Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Elsa De Luca
Nomes de citação
- De Luca, Elsa
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 051E-2F38-CA4C
- ORCID iD
- 0000-0001-8020-2697
- Google Scholar ID
- z4swOJQAAAAJ&hl
- Scopus Author Id
- 56950314800
Websites
- https://sites.google.com/fcsh.unl.pt/elsadeluca/ (Académico)
- http://cesem.fcsh.unl.pt/en/pessoa/elsa-de-luca/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Italiano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Português | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2019
Concluído
|
Certificado de registo de formador acreditado pelo CCPF, A125 Educação Musical/Música (Curso de Especialização Tecnológica)
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
|
|
2007/09 - 2011/01
Concluído
|
Arti, Storia e Territorio dell'Italia nei rapporti con l'Europa e i Paesi del Mediterraneo (Dottorato di Ricerca)
Especialização em Musica Medievale
Università del Salento, Itália
"I manoscritti musicali dell’Archivio di San Nicola a Bari: elementi francesi nella musica e nella liturgia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2000/09 - 2005/11
Concluído
|
Beni Culturali (Laurea)
Especialização em Beni Musicali
Università del Salento, Itália
"La tradizione musicale degli Exultet con notazione beneventana in campo aperto" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
110 e lode |
1993/11 - 2002/09
Concluído
|
Pianoforte (Laurea Magistrale)
Istituto Musicale Pareggiato ai Conservatori di Stato, Itália
|
9/10 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/02/01 - Atual | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | ||
2011/05 - 2013/04 | Pós-doutorado (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/10/01 - 2019/01 | Bolseira de pos-doutoramento a trabalhar no projeto "Portuguese Early Music database" | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2013/05/01 - 2016/08/01 | Postdoc Research Assistant in Medieval Musicology | University of Bristol, Reino Unido |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/01 - Atual | Digital Analysis of Chant Transmission - SSHRC Partnership Grant Proposal Stage 1
895-2022-0011
Co-applicant
Dalhousie University, Canadá
|
Social Sciences and Humanities Research Council of Canada
Concluído
|
2022 - Atual | Note by Note: Networks of Manuscripts, People and Ideas in Medieval Iberia (NOTE)
2022.00205.CEECIND
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Não financiado
|
2023/03/01 - 2026/02/28 | Echoes from the Past: Unveiling a Lost Soundscape with Digital Analysis
2022.01957.PTDC
Investigador responsável
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2011 - Atual | The Portuguese Early Music Database
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Em curso
|
2021/03/01 - 2024/02 | Texts and voices lost and found. Recovering, reconstituting, and recreating musical fragments (c.1100-c.1600)
PTDC/ART-PER/0902/2020
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2022/01 - 2023/06 | The Musical Manuscripts from the Monastery of Belém: the Exploration of an Unknown Hieronymite Tradition
EXPL/ART-PER/1031/2021
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019 - 2023/03 | Digital Analysis of Chant Transmission
168978
Outra
Social Sciences and Humanities Research Council of Canada, Canadá
|
Social Sciences and Humanities Research Council of Canada
Em curso
|
2014 - 2020 | Single Interface for Music Score Searching and Analysis
Outra
Social Sciences and Humanities Research Council of Canada, Canadá
|
Em curso
|
2014 - 2018 | Cantus Ultimus: Building the Ideal Online Plainchant Research Environment
Outra
McGill University Centre for Interdisciplinary Research in Music Media and Technology, Canadá
|
Social Sciences and Humanities Research Council of Canada
Concluído
|
2013/02/01 - 2016/08 | Shaping text, Shaping melody, Shaping experience in and through the Old Hispanic office
info:eu-repo/grantAgreement/EC/FP7/313133/EU
Investigador Pós-doutorado
|
European Research Council
Concluído
|
2013 - 2016 | Chant Editing and Analysis Program
Paleographical consultant
University of Bristol Department of Music, Reino Unido
|
European Research Council |
2011/05 - 2013/04 | Musical exchanges, 1100-1650: The circulation of early music in Europe and overseas in Iberian and Iberian-related sources
Colaboradora
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2012 - 2013 | Graduale Fulltext Database
SFRH /BPD/ 72683 /2010 /J552041XkBjn
Co-Founder
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
|
2011 - 2011 | Musique et Musiciens dans les Saintes-Chapelles, XIIIe - XVIIIe siècle
--
Investigador
Centre d'Études Supérieures de la Renaissance, França
|
Concluído
|
2005 - 2007 | RAPHAEL Project
Bolseiro de Investigação
Università del Salento, Itália
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Catálogo de exposição |
|
Edição de número de revista |
|
Entrada de dicionário |
|
Livro |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/12/01 | MEI for Neumes | Salzinnes Symposium
Namur University (Bélgica)
|
2023/03/06 | Music Manuscripts Reborn Digital: The Portuguese Early Music Database as Case-study | COST, Workshop ‘A new ecosystem of early music studies’, Working group ‘Sources’
(Lisboa, Portugal)
|
2023/01/13 | Armenian Notation and MEI | Workshop 12, MEI and DACT (onliine) https://dact-chant.ca/workshops.html |
2023/01/13 | Preliminary Thoughts on the Encoding of Byzantine Notation with MEI | Workshop 12, MEI and DACT (online) https://dact-chant.ca/workshops.html |
2023 | Encoding Plainchant Notations with MEI | Lecture series “CODAMUS: Computational and Digital Approaches to Music Scholarship” Organized by Fabian Moss
Würzburg University (Alemanha)
|
2022/08 | Early Music across Borders: Methodologies for Paleographical Research | 21st Quinquennial International Musicological Studies Congress
School of Philosophy of the National and Kapodistrian University of Athens (Athens, Grécia)
|
2022/05 | Plainchant Across Traditions: Methodologies for Research | 57th International Congress on Medieval Studies
(Kalamazoo - online, Estados Unidos)
|
2022/04/01 | At the Roots of European Spirituality. Early Christian Music from East and West | Research seminar - New perspectives in the study of medieval manuscripts. Organized by Ainoa Castro Correa
Universidad de Salamanca (Salamanca, Espanha)
|
2021/09/13 | Notazioni neumatiche in Iberia: manoscritti e metodologie della ricerca tra passato e futuro | Ciclo di Seminari di Ricerca Mezzogiorno in Musica
Conservatorio di Musica ‘Niccolò Piccinni’ - Dipartimento di Musica Antica (Bari, Itália)
|
2021/07 | PAPER AT CONFERENCE: Music & Liturgy in Medieval Portugal: Plainchant Fragments in Braga and Guimarães | 49th Medieval and Renaissance Music Conference
CESEM - FCSH, NOVA University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
|
2021/06/05 | The ABCs of Plainchant. Liturgical Books and Notation |
(Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Porto, Portugal)
|
2020/12/11 | RESEARCH SEMINAR: "Silent Music, Secret Writing: An Overview of Old Hispanic Notation and Visigothic Cryptography" We will take an imaginary tour of medieval Iberia, visiting monk scribes, charters, and some music whose sound has been lost forever. | Musicology Forum
Thornton School of Music, University of Southern California (Los Angeles - online, Estados Unidos)
|
2020/10/09 | PAPER AT CONFERENCE: Aquitanian Notation in Iberia: Semitone-marking in the Fragments in Braga and Guimarães | The image of piety in medieval manuscripts in Slovakia and in Europe
(Bratislava, Eslováquia)
|
2020/06/30 | WORKSHOP: Hands-on MEI Encoding. Presentation of MEI encoding for chant and mensural notations from different areas of Western Europe. Followed by an open discussion of coding examples of the Jistebnický kancionál manuscript. | Conference and Workshop Series: Digital Humanities in Early Music Research I
(Praga - online, República Checa)
|
2020/06/29 | RESEARCH SEMINAR: The Portuguese Early Music Database | Conference and Workshop Series: Digital Humanities in Early Music Research I
Academy of Science (Praga - online, República Checa)
|
2020/06/24 | WORKSHOP: Introduction to MEI. General introduction to MEI (Music Encoding Initiative) and the elements and attributes of the Neumes and Mensural modules. | Conference and Workshop Series: Digital Humanities in Early Music Research I
(Praga - online, República Checa)
|
2019/11/14 | PAPER AT CONFERENCE: The music scribes of the León Antiphoner: layers of interventions on the notation | IX Encontro Nacional de Investigação em Música
(Lisbon, Portugal)
|
2019/10/18 | PAPER AT CONFERENCE: Nuove prospettive di ricerca paleografica nelle notazioni neumatiche iberiche | XXVI Convegno annuale della Società Italiana di Musicologia
Società Italiana di Musicologia (Matera)
|
2019/05/29 | PAPER AT CONFERENCE: Cantus Ultimus' MEI Neume Module and its Interoperability Across Chant Notations | Music Encoding Conference
Music Encoding Initiative (Vienna, Áustria)
|
2019/05/09 | PAPER AT CONFERENCE: Tackling Iberian Plainchant Fragments: the Dissemination of the Special Punctum in Braga and Guimarães | 54th International Congress on Medieval Studies
(Kalamazoo, Estados Unidos)
|
2018/12/03 | RESEARCH SEMINAR: Manuscritos litúrgico-musicais entre o Leste e o Oeste: Sticheraria e Antifonários |
CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisbon, Portugal)
|
2018/08 | PANEL DISCUSSION: A neume by any other name: Considering Neumes described in MEI | XIX Meeting of the IMS Study Group Cantus Planus
International Musicological Society Study Group Cantus Planus (Suécia)
|
2018/04 | PAPER AT CONFERENCE: La notación del Antifonario de León: desafíos paleógraficos y nuevos descubrimientos | Congreso Internacional Música y espacios sonoros en las instituciones civiles y eclesiásticas de la península ibérica hasta
el siglo XVI
(Guadalupe, Espanha)
|
2017/11 | PAPER AT CONFERENCE: The Neumes of the León Antiphoner: Written and Oral Transmission in Old Hispanic Chant | Annual Meeting of the American Musicological Society
American Musicological Society (Rochester, Estados Unidos)
|
2017/10 | PAPER AT CONFERENCE: The Portuguese Early Music Database | Interdisciplinary Conference on Iberian Manuscripts
(Lisbon, Portugal)
|
2017/09 | PARTICIPATION IN WORKSHOP: Old Hispanic Neumes and the Music Encoding Initiative | Workshop on SIMSSA XIII
The Single Interface for Music Score Searching and Analysis project (SIMSSA) (Halifax, Canadá)
|
2017/05/04 | PAPER AT CONFERENCE: Music Palaeography of Old Hispanic Manuscripts | Palaeography of Old Hispanic Manuscripts: Music, Text and Beyond https://cesem.fcsh.unl.pt/event/palaeography-of-old-hispanic-manuscripts-music-text-and-beyond/
(Lisbon, Portugal)
|
2017/05 | PAPER AT CONFERENCE: Correction, erreur et variante: l ' exemple du plain-chant médiéval | 1st International French-Italian Symposium Philology and Musicology
(França)
|
2017/05 | PAPER AT CONFERENCE: The Music of the León Antiphoner | 52nd International Congress on Medieval Studies
(Kalamazoo, Estados Unidos)
|
2017/03 | PAPER AT CONFERENCE: Changes in Old Hispanic Notation in the Tenth and Eleventh Century | International Musicological Society 20th Quinquennial Congress
International Musicological Society (Tokio, Japão)
|
2017/02/08 | Having Fun with Plainchant in PEM |
CESEM-FCSH/NOVA (Lisbon, Portugal)
|
2016/11 | PAPER AT CONFERENCE: A Gradual from Sens in Lisbon | VI Encontro Nacional de Investigação em Música.
(Aveiro, Portugal)
|
2016/08 | PAPER AT CONFERENCE: Scribal Habits in the León Antiphoner | XVIII Meeting of the IMS Study Group Cantus Planus
(Dublin, Irlanda)
|
2016/06 | PAPER AT CONFERENCE: Italian and French Elements in the Plainchant of the Basilica of St. Nicolas in Bari | The Poetics of Christian Performance: Prayer, Liturgy, and Their Environments in East and West
(Jerusalem, Israel)
|
2016/05 | PAPER AT CONFERENCE: Encoding Old Hispanic Neumes | Music Encoding Conference
Music Encoding Initiative (Montreal, Canadá)
|
2016/05 | PAPER AT CONFERENCE: The Early History of the León Antiphoner | 51st International Congress on Medieval Studies
(Kalamazoo, Estados Unidos)
|
2016/04/09 | PAPER AT STUDY DAY: The Dating and Early History of the León Antiphoner | Plainsong & Medieval Music Society's Annual Study Day
(Newcastle, Reino Unido)
|
2015/10/27 | RESEARCH SEMINAR: Undecipherable Music: Cracking the Code of Old Hispanic Notation |
University of Bristol - Music Department (Bristol, Reino Unido)
|
2015/07 | PAPER AT CONFERENCE: Musical Cryptography: an Elitist Code for Visigothic Scribes. | Medieval and Renaissance Music Conference
(Brussels, Bélgica)
|
2015/05 | PAPER AT CONFERENCE: Liturgical Manuscripts as Royal Insignia: Monograms in the León Antiphonary | Senses of Liturgy Conference
(Bristol, Reino Unido)
|
2014/10 | PAPER AT CONFERENCE: Um caso de escrita criptográfica musical no Antifonário de León | III Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana
(Queluz-Oeiras-Lisboa, Portugal)
|
2014/08 | PAPER AT CONFERENCE: A Taxonomy of León 8s Notation | XVII Meeting of the International Musicological Society Study Group Cantus Planus
(Venice, Itália)
|
2014/07 | PAPER AT CONFERENCE: Towards a Taxonomy of the Old Hispanic Notations: The Chant Editing and Analysis Programme | International Medieval Congress
(Leeds, Reino Unido)
|
2014/07 | PAPER AT CONFERENCE: Reading Non-Pitch Readable Neumes: The Case of the León Antiphonary | Medieval and Renaissance Music conference
(Birmingham, Reino Unido)
|
2014/03 | PAPER AT STUDY DAY: Introducing the Palaeography of Old Hispanic Vertical Notation | Plainsong and Medieval Music Society Annual Study Day
(London, British Library, Reino Unido)
|
2013/10 | PAPER AT CONFERENCE: Le prose nei manoscritti francesi della Basilica di San Nicola | Secondo Seminario Internazionale Celesti Sirene
(San Severo (FG), Itália)
|
2013/06 | PAPER AT CONFERENCE: Liturgy at Sainte-Chapelle of Bari: the Prosas and Other Paleographical Insights | LVIe Colloque international d’Études Humanistes Les Saintes-Chapelles du XIIIe au XVIIIe siècle
(Tours, França)
|
2012/11 | PAPER AT CONFERENCE: O manuscrito Iluminado 84 da Biblioteca Nacional: música e liturgia francesas em Portugal | II Encontro Nacional de Investigação em Música
(Castelo Branco, Portugal)
|
2012/07 | PAPER AT CONFERENCE: Italian and French Elements in the Plainchant of the Basilica of St. Nicolas in Bari | Cantus Planus Day – 19th Congress of the International Musicological Society
(Rome, Itália)
|
2012/06 | PAPER AT CONFERENCE: The Portuguese Early Music Database | International Colloquium Musical Exchanges 1100–1650: The Circulation of Early Music in Europe and Overseas in Iberian and
Iberian-Related Sources
(Lisbon, Portugal)
|
2012/06 | PAPER AT CONFERENCE: A Gradual from Sens (c. 1400) at the Biblioteca Nacional in Lisbon | International Colloquium Musical Exchanges 1100–1650: The Circulation of Early Music in Europe and Overseas in Iberian and
Iberian-Related Sources
(Lisbon, Portugal)
|
2012/05 | PAPER AT CONFERENCE: The Graduale Fulltext Database: A New Online Tool for Studying Mass Sources | 47th International Congress on Medieval Studies
(Kalamazoo, Estados Unidos)
|
2012/02 | PAPER AT CONFERENCE: Os fragmentos de canto gregoriano português na base de dados Portuguese Early Music | I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos
(Lisbon, Portugal)
|
2011/11 | PAPER AT CONFERENCE: 53. Os fragmentos de canto chão da Biblioteca Pública de Braga | I Encontro Nacional De Investigação Em Música / First National Conference Of Music Research
(Oporto, Portugal)
|
2010/06 | PAPER AT CONFERENCE: La Sainte-Chapelle de Bari: Liturgie et Musique | Séminaire de recherche en musicologie Section Saintes-Chapelles Centre d’études supérieures de la Renaissance
(Tours, França)
|
2008/10 | PAPER AT CONFERENCE: Il canto dell'Exultet nella liturgia beneventana e gli sviluppi della tradizione | Sesto Incontro di Studio di Analitica
(Rimini, Itália)
|
2008/10 | PAPER AT CONFERENCE: Il canto dell'Exultet nell' antica liturgia beneventana | XV Convegno annuale della Società Italiana di Musicologia
(Bergamo, Itália)
|
2007/10 | PAPER AT CONFERENCE: Il sito web, i materiali e gli strumenti di consultazione del Progetto RAPHAEL - Rhythmic and Proportional Hidden or Actual Elements in Plainchant: Computerized Census and Integral Restoration of a Neglected Musical Repertoire [RAPHAEL project] | XIV Convegno annuale della Società Italiana di Musicologia
(Pescara, Itália)
|
2006/10 | PAPER AT CONFERENCE: Considerazioni su alcuni Kyriali della Biblioteca Feininger | Il canto fratto in Italia
(Lecce, Itália)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/09 - 2024/06 | Os cantos de comunhão em Braga
Orientador
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/09 - 2024/06 | Os versiculos de ofertorio em Braga
Orientador
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/06 - Atual | Luz e sombra. Representações da Idade Média no cinema. Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, Lisboa (2022/12/02 - 2022/12/30)
Festival (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2017 - Atual | Palaeography of Old Hispanic Manuscripts: Music, Text and Beyond https://cesem.fcsh.unl.pt/en/event/palaeography-of-old-hispanic-manuscripts-music-text-and-beyond/
(2017/05/04)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2022/09 - 2023/01/13 | Co-organization of the Workshop 12, MEI and DACT (online). 13/01/2023 https://dact-chant.ca/workshops.html (2023/01/13 - 2023/01/13)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
|
2020/11/11 - 2020/11/11 | WORKSHOP IN MUSIC PALAEOGRAPHY: Scriptor, Cantor & Notator.
This Workshop is organized around the preparation of the forthcoming book 'Scriptor, Cantor & Notator: The Materiality of
Sound in Chant Manuscripts', to be published by Brepols in the series Musicalia Antiquitatis & Medii Aevi (MUSAM). The three
editors (Elsa De Luca, Jean-François Goudesenne, Ivan Moody) invited all the contributors to a virtual round table in order
to discuss the ideas, contents, methodologies and manuscripts studied in the book. (2020/11/11 - 2020/11/11)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal Institut de Recherche et d'Histoire des Textes, França |
2020/10/19 - 2020/10/19 | Online Workshop in Composition Early Music from the East and the West: Reusing the Past Today (co-organized with Carlos Caires) (2020)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
2020/05/24 - 2020/05/29 | Music Encoding Conference (2020/05 - 2020/05)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Tufts University, Estados Unidos |
2019/05 - 2019/05 | Co-organization (with Alicia Miguelez) of the two sessions Intermediality in Iberian Manuscripts: Materiality and Meaning
in Context at the 54th International Congress on Medieval Studies, Kalamazoo, USA (2019/05)
Conferência
|
|
2018 - 2019/01/25 | MANUSCRITOS EM DIÁLOGO II Seminário de Investigação Interdisciplinar https://cesem.fcsh.unl.pt//wp-content/uploads/2018/07/II-Manuscritos-em-Dia%cc%81logo.pdf (2018/09/27 - 2019/01/25)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2018/12/03 - 2018/12/05 | International Conference Social Communication in Medieval Europe (2018)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2018/07 - 2018/12/05 | Social Communication in Medieval Europe. https://socialcommunication2018.weebly.com/ (2018/12/03 - 2018/12/05)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2018/01 - 2018/06 | One-day workshop on IBERIAN MUSICAL FRAGMENTS https://cesem.fcsh.unl.pt/en/event/a-portuguese-early-music-database-apresenta-um-dia-de-workshop-sobre-fragmentos-ibericos-manuscritos/ (2018/06/01 - 2018/06/01)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2017/10 - 2018/06 | MANUSCRITOS EM DIÁLOGO I Seminário de Investigação Interdisciplinar https://cesem.fcsh.unl.pt//wp-content/uploads/2018/01/Manuscritos-em-Dia%cc%81logo-Autosaved.pdf (2018/02/26 - 2018/06/07)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2018/05/10 - 2018/05/13 | Co-organization (with Alicia Miguelez) of the two sessions Medieval Iberian Cultural Identity: The Manuscript Record I and
II at the 53rd International Congress on Medieval Studies, Kalamazoo, USA (2018)
Conferência
|
|
2017/10/19 - 2017/10/21 | Co-organization of the Interdisciplinary Conference on Iberian Manuscripts (with Alicia Miguelez) (2017)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2017/01/01 - 2017/10/21 | Interdisciplinary Conference on Iberian Manuscripts https://iberianmanuscriptsconference.wordpress.com/ (2017/10/19 - 2017/10/21)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2017/01/10 - 2017/02/08 | WORKSHOPS: Indexing Polyphony in PEM (10 January 2017); Having Fun with Plainchant in PEM (08 February 2017) (2017/01/10 - 2017/02/08)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2016/03/04 - 2016/03/08 | Old Hispanic Composition Competition http://www.bristol.ac.uk/arts/research/old-hispanic-liturgy/ (2016/03/04 - 2016/03/08)
Concurso (Membro da Comissão Organizadora)
|
University of Bristol Department of Music, Reino Unido |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016/06/11 - Atual | Participation in the one-day symposium Chorusing, exploring the relationship of voice to transcription of utterance and the written score. Delfina Foundation, London | |
2015/03/29 - Atual | Conversation on the palaeography of the Old Hispanic notation with the public of 5Hz an interactive exhibition that invites audiences to experience a new human language, by Artist Emma Smith at Arnolfini, Bristol, UK |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2022/12/09 - 2022/12/11 | Early Music Pedagogy Then and Now: From the Classical Antiquity to the Renaissance | Centro Studi Opera Omnia Luigi Boccherini, Lucca |
2021/07/05 - 2021/07/09 | Medieval and Renaissance Music Conference | Lisbon |
2020/12/10 - 2020/12/12 | Using the Past: The Middle Ages in the Spotlight | Universidade Nova de Lisboa |
2020/05/24 - 2020/05/29 | Music Encoding Conference. https://music-encoding.org/conference/2020/ | Tufts University, Boston |
2019/07/24 - 2019/07/27 | Fifth International Conference on Technologies for Music Notation and Representation (TENOR). https://www.monash.edu/tenor2019/committees | Monash University, Melbourne (Australia) |
2019/04/05 - 2019/04/06 | International Conference Música y contextos en el mundo ibérico medieval y renacentista (MEDyREN). https://medyren.wixsite.com/medyren-sedem/ii-encuentro-borja-2019 | Borja, (Spain) |
2018/11/08 - 2018/11/10 | VIII Encontro de Investigação em Música (ENIM). Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (SPIM). http://www.spimusica.pt/enim-2018/ | Oporto (Portugal) |
2018/05/24 - 2018/05/26 | Fourth International Conference on Technologies for Music Notation and Representation (TENOR) http://matralab.hexagram.ca/tenor2018/ | Montréal (Canada) |
2018/04/06 - 2018/04/07 | International Conference Música y espacios sonoros en las instituciones civiles y eclesiásticas de la península ibérica hasta el siglo XVI (MEDyREN). https://medyren.wixsite.com/medyren-sedem/congreso-internacional-2018 | Guadalupe (Spain) |
2018/04/06 - 2018/04/07 | International Conference Música y espacios sonoros en las instituciones civiles y eclesiásticas de la península ibérica hasta el siglo XVI (MEDyREN) | Guadalupe (Spain) |
2017/05/24 - 2017/05/26 | Third International Conference on Technologies for Music Notation and Representation (TENOR). https://www.udc.es/grupos/ln/tenor2017/index.html | A Coruña (Spain) |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022/11 - Atual | Review editor for the 'Portuguese Journal of Musicology new series' (Revista Portuguesa de Musicologia nova série) | |
2020/12 - 2022/12 | Book monography Scriptor & Cantor: The Materiality of Sound in Chant Manuscripts | Brepols |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2018 - Atual | Co-director of the Book series Musicalia Antiquitatis & Medii Aevi http://www.brepols.net/Pages/BrowseBySeries.aspx?viewClass=Print&%3BTreeSeries=GCP&TreeSeries=MUSAM
Avaliador
|
Brepols Publishers NV, Bélgica | |
2021/07 - 2021/07 | Project evaluation for the Union Académique Internationale | ||
2019 - 2021 | Music Encoding Initiative (MEI). Member of the board (2019-21) and Administrative Chair (2020). https://music-encoding.org/community/mei-board.html |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2016/10 - Atual | INVITED CLASS: Tematicas Aprofundadas Planear e desenvolvir uma investigação musicológica | (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2015/11 - Atual | INVITED CLASS: Opera Studies: Giuseppe Verdi | (Master) | University of Bristol Department of Music, Reino Unido |
2015/10 - Atual | INVITED CLASS: Performance Studies in the Academy | (Master) | University of Bristol Department of Music, Reino Unido |
2015/04 - Atual | INVITED CLASS: Word and Music in Early European Notations | (Master) | University of Bristol Department of Music, Reino Unido |
2012 - Atual | Paleografia Musical Idade Média | (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2011 - Atual | Paleografia Musical Idade Média | (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2022 - 2023/01 | Introduction to Western Music: History, Arts, and Society | Introduction to Western Music (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022/02 - 2022/06 | Introduction to Western Music: History, Arts, and Society | (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Unfolding Early Music History through Its Sources | (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021/07/26 - 2021/07/30 | Academic Writing: An Essential Skill to Survive in Academia. Advanced | (Outros) | Universidade NOVA de Lisboa - Escola de Verão, Portugal |
2021/02 - 2021/05 | Introduction to Western Music: History, Arts, and Sociology | (Licenciatura) | |
2020/11/05 - 2020/11/05 | INVITED ONLINE CLASS: Encoding Early Music | Chant & Digital Humanities (Master) | The University of Texas at Austin, Estados Unidos |
2020/11/03 - 2020/11/03 | INVITED ONLINE CLASS: Computational Approaches to Musicology: The Music Encoding | Chant & Digital Humanities (Master) | |
2020/08 - 2020/08 | Academic Writing: An Essential Skill for Students and Researchers | Curso de Verão (Outros) | Universidade NOVA de Lisboa - Escola de Verão, Portugal |
2019/07/08 - 2019/07/12 | Notação musical e repertórios nos manuscritos Ibéricos (sec. X-XVI) | Curso de verão (Outros) | Universidade NOVA de Lisboa - Escola de Verão, Portugal |
2015/02 - 2015/05 | Medieval Music Palaeography | (Master) | University of Bristol Department of Music, Reino Unido |
2014/01 - 2014/02 | Source Study, Palaeography and Editorial Practices | (Master) | University of Bristol Department of Music, Reino Unido |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/04 - Atual | Member of CESEM editorial committee https://cesem.fcsh.unl.pt/cesem/estrutura/orgaos-diretivos/ | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2021/11 - Atual | Team Lead for the sub-project 'MEI and DACT' within the international project the 'Digital Analysis of Chant Transmission'
(DACT)
Diretor
|
|
2021/03 - Atual | Member of the scientific committee of the Centre d'Études de Paléographie Musicale (CEPM), established by the Association Musicologie Médiévale (https://sites.google.com/view/musicologie-medievale/CEPM?authuser=0). | |
2019 - Atual | Board member, 2019-2021 and Administrative Chair, 2020-2021 of the Music Encoding Initiative https://music-encoding.org/community/mei-board.html
Diretor
|
|
2011 - Atual | Member of the scientific council
Membro
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2023/04/01 - 2025/03/31 | Member of the Board of Directors | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/04/13 - Atual | Invitation to comment on the ongoing research project of a PhD candidate at the 'XV Workshop de Estudos Medievais', Faculdade de Letras. Universidade do Porto, 13-14/04/2023. https://sigarra.up.pt/flup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=156485 | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2023/03 - Atual | Member of the Evaluation Committee for new courses at the Summer School (Escola de Verão) FCSH Universidade Nova Lisboa | Universidade NOVA de Lisboa - Escola de Verão, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022/07 - 2022/07 | Studia Historica. Historia Medieval (0213-2060) | |
2022/02/01 - 2022/03/15 | Revista Portuguesa de Musicologia (2183-8410) | |
2021 - 2022 | Book monography 'The Materiality of Sound in Chant Manuscripts in the West' | Brepols |
2021/07 - 2021/07 | Book monography for the "Acta Universitatis Carolinae" | Prague University |
2021/01 - 2021/01 | Journal of Music Research Online | University of Adelaide |
2017 - 2017 | Speculum |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2022/06 - 2022/06 | Old Hispanic notation | Julieta González-Springer |
2021/11 - 2021/11 | Medieval Iberian notations | Marta Chachulska |