???global.info.a_carregar???
Manuela Guerreiro is Assistant Professor in the Faculty of Economics, University of Algarve (Portugal). She is Co-coordinator of the Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-Being (CinTurs), where she is also an integrated researcher. She is the Programme Leader of the Master of Marketing Management and a member of the Board of the Master in Tourism Organizations Management at this institution. Her PhD is in Economic and Management Sciences, and she holds an MSc in Cultural Management at the University of the Algarve. She graduated in Communication Sciences at Lisbon University (ISCSP). Guerreiro has experience in supervising and evaluating master dissertations and PhD thesis, as well as in developing activities as a reviewer for international peer-reviewed journals. She has participated in 10 research projects. Currently, she is Principal Investigator (PI) in the project “TurExperience - Tourist experiences' impacts on the destination image: searching for new opportunities to the Algarve” (SAICT-ALG/39588/2018); and Co-IP in the project “RESTUR - Residents' attitudes and Behaviours towards Sustainable Tourism Development in the Algarve (SAICT-ALG/39584/2018). She was also a researcher in the project “Development of a Reference Model for Quality Management in Portuguese and Brazilian Destinations, Capes/FCT” (Grant No 2013-07- 2015-09). Guerreiro has published several articles in scientific peer-reviewed journals, books and international book chapters. She teaches courses in Brand Management, Events Management, and Cultural Marketing in the following master programmes: Marketing Management, Tourism Organizations Management, and Management. She also teaches a module in the PhD in Tourism on “Travel, Places and Cultures”, and in the PhD in Economic and Management Sciences on Branding, respectively. Additionally, she presented several communications in conferences and participated in scientific conference committees. Guerreiro was chair or co-chair of international in conferences on Marketing and Tourism. Her current research interests include Destination Management and Marketing, Consumer Experiences in Tourism, Consumer Behaviour, Marketing and Design, Brand Management, e-Marketing and Social Media Marketing, Arts and Events Marketing. She was granted 4 best paper awards.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Manuela Guerreiro

Nomes de citação

  • Guerreiro, Manuela
  • Manuela Guerreiro

Identificadores de autor

Ciência ID
0616-9DC2-CCD3
ORCID iD
0000-0002-6398-9712

Endereços de correio eletrónico

  • mmguerre@ualg.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 289800915 (Profissional)

Websites

  • http://www.ualg.pt (Profissional)
  • https://www.researchgate.net/profile/Manuela_Guerreiro2 (Académico)
  • https://www.cinturs.pt/site/index.php/people/coordenation-board#manuela-guerreiro (Académico)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2007/07/26 - 2012/07/22
Concluído
Ciências Económicas e Empresariais (Doutoramento)
Especialização em A contribution to the study of the image of cities as tourist destinations. The case of the European Capitals of Culture in 2010
Universidade do Algarve, Portugal
"Cidade, Cultura e Património. Gestão estratégica da imagem da cidade de Silves" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom com Distinção e Louvor
2002/04/06 - 2003/06/04
Concluído
Mestrado em Gestão Cultural (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
"Cidade, Cultura e Património. Gestão estratégica da imagem de Silves" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1996/09/23
Concluído
Diploma de Estudos Superiores Especializados em Marketing (Diploma de especialização)
Universidade do Algarve, Portugal
Bom
1994/07/19
Concluído
Comunicação Social, ramo Marketing, Relações Públicas e Publicidade, (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
"Mensagem política em televisão" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2012 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Universidade do Algarve, Portugal
2000 - 2012 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
1996 - 1999 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico)
Universidade do Algarve, Portugal

Cargos e Funções

2013 - Atual Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2009/10/21 - 2011/11/24 Vereadora da Cultura e Turismo
Câmara Municipal de Silves, Portugal
2004 - 2007 Diretora de Marketing e Comunicação
Orquestra Clássica do Sul, Portugal

Outros

2018 - Atual Co-Coordinator CinTurs - Research Centre in Tourism, Sustainability and Well-being
Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, Portugal
2014 - Atual Diretora/Programme Leader - Master in Marketing Management
Universidade do Algarve, Portugal
2012 - Atual Membro da Direção /Member of the Direction Board - Master in Tourism Organizations Management
Universidade do Algarve, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2017 - 2019/12/31 Estudo Integrado dos bancos naturais de moluscos bivalves no Golfo de Cádis para a sua gestão sustentável e conservação dos habitats associados
0139_VENUS_5_E
Investigador
2017 - 2019 OBSERVE - Observatório de sustentabilidade da região do Algarve para o turismo
AAC nº 05/ALG/2017
Investigador
2012 - 2015 Development of a Reference Model for Quality Management in Portuguese and Brazilian Destinations
2013-07 to 2015-09
Investigador

Outro

Designação Financiadores
2019 - 2022/02/28 TurExperience - Impactos das experiências turísticas na imagem do destino
39588
Investigador responsável
Universidade do Algarve, Portugal
European Regional Development Fund
2019 - 2022/02/28 RESTUR – “Atitudes e Comportamentos dos Residentes: Contributos para uma Estratégia de Turismo Sustentável no Algarve
SAICT-ALG/39584/2018
Investigador
Universidade do Algarve, Portugal
European Regional Development Fund
2019 - 2021/12/31 Trail Gazers Bid An analytical & technical framework to measure returns from trail investment
Trail Gazers Bid
Investigador
Universidade do Algarve, Portugal
European Regional Development Fund
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Guerreiro, Manuela. "Branding a destination: facts and myths!". Trabalho apresentado em International Conference on Economics, Finance & Management Sciences, 2014.
    Publicado
  2. Guerreiro, Manuela. "Turismo Cultural em Análise. Contributos Metodológicos para a inventariação de Recursos Turísticos de Base Cultural". Trabalho apresentado em TMA Algarve, 2014.
    Publicado
  3. Mendes, Júlio; Pereira, Luis Nobre; Manuela Guerreiro, Maria. "Measuring Tourists Happiness: the case of the Algarve". 2010.
Artigo em revista
  1. Guerreiro, Manuela; Henseler, J.; Matos, Nelson. "Marketing and Design: Intersections and Challenges". Review of Managerial Science (2021):
    Aceite para publicação
  2. Perez-Aranda, J.; Guerreiro, Manuela; Da Costa Mendes, J.. "Drivers of e-WOM intensity: differences between hoteliers’ perception and real reviews". European Journal of Tourism Research 27 (2021): 1-23. https://ejtr.vumk.eu/index.php/about/article/view/2138/463.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Jörg Henseler; Manuela Guerreiro. "Design and marketing: Intersections and challenges". Creativity and Innovation Management (2020): https://doi.org/10.1111/caim.12412.
    Publicado • 10.1111/caim.12412
  4. Guerreiro, Manuela; Mendes, Júlio; Fortuna, Carlos; Pinto, Patrícia. "The dynamic nature of the city image". Tourism 68 1 (2020): 83-99. http://dx.doi.org/10.37741/t.68.1.7.
    Acesso aberto • Publicado • 10.37741/t.68.1.7
  5. Cátia Guerreiro; Margarida Viegas; Manuela Guerreiro. "Social Networks and Digital Influencers: Their Role in Customer Decision Journey in Tourism". (2019): https://doaj.org/article/85e24807ee3d4331a3f3a6620d1b0755.
  6. Maria Manuela Guerreiro; Cláudia Henriques; Júlio Mendes. "CULTURAL AND CREATIVE TOURISM: THE CASE OF ‘CELEBRATIONS’ IN THE ALGARVE REGION". (2019): https://doaj.org/article/2d0e393669c840b0bc5abf4cd654efcf.
  7. Abderrahman Ait-Bakrim; Hicham Attouch; Manuela Guerreiro; Javier R. Perez-Aranda. "Examining the Relationship between Hoteliers’ Review Site Use Intensity and Hotel Characteristics - Moroccan Hotels". JSOD 7 3 (2019): https://doaj.org/article/789a1b2cf7444aceaad6e53fbc824c79.
    Publicado
  8. Joana Gonçalves; Manuela Guerreiro; Júlio Mendes; Luís Nobre Pereira. "EVENTS BRAND PERSONALITY: INSIGHTS FROM MUSIC FESTIVALS IN PORTUGAL". (2018): https://doaj.org/article/aea675ab5c7d4739a0630ec50915dc00.
  9. Perez-Aranda, J.; Guerreiro, Manuela; Mendes, Júlio da Costa. "Predictors of positive reviews on hotels: hoteliers' perception". Online Information Review 42 2 (2018):
    Publicado
  10. Cláudia Henriques; Manuela Guerreiro; Júlio Mendes. "A Framework to The Inventory of Cuture-based Tourism Products". (2017): https://doi.org/10.24922/eot.v4i1.30163.
    10.24922/eot.v4i1.30163
  11. Veranika Novik; Patrícia Pinto; Manuela Guerreiro. "Analysis of the Attachment-Aversion Model of Consumer-brand Relationships in a Different Cultural Background". (2017): https://doaj.org/article/eacda4d68e2d44cb8350105ccd795bf2.
  12. Novik, Veranika; Patrícia Valle, Patrícia Oom do Valle; Manuela Guerreiro, Maria. "Analysis of the attachment-aversion model of consumer-brand relationships in a different cultural background". (2017): http://hdl.handle.net/10400.1/13303.
  13. Manuela Guerreiro; Patrícia Pinto; Júlio Mendes. "Nature-based tourism in the Algarve: A fact or a myth?". (2016): https://doaj.org/article/465da96d40174e01b82aa54258d406e9.
  14. Joana Teresa Santos; Patrícia Susana Lopes Guerrilha dos Santos Pinto; Manuela Guerreiro. "O contributo da experiência gastronómica para o enriquecimento da experiência turística. Perspetivas de um estudo no Algarve, Portugal". (2016): https://doi.org/10.14210/rtva.v18n3.p498-527.
    10.14210/rtva.v18n3.p498-527
  15. Júlio da Costa Mendes; Maria Manuela Guerreiro. "Segmentação de destinos turísticos: dos processos às estruturas". (2016): https://doaj.org/article/8867264ccc464a0fbdd9c57e7a419fd1.
  16. Guerreiro, Manuela; Pinto, Patrícia; Mendes, Júlio. "Nature-based tourism in the Algarve: a fact or a myth?". (2016): http://hdl.handle.net/10400.1/9681.
  17. Mendes, Júlio; Manuela Guerreiro, Maria; Matos, Nelson. "Monitoring the quality of tourism experience". (2016): http://hdl.handle.net/10400.1/9716.
  18. Maria Manuela Guerreiro. "O Papel da Cultura na Gestão da Marca das Cidades". (2015): https://doaj.org/article/e50c24eb2ee046aa9598bee0df5a1cbf.
  19. Manuela Guerreiro; Dora Agapito; Matej Pech. "Exploring the Personality Traits of Portugal as a Tourist Destination: Perspective of the Czech Market". (2015): https://doaj.org/article/efb09f82f4a84439bae482e920effa71.
  20. Bettoni, Eduardo Michelotti. "Segmentação de destinos turísticos: dos processos às estruturas". Revista Iberoamericana de Turismo 4 2 (2015): 85-98. http://dx.doi.org/10.5380/tes.v2i1.14304.
    Publicado • 10.5380/tes.v2i1.14304
  21. Guerreiro, Manuela. "Are myths and legends used in tourism Communication as a resource? The case of Algarve online brochures". Enlightening Tourism. A Pathmaking Journal 5 1 (2015):
    Acesso aberto • Publicado
  22. Guerreiro, Manuela. "Exploring the personality traits of Portugal as a tourist destination: perspective of the Czech Market". Journal of Spatial and Organizational Dynamic 3 2 (2015):
    Publicado
  23. Taisiya Chaykina; Manuela Guerreiro; Júlio Mendes. "Destination Brand Personality of Portugal for the Russian-Speaking Market". (2014): https://doaj.org/article/f1a4dbb86d0d42a38f9da603c460d8cf.
  24. Iolanda Márcia Barbeitos; Patrícia Oom do Valle; Manuela Guerreiro; Júlio Mendes. "Visitors’ Motivations, Satisfaction and Loyalty Towards Castro Marim Medieval Fair". (2014): https://doaj.org/article/1dc1b58952b4495ea20f22c8ae3df41d.
  25. Manuela Guerreiro; Júlio Mendes. "Experiencing the Tourist City. The European Capital of Culture in Re-Designing City Routes". (2014): https://doaj.org/article/8a6c70aeb974485a9f57b82b311c3284.
  26. Guerreiro, Manuela. "Experiencing the Tourist City. The European Capital of Culture in Re-Designing City Route". Journal of Spatial and Organizational Dynamics 2 4 (2014):
    Acesso aberto
  27. Guerreiro, Manuela. "Visitors’ Motivations, Satisfaction and Loyalty Towards Castro Marim Medieval Fair". Journal of Spatial and Organizational Dynamics 2 1 (2014):
    Acesso aberto • Publicado
  28. Guerreiro, Manuela. "Destination Brand Personality of Portugal for the Russian-Speaking Market". Journal of Spatial and Organizational Dynamics 2 1 (2014):
    Acesso aberto • Publicado
  29. do Valle, P.O.; Mendes, J.; Guerreiro, M.. "Residents' Participation in Events, Events Image, and Destination Image: A Correspondence Analysis". Journal of Travel and Tourism Marketing 29 7 (2012): 647-664. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84867855924&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/10548408.2012.720151
  30. Guerreiro, M.; Do Valle, P.O.; Mendes, J.. "Allgarve events: Implications for the Algarve image". Tourism 59 2 (2011): 183-202. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-80051701846&partnerID=MN8TOARS.
  31. Do Valle, P.O.; Guerreiro, M.; Mendes, J.; Silva, J.A.. "The cultural offer as a tourist product in coastal destinations: The case of Algarve, Portugal". Tourism and Hospitality Research 11 4 (2011): 233-247. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84856325448&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/1467358411420623
  32. Mendes, J.; Valle, P.O.D.; Guerreiro, M.. "Destination image and events: A structural model for the Algarve case". Journal of Hospitality Marketing and Management 20 3-4 (2011): 366-384. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79957446947&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/19368623.2011.562424
  33. do Valle, P.O.; Mendes, J.; Guerreiro, M.; Silva, J.A.. "Can welcoming residents increase tourist satisfaction?". Anatolia 22 2 (2011): 260-277. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84868088226&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/13032917.2011.593915
  34. Julio Costa Mendes; Manuela Guerreiro; Cristina B. Cavalcanti Martins. "TURISMO E EXPERIENCIA: OS SAFARIS NO ALGARVE". (2011): https://doaj.org/article/9f6817a9f6c2474281deacf47c245ed2.
  35. Pinto, Patrícia; Manuela Guerreiro, Maria; Mendes, Júlio; Silva, João Albino. "The cultural offer as a tourist product in coastal destinations: The case of Algarve, Portugal". (2011): http://hdl.handle.net/10400.1/4487.
  36. Manuela Guerreiro, Maria; Pinto, Patrícia; Mendes, Júlio. "Allgarve events: Implications for the Algarve image". (2011): http://hdl.handle.net/10400.1/4516.
  37. Da Costa Mendes, J.; Do Valle, P.O.; Guerreiro, M.M.; Silva, J.A.. "The tourist experience: Exploring the relationship between tourist satisfaction and destination loyalty". Tourism 58 2 (2010): 111-126. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77956693158&partnerID=MN8TOARS.
  38. Maria Manuela Guerreiro; Júlio da Costa Mendes; Patrícia Oom do Valle; João Albino Silva. "Análise da Satisfação dos Residentes com o Turismo: o caso de uma área-destino no Algarve, Portugal". (2010): https://doaj.org/article/b2938ff1bd9b4e91a6263534cdff8f95.
  39. Patricia Oom do Valle; Júlio Mendes; Manuela Guerreiro. "Sustainable Cultural Events Based on Marketing Segmentation: The Case of Faro Capital of Culture". (2010): https://doaj.org/article/f6bf86b4f06f414289a1dc5e28a1dd99.
  40. Mendes, Júlio; Pinto, Patrícia; Manuela Guerreiro, Maria; Silva, João Albino. "The tourist experience: Exploring the relationship between tourist satisfaction and destination loyalty". (2010): http://hdl.handle.net/10400.1/4517.
  41. Pinto, Patrícia; Silva, João Albino; Mendes, Júlio; Manuela Guerreiro, Maria. "Tourist satisfaction and destination loyalty intention: A structural and categorical analysis". (2006): http://hdl.handle.net/10400.1/4589.
Capítulo de livro
  1. Guerreiro, Manuela; Matos, Nelson; Lampreia, Fátima. "Overtourism: A Systematic Review of Literature". In Handbook of Research on the Impacts, Challenges, and Policy Responses to Overtourism. 2020.
    Publicado
  2. Nelson de Matos; Julio Mendes; Manuela Guerreiro. "Experience Economy Domains in Tourism". In Extending the Knowledge and Understanding of Experiences, 192-207. {IGI, 2020.
    10.4018/978-1-7998-3156-3.ch009
  3. Magda Wikesjö; Manuela Guerreiro; Patrícia Pinto; Dália Paulo. "Measuring Attendees' Cultural Event Experiences". In Insights From 365 Algarve, 232-248. {IGI, 2020.
    10.4018/978-1-7998-3156-3.ch011
  4. Guerreiro, Manuela; Brás, Nídia; Sequeira, Bernardete; Mendes, Júlio. "How do residents experience their own festivals? A qualitative approach on meanings and experiences.". In The Routledge Handbook of Festivals. Routledge, 2018.
  5. Guerreiro, Manuela; Henriques, Cláudia; Mendes, Júlio; Ramos, Célia M.Q.. "Fado as Popular Culture Expression in the context of a tourist city". In The Routledge Handbook of Popular Culture and Tourism. Routledge, 2018.
    Publicado
  6. Brás, Nídia; Mendes, Júlio; Guerreiro, Manuela; Sequeira, Bernardete. "How do residents experience their own festivals? A qualitative approach to meanings and experiences". Routledge, 2018.
    https://doi.org/10.4324/9781315186320
  7. Guerreiro, Manuela. "Imagem e Segurança nos destinos turísticos". In Segurança: um desafio para os setores de lazer, viagens e turismo. 2015.
    Publicado
  8. Guerreiro, Manuela. "Tourism and Marketing: new challenges to make places more attractive". In Marketing and Governing Innovative Industrial Areas Integrated Guidelines – A Handbook. 2015.
    Publicado
  9. Manuela Guerreiro, Maria; Mendes, Júlio; Henriques, Cláudia. "Turismo cultural em análise. Contributos metodológicos para a inventariação de recursos turísticos de base cultural". TMS Algarve 2014, 2014.
  10. Mendes, Júlio; Manuela Guerreiro, Maria; Pinto, Patrícia. "Sustainable planning for community venues". CAB International, 2009.
  11. Manuela Guerreiro, Maria. "Cidade, património e marketing: gestão estratégica da imagem da cidade de Silves". Universidade do Algarve. Faculdade de Economia, 2004.
Edição de número de revista
  1. Guerreiro, Manuela; Henseler, Jörg; Lacerda, A.. "Design and marketing: Intersections and challenges - Special Issue". Creativity and Innovation Management (2020): https://onlinelibrary.wiley.com/journal/14678691.
    Publicado
  2. Guerreiro, Manuela. "Insights of User Generated Content in Tourism". Journal of Spatial and Organizational Dynamics 7 3 (2019):
    Publicado
Entrada de enciclopédia
  1. Guerreiro, Manuela. "Creative work". In Encyclopedia of Tourism, editado por Jafari, Jafar. Routledge, 2015.
    Publicado
Livro
  1. Guerreiro, Manuela; Pinto, Patrícia. Handbook of Research on Resident and Tourist Perspectives on Travel Destinations. 2020.
    Em revisão
  2. Guerreiro, Manuela; do Valle, P.O.; Mendes, Júlio. Events and Tourism Destination Image. Lambert Academic Publishing. 2013.
    Publicado
  3. Manuela Guerreiro, Maria; Pinto, Patrícia; Mendes, Júlio. Events and tourism destination image. LAP LAMBERT Academic Publishing. 2013.
Relatório
  1. Guerreiro, Manuela. 2015. Desenvolvimento de um Modelo de Referência para a Gestão da Qualidade nos Destinos Portugueses e Brasileiros.
Resumo em conferência
  1. Golestaneh, H.; Guerreiro, Manuela (0616-9DC2-CCD3); Patrícia Susana Lopes Guerrilha dos Santos Pinto; Mosaddad, S. H.. "On The Role of Internal Stakeholders in Place Branding". Trabalho apresentado em t-forum 2020 Global conference, Faro, 2020.
    Aceite para publicação
  2. Sadighha, J.; Guerreiro, Manuela; Patrícia Susana Lopes Guerrilha dos Santos Pinto. "Experiencing Value Creation/Cocreation in Tourism". Trabalho apresentado em t-forum 2020 Global conference, Faro, 2020.
    Aceite para publicação
  3. Ana Carolina Bender; Guerreiro, Manuela; Bernardete Dias Sequeira; Júlio da Costa Mendes. "The Hedonic Experience in Heritage Attractions: The Visitor’s Perspective". Trabalho apresentado em t-forum 2020 Global conference, Faro, 2020.
Tese / Dissertação
  1. Mansinhos, Sara Sofia Paixão. "Relatos de um estágio na Solution Ozone". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.1/13671.
  2. Ponceano, Inês Isabel Barros. "Um estudo sobre a atratividade da compra online e do serviço drive-hipermercado Jumbo de Portimão". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.1/12849.
  3. Dijk, Denise Van. "Defining marketing-as-practice and identifying marketing tools used by practitioners in the Algarve". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.1/12209.
  4. Makarova, Anna. "How events can influence in the customer experience at Out of the Blue Hostel: an internship storytelling". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.1/13570.
  5. Wikesjö, Magda Maria Vieira Fernandes. "Measuring cultural event experiences: insights from 365 Algarve". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.1/12153.
  6. Nunes, Carolina Costa. "As relações attachment-aversion no caso de marcas de distribuidor. Uma perspetiva de estudantes universitários". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.1/10173.
  7. Novik, Veranika. "The impact of gender differences on consumer-brand relationships". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.1/8322.
  8. Cruz, Inês Gonçalves de Matos. "Reflexões em torno de um estágio no Serviço das Publicações da União Europeia". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.1/8596.
  9. Brazão, Carina Isabel da Cruz. "Estratégias de conteúdo digital. O caso de um estágio na Nata Design". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.1/8568.
  10. Brás, Nídia. "Festival islâmico de Mértola: experiências de uns e de outros". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.1/9891.
  11. Camarinha, Nídia Alexandra Machado. "A avaliação da experiência turística: o caso dos cruzeiristas no porto de Portimão". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.1/9814.
  12. Jesus, Ana Beatriz Bernardo de. "Estórias para um turismo slow. Contributos para o marketing na Serra Algarvia". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.1/8558.
  13. Cardoso, Colete Aguiar Louro. "A visão de alunos e colaboradores sobre a Universidade do Algarve". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.1/7815.
  14. Santos, Joana Teresa Ferreira dos. "Experiência gastronómica e lealdade ao destino turístico: uma relação possível?". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.1/7944.
  15. Bexiga, Nuno José Rodrigues Duarte. "Crescimento da atividade turística em Faro através de experiências criativas". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.1/7608.
  16. Bento, Sandrine da Silva. "O papel da gestão de marcas para as PMEs". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.1/8178.
  17. Guerreiro, Abílio de Jesus Nascimento. "O impacto da variável comunicação numa entrevista médica". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.1/7914.
  18. Pacheco, José Manuel de Brito. "Social Media Marketing. Reflexões em torno de um estágio na Ogilvy & Mather". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.1/8248.
  19. Gonçalves, Joana Sofia Dias. "A personalidade da marca de eventos: o caso dos festivais de música em Portugal". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.1/8060.
  20. Chaykina, Taisiya. "Brand personality of Portugal for the russian-speaking market". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.1/3562.
  21. Neto, Cristina Pereira. "Um cartão turístico para o concelho de Faro". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.1/3515.
  22. Carapinha, Ana Marta Santinhos. "O festival internacional de folclore - Folkfaro". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.1/3549.
  23. Leandro, Ana Luísa Cabrita Andrade. "O envolvimento do consumidor no âmbito do crowdfunding: uma abordagem exploratória". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.1/7571.
  24. Guerreiro, Manuela. "Um Contributo para o Estudo da Imagem das Cidades enquanto Destinos Turísticos. O Caso das Cidades Capitais Europeias da Cultura em 2010". Doutoramento, Universidade do Algarve, 2012. http://hdl.handle.net/10400.1/3417.
  25. Guerreiro, Maria Manuela. "Um contributo para o estudo da imagem das cidades enquanto destinos turísticos: o caso das cidades capitais europeias da cultura em 2010". Doutoramento, 2012. http://hdl.handle.net/10400.1/3417.
  26. Alves, Liliana Isabel Petreques. "Contributo para o estudo da identidade e da marca de um território: O caso de Monchique". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.1/10493.
  27. Martins, Cristina Bezerra Cavalcanti. "Um estudo sobre as motivações e a satisfação dos clientes de safaris". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.1/10959.
  28. Vale, Sandra Cristina Ribeiro do. "Turismo, marketing e novos residentes: o caso de Almancil". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10400.1/10626.
  29. Guerreiro, Manuela. "Cidade, património e marketing: gestão estratégica da imagem da cidade de Silves". Mestrado, 2003. http://hdl.handle.net/10400.1/1718.
  30. Guerreiro, Manuela. "Cidade, património e marketing: gestão estratégica da imagem da cidade de Silves". Mestrado, 2003. http://hdl.handle.net/10400.1/1718.

Outros

Outra produção
  1. Patricia Oom Do Valle; João Albino Silva; Júlio Mendes; Manuela Guerreiro. 2006. Tourist Satisfaction and Destination Loyalty intention: A Structural and Categorical Analysis. http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/summary?doi=10.1.1.520.6072.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - Atual A DIMENSÃO SENSORIAL DAS EXPERIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM QUALITATIVA EM CONTEXTOS PATRIMONIAIS
Orientador
Gestão de Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2019 - Atual IMAGEM DO DESTINO TURÍSTICO ALGARVE NO INSTAGRAM COMPARAÇÃO ENTRE A IMAGEM PROJETADA E PERCEBIDA ONLINE – ANÁLISE PICTÓRICA
Orientador
Gestão de Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2019 - Atual As relações com as marcas nas fases adiantadas da vida
Orientador
Gestão de Marketing (Mestrado)
2017 - Atual Conceptualizing and measuring immersive brand experience
Coorientador
Administração e Gestão da Saúde (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
2017 - Atual Fan engagement in social media: A comparison between Iranians and Portuguese in Instagram
Orientador
Ciências Econmómicas e Empresariais (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2016 - Atual Exploring Perceived Brand Globalness vs. Perceived Brand Localness. A case in the Algarve
Orientador
Gestão (Doutoramento)
2012 - Atual GESTÃO DO TURISMO EM PATRIMÔNIO MUNDIAL: ANÁLISE DOS STAKEHOLDERS EM SÃO LUÍS -BR
Orientador
Turismo (Doutoramento)
2020 - 2020 SOCIAL NETWORKS AND DIGITAL INFLUENCERS: THEIR ROLE IN CUSTOMER DECISION JOURNEY IN TOURISM
Orientador
Gestão de Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 MARKETING DIGITAL: GUIA PRÁTICO DE APOIO À GESTÃO
Orientador
Gestão de Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2020 SOCIAL NETWORKS AND DIGITAL INFLUENCERS: THEIR ROLE IN CUSTOMER DECISION JOURNEY IN TOURISM
Orientador
Marketing Management (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2019 - 2019 Relatos de um estágio na Solution Ozone
Orientador
Marketing Management (Mestrado)
2019 - 2019 AS EXPERIÊNCIAS DE CONSUMO EM SHOPPING
Orientador
Gestão de Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 UM ESTUDO SOBRE A ATRATIVIDADE DA COMPRA ONLINE E DO SERVIÇO DRIVE- HIPERMERCADO JUMBO DE PORTIMÃO
Orientador
Gestão de Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 A JOURNEY FROM CUSTOMER VALUE PROPOSITION TO VALUE COCREATION
Coorientador
Ciências Económicas e Empresariais (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 RELATOS DE UM ESTÁGIO NA SOLUTION OZONE
Orientador
Gestão de Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 Marketing and design intersections: an applied project for ICMD 2018 - International Conference on Marketing and Design"
Orientador
Gestão de Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 AS EXPERIÊNCIAS DE CONSUMO EM SHOPPING
Orientador
Gestão de Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2019 - 2019 Estudo dos públicos em equipamentos culturais e seu potencial turístico
Coorientador
Turismo (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, Portugal
2018 - 2019 ESTUDO DOS PÚBLICOS DE EQUIPAMENTOS CULTURAIS E SEU POTENCIAL TURÍSTICO
Orientador
Tourism (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2018 - 2019 Development of project with marketing and design intersections for “International Conference on Design Management: A Trans-disciplinary Approach
Orientador
Gestão de Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2019 ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A GESTÃO DE PLATAFORMAS DE SOCIAL MEDIA E O eWOM. UMA PERSPETIVA DE GESTORES HOTELEIROS EM PORTUGAL
Orientador
Gestão de Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 Toward Appropriate Higher Education Branding: To Educate, Train and Satisfy
Orientador
Gestão (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 Human-centered Place Branding
Coorientador
Gestão (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 Defining marketing-as-practice and identifying marketing tools used by practitioners in the Algarve
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 HOW EVENTS CAN INFLUENCE IN THE CUSTOMER EXPERIENCE AT OUT OF THE BLUE HOSTEL: AN INTERNSHIP STORYTELLING
Orientador
Gestão de Organizações Turísticas (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2018 - 2018 A EXPERIÊNCIA DE PASSEIOS MARÍTIMO-TURISTICOS E ATITUDES PRÓ-AMBIENTAIS DOS VISITANTES:ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ÉPOCA ALTA E ÉPOCA BAIXA NO ALGARVE
Coorientador
Turismo (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 Traços salientes da personalidade da marca de Cabo Verde enquanto destino turístico: a perspetiva de agentes de viagens e operadores turísticos
Orientador
Gestão Empresarial (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2017 - 2017 As relações attachment-aversion no caso de marcas de distribuidor. uma perspetiva de estudantes universitários
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2017 MEASURING CULTURAL EVENT EXPERIENCES: INSIGHTS FROM 365 ALGARVE
Orientador
Gestão de Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2017 O papel da informação na gestão da ansiedade, satisfação e fidelização. O caso de uma clínica de imagiologia (The role of information in the management of anxiety, satisfaction and loyalty. The case of an imaging clinic)
Coorientador
2016 - 2016 Estratégias de Conteúdo Digital. O caso de um estágio na Nata Design
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 A avaliação da experiência turística: o caso dos cruzeiristas no porto de Portimão
Coorientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 Festival islâmico de Mértola: experiências de uns e de outros
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 REFLEXÕES EM TORNO DE UM ESTÁGIO NO SERVIÇO DAS PUBLICAÇÕES DA UNIÃO EUROPEIA
Orientador
Gestão Empresarial (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2016 - 2016 THE IMPACT OF GENDER DIFFERENCES ON CONSUMER-BRAND RALATIONSHIPS
Orientador
Gestão de Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2016 The evaluation of the tourist experience: the case of the cruise tourists at the port of Portimão
Coorientador
2015 - 2016 Islamic Festival Of Mértola: An Event Marketing Perspective
Orientador
2015 - 2016 Reflections on an Internship with the Publications Office of the European Union
Orientador
2015 - 2015 O VALOR DA MARCA: DA PERSPETIVA DO MARKETING ÀS PERSPECTIVAS FINCNACEIRA E CONTABILÍTICA
Orientador
Ciências Económicas e Empresariais (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 CRESCIMENTO DA ATIVIDADE TURÍSTICA EM FARO ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS CRIATIVAS
Coorientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 EXPERIÊNCIA GASTRONÓMICA E LEALDADE AO DESTINO TURÍSTICO: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL?
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 A VISÃO DE ALUNOS E COLABORADORES SOBRE A UNIVERSIDADE DO ALGARVE
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 Social Media Marketing. Reflexões em torno de um estágio na Ogilvy & Mather
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2015 - 2015 A personalidade da marca de eventos: o caso dos festivais de música em Portugal
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2015 Estórias para um Turismo Slow: Contributos para o Marketing na Serra Algarvia.
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2015 Crescimento da atividade turística em Faro através de experiências criativas. Dissertação
Coorientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2015 A personalidade da marca de eventos. O caso dos festivais de música em Portugal
Orientador
Master (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2015 Experiência gastronómica e lealdade ao destino turístico: uma relação possível?.
Coorientador
Marketing (Mestrado)
2014 - 2015 Festival Islâmico De Mértola: as de Experiências de uns e de Outros. Uma Perspetiva de Marketing de Eventos
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2014 - 2015 Gastronomic experience and loyalty to the tourist destination: is there a relationship?
Orientador
2014 - 2015 Consumer involvement in crowdfunding: an exploratory approach
Orientador
2014 - 2015 Social Media Marketing. Reflexões em torno de um estágio na Ogilvy & Mather
Orientador
2014 - 2015 A visão de alunos e colaboradores sobre a Universidade do Algarve
Orientador
2014 - 2014 O papel da gestão de marcas para as PMEs
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2014 - 2014 O impacto da variável comunicação numa entrevista médica
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2013 - 2014 Festival de Folclore do Algarve – Folkfaro. Relatório de Projeto
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2013 - 2014 O papel da gestão de marcas para as PMEs
Orientador
2013 - 2013 Brand personality of Portugal for the russian-speaking market
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2012 - 2013 Brand personality of Portugal for the russian-speaking market
Orientador
Marketing (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Economia, Portugal
2011 - 2012 Monchique: identidade e marca. Dissertação
Coorientador
Gestão das Organizações Turísticas (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019 - 2019 t-Forum 2020 Global Conference | Breaking Old Barriers for a New World - Mobilizing Tourism Intelligence to Survive (2019 - 2019)
Conferência (Coorganizador)
2018 - 2018 ICMD: International Conference on Marketing and Design (2018 - 2018)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2015/12/04 Lake-destination image assessment: the case of the Alqueva Lake, Portugal
Arguente
Ana Isabel Barros Pimentel Rodrigues (Doutoramento)
2015/09/02 O perfil do Enoturista – o caso português
Arguente principal
Edgar Teles Marques Salgado Lameiras (Doutoramento)
2015/02/23 The impacts of tourism experiences in the Destination image. A marketing perspective
Arguente principal
Nelson Manuel da Silva Matos (Doutoramento)
2015 Perceção dos residentes sobre o impacto do turismo na sua qualidade de vida
Arguente
Ana Isabel da Silva Aço Renda (Doutoramento)
2013/10/18 The role of sensescapes in tourist experiences in rural areas
Arguente principal
Dora Lúcia Miguel Agapito (Doutoramento)
2013 Os processos Comunicacionais na Área de Tecnologia da Informação e suas Implicações na Gestão e no Marketing
Arguente
Adriane Cristina Ribas Setti (Doutoramento)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2014 - Atual Revista Turismo - Visão e Ação

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019 - Atual Avaliação do festival Terras Sem Sombra (Pedra Angular)
2013 - 2014 Turismo Cultural no Algarve
2009 - 2009 Públicos da Feira Medieval de Castro Marim (Câmara Municipal de Castro Marim)
2007 - 2008 Estudo de Caracterização do Ecoturismo no Algarve (CCDR)
2006 - 2007 Estudos dos hábitos e práticas culturais dos algarvios (Delegação Regional da Cultura do Algarve)
2006 - 2007 Consumos Culturais dos Turistas no Algarve (Delegação Regional de Cultural do Algarve)
2005 - 2006 Avaliação Integrada da Faro 2005 - Capital Nacional da Cultura (Estrutura de Missão de Faro Capital Nacional da Cultura 2005)
2005 - 2005 Plano Estratégico para o Teatro das Figuras (Teatro Municipal de Faro)
2004 - 2005 Destino Turístico Arade – Uma Estratégia de Intervenção. Avaliação da Qualidade no Destino Turístico Arade (Agência do Arade)
2000 - 2001 Construção de Indicadores da Qualidade no Turismo (Secretaria de Estado do Turismo)

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2013 Turismo e Cultura no Algarve Diário de Notícias

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2020/04/25 - 2020/04/25 Imagens de Marca | SIC Notícias How culture survive in pandemic times

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2014 - Atual Grupo de Missão para o Relacionamento com as Escolas FEUAlg
2014 - 2016 Grupo de Missão para a Comunicação da FEUAlg

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2020 - Atual Memorability and eWOM antecedents in à la carte restaurants: A comparative study of Portugal, Spain and Brazil Gustavo Quiroga Souki
2015 - Atual EXPERIENCE MARKETING - A CONTRIBUTION FOR THE DEVELOPMENT OF THE STATE OF THE ART Nelson Matos
2016/06/30 - 2017 USER GENERATED CONTENT REVIEW (UGC-R): EFFECTS OF MANAGMENT EWOM Javier Ramón Pérez-Aranda
Distinções

Prémio

2020 Best Paper Award
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-estar (CinTurs), Portugal

University of Algarve - Research centre for Tourism, Sustainability and Well-being (CinTurs), Portugal
2017 Best Paper Award
2016 Best Award
2016 Best Paper Award