização à destruição PATRIMA 2016, Congresso Ibero-Americano “Património, suas matérias e imatérias”
LNEC (Lisboa, Portugal)
2016/09/29 O Património Artístico dos conventos e o mercado de arte no século XIX O Património móvel das Ordens Religiosas face à desamortização oitocentista: dinâmicas e desafios
FCSH-Universidade Nova (Lisboa, Portugal)
2016/06/08 François-Auguste-René Rodin (1840-1917) Curso livre Para compreender a escultura: de Fídias a Duchamp
ARTIS/Museu Berardo (Lisboa, Portugal)
2015/11/23 O leilão da coleção do Conde do Ameal: as aquisições do Estado Português para os Museus Nacionais II Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: Histórias e Conexões
Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro /ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa/ Fundação Casa Rui Barbosa (Rio de Janeiro, Brasil)
2015/10/01 La Universidad de Lisboa y su Parimonio Artístico Integrado: La ciudad Universitaria proyectada por Pardal Monteiro in II Simposio Internacional de Arquitectura Universitaria en Ciudades Patrimonio Mundial
Facultad de Arquitectura (Alcalá de Henares , Espanha)
2015/05/29 As esculturas Della Robbia em Portugal na Contemporaneidade: devoção, colecionismo e musealização Colóquio Esculturas Della Robbia em Portugal - História, Arte e Laboratório
Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa, Portugal)
2015/05/20 Eugène Delacroix (1798-1863) Curso livre Para compreender a Pintura de Giotto a Warhol
ARTIS/Museu Berardo (Lisboa)
2015/02/04 Influenced by the King? The trend of collecting antique stained glass in Portugal and Brazil in the 19th century: the Ferreira das Neves collection International Conference Collecting through Connections: Glass and Stained-glass Collectors and their Networks in the 19th Century
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
2015/01/19 O Património histórico-artístico das Caldas de Monchique na valorização do destino turístico algarvio III Colóquio Internacional Interdisciplinar Literatura, Viagem e Turismo Cultural no Brasil, em França e em Portugal
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2014/04/02 A vila de Óbidos: o difícil equilíbrio de uma gestão sustentada entre o seu passado histórico e os atuais desafios Congresso Internacional "Os Centros Históricos no Novo Paradigma Urbano
LABART (Universidade Lusófona), ARTIS (IHA-FLUL), PROART (UFRJ, Brasil) (Lisboa, Portugal)
2014/03/13 Encontros do Magnânimo Imperador do Brasil, D. Pedro II, com a capital portuguesa Colóquio Internacional de História, História da Arte e Literatura, Lisboa e os estrangeiros, Lisboa dos estrangeiros depois do terramoto de 1755
Centro de História de Além-Mar (CHAM) / ARTIS -Instituto de História da Arte (FLUL) / Fundação das Casas de Fronteira e Alorna (FCFA) / Grupo Amigos de Lisboa (GAL) (Lisboa, Portugal)
2014/02/20 O restauro das pinturas conventuais à guarda da Biblioteca Nacional (1835-1913): contributos para a história da conservação e restauro Colóquio O Património Artístico das Ordens Religiosas: entre o Liberalismo e a atualidade
ARTIS-FLUL/IPT/Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa, Portugal)
2012/10/30 Historical and material approach to the paintings at the Portugal National Library: contributions to the history of conservation and restoration of easel paintings in the 19th century 4th International Conference Euromed 2012 - Progress in Cultural Heritage Preservation
EUROMED (Lemesos, Chipre)
2012/08/31 A cultura artística dos Imperadores do Brasil: contextos para a valorização, salvaguarda e difusão do património português III Colóquio de Estudos Sobre a Arte Brasileira do Século XIX - Intercâmbios Culturais entre Brasil e Portugal
Museu da República (Rio de Janeiro, Brasil)
2011/11/24 A salvaguarda do património histórico-artístico na regência de D. Pedro IV: a Consciência Patrimonial no contexto das Guerras Liberais Simpósio Património em construção. Contextos para a sua preservação
Laboratório Nacional de Engenharia Civil
2011/10/19 A coleção de pintura da Biblioteca Nacional de Portugal: uma 'herança' dos conventos suprimidos IV Colóquio Internacional “A Imagética das Letras: representações de letrados e da construção de saberes
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - Atual O Naturalismo Português pelos Olhares Femininos de uma Geração de Artistas
Orientador
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2023 - Atual Depoimento de pedra: a Igreja de Santa Maria do Carmo, em Lisboa. Um exemplo de Património vivo (1755-1995)
Orientador
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2021/01 - Atual O Design de Equipamento na Conservação Preventiva de Objetos Artísticos. As Reservas do Museu Nacional de Arte Antiga como Caso de Estudo.
Orientador
História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019 - Atual A Casa do colecionador: o antigo colégio de São Tomás de Aquino, em Coimbra, e a coleção de arte do 1º Conde do Ameal
Orientador
História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019 - Atual A fotografia de obras de arte do Estúdio Mário Novais
Orientador
História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019 - Atual Dr. Anastácio Gonçalves e a sua Coleção de Porcelana Chinesa
Orientador
História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019 - Atual Comunicar a Arte do Mármore: da Obra ao berço do Anticlinal Alentejano
Orientador
História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019 - Atual Turismo e Salvaguarda Patrimonial: a Quinta da Regaleira e a Quinta da Ribafria em Sintra como Estudos de Caso.
Orientador
História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019 - Atual O Património Português Espoliado: a arte como afirmação do poder de Napoleão Bonaparte.
Orientador
História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017 - Atual "O Mercado de Arte em Portugal (1833-1945). Agentes, mecanismos e circunstâncias" (Postdoc - SFRH/BPD/116050/2016)
Orientador
História da Arte (Outra)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2016 - Atual Os Mantos Régios do século XIX nas colecções portuguesas
Orientador
História da Arte, e de Arte, Património e Restauro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2016 - Atual Luís Benavente e Piero Gazzola: reflexos da experiência italiana no restauro dos monumentos em Portugal na segunda metade do século XX.
Orientador
História da Arte, e de Arte, Património e Restauro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2020 - 2024/01/26 Desenho Contemporâneo do Mestre Lagoa Henriques nos Acervos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa: Estudo, Catalogação, e Conservação Preventiva
Orientador
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2021/06/14 Giovanni Gherardo De Rossi (1754-1827) na direção da Academia Portuguesa de Belas Artes em Roma: ensino e mercado de arte (FCT, SFRH/BD/129981/2017)
Orientador
História da Arte, e de Arte, Património e Restauro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2021/03/02 Artur Pastor (1922-1999). Olhares fotográficos sobre as regiões do país
Orientador
História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2021/01/31 Os catálogos de leilões na biblioteca do Museu Nacional de Arte Antiga. A leiloeira Soares & Mendonça
Coorientador
História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2019 "A Castro" - Organização, inventariação e análise de um painel de azulejos do Conservatório Nacional. Apoio ao desenvolvimento de protótipo de aplicação interativa para suporte ao restauro de azulejaria
Orientador
Arte, Património e Teoria do Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2019 A base de dados da Cabral Moncada Leilões e o seu potencial para a investigação
Orientador
História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2019 A importância da limpeza curatorial no âmbito da Conservação Preventiva – Proposta de um plano para o Palácio Nacional de Queluz
Orientador
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2019 O serviço de mediação cultural do Museu Bordalo Pinheiro: contributos para duas propostas educativas
Orientador
História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2019 O Teatro Vicentino no Mosteiro como meio para a divulgação do monumento junto das escolas
Orientador
História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2019 A colecção de pintura China Trade (sécs. XVIII-XX) do Museu de Marinha. Inventário e Proposta de Exposição
Orientador
História da Arte e Património (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2019 Os artistas colaboradores de Oscar Niemeyer na arquitetura religiosa de Brasília
Orientador
Arte, Património e Teoria do Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2019 A renovação oitocentista da Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa. Programas, protagonistas e materiais
Orientador
Arte, Património e Teoria do Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2018 A Conservação Preventiva no acervo de mobiliário dos Museus de Lisboa: critérios e práticas
Orientador
Arte, Património e Teoria do Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2018 O Palácio da Pena e o Chalet da Condessa D'Edla, à Mesa Real - Contributo para duas exposições
Orientador
Arte, Património e Teoria do Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2018 A Importância da Comunicação Museológica - O Caso do Museu da Guarda Nacional Republicana
Orientador
Arte, Património e Teoria do Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2018 Museu Benfica - Cosme Damião. A Arte da Conquista
Orientador
Arte, Património e Teoria do Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2018 Réplica: Uma ferramenta para Preservação do Patrimônio Artístico. Alguns estudos de caso
Orientador
Arte, Património e Teoria do Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2015 - 2018 Presença, Memória e Diáspora: Destinos da Arte da Talha em Portugal entre o Liberalismo e a actualidade (Postdoc - SFRH/BPD/101835/2014).
Coorientador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2017 A Moda e as Modistas em Portugal durante o Estado Novo - As mudanças do pós-guerra (1945-1974)
Orientador
Arte, Património e Teoria do Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2015 - 2017 Património Azulejar do Hospital Termal de Caldas da Rainha
Orientador
Arte, Património e Teoria do Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2012 - 2017 Entre a Salvaguarda e a Destruição: A Extinção das Ordens Religiosas em Portugal e as suas Consequências para o Património Artístico dos Conventos (1834-1868)
Orientador
História da Arte, e de Arte, Património e Restauro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2014 - 2016 O Grupo de Arte Informal Luxuries: um exemplo de underground nos anos 1980-1990 na URSS
Orientador
Arte, Património e Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2011 - 2014 Realização e Utopia: o Património Arquitectónico e Artístico das Caldas de Monchique na Cenografia do Espaço Termal (Séculos XIX e XX)
Orientador
Arte, Património e Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2010 - 2012 As obras da Fundação Calouste Gulbenkian alvo das inundações de 1967 - O restauro preventivo da pintura a óleo e a sua relação com o ambiente museológico
Orientador
Arte, Património e Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2010 - 2012 Casa-Oficina do Escultor António Soares dos Reis (1847-1889) – Reabilitação de uma memória e reabilitação de um espaço
Coorientador
História Regional e Local (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2009 - 2011 Cidade do Saber: Estudo do Património Artístico integrado nos edifícios projectados pelo Arquitecto Porfírio Pardal Monteiro para a Cidade Universitária (1934-1961)
Orientador
Arte, Património e Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2009 - 2011 Mily Possoz (1888-1968): Percurso e afirmação de uma artista no Modernismo Português
Orientador
Arte, Património e Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2007 - 2010 O Museu de Escultura Comparada de Mafra: um Projecto Romântico no Estado Novo. Mestrado em Arte
Orientador
Arte, Património e Restauro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/11/17 - Atual ARTIS+ | Art History and Heritage Workshops. 1st session - Sine qua non: a collection and its inventory. The essential tool for managing a collection. Guest speaker: Cristina Neiva Correia [Conservator of the Ceramic Collection of the Palácio Nacional da Ajuda]. Event venue: Palácio Nacional da Ajuda. (2023/11/17 - 2023/11/17)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2023/03/27 - Atual International Conference The Venice Charter [Re]Framed: New Heritage Challenges. For the 60th anniversary of the Venice Charter, a significant milestone in the history of heritage conservation, this conference aims to revisit the charter by critically examining its principles and exploring new challenges that have emerged in the heritage field still in the 20th century and into the 21st century. (2024/05/27 - 2024/05/30)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2023 - Atual ARTIS+ | Art History and Heritage Workshops. 2nd session - Art History and digital Tools and Methods. Guest speaker: Rosário Salema de Carvalho [Az - Rede de Investigação em Azulejo, ARTIS - Art History Institute - School of Arts and Humanities, University of Lisbon. Event venue: School of Arts and Humanities, University of Lisbon. (2024/02/23 - 2024/02/23)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2022 - 2022 Simpósio História da Arte Hoje Modus Operandi (2022/11/14 - 2022/11/16)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019/10/10 - 2020/03/01 A Igreja de Santa Engrácia no Campo de Santa Clara: os tempos do lugar. (2019/10/10 - 2020/03/01)
Exposição (Presidente da Comissão Organizadora)
Direção-Geral do Património Cultural, Portugal
2019/10/02 - 2019/11/20 II Curso Livre, Colecionismo, Coleções e Colecionadores - 8 sessions (2019/10/08 - 2019/11/20)
Outro (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
2019/11/12 - 2019/11/14 D. Maria II, princesa do Brasil, rainha de Portugal: arte, património e identidade. (2019/11/12 - 2019/11/14)
Congresso (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Belas Artes, Brasil
2018/10/01 - 2018/10/03 Dinâmicas do Património Artístico: circulação, transformações e diálogos (2018/10/01 - 2018/10/03)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017/10/03 - 2017/11/28 I Curso Livre de Primavera de História da Arte. Coleccionismo e Coleccionadores de Obras de Arte - 8 sessions (2017/10/03 - 2017/11/28)
Outro (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2016/12/13 - 2017/05/07 Reis e heróis. Os Panteões em Portugal. (2016/12/13 - 2017/05/07)
Exposição (Coorganizador)
Direção-Geral do Património Cultural, Portugal
2014/12/13 - 2015/04/19 Almeida Garrett. A Viagem e o Património, por ocasião dos 160 anos da morte do escritor (1854-2014). (2014/12/13 - 2015/04/19)
Exposição (Coorganizador)
Direção-Geral do Património Cultural, Portugal
2014/02/20 - 2014/05/31 Resgatar a Memória: a Biblioteca Nacional na Gestão e Salvaguarda do Património Artístico dos Conventos (2014/02/20 - 2014/05/31)
Exposição (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal

Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal

Biblioteca Nacional de Portugal, Portugal
2014/02/20 - 2014/02/21 O Património Artístico das Ordens Religiosas: entre o Liberalismo e a Atualidade (2014/02/20 - 2014/02/21)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Instituto Politécnico de Tomar Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Portugal

Biblioteca Nacional de Portugal, Portugal
2012/10/17 - 2012/10/18 João Antunes (1643-1712) e a Arte do Seu Tempo. Simpósio dedicado ao artista e à sua obra por ocasião do terceiro centenário da morte do arquiteto régio. (2012/10/17 - 2012/10/18)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal

Direção-Geral do Património Cultural, Portugal
2011/11/24 - 2011/11/25 Património em construção. Contextos para a sua preservação [No centenário da Lei de Reorganização dos Serviços Artísticos e Arqueológicos] (2011/11/24 - 2011/11/25)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Portugal
2008/04/03 - 2008/05/21 I Curso Livre de Primavera de História da Arte. Coleccionismo e Coleccionadores de Obras de Arte - 8 sessions (2008/04/03 - 2008/05/21)
Outro (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/15 Nada se cria tudo se copia. O original, a cópia e a réplica na escultura
Arguente
Luana Amargar (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2023/12/12 A Fortaleza da Torre Velha da Caparica. Um estudo monográfico da fundação aos nossos dias: uma história de múltiplas conversões
Arguente
Cátia Cristina Custódio Martinho (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2023/02/17 La Práctica Curatorial en España. Definición de Criterios Discursivos desde 1970
Arguente
María Arregui Montero (Doutoramento)
Universidad de Sevilla, Espanha
2022/12/16 Estágio no Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém: contributos para a valorização patrimonial do legado de D. Manuel I, nos 500 anos da sua morte
Arguente
Giovanni Georgetti (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2022/11/09 A coleção de manuscritos iluminados de Sir Francis Cook. Catalogação e análise no âmbito do projeto ORION - Coleções e Colecionadores de Arte em Portugal
Arguente
Diogo Jerónimo de Almeida (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2022/08/26 Vilegiatura em Sintra (1860-1918): um retrato da sociedade elegante e das suas vivências em cenários arquitetónicos e artísticos através da imprensa da época
Arguente
Daniela Gomes Ribeiro Silvestre (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2022/06/28 Estudo dos objetos de Vitrine da coleção Calouste Gulbenkian: desenvolvimento e proposta de catálogo
Arguente
Ana Isabel Zany Pampulim Cruz (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2022/05/24 Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém - Fontes para o conhecimento da sua trajetória histórica
Arguente
Ana Pedro Custódio Almeida (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2021/12/13 Olha-me e Segue-me. Perspectivas sobre a representação do género feminino na arte portuguesa entre 1880-1930
Arguente
Maria da Luz Quintão de Jesus Pinheiro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2021/10/08 Contributo do código QR na Gestão de Coleções. A Reserva de Escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa como caso de estudo
Arguente
Guilherme Gameiro Lopes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021/10/06 Exibir um Império. O Colonialismo em exposição durante o Estado Novo
Arguente
Miguel Diogo Matos Loureiro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2021/09/24 Os Painéis de Lima de Freitas e a Memória dos Mitos de Lisboa
Arguente
José Rui da Costa e Silva Bento (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2021/06/23 O património conventual do concelho de Caminha e o seu percurso após a extinção das ordens religiosas, em 1834
Arguente
Carla Sofia Cancela Pombal Loução (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2021/03/23 A Importância dos Leilões digitais em Portugal: O caso da Cabral Moncada Leilões (2019/2020)
Arguente
João Luís Ferreira Barata (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2021/02/12 Estágio Curricular no MNAA. Departamento de Ourivesaria e Joalharia
Arguente
Inês Maria Pereira Fonseca (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2020/01/06 Por uma História das Lojas com História!. O caso da Farmácia Barreto
Arguente
Luís Miguel Correia Freitas (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2019/12/19 Forte de São João Baptista da Berlenga. Um plano de gestão integrada
Arguente
Raquel Diogo Carteiro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019/05/15 As pinturas murais deslocadas pela Direção-Geral dos Monumentos Nacionais. Proposta de roteiro
Arguente
Ana Isabel Afonso Pinto Ramalho Camilo (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2019/02/11 O Real Paço de Nossa Senhora da Ajuda : propostas arquitetónicas de conclusão do edifício
Arguente
Andrea Olim dos Santos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2019/01/31 Se o Museu é para todos porque é que eu não o vejo? Pessoas com deficiência visual nos Museus de Arte Portugueses
Arguente
Ana Rita Confraria Bento (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2018/12/14 Aquém e Além-mar: as relações artísticas entre Brasil e Portugal vistas através da imprensa da época nos Primeiros Regimes Republicanos (1889-1930)
Arguente
Mari Ferreira Abossamra (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2018/06/21 Scrimshaw – A arte dos baeleeiros nos Açores. Um património a conhecer, a defender e salvaguardar
Arguente
Hugo Miguel dos Santos Ascensão Carriço (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017/05/20 A Catedral de Nossa Senhora da Conceição de Lourenço Marques: cópia ou inovação do seu arquiteto?
Arguente
Ana Margarida dos Reis Furtado (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2016/11/22 O Palácio Nacional da Ajuda e a sua afirmação como museu (1910-1981)
Arguente principal
Luís Filipe da Silva Soares (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016/09/19 A ação cultural e mecenática de Fausto de Queirós Guedes, 2º Visconde de Valmor (1837-1898) e o prémio Valmor de Arquitetura (1902-1943)
Vogal
Raquel Maria da Silva Fernandes David (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2016/07/19 O Sistema Hidráulico na arquitectura sacra gótica em Portugal dos séculos XIII a XVI.
Vogal
Ana Patrícia Rodrigues Alho (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2016/07/05 A Galeria de Amadeo. Vida Pintada. Subsídios biográficos
Arguente principal
Luís Fernando Pimenta de Castro Damásio (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016/02/23 O Museu Municipal de Benavente. Um espaço e uma região em mudança – contributos para novos desafios
Arguente
José Manuel Valente Nunes Azevedo (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2016/02/02 Que futuro nestas ruas cheias de memórias? A identidade histórica do espaço urbano no crescimento europeu 2020. O caso de estudo da vila de Sesimbra
Vogal
Luís Filipe Pinhal Ferreira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2015/07/01 O Centro Artístico Portuense (1880-1893). Socialização do ensino, da história e da arte moderna no Portugal de Oitocentos
Arguente
Susana Maria Simões Moncóvio (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2015/05/14 Inclusão social do surdo: museu, música, educação
Arguente
Cláudia Sofia Castro Fernandes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2015/02/25 A Trajectória do Auto-Retrato Pintado na História da Arte em Portugal - Da Emergência à Afirmação do Género, na Contemporaneidade, 1470-1975
Vogal
Maria Emília Vaz Pacheco (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2015/02/11 Ecos do Silêncio: para um estudo iconológico do Fado
Vogal
Sara de Melo Pereira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2014/12/22 A cultura em Oeiras (no séc. XXI) – O Centro Cultural Palácio do Egipto
Arguente
Diogo Filipe Nunes Lopes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2014/12/11 O Mosteiro de Santa Clara do Funchal, entre e além muros. A musealização de um monumento em funcionamento
Arguente
Virgínia Glória Abreu do Nascimento (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
2014/10/21 Os três sarcófagos da coleção de Sir Francis Cook no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas
Arguente
Marta Sofia Couto Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2014/06/11 Manuel Mafra (1831-1905) e as Origens da Cerâmica Artística das Caldas da Rainha
Vogal
Cristina Maria Ribeiro da Silva Ramos e Horta (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2014/03/06 Conceitos e atitudes de intervenção arquitectónica em Portugal (1755-1834)
Vogal
Maria Madalena Gonçalves da Costa Lima (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2014/02/17 A natureza da Pedagogia nos museus – A realidade Portuguesa: procura e identificação de modelos
Arguente
Viviane Gonçalves Ascenção (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2013/07/08 Elementos singulares de interesse relevante. Um instrumento da Gestão do Património (Inventariação do Património Cultural, uma abordagem teórica e prática no concelho de Cascais
Arguente
José Carlos Beato Saraiva Bravo (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2013/02/20 Arquitetura religiosa medieval no Vale do Sousa: intervenções. Do século XIX ao século XXI
Arguente principal
Maria Alexandra da Silva Lage Dixo de Sousa (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2012/05/17 O arquivo de fontes orais do Museu da Cidade de Almada - Património Imaterial como Recurso Museológico
Arguente
Ana Luísa dos Reis Fernandes Gago (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2011/05/25 Os vitrais do Palácio da Pena e a colecção de D. Fernando II: contributo para o seu estudo
Arguente
Nuno Miguel Gaspar (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2011/04/18 Karl Albrecht Haupt (1852-1932) e o Desenho de Viagem. O registo dos monumentos nacionais: compreensão arquitectónica e fruição estética
Vogal
Lucília dos Santos Belchior (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2011/01/12 A crítica na Obra de Nadir Afonso. O caso das obras de título citadino
Arguente
Laura da Assunção Rodrigues Esteves Afonso (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2011/01/05 A capela de Nossa Senhora de Fátima na igreja de Santo Eugénio em Roma “tão linda ideia patriótica e cristã” 1942-1951
Arguente
Vera Félix Mariz (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2010/06/29 Ramalho Ortigão e o Culto dos Monumentos Nacionais no Século XIX
Vogal
Alice Nogueira Alves (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2010/06/23 O Convento de Nossa Senhora dos Mártires e da Conceição de Sacavém – entre a secularização e as propostas de reutilização cultural
Arguente
Rute Andreia Massano Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2010/06/21 A nova ordem industrial. Da fábrica ao território de Lisboa. 1933-1968
Vogal
Deolinda Maria da Ressurreição Folgado (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2010/06/08 A Talha Barroca de Lisboa (1670-1720). Os Artistas e as Obras
Vogal
Sílvia Maria Cabrita Nogueira Amaral da Silva Ferreira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2010/05/25 Como do Velho se fez Novo. O Estado Novo e a criação da nova malha urbana e viária do mosteiro da Batalha
Arguente
Cláudio A. Guiomar de Oliveira (Mestrado)
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
2010/04/30 O País a Régua e Esquadro. Urbanismo, Arquitectura e Memória na Obra Pública de Duarte Pacheco
Vogal
Sandra Cristina de Jesus Vaz Costa Marques de Almeida (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2007/01/12 Conservação Preventiva e Prevenção das Obras de Arte. Condições – ambiente e espaços museológicos em Portugal
Vogal
Luís Efrem Elias Casanovas (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/11/27 - 2023/11/29 Colóquio Internacional Construir por Palavras: Figurações do Espaço nas Artes e Literaturas Europeias CLEPUL, FLUL
2023/11/07 - 2023/11/11 X Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: Estranhamentos na História da Arte e em Coleções Universidade Federal do Rio de Janeiro
2023/10/18 - 2023/10/20 V Congresso de História da Arte - Heranças, Debates e Novas Perspectivas APHA – Associação Portuguesa de Historiadores de Arte
2018/11/12 - 2018/11/14 V Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil: coleções em exílio Fundação Calouste Gulbenkian
2018/10/22 - 2018/10/24 Congresso Internacional Nicolau Chanterene e a prática escultórica no contexto das artes do século XVI Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras
2016/11/07 - 2016/11/09 III Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX. As Academias de Belas-Artes do Rio de Janeiro, de Lisboa e do Porto, 1816-1836: ensino, artistas, mecenas e coleções Fundação Calouste Gulbenkian
2015/11/12 - 2015/11/13 A Batalha e o Mosteiro de Santa Maria da Vitória. História de uma vila e da construção de um mosteiro Mosteiro da Batalha
2015/10/12 - 2015/10/13 Sphera Mundi – Arte e Cultura no tempo dos Descobrimentos Centro Cultural de Belém
2014/11/20 - 2014/11/21 De Viollet-le-Duc à Carta de Veneza. Teoria e prática do restauro no espaço Ibero-Americano LNEC
2014/07/17 - 2014/07/19 I Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX. Perfis e trânsitos Fundação Calouste Gulbenkian

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Herança. Revista de História Património e Cultura (2184-3090 ) Ponte Editora
2023 - Atual Santander - Estudios de Patrimonio (2605-5317) Universidad de Cantabria
2023 - Atual Quiroga. Revista de Patrimonio Iberoamericano (2554-7037) Universida de Granada
2015 - Atual ARTis ON (2183-7082) Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - Atual ARTIS - Revista de História da Arte e Ciências do Património (977218285700003) Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2023 - 2023 Evaluation of a project under the PRISMA Program 2023 - Science Fund of the Republic of Serbia. European Science Foundation, França
2022 - 2022 Evaluation of a project under the programme Senior research projects fundamental research. European Science Foundation, França
2020 - 2020 Evaluating member of the Jury of the Museology and Art History Panel for the award of FCT Doctoral Scholarships (2020), chaired by Prof. Dra. Márcia Vilarigues.
Avaliador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2019/03 - 2019/10 Evaluating member of the Jury of the Museology and Art History Panel for the award of FCT Doctoral Scholarships (2019), chaired by Prof. Dra. Márcia Vilarigues.
Avaliador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017/03 - 2017/07 Thematic Agenda for Research & Innovation (R&I) ‘Culture and Cultural Heritage’. The R&I Agenda on Culture and Cultural Heritage focuses on the Research & Innovation aspects related to the identification, preservation, conservation, restoration, dissemination and promotion of scientific, cultural and linguistic heritage of Portuguese origin, in all its scope. Coordinators of the expert group: Maria Conceição Lopes (University of Coimbra), António José Candeias (University of Évora) and Paulo Lourenço (University of Minho). Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Distinções

Título

2022 Member of the National Academy of Fine Arts (Portugal)
Academia Nacional de Belas Artes, Portugal

Outra distinção

2022 Director of Undergraduate Studies in History of Art
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2020 Honorable mention
Grémio Literário, Portugal