???global.info.a_carregar???
PEDRO SÉRGIO OLIVEIRA BRANCO. Concluiu o(a) Doutoramento em Tecnologias e Sistemas de Informação em 2006 pelo(a) Universidade do Minho, Licenciatura em Ciências dos Computadores em 1997 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Postgraduate Certificate em International Certificate Program from New Media em 1999 pelo(a) Rhode Island School of Design e pelo(a) Fraunhofer Center for Research in Computer Graphics. É Professor Auxiliar no(a) Universidade do Minho Escola de Engenharia. Publicou 7 artigos em revistas especializadas. Possui 2 capítulo(s) de livros e 6 livro(s). Possui 1 patente(s) registada(s). Organizou 2 evento(s). Recebeu 6 prémio(s) e/ou homenagens. Atua na(s) área(s) de Ciências da Engenharia e Tecnologias com ênfase em Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática e Ciências Exatas com ênfase em Ciências da Computação e da Informação com ênfase em Ciências da Computação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Comunicação participativa; Design de jogos sérios; Mudança social; Nutrição; Comunicação e Redes Sociais Académicas; Design de Interação e Visualização de Informação; Métricas/Altmetrics ; Dados Abertos Ligados; Manipulativos Digitais; Literacia; Multiculturalismo; Aprendizagem Lúdica; Media digital; Narrativa Interactiva para a Infância; Brincar e Jogar; Interacção Tangível; materiais inteligentes; livros; design de interacção; audio systems; Interfaces Tangíveis; Descoberta e Aprendizagem ; Crianças ; Actores Virtuais; Animação 3D de Personagens Virtuais; Agentes Virtuais Inteligentes; Interação Humano-Computador; interacção humano-computador; sinais sociais; linguagem não-verbal; usabilidade; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
PEDRO SÉRGIO OLIVEIRA BRANCO

Nomes de citação

  • BRANCO, PEDRO

Identificadores de autor

Ciência ID
0615-FF45-A04E
ORCID iD
0000-0002-6707-6806

Websites

  • engagelab.org (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Computação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2006
Concluído
Tecnologias e Sistemas de Informação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Engenharia da Programação e dos Sistemas Informáticos
Universidade do Minho, Portugal
"Computer-based Facial Expression Analysis for Assessing User Experience" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1998 - 1999
Concluído
International Certificate Program from New Media (Postgraduate Certificate)
Rhode Island School of Design, Estados Unidos

Fraunhofer Center for Research in Computer Graphics., Estados Unidos
1993 - 1997
Concluído
Ciências dos Computadores (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003 - 2006 Investigador (Investigação) imedia, Estados Unidos
2000 - 2003 Investigador (Investigação) Fraunhofer Center for Research in Computer Graphics., Estados Unidos

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Minho Escola de Engenharia, Portugal
1997 - 1998 Monitor (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2015/10 - 2018/09 Development of interactive books through smart and functional materials Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2012/04 - 2015/01 EngageBook: touch, read and play Universidade de Coimbra
2011/01 - 2014/06 Developing the next generation of hybrid learning materials Universidade de Coimbra
2008/01 - 2010/10 VirtualActor - Development of a software framework for animating 3D virtual characters, employing partially autonomous virtual actors Universidade de Coimbra

Projeto

Designação Financiadores
2019/07/01 - 2022/06/30 Participar e Mudar, Brincando com Texturas e Sabores
PTDC/COM-CSS/31024/2017
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018/07/26 - 2021/07/25 6.849,32 artigos científicos publicados em revistas diariamente: Visualizar ou Morrerr!
PTDC/COM-INF/28284/2017
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018/05/01 - 2021/04/30 Para lá das Barreiras - Desenhar a Aprendizagem das Narrativas na Era Digital
PTDC/CED-EDG/32580/2017
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2016/07/01 - 2019/12/31 Desenvolvimento de livros interativos através de materiais funcionais e inteligentes
PTDC/EEI-SII/5582/2014
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2012/04/01 - 2015/02/10 EngageBook: tocar, ler e brincar
PTDC/CCI-COM/119030/2010
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2014/06/30 Desenvolvimento da nova geração de materiais de aprendizagem híbridos
PTDC/CPE-CED/110417/2009
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2010/04/01 - 2013/04/30 Processamento de Sinais Sociais em Interacção Humano-Computador
PTDC/EIA-EIA/098634/2008
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008/01/01 - 2010/10/31 VirtualActor - Desenvolvimento de um “framework” de software para animação de personagens em 3D, usando actores virtuais parcialmente autónomos
PTDC/EIA/69236/2006
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro ALGORITMI, Portugal

Centro de Computação Gráfica, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Azevedo, B.M.; Oliveira E Sá, J.; Baptista, A.A.; Branco, P.. "Information visualization: Conceptualizing new paths for filtering and navigate in scientific knowledge objects". 2017.
    10.1109/EPCGI.2017.8124310
  2. Dantas, J.; Sylla, C.; Branco, P.; Carvalho, V.; Oliveira, E.. "T-stories: Improving and expanding T-Words". 2015.
    10.1145/2832932.2832940
  3. Sylla, C.; Oliveira, E.; Dantas, J.; Carvalho, V.; Branco, P.. "Record, play, Go¿". 2015.
    10.1145/2832932.2832963
  4. Fraga, L.; Coelho, A.; Branco, P.. "Meet the frumbles-A post-digital toy orchestra". 2014.
    10.1145/2663806.2663813
  5. Sylla, C.; Figueiredo, A.C.; Pinto, A.L.; Branco, P.; Zagalo, N.. "Merging physical and digital white canvas to unleash children's creativity". 2014.
    10.1145/2693787.2693807
  6. Figueiredo, A.C.; Sylla, C.; Branco, P.; Zagalo, N.. "Merry go round: A physical, virtual, physical¿ Toy". 2014.
    10.1145/2663806.2663812
  7. Sylla, C.; Gonçalves, S.; Branco, P.; Coutinho, C.. "Peter Piper Picked a Peck of Pickled Peppers – an Interface for Playful Language Exploration". 2013.
    10.1145/2468356.2479627
  8. Pinto, A.L.; Sylla, C.; Figueiredo, A.C.; Branco, P.; Zagalo, N.; Freed, N.; Qi, J.; Coquet, E.. "Bridging books: The printed book as a support for digital experiences". 2013.
    10.1145/2485760.2485891
  9. Figueiredo, A.C.; Pinto, A.L.; Branco, P.; Zagalo, N.; Coquet, E.. "Bridging book: A not-so-electronic children's picturebook". 2013.
    10.1145/2485760.2485867
  10. Ferreira, J.P.; Noronha E Sousa, M.; Branco, N.; Ferreira, M.J.; Otero, N.; Zagalo, N.; Branco, P.. "Thin slices of interaction: Predicting users' task difficulty within 60 sec.". 2012.
    10.1145/2212776.2212795
  11. Medeiros, M.A.; Branco, P.; Coutinho, C.. "Digitally augmenting the flannel board". 2012.
    10.1145/2307096.2307128
  12. Sylla, C.; Branco, P.; Gonçalves, S.; Coutinho, C.; Brito, P.. "t-books: Merging traditional storybooks with electronics". 2012.
    10.1145/2307096.2307157
  13. Freed, N.; Qi, J.; Sylla, C.; Branco, P.. "Beyond the binding: Exploring the future book". 2011.
    10.1145/2069618.2069742
  14. Carvalho, J.; Branco, P.. "MaLaKuLa: Stories inside "magical" seashells". 2011.
    10.1145/2071423.2071528
  15. Moura, J.M.; Marcos, A.F.; Barros, N.; Branco, P.. "NUVE: In between the analog and virtual body". 2011.
    10.1145/1935701.1935804
  16. Da Silva, R.E.; Iurgel, I.A.; Dos Santos, M.F.; Branco, P.; Zagalo, N.. "Understanding virtual actors". 2011.
    10.1109/SBGAMES.2010.11
  17. Branco, N.; Otero, N.; Ferreira, J.P.; Zagalo, N.; E Sousa, M.N.; Ferreira, M.J.; Branco, P.. "Blink: Observing thin slices of behavior to determine users' expectation towards task difficulty". 2011.
    10.1145/1979742.1979875
  18. Sylla, C.; Coquet, E.; Branco, P.; Škaroupka, D.; Coutinho, C.. "TOK - A tangible interface for storytelling". 2011.
    10.1145/1979742.1979775
  19. Sylla, C.; Coquet, M.E.; Branco, P.; Coutinho, C.. "Storytelling through drawings: Evaluating tangible interfaces for children". 2009.
    10.1145/1520340.1520503
  20. Jaksic, N.; Branco, P.; Stephenson, P.; Encarnação, L.M.. "The effectiveness of social agents in reducing user frustration". 2006.
    10.1145/1125451.1125629
  21. Branco, P.; Firth, P.; Encarnação, L.M.; Bonato, P.. "Faces of emotion in human-computer interaction". 2005.
    10.1145/1056808.1056885
  22. Stephenson, P.; Encarnação, L.M.; Branco, P.; Tesch, J.; Zeltzer, D.. "StudyDesk: Semi-immersive volumetric data analysis". 2003.
    10.1145/604471.604520
  23. Branco, P.; Pedro Branco. "Emotional interaction". 2003.
    10.1145/765891.765924
  24. Stephenson, P.; Branco, P.; Tesch, J.; Miguel Encarnacao, L.; Zeltzer, D.. "Stuchdesk - Interactive Data Analysis and Scientific Visualization in a Semi-Immersive Environment". 2003.
    10.1117/12.474030
  25. Branco, P.. "Challenges for multimodal interfaces towards anyone anywhere accessibility: A position paper". 2001.
    10.1145/564526.564535
Artigo em revista
  1. Sylla, C.; Pereira, I.S.P.; Coutinho, C.P.; Branco, P.. "Digital Manipulatives as Scaffolds for Preschoolers' Language Development". IEEE Transactions on Emerging Topics in Computing 4 3 (2016): 439-449. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84986563391&partnerID=MN8TOARS.
    10.1109/TETC.2015.2500099
  2. Sylla, C.; Coutinho, C.; Branco, P.; Müller, W.. "Investigating the use of digital manipulatives for storytelling in pre-school". International Journal of Child-Computer Interaction 6 (2015): 39-48. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84949033559&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.ijcci.2015.10.001
  3. Sylla, C.; Coutinho, C.; Branco, P.. "A digital manipulative for embodied "stage-narrative" creation". Entertainment Computing 5 4 (2014): 495-507. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84912520481&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.entcom.2014.08.011
  4. BRANCO, PEDRO; Lee, C.-S.; Yang, J.-C.; Secretan, J.; Branco, P.; Sylla, C.. "Editorial: Supporting, managing, & sustaining creativity and cognition through technology". Knowledge Management & E-Learning: An International Journal 4 2 (2012): 129-133. http://dx.doi.org/10.34105/j.kmel.2012.04.012.
    10.34105/j.kmel.2012.04.012
  5. Sylla, C.; Branco, P.; Coutinho, C.; Coquet, E.. "TUIs vs. GUIs: Comparing the learning potential with preschoolers". Personal and Ubiquitous Computing 16 4 (2012): 421-432. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84860882360&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s00779-011-0407-z
  6. Hettinger, L.J.; Branco, P.; Miguel Encarnacao, L.; Bonato, P.. "Neuroadaptive technologies: Applying neuroergonomics to the design of advanced interfaces". Theoretical Issues in Ergonomics Science 4 1-2 (2003): 220-237. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85011142180&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/1463922021000020918
  7. Bimber, O.; Encarnação, L.M.; Branco, P.. "The extended virtual table: An optical extension for table-like projection systems". Presence: Teleoperators and Virtual Environments 10 6 (2001): 613-631. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-0040435003&partnerID=MN8TOARS.
    10.1162/105474601753272862
Capítulo de livro
  1. António Coelho; Pedro Branco; João Martinho Moura. "A Brief Overview on the Evolution of Drawing Machines". 14-24. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-16447-8_2
  2. Bruno Azevedo; Ana Alice Baptista; Jorge Oliveira e Sá; Pedro Branco; Rubén Tortosa. "Interfaces for Science: Conceptualizing an Interactive Graphical Interface". 17-27. Springer International Publishing, 2019.
    10.1007/978-3-030-06134-0_3
Livro
  1. BRANCO, PEDRO. Intelligent Technologies for Interactive Entertainment. 2019.
    10.1007/978-3-030-16447-8
  2. Nelson Zagalo; Pedro Branco. Creativity in the Digital Age. Springer London. 2015.
    10.1007/978-1-4471-6681-8
  3. Brito, J.H.; Angst, R.; Köser, K.; Zach, C.; Branco, P.; Ferreira, M.J.; Pollefeys, M.. Unknown radial distortion centers in multiple view geometry problems. 2013.
    10.1007/978-3-642-37447-0_11
  4. Sylla, C.; Gonçalves, S.; Brito, P.; Branco, P.; Coutinho, C.. A tangible platform for mixing and remixing narratives. 2013.
    10.1007/978-3-319-03161-3_69
  5. Sylla, C.; Gonçalves, S.; Branco, P.; Coutinho, C.. T-words: Playing with sounds and creating narratives. 2012.
    10.1007/978-3-642-34292-9-60
  6. Melo, N.; Salgado, P.; Iurgel, I.; Branco, P.. HIP-storytelling: Hand interactive projection for storytelling. 2011.
    10.1007/978-3-642-25289-1_36
  7. Marcos, A.F.; Branco, P.; Carvalho, J.Á.. The computer medium in digital art's creative process. 2009.
    10.4018/978-1-60566-352-4.ch001

Propriedade Intelectual

Patente
  1. BRANCO, PEDRO. 2018. "Interactive book electronic system and operation method thereof". Estados Unidos.
    Concedida/Emitida
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017 - 2017 Comissão organizadora, Encontro Português de Computação Gráfica, 12-13 Outubro de 2017, Universidade do Minho. (2017/10/12 - 2017/10/13)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2015 - 2015 Organizing committee, ACE 2015, 12th International Conference on Advances in Computer Entertainment Technology, 16- 19 Novembro, 2015, Iskandar, Malasi (2015/11/16 - 2015/11/19)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018 - 2018 Technical Program Committee Chair, INTETAIN 2018 - 10th International Conference on Intelligent Technologies for Interactive Entertainment, November 21-23, 2018, Guimarães, Portugal.

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017/07 - 2017/07 Semibreve Award 2017, em colaboração com a organização do festival Semibreve, Edigma, Braga. Seleção de trabalhos e escolha de vencedor, Julho de 2017.

Processo legal

Descrição da atividade Caso
2015 - 2016 Technology Licensing: "Book and electronic device interactive system and method thereof", Hung Hing Printing Group, Hong Kong, com apoio Tecminho, 2015, 2016.
Distinções

Prémio

2013 t-words, World Technology Award for Entertainment
The World Technology Network, Estados Unidos
2012 Golden Award for best demonstrator, ACE 2012, 9th International Conference Advances in Computer Entertainment;
9th International Conference Advances in Computer Entertainment, Nepal
2007 Melhor Tese Doutoramento, Escola de Engenharia, Universidade do Minho
Universidade do Minho, Portugal

Outra distinção

2011 TOK, Finalista do prémio Indústrias Criativas III, Unicer Laboratório Criativo VI
Unicer, Portugal
2004 Finalist, best publications
INI-Graphics Net Stiftung, Alemanha
2002 2nd place, best publications
INI-Graphics Net Stiftung, Alemanha