???global.info.a_carregar???
Carlos Ruiz. Completed the Doutoramento in Ciência e Tecnologia das Artes in 2012 by Universidade Católica Portuguesa, Mestrado in Mestrado em História e Crítica do Cinema in 2001 by University of East London and Licenciatura in Cinema in 1995 by Instituto Superior Miguel Torga. Is Assistant Professor in Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Researcher in Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes and Assistant in Universidade Católica Portuguesa. Published 6 articles in journals. Has 2 book(s). Organized 2 event(s). Participated in 8 event(s). Supervised 19 MSc dissertation(s) e co-supervised 34. Has received 9 awards and/or honors. In their professional activities interacted with 55 collaborator(s) co-authorship of scientific papers. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: DIREÇÃO DE ARTE; CINEMA; NARRATIVA; CINEMATOGRAFIA; CINEMA; DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA; produção; CINEMA; CURTA-METRAGEM FICÇÃO; ARGUMENTO; FICÇÃO; SOM; DOCUMENTÁRIO; PRODUÇÃO; HISTÓRIA; CINEMA PORTUGUÊS; COR; CINEMA; DIREÇÃO DE ARTE; CINEMATOGRAFIA; HISTÓRIA CINEMA PORTUGUÊS; DOCUMENTÁRIO; OMISSÃO; NARRATIVA; REPRESENTAÇÃO; DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA; HISTÓRIA; FICÇÃO; TELEVISÃO; HISTÓRICA, CINEMA: NARRATIVA; DOCUMENTÁRIO; NARRATIVA; BIOGRAFIA; CINEMA; NARRATIVA, MONTAGEM; ATOR; DUPLO ROLE; INTERPRETAÇÃO; FICÇÃO; REALIZAÇÃO CINEMATOGRÁFICA; HISTÓRIA; TECHNOLOGIA;; FICÇÃO; NARRATIVA; CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS; HISTÓRIA; PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA; HISTÓRIA;; DIREÇÃO DE ARTE; JUMP-CUT; MONTAGEM; HISTÓRIA; NARRATIVA; DOCUMENTÁRIO; DOCUMENTÁRIO; NARRATIVA; CRIAÇÃO ARTÍSTICA; FESTIVAL DE CINEMA; ARGUMENTO; DOCUMENTÁRIO; PÓS-GUERRA CIVIL ESPANHOLA; DOCUMENTÁRIO; NARRATIVA; OMISSÃO; REPRESENTAÇÃO; DOCUMENTÁRIO; PÓS-GUERRA CIVIL ESPANHOLA; REPRESEN; narrativa; guião cinematográfico; DOCUMENTÁRIO; NARRATIVA; MERCADO; Curta-Metragem; Montagem; Narrativa; Documentário; Documentary; Sombra; Luz; Expressionismo; Estereótipos; Cinema Português; Anonimato; Perda de Identidade; Fases de Produção; Criatividade; Produtor; Influência Artística; Financeiro; Liderança; Trabalho coletivo; Ensino; Funções; Aprendizagem; Imprevistos; Egos; Dualidade; Relacionamentos; Cinema; Distribuição; Produção Cinematográfica; História; Audiências; Cinema Europeu; Cinema Americano; Estratégias; Documento; Edição; Subjetividade; Objetividade; Omission; Film Narrative; Film Analysis; Omissão; Narrativa Cinematográfica; Análise Cinematográfico; Produção; Géneros; Estratégias de Marketing; Jump-cut; Elipse; Anisocronia; Paradoxo; Unidade; Imagem; Direção de Fotografia; Argumento; Som; Fado Canibal; Adolfo Luxúria Canibal; Mão Morta; Documentário de observação; Biografia; Personalidade; Cinema de Hollywood; Cinema Académico; Desafios; Soluções; Cinema Comercial; Cinema de Autor; Manifesto dos Danados; Apoios Financeiros; Televisão; Séries; ¿Nu Feminino¿; Direção de Arte; Dual Role; Feminino; Cenografia; Iluminação; Caracterização; Curta-metragem; Evolução do Cinema/montagem; Público; Artur; Divulgação; Primeiro Cinema; Segundo Cinema; Terceiro Cinema; Lars von Trier; Art and depression; Cinema and aesthetics; Naturalism; Expressionism; Educação; Inclusão; Literacia fílmica; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carlos Ruiz

Nomes de citação

  • carmona, carlos ruiz

Identificadores de autor

Ciência ID
051E-2224-EAE4
ORCID iD
0000-0001-7523-634X

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Catalão Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2017 - 2017
Concluído
EURODOC (Curso médio)
EURODOC, Portugal
2009 - 2012
Concluído
Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"O processo de omissão na construção da narrativa no filme documentário: análise de um estudo de caso " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Suma com Laude por unanimidade
2009
Concluído
Ciência e Tecnologia das Artes (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
"O Processo de Omissão na Construção da Narrativa no Filme Documentário: Análise de um caso de estudo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2008 - 2008
Concluído
Promoção de cinema e vídeo/Festivais e mostras (Curso médio)
RESTART, Portugal
2004 - 2004
Concluído
Pitching a Commissioning Editors (Curso médio)
European Documentary Network; APORDOC; CULTURGEST, Portugal
2004 - 2004
Concluído
Situación de los Mercados en el sector Audiovisual (Curso médio)
Universidad Internacional de Andalucía, Espanha
2004 - 2004
Concluído
O actor e a improvisação (Curso médio)
Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimedia, Portugal
2003 - 2003
Concluído
O trabalho do realizador com crianças como protagonistas (Curso médio)
Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimedia, Portugal
2002 - 2002
Concluído
Produção de cinema de longa-metragem (Curso médio)
Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimedia, Portugal
2001 - 2001
Concluído
A luz na imagem cinematográfica (Curso médio)
Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimedia, Portugal
1999 - 2001
Concluído
Mestrado em História e Crítica do Cinema (Mestrado)
University of East London, Reino Unido
"Evolução Temática na obra cinematográfica de Pedro Almodóvar" (TESE/DISSERTAÇÃO)
C
1997 - 1998
Concluído
Extra Mural Diploma In Teaching in Adult and Higher Education (Pós-Graduação)
Birkbeck College, University of London, Reino Unido
"Organização, planificação e avaliação das estratégias para o ensino superior e psicologia da aprendizagem" (TESE/DISSERTAÇÃO)
B
1995 - 1995
Concluído
BBC Television Safety Production Seminar (Curso médio)
BBC Television Safety Services, Reino Unido
1990 - 1995
Concluído
Cinema (Licenciatura)
Instituto Superior Miguel Torga, Portugal
17
1994 - 1994
Concluído
Feature Film Production (Curso médio)
HOLLYWOOD FILM INSTITUTE, Reino Unido
1992 - 1993
Concluído
Screenwriting Studies (Outros)
Birkbeck College, University of London, Reino Unido
1992 - 1993
Concluído
Film production (Outros)
Half Way Production House, Reino Unido
1991 - 1992
Concluído
Performing Arts/ Directing on the stage (Outros)
City Lit Institute, Reino Unido
1991 - 1992
Concluído
English Proficiency (Outros)
University of Cambridge Local Examinations Syndicate, Reino Unido
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/09/02 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1999/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
1999/09 - Atual Assistente (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2013 - 2019 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2005/09 - 2009/09 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2001/09 - 2003/09 Assistente (Docente Universitário) Escola Superior Artística do Porto, Portugal
1997/09 - 1999/09 Assistente (Docente Universitário) Goldsmith University , Reino Unido

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - 2019 Conselho pedagógico Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2017 - 2019 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997/09 - 1999/09 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) South Thames College, Reino Unido
1995/09 - 1997/09 Outra Situação (Docente-Ens. Sup. Politécnico) City and Islington College, Reino Unido
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/01/17 - 2023/07/16 INSERT - estratégia educativa digital para uma literacia fílmica inclusiva e flexível
EXPL/CED-EDG/0716/2021
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2022/01/17 - 2023/07/16 INSERT - educational digital strategy for an inclusive and flexible film literacy
EXPL/CED-EDG/0716/2021
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Research Center for Science and Technology of the Arts
UID/EAT/00622/2019
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Carmona, Carlos Ruiz. "Technical restrictions and creative possibilities for representing reality through cinematic narratives". 2016.
Artigo em revista
  1. Carlos Ruiz Carmona; Marco Pereira Campos. "Aesthetics and depression in Lars von Trier's cinema". Atalante 32 (2021): 177-190. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/96712b50-a9ab-461a-96b2-0859376beb58.
  2. Carmona, Carlos Ruiz; Campos, Marco Pereira. "Aesthetics and depression in Lars von Trier's cinema". (2021): http://hdl.handle.net/10400.14/34627.
  3. Carmona, Carlos Ruiz; Carlos Ruiz Carmona. "A new narrative for Europe". Revista 2i: Estudos de Identidade e Intermedialidade 1 Especial (2019): 143-147. http://dx.doi.org/10.21814/2i.334.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21814/2i.334
  4. Carlos Ruiz Carmona. "The Fiction in Non-Fiction Film". Revista ICONO14 Revista científica de Comunicación y Tecnologías emergentes (2019): https://doi.org/10.7195/ri14.v17i2.1238.
    10.7195/ri14.v17i2.1238
  5. Carmona, Carlos Ruiz. "A new narrative for Europe: interview with Ólafur Elíasson". (2019): http://hdl.handle.net/10400.14/41576.
    10.21814/2i.334
  6. Carmona, Carlos Ruiz. "The fiction in non-fiction film". (2019): http://hdl.handle.net/10400.14/28504.
    10.7195/ri14.v17i2.1238
  7. Carmona, Carlos Ruiz. "A new narrative for Europe". (2019): https://doi.org/10.21814/2i.334.
    10.21814/2i.334,title
  8. Carlos Ruiz Carmona. "The Role and Purpose of Film Narration". Journal of Science and Technology of the Arts (2017):
    10.7559/citarj.v9i2.247
  9. Carmona, Carlos Ruiz. "The role and purpose of film narration". (2017): http://hdl.handle.net/10400.14/26006.
    10.7559/citarj.v9i2.247
  10. Carlos Ruiz Carmona. "The Ethical Tension Between Artistic Expression and Historical Representation in Documentary Making: The Filmmaker’s Mediation with Reality.". Journal of Science and Technology of the Arts 8 2 (2016): 19-19. http://dx.doi.org/10.7559/citarj.v8i2.176.
    10.7559/citarj.v8i2.176
  11. Carmona, Carlos. "Cinema and its ability to represent a staged reality". DOC online - Revista Digital de Cinema Documentário 19 (2016): 201-212. http://dx.doi.org/10.20287/doc.d19.ar7.
    10.20287/doc.d19.ar7
  12. Carmona, Carlos Ruiz. "The ethical tension between artistic expression and historical representation in documentary making: the filmmaker’s mediation with reality". (2016): https://doi.org/10.7559/citarj.v8i2.176.
    https://doi.org/10.7559/citarj.v8i2.176
  13. Carmona, Carlos Ruiz. "The ethical tension between artistic expression and historical representation in documentary making: the filmmaker’s mediation with reality". (2016): http://hdl.handle.net/10400.14/23230.
    10.7559/citarj.v8i2.176
  14. Carmona, Carlos Ruiz. "Cinema and its ability to represent a staged reality". (2016): http://hdl.handle.net/10400.14/23233.
    10.20287/doc.d19.ar7
Artigo em revista (magazine)
  1. Ruiz Carmona, Carlos, Aguiar, Ana Catarina (2024). Humanism, landscape and the sequence-shot in Béla Tarr’s Sátántangó. . Autor correspondente: Ruiz Carmona, Carlos, Aguiar, Ana Catarina (2024). Humanism, landscape and the sequence-shot in Béla Tarr’s Sátántangó.. "HUMANISM, LANDSCAPE AND THE SEQUENCE-SHOT IN BÉLA TARR SÁTÁNTANGÓ", L'Atalante - Revista de Estuidios cinematográficos, 2024, https://www.revistaatalante.com/index.php/atalante/article/view/1043/1555.
Livro
  1. Pedro Alves; Ana Sofia Pereira; Armando Ramos; Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio; Carlos Ruiz Carmona; Daniel Ribas; Jaime Neves; et al. INSERT. Universidade Cat{\'o. 2022.
  2. Ana Sofia Pereira; Armando Manuel de Araújo Ramos; Carlos Eduardo Ribeiro Mendes Natálio; Carlos Ruiz Carmona; Daniel Ribas de Almeida; Jaime Sérgio de Oliveira Neves; José Joaquim Ferreira Matias Alves; Luis Miguel Lopes Teixeira; Maria Ilídia de Meireles Cabral da Rocha. INSERT: caderno pedagógico. Universidade Católica Portuguesa. 2022.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Cavaco, Rúben Filipe Castro Santos. "Relatório de estágio – assistente de imagem na Lightbox". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.14/37937.
  2. Oliveira, Carlos Thiago Maia de. "Themis Academy e o cenário atual do mercado de ensino a distância". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.14/38190.
  3. Lima, Márcia Augusta Bellotti. "Ética, estética e esquizoanálise em documentários LGBTQ+". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.14/34511.
  4. Aguiar, Ana Catarina Ferreira. "A condição do ser humano no plano-sequência de Béla Tarr : um estudo de caso do filme Sátántangó". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.14/37569.
  5. Campos, Marco André Pereira. "Depressão e pessimismo no cinema de Lars Von Trier". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.14/28903.
  6. Rocha, Catarina Vieira Braga Gama. "Relatório de projeto final : produção na curta-metragem Dentro : cinema e audiovisual : 2017-2018". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.14/28893.
  7. Faria, João Nuno Moura. "DENTRO". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.14/28900.
  8. Costa, Rafael Sampaio Pereira da. "Margem : direção de fotografia". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.14/26623.
  9. Almeida, Francisca Alves Moreira Gomes de. "Produção de suspense nos thrillers do cinema americano : 1940-1980 : formas e métodos de montagem". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.14/26376.
  10. Rodrigues, João Marcos Sousa. "Eu confesso : relatório de projeto final". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.14/23185.
  11. Oliveira, Natacha Cardoso. "Margem : direcção de produção e montagem". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.14/26667.
  12. Silva, Joel Filipe Brandão da. "Curta-metragem "Margem"". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.14/26377.
  13. Espírito Santo, Manuela Leong do. "Womens´s role in action films : a study of female stereotype and representation". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.14/26671.
  14. Reis, Isa Salomé Prazeres dos. "Distribuição de Cinema Independente pela Web". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.14/20659.
  15. Loureiro, Luís Gonçalo Pereira. "O Novo Extremismo Francês na génese de Marasmo". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.14/20656.
  16. Dias, José Diogo Nunes Magro. "A relação entre câmara e interpretação do actor na obra cinematográfica". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.14/18144.
  17. Feray, Jenny; Ruiz, Carlos; Azevedo, Koji Adelino Ogino de. "História de sombras : como ver de modo diferente o escuridão dentro do cinema". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.14/16449.
  18. Nazareth, Adriano; Ruiz Carmona, Carlos; Nunes, Afonso Bandeira Morais Valongueiro. "A realização cinematográfica : a fantasia no caso americano e europeu". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.14/16437.
  19. Caires, Carlos; Ruiz, Carlos; Coelho, Inês Beatriz Rebanda. "A força criativa do produtor cinematográfico : os desafios do reconhecimento artístico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.14/17640.
  20. Castro, Maria Guilhermina; Ruiz, Carlos; Rodrigues, Daniel Henrique Oliveira. "A ilusão e o poder da imagem no espectro do hiper-real ao fantástico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.14/16457.
  21. Nazareth, Adriano; Ruiz Carmona, Carlos; Silva, Catarina Vasconcelos. "Produção e marketing no panorama cinematográfico actual". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.14/17631.
  22. Nazareth, Adriano; Ruiz, Carlos; Vieira, Miguel Barbosa Flores de Carvalho. "Edição em documentário : construção narrativa". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.14/17642.
  23. Nunes, Afonso Bandeira Morais Valongueiro. "A realização cinematográfica : a fantasia no caso americano e europeu". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.14/16437.
  24. Silva, Catarina Vasconcelos. "Produção e marketing no panorama cinematográfico actual". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.14/17631.
  25. Espiña, Yolanda; Campos, Jorge; Carmona, Carlos Ruiz. "O processo de omissão na construção da narrativa no filme documentário : análise de um caso de estudo". Doutoramento, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/8841.
  26. Caires, Carlos Sena; Ruiz Carmona, Carlos; Mendes, Inês Maria Oliveira. "A produção cinematográfica e o marketing : a questão das audiências do cinema português". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/16470.
  27. Caires, Carlos Sena; Ruiz Carmona, Carlos; Ferreira, Luís Miguel dos Santos. "O Jump-Cut no cinema de ficção português : recurso artístico ou técnica narrativa?". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/12064.
  28. Ferray, Jenny; Ruiz, Carlos; Guiomar, André Filipe Pinho. "Direção de fotografia e composição : o paradoxo da dualidade no seio da unidade". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/16464.
  29. Barbosa, Álvaro; Ruíz Carmona, Carlos; Ferreira, Pedro Miguel Ramos. "A relação entre o argumento e o som na pré-produção de um documentário de observação". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/16467.
  30. Barbosa, Álvaro; Ruíz Carmona, Carlos; Silva, Timóteo Marcos Azevedo da. "O documentário de observação como instrumento de narrativa biográfica". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/16471.
  31. Nazareth, Adriano; Ruiz Carmona, Carlos; Tavares, Diogo Alçada Quaresma Fernandes. "A produção cinematográfica no contexto académico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/12065.
  32. Nazareth, Adriano; Ruiz Carmona, Carlos; Lemos, Mariana Miranda Marinho de. "Psicologia da cor no cinema". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/16476.
  33. Nazareth, Adriano; Ruiz Carmona, Carlos; Castro, Sergio Miguel Silva. "Novas tendências de edição na televisão". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/12077.
  34. Nazareth, Adriano; Ruiz, Carlos; Ribeiro, Eduardo João Carvalho. "Contributo da direção de arte na curta-metragem : Manifesto dos Danados". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/12078.
  35. Barbosa, Álvaro; Carmona, Carlos Ruiz; Ferreira, Ana Rita Pinto Torres Machado. "A direção fotográfica e artística No Dual Role". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/12929.
  36. Nazareth, Adriano; Ruiz, Carlos; Araújo, João Guilherme Marques Machado Gonçalves de. "Trabalho de montagem na curta-metragem : “Manifesto dos Danados”". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/12061.
  37. "O processo de omissão na construção da narrativa no filme documentário". 2012. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/c39622ad-ebdf-4643-a9dd-2d321256c9df.
  38. Carmona, Carlos Ruiz. "O processo de omissão na construção da narrativa no filme documentário : análise de um caso de estudo". Doutoramento, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/8841.
  39. Ferreira, Ana Rita Pinto Torres Machado. "A direção fotográfica e artística No Dual Role". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/12929.
  40. Ferreira, Luís Miguel dos Santos. "O Jump-cut no cinema de ficção português : recurso artístico ou técnica narrativa?". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/12064.
  41. Castro, Sérgio Miguel Silva. "Novas tendências de edição na televisão". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/12077.
  42. Tavares, Diogo Alçada Quaresma Fernandes. "A produção cinematográfica no contexto académico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.14/12065.
  43. Caires, Carlos Sena; Carmona, Carlos Ruiz; Castilho, Nuno Teixeira de. "Falso documentário : montar entre ficção e facto". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.14/8059.
  44. Nazareth, Adriano; Ruiz, Carlos; Ribeiro, Fernando Jorge Monteiro. "Caminhando com o cinema português : um olhar sobre a produção cinematográfica em Portugal : Cinema e Audiovisual 2010/2011". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.14/8047.
  45. Caires, Carlos Sena; Carmona, Carlos Ruiz; Sousa, Mafalda Morais Alçada Castelo-Branco. "O produtor no contexto audiovisual nacional e internacional : desafios e soluções :". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.14/8056.
  46. Castilho, Nuno Teixeira de. "Falso documentário : montar entre ficção e facto". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.14/8059.
  47. Sousa, Mafalda Morais Alçada Castelo-Branco. "O produtor no contexto audiovisual nacional e internacional : desafios e soluções". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.14/8056.

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. carmona, carlos ruiz. Um estudo de possibilidades.
  2. carmona, carlos ruiz. Raizes.
  3. carmona, carlos ruiz. Retrato.
  4. carmona, carlos ruiz. To anyone who can hear me.
  5. carmona, carlos ruiz. Serra.
  6. carmona, carlos ruiz. Os Esquecidos.
  7. carmona, carlos ruiz. ABC.
  8. carmona, carlos ruiz. Vidas.
  9. carmona, carlos ruiz; Carlos Ruiz Carmona. Shadows.
  10. carmona, carlos ruiz. CADIN.
  11. carmona, carlos ruiz. VÉRTICE.
  12. carmona, carlos ruiz. GREVE.
  13. carmona, carlos ruiz. UM.
  14. carmona, carlos ruiz. Caminha.
  15. carmona, carlos ruiz. Arquivo da Memória.
  16. carmona, carlos ruiz. Uma nova narrativa para Europa.
  17. carmona, carlos ruiz. A Dinner That Never Happened.
  18. carmona, carlos ruiz. SERIE 13 DOCUMENTÁRIOS PARA RTP - A MINHA TESE.
  19. Ruiz, Carlos. Fim de tarde no Alentejo.
  20. Carlos Ruiz Carmona; carmona, carlos ruiz. CRU.
Gravação vídeo
  1. carmona, carlos ruiz; CAMARA DE PAREDES (Produtor). 2012. CIRCUITO DE ARTE PUBLICA: 11 DOCUMENTÁRIOS DE ARTISTAS CONTEMPORÃNEOS.
  2. carmona, carlos ruiz; CAMARA DE PAREDES (Produtor). 2012. MORE DESIGN MORE INDUSTRY.

Outros

Outra produção
  1. Porto Sentido. PHOTOGRAPHIC EXPOSITION. 2019. Carlos Ruiz Carmona. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/9df68e94-33f1-4967-b8ff-943905f8c4fa.
  2. Late afternoon in Alentejo. 2018. Carlos Ruiz Carmona. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/b26bd043-2470-477b-897e-be7f6d647ca7.
  3. CRU. 2017. Carlos Ruiz Carmona. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/c2dba7f0-d180-41db-886f-cafa9b54933b.
  4. Documentary Series of 13 episodes - RTP2 - My thesis. 2016. Carlos Ruiz Carmona. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/d26f3678-c244-43c7-a4f8-fb422fca0d91.
  5. 2015 - “A Dinner That Never Happened”. 2015. Carlos Ruiz Carmona. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/36525f4c-7fb5-44df-bde0-37732c256d1e.
  6. A New Narrative for Europe - documentary series 8 episodes. 2015. Carlos Ruiz Carmona. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/f446cf3a-b475-4453-83ba-b8bc031bf93e.
  7. Caminha. 2013. Carlos Ruiz Carmona. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/47b7630d-fc43-47b6-a66f-556718df66b4.
  8. Vértice. 2013. Carlos Ruiz Carmona. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/d6c8ae47-4256-4f81-ac1c-294c49c56b3d.
  9. Greve. Strike. 2011. Carlos Ruiz Carmona. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/1754c8bb-244b-4d6b-8ec4-119d1850bf8a.
  10. Um estudo de possibilidades. A study of possiblities. 2011. Carlos Ruiz Carmona. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/eacc2daf-6078-402c-9e1d-d4d8d4e77644.
  11. Roots. 2010. Carlos Ruiz Carmona. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/3254b2dc-109a-4770-aade-4bff45394664.
  12. Jury na Secção Competitiva de Curtas-metragens no Festival Internacional de Cinema Jovem do Fundão. Imago. Outubro. 2008.. 2008. carmona, carlos ruiz.
  13. Júri na Secção Competitiva de Curtas-metragens no Festival Internacional de Curtas-metragens Black & White. Abril . 2007. Universidade Católica Portuguesa. 2007. carmona, carlos ruiz.
  14. "Building Bridges with the Community”. 2006. carmona, carlos ruiz.
  15. Júri na Secção Competitiva de Curtas-metragens no Festival Internacional de Documentários de Madrid. Documenta Madrid. Maio. 2006.. 2006. carmona, carlos ruiz.
  16. Portrait. 2005. Carlos Ruiz Carmona. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/73164705-6d43-46e0-9c2c-883ff2add884.
  17. Um. One. 2002. Carlos Ruiz Carmona. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/3b311eae-1156-4c27-b684-3230a13ecf01.
  18. Porto 2001 Capital Europeia da Cultura. 2001. carmona, carlos ruiz.
  19. Home. 2001. Carlos Ruiz Carmona. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/b37896c6-71f9-478e-b6fa-3141216084ce.
  20. Shadows. 2001. Carlos Ruiz Carmona. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/021b64bd-4374-4764-b62b-c4b5d8bdd132.
  21. To anyone who can hear me - Feature film. 1999. Carlos Ruiz Carmona. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/20b885d4-01fe-473d-8ca5-95eff2e82908.
  22. Rooftop. 1996. Carlos Ruiz Carmona; carmona, carlos ruiz. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/c00bb36e-9280-48ba-93ec-1cf4cca4e0c6.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/06/01 2023- XII Encontro Anual da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. Humanism in Béla Tarr's Sátántangó 2023- XII Encontro Anual da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD, Vila Real, Portugal). (Vila Real, Portugal)
2023/06/01 2023 - XII Conferência Internacional e Cinema de Viana. Centro de investigação IDMAIS do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave & Associação AO NORTE. Título da comunicação: The Master-shot in Béla Tarr’s Sátántangó. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 2-5 de Maio de 2023. The Master-shot in Béla Tarr¿s Sátántangó. 2023 - XII Conferência Internacional e Cinema de Viana. Centro de investigação
(Viana do Castelo. , Portugal)
2022/05/25 2022 - XI - Encontro Anual da Aim - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. 25-28 de Maio 202 Título da comunicação: The role and purpose of fiction and documentary when representing reality Universidade de Évora. Portugal. Carlos Ruiz Carmona
Universidade de Évora. Portugal. (Évora, Portugal)
2022/05 2022 - 11ª Conferência Internacional de Cinema de Viana Título da comunicação: A implacável solidão emocional numa trilha sonora distópica Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 2022 - 11ª Conferência Internacional de Cinema de Viana Título da comunicação
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. (Viana do Castelo. , Portugal)
2021/10/25 2021 - XXIV Encontro SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de cinema e Audiovisual. Sociedade Brasileira de Estudos 25-29 Outubro 2021 Título da comunicação: O Anjo Exterminador no mundo de 2020: De um filme a outro. XXIV Encontro SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de cinema e Audiovisual.
(Brasilia, Brasil)
2021/10/14 2021 - Narrative, Media and Cognition VI - Reconfigurations: New Narrative Challenges of the Moving Image 14-16 Outubro 2021 Título da comunicação: Narrative and Depression in Lars Von Trier’s cinema Escola de Cinema e Teatro. Instituto Politécnico de Lisboa. Portugal. Carlos Ruiz Carmona
Instituto Politécnico de Lisboa. Portugal. (Lisboa, Portugal)
2021/05/26 2021 - X Encontro Anual da Aim - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. 26-29 de Maio 2021. Título da comunicação: Discurso e Retórica No ensaio Audiovisual. X Encontro Anual da Aim -Associação de Investigadores da Imagem em Movimento.
Online
2019/09/26 2019 - Ensaio audiovisual na era digital: investigação, pedagogia e artivismo  26 - 27 de Setembro 2019 NOVA FCSH/ICNOVA e na Fundação Gulbenkian Universidade Nova de Lisboa Carlos Ruiz Carmona
NOVA FCSH/ICNOVA e na Fundação Gulbenkian Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/04/09 2019 Conferência Convidado a las XI Jornadas del AEEHA, El cine documental español (8 horas), celebradas en Braga el 9 de abril del 2019, en las que ha presentado su comunicación: Cine documental español. Carlos Ruiz Carmona
Universidade de Braga (Braga, Portugal)
2018/05/17 2018 - VIII Encontro Anual da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. Titulo da comunicação: "The role of fiction and documentary in the representation of reality" University of Aveiro. Aveiro. May 2018. 2018 - VIII Encontro Anual da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
University of Aveiro. (Aveiro, Portugal)
2017/05/12 2017 - VII Encontro Anual da AIM -. Associação de Investigadores da Imagem em Movimento Universidade do Minho (Braga) Titulo da comunicação: Um diálogo entre a narrativa no documentário e na fição VII Encontro Anual da AIM -. Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017 2017 - VII Encontro Anual da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento Titulo da comunicação: “Um diálogo entre a narrativa no documentário e na fição” Universidade do Minho. Braga. Maio 2017. Carlos Ruiz Carmona
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2016/05/06 2016 - VI Encontro Anual da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. Titulo da comunicação: Technical restrictions and creative possibilities for representing reality through cinematic narratives. Universidade Católica Portuguesa. Porto. Maio 2016. 2016 - VI Encontro Anual da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento.
Universidade Católica Portuguesa. (Porto, Portugal)
2016 Technical restrictions and creative possibilities for representing reality through cinematic narratives II ENCONTRO ANUAL DA AIM
AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (Porto, Portugal)
2012/05 2012-II Encontro Anual da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento Titulo da comunicação: O processo de omissão na representação da realidade no filme documentário 10-12 de Maio Universidade Católica de Lisboa II Encontro Anual da AIM- Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
Universidade Católica de Lisboa¿ (Lisboa, Portugal)
2011 El documental y la narrativa fílmica IV Jornadas de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos
Universidade do Minho. Instituto de Letras e Ciências Humanas (Braga, Portugal)
2010/06/04 2010- Ciclo de cine documental: No ficciones (21 Abril -13 de Mayo 2010) Titulo da comunicação: O Retrato da pós-guerra civil espanhola MUSAC: Museu de Arte Contemporánea de Castilla y Leon. Departamento Educación y Accion Cultural Encontro Às Quartas - Discursos E Olhares Sobre O Sentido Da Imagem’
MUSAC: Museu de Arte Contemporánea de Castilla y Leon. (Leon, Espanha)
2009/03/26 2009 - III Jornadas de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos Título da comunicação: El panorama del cine documental en Occidente¿ Universidade do Minho. Instituto de Letras e Ciências Humanas. Departamento de Estudos Românicos. Diálogo entre cultura. 25 e 26 de março de 2009 III Jornadas de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2009/02 2009 - LSE Spanish in Motion, II Edition Family and Memory. Título da comunicação: “Documentary Films from around the Hispanic World”. Centro de lenguas. London Schools of Economics. Fevereiro 2009. Londres. UK “Documentary Films from around the Hispanic World”.
2009 El panorama del cine documental en Occidente III Jornadas de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos Seminario
Universidade do Minho: Instituto de Letras e Ciências Humanas ( Braga, Portugal)
2006 Retrato Ciclo de cine documental: No ficciones
MUSAC: Museu de Arte Contemporánea de Castilla y Leon. Departamento Educación y Accion Cultural. (Leon, Espanha)
2001/05/26 2001- Conferência: ¿El Documental Y La Narrativa Fílmica¿ III Jornadas de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos. Universidade do Minho. Instituto de Letras e Ciências Humanas. Departamento de Estudos Românicos. 26 de Abril de 2001 Jornadas de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - Atual 2021- A condição do ser humano no plano sequência de Béla Tarr. Um estudo de caso do filme Sátantangó.
Orientador
Mestrado em Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Escola das Artes, Portugal
2021 - Atual 2021 - Themis Academy e o cenário atual do mercado de ensino a distância  Orientado: Carlos Thiago
Orientador
Mestrado em Cinema (Mestrado)
2021 - Atual 2021- Relatório de Estágio - Assistente de de Imagem na Lightbox Orientado: Rúben Cavaco
Orientador
Mestrado em cinema (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Escola das Artes, Portugal
2020 - Atual 2020 - Ética e Estética em documentário Independentes LGBT Orientada: Marcia Belloti
Orientador
Mestrado em som e Imagem (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Escola das Artes, Portugal
2018/09/02 - 2019/09/02 Depressão e Pessimismo no cinema de Lars von Tier.
Orientador
Mestrado em Som e Imagem (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Escola das Artes, Portugal
2018/09/05 - 2019/06/15 Alvorada - ficção - xenofobia
Orientador
Mestrado em som e Imagem (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Escola das Artes, Portugal
2018/09/05 - 2019/06/15 What really goes through our minds: The times they are a-changin
Orientador
Mestrado em som e Imagem (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Escola das Artes, Portugal
2018/09/05 - 2019/06/14 2019 - Re- Exsitência
Orientador
Mestrado em cinema (Mestrado)
2018 - 2018 Margem - Direção de Fotografia
Orientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2017 - 2017 Produção de Suspense nos Thrillers do Cinema Americano (1940-1980) – Formas e Métodos de Montagem
Orientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2017 - 2017 Women’s role in Action films: A case study of Female Stereotype and Representation
Orientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2015 - 2015 A Manipulação o Tempo Fílmico: Elipse e Outras Ferramentas
Orientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2015 - 2015 Distribuição de filmes independentes pela web
Orientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2015 - 2015 O Novo Extremismo Francês na génese de Marasmo
Orientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2015 - 2015 Análise Histórica da Estilização da Violência no Cinema Americano: 1910-2015
Orientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2014 - 2014 "A relação entre câmara e interpretação do actor na obra cinematográfica"
Orientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2013 - 2013 "A Importância da Direcção de Fotografia no Contextos da Narrativa Cinematográfica Ficcional"
Coorientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2013 - 2013 "Exposição da Narrativa através da Direcção Artística"
Coorientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2013 - 2013 "A Questão da Anacronia na Narrativa Fílmica do Cinema de Ficção"
Coorientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2013 - 2013 "A Força Criativa do Produtor Cinematográfico: Desafios do Reconhecimento Artístico"
Coorientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2013 - 2013 "Produção e Marketing no Panorama Cinematográfico Actual"
Coorientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2013 - 2013 "Edição em Documentário: Construção Narrativa"
Coorientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2013 - 2013 "O Fenómeno da Tensão como Ligação entre Espetador e Personagem no Cinema"
Coorientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2012 - 2012 A Direção Fotográfica e Artística no Dual Role
Coorientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2012 - 2012 Contributo da Direção de Arte na Curta-Metragem
Coorientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2012 - 2012 Novas tendências de edição na televisão
Coorientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2012 - 2012 A Produção cinematográfica no Contexto Académico
Coorientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2012 - 2012 O Jump-Cut no Cinema de Ficção Português: Recurso Artístico ou Técnica Narrativa?
Coorientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2012 - 2012 “Direção de fotografia e composição: O paradoxo da dualidade no seio da unidade”
Coorientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2012 - 2012 “A produção Cinematográfica e o Marketing: A Questão das Audiências do Cinema Português”
Coorientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2012 - 2012 “Estudo da concepção de múltiplos personagens interpretados pela mesma atriz”
Coorientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2012 - 2012 ”Psicologia da Cor no Cinema”
Coorientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2012 - 2012 “A relação entre o argumento e o som na pré-produção de um documentário de observação”
Coorientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2012 - 2012 O documentário de observação como instrumento de narrativa biográfica”
Coorientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2012 - 2012 "A Produção cinematográfica no Contexto Académico"
Coorientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2012 - 2012 "Trabalho de Montagem na Curta Metragem "Manifesto dos Danados"
Coorientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2011 - 2011 Distorção como Artifício ou Estratégia: o Problema do Real no Género de Ficção Científica
Coorientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2011 - 2011 “Artur- uma reflexão sobre a criação de personagens para falso documentário”
Coorientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2011 - 2011 O cinema etnográfico e cinema documental: montagem como manipulação do real¿
Coorientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2011 - 2011 "As Condições da Edição no Documentário Português Contemporâneo de Observação"
Coorientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2011 - 2011 "O Produtor no Contexto Audiovisual Nacional e Internacional. Desafios e Soluções"
Coorientador
2011 - 2011 "Falso Documentário: montar entre ficção e facto"
Coorientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2011 - 2011 "Caminhando com o Cinema Português: Um Olhar sobre a Produção Cinematográfica em Portugal"
Coorientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2009 - 2009 Direcção de Arte na curta-metragem Corrida de Cão
Coorientador
Ciência e Tecnologia das Artes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2009 - 2009 "A Produção na Curta-Metragem de Ficção "Corrida de Cão""
Coorientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2008 - 2008 "Produção e Direcção de Fotografia na Curta-Metragem de Ficção "Causa Mortis""
Coorientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2008 - 2008 "Produção na Curta-Metragem de Ficção "Causa Mortis""
Coorientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2008 - 2008 "Direcção de Arte na Curta-Metragem de Ficção "Causa Mortis""
Coorientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2008 - 2008 "O Processo"
Orientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2008 - 2008 "Entrevista - A Alma do Documentário"
Orientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2008 - 2008 "De corpo a cor"
Coorientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2008 - 2008 "Da Realização à Edição da Curta-Metragem "Causa Mortis""
Coorientador
2008 - 2008 "Assistência de Realização na Curta-metragem de Ficção "Causa Mortis"
Orientador
Mestrado em Som e Imagem. Especialidade em Cinema e Audiovisual. (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/09/12 - 2019/09/14 The 12th Screenwriting Research Network (International Conference ) The SRN is an organisation committed to promoting sustained analysis and critical understanding of screenwriting. It holds an annual conference strongly aimed at sharing knowledge on narrative matters. Writers and commentators thus have an opportunity to present their work and/or research and discuss screenwriting in its multiple dimensions (e.g. as a product, a process, an industrial tool). (2019/09/12 - 2019/09/14)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2019/09/12 - 2019/09/14 The 12th Screenwriting Research Network (International Conference ) The SRN is an organisation committed to promoting sustained analysis and critical understanding of screenwriting. It holds an annual conference strongly aimed at sharing knowledge on narrative matters. Writers and commentators thus have an opportunity to present their work and/or research and discuss screenwriting in its multiple dimensions (e.g. as a product, a process, an industrial tool). (2019/09/12 - 2019/09/14)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/12/09 - Atual 2021 -1st Graduate Conference on Science and Technology of the Arts Moderator Panel Session 5 - Hauntology of moving Images Universidade Católica Portuguesa. Porto Escola das Artes/ Citar 9-11 Dezembro 2021
Conferência
1st Graduate Conference on Science and Technology of the Arts
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2021/10/15 - Atual 2021 - Narrative, Media and Cognition VI - Reconfigurations: New Narrative Challenges of the Moving Image. Chair Session 9A - Film worlds and Characters. Escola de Cinema e Teatro. Instituto Politécnico de Lisboa. Portugal.
Conferência
Narrative, Media and Cognition VI - Reconfigurations: New Narrative Challenges of the Moving Image
Narrative, Media and Cognition VI , Portugal
2021/05/27 - Atual 2021 - X Encontro Anual da Aim -Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. 26-29 de Maio 2021. Chair Grupo de Trabalho - Cinema. Música e Linguagem.
Conferência
X Encontro Anual da Aim -Associação de Investigadores da Imagem em Movimento.
AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, Portugal
2021/05/05 - Atual 2021- Spring Seminar 2021 Spectrology, Haunting and Ghosts . Chair: Panel 5 Kingdom of Shadows: Film as Spectral Medium Universidade Católica Portuguesa, Escola das Artes: Porto. 5-11 de maio 2021
Conferência
Spring Seminar 2021
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2001 - Atual 2001 - Porto Capital de Cultura Coordenação da produção e orientação da realização de dez projetos audiovisuais para Porto 2001 Capital Europeia da Cultura, em colaboração com a Universidade Católica Portuguesa. Quatro projetos foram premiados:¿Grande Prémio do Jurado: Um Filme Sem História¿Reportagem: Eu sou¿Animação: Um Estranho Ruído Que Passa¿Menção Honrosa: Felizes Para Sempre
Outro
Porto 2001 Capital Europeia da Cultura, em colaboração com a Universidade Católica Portuguesa.
Universidade Católica Portuguesa - Escola das Artes, Portugal
2012 - 2012 2012 - II Encontro Anual da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento Titulo da comunicação: “O processo de omissão na representação da realidade no filme documentário” Universidade Católica Portuguesa. Lisboa.  Maio 2012.
Conferência
II Encontro da Aim
AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, Portugal
2010 - 2010 2010- ¿Encontro Às Quartas - Discursos E Olhares Sobre O Sentido Da Imagem¿ Chair Título: O olhar da televisão
Conferência
Encontro às quartas - discursos e olhares sobre o sentido da imagem’
Curso de Tecnologia da Comunicação Audiovisual. Politécnico do Porto, Portugal
2005 - 2006 2005 Building Bridges with the Community¿ realizado no âmbito do programa Socrates - Grundtvig 2: Parcerias de aprendizagem, UMIC ¿Porto no Séc. XVI¿ (2005-2006), Universidade Católica Portuguesa. CITAR.
Outro
Building Bridges with the Community”
Universidade Católica Portuguesa - Escola das Artes, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021 2021 - Direção de Fotografia no filme “Oblívio” Aluno: João Pedro Araújo Gonçalves
Arguente principal
João Pedro Araújo Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2021 2021- Título: “Documentários Sobre Família no Cinema Português - Relatório de Estágio na Cimbalino Filmes e Olhar de Ulisses” Candidata: Ana Raquel da Costa Ferreira
Presidente do júri
Ana Raquel da Costa Ferreira (Mestrado)
2021 2021 - Título: “Realização e Produção do filme documentário Sónia conjuntamente com estágio curricular no canal180” Candidata: Maria de Fátima Veloso Ferreira Moreira
Presidente do júri
Maria de Fátima Veloso Ferreira Moreira (Mestrado)
2020/09/26 2020 - Flor de Estufa
Arguente
Laís Andrade (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal
2019 2019- “Há Alguém na Terra” Candidata: Maria Canela da silva
Presidente do júri
Maria Canela da silva (Mestrado)
2019 2019- “Há Alguém na Terra” Candidata: Joana Tato Brito
Presidente do júri
Joana Tato Brito (Mestrado)
2017 Nodus Tollens An Filipa Costa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2017 Título: Pensar o Documentário: entre a "Verdade" e a Arte João Nuno Ferreira da Silva Brochado (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2014 " À PROCURA DO CORTE PERDIDO" Joana de Fátima Deusdado Rocha (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2014 "Um estudo sobre a Direcção Artística: do teatro grego ao chroma-key" Sofia de Vasconcelos Oliveira (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2012 Três horas para amar Patrícia Nogueira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2012 Uma abordagem na ótica do realizador na curta-metragem ficcional “IMad” Guilherme Boaventura Teixeira Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2011 Uma imagem frágil: reflexão sobre a representação cinematográfica do real no contexto do falso documentário¿ Tiago João Soares Carvalho (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2011 "Construção de Personagens" Maria Beatriz Gouveia Ribeiro (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2011 "A gestão das Temporalidades no processo de criação de um Argumento: O carácter imprevisível do Thriller no caso de estudo Ambição Desmedida" Raquel Barros Moutinho (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2011 "Para uma Nova Representação da Perspectiva Existencialista de Vergílio Ferreira na Cinematografia" Francisco Miguel Costa e de Sá Fardilha (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2010 "Criatividade Partilhada" André Miguel Martins Nunes Gomes de Melo (Mestrado)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2009 A mulher e a Guerra: uma História no Cinema Ana de Carvalho Flores Vasquez (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2009 Literatura e História no Cinema de Manoel de Oliveira Mariana Formosinho do Espírito Santo Brito (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2009 Cinema português – O Thriller e os géneros predominantes Hans Thomas Allegro Barnstorf (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2009 O cómico de personagem: a construcção Rita oliveira de Figueiredo (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2009 A Comédia Portuguesa no Séc. XXI Leonor Maria de Sottomayor (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal
2009 Aproximação entre Cinema e Televisão: Desenvolvimento de um Argumento Samuel Ferreira de Oliveira (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020/04 - 2020/08/01 New Review of film and Television Studies Routledge
2020/03/02 - 2020/06 Revista ICONO 14 ICONO 14
2020/02/01 - 2020/05/02 Revista 2I: Estudos de Identidade e Intermedialidade. (eISSN: 2184-7010) UMinho Editora
2019/02/02 - 2019/05/02 CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» CITCEM
2019/03/02 - 2019/03/30 Revista CEM – Cultura, Espaço e Memória CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» Faculdade de Letras do Porto, Portugal
2017/01/01 - 2017/01/28 Journal Of Science And Technology Of The Art Citar Journal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2010/08 - Atual CITAR
Distinções

Outra distinção

2018 Menção Honrosa
Festival Internacional de Cinema de Avanca. Portugal, Portugal
2010 Prémio Bracara Augusta Award .
Festival de Cinema Independente Bragacine, Braga. Portugal., Portugal
2010 Prémio de Melhor Filme na categoria de Cinema Minhoto.
Festival Internacional de Cinema do Minho, Filminho. Cerveira. Portugal., Portugal
2005 Prémio Cidade de Madrid para a Melhor Longa-Metragem Espanhola
Festival Internacional de Documentários de Madrid . Espanha., Portugal
2005 Menção Honrosa do Júri
Festival Internacional de Documentários de Tui. Espanha., Portugal
2005 Melhor Realizador
Festival Internacional de Cinema Independente de Braga (Braga-cine). Portugal, Portugal
1999 Grande Prémio por Melhor Longa-metragem de Ficção
Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz. Portugal., Portugal
1999 Prémio do Júri Internacional de Jornalistas
Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz. Portugal., Portugal
1999 Menção Honrosa
Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Famalicâo. Portugal., Portugal